A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO"

Transcrição

1 A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

2 Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa um processo onde os instrumentos possibilitam uma intervenção consciente da realidade, na perspectiva de transformação.

3 A experiência adquirida até a faixa etária por volta dos 10 anos de idade, são importantes nas relações da vida futura dos alunos, por isso essas experiências devem ser bem organizadas para que sejam marcantes.

4 A escola, contribui para as mudanças sociais na vida do aluno. A sociedade está mais competitiva, por conta disso se mostra a necessidade de se modificar esse modo de viver. Através da educação física podemos propor novas vivências aos alunos Aplicando atividades de cooperação através dos conteúdos da E.F. Jogos cooperativos excluindo a metodologia individualista e competitiva.

5 É fundamental que o professor seja exemplo para as crianças de compartilhar, ajudar e cooperar, pois para educar exige participação e aprendizagem.

6 Para trabalhar a cooperação, sugere-se como base a pedagogia histórico-crítica. Segundo Gasparin (2009) a pedagogia histórica - crítica é articulada em cinco momentos: Prática social inicial do conteúdo, problematização, instrumentalização, Cartase, e Prática social final do conteúdo.

7 A prática social inicial, que se caracteriza como uma preparação. Desafia o aluno a dizer o que gostaria de saber mais sobre o tema. O professor dialoga com o aluno procurando saber o conhecimento já adquirido pelo mesmo. Isso se mostra importante, pois o professor sabe que ação serve para fazer o aluno chegar ao nível superior.

8 A junção da prática inicial com o conhecimento elaborado. Procura identificar os principais problemas colocados pela prática e pelo conteúdo. Conversando a partir da visão do aluno. Desenvolve o processo de transformar o conteúdo formal em atividades mais difíceis. A problematização prepara o aluno para analisar e aprender o conteúdo em suas múltiplas dimensões.

9 A instrumentalização a qual se realiza no ato do professor e do aluno, o trabalho do professor se dá através de levar o aluno a refletir sobre os conceitos propostos. Fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja um instrumento para transformar o aluno em um cidadão mais autônomo.

10 A fase onde o aluno manifesta para si mesmo o quanto ele aprendeu. É o novo conhecimento que ele adquiriu através dos estudos. Expressa a conclusão do processo pedagógico conduzido de forma coletiva para a aprendizagem individual e subjetiva do conhecimento.

11 A Prática social final, que é a confirmação de que o aluno agora já consegue realizar a tarefa que antes precisava de ajuda, agora realiza sozinho. Essa fase permite ao aluno ter mais autonomia. Ter uma nova postura em relação ao conteúdo, ter novas atitudes.

12 A prática social inicial é o conhecimento que os alunos já têm. Os próximos passos são colocar mais problemas aumentar a dificuldade da tarefa. A instrumentalização acontece quando o professor traz o conhecimento, e a catarse é quando o aluno pega o que já sabe, o que o chamou a atenção, o que o professor trouxe de conhecimento e assimila a uma nova elaboração de conhecimento. Este momento é a prática teórica. No quinto passo o aluno mostra o resultado de todo esse processo que é a nova pratica social do aluno.

13 No processo de ensino aprendizagem com caráter cooperativo se adota muitos elementos da pedagogia histórica crítica como se pode ver:

14 -No início do ensino cooperativo deve acontecer a vivência, incentivar e valorizar a participação de inclusão de todos, respeitando o limite de cada um. - O segundo momento é a reflexão a onde se incentiva o aluno a refletir sobre o jogo e as possibilidades de modificação, havendo sempre bastante dialogo, procurando melhorar a participação e aprendizagem de todos. -O terceiro momento é transformação, onde se tenta aplicar as mudanças discutidas durantes os diálogos do segundo momento. O processo do jogo cooperativo é composto pela ação reflexão ação melhorada.

15 Por isso recomenda-se essa metodologia, baseada na pedagogia histórica crítica, e nas orientações cooperativas, logo nos anos iniciais do ensino fundamental, colocando os valores humanitários que estão presentes nos ideais cooperativos.

16 Em relação às estratégias e técnicas de intervenção nas aulas que possibilitem promover a cooperação, as recomendadas são as participativas e ativas, onde o aluno seja motivado a se manifestar verbalmente e motoramente, tentando resolver problemas. Pois tendem a ser duradoras mexendo também com os sentimentos das crianças.

