Gestão de Pessoas em questões

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Pessoas em questões"

Transcrição

1 Aula Aula Gestão de Pessoas em questões TRT/3ª Região

2 2 44 AULA 01 questões sem comentários ASSUNTOS DO EDITAL: 1 Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas 2. Conceitos, atribuições básicas e objetivos do órgão. 3 Gestão de pessoas. 3.1 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. QUESTÃO 01 FCC - Técnico Judiciário (TRF 5ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ A teoria que se incumbiu de absorver, rapidamente, a preocupação com a tecnologia, ao lado da preocupação com o ambiente, para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional é a Teoria a) do Comportamento. b) Estruturalista. c) das Relações Humanas. d) da Contingência. e) Neoestruturalista. QUESTÃO 02 FCC - Técnico Judiciário (TRF 5ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional é denominada a) Clássica. b) da Burocracia. c) do Comportamento. d) da Contingência. e) Estruturalista. QUESTÃO 03 FCC - Técnico Judiciário (TRT 2ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ Para melhorar a sua produtividade, a empresa X utiliza-se de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos dos empregados estão retratados no indicador denominado a) Turnover. b) Rotatividade de pessoal. c) Absenteísmo. d) Número médio de empregados. e) Custo médio per capita.

3 3 44 QUESTÃO 04 FCC - Assistente Técnico Administrativo (SERGAS)/ Empatia significa a) ser cortês e amável. b) fazer as atividades do outro. c) interessar-se pela empresa. d) colocar-se no lugar do outro. e) praticar ações voluntárias. QUESTÃO 05 FCC - Assistente Técnico Administrativo (SERGAS)/ Fazem parte das atividades do setor de pessoal: a) elaboração do balanço e plano de contas. b) saúde e segurança do trabalho. c) plano de mídia e campanha publicitária. d) planejamento estratégico e ações diretivas. e) desenvolvimento de produto e plano de marketing. QUESTÃO 06 FCC - Assistente Técnico Administrativo (SERGAS)/ Na administração de pessoal de uma empresa é imprescindível que se conheça a) os planos de contas contábeis. b) os clientes externos da empresa. c) os direitos e deveres do empregado e do empregador. d) o mapa de risco. e) as atribuições de cada cargo. QUESTÃO 07 FCC - Assistente Técnico Administrativo RH (SERGAS)/ As discussões éticas vêm ganhando espaço no mundo corporativo, em nossos dias. Afirma-se que a busca de uma identidade moral para a empresa, afinada com os novos anseios dos consumidores, constitui-se em importante movimento em busca de vantagens competitivas. NÃO apresenta uma ação da área de Recursos Humanos para o fomento de uma postura ética empresarial: a) Estabelecimento de um plano de comunicação e capacitação para a transformação do comportamento ético em um valor institucional. b) Alinhamento de todos os níveis hierárquicos para a elaboração e implantação de um código de conduta interno. c) Levantamento, junto a mercados potenciais, de posições éticas desejáveis, passíveis de serem adotadas pela empresa.

4 4 44 d) Implementação de incentivos ao pessoal para o compromisso de implementação de uma nova cultura organizacional. e) Desempenho de função estratégica na articulação dos diferentes departamentos da empresa, através de sua ação sobre os colaboradores, visando à alteração comportamental. QUESTÃO 08 FCC - Assistente Técnico Administrativo RH (SERGAS)/ A evolução da área de Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases, sendo que a última delas iniciou-se em 1985 e permanece até hoje. É justamente nesta fase que se registraram as primeiras preocupações de longo prazo das organizações com seus trabalhadores. Trata-se da fase a) legal. b) social. c) tecnicista. d) estratégica. e) administrativa. QUESTÃO 09 FCC - Assistente Técnico Administrativo RH (SERGAS)/ Em seus quase 40 anos de história, a empresa Branca tem sido guiada por duas obsessões. A primeira é sua notável capacidade de inovar. [...] A segunda é a sustentabilidade. Seus funcionários são treinados para pensar dia e noite em maneiras de preservar o meio ambiente ou beneficiar as comunidades de alguma forma afetadas pelas atividades da empresa. (Adaptado de Revista Exame, ) Em um resgate histórico da evolução e das eras pelas quais passou a Administração de Recursos Humanos, a empresa Branca se enquadra na fase a) Administrativa ou Sindical, em função da melhoria dos acordos coletivos com o sindicato da categoria e a melhoria dos processos. b) Estratégica, em função do desenvolvimento dos colaboradores resultarem na possibilidade de crescimento profissional, na melhoria dos processos internos e no entendimento do negócio da organização. c) Legal, em função da possibilidade do estabelecimento de políticas disciplinares mais rígidas, incluindo punições mais expressivas, possibilitando um controle maior da disciplina dos colaboradores. d) Contábil, em função da possibilidade de terceirização da contabilidade e a administração de pessoal, agilizando assim o processo de Folha de Pagamento para garantir o ganho de produtividade. e) Tecnicista, em função do início da avaliação de desempenho e implantação de cargos e salários, possibilitando o trabalho em grupo.

5 5 44 QUESTÃO 10 FCC - Assistente Administrativo (HEMOBRAS)/ As organizações são mais do que a soma das pessoas que a constituem. O todo é maior do que a soma das parcelas. As organizações são caracterizadas como sistemas abertos por que a) as empresas sofrem a influência do ambiente no qual estão inseridas e, da mesma forma, interferem neste mesmo ambiente, influenciando-o. b) os serviços de telemarketing têm se preocupado mais em ouvir as sugestões de melhorias por parte dos clientes do que, simplesmente, suas reclamações. c) seus colaboradores passaram a ser pessoas das mais diferentes raças, credos e culturas, por meio da globalização. d) antigamente o capital das empresas era fechado e restrito e, em função da globalização, o capital das grandes organizações passou a ser aberto. e) os objetivos, normas e missão da empresa passaram a ser definidos por todos os funcionários da organização e não apenas pela presidência e alta diretoria. QUESTÃO 11 FCC - Agente Técnico - Administrador (MPE-AM)/ O engenheiro francês Henry Fayol desenvolveu a Teoria Clássica da Administração, onde estudava a organização como um todo e não apenas a produção. Para Fayol, a administração é um processo, em que os administradores desempenham as seguintes atividades essenciais: a) treinamento e desenvolvimento. b) liderança autocrática, subordinação e controle. c) avaliação de desempenho, coordenação e controle. d) previsão, coordenação, organização, comando e controle. e) liderança liberal, coordenação e previsão. QUESTÃO 12 FCC - Agente Técnico - Administrador (MPE-AM)/ A atribuição de autoridade e responsabilidade diretas a um subordinado para que ele realize tarefas pelas quais o gestor normalmente é responsável denomina-se a) delegação de autoridade. b) autoridade de staff. c) cadeia de comando. d) autoridade de linha. e) unidade de comando. QUESTÃO 13 FCC - Agente Técnico - Administrador (MPE-AM)/ A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência

6 6 44 moderna é descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. O princípio que rege a descentralização é assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível. (Chiavenato, 2000) É desvantagem da descentralização: a) As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos. b) As decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias. c) Tomadores de decisão são os que tem mais informações sobre a situação. d) O aumento da uniformidade nas decisões. e) O aproveitamento suficiente dos especialistas. QUESTÃO 14 FCC - Técnico Ministerial - Auxiliar Administrativo (MPE-AP)/ As habilidades humanas relacionadas ao envio e recebimento de informações, pensamentos, sentimentos e atitudes são de a) comunicação. b) pensamento crítico. c) controle. d) avaliação de desempenho. e) planejamento. QUESTÃO 15 FCC - Agente Legislativo de Serviços Técnicos e Administrativos (AL-SP)/ A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se a) estruturalista. b) sistêmica. c) contingencial. d) comportamental. e) mecanicista. QUESTÃO 16 FCC - Analista de Controle Externo (TCE-GO)/Gestão de Pessoas/ Como premissas básicas para o sucesso de um programa de desenvolvimento organizacional (D.O.), segundo Marras (2011), é preciso que existam duas variáveis, que são: a) Teleológica e Volitiva. b) Compensatória e Colaborativa. c) Tecnológica e Avaliativa.

7 7 44 d) Avaliativa e Teleológica. e) Volitiva e Analógica. QUESTÃO 17 FCC - Analista Judiciário (TJ PE)/Bibliotecário/ Classificada como um dos 14 princípios básicos de administração desenvolvidos por Henry Fayol, a autoridade tem como sua contrapartida a) a prevalência dos interesses gerais. b) o controle. c) a responsabilidade. d) a disciplina. e) a ordem. QUESTÃO 18 FCC - Gestor Público (SEAD PI)/ Considere as seguintes afirmações sobre as características da abordagem burocrática do pensamento administrativo: I. Regras e normas técnicas claramente definidas, bem como os instrumentos necessários de coerção e limitação do seu uso. II. Divisão do trabalho bem definida e sistemática, com áreas específicas de competência e atribuição ao responsável da necessária autoridade. III. Concentração da administração na figura do proprietário, constituindo corolário da aplicação da hierarquia. Está correto o que consta em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I e II, apenas. e) II, apenas. QUESTÃO 19 FCC - Gestor Público (SEAD PI)/ Henri Fayol teve o mérito de separar as funções do administrador das funções dos que não têm subordinados e são responsáveis pela execução das atividades. De acordo com os princípios de Fayol, a) a melhor metodologia de trabalho é aquela que privilegia a organização fundada na autoridade derivada do reconhecimento e não da hierarquia. b) deve ser afastada qualquer forma de estabilidade do pessoal, pois mudanças constantes estimulam a eficiência. c) aplica-se o princípio da cadeia escalar, segundo o qual a linha de autoridade, partindo do principal executivo, desce, sem descontinuidade até os níveis mais inferiores.

8 8 44 d) aplica-se o princípio da unidade de direção em substituição ao princípio da unidade de comando, segundo o qual os escalões inferiores não devem reportar-se a um único superior. e) aplica-se o conceito de autoridade policêntrica, com unidades de comando em rede. QUESTÃO 20 FCC - Gestor Público (SEAD PI)/ A Abordagem Sistêmica do pensamento administrativo a) propõe a criação de unidades autônomas, denominadas centros de resultado, tendo como um dos principais defensores Alfred Slogan. b) possui como um dos principais autores Amitai Etzioni, que procurou definir tipos de organizações conforme as atividades executadas. c) possui como um dos principais expoentes Weber e fundamenta-se na rigidez e impessoalidade. d) surgiu como crítica à abordagem burocrática, tendo como principal defensora Mary Parker Follet. e) possui como foco a interação da organização com o ambiente, e tem como base a teoria dos sistemas, desenvolvida pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy. QUESTÃO 21 FCC - Analista de Procuradoria (PGE BA)/Administrativo/ Dentre as atribuições básicas que diferenciam a Administração de Recursos Humanos contemporânea da tradicional destaca-se a) a ênfase na preservação da cultura organizacional. b) a crescente especialização das funções. c) a ênfase nos objetivos e resultados. d) o foco nos meios e procedimentos. e) a visão prioritariamente voltada para o presente. QUESTÃO 22 FCC - Analista de Procuradoria (PGE BA)/Administrativo/ Uma Administração de Recursos Humanos focada em estratégias defensivas deve a) enfatizar mais o bem-estar dos seus colaboradores do que os interesses da organização. b) desestimular a competitividade, focando a homogeneidade e a conformidade entre os colaboradores. c) manter a adequação entre o desenho de cargos permanentes e o sistema de incentivos, por meio da seleção, colocação e treinamento rigorosos e de longo prazo. d) estar focada no desenvolvimento de equipes inovadoras, por meio da busca incessante de novos talentos fora da organização.

