COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO"

Transcrição

1 COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO 81. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) De Acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários ou permanentes. COMENTÁRIO: A teoria das três idades, fundamentada no ciclo vital dos documentos, divide os arquivos em três fases ou idades: arquivos de primeira idade ou correntes, arquivos de segunda idade ou intermediários e arquivos de terceira idade ou permanentes. 82. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) O princípio da procedência, também chamado de princípio do respeito aos fundos, dispõe que tudo o que for produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família, não deve ser misturado aos fundos de outros entidades produtoras. COMENTÁRIO: Este princípio defende que o conjunto de documentos de uma mesma pessoa ou entidade (ou seja, seu arquivo) não deve ser misturado ao arquivo de outras pessoas quando, em determinada situação, ocuparem o mesmo espaço. Cada documento deve ser arquivado de acordo com sua proveniência ou procedência, ou seja, a entidade a que está vinculado. Nesta situação, cada arquivo é chamado tecnicamente de fundo de arquivo, daí o nome respeito aos fundos. 83. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) O Decreto nº 1.799/1996 regulamenta a lei de microfilmagem de COMENTÁRIO: O decreto nº regulamenta a lei 5.433/68, que trata sobre a microfilmagem. 84. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) A Lei nº 8.159/1991 estabelece categorias de sigilo para documentos. COMENTÁRIO: É a Lei /2011, a chamada Lei de acesso à informação, que estabelece categorias de sigilo para os documentos. 85. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Autuação, distribuição e descarte são responsabilidades do protocolo.

2 COMENTÁRIO: Autuação e distribuição são atividades do setor de protocolo. No entanto, o descarte não faz parte de suas atividades. 86. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Produção e avaliação documental são operações técnicas referentes à gestão de documentos. COMENTÁRIO: Gestão de documentos é o conjunto de todos os procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, avaliação e arquivamento de documentos nas instituições. 87. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) A classificação define a organização física dos documentos arquivados. COMENTÁRIO: Entende-se por classificação ou arranjo a definição de como os documentos serão organizados no arquivo. 88. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Ordenação é uma fase posterior à classificação dos documentos. COMENTÁRIO: Entende-se por ordenação o ato físico de colocar os documentos em ordem a partir da classificação definida anteriormente. Portanto, o ato de ordenar os documentos é posterior à classificação. 89. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado. COMENTÁRIO: Após perder o valor primário ou administrativo, os documentos podem ser eliminados ou, caso tenham valor secundário ou histórico, preservados de forma permanente. Ou seja, nem todo documento é eliminado após perder seu valor primário. 90. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Nos processos de depuração de massa documental arquivística, o conceito de triagem se confunde com o de avaliação.

3 COMENTÁRIO: O conceito de triagem se confunde com o de avaliação, na medida em que ambos os processos se relacionam à depuração da massa documental arquivística, eliminando -se documentos sem valor e preservando-se aqueles que o tenham, seja para fins administrativos ou de pesquisa histórico-científica. 91. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) A tabela de temporalidade é um instrumento resultante do processo de avaliação. COMENTÁRIO: Entende-se por avaliação a análise dos documentos da instituição, a fim de definir seus prazos de guarda e sua destinação final, o que resultará na criação da tabela de temporalidade do órgão. 92. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Documentos referentes a movimentos reivindicatórios de servidores possuem valor secundário. COMENTÁRIO: Documentos que, de alguma forma, sejam importantes para a história da instituição devem ser considerados de valor secundário. Documentos que registrem o histórico de luta dos servidores e suas conquistas ao longo do tempo, devem, portanto ser identificados como de valor histórico ou secundário. 93. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Entre os fatores que determinam a qualidade da imagem digital incluem-se as características dos equipamentos, o nível de compressão e a resolução óptica adotada no escaneamento. COMENTÁRIO: A qualidade da imagem digital é o resultado dos seguintes fatores: da resolução óptica adotada no escaneamento, da profundidade de bit, dos processos de interpolação (quando utilizados) e dos níveis de compressão, além das características dos próprios equipamentos e técnicas utilizadas nos procedimentos que resultam no objeto digital. 94. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) A digitalização é vantajosa porque permite a redução do manuseio de originais que estejam em suportes não digitais.

