O USO DE ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS NA REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS ADULTOS E IDOSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O USO DE ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS NA REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS ADULTOS E IDOSOS"

Transcrição

1 1 O USO DE ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS NA REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS ADULTOS E IDOSOS THE USE OF THERAPEUTIC STRATEGIES IN AURAL REABILITATION FOR ADULTS AND AGED PEOPLE Cristiane Elisabete H.P.Medeiros (1) Especialização em Audiologia Clínica e Saúde do Trabalhador pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica ( CEFAC ) Fonoaudióloga formada pela Universidade de São Paulo ( USP-Bauru) Rua São Benedito, S.José do Rio Preto SP Fone /Fax : ( 17 ) cehpm@uol.com.br Teresa M.Momensohn dos Santos (2) Doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo Instituição de Origem Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica ( CEFAC ) Rua : Cayowáa, São Paulo SP Fone /Fax : ( 11 ) cefac@cefac.br

2 2 Resumo Introdução : o tratamento da deficiência auditiva pode ser realizado por meio de procedimentos clínicos,medicamentosos ou cirúrgicos.pode também incluir, após avaliação e diagnóstico médico, a indicação de aparelho de amplificação sonora individual( AASI).A reabilitação do deficiente auditivo adulto/idoso consta de indicação de AASI e orientações durante o processo de adaptação,sendo que muitas vezes não são realizados os trabalhos de aconselhamento familiar e o de desenvolvimento de estratégias terapêuticas que poderiam beneficiar o usuário e minimizar suas dificuldades de comunicação.estes indivíduos poderiam obter melhor desempenho nas situações de comunicação através do uso de estratégias auditivas. Objetivo:desenvolver um manual de orientações para melhorar a comunicação entre ouvintes e deficientes auditivos,apresentando as principais estratégias terapêuticas que podem ser utilizadas no processo de reabilitação auditiva visando o melhor aproveitamento e desempenho do AASI.Métodos:será desenvolvido através da revisão de literatura sobre as principais estratégias terapêuticas que poderiam beneficiar os deficientes auditivos adultos/idosos no processo de reabilitação auditiva.resultados:serão apresentados os principais tópicos e os aspectos que serão desenvolvidos no manual.o desenvolvimento deste trabalho resultará num manual de orientações ao deficiente auditivo e à sua família,que poderá ser usado durante e após o período de adaptação do AASI.Comentários conclusivos: O deficiente auditivo adulto/idoso tem que estar ciente de que mesmo usando o AASI,precisará adequar-se às situações do dia-a-dia e que dispondo do uso das estratégias terapêuticas poderá lidar melhor com as barreiras comunicativas.estas representam significativa contribuição para que a informação oral seja mais facilmente recebida.

3 3 Descritores :deficiência auditiva; aparelho de amplificação sonora individual (AASI);estratégias terapêuticas ;leitura oro-facial;reabilitação auditiva.

4 4 Abstract Introduction :The treatment of hearing loss can be done trough clinical, medicinal or surgical procedures. It can also, under doctor s considerations, be indicated a hearing aid (AASI). The rehabilitation of hearing impaired adults and aged people reports from the indication of AASI and orientation along the fitting procedure, but many times the tasks of familiar understanding are not made and the therapeutic strategies which could be useful for the user and would help them with their difficulties of communication. These individuals would be more successful in their attempt of communication if some strategies could be used. Purpose : Presenting the main therapeutic strategies which can be used on the aural rehabilitation, seeking for the better use and performance of hearing aids. Methods: It will be developed through a careful analyses of the literature about the main therapeutic strategies which could be useful for the adults and aged people with hearing loss on the procedures of aural rehabilitation. Results: The development of this work will end into a handbook for a hearing impaired and their family which will be used during and after the adaptation time of hearing aids. Conclusions: The hearing impaired adults and aged people must know that even using the AASI they need adequate themselves to their every day activities, but having in hand their therapeutic strategies handbook they will be able to deal better with their difficulties of communication. It represents a meaningful contribution towards an easier way of receiving oral information. Keywords: hearing loss, hearing aid, therapeutic strategies, speech reading, aural rehabilitation.

5 5 INTRODUÇÃO O tratamento da deficiência auditiva pode ser realizado por meio de procedimentos clínicos, medicamentosos ou cirúrgicos. A reabilitação do portador de deficiência auditiva pode também incluir, após avaliação e diagnóstico médico, a indicação de dispositivos de amplificação, como o aparelho de amplificação sonora individual ( AASI ).A função deste é amplificar os sons para que o indivíduo possa utilizar sua audição residual de um modo mais efetivo. Muitos avanços tecnológicos e eletroacústicos ocorreram durante o desenvolvimento dos AASIs possibilitando a compensação do déficit auditivo. Estes são indicados principalmente para perdas auditivas adquiridas após a aquisição de linguagem, não tratáveis com medicamentos ou intervenções cirúrgicas. Apesar da tecnologia empregada, dos estudos e das pesquisas que possibilitaram a idealização dos AASIs analógicos, programáveis e digitais, ainda são significativas as limitações impostas para a realização de uma adaptação satisfatória no que diz respeito à compreensão e inteligibilidade de fala. Os profissionais que atuam na área otológico-audiológica com pacientes adultos geralmente limitam-se ao diagnóstico e a indicação do AASI, e nem sempre abordam os aspectos psicossociais e o desenvolvimento de estratégias que poderiam ser utilizadas para facilitar a comunicação verbal do indivíduo. (1) Muitos casos de deficiência auditiva possuem fatores agravantes que requerem algo mais do que só a amplificação,apresentando níveis rebaixados de resposta para a fala, significativos déficits nas altas freqüências, ou ainda, perdas degenerativas com comprometimentos localizados no glânglio espiral e oitavo par craniano. (2)

