Deambula por uma cidade fundada no século XVI, inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Deambula por uma cidade fundada no século XVI, inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO"

Transcrição

1 GUATEMALA DETALHES DA VIAGEM Tip: Aventura, Cultural Dificuldade: 4/5 Cnfrt: 3/5 Datas: 04 Nv 17 Nv 2018 Duraçã: 14 dias / 13 nites Preç: / pessa Limite de Inscrições: 4-11 pessas Idade: + 12 DESTAQUES Deambula pr uma cidade fundada n sécul XVI, inscrita na lista de Patrimóni Mundial da UNESCO Observa um cmplex de ruínas da mair cidade d Impéri Maia, englid pela selva, bem n nrte d país! Mergulha num lag encalhad n mei de uma cadeia de mntanhas, cm três vulcões cm cenári de fund! Deslumbra-te cm lagas de um verde celeste que descem encsta abaix, pr entre a natureza intcada! Descbre um país que é sinónim de simpatia, aventura e dezenas de histórias para guardar na memória!

2 A EXPERIÊNCIA A Guatemala é um pequen país na América Central mas que vale uma viagem pr si só! De Antigua, a antiga capital d Impéri espanhl, às ruínas da mair cidade d Impéri Maia, esta viagem vai dar-te a cnhecer, alguns ds maires segreds deste país. Vams levar-te a um lag encalhad nas mntanhas cm vulcões cm pan de fund, a mercads cheis de cr, a mergulhares em lagas de um verde indescritível n mei da selva e a sabrear iguarias lcais. Desfruta da simpatia ds guatemaltecs, das estradas sem fim e de um país que te vai marcar cm as melhres memórias de viagem! Guatemala, nde a natureza e a história se fundem numa só palavra! ITINERÁRIO Dias 1 e 2 Cidade de rigem Cidade de Guatemala Antigua O primeir dia é reservad à tua viagem de chegada à Guatemala. A tua aventura cmeça à chegada a aerprt, nde quarenta quilómetrs te separam d lcal nde vais pernitar nas próximas nites: Antigua! Cidade fundada n sécul XVI fi, durante mais de 200 ans, a sede d Gvern d Impéri Espanhl da Clónia da Guatemala, regiã que incluía quase tda a América Central e parte d Méxic. Durante temp que fi habitada, a cidade de Antigua sfreu inúmers terramts até que fi abandnada e a capital mudada para um lcal mais segur, a Cidade da Guatemala. Hje, Antigua é uma mistura d nv e d antig, das ruínas e d lux, da cultura Maia e da Espanhla. É uma cidade nde ainda é pssível perceber a grandeza e influência d Impéri Espanhl e da Igreja Católica, mas também as suas fragilidades e é, sem qualquer tip de dúvida, uma das cidades clniais mais bnitas d Mund! Durante estes 2 dias em Antigua, vams perceber tud ist, explrar as ruas, igrejas, mercads, praças e ruínas! Perder-ns em cffee shps e iguarias de chrar pr mais! Vams desfrutar de vistas fantásticas sbre a cidade, dar um pezinh de dança e deixarm-ns absrver pel maravilhs espírit nturn da cidade!

3 Dia 3 Antigua Lag Atitlan Pela manhã e depis de um bm pequen-almç, cmeça entã aquela que vai ser uma das melhres experiências da tua vida mas, também, uma das que mais vai exigir de ti: paciência, acima de tud. Os trajets sã lngs na Guatemala e as hras em transprte vã cmpensar-te cm paisagens lindíssimas! Apanhams um shuttle para Panajachel, que fica a quatr hras de viagem de Antigua e, já nas margens d Lag Atitlan, terems a prtunidade de bservar uma das paisagens mais indescritíveis de tda esta expediçã neste país da América Central. Ficams aljads num espaç mesm a lad d lag e pderems cmeçar pr aí a nssa explraçã, aprveitand rest da tarde para ftgrafar, relaxar e, prque nã, dar uns mergulhs n lag! Atitlan fica n craçã d Impéri Maia e dizem ser um ds lags mais bnits d mund! Rdead pr três vulcões, a vista é de fact privilegiada e pôr-dsl inesquecível! É um lugar para relaxar e explrar as redndezas, caminhand encsta acima u a lag das margens d Atitlan, desbravand caminhs, cnhecend s mercads, entrand de lja em lja! Dia 4 Lag Atitlan Durante a manhã, aprveita para fazeres uma aula de Yga (pçã extra), cm s vulcões cm pan de fund u entã aceita a minha sugestã e façams uma caminhada até Jaibalit, uma pequena aldeia a uns quilómetrs de distância u, prque nã, cntinuar csta adiante! Aprveita a tarde nutra pvaçã para disfrutarms de uma esplanada u de cnhecer um puc mais a cultura guatemalteca, partilhand cnversas cm s lcais. A fim d dia, regressams de barc a nss htel, já que nã existem estradas que liguem as ppulações. O pôr-d-sl é, uma vez mais, indescritível! Estadia: Aljament lcal Dia 5 Lag Atitlan Chichicastenang Antigua Depis d pequen-almç, regressams a Panajachel e despedim-ns desta paisagem idílica! O barc vlta a ser nss mei de deslcaçã e à nssa chegada, nss transprte levar-ns-á até Chichicastenang. Esta é uma pequena pvaçã, muit pacata e típica, nde 97 % das pessas falam ainda um ds idimas usad n Impéri Maia. Muits, vams perceber, nem sequer falam espanhl. A cidade ganha vida às quintas e as dmings, altura em que vêm pessas de td país para dia d mercad que, dizem, ser mair da América Central. Durante este dia vams ter pssibilidade de explrar tds s recants d mercad de Chichicastenang e ainda fazer uma visita à pvaçã, nde pdems bservar alguns edifícis clniais. Levem dinheir para cmprar s suvenirs, mas nã se deixem enganar, há que saber regatear s preçs! A mei da tarde, serems levads utra vez a Antígua, nde pernitams.

