Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural"

Transcrição

1 Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural

2 HERBERT SPENCER: O PRIMEIRO SOCIÓLOGO INGLÊS ( ) Depois de Comte, primeiro Sociólogo do século XIX a prosseguir com a sociologia como Ciência. Os Princípios da Sociologia ( ) Clássico de três volumes teoria da organização social baseada em dados históricos e etnográficos. (estudo dos povos: raça, língua, religião)*

3 Teorias Sociológicas Clássicas /2013 HERBERT SPENCER ( ) E O MODELO ORGANICISTA E EVOLUCIONISTA Influência da Geologia (Lyell) e da Biologia (Lamarck) Sociedade como um super-organismo em evolução Das sociedades militantes (hierárquicas e indiferenciadas) às sociedades industriais (contratuais e diferenciadas) até à sociedade perfeita 3

4

5 SPENCER RETORNA COMTE O que mantém unida a sociedade quando esta se torna maior, mais heterogênia, mais complexa, mais diferenciada? Em termos gerais as sociedades complexas desenvolvem: Interdependência dentre seus componentes especializados; Concentrações de poder para controlar e coordenar atividades dentre unidades.*

6 DARWINISMO SOCIAL Trata-se de uma tentativa de se aplicar o darwinismo nas sociedades humanas. Descreve o uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos, para justificar políticas que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a si e aqueles incapazes, de se sustentar. Esse conceito motivou as ideias de eugenia, racismo, imperialismo, fascismo, nazismo e na luta entre grupos e etnias nacionais.

7 DARWINISMO SOCIAL - ORIGEM Origens: O darwinismo social tem origem na teoria da seleção natural de Charles Darwin, que explica a diversidade de espécies de seres vivos através do processo evolução. O sucesso da teoria da evolução motivou o surgimento de correntes nas ciências sociais baseadas na tese da sobrevivência do mais adaptado, da importância de um controle sobre a demografia humana

8

9 Cesare Lombroso e sua coleção de cabeças O italiano Cesare Lombroso foi um médico e cientista do século XIX. Autor do livro L uomo delinquente / O homem delinquente (1876), é um dos nomes mais conhecidos da Criminologia (segundo a Wikipedia: o conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo ).

10 O que diferencia cada cultura? Resultam da relação permanente com o meio natural e com os outros homens. Raça, língua, religião, costumes,, são fatores de identidade de uma população que combinados resultam na cultura própria de um povo. Qualquer sociedade possui marcas próprias que as identificam e simultaneamente ajudam a distingui-las das restantes.

11 CULTURA É o conjunto de costumes e tradições adquiridas pelo indivíduo ao longo do tempo, em contacto com o meio em que vive e que são transmitidas de geração em geração. A cultura é parte fundamental no processo de socialização do homem, uma vez que o torna um ser social.

12 DIVERSIDADE CULTURAL

13 DIVERSIDADE CULTURAL CULTURA INDIANA CULTURA MUCULMANA CULTURA ESQUIMÓ CULTURA MASAI CULTURA ~XINGU

14

15 pluralidade multiplicidade Diversidade Cultural heterogeneidade variedade

16 A diversidade de culturas pode ser lida como: uma ameaça, ou como uma oportunidade que rasga novos horizontes sobre a dimensão humana e sobre a sua capacidade criadora. Pode ser vista como um elemento perturbador ou como um fator de enriquecimento. Pode ser vista como um foco de tensões e conflitos ou como uma fonte estimulante de descobertas.

17 INTERCULTURALISMO É interação entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo. Tem como ponto de partida o respeito pelas outras culturas, superando as falhas de relativismo cultural, ao defender o encontro, em pé de igualdade, entre todas elas.

18 O interculturalismo propõe-se promover os seguintes objetivos: Compreender a natureza pluralista da nossa sociedade e do nosso mundo Promover o diálogo entre as culturas Compreender a complexidade e riqueza das relações entre diferentes culturas, tanto no plano individual como no comunitário

19 ETNOCENTRISMO - etnocentrismo é a total rejeição de culturas diferentes - o etnocentrista observa a sua cultura em função da sua própria cultura, olhando para a sua cultura como uma cultura melhor, uma cultura padrão, uma cultura superior a todas as restantes - o etnocentrista não aceita outra cultura que não a dele, não compreende aspectos culturais diferentes e fecha-se na sua própria cultura, originando algumas posturas claramente negativas como a xenofobia, o racismo e o chauvinismo.

20 Relativismo cultural É o oposto do etnocentrismo e nos coloca um desafio importante: em nome do respeito à cultura alheia, devemos considerar que todos os costumes existentes são igualmente legítimos.