6 6 Estes pacientes apresentam prejuízos acentuados na recepção dos sons, mesmo amplificados. Referem ouvir sem entender ou ouvir sem distinguir as palavras. Nestes casos o uso do AASI como único meio de captação da mensagem já estará comprometendo sua performance no ato da comunicação. O deficiente auditivo ainda tem que conviver com o ruído e a reverberação ambiental, distrações, assuntos desconhecidos e pouca informação visual. Outro fator importante é que são poucos os casos de pacientes deficientes auditivos adultos/idosos que fazem adaptação binaural.isto se deve ao custo elevado dos aparelhos e ao preconceito de fazer o uso de dois aparelhos, o que poderia representar uma maior deficiência. Quando o paciente tem uma perda auditiva bilateral geralmente recomenda-se adaptação binaural,isto porque o uso monoaural poderá ocasionar uma diminuição da habilidade da percepção da fala. Algumas vantagens da adaptação binaural são a facilitação da localização da fonte sonora, melhora da resposta para a fala ( melhor discriminação ) na presença de ruído, eliminação do efeito sombra provocado pela cabeça, facilitação da somação binaural e manutenção do equilíbrio corporal global. (3) Embora o AASI seja um dos principais instrumentos para a reabilitação, deve ser visto apenas como uma parte deste processo,visto que as dificuldades de comunicação nos indivíduos com perda auditiva não resultam apenas na diminuição da sensibilidade auditiva, mas na impossibilidade de uma comunicação efetiva que pode ocasionar problemas psicossociais e que podem acabar em isolamento e exclusão. (4)

7 7 Observa-se que muitos indivíduos não conseguem se beneficiar ou porque não utilizaram eficazmente seu AASI, apresentando dificuldade de respostas para a fala e conversação ou porque não se habituaram a fazer uso da leitura oro-facial. O trabalho fonoaudiológico na reabilitação de indivíduos portadores de deficiência auditiva também pode ser dificultado pela forma como a família vê a deficiência e como apresenta suas expectativas em relação aos benefícios do aparelho. Durante o atendimento clínico, o profissional fornece orientações quanto ao problema de audição e procura explicar as etapas da adaptação, sendo que também são expostas informações gerais sobre o uso, conservação, cuidados e manutenção do AASI. Nestas sessões de orientações são abordados os aspectos físicos como manipulação de controles, pilhas, regulagens e volume do aparelho. Durante o processo de reabilitação, além da seleção do AASI que propicie o máximo de aproveitamento da audição residual, também devem ser fornecidas informações sobre a utilização adequada do aparelho,limpeza e manuseio. O paciente deve ser informado sobre a existência de equipamentos, acessórios e sistemas auxiliares de audição disponíveis no mercado e também que o aparelho deverá ser substituído no caso de modificação da configuração audiométrica ou no grau da perda auditiva,mesmo que o seu aparelho esteja em boas condições técnicas. No período da indicação e adaptação do aparelho,de uma forma geral, ocorre um aconselhamento sobre as situações de comunicação, presença de ruído de fundo, desconforto,questionamentos e dúvidas do paciente e de sua família. O fonoaudiólogo tem a função de facilitar a familiarização,a aceitação e trabalhar o uso efetivo do AASI, minimizando as dificuldades do paciente,visto que uma das

8 8 principais razões para explicar o grau de satisfação com o uso da prótese estariam relacionadas à orientação e ao aconselhamento do paciente e de seus familiares. (5) No ambiente clínico o paciente interage com o profissional que está preparado e habituado a atuar no processo de reabilitação. No contexto familiar a situação é adversa ao consultório. Muitas vezes ocorre a incompreensão, gerando conflitos na convivência e causando angústia e desapontamento. Os familiares e os amigos têm grande importância nesta fase e representam um apoio ao paciente quando a adaptação do aparelho não dá o retorno esperado imediato, pois não o fez ouvir como antes. É fundamental que a família divida as responsabilidades, trabalhando a iniciativa, a motivação e os reforços necessários para o sucesso da reabilitação. O paciente e sua família depositam suas expectativas em um dispositivo de amplificação sonora recorrendo à tecnologia e inovações, que nem sempre se aproximam da solução do déficit que a surdez acarreta.esquecem de que o AASI é um equipamento eletrônico que nunca poderá aproximar-se do ouvido humano.é apenas um auxílio para sua audição e uma parte do processo de reabilitação. Cada família encara a deficiência auditiva de uma forma, reagindo perante as dificuldades que dependem do próprio grau da perda auditiva e também dos padrões emocionais e ambientais. O profissional precisa orientar a família que o problema do deficiente auditivo não está apenas no mecanismo auditivo, mas também no sistema auditivo central que declina com o avanço da idade e que estes fatores estão ainda combinados com outros, no âmbito social, pessoal e econômico. (6)

9 9 A família e o paciente precisam estar envolvidos com o processo de comunicação para que haja aceitação da deficiência auditiva.o que ocorre,muitas vezes,é que o deficiente auditivo comparece sozinho ao médico e ao centro auditivo, ou para provar que é capaz de resolver seus problemas ou para poupar seus familiares de mais responsabilidades. Isto dificulta o atendimento, pois por mais que as sessões de adaptação sejam produtivas e o paciente mostre destreza com o aparelho e aparente estar compreendendo as orientações, deve-se entender que nestes momentos o novo usuário de AASI pode estar abalado, sentindo se fragilizado, decepcionado e sozinho perante sua deficiência de audição. O indivíduo também deve ser conscientizado da existência e possibilidade de outras formas de se obter informações, percebendo pistas e situações que poderiam ser usadas naturalmente e que também pode ser realizado um treinamento para a aprendizagem dos meios de se intervir no meio ambiente e no interlocutor,visando minimizar suas dificuldades. Entretanto observa-se que nem sempre o indivíduo consegue transmitir para a família as orientações que recebeu, ignorando o que realmente poderia melhorar sua percepção auditiva e seu potencial de comunicação. Muitos casos são fadados ao fracasso,pois se o paciente não participa de um programa de reabilitação auditiva, o uso do AASI poderá ficar comprometido até mesmo pela própria conduta do usuário que muitas vezes sabe da necessidade do uso da prótese, mas a rejeita porque ainda não está preparado para aceitá-la.

