Arquivologia. O Documento de Arquivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquivologia. O Documento de Arquivo"

Transcrição

1 Arquivologia O Documento de Arquivo

2 O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e por seus sucessores para efeitos futuros. - Sólon Buck.

3 O Documento de Arquivo Documento é o registro de uma informação, independente da natureza do suporte que a contém.

4 O Documento de Arquivo Suporte refere-se ao material físico ou digital no qual a informação é registrada. Dentre eles: fotografia, mapa, arquivo digital, etc.

5 O Documento de Arquivo O termo Arquivo pode ser usado para: 1- Conjunto de documentos; 2- Móvel para guardar; 3- Local do acervo e órgão/instituição onde será guardado e conservado. - Marilena Leite.

6 O Documento de Arquivo Funções Básicas: 1- Guarda; 2- Conservação; 3- Disponibilização função principal.

7 O Documento de Arquivo Finalidade do Arquivo: facilitar a consulta dos documentos por seus usuários.

8 O Ciclo de Vida dos Documentos Alerta! Assunto campeão em provas!

9 O Ciclo de Vida dos Documentos Nomenclaturas diferentes: 3 idades, 3 ciclos, 3 estágios.

10 O Ciclo de Vida dos Documentos Refere-se a uma classificação quanto à frequência de uso do documento: 1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.

11 O Ciclo de Vida dos Documentos 1- Arquivo corrente ou primeira idade: Referese à guarda de documentos que são consultados com frequência. Possuem valor primário.

12 O Ciclo de Vida dos Documentos 2- Arquivo intermediário ou segunda idade: Refere-se à guarda de documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que estão aguardando destinação final em armazenamento temporário, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Possuem valor primário.

13 O Ciclo de Vida dos Documentos - Possuem valor primário; - Precisam estar acessíveis, mesmo com menor utilização; - Deve ser cumprido o PRAZO PRECAUCIONAL.

14 O Ciclo de Vida dos Documentos 3- Arquivo permanente ou terceira idade: Podemos entender como os arquivos de fato. - Refere-se à guarda de documentos que devem ser conservados definitivamente por valor histórico ou documental; - Não possuem mais valor administrativo.

15 O Ciclo de Vida dos Documentos Dica importante: As 3 idades são complementares na busca da conservação e organização adequada.

16 O Ciclo de Vida dos Documentos Quanto à localização física: - Correntes: junto aos órgãos produtores; - Intermediários: afastados dos órgãos; - Permanentes: em centros culturais ou instituições de ensino e pesquisa.

17 O Ciclo de Vida dos Documentos Quanto ao acesso aos documentos: - Correntes: restrito ao produtor-responsável; - Intermediários: acesso pelo público quando autorizado pelo gerador; - Permanente: liberado ao público.

18 O Ciclo de Vida dos Documentos Quanto à transferência e ao recolhimento: Corrente para intermediário transferência Intermediário para permanente recolhimento

19 O Ciclo de Vida dos Documentos Dicas importantes: Em caso de não existência de arquivo intermediário: - Um documento permanente pode voltar a ser corrente? - Documentos recolhidos 3ª idade continuam tendo valor?

20 Avaliação de Documentos A avaliação de documentos é feita através de sua própria análise e seleção. Tem como objetivo fixar prazos para sua guarda e eliminação.

21 Destinação Após ser realizada a avaliação do documento, é feita através de sua própria análise e seleção. - Destinação refere-se ao encaminhamento a guarda temporária ou permanente, eliminação ou microfilmagem.

22 Plano de Destinação Conjunto de ações que darão destino ao documento. Objetivos: A - Reduzir ao essencial os arquivos; B - Aumentar a recuperação das informações; C - Conquistar espaço físico.

23 Etapas A avaliação ocorre na fase corrente.

24 Competência Forma-se uma equipe técnica para integrar a Comissão de Avaliação e Destinação Documental. A equipe deve ser constituída por: arquivistas, profissionais da área, entre outros.

25 Dica Importante Existem dois instrumentos de destinação: - Tabela de temporalidade; - Lista de eliminação.

26 Identificação de Documentos Processo de investigação e sistematização de categorias arquivísticas que sustenta a estrutura de um fundo, sendo um dos seus objetivos principais assegurar através do seu resultado a avaliação das séries documentais.

27 Identificação de Documentos Identificação do Órgão Produtor: - Coleta de dados sobre as informações essenciais a respeito da estrutura orgânica do órgão produtor. - Objetiva conhecer profundamente o órgão.

28 Identificação de Documentos Identificação de tipos documentais: - Análise dos elementos que identificam os documentos, bem como a elaboração de instrumentos estáveis que normalizem os procedimentos.

29 Identificação de Documentos Metodologias: - Diplomática ou Arquivística. - Quando se parte da diplomática, o elemento inicial é a decodificação do próprio documento, sendo suas etapas: anatomia do texto ao discurso, do discurso à espécie, da espécie ao tipo, do tipo à atividade, da atividade ao produtor.

30 Identificação de Documentos Metodologias: - Quando se parte da arquivística, o elemento inicial necessariamente é a entidade produtora, cujo percurso é: da competência à estrutura, da estrutura ao funcionamento, do funcionamento à atividade refletida no documento, da atividade ao tipo, do tipo à espécie, da espécie ao documento.

31 Identificação de Documentos Dica Importante: Enquanto a espécie documental é o objeto da Diplomática, a Tipologia Documental, representando melhor uma extensão da Diplomática em direção à Arquivística, tem por objeto o tipo documental.

32 Arquivologia O Documento de Arquivo

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

Arquivo corrente ou arquivo de primeira idade

Arquivo corrente ou arquivo de primeira idade 6) CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS OU TEORIA DAS 3 IDADES A teoria arquivística sistematiza o ciclo de vida dos documentos de arquivo em três fases distintas e complementares, caracterizadas por intervalo

Leia mais

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos 2.14 Noções de arquivologia. 2.14.1 Arquivística: princípios e conceitos. 2.14.2 Legislação arquivística. 2.14.3 Gestão de documentos. 2.14.4 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO 8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos de guarda (tempo

Leia mais

Praticando Arquivologia

Praticando Arquivologia Praticando Arquivologia 1. (CESPE/SEDF/2017) Em relação aos conceitos e princípios da arquivística, julgue o item a seguir. De acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia Noções de Arquivologia Prof. Vinícius Mitto Navarro Bacharel em Arquivologia (UFRGS) Pós em Gestão em Arquivos (UFSM) Mestrando em Patrimônio Documental (UFSM) vinicius.mitto@gmail.com 1 Teoria das Três

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA 1 Regulamenta a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Faculdade Aldete Maria

Leia mais

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS Prof. Antonio Victor Botão GESTÃO DE INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO E DOCUMENTO termos polissêmicos = vários significados de acordo com a área que os utiliza.

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO S AGRADECIMENTOS... 7 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO... 17 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da comunicação

Leia mais

Arquivologia. Terminologia Arquivística

Arquivologia. Terminologia Arquivística Arquivologia Terminologia Arquivística Arquivologia - Informações gerais: A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados

Leia mais

Arquivologia. Prof. André Sandes

Arquivologia. Prof. André Sandes Arquivologia Prof. André Sandes (Cespe / DPU / Arquivista / 2016) 01. À medida que os documentos são mais utilizados, cresce o seu valor primário. Valor Documental Valor Primário Administrativo, fiscal

Leia mais

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO 1 CONCEITOS BÁSICOS ARQUIVO É o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência e que comprovam as suas

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 19, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre os documentos públicos

Leia mais

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA REVISÃO DE VÉSPERA (FEPESE/CELESC/2016) Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 23 1.1. Introdução à arquivologia... 23 1.1.1. Evolução da comunicação e suportes da informação... 23 1.1.2. Arquivo... 24 1.1.2.1. Conceitos... 25 1.1.2.2.

Leia mais

Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia

Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia UFRPE 2016 Banca SUGEP Prova de Assistente Administrativo Tipo 1 Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia A questão 50 provavelmente foi a questão que apresentou o maior

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Normas Arquivísticas E-ARQ BRASIL. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Normas Arquivísticas E-ARQ BRASIL. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Normas Arquivísticas Prof. Antonio Botão Modelo de requisitos para a construção de Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) Especifica todas as atividades e operações

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA. Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA. Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação Arquivos: gestão e conservação 16 Janeiro de 2012 Sugestões Técnicas Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Ano III PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA Professor José Silvino Filho Consultor

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Gestão de Documentos. Organização de Arquivos. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Gestão de Documentos. Organização de Arquivos. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Gestão de Documentos Organização de Arquivos Prof. Antonio Botão Organização e Administração de Arquivos Organização de Arquivos Fases: 1 - Levantamento de dados; 2 - Análise dos dados coletados;

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Automação de Arquivo SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Introdução: Documentos Arquivísticos Produzidos e recebidos no decorrer das atividades de um órgão ou entidade, independentemente

Leia mais

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CONSUNI), no uso de suas atribuições, principalmente no que se refere ao artigo 12, inciso I, do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000. Fone: (35) 3299-1000 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 082/2016 PROGEPE Orientações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19 SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO... 11 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à Arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da Comunicação e Suportes

Leia mais

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documentos informáticos, filmográficos e sonoros são modalidades de classificação quanto à natureza do assunto. Classificação quanto ao gênero: Escritos

Leia mais

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Gestão Documental Gestão Documental é entendida como um conjunto de procedimentos, rotinas e operações técnicas

Leia mais

INTRODUÇÃO INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS I REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS

INTRODUÇÃO INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS I REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS FUNDAMENTOS DE ARQUIVOLOGIA HISTÓRIA E MEMÓRIA A FILOSOFIA RACIOCÍNIO LÓGICO À ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

Política Institucional de Gestão

Política Institucional de Gestão Política Institucional de Gestão Documental Última Atualização em: 12.07.2011 Data de Impressão: 08-11-2011 Página: 1/6 Introdução De acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a gestão de documentos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir. 51 O fundo de arquivo do Ministério Público do Estado do Piauí origina-se da aplicação do princípio

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 8 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE JUNHO DE 2006 Dispõe sobre a adoção

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei 8.159/1991. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei 8.159/1991. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Lei 8.159/1991 Prof. Antonio Botão CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º É dever do Poder Público a gestão documental e a de proteção especial a documentos de arquivos,

Leia mais

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Página 1 de 9 Como entender o Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Em 08 de julho de 2016

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 7 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Dispõe sobre o uso da subclasse 080 - Pessoal Militar

Leia mais

13) GESTÃO DE DOCUMENTOS

13) GESTÃO DE DOCUMENTOS 13) GESTÃO DE DOCUMENTOS O conceito de gestão de documentos arquivísticos passou a ser trabalhado após o advento da Segunda Guerra Mundial, quando ocorreu o fenômeno da explosão documental no âmbito das

Leia mais

Questões comentadas de Arquivologia para concursos

Questões comentadas de Arquivologia para concursos APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 580 Questões Comentadas de Arquivologia Para Concursos acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br SUMÁRIO Apresentação...2 Conceitos Fundamentais... 3

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão 4. RESULTADOS ESPERADOS O Programa de Assistência Técnica visa a alcançar, a curto e médio prazos, os seguintes resultados: a) Padronização

Leia mais

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012 Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI De 30 de julho de 2012 Dispõe sobre o estabelecimento da Política de Gestão de Documentos da Universidade Federal da UFFS O SECRETÁRIO ESPECIAL DE

