O cenário hoje é que o sistema Folha Windows trata por completo o Regime Previdenciário do INSS desde relatórios às guias exigidas neste regime.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O cenário hoje é que o sistema Folha Windows trata por completo o Regime Previdenciário do INSS desde relatórios às guias exigidas neste regime."

Transcrição

1 1 Regime Previdenciário Visão Geral Escopo do produto Muitas empresas sejam elas privadas, estatais ou mistas trabalham com mais de um regime previdenciário. Por exemplo, os empregados celetistas normalmente são lotados no regime do INSS, já servidores públicos podem ter regimes próprios diferente do INSS. Logo, ao optar por um regime previdenciário na folha do funcionário irá ser calculado o evento referente ao regime. Caso o funcionárioo esteja lotado no regime do INSS o mesmo não poderá fazer parte de outro regime simultaneamente (A opção por um regime X ou Y em alguns casos é através de contratos específicos ou concurso público). O cenário hoje é que o sistema Folha Windows trata por completo o Regime Previdenciário do INSS desde relatórios às guias exigidas neste regime. Diante deste cenário foi implementado o tratamento para regimes previdenciários além do INSS quanto à cálculos e dois novos relatórios gerenciais. Ressaltamos que a empresa que trabalhar apenas com o Regime INSS este tutorial será apenas um informativo, pois, caso venha algum dia trabalhar com outros Regimes Previdenciários estará apto. Objetivos Ao término deste tutorial, você estará apto a realizar as seguintes funções: Cadastrar, consultar, alterar e excluir Regimes Previdenciários; Definir o regime previdenciário para cada empregado e contribuinte individual; Cadastrar evento para um novo regime previdenciário; Efetuar cálculos da folha de pagamento; Emitir e gerenciar relatórios do Regime Previdenciário.

2 2 Cadastros Cadastro Evento - Regime Previdenciário Para cadastrar um novo evento para um regime previdenciário, acesse a opçãoo Cadastros > Eventos conforme a tela a seguir: Para inserir um novo evento, clique no botão Inserir (+) ou tecle Insert no teclado. Teremos a seguinte tela:

3 3 Nesta tela é obrigatório o preenchimento dos campos Descrição, Tipo de Eventos - Desconto, Forma de Cálculo - Automático, Presença em Recibo, Referência 1, Referência 2. Um campo chave é a Forma de Cálculo onde você deve marcar como Automático. Feito isso, no canto inferior da tela, o botão Extras (tecla F10) ficará ativo. Quando clicar no botão Extras, aparecerá a seguinte pergunta: Deseja importar de outro evento a composição, o, fórmula e participação? Sim ou Não. Ao clicar em Sim, teremos a seguinte tela: No campo Evento, informe o evento INSS. No campo Importar, marque todas as opções (Composição, Fórmula, Participação) e clique no botão V ou tecle F11. Após esta operação, o sistema retornará para a tela de cadastro do evento. Então, clique no botão V ou tecle F11 para salvar o novo evento. O fato de importarmos os dados do evento INSS para o novo evento deve-se ao fato de que já contempla funções dos diversos tipos de folhas (normal, férias, rescisão). O que vai diferenciar é o Regime Previdenciário. Com isso, o novo evento está criado e pode ser utilizado no cadastro do Regimee Previdenciário. Cadastro Regime Previdenciário Para cadastrar um novo Regime Previdenciário, selecione Cadastros > Regimee Previdenciário. A seguinte tela será exibida:

4 4 Por padrão, o Regime do INSSS já vem cadastrado. Esta tela possui a função de Incluir, Alterar, Excluir, Pesquisar e Imprimir registros referentes ao Regime Previdenciário. Nesta tela, você pode inserir um novo regime previdenciário clicando no botão Inserir (+), no canto direito, ou teclando Insert, no teclado. Você também pode editar um determinado regime clicando no botão Editar, no canto direito, ou teclando Enter sobre o regime desejado. Caso desejar, você também pode excluir o regime, clicando no botão Excluir, no canto direito, ou teclando Delete. Isso é possível apenas se, e somentee se, não tiver nenhum empregado lotado no regime a excluir. Para cada regime previdenciário será montada uma lista de acordo com a validade da tabela inserida. Podemos ver este processo na tela seguinte:

