Pesquisa sobre Hospitalidade Empresarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pesquisa sobre Hospitalidade Empresarial"

Transcrição

1 Pesquisa sobre Hospitalidade Empresarial

2 Pesquisa IBHE Hospitalidade Empresarial 2013 Objetivo Aprofundar o entendimento que os profissionais do mercado brasileiro têm sobre o tema hospitalidade nas empresas e sua importância para os negócios. Metodologia Questionário eletrônico com 16 (dezesseis) perguntas. Público envolvido Tivemos 470 ( quatrocentos e setenta) respondentes. Período da pesquisa Outubro a Dezembro Realização IBHE Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial. Pesquisa Hospitalidade Empresarial Nota: a confidencialidade dos respondentes foi preservada.

3 Perfil dos Respondentes (por ramo de atividade) Gráfico: valores em % Pesquisa Hospitalidade Empresarial

4 Perfil dos Respondentes (por cargo) Gráfico: valores em % Pesquisa Hospitalidade Empresarial

5 1. Qual o atributo que - na sua opinião - melhor caracteriza a hospitalidade empresarial? Gráfico: valores em % Respeito e Confiança são atributos que têm relação direta com a hospitalidade e devem fazem parte como valores básicos de qualquer relação onde se busca a troca. Já o Pesquisa Hospitalidade Empresarial acolhimento e o encantamento, são os meios para proporcionar uma experiência que fique guardada no coração. Seja memorável.

6 2. Como a hospitalidade pode ajudar uma empresa? (escolha até 2 opções) Gráfico: valores em % Neste caso, percebemos que falar de hospitalidade é falar de relacionamento, onde além de melhorar as relações internas nas empresas e com seus clientes, tem hoje, Pesquisa Hospitalidade Empresarial relevância como fator de diferenciação e poder na busca da sua fidelização. Bons ventos para a hospitalidade empresarial.

7 Comentários dos Respondentes As relações em uma empresa devem ser mais do que comercialização de produtos ou serviços. Devem ser trocas de experiências que geram confiança, lealdade e respeito. A competitividade está muito grande e quem tiver um processo bem definido com o comprometimento de todos os colaboradores, consegue ter melhores resultados, melhorando a qualidade do serviço prestado entre departamentos e aos clientes, fidelizando as parcerias com clientes e fornecedores. A partir da melhoria do relacionamento interno muitos outros frutos são colhidos, como a melhoria dos processos e do relacionamento externo (com clientes e fornecedores), mas a principal melhoria para a empresa, é o aumento do lucro e a fidelização de clientes. Mas acredito que, sinceramente, a melhoria da qualidade de vida no ambiente profissional é capaz de melhorar até mesmo a qualidade de vida pessoal. Em um cenário de competitividade, onde se tem parâmetros de qualidade, preço e outros fatores comerciais muito próximos, o relacionamento assume papel diferenciador. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

8 Comentários dos Respondentes Atua como agente transformador nas relações sociais. A imagem transmite confiança e ética. Em um mercado cada vez mais competitivo, devemos nos destacar não apenas pelo básico, pois isso é o que todo consumidor espera, mas sim pela excelência na prestação do serviço e por um momento memorável de relação. A maioria das Empresas hoje visa apenas lucro ou atendimento. Ser mais hospitaleiro, gentil, genuinamente interessado nas necessidades dos seus clientes, certamente contribui para o relacionamento e a fidelização. O conceito da hospitalidade (dar, receber e retribuir), é muito importante para os relacionamentos, tanto internamente quanto externamente. Cria um bom clima, aproxima e cativa. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

9 3. Você acha que os processos praticados por uma empresa (a forma como ela trabalha) refletem na hospitalidade? Ou seja, os processos também são um pilar da hospitalidade? Gráfico: valores em % Pesquisa Hospitalidade Empresarial Não adianta ter numa empresa apenas com pessoas simpáticas, atenciosas e prestativas se o processo for moroso, burocrático e não tenha o olhar de atender/entender o cliente.

10 Comentários dos Respondentes Alguns processos e fluxos internos ainda arcaicos, desgastam a relação funcionário/empresa, minam a confiança e a esperança em bons resultados. Nesse contexto a hospitalidade tende a desaparecer. Concordo que fazem parte, por que hospitalidade sem processo, não tem perenidade. Porém, processos sem a filosofia do cliente, não gera hospitalidade. Empresas com processos morosos e sem prazos, por exemplo, podem gerar falta de credibilidade e perda de interesse no cliente final, enquanto que processos mais rápidos, claros e que nos posicionam o tempo todo do andamento, geram interessem, empatia e criam fidelidade. Entendo que a hospitalidade é a somatória de processos eficientes, atitudes positivas e acolhedoras que permeiam o relacionamento com os clientes. Pesquisa Hospitalidade Empresarial Somente empresas com processos bem definidos conseguem ir além ao atendimento ao cliente, promover uma experiência de encantamento.

11 4. Qual das definições sobre Hospitalidade Empresarial você considera mais adequada (ou prefere)? (escolha apenas 1 opção) A definição com 46% da preferência, no fundo, a mais completa, abrange o aspecto dos cinco Pesquisa Hospitalidade Empresarial sentidos (experiência no sentir ) com a preocupação de cuidar dos detalhes que se refletem em olhar o outro e buscar formas de agradá-lo. Hospitalidade é uma somatória de coisas atenciosas e gentis, percebidas quando se relaciona com uma empresa.

