LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA"

Transcrição

1 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema em seguida para efetivar a atualização do banco de dados. Tal medida evita transtorno aos usuários durante o horário de expediente, visto que este processo pode ser demorado.) Cordilheira Escrita Fiscal 2.118b Efetuadas alterações que permitem a apuração de PIS/COFINS a partir dos itens da nota fiscal, necessárias para empresas com regime cumulativo e não-cumulativo simultaneamente, bem como, empresas tributadas com alíquotas diferenciadas e/ou por unidade de medida. Alterações efetuadas: 1) No cadastro do estabelecimento, em Parâmetros/ Escrita Fiscal/ PIS/COFINS, criadas novas opções: a) Criada a opção Tributação por alíquota diferenciada e/ou unidade de medida : Deve ser marcada esta opção, somente se a empresa possuir produtos com tributação especial de PIS/COFINS, ou seja, produtos cujo CST seja 2- Operação tributável com alíquota diferenciada ou 3- Operação tributável por unidade de medida de produto. Com esta opção marcada, obrigatoriamente a forma de apuração será pelos valores lançados nos itens da nota fiscal. b) No quadro Regime, habilitada a opção Cumulativo e não-cumulativo : Para as empresas do regime não-cumulativo que possuem também receitas excluídas deste regime. Com esta opção marcada, obrigatoriamente a forma de apuração será pelos valores lançados nos itens da nota fiscal. c) No quadro Opção para Cálculo, habilitada a opção Pelos valores lançados nos itens da nota fiscal : Nesta opção, o cálculo de PIS e COFINS será efetuado utilizando diretamente o valor dos tributos informados nos itens da nota fiscal. Figura: Lançamento de item na nota fiscal Esta opção será necessária quando a empresa possui tributação por alíquota diferenciada e/ou unidade de medida ou está no regime cumulativo e não-cumulativo simultaneamente, pois o valor dos tributos será variado, não sendo possível a simples aplicação da alíquota sobre a base total da nota, que é o caso da opção Pelo total das bases de cálculo da nota fiscal, adotada até então no sistema.

2 Figura: Lançamento de bases na nota fiscal IMPORTANTE: A opção de calcular pelo total das bases de cálculo da nota fiscal continuará sendo utilizada normalmente, quando a empresa não possuir situações diferenciadas. Inclusive, orientamos que esta seja a opção neste caso, pois no cálculo pelos itens a complexidade é maior, o que torna o processo de apuração mais lento. No lançamento das notas, o sistema foi alterado para recalcular a base de PIS e COFINS a partir dos valores dos itens e com isso, a base total ficará correta, conforme o CST de cada item. d) Criado o quadro Cálculo da Base para Crédito, que será habilitado somente se não-cumulativo ou cumulativo e não-cumulativo simultaneamente. As opções deste quadro serão consideradas no lançamento (manual ou importação) de notas de entrada. São opções que influenciam na composição da base de cálculo para crédito de PIS/COFINS: Soma ICMS ST: Com esta opção marcada, ao lançar os itens da nota de entrada, na composição da base de PIS/COFINS será somado o valor do ICMS ST ao valor da mercadoria. Soma IPI: Com esta opção marcada, ao lançar os itens da nota de entrada, na composição da base de PIS/COFINS será somado o valor do IPI ao valor da mercadoria. OBS.: Podem ser marcadas ambas opções e, neste caso, será somado valor de ICMS ST e de IPI ao valor da mercadoria. e) No quadro Alíquotas de Contribuição, criados campos específicos para informar as alíquotas de PIS e COFINS para regimes não-cumulativo e cumulativo. Os campos serão habilitados conforme a opção do Regime de tributação. Se o regime for cumulativo e não-cumulativo simultaneamente, devem ser informadas as alíquotas para ambos regimes.

3 Marcando estas opções, automaticamente é marcada a opção de cálculo pelos valores lançados nos itens da nota fiscal e o quadro Opção para Cálculo é desabilitado. Estas opções serão habilitadas somente para regime Nãocumulativo e Cumulativo e não-cumulativo. 2) No cadastro do estabelecimento, em Parâmetros/ Escrita Fiscal, alteradas algumas abas e alguns campos para que sejam habilitados somente para o estabelecimento matriz, por tratarem-se de dados únicos para a empresa. Os dados destes campos serão informados apenas na matriz e automaticamente replicados para os demais estabelecimentos. Os campos e abas são: Na aba Tributação/ Geral, os campos Tributação e Qualificação Na aba Tributação/ Geral, o quadro Apuração de Tributos Federais, habilitado somente para Lucro Presumido Aba Tributação/ Retenção de Tributos Aba Tributação/ PIS/COFINS Aba Tributação/ CSLL/IRPJ 3) No lançamento de nota fiscal, entrada e saída, criados e alterados campos, bem como, criadas e alteradas regras de cálculo: a) Na aba Nota, abaixo do valor contábil, criados novos campos que serão utilizados durante o lançamento, para composição das bases de cálculo dos tributos, inclusive para cálculo de rateio de frete, despesas e seguro. Também, serão utilizados para a composição do desconto global, informado na aba Complemento: Novos campos: Valor do ICMS ST; Total de descontos; Frete; Despesas; Seguro e Total dos Produtos.