4 COMENTÁRIO: Uma das vantagens da digitalização é permitir a conservação dos documentos originais, que podem ser guardados enquanto sua cópia digitalizada é utilizada no dia-a-dia da instituição. 95. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Documento resultante do processo de digitalização deve ser considerado como documento original. COMENTÁRIO: A digitalização de documentos resulta numa cópia do documento, que, de acordo com a legislação vigente, não pode substituir o documento original. 96. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Cidadão que solicite informações de interesse público deve esclarecer a finalidade para a qual pretenda utilizar as informações requeridas. COMENTÁRIO: A Lei /2011 determina que o órgão não pode exigir do usuário o motivo pelo qual ele deseja ter acesso à informação. Art o São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. 97. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) A solicitação de acesso às informações requeridas deve ser atendida no prazo máximo e improrrogável de vinte dias. COMENTÁRIO: A Lei /2011 determina que o órgão tem 20 dias para atender a solicitação, que pode ser prorrogada por mais 10 dias. Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 1 o Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias: I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão; II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

5 2 o O prazo referido no 1 o poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente. 98. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Um documento ultrassecreto pode permanecer em sigilo por prazo inferior a vinte e cinco anos. COMENTÁRIO: Documentos classificados como ultrassecretos poderão assim permanecer por até 25 anos, que é o prazo máximo estabelecido na lei /2011. Fica facultado à autoridade definir um prazo menor ou ainda liberar o acesso antes do prazo definido, se a divulgação da informação não colocar em risco a segurança da sociedade. Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 1 o Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 99. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) É facultada a divulgação, na Internet, de informações de interesse coletivo ou geral por órgãos e entidades públicas, caso estes disponham de outros meios ou instrumentos legítimos para divulgação desse tipo de informação. COMENTÁRIO: A lei /2011 considera obrigatória a divulgação na internet, ainda que o órgão disponha de outros meios legítimos para divulgação da informação. Art. 8 o É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 2 o Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet) (Cespe-UnB SEE-DF/2017) Os órgãos e entidades públicas devem assegurar a concessão de acesso a partes ostensivas de processo sigilosos.

6 COMENTÁRIO: O decreto 7.724/2012, que regulamenta a Lei de acesso à informação, garante o direto de acesso a informações não sigilosas (ostensivas) que constarem em processos parcialmente sigilosos. Art. 33. Na hipótese de documento que contenha informações classificadas em diferentes graus de sigilo, será atribuído ao documento tratamento do grau de sigilo mais elevado, ficando assegurado o acesso às partes não classificadas por meio de certidão, extrato ou cópia, com ocultação da parte sob sigilo. Elvis Miranda - Bacharel em Arquivologia e em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, Elvis é pós-graduado em Gerência de Projetos. Analista Judiciário do TJDFT, na área de Arquivologia, o professor ainda é Gestor Executivo do Projeto de Modernização de Arquivos do TJDFT. Elvis também é autor de obras voltadas para concursos públicos na área de Arquivologia. Gran Cursos Online

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documentos informáticos, filmográficos e sonoros são modalidades de classificação quanto à natureza do assunto. Classificação quanto ao gênero: Escritos

Leia mais

Arquivologia Prof. Darlan Eterno

Arquivologia Prof. Darlan Eterno Agente Administrativo Arquivologia Prof. Darlan Eterno Arquivologia LEI Nº 12527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art.

