Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida"

Transcrição

1 Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Não é preciso nascer com certas habilidades para se tornar um gestor bem sucedido Publicado em 13/04/ :56:00 Fonte: lideranca-nao-e-um-dom-e-pode-ser-desenvolvida Foi o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln quem disse que a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Isso quer dizer que o gestor é a pessoa que reconhece o potencial de sua equipe, supera os obstáculos e faz com que as pessoas dêem o seu melhor. Quando foi eleito, aos 51 anos, o político norte-americano provou que uma vida de tropeços e derrotas foi essencial para que chegasse aonde chegou. Segundo Lincoln, você jamais irá falhar se estiver determinado a não fazê-lo. Afinal, um líder de verdade não desiste frente às adversidades, certo? Mas se engana quem pensa que há pessoas predestinadas à liderança; não é preciso nascer com determinadas qualidades e habilidades para se tornar um gestor bem sucedido. Líderes estão constantemente aprendendo, e a capacidade de liderar pode ser aprendida e aprimorada conforme as responsabilidades vão aumentando. Sidney Bohrer de Aguiar, diretor da SBA Associados, de Blumenau, diz que o talento para liderar pode se manifestar em qualquer um. A liderança surge nas situações cotidianas. Por isso, você precisa se conhecer e, acima de tudo, saber quais são suas qualidades diante da área na qual está inserido, explica, em entrevista ao Noticenter. Um líder é reconhecido pela capacidade de se comunicar, pelo interesse sincero nas pessoas, pelo gerenciamento de conflitos internos, entre outras situações, complementa. A postura de um líder Para começar a se tornar um bom líder, entenda qual é, exatamente, o papel das lideranças. Para o consultor, ser líder é treinar, educar e permitir que os outros usem suas habilidades, conhecimento e ideias para gerar resultados.

2 O bom líder não é apenas quem delega, é quem faz com que as pessoas que estão com ele descubram o que podem fazer de mais ou de melhor pela companhia onde trabalham, diz Sidney. A relação e o comprometimento do líder com os resultados é, sem dúvidas, um dos principais aspectos que precisam ser observados. Partindo disto, Sidney comenta que um dos aspectos mais importantes de uma liderança é a confiança que tem em seus subordinados e, consequentemente, que recebe em troca. O líder precisa ter uma postura digna de admiração. É a partir daí que ele começa a se destacar, afirma o consultor. O importante, segundo Sidney, é atingir esta admiração sem passar uma imagem de arrogância ou querer mostrar que é insubstituível. Um bom líder também é aquele que estrutura sua equipe para que, quando ele não estiver, o trabalho também seja executado da melhor forma possível. O especialista lista cinco maneiras de um líder demonstrar sua liderança: 1. Seja um advogado para seus subordinados Se existe alguém com alguma reclamação de sua equipe, resolva o problema. Não deixe que ninguém passe por cima de sua autoridade, leve os problemas para níveis hierárquicos acima de você. Uma equipe pode aceitar muitas coisas de um gestor, mas não tolera ser comandada por alguém que não a defenda. 2. Seja um porta-voz justo Uma das funções de um líder é representar os seus superiores perante sua equipe. No entanto, é importante que ele não se distancie. É mais fácil de trabalhar quando você é gerente, mas não deixe de fazer parte daquela equipe. 3. Crie um ambiente de trabalho agradável Todo mundo quer ter o seu esforço ou sua ideia reconhecidos. Fazer com que cada um tenha orgulho de si mesmo e do seu trabalho cria um ambiente de trabalho melhor. Não se pode exigir, claro, que este esforço ou estas ideias sejam uma responsabilidade do líder. Mas criar um ambiente de estímulo e de reconhecimento faz com que estes aspectos surjam naturalmente.

3 4. Favoreça a inovação Na sua empresa e na sua equipe, com certeza existem ideias muito boas esperando que alguém as converta em ação e em resultado. Esta pessoa pode ser você. Ideias simples, vindas dos funcionários mais quietos, podem mudar a rotina de uma companhia. Busque estas ideias, incentive que elas sejam divididas e brigue por elas. 5. Proporcione estabilidade Ninguém pode evitar mudanças nas empresas. Mas é possível que, através de uma postura de liderança, a equipe se sinta segura para realizá-las. Manter uma comunicação sadia com as pessoas tanto da equipe quanto de níveis superiores da organização pode fazer com que você antecipe algumas situações e possa preparar os seus subordinados. O consultor da SBA Associados diz que você pode começar a observar estes aspectos na sua rotina. Só com estas cinco posturas você pode começar a observar uma mudança em como as pessoas enxergam você na empresa, afirma. Mas não adianta levantar agora da cadeira e fazer tudo diferente, pondera. O melhor é ir com calma. Para o consultor, delegar tarefas é fundamental para um bom líder. É também uma das coisas mais difíceis, já que geralmente as pessoas confiam que, se fizerem elas mesmas, o resultado vai ser bom com certeza. Mas é preciso confiar. Quem não divide o poder de uma ação de sucesso não receberá mais poder para realizar outros projetos. Liderança sem rumo não é liderança Aquela velha máxima de que quem não sabe pra onde vai, qualquer lugar serve não é verdadeira para quem quer ser líder. Estabelecer objetivos, fazer um plano de sucesso e investir na melhoria contínua são ações que precisam fazer parte da rotina de um líder. Sidney destaca que é importante que, antes de planejar para onde você vai, você saiba exatamente onde está. Com o objetivo da sua equipe e dos projetos dela em mãos não esqueça que eles devem ser extremamente detalhados, o próximo passo para o líder é aprender a tomar decisões. Você tem um objetivo, tem todas as informações que precisa. Agora é identificar as alternativas (uma etapa que pode e deve contar com o apoio da equipe) e aí decidir por qual caminho seguir, diz Sidney.

4 Estas decisões devem ser muito pensadas. Pese o impacto que cada uma delas terá sobre os membros da equipe, sobre os resultados finais da empresa. Outro grande segredo do sucesso é simplificar as coisas. E é aí que começamos a ver a importância da comunicação. Se um líder tem uma boa relação com os seus subordinados, conversa com eles e realmente presta atenção no que eles dizem, no que sugerem, vai começar a simplificar as rotinas do ambiente. E todo mundo vai passar a trabalhar mais e de forma mais produtiva, diz Sidney. A comunicação: chave para o sucesso Ouvir: uma ação simples e muito difícil de ser executada no dia-a-dia das empresas. Falar: outro verbo que não para de acontecer nas companhias. Ouvir e falar são dois processos que fazem parte da comunicação. Mas comunicar, diz o consultor, não é tão comum assim. Um líder começa a ser desacreditado quando não consegue motivar a sua equipe porque não explica direito o que ele quer, o que pretende, o que precisa. Comunicar-se bem faz com que as pessoas te entendam e também com que você entenda quais são as demandas da sua equipe, as dificuldades dela, explica Sidney. E sabe qual é a melhor notícia? Existem diversos cursos especializados em ajudar executivos e líderes a se expressarem melhor. Para quem planeja uma carreira na área de gestão, de liderança, é um investimento importantíssimo, explica Sidney. Um dos conselhos dele é usar de forma prioritária a comunicação por escrito. Nela, as coisas que se diz ficam registradas. Se você precisa de alguma informação para a tomada de decisão e alguém diz ela pra você, pode haver uma comunicação falha, uma decisão falha e ninguém terá responsabilidade sobre o que aconteceu, explica. Administre o seu tempo (e consequentemente o dos outros) Um bom líder não desperdiça seu tempo. E muito menos o da sua equipe. Para isso, alguns cuidados são fundamentais. O primeiro deles é com as famosas reuniões. Ou você nunca participou de uma reunião em que você não precisaria estar e onde não foi decidido absolutamente nada? Uma reunião precisa ser planejada com três focos: necessidade, participantes e objetivo. Estes pontos precisam estar especificados no convite para a reunião, aconselha o consultor.