12 Comentários dos Respondentes As atitudes boas fazem a diferença, os cinco sentidos, quando bem utilizados, com certeza promovemos o encantamento do cliente. Atender bem, todas as empresas deveriam. Encantar e surpreender são para poucas. Eu iria além, juntaria a primeira e a últimas definições: Um conjunto de comportamentos e ações que visam surpreender, encantar e proporcionar experiências memoráveis aos seus clientes, fornecedores e colaboradores. É através da sensibilidade e observação que captamos as necessidades dos nossos clientes. O que importa é como seu cliente se sente ou percebe o produto/serviço entregue a ele. Porque atualmente ser acolhido com hospitalidade é um diferencial imensurável. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

13 5. Em que área de sua empresa a hospitalidade é fundamental? (escolha apenas 1 opção) Gráfico: valores em % Em todas as áreas SAC/ Central Relac./ Call Center Recepção/ Portaria/ Concierge Vendas/ Comercial Outras Recursos Humanos Alta Administração Quando olhamos este resultado, nos surpreendemos que ainda há profissionais que acreditam que a hospitalidade só deve fazer parte da área de Atendimento / Call Center/ Relacionamento da empresa. A hospitalidade tem que permear todas as áreas da empresa.

14 6. A boa comunicação é um fator de hospitalidade? Gráfico: valores em % Grande parte dos processos ocorrem através da comunicação que fazemos/temos com diferentes públicos e a forma como são repassados, impacta diretamente nos resultados. O sucesso tem a ver com o COMO as mensagens/atos/ações chegam às pessoas.

15 Comentários dos Respondentes A boa comunicação presume que a mensagem é passada de forma clara e objetiva a fim de atingir o objetivo que é de se fazer entender, assim sendo, uma boa comunicação é fator primordial para a hospitalidade. Comunicar, verbalizar, envolver com cortesia e amabilidade = hospitalidade. Concordo porque a partir do processo de comunicação (ouvir, falar, receber e transmitir) de forma transparente, clara e fundamentada, arrebanha seguidores e defensores do seu modo de ser. Não apenas a verbal, mas um olhar, um gesto sincero diz muita coisa. Uma boa comunicação, promove confiança, acolhimento e sensação de ser importante e único. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

16 7. Você acredita que a hospitalidade pode ser inserida na cultura de uma empresa? SIM % % % Felizmente este resultado se repete a cada ano e nos mostra que qualquer empresa pode inserir a cultura e prática da hospitalidade dentro de seu negócio, basta conseguir enxergar que vale a pena e traz resultados para todos, além de promover mais competitividade.

17 De que forma isto pode ser feito? (escolha até 2 opções) Gráfico: valores em % Mudanças em processos, comunicação, ambiente e pessoas Treinamento Treinamento Exemplo vindo da Administração Benchmarking de melhores práticas Outras formas Como resultado, verificamos que o conjunto dos pilares que norteiam a hospitalidade, quando trabalhados e alimentados com exemplos claros vindo da Alta Administração, promovem a mudança para uma empresa com a cultura da hospitalidade.

18 Quem melhor pode promover essa mudança dentro da sua empresa? Gráfico: valores em % Os profissionais entendem que eles é que podem fazer as mudanças para a empresa ser mais hospitaleira, mas que a ajuda de uma Consultoria como agente facilitador e neutro, traz conceitos e práticas que podem orientá-los para chegar lá mais rápido.

19 8. A hospitalidade é um fator de competitividade empresarial? Gráfico: valores em % A maioria considera verdadeira esta pergunta e a hospitalidade começa a ser utilizada por algumas empresas como fator para a busca na diferenciação nos serviços, já que os produtos estão cada vez mais parecidos.

20 Comentários dos Respondentes Muitos clientes em vários segmentos preferem a empresa que lhe proporciona acolhimento, que escuta, que sabe que em qualquer momento poderá contar com ela, mesmo oferecendo um produto que o valor seja superior aos concorrentes. Cada vez mais, clientes mais exigentes, e produtos e serviços mais completos (no sentido de entregar tudo que se propõe e ainda com diferenciais) a hospitalidade passa a ser o diferencial de peso para a tomada de decisão final. Hoje as empresas mais queridas e admiradas são aquelas que vendem mais que um produto ou serviço, e sim um conjunto de experienciais inesquecíveis que faz o consumidor se sentir único e especial. A grande maioria dos produtos hoje é commodity. O diferencial está na prestação de serviço, em promover uma experiência memorável, não apenas com o produto, mas também com o serviço ou suporte que recebe da empresa todas as vezes que tiver de fazer uso dele. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

21 Comentários dos Respondentes Quem é capaz de retornar a uma empresa ou negociação onde os pilares da relação ganha/ganha que norteia a hospitalidade estão ausentes? Sem dúvida, reafirmo: contratos não garantem comprometimento. O que garante é relacionamentos e uma excelente hospitalidade alavanca a competitividade de uma empresa. Sim, quando você percebe que sai na frente e mantém a satisfação do cliente, lembrando que queremos ser ouvidos e orientados, mesmo quando a resposta não é a que queremos. Muitos clientes em vários segmentos preferem a empresa que lhe proporciona acolhimento, que escuta, que sabe que em qualquer momento poderá contar com ela, mesmo oferecendo um produto que o valor seja superior aos dos concorrentes. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

22 9. Você acredita que para uma empresa ser hospitaleira ela precisa ser percebida pelos colaboradores como uma boa empresa para se trabalhar? Gráfico: valores em % Quase a totalidade dos respondentes concorda com esta afirmativa, o que mostra claramente o quanto os profissionais precisam ser cuidados para que a experiência de cada contamine o ambiente de trabalho.

23 Comentários dos Respondentes As transformações começam dentro da empresa, o colaborador avalia o discurso com a prática. A empresa tem que mostrar através de atitudes e gestos que ela é hospitaleira. Não adianta só falar que é e não agir como tal. Dificilmente uma empresa será hospitaleira com os clientes externos se não atuar da mesma forma com os funcionários e colaboradores. É necessário primeiro "cativar" o cliente interno para que ele possa replicar ao cliente externo. O colaborador externaliza com atitude as percepções e vivências internas. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

24 10. Para um profissional ser exemplo de sucesso em hospitalidade, ele deve ter competências que não são comuns na maioria das pessoas? Gráfico: valores em % Neste quesito grande parte dos respondentes( 66%) acredita que a personalidade hospitaleira já vem do DNA de cada um, mas 31% acha que a hospitalidade existe em todos, basta apenas ser treinado ou motivado para desenvolver este potencial, que muitas vezes pode estar guardado e precisa ver relevância para colocar em prática.