17 Segundo Piaget (1996) e Almeida (2011), deve se iniciar as atividades cooperativas logo nos primeiros anos, 1, 2 e 3 series, para obter maior sucesso. Sarabia (2000) colocar outras técnicas como: troca de papeis, diálogos e discussões, exposição em público, e tomada de decisões. -Troca de papeis: ocorre quando se solicita para que o aluno assuma o papel de outra pessoa, tendo por objetivo ter novas percepções e a avaliação da outra pessoa. -Diálogos e discussões: Estimula o aluno a se expressar, a favor ou contra a algum objeto ou pessoa.

18 -Exposição em público: pode ser através de jogos ou alguma apresentação a pessoas próximas do aluno, a onde ele vai estar sujeito a ser julgado e avaliado, isso pode interferir na auto-estima e auto-conceito do aluno. Esse desafio pode gerar mudança no comportamento, e obrigar o aluno a se envolver mais para adquirir maior conhecimento, tendo um melhor resultado do que uma prova. -Tomada de decisão: Se da através da possibilidade que o professor da para o aluno fazer escolhas em determinadas situações, como por exemplo, dar a liberdade de o aluno juntamente com o professor escolher o objetivo da aula ou da atividade, isso cria no aluno o processo democrático e a autonomia.

19 Segundo Sarabia (2000), não é o suficiente explicar a atividade, se deve discutir, refletir e avaliar com os alunos os conceitos envolvidos na atividade. Segundo Soler (2008) ao propor um jogo cooperativo se deve agir como um facilitador e mediador, fazer com que o aluno se coloque no lugar do outro, pois isso facilita o jogo. Quanto mais os alunos perguntarem e interferirem melhor é, pois isso leva a uma satisfação pessoal. Para essas atitudes se da o nome de cooperação.

20 *Comunicativo: não só explicar, mas transmitir os valores presente no jogo. *Amável - amigo: amigo companheiro, solidário. *Criativo: Saber quando sugerir mudança, ou realizar alguma adaptação. *Flexível: Quando ocorrer um imprevisto, ter capacidade para mudar. *Alegre: motivar a alegria durante o jogo. *Sensível: as necessidades do grupo *Paciente: saber esperar caso o ritmo não seja como o esperado. *Sensitivo: Estar atento através de todos os sentidos.

21 *Qual é o espaço destinado para o jogo. Onde. Como é o local. *Qual o numero de participantes. *Qual a idade dos participantes. *Qual o objetivo. Unir quebrar o gelo. *Qual a disposição do grupo. Querem jogar. Se conhecem. *Quais materiais vou usar.

22 *Sempre demonstrar a atividade *Ajudar sempre que preciso *Elogiar o acerto e nunca destacar o erro. *Ajuda gestual algumas crianças precisam ver para entender a tarefa. * O jogo deve ser desafiador e interessante. *Todos devem participar. Para um bom andamento da aula, devemos propor: *Propor regras, em vês de impô-las *Estimular a troca de idéias. *Deixar o grupo responsável por respeitar as regras e criar soluções criativas. *Deixar julgar qual regras acham melhor. Estimular o desenvolvimento da autonomia. *Propor ações que tenham que ser trabalhas mentalmente ativas.

23 Sempre dialogar com os alunos após o jogo, para que os mesmos reflitam sobre suas ações, e possam criar uma relação do jogo com a vida. O diálogo é importante pois os alunos vem o professor como alguém de confiança ao grupo. È importante indagar os alunos sobre quais habilidades foram trabalhadas e quais os pensamentos em relação à atividade.

24 Para que a cooperação seja mais presente deve haver um esíimulo por parte da escola e da família. Pois só assim para se ter uma abordagem cooperativa no dia a dia. Deve haver uma conversa sobre a violência presente nos games e na mídia. Fazendo com que desde pequenos possam refletir sobre essas atitudes, e para que possam ver que é possível viver em harmonia respeitando as diferenças do outro. Se o ambiente da turma não for propicio, o processo de ensino aprendizagem será falho. O indicado é que no início do ano letivo, tenha uma conversa com os alunos, colocando quais regras devem existir. Mostrando a importância dos comportamentos de respeito ao próximo, a inclusão, cooperação.