5 Da mesma forma as apresentações. Seja breve, pense no seu público e no objetivo da apresentação, utilize bons materiais de suporte e resuma, ao final, o pedido de ação. O sucesso e as pessoas: indissociáveis O sucesso de um líder está na forma como ele lida com as pessoas, destaca Sidney. Isso passa pela forma como estimula o crescimento profissional delas, como acompanha o seu desenvolvimento, como incentiva e reconhece as ações que cada um tem para que os resultados de sua equipe sejam satisfatórios, como aplica o feedback e como gera conflitos. Se você quer ser líder precisa pensar: se eu não gosto de lidar com as pessoas, vou liderar quem?, compara o consultor. Como demonstrar sua liderança: Seja um advogado para seus subordinados. Se existe alguém com alguma reclamação de sua equipe, resolva o problema; Seja um porta-voz justo. Uma das funções de um líder é representar seus superiores perante a equipe. No entanto, é importante que ele não se distancie; Crie um ambiente de trabalho agradável. Criar um local de estímulo e reconhecimento faz com que o trabalho renda mais e as ideias surjam com mais facilidade; Favoreça a inovação. Busque ideias simples. Elas podem vir dos funcionários mais inesperados; Proporcione estabilidade. Ninguém pode evitar mudanças na empresa, mas é possível que a equipe se sinta segura para realizá-las através de uma postura de liderança;

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA Módulo I SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA LIDERANÇA Realização ENA/Conselho Federal OAB Pipeline de Liderança O talento externo não se adequa às necessidades do escritório. O conteúdo dos cargos está

Leia mais

Como posso ter mais sucesso nas minhas vendas e na minha carreira Mary Kay? Gioconda Morais Diretora Sênior Mary Kay

Como posso ter mais sucesso nas minhas vendas e na minha carreira Mary Kay? Gioconda Morais Diretora Sênior Mary Kay + Como posso ter mais sucesso nas minhas vendas e na minha carreira Mary Kay? Gioconda Morais Diretora Sênior Mary Kay A FELICIDADE NÃO CAI DO CÉU Suas atitudes, seus valores e suas escolhas irão aumentar

Leia mais

Bem Vindos!!! Módulo 4

Bem Vindos!!! Módulo 4 Bem Vindos!!! Módulo 4 Como foi essa semana? Cumpriram nossas Tarefas? 1- Entrar em contato com suas filhinhas e realizar as 3 atividades de líder (se vc ainda não fez): IP, Treinamento Inicial e Sessão

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 7 Gerenciamento Pessoas do Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 7 Gerenciamento Pessoas do Projeto. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático O Papel do Gerente de Projetos como líder de pessoas Teorias da motivação Desenvolvimento do plano de recursos humanos Mobilização

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay Nós temos a missão de compartilhar nosso amor, nossa energia, nossa esperança, nossos sonhos, nossos produtos de qualidade,

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais

Como pensa uma iniciadora?

Como pensa uma iniciadora? Porque iniciar? Porque iniciar? 1. Ajudar a pessoa a crescer 2. Desenvolver sua Carreira 3. Aumentar os ganhos 4. Ser uma Diretora 5. Obter Reconhecimentos 6. Realizar seus sonhos Como pensa uma iniciadora?

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY

DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY DANIELE GONÇALVES DIRETORA EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY Antes de mary kay Conquistas 2014 Sonho REALIZADO CONQUISTAS 2015 CONQUISTAS 2016 CONQUISTAS 2016 ROMPENDO A PRODUÇÃO MÍNIMA COM UM

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Uma líder eficaz convida sua equipe a participar de projetos novos que ainda estão na fase do pensamento. Planeje suas metas e divulgue-as, porque as

Uma líder eficaz convida sua equipe a participar de projetos novos que ainda estão na fase do pensamento. Planeje suas metas e divulgue-as, porque as Uma líder eficaz convida sua equipe a participar de projetos novos que ainda estão na fase do pensamento. Planeje suas metas e divulgue-as, porque as pessoas apóiam o que ajudaram a criar Mary Kay Ash

Leia mais

1) Deixe tudo bem organizado e registrado

1) Deixe tudo bem organizado e registrado Gerenciamento de Projetos pode ser algo bem complicado já que, para ser um bom gerente, você precisa levar em consideração diversas variáveis na hora de planejar o projeto. Prazos, custos, riscos são alguns

Leia mais

9 dicas para você se destacar profissionalmente. Como ter sucesso profissional com dicas incrivelmente simples!

9 dicas para você se destacar profissionalmente. Como ter sucesso profissional com dicas incrivelmente simples! 9 dicas para você se destacar profissionalmente? Como ter sucesso profissional com dicas incrivelmente simples! Introdução 9 dicas para você se destacar profissionalmente Para quem ainda não acertou na

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

VIVA O SEU SONHO EM Lucélia Delfrate. Diretora Futura Executiva Independente de Vendas

VIVA O SEU SONHO EM Lucélia Delfrate. Diretora Futura Executiva Independente de Vendas VIVA O SEU SONHO EM 2017 Lucélia Delfrate Diretora Futura Executiva Independente de Vendas Antes de iniciar na Mary kay eu vivia para minha filha, meu marido e para a minha casa! Apesar de ser amada e

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Mini Curso Parte I As Forças que controlam a sua vida Página 2 de 6 Como te falei, essa é a primeira etapa do mini-curso Superando

Leia mais

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

VOU SER DIRETORA EM 2017 PLANO DE AÇÃO DETALHADO

VOU SER DIRETORA EM 2017 PLANO DE AÇÃO DETALHADO VOU SER DIRETORA EM 2017 PLANO DE AÇÃO DETALHADO O que é topo para você? Entendendo a carreira e os requisitos para ser uma diretora de vendas Como planejar estrategicamente minha carreira Mary Kay? Você

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Quando EU mudo tudo MUDA. Karinna Prado Diretora Nacional Sênior de Vendas Independente Mary Kay

Quando EU mudo tudo MUDA. Karinna Prado Diretora Nacional Sênior de Vendas Independente Mary Kay Quando EU mudo tudo MUDA Karinna Prado Diretora Nacional Sênior de Vendas Independente Mary Kay Leia em voz alta Qualquer coisa que você queira ser ou ter Você vai ter que investir Tempo e Trabalho. Ciclo

Leia mais

Movendo para o topo! Se Desenvolva como Líder. Mila de Paula Futura diretora Executiva

Movendo para o topo! Se Desenvolva como Líder. Mila de Paula Futura diretora Executiva Movendo para o topo! Se Desenvolva como Líder Mila de Paula Futura diretora Executiva Você não precisa de motivação. Você precisa decidir com garra o que você quer é ter DISCIPLINA QUANTO MAIS OBJETIVA

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

CELEBRE SEU SONHO. Aula baseada no Discurso de Barbara Sunden Diretora Nacional executiva Elite de Vendas independentes

CELEBRE SEU SONHO. Aula baseada no Discurso de Barbara Sunden Diretora Nacional executiva Elite de Vendas independentes CELEBRE SEU SONHO Aula baseada no Discurso de Barbara Sunden Diretora Nacional executiva Elite de Vendas independentes COMPARTILHANDO O SONHO Mary Kay disse: Se você quer apenas o que já possui, continue

Leia mais

Você tem os componentes necessários para ser um expert em vendas difíceis, ou só tira pedidos fáceis?

Você tem os componentes necessários para ser um expert em vendas difíceis, ou só tira pedidos fáceis? www.agendor.com.br Você tem os componentes necessários para ser um expert em vendas difíceis, ou só tira pedidos fáceis? A tarefa de se tornar um vendedor excepcional precisa ser colocada em prática durante

Leia mais

Treinamento: 8 Passos da Venda

Treinamento: 8 Passos da Venda Sejam Bem vindas Treinamento: 8 Passos da Venda Elaborado pela Diretora de Vendas Independente Mary Kay Paula Lima Oração por Mary Kay Ash Senhor, Eu necessito ser uma vencedora, não por mim, sim por Ti.

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

10 SEMANAS PARA O TOPO 1-METAS

10 SEMANAS PARA O TOPO 1-METAS 10 SEMANAS PARA O TOPO 1-METAS 10 semanas Metas Agendamento Acompanh. Clientes Vendas Gestão de tempo Iniciação Vencer o medo Produtos Trabalhar c/ anfitriãs Gestão financeira Semana 1 METAS Quero ter

Leia mais

A Velocidade do Líder é a Velocidade do Time

A Velocidade do Líder é a Velocidade do Time A Velocidade do Líder é a Velocidade do Time O Caminho do Sucesso Diretora Independente Suzamar Berft Os perdedores se concentram no que eles estão passando; mas os Vitoriosos se concentram no que eles

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

Graciely de Oliveira Martins. Diretora Fut. Executiva de Vendas Independente Mary Kay Unidade Ouse Sonhar

Graciely de Oliveira Martins. Diretora Fut. Executiva de Vendas Independente Mary Kay Unidade Ouse Sonhar Graciely de Oliveira Martins Diretora Fut. Executiva de Vendas Independente Mary Kay Unidade Ouse Sonhar 1- Querer (Entusiasmo). 2- Conhecer seu negócio (produtos, bônus, empresa, carreira, reconhecimentos)

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

ANSIEDADE FRUSTRAÇÃO MEDO. TRÊS atitudes para torná-las emoções positivas

ANSIEDADE FRUSTRAÇÃO MEDO. TRÊS atitudes para torná-las emoções positivas ANSIEDADE FRUSTRAÇÃO MEDO TRÊS atitudes para torná-las emoções positivas Soluções simples para serem aplicadas e trazer resultados para sua vida após quinze minutos de leitura. Sumário 3- Introdução 4-

Leia mais

A ARTE DE TRANSFORMAR VIDAS! Krisleyne Silva

A ARTE DE TRANSFORMAR VIDAS! Krisleyne Silva A ARTE DE TRANSFORMAR VIDAS! Krisleyne Silva O que nossa companhia tem a oferecer? Um negócio sólido Flexibilidade Reconhecimento Autoestima Baixo Investimento e Retorno rápido Pouquíssimo Risco de Prejuízo

Leia mais

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças PDL Programa de desenvolvimento de lideranças 2014 PROGRAMAÇÃO 1 Apresentação do Programa 2 Reflexão sobre Liderança 3 Expectativas para o PDL 4 Avaliação da Oficina 1 Apresentação do Programa O objetivo

Leia mais

futuro O do mercado de trabalho

futuro O do mercado de trabalho futuro O do mercado de trabalho em seis cenários Conteúdo Como adaptar sua organização para o futuro da gestão de pessoas Estima-se que, até 2050, a taxa global de desemprego será de 20%. Por outro lado,

Leia mais

Como ter uma Carreira de Sucesso

Como ter uma Carreira de Sucesso Como ter uma Carreira de Sucesso 23.09- QUARTA-FEIRA as 14:30 Cambui R Major Solon 535 Cambui Hotel Unidades Excêntricas e Amarillis Diretora Ind. De Vendas Camila Araújo presença treinamentos 35%

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

"Entrevistês" traduzido

Entrevistês traduzido Fonte: http://brasil247.com/pt/247/seudinheiro/63017/entrevist%c3%aas-traduzido.htm "Entrevistês" traduzido Foto: Shutterstock O QUE OS RECRUTADORES REALMENTE QUEREM SABER COM QUATRO DAS PERGUNTAS MAIS

Leia mais

Gabriela Pinheiro Coelho Diretora Executiva Mary Kay Unidade Mundo Cor de Rosa

Gabriela Pinheiro Coelho Diretora Executiva Mary Kay Unidade Mundo Cor de Rosa Gabriela Pinheiro Coelho Diretora Executiva Mary Kay Unidade Mundo Cor de Rosa Não faça nada que você sabe que não deve fazer. Não ache que o que acontece com os outros não vai acontecer com você, porque

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Princípios da Excelência em Liderança:

Princípios da Excelência em Liderança: Sou diq, e agora? Princípios da Excelência em Liderança: - Dedicação; - Inspiração; - Respeito; - Entusiasmo; - Caráter; - Tradição; - Obrigação; - Adaptabilidade; - Direção; - Humildade; - Integridade;

Leia mais

PROJETO MARY KAY WAY

PROJETO MARY KAY WAY PROJETO MARY KAY WAY NASCEMOS LÍDERES OU NOS TORNAMOS UM? Sinto que a arte da liderança pode ser ensinada e dominada Mary Kay Ash O que significa Liderança: É a habilidade que uma pessoa teria para conduzir

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

Será que eu te quero na minha equipe?

Será que eu te quero na minha equipe? Será que eu te quero na minha equipe? QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades; Deseja

Leia mais

COMO RECRUTAR INÍCIOS E MOTIVÁ-LOS. Margarette Lopes Diretora Executiva Elite de Vendas Independente Mary Kay

COMO RECRUTAR INÍCIOS E MOTIVÁ-LOS. Margarette Lopes Diretora Executiva Elite de Vendas Independente Mary Kay COMO RECRUTAR INÍCIOS E MOTIVÁ-LOS Margarette Lopes Diretora Executiva Elite de Vendas Independente Mary Kay CARREIRA Você conhece a fantástica carreira Mary Kay e todos os seus benefícios??? FAÇA CONTATOS!!!!!!!!!!!!!!!

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Tecnologias para produção coletiva de textos Prof. Ana Cristina F. Matte FALE/UFMG

Gerenciamento de Projetos. Tecnologias para produção coletiva de textos Prof. Ana Cristina F. Matte FALE/UFMG Gerenciamento de Projetos Pra começar... aceita um cafezinho? Grupos são sempre formados por pessoas diferentes. Pessoas que pensam diferente. Pessoas que querem coisas diferentes. Pessoas que têm ritmos

Leia mais

Alcançando metas através da abordagem fria!

Alcançando metas através da abordagem fria! Orientação On Line AO VIVO Alcançando metas através da abordagem fria! HOJE, 27/06 21:00 Acesse o link abaixo: https://www.eventials.com/raquelpassos/alcancando-metas-com-abordagem-fria/ Com a Diretora

Leia mais

Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay. Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções

Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay. Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções Princípios da Carreira Executiva Mary Kay A sra Mary Kay Ash criou a carreira com base na sua experiência

Leia mais

Classifique-se conforme a seguinte escala, respondendo com números de 1 a 10. Nunca Às vezes Com frequência. 1. Não consigo decidir o que quero fazer?

Classifique-se conforme a seguinte escala, respondendo com números de 1 a 10. Nunca Às vezes Com frequência. 1. Não consigo decidir o que quero fazer? 1. Não consigo decidir o que quero fazer? 2. Tenho dificuldades de me manter concentrado numa tarefa? 3. Sou hiperativo? 4. Sinto dificuldade de desacelerar? 5. Logo perco o interesse em muitas atividades

Leia mais

O SENTIDO DA LIDERANÇA

O SENTIDO DA LIDERANÇA O SENTIDO DA LIDERANÇA 2011 Fabiana Darc Miranda Psicóloga Clínica. Atuando em Estratégias de Saúde das Famílias (Brasil) Jonathas Ferreira Santos Psicólogo Social. Atuando em Programas da Assistência

Leia mais

Tipos de Personalidade

Tipos de Personalidade Tipos de Personalidade Você sabe identificar os tipos de Personalidade??? Como se relacionar com cada tipo de perfil Elisandra Uesato Enquete: Tipos de Personalidade Digamos que você e mais 3 amigas farão

Leia mais

Vendas de Final de Ano. Lucy Siqueira Diretora Executiva Elite Mary Kay

Vendas de Final de Ano. Lucy Siqueira Diretora Executiva Elite Mary Kay Vendas de Final de Ano Lucy Siqueira Diretora Executiva Elite Mary Kay Estratégia de Vendas 1. comunicar 2. Entrar em Contato Com antigas e novas clientes +Serviço Regra de Ouro Perguntar Ouvir Aprender

Leia mais

AS 3 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM LÍDER!

AS 3 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM LÍDER! AS 3 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM LÍDER! CAPA Renato Dip (11) 99182-7070 renato@rdipcoaching.com.br AS 3 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM LÍDER! Olá! Nesse e-book trago para vocês um tema que está muito

Leia mais

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Para ser confiante e credível, o que realmente sabemos conta menos do que aquilo que o público pensa que tu sabes. Como mostrar ao nosso

Leia mais

03/10/2013. Liderança exige: Crença de que é possível. Competência técnica. Coragem para ousar

03/10/2013. Liderança exige: Crença de que é possível. Competência técnica. Coragem para ousar Liderança exige: Coragem para ousar Competência técnica Crença de que é possível 1 Gerenciar Gerir Cuidar para que os processos funcionem Gerenciar e aperfeiçoar os processos Cuidar para que as pessoas

Leia mais

A Força de Trabalho em Janeiro 2015

A Força de Trabalho em Janeiro 2015 A Força de Trabalho em 2020 Janeiro 2015 Pesquisa Global 27 Países 5,400 Pessoas; 2,700 executivos e 2,700 funcionários conduzida por Oxford Economics Oxford Economics, The 2020 Workforce, 2014 Os cinco

Leia mais

Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto

Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto ÂNCORAS DE CARREIRA Perfil de Competência Profissional Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto Avaliado: Milton Barreto Introdução Âncoras de Carreira é um Mapeamento dos Principais fatores de motivação

Leia mais

OTIMIZE O SEU TEMPO... E trilhe um caminho de sucesso! Diretora Executiva Bárbara Siqueira

OTIMIZE O SEU TEMPO... E trilhe um caminho de sucesso! Diretora Executiva Bárbara Siqueira OTIMIZE O SEU TEMPO... E trilhe um caminho de sucesso! Diretora Executiva Bárbara Siqueira Para Alcançar o SUCESSO... FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO, QUANDO TEM QUE SER FEITO, MESMO NÃO COMPRE SUAS PRÓPRIAS

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

NÃO BASTA SABER, TEM QUE SABER FAZER.

NÃO BASTA SABER, TEM QUE SABER FAZER. NÃO BASTA SABER, TEM QUE SABER FAZER. Como identificar profissional de Valoroso. HARD SKILL SOFT SKILL O que são hard skills? (habilidades técnicas) São habilidades que podem ser aprendidas e facilmente

Leia mais

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

Vida no trabalho Dez sinais indicam que você ainda não tem preparo para ser chefe

Vida no trabalho Dez sinais indicam que você ainda não tem preparo para ser chefe Vida no trabalho Dez sinais indicam que você ainda não tem preparo para ser chefe Se você é do tipo que se descontrola facilmente, não está pronto para ser chefeimagem: Getty Images 3 Heloísa Noronha Do

Leia mais

Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança.

Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança. Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança. Estudo de caso Vitimização O que é PROTAGONISMO? Entregar Atender ao que é pedido Construir Transformar a realidade

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

1. O que buscam? 2. Treinamento

1. O que buscam? 2. Treinamento GESTÃO DE PESSOAS NO CONSULTÓRIO No 1º fascículo expusemos as dificuldades podem impedir um consultório de atingir sua plenitude em resultados e consequentemente na satisfação de clientes. No 2º, orientamos

Leia mais

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO #1 03 #01 ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO Se você é um gestor de DEPARTAMENTO PESSOAL na sua empresa - seja realizando

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL OBJETIVO Apenas quando conseguimos equilibrar nossa vida espiritual-pessoal-profissional, vislumbramos as reais possibilidades em

Leia mais

Escola de Lideres Ana Paula Santana

Escola de Lideres Ana Paula Santana Escola de Lideres Ana Paula Santana Você sabia que suas ações positivas ou negativas impactam diretamente o resultado de toda nossa organização? Corpo, Mente e Alma : Metodologia Corpo: A aplicação dos

Leia mais

AULA 2 Dia 22 de agosto A Liderança Servidora

AULA 2 Dia 22 de agosto A Liderança Servidora 1 AULA 2 Dia 22 de agosto A Liderança Servidora 2 Poder e Autoridade Para compreender a importância e a grande diferença entre a liderança servidora e as outras formas de relações hierárquicas interpessoais,

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

1

1 A importância da inovação, o caminho para o sucesso! Luiz Henrique Casaretti As coisas mudam, mesmo quando nós não queremos Por isso, precisamos agir como os golfinhos Se algo não funciona, procura algo

Leia mais

Planeje o seu dia e trabalhe seu plano!

Planeje o seu dia e trabalhe seu plano! Planeje o seu dia e trabalhe seu plano! Mary Kay disse: Se você quer apenas o que já possui, continue fazendo o que está fazendo. Comece a tratar o seu negocio Mary Kay como um negócio rentável ao invés

Leia mais

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática!