Leia mais

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Lei 12.527 de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Abrangência da Lei Art. 1 o Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com

Leia mais

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis C Miranda 51. Os documentos iconográficos são formados por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado

Leia mais

LUCAS NEIVA LEI /2011

LUCAS NEIVA LEI /2011 LUCAS NEIVA LEI 12.527/2011 2016 - Prefeitura de Paulínia Procurador Joana, moradora do Município ABC, apresentou pedido de acesso a informações à Pessoa Jurídica XYZ, concessionária de serviço público

Leia mais

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO 1 CONCEITOS BÁSICOS ARQUIVO É o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência e que comprovam as suas

Leia mais

Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 1 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves

Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 1 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves Página1 Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 1 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves Aula nº 16 Lei de Acesso à Informação Lei 12.527/11 e Decreto 7.724/12

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regula o acesso a informações prev isto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art. 37 e no 2º do art. 216 da Constituição Federal;

Leia mais

Leis Arquivistas - UFRJ

Leis Arquivistas - UFRJ Leis Arquivistas UFRJ PROFº Ana Claudia Dias www.concursovirtual.com.br 1 Lei de Acesso a Informação 01- Baseada na Lei de Acesso à Informação, Andrômeda Silva requereu formalmente determinada informação

Leia mais

Praticando Arquivologia

Praticando Arquivologia Praticando Arquivologia 1. (CESPE/SEDF/2017) Em relação aos conceitos e princípios da arquivística, julgue o item a seguir. De acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários

Leia mais

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos 2.14 Noções de arquivologia. 2.14.1 Arquivística: princípios e conceitos. 2.14.2 Legislação arquivística. 2.14.3 Gestão de documentos. 2.14.4 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dumont

Prefeitura Municipal de Dumont LEI Nº 1.701 DE 18 DE ABRIL DE 2016. Dispõe sobre o acesso à informação pública pela sociedade, instituído pela Lei federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, no âmbito do Poder Executivo Municipal;

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 2. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 2. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão IV - informação primária, íntegra, autêntica e atualizada; V - informação sobre ativ idades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000. Fone: (35) 3299-1000 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 082/2016 PROGEPE Orientações

Leia mais

DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO Aspectos práticos da Lei n.º 12.527/2011 aplicados aos Municípios Ana Maria Janovik, Advogada e Coordenadora da Área de Direitos Coletivos e Sociais da DPM REGRAS SOBRE TRANSPARÊNCIA

Leia mais

CREA-SC REGULAMENTO DE ACESSO A INFORMAÇÕES

CREA-SC REGULAMENTO DE ACESSO A INFORMAÇÕES CREA-SC REGULAMENTO DE ACESSO A INFORMAÇÕES 2012 Art. 1º. Este regulamento normatiza no âmbito do Crea-SC o acesso às informações previsto na Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, sendo de cumprimento

Leia mais

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA REVISÃO DE VÉSPERA (FEPESE/CELESC/2016) Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE LINDÓIA

CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE LINDÓIA PROJETO DE RESOLUÇÃO N 03/2016 Dispõe sobre a regulamentação da Lei Federal n 12.257/2011 e o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC, no âmbito da Câmara Municipal de Lindóia e estabelece outras providências

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. LEI Nº 5.000, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017.

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. LEI Nº 5.000, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017. MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: 08.096.570/0001-39 AV. CEL. MARTINIANO, 993 - CENTRO. LEI Nº 5.000, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017. EMENTA: Regulamenta a aplicação da Lei Federal nº. 12.527, de 2011 Lei de

Leia mais

Lei de Acesso à Informação /11

Lei de Acesso à Informação /11 Lei de Acesso à Informação 12.527/11 Regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas (Art. 5º, XXXIII; Art. 37, 3º, II; Art. 216, 2º) Todos têm direito a receber dos

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO 1 - CERTO: Este é o conceito geral de documento. 2 - ERRADO: O documento de arquivo pode ser registrado em qualquer suporte, inclusive o papel, isto

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI Parte 3. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI Parte 3. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 3 Prof. Antonio Botão II - no grau secreto, das autoridades referidas no inciso I do caput, dos titulares de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades

Leia mais

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA 7 Noções de arquivologia. 7.1 Arquivística: princípios e conceitos. 7.2 Legislação arquivística. 7.3 Gestão de Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 7.3.4 Tabela