5 5 Nesta tela, é obrigatório o preenchimento dos campos Descrição, Data Base da Tabela, Percentual segurado, Percentual Autônomo, Percentual Pro labore, Evento. No campo Faixa de Valores serão informadas as faixas para desconto nos cálculos de folha. Descrição: Informe a descrição do regime previdenciário; Data Base da Tabela: Informe a data de vigor da tabela do regime; Percentual Segurado: Informe o percentual de segurado base para Empresa; Percentual Autônomo: Informe o percentual de autônomo base para Empresa; Percentual Pro Labore: Informe o percentual de pro labore base para Empresa; Evento: Informe o evento para a desconto do regime previdenciário. No caso do Regime INSS o evento é o INSS, por padrão. Faixa de Valores: Informe as faixas de valores para o regime. No canto direito existem os botões Inserir, Alterar e Excluir referentes às faixas.

6 6 Para concluir a inserção do regime previdenciário, clique no botão V ou tecle F11. A seguinte tela se abrirá: Caso haja a necessidade de editar algum regime previdenciário basta clicar sobre o regime e clicar no botão de Editar no canto inferior da tela ou a tecla ENTER. Com isso teremos a seguinte tela:

7 7 Para editar a tabela desejada clique sobre a mesma e tecle Enter ou no botãoo Editar no canto direito da tela. Caso deseje inserir uma nova tabela clique no botão Inserir no canto direito da tela ou a tecle Insert no teclado conforme demonstrado anteriormente. No canto direito existe também o botão Excluir para remover alguma tabela caso o usuário necessite remover alguma tabela do regime. Para concluir a operação, clique no botão V ou tecle F11. Cadastro Contribuinte Individual - Regime Previdenciário No Cadastro Contribuinte Individual, na opção Cadastro Contribuinte Individual foi criada uma nova paleta chamada Dados Extras 2, com a opção Regime Previdenciário, conforme a tela a seguir: A informação sobre o Regime Previdenciário será informada apenas quando estiver inserindo um novo cadastro do contribuinte individual (O Regime INSS virá por padrão para todos os contribuintes individuais já cadastrados).

8 8 Para alterar o regime previdenciário, acesse a opção Extras ou tecle F10 na tela de Contribuinte Individual, conforme a tela a seguir: Acessando a opção de Transferência de Regime Previdenciário temos a seguinte tela: Nesta tela, você pode alterar o Regime Previdenciário do contribuinte através dos botões Inserir, Alterar e Excluir, do lado direito da tela. A data do regime não poderá ser inferior à Data de Início Atividade do mesmo.

9 9 Cadastro Empregado - Regime Previdenciário No cadastro do empregado na opção Cadastros Empregados Adicionais 2 foi criada uma nova opção chamada Regime Previdenciário conforme a tela a seguir: A informação sobre o regime previdenciário será informada apenas quando estiver inserindo um novo cadastro do empregado (O Regime INSS virá por padrão para todos os empregados já cadastrados). O campo Início no Regime Prev. será a Data de Admissão do empregado na inserção de um novo cadastro. Para alterar o regime previdenciário deve-se acessar a opção Movimentos Transferência Regime Previdenciário conforme a tela a seguir:

10 10 Nesta tela é apresentada a listagem de empregados da empresa de trabalho. Para editar o regime previdenciário de um empregado, basta posicionar sobre o mesmo e clicar no botão Editar no canto inferior da tela ou teclar Enter que teremos a seguinte tela: Nesta tela o usuário poderá fazer a alteração do Regime Previdenciário do empregado através dos botões Inserir, Alterar e Excluir do lado direito da tela. Eis que a data do regime não poderá ser inferior a Data de Admissão do mesmo. Para salvar a alteração basta clicar no botão V ou F11 que retornará para a tela de Transferência de Regime Previdenciário. Na tela Transferência de Regime Previdenciário existe a opção Extras ou teclee F10 que é a Transferência Coletiva de Regime Previdenciário. Esta opção é útil quando um número considerável de empregados serão transferidoss para um outro regime. Clicando no botão Extra/F10 temos a seguinte tela:

11 11 Nesta tela o usuário poderá escolher através do Filtro de empregados ou a empresa, Departamento, Seção ou ainda Empregado(s) específico(s). Logo abaixo tem a opção do regime previdenciário onde o usuário irá escolher o novo regime do qual participarão e à direita a Data que este regime vigorará. Feito isso, basta clicar no botãoo V ou tecle F11 para salvar. Cálculos Após os ajustes de cadastrado o usuário irá proceder com os cálculos de folha. Na opção Movimentos Cálculos Calcular Folha Mensal solicita-se o cálculo dos empregados. Mais uma vez, vale ressaltar que se a empresa trabalhar apenas com o regime INSS os cálculos não terão diferença, pois, conforme citamos anteriormente os empregados e os contribuintes individuais virão por padrão lotados neste regime. Caso a empresa tenha cadastrado um novo regime previdenciário e lotado algum empregado neste teremos, por exemplo, após ter efetuado os cálculos de folha o resultado acessando a opção Movimentos Consultas Consultar Cálculos dos Empregados :

12 12 Conforme a tela acima, o sistema calculou o evento Regime Teste com uma Alíquota de 9% e não o evento INSS. Os cálculos de Contribuintes Individuais, Férias, Décimo Terceiro, Afastamento por Maternidade, Rescisão irão calcular conforme o regime informado no cadastro do Empregado/Contribuinte Individual. Relatórios Os relatórios em geral no sistema não foram alterados, pois, o Regime INSS é utilizado na grande maioria dos usuários. Foi criado dois novos relatórios: Resumo do Regime Previdenciário e Relação de Pagamento de Contribuição. Podemos ver esta melhoria na opção Relatórios do menu, conforme a tela a seguir:

13 13 O Resumo do Regime Previdenciário como o próprio nome diz é um resumo dos cálculos, só que por regime previdenciário. Este relatório é semelhante ao Resumo da Folha onde conterá o que foi base para o Regime Previdenciário, Base FGTS e Base IRRF. Acessando a opção temos a seguintee tela:

14 14 Nesta tela o usuário poderá escolher o regime a ser impresso marcando a opção desejada. Imprimindo o relatório teremos a seguinte tela: A Relação de Pagamento de Contribuição é um relatórios no qual a empresa repassa ao órgão regulamentador para vistoriar os valores descontados dos segurados de determinado regime. Acessando a opção temos a seguinte tela:

15 15 Nesta tela o usuário poderá escolher o regime a ser impresso marcando a opção desejada. Existe ainda alguns campos na parte inferior que são: Código do Órgão, Depósito a ser creditado Agência Bancária, Identificação do recolhimento( No prazo, Em atraso, Judicial). Finalmente, preenchendo os campos desta tela, conforme o órgão regulamentador exige, e imprimindo o relatório, teremos a seguinte tela:

A jornada de trabalho por hora ou por dia tem se tornado cada vez mais frequente no dia-aentre

A jornada de trabalho por hora ou por dia tem se tornado cada vez mais frequente no dia-aentre Faixa Salarial Folha de Pagamento Faixa Salarial A jornada de trabalho por hora ou por dia tem se tornado cada vez mais frequente no dia-aentre outros. dia das empresas. Ela está presente em escolas, indústrias,

Leia mais

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes?

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes? Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração com múltiplos vínculos. Para o cálculo de múltiplos vínculos,

Leia mais

Antes de iniciarmos a discussão do reajuste salarial abordaremos alguns pontos básicos e impactantes neste assunto.

Antes de iniciarmos a discussão do reajuste salarial abordaremos alguns pontos básicos e impactantes neste assunto. Reajuste Salarial As alterações na ficha do empregado são freqüentes e uma das vantagens é que se tenha os históricos para consulta. O reajuste salarial é uma alteração na ficha do empregado e, podendo

Leia mais

Como simular cálculo de rescisão e férias?

