Contas a Pagar. Índice:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contas a Pagar. Índice:"

Transcrição

1 Contas a Pagar Índice: Parâmetros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Tipos de títulos a pagar Cap. 03 Tipos de pagamento Cap. 04 Contabilizações de notas fiscais de entrada Memorando Cap. 05 Digitação de memorando Cap. 06 Emissão de memorando Cap. 07 Emissão de cheques de memorando Cap. 08 Emissão de cópia de cheque Baixa de títulos Cap. 09 Baixa de títulos por memorando Cap. 10 Baixa de títulos a pagar Cap. 11 Baixa de devolução de compra Manutenções e listas de títulos Cap. 12 Lista títulos em aberto por dia Cap. 13 Lista títulos pagos por dia Cap. 14 Estorno de pagamento de título Cap. 15 Cancelamento de cheques Cap. 16 Emissão de ordem de pagamento Cap. 17 Emissão de recibo de pagamento Cap. 18 Manutenção da capa do memorando Cap. 19 Manutenção de detalhes do memorando Cap. 20 Manutenção de títulos a pagar

2 Contas a Pagar Contas a pagar escritural Cap. 21 Digitação de código de barras em títulos Cap. 22 Liberação de título para envio ao banco e geração escritural Cap. 23 Retorno arquivo do contas a pagar Cap. 24 Adiantamento a fornecedores Cap. 25 Conciliação contas a receber / pagar

3 Geral Capitulo 01 Cadastro de Pessoas É o programa responsável pelo cadastro de pessoas podendo ser fornecedores ou clientes. Pessoa Física: Incluir CPF que vai cadastrar. 1 = CPF Somente para pessoa jurídica. Dados que irão para o SPED.

4 Geral Capitulo 01 Pessoa Jurídica: Incluir o CNPJ que vai cadastrar. 2 = CNPJ Quando houver Data da fundação é importante porque essa informação que vai para o envio dos arquivos fiscais SPED. Inclusive o cadastro da concessionária. Utilizar ISENTO somente quando não houver. Caso informe e isento e houver a nota será recusada no SEFAZ. Dados que irão para o SPED.

5 Geral Capitulo 01 Como se trata de pessoa jurídica vai abrir a tela para indicar as informações complementares. Para cliente que eu não quero que retenha os impostos. Mesmo tendo nos serviços a retenção cadastrada o sistema busca daqui os parâmetros para retenção. Quando eu quero que retenha o ISS, informo SIM. Necessário cadastro FISC0120 Pelo Dep. Fiscal. para envio da nota fiscal eletrônica. No gerenciador de envio da nota para receita precisa estar cadastrado o diretório, só assim a NF vai via arquivo. (e- Monitor e-conect). Para efeitos fiscais, é muito importante a exatidão dos dados informados, incluindo inscrição municipal e inscrição estadual para pessoa jurídica e data de nascimento e RG para pessoa física.

6 Geral Capitulo 01 A próxima etapa é cadastro de endereços, podendo ter sequências de endereços para cobrança, entrega e novo endereço. Para efeitos fiscais os campos CEP, fone, bairro e celular são obrigatórios. Caso não possua o número do celular, repita o mesmo número do telefone fixo: Caso não possua o CEP, consulte em: E = Entrega C = Cobrança Ctrl-E para localizar a Cidade. Mesmo código do IBGE. Nas mudanças de endereço, nunca exclua ou altere o cadastro de endereços. Desative o endereço antigo e crie um novo endereço. Exercícios Propostos Usar o seu CPF para cadastrar um cliente.

7 Contas a Pagar Capitulo 02 Tipos de títulos a pagar O objetivo do programa é cadastrar os tipos de títulos a pagar (exemplo: DUP - duplicata, NF - notas fiscais e etc). Para cadastrar um tipo de título a pagar vamos ao programa CADA0340, opção inclusão: O tipo de título é criado pelo usuário. A descrição também é dada pelo usuário. Inserimos o Uso do Titulo a Pagar, ou seja, a que se refere o pagamento. Quando for pagamento por Memorando. Após passar por todos os campos, confirmar: Exercícios Propostos Cadastrar um tipo de pagamento.

8 Contas a Pagar Capitulo 03 Tipos de pagamento Os tipos de pagamento são criados no CADA0350. Inserimos o tipo de pagamento que vai criar. Colocamos a descrição. Abaixo natureza do tipo de pagamento.

9 Contas a Pagar Capitulo 03 Em seguida informamos se atualiza data do pagamento. Após passar por todos os campos confirma:

10 Contas a Pagar Capitulo 03 Em seguida aparece a mensagem de confirmação: Exercícios Propostos Criar um tipo de pagamento.

11 Contas a Pagar Capitulo 04 Contabilizações de notas fiscais de entrada Para que seja gerada a obrigação do pagamento precisamos que as notas de entrada estejam contabilizadas. A contabilização é feita através do CONT1000. As contabilizações das notas de entrada podem ser feitas individual ou por período, neste caso vamos contabilizar individual.

12 Contas a Pagar Capitulo 04 Ao entrar em individual vamos: As datas são automáticas, não abrindo para alteração. Vamos inserir número da nota e série. Em seguida CNPJ do emitente. Após passar por todos os campos confirme, Sim:

13 Contas a Pagar Capitulo 04 Confirma gravação, Sim: Abre a tela para inserir observação:

14 Contas a Pagar Capitulo 04 Nesta tela informamos tipo de documento, vencimento e valor. Se houver mais de um vencimento informar neste campo. Se houver mais de um vencimento informar o valor das parcelas aqui. Após passar por todos os campos confirmar: Vem a confirmação da contabilização:

15 Contas a Pagar Capitulo 04 Em seguida à contabilização aparece a opção para cadastrar código de barras: Depois se deseja emitir a autorização para pagamento: Se optar por Sim vai abrir o PAGA2500 para emissão da autorização de pagamento.

16 Contas a Pagar Capitulo 04 Abre a tela para incluir observação na ordem de pagamento: Visualizador: TREINO VW AUTORIZACAO DE PAGAMENTO 13/06/ :23:24 SISDIA-PAGA2500-v ** Emissao ** Favorecido...: VOLKSWAGEN DO BRASIL Documento...: Emissao...: 13/06/2009 Valor Total...: 100,00 Vencimento...: 13/06/2009 Valor da Parcela: 100,00 Prazo(dias)...: 0 Nro.Parcela...: 1/ Setor...: FUNILARIA Produto/Servico.: DESPESAS ENERGIA ELETRICA Observacao EMITIDO POR: DIA SYSTEM CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA VISTO DEPARTAMENTO VISTO FINANCEIRO VISTO DIRETORIA

17 Contas a Pagar Capitulo 05 Digitação de memorando Para que seja possível criar o memorando é necessário que a entrada da nota fiscal através do programa ENTR1000 já tenha sido feita, ou o título a pagar já esteja criado. Um Memorando Um por Título Posso digitar diversos títulos e gerar um memorando. Seleciona vários títulos de iguais ou diferentes fornecedores e gera um memorando para cada um. Vamos gerar um memorando.

18 Indicamos o tipo de pagamento. Contas a Pagar Capitulo 05

19 Contas a Pagar Capitulo 05 Vamos passar por todos os campos e confirmar em Sim: Data do pagamento. Ordenar por título ou vencimento. Colocamos os dados do banco que vai ser feito o pagamento. Podemos indicar o CNPJ para trazer todos os títulos de um único fornecedor, ou passar desta forma para trazer todos os títulos do período.

20 Contas a Pagar Capitulo 05 Depois de passar por toda a tela, informe o período desejado. Aparecem todos os títulos que vencem no período informado. Tipo de título já vem MEM. (memorando). Vamos colocando S nos títulos que farão parte do memorando. Nesta coluna colocamos o valor a ser pago. Damos Esc e confirma:

21 Contas a Pagar Capitulo 05 Depois que confirmar abre a tela com título para conferência, e quando houver acréscimos é aqui que informamos. Vamos para a linha abaixo do MEN e damos Ctrl-E para selecionar o tipo. Tipos para selecionar.

22 Contas a Pagar Capitulo 05 Informamos o valor, ESC para encerrar e confirma: O valor dos juros passa a compor o valor do título. O memorando é gerado. Pergunta de deseja emitir cheque deste memorando. Exercícios Propostos Se não o memorando já foi gerado. Se colocar Sim abre o PAGA5100 para informar o cheque. Gerar um memorando.

23 Contas a Pagar Capitulo 06 Emissão de memorando Depois que geramos o memorando pelo programa PAGA2100, vamos emitir o memorando através do programa PAGA3100. Imprimi para rascunho Sim ou Não. Digitamos o número do memorando que vamos listar. Pergunta se deseja Detalhar Produtos somente quando usamos a opção rascunho, quando não usamos a descrição dos produtos já vem listada. Confirma:

24 Contas a Pagar Capitulo 06 Vamos a visualizador: Visualização do memorando: TREINO VW AV DAS NACOES UNIDAS, 345 SANTO AMARO SAO PAULO - SP CNPJ : / INSC.EST: M E M O R A N D O NRO. MEMORANDO: C BANCO : BANCO BRADESCO AGENCIA : CENTRO CONTA CORRENTE: 1-1 DATA PAGAMENTO: 13/06/2009 CNPJ/CPF Nome do Cedente Nro.Docto Serie Seq Tipo Dt.Trans. Dt.Vencto Valor do Titulo VOLKSWAGEN DO BRASIL NF 13/06/ /06/ ,00 Produto/Servico.: DESPESAS ENERGIA ELETRICA Valor Total dos Titulos R$ 110,00 Anexamos ao presente o cheque acima citado e os titulos relacionados a fim de serem quitados. Sendo so para o momento, subscrevemo-nos. Atenciosamente, PADRAO VW VEICULOS LTDA Exercícios Propostos Listar um memorando.

25 Contas a Pagar Capitulo 07 Emissão de cheque de memorando Após a geração do memorando podemos emitir o cheque para o memorando através do programa PAGA5100. Vamos gerar o cheque para o pagamento do memorando: Vamos ao individual, pois será um cheque para um memorando. Digitamos as informações necessárias e confirma: Insere o número do cheque.

26 Contas a Pagar Capitulo 07 Em seguida aparecem os dados do memorando: Dar ESC e confirmar. Vem a pergunta:

27 Contas a Pagar Capitulo 07 Neste caso foi colocado Não e abre a tela para indicar a impressora onde vai ser impresso o cheque. Em seguida confirma: Já sai o cheque na impressora indicada.

28 Contas a Pagar Capitulo 07 Ainda temos a opção de Visualizador: Foi feita a emissão do cheque para o memorando: 110,00 CENTO E DEZ REAIS ************************************** ************************************************************ VOLKSWAGEN DO BRASIL SAO PAULO 13 JUNHO 2009 Exercícios Propostos Emitir um cheque para memorando.

29 Contas a Pagar Capitulo 08 Emissão de cópia de cheque Após emitir qualquer cheque para pagamento temos a opção de imprimir uma cópia do cheque, para isso usamos o programa PAGA5200. Digitamos os dados do banco que emitiu o cheque. Podemos escolher uma sequência de numeração ou apenas um cheque. Quando informamos os dados anteriores, as data inicial e final já são preenchidas automaticamente.

30 Contas a Pagar Capitulo 08 Vamos a visualizador: ********110,00 CENTO E DEZ REAIS ************************************** ************************************************************ VOLKSWAGEN DO BRASIL SAO PAULO 13 JUNHO 2009 Banco : BANCO BRADESCO Agencia: CENTRO Empresa: TREINO Conta : 1-1 Cheque : 1 p/pagto. dos titulos abaixo: BRASIL Exercícios Propostos Emitir uma cópia de cheque.