25 Comentários dos Respondentes Concordo, tem pessoas que já nascem com o dom, mas a hospitalidade pode ser adquirida com treinamento. Concordo, ele deve ter um foco no consumidor (customer service) muito acima da média, sempre deverá pensar nos outros. Concordo, tem que ter uma vontade imensa de servir e um poder de encantamento que geralmente é natural. Discordo, a hospitalidade e a gentileza devem ser comportamentos esperados em qualquer pessoa, pois estão diretamente relacionadas com o respeito ao próximo, que é um dever, não uma qualidade. Discordo, a maioria das características relacionadas à hospitalidade são comuns, basta apenas saber praticá-las. Discordo, todas as pessoas são hospitaleiras em alguma parte de suas vidas, depende da motivação. A chave é trazer esta mesma motivação para o ambiente de trabalho. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

26 11. O profissional que pratica a hospitalidade no dia a dia, vive melhor? Gráfico: valores em % Há um sentimento unânime que a prática da hospitalidade faz bem a quem pratica, lembrando sempre do trinômio dar-receber-retribuir, onde todos saem ganhando e na troca todos crescem. Hospitalidade gera hospitalidade.

27 Comentários dos Respondentes A pessoa se sente satisfeita consigo mesmo, sente-se melhor em relação ao próximo. Dando o melhor, recebemos o melhor em todos os aspectos. Aprendemos a enxergar as pessoas, isso nos torna humanos e solícitos. Sim, ele se sente mais livre, mais leve. O que praticamos com os outros é o que retorna para nós, este aspecto reflete diretamente na qualidade de vida do colaborador. O mundo atual é repleto de stress, a atitude positiva, hospitaleira, rebate esta realidade e pode gerar um efeito de reciprocidade. Pesquisa Hospitalidade Empresarial Sim, porque o relacionamento com o cliente é uma via de mão dupla: você dá e você recebe. Fica mais fácil receber coisas boas quando damos coisas boas.

28 12. Quais são os atributos que você considera fundamentais para um líder ser hospitaleiro? (escolha até 3 opções) Gráfico: valores em % Respeito pelos outros Confiável Prestativo Gentil Bom Humor Solidário Otimista Amigável Outro Difícil falar em hospitalidade se não tivermos pessoas otimistas, respeitáveis e que usem a abusem da prática da gentileza e da proatividade. O espírito de servir faz parte do Ser.

29 12. No seu relacionamento profissional há alguém que você considera exemplo de hospitalidade? Falar de exemplos de profissionais hospitaleiros, nem sempre se consegue trazer para o ambiente empresarial. Precisamos começar a valorizar e incentivar postura voltada a resgatar ou praticar mais hospitalidade nos negócios.

30 13. No seu relacionamento profissional há alguém que você considera exemplo de hospitalidade? Cite o profissional. Carmen Gomes- Coordenadora Hospitalidade Hospital Albert Einstein Cláudia Pires Rodrigues Wharton- Diretora SIM 24 horas Grupo Segurador BB e Mapfre Fabiana Arthuzo Pinto- Supervisora de Recepções Hospital Albert Einstein Tivemos um total de 298 indicações para Profissionais

31 14. A hospitalidade empresarial consciente tem como premissa a inversão na ordem de prioridade da cadeia de valores de uma empresa como fonte de sucesso, ou seja, primeiro vem os funcionários, clientes, comunidade, fornecedores e por último os investidores. Você concorda? Gráfico: valores em % Quando uma empresa considera que seus funcionários são o pilar da razão de existir de qualquer negócio, fica claro que os clientes vão ser impactados por isto, a comunidade e os fornecedores também não ficam de fora, fazem parte do resultado, o que, com certeza, vai refletir no ganho dos investidores que sustentam esta cadeia. Tem tudo para o negócio ser rentável.

32 Comentários dos Respondentes Sim, acho que quando as empresas entenderem a importância desta inversão vão ver como funcionário feliz = funcionário produtivo = empresa lucrativa. Nesta ordem de prioridade, impreterivelmente. Claro que sim, primeiro vêm os funcionários, são os que fazem acontecer. Sim, com experiência na área de endomarketing por quase cinco anos, aprendi que os colaboradores são os "clientes internos" e o primeiro mercado de uma empresa. Sim, somente com funcionários motivados podemos tratar bem o cliente e assim sermos eficientes em termos de hospitalidade, entre outros. Não, acredito que os valores éticos e morais começam de cima para baixo. Primeiro os investidores dão o exemplo para todos os funcionários que comunicarão aos clientes a missão da empresa. Não, a hospitalidade está relacionada a cultura. Quem estabelece cultura é quem tem poder portanto, é quem dá exemplo. Quem se propõe a investir em algo precisa acreditar e ser modelo para todos que compõem a cadeia. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

33 15. Pela sua experiência com empresas que você se relacionou/relaciona, há alguma que você considera hospitaleira? (Por favor, não considere a empresa onde você desempenha funções) Gráfico: valores em % O que podemos perceber nestes três anos desta pergunta é que a percepção do mercado sobre exemplos de empresas hospitaleiras vem caindo sensivelmente, o que demonstra que o nível dos serviços não anda correspondendo a uma expectativa que, a cada ano, aumenta seu grau de exigência. Hora de rever conceitos e práticas.