Como simular cálculo de rescisão e férias? Como simular cálculo de rescisão e férias? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para simular cálculos de rescisão e férias. Essa opção é válida para empregados e estagiários, exceto

Leia mais

Para criar um novo Script, no menu principal selecione Vendas>Tele-Script (Figura 1). Figura1: Janela de Script para o Tele-Atendimento

Para criar um novo Script, no menu principal selecione Vendas>Tele-Script (Figura 1). Figura1: Janela de Script para o Tele-Atendimento ATENDIMENTO TELEMARKETING TELE SCRIPT Para controlar uma ação de vendas pelo Telemarketing é necessário que ela esteja atrelada a um script. Esse script serve para orientar a equipe de como deverá proceder.

Leia mais

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável?

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável? Título: Como configurar folha professor categoria Aulista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha professor. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE,

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND 1 Índice Introdução... 3 Gerenciar CND... 4 Agendar CND...5 Relação de CND...6 Download...7 Publicar...7 Excluir...8 Visualizar...8 Inclusão Manual...8 Emissão Rápida...9

Leia mais

Ponto Secullum 4 - Escalas

Ponto Secullum 4 - Escalas Ponto Secullum 4 - Escalas No Ponto Secullum 4 é possível criar dois tipos de Escalas de Trabalho: Escalas Cíclicas Que é definida antes do funcionário iniciar o ciclo e não se altera no período.quando

Leia mais

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados?

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados? Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração com múltiplos vínculos. Para o cálculo de múltiplos vínculos,

Leia mais

Como configurar categoria Horista Variável?

Como configurar categoria Horista Variável? Como configurar categoria Horista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha com jornadas variáveis. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND

GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND GUIA DO USUÁRIO Gerenciar CND 1 Índice Introdução... 3 Gerenciar CND... 4 Agendar CND...5 Relação de CND...6 Download...6 Publicar...7 Excluir...8 Visualizar...8 Inclusão Manual...8 Emissão Rápida...9

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha.

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha. ABA: VENDAS BOTÃO: ORÇAMENTO O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Fazer orçamento para clientes cadastrados ou sem cliente definido Incluir produtos cadastrados e/ou avulsos Selecionar entregadores

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Como configurar uma empresa optante pelo simples nacional do anexo IV?

Como configurar uma empresa optante pelo simples nacional do anexo IV? Como configurar uma empresa optante pelo simples nacional do anexo IV? Através desta solução, será demonstrado como configurar os parâmetros e o cadastro do serviço de uma empresa optante pelo simples

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais

Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP.

Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP. Está gerando diferença de INSS Terceiros entre o sistema e a SEFIP. Através desta solução, será possível identificar prováveis causas de diferença de INSS entre o sistema e a SEFIP, com relação ao INSS

Leia mais

Como configurar Gratificação de Férias?

Como configurar Gratificação de Férias? Como configurar Gratificação de Férias? Através dessa solução, será possível configurar a Gratificação de Férias no cadastro do Sindicato. 1 CADASTRO GRATTIFICAÇÃO DE FÉRIAS 1.1 Acesse menu ARQUIVO, opção

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

Como configurar uma empresa optante pelo simples nacional do anexo I a III e V a VI?

Como configurar uma empresa optante pelo simples nacional do anexo I a III e V a VI? Como configurar uma empresa optante pelo simples nacional do anexo I a III e V a VI? Através desta solução, será demonstrado como configurar os parâmetros e o cadastro do serviço de uma empresa optante

Leia mais

Como importar o valor da folha e do imposto INSS/CPP dos últimos 12 meses para o cálculo do Simples Nacional?

Como importar o valor da folha e do imposto INSS/CPP dos últimos 12 meses para o cálculo do Simples Nacional? Como importar o valor da folha e do imposto INSS/CPP dos últimos 12 meses para o cálculo do Simples Nacional? Através desta solução, será demonstrado quais lançamentos realizar para que sejam importados

Leia mais

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista?

Título: Como configurar folha professor categoria Aulista? Título: Como configurar folha professor categoria Aulista? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha professor. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável?

Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável? Como configurar categoria Diarista com e/ou sem jornada Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina de empregado diarista para configuração da folha com jornadas variáveis e não

Leia mais

Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento?

Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento? Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar como regerar os lançamentos contábeis referentes ao pagamento. 1 PARÂMETROS CONTABILIDADE

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

Recursos Humanos Rescisão Complementar

Recursos Humanos Rescisão Complementar Recursos Humanos Rescisão Complementar 1/18 Índice 1. RESCISÃO COMPLEMENTAR... 3 2. RESCISÃO COMPLEMENTAR POR ACORDO/CONVENÇÃO/DISSIDIO... 4 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. PARÂMETROS... 4 SALÁRIOS RETROATIVOS

Leia mais

Tipos e formas de pagamento

Tipos e formas de pagamento Tipos e formas de pagamento Condições de pagamento As formas e tipos de pagamentos formarão a(s) condição(ões) de pagamento que será(ão) associada(s) às tabelas de descontos nos cadastros de cliente e/ou

Leia mais

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Como Atualizar Preço? - FS37 Tabela de Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Referência: FS37 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar o valor

Leia mais

Manual do Visual Practice

Manual do Visual Practice Manual do Visual Practice Cálculo da folha de pagamento No menu Cálculos / Folha normal / rescisão é acessada a tela onde são efetuados os cálculos da folha de pagamento. Pelo botão Cálculo de folha normal

Leia mais

Tutorial. Livro Ponto

Tutorial. Livro Ponto Tutorial Livro Ponto Sumário Docentes... 3 Docentes Ausência... 7 Docentes Consolidação de Ausências... 9 Não Docentes Cadastro de Horário... 13 Não Docentes Associação de Horário... 14 Não Docentes Folha

Leia mais

Está gerando diferença de INSS RAT entre o sistema e a SEFIP. O que pode ser?

Está gerando diferença de INSS RAT entre o sistema e a SEFIP. O que pode ser? Está gerando diferença de INSS RAT entre o sistema e a SEFIP. O que pode ser? Através desta solução, será possível identificar prováveis causas de diferença de INSS entre o sistema e a SEFIP, com relação

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Como avaliar o analítico de GPS discriminando valores de indenizado?

Como avaliar o analítico de GPS discriminando valores de indenizado? Como avaliar o analítico de GPS discriminando valores de indenizado? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar as configurações e valores da GPS quando discriminado as bases de aviso indenizado.

Leia mais

Título: Como configurar categoria Horista Variável?

Título: Como configurar categoria Horista Variável? Título: Como configurar categoria Horista Variável? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para configuração da folha com jornadas variáveis. 1 PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE,

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES Procedimento para Cálculo de Folha de Professores Através de Tabela Fixa 1º Passo: Em Cadastros\ Genéricos Eventos, devem ser criados todos os eventos de hora

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 4 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 6 4. Transferir Itens da Mesa... 9 5. Transferir Contas de uma Mesa pra Outra...

Leia mais

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte individualmente ou para vários

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO - RH 1. APRESENTAÇÃO

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO - RH 1. APRESENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Este manual contempla as informações que irão auxiliar o usuário na utilização da ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Economia para o registro eletrônico de frequência dos servidores/estagiários,

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Portal do Servidor NPD UFES

Portal do Servidor NPD UFES Portal do Servidor NPD UFES MAIO/2012 Visão Geral do novo Portal do Servidor O Portal do Servidor possui três divisões principais: (Clique sobre os itens para visualizar) 1 Funções específicas de órgãos

Leia mais

Como Emitir Vendas no PDV? FPV01. Sistema: PDV. Versão: Referência: FPV01

Como Emitir Vendas no PDV? FPV01. Sistema: PDV. Versão: Referência: FPV01 Sistema: PDV Versão: 2017.07.31 Referência: FPV01 Como funciona: É possível efetuar vendas que serão impressas em cupons fiscais através do sistema PDV, durante este processo o sistema disponibiliza diversas

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha?

Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os módulos Folha e

Leia mais

Solicitação de Serviço

Solicitação de Serviço Solicitação de Serviço Agenda Acesso ao módulo Cadastro de solicitação de serviço Tipos de serviços Pesquisa e edição de solicitação Visualização de relatório de solicitação de serviço Acesso ao Módulo

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Inovações : 1. Cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Criação de um novo formulário para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Isso se fez necessário, pois no formulário

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

TUTORIAL PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS MENSAIS

TUTORIAL PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS MENSAIS TUTORIAL PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS MENSAIS Com o objetivo de agilizar o processo do cálculo de folha de pagamento, foi implementada a opção de programar eventos no cadastro de empresas e de funcionários.

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Orçamento de Entrada. Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM.

Orçamento de Entrada. Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM. Orçamento de Entrada Procedimentos para inserir um orçamento de entrada no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Inserir um Orçamento

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

Simulador de Aposentadoria

Simulador de Aposentadoria Manual Simulador O Simulador de Aposentadoria foi desenvolvido com o intuito de auxiliar, num primeiro momento, os servidores públicos efetivos que buscam conhecer suas possibilidades de aposentadoria.

Leia mais

Manual do Sistema de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Manual do Sistema de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 SUMÁRIO Assunto Pág APRESENTAÇÃO... 2 CADASTROS Pesquisa > Cadastro de Empresas/Tomadores de Serviço... 3 Formulário > Cadastro de Empresa > Inclusão... 4 OPERACIONAL Pesquisa > Cadastro de Nota Fiscal...

Leia mais

DESONERAÇÃO FOLHA (INSS PATRONAL)

DESONERAÇÃO FOLHA (INSS PATRONAL) DESONERAÇÃO FOLHA (INSS PATRONAL) Para que o cálculo do INSS Patronal seja realizado, favor seguir os procedimentos abaixo: 1 - No Módulo de Contabilidade, deverão ser associadas as contas Operacionais

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

SUMÁRIO. JB Software Ltda Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax:

SUMÁRIO. JB Software Ltda Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax: SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CADASTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE ACORDOS, CONVENÇÕES E DISSÍDIO COLETIVOS... 1 2.1 Listagem... 1 2.2 Cadastro... 1 3. CÁLCULO DE FOLHAS NORMAIS COMPLEMENTARES... 2 3.1 Listagem...

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK.

Contratos. Clique em Novo e defina um nome para o contrato padrão. Clique em Texto, insira o texto padrão e clique em Salvar. Ao final, clique em OK. Contratos Antes de iniciar o cadastro dos contratos de venda, recomendamos cadastrar os textos padrões que farão parte deles. O texto padrão deverá selecionado no ato do cadastro do contrato (procedimento

Leia mais

Sistema de Contribuição Assistencial

Sistema de Contribuição Assistencial Sistema de Contribuição Assistencial Manual do Usuário Versão 1.5 Janeiro/2019 Sumário 1. Descrição do Sistema... 3 2. Endereço de Acesso... 3 3. Tela Inicial do Sistema... 3 4. Cadastrar Novo Usuário...

Leia mais

Sumário. Acessando a área de cadastro de taxas...2 Como cadastrar taxa nova...3 Como editar uma taxa existente...5 Como excluir uma taxa...

Sumário. Acessando a área de cadastro de taxas...2 Como cadastrar taxa nova...3 Como editar uma taxa existente...5 Como excluir uma taxa... Sumário Acessando a área de cadastro de taxas...2 Como cadastrar taxa nova...3 Como editar uma taxa existente...5 Como excluir uma taxa...7 PASSO A PASSO Cadastro de taxas - Tutorial Abaixo será descrito

Leia mais

SISTEMA GDAE - MANUAL DADOS PESSOAIS

SISTEMA GDAE - MANUAL DADOS PESSOAIS SISTEMA GDAE - MANUAL DADOS PESSOAIS NO SISTEMA GDAE DADOS PESSOAIS SERÁ POSSÍVEL: 1 INSERIR DADOS CADASTRAIS DE UM NOVO SERVIDOR; 2 ALTERAR DADOS CADASTRAIS DE UM SERVIDOR JÁ EXISTENTE NO SISTEMA; 3 CONSULTAR

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

TELA DE LOGIN O usuário deve entrar com o seu nome de login e a sua senha. Ao clicar no botão Entrar, o usuário é conduzido ao seu respectivo nível.

TELA DE LOGIN O usuário deve entrar com o seu nome de login e a sua senha. Ao clicar no botão Entrar, o usuário é conduzido ao seu respectivo nível. TELA DE LOGIN O usuário deve entrar com o seu nome de login e a sua senha. Ao clicar no botão Entrar, o usuário é conduzido ao seu respectivo nível. PARTE II NÍVEIS DO SISTEMA 1. NÍVEL ADMINISTRADOR Este

Leia mais

Tutorial. Associação de Professor na Classe

Tutorial. Associação de Professor na Classe Tutorial Associação de Professor na Classe 1 1.0 Introdução Este Tutorial tem como objetivo orientar os usuários sobre o módulo Associação de Professor na Classe da Plataforma SED Secretaria Escolar Digital.

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Emissão de guias órgãos públicos substitutos tributários

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Emissão de guias órgãos públicos substitutos tributários Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Emissão de guias órgãos públicos substitutos tributários Roteiro para emissão de guia de pagamento para contribuintes substitutos tributários órgão público. Prefeitura

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet

WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet WebSIGOM gerência de vales transportes pela Internet NOTA: Procedimentos de utilização pela empresa cliente 1. Ao acessar a página do WebSIGOM, através do Internet Explorer, preencha o campo Login. 2.

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

DIRF RAIS. Incluímos no cadastro da empresa a opção Tipo de Sistema de Controle de Ponto que estará marcada como

DIRF RAIS. Incluímos no cadastro da empresa a opção Tipo de Sistema de Controle de Ponto que estará marcada como DIRF O que é DIRF? Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte Qual é o órgão que solicita a entrega? Secretaria da Receita Federal do Brasil Quem deve declarar? Toda Fonte Pagadora - Departamento

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

ROTINA OPERACIONAL PARA LANÇAMENTO DE RESCISÃO ANTECIPADA DE CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

ROTINA OPERACIONAL PARA LANÇAMENTO DE RESCISÃO ANTECIPADA DE CONTRATO DE EXPERIÊNCIA ROTINA OPERACIONAL PARA LANÇAMENTO DE RESCISÃO ANTECIPADA DE CONTRATO DE EXPERIÊNCIA Segue os passos Operacionais para Lançamento de Rescisão antecipada de Contrato de Experiência, sendo: 1. Acessar o

Leia mais

Sistema de Contribuição Assistencial

Sistema de Contribuição Assistencial Sistema de Contribuição Assistencial Manual do Usuário Versão 1.2 Março/2018 Sumário 1. Descrição do Sistema... 3 2. Endereço de Acesso... 3 3. Tela Inicial do Sistema... 3 4. Cadastrar Novo Usuário...

Leia mais

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema)

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Essa funcionalidade o usuário poderá realizar a emissão de boletos pelo próprio site da cooperativa, para tanto, deverá preencher os campos a seguir:

Leia mais

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente;

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente; Como trabalhar com o controle de caixas? 1. Conceitos básicos O Módulo controle de caixa permite que a escola controle seu fluxo de caixa: entradas e saídas. Com ele é possível registrar as movimentações

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha?

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento?

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Através desta opção, você poderá definir os seus clientes que terão acesso ao lançamento de rubricas via

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

MANUAL: CADASTRO DE ESCALAS

MANUAL: CADASTRO DE ESCALAS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL: CADASTRO DE ESCALAS SIGRH. 4.39.2_3.3. 05 de junho de 2019. 1.Informações gerais sobre o cadastro de escalas no SIGRH O

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão

Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão CATALOGAÇÃO CONSULTA Consulta A consulta ao acervo pode ser realizada: através do botão lupa azul, presente em todas as telas do sistema no canto superior direito. Será aberta uma nova aba Catalogação

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública

Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública A Central Nacional de Indisponibilidade de Bens é um sistema que integra ordens judiciais e administrativas sobre indisponibilidade de bens. Para acessar

Leia mais

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Versão 1.0 Conteúdo Administração da Escola Cenário de Uso I Central de Vagas... 4 1. Cadastro de Vagas... 4 2. Consultar vagas cadastradas... 5 3.

Leia mais

Atualização de Cadastros de Funcionários

Atualização de Cadastros de Funcionários Atualização de Cadastros de Funcionários Atualização de Cadastros de Funcionários Agora os clientes dos escritórios contábeis, além de incluir novos funcionários, poderão realizar a atualização das informações

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6583 / 3194-6584 Lato Sensu - Coordenador Objetivo: Auxiliar o coordenador de curso

Leia mais