31 Contas a Pagar Capitulo 09 Baixa de títulos por memorando A baixa de títulos por memorando é feita através do programa PAGA4100. Verificar se esta na filial correta. Informamos a data do pagamento.

32 Contas a Pagar Capitulo 09 Irá aparecer todos os títulos com vencimento na data. Vamos colocar Sim somente nos memorandos que vamos baixar. Dar Ctrl-F para finalizar.

33 Contas a Pagar Capitulo 09 Mensagem de confirmação: Exercícios Propostos Efetuar a baixa de um memorando.

34 Contas a Pagar Capitulo 10 Baixa de títulos a pagar Todo e qualquer pagamento efetuado deveremos efetuar a devida baixa do titulo no contas a pagar. Para baixar individualmente utilize o programa PAGA0500, conforme abaixo: Para que seja iniciada a baixa deveremos digitar os campos abaixo que se encontram preenchidos conforme exemplo: Filial Número do documento; serie e sequência. CNPJ e seqüência de endereço.

35 Contas a Pagar Capitulo 10 Aparecera o titulo a ser baixado: Informe a data de pagamento. Seqüência de Informe os valores pagos. Após preencher os valores, aparecera esta tela para você escolher o tipo de pagamento.

36 Contas a Pagar Capitulo 10 Informe os dados do banco pelo qual efetuamos o pagamento, o numero do cheque caso houver:

37 Contas a Pagar Capitulo 10 E confirme a baixa: Exercícios Propostos Efetuar a baixa manual de um título a pagar.

38 Contas a Pagar Capitulo 11 Baixa de devolução de compra Em todos os casos que tivermos de emitir uma nota fiscal de devolução ao fornecedor, devemos entender que esse ato fará modificações no contas a pagar, diminuindo o valor ou ate mesmo suspendendo o titulo a pagar. Executar o programa PAGA7020 que baixa o titulo. Informe o CNPJ para quem devolvemos a mercadoria e confirme:

39 Escolha a nota fiscal a ser baixada e de Enter: Contas a Pagar Capitulo 11

40 Contas a Pagar Capitulo 11 Informe o valor da baixa e a data da baixa de Enter, e informe também a conta debito e o CNPJ associado a este, tipo do diário = gera e concluir: Dar Ctrl-E. Ctrl-E da conta débito

41 Contas a Pagar Capitulo 11 Informe o histórico e clique em concluir: Exercícios Propostos Fazer a baixa por devolução.

42 Contas a Pagar Capitulo 12 Lista títulos em aberto por dia O contas a pagar deve usar diariamente o relatório para verificar os títulos que constam em aberto. A consulta pode ser feita por ordem alfabética ou CNPJ/CPF. Vamos em Alfabética para facilitar a consulta por fornecedor: Intervalo de datas de vencimento 1 4 Quebra relatório por departamento (S/N). 2 Tecle Enter para selecionar todos os tipos 5 Totalizar por fornecedor (S/N). 3 B-Banco, C-Carteira 6 Totalizar por data (S/N).

43 Contas a Pagar Capitulo 12 O relatório será exibido com as informações do Contas a Pagar: Total dos títulos com vencimento no dia 3 O sistema alerta quando há títulos vencidos 2 Total dos títulos por fornecedor no dia Exercícios Propostos Listar os títulos em aberto.

44 Contas a Pagar Capitulo 13 Lista títulos pagos por dia Para listar todos os pagamentos efetuados para conferencia e arquivamento utilize o programa PAGA3001, podendo emitir por ordem Alfabética ou de CNPJ / CPF: Podemos informar Tipo de Título, fornecedor e período desejado: Colocar neste formato para trazer todos. Pode optar em um único dia ou determinado período.

45 Contas a Pagar Capitulo 13 Relatório: Exercícios Propostos Listar títulos pagos no dia.

46 Contas a Pagar Capitulo 14 Estorno de pagamento de título Para estornar um título já baixado usamos o programa PAGA0970. Vamos digitar os dados do título que vamos estornar a baixa. Se o pagamento foi feito através de memorando aparece na o tipo MEM.

47 Contas a Pagar Capitulo 14 Em seguida informe a data do estorno: Confirme: Confirma Novamente:

48 Contas a Pagar Capitulo 14 Como o pagamento foi através de memorando aparece a seguinte mensagem: Depois a confirmação: Exercícios Propostos Efetuar o estorno de um pagamento.

49 Contas a Pagar Capitulo 15 Cancelamento de cheques Para cancelar um cheque emitido vamos ao programa FINA1200. Após passar por todos os campos confirma: Incluir número do cheque e série. Vamos selecionar o banco com Ctrl-E. Os dados do cheque aparecem assim que damos as informações anteriores. Vem a mensagem: Exercícios Propostos Efetuar o cancelamento de um cheque.

50 Contas a Pagar Capitulo 16 Emissão de ordem de pagamento Para imprimir a ordem de pagamento vamos ao programa PAGA2500. Temos a opção de emitir, e reemitir. Quando entramos em emitir abre a janela para selecionar o período que queremos emitir as autorizações e trás todas.

51 Contas a Pagar Capitulo 16 Ao reemitir colocamos os dados da nota: A observação que colocamos neste campo fica salva como histórico de reimpressão. Confirma Sim.

52 Contas a Pagar Capitulo 16 Visualizador: Abaixo a autorização para pagamento. TREINO VW AUTORIZACAO DE PAGAMENTO 14/06/ :37:22 SISDIA-PAGA2500-v * REEMISSAO * Favorecido...: VOLKSWAGEN DO BRASIL Documento...: Emissao...: 14/06/2009 Valor Total...: 200,00 Vencimento...: 14/06/2009 Valor da Parcela: 200,00 Prazo(dias)...: 0 Nro.Parcela...: 1/ Setor...: MECANICA Produto/Servico.: DESPESAS ENERGIA ELETRICA Observacao EMITIDO POR: DIA SYSTEM CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA VISTO DEPARTAMENTO VISTO FINANCEIRO VISTO DIRETORIA Após emitir o sistema pergunta: Exercícios Propostos Reemitir uma autorização de pagamento.

53 Contas a Pagar Capitulo 17 Emissão de recibo de pagamento Para emissão do recibo de pagamento o programa é PAGA3500. Informamos os dados do fornecedor. Depois os dados do título e em seguida confirma. Dar ESC e visualizar:

54 Contas a Pagar Capitulo 17 O recibo emitido. TREINO VW VOLKSWAGEN DO BRASIL VALOR R$ 100,00 A CLASSIFICAR SAO PAULO - SP / I.EST.: FONE : RECIBO No. 2 RECEBI(EMOS) DE PADRAO VW VEICULOS LTDA A IMPORTANCIA DE (CEM REAIS ********************************************************************) (******************************************************************************) PAGO COM O CHEQUE NRO 5 CONTRA O BANCO BANCO BRADESCO REF.A NF NRO(S): , SAO PAULO, 14 DE JUNHO DE 2009 VOLKSWAGEN DO BRASIL Exercícios Propostos Emitir um recibo de pagamento.

55 Contas a Pagar Capitulo 18 Manutenção da capa do memorando Para dar manutenção na CAPA do Memorando usamos o programa PAGA0300. Inclusão Alteração Exclusão Consulta Lista Incluir a capa do memorando. Alterar dados do memorando. (Exemplo: vencimento do título) Excluir a capa do memorando Consultar capas de memorando Listar capas dos memorandos Ao colocar o número do memorando aparecem os dados para alterar os campos. Exceto valor. Podemos alterar o banco portador do cheque, data de pagamento. Após alterar confirmar:

56 Contas a Pagar Capitulo 18 E a alteração é confirmada. Exercícios Propostos Alterar a data de vencimento de um memorando.

57 Contas a Pagar Capitulo 19 Manutenção de detalhes do memorando No PAGA0400, podemos consultar, incluir e excluir os títulos de um memorando. Inclusão Exclusão Consulta Lista Incluir título no memorando. Excluir título do memorando. Consultar os títulos por memorando. Listar memorandos. Campo informado o passo a passo abaixo. Vamos incluir um título para um memorando já criado. Informamos os dados do título que vamos incluir no memorando, o sistema trás o valor e se houver juros podemos informar.

58 Contas a Pagar Capitulo 19 Aparece a mensagem de inclusão efetuada. Na manutenção dos memorandos agora temos a opção de excluir todos os títulos do memorando de uma só vez. Vamos ao botão Excluir Todos.

59 Contas a Pagar Capitulo 19 Informamos o número memorando e confirma em Sim. Em seguida aparece a mensagem de exclusão. Exercícios Propostos Emitir um cheque para memorando.

60 Contas a Pagar Capitulo 20 Manutenção de títulos a pagar O programa PAGA0100 permite dar manutenção em um determinado título. Escolha opção para manutenção de títulos Digite o numero do documento a ser alterado e o sistema trará todos os outros dados. Dados necessários para selecionar o registro.

61 Contas a Pagar Capitulo 20 Informações complementares: Para quem utiliza Contas a Pagar Escritural informe Sim na linha digitável, caso contrario, informe Não. Informações complementares para a Escritural:

62 Contas a Pagar Capitulo 20 Demais dados do documento. Para gravar as alterações ao final, confirme clicando no Sim. Confirmar Alteração efetuada: Exercícios Propostos Alterar dados do título a pagar.

63 Contas a Pagar Capitulo 21 Digitação de código de barras em títulos Para utilizar o recurso de pagamento escritural é necessário incluir código de barras, no programa PAGA1000, através de leitora ou manualmente: Digite o período desejado, o sistema trará todos os títulos deste período para inclusão do código de barras:

64 Contas a Pagar Capitulo 21 Em seguida aparecerão os títulos para inclusão dos códigos de barras. Apenas os títulos que ainda não possuem esta informação são exibidos, esta informação está presente na ficha de compensação ou na conta de serviço público. Pode ser utilizado leitor de código de barras para facilitar esta digitação.

65 Contas a Pagar Capitulo 21 São feitas diversas consistências no número digitado a fim de evitar envio de registros inválidos ao banco. Estas regras de consistência seguem o mesmo padrão para todos os bancos. No final da digitação poderá ser impresso um relatório para conferência. Os impostos que não contiverem código de barras em suas guias de recolhimento, como por exemplo, ICMS e ISS, deverão ser liquidados por memorando de pagamento em cheque ou débito em conta corrente.

66 Contas a Pagar Capitulo 22 Liberação de título para envio ao banco e geração escritural Após incluir o código de barras através pelo programa PAGA1000 ou PAGA0100, entre no programa PAGA1010 selecione liberar e período que vão aparecer os títulos a serem selecionados para enviar para o banco. Selecione os títulos a serem enviados ao banco com Ctrl+T em cada titulo e depois de Ctrl+F para encerrar. Após a liberação dos títulos utilize o programa PAGA1100 para gerar o arquivo:

67 Contas a Pagar Capitulo 22 Digite o período desejado e todos os títulos liberados serão gerados no arquivo: Transferir o arquivo gerado no sisdia, através do FTP, para o C:\FTP da maquina que será utilizada para envio ao banco: Acessar o Site do banco e enviar o arquivo. Após o pagamento o banco envia o arquivo de retorno. Exercícios Propostos Fazer a liberação de título para envio ao banco.