9 9 44 e) estar orientada para resultados, focando mais as necessidades de pessoal do que as da estrutura organizacional. QUESTÃO 23 FCC - Analista Judiciário (TRT 19ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ Sobre as fases evolutivas dos modelos de gestão de pessoas considere: I. A busca pela efetividade de pessoal, por meio de um elo entre o perfil dos colaboradores atuais e a visão de futuro da organização, caracteriza a Administração de Pessoal. II. A motivação e a liderança constituem aspectos cruciais na fase do modelo Gestão do Comportamento Humano. III. Os processos de pagamento, bem como atendimento aos aspectos formais da relação contratual, representam a Administração Estratégica de RH AERH. IV. O Modelo de Gestão por Competências representa a construção de formas de gestão mais orgânicas. Está correto o que consta em a) II, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) I, II, III e IV. QUESTÃO 24 FCC - Analista Judiciário (TRT 5ª Região)/Administrativa/ O desempenho organizacional é influenciado por um conjunto de práticas de gestão de pessoas e isso tem a capacidade de aumentar a vantagem competitividade organizacional. Essa descrição corresponde aos pressupostos que sustentam a a) política de indicadores de pessoas. b) gestão estratégica de pessoas. c) assessoria de RH. d) gestão de performance organizacional. e) definição de estratégia organizacional. QUESTÃO 25 FCC - Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ RJ)/ Um gestor, insatisfeito com os resultados da equipe, decidiu implantar indicadores para melhorar a performance das pessoas, utilizando a fórmula abaixo: Índice"Y = Nº de pessoas / dias de trabalho perdido por mês 100 O índice Y é oficialmente denominado Nº médio de empregados Nº de dias trabalhados

10 10 44 a) Turnover. b) Absenteísmo. c) Produtividade de pessoal. d) Job rotation. e) Outplacement. QUESTÃO 26 FCC - Analista Judiciário (TRF 5ª Região)/Apoio Especializado/Biblioteconomia/ Segundo Idalberto Chiavenato, a administração contemporânea deve enfocar a gestão de pessoas sob três aspectos importantes, ou seja, as pessoas como a) seres humanos, ativadores inteligentes de recursos organizacionais e parceiras da organização. b) recursos humanos, colaboradores e investidores potenciais. c) capital intelectual, transformadores de bens intangíveis em produtos tangíveis e gatekeepers. d) recursos organizacionais, capital humano e lucro potencial. e) alavancas institucionais, facilitadores e clientes internos. QUESTÃO 27 FCC - Analista Judiciário (TRF 5ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ O índice de rotatividade da empresa AlfaMetro em 2007 foi igual a 4%. Considerando-se que no mês de janeiro de 2007 o quadro de pessoal era de 520 empregados e em dezembro de 2007 era de 480 empregados, a área de recrutamento e seleção deverá ser acionada para contratar a) 20 empregados. b) 21 empregados. c) 27 empregados. d) 38 empregados. e) 40 empregados. QUESTÃO 28 FCC - Analista Judiciário (TRF 2ª Região)/Administrativa/ Gestão estratégica de pessoas é a) a definição da arquitetura organizacional compatibilizada com os pontos fortes da organização e oportunidades de mercado. b) a formulação de políticas de gestão de pessoas alinhadas à cultura e ao clima da organização. c) o alinhamento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas com a missão, visão, objetivos estratégicos, estratégias e planos da organização.

11 11 44 d) a definição das funções críticas que as pessoas passam a desempenhar num cenário estratégico. e) o processo de educação gerencial e desenvolvimento do componente crítico-criativo. QUESTÃO 29 FCC - Analista Judiciário (TRT 6ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ Nos modelos contemporâneos de gestão de pessoas enfatiza-se a) o controle centralizado e hierárquico. b) a orientação para os processos. c) as vantagens colaborativas. d) a necessidade de certeza. e) a informação segmentada.

12 12 44 GABARITOS D E C D B B C D B A D A A A D A C D C E C C D B B A A C C

13 13 44 Aula 01 questões comentadas ASSUNTOS DO EDITAL: 1 Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas 2. Conceitos, atribuições básicas e objetivos do órgão. 3 Gestão de pessoas. 3.1 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. QUESTÃO 01 FCC - Técnico Judiciário (TRF 5ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ A teoria que se incumbiu de absorver, rapidamente, a preocupação com a tecnologia, ao lado da preocupação com o ambiente, para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional é a Teoria a) do Comportamento. b) Estruturalista. c) das Relações Humanas. d) da Contingência. e) Neoestruturalista. Segundo Chiavenato (1982), a Teoria Contingencial incumbiu-se de absorver rapidamente a preocupação com a tecnologia ao lado da preocupação com o ambiente para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional: uma maneira mais recente de visualizar o formato e a estrutura organizacional e o seu funcionamento. A abordagem contingencial tem como princípio a teoria sistêmica, além de não desconsiderar o sistema sócio técnico, abrangendo também a visão do ambiente interno, através de seus subsistemas, como também o ambiente externo, através do mercado, além de outros subsistemas sociais. GABARITO: D. CHIAVENATO, I. Administração de Empresas, uma Abordagem Contingencial. São Paulo: McGraw Hill, QUESTÃO 02 FCC - Técnico Judiciário (TRF 5ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional é denominada a) Clássica. b) da Burocracia. c) do Comportamento. d) da Contingência. e) Estruturalista.

14 14 44 Vamos, desde logo, apresentar um quadro adaptado do autor Idalberto Chiavenato, que sintetiza o desenvolvimento da Administração e suas teorias. Observe: Ênfase Teoria Enfoque Nas tarefas Administração científica Racionalização do trabalho no nível operacional (1903) Na estrutura Clássica (1916) e Neoclássica (1954) Organograma formal, princípios gerais da Administração, funções do Administrador Da Burocracia (1909) Organização formal burocrática e racionalidade organizacionais Múltipla abordagem: Organização formal e Estruturalista informal, análise intraorganizacional e análise (1947) interorganizacional Nas pessoas Relações humanas (1932) Organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo No ambiente Na tecnologia Comportamental (1957) Desenvolvimento Organizacional (1962) Estruturalista (1947) Da Contingência (1972) Da Contingência (1972) Estilos de Administração, teoria das decisões, integração dos objetivos organizacionais e do indivíduo Mudança organizacional planejada, abordagem de sistema aberto Análise intraorganizacional e análise ambiental, abordagem de sistema aberto Análise ambiental (imperativo ambiental), abordagem de sistema aberto Administração da tecnologia (imperativo tecnológico) Assim, percebemos claramente que a descrição traçada no enunciado refere-se à teoria estruturalista. GABARITO: E. CHIAVENATO, Idalberto Teoria Geral da Administração: abordagens descritivas e explicativas. 5. ed. São Paulo: Makron Books, QUESTÃO 03 FCC - Técnico Judiciário (TRT 2ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/ Para melhorar a sua produtividade, a empresa X utiliza-se de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos dos empregados estão retratados no indicador denominado a) Turnover. b) Rotatividade de pessoal. c) Absenteísmo.

