PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO"

Transcrição

1 VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento das suas atividades, no contexto geral do Sistema FIEB. Apresenta dificuldade em compreender o contexto geral da organização, porém busca realizar suas atividades sem gerar impactos negativos no desenvolvimento das atividades interligadas. Conhece as interfaces dos negócios e áreas, realizando suas atividades de forma consciente em relação aos impactos na finalização do processo organizacional. Compreende os processos e objetivos das áreas e entidades de forma clara e objetiva, evitando resultados indesejados para os processos subsequentes.

2 GRUPOS ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL FOCO NO CLIENTE É o interesse e a ação no sentido de buscar atender as expectativas dos clientes, sejam eles internos ou externos, identificando necessidades e oferecendo alternativas que agreguem valor e o satisfaçam. Não se preocupa em direcionar e manter esforços para atender as expectativas dos clientes. Apresenta dificuldade em direcionar e manter esforços para atender as expectativas dos clientes. Atende bem os clientes, mantendo comunicação clara e direta para troca e alinhamento de expectativas. Disponibiliza tempo, principalmente em momentos críticos. Busca continuamente conhecer as necessidades dos clientes, visando melhor atendimento e superação das expectativas.

3 GRUPOS ESTRATÉGICO E TÁTICO FOCO EM RESULTADO Entende o verdadeiro valor do trabalho que faz e busca os melhores resultados para a empresa, transformando objetivos, valores e conhecimentos em planos e ações alinhados as metas estabelecidas. Não apresenta resultados alinhados às metas e objetivos previamente estabelecidos. Tem dificuldade de apresentar resultados alinhados às metas e objetivos previamente estabelecidos. Trabalha com foco no compromisso anual de desempenho individual e de equipe estabelecidos. Mantém o foco nos compromissos estabelecidos, buscando alcançar da melhor forma os resultados, adaptando-se com facilidade e de forma ágil, às mudanças de cenário, sem prejuízo aos compromissos assumidos.

4 GRUPO ESTRATÉGICO LIDERANÇA DE EQUIPES Cria uma visão compartilhada e um sentido de direção para o negócio e equipe, apresenta habilidade para engajar e mobilizar as pessoas, gerando entusiasmo, comprometimento e alta performance. Apresenta grande dificuldade em dar direcionamento para o negócio, mobilizar e engajar pessoas para o alcance dos resultados. Promove ambiente de participação da equipe, tendo dificuldade de compartilhar a visão e a direção para o negócio. Inspira confiança e credibilidade na equipe, criando condições para que a mesma alcance o desempenho, fornecendo objetivos, responsabilidades e orientações claras. Além de fornecer objetivos, responsabilidades e orientações claras, age de acordo com seu discurso, engajando a equipe a se desafiar para dar o "próximo salto" no sentido de crescimento próprio e da otimização contínua dos resultados da empresa.

5 GRUPO ESTRATÉGICO VISÃO ESTRATÉGICA Compreende a visão, os objetivos estratégicos e o contexto de mercado onde se insere as atividades da empresa, utilizando tais conhecimentos como fonte de recursos para gerar soluções e/ou planos viáveis que vão ao encontro das necessidades e superação dos desafios. No desenvolvimento de suas atividades e direcionamento de sua equipe não alinha a compreensão da visão e objetivos estratégicos. Apresenta dificuldade em compreender os objetivos estratégicos e contexto da organização, que geram planos viaveis a médio / longo prazo. Conhece os objetivos gerais do negócio e procura compreender como as suas atividades diárias se enquadram na estratégia da organização. Antecipa e evita resultados indesejáveis no futuro pela clara compreensão dos objetivos estratégicos. Busca sinergia e defende a otimização de esforços alinhados à estratégia da organização.

6 GRUPO ESTRATÉGICO NEGOCIAÇÃO Atua de modo a facilitar o processo e alcançar os objetivos requeridos, em situações em que existam interesses comuns e divergências de ideias e posições. Não conhece o assunto e por isso tem dificuldade de expressão. Sente-se inseguro diante de opiniões e visões divergentes, o que pode causar perda de foco no objetivo. Demonstra nervosismo durante as negociações. Conhece o tema tratado, mas demonstra certa dificuldade de expressão. Sente-se inseguro diante de opiniões e visões divergentes, e tenta não perder o foco no objetivo. Alterna momentos de nervosismo e tranquilidade durante as negociações. Tem domínio do tema/ assunto se expressa bem e tem bom senso para dosar o falar e ouvir. Mantem o equilíbrio diante de situações de hostilidade e oposição sem perder o objetivo de vista. Mantem o controle emocional e age de forma a propiciar um clima de harmonia e respeito durante as negociações, visando benefícios mútuos. Domina o tema/assunto e sabe se expressar bem. Demonstra equilíbrio diante de situações de hostilidade e oposição, defendendo seu ponto de vista e conseguindo influenciar algumas pessoas. Seu controle emocional e atitudes favorecem o clima durante as negociações para o alcance dos objetivos.

