QUESTÕES COMENTADAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES COMENTADAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS"

Transcrição

1 QUESTÕES COMENTADAS DE HEMORRAGIAS DIGESTIVAS

2 Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais - HPM Endoscopia A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) pode ser dividida didaticamente em HDA de causa varicosa e HDA não varicosa. Sobre a HDA não varicosa, assinale a alternativa CORRETA: A) Mesmo com a utilização dos inibidores da bomba de prótons, a vagotomia é fundamental quando da realização do tratamento cirúrgico das úlceras pépticas gastroduodenais hemorrágicas. B) A doença ulcerosa péptica gastroduodenal é a quarta causa mais comum de hemorragia digestiva alta não varicosa. C) Os inibidores da bomba de prótons têm papel fundamental no controle inicial do episódio de sangramento agudo devido a úlceras gastroduodenais, mas não interferem na ocorrência do ressangramento precoce. D) A classificação de Forrest para úlceras gastroduodenais hemorrágicas tem implicações diretas na indicação do tratamento endoscópico e também na estimativa de ressangramento.

3 Hospital Therezinha de Jesus - HTJ Prova Geral No CTI é admitido um paciente cirrótico Child C, com hemorragia digestiva alta, em choque hipovolêmico e com rebaixamento do nível de consciência. Qual das medidas abaixo não deve ser realizada: A) Intubação orotraqueal e reposição volêmica vigorosa. B) Iniciar terlipressina ou octreotide. C) Iniciar antiobioticoprofilaxia para peritonite bacteriana espontânea. D) Iniciar propranolol para reduzir a pressão nas varizes de esôfago.

4 Universidade Federal do Piauí - UFPI Clínica Médica São considerados fatores preditivos de elevada mortalidade e riscos de ressangramento em paciente com hemorragia digestiva alta, EXCETO: A) Achados endoscópicos caracterizados como coágulo plano na base da lesão ulcerada ou úlcera péptica com resíduos hematínicos na base. B) Idade >60 anos C) Início do sangramento em pacientes já hospitalizados. D) Comorbidades, tais como insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal, insuficiência hepática e neoplasias malignas. E) Instabilidae hemodinâmica grave, choque ou necessidade de >5 unidades de concentrados de hemácias nas primeiras 24h.

5 Secretaria de Estado da Saúde de SC - SES SC Clínica Médica São causas de hemorragia digestiva alta, exceto: A) Mallory-Weiss B) Úlcera péptica C) Refluxo gastro-esofágico D) Malformações artério-venosas E) Lesões de Dieulafoy

6 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Medicina Geral Em relação à Hemorragia digestiva alta (HDA), assinale a alternativa INCORRETA. A) Pacientes que apresentam HDA por úlcera péptica que, à endoscopia digestiva alta, apresentam vaso visível com sinais de sangramento recente (Forrest IIa), têm 50% de chance de novo sangramento. B) Após a estabilização clínica do paciente com HDA, a endoscopia digestiva alta deve ser realizada visando o diagnóstico e possível tratamento. C) Pacientes que apresentam novo episódio de sangramento, em menos de 48 horas do quadro inicial, e que já têm diagnóstico feito por endoscopia realizada na admissão de úlcera duodenal sangrante, têm indicação de tratamento cirúrgico. D) Dos pacientes que, sabidamente, têm varizes de esôfago e apresentam HDA, somente um terço terá como causa do sangramento a ruptura dessas varizes. Os outros dois terços terão, como causa, outras fontes de sangramento, como, por exemplo, úlcera péptica. E) A ligadura elástica de varizes de esôfago tem melhor resultado do que a escleroterapia.

7 Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Prova Geral O sangramento do trato gastrointestinal é um dos distúrbios digestivos mais comumente diagnosticado no mundo. Com relação à hemorragia digestiva alta, assinale a alternativa correta. A) Para a detecção de melena (eliminação de fezes enegrecidas com aspecto de borra de café) são necessários cerca de 100ml de sangue e significa obrigatoriamente que a origem da hemorragia digestiva é alta, ou seja, acima do ângulo de Treitz. B) Quando ocorre instabilidade hemodinâmica, a endoscopia digestiva alta deve sempre ser a primeira medida, visto que além de ser diagnóstica, também é terapêutica. C) Na hemorragia digestiva alta varicosa, o uso de octreotide deve ser preconizado, já que mostrou redução de mortalidade em comparação ao uso de terlipressina. D) Na hemorragia digestiva alta não-varicosa, um dos objetivos terapêuticos é a manutenção do ph intragástrico acima de 6 e, para tanto, os bloqueadores H2 são superiores aos inibidores da bomba de prótons. E) Nos pacientes com hemorragia digestiva alta varicosa e ascite, deve-se sempre realizar antibioticoprofilaxia.

8 Secretaria de Estado da Saúde de SC - SES SC Cirurgia Geral Em relação aos objetivos do tratamento da hemorragia digestiva alta, assinale a alternativa INCORRETA: A) Deve-se realizar uma avaliação inicial do paciente que inclui história médica pregressa. B) A ressonância nuclear magnética deve ser feita em todo o paciente com hemorragia digestiva alta. C) Deve ser realizado a ressuscitação hídrica. D) Importante identificar a origem do sangramento. E) Quando a origem do sangramento é identificada, deve-se instituir o tratamento específico.