25 Segundo Varela (1995) uma característica metodológica fundamental é o amor. Pois sem amor a aceitação do outro ao nosso lado, não há socialização, e por consequência, não haverá humanidade. Freire e Scaglia (2003) nos mostram que se a criança passa a bola para um colega depois de ter conquistado a mesma, é uma atitude amorosa pois a bola é algo valioso para a criança. O professor deve ser o exemplo e incentivar essas atitudes e outras maneiras de ajuda. Pois a ajuda é também uma atitude amorosa. Para ensinarmos a amar devemos propor situações onde atitudes amorosas aconteçam.

26

INDICADORES DE QUALIDADE

INDICADORES DE QUALIDADE ANEXO IV INDICADORES DE QUALIDADE Descrição dos Indicadores Qualitativos: a) Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado. Esse indicador nos convida dar tempo ao tempo e respeitar o tempo de

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 3.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física

Leia mais

EB1/PE das Figueirinhas

EB1/PE das Figueirinhas EB1/PE das Figueirinhas Este projeto foi criado no ano 2012/2013 com o intuito de diminuir um dos grandes problemas da escola: A indisciplina nos recreios. A paz não é a ausência de conflitos, é a capacidade

Leia mais

IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO.

IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO. IMAGINAR É PENSAR, CRIAR É UM DESAFIO. PROJETO CURRICULAR ESCOLA ANO LETIVO 2017/2018 A educação artística promove e contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e o desenvolvimento da criatividade,

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 4.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Priscila Cavalcante Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE Priscilacavalcante-@hotmail.com Resumo A importância de uma educação pública

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS EducaçãoInfantil PEDAGOGIA DE FREINET Prof. StephanieGurgel Celestin Freinet pedagogo e anarquista francês - Contexto de pós guerra - Escola Nova (Anísio Teixeira) - Precursor

Leia mais

CADÊ O PAR? JOGO DE INCLUSÃO

CADÊ O PAR? JOGO DE INCLUSÃO 15 Eixo: Práticas para Educação Especial SILVA,Geovana de Deus da 1 VIDA,Giselle Marina Rinaldi Vida 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Assim como no Ensino Regular, na Educação Especial o processo educacional

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS JULHO DE 2018 Conforme estabelecido no DL n.º 55/2018, de 6 de julho, e ainda nas Portarias 223-A/2018, de 3 de agosto e 226- A/2018, de 7 de agosto, as Aprendizagens Essenciais (AE) são o conjunto comum

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas ENSINO FUNDAMENTAL I Palavras e Sentimentos Em prosa e verso Reconhecer e distinguir os Roda de conversa: explorar os diversos ; incentivar os alunos a perceberem o valor do que sentimos; explicar a importância

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA A leitura de mundo precede a leitura da palavra Paulo Freire

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 3.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do Ensino

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS JULHO DE 2018 Conforme estabelecido no DL n.º 55/2018, de 6 de julho, e ainda nas Portarias 223-A/2018, de 3 de agosto e 226-A/2018, de 7 de agosto, as Aprendizagens Essenciais (AE) são o conjunto comum

Leia mais

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English O que é ensino bilingue? A escola bilíngue objetiva ensinar, por meio das línguas, conteúdos de diversas disciplinas,

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem COMPREENSÃO (principal) Tenho a habilidade de juntar informações soltas e formular ideias que fazem sentido. Frequentemente

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ESCOLA BÁSICA DE VALADARES OFERTA COMPLEMENTAR DE ESCOLA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Introdução A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES.

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. Educar para um Mundo em Mudança. Educar para Mudar o Mundo. Maria Emília Brederode Santos PERFIL DO ALUNO 2 INTRODUÇÃO As mudanças no mundo, hoje,

Leia mais

Celismar Bezerra da Silva Larissa Valéria. Osana lourenço

Celismar Bezerra da Silva Larissa Valéria. Osana lourenço Celismar Bezerra da Silva Larissa Valéria Marcos Paulo Osana lourenço Mozar Carlos Pereira Ricci Leda Parra Barbosa-Rinaldi Vânia de Fátima Matias de Souza http://www.efdeportes.com/ Revista Digital -

Leia mais

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE)

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) AVALIAÇÃO Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) REFLEXÃO Porque é que a avaliação é tão importante? Que tipo de avaliação é feita na sua instituição? Alterar os métodos de avaliação "Se você quer