10 10 O paciente deve ser orientado de que poderá ser feito um treinamento auditivo através de uma terapia de linguagem,consistindo em um trabalho mais direcionado e sistemático,orientado pelo fonoaudiólogo responsável. É importante que seja discutido como se dá o processo de comunicação,visto que a comunicação verbal é um processo interativo no qual duas ou mais pessoas trocam informações usando uma linguagem comum e compartilhando um conjunto de regras que se referem à maneira pela qual essa troca é conduzida. (1) Uma comunicação efetiva é um processo dinâmico dependente da expressão e da recepção. Inclui entre outros aspectos a mensagem a ser expressa, o propósito e a intenção do falante e o meio através do qual a mensagem é transmitida.também inclui pausas, expressões faciais, gestos indicativos e representativos, que indicam a compreensão ou não da mensagem, bem como meios de manter ou reiniciar a comunicação quando esta é interrompida. Portanto,é importante que o paciente saiba que a fala é transmitida através de dois canais de comunicação : o auditivo, que recebe os sons da fala e as pistas acústicas e o visual, que recebe a imagem dinâmica do falante,sua expressão facial e a informação do seu interlocutor. (1) Caso o fonoaudiólogo que esteja realizando o trabalho de adaptação do aparelho não faça o acompanhamento e as sessões de orientação,deve encaminhar o paciente para um colega especialista em reabilitação. Com o programa de reabilitação global o indivíduo deficiente auditivo e também seus familiares poderão lidar melhor com as desvantagens e dificuldades desta deficiência, no qual a adaptação do aparelho poderá ser vista como parte integrante deste programa. (1)

11 11 Otimizar a audição residual através da adaptação e uso do AASI não vai eliminar completamente a deficiência auditiva, pois ocorre uma distorção da mensagem falada devido à própria patologia e às condições ambientais adversas. O indivíduo portador de deficiência auditiva precisa desenvolver estratégias para compensar este déficit, sendo que estas podem agrupar-se em três grupos: uso de pistas visuais e circunstanciais, manipulação do ambiente físico e resposta construtiva à deficiência auditiva. (7) Mesmo indivíduos com audição normal encontram dificuldades para se comunicar em ambientes ruidosos ou reverberantes, sendo que isto também acontece com os deficientes auditivos usuários de AASI.Nestas circunstâncias, o indivíduo precisa utilizar-se de outras pistas, além das auditivas, estando atento às visuais, como os movimentos da boca do falante e também das gestuais, principalmente o movimento das mãos. (8) Os fatores importantes para a reabilitação auditiva dentro deste contexto podem ser focalizados: falar devagar e articular claramente ; deixar o rosto à mostra ; procurar conversar em ambientes iluminados ;não exagerar na movimentação dos lábios ; repetir a mensagem para facilitar a compreensão ; modificar a sentença quando não houver compreensão do que foi dito. Sugere-se também: o uso de gestos indicativos e representativos; diálogos em ambientes silenciosos ; ficar atento à distância ; falar em tom natural, favorecendo a situação de comunicação. (9) O primeiro impulso que surgiu determinando a realização deste estudo vem da sensação de que alguma coisa é falha no processo de reabilitação do paciente deficiente auditivo adulto/idoso e que de alguma forma podemos interferir para que a deficiência auditiva não se transforme em surdez e exclusão.

12 12 Quando o paciente incorpora o AASI ao seu dia a dia, dá um grande passo para a sociabilização, mas concomitantemente ao uso do AASI surge a inabilidade de ultrapassar as dificuldades comunicativas.o sistema auditivo debilitado mesmo recebendo sinais amplificados, pode estabelecer um considerável déficit para a clareza e fidedigna compreensão da mensagem. (2) Sendo assim, o objetivo deste estudo é desenvolver um manual de orientações para melhorar a comunicação entre ouvintes e deficientes auditivos,apresentando as principais estratégias terapêuticas que podem ser utilizadas no processo de reabilitação auditiva. O uso das estratégias e das orientações poderão propiciar maiores benefícios na comunicação do deficiente auditivo adulto/idoso dentro do contexto familiar e social, favorecendo o processo de inclusão social e melhorando sua qualidade de vida. Desenvolvimento do trabalho O trabalho será desenvolvido através da revisão da literatura sobre as principais estratégias terapêuticas que poderiam beneficiar os deficientes auditivos adultos / idosos no processo de reabilitação auditiva. O desenvolvimento deste trabalho resultará num manual de orientações ao deficiente auditivo e à sua família, que poderá ser utilizado durante e após o período de adaptação do AASI.

13 13 Estratégias Terapêuticas As estratégias constituem um conjunto de determinadas atitudes que funcionam como agentes facilitadores para que a mensagem seja mais facilmente recebida, visual ou auditivamente. (2) Bevilacqua e Formigoni (10) descreveram estratégias terapêuticas utilizadas durante o processo de habilitação ou reabilitação de crianças deficientes auditivas. As estratégias terapêuticas citadas por estas autoras podem ser incorporadas ao processo de reabilitação do deficiente auditivo adulto / idoso, sendo que as orientações referem-se a como e ao quê falar com o deficiente auditivo em diferentes situações, intervindo e auxiliando o processo de comunicação. As estratégias terapêuticas foram divididas em seis grupos: Estratégias sobre voz e articulação; Estratégias de atenção; Estratégias sobre as expressões; Estratégias de comunicação; Estratégias verbais; Estratégias comportamentais. As estratégias devem ser incorporadas ao cotidiano dos indivíduos deficientes auditivos, promovendo mudanças de atitudes e comportamentos. Através do uso constante e de treinamento, questões relacionadas à auto-estima e aos sentimentos de rejeição e inferioridade poderiam ser minimizados.

