Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai"

Transcrição

1

2 Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única de as pequenas, médias e grandes empresas podem atingir os resultados mais lucrativos e geradores de caixas, através de um planejamento técnico e profissional, ou seja, com base na veracidade e não em achismos. Devido a globalização, o aumento natural da concorrência e a profissionalização do cliente não é possível uma empresa ter sucesso a base de coincidência. Argumentos como Meu restaurante é o melhor ou Meus clientes são fieis e principalmente é só baixar o preço não funciona mais. Para se manter líder em seu segmento de mercado é preciso aproveitar de forma ágil todas as oportunidades e envolver toda a empresa, e não só na área de vendas. É através desse E-book você irá adquirir subsídios necessários para se manter líder no segmento de restaurantes. Boa leitura!

3 Índice

4 Introdução Ainda existem muitos empresários, diretores e gerentes de vendas, que desconhecem a importância do planejamento de uma campanha de vendas e nem mesmo sabe o porquê de fazê-la. Uma campanha de vendas, ao contrário do que muitos pensam, não é sobre uma promoção relâmpago, como por exemplo, baixando os preços ou algo similar, vai muito além disso! Para construir sua campanha de vendas é preciso analisar cada um desses tópicos: 1. Planejamento; 2. Equipe; 3. Controles; 4. Implatação de campanhas de vendas; 5. Pós vendas; 6. Tecnologia em campanhas de vendas; 7. Cases de campanhas de vendas bem sucedidas; E nessa primeira parte do Ebook vamos falar da parte mais importante da Campanha de vendas: O planejamento.

5 O planejamento é essencial para definir os rumos da empresa.

6 Planejamento Se você deseja ganhar dinheiro com o seu restaurante, você deverá dedicar energia ao planejamento de vendas. O planejamento é essencial para definir os rumos da empresa, viabilizar e maximizar o seu crescimento. O mesmo deverá ser realizado em bases sólidas, projetar cenários, prever, programar e definir objetivos e metas. O primeiro passo para um bom planejamento é necessário analisar e avaliar o histórico de vendas e para isso basta utilizar todas as informações possíveis para criar uma estratégia para a campanha seguinte. Compare os resultados que foram previstos com os obtidos, tanto quantitativos quanto os qualitativos. Não se esqueça de avaliar a eficácia e a comercialização de cada estratégia utilizada, do marketing e o retorno do esforço e do investimento em treinamento oferecido a todas as estruturas de vendas. O segundo passo é definir políticas e premissas das campanhas de vendas. Para isso você deve ter acesso ao seu Market Share - a porcentagem de cliente X o total de mercado que o seu restaurante tem - e quanto você quer crescer e pode crescer, em um período de tempo.

7 Planejamento Aumentar a participação de mercado, transformando os possíveis clientes em clientes de fato, é essencial para se manter, afinal é natural você perder uma porcentagem de clientes por ano, e por isso, você deve ter uma estratégia e equipes prontas para captar novos clientes, de acordo com a classe, canais de vendas e a expectativa de retorno (relação de custo e benefício). E lembre-se, não se esqueça da concorrência, porque, ela está sempre pensando o mesmo que você, ou seja, como aumentar as vendas. Tenha como análise de concorrência os pontos fortes e fracos dos principais concorrentes, tenha coragem para enfrentá-la diretamente, mesmo que seja uma empresa maior que a sua e chegue ao cliente mais rápido. Além disso, é necessário definir como o seu restaurante pretende tratar preços e descontos, mesmo que não se venda o preço e sim o valor, como diferencial do seu restaurante ou um benefício, não podemos ignorar o impacto que o preço tem nos resultados de uma campanha. Por isso avalia-se a lucratividade pretendida, objetivos/metas, evolução do share de mercado, preço da concorrência, o seu diferencial em relação a concorrência e a conjuntura externa.

8 Tenha consciência de que vender é fácil, teoricamente é só baixar o preço que vende! Porém uma empresa que vender sem lucro certamente quebrará.

