COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE"

Transcrição

1 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

2 SUMÁRIO 03 Introdução As diferenças entre o CEO e os gerentes da empresa Como criar equipes de alta performance Conclusão O verdadeiro papel do CEO na gestão da empresa Sobre o Befective 19

3 INTRODUÇÃO

4 4 INTRODUÇÃO Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas têm sido obrigadas a buscar constantemente por diferenciais que possam assegurar o crescimento e o sucesso dos negócios. Nesse contexto, o capital humano passou a ter grande relevância no mundo corporativo. O desenvolvimento de políticas efetivas, para a atração e a retenção de talentos, ganhou enorme importância no planejamento estratégico das empresas. No entanto, quando o assunto é a gestão de pessoas com foco em resultados, há um aspecto ainda mais pertinente: a formação de equipes de alta performance. As equipes de alta performance são capazes de produzir mais e melhor, atingindo ou até ultrapassando as metas estabelecidas. Elas encontram soluções para os problemas atuais, superam desafios, são integradas, motivadas, engajadas e apresentam grande produtividade individual e coletivamente. Contudo, a formação dessas equipes não é uma tarefa simples e está intimamente relacionada às práticas de gestão adotadas por uma empresa. Essas práticas precisam levar em consideração fatores como a capacitação de lideranças, já que líderes são essenciais para equipes de alto rendimento. Outro aspecto importante é a construção de um ambiente de trabalho saudável, baseado no respeito às diferenças e na valorização das competências, onde haja espaço para a participação dos colaboradores, reconhecimento de esforços e dedicação, gestão imparcial e justa, assim como oportunidades de desenvolvimento e ascensão na carreira.

5 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

6 6 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE GESTORES E LÍDERES DE EQUIPE Para construir equipes de alta performance, é preciso investir na identificação e preparação de potenciais líderes, pois esses profissionais são os principais responsáveis pela criação de um ambiente adequado e realmente produtivo. Por isso, gestores devem ser capacitados e orientados corretamente para que eles se tornem bons líderes e, dessa forma, sejam eficazes na condução de seus times. Os líderes devem se mostrar engajados aos objetivos da empresa e, ao mesmo tempo, precisam dedicar tempo e atenção aos seus liderados. Iniciativas básicas, como conhecer as habilidades e competências de cada colaborador, incentivar o desenvolvimento profissional e compartilhar conhecimento são necessárias à evolução de qualquer equipe. Outro fator importante é a credibilidade conquistada pelo gestor. Essa credibilidade é construída por meio da liderança, pelo exemplo e pela qualidade dos relacionamentos e da comunicação. Além disso, é pautada ainda pela capacidade de delegação e da dedicação ao desenvolvimento profissional de todos. Essas questões pedem especial empenho, pois são essenciais para o bom andamento das equipes de alta performance. Veja alguns exemplos a seguir:

7 7 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE COMUNICAÇÃO CLARA E EFICIENTE A comunicação é fundamental ao rendimento de qualquer equipe, por ser um dos principais meios de ligação entre os profissionais. Por isso, é preciso adotar medidas que garantam que o fluxo de informações seja constante, ágil, seguro e que atinja o público correto. Nesse sentido, não deve haver margem para interpretações erradas e dúvidas. Para que todos os colaboradores estejam engajados e direcionados aos mesmos objetivos, é preciso conhecer bem as estratégias da empresa, a situação do mercado, os indicadores internos, a concorrência e os desafios futuros. um aplicativo para smartphone exclusivo da empresa com notícias internas. E, é claro, também é preciso mensurar a efetividade desses canais, assim como a linguagem adotada. A comunicação deve ser clara, simples, de fácil entendimento, mas com todo o conteúdo necessário. Além disso, é primordial que as equipes conheçam suas metas e prazos. Esse tipo de comunicação transparente, favorece o crescimento profissional e a superação de limites. É possível desenvolver e utilizar vários canais de comunicação internos, como as tradicionais reuniões gerenciais, os s e newsletters. Soluções mais inovadoras também podem ser aplicadas, como uma TV corporativa ou

8 8 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE RELACIONAMENTOS PRODUTIVOS E PERFIS ALINHADOS Outro aspecto que merece dedicação é a qualidade dos relacionamentos entre os membros da equipe. Por essa razão, é necessário começar a atuar desde a formação das equipes, durante o processo de recrutamento e seleção. Antes de tudo, é preciso definir, detalhadamente, qual é o perfil do profissional ideal para trabalhar nesse ambiente. Conhecimentos técnicos, experiências e, principalmente, padrões comportamentais que serão exigidas diariamente, como maturidade, equilíbrio emocional, uma boa reação à pressão e aos conflitos, assim como senso de complementariedade e coletividade. Com relação aos colaboradores que já fazem parte da equipe, é importante continuar investindo no aprimoramento dessas competências, a fim de manter o time unido e integrado através de relações saudáveis e proveitosas. Equipes de alta performance não gastam energia com conflitos internos ou discussões improdutivas. Todo o potencial e esforço são dedicados à obtenção de resultados. DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE A delegação de autoridade e de responsabilidade é parte fundamental no processo de construção de equipes de alta performance. Esses profissionais precisam de estímulo, reconhecimento, valorização e novas experiências. Portanto, cabe ao gestor delegar tarefas e funções de responsabilidade, considerando o mérito e o desempenho de seus colaboradores.

9 9 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE Além disso, é preciso dar suporte à sua equipe, para que todos adquiram mais conhecimento e capacitação. A delegação de competências é sempre produtiva, pois torna os processos internos mais ágeis, reduzindo burocracias e atrasos nas tomadas de decisão, ditando um novo ritmo à rotina da equipe. PRÁTICA DO FEEDBACK O feedback é uma importante ferramenta para gestão e desenvolvimento das pessoas. É o melhor recurso que o gestor tem para pontuar quais os comportamentos e atitudes de destaque em uma equipe, além de orientar o que ainda precisa ser trabalhado, sempre com foco no crescimento e no desenvolvimento profissional. Conversas claras e diretas, em que diretoria e colaboradores têm abertura para dar um retorno, facilitam o relacionamento, criam confiança e ajudam a construir um ambiente de trabalho mais saudável.

10 10 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE O treinamento e desenvolvimento de uma equipe devem estar entre as prioridades de todas as empresas, pois somente equipes qualificadas são capazes de produzir de forma eficiente. Por isso, é fundamental reconhecer as principais competências dos colaboradores, tanto técnicas como comportamentais, e atuar para aperfeiçoá-las através da elaboração de um plano de desenvolvimento individual, visando transformar esse colaborador em um profissional de alta performance. É necessário considerar também a chegada de novas tecnologias e metodologias, bem como de recursos disponíveis no mercado. O aprimoramento de aspectos humanos relacionados à liderança, poder de persuasão e negociação, interesse pelo aprendizado e pensamento criativo, também devem estar no planejamento estratégico. O coaching de carreira e o team building são ferramentas bastante válidas para a formação de equipes de alto rendimento. Essas práticas são eficientes para o autoconhecimento e para os processos de definição de metas pessoais e profissionais, alinhamento de expectativas, capacidade de construir novos relacionamentos, habilidade de comunicação, correção de comportamentos improdutivos, além do entendimento e superação de limitações e restrições particulares. E, é claro, todos esses aspectos podem colaborar e muito! para o aumento da produtividade das equipes de trabalho. Há também uma série de recursos que podem ser utilizados com criatividade para capacitar e treinar os colaboradores. É possível realizar um planejamento para a distribuição de conteúdos relevantes à empresa, como matérias, notícias e artigos, de sites ou páginas especializadas. Essa atualização constante permite um melhor entendimento sobre o mercado e é muito bemvinda, no sentido de aproximar as equipes à realidade da própria empresa. Palestras online, encontradas gratuitamente na internet, também são excelentes ferramentas para pequenas inserções, com mensagens motivacionais e engajadoras.