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social Avaliação Final Nomes Formação Pessoal e Social IDENTIDADE/ AUTOESTIMA Identificar as suas caraterísticas individuais Reconhecer laços de pertença a diferentes grupos Expressar necessidades, emoções e

Leia mais

Educopédia - Experiência de Sucesso na Alfabetização em contextos digitais. Luciane Frazão Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro

Educopédia - Experiência de Sucesso na Alfabetização em contextos digitais. Luciane Frazão Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro Educopédia - Experiência de Sucesso na Alfabetização em contextos digitais Luciane Frazão Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro Na sociedade atual, a mídia e as tecnologias da informação e da

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 4.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do Ensino

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social Avaliação Diagnóstica Nomes Formação Pessoal e Social IDENTIDADE/ AUTOESTIMA Identificar as suas caraterísticas individuais Reconhecer laços de pertença a diferentes grupos Expressar necessidades, emoções

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

Organização do Espaço Físico na Creche

Organização do Espaço Físico na Creche Organização do Espaço Físico na Creche O Espaço Físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Como afirma Antonio Viñao Frago, referindo-se ao espaço

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS BOSSARDI, Simone Maria¹ ABREU, Márcia Loren Vieira² VEADRIGO, Eliza³ ¹Professora de Educação Infantil. Instituição: Escola Municipal

Leia mais

Dicas para melhor desempenho escolar do aluno e do ambiente familiar. CENTRO EDUCACIONAL STELLA MARIS CONGREGAÇÃO CLARETIANA

Dicas para melhor desempenho escolar do aluno e do ambiente familiar. CENTRO EDUCACIONAL STELLA MARIS CONGREGAÇÃO CLARETIANA CENTRO EDUCACIONAL STELLA MARIS CONGREGAÇÃO CLARETIANA Dicas para melhor desempenho escolar do aluno e do ambiente familiar. Conversar com os seus filhos é um bom começo. Ouvir o problema é meio caminho

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo. Fabiana Sanches e Rosa Maria

Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo. Fabiana Sanches e Rosa Maria Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo Fabiana Sanches e Rosa Maria As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação

Leia mais

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II 2018 Informática Educativa e Língua Portuguesa Clique na palavra para saber o que a turma 603 quer para o CPII. Retribuição é quando alguém te faz

Leia mais

INTRODUÇÃO 1º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 1º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 1º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do Ensino Básico pretendem

Leia mais

EB1/PE das Figueirinhas

EB1/PE das Figueirinhas EB1/PE das Figueirinhas A PAZ NÃO É A AUSÊNCIA DE CONFLITOS, É A CAPACIDADE DE RESOLVÊ-LOS SEM PREJUDICAR AO OUTRO OU A SI MESMO. UMA CRIANÇA MADURA PARA O CONFLITO É UMA CRIANÇA MADURA PARA A PAZ. Resolver

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que RBEBBM -01/2001 A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que Autores:José A. Valente Afiliação:Departamento de Multimeios e Nied - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas - SP javalente@unicamp.br

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Jogos Cooperativos Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos, que trabalha as competências

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular)

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) Domínios/Subdomínios Ponderação (85%) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) Operacionalização/Indicadores 7º Ano de Escolaridade Instrumentos de avaliação AE:

Leia mais

INTRODUÇÃO 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física

Leia mais

UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL UM OLHAR LÚDICO PARA O ENSINO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL TIMON, OUTUBRO DE 2014 Ludicidade Este II Encontro Pedagógico tem como objetivo incentivar o trabalho lúdico dentro da sala de aula da Escola Bíblica

Leia mais

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO:

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I- TURMA: 3º

Leia mais

PROJETO. Educar para um Desenvolvimento Sustentável

PROJETO. Educar para um Desenvolvimento Sustentável PROJETO Educar para um Desenvolvimento Sustentável Contextualização Neste biénio, o Colégio do Bom Sucesso, escolheu para desenvolver o tema Educar para um Desenvolvimento Sustentável, que será desenvolvido

Leia mais

OFICINA COM OS DISCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE- CAMPUS PORTO VELHO RELATÓRIO

OFICINA COM OS DISCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE- CAMPUS PORTO VELHO RELATÓRIO OFICINA COM OS DISCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE- CAMPUS PORTO VELHO RELATÓRIO UNIR, 2016 OFICINA COM OS DISCENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE- CAMPUS PORTO VELHO RELATÓRIO