7 GRUPO ESTRATÉGICO COMUNICACÃO Comunica-se de forma transparente e clara, com todos os níveis hierárquicos, conseguindo transmitir com facilidade suas ideias e opiniões. Tem dificuldade na troca de informações. Tem, eventualmente, dificuldade na troca de informações, sendo sempre necessário buscar entendimento mais claro por todos. Ouve, observa e interage com os outros, transmitindo informações de forma satisfatória para o desenvolvimento das atividades. Atua proativamente na troca de informações, comunicando-se com clareza e objetividade. Confirma o próprio entendimento do que escuta por meio de questionamentos específicos.

8 GRUPO TÁTICO ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Capacidade de compreender situações e problemas analisando-os de forma estruturada e simples assim como de gerar soluções eficazes para a empresa. Não analisa corretamente e tem dificuldade de compreender situações e problemas de forma simples e estruturada. Tem dificuldade, eventualmente, em analisar e compreender situações e problemas de forma estruturada. Identifica e divide um problema em partes que possam ser melhor analisadas. Define prioridades, etapas e atividades necessárias para a solução de problemas complexos de forma simples e compreensível, por meio do uso de conceito e teorias, além de identificar as similaridades entre um problema presente com outro ocorrido anteriormente.

9 GRUPO TÁTICO INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Pensa e age de forma inovadora e criativa diante dos problemas/situações, simples ou complexas. Demonstra capacidade analítica, conceitual, vontade e flexibilidade na proposta e implementação de abordagens inovadoras e proativas que gerem valor para a empresa. Não tem atitudes e pensamentos inovadores e criativos diante das situações com as quais se depara. Eventualmente demonstra pensamentos e atitudes inovadoras e criativas diante dos diversos problemas / situações, simples ou complexas com os quais está envolvido. Nessas situações, propõe e implementa abordagens inovadoras a partir de análises, conceitos e flexibilidade. Pensa e age de forma inovadora e criativa diante dos problemas / situações, simples ou complexas. Pauta suas propostas e implementa abordagens inovadoras com base em conceitos e análises. É criativo e inovador em pensamentos e atitudes diante de problemas / situações do dia a dia. É analítico e flexível na proposta e implementação de abordagens inovadoras e proativas.

10 GRUPOS TÁTICO E OPERACIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Habilidade de relacionamento com os pares, superiores hierárquicos, demais colegas, clientes internos e externos. Não possui habilidade para formar e manter redes de relacionamento. Apresenta dificuldade em formar e manter redes de relacionamentos. Estabele relacionamento com todos, agindo com habilidade e disciplina, mantendo comunicação clara para a troca e alinhamento de expectativas mútuas. Estabelece relação de confiança com pares e colegas estando receptivo para dar e receber feedbacks.

11 GRUPO OPERACIONAL FOCO EM QUALIDADE Capacidade de realizar trabalhos com ordem e qualidade. Inclui a preocupação com planejamento, organização, cumprimento de normas e padrões da empresa. Desenvolve todas as suas atividades fora do padrão ou sem ordem e qualidade. Realiza suas atividades, algumas vezes, sem preocupar-se com ordem e qualidade. Planeja, organiza e prioriza seus trabalhos com ordem e qualidade. Executa o seu trabalho com ordem e qualidade, faz análise crítica do seu trabalho, buscando a otimização dos resultados.

12 GRUPO OPERACIONAL Disciplina e Conduta Equilibrado, aceita com normalidade a supervisão de sua liderança e cumpre normas disciplinares. Não é disciplinado no cumprimento de normas e procedimentos. Eventualmente não cumpre normas e procedimentos. Cumpre normas e procedimentos estabelecidos. Cumpre com qualidade e eficácia os procedimentos, influenciando os seus pares no cumprimento das normas disciplinares.

13 GRUPO OPERACIONAL VERSATILIDADE Tem a capacidade de realizar outras atividades além da que lhe foi atribuída. Nunca desenvolve novas atividades além do que lhe foi atribuído. Raramente aceita desenvolver novas atividades. Desenvolve novas atividades além das que lhe foram atribuídas. Busca realizar atividades além das que lhe foram atribuídas.

O objetivo deste guia é clarificar o que nós esperamos da nossa liderança, valorizando a maneira como os resultados são conquistados.

O objetivo deste guia é clarificar o que nós esperamos da nossa liderança, valorizando a maneira como os resultados são conquistados. Nossas Competências O conteúdo deste guia fortalece a Cultura GPA, provendo alinhamento aos nossos líderes sobre os comportamentos que contribuem para o crescimento dos negócios e a superação de nossos

Leia mais

GUIA DE COMPETÊNCIAS CORPORATIVAS

GUIA DE COMPETÊNCIAS CORPORATIVAS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE Quem está em cada um destes níveis? Analistas (Grade 7, 8, 9) Consultor (Grade 13) Gerentes* (Grade 10,11 e 12) Gerentes (Grade 13 e 14) Diretores (Grade 15 a 17) VPs Secretárias

Leia mais

Descrição Competências Organizacionais

Descrição Competências Organizacionais Descrição Competências Organizacionais Orientação para Resultados Sustentáveis Disciplina Operacional Competência Técnica Adaptabilidade e Flexibilidade Relacionamento e Colaboração Realiza tarefas dentro

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores.

O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores. O novo modelo de Gestão de Desempenho por Competências tem o objetivo de melhorar os resultados e propiciar o desenvolvimento de todos os servidores. O que é o novo modelo de Gestão do Desempenho por Competências?

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Joinville, Abril de 2014 0 Ciclo de Desempenho RECURSOS Definição de Objetivos/Metas Globais Fev/13 Desenvolvimento PDI Abr/14 Criação de Objetivos/

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO

FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO FORMULÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GERENCIAL SERVIDOR MATRÍCULA CARGO SETOR CAMPUS PERÍODO DE AVALIAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO 1. IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR Servidor

Leia mais

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017 Clique aqui para adicionar um texto Ago/2017 Clique aqui Ciclo para de adicionar Gente um texto Avaliação de Competências Integração das Metas de 2016 9box Clique aqui para Objetivos adicionar um texto

Leia mais

COMPETÊNCIA PARA VENDEDORES COMPETÊNCIA PARA AUXILIARES DE VENDAS

COMPETÊNCIA PARA VENDEDORES COMPETÊNCIA PARA AUXILIARES DE VENDAS COMPETÊNCIAS Reconhece e valoriza a importância dos outros para a realização de seu trabalho. Colabora e se disponibiliza para ajudar os outros mesmo que não seja seu papel. Constrói relacionamentos construtivos

Leia mais

Gestão de Pessoas por Competência

Gestão de Pessoas por Competência Gestão de Pessoas por Competência Introdução Um modelo de gestão de pessoas é entendido como a maneira pela qual uma instituição gerencia e orienta o comportamento humano no trabalho e, para que isso ocorra,

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

GUIA DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

GUIA DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE Quem está em cada um destes níveis? Analistas (Grade 7, 8, 9) Consultor (Grade 13) Gerentes* (Grade 10,11 e 12) Gerentes (Grade 13 e 14) Diretores (Grade 15 a 17) VPs Secretárias

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Seleção Interna n o 27/2012/STN Em de agosto de Do Objetivo

Seleção Interna n o 27/2012/STN Em de agosto de Do Objetivo Seleção Interna n o 27/2012/STN Em de agosto de 2012. Assunto: Cargos em comissão. Provimento via processo seletivo. Do Objetivo 1. A Seleção Interna n o 27/2012/STN visa ao provimento do cargo em comissão

Leia mais

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL 1 LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL Drª. Zenith Rosa Silvino e Drª. Bárbara Pompeu Christovam Curso: II Curso de Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Prof. Roberto Ruas PPGA/UNINOVE Introdução: - Importância do evento

Leia mais

Estilo Comportamental

Estilo Comportamental Estilo Comportamental Comunica-se de forma marcante, é persuasivo e encantador. Também é bom ouvinte, tem capacidade de improvisação e dificuldade em dizer não. A calma é uma das principais características.

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ AUTORES INTRODUÇÃO Este artigo

Leia mais

Diretrizes (continuação)

Diretrizes (continuação) Diretrizes Diretrizes (continuação) Conceito de Competência Conhecimentos Habilidades Atitudes INPUTS OUTPUTS Contribuição Agregação de Valor CAPACIDADES MOBILIZAÇÃO DAS CAPACIDADES Sistema de Gestão

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 01/2017

EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 01/2017 EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 01/2017 PESO DOS ITENS DA AVALIAÇAO ESPECIAL DE DESEMPENHO E DA AVALIAÇÃO PERÍODICA DE DESEMPENHO PARA FINS DE PROGRESSÃO HORIZONTAL E VERTICAL O Presidente da Fundação Municipal

Leia mais

B1 B2 B3 B4 B5 Troca informações internamente, em assuntos relacionados a sua área de atuação, visando colaborar com o estabelecimento das rotinas.

B1 B2 B3 B4 B5 Troca informações internamente, em assuntos relacionados a sua área de atuação, visando colaborar com o estabelecimento das rotinas. 1.1 TRABALHO EM EQUIPE: Interage e mantém o bom relacionamento com seus colegas, superiores e subordinados (se houver). Respeita os papéis de cada membro da equipe e contribui para a atuação positiva dos

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A.

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A. ANEXO IX Manual da Avaliação de Desempenho São Paulo Turismo S.A. 129 OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição

Leia mais

À Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento CDD

À Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento CDD À Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento CDD AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS FORMULÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DA CHEFIA IMEDIATA IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR: NOME:

Leia mais

Diretrizes (continuação)

Diretrizes (continuação) Diretrizes Diretrizes (continuação) Conceito de Competência Conhecimentos Habilidades Atitudes INPUTS OUTPUTS Contribuição Agregação de Valor CAPACIDADES MOBILIZAÇÃO DAS CAPACIDADES Sistema de Gestão

Leia mais

PROGRESSÃO NA CARREIRA

PROGRESSÃO NA CARREIRA TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS Lu Medeiros Andrea Ximenes 12 de março de 2012 PROGRAMA DO TREINAMENTO Apresentação do programa e dos objetivos Palavras do prof. Joel Dutra filme Exposição sobre níveis de

Leia mais

Proposta de Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Proposta de Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ REITORIA Proposta de Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná OBS: Política elaborada pela comissão designada

Leia mais

COMPETÊNCIA DE PARCERIA

COMPETÊNCIA DE PARCERIA COMPETÊNCIA DE PARCERIA COSTACURTA JUNQUEIRA CEO do Instituto MVC costacurta@institutomvc.com.br www.institutomvc.com.br Pano de Fundo PENSAR NA MELHOR PARCERIA DE SUA VIDA PENSAR NA PIOR PARCERIA DE SUA

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA

PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA 2 12.08.16 CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA Prof. Joel Dutra Objetivo Refletir de forma estruturada sobre os textos sobre competência e estimular a aplicação do conceito

Leia mais

Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas

Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas Mapa Comparativo do Perfil x de Competências Dados Principais de Competências E-mail joao_modelo@curriculum.com.br CPF 88995451467 O que é É o comparativo entre a pontuação obtida pelo indivíduo em cada

Leia mais

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação ANEXO I CAMPUS AUTO AVALIAÇÃO DO SERVIDOR 2016 Nome do Servidor: Cargo: Classe: Nível: Padrão: Período de Avaliação: / / a / / Lotação: Função

Leia mais

Avaliação 360 Graus. Relatório Individual John Smith Example

Avaliação 360 Graus. Relatório Individual John Smith Example Queremos que nossos relatórios tenham impacto em você, mas não no meio ambiente. Por favor, imprima somente as páginas que precisar. Avaliação 360 Graus Relatório Individual John Smith Example Quantidade

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Apresentação / Introdução

Apresentação / Introdução Apresentação / Introdução Este documento apresenta as diretrizes que funcionam como base para a Gestão de Recursos Humanos do. Mais do que qualquer outro fator, a experiência, as potencialidades e as competências

Leia mais

Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista.

Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista. Sumário 1. Acreditar 2. Aprender a motivar 3. Criar um time inovador 4. Gerir o tempo 5. Criar e manter credibilidade no relacionamento 6. Facilitar o compartilhar com a sua equipe 7. Sobre nós 1. Acreditar

Leia mais

REDE ALUMNI ESCOLA DE MINAS RAEM

REDE ALUMNI ESCOLA DE MINAS RAEM PALESTRA APRESENTAÇÃO DA RAEM SEMOP -BH DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - SETEMBRO 2016 NOSSAS INSTITUIÇÕES NOSSAS ENTIDADES 2015 -RAEM 1942 -A³EM ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS ESCOLA DE MINAS PROMOVER

Leia mais

LISTA DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO SUPERIOR E TÉCNICO

LISTA DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO SUPERIOR E TÉCNICO LISTA DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO SUPERIOR E TÉCNICO N.º ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Capacidade para concretizar com eficácia e eficiência os objectivos do serviço e as tarefas e que lhe são solicitadas. 1

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Apresentação... Visão Sistêmica... Composição do Plano Estratégico... Base Estratégica... Princípios da Federação... Bandeiras... Organograma... Mapa Estratégico 2017-2020... 3 4 5

Leia mais

Apresentação Executiva

Apresentação Executiva Apresentação Executiva Ronald Alves Diretor Regional Sul da Bahia (73) 99800.0555 suldabahia@mastermind.com.br www.mastermind.com.br Alianças Internacionais: Quem Somos O Grupo Master Mind é uma das principais

Leia mais

PROGRESSÃO NA CARREIRA

PROGRESSÃO NA CARREIRA TREINAMENTO DE CHEFIAS Lu Medeiros Andrea Ximenes 8 de março de 2012 PROGRAMA DO TREINAMENTO Apresentação do programa e dos objetivos Palavras do prof. Joel Dutra filme Exposição sobre níveis de complexidade

Leia mais

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO:

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO: MISSÃO DO CARGO Responder pelas estratégias de campanhas, liderando as ações utilizando e desenvolvendo conhecimento específico sobre os temas ou casos bem como articulando parceiros, organizações da sociedade

Leia mais

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura Estágios de Liderança Braskem ------------------------- Competências de Cultura 01 Clarificando Estágios de Liderança Braskem o PA do Líder 01 Estágios de Liderança Braskem Os Estágios de Liderança Braskem

Leia mais

Objetivos do curso. Objetivo Geral

Objetivos do curso. Objetivo Geral Objetivos do curso O Projeto Pedagógico, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), define objetivos geral e específicos, visando propiciar o processo de tomada de decisão e

Leia mais

NOVA CARREIRA DESENVOLVIMENTO DIRETRIZES CONCEITOS BÁSICOS MOVIMENTAÇÃO NA CARREIRA: COMITÊS DE ANÁLISE; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.

NOVA CARREIRA DESENVOLVIMENTO DIRETRIZES CONCEITOS BÁSICOS MOVIMENTAÇÃO NA CARREIRA: COMITÊS DE ANÁLISE; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. NOVA CARREIRA DESENVOLVIMENTO DIRETRIZES CONCEITOS BÁSICOS MOVIMENTAÇÃO NA CARREIRA: COMITÊS DE ANÁLISE; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. DESENVOLVIMENTO A partir de dezembro/2010 Comissão paritária para o estudo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Coordenador (a) de Projeto UG Brasília/ DF, Brasil II Programas. OIM Brasília

TERMO DE REFERÊNCIA. Coordenador (a) de Projeto UG Brasília/ DF, Brasil II Programas. OIM Brasília TERMO DE REFERÊNCIA I. INFORMAÇÃO SOBRE A VAGA Título da vaga Categoria da vaga Local de trabalho Categoria de complexidade da vaga Setor da vaga Unidade institucional Número da vaga Classificação da vaga

Leia mais

Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho

Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho Em meados de 1990 diversas organizações perceberam que os atuais métodos de mensuração de resultados que utilizavam já não eram

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Construindo pontes para o futuro

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Construindo pontes para o futuro RESUMO O desenvolvimento da prática do Planejamento Estratégico em organizações públicas representa o comportamento estratégico que cria valor público, é o processo de responsabilidade coletiva de dispor

Leia mais

SGI 004 Política de Recursos Humanos

SGI 004 Política de Recursos Humanos SGI 004 de Recursos Humanos Controle de Revisão Revisão D. Revisão Alteração Resp. Revisão D. Aprovação Aprovado Por 00 N/A Elaboração da Sistemática Kássio Soares N/A N/A 01 28/02/18 Revisão Geral do

Leia mais

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação:

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE Nota Final: Para uso do RH Nome do Avaliado: Cargo: Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Nome do Avaliador: Cargo: ASSIDUIDADE

Leia mais

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho

Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho Aspiração: dedicar-se mais ao trabalho 1 1.É uma pessoa expressiva e comunicativa; 2.Gesticula bastante com as mãos; 3.Demonstra carinho pelos seus colegas do trabalho; 4.Não faz os serviços domésticos

Leia mais

Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO

Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO Acordo de Acionistas NORMA DE da CPFL Energia S.A. ENGAJAMENTO Atual DE Denominação PÚBLICOS Social DE da Draft II Participações INTERESSE S.A. Sumário Introdução 3 Objetivo da Norma 4 Conceitos básicos

Leia mais

Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Diretoria de Comunicação Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Introdução Esta Política prevê

Leia mais

Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas

Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas Aleksandra Pereira dos Santos Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações UnB Coordenadora-Geral de RH Previc

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR Modelo Conceitual PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR 1 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR Instrumento estratégico de alavancagem dos resultados setoriais e global

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde

Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde Anexo II - Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde 95 96 Princípios das Normas ISO aplicáveis a organizações de saúde Princípio 1 Foco no cliente: dado que as organizações dependem

Leia mais

Cartilha A5 600pçs = R$ 965,00

Cartilha A5 600pçs = R$ 965,00 Negócio Excelência em condução de fluidos. Visão (2020) Fazer-se presente nos principais polos industriais do Brasil. Missão Fornecer soluções com a melhor tecnologia disponível para condução de fluidos

Leia mais

Seleção Interna n o 25/2012/STN Em 31 de julho de Do Objetivo

Seleção Interna n o 25/2012/STN Em 31 de julho de Do Objetivo Seleção Interna n o 25/2012/STN Em 31 de julho de 2012. Assunto: Cargos em comissão. Provimento via processo seletivo. Do Objetivo 1. A Seleção Interna n o 25/2012/STN visa ao provimento do cargo em comissão

Leia mais

Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Programa de Avaliação de Desempenho ANEXO 1 PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Descreva as recomendações para melhoria no desempenho das atividades do servidor (As recomendações da chefia imediata

Leia mais

Manual do Candidato Processo Seletivo 2019

Manual do Candidato Processo Seletivo 2019 Manual do Candidato Processo Seletivo 2019 A ECOS Empresa Júnior de Biologia UFPR, tem orgulho em anunciar o edital para o processo seletivo para assessores 2019! Neste edital estão descritas todas as

Leia mais

PROPOSTA PRELIMINAR DO PLANO DE CARREIRA PARA OS SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PROPOSTA PRELIMINAR DO PLANO DE CARREIRA PARA OS SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROPOSTA PRELIMINAR DO PLANO DE CARREIRA PARA OS SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1 INDICE Introdução...3 Capítulo I...4 Trajetórias de carreira e mobilidade...4 Competências...5

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos.

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos. Gestão de Recursos Humanos Aula 2 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Liderança Competências gerenciais Formação de equipes Empreendedor Liderança X Gerenciamento Conceito e estilos

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos Projetos é o melhor ambiente para geração de crises e conflitos, pois: Tudo é controlado. Existem muitas partes interessadas.

Leia mais

Redefining the Concept of Strategy and the Strategy Formation Process. Redefinindo o Conceito de Estratégia e o Processo de Formação da Estratégia

Redefining the Concept of Strategy and the Strategy Formation Process. Redefinindo o Conceito de Estratégia e o Processo de Formação da Estratégia 1 Redefining the Concept of Strategy and the Strategy Formation Process Redefinindo o Conceito de Estratégia e o Processo de Formação da Estratégia (HAX, Arnoldo C., 1990) A imersão das estratégias constituem

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCPR Nº 802/2018

RESOLUÇÃO CRCPR Nº 802/2018 RESOLUÇÃO CRCPR Nº 802/2018 (Ata 1.327ª) Altera o PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS do CRCPR, altera o número de avaliadores de cada funcionário, e aprova o novo formulário de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho

Leia mais

AVALIAÇÃO PARA PROGRESSÃO NA CARREIRA Relatório de Avaliação para Análise do CA Grupo: SUPERIOR

AVALIAÇÃO PARA PROGRESSÃO NA CARREIRA Relatório de Avaliação para Análise do CA Grupo: SUPERIOR Página 1 de 16 AVALIAÇÃO PARA PROGRESSÃO NA CARREIRA Relatório de Avaliação para Análise do CA Grupo: SUPERIOR Nome do servidor: Nº USP: Unidade/Órgão: Setor de Lotação: Chefia imediata: Nº USP: Data:

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SGP COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SGP COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS 1. GESTÃO DE PROGRAMAS, PROJETOS E ATIVIDADES SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SGP COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS Atuar na elaboração e na gestão de programas, projetos ou atividades, com vistas a contribuir

Leia mais

Monitoramento Estratégico e Plano de Negócios e Gestão

Monitoramento Estratégico e Plano de Negócios e Gestão Monitoramento Estratégico e Plano de Negócios e Gestão 2018-2022 Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2017 Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras informa que seu Conselho de Administração aprovou, em reunião

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The Inner

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais

GESTÃO DE GENTE. Modelo de Competências da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro ALINHAMENTO DE METAS E AÇÕES. O nosso jeito de servir: Sou + o Rio

GESTÃO DE GENTE. Modelo de Competências da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro ALINHAMENTO DE METAS E AÇÕES. O nosso jeito de servir: Sou + o Rio Secretaria da Casa Civil Modelo de Competências da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro O nosso jeito de servir: Sou + o Rio GESTÃO DE GENTE ALINHAMENTO DE METAS E AÇÕES Conteúdo 1 2 3 4 Objetivo O que

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

Anexo VI (A que se refere o artigo 2.º) LISTA DE COMPETÊNCIAS DIRIGENTES INTERMÉDIOS

Anexo VI (A que se refere o artigo 2.º) LISTA DE COMPETÊNCIAS DIRIGENTES INTERMÉDIOS Anexo VI (A que se refere o artigo 2.º) LISTA DE COMPETÊNCIAS DIRIGENTES INTERMÉDIOS ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Capacidade para se focalizar na concretização dos objetivos do serviço e garantir que os

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Alinhamentos: E-mail: modernizacao@ufsm.br Modernização Administrativa E-mail: competencias@ufsm.br E-mail: assessoria.grc@ufsm.br Gestão

Leia mais

CICLO DE GENTE. Manual de Competências

CICLO DE GENTE. Manual de Competências CICLO DE GENTE Manual de Competências Manual de Competências A mudança é uma característica da natureza como um todo, tanto da realidade que nos cerca como de nós mesmos. Tudo ao nosso redor está em constante

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/0035/2010 Altera a redação do Anexo II da RESOLUÇÃO/ UEPB/CONSUNI/021/2010, do Anexo I da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/022/2010, e dá outras providências.

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

Liderança. Potencial PSI. Competências. Liderança: Qual é a definição? Conhecimento. -Com pares - Com subordinado - Com clientes -Com Gestor

Liderança. Potencial PSI. Competências. Liderança: Qual é a definição? Conhecimento. -Com pares - Com subordinado - Com clientes -Com Gestor Liderança Competências Conhecimento Habilidade Atitude - - Relacionamento - - -Com pares - Com subordinado - Com clientes -Com Gestor Crise Liderança: Qual é a definição? Principal fator de saída da empresa

Leia mais

A Arte de Liderar e Inspirar

A Arte de Liderar e Inspirar A Arte de Liderar e Inspirar APRESENTAÇÃO DE APOIO 3 Encontro MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 EMENTA DA DISCIPLINA Diferença entre autoridade e poder. Criação de uma visão compartilhada para inspirar

Leia mais

Ano: 2012 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS. Realiza Consultoria Empresarial Ltda. www.consultoriarealiza.com.br www.flaviopimentel.com.

Ano: 2012 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS. Realiza Consultoria Empresarial Ltda. www.consultoriarealiza.com.br www.flaviopimentel.com. Ano: 2012 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS Realiza Consultoria Empresarial Ltda. www.consultoriarealiza.com.br www.flaviopimentel.com.br MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS Alinhadas às Diretrizes

Leia mais

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader

Leia mais

Anexo I. Operacionalização de competências

Anexo I. Operacionalização de competências Anexo I Operacionalização de competências s Descrição. Capacidade de Adaptação e Flexibilidade Capacidade de proceder de modo flexível, demonstrando adaptação a contextos organizacionais e diretivas que

Leia mais

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Vera Ariza Revisão NT Editora e Figuramundo Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo Capa NT Editora NT Editora, uma empresa do Grupo NT SCS Q2 - Bl. D - Salas 307

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais