Estoquista. Índice: Cadastros. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Cadastro de produtos. Cap. 03 Locação de peças no estoque. Cap.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estoquista. Índice: Cadastros. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Cadastro de produtos. Cap. 03 Locação de peças no estoque. Cap."

Transcrição

1 Estoquista Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Cadastro de produtos Cap. 03 Locação de peças no estoque Cap. 04 Orçamentos Consultas de Orçamentos Cap. 05 Consulta de orçamentos Cap. 06 Orçamentos pendentes Consultas de Itens Cap. 07 Consulta completa dos produtos Cap. 08 Movimentação do item no período Cap. 09 Gestão de estoque Rotinas de Inventário Cap. 10 Inventário geral Cap. 11 Inventário parcial Cap. 12 Inventário rotativo

2 Geral Capitulo 01 Cadastro de Pessoas É o programa responsável pelo cadastro de pessoas podendo ser fornecedores ou clientes. Pessoa Física: Incluir CPF que vai cadastrar. 1 = CPF Somente para pessoa jurídica. Dados que irão para o SPED.

3 Geral Capitulo 01 Pessoa Jurídica: Incluir o CNPJ que vai cadastrar. 2 = CNPJ Quando houver Data da fundação é importante porque essa informação que vai para o envio dos arquivos fiscais SPED. Inclusive o cadastro da concessionária. Utilizar ISENTO somente quando não houver. Caso informe e isento e houver a nota será recusada no SEFAZ. Dados que irão para o SPED.

4 Geral Capitulo 01 Como se trata de pessoa jurídica vai abrir a tela para indicar as informações complementares. Para cliente que eu não quero que retenha os impostos. Mesmo tendo nos serviços a retenção cadastrada o sistema busca daqui os parâmetros para retenção. Quando eu quero que retenha o ISS, informo SIM. Necessário cadastro FISC0120 Pelo Dep. Fiscal. para envio da nota fiscal eletrônica. No gerenciador de envio da nota para receita precisa estar cadastrado o diretório, só assim a NF vai via arquivo. (e- Monitor e-conect). Para efeitos fiscais, é muito importante a exatidão dos dados informados, incluindo inscrição municipal e inscrição estadual para pessoa jurídica e data de nascimento e RG para pessoa física.

5 Geral Capitulo 01 A próxima etapa é cadastro de endereços, podendo ter sequências de endereços para cobrança, entrega e novo endereço. Para efeitos fiscais os campos CEP, fone, bairro e celular são obrigatórios. Caso não possua o número do celular, repita o mesmo número do telefone fixo: Caso não possua o CEP, consulte em: E = Entrega C = Cobrança Ctrl-E para localizar a Cidade. Mesmo código do IBGE. Nas mudanças de endereço, nunca exclua ou altere o cadastro de endereços. Desative o endereço antigo e crie um novo endereço. Exercícios Propostos Usar o seu CPF para cadastrar um cliente.

6 Estoquista Capitulo 02 Cadastro de produtos Tem a finalidade de cadastrar e dar manutenção nos itens do cadastro de produtos A B C E F G I K L 9 D H J M 2

7 Estoquista Capitulo 02 1 Código do produto (código da peça). C Quantidade que vem na embalagem. Ex: vela que vem 4 (quatro) na caixa. 2 Peça única por chassi (S=Sim ou n=não). D Peso do produto, informado pelo fabricante Grupo e linha teclar Ctrl+E para ver opções. Repete o código do produto (código da peça). Código editado (peça), no caso de distribuidor Ford usar (brancos e /). Código da peça conforme a lista da fábrica. Descrição da peça. Classificação fiscal, encontrada na nota de compra ou na lista de preço do fabricante. Preencha com todo cuidado, caso precise ser feito algum cadastro entrar em contato com o departamento Fiscal. E F G H I J Peça anterior caso ocorreu substituição de código, mais conhecido como De/Para. Caso esta peça tenha sido substituída por outra, aparece o novo código. Origem: 0 = Nacional ou 2 = Importada rateia desconto (S=Sim ou n=não). Este parâmetro pode fazer a empresa pagar menos imposto. Itens como óleo e pneus já tem seus impostos pagos. Se eles não entrarem no rateio dos descontos, a margem deles será preservada, sem causar tributação. A desvantagem é a distorção da análise gerencial da venda. Campo preparado para receber um código do fabricante que será de referência. Letra de desconto do fabricante. 9 Percentual de IPI, quando informar a classificação fiscal o sistema busca corretamente. K Super classe, será utilizado para uma melhor classificação das peças dentro do estoque. A Unidade de compra, Ctrl+E para opções. L Classe, idem ao anterior. B Unidade de venda, Ctrl+E para opções. M Subclasse, idem ao anterior. Exercícios Propostos Cadastrar uma peça

8 Estoquista Capitulo 03 Locação dos itens Este processo tem a finalidade de informar o endereço físico do estoque para cada peça para facilitar a busca, seja ela na hora da estocagem, inventario ou saída. Temos 2 (dois) programas para a locação: Temos o programa PROP1006, que é o mais indicado: Este exemplo é bem interessante, digitamos uma peça que já estava alocada e ele nos mostrou o endereço atual. Podemos modificar a locação atual ou simplesmente saber onde encontrá-lo.

9 Estoquista Capitulo 03 Preste atenção nesta situação que poderá ocorrer, a peça BBU23 estamos tentando alocar no mesmo endereço já ocupado pela peça BBU22 e o sistema informara e você devera tomar a decisão de aceitar ou alocar a BBU23 em outro local.

10 Após o preenchimento do endereço tecle Ctrl+F e confirme Sim: Estoquista Capitulo 03

11 Estoquista Capitulo 03 Você ainda poderá emitir etiqueta para colar na prateleira ou nas peças identificando melhor o estoque:

12 Estoquista Capitulo 03 Você ainda poderá emitir etiqueta para colar na prateleira identificando melhor o estoque, confirma Sim: E = Etiqueta C = Etiqueta código de barras Informe o número de colunas da etiqueta.

13 Estoquista Capitulo 03 A quantidade de etiquetas já vem preenchida com 1 (uma), você poderá alterar a quantidade para quantas etiquetas forem necessárias no caso de etiquetar a peça, após acertar as quantidades tecle Esc para encerrar: Confirme a impressão das etiquetas Sim: Modelo de etiqueta:

14 Estoquista Capitulo 03 Temos o programa PROP1005, que Não é o mais recomendado mais também pode ser usado: Basta entrar em Alteração, digitar o código da peça e dar Enter para pesquisar e ai você pode alterar a locação e dar Ctrl+F para gravar e confirme Sim: Exercícios Propostos Locar um item

15 Estoquista Capitulo 04 Orçamento de peças Para que seja efetivada a venda de peças é necessário que seja feito um orçamento pelo vendedor com as devidas negociações com o cliente e o seu encerramento com a emissão da nota fiscal feita pelo Caixa. Para iniciar o orçamento temos duas possibilidades informar os dados do orçamento ou incluir os itens depois informar os dados conforme estamos iniciando a venda com o programa BALC2000: Ctrl+E para abrir help para selecionar tipo de venda para itens do estoque usaremos o Código 1.

16 Estoquista Capitulo 04 Depois de selecionado o tipo, de Enter e o sistema pede para você digitar o Código da Peça: Sabendo o código da peça é só digitar, senão informe o inicio do código da peça ou tecle Enter para abrir ajuda por descrição.

17 Estoquista Capitulo 04 Depois do Enter selecione o item pela descrição, quando não souber o nome completo da peça informe parte da descrição entre Asteriscos conforme exemplo abaixo, selecione o item e de Enter para prosseguir:

18 Estoquista Capitulo 04 Informe os demais campos: Retorna o código selecionado. Dando Enter aparecera a descrição. Informe a quantidade a ser vendida. Ao informar quantidade será exibida no rodapé a quantidade disponível em estoque. Informe o percentual de desconto.

19 Estoquista Capitulo 04 Depois de digitar todos tecle Ctrl+F para encerrar Itens, e confirme Sim:

20 Estoquista Capitulo 04 Complemente os dados como segue: Transação já vem preenchida de Enter. Cliente. Nas próximas 3 Paginas veremos as possibilidades e telas derivadas deste campo. Data do orçamento. Data prevista para entrega.

21 Estoquista Capitulo 04 Ctrl+E para abrir pesquisa do cliente pelo nome, quando não souber o nome completo informe parte deste entre Asteriscos conforme exemplo abaixo, selecione o item e de Enter para prosseguir:

22 Estoquista Capitulo 04 Caso o cliente responsável ou proprietário não constarem do cadastro aparecerá o programa CLIE3000 para que seja então cadastrado. Preencha todos os campos com precisão para que não haja problemas na transmissão dos arquivos magnéticos solicitados pelo fisco:

23 Estoquista Capitulo 04 Confirme os dados do cliente, na duvida alguns campos tem a opção de Ctrl+E, o deve ser preenchido corretamente - não invente. Confirme a alteração Sim:

24 Estoquista Capitulo 04 Continuando o preenchimento dos campos: Condição de pagamento selecione com Ctrl+E. O seu código de agente já vira preenchido.

25 De Ctrl+F para encerrar e confirme Sim: Estoquista Capitulo 04

26 Estoquista Capitulo 04 Orçamento incluído: Utilizado para localizar serviços e peças digitadas no orçamento. Aplicado somente para peças. Mostra os detalhes de serviços e peças digitadas no orçamento. Utilizado para digitar dados do cliente. Aplicado somente para peças. Aplicado somente para peças. Aplicado somente para peças.

27 Estoquista Capitulo 04 Nesta tela existe a possibilidade de alterar valores de Descontos e Acréscimo sobre a negociação se for necessário, após isso de Ctrl+F e confirme Sim:

28 Estoquista Capitulo 04 Se o desconto estiver acima do limite permitido para o vendedor será necessária liberação com usuário e senha pelo supervisor ou o gerente de peças. Para prosseguir e enviar a solicitação liberação de desconto tecle Esc. Nesta tela visualizamos o orçamento e confirme Sim:

29 Estoquista Capitulo 04 Sistema disponibilizará opções conforme abaixo: Transportadora Observação Nota Fiscal Registrar Listar Sair Encerrar Para incluir nome da transportadora que irá levar os produtos Observação que será impressa na Nota Fiscal Gera romaneio de saída e envia orçamento para o caixa Registra o orçamento e ou suas alterações Lista o orçamento para o cliente Cancela a digitação e retorna Encerra o orçamento sem emitir nota fiscal Para gravar o orçamento, opção Registrar ou então para Efetivar a Venda entre na opção N. Fiscal. E = Externo. I = Interno. P = Pré-impresso. H = HTML. X = Excel. E = Exibir. N = Não Exibir. D = Digitação. T = Tipo de item. P = Produto. T = Tabela. D = Destacar desconto. L = Liquido.

30 Estoquista Capitulo 04 Modelo do orçamento fornecido ao cliente: Ao entrar na opção N. Fiscal para finalizar a venda e houver pendência na Autorização do Desconto, será exibida a seguinte mensagem: Solicite ao Gerente ou Supervisor que avalie o desconto e libere o orçamento. Se não houver pendências, o orçamento será finalizado e a nota fiscal emitida (à vista) ou então irá para o caixa (demais condições de pagamento). Exercícios Propostos Efetuar dois orçamentos Emitir os orçamentos

31 Estoquista Capitulo 05 Consulta de orçamentos Este programa é muito usado para analisar os orçamentos efetuados, localizar orçamentos e pode até puxar o programa para promover alterações. Informe o intervalo de datas. Existe uma tela na seqüência para filtrar mais as informações.