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno

Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno Educação Física 5º e 7º ano Perfil do Aluno Tendo em conta a legislação saída recentemente, nomeadamente o Decreto-lei nº 54/ 2018 (escola inclusiva) e o Decreto-Lei nº 55/ 2018 (Revisão curricular) de

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 QUEM É O PROFESSOR? QUEM É O ALUNO? COMO DEVE SER O ENSINO? COMO

Leia mais

1ª Letícia Gontijo de Carvalho. Formação Humana e Cristã

1ª Letícia Gontijo de Carvalho. Formação Humana e Cristã Formação Humana e Cristã 1ª Letícia Gontijo de Carvalho 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 Compreender o processo de construção do sujeito, que pressupõe o conhecimento

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis Nível 1 Regista uma aquisição de conhecimentos muito fraca ou nula. Não desenvolve competências mínimas essenciais. Revela muitas

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE UMA REDE EUROPEIA DE COOPERATIVAS COMUNITÁRIAS A VOZ UNIDA PARA AS COOPERATIVAS COMUNITÁRIAS

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE UMA REDE EUROPEIA DE COOPERATIVAS COMUNITÁRIAS A VOZ UNIDA PARA AS COOPERATIVAS COMUNITÁRIAS ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE UMA REDE EUROPEIA DE COOPERATIVAS COMUNITÁRIAS A VOZ UNIDA PARA AS COOPERATIVAS COMUNITÁRIAS Introdução Redes como exemplos para compartilhar, aprender e aplicar Trabalhando

Leia mais

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso ANO LETIVO: 2016/2017 Amadeo de Souza-Cardoso Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento Dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei 139/2012, na sua redação atual, e no Despacho normativo nº 1-F/2016,

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - P A F C DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA : 620 - EDUCAÇÃO FÍSICA COMPONENTE DO CURRÍCULO /DISCIPLINA: Educação Física NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo ANO: 7.º CURSO: - - - -

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) 5º Ano de Escolaridade Domínios / Subdomínios Aptidão física avalia-se o nível de desenvolvimento da aptidão física através

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO ENSINO TECNOLÓGICO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO ENSINO TECNOLÓGICO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO ENSINO TECNOLÓGICO 01/03/2018 Aprendizagem Baseada em Projeto 1 PERFIL DO JOVEM ATUAL (Geração NET) Não tem paciência para estudar/trabalhar; Dificuldade para aprendizagem

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 1º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do Ensino

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR I GINCANA CULTURAL CRIANÇA FELIZ JGL IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2012 2 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

Projeto Mediação Escolar e Comunitária

Projeto Mediação Escolar e Comunitária Projeto Mediação Escolar e Comunitária Sistema de Proteção Escolar SPEC O Sistema de Proteção Escolar Projeto Mediação Escolar e Comunitária Objetivos do projeto: Implantar a ação mediadora em todas as

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL

5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO Temas Competências Conteúdos Atividades/Estratégias Avaliação 1. Vida Escolar 2. Educação para a Saúde Fomentar o exercício da cidadania no

Leia mais

Planejamento de ensino

Planejamento de ensino Planejamento de ensino Ensino O ENSINO: é um processo de aprendizagem que objetiva a formação ou transformação da conduta humana. A educação de hoje interessa-se pelo desenvolvimento harmônico do educando

Leia mais

Didática Aula 7. O problema da indisciplina escolar

Didática Aula 7. O problema da indisciplina escolar Didática Aula 7 O problema da indisciplina escolar Rosemeire Farias A indisciplina na escola [...] a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola e/ou a fatores que envolvem a conduta

Leia mais

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que?

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? -Ota fu miga Metodologia de uma Escola Bíblico-Catequética Método. [do gr.