Semana da Liderança Prática SLP. O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK. GrupoElite Vivendo a Liderança Prática! O Método 3Hs Para Desenvolver Lideres. WORKBOOK GrupoElite Olá Aqui é Victor Duarte, e obrigado por estar lendo esse material, me comprometo a deixar BEM PRÁTICO e você se compromete a ler até o final,

Leia mais

São dois destinos, à sua escolha! Campinas ou Fortaleza 6 e 7 de maio

São dois destinos, à sua escolha! Campinas ou Fortaleza 6 e 7 de maio O Poder Vermelho São dois destinos, à sua escolha! Campinas ou Fortaleza 6 e 7 de maio COMECE POR AQUI Quantas iniciadas você já tem? Estão ativas? Se não estiverem, verifique a possibilidade delas

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. Aula Inaugural Gestão da Carreira como Advogado. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. Aula Inaugural Gestão da Carreira como Advogado. Professor: Rogério Martir 1 LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Aula Inaugural Gestão da Carreira como Advogado Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

Diretora de Vendas Independente Cris da Silva

Diretora de Vendas Independente Cris da Silva Diretora de Vendas Independente Cris da Silva Você se incomoda, mas continua nela?????... A zona de conforto pode ser sedutora, irresistível, familiar, porém é desastrosa. Pode ser definida como a nossa

Leia mais

Personalidades E estilos. Futura Diretora executiva Fernanda mello

Personalidades E estilos. Futura Diretora executiva Fernanda mello Personalidades E estilos Futura Diretora executiva Fernanda mello A vida é um conjunto de decisões que tomamos regularmente de acordo com nossa personalidade, e que tem muito a ver com as escolhas que

Leia mais

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio?

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? Boa tarde!!!! TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? CONVITE PARA REFLETIRMOS: Gestão é diferente de liderança? Quais são as formas com que me comunico com minha equipe?

Leia mais

Flávia Lobão. Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay

Flávia Lobão. Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Flávia Lobão Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Você já parou pra pensar que já se foram 277 dias do ano de 2016? Que estamos na reta final de um longo ano em que muitas metas foram determinadas

Leia mais

TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH

TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH 31 99739-3169 Uma homenagem para a Thais Plaza, que esta semana perdeu seu querido pai. Nosso carinho e a certeza de que ele vai encontrar um

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Seu sucesso MK. Izabella Queiroz Diretora Fut. Executiva de Vendas Ind. Mary Kay

Seu sucesso MK. Izabella Queiroz Diretora Fut. Executiva de Vendas Ind. Mary Kay Izabella Queiroz Diretora Fut. Executiva de Vendas Ind. Mary Kay O que é sucesso? Se buscarmos no dicionário a definição da palavra, vamos encontrar coisas como: ter êxito em algo, bom resultado, triunfo

Leia mais

Gestão em Saúde LIDERANÇA

Gestão em Saúde LIDERANÇA Gestão em Saúde LIDERANÇA Profa. Ms. Raquel J. Oliveira Lima A administração tinha como objetivos principais: alcançar a eficiência e eficácia, Hoje alcançar a excelência por meio da eficiência e eficácia

Leia mais

Empowerment e liderança

Empowerment e liderança Empowerment e liderança EMPOWERMENT DEFINIÇÃO E ORIGEM. artigo Managing without managers, de Rosabeth Kanter (Harvard Business Review, 1989). Empowerment significa a descentralização de poderes pelos vários

Leia mais

Iniciando com Eficácia Giselle Cosme Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente

Iniciando com Eficácia Giselle Cosme Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Iniciando com Eficácia Giselle Cosme Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente Nossa carreira Mary Kay abriu as portas e enriqueceu a vida de milhares de mulheres. Você pode ajudar a perpetuar

Leia mais

INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas

INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH Liderança e Gestão com Pessoas VISÃO DO CURSO Este curso é voltado para qualquer pessoa que queira assumir um papel de liderança na vida, na carreira e nos negócios. Nele,

Leia mais

Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao. Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15

Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao. Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15 Acesse: clarify.com.br/cursos-gestao Planejando a sua carreira em Gestao de Projetos - Nº 1 12/15 Índice INTRODUÇÃO 1 O QUE FAZ EXATAMENTE UM GERENTE DE PROJETOS? 2 DICAS GERAIS 3 5 PASSOS 4 PASSO 1: INICIANDO

Leia mais

Fazendo Minha carreira Decolar. Elienai Santos Diretora de Vendas Independente Mary Kay

Fazendo Minha carreira Decolar. Elienai Santos Diretora de Vendas Independente Mary Kay Fazendo Minha carreira Decolar Elienai Santos Diretora de Vendas Independente Mary Kay Dia 29/11/2014 Recebi um convite que mudaria totalmente minha vida! Em dezembro disse SIM Família Qual é a sua motivação?

Leia mais