32 Estoquista Capitulo 05 Se o orçamento ainda estiver aberto conseguiremos dar manutenção. Caso abaixo orçamento

33 Estoquista Capitulo 05 Tecle Enter para aparecer o orçamento. Altere caso necessário e confirme Sim.

34 Estoquista Capitulo 05 Ainda é possível incluir e alterar os itens. Exercícios Propostos Consulte os orçamentos efetuados hoje.

35 Estoquista Capitulo 06 Orçamentos pendentes Este processo tem por objetivo localizar todos os orçamentos que ainda não foram faturados, ferramenta essa que ajudara o gerente efetuar a cobrança dos seus vendedores. Usando o programa ORCA2250, existe a possibilidade de emitir por: Por cliente digitar o CPF/CNPJ do cliente; Por agente abre um filtro para selecionar os agentes que deseja listar.

36 Estoquista Capitulo 06 Selecione a (s) filial (filiais) conforme exemplo abaixo, de Enter ate o final para prosseguir: O Ctrl+E que foi efetuado na filial é possível ser executado nos demais campos abaixo, caso você der Enter será selecionado tudo de cada campo.

37 Estoquista Capitulo 06 Exemplo de Ctrl+E no agente e confirma Sim: Na seqüência ainda você pode selecionar que seja impressa a descrição do produto:

38 Estoquista Capitulo 06 Modelo de relatório: Os produtos listados ficam pendentes no estoque, e não podem ser vendidos enquanto o orçamento não for cancelado. Assim o acompanhamento do orçamento em aberto é fundamental para mantermos o estoque sadio.

39 Estoquista Capitulo 07 Consulta completa dos produtos O programa PROD1010 consegue avaliar o item por todas as situações que ele pode se encontrar no estoque. Para consultar o item você pode digitar o código do produto ou parte dele entre asteriscos ou até mesmo pela descrição como efetuamos no exemplo. Tecle Enter para efetuar a consulta.

40 Estoquista Capitulo 07 Nesta primeira tela poderemos analisar vários campos como, por exemplo: data e valor da ultima compra, classificação abc, quantidade disponível e valores.

41 Estoquista Capitulo 07 Ainda dentro do item poderemos acessar: Vendas perdidas Ver o registro anterior O próximo registro Estoque da mesma peça nas outras filiais Transito Itens intercambiáveis Volume Informações técnicas do item Modelos de veículos que a peça pode ser usada Em quais OS a peça está requisitada Pendência Pedidos pendentes Demanda Movimentação

42 Estoquista Capitulo 07 Modelo de Oficina, empenho nas OS. Exercícios Propostos Consultar um item com todas as variáveis possíveis.

43 Estoquista Capitulo 08 Movimentação do item por período O programa PROD2000 mostra a movimentação do item por período de formas: analítica, sintética e relatório. Na forma consulta:

44 Estoquista Capitulo 08 Informe o código do produto e o intervalo do período a pesquisar e tecle Enter. Observe que o disponível e o requisitado são informações atuais e você pode estar verificando um período anterior. Aparecerá então a movimentação do período.

45 Estoquista Capitulo 08 Já na forma resumo: Informe o código do produto e o intervalo do período a pesquisar e tecle Enter. Demais campos representam o dia de hoje e o ultimo quadro a movimentação dos meses da pesquisa. Exercícios Propostos Efetue a pesquisa de um item nos modos: consulta e resumo.

46 Estoquista Capitulo 09 Gestão de estoque Abaixo descreveremos algumas ações no sistema alem do Inventário para que o Gerente de Peças possa gerir o estoque: 1) Analisar relatórios VEND6900 / GERC ) Monitorar no sistema as campanhas promocionais da fábrica e da própria concessionária. Analisar Relatórios Acessar semanalmente o programa VEND6900. Este programa tem por objetivo a geração de um relatório com as peças que não possuem giro, de acordo com a data selecionada. O relatório exibe as informações das peças em estoque quando a data de entrada da peça estiver dentro do período selecionado. No exemplo abaixo, o sistema fará uma varredura nas informações até a data de 07/11/2008. A opção último movimento pode ser: E = Entradas S = Saídas A= Ambos Faremos a geração com as 03 opções e demonstraremos os relatórios em seguida. A primeira opção para último movimento será Ambos.

47 Estoquista Capitulo 09 Escolha linha e grupo. Confirma em Sim.

48 Clicar em Visualizador e imprimir o relatório. Estoquista Capitulo 09

49 Modelo da posição financeira do estoque: Estoquista Capitulo 09

50 Estoquista Capitulo 09 A segunda opção para último movimento será de Entradas. Confirma em Sim.

51 Clicar em Visualizador e imprimir o relatório. Estoquista Capitulo 09

52 Outro modelo da posição financeira do estoque: Estoquista Capitulo 09

53 Estoquista Capitulo 09 A terceira opção para último movimento será de Saídas. Confirma em Sim.

54 Clicar em Visualizador e imprimir o relatório. Estoquista Capitulo 09

55 Outro modelo da posição financeira do estoque: Estoquista Capitulo 09

56 Estoquista Capitulo 09 O próximo programa que apresentaremos é o GERC1510, aba Preço Reposição e Acumulado. O programa é utilizado para emitir um relatório levantando informações referentes à absorção e giro de estoque, baseando-se nos valores do custo médio, custo de reposição e valores de venda dos produtos.

57 É possível listar um ou mais meses. Estoquista Capitulo 09

58 Estoquista Capitulo 09 Como exemplo, listaremos o período. Não agruparemos por linha / grupo. Não desprezaremos itens sem giro e sem saldo. Linha e grupo Confirma em Sim. Em seguida visualiza.