11 11 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE Outra prática interessante é a organização de grupos de estudo em que os profissionais de diversas áreas são convidados a discutirem e elaborarem novos projetos, avaliar casos de sucesso da concorrência e encontrar soluções para as dificuldades atuais. Essa troca de experiências é extremamente benéfica, pois permite o compartilhamento adequado do conhecimento, a visualização dos mesmos problemas por outras óticas, o desenvolvimento do pensamento criativo, além de uma maior integração entre os colaboradores. podem expressar como se sentem no trabalho e como enxergam o futuro. Somente assim é possível analisar se as políticas de gestão de pessoas adotadas estão sendo eficientes e, assim, atuar para a correção dos pontos fracos e críticos, minimizando as chances de perda de bons profissionais para o mercado. Com a finalidade de aprimorar os canais de comunicação com os colaboradores, algumas empresas já adotaram uma nova estratégia: a contratação de um ombudsman interno. ESCUTA ATIVA E OUVIDORIA A escuta ativa é baseada na capacidade do gestor e da empresa de, verdadeiramente, ouvirem seus colaboradores. Estabelecer condições para que haja um ambiente propício à participação, à troca de ideias, sugestões e opiniões é fundamental nesse processo. É preciso ouvir, compreender e avaliar as expectativas, anseios, ambições e insatisfações dos profissionais. Para isso, um mecanismo bastante útil é a pesquisa de clima organizacional, através da qual os colaboradores Mas isso só é possível quando há fortes comprovações sobre o amadurecimento das relações entre colaboradores e gestores. O ombudsman interno pode ser entendido como um importante aliado do departamento de Recursos Humanos e de toda a organização, pois esse profissional age com imparcialidade, mas dentro das normas e padrões de conduta estabelecidos pela empresa. Dessa forma, ele tem uma atuação positiva na condução e solução de conflitos, na tratativa de denúncias e na melhoria do clima organizacional.

12 12 COMO CRIAR EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE empresa. Para isso, é interessante fazer uso de um mapa estratégico, onde é possível enxergar cada objetivo-macro e seus desdobramentos em metas coletivas ou individuais, utilizando metodologias como o OKR. Assim, os profissionais podem compreender todo o contexto, os projetos prioritários, suas interdependências e tarefas a serem realizadas. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS CORPORATIVOS E DESDOBRAMENTO EM METAS Para que as equipes estejam focadas, é preciso que conheçam as suas metas, bem como os objetivos maiores da Adotar e acompanhar indicadores também são medidas essenciais à gestão de uma equipe de alta performance. Para esses profissionais, os indicadores servem para fazer o monitoramento das atividades, cumprimento de prazos, avaliação de tendências positivas ou negativas, correção antecipada de desvios, visualização de potenciais riscos ou problemas, eliminação de gargalos e, principalmente, superação de obstáculos.

13 O VERDADEIRO PAPEL DO CEO NA GESTÃO DA EMPRESA

14 14 O VERDADEIRO PAPEL DO CEO NA GESTÃO DA EMPRESA Cabe ao Chief Executive Officer (CEO) ter uma visão mais abrangente do negócio, sendo capaz de fazer uma análise crítica e apurada das informações, definir estratégias e tomar decisões assertivas. Além disso, a definição da identidade da empresa, sua cultura e valores é essencial para a construção de uma imagem e reputação no mercado. Portanto, o CEO deve ser arrojado, inovador, entusiasta e capaz de transmitir essas características para os demais profissionais da empresa. Além disso, também precisa ser um exemplo, agindo com coerência, dignidade e, acima de tudo, ética. Esses valores são facilmente percebidos e têm influência direta na performance e no engajamento das equipes. Dessa forma, é fácil perceber que o CEO não deve atuar apenas como gestor, pois suas exigências são mais amplas. É preciso contar também com outros profissionais, que auxiliem na gestão dos colaboradores, permitindo, assim, uma correta divisão de responsabilidades e demandas.

15 AS DIFERENÇAS ENTRE O CEO E OS GERENTES DA EMPRESA

16 16 AS DIFERENÇAS ENTRE O CEO E OS GERENTES DA EMPRESA Os CEOs e os gerentes de uma empresa são profissionais com perfis diferentes e, por isso, não devem ser confundidos. Bons gestores de equipe possuem a capacidade de observar as habilidades individuais e extrair o melhor de seus liderados, transformando talento em performance. Atuam com atitude positiva, motivação e dedicação, induzindo suas equipes a agirem da mesma maneira. Conquistam o respeito e a confiança de seus colaboradores, pois trabalham duro e fazem parte do conjunto. Já o CEO, ou presidente, é reconhecido não apenas pela produtividade de sua equipe, mas também pelos demais indicadores, projetos e decisões que envolvem a empresa. Não é humanamente possível se dedicar profundamente a todos os fatores que cercam uma organização. Essa tentativa pode causar um desvio grave de atenção, exigindo maior empenho em assuntos operacionais ou de menor relevância em detrimento de temas mandatórios e estratégicos. Por isso, o CEO deve se concentrar basicamente em três fatores fundamentais da gestão corporativa: finanças, atendimento ao cliente e engajamento dos colaboradores. Assim, as empresas devem ter cuidado ao lidar com a escolha ou promoção de seus CEOs e gerentes, a fim de não cometerem erros de avaliação de perfil, que podem incorrer em grandes prejuízos, tanto aos negócios quanto aos profissionais envolvidos.

17 CONCLUSÃO

18 18 CONCLUSÃO Considerando todos os pontos destacados, fica clara a relevância da gestão de pessoas para o sucesso dos negócios. Práticas adequadas e corretamente implementadas podem impactar positivamente em todos os setores de uma empresa. Começando com a construção da identidade, sua reputação e imagem, que muitas vezes são capazes de atrair bons profissionais, que compartilham dos mesmos valores e propostas. Iniciativas relacionadas à profissionalização dos processos seletivos, a fim de recrutar profissionais com perfis apropriados, analisar as competências individuais dos colaboradores, a elaboração de programas de desenvolvimento profissional, a criação de um ambiente de trabalho produtivo e uma gestão que prioriza o respeito as diferenças, a valorização e o reconhecimento são completamente necessárias à formação e manutenção de equipes de alta performance. Atualmente, já é possível contar com soluções tecnológicas capazes de medir com maior exatidão o desempenho das equipes de trabalho. Através da definição de indicadores e níveis ideais de produtividade, os softwares de gestão entregam relatórios sobre cada colaborador, tempo utilizado em internet, sistemas corporativos, reuniões e atividades extras, além de desperdícios encontrados nas rotinas da equipe. Esse tipo de software pode facilitar a gestão e a otimização dos processos, das rotinas e dos recursos humanos disponíveis, sempre com foco em resultados e pessoas.

19 Carlos é um gerente de equipes que usa muito o computador para suas atividades e que gostaria de mostrar ao seu time como está a eficiência de cada um. O propósito é criar um ambiente consciente de como cada integrante da equipe está usando se tempo. Arnaldo é um colaborador que não sabe o porquê de não conseguir finalizar os projetos e trabalhos sob sua responsabilidade. Seu sentimento é que está fazendo muitas coisas, mas que o tempo voa e não consegue concluir nunca suas demandas. Lucas trabalha na mesma empresa que Carlos e Arnaldo, mas em home office. Lucas procura alguma forma de diminuir as distrações de casa e se concentrar no trabalho pelo computador. Befective ajuda os três de forma automática a obter essas respostas, compilando as informações sobre as atividades no computador e também fora dele e apresentando elas de forma infográfica em tempo real para Carlos, Arnaldo e Lucas. O principal propósito do Befective é criar uma verdadeira relação entre pessoas e empresa.

20

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA?

GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA? GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA? INTRODUÇÃO 03 O PAPEL DO RH NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS 05 ELABORANDO UM PLANO DE CARREIRA 09 POR QUE OUVIR

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

OTIMIZANDO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SEJA ESTRATÉGICO EM OUTRAS DEMANDAS DO RH

OTIMIZANDO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SEJA ESTRATÉGICO EM OUTRAS DEMANDAS DO RH OTIMIZANDO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SEJA ESTRATÉGICO EM OUTRAS DEMANDAS DO RH Sumário Introdução... 3 Entendendo o processo de recrutamento...7 O que é preciso para otimizar o recrutamento dos colaboradores?...13

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE 1 Introdução 03 Por que sua empresa precisa investir em treinamentos 06 Capítulo 1 Quais devem ser as etapas de um treinamento 10 Capítulo

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido 1. Quais as principais causas da falta de apoio ao programa? Quando o gestor diretor é da área responsável pelo programa ele

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

O treinamento COACHING GERENCIAL

O treinamento COACHING GERENCIAL O treinamento COACHING GERENCIAL Esse treinamento foi desenvolvido para profissionais que buscam técnicas e ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento de seus comportamentos ligados a liderança,

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios?

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios? O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE Ainda precisamos de Analistas de Negócios? Camila Capellão Entusiasta em agilidade, participo ativamente da comunidade ágil Tenho mais de 13 anos de experiência

Leia mais

REDUÇÃO DE CUSTOS DA EMPRESA

REDUÇÃO DE CUSTOS DA EMPRESA COMO UM BOM TREINAMENTO PODE AJUDAR A REDUÇÃO DE CUSTOS DA EMPRESA Introdução O treinamento de Equipes Por que treinar equipes? Quais as formas mais comuns de treinamento? Treinamento presenciais ministrados

Leia mais

GESTÃO DE RH: ENTENDA O SEU PAPEL DENTRO DA EMPRESA

GESTÃO DE RH: ENTENDA O SEU PAPEL DENTRO DA EMPRESA GESTÃO DE RH: ENTENDA O SEU PAPEL DENTRO DA EMPRESA SUMÁRIO Introdução... 3 Qual é a importância da gestão de RH?... 6 Gestor de RH: dicas para uma gestão surpreendente... 10 O papel do RH para o sucesso

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS OBJETIVO ESTRATÉGICO PROGRAMAS ESTRATÉGICOS 6.1 Equipes de Alta Performance Ampliar o engajamento e motivação das equipes do Sistema

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

Como a avaliação 360º pode ajudar na crise + + +

Como a avaliação 360º pode ajudar na crise + + + Como a avaliação 360º pode ajudar na crise Em tempos de crise, investir em avaliações 360 pode ajudar a melhorar a saúde financeira da sua empresa, minimizando o turnover. Demissões causam impacto direto

Leia mais

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018

Comunicação Efetiva. Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 Comunicação Efetiva Treinamentos, Workshops e Palestras Interativas Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2018 NOSSAS CRENÇAS Comunicar é muito mais do que emitir. É compartilhar conhecimento, motivar

Leia mais

Treinamentos. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017

Treinamentos. Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017 Treinamentos Formatos FLEXÍVEIS Programas PERSONALIZADOS 2017 NOSSAS CRENÇAS Comunicar é muito mais do que emitir. É construir pontes entre pensamentos, sentimentos e ações. É importante planejar as ações

Leia mais

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 Sumário Apresentação da 2 a edição, 11 Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 1 A gestão de pessoas passada a limpo, 15 Introdução, 15 Novo contrato entre pessoas e organizações, 20 O porquê de um

Leia mais

O guia de gerenciamento de

O guia de gerenciamento de O guia de gerenciamento de Introdução 03 Antes de tudo: o que é o gerenciamento de múltiplos projetos? 05 Qual deve ser o papel do gerente de projetos? 12 Como gerenciar múltiplos projetos? 17 Conclusão

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria GUIA Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria INTRODUÇÃO A área de tecnologia das organizações vem tendo um aumento de visibilidade significativa nos últimos anos. A TI tem

Leia mais

INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES

INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 IDENTIFICANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS 05 O PAPEL DO RH 11 CONCLUSÃO 14 SOBRE O SOLIDES 17 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

ALAVANCAGEM EMPRESARIAL

ALAVANCAGEM EMPRESARIAL ALAVANCAGEM EMPRESARIAL SOLUÇÕES PARA EQUIPE EM ALTA PERFORMACE (GESTÃO, LÍDERANÇA & OPERACIONAL) Líderes (Gerente, Coordenador, Supervisor) Call Center / Reservas Atendimento Front Office Back office

Leia mais

Human Opus ng eti mark

Human Opus ng eti mark Assessment Assessment Ferramenta Conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, avaliar competências, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento. As melhores ferramentas de análise de perfil comportamental

Leia mais

PALESTRANTE

PALESTRANTE PALESTRANTE Conexão Animal & Sucesso Pessoal Contrate o Palestrante que trará melhor RESULTADO para seu próximo evento! SOBRE O PALESTRANTE: Adriano Simões é médico veterinário e palestrante comportamental

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

Eu não tinha noção da força que possuía

Eu não tinha noção da força que possuía Eu não tinha noção da força que possuía APRESENTAÇÃO Gabriel Metzler e um engenheiro civil que a vida lapidou para ser um palestrante. E uma fonte de inspiração para as empresas que buscam transformações

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS

AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS EDUARDO@ENTHEUSIASMOS.COM.BR 22 DE AGOSTO DE 2017 AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2020 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito

Leia mais

Introdução. Pesquisas profundas nos mostram que quanto melhor uma organização fornece feedback contínuo, mais ela se destaca da concorrência.

