Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento"

Transcrição

1 Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento

2 Os princípios da Liderança Proativa Passividade é uma adjetivo que não combina com a liderança proativa, diferentemente da liderança reativa, na proativa o próprio nome já diz: atividade evolutiva constante. O líder proativo não espera as coisas acontecerem, ele age junto aos seus colaboradores, pois se sentem responsáveis pelo andamento do trabalho na equipe.

3 Os princípios da Liderança Proativa É uma liderança positiva, o líder atua de forma conjunta com os demais liderados e todos devem estar a par de qualquer acontecimento que diga respeito ao grupo. Sua atuação não pode resumir-se em apenas orientar aos demais. O líder reativo lidera pelo exemplo, é o primeiro a fazer as tarefas solicitadas.

4 Os princípios da Liderança Proativa As características do líder proativo O líder proativo pode ter nascido com esta característica ou desenvolvê-la ao longo da vida profissional. De qualquer forma, é preciso que ele tenha disposição para enfrentar os desafios que toda liderança exige.

5 Os princípios da Liderança Proativa Outra característica marcante nesta liderança é a consciência de que o líder tem sua responsabilidade pela construção da realidade social onde atua. Sua atuação consiste em conscientizar os seus liderados que todos são responsáveis dentro e fora dos seus papéis. Eles se sentem responsáveis pela condução de sua vida, desta forma não responsabilizam os outros por seus atos.

6 Os princípios da Liderança Proativa Nas tarefas do dia-a-dia, todos são responsáveis, independente do resultado. Possui autoconfiança muito positiva, se policia e se auto-avalia constantemente. Quanto a conflitos, sua sensibilidade permite a identificação dos mesmo numa fase embrionária, mediando de forma equilibrada primeiro com os envolvidos, depois com todo grupo.

7 Os princípios da Liderança Proativa

8 Os princípios da Liderança Proativa Liderança proativa x Oportunidade e ameaças Liderar através da proatividade não é uma tarefa fácil, este tipo de liderança demanda habilidades que deverão ser desenvolvidas e atualizadas constantemente.

9 Os princípios da Liderança Proativa O feeling talvez seja a principal delas, pode ser traduzida como sensibilidade, ela diz respeito a capacidade de percepção do líder para as possíveis oportunidades e ameaças que podem surgir para si, bem como para a equipe como um todo. Ele busca através das oportunidades desenvolver seu grupo de trabalho e si próprio.

10 Interatividade O que é feeling? a) Ato do líder proativo em agir nas situações de conflito no grupo. b) Resultado do feedback dado pelos colaboradores. c) Sensibilidade, capacidade de percepção do líder em relação ao grupo. d) Motivação, maneira do líder trabalhar com as emoções do grupo. e) Esta qualidade não é encontrada em líderes proativos.

11 Os princípios da Liderança Proativa As principais dificuldades da liderança proativa Alguns pontos merecem cuidado na liderança proativa. Vejamos: Resultados a longo prazo: O trabalho do líder proativo começa com a conscientização de sua equipe a respeito de mudanças de comportamento como a importância do trabalho em equipe.

12 Os princípios da Liderança Proativa Trabalhar variáveis como estas, implicam solicitar do liderado que ele mude de comportamento, ou seja é uma questão cultural. Isso demanda tempo e muita paciência por parte do líder, e os resultados podem aparecer somente a longo prazo.

13 Os princípios da Liderança Proativa Resistência organizacional: As organizações querem bons resultados no mínimo de tempo possível. E o processo de conscientização do trabalho pode ser a longo prazo. A empresa poderá exigir mudanças de estratégias para que a produção aumente rapidamente.

14 Os princípios da Liderança Proativa Resistência por parte dos liderados: É a resistência mais comum que o líder proativo enfrenta. Não existe nenhum tipo de liderança que agrade a todos. Isto poderá gerar dificuldades. Falta de confiança dos liderados: Os liderados precisam sentir confiança no líder para que todos caminhem juntos.

15 A orientação da liderança pela visão contábil Por trás do trabalho do líder existem variáveis que orientam ou gerenciam seu comportamento ou atitudes em relação ao trabalho e as pessoas Lourenço Rega. Outro modelo de gestão é o contábil. Modelo mecanicista, baseia-se nos resultados obtidos para avaliar seu desempenho e dos liderados.

16 A orientação da liderança pela visão contábil A visão contábil: Consiste num modelo numérico mecanicista de gerenciar pessoas e processos praticamente da mesma maneira, basicamente em relação aos resultados obtidos através do trabalho dos mesmos, quer dizer, de resultados concretos e comprovados. Não trabalha com possibilidades, somente com resultados visíveis.

17 A orientação da liderança pela visão contábil Outra característisca é o distanciamento dos conceitos de relações humanas, cuja base está nas pessoas. A visão contábil nega tudo isto. O importante é quem e o quanto está trabalhando, independente do potencial de cada trabalhador. Se não atender as metas estabelecidas o colaborador é substituído.

18 A orientação da liderança pela visão contábil Trabalho em grupo O resultado é o que importa, se foi em conjunto ou individual não faz diferença. Apesar disto o líder com visão contábil está sempre vigilante quanto as tarefas de seu grupo e sabe quem trabalha realmente. Delega muito pouco, pois o ambiente não é seguro.

19 Interatividade Na visão de um líder contábil temos: a) O resultado é o que importa, se foi em conjunto ou individual não faz diferença. b) Considera opiniões do grupo, mesmo com uma visão mecanicista dos fatos. c) Resultados e relações humanas tem o mesmo grau de importância. d) Sabe delegar tarefas, deixa os colaboradores livres para alcançar os resultados. e) Ambiente saudável e de fácil relacionamento.

20 A orientação da liderança pela visão contábil O relacionamento com o grupo de liderados A maioria dos estilos de liderança que são orientados para as tarefas e não para as pessoas tem como uma de suas características o deficiente relacionamento entre líderes e liderados, bem como entre os próprios colegas de trabalho. O nível de pressão é alto, o clima impróprio para novos relacionamentos.

21 A orientação da liderança pela visão contábil O líder orientado por uma visão contábil x Administração de conflitos O conflito neste tipo de orientação é bastante evitado e quando surge é punido. O conflito não é visto como oportunidade de crescimento. Praticamente não há administração de conflitos, já que ele não chega a se instalar.

22 A orientação da liderança pela visão contábil Abaixo, segundo Rego, as principais características da liderança orientada por uma visão contábil: Resultados palpáveis e visíveis; Conta as pessoas; Conta as pessoas que estão trabalhando; Verifica se estão produzindo; Ênfase nas tarefas e não nas pessoas;

23 A orientação da liderança pela visão contábil É um tipo de liderança fechado, cujo objetivo é simplesmente que as tarefas sejam cumpridas. Não há preocupação com crescimento profissional dos colaboradores, nem com a qualidade de vida no trabalho. Desmotivação, baixa produtividade e alta rotatividade são consequências diretas neste ambiente.

24 Resumo Liderança é a capacidade de influenciar um grupo para que as metas sejam alcançadas Stephen Robbins. Ao longo na do tempo, a definição de liderança vem sofrendo diversas modificações na tentativa de melhor se adaptar ao modelo de gestão do contexto.

25 Resumo Os líderes geralmente são tidos como pessoas alegres, motivadores, criativos e acima de tudo carismáticos. Algumas pessoas nascem com estas características, outras desenvolvem ao longo da vida. Liderança assume dentro do grupo papel fundamental no desenvolvimento das equipes de trabalho.

26 Resumo A liderança autocrática Estilo considerado bastante negativo e marcado pela presença do autoritarismo por parte do líder, com pouca oportunidade de expressão dos liderados. Toda decisão está concentrada no líder, inclusive traçar as atividades da equipe, sem ouvir ninguém.

27 Resumo A liderança liberal Estilo bastante criticado por proporcionar a equipe liberdade exagerada. Ao contrário do autoritário, o liberal delega ao grupo as tarefas a serem desenvolvidas e os deixa livre. Não há controle, as divisões de tarefas fica a cargo do grupo. Liberdade que poderá trazer falta de foco e objetivo nas tarefas.

28 Interatividade Decisão concentrada no líder, inclusive traçar as atividades da equipe, sem ouvir o grupo. Estas ações pertencem ao líder: a) Autocrático b) Liberal c) Carismático d) Motivador e) Criativo

29 Resumo A liderança democrática Estilo caracterizado por priorizar a participação do grupo em todas as decisões a serem tomadas. Cabe ao grupo, incluindo o líder debater e decidir sobre as diretrizes a serem tomadas. O líder democrático possui três características essenciais: condutos, incentivador e orientador na participação de todos os membros do grupo.