4 Informar neste campo o valor total de descontos da nota fiscal. Desconto por item e/ou desconto global da nota. Campo preenchido automaticamente com o valor dos produtos, que será: (valor contábil serviço IPI ICMS ST + descontos frete despesas seguro) OBSERVAÇÃO: Os campos Frete, Despesas, Seguro e Mercadorias foram movidos da aba Complemento para a aba Nota. IMPORTANTE: A mudança de posição destes campos e a criação dos demais, foi necessária pois estes valores precisam ser informados na nota antes dos itens, já que serão utilizados durante o lançamento dos itens e no botão Calcular Bases, para a composição das bases de cálculo de PIS, COFINS, CSLL e IRPJ. b) Na aba Itens, para identificar o valor dos descontos dos itens, além do Valor total dos Itens, criados os campos: Descontos dos itens: apresenta a soma do valor de desconto informado em todos os itens; Valor líquido dos itens: apresenta a soma do valor líquido de todos os itens, que corresponde ao valor total dos itens menos o desconto dos itens. Esta opção foi movida para esta posição da tela, para facilitar a digitação.

5 c) Na aba Itens, alterado para calcular automaticamente a base de PIS e COFINS, conforme os valores informados nos itens, efetuando o rateio dos valores complementares (frete, despesas, seguro e desconto global), utilizando a seguinte regra: Para nota de entrada, CST 50 a 67, a base de PIS/COFINS será: (Valor total do item - desconto do item + IPI 1 + ICMS ST 1 + rateio de valores complementares 2 ) Para nota de saída, CST 01, a base de PIS/COFINS será: (Valor total do item - desconto do item + rateio de valores complementares 2 ) OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 1 Para notas de entrada, na base de PIS/COFINS de cada item pode ser somado o valor de IPI e/ou de ICMS ST, se estiver parametrizado no cadastro do estabelecimento que utiliza estes valores na composição da base de crédito de PIS/COFINS. 2 Para notas de entrada e de saída, se a nota tiver valores complementares referentes a frete, despesas acessórias e/ou seguro, no lançamento de cada item estes valores serão rateados na base de PIS/COFINS. Cálculo do rateio: ((frete + despesas + seguro) / (valor total dos itens - desconto do item)) * (valor do item desconto do item)). Mas ATENÇÃO: este cálculo não é definitivo, pois se houver desconto nos itens e/ou desconto global, o rateio precisa ser refeito levando em consideração todos os itens lançados. Este recálculo será efetuado no botão Calcular Bases. 2 Para notas de entrada e de saída, ao clicar no botão Calcular Bases, o sistema calcula o valor do desconto global: (valor total de descontos - somatório de desconto de todos os itens), lançando-o na aba Complemento. Identificando que a nota possui desconto global, frete, despesas acessórias e/ou seguro, o sistema emite um alerta perguntando se o usuário deseja recalcular a base de PIS/COFINS efetuando o rateio do desconto global entre os itens, bem como, ajustando o rateio já efetuado anteriormente, considerando todos os itens lançados. Recálculo do rateio: ((frete + despesas + seguro - desconto global) / valor líquido dos itens) * (valor do item desconto do item)). Exemplo de cálculo da base de PIS/COFINS, para nota de saída com dois itens, com frete e desconto:

6 Rateio de valores complementares: item 1 ((frete + despesas + seguro) / (valor total dos itens desconto do item)) * (valor do item desconto do item)) ((3.000,00) / (28.200,00 800,00)) * (15.000,00 800,00)) ((3.000,00 / ,00) * ,00) (0, * ,00) 1.554,74 Base de cálculo de PIS/COFINS (valor total do item desconto do item + rateio de valores complementares) (15.000,00 800, ,74) ,74 Rateio de valores complementares: item 2 ((frete + despesas + seguro) / (valor total dos itens desconto do item)) * (valor do item desconto do item)) ((3.000,00) / (28.200,00 200,00)) * (13.200,00 200,00)) ((3.000,00 / ,00) * ,00) (0, * ,00) 1.392,86 Base de cálculo de PIS/COFINS (valor total do item desconto do item + rateio de valores complementares) (13.200,00 200, ,86) ,86

7 Observe que na aba Notas, foi informado um valor total de desconto de 1.200,00 e nos itens, foi informado um total de 1.000,00 de desconto. Com isso, percebe-se que a nota possui um desconto global de 200,00. Ao clicar em Calcular Bases, o sistema calcula o valor deste desconto global, lançando-o na aba Complemento. Como a nota possui valor complementar (frete) e desconto, o sistema pergunta se deseja recalcular as bases de PIS/COFINS considerando todos os itens e também, o desconto global. Se clicar em Sim na mensagem, é efetuado o recálculo das bases: Recálculo do rateio de valores complementares: item 1 ((frete + despesas + seguro desconto global) / valor líquido dos itens) * (valor do item desconto do item)) ((3.000,00-200,00) / ,00) * (15.000,00 800,00)) (2.800,00 / ,00) * ,00) (0, * ,00) 1.461,76 Base de cálculo de PIS/COFINS (valor total do item desconto do item + rateio de valores complementares) (15.000,00 800, ,76) ,76 Recálculo do rateio de valores complementares: item 2 ((frete + despesas + seguro desconto global) / valor líquido dos itens) * (valor do item desconto do item)) ((3.000,00-200,00) / ,00) * ( ,00)) (2.800,00 / ,00) * ,00) (0, * ,00) 1.338,24 Base de cálculo de PIS/COFINS (valor total do item desconto do item + rateio de valores complementares) (13.200,00 200, ,23) ,24 d) Na aba Bases, alterado para recompor as bases de PIS e COFINS a partir dos itens da nota, quando utilizada a opção Calcular Bases da aba Itens. No decorrer do lançamento dos dados nas abas Nota e Bases, o sistema já vai calculando as bases destes tributos, considerando a incidência do CFOP principal, informado na aba Nota, através do seguinte cálculo: (Valor contábil - IPI - ICMS ST).

