ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA"

Transcrição

1

2 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

3 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documentos informáticos, filmográficos e sonoros são modalidades de classificação quanto à natureza do assunto.

4 Classificação quanto ao gênero: Escritos ou textuais Iconográficos Filmográficos Cartográficos Sonoros Micrográficos Informáticos

5 Classificação quanto à natureza do assunto: Sigilosos documentos de acesso restrito e que, por isso, exigem cuidados especiais quanto à guarda e divulgação; Ostensivos documentos cuja divulgação não prejudica a administração.

6 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documentos informáticos, filmográficos e sonoros são modalidades de classificação quanto à natureza do assunto.

7 (CESPE-UNB/DPU/2016) O gênero documental iconográfico é aquele que reúne documentos eletrônicos e digitais.

8 Classificação quanto ao gênero: Escritos ou textuais Iconográficos Filmográficos Cartográficos Sonoros Micrográficos Informáticos

9 (CESPE-UNB/DPU/2016) O gênero documental iconográfico é aquele que reúne documentos eletrônicos e digitais.

10 (CESPE-UNB/DPU/2016) Formulário é exemplo de tipo documental.

11 ESPÉCIES: - Alvará - Certidão - Declaração - Boletim - Diploma - Contrato - Ata TIPO/TIPOLOGIAS: - Alvará de construção - Certidão de casamento - Declaração de imposto de renda - Boletim escolar - Diploma de graduação - Contrato de prestação de serviços - Ata de reunião

12 (CESPE-UNB/DPU/2016) Formulário é exemplo de tipo documental.

13 (CESPE-UnB/SEE-DF/2017) Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado.

14 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS Valor primário ou administrativo Valor secundário ou histórico Eliminação ou Descarte

15 (CESPE-UnB/SEE-DF/2017) Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado.

16 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) O inventário, instrumento que descreve a documentação a ser descartada, auxilia a realização do processo de avaliação para reduzir a massa documental produzida, é utilizado para preservar apenas a documentação essencial e indispensável para a entidade produtora.

17 TABELA DE TEMPORALIDADE

18 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) O inventário, instrumento que descreve a documentação a ser descartada, auxilia a realização do processo de avaliação para reduzir a massa documental produzida, é utilizado para preservar apenas a documentação essencial e indispensável para a entidade produtora.

19 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Na avaliação documental, os documentos fisicamente deteriorados devem ter redução do prazo de arquivamento.

20 TABELA DE TEMPORALIDADE

21 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Na avaliação documental, os documentos fisicamente deteriorados devem ter redução do prazo de arquivamento.

22 (CESPE-UNB/DPU/2016) O fato de o documento ter sua frequência ou possibilidade de uso diminuída é indicativo de que ele deverá ser recolhido ao arquivo corrente.

23 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS Valor primário ou administrativo Valor secundário ou histórico Eliminação ou Descarte

24 (CESPE-UNB/DPU/2016) O fato de o documento ter sua frequência ou possibilidade de uso diminuída é indicativo de que ele deverá ser recolhido ao arquivo corrente.

25 (CESPE-UNB/DPU/2016) Os arquivos permanentes têm restrição de acesso ao público em geral.

26 3ª IDADE: FASE PERMANENTE Documentos de valor histórico; Seus documentos já possuíram valor administrativo anteriormente; Não elimina seus documentos; Deve disponibilizar seus documentos para consulta tanto pelo público interno quanto ao público externo e a consulta não depende de autorização da área acumuladora.

27 (CESPE-UNB/DPU/2016) Os arquivos permanentes têm restrição de acesso ao público em geral.

28 (CESPE-UnB/ANVISA/2016) A aplicação da tabela de temporalidade resulta na definição do destino final dos documentos de arquivo, que pode ser a guarda corrente ou intermediária.

29 TABELA DE TEMPORALIDADE

30 (CESPE-UnB/ANVISA/2016) A aplicação da tabela de temporalidade resulta na definição do destino final dos documentos de arquivo, que pode ser a guarda corrente ou intermediária.

31 (CESPE-UNB/FUB/2016) Cabe ao servidor, quando encontrar um documento que não tem mais uso, a decisão de eliminá-lo para garantir espaço físico no setor de trabalho.