30 Resumo A relação de confiança deve ser mútua, a capacidade de se colocar no lugar do outro deve ser desenvolvida para que a liderança seja eficaz. O líder não pode ser um mero repassador de valores, ele deve desenvolver com seus liderados relações verdadeiras, buscando sanar os objetivos da empresa.

31 Resumo Algumas características importantes do líder: Imparcialidade: ele não pode deixar que a emoção venha a interferir nas suas decisões. A razão deverá estar sempre presente, principalmente no momento da tomada de decisões, em que deverá prevalecer sempre o que seja melhor para o grupo como um todo.

32 Resumo Empatia: esta é a habilidade de nos colocarmos no lugar do outro. Cordialidade: é a arte de solicitar informações de forma educada. Paciência: saber respeitar o tempo e o limite dos colaboradores.

33 Resumo Posicionamento definido: a liderança tem sua base na personalidade daquele que está a frente do grupo, assim precisa tê-la bem definida. Alterações constantes de personalidade causarão insegurança no grupo. Autocontrole: controlar-se diante de fatos que coloquem a prova valores pessoais. Espírito de coletividade: considerar a força do trabalho em grupo.

34 Resumo A liderança orientada para as pessoas Modelo de liderança burocrático que tem como característica principal a empatia. É um estilo de liderança que procura ao máximo diferenciar o homem da máquina. Procura sempre estar atento as pessoas, vendo-as de forma individual, respeitando suas capacidades e limitações.

35 Resumo Cada liderado é único, e o líder compartilha sempre as idéias com o grupo, fazendo com que o ambiente organizacional seja um campo de troca constante.

36 Resumo A liderança orientada para as tarefas Sua principal característica reside no fato de que o líder tem uma intensa preocupação com o cumprimento das tarefas a serem executadas, não levando em consideração quem serão os responsáveis pela execução, muito menos suas possibilidades.

37 Resumo Está altamente ligada a mecanização do trabalho, através do seguimento de normas e estatutos organizacionais. A criatividade não tem abertura, o liderado somente repete as tarefas. As tarefas são impostas sem levar em consideração as habilidades ou limites das pessoas.

38 Interatividade Um líder eficaz deve ter características de: a) Autocontrole e centralizador. b) Posição definida e espírito de coletividade. c) Saber ouvir e tomar decisões autoritárias. d) Empático e foco somente no resultado. e) Considerar as habilidades dos colaboradores e ser impulsivo.

39 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA MODELOS DE LIDERANÇA Unidade IV 1 12 OS PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA PROATIVA Ajudados pela própria etimologia da palavra podemos concluir que passividade é um adjetivo que não combina com a liderança proativa.

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

Um guia para liderar

Um guia para liderar Estratégias para liderar com resultados Um guia para liderar e envolver pessoas para realizações criativas Princípios orientadores da liderança por Lourenço Stelio Rega Princípios orientadores da liderança

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS

GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS Unidade II GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS Prof. Alexandre Rocha Seleção de profissionais Entrevista de triagem; Avaliações (teórica e prática); Treinamentos (teórico e prático); Entrevista final. 1 Entrevista

Leia mais

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira LIDERANÇA Os objetivo deste estudo é conhecer os estilos de liderança. Reconhecer estes estilos nas pessoas dentro da organização de maneira que possamos orientar, treinar e desenvolver adequadamente os

Leia mais

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS LIDERANÇA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É UM DOS PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES. O LÍDER INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE UM OU MAIS LIDERADOS OU SEGUIDORES.

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

Unidade II DINÂMICA DAS RELAÇÕES. Profa. Denise Calixto

Unidade II DINÂMICA DAS RELAÇÕES. Profa. Denise Calixto Unidade II DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS S Profa. Denise Calixto Os conflitos nas relações interpessoais Os conflitos nas relações interpessoais Os conflitos existenciais i i podem variar em forma

Leia mais

Administração de Recursos Humanos II

Administração de Recursos Humanos II ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados.

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Prof Me Alan Mazuco Aula 7 Liderança de pessoas Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos

Leia mais

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER 1 LIDERANÇA Você já sentiu que não recebeu o reconhecimento merecido quando atingiu uma meta imposta por seu chefe ou realizou uma tarefa com sucesso? E, no entanto,

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 7 Gerenciamento Pessoas do Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 7 Gerenciamento Pessoas do Projeto. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático O Papel do Gerente de Projetos como líder de pessoas Teorias da motivação Desenvolvimento do plano de recursos humanos Mobilização

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Gestão de Equipes. PSICÓLOGA: Angélica GESTÃO DE EQUIPES - MARÇO 2011.