Leia mais

Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de São

Leia mais

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07 PARECER CREMEC N º 14/2007 14/05/07 PROCESSO-CONSULTA: Protocolo CREMEC Nº 5.313/04 INTERESSADO: DIRETORIA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ ASSUNTO: TEMPO DE GUARDA E MICROFILMAGEM DE PRONTUÁRIOS MÉDICOS PARECERISTAS:

Leia mais

QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período

QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período Disciplina Carga Horária Crédito Ementa recomen Código Nome T P TT T

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 28/2015 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Acervo Acadêmico da Universidade de Cruz Alta, ============================ O Conselho Universitário,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI Estabelece a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA IES. Capítulo I Do objetivo

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA IES. Capítulo I Do objetivo A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento da Política de Manutenção e Guarda do Acervo da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Acerca dos conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens a seguir. 51 De acordo com o princípio do respeito à ordem original, os documentos devem ser reclassificados com base no assunto, desconsiderando-se

Leia mais

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA 7 Noções de arquivologia. 7.1 Arquivística: princípios e conceitos. 7.2 Legislação arquivística. 7.3 Gestão de Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 7.3.4 Tabela

Leia mais

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Resolução nº 24, de 3 de agosto de 2006 CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

1 17 Aula. Curso Grátis Noções de Arquivologia Aula 1. Noções de Arquivologia. Prof. Kátia Quadros. Prof.

1 17 Aula. Curso Grátis Noções de Arquivologia Aula 1.  Noções de Arquivologia. Prof. Kátia Quadros. Prof. 1 17 Aula 01 Noções de Arquivologia www.concurseiro24horas.com.br 2 17 AULA 1 AULA INAUGURAL... 2 1. OBSERVAÇÕES INICIAIS... 3 2. CONCEITOS INICIAIS... 5 3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 13 4. QUESTÕES SEM

Leia mais

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes.

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes. Arquivologia 1 1. A espécie documental que registra a opinião fundamentada sobre matéria submetida à análise de determinada autoridade, emitida em seu nome pessoal ou no do organismo a que está ligada,

Leia mais

Arquivos: gestão e conservação

Arquivos: gestão e conservação Arquivos: gestão e conservação 11 Junho de 2011 Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Sugestões Técnicas Ano III FUNDOS DE ARQUIVO Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS (TEORIA DAS TRÊS IDADES) 3 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 4 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 1ª IDADE 2ª IDADE 3ª IDADE 5 (CESPE-UNB/SEE-DF)

Leia mais

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA ARQUIVOLOGIA TERMINOLOGIAS ARQUIVÍSTICAS DE ARQUIVOLOGIA CRISTIANO SILVA Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO 81. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) De Acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários ou permanentes. COMENTÁRIO:

Leia mais

Regulamento do Arquivo do Conservatório Escola de Artes Eng.º Luiz Peter Clode

Regulamento do Arquivo do Conservatório Escola de Artes Eng.º Luiz Peter Clode Regulamento do Arquivo do Conservatório Escola de Artes Eng.º Luiz Peter Clode 1- Âmbito O presente Regulamento estabelece as regras gerais de funcionamento do Arquivo do Conservatório - Escola das Artes

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte.

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. 2 - Documento de arquivo é aquele registrado apenas no suporte papel. 3 - O arquivo é formado pela coleção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A informação constitui uma mercadoria tão vital para a empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros, sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro

Leia mais

SISTEMA DE GERÊNCIA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS NA MARINHA DO BRASIL

SISTEMA DE GERÊNCIA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS NA MARINHA DO BRASIL SISTEMA DE GERÊNCIA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS NA MARINHA DO BRASIL AÇÕES ESTRATÉGICAS NO TRATAMENTO ARQUIVÍSTICO ALESSANDRA PEREIRA FIRMO PRIMEIRO-TENENTE (T) AJUDANTE DA DIVISÃO DE ESCRITOS sdm-31@sdm.mar.mil.br

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto 1.799/1996. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto 1.799/1996. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Art. 1 A microfilmagem, em todo território nacional, autorizada pela Lei n 5.433, de 8 de maio de 1968, abrange os documentos oficiais ou públicos,

Leia mais

PROFESSORES-ORIENTADORES

PROFESSORES-ORIENTADORES ICI 222 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE (Arquivologia) Aida Varela Varela Redes e Educação a distância Teorias cognitivas e sua aplicabilidade na CI, em Biblioteconomia e Arquivologia Teorias de aprendizagem

Leia mais

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros. Prof.