Leia mais

Prefeitura Municipal de Tanhaçu publica:

Prefeitura Municipal de Tanhaçu publica: Prefeitura Municipal de Tanhaçu 1 Quarta-feira Ano X Nº 841 Prefeitura Municipal de Tanhaçu publica: Decreto Nº. 168 de 05 de maio de 2017 - Regula, em âmbito municipal, a Lei de Acesso a Informações Lei

Leia mais

DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO

DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL A Lei 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidenta da República, Dilma Rousseff,

Leia mais

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO ESPECIAL - - Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso à Informação - Professor: Marcos Girão - O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 1 CF/88 ACESSO À INFORMAÇÃO Constituição Federal de 1988 Art. 5º (...)

Leia mais

ESAF Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a)

ESAF Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a) ESAF - 2014 Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a) Observância do sigilo como exceção. b) Utilização de meios

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte.

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. 2 - Documento de arquivo é aquele registrado apenas no suporte papel. 3 - O arquivo é formado pela coleção

Leia mais

Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de São

Leia mais

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO ESPECIAL - - Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso à Informação - Professor: Marcos Girão - O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 1 CF/88 ACESSO À INFORMAÇÃO Constituição Federal de 1988 Art. 5º (...)

Leia mais

O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO.

O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO. O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO. COSTA, Sonia; CARVALHO, Priscila Freitas de; FRANÇA, Patrícia Machado Goulart; MOREIRA, Luciane Alves; NOGUEIRA, Rafael de Castro;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PORTARIA GR Nº 569-MR Dispõe sobre a implantação e funcionamento do processo eletrônico no âmbito da Universidade Federal do Maranhão. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 4. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 4. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 4 Prof. Antonio Botão Seção II Dos Recursos Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado

Leia mais

Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2

Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2 Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2 Vamos aos artigos! Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 23 1.1. Introdução à arquivologia... 23 1.1.1. Evolução da comunicação e suportes da informação... 23 1.1.2. Arquivo... 24 1.1.2.1. Conceitos... 25 1.1.2.2.

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 EMENTA: DOCUMENTAÇÃO MÉDICA DO PACIENTE. DEVER DE GUARDA. CONJUNTO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CUIDADOS MÉDICOS. SIGILO PROFISSIONAL. Serve o presente para

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no

Leia mais

SUGERIRA ESTADO DO TOCANTINS. O PREFEITO MUNICIPAL DE SUCUPIRA, ESTADO DO TOCANTINS, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal,

SUGERIRA ESTADO DO TOCANTINS. O PREFEITO MUNICIPAL DE SUCUPIRA, ESTADO DO TOCANTINS, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal, CERTIDÃO Certifico para os devidos fins legais que o SUGERIRA no Celi Nascimento da Silva ^^Mlín * Admlnlstmçâo Decreto n'031/2015 DECRETO NS 050, DE 15 DE SETEMBRO DE 2015. "Regulamenta a Lei Federal

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão QUADRO EXPLICATIVO DICA PARA CONCURSOS PRORROGAÇÃO RECLASSIFICAÇÃO DESCLASSIFICAÇÃO RENOVAÇÃO DO PRAZO MUDA O GRAU DE SIGILO PERDE O GRAU

Leia mais

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS Prof. Antonio Victor Botão GESTÃO DE INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO E DOCUMENTO termos polissêmicos = vários significados de acordo com a área que os utiliza.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Marechal Floriano ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Prefeitura Municipal de Marechal Floriano ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETO NORMATIVO Nº 190/2016 DISCIPLINA OS PROCEDIMENTOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO REGULAMENTADAS PELA LEI FEDERAL N 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. O PREFEITO MUNICIPAL DE MARECHAL FLORIANO,, no uso

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão 4. RESULTADOS ESPERADOS O Programa de Assistência Técnica visa a alcançar, a curto e médio prazos, os seguintes resultados: a) Padronização