Gestão de Equipes. PSICÓLOGA: Angélica GESTÃO DE EQUIPES - MARÇO 2011. Gestão de Equipes. PSICÓLOGA: Angélica 1 NÃO BASTA ENSINAR AO HOMEM UMA ESPECIALIDADE. PORQUE SE TORNARÁ ASSIM, UMA MÁQUINA UTILIZÁVEL, MAS NÃO UMA PERSONALIDADE. É NECESSÁRIO QUE SE ADQUIRA UM SENTIMENTO,

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Humanística Parte 3 Prof. Fábio Arruda LIDERANÇA Enquanto a Teoria Clássica enfatizava a autoridade formal, considerando apenas a chefia dos níveis hierárquicos superiores

Leia mais

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática!

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática! O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK GrupoElite Olá Aqui é Victor Duarte, e obrigado por estar lendo esse material, me comprometo a deixar BEM PRÁTICO e você se compromete a ler até o final,

Leia mais

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes.

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes. O Gestor Escolar Histórias de um Construtor de Pontes robson@professorrobsonsantos.com.br Imagens do Gestor O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente

Leia mais

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana.

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana. KO KAIZEN ZERO PREPARAÇÃO EDUCACIONAL DAS CHEFIAS PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DA GESTÃO EMPRESARIAL NA BUSCA DO COMPROMETIMENTO DO COLABORADOR a. PREMISSA Acreditamos que o homem não consegue

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

LÍDERES ESTRATÉGICOS, LIDERADOS MOTIVADOS

LÍDERES ESTRATÉGICOS, LIDERADOS MOTIVADOS LÍDERES ESTRATÉGICOS, LIDERADOS MOTIVADOS Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em administração, Faculdades Integradas de Três Lagoas-FITL/AEMS Higino José Pereira Neto Graduando em administração, Faculdades

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Coaching é uma palavra vinda do Inglês que significa: "treinar ou ensinar algo a alguém". O Objetivo do Coaching é desenvolver no indivíduo as habilidades

Leia mais

Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA.

Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA. Marketing de Negociação Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Administração Habilitação em Marketing 7a. fase - semestre 2009/2 Prof. Adm. Marco Antonio Murara,Esp. Unidade II: LIDERANÇA. A fonte

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/ANTT/Analista Administrativo/2013) O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que

Leia mais

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari Liderança Prof. Marco Ferrari @profmarcoferrari Cronograma Conceito Liderança É um fenômeno social, depende da relação das pessoas Capacidade de exercer influência Utilização do PODER para INFLUENCIAR

Leia mais

PROJETO MARY KAY WAY

PROJETO MARY KAY WAY PROJETO MARY KAY WAY NASCEMOS LÍDERES OU NOS TORNAMOS UM? Sinto que a arte da liderança pode ser ensinada e dominada Mary Kay Ash O que significa Liderança: É a habilidade que uma pessoa teria para conduzir

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

Os Recursos Humanos e o TQM

Os Recursos Humanos e o TQM Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3.

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan Unidade 3.3 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Leia mais

Gestão Pública. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Gestão Pública. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Gestão Pública São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses individuais

Leia mais

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança?

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 1 Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 2 Há diferentes estilos de liderança. Como escolher o que é certo para você? A abordagem de liderança conhecida como abordagem de contingência diz que você deve

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal.

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal. APRESENTAÇÃO Psicóloga especialista em Gestão de Pessoas; Master personal e executive Coaching pela Febracis; Facilitadora do método Coaching Emocional Augusto Cury; Analista Avançado em Inteligência Emocional

Leia mais

Liderança, Atributos & Atribuições

Liderança, Atributos & Atribuições Liderança, Atributos & Atribuições Rosely Gaeta Liderança a Situacional Modelo de Hersey & Blanchard, 1986 Fonte: Apostila e Capítulo 7 Sobral & Peci 11/11/2015 A liderança situacional, ou líder que adapta

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito

Leia mais

LIDERANÇA E SEUS ESTILOS: UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL

LIDERANÇA E SEUS ESTILOS: UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL LIDERANÇA E SEUS ESTILOS: UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL Amanda Janine Ruiz 1 Regiane Cristina Veiga 2 Gilson Rodrigo Silvério Polidorio 3 RESUMO: Nos tempos atuais, ser um líder tornou-se um diferencial dentro

Leia mais

CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO

CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO ACOLHIMENTO ESP. NOELIA DUERA APRESENTAÇÃO QUEM É VOCÊ? CONSTRUÇÃO DA MINHA TRAJETÓRIA PESSOAL FAMÍLIA EDUCAÇÃO CRENÇA CULTURA EU AMIGOS TRABALHO PROFISSÃO NASCIMENTO NOME

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

Feira de Negócios. Capitulo 4- Gestão Operacional. 4. Gestão Operacional 13/01/2016

Feira de Negócios. Capitulo 4- Gestão Operacional. 4. Gestão Operacional 13/01/2016 3/0/06 Elaborado por Prof.Mestre Rosimeire Ayres Capitulo 4- Gestão Operacional Feira de Negócios Elaborado Promoções por prof. Mestre Brincadeiras Rosimeire Ayrescom o Promotor 4. Gestão Operacional Esta

Leia mais

Comportamentos que exemplificam a competência:

Comportamentos que exemplificam a competência: Prezado aluno, Por meio da aplicação do Projeto de Estratégias Para o Desenvolvimento de Competências Humanísticas no curso da sua Instituição de Ensino, será possível desenvolver suas competências humanísticas

Leia mais

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009) Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,

Leia mais

Estudo de caso da Galeteria Pingão

Estudo de caso da Galeteria Pingão Estudo de caso da Galeteria Pingão APRESENTAÇÃO Iolanda Ferreira Nicácio Objetivo Geral: observar o estilo de liderança na Galeteria Pingão e analisar a influência do líder sobre seus liderados Objetivos

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Preparação. Qual a Perspectiva? 3/27/2017

PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Preparação. Qual a Perspectiva? 3/27/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL COMPONENTE ESPECÍFICA NÍVEL II UEFA B Joana Cerqueira joanacerqueira.cifi2d@gmail.com A Preparação If you're not prepared to be wrong, you'll

Leia mais

LIDERANÇA. Professor Douglas Pereira da Silva. Dps Seg Privada aula

LIDERANÇA. Professor Douglas Pereira da Silva. Dps Seg Privada aula LIDERANÇA Professor Douglas Pereira da Silva 1 "Liderança" é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem

Leia mais

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed)

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Liderança O que faz um líder? Quais são os atributos

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais

Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais Assertividade Formato do curso: Presencial Localidade: Lisboa Data: 07 Nov. 2016 a 08 Nov. 2016 Preço: 625 Horário: Laboral - 09h00-17h00 Nível: Intermédio Duração: 14 horas No final desta ação, os participantes

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

Unidade III COMPORTAMENTO HUMANO. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade III COMPORTAMENTO HUMANO. Prof. Gustavo Nascimento Unidade III COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Gustavo Nascimento Liderança Liderança é comunicar o valor e o potencial das pessoas com tanta clareza que elas passam a ver em si mesmas. (COVEY,

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL PROFª ESP. ANA CARLA ALBUQUERQUE DA CUNHA MARINHO

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL PROFª ESP. ANA CARLA ALBUQUERQUE DA CUNHA MARINHO LIDERANÇA ORGANIZACIONAL PROFª ESP. ANA CARLA ALBUQUERQUE DA CUNHA MARINHO Antes de Falar de liderança iremos relembrar as funções do Gestor em uma organização, pois elas são cruciais para um eficiente

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL Aristóteles Deus fez o homem para viver em sociedade. Livro dos Espíritos p.766 O homem deve progredir. Sozinho, ele não pode porque não

Leia mais

Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE. Nome:

Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE. Nome: 29 Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE Nome: 30 CURSO EXPEDITO Chefia e Liderança no Serviço de Assistência Humanitária Autor: Ten Cel BM Marcello

Leia mais

A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM. As 10 principais características da mulher empreendedora.

A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM. As 10 principais características da mulher empreendedora. A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM As 10 principais características da mulher empreendedora. AS EMPRESÁRIAS QUE ENRIQUECEM Ser empreendedor não é condição exclusiva de empresários ou de quem está à frente de

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas

Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas Mapa Comparativo do Perfil x de Competências Dados Principais de Competências E-mail joao_modelo@curriculum.com.br CPF 88995451467 O que é É o comparativo entre a pontuação obtida pelo indivíduo em cada

Leia mais

A Arte de Liderar e Inspirar

A Arte de Liderar e Inspirar A Arte de Liderar e Inspirar APRESENTAÇÃO DE APOIO 3 Encontro MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 EMENTA DA DISCIPLINA Diferença entre autoridade e poder. Criação de uma visão compartilhada para inspirar

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

Poder. Ownership Thinking. Afine sua comunicação. Tenha senso de dono Mantenha seu foco.