9 Hospital Therezinha de Jesus - HTJ Endoscopia A principal causa de hemorragia digestiva alta é: A) Úlcera duodenal. B) Gastrite hemorrágica. C) Angiodisplasia. D) Úlcera gástrica.

10 Hospital das Forças Armadas - HFA Cirurgia A penetração de uma úlcera através da parede posterior do bulbo duodenal pode gerar uma súbita hemorragia digestiva alta, devido à erosão da artéria: A) hepática esquerda. B) gástrica esquerda. C) esplênica. D) gástrica direita. E) gastroduodenal.

11 Associação Médica do Paraná - AMP Prova Geral Um paciente jovem do sexo masculino chega ao hospital com um quadro de hemorragia digestiva alta, vomitando sangue vivo, em choque hipovolêmico. Relata que não faz uso de antiiflamatórios, nega dor epigástrica, e relata que bebe socialmente uma ou duas latinhas de cerveja em finais de semana. Depois de fazer dois acessos venosos calibrosos e tipar o sangue, você liga para o endoscopista que lhe pergunta: Qual a causa MAIS PROVÁVEL para esta hemorragia? A) Varizes de esôfago B) Úlcera gástrica C) Câncer gástrico. D) Úlcera duodenal. E) Síndrome de Mallory-Weiss.

12 Universidade de Taubaté - UNITAU Urologia Apesar da introdução de técnicas de diagnóstico e tratamento modernos, a mortalidade global da hemorragia digestiva permanece inalterada em torno de 8% a 10%. A hemorragia digestiva baixa (HDB) caracteriza-se por enterorragia, passagem de sangue vermelho vivo ou presença de sangue vivo ou de coágulos nas fezes. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a INCORRETA. A) No paciente idoso, as principais causas são doença diverticular (DDC), angiodisplasia e neoplasia. B) Os divertículos são mais encontrados no cólon esquerdo, no entanto os do cólon direito são os que mais sangram. C) Angiodisplasia é uma anormalidade vascular adquirida que pode apresentar sangramento, provavelmente causada por obstrução de baixo grau, crônica e intermitente das veias submucosas nas camadas musculares do cólon. D) Tanto pólipos adenomatosos benignos quanto adenocarcinoma podem causar sangramentos pequenos ou catastróficos. E) A HDB é mais frequente no paciente jovem, sendo as doenças inflamatórias intestinais a sua principal causa.

13 Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais - HPM Endoscopia Marque a alternativa CORRETA. A causa mais comum de hemorragia digestiva baixa na criança é sangramento em: A) Pólipos juvenis. B) Angiodisplasia. C) Divertículos colônicos. D) Divertículo de Meckel.

Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias Digestivas Alta Parte II. Etiologia HEMORRAGIAS DIGESTIVA ALTAS NÃO VARICOSAS. Dr.

Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias Digestivas Alta Parte II. Etiologia HEMORRAGIAS DIGESTIVA ALTAS NÃO VARICOSAS. Dr. Dr. Fabio Del Claro Formado pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC Título

Leia mais

Hemorragia Digestiva. Introdução

Hemorragia Digestiva. Introdução Hemorragia Digestiva Introdução Afim de fazermos um link cerebral entre abordagem, diagnóstico e tratamento, resolvemos discutir a hemorragia digestiva como um capítulo. É desta forma que ela irá se apresentar

Leia mais

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS ABORDAGEM 1. ESTABILIZAR 2. LOCALIZAR 3. TRATAR E PREVENIR NOVOS SANGRAMENTOS. HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA (80%). HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (ângulo de Treitz) COMO LOCALIZAR? Utilizar

Leia mais

Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias Digestivas Alta Parte I INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias digestivas altas (HDA)

Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias Digestivas Alta Parte I INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias digestivas altas (HDA) Dr. Fabio Del Claro Formado pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC Título

Leia mais

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS ABORDAGEM 1. ESTABILIZAR 2. LOCALIZAR 3. TRATAR E PREVENIR NOVOS SANGRAMENTOS. HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA (80%). HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (ângulo de Treitz) COMO LOCALIZAR? Utilizar

Leia mais

Tese (doutorado) Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2009.

Tese (doutorado) Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2009. Botucatu 2009 FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA SEÇÃO TÉCNICA DE AQUISIÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - CAMPUS DE BOTUCATU UNESP Bibliotecária responsável:

Leia mais

Causas mais comuns em 85% dos casos: úlcera péptica varizes esofágicas diverticulose cólica angiodisplasia. Cirurgia necessária em 5-10% dos casos.

Causas mais comuns em 85% dos casos: úlcera péptica varizes esofágicas diverticulose cólica angiodisplasia. Cirurgia necessária em 5-10% dos casos. 22. Hemorragia digestiva aguda Causas mais comuns em 85% dos casos: úlcera péptica varizes esofágicas diverticulose cólica angiodisplasia Cirurgia necessária em 5-10% dos casos. Hemorragia digestiva alta

Leia mais

Hemorragia Digestiva Alta Avaliação Inicial

Hemorragia Digestiva Alta Avaliação Inicial Hemorragia Digestiva Alta Avaliação Inicial Marcos Tulio Meniconi III Clínica Cirúrgica rgica do HC da FMUSP Curso Continuado de Cirurgia CBC Maio-2006 Importância do problema na prática médica Incidência:

Leia mais

Embolização nas Hemorragias Digestivas

Embolização nas Hemorragias Digestivas Embolização nas Hemorragias Digestivas Francisco Leonardo Galastri Cirurgião Endovascular e Radiologista Intervencionista Departamento de Radiologia Vascular Intervencionista do Hospital Israelita Albert

Leia mais

HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA LESÕES PÉPTICAS

HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA LESÕES PÉPTICAS HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA LESÕES PÉPTICAS Laercio G. Lourenço Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica Departamento de Cirurgia UNIFESP Etiologia Mais freqüentes: HDA Varicosa: Varizes esofágicas Gastropatia

Leia mais

Hemorragia digestiva alta. Olympio Meirelles

Hemorragia digestiva alta. Olympio Meirelles Hemorragia digestiva alta Olympio Meirelles Curso continuado do CBCSP 2014 Hemorragia Digestiva Alta Papiro de Ebers (3000 a.c.) Acima do ângulo de Treitz (Sivak, 1987) USA: 100 internações/100.000 > 2

Leia mais

Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) HDB é o sangramento agudo que ocorre com origem distal ao ângulo de Treitz.

Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) HDB é o sangramento agudo que ocorre com origem distal ao ângulo de Treitz. Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) HDB é o sangramento agudo que ocorre com origem distal ao ângulo de Treitz. Epidemiologia o Menos freqüente que a HDA o Mais em idosos o 24% de tds as HDs o 20-27 casos

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Doenças comuns no intestino: - Úlcera Duodenal: semelhante à gástrica; Sintomas: Dor epigástrica que alivia com os alimentos

Leia mais

ESTÔMAGO ANATOMIA FISIOLOGIA ULCERA PÉPTICA

ESTÔMAGO ANATOMIA FISIOLOGIA ULCERA PÉPTICA ESTÔMAGO ANATOMIA FISIOLOGIA ULCERA PÉPTICA ANATOMIA IRRIGAÇÃO Artérias gástricas esquerda (ramo do tronco celíaco) e direita (ramo da a. hepática própria), ao longo da curvatura menor. Artérias gastroepiplóica

Leia mais

HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E ABORDAGEM

HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E ABORDAGEM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E ABORDAGEM Felipe Lied Lunardi Juliana Ferreira Machado Carlos Kupski UNITERMOS SISTEMA DIGESTIVO; HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA/ diagnóstico diferencial;

Leia mais

Hemorragia Digestiva Baixa Aguda - abril 2018 Por Livia Arraes - Endoscopia Terapêutica -

Hemorragia Digestiva Baixa Aguda - abril 2018 Por Livia Arraes - Endoscopia Terapêutica - Hemorragia digestiva é a principal causa de hospitalização devido a doenças do trato gastrointestinal nos Estados Unidos, sendo 30 a 40% dos casos devido a hemorragia digestiva baixa (HDB). Na maioria

Leia mais

HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA

HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA Daisy C. Bitencourt Soares Flávia Moojen Brollo Carlos Kupski UNITERMOS HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA; ÚLCERA PÉPTICA. KEYWORDS UPPER GASTROINTESTINAL BLEEDING; PEPTIC ULCER. SUMÁRIO

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA O TRATAMENTO DE DOENTES COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA DE CAUSA NÃO VARICOSA

RECOMENDAÇÕES PARA O TRATAMENTO DE DOENTES COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA DE CAUSA NÃO VARICOSA RECOMENDAÇÕES PARA O TRATAMENTO DE DOENTES COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA DE CAUSA NÃO VARICOSA 1. INTRODUÇÃO A hemorragia digestiva alta não varicosa (HDA) é uma causa frequente de emergência. A incidência

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Trato Gastrointestinal Esôfago Estômago Intestino Intestino Grosso Delgado Reto Fonte: www.google.com.br/imagens acessado em

Leia mais

Ingestão de cáusticos - avaliação de factores preditivos de gravidade. Ver PDF

Ingestão de cáusticos - avaliação de factores preditivos de gravidade. Ver PDF POSTERS I Ingestão de cáusticos - avaliação de factores preditivos de gravidade. Ver PDF Termocoagulação com argon plasma no tratamento da protopatia rádica hemorrágica. Ver PDF Perfil clínico, imagiológico

Leia mais

Para o sangramento de varizes gástricas, realiza-se o tratamento com injeção de cianoacrilato, TIPSS ou cirurgia.

Para o sangramento de varizes gástricas, realiza-se o tratamento com injeção de cianoacrilato, TIPSS ou cirurgia. Varizes Hemorrágicas Hemostasia das Varizes Hemorrágicas Agudas Aproximadamente metade dos pacientes com ressangramento precoce sangrará dentro de três a quatro dias após o sangramento inicial. Alguns

Leia mais

Concurso Público UERJ 2012

Concurso Público UERJ 2012 Concurso Público UERJ 2012 1 Gastroenterologia Padrão resposta definitivo das questões discursivas Questão 1: Homem de 56 anos de idade, assintomático, realizou colonoscopia para vigilância do câncer colo-retal.

Leia mais

O FARMACÊUTICO NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA

O FARMACÊUTICO NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA O FARMACÊUTICO NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA LORENA CAMPOS ARRUDA RECIFE, 2015. 2 CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL

Leia mais

Dr. Fabio del Claro HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (HDB) Hemorragia Digestiva Baixa. Hemorragia Digestiva Baixa. Hemorragia Digestiva Baixa.