59 Clicar em Visualizador e imprimir o relatório, se necessário. Estoquista Capitulo 09

60 Abaixo temos a tela do relatório. Estoquista Capitulo 09

61 Estoquista Capitulo 10 Inventário geral Este programa salva posição do estoque em tabela auxiliar, antes do início da contagem física do inventário. Só deve ser executado após o encerramento das movimentações do estoque, ou seja, imediatamente antes do início da contagem. São considerados todos os itens cadastrados no estoque (PROP1005) com algumas exceções: Itens sem data de última entrada e saída e saldo contábil zerado. As contagens são geradas com quantidade = "99999,99" que significa "Item não Contado" ou "Contagem não Digitada". Passo 1 Iniciando o programa INVE0200, caso esteja certo confirme a geração Sim:

62 Estoquista Capitulo 10 Próxima tela: Sempre informe Não nessa pergunta.

63 Estoquista Capitulo 10 Passo 2 Neste ponto deve ser emitido as listas para inventario usando o programa INVE0220 existe 2 opções possíveis 1ª / 2ª Contagem ou por folha: L = Locação G = Grupo V = Valor. R = Relatório E = Etiqueta. Lista por Rua ou Enter para todas.

64 Estoquista Capitulo 10 Modelo de relatório 1ª / 2ª Contagem deverá ser dividido ao meio, pois contempla as contagens:

65 Estoquista Capitulo 10 Modelo de relatório por Folha, contempla apenas 1(uma) contagem por folha: Número da folha e seqüência do Item. Somatória das quantidades.

66 Estoquista Capitulo 10 Passo 3 Digitar as contagens usando o programa INVE0215 (quando a lista for por Folha): Informe o Número da Folha confira os itens e vá digitando as quantidades correspondentes:

67 Estoquista Capitulo 10 Para maior segurança deveremos digitar o total da folha que foi somado por quem contou: Caso apareça a mensagem abaixo o processo de digitação da folha é reiniciado para descobrirmos qual quantidade foi digitada erroneamente:

68 Estoquista Capitulo 10 Passo 4 Outra opção de digitação é através do programa INVE0210 (quando for 1ª / 2ª Contagem): Selecione a contagem correspondente à folha:

69 Estoquista Capitulo 10 Digite o primeiro item da folha e selecione por Locação, os demais itens irão aparecer na seqüência: Informe a quantidade da contagem e confirme Sim:

70 Estoquista Capitulo 10 Quando for a 2ª Contagem ou 3ª Contagem somente aparecera o campo correspondente: Na 3ª Contagem se a quantidade não bater com uma das duas anteriores o programa vai dar mensagem de Valor Inválido até que seja resolvido esse problema.

71 Estoquista Capitulo 10 Passo 5 Caso algum item tenha sido encontrado no estoque e não se encontra na Lista, deveremos relacioná-lo manualmente e passar para o (a) assistente de peças para incluir no programa INVE0210: Poderá aparecer mensagem de Registro já Cadastrado (confira a locação do item no PROP1006), ou a peça será incluída para ser digitada em seguida na opção Digitar Item:

72 Estoquista Capitulo 10 Passo 6 Emitindo a 3ª Contagem apenas para os casos de a 1ª Contagem e a 2ª Contagem estarem divergentes, usando o programa INVE0220: L = Locação G = Grupo V = Valor. R = Relatório E = Etiqueta. S = Lista Itens sem Saldo N = Não lista. Lista por Rua ou Enter para todas.

73 Estoquista Capitulo 10 Modelo de relatório 3ª Contagem: Após o termino da 3ª Contagem (estoque) retorne ao Passo 4 para efetuar a digitação: Repetir este procedimento ate que não haja mais divergências.

74 Estoquista Capitulo 10 Passo 7 Emitir a lista de itens Não Contados, neste ponto pode ter ocorrido quatro coisas: Alguma folha pode não ter sido digitada, passamos por um item com quantidade 0 e não digitamos o 0, incluímos novos itens e esquecemo-nos de digitar as quantidades e ainda não foi contada uma determinada folha. Com esse relatório iremos solucionar esses problemas apontados. Nesta tela após selecionar não contados de Ctrl+F e confirme Sim: Modelo de relatório de Itens não contados:

75 Estoquista Capitulo 10 Passo 8 Emitir a lista de Divergências que compara a Posição Salva do Estoque com as Quantidades Contadas usando o programa INVE0220, sendo que temos as opções de Diferenças e Diferenças por Folha dependendo do tipo de Inventario adotado: Quando Passo 3: Quando Passo 4: Confirma Sim:

76 Estoquista Capitulo 10 Modelo de Diferenças: Ele vem separado em: Estoque Maior que Contagem e Estoque Menor que Contagem.

77 Estoquista Capitulo 10 Passo 9 Resolvidas as Divergências o gerente de peças deve encaminhar o relatório de divergências assinado para a diretoria administrativa financeira realizar análise. Aprovada a atualização o gerente de peças pode atualizar e encerrar o inventário, para isso devera utilizar o programa INVE0231, efetuando a Prévia: A Prévia é totalizada por Grupo de Peças:

78 Estoquista Capitulo 10 Na seqüência será solicitada a opção de Acerto do Estoque ou Emissão de Nota Fiscal para justificar a entrada das peças (sobra) e a saída das peças (falta) emitidas no nome da própria revenda. A opção selecionada será emissão de nota fiscal (emitir a nota fiscal). Confirme gerar acertos de estoque Sim, o sistema busca a transação cadastrada do CADA0160: 1900 Entrada de inventário 2900 Saída de Inventário Aparecerá a seguinte mensagem:

79 Estoquista Capitulo 11 Inventário parcial No inventário parcial sempre iremos indicar quais prateleiras iremos inventariar. Passo 1 Iniciando o programa INVE0300, sugerimos efetuar a geração por Locação: Informe a Rua a ser inventariada e tecle Ctrl+F para gerar e confirma Sim.