Poder. Ownership Thinking. Afine sua comunicação. Tenha senso de dono Mantenha seu foco. Poder pessoal Ownership Thinking Afine sua comunicação. Tenha senso de dono Mantenha seu foco. Poder pessoal Afine sua comunicação. Tenha senso de dono Mantenha seu foco. Você é mais do que pensa que é

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Prof. Roberto Ruas PPGA/UNINOVE Introdução: - Importância do evento

Leia mais

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia da Bahia CECEPE. Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia da Bahia CECEPE. Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos CECEPE Curso de Extensão de Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Eventos Disciplina: Gestão do Conhecimento Professor: Dr.Sergio Loncan Módulo 4: Implantação da Gestão do Conhecimento 1.INTRODUÇÃO A Implantação

Leia mais

O que vocês admiram nessas pessoas?

O que vocês admiram nessas pessoas? O que vocês admiram nessas pessoas? Liderança Departamento do ESDE-EADE na USE-SP 1ª Assessoria FUNÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS Criar um espaço comprometido com um aprendizado abrangente de todos que

Leia mais

O PERFIL GERENCIAL DA MULHER BRASILEIRA

O PERFIL GERENCIAL DA MULHER BRASILEIRA O PERFIL GERENCIAL DA MULHER BRASILEIRA Agressivas ou assertivas. Cautelosas ou arrojadas. Criativas ou não. Qual será o estilo de gerenciar da mulher brasileira? A revista Mulher & Carreira, em parceria

Leia mais

Liderando com Inteligência Emocional

Liderando com Inteligência Emocional Liderando com Inteligência Emocional Quem sou eu? 1998 2000 2003 2004 2006 2008 2015 Experiência multicultural Experiência como gestora de equipes Experiência com um projeto global RH DHO Projetos globais

Leia mais

LIDERANÇA E A SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE MOTIVAÇÃO

LIDERANÇA E A SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE MOTIVAÇÃO LIDERANÇA E A SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE MOTIVAÇÃO Bruno Pardo LOPES 1 Sergio Antonio Garcia JUNIOR 2 RESUMO: O tema liderança tem sido muito falado nas organizações. Estão percebendo que é essencial

Leia mais

Liderança e Bem Estar

Liderança e Bem Estar 10 e 11 de novembro de 2016 Alfândega do Porto Liderança e Bem Estar António Cruz 10 de Novembro 2016 10 e 11 de novembro de 2016 Alfândega do Porto O que é o BEM ESTAR PROFISSIONAL? Para a maioria das

Leia mais

TÍTULO: OS CONFLITOS DAS GERAÇÕES X E Y E SUAS ADAPTAÇÕES NO AMBIENTE CORPORATIVO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

TÍTULO: OS CONFLITOS DAS GERAÇÕES X E Y E SUAS ADAPTAÇÕES NO AMBIENTE CORPORATIVO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TÍTULO: OS CONFLITOS DAS GERAÇÕES X E Y E SUAS ADAPTAÇÕES NO AMBIENTE CORPORATIVO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES):

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

Liderança de Alta Performance

Liderança de Alta Performance Liderança de Alta Performance Seja desejado pelo Mercado O PROFISSIONAL DO FUTURO OBJETIVO DO CURSO Proporcionar aos participantes a prática das técnicas de liderança na gestão de equipes de alta produtividade.

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROJETO A VEZ DO MESTRE GESTÃO EMPRESARIAL: LIDERANÇA FOCADA NA CONQUISTA DO BOM CLIMA ORGANIZACIONAL Daniel Luiz Vargas de

Leia mais

RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO

RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO ESTADO DO TOCANTINS Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referencia de Assistência Social-CRAS RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO CRAS

Leia mais

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos.

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. CHEFIA E LIDERANÇA Liderança A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. Liderança Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para

Leia mais

Administração. Qualidade de Vida no Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Qualidade de Vida no Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Qualidade de Vida no Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) visa aproveitar

Leia mais

O CLICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES

O CLICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES O CLICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES Infância Infância - A organização infante é orientada para os produtos Necessidade de mudar o foco das idéias para resultados. Quanto maior forem os riscos de um empreendimento,

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio?

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? Boa tarde!!!! TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? CONVITE PARA REFLETIRMOS: Gestão é diferente de liderança? Quais são as formas com que me comunico com minha equipe?

Leia mais