4 Dia 6 Antigua Acatenang Acrdams nvamente na antiga capital da Guatemala, cidade inscrita na lista de Patrimóni Mundial da UNESCO e depis de um bm pequen-almç, partims para mair desafi desta viagem: a subida a vulcã Acatenang nde, à chegada a tp, vams pernitar! De lá, pdems disfrutar de uma vista incrível sbre vulcã Fueg, um ds vulcões mais ativs d cntinente american! A subida é desafiante e dura, levand pr vezes seis hras de caminhada e, se sentires que nã és capaz de fazer, há sempre a pssibilidade de ires de caval (pçã extra), acmpanhad pr um ds hmens da aldeia de nde partims! Durante a nite e já depis de mntadas as tendas, terems talvez a srte de bebericar um chclate quente e marshmallws, enquant bservams Fueg e as suas cnstantes explsões! Estadia: Tenda Dia 7 Acatenang Antigua Neste dia, acrdams bem ced para ver nascer d sl e descer vulcã, fazend td caminh invers a pé, a única pçã que terás, mas um desafi bem mais fácil d que d dia anterir e muit mens demrad! Depis desta etapa na nssa aventura, que te vai saber melhr é regressar a teu quart d htel, tmar um bm banh e estender as pernas, descansand finalmente! É iss que vams fazer! O rest d dia é pr tua cnta! A cidade, já a cnheces cm a palma da tua mã: Antigua! Dia 8 Antigua Semuc Champey Cm as energias renvadas, saíms de manhã para um ds destins mais paradisíacs deste país. A viagem para Semuc Champey é aquil que se chama uma verdadeira aventura! Preparad para cmeçar a escalar país rum a nrte? Das quase nve hras de transprte que te espera, duas u três hras sã passadas em estradas de terra que, dizem as mentes mais imaginativas, levaram cm uma chuva de meters! Se vale a pena passar pr td este trajet? Tu dirás. Existem lugares nde vams e ficams desiludids, já que as fts sã muit melhres d que a realidade. Este nã é cas de Semuc Champey! Para além das lagas de um verde celeste, esta é uma zna habitada pr Maias e iss é visível em muits prmenres facilmente bserváveis. O diaa-dia da ppulaçã revela-se à frente ds nsss lhs em rituais tã simples cm s banhs matinais, as cnstruções humildes, a simpatia e interesse ds habitantes em cnhecer s turistas que ali chegam! Estadia: Hstel Dias 9 e 10 Semuc Champey Estes dis dias que vams passar em Semuc Champey, além das tã desejadas lagas que te vã cnvidar, cm tda a certeza, a uns mergulhs, tems ainda grutas para visitar, que te vã deixar só cm a cabeça de fra e uma velinha acesa na mã (literalmente) u ainda explrarms a regiã caminhand selva dentr, em pequens trekkings que pdems fazer szinhs u em grup e

5 ainda fazer um river tubbing n ri Cahabón (pçã extra). Uma das caminhadas para a qual te cnvid é aquela que ns leva a ter uma visã de pássar sbre a paisagem em vlta, até a miradur. Nã é tã dura cm a que ns levu a tp d vulcã Acatenang, mas exige de nós! Pel caminh, talvez tenhams a srte de uvir macacs e utrs animais selvagens. Vã ser dis dias a reter na memória para sempre! Estadia: Hstel Dia 11 Semuc Champey Flres E prque já estams tds cm saudades das estradas d país, vltams a elas e a mais seis hras até Flres, bem n nrte. Flres é apenas uma pequena ilha n mei de um lag, mas que pssui títul de capital da regiã de Petén. É uma cidade muit bnita e típica e nde nã precisams de transprte para ns deslcarms a lad algum. Tud se faz caminhand! A razã de pararms nesta pequena ilha é justificada cm a viagem que ns espera n dia seguinte. Prém, ainda esta tarde e depis de instalads frente a lag, terems a prtunidade de visitar a Praça Central, a catedral de Flres e prque nã, uma descida vertiginsa sbre lag e um mergulh acrbátic para a água n Jrge's Rpe Swing? Vams a iss? Dias 12 e 13 Flres Tikal Cidade da Guatemala Saíms cm destin a Tikal, um trajet curt, em cmparaçã aqueles que tems feit ns últims dias. A entrada em Tikal é feita a mei da tarde e assim pdems apreciar dis mments chave neste grande parque arquelógic: pôr-d-sl n dia da chegada e nascer d sl n dia seguinte! Tikal fi a mair das cidades Maias e é geralmente uma das mens visitadas, graças à sua distância de utras grandes cidades. É, sem dúvida alguma, a mais impressinante, nã só pels seus edifícis, mas também pel grau de cnservaçã e, sbretud, prque nã se sabe ainda a sua dimensã, vist que tds s ans se descbrem nvs mnuments escndids pr debaix da selva imensa que engle esta cidade Maia. A UNESCO incluiu-a na lista de Patrimóni Mundial da Humanidade em 1979, de tã valisa que é a sua imprtância. Nesta nite, vams acampar fra da cidade e, n dia seguinte ainda de madrugada, entrams n parque arquelógic de Tikal para ns deslumbrarms cm nascer d sl! Um mment únic! Depis da manhã passada calcrreand a cidade, vltams a nss transprte, para um regress a Flres, nde transprte que ns leva à lngínqua Cidade da Guatemala ns aguarda. Será a última etapa de um caminh sem fim de nrte a sul da Guatemala. Sã lngas hras estrada abaix até à capital d país, nde vams chegar à nite e ns instalams n nss aljament. Pel caminh, vams parar apenas para jantar.

6 Dia 14 Cidade da Guatemala - Origem Hje, se ainda permaneceres pela Guatemala até um puc mais tarde, vams vaguear apenas sem rum pela imensa capital, descbrind uma última iguaria u bebend um café numa das suas esplanadas. Será um dia, sbretud, para meterms as nssas memórias em dia e ns despedirms ds últims quetzals! Cnfrme a hra d teu v, um transprte levar-te-á a aerprt cm regress a casa. Obrigad pr me teres acmpanhad! Esper sinceramente que a Guatemala te tenha marcad! Vem-ns em breve!

7 O QUE ESTÁ INCLUÍDO 13 Nites de aljament (11 em htéis, quart twin, e 2 nites em tenda) Tds s pequens-almçs 1 Almç e 1 jantar Entrada e seguintes visitas: Tur em Antigua, cm guia inglês u espanhl Cmplex históric de Tikal Trekking a vulcã Acatenang, acmpanhads de guia inglês de mntanha Entrada ns Lags de Semuc Champey Visita às grutas em Semuc Champey Mapa em relev na cidade da Guatemala Tds s transprtes dentr d país, em van privada u autcarr públic, except s de carácter pessal Acmpanhament d líder ns 14 dias O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO Vs internacinais (a partir de 650 ) Atividades adicinais nã descritas em cima Alimentaçã nã especificada Despesas pessais Segur pessal Transfers de/para aerprt