Leia mais

5 PASSOS PARA APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA

5 PASSOS PARA APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA MARIA CRISTINA LOPES 5 PASSOS PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA M A R I A C R I S T I N A L O P E S A PSICOLOGIA DA DANÇA Olá! Meu nome é Maria Cristina Lopes, sou psicóloga pela PUC-Rio

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2º CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Investigação em Educação Matemática. Números

Leia mais

EDUCATERAPIA E.E. Prof. Ayres de Moura Sala 6 sessão 2

EDUCATERAPIA E.E. Prof. Ayres de Moura Sala 6 sessão 2 EDUCATERAPIA E.E. Prof. Ayres de Moura Sala 6 sessão 2 Prof.ª Adriana Dativa dos Santos Andrade Gabriela Gonçalves Henis Aluna Realização: Foco Educação Interdimensional O projeto surgiu na tutoria realizada

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

Como elaborar um plano de aula

Como elaborar um plano de aula Como elaborar um plano de aula 1º Área do conhecimento Verifique qual ou quais áreas do conhecimento serão trabalhadas nas aulas. A área do conhecimento está relacionada aos diferentes tipos de conhecimento

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO SUBÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO FUNDAMENTAL ANO:

Leia mais

Iris Maciel Pantoja

Iris Maciel Pantoja Iris Maciel Pantoja irismacielpantoja@gmail.com Modalidade de Ensino e Público Envolvido Anos finais do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos 3ª e 4ª etapa). 1472 Alunos. 73 Professores.

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais

JOGOS COOPERATIVOS: APROXIMAÇÃO, APLICAÇÃO E REFLEXÃO DE UMA PEDAGOGA

JOGOS COOPERATIVOS: APROXIMAÇÃO, APLICAÇÃO E REFLEXÃO DE UMA PEDAGOGA JOGOS COOPERATIVOS: APROXIMAÇÃO, APLICAÇÃO E REFLEXÃO DE UMA PEDAGOGA Ligia Calandro Mendes e Ronê Paiano Os jogos cooperativos, como afirma Brotto (2001), surgiram da preocupação com a excessiva valorização

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais

Leia mais

MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA Carlos Roberto Ferreira Universidade Estadual do Centro-Oeste prof.crferreira@gmail.com Resumo: Este minicurso

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Mundo dos games Mês: Maio Habilidade Socioemocional: Cooperação e empatia Período: 09 a 13 de Maio Duração: até 1h Público: Creche e Pré Descrição da atividade (resumo

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

Projeto Mediação Escolar e Comunitária

Projeto Mediação Escolar e Comunitária Projeto Mediação Escolar e Comunitária 2º Encontro 2018 Secretaria de Estado da Educação Sistema de Proteção Escolar SPEC 2º Encontro - 2018 Objetivos: 1- Caracterizar conflito e violência 2- Refletir

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

23/08/2013. Pedagogia. Sete princípiosde diferenciaçãoda qualidade profissional docente conforme Pinheiro (2013):

23/08/2013. Pedagogia. Sete princípiosde diferenciaçãoda qualidade profissional docente conforme Pinheiro (2013): Pedagogia Profª Adriana Barroso de Azevedo Planejamento das atividades de ensino: processo de construção de aula e ambiência de aprendizagem Do ensinar conteúdos à ambiência da aprendizagem desafios da

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 5º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA AO ASSENTAMENTO FLORESTA VIVEIROS, PIRAPORA- MG

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA AO ASSENTAMENTO FLORESTA VIVEIROS, PIRAPORA- MG RELATÓRIO VISITA TÉCNICA AO ASSENTAMENTO FLORESTA VIVEIROS, PIRAPORA- MG Elaborado pelos alunos: Marceli Barbosa Silva Ricardo Euclides Nazar Viçosa, dezembro 2004 1º DIA(27/11/2004) Começamos o nosso

Leia mais

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Camila Sampaio Nogueira camila.snog@hotmail.com Maria Aparecida Galdino de Souza cindysouza@hotmail.com Luiza

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA IV SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Tema: ENSINO POR PROJETOS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Metodologia da Educação Física Escolar Campus Juiz de Fora

PROCESSO SELETIVO Metodologia da Educação Física Escolar Campus Juiz de Fora Questão 01: No livro Da Cultura do Corpo, de Jocimar Daólio, o autor leva-nos a um agradável passeio pela antropologia social e desperta o interesse dos professores de Educação Física a repensar a corporeidade

Leia mais

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade. Theodore Roosevelt Página 1 ENQUADRAMENTO Os direitos humanos, nomeadamente os valores

Leia mais

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. OFICINA DE LUDICIDADE

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.  OFICINA DE LUDICIDADE OFICINA DE LUDICIDADE O QUE É LÚDICO?? O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 7º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais