Relatório da 1ª Pesquisa Regional Sobre as Iniciativas de BPM no Estado do Rio Grande do Sul

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório da 1ª Pesquisa Regional Sobre as Iniciativas de BPM no Estado do Rio Grande do Sul"

Transcrição

1 Relatório da 1ª Pesquisa Regional Sobre as Iniciativas de BPM no Estado do Rio Grande do Sul Descobrindo o perfil dos profissionais e das organizações gaúchas que buscam no BPM Day os conhecimentos para adotar e desenvolver a Gestão de Processos de Negócios. ABPMP Brasil Regional do Rio Grande do Sul 2016

2 2 Apresentação A ABPMP Brasil, através de suas gerências regionais, realiza todos os anos diversas edições do BPM Day, um evento que reúne profissionais e entusiastas da disciplina de BPM em um único dia totalmente dedicado à apresentação de casos práticos e discussão de temas relacionados ao Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management - BPM). O BPM Day Porto Alegre 2016, realizado em novembro de 2016 no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reuniu mais de 600 profissionais de quase 100 entidades da região metropolitana de Porto Alegre/RS e foi uma excelente oportunidade para manter contato com este mercado, acompanhar tendências e networking com profissionais de vários segmentos de negócio. O encontro também possibilitou a realização de uma pesquisa entre os participantes, que teve por objetivo determinar o perfil dos profissionais e das organizações por eles representadas, de forma a permitir um acompanhamento, a partir de agora, da evolução de BPM na região. Esse acompanhamento visa a contribuir com a ABPMP Brasil em seu levantamento da situação atual do BPM no país e construir uma base de comparações entre as organizações dos diferentes Estados, setores econômicos e ramos de atividade. Ao entregar o presente relatório como resultado da pesquisa realizada, a Gerência Regional da ABPMP Brasil no RS tem a satisfação e a certeza de contribuir para o autoconhecimento das empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil sobre o grau de conhecimento e maturidade na utilização de BPM na gestão de negócios e deseja, dessa forma, fornecer importante ferramenta necessária para a melhoria na gestão dos negócios e consequente aumento da satisfação de seus clientes.

3 3 Índice 04 Organizações por setor econômico Organizações por ramo de atividade 05 Receita anual Número de funcionários 06 Iniciativas de BPM Tempo de experiência com BPM 07 Motivadores para adoção de BPM Número de funcionários especializados 08 Maturidade na adoção de BPM Uso de BPMS 09 Ferramentas de BPMS 10 Certificação CBPP nas empresas Em busca da certificação CBPP 11 Considerações finais Expediente Este relatório foi elaborado pelos voluntários da Gestão Regional RS da ABPMP Brasil, com apoio das empresas patrocinadoras. Participaram deste trabalho de consolidação das informações os profissionais: Eduardo Carvalho de Souza Britto Luciano Trajano Gomes Kelly Sganderla Rafael Crumenauer

4 4 I. Cenário da adoção de BPM nas organizações gaúchas Organizações por setor econômico Benchmark é uma importante ferramenta para a tomada de decisão sobre a adoção de metodologias, boas práticas e tecnologias. Conhecer os setores da economia onde há iniciativas de BPM possibilita que as organizações identifiquem a maturidade e tendência dessa disciplina de gestão e o impacto nos mercados em que atua. A maior parte das companhias participantes da pesquisa tem foco no setor de serviços, seguidas por empresas industriais e o setor público. Organizações por ramo de atividade Da mesma forma, conhecer a evolução gerencial dos concorrentes dentro um ramo de atividade pode ajudar a decidir a velocidade necessária para a adoção de BPM. Das 85 companhias representadas pelos participantes, quase um quarto atua na área de tecnologia da informação e pouco mais de um terço em serviços de saúde, educação, financeiro e comércio varejista.

5 5 Receita anual É natural que os gestores das organizações acreditem que determinada tecnologia ou prática de mercado lhes sejam restritas em função do seu faturamento anual. Porém, organizações de diferentes tamanhos demonstram interesse em adotar ou ampliar a utilização de BPM na gestão de seus negócios e foi interessante constatar que ocorre um leve predomínio por parte das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) no interesse por BPM. Número de funcionários Embora haja um leve predomínio das organizações com mais de funcionários dentre as interessadas em gerir seus negócios através de BPM, aquelas com até 100 funcionários já identificaram os benefícios de conhecer e adotar a gestão por processos na busca pela excelência, satisfação de seus clientes e redução de custos. Ou seja, o tamanho da organização e tamanho de seu quadro funcional não é um fator que justifique a não adoção de BPM.

6 6 II. Iniciativas de BPM nas organizações gaúchas Iniciativas de BPM Quase dois terços das companhias participantes possuem iniciativas pontuais ou nenhuma iniciativa em BPM, isto é, mais da metade das organizações gaúchas representadas não tiram proveito dos benefícios da gestão por processos e poderiam estar fazendo mais e melhores negócios, com melhor desempenho. Tempo de experiência com BPM A maior parte das organizações participantes do BPM Day 2016 em Porto Alegre já passou pelos primeiros projetos em BPM e procura consolidar e ampliar seus conhecimentos na disciplina. Escolher ficar para trás não é a melhor estratégia.

7 7 Motivadores para adoção de BPM Segundo os participantes, as três principais motivações das empresas na adoção de BPM são a padronização, a melhoria e a automação dos processos de negócio. Isso demonstra que essas organizações já compreenderam o valor do BPM na obtenção de qualidade de seus produtos e serviços, na satisfação de seus clientes e eficiência operacional. Número de profissionais especializados Ainda é pequeno, em nosso Estado, o número de especialistas em processos dentro das organizações, o que demonstra um grande potencial de evolução organizacional e muitas oportunidades profissionais. E como em qualquer mercado, os pioneiros tendem a levar vantagem sobre os concorrentes.

8 8 Maturidade na adoção de BPM Na maior parte das companhias gaúchas presentes no BPM Day 2016, o principal foco do BPM é proporcionar melhorias departamentais nas empresas. O foco no cliente é apenas o terceiro lugar na lista de prioridades. Mas a consciência de que a finalidade das organizações é satisfazer cada vez mais os clientes aparece cada vez mais próxima do topo desta lista. Uso de BPMS Quase dois terços das entidades participantes já possuem ou pretendem utilizar um BPMS para suportar suas iniciativas em gestão por processos. Um terço, contudo, ainda precisa descobrir o valor da ferramenta adequada para o trabalho.

9 9 Ferramentas de BPMS Dentre as ferramentas mais populares entre as organizações participantes, destacam-se três sistemas de menor robustez, que dividem cerca de um terço do mercado. Outro destaque é quantidade de fornecedores e sistemas reportados pelos usuários. Essas diferentes ferramentas possuem diferentes tipos de licenciamento, requisitos e funcionalidades. Basta conhecer os critérios corretos para fazer uma boa escolha e começar desde logo a fazer bons projetos de automação de processos e obter rapidamente os benefícios destas iniciativas.

10 10 III. Certificação CBPP nas empresas Certificação CBPP nas empresas Ainda segundo os participantes, dois terços das organizações em que trabalham desconhecem ou não valorizam a certificação internacional CBPP da ABPMP, que atesta os conhecimentos necessários para os profissionais da área de processos e garante aos projetos de implantação de BPM ou de automação de processos a participação de pessoal altamente qualificado. Em busca da certificação CBPP Simultaneamente, quase 80% dos participantes disseram conhecer e terem em seus planos a obtenção da certificação profissional CBPP nos próximos anos. Esses profissionais compartilham da nossa visão da necessidade cada vez maior de profissionais qualificados para atender uma demanda crescente deste tipo de conhecimento.

11 11 Considerações Finais Os resultados da nossa pesquisa evidenciaram o interesse das organizações gaúchas na adoção de BPM e o potencial de crescimento que deve ser alcançado em nosso Estado nos próximos anos. A existência de ferramentas de diferentes portes, custos e tecnologias, demonstram que os fabricantes compreendem as diferentes necessidades do mercado e estão dispostos a atender a todas elas. A predisposição dos profissionais na busca por qualificação, antecipando uma necessidade e prevendo o surgimento de mais oportunidades, oferece às companhias e entidades governamentais e da sociedade civil um piso firme onde construir os alicerces de seus projetos de implementação de BPM. A ABPMP Brasil, através da Gerência Regional do Rio Grande Sul, tem o compromisso de ajudar a desenvolver todos os aspectos mencionados (qualificação profissional, fornecimento de informações de qualidade, parcerias, etc.) junto à comunidade gaúcha. Conte conosco. Estas empresas apoiaram e patrocinaram o BPM Day Porto Alegre 2016 e a realização desta pesquisa: Realização ABPMP Brasil Organização iprocess Patrocinadores Gold iprocess Projeler Otimiza Oracle Via Flow Patrocinadores Silver Apoio Lecom SML Baguete MBS Consulting Ambulare UFRGS

Patrocínio. Organização. Realização. Apoio

Patrocínio. Organização. Realização. Apoio Realização Organização Patrocínio Apoio Kelly Sganderla, CBPP Gestora Regional / RS ABPMP Brasil Como fazer com mais agilidade Como atender as expectativas dos envolvidos Transformação o antigo processo

Leia mais

Organização 10/08/2017. Porto Alegre / RS. Apoio

Organização 10/08/2017. Porto Alegre / RS. Apoio Organização 10/08/2017 Apoio 14:00 14:20 A ABPMP, a certificação CBPP e o CBOK Kelly Sganderla - Gestora Regional da ABPMP 14:20 15:10 Mesa redonda 1: a utilização de boas práticas de BPM nas organizações

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA GESTÃO DE CRÉDITO

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA GESTÃO DE CRÉDITO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA GESTÃO DE CRÉDITO Contribuir para o desenvolvimento do país possibilitando o acesso à educação. O QUE FAZEMOS? NOSSOS NÚMEROS CRIADA EM 1972 MAIS DE 70.000 ESTUDANTES BENEFICIADOS

Leia mais

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Desafios e respostas para um ambiente regulatório complexo Atualmente, as empresas enfrentam um cenário de negócios em constante evolução,

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO UNIVERSIDADE CEUMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO

GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO UNIVERSIDADE CEUMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO UNIVERSIDADE CEUMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO A DISCIPLINA GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS é uma disciplina gerencial e um conjunto de tecnologias que provê suporte ao gerenciamento

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócios com CBOK v3.0 FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC.

Gerenciamento de Processos de Negócios com CBOK v3.0 FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. Gerenciamento de Processos de Negócios com CBOK v3.0 FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. Gerenciamento de Processos de Negócios com CBOK v3.0 ORIENTAÇÃO DE ESFORÇOS 111 QUESTÕES AVALIADAS ESTRUTURA DOS MÓDULOS

Leia mais

Estudo de caso da Comil Ônibus SA: Como a melhoria dos processos e a gestão da mudança contribuem para o melhor desempenho da organização

Estudo de caso da Comil Ônibus SA: Como a melhoria dos processos e a gestão da mudança contribuem para o melhor desempenho da organização PORTO ALEGRE 2012 Estudo de caso da Comil Ônibus SA: Como a melhoria dos processos e a gestão da mudança contribuem para o melhor desempenho da organização João Paulo Prestes, Coordenador de TI KaBano

Leia mais

Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0

Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0 Seminário empresarial UFRGS-APL neo@producao.ufrgs.br Abril de 2017 Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0 Palavras de boas-vindas Prof. Carla Ten Caten Vice-diretora da Escola de Engenharia

Leia mais

Transformação com a eficiência da

Transformação com a eficiência da BPM + RPA: Como unir a eficácia da Transformação com a eficiência da Robotização A iprocess é uma empresa especializada em soluções de Gestão por Processos e suas tecnologias habilitadoras como BPM, ECM

Leia mais

Serviços. Os serviços são decorrentes dos projetos e processos das empresas. Origem do Serviço. Orientação Freqüência Ação Resultado

Serviços. Os serviços são decorrentes dos projetos e processos das empresas. Origem do Serviço. Orientação Freqüência Ação Resultado Kompaso Kompaso objetiva o aperfeiçoamento das práticas de produção e gestão através de serviços e ferramentas personalizados para cada empreendimento. Kompaso é a palavra em esperanto que significa bússola,

Leia mais

Erros e Acertos dos Projetos de Automação de Processos no Brasil

Erros e Acertos dos Projetos de Automação de Processos no Brasil BPM Day Porto Alegre 2016 Erros e Acertos dos Projetos de Automação de Processos no Brasil Apresentado por: Eduardo Britto Diretor da iprocess eduardo.britto@iprocess.com.br Erros e Acertos dos Projetos

Leia mais

Oficina - Gestão por Processos

Oficina - Gestão por Processos Oficina - Gestão por Processos Isaac da Silva Torres João Francisco da Fontoura Vieira 02/09/2015 Escritório de Processos 1 Tópicos Nesta oficina, apresentaremos a Gestão por Processos e a sua relação

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM

UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM APLICADOS NO SETOR PÚBLICO Aluno: Jorge

Leia mais

Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG

Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG Renata Moreira Limiro 1, Vínicius Sobreira Braga 2, Kátia Kelvis Cassiano 1, Douglas Farias

Leia mais

BPM + RPA: Como unir a eficácia da Transformação com a eficiência da Robotização

BPM + RPA: Como unir a eficácia da Transformação com a eficiência da Robotização BPM + RPA: Como unir a eficácia da Transformação com a eficiência da Robotização A iprocess é uma empresa especializada em soluções de Gestão por Processos e suas tecnologias habilitadoras como BPM, ECM

Leia mais

CS&OP Certified Sales and Operations Planning Professional

CS&OP Certified Sales and Operations Planning Professional O Workshop de S&OP Em mercados competitivos o profissional que dominar o processo de S&OP possuirá grande diferencial estratégico e vantagem competitiva no ambiente de negócios. Neste cenário onde os clientes

Leia mais

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves Aula 1 Noções Básicas sobre Processos Prof. Carina Frota Alves 1 O que significa BPM? BPM Business Process Modelling BPM Business Process Management Em geral, iniciativas BPM referem-se ao ciclo de vida

Leia mais

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics 10Minutos People & Organisation Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics People Analytics Destaques Agosto de 2015 Destaque Embora os respondentes tenham indicado que as

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.02 Agenda Execução e monitoramento Avaliar situação atual (AS-IS) Avaliação da perspectiva

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais

Tendências em Sistemas de Informação

Tendências em Sistemas de Informação Prof. Glauco Ruiz Tendências em Sistemas de Informação Os papéis atribuídos à função dos SI têm sido significativamente ampliados no curso dos anos. De 1950 a 1960 Processamento de Dados Sistemas de processamento

Leia mais

PROCESSOS DE NEGÓCIOS

PROCESSOS DE NEGÓCIOS GESTÃO DE DE NEGÓCIO UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS PROFESSORA: LUCIANA FORTES FARIAS UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS CONTEÚDO DESTA UNIDADE 2.1 Melhoria de processos e reengenharia organizacional 2.2

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Oficina - Gestão por Processos

Oficina - Gestão por Processos Oficina - Gestão por Processos Isaac da Silva Torres João Francisco da Fontoura Vieira 02/09/2015 Escritório de Processos 1 Tópicos Nesta oficina, apresentaremos a Gestão por Processos e a sua relação

Leia mais

SÃO PAULO BELO HORIZONTE BRASÍLIA PORTO ALEGRE SALVADOR

SÃO PAULO BELO HORIZONTE BRASÍLIA PORTO ALEGRE SALVADOR SÃO PAULO +55 11 3179-6700 BELO HORIZONTE +55 31 3555-3441 BRASÍLIA +55 61 2196-7727 PORTO ALEGRE +55 51 3017-1323 SALVADOR +55 71 2202-6029 RIO DE JANEIRO +55 21 3554-6668 A BRASOFTWARE Fundada em 1987,

Leia mais

I Congresso Brasileiro de Gestão Governamental - CASE JUCEG -

I Congresso Brasileiro de Gestão Governamental - CASE JUCEG - I Congresso Brasileiro de Gestão Governamental TRANSFORMANDO A GESTÃO POR MEIO DO ALINHAMENTO DOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL - CASE JUCEG - Superintendência Executiva de Gestão Superintendência

Leia mais

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA Agosto - 2017 Quem somos O SINDISTAL (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro)

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS Stakeholders Definições, análise, necessidades e expectativas Ref. Gray e Larson, Cap. 10 - Liderança Prof. Luciel H. de Oliveira Gerenciamento dos stakeholders Interessados

Leia mais

DCC / ICEx / UFMG. O Modelo CMMI. Eduardo Figueiredo.

DCC / ICEx / UFMG. O Modelo CMMI. Eduardo Figueiredo. DCC / ICEx / UFMG O Modelo CMMI Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Um pouco de história Na década de 80, o Instituto de Engenharia de Software (SEI) foi criado Objetivos Fornecer software

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos André Luiz Gomes da Silva Claudio Hernan Domingorena 20/Nov/2017 22/06 INTRODUÇÃO Eletropaulo em números Brasil São Paulo 24 cidades atendidas na

Leia mais

As certificações no mercado de ECM

As certificações no mercado de ECM As certificações no mercado de ECM Walter W. Koch Evolução do mercado Baseado em Atle Skjekkeland Era Main frame Mini PC Inter net Nuvem Social Ano 1960 1975 1975 1992 1992 2001 2001 2009 2010 2015 Gestão

Leia mais

PERFIL CORPORATIVO CTIS

PERFIL CORPORATIVO CTIS PERFIL CORPORATIVO CTIS PERFIL CORPORATIVO Sobre a CTIS A CTIS foi fundada em 1983. Ela iniciou sua trajetória com dois sócios, um office- boy e uma secretária, ocupando uma área de apenas 27m². Hoje,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@feol.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

Planejamento Colaborativo Suportando os conceitos com ferramentas práticas

Planejamento Colaborativo Suportando os conceitos com ferramentas práticas Agosto de 2004 Planejamento Colaborativo Suportando os conceitos com ferramentas práticas Ana Maria Trindade atrindade@bebidasipiranga.com.br Marcos Consoli mconsoli@moniloc.com.br Flávia Dias fdias@bebidasipiranga.com.br

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

Atividade profissional do consultor

Atividade profissional do consultor Atividade profissional do consultor Introdução O dinamismo do mercado globalizado exige das organizações ações que elevem a sua competitividade, além de impor reflexões sobre o que querem e como querem

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Viviane Lanunce Paes Supervisora da Gestão Integrada - CAP Carlos Eduardo Tavares de Castro Superintendente

Leia mais

ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE RUMOS DOS PROGRAMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL. Etiquetagem: Aluizio Ribeiro Gonçalves. Alexandre Novgorodcev *

ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE RUMOS DOS PROGRAMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL. Etiquetagem: Aluizio Ribeiro Gonçalves. Alexandre Novgorodcev * RUMOS DOS PROGRAMAS DE ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL Etiquetagem: Instrumento de Políticas Públicas Alexandre Novgorodcev * Aluizio Ribeiro Gonçalves Belo Horizonte, Jun 2010 Sumário

Leia mais

Perfil Profissional. Experiência Profissional. Ilegra Consultoria e Sistemas Projeto Agibank Setembro/2018 Novembro/2018. Função: Product Owner.

Perfil Profissional. Experiência Profissional. Ilegra Consultoria e Sistemas Projeto Agibank Setembro/2018 Novembro/2018. Função: Product Owner. Data de nascimento: 16/09/1982 Endereço: Rua Santa Catarina, Nº 2531 CNH: A/C Member PMI ID: 9382822 Canoas, Rio Grande do Sul - BRASIL WhatsApp/Contato: (51) 993724993 E-mail: joelfs1982@gmail.com https://www.linkedin.com/in/joelfraga/

Leia mais

[GUIA] OPÇÕES PARA EXPANDIR SEU CONSULTÓRIO

[GUIA] OPÇÕES PARA EXPANDIR SEU CONSULTÓRIO HiDoctor [GUIA] OPÇÕES PARA EXPANDIR SEU CONSULTÓRIO Centralx A IMPORTÂNCIA DO CRESCIMENTO DO CONSULTÓRIO O foco do seu consultório médico muda à medida que ele caminha além da fase inicial. Identificar

Leia mais

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos:

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos: A meritocracia avança nas empresas em operação no Brasil Pesquisa da Pricewaterhousecoopers indica a gestão de desempenho como prática cada vez mais utilizada em grandes empresas no Brasil A importância

Leia mais

Combate a perdas não técnicas, facilidades e automações desejadas no sistema de faturamento / Combate a perdas não técnicas, facilidades e automações

Combate a perdas não técnicas, facilidades e automações desejadas no sistema de faturamento / Combate a perdas não técnicas, facilidades e automações Combate a perdas não técnicas, facilidades e automações desejadas no sistema de faturamento / Combate a perdas não técnicas, facilidades e automações desejadas no sistema de faturamento Paulo Valdoci Pereira

Leia mais

Portugal Reinvente o seu Modelo de Negócio com o apoio da WINNING! Financie os seus projetos com as tipologias VALE Projeto Simplificado

Portugal Reinvente o seu Modelo de Negócio com o apoio da WINNING! Financie os seus projetos com as tipologias VALE Projeto Simplificado Portugal 2020 Financie os seus projetos com as tipologias VALE Projeto Simplificado Os apoios previstos são concedidos sob a forma de Incentivo Não Reembolsável até 75%. O limite máximo de despesa elegível

Leia mais

Continuação Visão de empresas Logística

Continuação Visão de empresas Logística Aula 5 TIC Continuação Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização

Leia mais

na Administração Pública

na Administração Pública na Administração Pública 1 2 1 ABPMP - Associação de Profissionais de BPM Gerenciamento de Processos de Negócio 1 Ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com começo e fim,

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet)

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) MODELO DE GESTÃO PMPA Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) AGENDA IMPLEMENTAÇÃO; PRINCÍPIOS; EVOLUÇÃO; ESTRUTURA; MAPA ESTRATÉGICO e PROGRAMAS DE GOVERNO 2014-2017; DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA;

Leia mais

OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN

OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO) Os princípios fundamentais de BPM enfatizam a visibilidade, a responsabilidade e a capacidade

Leia mais

SEAL USER CONNECT 2016 Indicadores de Desempenho.

SEAL USER CONNECT 2016 Indicadores de Desempenho. SEAL SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEAL USER CONNECT 2016 Indicadores de Desempenho. I N O V A Ç Ã O S E M L I M I T E S GERENCIA DE SISTEMAS E APLICAÇÕES Agenda SEAL USER CONNECT 2016 Sobre a Seal

Leia mais

Tendências tecnológicas nas centrais de suporte ao cliente Recursos Resumo dos e diretrizes resultados Dezembro de 2016

Tendências tecnológicas nas centrais de suporte ao cliente Recursos Resumo dos e diretrizes resultados Dezembro de 2016 Tendências tecnológicas nas centrais de suporte ao cliente Recursos Resumo dos e diretrizes resultados Dezembro de 2016 Resumo da pesquisa Entre novembro e dezembro de 2016, a Gatepoint Research convidou

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

Acelere sua jornada para a nuvem

Acelere sua jornada para a nuvem Acelere sua jornada para a nuvem Migrar para a nuvem permite transferir cargas de trabalho de sistemas únicos para uma plataforma híbrida. Ela fornece um método estruturado para a migração junto com diversos

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 02h/aula 24h 02h/aula 02h/aula 14/03 a 29/04/16 14/03 a

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 30h 02h/aula 24h 02h/aula 30h 02h/aula 14/03 a 29/04/16

Leia mais

[O contributo do consultor na implementação de SGQ e melhoria da qualidade dos serviços]

[O contributo do consultor na implementação de SGQ e melhoria da qualidade dos serviços] Promovemos a Sustentabilidade do seu negócio [O contributo do consultor na implementação de SGQ e melhoria da qualidade dos serviços] sexta-feira, 1 de Abril de 2011 Toda e qualquer organização, confronta-se

Leia mais

Apresentação Institucional. Sobre a Consultoria Unidades de Negócios. Unidade de Consultoria e Serviços Especializados

Apresentação Institucional. Sobre a Consultoria Unidades de Negócios. Unidade de Consultoria e Serviços Especializados Apresentação Institucional Sobre a Consultoria Unidades de Negócios Unidade de Consultoria e Serviços Especializados Administração Empresarial; Gestão de Projetos, Programas e Portfólios Gestão de Processos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

O Modelo de Gestão da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) 1. Breve histórico

O Modelo de Gestão da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) 1. Breve histórico O Modelo de Gestão da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) 1. Breve histórico Toda organização busca definir e implementar um modelo de gestão que traga melhores resultados e o cumprimento de

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

ISO Compras sustentáveis

ISO Compras sustentáveis ISO 20400 Compras sustentáveis ISO 20400 compras sustentáveis As decisões de compra de uma organização não só afetam a própria organização, mas também a economia, o meio ambiente e a sociedade. Então,

Leia mais

APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO Marina Gomes Murta MORENO 1 ; Bruna MACIEL 2 RESUMO A pesquisa desenvolvida diz respeito à elaboração de um modelo de gerenciamento

Leia mais

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Certificate in Business and People Management - CBPM. Nome completo

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Certificate in Business and People Management - CBPM. Nome completo Certificate in Business and People Management - CBPM Nome completo PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE: TÍTULO DO PROJETO São Paulo 2016 Nome do Autor(a) PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE: TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

26º BPM Day Apresentação Disponibilizada pelo Palestrante 26 de Abril de Rio de Janeiro / RJ

26º BPM Day Apresentação Disponibilizada pelo Palestrante 26 de Abril de Rio de Janeiro / RJ 26º BPM Day Apresentação Disponibilizada pelo Palestrante 26 de Abril de 2013 - Rio de Janeiro / RJ A ABPMP é uma associação internacional de profissionais da área de Gerenciamento de Processos de Negócio

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL Brasília, Junho/2004

Leia mais

METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP

METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP Definição, aplicações, vantagens e desvantagens Marcelo Buratti de Freitas Vitor Matheus Buratti

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

03/02/2014. Gestão de Projetos. Tema 1. Motivação. Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Motivação Tecnologia

03/02/2014. Gestão de Projetos. Tema 1. Motivação. Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Motivação Tecnologia Gestão de Projetos Tema 1 A Natureza e a Estrutura da Gestão de Projetos Motivação Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Tecnologia. Mercado. Sociedade. Clientes. Motivação Tecnologia

Leia mais

1 Introdução Contextualização e motivação

1 Introdução Contextualização e motivação 1 Introdução Neste capítulo é apresentada a contextualização e motivação principal da pesquisa, o objetivo principal do trabalho, sua metodologia de pesquisa e a forma como esta dissertação está estruturada.

Leia mais

PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA ALEMÃ NO BRASIL

PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA ALEMÃ NO BRASIL PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA ALEMÃ NO BRASIL 3ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha 2018/2019 3ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha Janeiro 2019 DR. WOLFRAM ANDERS Presidente da Câmara

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada? Conheça

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Gestão de terceiros na era da transparência Entre os principais fatores que impulsionam a necessidade

Leia mais

ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 629 ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL José Miguel Etchalus(1); Antonio augusto de Paula Xavier(2) & Luciano Scandelari(3) (1)Eng. Civil, Especialista em Engenharia

Leia mais

PREVENT SENIOR SAÚDE melhora em 60% a eficiência do atendimento ao paciente com projeto da Avaya e Telesul.

PREVENT SENIOR SAÚDE melhora em 60% a eficiência do atendimento ao paciente com projeto da Avaya e Telesul. PREVENT SENIOR SAÚDE melhora em 60% a eficiência do atendimento ao paciente com projeto da Avaya e Telesul. A PREVENT SENIOR: A Prevent Senior é a operadora de saúde pioneira no atendimento dedicado às

Leia mais

O desafio da profissão da qualidade

O desafio da profissão da qualidade O desafio da profissão da Para todas as organizações, o desenvolvimento de produtos e serviços de alta é essencial. As consequências do fracasso são cada vez mais significativas no mundo de hoje de aumento

Leia mais

Arezzo&Co s Investor Day

Arezzo&Co s Investor Day Arezzo&Co s Investor Day Gestão de cadeia de suprimentos Alexandre Birman CEO Total domínio da cadeia de valor A Arezzo&Co adiciona valor em toda sua cadeia de produção, desde a criação de seus produtos

Leia mais

Empreender INDUSTRIAS CRIATIVAS. Baptista da Costa. Vila Verde, 13 de Junho de 2012

Empreender INDUSTRIAS CRIATIVAS. Baptista da Costa. Vila Verde, 13 de Junho de 2012 Empreender INDUSTRIAS CRIATIVAS Vila Verde, 13 de Junho de 2012 Baptista da Costa Gerir Processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com o esforço dos outros Sebastião Teixeira, Gestão

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ERP

SISTEMA DE GESTÃO ERP SISTEMA DE GESTÃO ERP DEFINIÇÃO, CONCEITUAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BPM E TÉCNICAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS Walison de Paula Silva Agenda BPM MODELAGEM DE PROCESSOS Sistemas de Gestão ERP BPM - Business

Leia mais