80 Gera o arquivo temporário onde vão ser feitas as contagens: Estoquista Capitulo 11

81 Estoquista Capitulo 11 Passo 2 Gera lista para efetuar contagem (programa INVE0310) e confirme Sim: Número da geração informe sempre 1(um). Usar sempre N (recomendado) o S mostra o saldo do estoque. Ordenar por: P Produto L Locação

82 Estoquista Capitulo 11 Relatório da Primeira contagem gerado: Neste ponto o pessoal que efetuara a contagem já pode iniciar o trabalho.

83 Estoquista Capitulo 11 Passo 3 Digitando o inventario quando retornar a lista do estoque pelo programa INVE0320: Informe a Contagem conforme o relatório de contagens:

84 Estoquista Capitulo 11 Agora digite os itens (Primeira Contagem) e confirme Sim: Informe sempre 1 (um). Informe a quantidade.

85 Estoquista Capitulo 11 Depois de digitada a Primeira contagem repita o Passo 2 e Passo 3 para a Segunda e demais contagens se necessário. Relatório da Primeira contagem gerado:

86 Estoquista Capitulo 11 Agora digite os itens (Segunda Contagem) e confirme Sim: Informe sempre 1 (um). Informe a quantidade.

87 Estoquista Capitulo 11 Depois de digitadas as contagens listaremos as diferenças com o estoque no programa INVE0310: Informe sempre 1 (um). Diferenças apuradas para efetuar as devidas correções no estoque:

88 Estoquista Capitulo 11 Após termino do inventario, o relatório de divergências deve ser enviado para coleta de assinaturas do gerente de peças, e do diretor administrativo financeiro que irá definir qual será a estratégia para proceder com os ajustes. A atualização do Estoque é feita pelo programa INVE0331, solicita o número da contagem realizada para gerar de forma automática o acerto de estoque.

89 Estoquista Capitulo 11 Ainda temos um relatório que nos indica quais prateleiras foram inventariadas no programa INVE0330: Modelo do relatório:

90 Estoquista Capitulo 12 Inventário rotativo O inventário rotativo sempre parte do principio de inventariar com maior freqüência os itens que o próprio sistema vai sugerir em função dos parâmetros e das características das peças. Este processo deve ser escolhido quando a empresa pretende realizar inventários periodicamente, em um ciclo pré-definido de inventários ao longo do ano. Neste processo o sistema irá sortear as peças a serem inventariadas. Iniciando a parametrização programa INVE1000, concluída confirme Sim: Quantidade de dias úteis do ano a serem utilizados para contagem. Itens apontados diretamente no estoque PROP1005 reforçar contagem = S Número de itens a serem contados por dia. Os parâmetros deverão ser ajustados para gerar uma quantidade de itens a serem contados adequadamente. Quantidade de vezes que os itens devem ser contados anualmente. Cont. Reforçada Mínimo 6, máximo 24. Alto Giro Mínimo 2, máximo 12. Médio Giro Mínimo 1, máximo 4. Baixo Giro Mínimo 1, máximo 2. Sem Giro Não contar.

91 Estoquista Capitulo 12 Os itens são separados e quantificados em 5 categorias. Itens com contagem reforçada são itens que necessitam de um numero maior de contagens do que os outros, por suas características de giro, valor etc. As outras 4 categorias seguem os critérios de curva ABC do sistema. Para realizar o sorteio dos tens devemos usar o programa INVE1100.

92 Estoquista Capitulo 12 O sistema efetuara o sorteio dos itens e em seguida você emitira a relação de contagem de itens: Modelo da contagem: Com relatório em mãos podemos efetuar o Inventario

93 Estoquista Capitulo 12 Quando retornarem as listas contadas, efetuaremos a digitação pelo programa INVE1200: Informe a data da digitação e confirme Sim. Informe o Código do Produto e a Quantidade contada 2 vezes para não errar e confirme Sim:

94 Estoquista Capitulo 12 Automaticamente o sistema busca o próximo Código do Produto da lista que você esta digitando, agora é só conferir o item digitar a Quantidade e confirme Sim. Caso o item tenha contagem = 0 (ou seja, não foi localizado fisicamente) digite 0 na quantidade. Nenhum item deve ficar sem ser contado.

95 Estoquista Capitulo 12 Após o encerramento da Contagem e da Digitação vamos verificar as divergências usando o programa INVE1300, e confirma Sim: Confirme o período. Para separar o relatório por linha e grupo.

96 Estoquista Capitulo 12 Você deve escolher inicialmente os itens Não Digitados para efetuar a Contagem, pode ter ficado alguma lista sem contar ou digitar. Modelo de relatório:

97 Estoquista Capitulo 12 Resolvido os itens Não Digitados vamos listar as Divergências: Modelo de relatório: Os itens listados acima devem ser recontados para verificação e devemos proceder com a digitação dos mesmos, novamente no programa INVE1200.

98 Estoquista Capitulo 12 Após termino do inventario devemos enviar o relatório de divergências para coleta das assinaturas do diretor ou gerente de peças e do diretor administrativo financeiro. Com as assinaturas colhidas efetivar a atualização do Estoque pelo programa ACER2000, podendo ser feito a Maior ou a Menor, e confirme Sim: Informe o código do produto. A quantidade a ser somada. Informe o valor do custo médio unitário quando a quantidade atual for = 0 (zero). Senão o valor vira preenchido.