68 Contas a Pagar Capitulo 23 Retorno arquivo do contas a pagar Para efetuar baixa de títulos pagos por escritural deve-se acessar o site do banco diariamente e baixar o arquivo de retorno, os quais devem ser salvos no micro para serem enviados ao servidor onde roda o Sisdia. Este é um exemplo de envio dos arquivos que você recebeu do banco na sua maquina para o servidor:

69 Contas a Pagar Capitulo 23 Em seguida vamos utilizar o programa PAGA1200 para rodar o arquivo recebido, escolha o banco correto, por exemplo: Digite a filial correta e o nome do arquivo recebido e confirme o processamento:

70 Contas a Pagar Capitulo 23 Feito isso todos os títulos contidos no arquivo vão ser baixados automaticamente, e são gerados dois relatórios para conferencia: 1 Informações sobre os pagamentos agrupados por ocorrência: PADRAO - MATRIZ Retorno Contas a Pagar Escritural DATA: 20/03/ :08:14 PAGINA: 1 DIA SYSTEM-SISDIA-PAGA1200 Nome do Arquivo: intbanco/pg ret CNPJ NOME FORNECEDOR N.TITULO SER DT.VENCTO DT.PAGTO VLR.TITULO VLR.PAGTO VLR.DESC. VLR.ACRESC BW - Pagamento efetuado DIA SYSTEM INF.LTDA 0 10/12/ /12/ , ,92 64,00 0,00 Total Ocorrência 1.055, ,92 64,00 0,00 2 Listagem de transação por transação: PADRAO - MATRIZ 20/03/ :40:55 PAG:1 DIA SYSTEM-SISDIA-PAGA1200-Retorno Contas a Pagar Escritural Nome do Arquivo: intbanco/pg ret Header: CNPJ Empresa : PADRAO VEICULOS LTDA Origem Arquivo : 2 Tipo Processam. : 3 Data/Hora Arquiv: :10:58 Numero Retorno : Transações: CNPJ Fornecedor : DIA SYSTEM INFORMATICA LTDA Numero Pagamento: I Nosso Numero : Seu Numero : Data Vencimento : Valor Documento : 1.055,92 Valor Pagamento : 1.055,92 Valor Desconto : 0,00 Valor Acréscimo : 0,00 Tipo Documento : 01 Numero NF/Serie : Modalidade : 31 Data Pagamento : Situação Agendam: 02 Inform.Retorno : BW BW BW Trailler: Tot.Vlr.Pagtos : 1.055,92

71 Contas a Pagar Capitulo 24 Adiantamento a fornecedores A empresa poderá conceder um adiantamento para um determinado fornecedor. Esse procedimento será efetuado através do programa PAGA7000. Ctrl+E para selecionar Fornecedor, e caso tenha o CNPJ/CPF da pessoa também pode ser digitado direto neste campo. Vamos inserir o valor do Adiantamento. A data o sistema trás automaticamente.

72 Contas a Pagar Capitulo 24 Em seguida vamos informar o tipo de adiantamento. Vamos dar Ctrl+E para selecionar o tipo de adiantamento Após selecionar o tipo de adiantamento o sistema já abre a tela para selecionar o departamento.

73 Contas a Pagar Capitulo 24 Aparece as formas de pagamento disponíveis. Após selecionar o departamento o sistema trás a conta débito. Aqui selecionamos a forma de pagamento que será feito o adiantamento. Neste campo colocamos o motivo do adiantamento para identificação. Ao selecionar a forma de pagamento depósito o sistema abre a tela para indicar o valor depositado e o banco que foi efetuado o depósito. Após indicar os dados confirmar com Sim.

74 Contas a Pagar Capitulo 24 Após colocar a forma de pagamento ir na opção Gravar e Sair. Confirme a gravação Sim.

75 Contas a Pagar Capitulo 24 Abaixo aparece a mensagem de confirmação. Após confirmar aparece a mensagem de Processo efetuado. Para listar os Adiantamentos efetuados entra no PAGA0800. Para dar a manutenção dos adiantamentos entramos direto no programa PAGA0800. Para visualizar o adiantamento vamos até opção lista.

76 Contas a Pagar Capitulo 24 Seleciona a opção que deseja listar. Vamos selecionar o tipo de adiantamento que quer consultar. Neste caso: abertos. Podemos indicar apenas um CNPJ para identificar determinado cliente ou passar com 0(zero) e colocar somente o período desejado.

77 Contas a Pagar Capitulo 24 Após preencher os dados confirmar em Sim. Confirma. Exercícios Propostos Criar um adiantamento para fornecedor.

78 Contas a Pagar Capitulo 25 Conciliação Contas a Receber / Pagar Este programa apura os saldos de contas a receber / contas a pagar. Compara os saldos contábeis das respectivas contas e relaciona os saldos que não batem. Utilizar programa CONT4000. A Data Base que serve de base para geração do relatório de conciliação (sempre deve ser o ultimo dia do mês). R Reduzida C Contábil A Ambas P Contas a Pagar R Contas a Receber

79 Contas a Pagar Capitulo 25 Gerando relatório. Utilizar botão visualizador.

80 Relatório de conciliação contas a receber / pagar. Contas a Pagar Capitulo 25

81 Rascunho

82 Rascunho

83 Rascunho

Balconista de Peças. Índice: Cadastros e orçamentos. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Orçamento de peças. Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida

Balconista de Peças. Índice: Cadastros e orçamentos. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Orçamento de peças. Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida Balconista de Peças Índice: Cadastros e orçamentos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Orçamento de peças Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida Consultas Cap. 04 Consulta de cliente Cap. 05 Consulta de orçamentos

Leia mais

Caixa. Índice: Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques

Caixa. Índice: Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques Caixa Índice: Atendimento Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Emissão da nota fiscal e nota fiscal eletrônica Cap. 03 Reenvio e inutilização de nota fiscal eletrônica Cap. 04 Cancelamento da venda no