21 RELATIVISMO CULTURAL No campo da ciência -> O relativismo cultural é um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocentrica em relação à sociedade do pesquisador. O relativismo cultural é um movimento que se centra na tolerância em relação à divergência cultural; Os pressupostos e avaliações devem ser sempre relativas à propria cultura de origem (ou observada). Um costume só tem validade no próprio ambiente cultural e não no outro. Não promove o diálogo e o intercâmbio entre valores culturais;

22 RACISMO O racismo é um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a História da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.

23 XENOFOBIA Xenofobia é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêem de fora do seu país. xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos.

24 XENOFOBIA Xenofobia no Brasil - zsr4

25 MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E INDUSTRIA CULTURAL

26 O Brasil é um dos países onde a indústria cultural deitou raízes mais fundas e, por isso mesmo, vem produzindo muitos estragos; tudo se tornou objeto de manipulação bem elaborada, embora nem sempre bemsucedida. (Milton Santos, 2000)

27 Cultura de massa toda cultura produzida para as massas. Indústria Cultural a cultura passa a ser transformada em mercadoria.

28

29 CULTURA DE MASSA: Shopping Papai noel Remedios Tenis Show Musical Circo Tv Cinema Academia culto ao corpo.

30

31 INDÚSTRIA CULTURAL: Big brother Shopping Papai noel Remedios Tenis Show Musical Circo Tv

32 SOCIEDADE DE MASSA Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de: comportamento generalizados, na produção em larga escala, na distribuição e no consumo dos bens e serviços, padrões generalizados de participação na vida política, e na vida cultural, através do uso dos meios de comunicação de massa.

33 ORTEGA E GASSET O conceito de homem-massa faz elucidação à ideia do conformismo, que depois havia de ser considerado como próprio da sociedade de massa. O homem-massa se sente à vontade quando é igual a todo o mundo, isto é, à massa indiferenciada.

34 ERICH FROMM Conformismo de autômatos : o indivíduo deixa de ser ele próprio, tomando-se totalmente igual aos demais e como os outros querem que ele seja. O preço disso é a perda do eu genuíno, da subjetividade da pessoa, que acaba por buscar uma identidade substitutiva ( pseudo-eu ) na contínua aprovação e no contínuo reconhecimento por parte dos outros.

35

36

37

38

39 AUTORES DE CONCEPÇÕES DIVERGENTES SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA (MCM): ADORNO e HOKHEIMER: A Indústria vende a imagem do mundo visando exclusivamente o consumo e o lucro ; Não há a democratização da arte, mas apenas a sua banalização, sem profundidade de conteúdos ; Os MCM visam a dependência e alienação intelectual dos homens frente à modernidade, pois tudo é ligado ao capital.

40 AUTORES DE CONCEPÇÕES DIVERGENTES SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA (MCM): MARSHALL McLUHAN: Visão otimista dos MCM; A crescente divulgação de notícias poderia aproximar os homens, formando o que ele denomina de ALDEIA GLOBAL, gerando maior aproximação sócio-cultural entre eles. ALDEIA GLOBAL : Sociedades mundiais, interconectadas através da informação e da tecnologia que a proporciona a todos os indivíduos do planeta. Mc luhan Planeta intercone ctado. Tokyo new york

41 AUTORES DE CONCEPÇÕES DIVERGENTES SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA (MCM): HUMBERTO ECO: Humberto Eco faz crítica tanto à concepção negativista de Adorno e Horkheimer quanto ao extremo otimismo de McLuhan; Eco determina os dois grupos em questão de duas formas: Aos primeiros denomina de Apocalípticos e ao segundo de Integrado ; Assim temos (segundo Humberto Eco) uma síntese entre Apocalípticos e Integrados: Eco. Laborató rio. Modernid ade

42 SÍNTESE DE RELAÇÕES ENTRE APOCALÍPTICOS E INTEGRADOS SOBRE OS MCM: (HUMBERTO ECO) CRÍTICA DOS APOCALÍPTICOS AOS MCM: DEFESA DOS INTEGRADOS AOS MCM: Veiculação da cultura homogênea ; Única fonte de informação possível a muitos; Desestímulo à sensibilidade; Idéia do simples lazer ; sem conotação reflexiva; Informação contribui para formação intelectual do grupo; Maior dinamização da informação.

43 AUTORES DE CONCEPÇÕES DIVERGENTES SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA (MCM): HUMBERTO ECO: Eco faz a crítica às duas concepções; os Apocalípticos estariam errados por criticarem a cultura de massa simplesmente por seu caráter industrial; Já os Integrados esquecem que os MCM são controlados por grupos econômicos com fins lucrativos e ideológicos, o que denota a manutenção destes através do MCM.

Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA 3º ano / Pré-vest Capítulos 3, 4 e 5 - Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural

Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA 3º ano / Pré-vest Capítulos 3, 4 e 5 - Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA 3º ano / Pré-vest Capítulos 3, 4 e 5 - Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural DIVERSIDADE CULTURAL O que diferencia cada cultura? Resultam da relação permanente

Leia mais

Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural

Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA Cultura/Cultura de Massas e Industria Cultural O que diferencia cada cultura? Resultam da relação permanente com o meio natural e com os outros homens. Raça, língua,

Leia mais

Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA º ano / Pré-vest Aula 27 Cultura e Conceitos de Cultura

Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA º ano / Pré-vest Aula 27 Cultura e Conceitos de Cultura Professor : Robson Vieira SOCIOLOGIA 2018 3º ano / Pré-vest Aula 27 Cultura e Conceitos de Cultura Aula 27 Cultura O que É Cultura? É tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes,

Leia mais

Sociologia Introdução à ciência da sociedade Cristina Costa

Sociologia Introdução à ciência da sociedade Cristina Costa Sociologia Introdução à ciência da sociedade Cristina Costa Introdução Aparecimento das condições históricas exigiu análise da vida social Amadurecimento do pensamento científico Interesse pela vida material

Leia mais

Multiculturalismo Diversidade cultural. Fotografia de Sebastião Salgado

Multiculturalismo Diversidade cultural. Fotografia de Sebastião Salgado Fotografia de Sebastião Salgado O que é natural e o que é cultural no homem? Para o antropólogo Levi-Strauss, a natureza e a cultura estão ligadas no homem. O autor utilizou um critério para identificar

Leia mais

Introdução à Sociologia. Prof. Robson

Introdução à Sociologia. Prof. Robson Introdução à Sociologia Prof. Robson CAPÍTULO 2 - RAÍZES HISTÓRICAS E DESENVOLVIMENTO Introdução à Sociologia Prof. Robson Parte 1 Introdução CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS acontecimentos

Leia mais

Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural. O Brasil é um País Multirracial. Contextualização. Teleaula 1.

Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural. O Brasil é um País Multirracial. Contextualização. Teleaula 1. Atividades Acadêmico-Científico- -Culturais: Diversidade Cultural Teleaula 1 Profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza tutorialetras@grupouninter.com.br O Brasil é um País Multirracial Letras Contextualização

Leia mais

Introdução à Sociologia. Prof. Robson

Introdução à Sociologia. Prof. Robson Introdução à Sociologia Prof. Robson Introdução à Sociologia Prof. Robson Parte 1 Introdução CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS acontecimentos históricos, ocorridos a partir do século

Leia mais

O que é Sociologia?

O que é Sociologia? O que é Sociologia? A Sociologia é um ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. O que faz Sociologia?

Leia mais

AXIOLOGIA OU TEORIA DOS VALORES

AXIOLOGIA OU TEORIA DOS VALORES AXIOLOGIA OU TEORIA DOS VALORES 2. Valores e Cultura - Definição de cultura. - Etnocentrismo. - Relativismo cultural. - Críticas ao relativismo cultural. - O problema da tolerância. - Definição de Cultura.

Leia mais

Sociedade e indivíduo. Cultura e socialização: cultura.

Sociedade e indivíduo. Cultura e socialização: cultura. Sociedade e indivíduo Cultura e socialização: cultura. Todo este património de artefactos materiais ou espirituais em que o Homem se movimenta e de que se serve para satisfazer as suas necessidades físicas,

Leia mais

RAÇA E ETNIA. Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP

RAÇA E ETNIA. Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP RAÇA E ETNIA Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP Raça A raça (do italiano razza) é um conceito que obedece a diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica

Leia mais

CULTURA PRÁTICA SIMBOLIZADORA

CULTURA PRÁTICA SIMBOLIZADORA Aculturação Socialização CULTURA PRÁTICA SIMBOLIZADORA Etnocentrismo Relativismo cultural Indústria Cultural Violência simbólica Ideologia Socialização primária Socialização secundária O processo de socialização

Leia mais

SOCIOLOGIA. Cultura e sociedade

SOCIOLOGIA. Cultura e sociedade SOCIOLOGIA Cultura e sociedade Conceito de cultura A cultura é parte fundamental no processo de socialização do homem, uma vez que o torna um ser social. Para entender como os grupos se organizam na sociedade,