9 Está na hora de estudo e definição de metas para o seu restaurante!

10 Construção das metas de vendas Após a análise do histórico de vendas e definir as principais políticas e premissas, está na hora de estudo e definição de metas para o seu restaurante. Você deve possuir em seu estabelecimento um uma base de dados organizadas, atualizada e confiável. Isso porque, será através dela que podemos segmentar mercados, produtos, regiões e a partir disso será a base para todas as futuras campanhas de vendas. Uma base de dados é essencial e o ideal é ter alguém responsável só por essa parte, lembre-se, que a base de dados não é o mesmo que relação de nomes. Outro passo importante é avaliar o mercado que você irá atuar. Mesmo o Brasil sendo um território imenso de oportunidades, muitas empresas sofrem com a saturação do mercado. Por isso, é necessário identificar e qualificar geograficamente as empresas. E com a base de dados bem feita será possível responder perguntas como quem compra o que, quanto compra, quando compra, sua localização geográfica e etc. Isso permitirá selecionar as regiões de maior potencial e a partir daí, pensar em clientes e potenciais clientes, que serão a base para definir o seu mercado. E analisar o que pode/deve ser trabalhado e recuperar clientes inativos, que provavelmente estão tendenciosos a procurar os seus concorrentes.

11 Construção das metas de vendas Após essa análise completa, é possível escolher os canais de venda, ou seja a forma de vender ao mercado. Para isso deve-se olhar para a base de dados (já deu para perceber a sua importância, certo?) e a partir dela observar o que tiver maior potencial de compra, deve-se receber maior investimento. Por exemplo, se o público do seu restaurante for jovens, uma das boas maneiras de investimentos é na Internet, e se segmentar ainda mais, pode-se encontrar por exemplo público de X idade, que procura descontos em gastronomia e investir em cupons de descontos. É importante lembrar, que não serão só os clientes de maior potencial de compra, que terão uma campanha de vendas, mas eles que irão ter o maior investimento. Para analisar se os canais de venda foram satisfatórios e se obtiveram resultados, é preciso ter metas de vendas e para isso deve-se avaliar dois fatores principais: a perda de clientes em porcentagem e o aumento do valor médio de compra dos clientes remanescentes. Compare com os resultados históricos, mas lembre-se sempre que eles são apenas referências, deve-se usar a criatividade e coragem para criar metas efetivas.

12 Construção das metas de vendas Um bom resultado, ou seja, meta alcançada é sempre composto de uma equipe de vendas bem treinada, recursos e meios utilizados aproveitados da melhor maneira e controle da campanha diariamente. Partilhe com a equipe as metas e envolva todos nas vendas rumo a um objetivo previamente definido.

13 Uma empresa de sucesso, é reflexo de uma equipe de sucesso.

14 Renumeração da estrutura de vendas Quem quer aumentar as vendas, deve-se lembrar que o negócio tem que satisfazer todas as partes envolvidas, no caso de um restaurante, os clientes, o restaurante em si e os responsáveis pela venda. É importante lembrar que bons funcionários merecem ser bem renumerados justamente para não perdê-los para a concorrência, mas também deve ser proporcional aos ganhos do restaurante. Uma das formas de equilibrar isso, é trabalhar com comissões, porque permite valorizar o esforço de todas as partes. Além disso, lembrar que tem outras formas de motivação para a equipe do que o dinheiro propriamente dito, como comemorações, reconhecimentos públicos, prêmios e etc. Em uma estrutura de vendas, não se deve economizar justamente porque é um investimento. Se o canal de vendas está recebendo bem e ganhando boas comissões, é porque ele está trazendo resultados. Sempre ofereça boas condições de serviços e faça o que for necessário para facilitar o serviço de quem é responsável pelas vendas e lembre-se, transparência é tudo, por isso sempre mantenha sua credibilidade!

15 Renumeração da estrutura de vendas Ainda sobre comissões o ideal é mesclar um salário fixo e uma comissão de vendas, porque dessa forma se consegue proporcionar segurança e estabilidade e estimular a alcançar mais resultados. Criar premiações é essencial para qualquer empresa, independentemente do tamanho é uma forma de estimular toda a equipe de vendas e os resultados serão impressionantes. Uma premiação sempre deve ser clara, transparente na sua divulgação e informada atráves dos meios de comunicação, dentro de cada estabelecimento (como: cartazes, folhetos, s e etc.). A premiação deve ser para todos e não apenas para uma parte da equipe e por isso deve-se atentar aos detalhes para que o premio seja algo benéfico para qualquer um da equipe. A premiação deve ser vista como uma competição saudável entre a equipe, para assim estimular o espírito competitivo, mas sem perder os valores de união e sucesso para todos.

