A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual."

Transcrição

1 Funcionamento da Apuração da Contribuição Previdenciária Evite transtornos! Leia atentamente as instruções abaixo: A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual. 1 - Forma Manual: A forma manual, foi implementada para atender a necessidade de encerrar o departamento Pessoal, quando ainda não se concluiu os trabalhos do departamento Fiscal. Sabemos que a ordem cronológica para os encerramentos é Pessoal, Fiscal e Contábil, no entanto como o cálculo da contribuição previdenciária é feito com base em informações localizadas no departamento fiscal o usuário poderá incluir manualmente os valores no nó Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária O cálculo da GPS e também o cálculo do DARF serão feitos com base nas informações obtidas na apuração e não mais pelo lançamento das notas fiscais Ao encerrar o departamento pessoal, o sistema calculará o percentual para desconto da GPS com base na seguinte fórmula: Fórmula: Receita Bruta Com Benefício / Receita Bruta Total. - Caso o resultado da fórmula acima, for inferior a 5% o percentual da GPS será 100% - Caso o resultado da fórmula acima, for superior a 95% o percentual da GPS será 0% Em seguida incluirá um registro na guia Resumo Cálculo Apuração.

2 Nesta guia você encontrará exatamente o percentual para aplicar sobre a base de cálculo da GPS e também o percentual que representa o DARF a ser pago. Atenção: Ao cancelar e encerrar novamente o departamento pessoal, o sistema irá recalcular a GPS de acordo com os dados digitados na apuração, em seguida incluirá um novo registro na guia Resumo Cálculo Apuração substituindo o registro anterior. 1.4 Ao encerrar o departamento fiscal, o sistema incluirá um registro no nó Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada. 1.5 As informações para o BLOCO P do Sped Contribuições serão retiradas dos nós:

3 Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária (P100). Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada (P200). 1.6 O valor do DARF será obtido do campo Valor Total da Contribuição localizado no nó Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária Consolidada, podendo o usuário efetuar ajustes de acréscimo ou de redução.

4 1.7 Ao encerrar o departamento fiscal o sistema fará a seguinte validação: Calculará novamente os percentuais da GPS e do DARF e verificará se estão coerentes com os dados registrados na guia Resumo Cálculo Apuração. Caso estejam diferentes apresentará a seguinte mensagem: Leia as informações que se encontram em observações.

5 A finalidade desta validação é não permitir que a GPS calculada anteriormente fique incoerente com o DARF. 2 - Forma Automática: A forma automática funcionará com um clique no botão Gerar Apuração O sistema verificará as receitas de acordo com o lançamento das notas fiscais e incluirá na apuração, da mesma forma que já era feito quando encerrava o departamento fiscal. 2.3 Caso já existam valores incluídos manualmente na apuração, quando o usuário clicar no botão gerar, o sistema fará a seguinte pergunta:

6 Clicando em SIM a seguinte mensagem aparece na tela, caso existam valores lançados manuais: Clicando em SIM a seguinte mensagem aparece na tela: Clicando em OK o sistema abrirá o relatório para que o usuário possa imprimir a apuração digitada manualmente, já que os dados serão excluídos logo em seguida. Atenção: Cuidado para não eliminar a apuração digitada manual erroneamente. Estamos disponibilizando todas as ferramentas necessárias para sua segurança. Utilizeas!

7 2.4 Ao encerrar o departamento fiscal, o sistema incluirá um registro no nó Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada. 2.5 As informações para o BLOCO P do Sped Contribuições serão retiradas dos nós: Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária (P100).