14 14 A comunicação entre ouvintes e deficientes auditivos poderia ser melhor se ambos utilizassem os recursos disponíveis dentro do contexto do processo comunicativo. Após a leitura e estudo de vários autores,foi possível constatar que todos estabelecem seus programas de reabilitação auditiva a partir de alguns pontos: 1. Estratégias sobre voz e articulação Falar claramente, um pouco mais devagar do que o normal,não exagerando na articulação, dando atenção especial à voz e à fala. Usar a voz com intensidade normal. Falar muito alto faz com que a voz saia distorcida, tornando se ininteligível e forçando a articulação. Evitar o sussurro e articulação sem sons ; tentar detalhar as informações. Usar a voz em tom animado e interessante.utilizar a entonação, o ritmo, duração e intensidade dos sons das palavras e das frases. Falar próximo ao deficiente auditivo. À medida que nos afastamos do microfone do AASI, o som fica mais inaudível. Cuidados especiais devem ser observados diante do ruído ambiental ( televisão, eletrodomésticos ligados, etc ). É difícil para o deficiente auditivo ouvir na presença do ruído de fundo. 2. Estratégias de Atenção Evitar tocar o deficiente auditivo para chamar sua atenção.devemos esperar seu olhar. Usar primeiro a voz para chamar sua atenção.

15 15 Podemos usar movimentos corporais e gestos apropriados para chamar a atenção, mas sempre usando a fala. Usar o tempo de espera.devemos lembrar que o silêncio e a pausa também trazem informações. Desenvolver a atenção auditiva e a comunicação oral nas atividades do dia a dia. 3. Estratégias sobre as expressões Falar de frente com o deficiente auditivo, deixando que ele veja seu rosto. Procurar deixar o rosto à mostra, em lugares iluminados.não falar cobrindo a boca, nem quando estiver comendo ou mascando chiclete. Os óculos escuros devem ser evitados, pois os olhos e a expressão facial são fontes de informação. Podemos usar gestos naturais com as mãos,observando que a comunicação envolve movimentos do corpo, mímica e expressão facial. Os gestos devem ser associados à linguagem oral. Deixar os lábios descobertos, evitando o uso de barba e bigode, pois eles dificultam a comunicação à medida que interferem na leitura oro-facial. 4. Estratégias verbais Repetir a mensagem novamente, sempre que perceber que o deficiente auditivo não a compreendeu. Simplificar, utilizando palavras mais simples ou frases mais curtas. Refrasear as sentenças para facilitar a compreensão da mensagem, usando sinônimos ou expressões correspondentes. Reforçar palavras chave, repetindo a palavra mais significativa da mensagem.

16 16 Reelaborar as sentenças, fornecendo mais informações para facilitar a compreensão. Delimitar as possibilidades de resposta para as perguntas, apresentando as alternativas de resposta. Construir a partir do conhecimento, isto é, no diálogo utilizar informações e conhecimentos que o deficiente auditivo já saiba. Pedir informações, ou seja, peça que repita o que foi dito para verificar a compreensão da mensagem. 5. Estratégias comportamentais A família tem papel fundamental no processo de reabilitação e deve procurar entender as necessidades do deficiente auditivo.é importante que demonstre atitudes positivas diante do problema, motivando e incorajando-o durante e após a fase de adaptação do aparelho auditivo. Seria ideal a participação ativa da família no programa de reabilitação,para que pudessem compreender e assessorar o deficiente auditivo. 6. Estratégias de comunicação Explorar os aspectos não verbais da comunicação, como olhares e sorrisos, transmitindo a mensagem de forma positiva. Usar repetições, sentenças simples e contextos significativos. Utilizar palavras - chave na mudança de assunto. Erber (11) salientou o uso das estratégias em programas de reabilitação audiológica para deficientes auditivos adultos.em seu estudo, identificou algumas dificuldades no processo de comunicação, sendo que estas podem advir do próprio

17 17 paciente, da mensagem emitida, do interlocutor ou do ambiente em que o indivíduo se encontra no momento da conversação. Devido ao déficit auditivo o paciente poderá apresentar dificuldades para discriminar unidades de fala e também na percepção e compreensão da mensagem. Estas dificuldades ainda podem ser agravadas pelo mal funcionamento ou ajuste inadequado dos AASI. Em relação à mensagem fatores como: tópicos não familiares, mudanças abruptas de assunto, vocabulário desconhecido, utilização de gírias, sentenças longas e complexidade sintática podem dificultar o entendimento. Por parte do interlocutor, algumas precauções devem ser tomadas quando se dialoga com um deficiente auditivo, evitando-se : usar voz baixa e inconsistente, falar muito rápido ou utilizar voz alta e inconstante, o que provoca distorções. Deve-se também estar atento para a articulação dos sons,uso de sotaques e boca ou rosto do interlocutor pouco visíveis. Por parte do ambiente, algumas considerações devem ser analisadas quando se mantém um diálogo com um deficiente auditivo: grande distância entre os interlocutores, ruído ambiental, reverberação excessiva, baixa luminosidade e distrações visuais. Após análise destas dificuldades, Erber (11) apresentou o uso de estratégias de remediação, que sugerem ao interlocutor que: apresente novamente a mensagem, fale mais claramente, substitua a palavra ou frase, aponte palavras relacionadas, modifique a mensagem, dê mais informações, proporcione pistas não verbais, apresente referentes ou faça algo diferente ( por exemplo, mudar de assunto ).