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 027/2015 ESTADO DO MARANHÃO Dispõe Sobre O Acesso À Informação No Âmbito do Município de Senador La Rocque e dá Outras Providencias. O PREFEITO MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE, FRANCISCO NUNES DA

Leia mais

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07 PARECER CREMEC N º 14/2007 14/05/07 PROCESSO-CONSULTA: Protocolo CREMEC Nº 5.313/04 INTERESSADO: DIRETORIA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ ASSUNTO: TEMPO DE GUARDA E MICROFILMAGEM DE PRONTUÁRIOS MÉDICOS PARECERISTAS:

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 9 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 26, DE 6 DE MAIO DE 2008 Estabelece diretrizes

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS (TEORIA DAS TRÊS IDADES) 3 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 4 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 1ª IDADE 2ª IDADE 3ª IDADE 5 (CESPE-UNB/SEE-DF)

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

CONCEITOS INTRODUTÓRIOS

CONCEITOS INTRODUTÓRIOS 1. Conceitos Básicos CONCEITOS INTRODUTÓRIOS Conceitos Introdutórios ARQUIVOLOGIA Prof. Daliane Silvério a. Documento: De acordo com o Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, documento é toda a informação

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

Acesso à Informação Lei

Acesso à Informação Lei Acesso à Informação Lei 12.527 J U N / 1 7 S A N D R A M A R I A D U A R T E D E A S S U M P Ç Ã O A S S U M P C A @ U F B A. B R A N A C A R I N A M. A L M E I D A D E M E L O C A R I N A @ U F B A. B

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAPÃO DO LEÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE CAPÃO DO LEÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Resolução 167, de 23 de outubro de 2014. Regulamenta o acesso à informação no âmbito da Câmara Municipal. O Presidente da Câmara de Capão do Leão, faz saber que a Câmara Municipal de Capão do Leão aprovou

Leia mais

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos > Íntegra do texto aprovado < 1. Quem deve cumprir a lei Órgãos públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos três níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal). Incluem-se

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Correspondência ARQUIVOLOGIA PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas

Leia mais

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Gestão Documental Gestão Documental é entendida como um conjunto de procedimentos, rotinas e operações técnicas

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO S AGRADECIMENTOS... 7 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO... 17 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da comunicação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRACÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRACÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL LEI Nº. 3028/2012, DE 18 DE JULHO DE 2012 Regula o acesso à informação no âmbito do Município de Barracão. APARICIO MENDES DE FIGUEIREDO, Prefeito Municipal de Barracão, no uso das atribuições legais que

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professor Darlan Eterno www.acasadoconcurseiro.com.br Arquivologia Aula XX Conceitos fundamentais de Arquivologia: teorias e princípios. Noções de Arquivologia Professor Darlan

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 7 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Dispõe sobre o uso da subclasse 080 - Pessoal Militar

Leia mais

Política Institucional de Gestão

Política Institucional de Gestão Política Institucional de Gestão Documental Última Atualização em: 12.07.2011 Data de Impressão: 08-11-2011 Página: 1/6 Introdução De acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a gestão de documentos

Leia mais

À COMISSÃO ESTADUAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO - CEAI

À COMISSÃO ESTADUAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO - CEAI À COMISSÃO ESTADUAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO - CEAI Ref.: Pedido Acesso à Informação nº 591521412693 CONECTAS DIREITOS HUMANOS, já qualificada no pedido de acesso à informação em referência, representada

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 19, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre os documentos públicos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2011

PROJETO DE LEI Nº /2011 PROJETO DE LEI Nº 19.049/2011 Dispõe sobre a garantia de acesso a informações do Estado da Bahia, conforme previsto no inciso XXXIII do art. 5º e inciso II do 3º do art. 37 da Constituição da República.

