O Módulo controle de cheques permite controlar a situação dos cheques recebidos. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Módulo controle de cheques permite controlar a situação dos cheques recebidos. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:"

Transcrição

1 Como trabalhar com o controle de cheques? O Módulo controle de cheques permite controlar a situação dos cheques recebidos. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos: 1. Parametrização 1.1. Habilitar o módulo Para habilitar o módulo controle de caixa é necessário ativar o módulo em parâmetros do sistema. Figura 1 - Tela Parâmetros do sistema 1. Clique no menu operações disponível na tela principal do SophiA. 2. Clique na opção parâmetros do sistema. A tela parâmetros do sistema é exibida. 3. Clique no guia Financeiro 4. Marque a opção controle de cheque. Ao confirmar a parametrização o sistema será necessário reconectar o sistema. Caso não reconecte a operação o módulo não ficará disponível Opções do módulo

2 1. Utiliza controle de cheque - Marque essa opção como ativa para efetuar o controle de depósito, compensação, devolução, reapresentação e substituição de cheques. 2. Compensar cheques automaticamente após recebimentos/transferências para contas bancárias - Marque esta opção para que os cheques sejam compensados automaticamente após o recebimento / transferência para contas bancárias. 3. Utilizar as regras do Banco Central para definição da data de crédito ao receber/transferir cheques para contas bancárias - Marque esta opção para que a definição da data de crédito ao receber / transferir cheques para contas bancárias esteja de acordo com as regras utilizadas pelo Banco Central. 4. Número do próximo borderô - Insira o número do próximo borderô. O termo borderô é usado para denominar a relação de títulos de créditos que um cliente leva ao banco a fim de realizar uma operação de desconto ou cobrança. Nota: Posicione o mouse em cima desta opção e leia atentamente a mensagem apresentada: Figura 2 - Tela Parâmetros do sistema 1.3. Configurar Impressão de cheques Para configurar a impressão de cheques no SophiA é preciso acessar o Parâmetros do sistema, aba Financeiro, aba Cheques. Esta configuração servirá para a utilização da impressora Bematech, esta é a responsável pela impressão do cheque no recebimento de títulos.

3 Figura 3 - Tela Parâmetros do sistema 1.4. Classificação de tarifas bancárias

4 Figura 4 - Tela Parâmetros do sistema 1. Clique no menu operações disponível na tela principal do SophiA. 2. Clique na opção parâmetros do sistema. A tela parâmetros do sistema é exibida. 3. Clique na guia financeiro. 4. Clique na guia classificações. 5. No campo cheques, presente no subtítulo contas a pagar, selecione uma classificação para os campos tarifas de custódia, tarifas de retirada da custódia, tarifa de desconto e tarifas de retirada de desconto. 2. Situação do cheque No Sophia é possível definir as seguintes situações para o cheque recebido: 1. Em compensação Situação após realizar a transferência do cheque para uma conta bancária ou realizar um depósito pelo contexto de cheques. 2. Compensado Situação após compensar o cheque no contexto de cheques. 3. Em custódia Situação após informar a custódia no contexto de cheques. 4. Descontado Situação após informar o desconto antecipado no contexto de cheques. 5. Devolvido Situação após informar a devolução no contexto de cheques. 6. Substituído Situação após informar a substituição no contexto de cheques. 3. Alterar a situação do cheque

5 A situação do cheque é alterada de acordo com a movimentação realizada no caixa da escola. Esta situação pode variar do recebimento até a compensação do cheque na conta bancária. 1. Na tela principal do sistema, clique para expandir o contexto finanças. Novos contextos serão apresentados. 2. Selecione o contexto cheques. Observe que todos os cheques recebidos estão listados na grade. Nota: Por padrão o sistema apresenta apenas os cheques com o bom para programado para a data atual. Para visualizar cheques de diferentes datas é necessário efetuar um filtro no contexto. Figura 5 - Alterar a data dos cheques a serem apresentados no contexto cheques 3. Observe que na grade do contexto está disponível a coluna situação que permite visualizar a última operação realizada para o cheque Depositar/Reapresentar Figura 6 - Operações do controle de cheques

6 Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for recebido ou em custódia. Ao clicar nesta operação o sistema entende que o cheque foi depositado/transferido para uma conta bancária. Figura 7 - Tela Depósito / Reapresentação de cheques 1. Selecione os cheques que precisa depositar. 3. Clique na operação depositar/reapresentar. A tela depósito/ reapresentação de cheques é exibida. 4. Selecione uma conta bancária para o depósito. 5. Selecione a opção data do depósito diferente da data do bom para do cheque?, caso a data do depósito for diferente da data definida anteriormente como bom para. 6. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. 7. A mensagem Depósito realizado com sucesso, é exibida. Clique no botão ok. 8. A mensagem Deseja imprimir o borderô dos cheques depositados?, é exibida. Clique no botão sim para visualizar o relatório borderô. Nota: O relatório borderô é um documento que lista os cheques que foram transferidos para uma conta bancária. Ele pode ser emitido ao realizar as operações depositar/reapresentar, custodiar e descontar Compensar Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for em compensação. Ao clicar nesta operação o sistema entende que o valor do cheque foi creditado na conta bancária.

7 Figura 8 - Tela Compensação 1. Selecione os cheques que precisa compensar. 3. Clique na operação compensar. A tela compensação é exibida. 4. Selecione a opção data da compensação diferente da data do bom para do cheque?, caso a data da compensação for diferente da data definida anteriormente como bom para. 5. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. 6. A mensagem Compensação realizada com sucesso!, é exibida. Clique no botão ok Devolver Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for em compensação ou compensado. Ao clicar nesta operação o sistema entende que o cheque foi devolvido por algum motivo.

8 Figura 9 - Tela Devolução 1. Selecione os cheques que foram devolvidos pela instituição financeira. 3. Clique na operação devolver. A tela devolução é exibida. 4. Selecione o código do motivo da devolução ou selecione o campo motivos de devolução. Nota: Os campos são preenchidos automaticamente ao definir uma das opções. 5. Selecione um caixa da escola no campo caixa creditado. 6. Preencha a data da devolução. 7. Digite uma observação caso seja necessário. 8. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. 9. A mensagem Devolução realizada com sucesso!, é exibida. Clique no botão ok. Mesmo com a situação devolvido o cheque pode ser reapresentado, basta seguir os passos da operação depositar/reapresentar. Porém, esta operação só poderá ser realizada uma única vez. Caso o cheque seja devolvido novamente, o usurário terá que substituir a forma de recebimento Substituir Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for recebido ou devolvido. Ao clicar nesta operação o sistema entende a forma de recebimento será substituída. Nota: Ao substituir a forma de recebimento, um novo título será criado na ficha financeira do aluno/empresa com o mesmo valor. Esta operação ocorre devido a necessidade de manter o histórico do cheque no sistema.

9 Figura 10 - Tela Substituir 1. Selecione os cheques que precisa substituir. 3. Clique na operação substituir. A tela substituir é exibida. 4. Selecione uma nova data de vencimento para o título. 5. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. A tela recebimento de título é exibida para que o usuário possa definir a nova forma de recebimento. Nota: Como um novo título é criado na ficha financeira do aluno/empresa, mesmo que o usuário clique no botão cancelar da tela recebimento de título, o recebimento poderá ser realizado posteriormente Custodiar Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for recebido. Ao clicar nesta operação o sistema entende que o cheque ficará guardado com instituição financeira até a data do depósito. Nota: Como a instituição financeira pode cobrar uma taxa por guardar estes cheques, é obrigatório ter a classificação definida em parâmetros do sistema para a operação custodiar.

10 Figura 11 - Tela Custódia de cheques 1. Selecione os cheques que precisa custodiar. 3. Clique na operação custodiar. A tela custódia de cheques é exibida. 4. No campo data da custódia, selecione a data em que os cheques foram custodiados. 5. Selecione a conta bancária vinculada a instituição financeira que ficará com os cheques. 6. No campo valor dos cheques é apresentado o valor somado dos cheques 7. Marque o campo gerar tarifa de custódia caso a instituição financeira gere uma taxa por guardar estes cheques. 8. Defina o vencimento do título a pagar que será gerado pela operação custodiar. 9. No campo valor por cheque, preencha o valor da taxa cobrada pela instituição financeira por cheque. 10. No campo qt. de cheques é apresentado a quantidade de cheques 11. No campo valor total é apresentado o valor total a pagar multiplicando os campos valor por cheque e qt. de Cheque. 12. Marque a opção depositar automaticamente na data do cheque caso queira que a situação do cheque fique em compensação. Nota: Apesar de visualizar a situação do cheque como em compensação, no histórico do cheque é possível visualizar a operação custodiar. A data do depósito é a mesma do bom para. 13. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. 14. A mensagem Custódia realizada com sucesso!, é exibida. Clique no botão ok Retirar de custodia

11 Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for em custódia. Ao clicar nesta operação o cheque que estava guardando com a instituição financeira, retorna para a unidade. Nota: Como a instituição financeira pode cobrar uma taxa por retirar o cheque de custódia, é obrigatório ter a classificação definida em parâmetros do sistema para realizar esta operação. Figura 12 - Tela Retirada de custódia da conta bancária 1. Selecione os cheques que precisa retirar de custódia. 3. Clique na operação retirar de custodia. A tela Retirada de custódia da conta bancária é exibida. 4. No campo data, selecione a data em que os cheques retornaram da instituição financeira. 5. Selecione um caixa escola no campo caixa. 6. Marque o campo gerar tarifa de retirada de custódia caso a instituição financeira gere uma taxa por cheques retirado de custódia. 7. Defina o vencimento do título a pagar que será gerado pela operação retirar de custodiar. 8. No campo valor por cheque, preencha o valor da taxa cobrada pela instituição financeira por cheque. 9. No campo qt. de cheques é apresentado a quantidade de cheques 10. No campo valor total é apresentado o valor total a pagar multiplicando os campos valor por cheque e qt. de Cheques. 11. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. 12. A mensagem Retirada de custódia realizada com sucesso!, é exibida. Clique no botão ok.

12 3.7. Descontar Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for recebido. Ao clicar nesta operação o sistema entende que o cheque ficará que o cheque será antecipado junto a instituição financeira. Nota: Como a instituição financeira pode cobrar uma taxa por antecipar estes cheques, é obrigatório ter a classificação definida em parâmetros do sistema para a operação descontar. Figura 13 - Tela Desconto de cheques 1. Selecione os cheques que precisa descontar. 3. Clique na operação descontar. A tela desconto de cheques é exibida. 4. No campo qt. do desconto é apresentado a quantidade de cheques 5. Selecione a conta bancária vinculada a instituição financeira que ficará com os cheques. 6. No campo data do desconto, selecione a data em que os cheques foram descontados. 7. No campo valor dos cheques é apresentado o valor somado dos cheques 8. Marque o campo gerar tarifa de desconto caso a instituição financeira gere uma taxa por descontar estes cheques. 9. Defina o vencimento do título a pagar que será gerado pela operação descontar. 10. No campo valor da tarifa, preencha o valor da taxa cobrada pela instituição financeira por cheque. 11. No campo valor recebido é apresentado o valor creditado pela instituição financeira. 12. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. 13. A mensagem Desconto realizado com sucesso!, é exibida. Clique no botão ok Retirar do desconto

13 Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for descontado. Ao clicar nesta operação o cheque que estava descontado com a instituição financeira, retorna para a unidade. Nota: Como a instituição financeira pode cobrar uma taxa por entregar o cheque a unidade, é obrigatório ter a classificação definida em parâmetros do sistema para realizar esta operação. Figura 14 - Tela Retirar cheques do desconto 1. Selecione os cheques que precisa retirar do desconto antecipado. 3. Clique na operação retirar de custodia. A tela Retirar cheques do desconto é exibida. 4. No campo conta bancária é apresentada a conta bancária vinculada a instituição financeira. 5. Selecione um caixa escola no campo caixa creditado. 6. No campo data da retirada, selecione a data em que os cheques retornaram da instituição financeira. 7. No campo valor dos cheques é apresentado o valor somado dos cheques 8. Marque o campo gerar tarifa de retirada de desconto caso a instituição financeira gere uma taxa por cheques retirados do desconto antecipado. 9. Defina o vencimento do título a pagar que será gerado pela operação retirar do desconto. 10. No campo qt. de cheques é apresentado a quantidade de cheques 11. No campo valor por cheque, preencha o valor da taxa cobrada pela instituição financeira por cheque. 12. No campo valor total é apresentado o valor total a pagar multiplicando os campos valor por cheque e qt. de Cheques. 13. No campo valor recebido é apresentado o valor que retornou para o caixa escola.

14 Nota: O valor que retorna para o caixa escola é menor que o valor do cheque devido as tarifas pagas. Ao devolver o cheque para o aluno, o sistema identifica o prejuízo pela subtração do valor recibo da instituição financeira pelo valor devolvido ao cliente. 14. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. 15. A mensagem Operação de retirada de desconto realizada com sucesso!, é exibida. Clique no botão ok Devolver descontado Esta operação só pode ser realizada quando a situação do cheque for descontado. Ao clicar nesta operação o sistema entende que o cheque foi devolvido por algum motivo. Como ele foi descontado, a instituição financeira devolve o cheque para a unidade. Nota: Como a instituição financeira pode cobrar uma taxa por entregar o cheque a unidade, é obrigatório ter a classificação definida em parâmetros do sistema para realizar esta operação. Figura 15 - Tela Devolução de cheque descontado 1. Selecione os cheques que foram devolvidos pela instituição financeira. 3. Clique na operação devolver descontado. A tela devolução de cheques descontados é exibida. 4. No campo conta bancária é apresentada a conta bancária vinculada a instituição financeira.

15 5. Selecione um caixa escola no campo caixa creditado. 6. No campo data da retirada, selecione a data em que os cheques retornaram da instituição financeira. 7. No campo valor dos cheques é apresentado o valor somado dos cheques 8. Marque o campo gerar tarifa de retirada de desconto caso a instituição financeira gere uma taxa por cheques retirados do desconto antecipado. 9. Defina o vencimento do título a pagar que será gerado pela operação retirar do desconto. 10. No campo qt. de cheques é apresentado a quantidade de cheques 11. No campo valor por cheque, preencha o valor da taxa cobrada pela instituição financeira por cheque. 12. No campo valor total é apresentado o valor total a pagar multiplicando os campos valor por cheque e qt. de Cheques. 13. No campo valor recebido é apresentado o valor que retornou para o caixa escola. Nota: O valor que retorna para o caixa escola é menor que o valor do cheque devido as tarifas pagas. Ao devolver o cheque para o aluno, o sistema identifica o prejuízo pela subtração do valor recibo da instituição financeira pelo valor devolvido ao cliente. 14. Selecione o código do motivo da devolução ou selecione o campo motivos de devolução. Nota: Os campos são preenchidos automaticamente ao definir uma das opções. 15. Digite uma observação caso seja necessário. 16. Clique no botão confirmar para efetivar a operação. 17. A mensagem Operação de devolução de desconto realizada com sucesso!, é exibida. Clique no botão ok. 4. Alterar informações do cheque e excluir a última movimentação realizada O sistema permite alterar informações do cheque que foram preenchidas durante o recebimento como o nome do responsável e a data do bom para. Na mesma tela é possível excluir as últimas movimentações realizadas pelo cheque.

16 Para isso, é necessário seguir os passos: Figura 16 - Tela Dados do cheque 1. Na tela principal do sistema, clique para expandir o contexto finanças. Novos contextos serão apresentados. 2. Selecione o contexto cheques. Observe que todos os cheques recebidos estão listados na grade. Nota: Por padrão o sistema apresenta apenas os cheques com o bom para programado para a data atual. Para visualizar cheques de diferentes datas é necessário efetuar um filtro no contexto. 3. Selecione o cheque que precisa realizar as alterações. 4. Clique com o botão direito sobre o cheque selecionado. As operações do 5. Clique na opção abrir. A tela dados do cheque é exibida. 6. No campo dados do título é apresentado as informações do título recebido. 7. No campo dados do cheque é apresentado as informações do cheque preenchido durante o recebimento. Nota: Os dados do cheque podem ser alterados. Após a alteração é necessário clicar no botão gravar. 8. No campo movimentações do cheque é apresentado todas as movimentações já realizadas para o cheque Clique no botão alterar a data de movimentação do cheque para alterar a data de compensação. Nota: Esta operação só pode ser realizada para a movimentação de compensação.

17 8.2. Clique no botão imprimir histórico de movimentações do cheque para visualizar um relatório listando todas as movimentações até o momento Clique no botão excluir a última movimentação para excluir a última operação realizada para o cheque. 5. Relatório de cheques O sistema disponibiliza alguns relatórios para consulta. São eles: 5.1. Borderô Este relatório permite reemitir um borderô. 1. Clique no menu relatórios disponível na tela principal do SophiA. A tela relatórios é exibida. 2. Clique para expandir a pasta financeiros. 3. Clique para expandir a pasta cheques. 4. Selecione a opção borderô. 5. Clique no botão visualizar Devolvidos Este relatório permite visualizar os cheques que foram devolvidos dentro de um período selecionado pelo usuário. 1. Clique no menu relatórios disponível na tela principal do SophiA. A tela relatórios é exibida. 2. Clique para expandir a pasta financeiros. 3. Clique para expandir a pasta cheques. 4. Selecione a opção devolvidos. 5. Selecione a data a ser considerada pelo sistema. 6. Clique no botão visualizar Pré-datados Este relatório permite visualizar os cheques pré-datados com o bom-para dentro de um período selecionado pelo usuário. 1. Clique no menu relatórios disponível na tela principal do SophiA. A tela relatórios é exibida. 2. Clique para expandir a pasta financeiros. 3. Clique para expandir a pasta cheques. 4. Selecione a opção pré-datados. 5. Selecione a data a ser considerada pelo sistema. 6. Clique no botão visualizar.

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente;

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente; Como trabalhar com o controle de caixas? 1. Conceitos básicos O Módulo controle de caixa permite que a escola controle seu fluxo de caixa: entradas e saídas. Com ele é possível registrar as movimentações

Leia mais

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos.

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos. Como trabalhar com o Contas a Pagar? O módulo Contas a Pagar permite registrar e identificar os principais gastos da escola. Permite também visualizar o fluxo de caixa e organizar um orçamento financeiro,

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO Sumário

MANUAL FINANCEIRO Sumário MANUAL FINANCEIRO Sumário DESPESAS... 3 COMO CADASTRAR UMA DESPESA?... 3 COMO PAGO UMA DESPESA?... 5 COMO ALTERAR OS DADOS DE UMA DESPESA?... 6 COMO EXLUIR UMA DESPESA?... 7 COMO FAÇO PARA AGRUPAR AS DESPESAS?...