32 TABELA DE TEMPORALIDADE

33 (CESPE-UNB/FUB/2016) Cabe ao servidor, quando encontrar um documento que não tem mais uso, a decisão de eliminá-lo para garantir espaço físico no setor de trabalho.

34 (CESPE-UNB/FUB/2016) A operação de transferência dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário denomina-se recolhimento.

35 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS Valor primário ou administrativo Valor secundário ou histórico Eliminação ou Descarte

36 (CESPE-UNB/FUB/2016) A operação de transferência dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário denomina-se recolhimento.

37 (CESPE-UnB/SEE-DF/2017) As atividades de protocolo se desenvolvem na fase do arquivo intermediário.

38 PROTOCOLO É o controle da tramitação dos documentos, que permite prestar informações ao usuários em tempo real; É uma atividade típica da fase corrente.

39 (CESPE-UnB/SEE-DF/2017) As atividades de protocolo se desenvolvem na fase do arquivo intermediário.

40 (CESPE-UNB/ANVISA/2016) Os procedimentos de recebimento, registro, distribuição e movimentação de documento de arquivo são realizados, em regra, pelo setor de arquivamento intermediário.

41 (CESPE-UnB/SEE-DF/2017) Autuação, distribuição e descarte são responsabilidades do protocolo.

42 Recebimento Registro Autuação Classificação Expedição / Distribuição Controle / Movimentação ATIVIDADES DE PROTOCOLO

43 (CESPE-UnB/SEE-DF/2017) Autuação, distribuição e descarte são responsabilidades do protocolo.

44 (CESPE-UNB/DPU/2016) Expedição e microfilmagem de documentos são tarefas do protocolo.

45 Recebimento Registro Autuação Classificação Expedição / Distribuição Controle / Movimentação ATIVIDADES DE PROTOCOLO

46 (CESPE-UNB/DPU/2016) Expedição e microfilmagem de documentos são tarefas do protocolo.

47 (CESPE-UNB/DPU/2016) O registro de documentos é uma atividade de responsabilidade do arquivo permanente.

48 Recebimento Registro Autuação Classificação Expedição / Distribuição Controle / Movimentação ATIVIDADES DE PROTOCOLO

49 (CESPE-UNB/DPU/2016) O registro de documentos é uma atividade de responsabilidade do arquivo permanente.

50 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Para zelar pela preservação das informações, a manutenção de arquivos digitais deve seguir as mesmas condições de arquivamento dos documentos em papel.

51 OBSERVAÇÕES NA CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS: O arquivo deve criar ambientes separados e climatizados para cada tipo de suporte (material)

52 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Para zelar pela preservação das informações, a manutenção de arquivos digitais deve seguir as mesmas condições de arquivamento dos documentos em papel.

53 (Cespe-UnB/SEE-DF/2017) O material utilizado na confecção das caixas que acondicionam documentos de arquivo é irrelevante na preservação documental.

54 OBSERVAÇÕES NA CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS: O material utilizado na confecção das embalagens destinadas à guarda dos documentos deve ser, preferencialmente, de ph neutro.

55 (Cespe-UnB/SEE-DF/2017) O material utilizado na confecção das caixas que acondicionam documentos de arquivo é irrelevante na preservação documental.

56 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Recomenda-se que sejam deixados espaços vazios nas caixas onde os documentos estão armazenados, para evitar danos aos documentos quando de sua retirada das caixas.

57 OBSERVAÇÕES NA CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS: Deve-se evitar espaços vazios nas caixas onde são armazenados documentos em papel, a fim de evitar que os mesmos se dobrem e amassem.

58 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Recomenda-se que sejam deixados espaços vazios nas caixas onde os documentos estão armazenados, para evitar danos aos documentos quando de sua retirada das caixas.

59 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documento resultante do processo de digitalização deve ser considerado como documento original.

60 LEI /12 - DIGITALIZAÇÃO Art. 6º. Os registros públicos originais, ainda que digitalizados, deverão ser preservados de acordo com o disposto na legislação pertinente.

61 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documento resultante do processo de digitalização deve ser considerado como documento original.

62 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Em razão do aumento da massa documental acumulada pela SEE/DF, é permitida a digitalização de todos os seus documentos e a eliminação dos originais, principalmente aqueles considerados de valor permanente.

