Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento"

Transcrição

1 Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento

2 O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal, aquele desenvolvidos entre pessoas. Cada indivíduo com seu ponto de vista diferente tornará o conflito como algo natural de acontecer. Administrar bem estes conflitos é o que possibilita de fatos que benefícios aconteçam.

3 O líder como administrador de conflitos Os níveis de gravidade de um conflito: Os conflitos podem desenvolver-se em 3 diferentes níveis de intensidade: Conflito percebido: as partes percebem claramente que o conflito está acontecendo, pois vêem seus objetivos serem bloqueados de forma explicita.

4 O líder como administrador de conflitos Conflito experenciado: conflito disfarçado, ninguém assume, mas todos tem consciência de sua existência. Conflito manifestado: é o conflito explicitado sem nenhum disfarce. É expresso abertamente, as partes e as pessoas percebem o conflito pelo comportamento dos envolvidos.

5 O líder como administrador de conflitos Os conflitos organizacionais e suas causas Os conflitos organizacionais são muito comuns, podendo interferir de alguma forma na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Diversos são os motivos que podem desencadear os conflitos nas organizações:

6 O líder como administrador de conflitos Segue alguns: 1. Ambigüidade de papéis; 2. Objetivos concorrentes; 3. Recursos compartilhados; 4. Interdependência de atividades;

7 O líder como administrador de conflitos Os principais pontos na administração dos conflitos organizacionais Administrar um conflito não significa punir alguém, mas sim trabalhar para que sua equipe volta a ter harmonia. Alguns pontos importantes que o líder deve ter: Analise a situação de forma cuidadosa; Aprenda a ouvir;

8 O líder como administrador de conflitos Faça críticas construtivas; Saiba falar e medir as palavras; Faça com que a solução total do conflito seja sua meta principal; Procure estar sempre calmo e paciente;

9 O líder como administrador de conflitos Os estilos de administração de conflitos Estilo evitar: tenta fazer com que o conflito não se instale, percebe com antecedência e elimina em sua formação. Estilo calmo: consciente que o conflito existe, mas está controlado e não precisa interferir. Percebe-se nos envolvidos o desejo do conflito não evoluir.

10 O líder como administrador de conflitos Estilo ditador: imposição de comportamento, sem negociação. Estilo compromisso: próximo do estilo ditador, mas existe algum benefício na posição de quem esta ditando. Estilo colaborador: meio termo da situação, encontrar um ponto satisfatório para ambas as partes.

11 Interatividade Administrar um conflito significa: a) Não punir, mas trabalhar para que a harmonia volte a equipe. b) Punir para que sirva de exemplo para a equipe. c) Impor a opinião do líder para que a harmonia volte. d) Não punir, mas mudar os envolvidos de setor. e) Agir para que os envolvidos mudem suas opiniões.

12 A liderança orientada para as pessoas A liderança orientada para as pessoas é um modelo de liderança burocrático, cuja principal característica é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Para um líder orientado para as pessoas cada liderado é único e possuidor de características peculiares, agindo de forma individual, não em massa.

13 A liderança orientada para as pessoas O líder orientado para pessoas utiliza-se da estimulação e da aceitação de sua equipe como um combustível para dar continuidade ao seu trabalho. Sua satisfação está voltada para a construção de agradáveis e sinceros relacionamentos com seus liderados. Sua comunicação é clara, aberta e sincera, fazendo com que geralmente sejam atendidas com prontidão.

14 A liderança orientada para as pessoas A importância do grupo O líder orientado para pessoas abomina e não acredita na eficácia do trabalho realizado de forma isolada, ao contrário defende o trabalho em grupo. A paciência é uma das características desse tipo de líder, que não se importa de investir tempo e esforço na construção de laços de amizade com seus liderados.

15 A liderança orientada para as pessoas Delega tarefas conforme as características de cada membro do grupo, por isto procura conhecer bem sua equipe. Distribuindo de forma a respeitar o conhecimento e habilidade de cada membro da equipe.

16 A liderança orientada para as pessoas Os frutos da liderança orientada para as pessoas. O impacto que uma liderança orientada para as pessoas causa no interior dos grupos tende a ser sempre positivo, e várias são as razões para que isto ocorra.

17 A liderança orientada para as pessoas A seguir, os principais pontos desse estilo de liderança: Maior satisfação por parte dos liderados: liderados mais satisfeitos no trabalho, tarefas desenvolvidas com maior rapidez e qualidade. Maior união do grupo: cooperação na equipe, consciência do trabalho em grupo.

18 A liderança orientada para as pessoas Aumento gradual e indireto da produtividade da equipe: O trabalho com satisfação e união gera excelente produtividade.

19 Interatividade Na liderança voltada para pessoas é correto afirmar: a) Que o líder procura envolver as pessoas quando acha necessário. b) Que o líder não trabalha para que o grupo aja com cooperação. c) A satisfação do líder está em resolver conflitos. d) Age para atingir a meta da empresa. e) Sua satisfação está voltada para a construção de agradáveis e sinceros relacionamentos com seus liderados.

20 A liderança orientada para tarefas É o modelo de liderança autocrática, o líder tem intensa preocupação com o cumprimento das tarefas a serem executadas, não levando em consideração quem serão os responsáveis pela execução, muito menos suas possibilidades. Estilo de liderança voltada para a mecanização do trabalho, seguir normas e estatutos organizacionais.

21 A liderança orientada para tarefas A criatividade neste contexto não tem abertura, o liderado simplesmente deve operacionalizar as tarefas. As tarefas são impostas, o objetivo principal é a execução dos trabalhos.

22 A liderança orientada para tarefas A centralização da autoridade As tarefas nesse modelo de liderança não são delegadas, elas são impostas e acompanhadas de forma constante pelo líder. As tarefas mais importantes são realizadas pelo próprio líder, que não confia na sua equipe.

23 A liderança orientada para tarefas A cooperação O trabalho neste estilo de liderar tornase solitário. Não há cooperação nem interação no grupo. Os funcionários chamados de linha são separados do staff.

24 A liderança orientada para tarefas As conseqüências da liderança orientada para as tarefas Os resultados deste modelo de liderança tendem a serem negativos. Os objetivos dos trabalhadores vão além de manter-se no emprego, o sentido do trabalho torna-se cada vez mais importante.

25 A liderança orientada para tarefas Algumas conseqüências deste tipo de liderança: Insatisfação dos liderados: desmotivação e desisteresse, agindo de forma repetitiva e exaustiva. Diminuição da coesão do grupo: grupo fica afastado um dos outros, dificultando o relacionamento social.

26 A liderança orientada para tarefas Diminuição da produtividade: sem criatividade e estimulo o liderado tende a diminuir sua produtividade em quantidade e qualidade.

27 Interatividade Qual a principal característica da liderança voltada para a tarefa? a) Preocupação com o cumprimento das tarefas e normas ditadas pela empresa. b) Preocupação com a qualidade da entrega dos produtos. c) Preocupação com a união da equipe de trabalho. d) Preocupação em não existir conflitos na equipe. e) Liderança moderna e eficaz quanto ao comprometimento das pessoas.

28 Os compromissos da liderança Possuir os atributos de um líder não o habilita a desenvolver uma liderança eficaz. O líder precisa assumir o compromisso de fazer todo o esforço para desenvolver um trabalho além de gerenciar pessoas ou grupos. O trabalho deve passar pela tentativa de levar os seus liderados a um desenvolvimento pessoal e profissional.

29 Os compromissos da liderança Autores como Reddin e Gardner traçam alguns compromissos do líder: Para Reddin: Defende os valores da coletividade: a relação entre líder e liderados deve ser natural. Desenvolve o espírito de equipe: trabalha na conscientização do grupo que a atividade realizada com a ajuda de todos ganha em qualidade.

30 Os compromissos da liderança É leal com a organização, bem como para com seus valores: o líder deve ser o responsável pela gestão cultural da organização. Gera confiança em relação aos resultados a serem obtidos: tem a certeza que os resultados obtidos serão benéficos para todo o grupo. Os liderados devem sentir que vale a pena lutar pelo alcance dos objetivos.