8 Porém, há casos em que a mesma nota possui itens com CST tributável e itens com CST não tributável, na saída, bem como itens com CST que gera crédito e itens com CST que não gera crédito, na entrada. Assim, ao Calcular Bases a partir dos itens, o sistema recalcula as bases de PIS e COFINS somando a base informada nos itens com CST 01 para saídas e CST 50 a 67, para entradas. Se a nota tiver valor de serviço, para composição da base de PIS e COFINS será verificado o CST do item de serviço. Serão considerados somente os itens de serviço com CST 01 para saídas e CST 50 a 67 para entradas. No exemplo de nota acima, a base de PIS e COFINS seria: , ,24 = ,00 e) Na aba Bases, alterado para recompor as bases de CSLL e IRPJ a partir dos itens da nota, quando utilizada a opção Calcular Bases da aba itens. No decorrer do lançamento dos dados nas abas Nota e Bases, o sistema já vai calculando as bases destes tributos, considerando a incidência do CFOP principal, informado na aba Nota, através do seguinte cálculo: ((Valor contábil - IPI - ICMS ST) * alíquota da base informada no cadastro do estabelecimento). Porém, há casos em que a mesma nota possui itens com CFOP com incidência e itens com CFOP sem incidência. Assim, ao Calcular Bases a partir dos itens, o sistema recalcula as bases de CSLL e as Receitas/Base de IRPJ considerando os valores dos itens. Para CSLL, efetua o seguinte cálculo: ((((Somatório do valor total dos itens - desconto dos itens) + (frete/despesas/seguro rateados) - (desconto global rateado)) X percentual de base de CSLL sobre mercadorias) + (valor do serviço X percentual de base de CSLL sobre serviço)) Utilizando a mesmo exemplo de nota acima, mas apenas o item 1 tendo CFOP com incidência, ficará: Valor antes do cálculo das bases pelos Valor depois do cálculo das bases pelos Base de cálculo de CSLL ((((somatório do valor total dos itens desconto dos itens) + (frete/despesas/seguro/desconto global rateados)) X (% de base de CSLL sobre mercadorias)) + (valor do serviço X (% de base de CSLL sobre serviço))) (((15.000,00-800,00) ,76) * 8%) + 0) (((14.200, ,76) * 8%) + 0) ((15.661,76 * 8%) + 0) 1.252,94 Para as Receitas de IRPJ, efetua o seguinte cálculo: ((Somatório do valor total dos itens - desconto dos itens) + (frete/despesas/seguro rateados) - (desconto global rateado)). Sobre estas receitas, calcula a base de IRPJ, aplicando o percentual de base.

9 Valores antes do cálculo das bases pelos Valores depois do cálculo das bases Receita de IRPJ ((((somatório do valor total dos itens desconto dos itens) + (frete/despesas/seguro/desconto global rateados)) (((15.000,00-800,00) ,76) * 8%) + 0) (((14.200, ,76) * 8%) + 0) ,76 Base de IRPJ (Valor da receita * percentual de base) (15.661,76 * 8%) 1.252,94 OBSERVAÇÃO: Para cálculo do rateio, tanto para CSLL quanto para IRPJ, utiliza a mesma regra do PIS/COFINS: (((frete + despesas + seguro - desconto global) / valor líquido dos itens) * (valor do item desconto do item)). 4) Nas rotinas de importação de notas fiscais, alterado para aplicar as mesmas regras ao calcular as bases de PIS, COFINS, CSLL e IRPJ, conforme segue: a) Notas de Entrada: Para a rotina de importação pelo layout EBS (arquivo gerado por software de terceiros), os valores do próprio arquivo serão considerados como base de cálculo dos itens, sem efetuar nenhum tipo de cálculo. Somente as bases totais (aba Bases) serão calculadas, caso a opção de cálculo de bases no arquivo esteja como 1 (registro 0 posição 28 a 28). Para todas as demais rotinas de importação (XML, DANFE, Sintegra, SPED, etc), sempre será efetuado o cálculo das bases nos itens, considerando as opções de formação de base do cadastro do estabelecimento, bem como rateio de valores complementares. Será também efetuado o cálculo das bases totais (aba Bases). b) Notas de Saída: Para todas as rotinas de importação (inclusive pelo layout EBS), os valores do próprio arquivo serão considerados como base de cálculo dos itens, sem efetuar nenhum tipo de cálculo, desde que todos os CST de PIS/COFINS sejam válidos (01 a 49). Caso o CST seja inválido, será efetuado o cálculo da base, inclusive em relação ao rateio de valores complementares. As bases totais (aba Bases) serão calculadas, caso a opção de cálculo de bases no arquivo estiver como 1 (registro 0 posição 28 a 28). 5) Em utilitários\ Alteração de CST de PIS/COFINS dos Lançamentos, alterado para considerar as opção de cálculo para base do crédito, do cadastro da empresa: Soma ICMS ST Soma IPI