Introdução. Pesquisas profundas nos mostram que quanto melhor uma organização fornece feedback contínuo, mais ela se destaca da concorrência. Introdução Retorno sobre o investimento. Não importa o seu título no trabalho, todas as entregas precisam ser mais benéficas e rentáveis para a empresa. Quando feito em tempo real, o feedback contínuo

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

A CABEÇA DE QUEM CONTRATA:

A CABEÇA DE QUEM CONTRATA: A CABEÇA DE QUEM CONTRATA: Angústias e dilemas dos grandes executivos do país para contratação de profissionais Março / 2017 METODOLOGIA PESQUISA QUANTITATIVA Amostra: 220 entrevistas online PESQUISA QUALITATIVA

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios da Saúde é a formação de gestores em negócios da área da saúde, com

Leia mais

E-book gratuito O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe

E-book gratuito O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe por Ednéia Renó Olá, obrigada por dedicar o seu tempo com um tema tão relevante, a importância do Líder apoiar a gestão da carreira da sua equipe. Um bom Líder

Leia mais

Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações. Grupo: Stephanie Luft( ), Lidia Lapertosa( ) e Vitor Ramos( )

Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações. Grupo: Stephanie Luft( ), Lidia Lapertosa( ) e Vitor Ramos( ) Exercício 3 de Comportamento Organizacional Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações Grupo: Stephanie Luft(9851041), Lidia Lapertosa(8926470) e Vitor Ramos(9814817) Briefing do

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

PORTFÓLIO.

PORTFÓLIO. PORTFÓLIO www.cpdec.com.br Por que investir em educação corporativa? Integrar e engajar colaboradores Estimular senso crítico, criatividade e reflexão Valorizar o indivíduo Contribuir para o desenvolvimento

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Refletir sobre o impacto da capacitação no aumento da produtividade. Identificar e discutir alternativas e soluções

Leia mais

PROGRAMA MENTORIA PARA CONCURSOS JURÍDICOS MENTORIA EM GRUPO

PROGRAMA MENTORIA PARA CONCURSOS JURÍDICOS MENTORIA EM GRUPO PROGRAMA MENTORIA PARA CONCURSOS JURÍDICOS MENTORIA EM GRUPO Advogado da União concursado pela Advocacia-Geral da União, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com Pós-Graduações em Direito

Leia mais

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra.

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra. INTRODUÇÃO Ter uma comunicação interna eficaz auxilia no desenvolvimento de uma cultura colaborativa e ajuda a alinhar os membros de uma organização às estratégias da empresa. Segundo estudo da Tower Watson,

Leia mais

PA LESTRANTE ADRIANO SIMÕES

PA LESTRANTE ADRIANO SIMÕES PA LESTRANTE ADRIANO SIMÕES SOBRE O PALESTRANTE Adriano Simões trabalha com GESTÃO DE LIDERANÇA e aumento da produtividade em equipe. Possui formação em Programação Neurolinguística, Coaching e atua na

Leia mais

Atividades em Grupo: Desafio do tempo para voluntariar e de gerenciar o tempo do voluntário 1. Falta tempo para o Serviço Voluntário? Por que?

Atividades em Grupo: Desafio do tempo para voluntariar e de gerenciar o tempo do voluntário 1. Falta tempo para o Serviço Voluntário? Por que? 1. Falta tempo para o Serviço Voluntário? Por que? O grupo chegou a conclusão (baseado no conteúdo das palestras da Tiemi e Marcio) que não falta tempo e sim a priorização da ação. Às vezes não falta tempo,

Leia mais

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia?

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? No primeiro caso, pelo excesso de custos. No segundo, porque a carência de mão de obra especializada exige a contratação de terceiros a um custo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista.

Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista. Sumário 1. Acreditar 2. Aprender a motivar 3. Criar um time inovador 4. Gerir o tempo 5. Criar e manter credibilidade no relacionamento 6. Facilitar o compartilhar com a sua equipe 7. Sobre nós 1. Acreditar

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 1.1. A presente Política de Gestão de Pessoas da Companhia de Desenvolvimento Econômico

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Quem somos. O que fazemos

APRESENTAÇÃO. Quem somos. O que fazemos APRESENTAÇÃO Quem somos A Pombo s Coaching é uma empresa especializada na prestação de serviços de Consultoria e Treinamentos, que com sensibilidade e inteligência, prima por exceder as expectativas de

Leia mais

Talentos Administrativos

Talentos Administrativos Programa de Desenvolvimento dos Administrativos Talentos Administrativos Turma 2015/16 Talentos Administrativos 1 Objetivo Geral Desenvolver os Assistentes e Auxiliares Administrativos de forma a prepará-los

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

Planejamento SPU/SC. Cristiano De Angelis

Planejamento SPU/SC. Cristiano De Angelis Planejamento SPU/SC Cristiano De Angelis Tópicos da Apresentação 1. O que é missão? 2. O que é visão? 3. O que é um projeto? 4. O que é uma ação? 5. Sugestão de um projeto. Valores da SPU 1. Compromisso

Leia mais

Avaliação de Desenvolvimento e Performance

Avaliação de Desenvolvimento e Performance Avaliação de Desenvolvimento e Performance - 2017 Metas Composição de Metas 2017 (Exceto Executivos de Vendas) Metas x PLR Diretores Gerentes Coordenadores Placar de metas individuais * e corporativas

Leia mais

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa?

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Em tempos de intensas mudanças na área de RH, vemos a avaliação de desempenho como um dos processos que estão na corda bamba. Pouco

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES. Consciência e Ferramentas para Liderar

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES. Consciência e Ferramentas para Liderar PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Consciência e Ferramentas para Liderar Gestão, Liderança e Pessoas Um Programa Desenvolvido para Auxiliar Gestores e Líderes a buscar o melhor de sí. Encontros em

Leia mais

Em seus mais de 10 anos de experiência alcançou junto aos seus clientes, resultados como:

Em seus mais de 10 anos de experiência alcançou junto aos seus clientes, resultados como: LUCIANA ROCHA Luciana Rocha é especialista em desenvolver executivos, compliance officers, empresários e empreendedores, conduzindoos para o alcance de suas metas e resultados com maior clareza e objetividade.

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Vale lembrar que o clima organizacional tem sempre grande impacto na motivação, no engajamento e, claro, no desempenho dos profissionais. Por isso, é preciso analisar quais são os

Leia mais

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE? A força de trabalho é um dos principais ativos de uma empresa. Durante os períodos de crise, os colaboradores são atingidos por uma série de incertezas e preocupações

Leia mais

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho. Prof. Joel Dutra aula de

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho. Prof. Joel Dutra aula de EAD 521 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho Prof. Joel Dutra aula de 29.03.17 Objetivo Estimular a reflexão sobre o significado do trabalho a partir de referenciais teóricos e da vivência

Leia mais

Transformando organizações e pessoas

Transformando organizações e pessoas Transformando organizações e pessoas Olá! Transformando organizações e pessoas Já é indiscutível o quanto as pessoas são importantes na concretização dos resultados e que quanto mais preparadas, melhor!

Leia mais

OKR para os desafios de um RH moderno

OKR para os desafios de um RH moderno 1 OKR para os desafios de um RH moderno índice 2 Introdução... 03 O que é OKR?... 06 Benefícios da metodologia OKR... 12 Número de colaboradores... 20 Indicadores... 22 Sobre nós... 30 Introdução 3 Quando

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências 1 2 FUTUROS Capacitar Acompanhar Avaliar Investir Valorizar Reter ÁREA CRÍTICA Remanejar Traçar metas Disponibilizar MANTENEDORES Desenvolver Manter 3 4 Quem são os talentos de

Leia mais

Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico

Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico Este artigo visa contribuir com os processos de gestão de clima organizacional das empresas. Procuramos apresentar melhorias

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1 - OBJETIVO... 3 2 - PREMISSAS... 3 3 - APLICABILIDADE... 4 4 PRINCÍPIOS DA... 4 5 PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES... 8 6 - REFERÊNCIAS... 11 2 APROVAÇÃO PERANTE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. CAMINHOS PALESTRAS & OFICINAS CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PALESTRAS & OFICINAS MELHORANDO O REPERTÓRIO DA

Leia mais