31 Os compromissos da liderança Gardner: Estabelece previamente os objetivos: estabelece os objetivos a serem alcançados, de forma a nortear o trabalho da equipe. Traça as metas. Promove a criação, manutenção e administração de equipe de bom nível: faz com que o clima seja de cooperação, desenvolve a vontade de buscar melhorias constantes pessoal e profissional.

32 Os compromissos da liderança Explica os porquês das realizações das tarefas: estabelece confiança dos seus liderados no seu trabalho, deixa claro as metas e as razões para quais todos devem alcançá-la. Comporta-se como modelo para seus liderados: faz com que os liderados o vejam como espelho, age também como ponte entre a empresa e os seus liderados.

33 Os compromissos da liderança Promove a renovação dos sistema complexos que lidera: procura evoluir-se e atualizar o grupo constantemente. Ambos autores concordam que o clima amistoso e confiante fazem com que as metas estabelecidas sejam alcançadas de forma natural.

34 Interatividade Sobre os compromissos do líder é verdadeiro afirmar: a) Une a equipe, mas não estabelece metas a curto prazo. b) Delega tarefas, mas não acompanha com proximidade. c) Faz com que o clima seja de cooperação mas com constantes cobranças entre seus membros. d) Comporta-se como modelo para seus liderados, faz com que os liderados o vejam como espelho. e) É leal com seus valores, mas não com os valores da organização.

35 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento Os princípios da Liderança Proativa Passividade é uma adjetivo que não combina com a liderança proativa, diferentemente da liderança reativa, na

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009) Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,

Leia mais

Administração de Recursos Humanos II

Administração de Recursos Humanos II ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:

Leia mais

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Coaching é uma palavra vinda do Inglês que significa: "treinar ou ensinar algo a alguém". O Objetivo do Coaching é desenvolver no indivíduo as habilidades

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS LIDERANÇA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É UM DOS PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES. O LÍDER INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE UM OU MAIS LIDERADOS OU SEGUIDORES.

Leia mais

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Lidar com o conflito consiste em trabalhar com

Leia mais

CURSO GESTÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Porquê a Gestão e o Desenvolvimento Pessoal. Programa do Curso Gestão e Desenvolvimento Pessoal

CURSO GESTÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Porquê a Gestão e o Desenvolvimento Pessoal. Programa do Curso Gestão e Desenvolvimento Pessoal CURSO GESTÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL Porquê a Gestão e o Desenvolvimento Pessoal A importância de uma boa gestão de pessoas e equipas é facilmente reconhecida no contexto organizacional da atualidade.

Leia mais

Liderança, Atributos & Atribuições

Liderança, Atributos & Atribuições Liderança, Atributos & Atribuições Rosely Gaeta Liderança a Situacional Modelo de Hersey & Blanchard, 1986 Fonte: Apostila e Capítulo 7 Sobral & Peci 11/11/2015 A liderança situacional, ou líder que adapta

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

C A R R E I R A H O G A N D E S E N V O L V E R DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA. Relatório para: Jane Doe ID: HB290466

C A R R E I R A H O G A N D E S E N V O L V E R DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA. Relatório para: Jane Doe ID: HB290466 S E L E C I O N A R D E S E N V O L V E R L I D E R A R H O G A N D E S E N V O L V E R C A R R E I R A DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA Relatório para: Jane Doe ID: HB290466 Data: 07,

Leia mais

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão de Conflitos Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO DE CONFLITOS Sempre que existir uma diferença de prioridades ou objetivos, existirá

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

Unidade II DINÂMICA DAS RELAÇÕES. Profa. Denise Calixto

Unidade II DINÂMICA DAS RELAÇÕES. Profa. Denise Calixto Unidade II DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS S Profa. Denise Calixto Os conflitos nas relações interpessoais Os conflitos nas relações interpessoais Os conflitos existenciais i i podem variar em forma

Leia mais

Tipos de Personalidade

Tipos de Personalidade Tipos de Personalidade Você sabe identificar os tipos de Personalidade??? Como se relacionar com cada tipo de perfil Elisandra Uesato Enquete: Tipos de Personalidade Digamos que você e mais 3 amigas farão

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia da Bahia CECEPE. Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia da Bahia CECEPE. Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos CECEPE Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos Disciplina: Gestão do Conhecimento Professor: Dr.Sergio Loncan Módulo 4: Implantação da Gestão do Conhecimento 1.INTRODUÇÃO A Implantação

Leia mais

Gestão em Saúde LIDERANÇA

Gestão em Saúde LIDERANÇA Gestão em Saúde LIDERANÇA Profa. Ms. Raquel J. Oliveira Lima A administração tinha como objetivos principais: alcançar a eficiência e eficácia, Hoje alcançar a excelência por meio da eficiência e eficácia

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos GESTÃO DE PESSOAS Prof. Stephanie Gurgel Uma organização é formada por pessoas, são os recursos humanos. Composta por estruturas formais e informais

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Estudo de caso da Galeteria Pingão

Estudo de caso da Galeteria Pingão Estudo de caso da Galeteria Pingão APRESENTAÇÃO Iolanda Ferreira Nicácio Objetivo Geral: observar o estilo de liderança na Galeteria Pingão e analisar a influência do líder sobre seus liderados Objetivos

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA.

Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA. Marketing de Negociação Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Administração Habilitação em Marketing 7a. fase - semestre 2009/2 Prof. Adm. Marco Antonio Murara,Esp. Unidade II: LIDERANÇA. A fonte

Leia mais

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof.

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof. Fundamentos da Administração Aula 5 Prof. Daniel Rossi Organização da Disciplina Aula 1 Evolução de pensamento administrativo. Aula 2 Modelos de gestão. Aula 3 Estratégia empresarial. Aula 4 Estruturas

Leia mais

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Módulo 1 Liderança e Gestão de Lojas de Varejo Tema 3 - Liderança Liderança Liderança: Como liderar uma equipe de vendas? Quais as habilidades

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 9 seções 3.3 e 3.4 Grupos e Equipes 1 Seção 3.3 GRUPOS E EQUIPES 2 Grupos Comportamento das pessoas sozinhas costuma ser diferente do que quando estão em grupos Grupo

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 7 Gerenciamento Pessoas do Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 7 Gerenciamento Pessoas do Projeto. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático O Papel do Gerente de Projetos como líder de pessoas Teorias da motivação Desenvolvimento do plano de recursos humanos Mobilização

Leia mais

Conflitos disfuncionais

Conflitos disfuncionais Gestão de Conflitos Conflito é o processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante. Conflito

Leia mais

Fundamentos da Direção

Fundamentos da Direção Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL Aristóteles Deus fez o homem para viver em sociedade. Livro dos Espíritos p.766 O homem deve progredir. Sozinho, ele não pode porque não

Leia mais

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Comunicação e Relacionamento Interpessoal Comunicação e Relacionamento Interpessoal Prof. José Junio Lopes Prof. Roberto César Ferreira Comunicação e Relacionamento Interpessoal A beleza de um trabalho em equipe se dá através de um elemento muito

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança?

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 1 Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 2 Há diferentes estilos de liderança. Como escolher o que é certo para você? A abordagem de liderança conhecida como abordagem de contingência diz que você deve

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER 1 LIDERANÇA Você já sentiu que não recebeu o reconhecimento merecido quando atingiu uma meta imposta por seu chefe ou realizou uma tarefa com sucesso? E, no entanto,

Leia mais

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS Fernanda Cristina Pantuzzi Graduanda em Engenharia Ambiental Universidade Federal do Ceará fer.pantuzzi@gmail.com A Aprendizagem Cooperativa é

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

Relações Interpessoais

Relações Interpessoais RELAÇÕES HUMANAS Profª: Andréia Ribas Email: rp_andreiaribas@hotmail.com 1. A Proximidade física entre as pessoas pressupõe a interação social, que prescinde da troca de influências entre essas pessoas.

Leia mais

Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida

Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Não é preciso nascer com certas habilidades para se tornar um gestor bem sucedido Publicado em 13/04/2012 20:56:00 Fonte:http://www.noticenter.com.br/?modulo=noticias&caderno=gestao&noticia=2012071700075-

Leia mais

Um guia para liderar

Um guia para liderar Estratégias para liderar com resultados Um guia para liderar e envolver pessoas para realizações criativas Princípios orientadores da liderança por Lourenço Stelio Rega Princípios orientadores da liderança

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Humanística Parte 3 Prof. Fábio Arruda LIDERANÇA Enquanto a Teoria Clássica enfatizava a autoridade formal, considerando apenas a chefia dos níveis hierárquicos superiores

Leia mais

LÍDER O MAESTRO DO SHOW

LÍDER O MAESTRO DO SHOW LÍDER O MAESTRO DO SHOW THIAGO CRISTARDO CONSULTOR DE RH FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO NA FIB, ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA NA FGV, COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING E ANALISTA COMPORTAMENTAL

Leia mais

Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Módulo 16 Relações com os trabalhadores. Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. 16.1 Relações com os trabalhadores O estilo de gestão adotado por uma empresa estrutura toda a forma de condução

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados.

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Prof Me Alan Mazuco Aula 7 Liderança de pessoas Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos

Leia mais

AULA 2 Dia 22 de agosto A Liderança Servidora

AULA 2 Dia 22 de agosto A Liderança Servidora 1 AULA 2 Dia 22 de agosto A Liderança Servidora 2 Poder e Autoridade Para compreender a importância e a grande diferença entre a liderança servidora e as outras formas de relações hierárquicas interpessoais,

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/ANTT/Analista Administrativo/2013) O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

Trabalho em Equipe Grupo Equipe

Trabalho em Equipe Grupo Equipe Trabalho em Equipe Grupo é um conjunto de pessoas que interage para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro. Pode ou não ter objetivos comuns. X Equipe é mais que um grupo: Sinergia

Leia mais

(esforço). Competência entendida segundo três eixos:

(esforço). Competência entendida segundo três eixos: em Gestão de Projetos Prof. Roberto Paixão Introdução Competência = com (conjunto) + petere (esforço). Competência entendida segundo três eixos: Características da pessoa; Formação educacional; Experiência

Leia mais

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Aula 3 Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Objetivo Estudar habilidades necessárias ao gerente de projeto Discutir a montagem de equipes para administração e desenvolvimentos de projetos Conteúdo:

Leia mais

Qualidade no Atendimento aos Clientes

Qualidade no Atendimento aos Clientes Qualidade no Atendimento aos Clientes Por Carolina Lopes Araujo Local:Hotel Fazenda Mata Tio João 19 de junho de 2004 www.senhoradosol senhoradosol.com..com.br Os desafios para o profissional do terceiro

Leia mais

GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS

GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS Unidade II GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS Prof. Alexandre Rocha Seleção de profissionais Entrevista de triagem; Avaliações (teórica e prática); Treinamentos (teórico e prático); Entrevista final. 1 Entrevista

Leia mais

C A R R E I R A H O G A N D E S E N V O L V E R DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA. Relatório para: Jane Doe ID: HA154779

C A R R E I R A H O G A N D E S E N V O L V E R DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA. Relatório para: Jane Doe ID: HA154779 S E L E C I O N A R D E S E N V O L V E R L I D E R A R H O G A N D E S E N V O L V E R C A R R E I R A DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA Relatório para: Jane Doe ID: HA154779 Data: 01,

Leia mais

LÍDER COACH. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016

LÍDER COACH. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016 LÍDER COACH 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Informação importante Para atuar como COACH é necessário uma formação específica. 2 Alguns conceitos Coche (O que leva de um lugar ao

Leia mais

Gestor de Projetos - habilidades. AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock

Gestor de Projetos - habilidades. AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock Gestor de Projetos - habilidades AT086 Gestão de Projetos UFPR/CEIM Prof. Umberto Klock Habilidades do Gestor de projetos GERENTE DE PROJETO GESTOR DE PROJETO GP As 6 habilidades do Gerente de Projeto

Leia mais

1º - Começe e... 2º - Não desista jamais!

1º - Começe e... 2º - Não desista jamais! Você quer ser uma Diretora de Vendas? 1º - Começe e... 2º - Não desista jamais! Mary Kay Ash Para isso você vai precisar iniciar muiiitooooo... Muitas novas Consultoras você deverá trazer para o nosso

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 3: Fundamentos do comportamento humano nas organizações 1 Cultura organizacional Molda as relações humanas dentro das organizações Normas, valores e as crenças são componentes

Leia mais

Como ter uma Carreira de Sucesso

Como ter uma Carreira de Sucesso Como ter uma Carreira de Sucesso 23.09- QUARTA-FEIRA as 14:30 Cambui R Major Solon 535 Cambui Hotel Unidades Excêntricas e Amarillis Diretora Ind. De Vendas Camila Araújo presença treinamentos 35%

Leia mais

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini Fundamentos da Administração Prof. Felipe Borini Prof. Felipe Borini Professor de ADM Geral da FEA/USP Professor do mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP e da graduação em ADM da ESPM Editor Chefe

Leia mais

Identificar as habilidades e competências de um profissional de sucesso para a construção de um perfil Líder, Proativo e Criativo.

Identificar as habilidades e competências de um profissional de sucesso para a construção de um perfil Líder, Proativo e Criativo. Profº J.Vidal Objetivo Identificar as habilidades e competências de um profissional de sucesso para a construção de um perfil Líder, Proativo e Criativo. Conteúdos: Autoconhecimento Qual o seu diferencial

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

PROJETO MARY KAY WAY

PROJETO MARY KAY WAY PROJETO MARY KAY WAY NASCEMOS LÍDERES OU NOS TORNAMOS UM? Sinto que a arte da liderança pode ser ensinada e dominada Mary Kay Ash O que significa Liderança: É a habilidade que uma pessoa teria para conduzir

Leia mais

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Psicologia Objeto de Estudo Psique = alma + logos = estudo Grécia berço da Psicologia Desejo

Leia mais

Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994.

Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. Liderança Cap. 10 - Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. pag 143 a 156 Um dos fatos mais impressionantes e universais sobre

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Clima Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CLIMA ORGANIZACIONAL Principais definições Toro (2001): consiste nas percepções compartilhadas

Leia mais

COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP

COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Paulo Sérgio Tagata 1 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 1.1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar o estudo deste capítulo, o aluno deverá

Leia mais

A Cultura de Segurança e a Liderança

A Cultura de Segurança e a Liderança A Cultura de Segurança e a Liderança Objectivo Reflectir para aspetos relevantes para a Liderança em Segurança nos tempos em que a única certeza é a incerteza Índice 1. Liderar para salvar vidas 2. Cultura

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 Guilherme Janes da Silva 2 Jéssica Tayller Alexandre 3 Letícia Fialho da Silva 4 Fernanda Miranda Cavalcante

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay Nós temos a missão de compartilhar nosso amor, nossa energia, nossa esperança, nossos sonhos, nossos produtos de qualidade,

Leia mais

1. O que buscam? 2. Treinamento

1. O que buscam? 2. Treinamento GESTÃO DE PESSOAS NO CONSULTÓRIO No 1º fascículo expusemos as dificuldades podem impedir um consultório de atingir sua plenitude em resultados e consequentemente na satisfação de clientes. No 2º, orientamos

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Prof. Msc. Christien Lana Rachid Organização 1. Vínculo Administração-Tecnologia 2. Introdução a sistemas 3. Empresas e Sistemas

Leia mais

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais!

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Personalidades Você dá início a esta jornada rumo ao sucesso seguindo duas regras: 1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Mary Kay Ash Como realizar entrevistas com cada tipo de personalidade? Pasta

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3.

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan Unidade 3.3 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS SUMÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS O que é?...3 Mas qual é o problema?...4 Subjetividade...5 Rotina...6 Comprometimento...7 7 Passos

Leia mais

Auscultação à Comunidade. A perspetiva dos Assistentes Técnicos e Operacionais

Auscultação à Comunidade. A perspetiva dos Assistentes Técnicos e Operacionais Auscultação à Comunidade A perspetiva dos Assistentes Técnicos e Operacionais Auscultação à Comunidade Este questionário visa recolher informações e opiniões dos assistentes técnicos e operacionais relativamente

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed)

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Liderança O que faz um líder? Quais são os atributos

Leia mais

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari Liderança Prof. Marco Ferrari @profmarcoferrari Cronograma Conceito Liderança É um fenômeno social, depende da relação das pessoas Capacidade de exercer influência Utilização do PODER para INFLUENCIAR

Leia mais