Dr. Fabio del Claro HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (HDB) Hemorragia Digestiva Baixa. Hemorragia Digestiva Baixa. Hemorragia Digestiva Baixa. Dr. Fabio del Claro Formado pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC Título

Leia mais

Questões das aulas teóricas de Propedêutica Cirúrgica II

Questões das aulas teóricas de Propedêutica Cirúrgica II Questões das aulas teóricas de Propedêutica Cirúrgica II 2010-2011 Semiologia do Esófago 1. Doente do sexo masculino, de 30 anos de idade; apresenta dificuldade na deglutição, com evolução de 2 meses,

Leia mais

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta Orientação para preparo de Endoscopia Digestiva Alta ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA o que é videoendoscopia? Endoscopia digestiva alta (também conhecida como gastroscopia, endoscopia gastrointestinal alta,

Leia mais

10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP. Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal

10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP. Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal 10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal Tratamento Clínico Roberto Gomes Jr. Médico assistente do serviço

Leia mais

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO MAITÊ XAVIER FRECHIANI DE CASTRO

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO MAITÊ XAVIER FRECHIANI DE CASTRO HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO MAITÊ XAVIER FRECHIANI DE CASTRO PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS COM QUEIXAS SUGESTIVAS DE HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA NO SETOR DE

Leia mais

Questões comentadas - Disfagia

Questões comentadas - Disfagia Questões comentadas - Disfagia UFSC 2017 Homem de 27 anos, com história de disfagia há 3 meses, inicialmente para líquidos, evoluiu com disfagia para sólidos também. Queixa-se ainda de regurgitação e perda

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 0 7 N Á U S E A E V Ô M I T O PORTO, Celmo Celeno. Semiologia

Leia mais

Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014

Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014 Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014 DATA hora AULA PROGRAMADA Módulo PROFESSOR 21/03/2014 14:00-14:55 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica João Marcos 14:55-15:50 Abdome

Leia mais

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/ :00 Apresentação do internato Denny

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/ :00 Apresentação do internato Denny DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/2018 17:00 Apresentação do internato Denny 30/07/2018 Apresentação do internato - para todos alunos HSJD Apresentação do internato - para todos alunos

Leia mais

Cirrose Hepatica. Cirrose Hepática e Hipertensão Porta

Cirrose Hepatica. Cirrose Hepática e Hipertensão Porta Cirrose Hepatica Cirrose Hepática e Hipertensão Porta O que é Cirrose Hepática? A definição é histológica: necrose fibrose nódulos de regeneração desarranjo arquitetônico o Inflamação o disfunção endotelial

Leia mais

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/ :00 Apresentação do internato Denny

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/ :00 Apresentação do internato Denny DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/2018 17:00 Apresentação do internato Denny 30/07/2018 Apresentação do internato - para todos alunos HSJD Apresentação do internato - para todos alunos

Leia mais

TESTE SEUS CONHECIMENTOS BASEADO EM EVIDENCIAS

TESTE SEUS CONHECIMENTOS BASEADO EM EVIDENCIAS Local: HOTEL JATIÚCA Data: 09 DE ABRIL DE 2015 Coordenador: Dr. JAIRO SILVA ALVES Curso interativo composto por apresentação de diferentes temas, com questões teóricas ou baseadas em imagens, com respostas

Leia mais

QUESTÕES DA PROVA DE ANATOMIA PATOLÓGICA (Edital nº 42/2016- PROGRAD)

QUESTÕES DA PROVA DE ANATOMIA PATOLÓGICA (Edital nº 42/2016- PROGRAD) QUESTÕES DA PROVA DE ANATOMIA PATOLÓGICA (Edital nº 42/2016- PROGRAD) Questão 1- Paciente masculino, 35 anos, internado com quadro de hemorragia digestiva alta e melena. Apresentava queixas dispépticas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015 DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 6/2/2015 13:15-14:10 Tratamento do

Leia mais

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 26/01/18 17:00 Apresentação do internato Fernanda + Joao Marcos + Denny

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 26/01/18 17:00 Apresentação do internato Fernanda + Joao Marcos + Denny DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 26/01/18 17:00 Apresentação do internato + Joao Marcos + Denny 23/02/18 13:15 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica Fábio 14:10 Abdome Agudo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015 DATA SALA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 6/2/2015 102. D 13:15-14:10 Tratamento

Leia mais

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa 2010/2011. Módulo V.I Seminário

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa 2010/2011. Módulo V.I Seminário 2010/2011 Módulo V.I Seminário Tema da Aula: Docente: Dr. Paulo Cantiga Data: 04/01/2011 Número da Aula Previsto: 21 Desgravador: Ana Rita Costa Corrector: Maria São Pedro comissaodecurso0713@gmail.com

Leia mais

COMISSÃO COORDENADORA DO TRATAMENTO DAS DOENÇAS LISOSSOMAIS DE SOBRECARGA

COMISSÃO COORDENADORA DO TRATAMENTO DAS DOENÇAS LISOSSOMAIS DE SOBRECARGA COMISSÃO COORDENADORA DO TRATAMENTO DAS DOENÇAS LISOSSOMAIS DE SOBRECARGA REGISTO DE MONITORIZAÇÃO Défice de Lipase Ácida Lisossomal (todos os doentes, excepto doença de Wolman ) (Preencher com letra legível)

Leia mais

VII Congresso Norte-Nordeste Nordeste de Gastroenterologia Teresina, 6 a 9 de junho de 2007

VII Congresso Norte-Nordeste Nordeste de Gastroenterologia Teresina, 6 a 9 de junho de 2007 VII Congresso Norte-Nordeste Nordeste de Gastroenterologia Teresina, 6 a 9 de junho de 2007 Hipertensão Porta: Papel da cirurgia Orlando Jorge Martins Torres Núcleo de Estudos do Fígado - UFMA Cirurgia

Leia mais

Factores associados ao insucesso do controlo hemostático na 2ª endoscopia terapêutica por hemorragia digestiva secundária a úlcera péptica

Factores associados ao insucesso do controlo hemostático na 2ª endoscopia terapêutica por hemorragia digestiva secundária a úlcera péptica Factores associados ao insucesso do controlo hemostático na 2ª endoscopia terapêutica por hemorragia digestiva secundária a úlcera péptica Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Algarve, Hospital

Leia mais

CONSULTA EM GASTROENTEROLOGIA CÓDIGO SIA/SUS:

CONSULTA EM GASTROENTEROLOGIA CÓDIGO SIA/SUS: CONSULTA EM GASTROENTEROLOGIA CÓDIGO SIA/SUS: 03.01.01.007-2 INDICAÇÕES: 1. DISPEPSIA OU DOENÇA DO REFLUXO 2. DIARRÉIA CRÔNICA 3. PANCREATITE CRÔNICA 4. NÓDULOS SÓLIDOS OU CÍSTICOS NO PÂNCREAS 5. FALHA

Leia mais

XXIV Congresso Brasileiro de Hepatologia Recife, Outubro de 2017

XXIV Congresso Brasileiro de Hepatologia Recife, Outubro de 2017 XXIV Congresso Brasileiro de Hepatologia Recife, Outubro de 2017 Prof. Mário Reis Álvares-da-Silva Professor Associado de Hepatologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Livre-Docente em Gastroenterologia

Leia mais

Endoscopia digestiva alta

Endoscopia digestiva alta Endoscopia digestiva alta Análise das Imagens Imagem 1: Fotografia de EDA revelando presença de extensa úlcera (áreas vermelhas), localizada em pequena curvatura gástrica, de bordas pouco elevadas, formato

Leia mais

Hemorragia digestiva alta 05/03/2013. Tércio Pinto / Rui Barros

Hemorragia digestiva alta 05/03/2013. Tércio Pinto / Rui Barros Hemorragia digestiva alta 05/03/2013 Tércio Pinto / Rui Barros Hemorragia digestiva alta 05/03/2013 Tércio Pinto / Rui Barros Questões a esclarecer O que temos de fazer antes da endoscopia digestiva alta?

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) 13:30 ABERTURA Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG MÓDULO: FRONTEIRAS NA GASTRO E ONCOLOGIA Aulas de 13:45 Atrofia,

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) 13:00 ABERTURA Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG 13:15 Manifestações extradigestivas da infecção pelo Helicobacter

Leia mais

Grupo Técnico de Auditoria em Saúde

Grupo Técnico de Auditoria em Saúde Grupo Técnico de Auditoria em Saúde Parecer do Grupo Técnico de Auditoria em Saúde 35/2009 Belo Horizonte Novembro de 2009 Tema: Embolizações nas hemorragias digestivas altas e baixas. Grupo Técnico de

Leia mais

GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019

GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019 GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019 15 DE AGOSTO - 5ª FEIRA 08h30-12h30 SESSÃO DE TEMAS LIVRES SESSÃO DE TEMAS LIVRES 12h30-14h00 14h00-16h00 TESTE SEUS CONHECIMENTOS GASTRO 14h00 14h30

Leia mais

DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência

DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência Caso Clínico Paciente sexo feminino, 68 anos, comparece à unidade de emergência queixando-se de dor e distensão

Leia mais

SIMULADO 2 GASTRO INFECTO PEDIATRIA G O

SIMULADO 2 GASTRO INFECTO PEDIATRIA G O SIMULADO 2 GASTRO INFECTO PEDIATRIA G O Hospital Antonio Pedro RJ 2015 1) Em relação às síndromes pós-gastrectomia relacionadas com a reconstrução gástrica, pode-se afirmar que: A) A síndrome da alça aferente

Leia mais

EDITAL 01/2006 Alterações do Edital N o 01/2005

EDITAL 01/2006 Alterações do Edital N o 01/2005 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ CONCURSO PÚBLICO EDITAL N o 01/2006 A Secretaria de Saúde, a Secretaria da Assistência e Cidadania e a Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

Leia mais

18:30 SESSÃO ANATOMOCLÍNICA E RADIOLÓGICA - Abdome agudo Denny + Fernanda

18:30 SESSÃO ANATOMOCLÍNICA E RADIOLÓGICA - Abdome agudo Denny + Fernanda DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 31/07/17 17:00 Apresentação do internato Fernanda + Joao Marcos 04/08/17 13:15 Tratamento do trauma agudo - avaliação 1a e 2ária Fernanda 14:10 Trauma Abdominal

Leia mais

Manejo da hemorragia digestiva varicosa

Manejo da hemorragia digestiva varicosa Manejo da hemorragia digestiva varicosa Alberto Queiroz Farias Professor-Associado e Livre-Docente Departamento de Gastroenterologia da USP Hemorragia digestiva no cirrótico HDA Recursos técnicos Protocolos

Leia mais

PROBLEMAS DIGESTÓRIO. Profº. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan

PROBLEMAS DIGESTÓRIO. Profº. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan PROBLEMAS DIGESTÓRIO Profº. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan Hemorragia Digestiva Alta e Baixa Conceito: É o sangramento no tubo digestivo; é considerada alta quando se localiza entre a faringe e o duodeno;

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDOSCOPIA DIGESTIVA

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDOSCOPIA DIGESTIVA 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDOSCOPIA DIGESTIVA Questão nº: 21 Paciente com dispepsia realiza uma endoscopia digestiva alta diagnóstica, que evidencia úlcera recoberta por fibrina, com margens

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 10. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 10. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 10 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidado de Enfermagem em Hemorragia CUIDADOS DE ENFERMAGEM A hemorragia é uma complicação, grave, que pode resultar em choque hipovolêmico

Leia mais

9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax

9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax 9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax Enunciado Paciente do sexo masculino, 39 anos, atendido no Pronto Atendimento com quadro de dor abdominal difusa, intensa e de início súbito, com cerca de 3 horas

Leia mais

Prof. Dr. Jorge Eduardo F. Matias Serviços de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático Departamento de Cirurgia UFPR - HC

Prof. Dr. Jorge Eduardo F. Matias Serviços de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático Departamento de Cirurgia UFPR - HC E CONTRA Prof. Dr. Jorge Eduardo F. Matias Serviços de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático Departamento de Cirurgia UFPR - HC E CONTRA Anos 60/70 Método experimental realizado em muito

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA PERÍODO: Anatomia Patológica I Teórica Prática Total 5 36 12 54 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Maria Auxiliadora Peixoto Peçanha

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença O cancro do cólon e reto é um dos cancros mais comuns a nível mundial. A maioria está associada à idade avançada e a fatores dietéticos/ambientais e só uma pequena percentagem está associada a fatores

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DE RESGATE, REMOÇÃO, TRATAMENTO DE VÍTIMAS DO TRAUMA E A ÉTICA NO ATENDIMENTO DA EMERGÊNCIA DE 16 A 21 DE AGOSTO DE 2005

FÓRUM MUNDIAL DE RESGATE, REMOÇÃO, TRATAMENTO DE VÍTIMAS DO TRAUMA E A ÉTICA NO ATENDIMENTO DA EMERGÊNCIA DE 16 A 21 DE AGOSTO DE 2005 FÓRUM MUNDIAL DE RESGATE, REMOÇÃO, TRATAMENTO DE VÍTIMAS DO TRAUMA E A ÉTICA NO ATENDIMENTO DA EMERGÊNCIA DE 16 A 21 DE AGOSTO DE 2005 TRATAMENTO CONSERVADOR DE VÍSCERAS MACIÇAS NO TRAUMA DISCIPLINA DE

Leia mais

III SEMANA CEARENSE DO APARELHO DIGESTIVO 01 A 03 DE JUNHO DE 2017 CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ FORTALEZA CE QUINTA-FEIRA 01 DE JUNHO DE 2017

III SEMANA CEARENSE DO APARELHO DIGESTIVO 01 A 03 DE JUNHO DE 2017 CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ FORTALEZA CE QUINTA-FEIRA 01 DE JUNHO DE 2017 7h30 8h III SEMANA CEARENSE DO APARELHO DIGESTIVO 01 A 03 DE JUNHO DE 2017 CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ FORTALEZA CE QUINTA-FEIRA 01 DE JUNHO DE 2017 CREDENCIAMENTO 8h 8h15 ESÔFAGO FÍGADO ABERTURA SOLENE

Leia mais

18:30 SIMULAÇÃO ANFITEATRO Fernanda + Denny + João + Lobao

18:30 SIMULAÇÃO ANFITEATRO Fernanda + Denny + João + Lobao DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 26/01/18 17:00 Apresentação do internato Fernanda + Joao Marcos + 23/02/18 13:15 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Fábio Sala: 201 A 14:10 Abdome Agudo

Leia mais

APRESENTAÇÃO E-PÔSTER DATA: 18/10/16 LOCAL: SALAS PRÉDIO IV

APRESENTAÇÃO E-PÔSTER DATA: 18/10/16 LOCAL: SALAS PRÉDIO IV APRESENTAÇÃO E-PÔSTER DATA: 18/10/16 LOCAL: SALAS PRÉDIO IV TÍTULO E-PÔSTER SALA PRÉDIO IV HORÁRIO GESTAÇÃO ECTÓPICA TUBÁRIA AVANÇADA UM RELATO DE CASO 200 12:00 HIPOVITAMINOSE D E SUAS CONSEQUÊNCIAS CARDIOVASCULARES

Leia mais

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA RELAÇÃO DE PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA Medicina / Semiologia Médica / Reprodução Humana / Ginecologia / Obstetrícia 1. Pré-natal de risco habitual; 2. Assistência ao parto eutócico; 3. Doença hipertensiva

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Aulas de 15 minutos 13:00 QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG 13:10 Aula MÓDULO: FRONTEIRAS NA GASTRO E ONCOLOGIA

Leia mais

HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA Luana Adamy Lenhardt Karina Meneguzzi Julia Souto Meneghetti Lúcio Sarubbi Fillmann UNITERMOS HEMORRAGIA GASTROINTESTINAL; COLONOSCOPIA. KEYWORDS GASTROINTESTINAL HEMORRHAGE;

Leia mais

edudata Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA

edudata Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA - 2013 Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Nome do Candidato N.Inscrição INSTRUÇÕES Verifique se este caderno de

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO Serviço e Disciplina de Clínica Cirúrgica Sessão Clínica- 31/08/2018 Auditório 1 -Hospital Escola Álvaro Alvim Relatora: Fernanda Cordeiro da Silva R2 DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO CONCEITO Afecção

Leia mais

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra Reações Adversas a Alimentos Imunomediadas: Alergia alimentar IgE mediada

Leia mais

- termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um. - Considerado aneurisma dilatação de mais de 50% num segmento vascular

- termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um. - Considerado aneurisma dilatação de mais de 50% num segmento vascular Doenças Vasculares Aneurisma A palavra aneurisma é de origem grega e significa Alargamento. - termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um segmento vascular. - Considerado aneurisma dilatação

Leia mais

Setor de Radiologia do Abdome Reunião Clínica. Dr. Murilo Rodrigues R2

Setor de Radiologia do Abdome Reunião Clínica. Dr. Murilo Rodrigues R2 Setor de Radiologia do Abdome Reunião Clínica Dr. Murilo Rodrigues R2 Quadro clínico - JCC, sexo masculino. - Vítima de acidente automobilístico - Dor Abdominal Estudo tomográfico: Achados Tomográficos:

Leia mais

Cintilografia com hemácias marcadas com 99mTc-PYP

Cintilografia com hemácias marcadas com 99mTc-PYP Análise das Imagens Cintilografia com hemácias marcadas com 99mTc-PYP Imagem 1: Análise da Imagem 1: Cintilografia com hemácias marcadas com 99m Tc-PYP para pesquisa de hemorragia digestiva: concentração

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 PADRÃO DE RESPOSTAS PRELIMINAR PROVA PARA ENDOSCOPIA

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 PADRÃO DE RESPOSTAS PRELIMINAR PROVA PARA ENDOSCOPIA PROCSSO SLTIVO UNIFICADO D RSIDÊNCIA MÉDICA 2018 PADRÃO D RSPOSTAS PRLIMINAR PROVA PARA NDOSCOPIA Situação-Problema 1 A) Inibição da ciclo-oxigenase 1 (COX 1), com consequente inibição da produção de prostaglandinas,

Leia mais

PROVA OBJETIVA. 15 Caso esse paciente precise receber profilaxia antibiótica para. 16 Em procedimentos endoscópicos para fim diagnóstico, não há

PROVA OBJETIVA. 15 Caso esse paciente precise receber profilaxia antibiótica para. 16 Em procedimentos endoscópicos para fim diagnóstico, não há Cada um dos itens da prova objetiva está vinculado ao comando que imediatamente o antecede. De acordo com o comando a que cada um deles esteja vinculado, marque, na folha de respostas, para cada item:

Leia mais

Desafio de Imagem. Emanuela Bezerra - S6 25/08/2014

Desafio de Imagem. Emanuela Bezerra - S6 25/08/2014 Desafio de Imagem Emanuela Bezerra - S6 25/08/2014 Caso Clínico Homem de 64 anos procurou serviço de emergência com queixa de "dor de barriga e vômitos". HDA: Relata que há 2 anos apresenta episódios de

Leia mais

Plano de Ensino-Aprendizagem Roteiro de Atividades Curso: Medicina

Plano de Ensino-Aprendizagem Roteiro de Atividades Curso: Medicina Plano de Ensino-Aprendizagem Roteiro de Atividades Curso: Medicina CÓDIGO RCG0432 Sistema Digestivo NOME DA DISCIPLINA Período(s) de oferecimento PRESENCIAL ESTUDO DIRIGIDO TOTAL 6º semestre 195 horas

Leia mais

Protocolo: - - Admissão anterior nesta UCIP durante este internamento hospitalar: Não Sim <48 h >= 48 h

Protocolo: - - Admissão anterior nesta UCIP durante este internamento hospitalar: Não Sim <48 h >= 48 h Protocolo: - - Data de Admissão Hospitalar Data de Admissão na UCIP Data de Nascimento Admissão Hora de Admissão Hospitalar Hora de Admissão na UCIP Sexo: Masculino Feminino Indeterminado Peso: Kg Admissão

Leia mais

QUIZ!! Qual a alternativa correta? - março 2018

QUIZ!! Qual a alternativa correta? - março 2018 Paciente de 72 anos, masculino, portador de doença hepática crônica de etiologia mista (esquistossomose hepatoesplênica e alcóolica), deu entrada na emergência com história de vômitos sanguinolentos nas

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. 2. OBJETIVO Os objetivos desse protocolo são:

1. INTRODUÇÃO. 2. OBJETIVO Os objetivos desse protocolo são: Página: 1/5 1. INTRODUÇÃO A anticoagulação é um procedimento frequente em unidades de terapia intensiva e sua utilização implica em riscos para o paciente. Assim, é importante que esse procedimento seja

Leia mais

18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP

18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP 18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP Auditório MIC Av. Jornalista Roberto Marinho, 85 10º Andar Cidade Monções São Paulo SP PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR SEGUNDA-FEIRA 18/09/17 8h00-8h10 Abertura 8h10-9h00

Leia mais

CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL DO CBC-SP ABDOME AGUDO VASCULAR

CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL DO CBC-SP ABDOME AGUDO VASCULAR CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL DO CBC-SP ABDOME AGUDO VASCULAR TCBC Wilson Rodrigues de Freitas Junior Dept. de Cirurgia Santa Casa SP SÃO PAULO 27/09/2014 ISQUEMIA MESENTÉRICA AGUDA RELATIVAMENTE

Leia mais

Endo Digestiva Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ENDOSCOPIA DIGESTIVA. Situação-Problema 1

Endo Digestiva Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ENDOSCOPIA DIGESTIVA. Situação-Problema 1 Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ENDOSCOPIA DIGESTIVA Situação-Problema 1 A) Esofagite eosinofílica B) Microabscessos eosinofílicos Agregados de eosinófilos. Concentração

Leia mais

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Prof. Adélia Dalva

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Prof. Adélia Dalva URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Prof. Adélia Dalva 1. O tratamento emergencial da hipovolemia grave, em uma unidade de pronto atendimento, causada por choque hemorrágico, compreende as seguintes condutas terapêuticas,

Leia mais

- Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90

- Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90 INTRODUÇÃO - Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90 - Caracterizada pela infiltração de eosinófilos na mucosa esofágica - Pode ser isolada ou como manifestação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE MEDICINA E CIRURGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE MEDICINA E CIRURGIA PLANO DE ENSINO Curso: Medicina Departamento: DECIGE Eixo: Internato Módulo: Disciplina(s): Internato em Cirurgia PLANO DE ENSINO Carga Horária: 390H Créditos: 13P Código: SMG0073 Professor Responsável: Pedro Eder Portari

Leia mais

Seminário Grandes Síndromes

Seminário Grandes Síndromes Seminário Grandes Síndromes TEMA: DISPEPSIA Residente: Paloma Porto Preceptor: Dr. Fortunato Cardoso DEFINIÇÃO De acordo com os critérios de Roma III, dispepsia é definida por 1 ou mais dos seguintes sintomas:

Leia mais

- Infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico : mais 15 eosinófilos / campo grande aumento (400X)

- Infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico : mais 15 eosinófilos / campo grande aumento (400X) A esofagite eosinofílica vem sendo cada vez mais diagnosticada em nosso meio devido ao conhecimento melhor desta patologia e maior acesso ao exame de endoscopia digestiva. Classicamente a doença atinge

Leia mais

Cuidados no Tratamento Cirúrgico da Colecistite Aguda

Cuidados no Tratamento Cirúrgico da Colecistite Aguda Cuidados no Tratamento Cirúrgico da Colecistite Aguda Serviço de Cirurgia Hepatobiliopancreática e Transplantes Hospital Nossa Senhora das Graças Dr. Eduardo José B. Ramos ramosejb@hotmail.com Colelitíase

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO CONFIRA A NUMERAÇÃO DAS QUESTÕES E O NÚMERO DE PÁGINAS DESTE CADERNO, A RESPEITO DE CADA ITEM DAS QUESTÕES;

LEIA COM ATENÇÃO CONFIRA A NUMERAÇÃO DAS QUESTÕES E O NÚMERO DE PÁGINAS DESTE CADERNO, A RESPEITO DE CADA ITEM DAS QUESTÕES; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO - 2012 PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY CARGO: MÉDICO/ÁREA ENDOSCOPIA DIGESTIVA NÚMERO DE QUESTÕES:

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. O procedimento endoscópico indicado

Leia mais

AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2

AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2 AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2 DATA HORÁRIO ASSUNTO PROFESSORES 29 jul 10:00 às 11:40 Introdução / Comunicação humana - verbal e não verbal Flávio Mendonça

Leia mais

Concurso Público UERJ 2012 Prova discursiva Médico Ccirurgião Geral

Concurso Público UERJ 2012 Prova discursiva Médico Ccirurgião Geral 01 Uma mulher de 50 anos de idade, branca, relata dor nos ossos há um ano. Apresenta um quadro de artrite reumatoide, em investigação na reumatologia. Relata identificação de processo de osteoporose precoce

Leia mais

ENDOSCOPIA DIGESTIVA Código 331

ENDOSCOPIA DIGESTIVA Código 331 CONCURSO PÚBLICO Edital n o 01/2009 - FHEMIG MÉDICO - NÍVEL III GRAU A (RESIDÊNCIA MÉDICA / ÁREA DE ATUAÇÃO) ENDOSCOPIA DIGESTIVA Código 331 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DESTE CADERNO. Elas fazem parte

Leia mais

N408 - MÉDICO ENDOSCOPIA DIGESTIVA

N408 - MÉDICO ENDOSCOPIA DIGESTIVA NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL NORTE - HRN N408 - MÉDICO ENDOSCOPIA DIGESTIVA NOME DO CANDIDATO 13 de março de 2016 ASSINATURA

Leia mais

Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia

Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia 68 Funcional Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia Fernanda Fernandes Souza Andreza Corrêa Teixeira Ricardo Brandt de Oliveira Jose Sebastião dos Santos INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A prevalência

Leia mais

CIRURGIA DO PÂNCREAS

CIRURGIA DO PÂNCREAS UNIFESP CIRURGIA DO PÂNCREAS PANCREATITE CRÔNICA Educação Continuada - 2007 Cirurgia Geral CBC-SP EJL PANCREATITE CRÔNICA Alterações pancreáticas parenquimatosas e ductais evolutivas e de caráter irreversível

Leia mais