JORDÂNIA, DESCENDO A KING S WAY

JORDÂNIA, DESCENDO A KING S WAY JORDÂNIA, DESCENDO A KING S WAY DETALHES DA VIAGEM Tip: Cultural Dificuldade: 2/5 Cnfrt: 4/5 Datas: 03 Ag 13 Ag 2018 Duraçã: 11 dias / 10 nites Preç: 1.250 / pessa Limite de Inscrições: 4-10 pessas Idade:

Leia mais

HERDADE DA MATINHA CORPORATE 2017

HERDADE DA MATINHA CORPORATE 2017 HERDADE DA MATINHA CORPORATE 2017 Crprate 2017 Na azáfama ds dias já ns vams esquecend de parar. Da imprtância de bservar para definirms nvs rums. Na Herdade da Matinha a natureza e a tranquilidade impõem-se

Leia mais

Rota do Tua. Mirandela Tua. Equipa Aventureira: Marcelo Rodrigues Tiago Noronha Bruno Melo Fábio Dias

Rota do Tua. Mirandela Tua. Equipa Aventureira: Marcelo Rodrigues Tiago Noronha Bruno Melo Fábio Dias Rta d Tua Mirandela Tua Equipa Aventureira: Marcel Rdrigues Tiag Nrnha Brun Mel Fábi Dias Intrduçã A ideia este an é fazer a rta d Tua. Ou seja, cmeçarems a nssa caminhada em Mirandela cm destin a Tua

Leia mais

UMA VIAGEM À ÍNDIA DETALHES DA VIAGEM DESTAQUES

UMA VIAGEM À ÍNDIA DETALHES DA VIAGEM DESTAQUES UMA VIAGEM À ÍNDIA DETALHES DA VIAGEM Tip: Aventura, Cultural Dificuldade: 4/5 Cnfrt: 2/5 Datas: 16 Nv, 2018 1 Dez, 2018 Duraçã: 16 dias / 15 nites Preç: 1.310 / pessa Limite de Inscrições: 4-11 pessas

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Prblemáticas Entrevistad A19 Análise Temp de

Leia mais

SUN CITY. 3 Noites. 01 Novembro Outubro 2015

SUN CITY. 3 Noites. 01 Novembro Outubro 2015 SUN CITY 3 Nites 01 Nvembr 2014 31 Outubr 2015 Itinerári DIA 1 : Jhannesburg Sun City A chegar a aerprt de Jhannesburg, vcê será translad em um carr de lux (padrã sul-african) para Sun City. Veja abaix

Leia mais

PERU, CORAÇÃO DO IMPÉRIO INCA

PERU, CORAÇÃO DO IMPÉRIO INCA PERU, CORAÇÃO DO IMPÉRIO INCA DETALHES DA VIAGEM Tip: Cultural Dificuldade: 4/5 Cnfrt: 3/5 Datas: 16 Set, 2018 01 Out,2018 Duraçã: 16 dias / 15 nites Preç: 1.480 + 190 (EXTENSÃO) / pessa Limite de Inscrições:

Leia mais

Cálculo do Valor Acrescentado (VA) no Aves

Cálculo do Valor Acrescentado (VA) no Aves Cálcul d Valr Acrescentad (VA) n Aves Cnceiçã Silva Prtela Faculdade de Ecnmia e Gestã Universidade Católica Prtuguesa csilva@prt.ucp.pt pt Prgrama AVES Avaliaçã de Externa Esclas de Esclas cm Ensin Secundári

Leia mais

Informacoes Uteis BENS E SOUVENIRS ILÍCITOS

Informacoes Uteis BENS E SOUVENIRS ILÍCITOS Infrmaces Uteis BENS E SOUVENIRS ILÍCITOS Sã cnsideradas ilícitas a imprtaçã, Sã cnsideradas ilícitas a imprtaçã, exprtaçã e transferência de prpriedade de bens culturais*: a) Clecções e exemplares rars

Leia mais

UNIDADE 1: A TENDA. EU. SER PERSSOA

UNIDADE 1: A TENDA. EU. SER PERSSOA UNIDADE 1: A TENDA. EU. SER PERSSOA Este é primeir pass d itinerári que nsss jvens irã realizar. Aprender a se lhar, a se definir cm pessa, a partir da infrmaçã, a espantsa e a experiência de si mesm.

Leia mais

S3 - Explicação sobre endereço e/ou número de telefone dos EUA

S3 - Explicação sobre endereço e/ou número de telefone dos EUA S3 - Explicaçã sbre endereç e/u númer de telefne ds EUA Nme Númer da Cnta (se huver) A preencher seu Frmulári W-8 d IRS, vcê afirma nã ser cidadã u residente ds EUA u utra cntraparte ds EUA para efeit

Leia mais

Ajuste Fino. Por Loud custom Shop Guitars SERIE FAÇA VOCÊ MESMO LOUD CUSTOM SHOP GUITARS

Ajuste Fino. Por Loud custom Shop Guitars SERIE FAÇA VOCÊ MESMO LOUD CUSTOM SHOP GUITARS Ajuste Fin Pr Lud custm Shp Guitars SERIE FAÇA VOCÊ MESMO LOUD CUSTOM SHOP GUITARS AJUSTE FINO Uma das cisas mais bacanas n mund da guitarra é fat de nã existir cert u errad. Sempre irá existir muitas

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Prblemáticas Entrevistad A4 Análise Temp de

Leia mais

VISIBILIDADE DA LUA. FASES E ECLIPSES OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO. Lua Nova

VISIBILIDADE DA LUA. FASES E ECLIPSES OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO. Lua Nova Astrnmia na Praça, na Rua e na Escla Flhet 1 Francisc de Brja López de Prad Astrnmia na Praça, na Rua e na Escla Flhet 1 Francisc de Brja López de Prad Nas atividades 6 e 7 a cabeça da pessa representa

Leia mais

Observação de fenômenos astronômicos. Como e Para Quê ESFERA CELESTE

Observação de fenômenos astronômicos. Como e Para Quê ESFERA CELESTE Observaçã de fenômens astrnômics Pente Nrte Nascente Cm e Para Quê ESFERA CELESTE Esfera e semi-esfera celestes Crdenadas astrnômicas alti-azimutal e equatrial Plan vertical Trópic de Capricórni Equadr

Leia mais

O primeiro passo é explicar o processo de captação de doadores no ambiente online. Abaixo são exemplificados os três passos:

O primeiro passo é explicar o processo de captação de doadores no ambiente online. Abaixo são exemplificados os três passos: O um e qual sua imprtância para a captaçã recurss? Dm, 23 Agst 2015 00:00 Durante Festival ABCR, muitas rganizações stinaram qual seria uma frma interessante e barata captar nvs dadres individuais utilizand

Leia mais

Substituição de descodificadores antigos

Substituição de descodificadores antigos Substituiçã de descdificadres antigs De md a assegurar a dispnibilizaçã cntínua da tecnlgia mais recente as seus subscritres a MultiChice África irá realizar um prcess de actualizaçã ds descdificadres

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Prblemáticas Entrevistad A12 Análise Temp de

Leia mais

Classe Fé e Vida IPJG Maio 2016

Classe Fé e Vida IPJG Maio 2016 Classe Fé e Vida IPJG Mai 2016 1 Deus é fiel Vcê é fiel? 2 Deus é fiel temp td E nós??? 3 N mund ds Negócis N mund da Plítica N mund Scial N mund Eclesiástic 4 Aquele que, só Ele, é fiel, fiel em tud,

Leia mais

Duatlo de Famailicão. Duatlo de Famalicão Domingo, 6 de maio de 2018

Duatlo de Famailicão. Duatlo de Famalicão Domingo, 6 de maio de 2018 Regulament Duatl de Famailicã Duatl de Famalicã Dming, 6 de mai de 2018 REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO 1. O Duatl de Famalicã é uma rganizaçã da Câmara Municipal de Vila Nva de Famalicã e da Assciaçã Amigs d

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Prblemáticas Entrevistad A20 Análise Temp de

Leia mais

CÁLCULO DE COMPENSAÇÕES INDEMNIZAÇÕES

CÁLCULO DE COMPENSAÇÕES INDEMNIZAÇÕES Inscreva-se até 8 de Julh e btenha descnts especiais Seminári Prátic Luanda, 18 e 19 de Julh de 2016 - Htel**** revist e actualizad CÁLCULO DE COMPENSAÇÕES E INDEMNIZAÇÕES de acrd cm a Nva Lei Geral d

Leia mais

Programa Estágios Profissionais

Programa Estágios Profissionais Prgrama Estágis Prfissinais Cnsiste num estági cm a duraçã de 9 meses, pdend prlngar-se, cm autrizaçã d IEFP, excepcinalmente, até 12 meses, quand fr cmplementad pr um estági a realizar em territóri nacinal

Leia mais

Conheça o Programa de Afiliados Ganhos Automáticos passo a passo.

Conheça o Programa de Afiliados Ganhos Automáticos passo a passo. Cnheça Prgrama de Afiliads Ganhs Autmátics pass a pass. O Ganhs Autmátics é um negóci que qualquer pessa pde desenvlver, pis vams dispnibilizar um Kit de Prduts e Serviçs cm fc em Ajudar e Dispnibilizar

Leia mais

FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS

FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS Curs Prátic Luanda, 21, 22, 23 e 24 de Junh de 2016 - Htel**** Guia Prática de FINANÇAS para NÃO FINANCEIROS Frmaçã cmpleta, ágil e sem tecnicisms descnt Inscrevend-se até dia 10 de Junh Um MUST para prfissinais

Leia mais

Primeiros resultados 27/11/2013. Ano Internacional da Estatística 1

Primeiros resultados 27/11/2013. Ano Internacional da Estatística  1 INQUÉRITO À FECUNDIDADE 2013 Primeirs resultads 27/11/2013 2013 An Internacinal da Estatística www.statistics2013.rg 1 O Institut Nacinal de Estatística realizu, em 2013, Inquérit à Fecundidade, cuj principal

Leia mais

Aula 7: Compromisso de um líder de célula

Aula 7: Compromisso de um líder de célula ECM - LIDERE Nível 4 Lidere uma Célula Vitrisa Aula 7: Cmprmiss de um líder de célula O líder de uma Célula é pastr de um pequen rebanh. Espera-se, entã, que seja um bm pastr. O queseria um bm pastr? Um

Leia mais

Turismo Sénior. Outono / Inverno 2011-12. Benalmadena Benidorm Maiorca

Turismo Sénior. Outono / Inverno 2011-12. Benalmadena Benidorm Maiorca Turism Sénir Outn / Invern 2011-12 Benalmadena Benidrm Mairca Entidades envlvidas Oriznia é descbrir e desfrutar. É fazer cm a cnfiança que smente uma rganizaçã líder n sectr turístic ibéric pde ferecer.

Leia mais

Escolha a data de saída de SP e a data de retorno para SP.

Escolha a data de saída de SP e a data de retorno para SP. Esclha a data de saída de SP e a data de retrn para SP. Agra vcê pde prgramar sua excursã sem precisar se precupar cm nada. Reúna mínim de 10 amigs e entre em cntat cmig através d e-mail prtalstl@gmail.cm

Leia mais

Grupo 6: Plano de Ação para o Tema Alimentação Saudável e Sustentável

Grupo 6: Plano de Ação para o Tema Alimentação Saudável e Sustentável Grup 6: Plan de Açã para Tema Alimentaçã Saudável e Sustentável Diagnóstic (situações a melhrar) Desperdíci alimentar na cantina Objetiv(s) Evitar desperdíci alimentar na cantina Meta (s) Diminuir em 10%

Leia mais

Inbound Marketing 2017

Inbound Marketing 2017 Inbund Marketing 2017 Studi Xpress - Agência parceira RD Statin Este material fi elabrad para explicar as nss clientes cm funcina a metdlgia de Inbund Marketing, que também chamams de Marketing Digital

Leia mais

A brincar criamos um mundo melhor

A brincar criamos um mundo melhor A brincar criams um mund melhr O nv Play Reprt da IKEA demnstra que brincar é subestimad na sciedade mderna e que as pessas se sentem frçadas a cncentrarem-se em cisas mais imprtantes. Cm base nas cnclusões

Leia mais

AMSTERDAM K 21K 15 Outubro 2017

AMSTERDAM K 21K 15 Outubro 2017 AMSTERDAM 2017 42K 21K 1 Outubr 2017 INSCRIÇÃO Preç Largada previstas Inclui Maratna 80 09h30 Estádi Olympi Camiseta Mizun + Chip Meia Maratna 3 13h20 Stadinweg Chip Opcinais da inscriçã: Camiseta Mizun:

Leia mais

Primeira Intervenção (Oradores)

Primeira Intervenção (Oradores) Oeiras, Ambiente e Mei Urban - Relatóri da Sessã Cm bjectiv de trnar prcess de revisã d PDM Oeiras numa prtunidade de definir um cnjunt de estratégias e linhas de acçã sólidas e eficazes na cncretizaçã,

Leia mais

Serviço Social

Serviço Social Serviç Scial 2012-13 Tmada de Decisã UCP-CRB Pól de Viseu *- 1 A elevada velcidade da mudança intrduz um nv element na gestã, frçand s executivs, já nervss cm um ambiente nã familiar, a tmar mais e mais

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1ª versão: 01/09/2017 2ª versão: 06/10/2017

POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1ª versão: 01/09/2017 2ª versão: 06/10/2017 POLÍTICA CORPORATIVA VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1ª versã: 01/09/2017 2ª versã: 06/10/2017 1- NOSSA POLÍTICA As infrmações incluídas nessa plítica descrevem cm rganizar a viagem de negócis, além de

Leia mais

XXVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (7 a. e 8 a. Ensino Fundamental) GABARITO

XXVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (7 a. e 8 a. Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL XXVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (7 a. e 8 a. Ensin Fundamental) GABARITO ) D 6) A ) D 6) C ) C ) C 7) C ) C 7) B ) E ) C 8) A ) E 8) C ) D 4) A 9) B 4) C 9)

Leia mais

Caixas Ativas e Passivas. SKY 3000, SKY 2200, SKY 700, SKY 600 e NASH Áreas de Cobertura e Quantidade de Público

Caixas Ativas e Passivas. SKY 3000, SKY 2200, SKY 700, SKY 600 e NASH Áreas de Cobertura e Quantidade de Público Caixas Ativas e Passivas SKY 3000, SKY 00, SKY 700, SKY 600 e NASH 144 Áreas de Cbertura e Quantidade de Públic www.studir.cm.br Hmer Sette 18-07 - 01 A área cberta pelas caixas acima, em funçã d psicinament

Leia mais

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1 OBMEP Nível 3 ª Fase Sluções QUESTÃO. Quincas Brba uniu quatr blcs retangulares de madeira, cada um cm 4 cm de cmpriment, cm de largura e cm de altura, frmand bjet mstrad na figura. A) Qual é vlume deste

Leia mais

Cartografia e Geoprocessamento Parte 1. Geoide, Datum e Sistema de Coordenadas Geográficas

Cartografia e Geoprocessamento Parte 1. Geoide, Datum e Sistema de Coordenadas Geográficas Cartgrafia e Geprcessament Parte 1 Geide, Datum e Sistema de Crdenadas Gegráficas Cartgrafia e Geprcessament qual a relaçã? Relaçã através d espaç gegráfic; Cartgrafia representa espaç gegráfic; Geprcessament

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas aos agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas as agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar Prblemáticas Entrevistad A8 Análise Temp de

Leia mais

Exame: Matemática Nº Questões: 58 Duração: 120 minutos Alternativas por questão: 4 Ano: 2009

Exame: Matemática Nº Questões: 58 Duração: 120 minutos Alternativas por questão: 4 Ano: 2009 Eame: Matemática Nº Questões: 8 Duraçã: 0 minuts Alternativas pr questã: An: 009 INSTRUÇÕES. Preencha as suas respstas na FOLHA DE RESPOSTAS que lhe fi frnecida n iníci desta prva. Nã será aceite qualquer

Leia mais

APOLLO 13 MISSÃO AGROTECH REGULAMENTO GERAL (MANUAL DE INSTRUÇÕES)

APOLLO 13 MISSÃO AGROTECH REGULAMENTO GERAL (MANUAL DE INSTRUÇÕES) APOLLO 13 MISSÃO AGROTECH REGULAMENTO GERAL (MANUAL DE INSTRUÇÕES) A Missã Agrtech é cmpsta de 4 estágis: ESTÁGIO 1 Cnhecend as DORES d Agrnegócis Hustn, we have a prblem ESTÁGIO 2 Ind a CAMPO Pisand n

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ GIAE ONLINE 1. O que é GIAE nline? O GIAE Online é uma aplicaçã instalada n servidr da Escla. Serve para s Aluns, Encarregads de Educaçã, Prfessres e Funcináris da Escla cnsultarem s seus mais variads

Leia mais

do Centro de Convenções (Parque Metalúrgico) e à 700 metros da Estação Rodoviária. próximo aos principais monumentos, museus, igrejas e restaurantes.

do Centro de Convenções (Parque Metalúrgico) e à 700 metros da Estação Rodoviária. próximo aos principais monumentos, museus, igrejas e restaurantes. Cnfrme a sua slicitaçã tems prazer de infrmar as cndições para a sua pssível reserva, cm rçament: Pax s: à infrmar ; Entrada: 29 de nvembr de 2017; Saída : 03 de dezembr de 2017; Event: Viagem a Our Pret

Leia mais

Marcadores Sociais Douglas Blanco

Marcadores Sociais Douglas Blanco Marcadres Sciais Duglas Blanc Os Marcadres Desigualdade de Classe; Desigualdade de Gêner; Desigualdade de Geraçã; Desigualdade Racial; Desigualdade de Orientaçã Sexual; Desigualdade de Classe Distribuiçã

Leia mais

Escola Superior de Gestão

Escola Superior de Gestão Escla Superir de Gestã Institut Plitécnic de Santarém Vítr Carvalh nº 9055 Marketing e publicidade 2007 / 08 Pós Labral é nva tendência de decraçã Fashin Descubra nv papel pret RENOVA: use ser diferente

Leia mais

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo Descriçã d serviç Cpilt Optimize CAA-1000 Visã geral d serviç Esta Descriçã d serviç ( Descriçã d serviç ) é firmada pr vcê, cliente, ( vcê u Cliente ) e a entidade da Dell identificada na fatura de cmpra

Leia mais

CÁLCULO DE REMUNERAÇÕES ADICIONAIS

CÁLCULO DE REMUNERAÇÕES ADICIONAIS Seminári 100% Prátic Luanda, 26 e 27 de Mai de 2016 - Htel**** Cnheça em prmenr tdas as fórmulas aplicáveis a CÁLCULO DE REMUNERAÇÕES ADICIONAIS para evitar gasts desnecessáris 16 Hras de Frmaçã Especializada

Leia mais

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO RÁCIOS FINANCEIROS

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO RÁCIOS FINANCEIROS Inscreva-se até 16 de Junh e btenha descnts especiais Seminári Técnic Luanda, 26,27 e 28 de Junh de 2017 - Htel**** ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE RÁCIOS FINANCEIROS para determinar a criaçã de valr, de rentabilidade

Leia mais

Observação de fenômenos astronômicos. Como e Para Quê A TERRA NA SUA ÓRBITA

Observação de fenômenos astronômicos. Como e Para Quê A TERRA NA SUA ÓRBITA Observaçã de fenômens astrnômics Cm e Para Quê A TERRA NA SUA ÓRBITA Crdenadas: Latitude e Lngitude Duraçã ds dias e das nites nas Estações d an Sl 3 Sl Desenh fra de escala Francisc de Brja López de Prad