16 A Ticketuai foi idealizada para ajudar você a criar sua campanha de cupons de descontos. Entre em contato conosco e vamos conversar. (31)

O QUE VAMOS APRENDER?

O QUE VAMOS APRENDER? Aprenda como aumentar até 80% do valor do seu Projeto modificando o seu jeito de pensar e a forma de apresentar o seu trabalho. Entenda como aplicar técnicas e fechar mais vendas. AUMENTE O SEU VALOR O

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

Acesse umaideiaboa.com

Acesse umaideiaboa.com 1. O QUE É DROPSHIPPING? Dropshipping é uma cadeia comercial muito difundida na Europa e EUA, porém muito recente no Brasil. Nos países de primeiro mundo, existem vários exemplos de pessoas comuns que

Leia mais

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online OLÁ! SEJA BEM VINDO (A) Meu nome é Rosangela Fabrício, autora do blog GANHAR DINHEIRO com MARKETING DIGITAL. Um projeto que tem por objetivo ajudar o maior número de pessoas a ingressar nesse mercado digital,

Leia mais

Sobre a Bel. Espero que goste, Um abraço, Bel

Sobre a Bel. Espero que goste, Um abraço, Bel 0 Sobre a Bel Olá, meu nome é Isabel Porfirio, a Bel. Trabalho desde os 20 anos no chamado mundo corporativo, em Recursos Humanos e também trabalho com Marketing Digital. Você pode se perguntar porque

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

Como se tornar um excelente profissional de marketing multinível e alavancar seus resultados financeiros.

Como se tornar um excelente profissional de marketing multinível e alavancar seus resultados financeiros. Como se tornar um excelente profissional de marketing multinível e alavancar seus resultados financeiros. Introdução Se você quer se tornar um excelente profissional no marketing multinível, destacando-se

Leia mais

E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição

E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição INTRODUÇÃO Com a crescente competitividade do mercado de varejo no Brasil e a complicada situação econômica atual do país, é importante um cuidado ainda maior

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

O que é segmentação de clientes?

O que é segmentação de clientes? O que é: o segmento do cliente define o perfil do comprador, bem como seus hábitos e motivações na hora da compra. O segmento também define quais são os atributos que tornam um produto mais ou menos valioso.

Leia mais

Trate seu negócio como um negócio de um milhão! Aprenda atitudes-chave que farão toda a diferença!

Trate seu negócio como um negócio de um milhão! Aprenda atitudes-chave que farão toda a diferença! Trate seu negócio como um negócio de um milhão! Aprenda atitudes-chave que farão toda a diferença! O brilho das nossas conquistas está na forma para que para ela olhamos!!! Temos em mãos um negócio que

Leia mais

Trate seu negócio como um negócio de um milhão! Aprenda atitudes-chave que farão toda a diferença!

Trate seu negócio como um negócio de um milhão! Aprenda atitudes-chave que farão toda a diferença! Trate seu negócio como um negócio de um milhão! Aprenda atitudes-chave que farão toda a diferença! O brilho das nossas conquistas está na forma para que para ela olhamos!!! Temos em mãos um negócio que

Leia mais

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini. Gestão de pessoas

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini. Gestão de pessoas Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Gestão de pessoas 2 1 A Gestão de Pessoas ou Equipes, é um item muito importante dentro da Gestão de Projetos, pois não se pode

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

UVA E VERDE WALL Micro Franquia. Distribuição de produtos através de móveis fixos em pontos de venda

UVA E VERDE WALL Micro Franquia. Distribuição de produtos através de móveis fixos em pontos de venda UVA E VERDE WALL Micro Franquia Distribuição de produtos através de móveis fixos em pontos de venda Preste atenção neste detalhe que fará a diferença em sua operação: Se o produto encalhar nós faremos

Leia mais

POR QUE CONSOLIDAR AS INFORMAÇÕES DE VENDAS DE TODAS AS CASAS DO SEU FOOD SERVICE? COM TECNOLOGIA VOCÊ SÓ TEM A GANHAR!