18 18 Em outro estudo foram relatados os aspectos conflitantes no processo de comunicação, como sendo: relação sinal-ruído, qualidade na produção da mensagem, pista visual, quantidade de interlocutores, importância da mensagem e tipo de interlocutor. Com relação à classificação, as estratégias foram divididas em: cognitivas,interventivas,mecânicas, paleativas, remediativas, desistivas e simulativas. Neste trabalho, Boéchat (2) citou que os indivíduos geralmente utilizam várias estratégias para facilitar a compreensão da mensagem oral e também que buscam o aprendizado de novas estratégias, dependendo das dificuldades. Quadro 1.Sumário das estratégias de reabilitação auditiva para o adulto/idoso. Estratégias Exemplos Paleativas Interventivas Cognitivas Mecânicas Remediativas Desistivas Solicitação de repetição / Solicitação de aumentar ou diminuir a intensidade de voz / Notificação de não entendimento. Posicionamento favorável do interlocutor /Afastamento do ruído / Aproximação do falante /Solicitação de alterar a velocidade da fala / diminuição do ruído /iluminação melhor/desobstrução da pista visual / sugestão de lugar mais silencioso. Atenção /Ênfase à leitura oro-facial/ o contexto/ a organização / esclarecimento sobre a deficiência / questionamentos/ a intuição e o ato de situar o interlocutor. Manipulação do AASI /utilização de dispositivos adicionais e o uso da ressonância natural. Solicitação de ajuda de terceiros /adiamento da conversação /evitar certas situações e uso da escrita. Abandono da situação e isolamento.

19 19 Simulativas Entendimento simulado, distração simulada e monopólio da situação. Baseado em Boéchat (2). No roteiro de avaliação dos problemas de comunicação utilizado num trabalho de pesquisa em 1999, (12) a autora apresentou questionamentos a familiares de adultos deficientes auditivos sobre a utilização de estratégias e descreve as resposta mais encontradas pelos informantes: falar mais alto, chegar mais perto, repetir a informação, olhar no rosto/falar de frente, desistir da conversação,adiar a conversação, falar mais devagar,explicar de outra maneira(explicar melhor),abaixar o volume ou desligar a TV/rádio,uso de gestos,ir para ambiente mais silencioso,filtrar a mensagem (falar somente o essencial),passar a informação por escrito,pedir auxílio de uma terceira pessoa,perguntar ao deficiente auditivo se ele entendeu,chamar a atenção antes de iniciar a conversação(toque no ombro,frases do tipo preste atenção e olhe para mim ),melhorar a iluminação do ambiente ou procurar ambientes mais claros e solicitar ao indivíduo que repita a informação que lhe foi passada. Quanto à comunicação com o idoso deficiente auditivo ainda podemos citar algumas estratégias para intervir no processo de comunicação: (9) Fale devagar e articule claramente; deixe que ele veja seu rosto; procure conversar em ambientes iluminados;não exagere o movimento dos lábios;repita a mensagem para compensar o déficit e facilitar a compreensão e aprendizado; altere a sentença se não for compreendido e certifique-se de que o foi; use gestos indicativos e representativos para complementar a mensagem; procure locais silenciosos para conversar com ele; garanta a sua atenção, falando próximo a ele; não fale em voz alta, pois o grito não favorece a comunicação, além de aumentar a tensão entre os falantes e seja paciente e tolerante com ele.

20 20 O deficiente auditivo deve procurar identificar a causa do problema e usar as estratégias de acordo com as suas dificuldades,sendo que estas podem ter origem no ambiente,no interlocutor,na mensagem ou no próprio paciente. Ciente destas possibilidades,pode se atuar: (14) Quanto ao aspecto físico:procurar posicionar-se de frente para o interlocutor; posicionar os móveis e fontes de luminosidade de forma a visualizar melhor o interlocutor; ficar o mais próximo possível da fonte sonora;manter-se atento e evitar interferências visuais; distanciar-se das fontes de ruído; dar preferência a locais silenciosos. Quanto ao interlocutor e à mensagem,o deficiente auditivo pode : informar ao interlocutor a respeito da dificuldade auditiva; solicitar modificação da intensidade e velocidade de fala ; solicitar repetição da mensagem,complementação da informação ou determinação de palavras-chave; fazer perguntas-chave para melhor compreender o contexto;solicitar que outra pessoa lhe sirva de intérprete,ou utilizar lápis e papel. O próprio paciente também pode melhorar sua comunicação mantendo o seu aparelho auditivo em bom estado de conservação, manuseando adequadamente o AASI, mantendo boas condições otorrinolaringológicas e também fazendo uso de acessórios, equipamentos e sistemas auxiliares.

21 21 Leitura Oro-Facial (LOF) Uma grande aliada ao uso do AASI é a LOF, que contribui devido às informações visuais presentes no rosto do interlocutor e que são recebidas durante o processo de comunicação. O uso efetivo dos AASIs e da informação visual podem possibilitar ao paciente uma melhor performance comunicativa. (11) A LOF incorpora todos os processos faciais que facilitam a compreensão da mensagem emitida.seu uso permite a obtenção de informações lingüísticas, observando se os movimentos seqüenciais de articulação dos lábios, mandíbula,músculos e expressões faciais. (2) Em determinadas situações o uso da LOF torna-se impossível,como em diálogo ao telefone ou quando há falta de luz.também há influências como distância,má articulação do falante,anteparos presentes na face (mão,cigarro,bigode,etc) ou nas conversações onde várias pessoas estão falando ao mesmo tempo. Além disso observa-se a dificuldade de visualização da produção dos fonemas,o que compromete o reconhecimento visual dos sons para compensar o déficit auditivo. Sendo assim, a LOF precisa ser desenvolvida num contexto que inclui: treinamento auditivo; reconhecimento de pistas gestuais;consciência das expressões faciais,que podem revelar emoções, como surpresa,choque,tristeza,desgosto e alegria; observação das pistas ambientais e treinamento dos sons visuais,contribuindo para a leitura labial especificamente.

22 22 RESULTADOS Como resultado deste trabalho apresenta-se o manual de orientações aos deficientes auditivos,expondo-se as estratégias mais utilizadas no cotidiano,dando especial atenção a como se comunicar com um indivíduo portador de deficiência auditiva. OUVINTES X DEFICIENTES AUDITIVOS:COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO?