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 71 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 71 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Bletim Ecnômic Ediçã nº 71 mai de 2014 Organizaçã: Mauríci Jsé Nunes Oliveira Assessr ecnômic A Bancarizaçã d país e a disparada das reclamações cntra s bancs 1 Queixas cntra bancs disparam Quand a relaçã

Leia mais

Aluno(a): Código: 04. Sabendo que log 2 = x e log 3 = y, calcule o valor de: a) log 120. b) log 3 2 5

Aluno(a): Código: 04. Sabendo que log 2 = x e log 3 = y, calcule o valor de: a) log 120. b) log 3 2 5 lun(a): Códig: Série: 1ª Turma: Data: / / 01. Se lg 2 = a e lg 3 = b, calcule valr de: a) lg 30 04. Sabend que lg 2 = x e lg 3 = y, calcule valr de: a) lg 120 b) lg 0,75 b) lg 3 2 5 02. Eles têm certeza

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de março de 2011.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de março de 2011. Gabinete d Deputad FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de març de 2011. Quand ingressei cm Requeriment slicitand a presença de Vssas Senhrias na Cmissã, estava assustad, cm, aliás, tda a ppulaçã, cm

Leia mais

INSTALAÇÃO DE PURGAS NA REDE SECUNDÁRIA DE POLIETILENO

INSTALAÇÃO DE PURGAS NA REDE SECUNDÁRIA DE POLIETILENO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 604 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 604 Revisã n.º 2 1 de fevereir de 2011 Revisã n.º 2 Página 2 de 8 ÍNDICE Regist das revisões... 3 Preâmbul... 4 1. Objetiv... 4 2. Âmbit... 4 3. Referências...

Leia mais

Organização de Computadores Digitais. Cap.10: Conjunto de Instruções: Modos de Endereçamento e Formatos

Organização de Computadores Digitais. Cap.10: Conjunto de Instruções: Modos de Endereçamento e Formatos Organizaçã de Cmputadres Digitais Cap.10: Cnjunt de Instruções: Mds de Endereçament e Frmats Mds de endereçament Os mds de endereçament sã um aspect da Arquitetura d cnjunt de instruções ns prjets das

Leia mais

Sinopse das entrevistas realizadas com os agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa)

Sinopse das entrevistas realizadas com os agentes sociais ligados à velhice (Dirigentes, técnicos e auxiliares de acção directa) Sinpse das entrevistas realizadas cm s agentes sciais ligads à velhice (Dirigentes, técnics e auxiliares de acçã directa) Dimensã 1 Experiência e trabalh n lar 1 Prblemáticas Entrevistad A1 Análise Temp

Leia mais

DIRETORIA DE SERVIÇOS INTERNOS

DIRETORIA DE SERVIÇOS INTERNOS 1 DIRETORIA DE SERVIÇOS INTERNOS Cnhecida cm a cmissã da sciabilidade u a primeira cmissã de serviçs rtáris; Peça fundamental para bm funcinament d clube; Respnsável pel desenvlviment d cmpanheirism cm

Leia mais

PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO

PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO Seminári Prátic Luanda, 21, 22 e 23 de Junh de 2017 - Htel**** Saiba cm desenvlver um planeament da estrutura rganizativa e alcance s bjectivs prfissinais desejads PREVISÃO E PLANIFICAÇÃO DE QUADRO Enquadrament

Leia mais

1º Workshop Técnico. Conhecer o mercado escandinavo I Captar os clientes. 14 novembro

1º Workshop Técnico. Conhecer o mercado escandinavo I Captar os clientes. 14 novembro 1º Wrkshp Técnic Cnhecer mercad escandinav I Captar s clientes 14 nvembr 2016 2016 AGENDA 1. PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO CYCLING & WALKING ALGARVE Turism de Prtugal Regiã de Turism d Algarve 2. A ESCANDINÁVIA:

Leia mais

Classificações ECTS. - Resultados da aplicação experimental às disciplinas do IST - Carla Patrocínio

Classificações ECTS. - Resultados da aplicação experimental às disciplinas do IST - Carla Patrocínio Classificações ECTS - Resultads da aplicaçã experimental às disciplinas d IST - Carla Patrcíni Crd.: Drª Marta Pile Gabinete de estuds e planeament Institut Superir Técnic Janeir, 2003 1. Enquadrament

Leia mais

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO PACOTE TURÍSTICO INTERNACIONAL

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO PACOTE TURÍSTICO INTERNACIONAL INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO PACOTE TURÍSTICO INTERNACIONAL MSC DIVINA MIAMI 2017 Os valres infrmads sã para n máxim 2 cupantes pr cabine. Favr slicitar através d cntact center a ctaçã ds valres d pacte

Leia mais

Observação de fenômenos astronômicos Como e Para Quê LUA-TERRA-SOL

Observação de fenômenos astronômicos Como e Para Quê LUA-TERRA-SOL Observaçã de fenômens astrnômics Cm e Para Quê LUA-TERRA-SOL Visibilidade e fases da Lua Eclipses da Lua e d Sl Lua Nva Quart Crescente Sl Lua Cheia Quart Minguante LN 26 dia 27 dia 10h 29 dia 28 dia 11h

Leia mais

TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS Seminári Prátic Luanda, 20,21,22,23 e 24 de Junh de 2016 - Htel**** Ferramentas, metdlgias e chaves para TÉCNICAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS Agilize s prcesss administrativs da rganizaçã e cnsiga equipas

Leia mais

CONCEITOS PRELIMINARES

CONCEITOS PRELIMINARES VIA NUN`ALVARES 1/5 CONCEITOS PRELIMINARES A intrduçã da via Nun Alvares n atravessament da zna de Nevgilde, transprtará cnsig pela sua dimensã, implicações que deverã ser vistas cm bastante atençã, para

Leia mais

Cursinho Triu. Aula 2 - Cinemática. 1 o semestre de Pedro Simoni Pasquini

Cursinho Triu. Aula 2 - Cinemática. 1 o semestre de Pedro Simoni Pasquini Cursinh Triu 1 semestre de 014 Aula - Cinemática Pedr Simni Pasquini pasquini@i.unicamp.br 1 Aceleraçã Será que a psiçã d bjet temp e a velcidade sã sucientes para descrever um prblema? A verdade é que

Leia mais

NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES 1º Seminari Prátic Técnicas e Ferramentas de Luanda, 13,14 e 15 de Fevereir de 2017 - Htel**** NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES para planificar a melhr estratégia e alcançar melhr resultad 24 hras de Frmaçã

Leia mais

Apostila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versão - Versão provisória - setembro/2000) Prof. Petrônio Lobato de Freitas

Apostila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versão - Versão provisória - setembro/2000) Prof. Petrônio Lobato de Freitas Apstila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versã - Versã prvisória - setembr/000) Prf. Petrôni Lbat de Freitas A Experiência de Galileu Observand a queda de um bjet pdems ntar que a sua velcidade

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL O ESPELHO DO OUTRO CIDADE É FAVELA E VICE VERSA Autr(es): Gustav de Oliveira Martins e Ana Paula Plizz A intervençã sóci-espacial em cmunidades de baixa renda sempre perseguiu, de maneira generalizada,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2014 PREÂMBULO A Cnfederaçã Nacinal de Municípis CNM, inscrita n CNPJ/MF sb nº 00.703.157/0001-83, cm sede n SCRS 505, Blc C, Lte 01 3º

Leia mais

SIC Gerenciando Através s da Confiabilidade. Fabiana Pereira da Silva Vale

SIC Gerenciando Através s da Confiabilidade. Fabiana Pereira da Silva Vale SIC 2013 Gerenciand Através s da Cnfiabilidade Fabiana Pereira da Silva Vale Intrduçã Atualmente as empresas de mineraçã vivem num cenári parecid cm s estudads e bservads pr Adam Smith e Frederick Taylr

Leia mais

Descarte de Pilhas e Baterias: Nós podemos contribuir. Segundo o IBGE, o consumo mundial de pilhas, em 2010, foi de

Descarte de Pilhas e Baterias: Nós podemos contribuir. Segundo o IBGE, o consumo mundial de pilhas, em 2010, foi de Descarte de Pilhas e Baterias: Nós pdems cntribuir Segund IBGE, cnsum mundial de pilhas, em 2010, fi de aprximadamente 10 bilhões de unidades. Iss demnstra quant fazems us desse prdut e a tendência é cresciment

Leia mais

4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS

4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS 4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS 4.1 Métds de cntrle de custs O sistema de custs para atendiment das necessidades infrmativas scietárias e fiscais deve utilizar a mensuraçã ds recurss cm base em valres histórics

Leia mais

JAPÃO. ROTA DOS SAMURAIS 20 Abril a 01 Maio 2018

JAPÃO. ROTA DOS SAMURAIS 20 Abril a 01 Maio 2018 JAPÃO ROTA DOS SAMURAIS 20 Abril a 01 Mai 2018 1º DIA 20/04 LISBOA / Cmparência n aerprt 120 minuts antes da partida. Frmalidades de embarque e partida em v cm destin a Osaka, via cidade de cnexã. Refeições

Leia mais

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO PACOTE TURÍSTICO INTERNACIONAL

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO PACOTE TURÍSTICO INTERNACIONAL INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO PACOTE TURÍSTICO INTERNACIONAL MSC FANTASIA MARTINICA 2017/2018 Os valres infrmads sã para n máxim 2 cupantes pr cabine. Favr slicitar através d cntact center a ctaçã ds valres

Leia mais

MARKETING METRICS & KPIs

MARKETING METRICS & KPIs Inscrevase até 20 de Outubr e btenha descnts Seminári Técnic Estabeleça um cnjunt de MARKETING METRICS & KPIs Participe n Seminári de 24 hras e: Luanda, 30,31 de Outubr, e 1 de Nvembr de 2017 - Htel****

Leia mais

Guia de customização de template FWK... 1 GERAL... 3 Favicon (geral)... 3 Cor principal... 3 Cor secundária... 5 Cor de texto escuro...

Guia de customização de template FWK... 1 GERAL... 3 Favicon (geral)... 3 Cor principal... 3 Cor secundária... 5 Cor de texto escuro... 1 Guia de custmizaçã de template FWK... 1 GERAL... 3 Favicn (geral)... 3 Cr principal... 3 Cr secundária... 5 Cr de text escur... 6 Cr de text clar... 7 Cr das barras... 8 Cr de destaque das barras...

Leia mais

Análise da Paisagem Pedreira "Mané"

Análise da Paisagem Pedreira Mané Legenda Curvas de nível EN 246 Caminh de Ferr Estradas Nacinais Hipsmetria 240-250 250,0000001-260 260,0000001-270 270,0000001-280 280,0000001-290 290,0000001-300 300,0000001-310 EN 243 Fntes: Cartas Militares

Leia mais

Alterações na aplicação do Critério Brasil, válidas a partir de 01/01/2014

Alterações na aplicação do Critério Brasil, válidas a partir de 01/01/2014 Alterações na aplicaçã d Critéri Brasil, válidas a partir de 01/01/2014 A dinâmica da ecnmia brasileira, cm variações imprtantes ns níveis de renda e na psse de bens ns dmicílis, representa um desafi imprtante

Leia mais

Vereador Oswaldo Nogueira

Vereador Oswaldo Nogueira I GAMARA HUNICIPAL DE Aí RlC»ift 1/2 Estad de Sã Paul REQUERIMENTO N. HHg /2012. Autr: Vereadr Oswald Ngueira Senhr Presidente, Senhres Vereadres Assunt: Requer infrmações da Administraçã Municipal sbre

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA Nme: Nº 1 a. Série Data: / / Prfessres: Adriana, Fabiana, Nelsn Nta: (valr: 1,0 para cada bimestre) 1º bimestre A - Intrduçã Neste bimestre, sua nta fi inferir

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE GINÁSTICA AERÓBICA CÓDIGO BASE (ADAPTADO) 2015/2016. Versão 21 de janeiro Programa Nacional Código Base (Adaptado) 1

PROGRAMA NACIONAL DE GINÁSTICA AERÓBICA CÓDIGO BASE (ADAPTADO) 2015/2016. Versão 21 de janeiro Programa Nacional Código Base (Adaptado) 1 PROGRAMA NACIONAL DE GINÁSTICA AERÓBICA CÓDIGO BASE (ADAPTADO) 2015/2016 Versã 21 de janeir. 2016 Prgrama Nacinal Códig Base (Adaptad) 1 Índice Intrduçã... 3 1. Estrutura Técnica d Prgrama... 3 a) Temp

Leia mais

Boletim da Vila Noca e Jardim Cecy Nº 29 04 DE DEZEMBRO DE 2008 página 1

Boletim da Vila Noca e Jardim Cecy Nº 29 04 DE DEZEMBRO DE 2008 página 1 Bletim da Vila Nca e Jardim Cecy Nº 29 04 DE DEZEMBRO DE 2008 página 1 DIA 9, PALESTRA SOBRE SEGURANÇA Dia 9 de dezembr de 2008 às 20:00 hras, na Creche Barnesa de Limeira, R Antôni de Gebara, 75, Cap

Leia mais

2. A programação completa e mais informações estarão disponíveis no site www.gar.esp.br.

2. A programação completa e mais informações estarão disponíveis no site www.gar.esp.br. REGULAMENTO 1. Sbre Event 1. A Gramad Adventure Running é uma prva de revezament junt à natureza que será realizada n dia 09/05/2015 (Sábad) em Gramad, n Estad d Ri Grande d Sul, cm participaçã de ambs

Leia mais

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013.

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013. Serviç de Acess as Móduls d Sistema HK (SAR e SCF) Desenvlvems uma nva ferramenta cm bjetiv de direcinar acess ds usuáris apenas as Móduls que devem ser de direit, levand em cnsideraçã departament de cada

Leia mais

Modelo - Octo Blocos Estruturais

Modelo - Octo Blocos Estruturais Mdel - Oct Blcs Estruturais A alvenaria estrutural pde ser armada, u seja, refrçada cm armadura passiva u até mesm armadura ativa e a nã-armada, encntrada em edificações mais baixas, geralmente até 04

Leia mais

8. AS VIAGENS NA ATUALIDADE E EM OUTROS TEMPOS

8. AS VIAGENS NA ATUALIDADE E EM OUTROS TEMPOS Opçã Brasil Imagens/Eduard Garcia D Trabalh Lazer Parte integrante d livr didátic de História Sistema Psitiv de Ensin 3. an 4. vlume unidade 8. As viagens na atualidade e em utrs temps C Flhapress/Apu

Leia mais

Vagas de estágio Empresa: Descrição da vaga: Requisitos: Remuneração: Horário:

Vagas de estágio Empresa: Descrição da vaga: Requisitos: Remuneração: Horário: Vagas de estági Empresa: J.A Urbanism Descriçã da vaga: atuar junt a setr financeir da empresa, prestand auxíli em suas rtinas, cntas a pagar, cntas a receber e demais trâmites d setr. Requisits: cursand

Leia mais

ANÁLISE DE MARGENS E REDUÇÃO DE CUSTOS

ANÁLISE DE MARGENS E REDUÇÃO DE CUSTOS Inscreva-se até 12 de Outubr e btenha descnts especiais Seminári Prátic Técnicas, Ferramentas e Metdlgias de Luanda, 26, 27 e 28 de Outubr de 2016 - Htel**** ANÁLISE DE MARGENS E REDUÇÃO DE CUSTOS para

Leia mais

TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I]

TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] 2015 [FORMAÇÃO DE TREINADORES CURSO DE TREINADOR DE GRAU I] FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO 1 CALENDARIZAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE TREINADORES DE GRAU I 1. Lcal de realizaçã Lisba Aulas Teóricas:

Leia mais

Dia 1 Início. Pernoite em La Casona Hotel Boutique. Dia 2 - City tour de meio dia pela cidade e o Vale da Lua

Dia 1 Início. Pernoite em La Casona Hotel Boutique. Dia 2 - City tour de meio dia pela cidade e o Vale da Lua Dia 1 Início Na chegada em La Paz, seremos recepcionados no aeroporto e transportados para o hotel, onde poderemos descansar depois de uma longa viagem. Dia 2 - City tour de meio dia pela cidade e o Vale

Leia mais

LÓGICA FORMAL parte 2 QUANTIFICADORES, PREDICADOS E VALIDADE

LÓGICA FORMAL parte 2 QUANTIFICADORES, PREDICADOS E VALIDADE LÓGICA FORMAL parte 2 QUANTIFICADORES, PREDICADOS E VALIDADE Algumas sentenças nã pdem ser expressas apenas cm us de símbls prpsicinais, parênteses e cnectivs lógics exempl: a sentenç a Para td x, x >0

Leia mais

A qualidade das águas balneares

A qualidade das águas balneares A qualidade das águas balneares Entende-se pr qualidade da água cnjunt de valres ds parâmetrs físics, químics, bilógics e micrbilógics da água que permite avaliar a sua adequaçã para determinads uss directs

Leia mais

Fórum Social Temático - Reforma Política: Pela Democratização do Poder

Fórum Social Temático - Reforma Política: Pela Democratização do Poder Text base de Metdlgia Fórum Scial Temátic Refrma Plítica Fevereir de 2015 Fórum Scial Temátic - Refrma Plítica: Pela Demcratizaçã d Pder Etapa descentralizada: de 27 de junh a 2 de julh, em td país Etapa

Leia mais

Aula 08 29/abr Marcel Mdels atômics, parte 2 O mdel de Rutherfrd, prpst em 1911, apesar de esclarecer satisfatriamente s resultads da experiência sbre a dispersã de partículas alfa, pssuía duas principais

Leia mais

Normas técnicas para as submissões

Normas técnicas para as submissões Períd de submissã: 05/03 a 05/04/2017 Endereç: eitam4.submisses@gmail.cm Nrmas técnicas para as submissões Os artigs submetids a IV Encntr Internacinal de Teria e Análise Musical devem se adequar às nrmas

Leia mais

//ovovica DA EIRA BALLESTERO. saga Resident. Tal como nos anteriores, guarda-roupa de Alice. cinco filmes. Nos primeiros dois, em conjunto

//ovovica DA EIRA BALLESTERO. saga Resident. Tal como nos anteriores, guarda-roupa de Alice. cinco filmes. Nos primeiros dois, em conjunto cmi/la //vvica da saga Resident Evil cnversu cm a Csm sbre casament, maternidade e de cm mantm um estil de vida saudável. Preparada para cnhecer Milla? A prtagnista POR CATARINA A bela u zembr de 1975,

Leia mais

Rumo Resultados 1T17

Rumo Resultados 1T17 Rum Resultads Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

APRESENTAÇÃO. João Pessoa, 22 de outubro de 2007. RICARDO VIEIRA COUTINHO Prefeito

APRESENTAÇÃO. João Pessoa, 22 de outubro de 2007. RICARDO VIEIRA COUTINHO Prefeito APRESENTAÇÃO Este manual tem bjetiv de servir cm base de infrmaçã e rientaçã as órgãs setriais de pessal da Administraçã Direta, assim cm as servidres, nde irã encntrar n Manual d Servidr(a) Apsentável

Leia mais