Leia mais

SUMÁRIO DETALHADO 1 A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA...1

SUMÁRIO DETALHADO 1 A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA...1 SUMÁRIO DETALHADO 1 A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA...1 O que é sociologia?...2 A imaginação sociológica...2 A sociologia e as ciências sociais...3 Sociologia e senso comum...5 O que é teoria sociológica?...6

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde. Conceito Definição a. Cultura 1. Discriminação de povos ou pessoas, por certos grupos de indivíduos,

Leia mais

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 3º ANO E PRÉ-VEST PROF. ROBSON

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 3º ANO E PRÉ-VEST PROF. ROBSON INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 3º ANO E PRÉ-VEST PROF. ROBSON Introdução à Sociologia Prof. Robson Parte 1 Introdução CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS acontecimentos históricos, ocorridos

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA Explicitar em que consiste a realidade social e constatar a sua complexidade; MÓDULO 1 Identificar o objeto das Ciências Sociais; Tema I O que é a Sociologia? Contextualizar

Leia mais

TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL

TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL Marciele Nazaré Coelho Orientadora: Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello Por: Adriana Marigo Francisca

Leia mais

U NESP. O caráter nacional brasileiro. Dante Moreira Leite. História de uma ideologia. 6 a edição revista. huua-%

U NESP. O caráter nacional brasileiro. Dante Moreira Leite. História de uma ideologia. 6 a edição revista. huua-% huua-% Dante Moreira Leite O caráter nacional brasileiro História de uma ideologia 6 a edição revista Série Dante Moreira Leite Organizador Rui Moreira Leite U NESP Sumário Prefácio à segunda edição 15

Leia mais

TÍTULO DO PROGRAMA. Impactos Fatais Série: Racismo Uma História SINOPSE DO PROGRAMA

TÍTULO DO PROGRAMA. Impactos Fatais Série: Racismo Uma História SINOPSE DO PROGRAMA TÍTULO DO PROGRAMA Impactos Fatais Série: Racismo Uma História SINOPSE DO PROGRAMA O documentário da BBC de Londres retorna ao século 19 para nos mostrar o surgimento de um racismo tão cruel e mortal como

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL AULA: 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL AULA: 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL AULA: 02 CULTURA 2 Cultura Do latim cultura, cultivar, cuidar. 3 Cultura - Edward Burnett Tylor São práticas e ações

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOCIAL Cultura brasileira AULA III

COMUNICAÇÃO SOCIAL Cultura brasileira AULA III COMUNICAÇÃO SOCIAL Cultura brasileira AULA III 1. Definições de cultura 2. Definições de Identidade Cultural 2.1. Nos Estudos Culturais, as identidades culturais dizem respeito àqueles aspectos de nossas

Leia mais

A construção do conhecimento em Sociologia

A construção do conhecimento em Sociologia A construção do conhecimento em Sociologia Senso Comum o senso comum diz respeito a princípios normativos populares - conhecimento convencional que se fundamenta na tradição, nos costumes e vivências cotidianas

Leia mais

Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa SOCIOLOGIA: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa ORIGEM DA SOCIOLOGIA A Sociologia germina no século XVIII, com as grandes Revoluções

Leia mais

2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL

2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL GRUPO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE Cursos Científico-Humanísticos Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL SOCIOLOGIA (12º ano) Página 1 de 6 Competências Gerais Desenvolver a consciência dos direitos e

Leia mais

Teorias evolucionistas

Teorias evolucionistas Teorias evolucionistas A vida em evolução Se o problema da origem da vida não tem resposta definitiva, há muitos estudos tentando resolver outra questão levantada pela biogênese: se todo ser vivo se origina

Leia mais

ÉTICA E IDENTIDADE. (28/10/2016 às 15h )

ÉTICA E IDENTIDADE. (28/10/2016 às 15h ) ÉTICA E IDENTIDADE (28/10/2016 às 15h ) 1) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Introduzir o estudante ao pensamento crítico filosófico por meio de reflexões sobre o seu próprio cotidiano. Apresentar

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues   Escola Cenecista Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnec.edu.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira Objetivo: Problematizar diferentes tipos e classificações utilizadas a respeito

Leia mais

Aula 5: Precursores e modelos clássicos de análise e compreensão da sociedade: o Darwinismo social e o pensamento de Augusto Comte.