99 Rascunho

100 Rascunho

101 Rascunho

Balconista de Peças. Índice: Cadastros e orçamentos. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Orçamento de peças. Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida

Balconista de Peças. Índice: Cadastros e orçamentos. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Orçamento de peças. Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida Balconista de Peças Índice: Cadastros e orçamentos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Orçamento de peças Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida Consultas Cap. 04 Consulta de cliente Cap. 05 Consulta de orçamentos

Leia mais

Balconista da Oficina

Balconista da Oficina Balconista da Oficina Índice: Cadastros e requisições Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Requisição de peças na oficina Cap. 03 Requisição de peças informando o mecânico Consultas Cap. 04 Consulta ordem

Leia mais

Gerente de Peças. Índice: Autorizações. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Simulação de venda. Cap. 03 Liberação de desconto

Gerente de Peças. Índice: Autorizações. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Simulação de venda. Cap. 03 Liberação de desconto Gerente de Peças Índice: Autorizações Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Simulação de venda Cap. 03 Liberação de desconto Cap. 04 Consulta autorização de desconto Consultas e Relatórios Estoque Cap.

Leia mais

Assistente de Peças. Índice: Cadastros. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Limite de desconto por margem. Cap. 03 Cadastro de venda perdida

Assistente de Peças. Índice: Cadastros. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Limite de desconto por margem. Cap. 03 Cadastro de venda perdida Assistente de Peças Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Limite de desconto por margem Cap. 03 Cadastro de venda perdida Cap. 04 Cadastro de produtos Cap. 05 Cadastro de estoque Cap.

Leia mais

Vendedor de Veículos

Vendedor de Veículos Vendedor de Veículos Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Venda de veículos do estoque Cap. 03 Venda de veículos com pedido na fabrica Cap. 04 Venda catálogo Manutenções Cap. 05 Reserva

Leia mais

Tesouraria. Índice: Caixa. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos. Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos

Tesouraria. Índice: Caixa. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos. Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos Tesouraria Índice: Caixa Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos Cap. 04 Lista do movimento caixa e bancos Cap. 05 Consulta

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

Agendamento. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Cadastro de modelo. Cap. 03 Pacotes de serviço. Agendamento

Agendamento. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Cadastro de modelo. Cap. 03 Pacotes de serviço. Agendamento Agendamento Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Cadastro de modelo Cap. 03 Pacotes de serviço Agendamento Cap. 04 Manutenção agendamento de serviços Cap. 05 Exibição da agenda do produtivo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

F&I. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de financeiras. Cap. 02 Planos de financiamento. Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento.

F&I. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de financeiras. Cap. 02 Planos de financiamento. Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento. F&I Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de financeiras Cap. 02 Planos de financiamento Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento Parâmetros Cap. 04 Parâmetro de comissão de venda direta e retorno Cap. 05

Leia mais

Caixa. Índice: Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques

Caixa. Índice: Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques Caixa Índice: Atendimento Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Emissão da nota fiscal e nota fiscal eletrônica Cap. 03 Reenvio e inutilização de nota fiscal eletrônica Cap. 04 Cancelamento da venda no

Leia mais

Módulo Almoxarifado. Sistema. - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados.

Módulo Almoxarifado. Sistema. - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados. Módulo Almoxarifado 1.0 12/14 Sistema Classificação ABC Menu > Sistema > Classificação ABC - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados. - Essa classificação é feita na

Leia mais

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Atendimento/ Beneficiários Atendimento Avulso / Orçamento Atendentes Agenda de Atendimento Relatórios Menu ATENDIMENTO AO

Leia mais

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF GPROTECH Gestão de Processos & Tecnologia Ltda. Gestor4_PAF-ECF MÓDULO INTEGRAÇÃO GPROTECH - Gestão de Processos & Tecnologia LTDA. CNPJ 05.371.599/0001-93 AVENIDA SANTOS DUMONT, 1740, SALA 308 CEP: 60.150-161

Leia mais

Manual do Usuário ppaf

Manual do Usuário ppaf Manual do Usuário ppaf Versão 1.1.1 Página 1 ÍNDICE 1. Histórico de Atualizações... 03 2. patende... 04 2.1 Cadastro de Clientes... 04 2.2 Cadastro de Endereço... 06 2.3 Registrando uma Pré-venda... 06

Leia mais

BALC Orçamento de Peças no Balcão

BALC Orçamento de Peças no Balcão BALC1000 - Orçamento de Peças no Balcão O programa é utilizado para emitir orçamento de peças no balcão. Cadastra somente a NF de saída. O orçamento pode ser efetuado de maneira rápida e eficaz. O número

Leia mais

UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas.

UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas. UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas. GESTOR COMERCIAL Objetivos do Sistema O Gestor Comercial é a ferramenta de administração e controle de seu comercio. Registra todas as vendas

Leia mais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Estoque Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Cadastro de Produto Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Os campos destacados acima

Leia mais

Inventário Rotativo (Coletor de Dados)

Inventário Rotativo (Coletor de Dados) Inventário Rotativo (Coletor de Dados) Inventario Rotativo com coletor Conceito O conceito do inventário rotativo no WinThor, é atualizar as quantidades do estoque no sistema por filiais (estoque lógico)

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços. OFIC Requisição de Peças para Serviços 1 / 10

OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços. OFIC Requisição de Peças para Serviços 1 / 10 OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços 1 / 10 Este programa permite requisitar peças para uma determinada O.S. Como critério de filtro estarão disponíveis a seguintes opções Requisição, Estorno e Consulta

Leia mais

Avaliador de Usados. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Avaliação de veículos usados. Consultas. Cap. 03 Consulta a multas

Avaliador de Usados. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Avaliação de veículos usados. Consultas. Cap. 03 Consulta a multas Avaliador de Usados Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Avaliação de veículos usados Consultas Cap. 03 Consulta a multas Cap. 04 Consulta avaliação Geral Capitulo 01 Cadastro de Pessoas

Leia mais

- Implementações e Melhorias

- Implementações e Melhorias NEW VERSION Versão 8.4 R15 Data de liberação 28/05/2018 A seguir serão apresentadas as funções implementadas no icompany expedidas neste pacote de atualização. - Implementações e Melhorias 1º Gravar observação

Leia mais

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Pedido de Vendas ML-01 Versão 4_7_3 Departamento: Módulo: Coordenador de Projetos: Data: Número de Controle: Desenvolvido por: ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012

Leia mais

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER PREZADO AUTORIZADO, Estamos disponibilizando através deste manual um passo-a-passo para acesso ao Portal Mueller, que está sendo reformulado e devido a isso, seu visual

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Versão Data Objetivo Autor 1.0 29/03/2016 Elaboração do Manual Leandro Duarte 1.1 19/05/2016 Inclusão de novas informações Leandro Duarte 1.2

Leia mais

Manual do usuário. Sistema Online Ibirapuera Textil.

Manual do usuário. Sistema Online Ibirapuera Textil. Manual do usuário Sistema Online Ibirapuera Textil http://pedidos.ibirapueratextil.com.br Esse documento descreve as funcionalidades do Sistema de Vendas, Pedidos, Atendimento a Clientes e Consumidores,

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

Contas a Pagar. Índice:

Contas a Pagar. Índice: Contas a Pagar Índice: Parâmetros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Tipos de títulos a pagar Cap. 03 Tipos de pagamento Cap. 04 Contabilizações de notas fiscais de entrada Memorando Cap. 05 Digitação

Leia mais

Observações sobre atributos: Entr.Merc Cont.Aut. NFF Cod. Atividade Econômica Romaneio Requisic CADA0220

Observações sobre atributos: Entr.Merc Cont.Aut. NFF Cod. Atividade Econômica Romaneio Requisic CADA0220 CADA0220 Filial Este programa permite dar manutenção na tabela de Filiais ("COFILIAL"). A manutenção nas datas de contabilidade, não é feita por este programa. Para esta função usar o ( CADA0221 ) - exclusivo

Leia mais

Rua Laura Deschmaps nº 61 Cep: Bairro Agua Verde Blumenau/SC Telefone/Fax: (047) /

Rua Laura Deschmaps nº 61 Cep: Bairro Agua Verde Blumenau/SC Telefone/Fax: (047) / No módulo Principal do insig é possível ter acesso a todos os outros Módulos; É possível fazer bloqueios por usuário para restringir o acesso aos usuários apenas aos módulos que o mesmo precisa para executar

Leia mais

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Índice Área do Cliente Acompanhamento de processos Identificação de Cotas Solicitação de liberação de crédito Pendências para análise

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque)

Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque) Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque) Introdução O Inventário de Estoque (Balanço) é uma atividade realizada em determinados períodos de tempo, em que todos os itens do estoque são contados,

Leia mais

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS EXTRATO DE ITENS RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

1 Dados Cadastrais... 3. 1.1.1 Cadastro de Produto Acabado... 3. 1.1.2 Cadastro de Matéria Prima... 4. 1.1.3 Níveis de Estoque... 5. 2 Processos...

1 Dados Cadastrais... 3. 1.1.1 Cadastro de Produto Acabado... 3. 1.1.2 Cadastro de Matéria Prima... 4. 1.1.3 Níveis de Estoque... 5. 2 Processos... Conteúdo 1 Dados Cadastrais... 3 1.1.1 Cadastro de Produto Acabado... 3 1.1.2 Cadastro de Matéria Prima... 4 1.1.3 Níveis de Estoque... 5 2 Processos... 10 2.1 Inventário de Estoques... 10 2.2 Entradas...

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS DEPÓSITO DE TROCAS RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

Manual de operação PDV. Índice. Página 1 de 26

Manual de operação PDV. Índice. Página 1 de 26 Manual de operação PDV Índice Página 1 de 26 Capitulo I ElloTech Gerenciador PDV. 1. Executando o ElloTech Gerenciador PDV... 03 2. Cadastros... 04 Capitulo II ElloTech PDV. 1. Executando o ElloTech PDV...

Leia mais

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap.

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. Ativo Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. 04 Tipos de bens Depreciação Cap. 05 Cálculo mensal ativo Cap. 06 Cálculo do estorno

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Consulta de notas fiscais (1057)... 2 4. Cadastro de Produtos

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Contas a Receber - Veículos

Contas a Receber - Veículos Índice: Recebimento veículos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Recibo de pagamento de veículo Cap. 03 Efetivação de recebimento de veículo Cap. 04 Consulta parcela do pedido de venda Manutenções Cap.

Leia mais

SMARAM Manual do Almoxarifado

SMARAM Manual do Almoxarifado SMARAM Módulo RME Marcio Tomazelli Programador Sênior Versão 1.0 Página 1 de 24 ÍNDICE SMARAM 1 1 ÍNDICE DE FIGURAS 2 ÍNDICE DE TABELAS 3 1. Almoxarifado 4 1.1. Requisição Material Estoque 4 1.1.1. Solicitação

Leia mais

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto 1 Neste Manual vamos entender os procedimentos necessários para a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E94A8 Jéssica Pinheiro 21/02/2015 2/26 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetro para configuração da forma de controle dos serviços.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2017.11.20 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

Gerente de Serviços. Índice: Cadastros e Manutenções. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Valor da hora diferenciado por cliente

Gerente de Serviços. Índice: Cadastros e Manutenções. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Valor da hora diferenciado por cliente Gerente de Serviços Índice: Cadastros e Manutenções Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Valor da hora diferenciado por cliente Cap. 03 Limite de desconto por margem Cap. 04 Manutenção na OS Cap. 05 Valorização

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV

POST Sistemas. Manual do Módulo PDV POST Sistemas Manual do Módulo PDV Sumário Histórico de Modificações... 4 Introdução... 5 Imagem da Tela... 5 Disponibilidade... 6 Restrição / Permissão de Operações... 6 Como Operar... 6 Registrar Produtos...

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 9 A 10 2 de 34 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 009.001 1. Configuração para bloquear lançamento de nota com

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira:

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira: 3 INTRODUÇÃO Para promover a melhor experiência de compra e de posse, a Toyota do Brasil lança mais um diferencial aos nossos clientes, o REVISÃO NA MEDIDA, onde o cliente pode comprar antecipadamente

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Faturamento)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Faturamento) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Faturamento) 1 O Objetivo do módulo Faturamento é cadastrar pedidos de venda, fazer orçamentos, emitir notas fiscais, faturar e controlar pedidos de clientes, enfim toda a

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT

OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT Linx Sistemas Manutenção Agendamento de Serviços - Peugeot OFIT1260 O programa permite a manutenção na tabela CSAGEPGT - Agendamento de Serviços das

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Introdução O Processo ele funciona de acordo com uma nota técnica da SEFAZ (Nota Técnica 2014/002) que tem por finalidade importar no sistema automaticamente todas

Leia mais

Primeiro Passo...3 Conhecendo a Interface...4 Cadastro de Produto...5 Cadastro de Pessoa Lançamento de Notas Fiscais... 20

Primeiro Passo...3 Conhecendo a Interface...4 Cadastro de Produto...5 Cadastro de Pessoa Lançamento de Notas Fiscais... 20 Página 1 Sumário Primeiro Passo...3 Conhecendo a Interface...4 Cadastro de Produto...5 Cadastro de Pessoa... 11 Lançamento de Notas Fiscais... 20 Gerenciamento de Nota... 25 Página 2 Primeiro Passo Clique

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Receber...3 Cadastro de Duplicatas...3 Aba Geral...4 Aba Duplicatas Vinculadas...6 Aba Configurações para o DRG...7 Aba Configurações Nota Promissória...8 Formas de Pagamentos...9

Leia mais

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados...

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... 1. CLIENTE 2 1.1. Cadastrar Cliente. 2 2. ESTOQUE 4 2.1. Cadastrar Produto / Serviço. 4 3. FORNECEDOR 6 3.1. Cadastrar

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07

Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07 Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07 Possibilidade de indicar percentuais para as parcelas da condição de pagamento, assim poderá ser indicado 40% para a primeira parcela atendendo a solicitação

Leia mais

Assistente de Vendas

Assistente de Vendas Assistente de Vendas Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Cadastro de família de modelos Cap. 03 Cadastro de modelo Cap. 04 Cadastro de modelo completo Cap. 05 Tabela de preços dos modelos

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

Master 2017 Profissional PAF Edition

Master 2017 Profissional PAF Edition Manual de Uso PDV Master 2017 Profissional PAF Edition Descreve o aplicativo Homologado: Master PDV que está incluído no Pacote Especificação PAF versão 2.03 Todos os direitos reservados à: EVELINK Produção

Leia mais

Manual. Sistema Vênus 2.0. (Módulo Estoques)

Manual. Sistema Vênus 2.0. (Módulo Estoques) Manual Do Sistema Vênus 2.0 (Módulo Estoques) O principal objetivo do módulo Estoque é cadastrar todos os itens de estoque, fazer operações de estoque (entrada e saída), efetuar movimentação entre unidades

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/7 GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de Parâmetros (3024)... 2 3. Cadastro de Códigos de Cancelamento (3016)... 2 4.

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV EMBALAMENTO SPICER EJES

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV EMBALAMENTO SPICER EJES 1. OBJETIVO Padronizar a atividade de embalamento de peças para o cliente da SPICER EJES nas instalações da Empresa Irapuru na filial de GRV. 2. REGRAS/CONSIDERAÇOES GERAIS O embalamento de peças é efetuado

Leia mais

CADASTRO DE PESSOAS CP888 / V

CADASTRO DE PESSOAS CP888 / V O cadastro de pessoas é responsável pelo controle de dados pessoais dos clientes, fornecedores, transportadoras e outros contatos que fazem parte de sua empresa. No nosso exemplo utilizaremos o cadastro

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

TUTORIAL DIGITAR ORÇAMENTO DAV/PRÉ-VENDA ROTINA 2076

TUTORIAL DIGITAR ORÇAMENTO DAV/PRÉ-VENDA ROTINA 2076 Apresentação Devido a exigência de homologação dos programas emissores de cupom fiscal (PAF-ECF), orçamentos faturados pela rotina 2075 Frente de Caixa deversão ser emitidos pela rotina 2076 Digitar Orçamento

Leia mais

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: MANUAL CORRETORA Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: Administradoras; Clientes/ Seguradoras; Entidades; Produtores/ Vendedores; Matriz/ Filiais; Produtos; Regiões; Usuários;

Leia mais

Configurando o SysFar para receber Pedido Eletrônico

Configurando o SysFar para receber Pedido Eletrônico Pedido Eletrônico O SysFar dispõe de um recurso muito útil para se fazer pedido de compra para fornecedores. Trata-se do Pedido Eletrônico. A maioria dos fornecedores de medicamentos fornece para a farmácia

Leia mais

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Apucarana 2014 LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana FAP,

Leia mais

Configurações Gerais SNGPC - Manual

Configurações Gerais SNGPC - Manual Configurações Gerais SNGPC - Manual Assista o vídeo explicativo para geração do arquivo do SNGPC O SNGPC - Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados é um instrumento informatizado para

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Manipulação de Orçamento

Manipulação de Orçamento ORCA2100 Manipulação de Orçamento É utilizado para dar manutenção em orçamentos já emitidos ( cnorccap, cnorcite ). Na emissão da NF de veículo atualiza as tabelas ( cxcadast e clfrotag ) com o cgc e o

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

V E R S Ã O N O M E D O D O C U M E N T O E A 1 1

V E R S Ã O N O M E D O D O C U M E N T O E A 1 1 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 N O M E D O D O C U M E N T O E 1 3 1 A 1 1 2 de 19 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 009.001 1. Pagamento com múltiplos cartões no Módulo Frente de Caixa.... 3 MÓDULO COMPRAS...

Leia mais

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX.

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIEX Sistema de Extensão [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 5 1. Primeiros passos... 6 1.1 Acessar

Leia mais