23 23

24 24

25 25

26 26

27 27 Comentários Conclusivos Após o período de adaptação dos AASIs,sugerimos o início do processo de reabilitação afim de desenvolver uma assessoria ao paciente, fundamentada na sua rotina de vida e também na sua motivação. A partir das próprias dificuldades e das reclamações relatadas pelo paciente e também por seus familiares,poderemos propor sugestões e o uso das estratégias para minimizar as situações conflitantes. Estas têm papel fundamental dentro do processo de recepção da mensagem,pois o indivíduo poderá se beneficiar não apenas reparando uma informação mal-entendida,mas preparando-se para evitar sua ocorrência. A maioria dos deficientes auditivos convive com ouvintes que não sabem como agir no ato da comunicação.por isso ele deve atuar como agente transformador de suas relações, instruindo seu interlocutor nestas situações e munindo-se de estratégias que lhe permitam contornar boa parte das dificuldades. O paciente deficiente auditivo adulto/idoso tem que estar ciente de que mesmo usando AASI programável, digital ou com circuitos especiais de supressão de ruídos, precisará adequar-se às situações adversas ( ruído em casa,local de trabalho e situações sociais) e que dispondo do uso das estratégias terapêuticas trabalhadas no programa de reabilitação auditiva poderá lidar melhor com as barreiras comunicativas do dia-a dia. As situações vivenciadas pelo deficiente auditivo justificam o desenvolvimento de programas de acompanhamento, dando continuidade ao processo de adaptação do AASI.

28 28 É importante salientar que as estratégias terapêuticas também podem ser utilizadas com deficientes auditivos não usuários de AASI.São os pacientes que não se adaptaram ao uso do aparelho ou aqueles que não o aceitam por motivos pessoais ou até mesmo emocionais.é possível desenvolver um trabalho onde o indivíduo deva ser encorajado a utilizar todos os mecanismos compensatórios com o objetivo de melhorar sua comunicação,sua qualidade de vida, sua auto-estima e também a conviver com a sua deficiência. O caminho da reabilitação é árduo e desgastante.cabe ao profissional acompanhar e assessorar seu paciente deficiente auditivo,objetivando que sua deficiência não se transforme em surdez e exclusão.

29 29 REFERÊNCIAS 1. Russo I,Almeida K.Considerações sobre a seleção e adaptação de próteses auditivas para o idoso.in: Almeida K,Iorio MCM.Próteses Auditivas Fundamentos Teóricos e Aplicações Clínicas.São Paulo :Lovise ;1996.p Boéchat E M.Ouvir sob o prisma da estratégia. [Tese]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ; Russo I,Almeida K.O processo de reabilitação auditiva do deficiente auditivo idoso.in: Marchesan IQ,Bolaffi CG,Gomes IC D,ZorziJL,organizadores.Tópicos em Fonoaudiologia Vol.II.São Paulo:Lovise ;1995.p Noronha-Souza A E L.Um programa de reabilitação audiológica para idosos, novos usuários de AASI.São Paulo,1997..[Tese]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ; Russo I. Uso de próteses auditivas em idosos portadores de presbiacusia.são Paulo (SP) : [Tese] Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina ; Iervolino SMS, Sousa MCF,Almeida K.O processo de orientação ao usuário de próteses auditivas.in: Almeida K,Iorio MCM.Próteses Auditivas Fundamentos Teóricos e Aplicações Clínicas.São Paulo :Lovise ;1996.p Giolas T G.Reabilitação aural em adultos com deficiência auditiva.in: Katz J,organizador.Tratado de Audiologia Clínica.São Paulo:Manole;1999.p Erber N P. Communication Therapy for Hearing Impaired Adults. Melbourne,Clavis Publishing, Russo I.Distúrbios da audição:a presbiacusia.in: Russo I,organizadora. Intervenção fonoaudiológica na terceira idade.são Paulo:Revinter;1999.p Bevilacqua MC,Formigoni GMP.Audiologia educacional :uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva.carapicuíba :Pró-Fono; p. 11. Erber N P. Communication Therapy for Hearing Impaired Adults. Melbourne,Clavis Publishing, Luders D.As dificuldades enfrentadas por familiares de deficientes auditivos idosos no processo de comunicação.[tese]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Russo I,Almeida K. Considerações sobre a seleção e adaptação de próteses auditivas para o idoso.in:almeida K,Iorio MCM. Próteses Auditivas Fundamentos Teóricos e Aplicações Clínicas.São Paulo: Lovise;1996.p Sousa MCF,Wieselberg MB.Aconselhamento em Audiologia.In:Lopes Filho O,editor.Tratado de Fonoaudiologia.São Paulo:Roca;1997.p

30 30 Olá Drª Teresa Como está? Estou enviando novamente o trabalho para suas observações. Aguardo suas instruções para corrigir o que a senhora achar necessário. Agradeço pela paciência e por sua dedicação... Ah! Feliz dias das Mães!! Um grande abraço, Cristiane Cefac Rio Preto

31 31

ANÁLISE DA INTERAÇÃO COMUNICATIVA DO PROFESSOR COM O ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO

ANÁLISE DA INTERAÇÃO COMUNICATIVA DO PROFESSOR COM O ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO ANÁLISE DA INTERAÇÃO COMUNICATIVA DO PROFESSOR COM O ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO PALAVRAS CHAVE: DEFICIENCIA AUDITIVA, EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO. INTRODUÇÃO Discute-se no panorama nacional, na área da Educação,

Leia mais

Liderança de equipes. Estudo. 6 ecoenergia Julho/2013. A indústria do petróleo e seus derivados no

Liderança de equipes. Estudo. 6 ecoenergia Julho/2013. A indústria do petróleo e seus derivados no Estudo Liderança de equipes Damáris Vieira Novo Psicóloga organizacional, mestre em administração, professora da FGVe consultora em gestão de pessoas dvn.coach@hotmail.com A indústria do petróleo e seus

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS.

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS. PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO CEIPEV. E CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA SUPERÁ-LAS. Fernanda Gabriely Andrade 1 Lindeberg Ventura de Sousa 2 Antônio Gautier Falconiere

Leia mais

Comunicador cco SMOOTH TALKER

Comunicador cco SMOOTH TALKER MANUAL DE INSTRUÇÕES Comunicador cco SMOOTH TALKER Descrição do Produto Com um desenho moderno, o comunicador SMOOTH TALKER é o comunicador com uma mensagem e sequencial mais versátil existente no mercado.