Leia mais

Balconista da Oficina

Balconista da Oficina Balconista da Oficina Índice: Cadastros e requisições Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Requisição de peças na oficina Cap. 03 Requisição de peças informando o mecânico Consultas Cap. 04 Consulta ordem

Leia mais

Tesouraria. Índice: Caixa. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos. Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos

Tesouraria. Índice: Caixa. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos. Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos Tesouraria Índice: Caixa Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos Cap. 04 Lista do movimento caixa e bancos Cap. 05 Consulta

Leia mais

Contas a Receber. Índice: Geração de títulos. Faturamento de cheques. Baixa de títulos e estorno. Cap. 01 Cadastro de clientes

Contas a Receber. Índice: Geração de títulos. Faturamento de cheques. Baixa de títulos e estorno. Cap. 01 Cadastro de clientes Contas a Receber Índice: Geração de títulos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Geração do faturamento Cap. 03 Relação de faturas por data de emissão Cap. 04 Alteração do portador do título a receber

Leia mais

Retorno de Contas a Pagar Escritural

Retorno de Contas a Pagar Escritural Arquivo: PAGA1200.doc - Página: 1/6 PAGA1200 Retorno de Contas a Pagar Escritural O programa recepciona o arquivo gerado pelo banco com as confirmações do agendamento e de Pagamento de Títulos e emite

Leia mais

Folha de Pagamento. Índice: Rescisão Contratual. Cap. 01 Calculo da rescisão. Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo

Folha de Pagamento. Índice: Rescisão Contratual. Cap. 01 Calculo da rescisão. Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo Folha de Pagamento Índice: Rescisão Contratual Cap. 01 Calculo da rescisão Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo Cap. 03 Lista informe de rescisão de contrato Cap. 04 Emite contrato trabalho aviso

Leia mais

Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cap. 02 Cap. 03 Gerando Adiantamentos Cap. 04 Cap. 05 Cap. 06 Cap. 07 Cap. 08 Cap. 09 Cap.

Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cap. 02 Cap. 03 Gerando Adiantamentos Cap. 04 Cap. 05 Cap. 06 Cap. 07 Cap. 08 Cap. 09 Cap. Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cadastro de pessoas Cap. 02 Dados cadastrais de funcionários Cap. 03 Lista contrato de trabalho Gerando Adiantamentos Cap. 04 Período de cálculo da folha

Leia mais

PAGA0100 Manutenção dos Títulos a Pagar

PAGA0100 Manutenção dos Títulos a Pagar PAGA0100 Manutenção dos Títulos a Pagar O programa permite manutenção da tabela ( cpordpag ) - Títulos a Pagar. Esta tabela é alimentada e atualizada pelos procedimentos integrados do Módulo de Contas

Leia mais

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema Acesso ao Sistema O SISDIA Evolution é um sistema Web. Isso significa que ele não precisa de instalação local na máquina dos usuários. O acesso é feito através do navegador Firefox 4.0 ou superior. Para

Leia mais

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap.

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. Ativo Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. 04 Tipos de bens Depreciação Cap. 05 Cálculo mensal ativo Cap. 06 Cálculo do estorno

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Receber...3 Cadastro de Duplicatas...3 Aba Geral...4 Aba Duplicatas Vinculadas...6 Aba Configurações para o DRG...7 Aba Configurações Nota Promissória...8 Formas de Pagamentos...9

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

Contas a Receber - Veículos

Contas a Receber - Veículos Índice: Recebimento veículos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Recibo de pagamento de veículo Cap. 03 Efetivação de recebimento de veículo Cap. 04 Consulta parcela do pedido de venda Manutenções Cap.

Leia mais

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções

Leia mais

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Atendimento/ Beneficiários Atendimento Avulso / Orçamento Atendentes Agenda de Atendimento Relatórios Menu ATENDIMENTO AO

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos. PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11

PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos. PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11 PAGA7010 - Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11 O objetivo do programa é baixar os adiantamentos feitos a fornecedores PAGA7000 utilizados para pagamento despesas ou compras diversas. Para

Leia mais

Contas a Pagar. Manual do Usuário

Contas a Pagar. Manual do Usuário Manual do Usuário Periodicamente são efetuadas alterações nas informações contidas neste manual. Estas alterações serão incorporadas em novas edições desta publicação. Qualquer Informação adicional pode

Leia mais

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339 CONTAS A PAGAR Conforme a Regras de Negócio da Empresa o Contas a Pagar pode ter os títulos gerados a partir da entrada de Notas Fiscais de entrada nos seus programas específicos ou então pelo cadastramento

Leia mais

Caso ocorram dúvidas durante a leitura do manual. Por favor, entre em contato com o setor de informática do IDAF.

Caso ocorram dúvidas durante a leitura do manual. Por favor, entre em contato com o setor de informática do IDAF. Sumário MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 2 ENDEREÇO DE ACESSO... 3 ACESSO AO SISTEMA:... 4 LIMPAR SESSÃO:... 5 DOWNLOAD DO FIREFOX:... 6 PRODUTOR... 7 CADASTRO DE PRODUTOR... 7 ALTERAR PRODUTOR... 12 BLOQUEAR OU

Leia mais

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes configurações:

Leia mais

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes

Leia mais

Financeiro Controle de Cheque

Financeiro Controle de Cheque Financeiro Controle de Cheque 1 Objetivo O controle de cheques é importante para o controle financeiro da empresa. É possível também visualizar todas as situações que envolvem os cheques (depositado, devolvido,

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2017.11.20 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Receber

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Receber ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Receber O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a receber

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulando uma Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira:

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira: 3 INTRODUÇÃO Para promover a melhor experiência de compra e de posse, a Toyota do Brasil lança mais um diferencial aos nossos clientes, o REVISÃO NA MEDIDA, onde o cliente pode comprar antecipadamente

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO Sumário

MANUAL FINANCEIRO Sumário MANUAL FINANCEIRO Sumário DESPESAS... 3 COMO CADASTRAR UMA DESPESA?... 3 COMO PAGO UMA DESPESA?... 5 COMO ALTERAR OS DADOS DE UMA DESPESA?... 6 COMO EXLUIR UMA DESPESA?... 7 COMO FAÇO PARA AGRUPAR AS DESPESAS?...

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulações de Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

Digitação do Caixa e Bancos

Digitação do Caixa e Bancos FINA1000 Digitação do Caixa e Bancos ( ctcxbanc ). Este programa permite a digitação de lançamentos do módulo Caixa/Bancos Após digitar o código do histórico, se este pedir complemento, o programa abre

Leia mais

F&I. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de financeiras. Cap. 02 Planos de financiamento. Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento.

F&I. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de financeiras. Cap. 02 Planos de financiamento. Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento. F&I Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de financeiras Cap. 02 Planos de financiamento Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento Parâmetros Cap. 04 Parâmetro de comissão de venda direta e retorno Cap. 05

Leia mais

Avaliador de Usados. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Avaliação de veículos usados. Consultas. Cap. 03 Consulta a multas

Avaliador de Usados. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Avaliação de veículos usados. Consultas. Cap. 03 Consulta a multas Avaliador de Usados Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Avaliação de veículos usados Consultas Cap. 03 Consulta a multas Cap. 04 Consulta avaliação Geral Capitulo 01 Cadastro de Pessoas

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA 1 Índice Pág. Características Técnicas... 3 Atalho Módulo Financeiro... 4 Contas à Pagar... 5 Contas à Receber...

Leia mais

Receber (Futura Server)? FAQ39

Receber (Futura Server)? FAQ39 Como Utilizar Contas a Receber (Futura Server)? FAQ39 Este documento irá apresentar todos os processos de uma rotina de controle de contas a receber, desde emissão ate suas respectivas permissões, segue

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

Como trabalhar com o módulo contas a receber?

Como trabalhar com o módulo contas a receber? Como trabalhar com o módulo contas a receber? O módulo Contas a Receber é usado para controlar tudo relacionado ao recebimento de títulos. Dentre as principais formas de recebimento temos dinheiro, cheques,

Leia mais

Vendedor de Veículos

Vendedor de Veículos Vendedor de Veículos Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Venda de veículos do estoque Cap. 03 Venda de veículos com pedido na fabrica Cap. 04 Venda catálogo Manutenções Cap. 05 Reserva

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Estoque Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Cadastro de Produto Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Os campos destacados acima

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

RECE Baixa de Duplicatas

RECE Baixa de Duplicatas RECE0930 - Baixa de Duplicatas O programa baixa e contabiliza os títulos a receber ( crrecbto ). Não permite informar duas baixas no mesmo dia, com o mesmo tipo de recebimento. Neste caso, estornar o pagamento

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR

TUTORIAL DEVOLUÇÃO A FORNECEDOR Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Devolução a Fornecedor Gerando Desconto na Duplicata... 2 3. Devolução a Fornecedor Gerando uma Verba... 4 4. Devolução a Fornecedor Gerando

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Índice O Que é ISS Digital?

Índice O Que é ISS Digital? Índice O Que é ISS Digital? 1.0 Cadastro de Empresas Contribuintes 1.1 Cadastro On-line de Prestadores 1.2 Consulta ao CEC (ConCEC) 1.3 Empresas de Fora do Município 1.4 Consulta ao CEF (ConCEF) 1.5 Tomadores:

Leia mais

Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET

Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET 11/04/2017 Sumário 1.0 Associando o(s) documento (s) à cobrança... 3 2.0 Emissão de boletos... 4 3.0 Reimpressão de boletos... 7 4.0 Cancelamento de Boleto

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial

Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial Incluir Boleto - Sicoobnet Empresarial Essa funcionalidade permite a emissão de boletos pelo Sicoobnet Empresarial manualmente, para tanto, deverá preencher os campos a seguir: Acesse o Sicoobnet Empresarial

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF GPROTECH Gestão de Processos & Tecnologia Ltda. Gestor4_PAF-ECF MÓDULO INTEGRAÇÃO GPROTECH - Gestão de Processos & Tecnologia LTDA. CNPJ 05.371.599/0001-93 AVENIDA SANTOS DUMONT, 1740, SALA 308 CEP: 60.150-161

Leia mais

GUIA DO MÓDULO CHEQUES

GUIA DO MÓDULO CHEQUES Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/8 GUIA DO MÓDULO CHEQUES Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Lançamento de Cheques (4001)... 2 3. Contas para contabilização (4021)... 2 4. Depósito (4007)... 3

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

Contas a Receber. Índice. 1. Adicionando uma Receita Manual

Contas a Receber. Índice. 1. Adicionando uma Receita Manual Contas a Receber Gerencie suas contas a receber com o VHSYS, sistema integrado e boletos, com registro, sem registro e duplicadas em apenas alguns cliques. Índice 1. Adicionando uma Receita Manual 2. Gerenciando

Leia mais

SMARAM Manual do Almoxarifado

SMARAM Manual do Almoxarifado SMARAM Módulo RME Marcio Tomazelli Programador Sênior Versão 1.0 Página 1 de 24 ÍNDICE SMARAM 1 1 ÍNDICE DE FIGURAS 2 ÍNDICE DE TABELAS 3 1. Almoxarifado 4 1.1. Requisição Material Estoque 4 1.1.1. Solicitação

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

Como Utilizar Contas a Pagar (Futura Server)? - FAQ40

Como Utilizar Contas a Pagar (Futura Server)? - FAQ40 Como Utilizar Contas a Pagar (Futura Server)? - FAQ40 Este documento irá apresentar todos os processos de uma rotina de controle de contas a pagar, desde emissão ate suas respectivas permissões, segue

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5 Guia de uso Revisão 10/09/2015 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo... 3 3. Alterando o

Leia mais

O material a seguir foi preparado de forma a orientar os usuários quanto aos procedimentos para cadastro e utilização do Caixa.