34 15. Pela sua experiência com empresas que você se relacionou / relaciona, há alguma que você considera hospitaleira? Indicações de Empresas que participaram do ranking Total de 223 indicações

35 15. Pela sua experiência com empresas que você se relacionou / relaciona, há alguma que você considera hospitaleira? Cite o nome da Empresa. Gráfico: nº de indicações

36 Comentários dos Respondentes Eu me sinto acolhida desde o momento que sou atendida na recepção. (FLEURY) O atendimento desde o manobrista até o médico é de cuidar bem da pessoa com simpatia e acolhimento. (FLEURY) O produto, o atendimento e o pós venda são perfeitos. (FLEURY) A experiência que tive no benchmarking que fiz, pude vivenciar uma grande preocupação em ser hospitaleiro para todos que passam por lá, não importando quem são as pessoas. (EINSTEIN) Estive em uma reunião neste local e foi fantástica a recepção, desde os manobristas, os envolvidos com a visita técnica. Tudo perfeito. (EINSTEIN) Pelo fato de abrirem a fábrica para a visitação do público em geral. É uma forma de mostrar transparência. Realmente, tudo o que é mostrado na mídia é de fato uma verdade. (NATURA) Pesquisa Hospitalidade Empresarial

37 Comentários dos Respondentes Sou cliente da Natura, amo os produtos, o atendimento das consultoras e da empresa são ótimos, com muita qualidade e preocupação com o nosso bem-estar e também com a natureza. (NATURA) Porque me sinto bem com o atendimento educado de seus funcionários, a prestatividade, assistência que sempre recebi e por isso sou fiel à Porto Seguro. (PORTO SEGURO) Tive a oportunidade de conviver com os funcionários, no dia a dia da empresa. Lá todos são muitos gentis e esta satisfação se reflete no atendimento com os clientes, no que o presidente prega - para sempre atender muito bem os clientes. (PORTO SEGURO) Porque traz a hospitalidade na veia. Tem seus problemas, mas é o único grupo de porte que conheço que tem presente a hospitalidade nas ações e atitudes de sua alta direção. ( ACCOR) Eles se preocupavam verdadeiramente com o bem-estar dos clientes e os colaboradores tinham treinamento constantemente. (SOFITEL - ACCOR) Pesquisa Hospitalidade Empresarial

38 16. Para finalizar, você considera sua empresa hospitaleira? Gráfico: valores em % Boa parte dos respondentes vê a empresa onde trabalha como hospitaleira, sinal que sentem isto como valor e prática. Este % se mantém estável nos três últimos anos.

39 Comentários dos Respondentes Sim, a missão da minha diretoria já inicia com a informação de proporcionar um atendimento, gentil, acolhedor e humanizado e a Missão da Empresa é pessoas protegendo pessoas, ela é diferente em tudo, e é uma empresa sem dúvida, muito hospitaleira. Sim, ela se preocupa com as pessoas, acolhimento de novos colaboradores, divisão de lucros, o ambiente para trabalhar tem um clima muito agradável. Sim, a empresa é muito acolhedora, aqui as lideranças são exemplo, usamos a cultura do dono e isso faz as pessoas se sentirem em casa. Não, a empresa não prioriza o funcionário, alias não o trata como deve, ele é apenas um número. Não há um líder para motivá-lo, para guiá-lo sobre como deve ser atingida as metas e propósitos da empresa. Muitas informações divergentes e trabalhos são supervisionados autoritariamente. Pesquisa Hospitalidade Empresarial Não, infelizmente o foco é apenas em vendas.

40 CONCLUSÕES Os atributos Respeito, Acolhimento e Confiança são citados pelos respondentes como principais atributos que caracterizam a hospitalidade. Vale ressaltar que o item Acolhimento vem ganhando espaço nas escolhas, ou seja, é precisa se sentir assim para perceber a hospitalidade. A Hospitalidade cada vez mais é considerada como um fator de diferenciação e de competitividade para as empresas. A melhora no relacionamento interno e com os clientes, como consequência, é capaz de promover a fidelização e trazer bons resultados para os negócios. A melhor definição escolhida pelos respondentes sobre a Hospitalidade Empresarial tem tudo a ver com os cinco sentidos (experiência no sentir ) e a atenção aos detalhes como forma de agradar o outro para promover bons e rentáveis relacionamentos. Hospitalidade é uma somatória de pequenas práticas atenciosas e gentis, que percebemos quando nos relacionamos com uma empresa. Elas se tornam marcantes e memoráveis.

41 CONCLUSÕES Pelos resultados observamos que 69% dos profissionais respondentes acham que a Hospitalidade teve permear toda a empresa, mas 17% ainda acham que as áreas de atendimento (pós venda) que devem ser e praticar a Hospitalidade, ou seja, delegam esta responsabilidade de relacionamento para alguém. Os resultados dos últimos três anos apontam que qualquer empresa pode inserir a cultura e prática da hospitalidade dentro de seu negócio, para isto acontecer mudanças em processos, comunicação, ambiente e pessoas são necessários. Estas alterações devem ser feitas pelos colaboradores, mas uma ajuda externa(consultoria) tem papel facilitador, trazendo conceitos e práticas de mercado como embasamento. 98% dos respondentes acredita que os processos (a forma como uma empresa trabalha) refletem a hospitalidade, o que significa que é um de seus pilares de sustentação e que a forma como são comunicados impactam diretamente nos resultados. O sucesso tem tudo e ver com o COMO chegam às pessoas.

42 CONCLUSÕES Uma empresa hospitaleira tem que ser percebida pelos seus colaboradores como um bom lugar para trabalhar. Isto é unanimidade entre os respondentes - A empresa tem que mostrar através de atitudes e gestos que ela é hospitaleira. Quanto se trata de avaliar se um profissional exemplo de sucesso em hospitalidade tem competências não comuns na maioria das pessoas, 66% dos respondentes acreditam que a personalidade hospitaleira já vem no DNA de cada um, mas nada que não possa ser treinado para desenvolver este potencial, que muitas vezes pode estar guardado e precisa ver relevância para colocar em prática. Os atributos considerados fundamentais para um líder ser hospitaleiro são: respeito pelo outro, ser confiável, prestativo e gentil, cujos % foram similares aos do ano passado.