Leia mais

À CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

À CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO À CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Ref.: Pedido Acesso à Informação nº 591521412693 CONECTAS DIREITOS HUMANOS, já qualificada no pedido de acesso à informação em referência, representada

Leia mais

CNPJ /

CNPJ / LEI Nº 503 /2014 DE 17 DE MARÇO DE 2014. Regula o acesso às informações da Prefeitura Municipal de Ponte Branca, previsto no inciso XXXII art. 5º inciso II do parágrafo 3º do art. 37 e no parágrafo 2º

Leia mais

Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei /2006)

Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei /2006) Direito Processual do Trabalho Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei 11.419/2006) Informatização Processo Lei 11.419/2006: dispõe sobre a informatização do processo judicial. O uso de meio eletrônico

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 045/2018, DE 27 DE MARÇO DE

RESOLUÇÃO Nº 045/2018, DE 27 DE MARÇO DE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO RESOLUÇÃO Nº 045/2018, DE 27 DE MARÇO DE 2018

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1657/2012 DE 22 DE MAIO DE

LEI MUNICIPAL Nº 1657/2012 DE 22 DE MAIO DE GABINETE DO PREFEITO LEI MUNICIPAL Nº 1657/2012 DE 22 DE MAIO DE 2.012. REGULA O ACESSO À INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO, RS., E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. MARINO JOSÉ POLLO,

Leia mais

Arquivologia. Terminologia Arquivística

Arquivologia. Terminologia Arquivística Arquivologia Terminologia Arquivística Arquivologia - Informações gerais: A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI Estabelece a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais Profª. Liz Rodrigues - Distinção entre direitos e garantias fundamentais: Rui Barbosa

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DO OURO CNPJ: / Fone/Fax: (0XX87)

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DO OURO CNPJ: / Fone/Fax: (0XX87) DECRETO Nº 028/2014 EMENTA: Regulamenta o acesso a Informação Pública pelo Cidadão (Lei Federal Nº 12.527/2011), no âmbito do Poder Executivo Municipal, cria normas e procedimentos e da outras O Prefeito

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. Prof. Élvis Miranda

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. Prof. Élvis Miranda NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis Miranda PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CORRESPONDÊNCIA Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas

Leia mais

CAPÍTULO I CAPITULO II DO ACESSO A INFORMAÇÕES E DA SUA DIVULGAÇÃO

CAPÍTULO I CAPITULO II DO ACESSO A INFORMAÇÕES E DA SUA DIVULGAÇÃO LEI Nº 447/2015. REGULA O ACESSO A INFORMAÇÕES PREVISTO NO INCISO XXXIII DO ART. 5º, INCISO II DO 3º DO ART. 37 E NO º DO ART. 216 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A PREFEITA MUNICIPAL

Leia mais

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012 Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI De 30 de julho de 2012 Dispõe sobre o estabelecimento da Política de Gestão de Documentos da Universidade Federal da UFFS O SECRETÁRIO ESPECIAL DE

Leia mais

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO 8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos de guarda (tempo

Leia mais

Legislação. Decreto /12 SP. Professor Rafael Ravazolo.

Legislação. Decreto /12 SP. Professor Rafael Ravazolo. Legislação Decreto 58.052/12 SP Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação DECRETO Nº 58.052, DE 16 DE MAIO DE 2012 Regulamenta a Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2012

PROJETO DE LEI Nº /2012 PROJETO DE LEI Nº 20.049/2012 Regula o acesso a informações no âmbito do Estado da Bahia, conforme prevê o art. 45 da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CONSUNI), no uso de suas atribuições, principalmente no que se refere ao artigo 12, inciso I, do

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO - Sr. Fernando Grella

AO ILUSTRÍSSIMO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO - Sr. Fernando Grella AO ILUSTRÍSSIMO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO - Sr. Fernando Grella Ref.: Pedido Acesso à Informação nº 605521412697 CONECTAS DIREITOS HUMANOS, já qualificada no pedido de acesso

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 5. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 5. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 5 Prof. Antonio Botão 2º As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as)