63 LEI /12 - DIGITALIZAÇÃO Art. 6º. Os registros públicos originais, ainda que digitalizados, deverão ser preservados de acordo com o disposto na legislação pertinente.

64 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Em razão do aumento da massa documental acumulada pela SEE/DF, é permitida a digitalização de todos os seus documentos e a eliminação dos originais, principalmente aqueles considerados de valor permanente.

65 (CESPE-UnB/SEE-DF/2017) Deve-se organizar a documentação arquivística nas fases intermediária e permanente, para evitar o tratamento de informação que pode ter sido descartada na fase corrente.

66 MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO: Alfabético (por NOME); Geográfico (por LOCAL ou PROCEDÊNCIA); Numérico (por NÚMERO); Ideográfico (por TEMA ou ASSUNTO).

67 (CESPE-UnB/SEE-DF/2017) Deve-se organizar a documentação arquivística nas fases intermediária e permanente, para evitar o tratamento de informação que pode ter sido descartada na fase corrente.

68 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público e por entidades privadas encarregadas de serviços públicos não são considerados arquivos públicos.

69 LEI 8.159/1991 Art. 7º Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.

70 LEI 8.159/1991 Art. 7º... 1º São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

71 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público e por entidades privadas encarregadas de serviços públicos não são considerados arquivos públicos.

72 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) É facultada a divulgação, na Internet, de informações de interesse coletivo ou geral por órgãos e entidades públicas, caso estes disponham de outros meios ou instrumentos legítimos para divulgação desse tipo de informação.

73 LEI /2011 Art. 8º Art. 8 o É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

74 LEI /2011 Art. 8º - 2 o Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).

75 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) É facultada a divulgação, na Internet, de informações de interesse coletivo ou geral por órgãos e entidades públicas, caso estes disponham de outros meios ou instrumentos legítimos para divulgação desse tipo de informação.

76 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) A Lei nº 8.159/1991 estabelece categorias de sigilo para documentos.

77 LEI /2011 Art o Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos.

78 (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) A Lei nº 8.159/1991 estabelece categorias de sigilo para documentos.

79

80

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO 1 CONCEITOS BÁSICOS ARQUIVO É o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência e que comprovam as suas

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA 7 Noções de arquivologia. 7.1 Arquivística: princípios e conceitos. 7.2 Legislação arquivística. 7.3 Gestão de Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 7.3.4 Tabela

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO S AGRADECIMENTOS... 7 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO... 17 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da comunicação

Leia mais

Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de São

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

Arquivologia. Classificação de Arquivos e Documentos

Arquivologia. Classificação de Arquivos e Documentos Arquivologia Classificação de Arquivos e Documentos Classificação de Arquivos Os arquivos possuem diversas características diferentes. Considerando-as, podemos estabelecer classificações de acordo com:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI Estabelece a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS (TEORIA DAS TRÊS IDADES) 3 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 4 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 1ª IDADE 2ª IDADE 3ª IDADE 5 (CESPE-UNB/SEE-DF)

Leia mais

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012 Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI De 30 de julho de 2012 Dispõe sobre o estabelecimento da Política de Gestão de Documentos da Universidade Federal da UFFS O SECRETÁRIO ESPECIAL DE

Leia mais

Arquivologia. O Documento de Arquivo

Arquivologia. O Documento de Arquivo Arquivologia O Documento de Arquivo O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ CAPÍTULO I DOS

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19 SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO... 11 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à Arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da Comunicação e Suportes

Leia mais

Arquivologia. Prof. André Sandes

Arquivologia. Prof. André Sandes Arquivologia Prof. André Sandes (Cespe / DPU / Arquivista / 2016) 01. À medida que os documentos são mais utilizados, cresce o seu valor primário. Valor Documental Valor Primário Administrativo, fiscal

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 3 Domínio da ortografia oficial. 4 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego

Leia mais

O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO.

O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO. O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO. COSTA, Sonia; CARVALHO, Priscila Freitas de; FRANÇA, Patrícia Machado Goulart; MOREIRA, Luciane Alves; NOGUEIRA, Rafael de Castro;

Leia mais

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Resolução nº 24, de 3 de agosto de 2006 CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SISTEMA DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SISTEMA DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PORTARIA N.º. 065 DE 02 DE AGOSTO DE 2010 SISTEMA DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS O DIRETOR DO LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DO MINISTÉRIO DA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000. Fone: (35) 3299-1000 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 082/2016 PROGEPE Orientações

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Página 1 de 9 Como entender o Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Em 08 de julho de 2016

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI Dispõe sobre a criação do Sistema de Gestão Documental da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11 Temas: Conceitos de Arquivamento Até agora, estudamos sobre a forma correta de produzir e tramitar os documentos gerados em nosso dia-a-dia. A partir desta

Leia mais

TÉCNICO DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO VOLUME I

TÉCNICO DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO VOLUME I MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - MPU TÉCNICO DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO VOLUME I ÍNDICE Nível Médio CONHECIMENTOS BÁSICOS LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

Leia mais

2. MÉTODO AUTOMÁTICO:

2. MÉTODO AUTOMÁTICO: 2. MÉTODO AUTOMÁTICO: Usa-se para arquivar nomes, evitando acumular pastas de sobrenomes iguais. Combina letras, números e cores. É utilizado na Europa e não é utilizado no Brasil. 3. SOUNDEX: Para os

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro

REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro Modernização do REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro Sérgio Jacomino Modernização do Registro de Imóveis brasileiro e-folivm comissão especial para a gestão documental do Foro Extrajudicial e-ri - Registro Eletrônico

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. CONTROLE DE CONTEÚDO ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Plano de Estudos. Turma Elite Câmara dos Deputados Instituto Cognos Fernando Mesquita. versão 1.2

Plano de Estudos. Turma Elite Câmara dos Deputados Instituto Cognos Fernando Mesquita. versão 1.2 Plano de Estudos Turma Elite Câmara dos Deputados 2015 versão 1.2 Fernando Mesquita 1 1 Português Ortografia oficial, letras e acentuação 1 1 Adm. Planejamento estratégico (1/5)* 1 1 DC Título I 1 1 Arquiv.

Leia mais

Módulo 653. Formadora Mafalda Henriques. Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1

Módulo 653. Formadora Mafalda Henriques. Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1 Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1 È o conjunto de documentos recebidos e expedidos por uma entidade, no decorrer das sua funções. Existem dois métodos de arquivo: Arquivo Electrónico Arquivo

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB Estabelece a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Escola de Direito de Brasília

Leia mais

b) Edição de imagens. c) Segurança no trabalho. d) Automação arquivística. e) Atendimento ao público.

b) Edição de imagens. c) Segurança no trabalho. d) Automação arquivística. e) Atendimento ao público. Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Arquivologia 1. (FEPESE, 2016 / CELESC-SC) Qual nome é dado ao arquivo que possui em seu conjunto, documentos

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul DECRETO Nº 18.290, DE 13 DE JULHO DE 2016. Aprova o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de s da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social atividadesfim, para efeitos legais.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

RESOLUÇÃO MPC-MG Nº 001, DE 11 DE MAIO DE 2011

RESOLUÇÃO MPC-MG Nº 001, DE 11 DE MAIO DE 2011 RESOLUÇÃO MPC-MG Nº 001, DE 11 DE MAIO DE 2011 Revogada pela RMPC 2/11 O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, com fundamento direto nos artigos 32 e 119 da Lei Complementar nº 102, de 17 de

Leia mais

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo TREINAMENTO CADA Avaliação e eliminação de documentos de arquivo Abril 2017 O que é Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade? Plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos São

Leia mais

Agente Regulado: pessoa física ou jurídica submetida ao controle e fiscalização da Anvisa.

Agente Regulado: pessoa física ou jurídica submetida ao controle e fiscalização da Anvisa. página 1/6 RESOLUÇÃO-RDC Nº 124, DE 13 DE MAIO DE 2004 Dispõe sobre os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo de correspondências e documentos técnicos no âmbito da ANVISA e sobre

Leia mais

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA ARQUIVOLOGIA TERMINOLOGIAS ARQUIVÍSTICAS DE ARQUIVOLOGIA CRISTIANO SILVA Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades

Leia mais

ANALISTA TÉCNICO ADMINSITRATIVO - ANVISA

ANALISTA TÉCNICO ADMINSITRATIVO - ANVISA ANALISTA TÉCNICO ADMINSITRATIVO - ANVISA 1 LÍNGUA PORTUGUESA: 2 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 3 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4 3 Domínio da ortografia oficial.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação gráfica...30

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação gráfica...30 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação

Leia mais

Regulamento do Arquivo Histórico do Ministério da Justiça

Regulamento do Arquivo Histórico do Ministério da Justiça Regulamento do Arquivo Histórico do Ministério da Justiça MINISTÉRIO DA JUSTIÇA REGULAMENTO DO ARQUIVO HISTÓRIO DO MJ Í n d i c e 1. Nota Introdutória... 1 2. O Arquivo Histórico do Ministério da Justiça...

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 31/17

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 31/17 RESOLUÇÃO CONSUNI nº 31/17 Aprova o Regulamento para Guarda e Manutenção do Acervo do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. O Vice-Reitor, no exercício da Presidência do, no uso de suas atribuições

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Automação de Arquivo SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Introdução: Documentos Arquivísticos Produzidos e recebidos no decorrer das atividades de um órgão ou entidade, independentemente

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA

Leia mais

Administração Pública e Geral Arquivologia

Administração Pública e Geral Arquivologia CADERNO DE QUESTÕES - ARQUIVOLOGIA Administração Pública e Geral Arquivologia www.concursovirtual.com.br Grupo Yahoo: Http://Br.Groups.Yahoo.Com/Group/Professormarcelomarques/ VÍDEO-AULAS DE ARQUIVOLOGIA

Leia mais

Apresentação... XI Introdução Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo Dado Informação Conhecimento...

Apresentação... XI Introdução Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo Dado Informação Conhecimento... Sumário Apresentação... XI Introdução... 1 1 Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo... 3 1.1 Dado... 3 1.2 Informação... 4 1.3 Conhecimento... 6 2 Dados X Informações X Conhecimento... 7 3 Gestão

Leia mais

IMPORTAÇÃO DE MATERIAL USADO NOVAS REGRAS

IMPORTAÇÃO DE MATERIAL USADO NOVAS REGRAS IMPORTAÇÃO DE MATERIAL USADO NOVAS REGRAS Comércio Exterior Serviço de protocolo da Secex Exame de similaridade Material usado Exportação de produtos sujeitos a procedimentos especiais Alterações Retificação

Leia mais

Os instrumentos de gestão e a gestão compartilhada dos documentos

Os instrumentos de gestão e a gestão compartilhada dos documentos Os instrumentos de gestão e a gestão compartilhada dos documentos FAU e AG 2/9/2015 Johanna W. Smit Instrumentos de gestão Gestão compartilhada dos documentos 3 noções essenciais: gestão documento compartilhamento

Leia mais

1 Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original.

1 Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original. DECRETO N o 1.799, DE 30 DE JANEIRO DE 1996. Regulamenta a Lei n 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

Minuta de Decreto Marco Civil da Internet

Minuta de Decreto Marco Civil da Internet Minuta de Decreto Marco Civil da Internet Regulamenta a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 para tratar das exceções à neutralidade de rede e indicar procedimentos para a guarda de dados por provedores

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Secretaria de Estado da Administração - SEA Gestão de Pessoas Sistemas administrativos Gestão de Materiais e Serviços Gestão Patrimonial Ouvidoria Gestão de Tecnologia

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - POLÍCIA FEDERAL - AGENTE ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO - POLÍCIA FEDERAL - AGENTE ADMINISTRATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO - POLÍCIA FEDERAL - AGENTE ADMINISTRATIVO 1 Domínio da ortografia oficial (acentuação) PORTUGUÊS 2 Relações de coordenação e subordinação entre termos da oração. Emprego dos sinais

Leia mais

MGS. Gestão de Documentos

MGS. Gestão de Documentos MGS CATÁLOGO DE SERVIÇOS Gestão de Documentos SUMÁRIO 1- Apresentação...4 2- Gestão de Documentos...5 3- Missão...6 4- Objetivos...6 5- Conceitos gerais...7 6- Legislação arquivística...8 7- Serviços

Leia mais

Concurso MPU 2013 (7º Concurso)

Concurso MPU 2013 (7º Concurso) Concurso MPU 2013 (7º Concurso) Importante: Para uma preparação organizada foi elaborado o Edital Verticalizado do último concurso. Com ele, você poderá aperfeiçoar o seu tempo e conseguir mais organização,

Leia mais

Levantamento da Produção Documental do MPPR

Levantamento da Produção Documental do MPPR Levantamento da Produção Documental do MPPR Atividade-meio Curitiba/PR, Julho de 2014 2/3 CONCEITO:ESPÉCIE DOCUMENTAL Entende-se como a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e

Leia mais

Rodada #1 Noções de Arquivologia

Rodada #1 Noções de Arquivologia Rodada #1 Noções de Arquivologia Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada ARQUIVOLOGIA: 1 Arquivística: introdução e conceitos básicos. Princípios. 2 Gestão da informação e de documentos. 2.1 Protocolo:

Leia mais

PROFESSORES-ORIENTADORES

PROFESSORES-ORIENTADORES ICI 222 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE (Arquivologia) Aida Varela Varela Redes e Educação a distância Teorias cognitivas e sua aplicabilidade na CI, em Biblioteconomia e Arquivologia Teorias de aprendizagem

Leia mais

MEMÓRIA: SOB A ÓTICA DA GESTÃO DOCUMENTAL

MEMÓRIA: SOB A ÓTICA DA GESTÃO DOCUMENTAL MEMÓRIA: SOB A ÓTICA DA GESTÃO DOCUMENTAL Maria Eduarda de Oliveira Santos 1 ; Lilian Maria da Silva Lira 2 Eliete Correia dos Santos 3 ; Suerde Miranda de Oliveira Brito 4 1 Estudante do Curso de Bacharelado

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul DECRETO Nº 18.289, DE 13 DE JULHO DE 2016. Aprova o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de s da Secretaria Municipal de Gestão e Finanças atividadesfim, para efeitos legais. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Exercícios

ARQUIVOLOGIA. Exercícios ARQUIVOLOGIA Exercícios NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ARQUIVOLOGIA Conceito de Arquivo Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDADO REVISADO EXERCÍCIOS

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDADO REVISADO EXERCÍCIOS CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDADO REVISADO EXERCÍCIOS 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as "Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico", dispõe sobre tempo de guarda dos prontuários, estabelece critérios

Leia mais

N O R M A S DE ACESSO E CONSULTA DE DOCUMENTOS 2009

N O R M A S DE ACESSO E CONSULTA DE DOCUMENTOS 2009 www.cm-estarreja.pt N O R M A S DE ACESSO E CONSULTA DE DOCUMENTOS N O R M A S DE ACESSO E CONSULTA DE DOCUMENTOS Divisão Administrativa e Jurídica S E C T O R D E A R Q U I V O SUMÁRIO 1. Princípios Normativos

Leia mais

Apresentação. Departamento de Arquivo Geral Universidade Federal de Santa Maria

Apresentação. Departamento de Arquivo Geral Universidade Federal de Santa Maria Apresentação O Informativo do Departamento de Arquivo Geral (DAG) tem o objetivo de divulgar a política de gestão arquivística e o funcionamento do sistema de arquivos da UFSM e, mais especificamente,

Leia mais

Polícia Federal AGENTE ADMINISTRATIVO (CLASSE A, PADRÃO I) VOLUME 1. Agente Administrativo PF VOL.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS

Polícia Federal AGENTE ADMINISTRATIVO (CLASSE A, PADRÃO I) VOLUME 1. Agente Administrativo PF VOL.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS Polícia Federal AGENTE ADMINISTRATIVO (CLASSE A, PADRÃO I) VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos....1 2 Tipologia textual....5 3 Ortografia oficial....11

Leia mais

e-processo A eficiência na relação entre a Receita Federal e o Contribuinte

e-processo A eficiência na relação entre a Receita Federal e o Contribuinte e-processo A eficiência na relação entre a Receita Federal e o Contribuinte e-processo O que é? O e-processo pode ser entendido como o sistema que permite a prática de atos administrativos sequenciais

Leia mais

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC VISITA TÉCNICA Código TTDD nº 063.1 1) IDENTIFICAÇÃO Local: CCH Setor: Escola de Educação Contato: Profª Sandra Albernaz de Medeiros Tel: 2542-1783 E-mail: cch_educacao@unirio.br; sandra.albernaz@globo.com

Leia mais

O que é gestão de documentos?

O que é gestão de documentos? 3 o O que é gestão de documentos? Johanna W. Smit para simplificar Administração Organização Controle de documentos 2 1 para o que serve? 5 Na USP, quem faz a gestão? 2 porque tudo isto é importante? 4

Leia mais

AGENTE JUDICIÁRIO - CLASSE E

AGENTE JUDICIÁRIO - CLASSE E AGENTE JUDICIÁRIO - CLASSE E Provimento: não mais ocorre em razão do art. 3º da Lei n. 13.467, de 12 de janeiro de 2000. * QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: conclusão de nível Fundamental de escolaridade * QUALIFICAÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS DE MESTRADO

ORIENTAÇÃO PARA REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS DE MESTRADO ORIENTAÇÃO PARA REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS DE MESTRADO Aos discentes que concluíram com êxito um dos cursos de pós-graduação em nível de Mestrado na UNILAB, informamos que já é possível solicitar seu diploma

Leia mais

Avaliação e Classi cação de Documentos de Arquivo. Programa de Gestão Documental

Avaliação e Classi cação de Documentos de Arquivo. Programa de Gestão Documental Avaliação e Classi cação de Documentos de Arquivo Programa de Gestão Documental Avaliação e Classi cação de Documentos de Arquivo Slides Escola de Serviço Público do Espírito Santo ESESP EIXO CONHECIMENTO

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO CONCURSOS LEGISLATIVOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO CONCURSOS LEGISLATIVOS ÁREA ADMINISTRATIVA 1 Domínio da Ortografia Oficial. Emprego das Letras. Emprego da Acentuação Gráfica. 2 Estrutura, Formação e Representação das Palavras. 3 Emprego das Classes de Palavras. 4 Relações de coordenação e de

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016 CCA/DE/IFPI CAVAL SELEÇÃO DE ALUNOS PARA COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA EMPRESA JÚNIOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EDITAL Nº 01/2016 CCA/DE/IFPI CAVAL SELEÇÃO DE ALUNOS PARA COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA EMPRESA JÚNIOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 01/2016 CCA/DE/IFPI CAVAL SELEÇÃO DE ALUNOS PARA COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA EMPRESA JÚNIOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A Diretoria Geral do Campus Valença do Piauí, por meio do Colegiado de docentes

Leia mais

Regulamento Interno. Biblioteca FCR

Regulamento Interno. Biblioteca FCR Regulamento Interno Biblioteca FCR Regulamento Interno Biblioteca FCR Capítulo I Do objetivo Art. 1.º O objetivo deste regulamento é divulgar as normas e procedimentos de uso da Biblioteca da Faculdade

Leia mais

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO ESPECIAL - - Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso à Informação - Professor: Marcos Girão - O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 1 CF/88 ACESSO À INFORMAÇÃO Constituição Federal de 1988 Art. 5º (...)

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 98, DE 4 DE MAIO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 98, DE 4 DE MAIO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 98, DE 4 DE MAIO DE 2016. Institui o Sistema Eletrônico de Informações no âmbito da Agência Nacional de Aviação. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício

Leia mais

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Controladoria-Geral da União Acesso a informação: Conceito Transparência Ativa ACESSO

Leia mais

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico...

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico... Sumário Português... 1 1. Concordância... 3 2. Regência... 14 3. Colocação pronominal... 23 4. Morfologia e morfossintaxe... 24 5. Pontuação... 53 6. Ortografia... 62 7. Sintaxe... 68 8. Interpretação

Leia mais

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's. Gestão Responsável em último ano de mandato

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's. Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista de Controle Externo / TCM-PA Diretoria de Planejamento DIPLAN (91) 3210-7814 e 3210-7570 paolacals@gmail.com

Leia mais

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento:

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento: PRONTUÁRIO MÉDICO DOCUMENTOS MÉDICOS Documento: 1 - Qualquer base de conhecimento, fixada materialmente e disposta de maneira que se possa utilizar para consulta, estudo, prova, etc. (Buarque de Holanda).

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC Campus Araranguá

Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC Campus Araranguá COMISSÃO 9 PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS CPAD/ UFSC PROCEDIMENTO DE NORMALIZAÇÃO: PREENCHIMENTO DE CAMPOS DA LISTAGEM DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS ABRANGÊNCIA: TODOS OS CAMPI - UFSC Campo 1: Órgão/Entidade:

Leia mais

Orientações gerais para preenchimento da Listagem de Eliminação de Documentos do Exército:

Orientações gerais para preenchimento da Listagem de Eliminação de Documentos do Exército: Orientações gerais para preenchimento da Listagem de Eliminação de Documentos do Exército: 010.3 Audiências. Despachos. Reuniões. 2001-2003 20 Cx 3,0 012.2 Divulgação interna 2001-2003 10 Cx 1,5 021.2

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia AULA DEMONSTRATIVA Noções de Arquivologia Arquivística: princípios e conceitos. Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Aula 00 Aula

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 8. Temas: Conceitos e Procedimentos de Protocolo

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 8. Temas: Conceitos e Procedimentos de Protocolo Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 8 Temas: Conceitos e Procedimentos de Protocolo Conceitos e Procedimentos de Protocolo A partir desta aula estudaremos o Protocolo, partindo de suas definições

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÃO ARQUIVÍSTICA

PROGRAMA DE GESTÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÃO ARQUIVÍSTICA PROGRAMA DE GESTÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÃO ARQUIVÍSTICA A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), através do Departamento de Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) tem

Leia mais

DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO

DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL A Lei 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidenta da República, Dilma Rousseff,

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Gêneros e tipos de texto. 3 Articulação textual: operadores sequenciais, expressões referenciais. 4 Coesão e coerência textual. Identificação, definição, classificação,

Leia mais

ÍNDICE DE TERMOS. Guia Guia de remessa

ÍNDICE DE TERMOS. Guia Guia de remessa ÍNDICE DE TERMOS Acervo documental Acesso à informação Arquivo Arquivo Central Arquivo Corrente Arquivo definitivo Arquivo geral Arquivo histórico Arquivo intermédio Arquivo público Auto de eliminação

Leia mais

Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania

Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania Ministério da Administração Interna Secretaria-Geral Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania Encontro Arquivos da Administração Pública 2 e 3 julho Angélica Jorge/Cidália Ferreira

Leia mais

Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Lei nº /2011. Controladoria-Geral da União

Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Lei nº /2011. Controladoria-Geral da União Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública Lei nº 12.527/2011 Controladoria-Geral da União Casa Civil Lei n.º 12.527/2011 Comando central da Lei O acesso à informação é a regra. O sigilo é a exceção.

Leia mais

SISTEMA DE GERÊNCIA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS NA MARINHA DO BRASIL

SISTEMA DE GERÊNCIA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS NA MARINHA DO BRASIL SISTEMA DE GERÊNCIA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS NA MARINHA DO BRASIL AÇÕES ESTRATÉGICAS NO TRATAMENTO ARQUIVÍSTICO ALESSANDRA PEREIRA FIRMO PRIMEIRO-TENENTE (T) AJUDANTE DA DIVISÃO DE ESCRITOS sdm-31@sdm.mar.mil.br

Leia mais

Questões comentadas de Arquivologia para concursos

Questões comentadas de Arquivologia para concursos APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 580 Questões Comentadas de Arquivologia Para Concursos acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br SUMÁRIO Apresentação...2 Conceitos Fundamentais... 3

Leia mais

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Lei 12.527 de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Abrangência da Lei Art. 1 o Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com

Leia mais

Diário Eletrônico - DPE/RS

Diário Eletrônico - DPE/RS RESOLUÇÃO DPGE nº 02/2017 Regulamenta o Diário Eletrônico da Defensoria Pública DED e dá outras providências. A DEFENSORA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL em exercício, no uso de suas competências,

Leia mais

PRESERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOUTOR HERMANN BLUMENAU

PRESERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOUTOR HERMANN BLUMENAU PRESERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOUTOR HERMANN BLUMENAU Hoffmann, Cleverton 1 ; Silva, Sergio Bezerra da 2 ; Zotti, Solange Aparecida 3 1 Instituto Federal de Santa Catarina,

Leia mais

SEMINÁRIO LEGALIDADE E AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS EM MEIO DIGITAL

SEMINÁRIO LEGALIDADE E AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS EM MEIO DIGITAL SEMINÁRIO LEGALIDADE E AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS EM MEIO DIGITAL INSTRUÇÃO NORMATIVA APE/SAESP 1, de 10 de março de 2009, que estabelece diretrizes e define procedimentos para a gestão, a preservação

Leia mais