43 CONCLUSÕES 72% dos respondentes acredita que a hospitalidade consciente, ou seja, o ciclo virtuoso de um modelo de negócio voltado para a lucratividade sustentável de longo prazo, tem o funcionário como prioridade numa cadeia de valor de qualquer empresa (depois vem os clientes, comunidade, fornecedores e por último os investidores). Esta ordem na cadeia de valores de uma empresa, irá garantir o lucro do acionista. 55% dos respondentes já se relacionou ou se relaciona com uma empresa hospitaleira. Vale ressaltar que este % vem sofrendo sensíveis quedas nos últimos anos da pesquisa. Das 223 citações recebidas para empresas que consideram hospitaleiras, 75% das indicações feitas representaram empresas com menos de 5 citações, e 25% foram para empresas com 5 ou mais citações, as quais foram consideradas no ranking das empresas hospitaleiras. Vale ressaltar o que número mínimo de citações para fazer parte do ranking, vem se tornando mais elevado a cada ano.

44 CONCLUSÕES No ranking das empresas consideradas hospitaleiras, pelo quinto ano consecutivo o Grupo Fleury, empresa de medicina e saúde, foi a mais citada (25 indicações). As justificativas foram: - O atendimento desde o manobrista até o médico é de cuidar bem da pessoa com simpatia e acolhimento. A empresa Natura e o Hospital Albert Einstein ficaram empatadas como a segunda empresa mais citada, cujos comentários enxergam a relação de forma ampla, no caso da Natura ressaltam a transparência e a preocupação com o bemestar e o meio ambiente. Já no Einstein, o atendimento hospitaleiro em vários pontos de contato é o que mais chamou a atenção nos comentários dos respondentes.

45 CONCLUSÕES Em quarto lugar no ranking tivemos a Porto Seguro, citada pela atendimento - Lá todos são muitos gentis e esta satisfação se reflete no atendimento com os clientes e no que o presidente prega. Na quinta posição, tivemos a Accor, pela primeira vez uma rede hoteleira entra no ranking das mais hospitaleiras. A bandeira Sofitel foi a mais citada nos comentários. A percepção da rede se traduz:...porque traz a hospitalidade na veia. 77% dos respondentes considera sua empresa (ou onde trabalha) hospitaleira, que se percebe desta forma - Ela se preocupa com as pessoas, acolhimento de novos colaboradores, divisão de lucros, o ambiente para trabalhar tem um clima muito agradável.

46 CONCLUSÃO FINAL Podemos dizer que a hospitalidade nas empresas é hoje mais claramente percebida como um fator de competitividade que se traduz em uma somatória de ações/práticas e comportamentos que aproxima pessoas, visa surpreender, encantar e proporcionar experiências memoráveis, além de trazer resultados rentáveis para os negócios e para a vida de qualquer profissional. É um diálogo onde todos ganham.

47 Apoio: Análise e tabulação Realização: IBHE Responsável: Beatriz Cullen Contato: beatriz@ibhe.com.br Telefone: (11) Fevereiro/2014

Pesquisa Hospitalidade Empresarial

Pesquisa Hospitalidade Empresarial Pesquisa Hospitalidade Empresarial 2017 Objetivo Aprofundar conceitos e entendimento dos profissionais sobre o tema HOSPITALIDADE EMPRESARIAL e sua relevância para os negócios no Brasil 819 profissionais

Leia mais

PESQUISA HOSPITALIDADE EMPRESARIAL. Pesquisa Hospitalidade Empresarial

PESQUISA HOSPITALIDADE EMPRESARIAL. Pesquisa Hospitalidade Empresarial PESQUISA HOSPITALIDADE EMPRESARIAL 2016 Pesquisa Hospitalidade Empresarial PESQUISA IBHE HOSPITALIDADE EMPRESARIAL 2016 Objetivo Aprofundar conceitos e entendimento dos profissionais sobre o tema Hospitalidade

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

Hospitalidade. Empresarial 2018

Hospitalidade. Empresarial 2018 P E S Q U I S A S O B R E Hospitalidade Empresarial 2018 P E S Q U I S A Hospitalidade Empresarial Período: Out a Dez 2018 Objetivo Aprofundar conceitos e entendimento sobre o tema HOSPITALIDADE EMPRESARIAL

Leia mais

Sustentabilidade nos Negócios de Varejo

Sustentabilidade nos Negócios de Varejo Sustentabilidade nos Negócios de Varejo www.gruposustentax.com.br Sustentabilidade nos Negócios de Varejo Um Novo Varejo para Novos Consumidores Como atender às expectativas dos novos consumidores, mais

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Claro, é Seguro! C o r r e t o r a. d e. S e g u r o s

Claro, é Seguro! C o r r e t o r a. d e. S e g u r o s Claro, é Seguro! C o r r e t o r a. d e. S e g u r o s INTRODUÇÃO Sobre a ClaroSeguros C o r r e t o r a. d e. S e g u r o s A Claro Corretora de Seguros, nasceu com a filosofia de trabalhar para conhecer

Leia mais

ENDOMARKETING DE EXPERIÊNCIAS

ENDOMARKETING DE EXPERIÊNCIAS ENDOMARKETING DE EXPERIÊNCIAS Juliani Monçores sobre a autora Publicitária por formação, criativa por vocação e comunicadora por paixão. Publicitária e Especialista em Comunicação e Marketing, com MBA

Leia mais

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo 23.09.2015 A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo Que mundo é esse? É um mundo impresivel e complexo, com novas variáveis. E nesse contexto, quem cuida de uma marca? TODOS. Quais forças regem esse