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes:

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes: MANUAL DE OPERAÇÃO INTRODUÇÃO: O FLASH PRESENÇA MOTO foi desenvolvido especialmente para a utilização em Motos, porque o mercado necessita de um aparelho versátil, de pequenas dimensões e completo, que

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Atividade Motora Adaptada

Atividade Motora Adaptada Distúrbio de aprendizagem (DA) Atividade Motora Adaptada DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM Discrepância entre o potencial e o aproveitamento escolar, que não se deve a retardo mental, distúrbio emocional nem

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS)

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha)

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS

TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS TROCANDO OS FILHOS DE ESCOLA: UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Marisa Meira Assim como não existe a escola ideal para todas as crianças, também em muitos casos será preciso trocar de escola. Apresentamos abaixo

Leia mais

Guia do Professor/Tutor Online

Guia do Professor/Tutor Online Guia do Professor/Tutor Online INTRODUÇÃO E nsinar online é uma experiência única, muito estimulante para um Professor Tutor, mas requer algumas competências pedagógicas específicas. As notas que se seguem

Leia mais

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro.

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro. Exame de equivalência à frequência de Inglês 05 3.º Ciclo do Ensino Básico Informação Exame de Equivalência à Frequência. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame de equivalência

Leia mais

Encontro 7 26 de agosto de 2015

Encontro 7 26 de agosto de 2015 PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR Serviço de Atendimento Psicopedagógico SILVANY BRASIL Serviço Socioeducacional DIVANEID ARAÚJO Serviço de Orientação Educacional CINTHYA GUERRA Encontro 7 26 de agosto de

Leia mais

Conceitos Básicos de Farmacoterapia Aplicada

Conceitos Básicos de Farmacoterapia Aplicada Conceitos Básicos de Farmacoterapia Aplicada Como são desenvolvidos? Qual o Objetivo? resultado? FARMACOTERAPIA Cura, controla e previne uma enfermidade ou seus sintomas MELHORA A QUALIDADE DE VIDA FARMACOTERAPIA

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Desenvolvimento motor do deficiente auditivo. A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada a outras deficiências, como

Desenvolvimento motor do deficiente auditivo. A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada a outras deficiências, como Texto de apoio ao Curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Desenvolvimento motor do deficiente auditivo A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada

Leia mais

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Eventualmente tutores podem desafiar a coragem e independência de seus pares através de atividades de competição entre todos, mudando de vínculo

Eventualmente tutores podem desafiar a coragem e independência de seus pares através de atividades de competição entre todos, mudando de vínculo Uma experiência com a diversidade: crianças deficientes...crianças eficientes...educadores Uma experiência da inclusão reversa com pares tutores auxiliares de aula Nossa equipe com o primeiro grupo de

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial 1 O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento

Leia mais

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 09 O líder pode ser definido como uma pessoa capaz de unir outras através de esforços combinados para atingir determinado

Leia mais

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Compreender informação factual e explicações Compreender instruções e orientações

Leia mais

PLANO DE ESTÁGIO - ACADEMIA SPORT FITNESS

PLANO DE ESTÁGIO - ACADEMIA SPORT FITNESS PLANO DE ESTÁGIO - ACADEMIA SPORT FITNESS DEPARTAMENTO - MUSCULAÇÃO O programa de estágio da Academia Sport Fitness tem como objetivo complementar a formação do futuro profissional de Educação Física,

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA Este simulado é um material de apoio para você se preparar para o Teste de Resolução de Problemas, com o objetivo de: 1. Compartilhar dicas e normas

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Universidade de Brasília Faculdade d de Ciência i da Informação Prof a Lillian Alvares ESPIRAL DO CONHECIMENTO: NONAKA E TAKEUCHI, 1997 Obra referencial cujos objetivos são: Construir

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente. 3.14 A criança com Autismo e Síndrome de Asperger

Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente. 3.14 A criança com Autismo e Síndrome de Asperger Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.14 A criança com Autismo e Síndrome de Asperger Introdução A maioria das crianças, desde os primeiros tempos de vida, é sociável e procura ativamente

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS ASSERTIVAS. dar FEEDBACK, dizer NÃO, Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada.

10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS ASSERTIVAS. dar FEEDBACK, dizer NÃO, Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada. 10+10 MINIGUIA... ATITUDES E PALAVRAS Para administrar CONFRONTAÇÃO; dar FEEDBACK, dizer NÃO, expressar DESACORDO ou SATISFAÇÃO Veronica Z. Herrera Consultora Treinadora Coach Certificada CONSTRUINDO MELHORES

Leia mais

Objetivos. Introdução. Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz. Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros

Objetivos. Introdução. Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz. Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros Letras Português/Espanhol Prof.: Daniel A. Costa O. da Cruz Libras: A primeira língua dos surdos brasileiros Objetivos Apresentar a discussão atual sobre a primeira língua dos surdos: a língua de sinais;

Leia mais

Áudio GUIA DO PROFESSOR. Idéias evolucionistas e evolução biológica

Áudio GUIA DO PROFESSOR. Idéias evolucionistas e evolução biológica Teoria sintética da evolução Parte II Conteúdos: Tempo: Objetivos: Idéias evolucionistas e evolução biológica Duração do áudio 5 minutos O objetivo deste programa é tratar das idéias neodarwinistas e mostrar

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX RUDAHYRA TAISA OSSWALD DE OLIVEIRA FONOAUDIOLOGA CRFA 9324/PR. Nitro PDF Trial

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX RUDAHYRA TAISA OSSWALD DE OLIVEIRA FONOAUDIOLOGA CRFA 9324/PR. Nitro PDF Trial COLÉGIO MATER CONSOLATRIX RUDAHYRA TAISA OSSWALD DE OLIVEIRA FONOAUDIOLOGA CRFA 9324/PR PROJETO FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA VOLTADO AO DENVOLVIMENTO INFANTIL Ivaiporã/PR 2009 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

???? AUDITORIA OPERACIONAL. Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA RELEMBRANDO... AUDITORIA OPERACIONAL?