Aula 5: Precursores e modelos clássicos de análise e compreensão da sociedade: o Darwinismo social e o pensamento de Augusto Comte. Aula 5: Precursores e modelos clássicos de análise e compreensão da sociedade: o Darwinismo social e o pensamento de Augusto Comte. CCJ0001 - Fundamentos de Ciências Sociais Profa. Ivana Schnitman Centro

Leia mais

Biologia O estudo da vida. Capítulo 1

Biologia O estudo da vida. Capítulo 1 Biologia O estudo da vida Capítulo 1 O mundo em que vivemos Por que estudar? Biologia: Ramo da ciência que estuda os seres vivos Seres vivos: formados por uma ou mais células; contém informação genética;

Leia mais

A Sociologia da Ciência. Os imperativos institucionais da Ciência R. K. Merton

A Sociologia da Ciência. Os imperativos institucionais da Ciência R. K. Merton A Sociologia da Ciência Os imperativos institucionais da Ciência R. K. Merton Os clássicos da Sociologia Marx, Weber e Durkheim concordam que: Ciência floresce em sociedades complexas, industriais A taxa

Leia mais

Efeitos da cultura do ódio na internet

Efeitos da cultura do ódio na internet Efeitos da cultura do ódio na internet Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges Texto Básico: Slide - Cultura do Ódio Aula: Temáticas Contemporâneas. Disponível em: www.professorrenato.com/index.php/

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAS DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAS DE SISTEMAS INFORMÁTICOS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAS DE SISTEMAS INFORMÁTICOS Ano Letivo 2015/2016 Ciclo de Formação: 2015-2018 Nº DO PROJETO: 5571-FSE-000314 1º ANO ÁREA DE INTEGRAÇÃO PLANIFICAÇÃO ANUAL

Leia mais

O QUE É CULTURA? 1. Reflexões em torno do conceito de cultura. .Cultura. .Cultura / Civilização. .Civilização

O QUE É CULTURA? 1. Reflexões em torno do conceito de cultura. .Cultura. .Cultura / Civilização. .Civilização CET ATNA 2007/2008 CULTURA PORTUGUESA.Cultura 1. Reflexões em torno do conceito de cultura O QUE É CULTURA? Docente: Susana Filipa dos Santos Gonçalves.Civilização O QUE É CIVILIZAÇÃO? - acção que o Homem

Leia mais

Alice Mendonça Universidade da Madeira INTERCULTURALIDADE. O QUE É?

Alice Mendonça Universidade da Madeira INTERCULTURALIDADE. O QUE É? Alice Mendonça Universidade da Madeira INTERCULTURALIDADE. O QUE É? Apartheid sistema de segregação social Até há uma década, cada sul africano era classificado numa destas categorias: Branco, pessoa de

Leia mais

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo RAÇA E ETNIA Raça A raça (do italiano razza) é um conceito que obedece a diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de

Leia mais

RELAÇÃO DOS LIVROS A ATRÍBUIR AOS ALUNOS COM SUBSÍDIO DE A.S.E / 2017

RELAÇÃO DOS LIVROS A ATRÍBUIR AOS ALUNOS COM SUBSÍDIO DE A.S.E / 2017 RELAÇÃO DOS LIVROS A ATRÍBUIR AOS ALUNOS COM SUBSÍDIO DE A.S.E. 2016 / 2017 CEF Empregado Comercial 1º Ano 0 Matemática Aplicada, Língua Portuguesa, Inglês. 1 Matemática Aplicada, Língua Portuguesa, Inglês.

Leia mais

REVISÃO DE CONTEÚDO AVALIAÇÃO MENSAL DE SOCIOLOGIA 2º ANOS AUGUSTO COMTE, A DOUTRINA POSITIVISTA E SEU CONTEXTO HISTÓRICO.

REVISÃO DE CONTEÚDO AVALIAÇÃO MENSAL DE SOCIOLOGIA 2º ANOS AUGUSTO COMTE, A DOUTRINA POSITIVISTA E SEU CONTEXTO HISTÓRICO. REVISÃO DE CONTEÚDO AVALIAÇÃO MENSAL DE SOCIOLOGIA 2º ANOS AUGUSTO COMTE, A DOUTRINA POSITIVISTA E SEU CONTEXTO HISTÓRICO. Profª Ana Carla O Positivismo trata-se de uma doutrina sociológica, filosófica

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA Campus: NORTE SHOPPING Missão A missão do curso é formar professores de Ciências e Biologia para atuar no ensino básico, cônscios de

Leia mais

O projeto educativo, científico e cultural prossegue, entre outros, os seguintes fins:

O projeto educativo, científico e cultural prossegue, entre outros, os seguintes fins: Projeto Educativo, Científico e Cultural O ISAVE Instituto Superior de Saúde, localizado no concelho de Amares, Braga é um centro de criação, difusão e promoção da cultura, ciência e tecnologia, articulando

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Sociologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Thais de Freitas Morais EMENTA

Leia mais

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA SÉC. XIX O rápido avanço industrial pelo qual passou a Europa nesse período, foi responsável por mudanças profundas nos hábitos