O material a seguir foi preparado de forma a orientar os usuários quanto aos procedimentos para cadastro e utilização do Caixa. Apostila Caixa Índice Introdução... 3 Conceito... 3 Cadastro de Caixa... 3 Liberação de Caixa... 3 Abertura de Caixa... 4 Movimentação do Caixa... 4 1. Receber... 4 2. Estornar... 6 Emissão de 2ª Via...

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 3 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 3 3. Dados financeiros de cliente / fornecedor (1177)...

Leia mais

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados...

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... 1. CLIENTE 2 1.1. Cadastrar Cliente. 2 2. ESTOQUE 4 2.1. Cadastrar Produto / Serviço. 4 3. FORNECEDOR 6 3.1. Cadastrar

Leia mais

CADA0235 Relação Banco/Filial

CADA0235 Relação Banco/Filial CADA0235 Relação Banco/Filial Este programa realiza manutenção na tabela (CIBANCOF - Relacionamento de Banco com Filiais). Descreve as informações sobre tipo de tratamento a ser dado para uma determinada

Leia mais

SISTEMA CAÇA-TALENTOS MANUAL DE OPERAÇÃO PERFIL SECRETARIA

SISTEMA CAÇA-TALENTOS MANUAL DE OPERAÇÃO PERFIL SECRETARIA SISTEMA CAÇA-TALENTOS MANUAL DE OPERAÇÃO PERFIL SECRETARIA O Sistema Caça-Talentos tem o objetivo de aprimorar o negócio e fornecer um controle informatizado dos processos de captação dos alunos. Ele possui

Leia mais

Usando a geração de boletos

Usando a geração de boletos Usando a geração de boletos O sistema permite que sejam gerados boletos de cobrança, os boletos podem ser impressos ou enviados por e-mail. O sistema permite a geração de carteiras do tipo Não registrada,

Leia mais

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA MANUAL Sumário APRESENTAÇÃO... 3 Sobre a empresa... 3 Localização... 3 Como obter suporte técnico?... 3 CONHECENDO O SISTEMA... 4 Acesso ao sistema... 4 Solicitação

Leia mais

Manual MDF-e UpLIFE. 1.Configurações. 1.1.Banco de dados Conexão. Page 1 of 26. Clique em Configurações Banco de Dados Conexão.

Manual MDF-e UpLIFE. 1.Configurações. 1.1.Banco de dados Conexão. Page 1 of 26. Clique em Configurações Banco de Dados Conexão. Page 1 of 26 Manual MDF-e UpLIFE 1.Configurações 1.1.Banco de dados 1.1.1.Conexão Clique em Configurações Banco de Dados Conexão. - Limpar Tela: Limpa todos os campos da janela. - Gravar: Grava as informações

Leia mais

TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS.

TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS. TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS. 1- CADASTRO DOS BANCOS: 1.1 - Acesse o menu ARQUIVOS e clique em BANCOS; 1.2 - No campo CÓDIGO, será preenchido automaticamente pelo próprio sistema,

Leia mais

Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++

Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++ Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++ 1. Baixa de Parcelas Acesse o Módulo CONDOMÍNIO CÁLCULOS DA EMISSÃO BAIXA DE PARCELAS. Este programa efetua a baixa das parcelas dos eventos lançados nas unidades,

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema)

Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Inclusão Boleto Sicoob Secovicred MG (Net Suprema) Essa funcionalidade o usuário poderá realizar a emissão de boletos pelo próprio site da cooperativa, para tanto, deverá preencher os campos a seguir:

Leia mais

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada.

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada. Página2 Cadastro de Categorias O cadastro de categoria é utilizado dentro do gestor para o controle financeiro da empresa, por ela é possível saber a origem e a aplicação dos recursos, como por exemplo,

Leia mais

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER PREZADO AUTORIZADO, Estamos disponibilizando através deste manual um passo-a-passo para acesso ao Portal Mueller, que está sendo reformulado e devido a isso, seu visual

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

Manual de Utilização do ICMS Transparente

Manual de Utilização do ICMS Transparente Manual de Utilização do ICMS Transparente 1. Apresentação: O ICMS Transparente é o site onde serão hospedados todos os sistemas tributários da secretaria de fazenda. 2. Objetivo: Através de um login único,

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Rescisão de Contrato Efetuadas diversas alterações no cálculo de rescisão de contrato e demais rotinas relacionadas, possibilitando um pré-cálculo dos valores para facilitar na

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Apucarana 2014 LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana FAP,

Leia mais

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: MANUAL CORRETORA Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: Administradoras; Clientes/ Seguradoras; Entidades; Produtores/ Vendedores; Matriz/ Filiais; Produtos; Regiões; Usuários;

Leia mais

INTBAN. Guia de Instalação e configuração 23/08/2011

INTBAN. Guia de Instalação e configuração 23/08/2011 INTBAN Guia de Instalação e configuração 23/08/2011 Instalação dos Arquivos Na área de downloads do site da CB Sistemas tem o arquivo com a última versão do Intban. Nesse momento é o arquivo da versão

Leia mais

Boletim de Administração Pública Municipal

Boletim de Administração Pública Municipal Atualização: Junho 2005 Página: 3 SIAWeb Introdução: O SiaWeb é composto de três módulos Imobiliário, Mobiliário e Água e Esgoto. O uso do sistema pela Internet facilita e agiliza a troca de informações

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores 1 CANAIS DE COMUNICAÇÃO Gerência de Credenciamento (GECRE) Tel.: (21) 2126-7186 / 2126-7187 E-mail: gecre@cedaesaude.org.br Entrega de Contas Médicas / Cronograma de Entrega Tel.: (21) 2126-7176 Gerência

Leia mais