Leia mais

Como trabalhar com o módulo contas a receber?

Como trabalhar com o módulo contas a receber? Como trabalhar com o módulo contas a receber? O módulo Contas a Receber é usado para controlar tudo relacionado ao recebimento de títulos. Dentre as principais formas de recebimento temos dinheiro, cheques,

Leia mais

Minuta de Despacho? FS153

Minuta de Despacho? FS153 Como Imprimir Layout de Minuta de Despacho? FS153 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Minuta de Despacho Referência: FS153 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer a impressão

Leia mais

GUIA DO MÓDULO CHEQUES

GUIA DO MÓDULO CHEQUES Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/8 GUIA DO MÓDULO CHEQUES Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Lançamento de Cheques (4001)... 2 3. Contas para contabilização (4021)... 2 4. Depósito (4007)... 3

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Catalogo de Produtos FS154

Catalogo de Produtos FS154 Catalogo de Produtos FS154 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Catálogo de Produtos Referência: FS154 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para imprimir catálogos de produtos

Leia mais

GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos:

GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos: GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES 1. Registo de Cheques de Recebimentos 1.1. Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos: 1.1.1. Permite identificar

Leia mais

1- Acesse o menu: Lançamentos/ Contas a Receber/ Ficha de Crédito 2- Marque a opção Considerar fichas baixadas.

1- Acesse o menu: Lançamentos/ Contas a Receber/ Ficha de Crédito 2- Marque a opção Considerar fichas baixadas. Sumário Este documento de versionamento contém: 1- Exibição de fichas de crédito e débito já baixadas 2- Ajustes nos filtros do relatório de Resumo de Contas a Receber 3- Nova opção para o relatório Movimentação

Leia mais

Financeiro Controle de Cheque

Financeiro Controle de Cheque Financeiro Controle de Cheque 1 Objetivo O controle de cheques é importante para o controle financeiro da empresa. É possível também visualizar todas as situações que envolvem os cheques (depositado, devolvido,

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Cheques 1

2015 GVDASA Sistemas Cheques 1 2015 GVDASA Sistemas Cheques 1 2015 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

Manual Histórico de Cheques

Manual Histórico de Cheques Manual Histórico de Cheques 1. Conceito 2. Requisitos 3. Configurações 3.1. Permissões de Acesso 3.2. Consulta de Crédito 4. Funcionalidades Sumário 1 Conceito A rotina Histórico de Cheques permitirá realizar

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

Financeiro - Cadastro de Contas a Receber no Cartão

Financeiro - Cadastro de Contas a Receber no Cartão Financeiro - Cadastro de Contas a Receber no Cartão Objetivo Cadastrar o Recebimento das Vendas em Cartão, ou seja, valor que a operadora do cartão irá repassar ao estabelecimento. Cadastro de Contas a

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Receber...3 Cadastro de Duplicatas...3 Aba Geral...4 Aba Duplicatas Vinculadas...6 Aba Configurações para o DRG...7 Aba Configurações Nota Promissória...8 Formas de Pagamentos...9

Leia mais

Saíd í a d o Es E t s o t que Varejo - Vestuário 1

Saíd í a d o Es E t s o t que Varejo - Vestuário 1 Saída do Estoque Varejo - Vestuário 1 Objetivo O objetivo do texto é explicar como registrar a saída de mercadorias do estoque sem que seja registrada uma movimentação de venda. Esta opção será utilizada

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica

Nota Fiscal de Serviços eletrônica Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Instituições Financeiras Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF).

Leia mais

Como Efetuar a Compensação de Cheques? FS148

Como Efetuar a Compensação de Cheques? FS148 Como Efetuar a Compensação de Cheques? FS148 Sistema: Futura Server Caminho: Conta Corrente>Compensação de Cheques Emitidos Referência: FS148 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: A Compensação de Cheque é

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 4 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 6 4. Transferir Itens da Mesa... 9 5. Transferir Contas de uma Mesa pra Outra...

Leia mais

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Patrimônio Móvel 95 4.10.5 Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Usuários: Responsável pelo DMP (Departamento de Material e Patrimônio) Perfil: Gestor Patrimônio Local, Gestor Patrimônio Global e Gestor

Leia mais

TUTORIAL ASSOCIADO. DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio.

TUTORIAL ASSOCIADO. DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio. TUTORIAL DO ASSOCIADO DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio. Agora, o Desconto de Recebíveis também está disponível para contratação pelo Sicredi Internet Empresa. É

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Como Atualizar Preço? - FS37 Tabela de Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Referência: FS37 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar o valor

Leia mais

Principais novidades da versão

Principais novidades da versão Principais novidades da versão 1. Disponibilização do CPF ou CNPJ do sacado na emissão do boleto laser Banco do Brasil e Banco Itaú A nova versão permite que o número do CPF ou CNPJ do sacado apareça na

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5 Guia de uso Revisão 10/09/2015 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo... 3 3. Alterando o

Leia mais

Produção - Como Controlar

Produção - Como Controlar Produção - Como Controlar Objetivo Cadastrar as produções simplificadas no sistema. Em resumo será feita a seguinte operação: o produto produzido será adicionado ao estoque e as matérias-primas serão retiradas.

Leia mais

Principais novidades da versão

Principais novidades da versão Principais novidades da versão Versão 21.04/2.3.66 1. Criado modelo de relatório de Movimentação de Conta Corrente Modo Detalhado Disponível nesta versão um novo modelo para geração de relatório de movimentação

Leia mais

mail/cash? - FCSH10.4

mail/cash? - FCSH10.4 Como Enviar XML por mail/cash? - FCSH10.4 E- Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Fiscal>Envio de XML por e-mail Referência: FCSH10.4 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Está tela é utilizada para enviar

Leia mais

Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145

Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Caminho: Contas a Pagar>Renegociação de Parcelas Referência: FS145 Versão: 2016.03.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para renegociar

Leia mais

MODELO POR ENCOMENDA 16º BANCOS OFMODBCNS

MODELO POR ENCOMENDA 16º BANCOS OFMODBCNS MODELO POR ENCOMENDA 16º BANCOS OFMODBCNS Explicação: O módulo Bancos possibilita a conciliação bancária. Permite apontar as despesas com taxas e tarifas bancárias para conciliar com os saldos das contas

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Pagar>Renegociação de Parcelas Referência: FS145 Versão: 2016.03.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL ASSOCIADO

DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL ASSOCIADO DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL DO ASSOCIADO Agora, o Desconto de Recebíveis também está disponível para contratação pelo Sicredi Internet. É o Desconto Eletrônico que

Leia mais

Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF.

Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. Geração de DIRF Introdução Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. A DIRF (Declaração do Imposto Renda Retido na Fonte) é a declaração feita pela fonte pagadora, destinada

Leia mais

Games Controle de Locação

Games Controle de Locação Games Controle de Locação Objetivo : Cadastrar Títulos de filmes, jogos, etc ; Cadastrar Tabelas de Preços ; Realizar a Locação e a Devolução de filmes, jogos, etc ; Configurar campos para o Cadastro de

Leia mais

Receber (Futura Server)? FAQ39

Receber (Futura Server)? FAQ39 Como Utilizar Contas a Receber (Futura Server)? FAQ39 Este documento irá apresentar todos os processos de uma rotina de controle de contas a receber, desde emissão ate suas respectivas permissões, segue

Leia mais

Levantamento Patrimonial

Levantamento Patrimonial 68 4.9 Levantamento Patrimonial Usuários: Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio Perfil: Gestor Patrimônio Global, Gestor Patrimônio Unidade Gestora,

Leia mais

Como Utilizar Contas a Pagar (Futura Server)? - FAQ40

Como Utilizar Contas a Pagar (Futura Server)? - FAQ40 Como Utilizar Contas a Pagar (Futura Server)? - FAQ40 Este documento irá apresentar todos os processos de uma rotina de controle de contas a pagar, desde emissão ate suas respectivas permissões, segue

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais

LANÇAMENTOS BANCÁRIOS

LANÇAMENTOS BANCÁRIOS LANÇAMENTOS BANCÁRIOS Explicação: A rotina de lançamentos bancários é essencial para que a empresa possa ter pleno controle de suas contas bancárias e manter um espelho dessas contas no sistema. Lançamentos

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes

Leia mais

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes configurações:

Leia mais

Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17

Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17 Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17 Sistema: Gourmet Server Caminho: Cadastros>Restaurante>Comandas Extraviadas Referência: FGS17 Versão: 2016.04.11 Como funciona: A tela de Comandas

Leia mais

Ponto Secullum 4 - Escalas

Ponto Secullum 4 - Escalas Ponto Secullum 4 - Escalas No Ponto Secullum 4 é possível criar dois tipos de Escalas de Trabalho: Escalas Cíclicas Que é definida antes do funcionário iniciar o ciclo e não se altera no período.quando

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET

Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET 11/04/2017 Sumário 1.0 Associando o(s) documento (s) à cobrança... 3 2.0 Emissão de boletos... 4 3.0 Reimpressão de boletos... 7 4.0 Cancelamento de Boleto

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Devolução a Fornecedor Gerando Desconto na Duplicata... 2 3. Devolução a Fornecedor Gerando uma Verba... 4 4. Devolução a Fornecedor Gerando

Leia mais

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte individualmente ou para vários

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Recebimento de Faturas - Painel

Recebimento de Faturas - Painel Recebimento de Faturas - Painel A rotina de recebimento de faturas permite que o caixa receba as faturas individuais ou em lote do tipo "Crediário", através das formas de pagamento dinheiro, cheque, cartão

Leia mais

A nova versão do Condomínio21 possibilita apresentar uma mensagem de débito automático no corpo do boleto formato E.

A nova versão do Condomínio21 possibilita apresentar uma mensagem de débito automático no corpo do boleto formato E. Novidades da Versão 1. Boleto E Mensagem de Débito automático A nova versão do Condomínio21 possibilita apresentar uma mensagem de débito automático no corpo do boleto formato E. Como fazer: 1- Acesse

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

FRONT BOX CONTROLE DE VASILHAME

FRONT BOX CONTROLE DE VASILHAME Foi desenvolvido no Poder, a partir da Versão 2009, o recurso Controle de Vasilhame, o qual permite o controle de cobrança dos vasilhames dos produtos. Cadastro de Produtos Controle de Vasilhame Para identificar

Leia mais

Retaguarda - Consignação externa

Retaguarda - Consignação externa Retaguarda - Consignação externa Objetivo Venda externa para sacoleiras e mascates. Consignação Externa Exemplo de uso: A empresa possui vários vendedores que realizam vendas de seus produtos de porta

Leia mais

1 VENDA RÁPIDA ATENDIMENTO CLIENTES... 4

1 VENDA RÁPIDA ATENDIMENTO CLIENTES... 4 SISTEMA DE GESTÃO N1 ÍNDICE 1 VENDA RÁPIDA... 3 2 ATENDIMENTO... 4 2.1 CLIENTES... 4 2.1.1 ADICIONAR CLIENTE... 4 2.1.2 LISTAR CLIENTES... 5 2.1.3 ORIGEM... 6 2.1.4 BUSCAR CLIENTE... 6 2.1.5 CREDIÁRIO

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes Manual Compensação de Adiantamento de Clientes 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Plano de Contas 3.2 Motivos de Movimentação 3.2.1 Baixa de Crédito de Clientes 3.2.2 Crédito de Clientes 3.2.3

Leia mais

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012.

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012. ITQ InPrint Cobrança Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3 Instalando o Sistema...3 Acessando

Leia mais

Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++

Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++ Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++ 1. Baixa de Parcelas Acesse o Módulo CONDOMÍNIO CÁLCULOS DA EMISSÃO BAIXA DE PARCELAS. Este programa efetua a baixa das parcelas dos eventos lançados nas unidades,

Leia mais

Manual de Conciliação Bancária (Importação do OFX)

Manual de Conciliação Bancária (Importação do OFX) Manual de Conciliação Bancária (Importação do OFX) O formato OFX (Open Financial Exchange ou Intercâmbio Financeiro Aberto) é um tipo de arquivo usado para armazenar informações financeiras, esse arquivo

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO DE GARANTIA

TUTORIAL PROCESSO DE GARANTIA Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Entradada de Garantia... 4 2.1 Realizar Entrada Por Devolução de Cliente... 5 2.2 Realizar Entrada Por Devolução de Cliente Avulsa... 7 3. Acompanhamento

Leia mais

Troca por Produto. Introdução. Atalho. Introdução Filtros Troca por Produto

Troca por Produto. Introdução. Atalho. Introdução Filtros Troca por Produto Troca por Produto Atalho Introdução Filtros Troca por Produto Introdução Através desta rotina será possível realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. Desta forma, para cada troca lançada,

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema)

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Essa funcionalidade o usuário poderá realizar a emissão de boletos pelo próprio site da cooperativa, para tanto, deverá preencher os campos a seguir:

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Como simular cálculo de rescisão e férias?

Como simular cálculo de rescisão e férias? Como simular cálculo de rescisão e férias? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a rotina para simular cálculos de rescisão e férias. Essa opção é válida para empregados e estagiários, exceto

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

Treinamento Sistema Imobilis Módulo II

Treinamento Sistema Imobilis Módulo II Imobilis Módulo II Preparação de recibos Recibos> Reajuste Informe o mês para que o sistema verifique de acordo com o cadastro, quais são os contratos que serão reajustados. Maior índice p/ reajuste Para

Leia mais

Manual Módulo Processos:

Manual Módulo Processos: Manual Módulo Processos: O que é? O módulo Processos é um sistema criado pela Domínio Sistemas, que tem por função o controle de todas as operações existentes dentro de um escritório de contabilidade,