Leia mais

etnocentrismo e racismo

etnocentrismo e racismo etnocentrismo e racismo Prof. Doutora Rosa Cabecinhas Universidade do Minho AECA - Agrupamento de Escolas Carlos Amarante 6 Junho 2016 org. Clube Europeu e Biblioteca Escolar Enquadramento Esta tertúlia

Leia mais

Relações Étnico-Raciais no Brasil. Professor Guilherme Paiva

Relações Étnico-Raciais no Brasil. Professor Guilherme Paiva Relações Étnico-Raciais no Brasil Professor Guilherme Paiva Unidade 1: Entender as relações étnico-raciais no Brasil através das legislações atuais Questões iniciais: a invisibilidade do negro e do índio

Leia mais

Introdução de Sociologia

Introdução de Sociologia Introdução de Sociologia Prof. Petterson A. Vieira www.profpetterson.com Petterson A. Vieira O que é Sociologia? A Sociologia é um ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e

Leia mais

Aula 02 CONCEITO DE RAÇA, ETNICIDADE E SAÚDE. 1. Definição de raça

Aula 02 CONCEITO DE RAÇA, ETNICIDADE E SAÚDE. 1. Definição de raça Aula 02 CONCEITO DE RAÇA, ETNICIDADE E SAÚDE Nas últimas décadas, diversos estudos tem mostrado diferenças raciais marcantes na morbimortalidade, no comportamento ante a doença e saúde, no acesso e uso

Leia mais

1º AULÃO ENEM Sociologia 1) SAS. 2 ENEM

1º AULÃO ENEM Sociologia 1) SAS.  2 ENEM 1º AULÃO 2016 1) SAS 2 1º AULÃO 2016 Na tirinha, Mafalda, após ler o conceito de democracia, não consegue mais parar de rir. Dentre várias interpretações sociológicas sobre as razões do riso contínuo da

Leia mais

IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN

IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN A história entre Darwin (1809-1882) e a biologia começou quando o mesmo foi convidado a embarcar numa expedição de estudo promovida pela Inglaterra. Então, com 22 anos de

Leia mais

2º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º ANO DO ENSINO MÉDIO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE OBJETIVO Nesse bimestre, discutiremos o aspecto eminentemente cultural do ser humano, analisando dentro de uma perspectiva antropológica a condição do homem. Um dos objetivos

Leia mais

A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os

A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os 1º Ano Ensino Médio A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os filósofos dessa época acreditavam que Deus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Guimarães, M.T. C; Sousa, S.M.G.Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. León, O.D. Uma revisão

Leia mais

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas 1 Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas Os seres humanos sempre buscaram formas de compreender os fenômenos que ocorrem em seu dia a dia, de modo a procurar soluções para

Leia mais

Pobreza e exclusão Ciências Sociais Prof. Guilherme Paiva

Pobreza e exclusão Ciências Sociais Prof. Guilherme Paiva As evidências históricas mostram que a cultura humana esteve sempre intimamente ligada [ ] à ideia da distinção e discriminação entre grupos sociais (COSTA, 2005, p.247). Igualdade: utopia, ou seja, um

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DOS ESTUDOS INDEPENDENTES JANEIRO/2015

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DOS ESTUDOS INDEPENDENTES JANEIRO/2015 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DOS ESTUDOS INDEPENDENTES JANEIRO/2015 Escola- Referência Aluno: turma: 2º CN Data: Matéria: Sociologia Turno: Noite Valor: 30 Nota: Professor: Alessandro

Leia mais

Carta dos Povos da Terra

Carta dos Povos da Terra Carta dos Povos da Terra Primeira Proposta Janeiro 2011 Eixo temático: Os pilares éticos das novas civilizações do século XXI Considerando as graves ameaças que pesam sobre nosso planeta e sobre nós mesmos,

Leia mais

2. Comte, precursor da sociologia ou sociólogo? 3. A contribuição e limitações do POSITIVISMO. 4. Estrutura de análise das correntes teóricas

2. Comte, precursor da sociologia ou sociólogo? 3. A contribuição e limitações do POSITIVISMO. 4. Estrutura de análise das correntes teóricas 1. Breve história da ciência 2. Comte, precursor da sociologia ou sociólogo? 3. A contribuição e limitações do POSITIVISMO 4. Estrutura de análise das correntes teóricas 5. Primeira atividade do trabalho

Leia mais

Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini

Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini Sociologia Surgimento e principais tópicos Prof. Alan Carlos Ghedini Podemos entender a sociologia, de modo geral, como a área de estudo que se dedica a entender o comportamento humano em sociedade. São

Leia mais

ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II. O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco?

ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II. O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco? ANEXO AULA 04 EVOLUCÃO II O urso polar é branco porque mora na neve, ou vive na neve porque é branco? Charles Darwin Chevalier de Lamarck Figura 1 Lei do uso e desuso Figura 2 - Lei da Transmissão de Caracteres

Leia mais

A História da Psicologia Social

A História da Psicologia Social Então estamos falando de duas Psicologias Sociais? A História da Psicologia PSICOLOGIA SOCIAL I PROFA. DRA. ROSANA CARNEIRO TAVARES Psicologia Tradicional: descreve, nomeia e conceitua os fenômenos psicossociais,

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Ano Letivo 2018/2019 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Ano Letivo 2018/2019 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Ano Letivo 18/19 Disciplina: SOCIOLOGIA

Leia mais

COLÓQUIO DO CLIMAF BERLIM - JANEIRO DE 2019 IDENTIDADE/ALTERIDADE CONCLUSÕES. (sob a forma de frases soltas,

COLÓQUIO DO CLIMAF BERLIM - JANEIRO DE 2019 IDENTIDADE/ALTERIDADE CONCLUSÕES. (sob a forma de frases soltas, COLÓQUIO DO CLIMAF BERLIM - JANEIRO DE 2019 IDENTIDADE/ALTERIDADE Mesa-redonda 1 CONCLUSÕES (sob a forma de frases soltas, debatidas e encontradas por cada grupo temático) Alteridade Procura entre desiguais

Leia mais

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos Biologia e Geologia 11º ano Unidade 7 Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos 2016 A Origem da Vida Dos procariontes aos eucariontes A célula procariótica Sem membrana nuclear Sem organitos membranares

Leia mais

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres

Leia mais

O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura

O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura Laura Garbini Both Mestre em Antropologia Social UFPR Profa. da UNIBRASIL laura.both@unibrasil.com.br No nosso dia-a-dia

Leia mais

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e

Leia mais

Disciplina de Sociologia. Prof. Renan Borges

Disciplina de Sociologia. Prof. Renan Borges Disciplina de Sociologia Prof. Renan Borges O que é cultura? Tudo aquilo que o homem cria, consciente ou inconscientemente, para se relacionar com outros homens (idiomas, instituições, normas), com o meio

Leia mais

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser Sociologia CULTURA E IDEOLOGIA Falseamento da realidade Karl Marx IDEOLOGIA Gramsci Visão de mundo Louis Althusser Aparelhos ideológicos IDEOLOGIA Falseamento da realidade Século XIX Democracia Liberdade

Leia mais

PSICOLOGIA SOCIAL I. Psicologia Geral e Psicologia Social. De que trata a Psicologia Social? 21/08/2016

PSICOLOGIA SOCIAL I. Psicologia Geral e Psicologia Social. De que trata a Psicologia Social? 21/08/2016 PSICOLOGIA SOCIAL I A psicologia social e seu objeto de estudo: QUESTÕES PRELIMINARES Profa. Dra. Rosana Carneiro Tavares A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO De que trata a Psicologia

Leia mais

O Positivismo de Augusto Comte. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior

O Positivismo de Augusto Comte. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior O Positivismo de Augusto Comte Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior Augusto Comte (1798-1857). Um dos pais fundadores da Sociologia. Obras principais: Curso de Filosofia Positiva. 6 volumes. (1830-1842).

Leia mais

Raça, Etnicidade e Migração. Anthony Giddens, cap. 9

Raça, Etnicidade e Migração. Anthony Giddens, cap. 9 Raça, Etnicidade e Migração Anthony Giddens, cap. 9 1. Compreendendo a raça e a etnicidade Raça é um conjunto de relações sociais que permitem situar os indivíduos e os grupos e determinar vários atributos

Leia mais

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA Como pode cair no enem O Apartheid foi um regime social estabelecido na África do Sul a partir de 1948, após a ascensão do Partido dos Nacionalistas ao poder

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Currículo CURRÍCULO E DIVERSIDADE Prof. Stephanie Gurgel Os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas

Leia mais

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL Como pode cair no enem? F O trecho já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado remete a qual conceito 1 polêmico atribuído ao Gilberto

Leia mais

SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.

SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES. SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES Augusto Comte 1798-1 857 Lei dos três estados: 1ª) Explicação dos fenômenos através de forças comparáveis aos homens. 2ª) Invocação de entidades abstratas (natureza). 3ª)

Leia mais

02/10/2014. Educação e Diversidade. Para início de conversa. Descompasso: educação e sociedade. Tema 1: Multiculturalismo e Educação.

02/10/2014. Educação e Diversidade. Para início de conversa. Descompasso: educação e sociedade. Tema 1: Multiculturalismo e Educação. Educação e Diversidade. Tema 1: Multiculturalismo e Educação. Para início de conversa Como se dá o Multiculturalismo no ambiente escolar, nos dias atuais? Consenso: reinventar a educação escolar. Busca

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA Nome: Nº 2ª Série Data: / 06 / 2016 Professor: Alexandre 2º Bimestre Nota: (Valor 1,0) A Introdução: Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes

Leia mais

1 O que é Sociologia, 1

1 O que é Sociologia, 1 Sumário Prefácio, xvii 1 O que é Sociologia, 1 1.1 Objeto da Sociologia, 1 1.2 Caráter científico da Sociologia, 3 1.2.1 Características do conhecimento científico, 3 1.2.2 Dificuldades da Sociologia,

Leia mais

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA Profº Ney Jansen Sociologia Ao problematizar a relação entre indivíduo e sociedade, no final do século XIX a sociologia deu três matrizes de respostas a essa questão: I-A sociedade

Leia mais

Construindo a cultura através da comunicação

Construindo a cultura através da comunicação Construindo a cultura através da comunicação Assessoria de Imprensa O que é Cultura Organizacional? Conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados

Leia mais

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE URBANA Muito além de uma questão de Polícia 1º Sargento PM Luís Carlos Tremea Em se tratando de criminalidade não se ganha, se mitiga. José Mariano Beltrame Del PF Aposentado

Leia mais

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS O que é cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos

Leia mais

CONCEITOS DA ANTROPOLOGIA QUE DEVEM FUNDAMENTAR UM TRABALHO COM POPULAÇÕES INDÍGENAS

CONCEITOS DA ANTROPOLOGIA QUE DEVEM FUNDAMENTAR UM TRABALHO COM POPULAÇÕES INDÍGENAS CONCEITOS DA ANTROPOLOGIA QUE DEVEM FUNDAMENTAR UM TRABALHO COM POPULAÇÕES INDÍGENAS Maria Elisa Ladeira CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA CTI maio de 2002 Um sumário dos conceitos básicos da Antropologia

Leia mais

Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais

Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais Papel dos movimentos sociais, em particular, do Movimento Negro:

Leia mais

R.A.E./28 RESENHA

R.A.E./28 RESENHA !' RESENHA ' ' A Alienação do Homem Moderno por FRITZ PAPPEN HEIM, Editôra Brasiliense, 196 7, São Paulo, brochura, 11 O páginas (tradução do original inglês The Alienation oi Modern M~m). Êste pequeno

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009 COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRU PLANO DE CURSO Disciplina: Sociologia Série: 3ª Ano Letivo: 2009 Período Objetivos Específicos Conteúdo/Unidade N de Aulas 1 bimestre (09/02 a 30/04) Estabelecer a diferença

Leia mais

PLURALIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO*

PLURALIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO* PLURALIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO* A educação formal é a educação que se faz de modo sistemático e busca ter clareza em relação às questões: o que ensinar, como ensinar, quem ensinar, para que ensinar, por

Leia mais

Metodologia científica

Metodologia científica Metodologia científica Introdução Você sabia que conhecimento acadêmico-científico contém normas para seu desenvolvimento? Pois bem. Tais conhecimentos são reunidos na metodologia científica e todo saber

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL

DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL Adotada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na sua 31.ª sessão, a 2 de novembro de 2001. DECLARAÇÃO

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo. Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia

Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo. Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia História do Evolucionismo I A Teoria da evolução é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE SOCIOLOGIA FINAL Nome: Nº 2ª Série Data: / / 2016 Professor: Alexandre Final Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 pontos e você não assimilou

Leia mais

ÉMILE DURKHEIM ( )

ÉMILE DURKHEIM ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

BIOLOGIA Teorias evolucionistas

BIOLOGIA Teorias evolucionistas Módulo 40 Página 1 à 7 De onde viemos? Por que estamos aqui? Qual o propósito para a existência? Para onde vamos? Evolucionismo x Criacionismo Idéias de Lamarck Jean Baptiste Pierre Antonie de Monet Conde

Leia mais

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS O que é cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos

Leia mais

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao

Leia mais

A Árvore do Conhecimento

A Árvore do Conhecimento Complexidade e Conhecimento na Sociedade em Redes, 2012 A Árvore do Conhecimento As bases biológicas do entendimento humano Humberto Maturana R. Francisco Varela G. Geórgia Jôse Rodrigues Durães Jaqueline

Leia mais