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros.  Prof. Aula 00 ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 01 02 03 Noções de Arquivologia: Conceitos

Leia mais

ANEXO A INSTITUIÇÃO: UNIDADE DE INFORMAÇÃO: ENDEREÇO: TELEFONES: PERÍODO DE DURAÇÃO: CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL:

ANEXO A INSTITUIÇÃO: UNIDADE DE INFORMAÇÃO: ENDEREÇO: TELEFONES:   PERÍODO DE DURAÇÃO: CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL: 1 1.IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA ANEXO A FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO INSTITUIÇÃO: UNIDADE DE INFORMAÇÃO:

Leia mais

O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas

O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas Renato Tarciso Barbosa de Sousa Universidade de Brasília renasou@unb.br A organização 1. Os fatos 2. O Discurso 3. As

Leia mais

Questão Resposta Argumentação

Questão Resposta Argumentação Questão Resposta Argumentação A questão refere-se à Resolução nº 10, de 6 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a adoção de símbolos ISO nas sinaléticas utilizados nos procedimentos de microfilmagem, a

Leia mais

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo TREINAMENTO CADA Avaliação e eliminação de documentos de arquivo Abril 2017 O que é Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade? Plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos São

Leia mais

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis C Miranda 51. Os documentos iconográficos são formados por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado

Leia mais

Francisco Lopes de Aguiar Dr. em Ciência da Informação.

Francisco Lopes de Aguiar Dr. em Ciência da Informação. Repositório Arquivístico Digital Confiável: preservação e difusão da informação em ambientes digitais Francisco Lopes de Aguiar Dr. em Ciência da Informação Consultor em Gestão Documental e GED/ECM franciscolopes@soluarq.com.br

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem. 51 Documentos produzidos e(ou) recebidos pelos setores de atividades-meio da organização são

Leia mais

Arquivos: gestão e conservação

Arquivos: gestão e conservação Arquivos: gestão e conservação 02 Maio de 2009 Sugestões Técnicas Ano I Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com TEORIA DAS TRÊS IDADES DOS ARQUIVOS Professor José Silvino Filho Consultor de

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Professor: Fábio Maia

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Professor: Fábio Maia NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Professor: Fábio Maia 1) Arquivologia: é uma disciplina científica da Ciência da Informação. Arquivologia é a ciência que estuda teorias e métodos de organização e tratamento de

Leia mais

As implicações do processo de avaliação de documentos na constituição do patrimônio arquivístico

As implicações do processo de avaliação de documentos na constituição do patrimônio arquivístico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Documentação Curso de Arquivologia Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul As implicações do processo de avaliação de documentos na constituição

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ Sandra Teixeira da Silva; Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

Organização de Documentos

Organização de Documentos Organização de Documentos Gestão de Documentos Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros. Prof.

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros.  Prof. Aula 00 ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 01 02 03 04 05 06 Noções de Arquivologia:

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA ARQUIVO HISTÓRICO DA UFJF CONSIDERAÇÕES SOBRE A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS Versão do dia 14/11/07. gad.doc Prof. Galba Ribeiro Di Mambro

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia AULA DEMONSTRATIVA Noções de Arquivologia Arquivística: princípios e conceitos. Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Aula 00 Aula

Leia mais

A Avaliação de Documentos no Hospital Universitário de Santa Maria

A Avaliação de Documentos no Hospital Universitário de Santa Maria A Avaliação de Documentos no Hospital Universitário de Santa Maria Luckma Raggio Bortolono* Olga Alaria Cometi Garcia** Amando Anionello Giuliani e Débora Terezinha Pari:*** partir do diagnóstico dos arquivos

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO 1 - CERTO: Este é o conceito geral de documento. 2 - ERRADO: O documento de arquivo pode ser registrado em qualquer suporte, inclusive o papel, isto

Leia mais

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros. Prof.