Leia mais

Ao clicar no menu indicado, é possível realizar a movimentação do caixa fazendo

Ao clicar no menu indicado, é possível realizar a movimentação do caixa fazendo Sistema: Gourmet Referência: FG02 Versão: 2016.03.14 Como funciona: Ao clicar na opção Caixa, será aberta a tela com as opções de Movimento Caixa, Fechamento Caixa, Abrir Gaveta, Comandos ECF e Reimpressão

Leia mais

1. Buscar histórico vinculado à classe de conta na conciliação bancária

1. Buscar histórico vinculado à classe de conta na conciliação bancária 1. Buscar histórico vinculado à classe de conta na conciliação bancária A partir dessa versão será possível fazer uso do histórico associado a uma classe de contas no momento da criação de uma despesa

Leia mais

Módulo Retaguarda. Pagamento. Varejo - Vestuário

Módulo Retaguarda. Pagamento. Varejo - Vestuário Módulo Retaguarda Cadastro das Formas de Pagamento Varejo - Vestuário 1 Cadastro das Formas de Pagamento Objetivo: Cadastrar as formas de pagamento que serão utilizadas nas vendas em crediário. Para que

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server. Como Cancelar Fiscal? - FS93 uma Nota Sistema: Futura Server Caminho:Fiscal>NfeEventos>Cancelamento Referência: FS93 Versão: 2015.8.7 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das

Leia mais

Concessão - Aposentadoria

Concessão - Aposentadoria Concessão - Aposentadoria 1. Módulo Cadastro 1.1. Cadastro de Pessoa Acesse o menu Cadastro/Pessoa/Informações Gerais. A seguinte janela se abrirá. Para incluir uma nova pessoa, vá paraa a primeira aba,

Leia mais

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções

Leia mais

Índice 1. EMPRESA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Configurações para Empresas Cadastros de Empresas...

Índice 1. EMPRESA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Configurações para Empresas Cadastros de Empresas... Financeiro Índice 1. EMPRESA... 1 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. Configurações para Empresas... 1 Cadastros de Empresas... 1 Relatórios Consolidados... 2 Integração entre os sistemas da Linha Business... Erro! Indicador

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Contas a Receber Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.3 Motivos de Movimentação... 7 3.4

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

Configurar Empresa. - Clique no menu Cadastros e escolha a opção Dados da Empresa.

Configurar Empresa. - Clique no menu Cadastros e escolha a opção Dados da Empresa. Sequência mínima para operação da empresa: Inicialmente = 1. Cadastrar dados da empresa; 2. Cadastrar modalidades; 3. Cadastrar planos de pagamento; 4. Cadastrar turmas e horários; No dia a dia = 5. Cadastrar

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Contas a Receber. Índice. 1. Adicionando uma Receita Manual

Contas a Receber. Índice. 1. Adicionando uma Receita Manual Contas a Receber Gerencie suas contas a receber com o VHSYS, sistema integrado e boletos, com registro, sem registro e duplicadas em apenas alguns cliques. Índice 1. Adicionando uma Receita Manual 2. Gerenciando

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis?

Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis? Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência];

Leia mais

Liquidação Título Pagar com Títulos de Adiantamento

Liquidação Título Pagar com Títulos de Adiantamento Liquidação Título Pagar com Títulos de Adiantamento Desenvolvido processo de Liquidação de Títulos a Pagar com Título de Adiantamento. Neste novo processo será possível baixar um título ou vários títulos

Leia mais

BEM-VINDO À REVOLUÇÃO!

BEM-VINDO À REVOLUÇÃO! PAGUE COM O SEU CELULAR! SEM CONTA BANCÁRIA! SEM CARTÃO DE CRÉDITO! SEM BUROCRACIA! BEM-VINDO À REVOLUÇÃO! Aqui você encontrará referências para uso do e-dinheiro no seu celular, mostrando como utilizar

Leia mais

1. Contabilidade Parâmetros

1. Contabilidade Parâmetros 1. Contabilidade A partir desta versão do módulo Domínio Contabilidade, o sistema está preparado para realizar a conciliação de lançamentos contábeis. Para isso deverão ser realizadas algumas configurações,

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Tutorial para implantação do sistema

Tutorial para implantação do sistema Tutorial para implantação do sistema Conteúdo 1. Cadastro de colaborador, professor e funções... 2 2. Cadastro de turma... 4 3. Cadastro de alunos... 5 4. Matrícula... 5 5. Alteração de cadastro do aluno...

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha.

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha. JANELA: RECEBIMENTO DA FATURA O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar o lançamento do recebimento Alterar tipo de recebimento da fatura Cancelar recebimentos Definir formas de troco Definir

Leia mais