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO 2 Introdução Como Inovar no mercado de turismo deve ser uma indagação contínua e crescente dentro de qualquer empresa que almeja algum sucesso. Já reparou nas empresas

Leia mais

Metrô de São Paulo 4 linhas 58 estações 64,7 km Frota de trens: 169

Metrô de São Paulo 4 linhas 58 estações 64,7 km Frota de trens: 169 Metrô de São Paulo 4 linhas 58 estações 64,7 km Frota de trens: 169 Os objetivos estratégicos O diagnóstico A avaliação do serviço dos últimos anos, resultante de pesquisas, identificou a necessidade de

Leia mais

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido 1. Quais as principais causas da falta de apoio ao programa? Quando o gestor diretor é da área responsável pelo programa ele

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

Tendências do voluntariado empresarial estratégico

Tendências do voluntariado empresarial estratégico Grupo de Estudos do Voluntariado Empresarial Tendências do voluntariado empresarial estratégico Reinaldo Bulgarelli Txai Consultoria e Educação CVSP, 05 de outubro de 2011 NOSSA AGENDA DE TRABALHO: 8h30

Leia mais

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e 2 SOBRE A AUTORA Adriana Valente é Empresária, Consultora de Marketing, Palestrante e Fundadora do Empreender Mulher. Graduada em Propaganda e Marketing, Marketing de Varejo e MBA em Gestão Empresarial.

Leia mais

O Engajamento, Papel da Liderança e Tendência de RH em Serviços de Saúde

O Engajamento, Papel da Liderança e Tendência de RH em Serviços de Saúde O Engajamento, Papel da Liderança e Tendência de RH em Serviços de Saúde Eliana Guglielmoni e Fernanda Borin Março 2017 2016 Korn Ferry. All rights reserved 1 Sobre nós A Korn Ferry Executive Search ajuda

Leia mais

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Mais de 70% das grandes empresas aplicam instrumentos ligados a Gestão de Clima Organizacional. As pequenas e médias empresas tem aumentado cada vez mais a participação

Leia mais

UnitedHealth Group Our Culture Video Portuguese

UnitedHealth Group Our Culture Video Portuguese UnitedHealth Group Our Culture Video Portuguese O que faz a UnitedHealth Group uma opção irresistível de carreira? Nossa Cultura é composta de cinco valores fundamentais. Integridade Compaixão Relacionamentos

Leia mais

Plano de Ação para o Sucesso

Plano de Ação para o Sucesso Plano de Ação para o Sucesso O que te Move? Estabeleça Objetivos Faça um Plano de Ação Não queira se tornar uma Diretora de Vendas Independente Mary Kay por status e sim por propósitos!!!! Temos duas vias

Leia mais

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES Artigo 17 FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES A chave para a Fidelização de clientes está em expandir valor para o cliente com base na sua definição particular de valor. Essa definição pode variar muito de um cliente

Leia mais

O que é venda consultiva

O que é venda consultiva Este conteúdo faz parte da série: Vendas Ver 7 posts dessa série O que é venda consultiva A venda consultiva é uma forma de comunicação que tem o objetivo de identificar e resolver as necessidades de um

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

ATENDIMENTO COM QUALIDADE

ATENDIMENTO COM QUALIDADE ATENDIMENTO COM QUALIDADE Instrutora: Jordana Luz Nahsan ATENDIMENTO COM QUALIDADE CONTEÚDO: Encantando o Cliente; Identificando necessidades; Momento da Verdade; Habilidades do bom atendente; Relação

Leia mais

NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA

NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA O que é engajamento? Engajamento no trabalho é uma forma de agir em que o indivíduo, motivado por uma causa, expressa sua vontade e predisposição de fazer

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

Treinamento: 8 Passos da Venda

Treinamento: 8 Passos da Venda Sejam Bem vindas Treinamento: 8 Passos da Venda Elaborado pela Diretora de Vendas Independente Mary Kay Paula Lima Oração por Mary Kay Ash Senhor, Eu necessito ser uma vencedora, não por mim, sim por Ti.

Leia mais

REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES

REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES FÁTIMA TORRI FATTO COMUNICAÇÃO ENVIE SUA PERGUNTA PELA PÁGINA DA REDE MARISTA NO FACEBOOK REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES OLHAR SENSÍVEL, ESCUTA VERDADEIRA.

Leia mais

Gustavo Simões. Max Pires. Rafael Lessa. Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento.

Gustavo Simões. Max Pires. Rafael Lessa. Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento. Max Pires Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento. Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, ele é especialista no encantamento

Leia mais

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior

Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Cinco Motivos Para Se Tornar Um Empresário Júnior Introdução Diante de um mercado extremamente competitivo e de difícil inserção, o maior desafio dos jovens em processo de graduação é adquirir experiência

Leia mais

simplesmente não garante a continuidade de suas preferências aos produtos e serviços da empresa (Oliver, 1999). A relação índice de satisfação e

simplesmente não garante a continuidade de suas preferências aos produtos e serviços da empresa (Oliver, 1999). A relação índice de satisfação e 1 Introdução O crescimento da importância do setor de serviços tem levado as organizações a um ambiente de alta competitividade. As empresas vêm usando métodos estratégicos cada vez mais elaborados e voltados

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS

O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS AGENDA APRESENTAÇÃO COACHING AUTOCONHECIMENTO E AUTODESENVOLVIMENTO PERFIL COMPORTAMENTO SISTEMA REPRESENTATIVO PERSONALIDADE

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE DIFERENÇA CONSULTORA / VENDEDORA Consultoras de Beleza MK: somos prestadoras de serviços, orientamos, acompanhamos os resultados na cliente, fazemos com que ela se

Leia mais

Atendimento. As competências do atendedor

Atendimento. As competências do atendedor Atendimento O atendimento é uma relação estabelecida entre dois ou mais interlocutores e que consiste, de uma forma simplista, em receber ou prestar atenção a alguém. Este ato reveste-se da maior importância

Leia mais

Cinco passos para fidelizar seu cliente em momentos de crise

Cinco passos para fidelizar seu cliente em momentos de crise http://viasoft.com.br/ Cinco passos para fidelizar seu cliente em momentos de crise Preço x Atendimento A tualmente, as possibilidades de compra de um consumidor são enormes, por isso as técnicas de venda

Leia mais

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS E VOCÊ, JÁ PREPAROU O PLANEJAMENTO DA SUA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO? Você quer ter mais resultados

Leia mais

Por que tem se falado de Gestão Participativa?

Por que tem se falado de Gestão Participativa? Por que tem se falado de Gestão Participativa? Não é de hoje que a insatisfação com o ambiente empresarial tem aumentado. Recentemente, uma pesquisa da International Stress Management Association mostrou

Leia mais

Existem várias definições para varejo. Sua essência é a comercialização de produtos e serviços a consumidores finais. Henry Richter (1954, p.

Existem várias definições para varejo. Sua essência é a comercialização de produtos e serviços a consumidores finais. Henry Richter (1954, p. AULA 15: As mudanças decorrentes da abertura de mercado por meio da globalização vêm modificando o mercado de varejo, principalmente com a vinda de fortes grupos do exterior, o que gera grande competitividade

Leia mais

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES FUNDAMENTOS DO ATENDIMENTO DE QUALIDADE Quem, na atualidade não foi obrigado a enfrentar fila no banco, ou em uma repartição pública...? Viver e trabalhar em uma sociedade global é um grande desafio para

Leia mais

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve!

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! COMUNICAÇÃO A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! B Comunicar é expressar através de mensagens o que somos, o que queremos, pensamos e sentimos.

Leia mais

Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler

Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler Apresenta Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler Sobre este ebook Olá É com imensa alegria que começo a me conectar a você leitor através da série fãs da marca. Se você quer desenvolver algo único, deixar

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

1. O que buscam? 2. Treinamento

1. O que buscam? 2. Treinamento GESTÃO DE PESSOAS NO CONSULTÓRIO No 1º fascículo expusemos as dificuldades podem impedir um consultório de atingir sua plenitude em resultados e consequentemente na satisfação de clientes. No 2º, orientamos

Leia mais

(Ética Empresarial) Ética Empresarial: quando

(Ética Empresarial) Ética Empresarial: quando (Ética Empresarial) Ética Empresarial: quando Primeiras pesquisas: década de 70 multinacionais Década de 90 livros, revistas, ONGS. Ampliação da atividade econômica, aumento no rendimento das empresa e

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Valorizar a vida provendo soluções inovadoras de saúde e bem-estar.

Valorizar a vida provendo soluções inovadoras de saúde e bem-estar. INFORMAÇÕES: Razão Social: Unimed de Volta Redonda Cooperativa de Trabalho Médico Sigla: Unimed Volta Redonda Data da Constituição: 28/09/1989 Ramo de Cooperativismo: Saúde CNPJ: 35.917.970/0001-30 Número

Leia mais

LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO

LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO 1 LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO Fundamentos da Administração e Gestão do Escritório II Organização e Administração do Escritório Liderança e Criatividade Equipe de Trabalho

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

PROJETO VENDA POR RELAÇÕES. Desenvolvido pela SBPNL

PROJETO VENDA POR RELAÇÕES. Desenvolvido pela SBPNL PROJETO VENDA POR RELAÇÕES Desenvolvido pela SBPNL VENDA POR RELAÇÕES A CONSULTORA NATURA A Consultora Natura é a principal experiência que os consumidores tem com a marca Natura DIAGNÓSTICO DA CONSULTORA

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista.

Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista. Sumário 1. Acreditar 2. Aprender a motivar 3. Criar um time inovador 4. Gerir o tempo 5. Criar e manter credibilidade no relacionamento 6. Facilitar o compartilhar com a sua equipe 7. Sobre nós 1. Acreditar

Leia mais

QUAIS MATERIAIS USAR NA ENTREVISTA DE INICIAÇÃO E COMO USA-LOS

QUAIS MATERIAIS USAR NA ENTREVISTA DE INICIAÇÃO E COMO USA-LOS QUAIS MATERIAIS USAR NA ENTREVISTA DE INICIAÇÃO E COMO USA-LOS A Lei da Atração Você se torna o que mais pensa, e também atrai o que pensa mais! Tudo que está vindo para sua vida, é você que está atraindo

Leia mais

OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM

OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM APRESENTANDO AS MELHORES OPORTUNIDADES NO MERCADO IMOBILIÁRIO INTERNACIONAL DESDE 2008. Somos

Leia mais

Código de Conduta ÉTICA

Código de Conduta ÉTICA Código de Conduta ÉTICA Janeiro/2018 PROPÓSITO, MISSÃO E VISÃO Nosso Propósito Ajudar as pessoas na construção de um futuro mais digno e sustentável. Nossa Missão Promover soluções previdenciárias fundamentadas

Leia mais

Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão

Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão Investimento pela lógica do cidadão Percepções sobre o crescimento da economia, a importância das obras de infraestrutura e o processo de concessão Novembro / 2016 METODOLOGIA Metodologia: Pesquisa Quantitativa

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM Cristiano Vasconcellos Ferreira, Dr. Eng. Estruturar o PET CEM Planejamento Estratégico Analisar o Ambiente Externo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Missão Valores Visão de

Leia mais

Política de Relacionamento BASF Previdência

Política de Relacionamento BASF Previdência Política de Relacionamento BASF Previdência Sumário Apresentação... 3 Finalidade... 4 A quem se aplica... 4 Diretrizes... 4 Canais de relacionamento... 5 Requisitos BASF Previdência para um atendimento

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo.

Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo. Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo. E você vai descobrir aqui comigo: Maestria Empresarial: Os 03 pilares e os 03 resultados essenciais para

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING DE RELACIONAMENTO CRM Customer Relationship Management O que é? É a junção do Marketing com a Tecnologia da Informação, com o objetivo de prover meios EFICAZES e PRODUTIVOS de reconhecer, atender

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

TRABALHO LAZER. Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas

TRABALHO LAZER. Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas TRABALHO LAZER Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas que vão muito além de atributos funcionais. Estabilidade, carreira e dinheiro são importantes, mas dividem espaço com outras motivações

Leia mais

PROJETO MARY KAY WAY

PROJETO MARY KAY WAY PROJETO MARY KAY WAY NASCEMOS LÍDERES OU NOS TORNAMOS UM? Sinto que a arte da liderança pode ser ensinada e dominada Mary Kay Ash O que significa Liderança: É a habilidade que uma pessoa teria para conduzir

Leia mais

VAREJO COM PROPÓSITOS Muito além do lucro

VAREJO COM PROPÓSITOS Muito além do lucro SEMINÁRIO GVCEV: Tendências e Perspectivas para o Varejo 2017 VAREJO COM PROPÓSITOS Muito além do lucro Juracy Parente 22 de fevereiro de 2017 PROPÓSITOS E VALORES UM NOVO INGREDIENTE DE SUCESSO PARA AS

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL

APRESENTAÇÃO COMERCIAL APRESENTAÇÃO COMERCIAL 2017 (11) 2078.3000 www.unicacorp.com.br BEM VINDO A UNICACORP UMA EMPRESA. UMA SOLUÇÃO INTEGRADA. UMA PRÁTICA: TRABALHAMOS PARA ENCANTAR. Somos milhares de colaboradores que faz

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Luiz Carlos Aguiar São José dos Campos SP Março de 2007

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Luiz Carlos Aguiar São José dos Campos SP Março de 2007 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Luiz Carlos Aguiar São José dos Campos SP Março de 2007 Privatização Com relação à questão governamental, a Embraer, no seu início, depois de privatizada, sem sombra

Leia mais

GESTÃO DE CONSULTÓRIO

GESTÃO DE CONSULTÓRIO GESTÃO DE CONSULTÓRIO Fluxo de Pacientes Atendimento Telefônico Gestão de Consultório Segmentação de Pacientes Habilidades na Comunicação Médica INÍCIO RECEPÇÃO PACIENTE ATENDENTE, SECRETÁRIA OU RECEPCIONISTA

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA Abril 2016 INTRODUÇÃO Maioria das brasileiras tem acesso aos principais serviços financeiros, mas relacionamento com bancos e instituições é insatisfatório

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Desenvolva sua Liderança

Desenvolva sua Liderança De Red Jacket a Nova Diretora Desenvolva sua Liderança Ruth Coutinho Diretora Sênior Mary Kay A palavra de ordem é COMUNICAR-SE. É necessário saber os pontos fortes e fracos das suas potenciais Consultoras.

Leia mais

5 dicas de Recursos Humanos para você aplicar agora

5 dicas de Recursos Humanos para você aplicar agora Será que, se o seu funcionário agiu com falta de caráter e fez um furto na empresa, a culpa é totalmente dele? É importante entender que o ser humano é influenciado e muito pelo seu ambiente. Desde Platão

Leia mais

A difícil arte de produzir, melhor e mais barato.

A difícil arte de produzir, melhor e mais barato. A difícil arte de produzir, melhor e mais barato. Produtividade + Desempenho Consultoria Pesquisa Educação Executiva A inversão da relação entre Preço, Custo e Lucratividade, ocorrida ao longo dos anos

Leia mais

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO EMPREENDER PARA TRANSFORMAR INOVAR PARA COMPETIR Apresentação Nome: JOSÉ CARLOS CAVALCANTE Formação: Administrador de Empresas e Contador Pós-Graduação: Administração Financeira e Controladoria Cursos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: III O empreendimento O empreendimento Hoje as mudanças acontecem a tal velocidade que qualquer sistema organizado precisa estar em constante adaptação a essas modificações para poder evoluir e,

Leia mais

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS GESTÃO DE NEGÓCIOS Estruturando os métodos e filosofia da empresa: Aplicar um sistema de administração e gestão eficiente e continuo é o fundamento inicial para qualquer

Leia mais

TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA

TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS

Leia mais

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes Com um mercado cada vez mais disputado e cheio de novas opções fica mais difícil conquistar e fidelizar os clientes. Algumas

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

Guia GPTW para construir um Excelente Lugar para Trabalhar. Confiança. 2018, Great Place to Work. Todos os direitos reservados

Guia GPTW para construir um Excelente Lugar para Trabalhar. Confiança. 2018, Great Place to Work. Todos os direitos reservados 1 Guia GPTW para construir um Excelente Lugar para Trabalhar Confiança 2018, Great Place to Work. Todos os direitos reservados Capítulo Introdução 1 1 Introdução Tente responder à pergunta: como empresas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 1 CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 2 Apresentação Apresentamos a todos o Código de Ética do Banco A.J Renner S.A. Este código contém as orientações que devem ser seguidas individual e coletivamente na busca

Leia mais

Gestor de Projetos - habilidades. AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock

Gestor de Projetos - habilidades. AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock Gestor de Projetos - habilidades AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock Habilidades do Gestor de projetos GERENTE DE PROJETO GESTOR DE PROJETO GP As 6 habilidades do Gerente de Projeto

Leia mais

Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar

Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Subsídios para a reflexão sobre a prática escolar Palestrante: Luiz Vicente Fonseca Ribeiro Equipe de Análises Educacionais

Leia mais

Liderança Ética Aula 11

Liderança Ética Aula 11 Liderança Ética Aula 11 Liderança Ética Pontos Principais. - LIDERANÇA - ÉTICA - RESPEITO - CONFIANÇA Liderança Ética Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e

Leia mais