15 15 44 d) Número médio de empregados. e) Custo médio per capita. Para responder à questão, vejamos os conceitos existentes para os termos utilizados: a) Turnover. Turnover (um termo do idioma inglês) é utilizado para caracterizar o movimento de entradas e saídas (admissões e desligamentos) de profissionais empregados de uma empresa, em um determinado período. Portanto, não se relaciona com o conceito apresentado pelo enunciado. b) Rotatividade de pessoal. A rotatividade de pessoal é também chamada de "turnover", conforme conceito apresentado anteriormente. Logo, também não se relaciona com o conceito apresentado pelo enunciado. c) Absenteísmo. O absenteísmo compreende o montante de faltas no trabalho, bem como atrasos e saídas antecipadas, acontecidas durante um determinado período. Assim, é a alternativa correta. d) Número médio de empregados. É a média entre o quadro de pessoal no início e no final de determinado período avaliado, considerando como quadro de pessoal o número de empregados ativos mais os afastados. Assim, não se relaciona com o conceito apresentado pelo enunciado. e) Custo médio per capita. É a relação média de todos os valores envolvidos na manutenção dos recursos humanos de uma organização. Também não se relaciona com o conceito apresentado pelo enunciado. GABARITO: C. QUESTÃO 04 FCC - Assistente Técnico Administrativo (SERGAS)/ Empatia significa a) ser cortês e amável. b) fazer as atividades do outro. c) interessar-se pela empresa. d) colocar-se no lugar do outro. e) praticar ações voluntárias.

16 16 44 A empatia é um sentimento que causa prazer no contato humano, um estado de espírito que permite a você se identificar com outra pessoa. Ser empático é saber se colocar no lugar do outro. É um conceito que se aplica a todos os temas correlatos à positividade na Gestão de Pessoas (liderança, motivação, trabalho em equipe, etc). GABARITO: D. QUESTÃO 05 FCC - Assistente Técnico Administrativo (SERGAS)/ Fazem parte das atividades do setor de pessoal: a) elaboração do balanço e plano de contas. b) saúde e segurança do trabalho. c) plano de mídia e campanha publicitária. d) planejamento estratégico e ações diretivas. e) desenvolvimento de produto e plano de marketing. O Setor de Pessoal é um setor da organização realiza tarefas e atividades específicas referentes à gestão das pessoas que compõem o quadro da organização. Logo, correta a letra B. Analisando as outras alternativas, temos: a) elaboração do balanço e plano de contas. SETOR OU DEPARTAMENTO CONTÁBIL. c) plano de mídia e campanha publicitária. SETOR OU DEPARTAMENTO DE MARKETING. d) planejamento estratégico e ações diretivas. ALTA ADMINISTRAÇÃO. e) desenvolvimento de produto e plano de marketing. SETOR OU DEPARTAMENTO DE MARKETING. GABARITO: B. QUESTÃO 06 FCC - Assistente Técnico Administrativo (SERGAS)/ Na administração de pessoal de uma empresa é imprescindível que se conheça a) os planos de contas contábeis. b) os clientes externos da empresa.

17 17 44 c) os direitos e deveres do empregado e do empregador. d) o mapa de risco. e) as atribuições de cada cargo. As pessoas são parceiras da organização. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso para a organização. Esses stakeholders contribuem sempre na expectativa de um retorno da organização. Cada um desses está disposto a continuar investindo seus recursos na medida em que têm retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos. A área de GP difere de organização para organização, sendo, portanto, contingencial e situacional. O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. Na verdade, cada uma das partes depende da outra. Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos, ou seja, direitos e deveres de cada parte envolvida. Então, anote aí o que diz Chiavenato (2010): GP é uma relação de duradoura simbiose entre pessoas e organizações. Assim, ficamos entre as alternativas B e C. E como chegamos à alternativa correta? Não tem como... Não há mais subsídios na questão que nos faça avançar, já que tanto clientes externos quanto a relação entre empregado e empregador estão diretamente vinculados à administração de pessoal. A banca considerou como correta a letra B, não anulando a questão após os recursos. GABARITO DA BANCA: B. CHIAVENATO, I.. Gestão de pessoas: o novo papal dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, QUESTÃO 07 FCC - Assistente Técnico Administrativo RH (SERGAS)/ As discussões éticas vêm ganhando espaço no mundo corporativo, em nossos dias. Afirma-se que a busca de uma identidade moral para a empresa, afinada com os novos anseios dos consumidores, constitui-se em importante movimento em busca de vantagens competitivas. NÃO apresenta uma ação da área de Recursos Humanos para o fomento de uma postura ética empresarial: a) Estabelecimento de um plano de comunicação e capacitação para a transformação do comportamento ético em um valor institucional. b) Alinhamento de todos os níveis hierárquicos para a elaboração e implantação de um código de conduta interno.