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros.  Prof. Aula 00 ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 Noções de Arquivologia: conceitos fundamentais

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UFSC

DIAGNÓSTICO DO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UFSC DIAGNÓSTICO DO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UFSC Eliana Maria dos Santos Bahia Professora no Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Desafios da governança arquivística: como aproximar a teoria no dia a dia

Desafios da governança arquivística: como aproximar a teoria no dia a dia Desafios da governança arquivística: como aproximar a teoria no dia a dia Palestrante: Suéllem C. Leal da Silva Arquivista e mestranda em Ciência da Informação Parque Tecnológico Alfa Florianópolis /SC

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 12. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 12. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 12 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 36, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a adoção das Diretrizes para a Gestão

Leia mais

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros. Prof.

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros.  Prof. Aula 00 ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 Noções de Arquivologia. XXXXXX 01 02 Noções

Leia mais

EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: 2. O

EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: 2. O EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: Conceitos fundamentais de Arquivologia. 2. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: arquivos correntes e intermediário; protocolos; classificação e ordenação

Leia mais

Apresentação. Departamento de Arquivo Geral Universidade Federal de Santa Maria

Apresentação. Departamento de Arquivo Geral Universidade Federal de Santa Maria Apresentação O Informativo do Departamento de Arquivo Geral (DAG) tem o objetivo de divulgar a política de gestão arquivística e o funcionamento do sistema de arquivos da UFSM e, mais especificamente,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Em relação a protocolo, julgue os itens a seguir. 61 O recebimento, o registro, a classificação, a distribuição, o controle da tramitação e a expedição de documentos são atividades

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professor Darlan Eterno www.acasadoconcurseiro.com.br Arquivologia Aula XX Conceitos fundamentais de Arquivologia: teorias e princípios. Noções de Arquivologia Professor Darlan

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Microfilmagem como método de preservação Paula Wivianne Quirino dos Santos Ana Rosa da Silva Mitilene Fereira Eixo temático: GT- Preservação das coleções físicas e digitais Resumo: O processo de microfilmagem

Leia mais

Módulo 653. Formadora Mafalda Henriques. Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1

Módulo 653. Formadora Mafalda Henriques. Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1 Trabalho realizado por Fátima Encarnação Página 1 È o conjunto de documentos recebidos e expedidos por uma entidade, no decorrer das sua funções. Existem dois métodos de arquivo: Arquivo Electrónico Arquivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pela Portaria nº 404, de 22 de julho de 2014, publicada no DOU em 24/07/2014. Propiciar a formação profissional do Arquivista capacitando-o

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ CAPÍTULO I DOS

Leia mais

Técnicas Secretariais: Gestão de Documentos e Arquivística. Contextualização. Aula 1. Organização da Aula. Onde Tudo Começou.

Técnicas Secretariais: Gestão de Documentos e Arquivística. Contextualização. Aula 1. Organização da Aula. Onde Tudo Começou. Técnicas Secretariais: Gestão de Documentos e Arquivística Aula 1 Contextualização Profa. Vanderleia Stece de Oliveira Organização da Aula Conceito de arquivo Origem Órgãos de documentação Finalidade Função

Leia mais

VOCÊ CONHECE A COORDENAÇÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO - CAD?

VOCÊ CONHECE A COORDENAÇÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO - CAD? VOCÊ CONHECE A COORDENAÇÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO - CAD? CONHECENDO A CAD A Coordenação de Arquivo e Documentação CAD é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Administração da Universidade, responsável

Leia mais