POR QUE CONSOLIDAR AS INFORMAÇÕES DE VENDAS DE TODAS AS CASAS DO SEU FOOD SERVICE? COM TECNOLOGIA VOCÊ SÓ TEM A GANHAR! POR QUE CONSOLIDAR AS INFORMAÇÕES DE VENDAS DE TODAS AS CASAS DO SEU FOOD SERVICE? COM TECNOLOGIA VOCÊ SÓ TEM A GANHAR! SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO A administração de uma franquia ou de uma rede de restaurantes

Leia mais

Planejamento. Financeiro

Planejamento. Financeiro Planejamento Financeiro Porque preciso ter planejamento? 92% das famílias Brasileiras que não têm planejamento estão no vermelho. Você pode mudar esta realidade em sua casa Vamos começar! Você precisa

Leia mais

TREINAMENTO COMERCIAL

TREINAMENTO COMERCIAL TREINAMENTO COMERCIAL Potencializando a Equipe de Vendas Conceitos Equivocados Sou atendente e não vendedora; Não reconhecer a área de vendas como profissão; Não tenho dom de vender. Potencializando a

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet VOCÊ SABIA QUE COM A AJUDA DA INTERNET É POSSÍVEL MELHORAR SEUS RESULTADOS COM SEUS SERVIÇOS ELÉTRICOS E COM ISSO DOBRAR SEU

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo

PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo PLANO DE NEGÓCIOS Faça você mesmo INTRODUÇÃO É um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma

Leia mais

# COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE

# COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE 1 Sumário [ 03 ] [ 04 ] [ 06 ] [ 08 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ] INTRODUÇÃO O OBJETIVO O PÚBLICO ALVO MENSAGEM DISTRIBUIÇÃO RESULTADOS CONCLUSÃO COLOR PLUS BRINDES 2

Leia mais

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 2

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 2 UNIVERSIDADE RED JACKET Módulo 2 2 LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING INDUSTRY. VENDAS Objetivos: Entender o papel de uma Consultora de Beleza e o que é preciso para ter sucesso

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo IV: Mais negócios Índice Introdução Como adicionar mais negócios Negócios lucrativos 03 05 07 2 Introdução Olá, Nessa quarta parte da nossa série iremos

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

Planejamento. Financeiro. de sucesso. Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como!

Planejamento. Financeiro. de sucesso. Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como! Planejamento Financeiro de sucesso Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como! Porque preciso ter planejamento? 92% das famílias Brasileiras que não têm planejamento estão no vermelho. Você pode mudar

Leia mais

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider.

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider. Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa kamila schneider Quanto custa? 14 julho2011 www.portalmercadobrasil.com.br Fator fundamental na hora

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira.

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira. BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre educação financeira. PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

BOAS PRÁTICAS. Cornélio 2

BOAS PRÁTICAS. Cornélio 2 21 25 de Maio de 2015 Edição nº29 BOAS PRÁTICAS Cornélio 2 Qual o segredo para ter um dos maiores engajamentos e menores rotatividades da Companhia? Hoje, vamos revelar mais algumas dicas que podem te

Leia mais

O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS

O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS O GUIA PARA CRIAÇÃO DE PERSONAS #1 #2 #3 #4 UMA INTRODUÇÃO A BUYER PERSONAS SCRIPT DE ENTREVISTA DAS BUYER PERSONAS O TEMPLATE DE BUYER PERSONAS UM EXEMPLO DE BUYER PERSONAS 1. INTRODUÇÃO A BUYER PERSONAS

Leia mais

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS GESTÃO DE NEGÓCIOS Estruturando os métodos e filosofia da empresa: Aplicar um sistema de administração e gestão eficiente e continuo é o fundamento inicial para qualquer

Leia mais

Fechamento de Vendas!!!

Fechamento de Vendas!!! Fechamento de Vendas!!! Não é necessário saber vender ou ser uma grande oradora para ter sucesso em Mary Kay. Pois os produtos vendem por si só. O que é imprescindível é atitude, entusiasmo, disciplina

Leia mais

Instagram A rede social que mais cresce nos últimos tempos

Instagram A rede social que mais cresce nos últimos tempos Instagram A rede social que mais cresce nos últimos tempos O G1 recentemente disse que 40 milhões de brasileiros utilizam o Instagram mensalmente. E quando eu vejo uma massa de pessoas tão grande, automaticamente

Leia mais

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio IDEALIZA DIGITAL Marketing Digital Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio AGÊNCIA IDEALIZA DIGITAL Consultoria em marketing digital e vendas online agenciaidealizadigital.com MARKETING DIGITAL E S T

Leia mais

GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA

GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA Introdução...3 Por que minha academia precisa de um plano de Marketing?...6 Como ele deve ser feito?... 11 Conclusão...20 Sobre a RadioAcademia...22

Leia mais

Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni

Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni Sucesso no contexto da promoção? O sucesso de uma campanha promocional, à

Leia mais

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora?

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Se a resposta for sim, tenho certeza de que você já passou, ou pode até estar

Leia mais

2. Análise de Mercado

2. Análise de Mercado 22 2. Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes O que é e como fazer Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas

Leia mais

7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa

7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa 7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa Conheça dicas simples e práticas para levar o seu negócio ao sucesso através de uma boa gestão. ÍNDICE 1 Definir o seu preço de venda 2 Analisar o seu

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

E-BOOK MÉTODO SER AFILIADO

E-BOOK MÉTODO SER AFILIADO E-BOOK MÉTODO SER AFILIADO CIDA MARIA SUMÁRIO 01 O QUE É O MARKETING DE AFILIADOS 02 PROGRAMAS DE AFILIADOS 03 MONTAR A ESTRUTURA DO NEGOCIO 04 ALINHAMENTO MENTAL 05 DEFINIR PUBLICO ALVO 06 SER AUTORIDADE

Leia mais

10 Passos para Trabalhar na Internet como Afiliado

10 Passos para Trabalhar na Internet como Afiliado 1 10 Passos para Trabalhar na Internet como Afiliado Sumário Introdução.. 2 1 - Mentalidade. 3 2 - Nicho de Mercado.. 3 3 - Público alvo. 4 4 - Produto 4 5 - Divulgação... 5 6 - Estratégias... 5 7 - Marketing

Leia mais

DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS

DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS DICAS PRÁTICAS DO SEBRAE PARA O SEGMENTO FITNESS FICHA TÉCNICA Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro Sebrae/RJ Rua Santa Luzia 685, 7º andar, Centro Rio de Janeiro RJ

Leia mais

SUMÁRIO O TAMANHO DO MERCADO CONHEÇA O M.E.R.E.O. QUEM DEVE INVESTIR? QUANTO VOCÊ PODE GANHAR? POR QUE INVESTIR? QUERO SER UM M.E.R.E.O.

SUMÁRIO O TAMANHO DO MERCADO CONHEÇA O M.E.R.E.O. QUEM DEVE INVESTIR? QUANTO VOCÊ PODE GANHAR? POR QUE INVESTIR? QUERO SER UM M.E.R.E.O. Como ganhar dinheiro SUMÁRIO 03 O TAMANHO DO MERCADO 07 CONHEÇA O M.E.R.E.O. 08 QUEM DEVE INVESTIR? 10 QUANTO VOCÊ PODE GANHAR? 13 POR QUE INVESTIR? 17 QUERO SER UM M.E.R.E.O. QUANTAS PESSOAS VOCÊ PODE

Leia mais

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO FINANCEIRO: SUA BASE PARA UMA HISTÓRIA DE SUCESSO!