18 18 44 c) Levantamento, junto a mercados potenciais, de posições éticas desejáveis, passíveis de serem adotadas pela empresa. d) Implementação de incentivos ao pessoal para o compromisso de implementação de uma nova cultura organizacional. e) Desempenho de função estratégica na articulação dos diferentes departamentos da empresa, através de sua ação sobre os colaboradores, visando à alteração comportamental. A manutenção da imagem positiva da organização frente à sociedade constitui-se em dever de todos os seus integrantes. Nesse sentido, o papel da área de Recursos Humanos é de fundamental importância, por meio da disseminação da importância da ética como um valor institucional, relacionada a ações e bons comportamentos de todos os colaboradores da organização. A atuação da área de RH é iminentemente interna, logo suas ações enfatizam mais aspectos que alcançam os clientes internos (colaboradores e administração). No entanto, ainda que de ênfase interna, a área de RH não desconsidera outros aspectos de cunho externo. No caso da questão, devemos procurar a alternativa que evidencie algum aspecto externo à organização. Assim, a única alternativa que não contempla a organização sob seu ambiente interno é a alternativa C. GABARITO: C. QUESTÃO 08 FCC - Assistente Técnico Administrativo RH (SERGAS)/ A evolução da área de Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases, sendo que a última delas iniciou-se em 1985 e permanece até hoje. É justamente nesta fase que se registraram as primeiras preocupações de longo prazo das organizações com seus trabalhadores. Trata-se da fase a) legal. b) social. c) tecnicista. d) estratégica. e) administrativa. As primeiras preocupações de longo prazo das organizações com seus trabalhadores referemse à fase estratégica, caracterizada pelo foco na busca da melhoria contínua dos resultados da empresa através do desenvolvimento dos talentos e competências de cada trabalhador, com um papel a cumprir para que a organização atinja seus objetivos. Assim, correta A letra D.

19 19 44 Vejamos a evolução da área de gestão de pessoas e seus principais enfoques: Até Enfoque contábil - Esta fase é a pioneira da gestão de pessoas, também conhecida como pré-histórica. Caracterizava-se pela preocupação com os custos da organização, onde os trabalhadores eram vistos apenas com enfoque contábil, ou seja, comprava-se mão-de-obra e as entradas e saídas dessa conta deveriam ser registradas contabilmente a Enfoque legal - Nesta fase surge a função de chefe de pessoal, o qual tinha como principal preocupação o acompanhamento e manutenção das recémcriadas leis trabalhistas da era getulista. Uma das principais características dessa fase é que o poder sobre os empregados antes centrado exclusivamente nos chefes de produção, passa a ser responsabilidade do chefe de pessoal, devido às regras e normas jurídicas impostas pela CLT Consolidação das Leis do Trabalho a Enfoque Tecnicista - Essa fase implantou no Brasil o modelo americano de gestão de pessoas, alavancando a função de Recursos Humanos ao status de gerência, o qual proporcionou às organizações e trabalhadores um grande avanço na qualidade das relações entre trabalho e capital. Foi nessa fase que se começou a operacionalizar os serviços de recrutamento e seleção, treinamento, cargos e salários, benefícios, higiene e segurança no trabalho Enfoque Administrativo - A fase administrativa é considerada o berço de uma verdadeira revolução, pois se implementou o movimento sindical chamado de novo sindicalismo. A denominação do cargo de gerente de relações industriais passou a ser denominado de gerente de recursos humanos. Tal alteração teve como finalidade mudar a ênfase em procedimentos burocráticos e operacionais para responsabilidades mais humanistas, focando mais os indivíduos e suas relações até os dias de hoje - Enfoque Estratégico - Esta fase foi marcada principalmente pela introdução dos programas de planejamento estratégico vinculados ao planejamento estratégico central das organizações. Os gerentes de recursos humanos passaram a ser reconhecidos como diretores, em níveis estratégicos nas organizações, ao invés de serem vistos como terceiro escalão como nas outras fases. Também se passou a ter preocupações de longo prazo, por parte do quadro de pessoal da empresa. GABARITO: D. QUESTÃO 09 FCC - Assistente Técnico Administrativo RH (SERGAS)/ Em seus quase 40 anos de história, a empresa Branca tem sido guiada por duas obsessões. A primeira é sua notável capacidade de inovar. [...] A segunda é a sustentabilidade. Seus funcionários são treinados para pensar dia e noite em maneiras de preservar o meio ambiente ou beneficiar as comunidades de alguma forma afetadas pelas atividades da empresa. (Adaptado de Revista Exame, )

20 20 44 Em um resgate histórico da evolução e das eras pelas quais passou a Administração de Recursos Humanos, a empresa Branca se enquadra na fase a) Administrativa ou Sindical, em função da melhoria dos acordos coletivos com o sindicato da categoria e a melhoria dos processos. b) Estratégica, em função do desenvolvimento dos colaboradores resultarem na possibilidade de crescimento profissional, na melhoria dos processos internos e no entendimento do negócio da organização. c) Legal, em função da possibilidade do estabelecimento de políticas disciplinares mais rígidas, incluindo punições mais expressivas, possibilitando um controle maior da disciplina dos colaboradores. d) Contábil, em função da possibilidade de terceirização da contabilidade e a administração de pessoal, agilizando assim o processo de Folha de Pagamento para garantir o ganho de produtividade. e) Tecnicista, em função do início da avaliação de desempenho e implantação de cargos e salários, possibilitando o trabalho em grupo. O processo evolutivo indica que o perfil da área de recursos humanos vem se modificando; essa evolução passou por cinco fases: a contábil, a legal, a tecnicista, a administrativa e a estratégica. A fase contábil, a da criação da "gestão de pessoal" se caracterizava pela preocupação com os custos da organização, comprava-se mão-de-obra e era preciso lançar as entradas e saídas provenientes dessas contas contabilmente. A segunda fase, a legal, tem como característica o surgimento da função de chefe de pessoal em que esse profissional deveria estar centrado no acompanhamento e na manutenção das recém-criadas leis trabalhistas da era getulista. Na terceira fase, a tecnicista, foi implantado o modelo americano de gestão de pessoas, na qual a área de RH passou a operar serviços de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho. A quarta fase, administrativa ou sindical, foi marcada pelas relações entre capital e trabalho, implementação do sindicalismo. A última fase, a estratégica, destacou-se pela operacionalização dos primeiros programas de planejamento estratégico nas organizações. Assim, ocorreram diversas transformações no perfil do profissional de RH que trouxeram mudanças importantes para os mesmos. Destaca-se, na fase tecnicista, um dos mais significativos papéis: o surgimento do administrador de pessoal, algo que jamais havia sido implantando em nenhuma das fases anteriores (MARRAS, 2000).

21 21 44 Assim, ao guiar-se pela "notável capacidade de inovar" e capacidade de investir em plano de "sustentabilidade", a empresa Branca se enquadra na fase estratégica, visando operacionalizar continuamente programas de planejamento estratégico, principalmente relativos acrescimento profissional, processos internos e no entendimento do negócio da organização. GABARITO: B. MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 10ª ed. São Paulo: Futura, QUESTÃO 10 FCC - Assistente Administrativo (HEMOBRAS)/ As organizações são mais do que a soma das pessoas que a constituem. O todo é maior do que a soma das parcelas. As organizações são caracterizadas como sistemas abertos por que a) as empresas sofrem a influência do ambiente no qual estão inseridas e, da mesma forma, interferem neste mesmo ambiente, influenciando-o. b) os serviços de telemarketing têm se preocupado mais em ouvir as sugestões de melhorias por parte dos clientes do que, simplesmente, suas reclamações. c) seus colaboradores passaram a ser pessoas das mais diferentes raças, credos e culturas, por meio da globalização. d) antigamente o capital das empresas era fechado e restrito e, em função da globalização, o capital das grandes organizações passou a ser aberto. e) os objetivos, normas e missão da empresa passaram a ser definidos por todos os funcionários da organização e não apenas pela presidência e alta diretoria. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação. É um conceito desenvolvido pela teoria dos sistemas, para qual os sistemas abertos necessitam transformar o que recebem do ambiente. Em síntese, é um arranjo das entradas (inputs) para gerar resultados. A teoria dos sistemas na Administração foi derivada do trabalho do biólogo Ludwig von Bertalanffy. Um sistema, de acordo com Bertalanffy, é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo. As organizações são sistemas abertos, ou seja, trocam continuamente energia (ou matéria-prima, informações etc.) com o meio ambiente. GABARITO: A. QUESTÃO 11 FCC - Agente Técnico - Administrador (MPE-AM)/ O engenheiro francês Henry Fayol desenvolveu a Teoria Clássica da Administração, onde estudava a organização como um todo e não apenas a produção. Para Fayol, a administração é um processo, em que os administradores desempenham as seguintes atividades essenciais: a) treinamento e desenvolvimento.

22 22 44 b) liderança autocrática, subordinação e controle. c) avaliação de desempenho, coordenação e controle. d) previsão, coordenação, organização, comando e controle. e) liderança liberal, coordenação e previsão. As funções administrativas conhecidas contemporaneamente pelas ações de planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC) são oriundas do desenvolvimento de Fayol e sua teoria. Vejamos. Fayol define o ato de administrar como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador (POCCC), onde: Prever: avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele. Organizar: proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa. Comandar: leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio. Coordenar: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados. Controlar: consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência. GABARITO: D. QUESTÃO 12 FCC - Agente Técnico - Administrador (MPE-AM)/ A atribuição de autoridade e responsabilidade diretas a um subordinado para que ele realize tarefas pelas quais o gestor normalmente é responsável denomina-se a) delegação de autoridade. b) autoridade de staff. c) cadeia de comando. d) autoridade de linha. e) unidade de comando. A delegação, a descentralização e o empowerment são institutos que inovam a gestão organizacional. São termos interligados, mas inconfundíveis entre si.

23 23 44 A delegação ocorre entre pessoas, ou seja, é feita de uma pessoa para outra, com a transferência de poder de decisão para a execução de tarefas específicas. Quanto mais tarefas e poder de decisão são delegados, mais autonomia tem quem os recebe. Perceba que a descrição trazida pelo enunciado. Se a centralização é o poder para a tomada de decisão localizada em apenas locais específicos da organização, em sentido inverso é a descentralização, que ocorre na proporção em que o poder fica disperso entre muitas pessoas. Para finalizarmos, o empowerment ou empoderamento é o compartilhamento de ideias e objetivos, por meio da delegação. Com o empowerment há liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho e as pessoas participam das decisões, sentindo-se realmente responsáveis por essas decisões. É uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da descentralização do poder decisório. GABARITO: A. QUESTÃO 13 FCC - Agente Técnico - Administrador (MPE-AM)/ A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. O princípio que rege a descentralização é assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível. (Chiavenato, 2000) É desvantagem da descentralização: a) As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos. b) As decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias. c) Tomadores de decisão são os que tem mais informações sobre a situação. d) O aumento da uniformidade nas decisões. e) O aproveitamento suficiente dos especialistas. Se a centralização é o poder para a tomada de decisão localizada em apenas locais específicos da organização, em sentido inverso é a descentralização, que ocorre na proporção em que o poder fica disperso entre muitas pessoas. Logo, se há essa dispersão da tomada de decisão, cada elemento decisor pode adotar política ou procedimento de forma individualizada nas decisões. Daí, temos uma desvantagem da descentralização. Alternativa correta letra A. Mas vejamos um pouco mais sobre o assunto. Chiavenato (2004) apresenta as vantagens e desvantagens da CENTRALIZAÇÃO e da DESCENTRALIZAÇÃO da seguinte forma: Centralização: enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando. Esta cadeia está intimamente relacionada com a unidade de comando.

24 24 44 Vantagens: Decisões tomadas por administradores com visão global da empresa; Os responsáveis pela decisão são mais treinados e preparados do que os níveis mais baixos; Elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais; Certas funções- compras/tesouraria permitem maior especialização e vantagens com a centralização. Desvantagens: Decisões tomadas na cúpula que está distante dos fatos e circunstâncias; Os responsáveis pela decisão têm pouco contato com pessoas e situações envolvidas; Linhas de comunicação pouco eficientes e de alto custo operacional; As decisões passam pela cadeia escalar, possibilitando erros no processo comunicacional. Descentralização: faz com que as decisões proporcionem melhor utilização dos recursos humanos. Princípio da descentralização: A autoridade que toma a decisão deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível. São elementos que aumentam a descentralização: - Complexidade dos problemas organizacionais - Delegação de autoridade - Mudança e incerteza - Em tempos de estabilidade (certeza e previsibilidade): em situações de risco, opta-se pela centralização. Vantagens: Gerentes mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões; Aumenta a eficiência e a motivação; Melhora a qualidade das decisões, à medida que diminuem sua complexidade;

25 25 44 Desvantagens: Reduz o papelório e gastos respectivos; Redução nos gastos de coordenação, através da estrutura organizacional; Permite a formação de executivos mais motivados e conscientes dos resultados a serem atingidos. Falta de uniformidade nas decisões; Aproveitamento insuficiente dos especialistas; Falta de equipe apropriada nas atividades. Portanto, temos o seguinte nas alternativas incorretas: b) As decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias. Desvantagem centralização. c) Tomadores de decisão são os que tem mais informações sobre a situação. Vantagem descentralização. d) O aumento da uniformidade nas decisões. Vantagem da centralização. e) O aproveitamento suficiente dos especialistas. Vantagem da descentralização. GABARITO: A. CHIAVENATO, I.. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, QUESTÃO 14 FCC - Técnico Ministerial - Auxiliar Administrativo (MPE-AP)/ As habilidades humanas relacionadas ao envio e recebimento de informações, pensamentos, sentimentos e atitudes são de a) comunicação. b) pensamento crítico. c) controle. d) avaliação de desempenho.