Leia mais

Arquivologia. O Documento de Arquivo

Arquivologia. O Documento de Arquivo Arquivologia O Documento de Arquivo O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 1. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 1. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 1 Prof. Antonio Botão Regula o acesso a informações prev isto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art. 37 e no 2º do art. 216 da Constituição Federal;

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação às características do planejamento, julgue os itens seguintes. 51 O planejamento permite aos gestores saberem o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores e empresas. 52 O planejamento

Leia mais

Lei de Acesso à Informação /11

Lei de Acesso à Informação /11 Lei de Acesso à Informação 12.527/11 Regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas (Art. 5º, XXXIII; Art. 37, 3º, II; Art. 216, 2º) Todos têm direito a receber dos

Leia mais

Lei de Acesso à Informação /11

Lei de Acesso à Informação /11 Lei de Acesso à Informação 12.527/11 Regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas (Art. 5º, XXXIII; Art. 37, 3º, II; Art. 216, 2º) Todos têm direito a receber dos

Leia mais

Lei Regula o acesso a informações no DF

Lei Regula o acesso a informações no DF Página 1 de 11 LEI Nº 4.990, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Publicada no DODF nº 252, de 13/12/2012 Pags. 1 a 5. Decreto nº 34.276, de 11/04/2013 DODF de 12/04/2013 Regulamento Decreto nº 35.382, de 29/04/14

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto 1.799/1996. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto 1.799/1996. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Art. 1 A microfilmagem, em todo território nacional, autorizada pela Lei n 5.433, de 8 de maio de 1968, abrange os documentos oficiais ou públicos,

Leia mais

LEI PMI Nº. 927/2017 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI PMI Nº. 927/2017 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS LEI PMI Nº. 927/2017 REGULAMENTA O ACESSO À INFORMAÇÃO, PREVISTO NO INCISO XXXIII DO ART. 5º; INCISO II DO DO ART. 3 DO ART. 37; E 2º DO ART. 216, TODOS DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, DE ACORDO COM O DETERMINADO

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 3. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 3. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 3 Prof. Antonio Botão CAPÍTULO IV DAS RESTRIÇÕES DE ACESSO À INFORMAÇÃO Seção I Disposições Gerais Art. 21. Não poderá ser negado acesso à informação necessária

Leia mais

Noções de Arquivologia - Professor Darlan Aula 3 Protocolo

Noções de Arquivologia - Professor Darlan Aula 3 Protocolo Noções de Arquivologia - Professor Darlan Aula 3 Protocolo O protocolo é o serviço encarregado das seguintes rotinas: a) recebimento: inclui a atividade de receber os documentos e efetuar a separação em

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19 SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO... 11 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à Arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da Comunicação e Suportes

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 298, DE 13 DE JUNHO DE 2012

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 298, DE 13 DE JUNHO DE 2012 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 298, DE 13 DE JUNHO DE 2012 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, em vista do que dispõe

Leia mais

Ofício nº 274 /2013-GP Recife, 03 de Abril de 2013.

Ofício nº 274 /2013-GP Recife, 03 de Abril de 2013. Ofício nº 274 /2013-GP Recife, 03 de Abril de 2013. Excelentíssimo Senhor, VEREADOR VICENTE ANDRÉ GOMES MD. Presidente da Câmara Municipal do Recife Senhor Presidente, Tenho a honra de encaminhar a Vossa

Leia mais

Atualiza a regulamentação acerca do uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito da Universidade de Brasília.

Atualiza a regulamentação acerca do uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito da Universidade de Brasília. ATO DA REITORIA Nº 1.119/2019 Atualiza a regulamentação acerca do uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito da Universidade de Brasília. A REITORA DA UNIVERSIDADE DE

Leia mais

DECRETO Nº , DE 23 DE MAIO DE 2018.

DECRETO Nº , DE 23 DE MAIO DE 2018. DECRETO Nº 19.990, DE 23 DE MAIO DE 2018. Regulamenta, no âmbito da Administração Pública Municipal, a Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações previsto no inc.

Leia mais