???? AUDITORIA OPERACIONAL. Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA RELEMBRANDO... AUDITORIA OPERACIONAL? Aula 5 Auditoria Operacional: aspectos práticos OBJETIVOS DESTA AULA Conhecer os aspectos práticos da auditoria operacional Entender as etapas da auditoria operacional Compreender o funcionamento do planejamento

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Atendimento Ao Público Keyvila Menezes

Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Atendimento Ao Público Keyvila Menezes Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Atendimento Ao Público Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Qualidade no Atendimento ao Público Profa.: Keyvila

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Proteção Auditiva Moderna e Aparelhos Auditivos Modernos Eles Podem Funcionar Bem Juntos

Proteção Auditiva Moderna e Aparelhos Auditivos Modernos Eles Podem Funcionar Bem Juntos Proteção Auditiva Moderna e Aparelhos Auditivos Modernos Eles Podem Funcionar Bem Juntos Por Robert M. Ghent, Jr., Au.D. Honeywell Safety Products. Introdução Você alguma vez se deparou com um trabalhador

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos da Qualidade (JURAN) Planejamento Execução Monitoramento e Controle Planejar a qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Inclui os

Leia mais

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE SUMÁRIO Telefone Tickets de suporte e email Chat 4 6 8 Rede social 10 HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 HABILIDADES NECESSÁRIAS

Leia mais

DGAJ/DF. Curso em E-learning

DGAJ/DF. Curso em E-learning Curso em E-learning Introdução O que é estudar a distância O estudo à distância é uma forma diferente de aprender. Para que uma pessoa possa estudar à distância, necessita desenvolver algumas habilidades

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PARNAÍBA-PI 2014 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA DIRETOR ADMINISTRATIVO Prof. Esp. Walter Roberto

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

Estruturas das Sessões em TCC

Estruturas das Sessões em TCC Estruturas das Sessões em TCC Eliana Melcher Martins - Mestre em Ciências pelo Depto. de Psicobiologia da UNIFESP - Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP - Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica MORAIS, W. A. 1 ; SOARES, D. S. 2 ; BARBOZA, I. R. 3 ; CARDOSO, K. O. A 4 ; MORAES, D. A. 5 ; SOUZA, F. V. A 6. Resumo

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 PROPOSTA DE UMA ARQUITETURA DE INTERFACE DE SOFTWARE PARA GERAÇÃO DE NOTAS MUSICAIS PARA DETECÇÃO DE OBSTÁCULOS MAGNA CAETANO DA SILVA 1, GABRIEL DA SILVA 2 RESUMO Para realização deste trabalho foi realizada

Leia mais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS SURDOS: AS MARCAS DA INTERLÍNGUA MARTINS, Tânia Aparecida 1 PINHEIRO, Valdenir de Souza 2 NOME DO GT: Educação

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto.

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Um risco tem uma causa e, se ocorre, uma conseqüência. Se um ou outro

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

1. Resolver um problema

1. Resolver um problema 1. Resolver um problema resolução de problemas no futebol inclui o conjunto de etapas essenciais à realização de uma A ação. Resolver um determinado problema é ter a capacidade de: Identificar o problema:

Leia mais

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Resumo Esse vídeo pretende oferecer instrumentos aos professores da educação infantil e do ensino fundamental para as tarefas da educação

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

Comunicação Empresarial e Processo Decisório. Prof. Ana Claudia Araujo Coelho

Comunicação Empresarial e Processo Decisório. Prof. Ana Claudia Araujo Coelho Prof. Ana Claudia Araujo Coelho Comunicar significa transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma pessoa para outra, tornar comum, participar, fazer saber, transmitir. ANDRADE (2008, p. 45) O resultado

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB 1 Com finalidade de auxiliar nas respostas às perguntas formuladas ou de esclarecer alguma dúvida sobre questões que não foram expressas

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa nº 320, de 17 de fevereiro de 2006 Dispõe sobre as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa,

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Levantamento de Processos. Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br

Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Levantamento de Processos. Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Levantamento de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br Agenda Técnicas de levantamento de processos Análise de documentação Observação Story boarding

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

Proposta para as Disciplina de Retórica em Comunicação Interpessoal nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração

Proposta para as Disciplina de Retórica em Comunicação Interpessoal nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração Proposta para as Disciplina de Retórica em Comunicação Interpessoal nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração Objetivo da Proposta deste Trabalho Sabe-se que nos dias de hoje, a comunicação

Leia mais

Departamento das Educação Pré-escolar

Departamento das Educação Pré-escolar Departamento das Educação Pré-escolar A melhoria da qualidade das aprendizagens, a avaliação implica, no quadro da relação entre o jardim-de-infância, a família e a escola, uma construção partilhada que

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio

Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio Relato de Caso: Formação de Monitores da Oficina Desafio Marcelo Firer Museu Exploratório de Ciências Unicamp Este texto apresenta o processo de formação básica de monitores do projeto Oficina Desafio,

Leia mais

REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio

REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio TERAPIA DO LUTO Profa. Dra. Angela Maria Alves e Souza Enfermeira-Docente-UFC o suicídio desencadeia o luto mais difícil de ser enfrentado e resolvido

Leia mais

Introdução à Terapia ABA. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva

Introdução à Terapia ABA. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva Introdução à Terapia ABA Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva ABA Análise do Comportamento Aplicada O objetivo principal da Terapia ABA para as crianças diagnosticadas

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Série de ebooks sobre desenvolvimento em paralelo ágil: Capítulo 2 Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Novas pressões, mais restrições

Leia mais

Soluções que funcionam. Manual de Identidade Visual

Soluções que funcionam. Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução Assim como as pessoas, as marcas sempre passam alguma impressão. Quando uma pessoa demonstra um comportamento diferente para cada situação, costumamos dizer que ela

Leia mais