26 26 44 e) planejamento. Habilidades são as destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos. De acordo com Robert L. Katz, há basicamente três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa atuar eficazmente no processo das suas atividades. São elas: Habilidades técnicas: consistem no conhecimento, métodos técnicos e equipamentos para a realização de tarefas específicas; Habilidades humanas: aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas; Habilidades conceituais: as relacionadas à capacidade de ver a empresa de maneira total. No entanto, Hellriegel e Slocum Jr. (apud SILVA, 2002, p. 16), com base no trabalho de Katz, sugerem o estudo de outras habilidades gerenciais: Habilidades de comunicação: aquelas relacionadas ao recebimento e envio de informações, pensamentos, sentimentos e atitudes; Habilidades de pensamento crítico: as relacionadas à consideração cuidadosa das implicações de todos os elementos conhecidos de um problema. GABARITO: A. KATZ, Robert L. Skills of na effective administrador. Harvard Business Review, SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira, QUESTÃO 15 FCC - Agente Legislativo de Serviços Técnicos e Administrativos (AL-SP)/ A abordagem que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados, seus pares e suas necessidades, de modo a motivá-los e a obter por meio deles melhores resultados denomina-se a) estruturalista. b) sistêmica. c) contingencial. d) comportamental. e) mecanicista.

27 27 44 Vejamos, mais uma vez, o quadro-resumo adaptado do autor Idalberto Chiavenato, que sintetiza o desenvolvimento da Administração e suas teorias. Observe: Ênfase Teoria Enfoque Nas tarefas Administração científica (1903) Racionalização do trabalho no nível operacional Na estrutura Clássica (1916) e Organograma formal, princípios gerais da Neoclássica (1954) Administração, funções do Administrador Da Burocracia (1909) Organização formal burocrática e racionalidade organizacionais Múltipla abordagem: Organização formal e Estruturalista informal, análise intraorganizacional e análise (1947) interorganizacional Relações humanas Organização informal, motivação, liderança, (1932) comunicações e dinâmica de grupo Nas pessoas No ambiente Na tecnologia Comportamental (1957) Desenvolvimento Organizacional (1962) Estruturalista (1947) Da Contingência (1972) Da Contingência (1972) Estilos de Administração, teoria das decisões, integração dos objetivos organizacionais e do indivíduo Mudança organizacional planejada, abordagem de sistema aberto Análise intraorganizacional e análise ambiental, abordagem de sistema aberto Análise ambiental (imperativo ambiental), abordagem de sistema aberto Administração da tecnologia (imperativo tecnológico) As ciências comportamentais trouxeram à teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano, a saber: 1. O homem é um animal social dotado de necessidades. Dentre as necessidades humanas sobressaem as necessidades gregárias, isto é, o homem desenvolve relacionamentos cooperativos e interdependentes que o levam a viver em grupos ou em organizações sociais e conviver com outras pessoas. 2. O homem é um animal dotado de um sistema psíquico. O ser humano tem capacidade de organizar suas percepções em um todo cognitivo integrado. O seu sistema psíquico permite uma organização perceptiva e cognitiva particular no seu conteúdo, mas comum a todas as pessoas quanto à sua estrutura. 3. O homem tem capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstrato, ou seja, o homem tem capacidade de abstração da realidade e de comunicação com as outras pessoas.

28 O homem é um animal dotado de aptidão para aprender, isto é, de mudar seu comportamento e atitudes em direção a padrões cada vez mais elevados, complexos e eficazes. 5. O comportamento humano é orientado para objetivos. Os objetivos individuais são complexos e mutáveis. Daí a importância dos objetivos humanos básicos, a fim de compreender claramente o comportamento das pessoas. 6. O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento: pode tanto cooperar como competir com os outros. Coopera quando seus objetivos individuais precisam ser alcançados por meio do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros. A cooperação e o conflito tornam-se parte virtual de todos os aspectos da vida humana. GABARITO: D. CHIAVENATO, Idalberto Teoria Geral da Administração: abordagens descritivas e explicativas. 5. ed. São Paulo: Makron Books, QUESTÃO 16 FCC - Analista de Controle Externo (TCE-GO)/Gestão de Pessoas/ Como premissas básicas para o sucesso de um programa de desenvolvimento organizacional (D.O.), segundo Marras (2011), é preciso que existam duas variáveis, que são: a) Teleológica e Volitiva. b) Compensatória e Colaborativa. c) Tecnológica e Avaliativa. d) Avaliativa e Teleológica. e) Volitiva e Analógica. De acordo com Chiavenato (2010), o Desenvolvimento Organizacional (DO) é uma das abordagens de mudança organizacional, pela qual os próprios membros da organização formulam e implementam a mudança necessária, por meio da assistência de um consultor interno ou externo. Sobre as premissas básicas para o sucesso de um programa de desenvolvimento organizacional (D.O.), vejamos o que Marras (2002) dispõe sobre o assunto. De acordo com o autor, a variável Volitiva é a vontade intrínseca de realizar um feito. Está inserida no campo do querer e saber; para o autor mencionado, para que haja a mudança organizacional, os membros precisam querer e saber buscar essa mudança. Já a variável Teleológica envolve a disposição de metas. A teleologia é o estudo do comportamento com a finalidade de alcançar objetivos. Ou seja, a mudança é explicada por aquilo que ela produz ou por aquilo que é o seu propósito ou objetivo.

29 29 44 GABARITO: A. CHIAVENATO, I.. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª ed.. Rio de Janeiro: Elsevier, MARRAS, J. P..Administração da remuneração: remuneração tradicional e estratégica: elementos de estatísticas aplicada: normas legais: benefícios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, QUESTÃO 17 FCC - Analista Judiciário (TJ PE)/Bibliotecário/ Classificada como um dos 14 princípios básicos de administração desenvolvidos por Henry Fayol, a autoridade tem como sua contrapartida a) a prevalência dos interesses gerais. b) o controle. c) a responsabilidade. d) a disciplina. e) a ordem. Como já percebido, assunto constante em provas são os 14 princípios gerais de Administração que Fayol desenvolveu sua teoria, quais sejam: Divisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Disciplina Unidade de comando Unidade de direção Subordinação dos interesses individuais aos gerais Remuneração do pessoal Centralização Cadeia escalar Ordem Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização. É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC e FCC 1. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC e FCC 1. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC e FCC 1 Período 2010 2016 1 Em razão do baixo número de questões encontradas sobre o tema nos concursos do IBFC, incluímos questões da Fundação Carlos Chagas,

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2 Prof. FábioArruda FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Prever (Previsão) - Avaliação do futuro. Determinar antecipadamente

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM - RJ. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM - RJ. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria dos Sistemas TCM - RJ Período 2006 2016 1) FCC - AFR SP/SEFAZ SP/2006 Em um sistema fechado, o estado inicial é determinado pelas condições iniciais. Se as condições

Leia mais

Teorias da Administração

Teorias da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teorias da Administração Período 2014 2016 1) FCC Analista Controle Externo (TCE-GO)-2014 Nas, o Homo Economicus pode ser interpretado como Homem Operacional, pois é considerado

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Evolução do conceito de Gestão de Pessoas

Evolução do conceito de Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para cuidar do capital humano da organização, capital este que contribui com seus conhecimentos, habilidades e capacidades

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Fundamentos de Gestão de Pessoas

Fundamentos de Gestão de Pessoas Fundamentos de Gestão de Pessoas Principais modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático, nova gestão pública e papéis do Estado. O papel da área de recursos humanos. Recrutamento e seleção

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

26/03/2017. Aula 4 Escola do Processo de Administração. Capítulo 4 Fayol e a Escola do Processo de Administração. Fayol e o Processo Administrativo

26/03/2017. Aula 4 Escola do Processo de Administração. Capítulo 4 Fayol e a Escola do Processo de Administração. Fayol e o Processo Administrativo Aula 4 Escola do Processo de Administração Capítulo 4 Fayol e a Escola do Processo de Administração jessica.costa.pereira@usp.br Fayol e o Processo Administrativo Jules Henri Fayol 1841 1925 Francês Engenheiro

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

Administração. Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas. Professor Rafael Ravazolo. Administração Evolução, Papéis e Processos de Gestão de Pessoas Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX EVOLUÇÃO, PAPÉIS E PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS Há pouco

Leia mais

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas Introdução à Administração Unidade 02 Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... EDITAL SISTEMATIZADO... 19 1. Compreendendo o edital do concurso... 19 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 19 1.2. Como estudo esta disciplina?... 22 1.3. O que está no

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL ASPECTOS DA DIMENSÃO HUMANA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL RH e Administração da Empresa A organização se constitui a partir da somatória de esforços individuais orientados para objetivos grupais pré-determinados.

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina?

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Teorias da Administração II 1ª aula satélite 19/outubro Profa Giselle Pavanelli Teorias da Administração II Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Como estudar e obter nota para

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração

GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior Objetivos Organizacionais e Individuais das Pessoas Conceitos de Gestão de Pessoas

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Administração e gestão de pessoas 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A administração e a enfermagem Administrar: é o processo

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências 1 2 FUTUROS Capacitar Acompanhar Avaliar Investir Valorizar Reter ÁREA CRÍTICA Remanejar Traçar metas Disponibilizar MANTENEDORES Desenvolver Manter 3 4 Quem são os talentos de

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Repensando as Abordagens administrativas: O contexto organizacional. Profa. Dra. Rosangela F. Caldas

Repensando as Abordagens administrativas: O contexto organizacional. Profa. Dra. Rosangela F. Caldas Repensando as Abordagens administrativas: O contexto organizacional Escultor Mexicano / Octavio Ocampo / Pintor O segmento de Recursos Humanos como o principal fator de transformação dentro de uma organização,

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... Sumário Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 1. Compreendendo o edital do concurso... 17 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 17 1.2. Como estudo essa disciplina?... 20 1.3.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2 Prof. Fábio Arruda 4- Amplitude Administrativa Significa o nº de subordinados que um administrador

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos Capítulo 1 Estratégia de Recursos Humanos CAPITAL HUMANO Recruitment Fulfillment Capital humano é intangível Não é possível gerenciar o capital humano da mesma forma que gerenciam trabalhos, produtos e

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS 1. Administração geral: conceitos básicos Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso e o insucesso das organizações

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, ideias e conceitos e para que modifiquem

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

O papel da área de Gestão de Pessoas

O papel da área de Gestão de Pessoas O papel da área de Gestão de Pessoas Introdução Manter o foco na qualidade de vida das pessoas que fazem parte das organizações é a grande tendência do século XXI. A Gestão de Pessoas (ou Gestão de Recursos

Leia mais

07/04/2017 ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

07/04/2017 ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS 1 EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL 1. (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: ANVISA Prova: Técnico Administrativo) O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro de pessoas

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática.

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. Do planejamento à gestão de projetos Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. O planejamento estratégico é um dos temas que mais circulam entre a alta gerência

Leia mais

Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP)

Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP) Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP) Principais abordagens teóricas e metodológicas para o desenvolvimento da liderança e sua aplicação: empowerment, organização

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 03 Tema:

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas

Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas Aleksandra Pereira dos Santos Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações UnB Coordenadora-Geral de RH Previc

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA Prof. Marcileide Muniz Cavalcante Responda as questões que orientam o sucesso na disciplina via web Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

Administração de Recursos Humanos II

Administração de Recursos Humanos II ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Leia mais