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO FINANCEIRO: SUA BASE PARA UMA HISTÓRIA DE SUCESSO! Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO FINANCEIRO: SUA BASE PARA UMA HISTÓRIA DE SUCESSO! OLÁ! Hoje vamos falar sobre a importância de um bom planejamento financeiro,

Leia mais

As 2 Melhores Maneiras de Ganhar Dinheiro com POLISHOP

As 2 Melhores Maneiras de Ganhar Dinheiro com POLISHOP As 2 Melhores Maneiras de Ganhar Dinheiro com POLISHOP Por Hermann Greb Mentor e Empreendedor Polishop Copyright 2016 Hermann Greb - Direitos Reservados Qualquer pessoa que deseje iniciar um negócio próprio

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

RESUMÃO VOLUME 3 - FECHAMENTO E DICAS EXTRAS

RESUMÃO VOLUME 3 - FECHAMENTO E DICAS EXTRAS RESUMÃO VOLUME 3 - FECHAMENTO E DICAS EXTRAS O que você vai encontrar neste ebook Passo 5 - Fechamento Bonus - Dicas extras INTRODUÇÃO Este E-book foi escrito com a intenção de facilitar as vendas e negociações

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER:

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER: Neste e-book não irei abordar sobre dicas, macetes ou conteúdos simplesmente teóricos. Quero te mostrar um processo de 5 etapas para aumentar o seu tráfego e consequentemente aumentar seu número de leads,

Leia mais

Porque preciso ter planejamento?

Porque preciso ter planejamento? Porque preciso ter planejamento? 92% das famílias Brasileiras que não têm planejamento estão no vermelho. Você pode mudar esta realidade em sua casa Vamos começar! Você precisa agora de papel e lápis!

Leia mais

QUER VENDER POR QUANTO?

QUER VENDER POR QUANTO? QUER VENDER POR QUANTO? Guia para definição de preços e sobre como realizar promoções. 1 QUER VENDER POR QUANTO? Guia para definição de preços e sobre como realizar promoções. 3 ÍNDICE Introdução 5 Capítulo

Leia mais

Você está em busca de CRESCIMENTO? SEJA CONSTANTE!!!

Você está em busca de CRESCIMENTO? SEJA CONSTANTE!!! Você está em busca de CRESCIMENTO? SEJA CONSTANTE!!! Constância Significado: Qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula etc... assiduidade, frequência. Persistência, insistência!

Leia mais

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK.

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. Marketing Digital: Redes Sociais POR QUE VOCÊ ESTÁ PARADO? Se todos estão na montanha, é lá que você deve estar. Se o que você quer é ser visto, não faz sentido

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

Como Começar a Lucrar Com Comida - Fácil e Rápido!

Como Começar a Lucrar Com Comida - Fácil e Rápido! Como Começar a Lucrar Com Comida - Fácil e Rápido! Copyright - Lucrar com Comida Todos os Direitos Reservados!1 A GRANDE OPORTUNIDADE - Lucros rápidos, com baixo risco e pouco investimento Iremos mostrar

Leia mais

GUIA BÁSICO. Como usar as redes sociais para impulsionar o negócio

GUIA BÁSICO. Como usar as redes sociais para impulsionar o negócio GUIA BÁSICO Como usar as redes sociais para impulsionar o negócio OLÁ! Obrigado por baixar o ebook GUIA BÁSICO - Como usar as redes socias p ara impulsionar o negócio As redes sociais não podem mais ser

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

Preço. Como precificar meus produtos e serviços?

Preço. Como precificar meus produtos e serviços? Preço Como precificar meus produtos e serviços? Precificação deve ser coerente com o a estratégia de marketing adotada e o custo associado. Ninguém precifica esperando prejuízo! Ao colocar um preço em

Leia mais

Criando uma promoção de vendas que funciona

Criando uma promoção de vendas que funciona Muita gente não sabe a hora certa ou como fazer uma promoção adequada às necessidades mercadológicas de suas empresas. Trata-se de uma estratégia de mercado que tem diferentes objetivos que devem ser bem

Leia mais

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 6 dicas para você alcançar sua liberdade financeira trabalhando com negócios online... 5 1-Criar

Leia mais

Parabéns! Esse é seu E-book. Passaporte para o Sucesso

Parabéns! Esse é seu E-book. Passaporte para o Sucesso Parabéns! Esse é seu E-book c Passaporte para o Sucesso Olá, eu sou Rosangela Empreendedora Digital e criadora do Site Passaporte Para o Sucesso. Sou brasileira e atualmente vivo na Espanha, graças a esse

Leia mais

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Faça seu planejamento de maneira rápida usando o IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode te ajudar a antecipar diversas situações e deixar

Leia mais

apresentação profissional

apresentação profissional Como uma apresentação profissional pode aumentar suas vendas e otimizar o seu EAD Sumário Introdução A visão do aluno A importância de uma plataforma EAD personalizável A importância de conteúdos com uma

Leia mais

6 Erros mais comuns na sua estratégia de Precificação

6 Erros mais comuns na sua estratégia de Precificação Nesse artigo falaremos sobre: Como a estratégia de precificação pode mudar o seu negócio 6 Erros mais comuns na sua estratégia de Precificação Como fazer a sua precificação Como a estratégia de precificação

Leia mais

Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira

Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira Índice Introdução 3 Capitalização para poupar dinheiro e criar disciplina financeira Faça seu sonho acontecer 6 11 Introdução

Leia mais

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado 5 sinais de que seus dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas Dados confiáveis e oportunos eles estão no âmago do sucesso de nossa organização - especialmente, quando você tem múltiplas

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Marketing para Marcenarias. 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS

Marketing para Marcenarias. 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS Marketing para Marcenarias 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS Marcenaria como um negócio SONHO CONQUISTADO! Você é seu chefe e seus clientes te pagam pela sua criatividade, habilidades em marcenaria

Leia mais

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 2

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 2 UNIVERSIDADE RED JACKET Módulo 2 2 LOREM IPSUM IS SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING AND TYPESETTING INDUSTRY. VENDAS Objetivos: Entender o papel de uma Consultora de Beleza e o que é preciso para ter sucesso

Leia mais

Aprenda como tirar a Certificação!

Aprenda como tirar a Certificação! 2 Aprenda como tirar a Certificação! A Certificação Scrum Master pode representar um grande salto para sua carreira. O profissional Certificado como Scrum Master passa a ser visto de modo muito positivo

Leia mais

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar.

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Planejamento Financeiro Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Sevocêestánomaiorramodeatividadeda indústria brasileira onde NÃO HÁ CRISE e está

Leia mais

NOZERO do Anderson Chipak Funciona Mesmo é Confiável? NOZERO do Anderson Chipak Funciona Mesmo é Confiável?

NOZERO do Anderson Chipak Funciona Mesmo é Confiável? NOZERO do Anderson Chipak Funciona Mesmo é Confiável? NOZERO do Anderson Chipak Funciona Mesmo é Confiável? Olá pessoal hoje saiu o lançamento do NOZERO o novo curso do Anderson Chipak porém muitos estão perguntando se o curso funciona mesmo, será que o curso

Leia mais

GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS?

GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS? GUIA DESCOMPLICADO: COMO GERENCIAR SUA REDE DE LOJAS DE MÓVEIS? INTRODUÇÃO 3 CENTRALIZE O GERENCIAMENTO COM UM SOFTWARE 5 MANTENHA A QUALIDADE EM TODA A SUA REDE 10 ANALISE OS CANAIS DE VENDA DE CADA LOJA

Leia mais

Questões Logísticas nas Guerras

Questões Logísticas nas Guerras Questões Logísticas nas Guerras Para onde e como deslocar as tropas? Que tipo de armas e equipamentos serão necessários? Quais as necessidades da tropa? Quem irá fornecer as armas, medicamentos, etc? Como,

Leia mais

1 passo: Identificar perfil da pessoa entrevistada. Objetivo: saber tipo de abordagem a ser feita

1 passo: Identificar perfil da pessoa entrevistada. Objetivo: saber tipo de abordagem a ser feita 1 passo: Identificar perfil da pessoa entrevistada Objetivo: saber tipo de abordagem a ser feita 2 passo: Identificar os objetivos da pessoa entrevistada Objetivo: Identificar se interesse restrito nas

Leia mais

PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE

PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE Faz sentido, certo?... Para vender um produto ou serviço, a primeira coisa que você deve fazer é ter clareza sobre QUEM é seu cliente ideal, onde ele está e quais são seus