8 Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada (P200). 2.6 O valor do Darf será obtido do campo Valor Total da Contribuição localizado no nó Fiscal/Apuração/Contr. Consolidada, podendo o usuário efetuar ajustes de acréscimo ou de redução. 2.7 Ao encerrar o departamento fiscal o sistema fará a seguinte validação: Calculará novamente os percentuais da GPS e do DARF e verificará se estão coerentes com os dados registrados na guia Resumo Cálculo Apuração. Caso estejam diferentes apresentará a seguinte mensagem:

9 Leia as informações que se encontra em observações. A finalidade desta validação é não permitir que a GPS calculada anteriormente fique incoerente com o DARF 2.8 Segue abaixo os critérios para a geração automática da Apuração da Contribuição Previdenciária: Para que o sistema reconheça que uma receita é beneficiada pela desoneração é necessário: No cadastro do produto lançado na nota fiscal é necessário existir pelo menos um registro na guia Contr. Previdenciária, com o Código do Sped a ser utilizado.

10 2.8.2 No cadastro do código da atividade utilizado no Sped existe um campo chamado TIPO, este campo determina se a receita é oriunda do Serviço, Comércio ou Indústria Sendo assim veja o exemplo abaixo: Nota fiscal lançada com o código do produto CFOP 5102 No cadastro do produto supracitado, possui um registro na guia Contr. Previdenciária.

11 O registro localizado na guia Contr. Previdenciária está com o código do Sped Podemos visualizar que este código está com o campo Tipo Comércio na tabela de códigos. Esta informação também pode ser visualizada na guia Contr. Previdenciária localizada em Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Contr. Previdenciária. Logo, o CFOP 5102 deverá estar com a classe comércio para que o sistema identifique que o produto está beneficiado com a desoneração.

12 O mesmo produto pode ter vários registros na guia Contr. Previdenciária. Isso porque o mesmo código de produto pode estar sendo industrializado, vendido e também revendido, o que alteraria o código do Sped. O sistema não permitirá haver dois registros com o mesmo tipo (Exemplo: Comércio) e datas sobrepostas. A seguinte mensagem é apresentada:

13 Atenção: Este novo método adotado para calcular a desoneração tem o objetivo de atender as novas atividades enquadradas a partir de 01/04/2013, não mais utilizando somente o NCM mas também o CNAE Observe que o cálculo automático não mais é considerado pelo sistema de acordo com as informações localizadas em Fiscal/Cadastros/NCM/Itens e sim de acordo com as informações localizadas em Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Contr. Previdenciária. 3 Funcionamento da guia Massa localizada em Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Contr. Previdenciária/Massa.

14 Para que o usuário não necessite incluir um registro para cada produto do cadastro, criamos a guia MASSA. Os recursos oferecidos pelo sistema são criados para facilitar o dia a dia do usuário, no entanto é necessário saber utilizar corretamente: 1 - Clicando no botão gerar, o sistema irá incluir um registro na guia Contr. Previdenciária para cada produto filtrado no nó Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Geral. Produtos Filtrados Produtos filtrados. OBS: Será incluído um registro na guia Contr. Previdenciária para os 277 produtos (Com exceção do produto corrente que conterá a informação modelo para os demais produtos). 2 - As informações incluídas na guia Contr. Previdenciária serão as mesmas informações contidas no produto corrente.

15 Produto Corrente Informações 3 - Cuidado para não clicar neste botão indevidamente O filtro escolhido em Fiscal/Cadastros/Cadastro de Produtos/Geral será salvo em Auditoria para eventuais consultas Esta rotina foi criada para agilizar o processo do cadastro dos produtos que possuem o benefício da desoneração. Use com sabedoria! Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico. 4 Novos relatórios foram criados para que o usuário possa fazer a conferência das informações. Estão localizados em: - Fiscal/Apuração/Contr. Previdenciária/Impressão - Fiscal/Saídas/Impressão/Ordenação/Impressão - Fiscal/Entradas/Impressão/Ordenação/Impressão 5 Na Apuração da Contribuição o campo Código NCM foi inutilizado e estará sendo mostrado na tela apenas para conferência das Apurações encerradas anteriormente. 6 A alíquota da contribuição previdenciária que antes estava sendo considerada pelo sistema em Empresas/Tributação Pessoal/GPS/Desoneração da Folha, agora estará sendo considerada pelo sistema de acordo com a alíquota localizada no Cadastro de Atividades da Contribuição Previdenciária, Fiscal/Cadastros/Atividades Contr. Previdenciária.

Funcionamento da Apuração do CIAP

Funcionamento da Apuração do CIAP Funcionamento da Apuração do CIAP A apuração do CIAP poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual. 1 - Forma Automática: 1.1 - A forma automática será executada no encerramento do departamento

Leia mais

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos.

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. A rotina de controle de retenções passará a ser efetuada a partir da competência 10/2012, para as empresas tributadas pelo

Leia mais

DESONERAÇÃO FOLHA (INSS PATRONAL)

DESONERAÇÃO FOLHA (INSS PATRONAL) DESONERAÇÃO FOLHA (INSS PATRONAL) Para que o cálculo do INSS Patronal seja realizado, favor seguir os procedimentos abaixo: 1 - No Módulo de Contabilidade, deverão ser associadas as contas Operacionais

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

Manual do Informe Receita do Simples Nacional

Manual do Informe Receita do Simples Nacional Manual do Informe Receita do Simples Nacional INTRODUÇÃO... 2 1. ACESSO COM CADASTRO DE CONTADOR... 3 1.1 INFORME RECEITA SN... 3 1.2 INFORMAR RECEITA... 3 2. ACESSO EMPRESA SEM CONTADOR... 5 2.1 INFORME

Leia mais

SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta?

SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta? SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Imune/Isenta.

Leia mais

ASSUNTO: Roteiro exemplificativo da reversão dos registros de perdas de aplicações financeiras do RPPS realizados até o momento.

ASSUNTO: Roteiro exemplificativo da reversão dos registros de perdas de aplicações financeiras do RPPS realizados até o momento. ASSUNTO: Roteiro exemplificativo da reversão dos registros de perdas de aplicações financeiras do RPPS realizados até o momento. Como realizar a reversão dos registros de perda de investimentos no Regime

Leia mais

Importação de Sped Contribuições

Importação de Sped Contribuições Importação de Sped Contribuições Para fazer a importação de Sped Contribuições Acesse: Menu utilitários, Importação, Importação padrão, Sped Pis e Confins Nesta opção do sistema, deverá ser informada a

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA ESCRITA FISCAL CEF 2.90A Efetuadas alterações nos lançamentos de entradas e saídas, para permitir a informação da

Leia mais

Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto?

Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto? Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência]; 1.3 Na guia

Leia mais

1. Desoneração da Folha de Folha de Pagamento

1. Desoneração da Folha de Folha de Pagamento 1. Desoneração da Folha de Folha de Pagamento A desoneração da folha de pagamento é constituída de duas medidas complementares. Em primeiro lugar, o governo está eliminando a atual contribuição previdenciária

Leia mais

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Configurar e Plano de Contas... 3 3. Configurar e Encerrar Exercício... 5 4. Demonstrar Livros SPED ECF... 9 Apresentação Este tutorial apresentará

Leia mais

1. Desoneração da Folha de Folha de Pagamento

1. Desoneração da Folha de Folha de Pagamento 1. Desoneração da Folha de Folha de Pagamento A desoneração da folha de pagamento é constituída de duas medidas complementares. Em primeiro lugar, o governo está eliminando a atual contribuição previdenciária

Leia mais

Título: RS Como realizar a configuração de crédito presumido nas saídas internas de vinho, de produção própria, conforme Livro I, Art. 32, CLXVIII.

Título: RS Como realizar a configuração de crédito presumido nas saídas internas de vinho, de produção própria, conforme Livro I, Art. 32, CLXVIII. Título: RS Como realizar a configuração de crédito presumido nas saídas internas de vinho, de produção própria, conforme Livro I, Art. 32, CLXVIII. Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Cordilheira Escrita Fiscal 2.174A Liberação de Atualização Criadas rotinas para possibilitar a parametrização da apuração automática do diferencial de alíquota, antecipação parcial do ICMS, e antecipação

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Simplificada

Emissão de Nota Fiscal Simplificada Emissão de Nota Fiscal Simplificada Apresentação: Esta nova rotina foi desenvolvida para facilitar a emissão de notas fiscais simples e que se tornam uma tarefa repetitiva. Objetivo: Facilitar e agilizar

Leia mais

Elaborado por: Leandra Eckert Gerente de Produto JB Cepil e JB Imobiliário. Página 1 de 18

Elaborado por: Leandra Eckert Gerente de Produto JB Cepil e JB Imobiliário. Página 1 de 18 Elaborado por: Leandra Eckert Gerente de Produto JB Cepil e JB Imobiliário Página 1 de 18 Estabelecemos abaixo um roteiro para cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta, com os passos

Leia mais

Manual de Procedimentos RECEPÇÃO CHECK-OUT. CMNet Soluções em Informática e Agência de Viagens e Turismo Ltda. Consultoria de Processos de Sistemas

Manual de Procedimentos RECEPÇÃO CHECK-OUT. CMNet Soluções em Informática e Agência de Viagens e Turismo Ltda. Consultoria de Processos de Sistemas Manual de Procedimentos RECEPÇÃO CHECK-OUT RECEPÇÃO CHECK-OUT SUMÁRIO Fluxo de Processos... 120 Pré Check-out... 121 Documentação de Reservas com Faturamento... 121 Emissão de Extratos... 121 Check-Out...

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL

ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL Explicação: Empresas enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional poderão apurar o imposto seguindo as rotinas apresentadas abaixo. 1. Cadastro de empresa 2. Parâmetros

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF.

Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. Geração de DIRF Introdução Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. A DIRF (Declaração do Imposto Renda Retido na Fonte) é a declaração feita pela fonte pagadora, destinada

Leia mais

Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional?

Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional? Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional? 1 PARÂMETROS; 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em

Leia mais

Lançamentos Protocolados

Lançamentos Protocolados Lançamentos Protocolados Procedimento para Utilizar os Lançamentos Protocolados Quando é gerado um protocolo de entrada com tipos de documentos parametrizados para gerar prélançamentos contábeis, estes

Leia mais

A3 Versão:

A3 Versão: A3 Versão: 2015.09.00 Este documento lista as alterações e as novas funcionalidades da versão, entre as quais se destaca: Melhorias na janela de Pesquisa de Produtos Nova rotina de Previsão de Contas Nova

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL?

SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL? SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Lucro Presumido. 1 IMPORTAÇÃO

Leia mais

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06

Patrimônio ÍNDICE. ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples Implantação Automática 06 1 2 Patrimônio ÍNDICE ERP ( Controle de Frotas ) 1- Implantação bens móveis simples 04 1.1- Implantação Automática 06 1.2- Implantação via Nota de Compra 07 2- Transferência de Bens 08 3- Transferência

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Desenvolvimento BM-1386 Pré-Faturamento automático - Ajustes realizados no processo Versão 2009 Release 80

Desenvolvimento BM-1386 Pré-Faturamento automático - Ajustes realizados no processo Versão 2009 Release 80 Desenvolvimento BM-1386 Pré-Faturamento automático - Ajustes realizados no processo Versão 2009 Release 80 Autor Jaciara Silva Processo: Logística Nome do Processo: Pré-Faturamento automático de pedidos

Leia mais

Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP.

Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP. Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP. Através desta solução, será possível identificar prováveis causas de diferença de INSS entre o sistema e a SEFIP, com relação ao INSS

Leia mais

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP Fone: (51) Vendas: (51)

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP Fone: (51) Vendas: (51) SPED PIS/COFINS O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) PIS/COFINS é um módulo opcional que está habilitado para funcionar com a versão 7 do Oryon. A licença é habilitada pelo número de série

Leia mais

01/09/ Redução INSS Empresa TI/TIC - Decreto 6.945/09. 01/12/ Artigo 7º - Lei /11 com Alt. Lei /12

01/09/ Redução INSS Empresa TI/TIC - Decreto 6.945/09. 01/12/ Artigo 7º - Lei /11 com Alt. Lei /12 MANUAL FOLHA PHOENIX Versão 3.56.0 INDÍCE 1. INFORMAÇÕES 2. CADASTRO DE EMPRESAS 3. RECEITAS DE EMPRESAS TI/TIC E OUTRAS ATIVIDADES LEI 12.546/11 3.1 CADASTRO DE RECEITAS DE EMPRESAS DE TI/TIC E OUTRAS

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica

Nota Fiscal de Serviços eletrônica Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Instituições Financeiras Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF).

Leia mais

Service Pack Build 41 - Novidades

Service Pack Build 41 - Novidades Service Pack 02.17 Build 41 - Novidades Conteúdo desta página Fiscal 50073 - Adequação da EFD ICMS/IPI para atender à GIA RS 50514 - Adequação à EFD-REINF (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras

Leia mais

Contas a Receber. Índice. 1. Adicionando uma Receita Manual

Contas a Receber. Índice. 1. Adicionando uma Receita Manual Contas a Receber Gerencie suas contas a receber com o VHSYS, sistema integrado e boletos, com registro, sem registro e duplicadas em apenas alguns cliques. Índice 1. Adicionando uma Receita Manual 2. Gerenciando

Leia mais

Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Inovações : 1. Cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Isso se fez necessário, pois no formulário

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para que seja realizado o cálculo do programa Pró-emprego?

Título: Como configurar o sistema para que seja realizado o cálculo do programa Pró-emprego? Título: Como configurar o sistema para que seja realizado o cálculo do programa Pró-emprego? 1 PARÂMETROS; 1.1 Acesse o menu CONTROLE, PARÂMETROS, clique no botão [Nova vigência]; 1.2 Na guia GERAL, clique

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Caminho para o acesso dentro do site da CMA CGM será o mesmo, apenas o link será atualizado;

Caminho para o acesso dentro do site da CMA CGM será o mesmo, apenas o link será atualizado; 06 de Setembro de 2017. Prezados clientes, Em um esforço contínuo para fornecer aos nossos clientes um serviço confiável e eficiente, à partir de 11 de setembro de 2017, nossa ferramenta de boletos mudará

Leia mais

Passo a Passo para o EFD-Reinf

Passo a Passo para o EFD-Reinf Passo a Passo para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações No módulo Domínio Escrita Fiscal, já estão disponíveis

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento?

Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento? Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar como regerar os lançamentos contábeis referentes ao pagamento. 1 PARÂMETROS CONTABILIDADE

Leia mais

- Acrescentada a opção Optante pela extinção do RTT em 2014 ; - Removida a opção Apuração e Informações de IPI e Período ;

- Acrescentada a opção Optante pela extinção do RTT em 2014 ; - Removida a opção Apuração e Informações de IPI e Período ; IRPJ-LALUR 2015 2.0 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SISTEMA Orientamos que na versão 1.2 façam backup da base de dados do LALUR. É importante imprimir as fichas calculadas 9, 11, 16 e 17 para a conferência nos

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

I Acessando o módulo de Alterações Salariais

I Acessando o módulo de Alterações Salariais ALTERAÇÕES SALARIAIS O Módulo para efetuar as alterações salariais no sistema de folha de pagamento PEGASUS foi concebido de tal forma a permitir a máxima flexibilidade e rapidez no momento da atualização,

Leia mais

Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido de leite in natura An2, Art.15, X?

Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido de leite in natura An2, Art.15, X? Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido de leite in natura An2, Art.15, X? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência];

Leia mais

NEW VERSION. A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização.

NEW VERSION. A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização. NEW VERSION Produto xpdv Versão 1.25 BD 1.22 Data 24/04/2018 A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização. - Melhorias 1º Melhoria Relatório

Leia mais

Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta

Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta Estabelecemos abaixo um roteiro para cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta, com os passos desde a configuração

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha?

Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os módulos Folha e

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Rescisão de Contrato Efetuadas diversas alterações no cálculo de rescisão de contrato e demais rotinas relacionadas, possibilitando um pré-cálculo dos valores para facilitar na

Leia mais

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha.

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha. JANELA: RECEBIMENTO DA FATURA O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar o lançamento do recebimento Alterar tipo de recebimento da fatura Cancelar recebimentos Definir formas de troco Definir

Leia mais

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD)

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema ECD... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Anexar Arquivo RTF... 7 3.2. Gerando Arquivo... 8 4. Signatários...

Leia mais

Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS?

Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS? Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS? 1- PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção IMPOSTOS, verifique

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Novo Modelo. Selecione os operadores responsáveis pelas liberações.

Novo Modelo. Selecione os operadores responsáveis pelas liberações. GEO Modelo Padrão No modelo padrão do SIF, as Cps, que são os lançamentos no Contas a Pagar são liberadas de forma centralizada, em sua opção específica Gerando OPs. Modelo Padrão No módulo SIF A Liberação

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado de São Paulo.

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado de São Paulo. Título: SP - Como realizar o cálculo do ICMS sobre estoque de mercadorias incluídas ou excluídas da Substituição Tributária conforme comunicado CAT - 26/2015? Esta solução é exclusiva para empresas situadas

Leia mais

Padrões para Elaboração de Documentos da Base de Conhecimento Sistema de Gestão da Qualidade

Padrões para Elaboração de Documentos da Base de Conhecimento Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 7 Sumário 1. DEFINIÇÃO... 2 1.1. PROBLEMA/DÚVIDA... 2 1.2. SOLUÇÃO... 2 2.1. INFORMAÇÕES QUE REFORÇAM A ESTRUTURA DA SOLUÇÃO... 4 2.2. TIPOS DE ARTIGOS... 5 Página 2 de 7 1. DEFINIÇÃO 1.1.

Leia mais

UNIDADE ESCOLAR DIRETORIA DE ENSINO. Objetivo do Documento

UNIDADE ESCOLAR DIRETORIA DE ENSINO. Objetivo do Documento PROCEDIMENTOS SAESP II - NOVO PROCESSO DE PED RECEBIMENTO DE GUIA DE REMESSA, EMISSÃO DE ATESTADO PROVISÓRIO DE RECEBIMENTO E GERENCIAMENTO DAS GUIAS DE REMESSA Objetivo do Documento Este documento representa

Leia mais

SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior?

SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior? SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior? Conforme Manual do SPED ECF, Atualização Maio/2017, página 12, "Uma das inovações da ECF corresponde, para as empresas obrigadas a entrega

Leia mais

Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas

Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas 1 Módulo Protocolo Este módulo foi idealizado para atender à rotina dinâmica de tramitações

Leia mais

Fechamento de Balanço Almoxarifado

Fechamento de Balanço Almoxarifado Fechamento de Balanço Almoxarifado O presente manual visa, o esclarecimento e auxílio na prestação de contas dos municípios, nos sistemas de Almoxarifados e Patrimônio da E&L Produções de Software, com

Leia mais

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade?

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul.

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul. Título: MS - Como realizar o cálculo do ICMS sobre o estoque das mercadorias incluídas do regime de Substituição Tributária conforme Art. 2º do Decreto nº 14.359/2015? Esta solução é exclusiva para empresas

Leia mais

O que é Apuração Financeira?

O que é Apuração Financeira? APURAÇÃO FINANCEIRA O que é Apuração Financeira? É a estruturação de diversos relatórios que permitem uma demonstração de resultados. Essa montagem pode ser definida de acordo com a necessidade da empresa.

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais

Título: Configurando a empresa para calcular o PIS e COFINS Não Cumulativo por Código de Recolhimento.

Título: Configurando a empresa para calcular o PIS e COFINS Não Cumulativo por Código de Recolhimento. Título: Configurando a empresa para calcular o PIS e COFINS Não Cumulativo por Código de Recolhimento. Os impostos '140 PIS Não Cumulativo Código de Recolhimento e 141 COFINS Não Cumulativo Código de Recolhimento,

Leia mais

Manual de Geração REINF 26/01/2019

Manual de Geração REINF 26/01/2019 26/01/2019 Reinf Projeto e Cronograma A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf é um dos módulos do SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento

Leia mais

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela.

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela. ABA: ADMINISTRAÇÃO BOTÃO: CONFIGURAÇÕES OPÇÃO: DO PROGRAMA O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar as configurações do sistema CICOM Definir as opções das abas do sistema Reativar as janelas

Leia mais

[(Receita Bruta Não Beneficiada x 100) / Receita Bruta Total) = Fator de aplicação

[(Receita Bruta Não Beneficiada x 100) / Receita Bruta Total) = Fator de aplicação CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA A Lei 12.546 de 14/12/2011 instituiu, entre outras medidas, a CPRB Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, ou seja, alterou a base de cálculo

Leia mais

O cenário hoje é que o sistema Folha Windows trata por completo o Regime Previdenciário do INSS desde relatórios às guias exigidas neste regime.

O cenário hoje é que o sistema Folha Windows trata por completo o Regime Previdenciário do INSS desde relatórios às guias exigidas neste regime. 1 Regime Previdenciário Visão Geral Escopo do produto Muitas empresas sejam elas privadas, estatais ou mistas trabalham com mais de um regime previdenciário. Por exemplo, os empregados celetistas normalmente

Leia mais

JC Informática SIPAR Sistema de Administração Paroquial, Versão

JC Informática SIPAR Sistema de Administração Paroquial, Versão GERAÇÃO E ENVIO DA ESTATÍSTICA 2012 À IELB. Acesse o menu Movimento / Estatísticas, ou tecle Ctrl+F8 na tela principal do SIPAR, ou ainda, clique no ícone da estatística na barra de ferramentas, como destacado

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

AQUI VEREMOS COMO PODEMOS CONSULTAR OU IMPRIMIR RELATÓRIOS PARA CADA OPERAÇÃO EFETUADA NO CONTAS À RECEBER E À PAGAR.

AQUI VEREMOS COMO PODEMOS CONSULTAR OU IMPRIMIR RELATÓRIOS PARA CADA OPERAÇÃO EFETUADA NO CONTAS À RECEBER E À PAGAR. AQUI VEREMOS COMO PODEMOS CONSULTAR OU IMPRIMIR RELATÓRIOS PARA CADA OPERAÇÃO EFETUADA NO CONTAS À RECEBER E À PAGAR. A-2 - CONSULTA/RELATÓRIOS FINANCEIRO (RETAGUARDA) 01-Digite a data Inicial e final

Leia mais

1 PARÂMETROS DA EMPRESA

1 PARÂMETROS DA EMPRESA Título: Como configurar o sistema para realizar o cálculo do Simples Nacional para atividade de Serviços com anexo V a partir de 2009, conforme Lei Complementar 128/2008? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha?

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os

Leia mais

Como importar o valor da folha e do imposto INSS/CPP dos últimos 12 meses para o cálculo do Simples Nacional?

Como importar o valor da folha e do imposto INSS/CPP dos últimos 12 meses para o cálculo do Simples Nacional? Como importar o valor da folha e do imposto INSS/CPP dos últimos 12 meses para o cálculo do Simples Nacional? Através desta solução, será demonstrado quais lançamentos realizar para que sejam importados

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Cadastro de Produtos/Serviços. Índice. 1. Cadastrar Produtos/Serviços

Cadastro de Produtos/Serviços. Índice. 1. Cadastrar Produtos/Serviços Cadastro de Produtos/Serviços Faça a gestão de seu cadastro de produtos em apenas um lugar e conte com uma Estrutura de Produtos (Kits), Estoque, Impostos Parametrizados, Fotos e Etiquetas. Índice 1. Cadastrar

Leia mais

Como Calcular o 13º Salário - Complementação

Como Calcular o 13º Salário - Complementação Como Calcular o 13º Salário - Complementação Número do Artigo: 2908 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Oct 10, 2017 3:06 PM Para proceder com o pagamento da segunda parcela do 13º

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 8 A 10 2 de 22 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 09.001 1. Visualização do detentor do imóvel na Consulta de Clientes....

Leia mais

Importação de NF-e (Entrada)

Importação de NF-e (Entrada) Importação de NF-e (Entrada) Procedimentos para Importar Nota Fiscal de Entrada por XML A importação de notas de entrada pode ser efetuada através do arquivo XML referente a uma nota de saída do fornecedor,

Leia mais

Versão 8.2C-04. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.2C-04. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.2C-04 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Manual de Versionamento

Manual de Versionamento Manual de Versionamento Versão 43.57/100.47 Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Nova configuração para habilitar logomarcas em cartas de cobrança... 3 1.2. Configuração para identificação de contratos de lojas

Leia mais

PROCESSO DE DIGITAÇÃO DE NOTAS

PROCESSO DE DIGITAÇÃO DE NOTAS 1 Entre com código de usuário e senha a partir da Central do Professor de sua unidade. Acesso www.unc.br Central do Professor. 2 Na tela principal da Central do Professor, acesse a opção de menu Diário

Leia mais

Como calcular o rateio proporcional de crédito de PIS e COFINS, com base na receita bruta, para as empresas com incidência mista?

Como calcular o rateio proporcional de crédito de PIS e COFINS, com base na receita bruta, para as empresas com incidência mista? Como calcular o rateio proporcional de crédito de PIS e COFINS, com base na receita bruta, para as empresas com incidência mista? Por meio desta solução, será demonstrado o cálculo de crédito sujeito a

Leia mais

TUTORIAL Lucro Real BLOCO K

TUTORIAL Lucro Real BLOCO K TUTORIAL Lucro Real BLOCO K ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) Para gerar o Bloco K e seus registros automaticamente, primeiro é necessário verificar a qualificação da pessoa jurídica que está selecionada

Leia mais

Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET

Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET 11/04/2017 Sumário 1.0 Associando o(s) documento (s) à cobrança... 3 2.0 Emissão de boletos... 4 3.0 Reimpressão de boletos... 7 4.0 Cancelamento de Boleto

Leia mais

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação?

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção DEFINIÇÕES, no quadro

Leia mais

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista?

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista? Título: Como configurar folha professor categoria Aulista? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha professor. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique

Leia mais

Na tela de recebimento do caixa, no lado esquerdo tem a opção Venda impulso", como ilustrado baixo:

Na tela de recebimento do caixa, no lado esquerdo tem a opção Venda impulso, como ilustrado baixo: 1 VENDAS POR IMPULSO As Vendas por Impulso são vendas de produto que não há intenção inicial de compra pelos clientes e que através de estímulos, exposição de oferta ou outros, o cliente decide a compra

Leia mais

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções

Leia mais

ROTEIRO PARA O EFD CONTRIBUIÇÕES

ROTEIRO PARA O EFD CONTRIBUIÇÕES ROTEIRO PARA O EFD CONTRIBUIÇÕES O mais importante na preparação do Scritta, para a geração do EFD Contribuições, inicialmente, é a a Configuração dos Impostos Federais. No entanto, todos os dados colocados

Leia mais