10 Alterado também para que no cálculo efetue o rateio dos valores complementares, bem como, recalcule as bases totais de PIS, COFONS, CSLL e IRPJ, seguindo as mesmas regras da tela de lançamento. 6) Em Cadastros\ Genéricos\ Bases Extras Tributáveis/Valores Extras Tributados, o quadro Regime de Tributação com as opções Cumulativo e Não-Cumulativo, ficará disponível apenas se nos parâmetros do estabelecimento estiver marcado que a empresa está em ambos regimes simultaneamente e se o CST de saída de PIS/COFINS for igual a 01. Neste caso, deve-se determinar com qual alíquota será tributado àquela base/valor. 7) Em Cadastros\ Produtos\ Cadastro de Produtos, o quadro Regime de Tributação com as opções Cumulativo e Não-Cumulativo, ficará disponível apenas se nos parâmetros do estabelecimento estiver marcado que a empresa está em ambos regimes simultaneamente e se o CST de saída de PIS/COFINS for igual a 01. Neste caso, deve-se determinar com qual alíquota será tributado aquele produto. 8) Em Cadastros\ Prestação de Serviços\ Itens de Serviço, o quadro Regime de Tributação com as opções Cumulativo e Não-Cumulativo, ficará disponível apenas se nos parâmetros do estabelecimento estiver marcado que a empresa está em ambos regimes simultaneamente e se o CST de saída de PIS/COFINS for igual a 01. Neste caso, deve-se determinar com qual alíquota será tributado aquele serviço. 9) Em Tributos\ Apuração Mensal, alterado para considerar a opção de cálculo Pelos valores lançados nos itens da nota fiscal. Nesta apuração, para os tributos PIS e COFINS, buscará os valores lançados nos Itens das notas fiscais, saída e entrada, nos mesmos moldes utilizados pelo programa validador da EFD Contribuições, ao invés de aplicar as alíquotas sobre a base de cálculo das notas. Para mostrar os valores utilizados na apuração, a memória de cálculo terá dois blocos de informação: 1) DEMONSTRATIVO DO CORDILHEIRA e 2) DEMONSTRATIVO DO PVA. No Demonstrativo do Cordilheira os dados serão agrupados por CFOP (saídas e entradas) e por outros débitos/créditos, além da opção de listar as retenções. Basicamente a mesma estrutura da memória de cálculo já emitida, porém considerando os valores informados nos itens das notas fiscais.

11 No Demonstrativo do PVA, os dados serão apresentados em uma estrutura mais detalhada, seguindo os relatórios e registros do próprio validador EFD Contribuições, facilitando assim a conferência e identificação dos valores, principalmente em relação aos créditos. Este demonstrativo é dividido em diversos blocos: Consolidação das Operações por CST Neste bloco são apresentados os valores de saída e de entrada, agrupado por Código de Situação Tributária. Estes dados correspondem ao relatório Registros Fiscais - Consolidação das Operações por CST, do PVA. Rateio dos Créditos Comuns

12 Neste bloco são apresentadas as receitas brutas para fins de rateio de créditos comuns (CST s 53, 54, 55, 56, 63, 64, 65 e 66), separando entre não-cumulativa (tributada e não tributada no mercado interno e exportação) e cumulativa. Nas imagens acima, observe que temos um total de receitas de 9.400,00, sendo ela divida em não-cumulativa tributada no mercado interno, de 9.100,00 e em cumulativa, de 300,00. Estes dados correspondem ao registro 0111 do PVA. Demonstração dos Créditos Apurados no Período Neste bloco são apresentados os créditos apurados no período, rateados com a receita bruta nãocumulativa, separados por Tipo de Crédito (ver tabela). Estes dados correspondem ao relatório Demonstração dos Créditos Apurados no Período, do PVA. No exemplo das imagens, temos: Total de crédito: 2.000,00 Total de receita bruta: 9.400,00 Receita bruta não-cumulativa tributada no mercado interno: 9.100,00 Na formação da base de cálculo para aproveitamento dos créditos, será considerado somente o valor correspondente a proporção da receita bruta não-cumulativa, através do seguinte cálculo: ((total de crédito / receita bruta total) * receita bruta não-cumulativa) ((2.000,00 / 9.400,00)*9.100,00) = 1.936,17

13 Tabela de tipo de crédito (4.3.6) Código Descrição CÓDIGOS VINCULADOS À RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO Grupo Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Alíquota Básica 102 Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Alíquotas Diferenciadas 103 Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Alíquota por Unidade de Produto 104 Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Estoque de Abertura 105 Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Aquisição Embalagens para revenda 106 Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Presumido da Agroindústria 108 Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Importação 109 Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Atividade Imobiliária 199 Crédito vinculado à receita tributada no mercado interno Outros CÓDIGOS VINCULADOS À RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO Grupo Crédito vinculado à receita não tributada no mercado interno Alíquota Básica 202 Crédito vinculado à receita não tributada no mercado interno Alíquotas Diferenciadas 203 Crédito vinculado à receita não tributada no mercado interno Alíquota por Unidade de Produto 204 Crédito vinculado à receita não tributada no mercado interno Estoque de Abertura 205 Crédito vinculado à receita não tributada no mercado interno Aquisição Embalagens para revenda 206 Crédito vinculado à receita não tributada no mercado interno Presumido da Agroindústria 208 Crédito vinculado à receita não tributada no mercado interno Importação 299 Crédito vinculado à receita não tributada no mercado interno Outros CÓDIGOS VINCULADOS À RECEITA DE EXPORTAÇÃO Grupo Crédito vinculado à receita de exportação Alíquota Básica 302 Crédito vinculado à receita de exportação Alíquotas Diferenciadas 303 Crédito vinculado à receita de exportação Alíquota por Unidade de Produto 304 Crédito vinculado à receita de exportação Estoque de Abertura 305 Crédito vinculado à receita de exportação Aquisição Embalagens para revenda 306 Crédito vinculado à receita de exportação Presumido da Agroindústria 308 Crédito vinculado à receita de exportação Importação 399 Crédito vinculado à receita de exportação Outros Detalhamento da Base de Cálculo do Crédito Neste bloco são apresentados os créditos apurados no período separados por Tipo de Base de Crédito. Este tipo varia em função do CFOP das notas de entrada ou do próprio código da natureza do crédito, nos casos de base/valor extra. Conforme consta na imagem do Demonstrativo no Cordilheira, o crédito corresponde a nota fiscal cujo CFOP é Desta forma, a base do crédito será classificada no tipo 02- Aquisição de bens utilizados como insumo.

14 Estes dados correspondem ao relatório Demonstração dos Créditos Apurados no Período, do PVA. Código 01 Aquisição de bens para revenda 02 Aquisição de bens utilizados como insumo 03 Aquisição de serviços utilizados como insumo Tabela de base de cálculo do crédito (4.3.7) 04 Energia elétrica e térmica, inclusive sob a forma de vapor 05 Aluguéis de prédios 06 Aluguéis de máquinas e equipamentos Descrição 07 Armazenagem de mercadoria e frete na operação de venda 08 Contraprestações de arrendamento mercantil Máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado (crédito sobre encargos de depreciação). Máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado (crédito com base no valor de aquisição). 11 Amortização e Depreciação de edificações e benfeitorias em imóveis 12 Devolução de Vendas Sujeitas à Incidência Não-Cumulativa 13 Outras Operações com Direito a Crédito 14 Atividade de Transporte de Cargas Subcontratação 15 Atividade Imobiliária Custo Incorrido de Unidade Imobiliária 16 Atividade Imobiliária Custo Orçado de unidade não concluída 17 Atividade de Prestação de Serviços de Limpeza, Conservação e Manutenção vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, fardamento ou uniforme. 18 Estoque de abertura de bens Contribuição Social Apurada Neste bloco são apresentados os valores a recolher por tipo de contribuição. Estes dados correspondem ao relatório Consolidação da Contribuição do Período, do PVA.

15 Tabela código de contribuição social apurada (4.3.5) Código Descrição 01 Contribuição não-cumulativa apurada a alíquota básica 02 Contribuição não-cumulativa apurada a alíquotas diferenciadas 03 Contribuição não-cumulativa apurada a alíquota por unidade de medida de produto 04 Contribuição não-cumulativa apurada a alíquota básica Atividade Imobiliária 31 Contribuição apurada por substituição tributária 32 Contribuição apurada por substituição tributária Vendas à Zona Franca de Manaus 51 Contribuição cumulativa apurada a alíquota básica 52 Contribuição cumulativa apurada a alíquotas diferenciadas 53 Contribuição cumulativa apurada a alíquota por unidade de medida de produto 54 Contribuição cumulativa apurada a alíquota básica Atividade Imobiliária 70 Contribuição apurada da Atividade Imobiliária - RET 71 Contribuição apurada de SCP Incidência Não Cumulativa 72 Contribuição apurada de SCP Incidência Cumulativa 99 Contribuição para o PIS/Pasep Folha de Salários Resultado da Apuração

16 Neste bloco são apresentados os valores finais da apuração. Estes dados correspondem ao relatório Consolidação da Contribuição do Período, do PVA.

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED OUT/2010 REGIME NÃO-CUMULATIVO REGIME CUMULATIVO TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA VENDAS COM SUSPENSÃO VENDAS A ALÍQUOTA ZERO VENDAS COM ISENÇÃO

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins Sistema Público de Escrituração Digital ARRECADAÇÃO FEDERAL 2008 Imposto de Renda Pessoa Jurídica (SPED - ECD): 72 Bilhões PJ Não Financeiras 12 Bilhões

Leia mais

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Cordilheira Escrita Fiscal 2.174A Liberação de Atualização Criadas rotinas para possibilitar a parametrização da apuração automática do diferencial de alíquota, antecipação parcial do ICMS, e antecipação

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA ESCRITA FISCAL CEF 2.90A Efetuadas alterações nos lançamentos de entradas e saídas, para permitir a informação da

Leia mais

IMPORTAÇÃO DO MOVIMENTO DE ENTRADAS (Padrão TXT)

IMPORTAÇÃO DO MOVIMENTO DE ENTRADAS (Padrão TXT) CONFIGURAÇÃO DO ARQUIVO TXT IMPORTAÇÃO DO MOVIMENTO DE ENTRADAS (Padrão TXT) O arquivo TXT deverá ser gerado da seguinte forma: Um registro por linha Campos separados por vírgulas Campos Alfanuméricos

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema em seguida

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

Importação de NF-e (Entrada)

Importação de NF-e (Entrada) Importação de NF-e (Entrada) Procedimentos para Importar Nota Fiscal de Entrada por XML A importação de notas de entrada pode ser efetuada através do arquivo XML referente a uma nota de saída do fornecedor,

Leia mais

Como calcular o rateio proporcional de crédito de PIS e COFINS, com base na receita bruta, para as empresas com incidência mista?

Como calcular o rateio proporcional de crédito de PIS e COFINS, com base na receita bruta, para as empresas com incidência mista? Como calcular o rateio proporcional de crédito de PIS e COFINS, com base na receita bruta, para as empresas com incidência mista? Por meio desta solução, será demonstrado o cálculo de crédito sujeito a

Leia mais

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial 1 SPED PIS/Cofins Conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 (D.O.U. 7.7.2010), que institui a Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins - EFD-PIS/Cofins (Alterada pela

Leia mais

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos.

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. A rotina de controle de retenções passará a ser efetuada a partir da competência 10/2012, para as empresas tributadas pelo

Leia mais

Mapeando o SPED PIS/COFINS

Mapeando o SPED PIS/COFINS Mapeando o SPED PIS/COFINS 1 SPED PIS/COFINS Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 2 BLOCO DESCRIÇÃO QTDE REGISTROS 0 Abertura, Identificação e Referências 16 A Documentos Fiscais - Serviços

Leia mais

Considerações na Proposta Técnica

Considerações na Proposta Técnica Considerações na Proposta Técnica CRUZAMENTOS: 1-ECD x DIPJ No módulo de Cruzamento envolvendo arquivos ECD X DIPJ, o sistema IOB Auditor Eletrônico SPED trabalha na composição das fichas da DIPJ extraindo

Leia mais

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções?

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Para realizar a importação dessas informações diretamente dos lançamentos já efetuados, acesse o módulo em Arquivo > Movimento

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital EFD - PIS/COFINS. Florianópolis/SC, novembro de 2011

Escrituração Fiscal Digital EFD - PIS/COFINS. Florianópolis/SC, novembro de 2011 Escrituração Fiscal Digital EFD - PIS/COFINS Florianópolis/SC, novembro de 2011 CONFIGURAÇÕES DA ESCRITURAÇÃO DIGITAL: SPED NF-e [2008] SPED Contábil [2008] SPED Fiscal (ICMS) [2009] SPED Fiscal (FCONT)

Leia mais

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL VITÓRIA 2016 SUMÁRIO CADASTROS GERAIS... 3 Cadastro de Empresas... 3 Cadastro de Autônomos e Sócios... 6 Cadastro de Participantes... 7 Cadastro de Itens (Produtos)...

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Escrituração Contábil Fiscal - ECF EMPRESAS LUCRO REAL As empresas que são tributadas pelo Lucro Real, pagam o IRPJ e a CSLL com base no lucro obtido em sua contabilidade, ajustado de receitas e despesas que não devem ser consideradas,

Leia mais

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF.

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF. Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Entrada de NF Um dos pontos importantes para que a geração do SPED seja feita de forma correta é necessário que façamos as entradas

Leia mais

SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL?

SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL? SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Lucro Presumido. 1 IMPORTAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO CONTABIL

MANUAL DE INTEGRAÇÃO CONTABIL MANUAL DE INTEGRAÇÃO G5 X CONTABIL INTEGRAÇÃO DO G5 PHOENIX PARA O CONTÁBIL PHOENIX Essa funcionalidade integra as informações digitadas no G5 Phoenix para o Contábil Phoenix, fornecendo ao usuário um

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 22 - Data 4 de março de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP CRÉDITOS PARA DESCONTO DO PIS/PASEP. NÃO-CUMULATIVIDADE.

Leia mais

MASTERSAF SMART SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS

MASTERSAF SMART SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 GERAÇÃO DO ARQUIVO... 3 RELATÓRIO... 4 RESUMO DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM CADA RELATÓRIO DEFINIDO

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS

ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS SUMÁRIO Introdução... 1 Roteiro Operacional... 1 Processo Apuração... 1 Contribuição Retida na Fonte F600... 1 Receitas Isentas M400/M800...

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal Crédito de 17/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Parecer do Setor Fiscal do Cliente... 5 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Base de Cálculo - Débito... 6 3.2 Dedução

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Fabio Rodrigues Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS?

Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS? Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no

Leia mais

Cadastro de Operação e CFOP

Cadastro de Operação e CFOP Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 1 / 11 Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 2 / 11 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Conteúdo... 4 Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 3 / 11 2. Revisão Revisão Data

Leia mais

Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL

Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL Através deste documento reproduzimos um manual básico e prático no que tange a todo o módulo tributário do Linx Farma BIG para empresas que

Leia mais

Geração Arquivo Sped Fiscal

Geração Arquivo Sped Fiscal Luciane D. Velasques 09/11/2016 1/17 Geração Arquivo Sped Fiscal Sumário 1. Introdução:... 2 2. Importação das notas para os Livros Fiscais:... 2 3. Apuração do ICMS... 4 4. Geração do Arquivo Sped...

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA GERENCIADOR DE SISTEMAS - 2.48A 1 - Alterada a rotina de Backup do Sistema, em Utilitários, para que seja possível

Leia mais

CÁLCULO DO INVENTÁRIO NO ATHENAS3000

CÁLCULO DO INVENTÁRIO NO ATHENAS3000 CÁLCULO DO INVENTÁRIO NO ATHENAS3000 Revisado 12/2015 1 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Antes de mostrar como é calculado o inventário no sistema Athenas3000, deve ser levando em conta algumas considerações. Leia

Leia mais

ITENS DA NOTA FISCAL - DETALHE COMPUTAR V

ITENS DA NOTA FISCAL - DETALHE COMPUTAR V itens. Quando emitimos uma nota fiscal, na aba Produtos e Serviços é possível realizar alterações individuais em cada um dos [1] Durante a emissão ou alteração de uma nota fiscal (Menu Vendas Emissão de

Leia mais

DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais

DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais Versão 11 Data da publicação : 02/02/13 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Chamado : TDOCIZ

Leia mais

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas 2018/09/15 21:06 1/9 Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Elenco de Contas 1 ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO UNIDADES DE MEDIDA E FATORES DE CONVERSÃO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO UNIDADES DE MEDIDA E FATORES DE CONVERSÃO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO UNIDADES DE MEDIDA E FATORES DE CONVERSÃO Efetuadas alterações no Cordilheira Escrita Fiscal, para que seja possível cadastrar as unidades de medida dos itens, bem como os fatores

Leia mais

Controle do Ativo Imobilizado

Controle do Ativo Imobilizado Controle do Ativo Imobilizado Introdução O conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa constitui o Ativo Imobilizado da mesma. Também fazem parte do imobilizado os custos

Leia mais

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS ATUALIZADA EM: 15/08/2011 ÍNDICE 1. CONFIGURAÇÃO NATUREZAS DE OPERAÇÕES... 1 1.1. Naturezas de Operações (compras)... 3 1.2.

Leia mais

Código de Situação Tributária

Código de Situação Tributária Código de Situação O código da situação tributária será composto de três dígitos, onde o 1 dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS,

Leia mais

Elaborado por: Leandra Eckert Gerente de Produto JB Cepil e JB Imobiliário. Página 1 de 18

Elaborado por: Leandra Eckert Gerente de Produto JB Cepil e JB Imobiliário. Página 1 de 18 Elaborado por: Leandra Eckert Gerente de Produto JB Cepil e JB Imobiliário Página 1 de 18 Estabelecemos abaixo um roteiro para cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta, com os passos

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos,

Leia mais

TUTORIAL Lucro Real BLOCO K

TUTORIAL Lucro Real BLOCO K TUTORIAL Lucro Real BLOCO K ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) Para gerar o Bloco K e seus registros automaticamente, primeiro é necessário verificar a qualificação da pessoa jurídica que está selecionada

Leia mais

1 - ESCOLHA: FIXA A MARGEM OU FIXA O PREÇO DE VENDA

1 - ESCOLHA: FIXA A MARGEM OU FIXA O PREÇO DE VENDA PREÇOS DE CUSTO / MARGENS / PREÇO DE VENDA Questão: Atualização do Preço de Custo / Margem / Preço de Venda quando é importado o arquivo XML de uma Nota Fiscal do Fornecedor. Alguns clientes optam em NÃO

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO DIPJ 2011 O Cordilheira Sistema Contábil possibilita, mediante prévia parametrização, a geração de arquivos para serem importados pelo programa validador da DIPJ, fornecido

Leia mais

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP...

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 1.1 O PIS/PASEP no Sistema Tributário Nacional... 1 1.2 Perspectivas para o futuro do PIS/PASEP... 5 1.3 Arrecadação e relevância de PIS e COFINS

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização TRATAMENTO NO SISTEMA FISCAL DIFAL/FCP A Emenda Constitucional nº 87/2015, regulamentada pelo Convênio ICMS nº 93/2015 instituiu a cobrança do Diferencial de Alíquota e Fundo de

Leia mais

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP Fone: (51) Vendas: (51)

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP Fone: (51) Vendas: (51) SPED PIS/COFINS O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) PIS/COFINS é um módulo opcional que está habilitado para funcionar com a versão 7 do Oryon. A licença é habilitada pelo número de série

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

Manual do Sped Contribuições.

Manual do Sped Contribuições. Manual do Sped Contribuições. Copyright 2011. Todos os direitos reservados. Control Informática. Retaguarda e Parametrização Implementação, parâmetros, configuração e preparação de ambiente 2 Índice Capítulo

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Altera a Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de novembro de 2002, que dispõe sobre o PIS/Pasep e a Cofins. O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL, no

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2016 PIS (PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL) COFINS (CONTRIBUIÇÃO PARA FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL) REGIME CUMULATIVO E NÃO-CUMULATIVO Para iniciar o estudo

Leia mais

O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro:

O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro: Registros DIME-SC O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro: Tipo Descrição Quadro Sispetro Observações 20 Dados do contabilista

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 QUANDO O GOVERNO É HONESTO, O PAÍS TEM SEGURANÇA; MAS, QUANDO O GOVERNO COBRA IMPOSTOS DEMAIS, A NAÇÃO ACABA EM DESGRAÇA Provérbios, 29:4

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação?

Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação? Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência]; 1.3 Na guia GERAL,

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Pós Graduação em Gestão Tributária e Contabilidade Digital. Prof. André Gomes

Pós Graduação em Gestão Tributária e Contabilidade Digital. Prof. André Gomes Pós Graduação em Gestão Tributária e Contabilidade Digital Prof. André Gomes 1 Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos Benjamin Franklin 2 Tributos sobre operações com produtos,mercadorias

Leia mais

DACON - Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Relatório e Arquivo Magnético)

DACON - Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Relatório e Arquivo Magnético) DACON - Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Relatório e Arquivo Magnético) Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais versão 10 Data da criação : 05/01/09 Data da revisão : 22/08/11 País(es)

Leia mais

SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil

SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil Bloco 0 Abertura do arquivo Operações de serviços Bloco A Operações de CTRC e outros serviços com ICMS Apuração dos valores dos impostos Fechamento do arquivo

Leia mais

GUIA PARA PREENCHIMENTO DOS REGISTROS M205 E M605 DA EFD-CONTRIBUIÇÕES

GUIA PARA PREENCHIMENTO DOS REGISTROS M205 E M605 DA EFD-CONTRIBUIÇÕES GUIA PARA PREENCHIMENTO DOS REGISTROS M205 E M605 DA EFD-CONTRIBUIÇÕES A partir abril de 2014 passa a ser exigido pelo EFD Contribuições o preenchimento dos registros M205 e M605, referentes ao detalhamento

Leia mais

Fábio Figueiredo Supervisor. Suporte

Fábio Figueiredo Supervisor. Suporte Olá! Bem Vindo! Fábio Figueiredo Supervisor Suporte Fabio.figueiredo@grupopc.com.br Agenda do dia: Custos e precificação Importação do XML na entrada de mercadoria Entendendo a precificação de Produtos

Leia mais

Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = , , , ,00

Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = , , , ,00 p. 86 Teoria Patrimonialista: Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = 13.400,00 + 2.400,00 + 10.500,00 + 5.300,00 = = 31.600,00 Gabarito: B Teoria Patrimonialista: Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo,

Leia mais

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação?

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção DEFINIÇÕES, no quadro

Leia mais

Relação de Ajustes e Alterações ao Leiaute da EFD-PIS/Cofins na versão 1.01 do Anexo Único do ADE Cofis nº 34, 28 de outubro de 2010.

Relação de Ajustes e Alterações ao Leiaute da EFD-PIS/Cofins na versão 1.01 do Anexo Único do ADE Cofis nº 34, 28 de outubro de 2010. Anexo Único do ADE Cofis nº 37 /2010 Relação de Ajustes e Alterações ao Leiaute da EFD-PIS/Cofins na versão 1.01 do Anexo Único do ADE Cofis nº 34, 28 de outubro de 2010. 2.6.1.1 Abertura do arquivo digital

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E109A9 Jéssica Pinheiro 01/04/2016 2/11 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Parâmetro para controle do saldo na geração de pedido de compra de venda

Leia mais

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos Informativo - 180.0 Com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Farma Softpharma que foram aplicadas no release

Leia mais

DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais

DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais Versão 11 Data da publicação : 19/07/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Chamado : TDOCIZ

Leia mais

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS ATUALIZADA EM: 24/05/2011 ÍNDICE 1. CONFIGURAÇÃO NATUREZAS DE OPERAÇÕES... 1 1.1. Naturezas de Operações (compras)... 3 1.2.

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização (Orientamos aos clientes para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema em seguida para efetivar a atualização do

Leia mais

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6 Índice 1. Deduções da base de cálculo...3 1.1 Base de cálculo, alíquotas e despesas... 3 1.2 Exemplo numérico com deduções... 3 2. Faturamento bruto/receita bruta regime

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Detalhamento de Receitas Recebidas no Registro F500 do SPED Contribuições 21/07/14

Orientações Consultoria de Segmentos Detalhamento de Receitas Recebidas no Registro F500 do SPED Contribuições 21/07/14 21/07/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Perguntas RFB... 3 2.2. Artigo Portal Tributário... 4 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Manual SPED...

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP?

Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP? Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão

Leia mais

SPED CONTRIBUIÇÕES LUCRO PRESUMIDO - COMÉRCIO

SPED CONTRIBUIÇÕES LUCRO PRESUMIDO - COMÉRCIO 1 SPED CONTRIBUIÇÕES LUCRO PRESUMIDO - COMÉRCIO Este tutorial aborda, de forma simples e rápida, a geração do EFD-Contribuições para empresas do Lucro Presumido, com foco em REVENDA. 1. Acesse a opção

Leia mais

Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais Versão 10 Data da publicação : 09/11/12. País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos

Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais Versão 10 Data da publicação : 09/11/12. País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Relatório de Conferência - EFD Contribuições Produto : Microsiga Protheus Livros Fiscais Versão 10 Data da publicação : 09/11/12 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos Chamado : TEHRSH/ TFMGRZ/ TFSIVB/

Leia mais

SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta?

SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta? SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Imune/Isenta.

Leia mais

NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos, dentro do mesmo banco de

Leia mais

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Fiscal>Fundo de Combate a Pobreza Referência: FN13 Versão: 2017.01.16 Como funciona: A tela de Sys Fundo de Combate

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Grupo IOB Folhamatic EBS > Sage Escrituração Fiscal Digital ICMS/IPI 5

Grupo IOB Folhamatic EBS > Sage Escrituração Fiscal Digital ICMS/IPI 5 O QUE É SPED? Consolidando a globalização e interatividade de todos os ramos com a ajuda da informática e da internet, entramos agora em uma nova era da contabilidade, na qualpassamos a registrar os livros

Leia mais

ROTEIRO PARA O EFD CONTRIBUIÇÕES

ROTEIRO PARA O EFD CONTRIBUIÇÕES ROTEIRO PARA O EFD CONTRIBUIÇÕES O mais importante na preparação do Scritta, para a geração do EFD Contribuições, inicialmente, é a a Configuração dos Impostos Federais. No entanto, todos os dados colocados

Leia mais

Informações Técnicas Sobre NF-e

Informações Técnicas Sobre NF-e Informações Técnicas Sobre NF-e (Estoque >>> Nota Fiscal de Saída) INDICE Requisitos Solicitação junto ao GR (Gerente de Relacionamento). Ativação do MID junto a equipe Linx MID. Configurações no sistema

Leia mais

AC FISCAL IMPORTAÇÃO ARQUIVO SPED ICMS/IPI

AC FISCAL IMPORTAÇÃO ARQUIVO SPED ICMS/IPI AC FISCAL IMPORTAÇÃO ARQUIVO SPED ICMS/IPI Esse manual tem por objetivo mostrar o que deve estar cadastrado no AC Fiscal para que a importação do arquivo do SPED ICMS seja processada de forma correta.

Leia mais

Livros: indicar qual o Livro que será extraído as informações:

Livros: indicar qual o Livro que será extraído as informações: LF0302 - EXTRATOR SPED CONTÁBIL Executar o programa de Extrator SPED Contábil (LF0302). Esse programa tem objetivo de buscar as informações necessárias para gerar o arquivo do SPED Contábil. O arquivo

Leia mais

Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta

Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta Estabelecemos abaixo um roteiro para cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta, com os passos desde a configuração

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS 2.90A 1. Em Módulos\ Rescisão de Contrato\ Emissão do Termo, alterado para considerar o evento 79-

Leia mais

Help. [EFD PIS/COFINS Configurando o Integra]

Help. [EFD PIS/COFINS Configurando o Integra] l Help [EFD PIS/COFINS Configurando o Integra] 1 Cadastro de Filiais Inserido nova aba Config. SPED, contendo inúmeras configurações para a EFD PIS/COFINS. Contabilista: Deve ser cadastrado como fornecedor

Leia mais

Informativo de Versão 19.03

Informativo de Versão 19.03 Informativo de Versão 19.03 Índice ERP Faturamento e Cupom Fiscal - ECF... 2 Emissão de NF-e e Emissão de Cupom Fiscal (Chamado 25717)... 2 Movimento Entrada de Produtos (Chamado 25318)... 7 Emissão e

Leia mais