Leia mais

Festas de Final de Ano

Festas de Final de Ano Festas de Final de Ano Aproveitar O MELHOR da temporada significa: NOVAS CLIENTES, DINHEIRO NO BOLSO, CRESCIMENTO DE EQUIPE. Estratégia de Vendas 1. Comunicar 2. Entrar em Contato Com antigas e novas clientes

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA RESUMO Quando falamos em marketing, o que vem em mente da maioria das pessoas

Leia mais

A chave para o crescimento do seu negócio Mary Kay

A chave para o crescimento do seu negócio Mary Kay A chave para o crescimento do seu negócio Mary Kay Os inícios são a chave do crescimento de seu negócio Ter o hábito de iniciar significa conquistar o mecanismo multiplicador de seu negócio Através dos

Leia mais

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PRECIFICAÇÃO Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PREÇO: É o valor monetário pelo qual comprador e vendedor estão dispostos a realizar uma troca comercial. Para o comprador: Valor monetário que

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 13 Tema: Planejamento de tecnologia

Leia mais

Principais tendências Black Friday Brasil

Principais tendências Black Friday Brasil Originada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data extremamente atraente tanto para empresas que desejam alavancar suas vendas quanto para os consumidores que encontram descontos exclusivos e imperdíveis.

Leia mais

17 Maneiras Infalíveis de Ganhar Dinheiro Online

17 Maneiras Infalíveis de Ganhar Dinheiro Online 17 Maneiras Infalíveis de Ganhar Dinheiro Online Você já pensou em aumentar a sua renda sem precisar sair de casa? Ou ainda, obter sucesso em um negócio pela Internet, e ser seu próprio chefe? Através

Leia mais

TREINAMENTO CRIAR UM NEGÓCIO ONLINE

TREINAMENTO CRIAR UM NEGÓCIO ONLINE OLÁ, SOU VILMAR GWIAZDECKI EMPREENDEDOR DIGITAL E NESSE EBOK VOU TE DAR 9 IDEIAS PARA GANHAR DINHEIRO COM A INTERNET EM 2018 Se o assunto ganhar dinheiro com a Internet interessa a você, a melhor dica

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Sistemas de informação que têm por finalidade facilitar as relações da organização com seus clientes atuais e

Leia mais

Existem várias definições para varejo. Sua essência é a comercialização de produtos e serviços a consumidores finais. Henry Richter (1954, p.

Existem várias definições para varejo. Sua essência é a comercialização de produtos e serviços a consumidores finais. Henry Richter (1954, p. AULA 15: As mudanças decorrentes da abertura de mercado por meio da globalização vêm modificando o mercado de varejo, principalmente com a vinda de fortes grupos do exterior, o que gera grande competitividade

Leia mais

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera rsromera@hotmail.com Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu

Leia mais

Planilha Fluxo de caixa

Planilha Fluxo de caixa Planilha Fluxo de caixa Manual de uso para a planilha Fluxo de caixa Clique acima para assistir o manual em vídeo, feito pela equipe acelere.vc, uma empresa do grupo Voitto. Índice Entenda a Ferramenta

Leia mais

Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce

Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce Alex Angelo Tiburcio: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Curso de Administração. MS, Brasil.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

TEMOS 5 MANEIRAS DE VENDER

TEMOS 5 MANEIRAS DE VENDER TEMOS 5 MANEIRAS DE VENDER No Papel: e mail, cartões, the look; No Show: Datas especiais, dia da Beleza No Caminho: Amostras, mão de seda Na Linha: Reposição No rosto: Sessão de Cuidados da Pele VOCÊ CONSULTORA/DIRETORA

Leia mais

Avalie o seu perfil empreendedor

Avalie o seu perfil empreendedor Notícias Idegi n⁰6 Avalie o seu perfil empreendedor Você possui perfil empreendedor? O próprio negócio é o desejo de muitos profissionais, independente da faixa etária. Obter a independência profissional,

Leia mais

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais!

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Personalidades Você dá início a esta jornada rumo ao sucesso seguindo duas regras: 1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Mary Kay Ash Como realizar entrevistas com cada tipo de personalidade? Pasta

Leia mais