Lei de Acesso à Informação /11

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lei de Acesso à Informação /11"

Transcrição

1 Lei de Acesso à Informação /11 Regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas (Art. 5º, XXXIII; Art. 37, 3º, II; Art. 216, 2º) Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Princípio Básico: o acesso é a regra e o sigilo é a exceção. Salvaguardando-se os dados pessoais e as exceções expressas na lei, todas as demais informações são consideradas públicas e, por isso, passíveis de serem disponibilizadas aos cidadãos. 1

2 Temática por capítulo Artigos Principais assuntos LAI Visão Geral Todos os órgãos públicos + entidades privadas sem fins $ que Aplicabilidade da Lei 1 e 2 recebem $ público Diretrizes (princípios) 3 Publicidade máxima, Transparência, Controle social, TIC etc. Glossário 4 Definições de expressões básicas: informação, documento, informação sigilosa, etc. Garantias do direito de acesso Dar informação e/ou orientação: não pode deixar o cidadão 5, 6, 7 e 9 no limbo; SIC; Audiências Públicas. Transparência ativa - divulgação Categorias de informação a serem divulgadas; Canais e 8 proativa formas de divulgação. Transparência passiva - pedidos Exigências para o pedido (identificação e especificação); 10 a 14 de informação Procedimentos, prazos (20+10 dias) e custos (regra = grátis). Direito de recurso à recusa de Procedimentos e prazos para recurso; Autoridades 15 a 20 liberação de informação responsáveis; Pedido de desclassificação. Hipóteses de sigilo; Níveis classificação (Ultrassecreto, Restrições de acesso 21 a 31 Secreto e Reservado); Prazos (25, 15 e 5 anos); Informações Exceções ao direito de acesso pessoais (100 anos); Controle de informações sigilosas. Responsabilidade dos agentes 32 a 34 Condutas ilícitas; Sanções. Disposições gerais 35 a 47 CMRI; Tratados internacionais.

3 2012 FAURGS TJ-RS Analista Para os efeitos da Lei n.º /2011 ("Lei de Acesso às Informações Públicas"), a) não há tratamento específico para as informações sigilosas e para as informações pessoais. b) há identidade de tratamento quanto às informações pessoais e sigilosas. c) as informações sigilosas são aquelas submetidas temporariamente à restrição de acesso público. d) as informações pessoais são, necessariamente, sigilosas, muito embora as informações sigilosas não necessariamente sejam pessoais. e) as informações pessoais são assim definidas por cada servidor público, a partir da análise de sua situação particular de proteção da privacidade.

4 2012 FAURGS TJ-RS Analista Judiciário A Lei n.º , sancionada pela Presidenta da República em 18 de novembro de 2011, tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, sendo que seus dispositivos são aplicáveis aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. No que se refere a essa lei, considere as afirmações abaixo. I - Sua regulamentação torna essencial o princípio de que o acesso é a regra, e o sigilo é a exceção. II - Sua regulamentação consolida e define o marco regulatório em relação ao acesso à informação pública sob a guarda do Estado e à informação privada em arquivos pessoais. III - Sua regulamentação estabelece os procedimentos para que a Administração responda a pedidos de informação do cidadão. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III.

5 FUNDATEC 2017 IGP-RS Perito Criminal A Lei de Acesso à Informação (Lei nº /2011) estabelece que qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de: a) 20 (vinte) dias a contar da sua ciência. b) 15 (quinze) dias a contar da sua ciência. c) 15 (quinze) dias a contar da decisão. d) 10 (dez) dias a contar da sua ciência. e) 10 (dez) dias a contar da decisão.

6 2017 FUNDATEC IGP-RS Técnico em Perícias Relativamente aos conceitos trazidos pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº /2011), relacione a Coluna 1 à Coluna 2. Coluna 1 1. Informação. 2. Documento. 3. Disponibilidade. 4. Autenticidade. 5. Integridade. Coluna 2 ( ) Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato. ( ) Qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados. ( ) Dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. ( ) Qualidade da informação não modificada, inclusive quanto a origem, trânsito e destino. ( ) Qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) b) c) d) e)

7 2012 CESPE - TJ-AL - Analista Judiciário O acesso restrito a um documento ultrassecreto deve ser mantido por a) 10 anos. b) 15 anos. c) 20 anos. d) 25 anos. e) 5 anos.

8 2013 FGV TJ-AM Analista Judiciário - Arquivologia De acordo com a Lei de Acesso à Informação, as informações pessoais, independentemente de classificação de sigilo, terão seu acesso restrito pelo prazo máximo de a) 25 anos, a contar da data de produção. b) 30 anos, a contar da data de produção. c) 50 anos, a contar da data de produção. d) 70 anos, a contar da data de produção. e) 100 anos, a contar da data de produção.

9 2016 FGV IBGE Analista - Jornalista - Redes Sociais A Lei de Acesso à Informação (Lei nº , de 18/11/2011) aborda a importância das seções de acesso a informações dos sítios dos órgãos e entidades governamentais. Esses sítios são exemplo do que se denomina: a) neo-transparência; b) poli-transparência; c) multi-transparência; d) transparência ativa; e) transparência passiva.

10 2013 FGV FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE Auxiliar Administrativo Relacione as expressões utilizadas pela Lei de Acesso à Informação Lei Federal n /11, com suas respectivas definições. 1. Disponibilidade 2. Integridade 3. Primariedade 4. Autenticidade ( ) Qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema. ( ) Qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados. ( ) Qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. ( ) Qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino. Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e)

11 2013 FGV FBN Assistente Administrativo O Art. 9º da Lei n /11 dispõe que o acesso às informações públicas será assegurado mediante a criação do serviço de informações ao cidadão. Com relação às condições que devem ser cumpridas para o apropriado cumprimento desta lei, analise os itens a seguir. I. Atender e orientar o público quanto ao acesso às informações. II. Informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades. III. Protocolar documentos e requerimentos de acesso às informações. Assinale: a) se todos os itens estiverem corretos. b) se somente os itens I e II estiverem corretos. c) se somente os itens I e III estiverem corretos. d) se somente os itens II e III estiverem corretos.

12 2017 FCC TRT - 11ª Região (AM e RR) Analista Judiciário Considere as afirmações abaixo sobre a Lei n /2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação. I. O acesso a informações públicas será assegurado mediante criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público. II. O serviço de busca e fornecimento de informações é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. III. Os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público informarão ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público, respectivamente, as decisões que, em grau de recurso, negarem acesso a informações de interesse público. Está correto o que se afirma em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

13 2016 FCC PGE-MT Técnico De acordo com a Lei de Acesso à Informação de 2011, uma vez informado o extravio da informação solicitada, o interessado poderá requerer à autoridade competente a imediata abertura de sindicância para apurar o desaparecimento da respectiva documentação. Nesta situação, o órgão, ou entidade pública, responsável pela guarda da informação extraviada, deverá a) reconhecer o fato publicamente em 5 dias e justificar e identificar testemunhas que comprovem sua alegação 10 dias após o reconhecimento. b) justificar o fato e indicar testemunhas que comprovem sua alegação no prazo de 5 dias. c) justificar o fato em até 10 dias e indicar testemunhas que comprovem sua alegação no prazo de 20 dias, após a justificativa. d) reconhecer o fato publicamente em 5 dias e justificar e identificar testemunhas que comprovem sua alegação 5 dias após o reconhecimento. e) justificar o fato e indicar testemunhas que comprovem sua alegação no prazo de 10 dias.

14 2016 FCC PGE-MT Técnico A retenção de informações, por parte de pessoa física ou entidade privada que possuir qualquer tipo de vínculo com o poder público, está sujeita a sanções previstas na Lei de Acesso à Informação, promulgada em novembro de Dentre as sanções previstas, está a rescisão do vínculo com o poder público, que pode ser aplicada juntamente com penalidade de a) reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade. b) advertência. c) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração pública. d) suspensão para participar em licitações públicas. e) multa.

15 2016 FCC PGE-MT Técnico A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, cumprido o seu teor e em virtude de sua imprescindibilidade à segurança do Estado ou da sociedade, poderá ser classificada como reservada, secreta ou ultrassecreta. Conforme a Lei no /2011, os prazos máximos de restrição ao acesso destes tipos de informação são, respectivamente, a) 5, 15 e 25 anos. b) 10, 15 e 20 anos. c) 5, 10 e 15 anos. d) 10, 20 e 30 anos. e) 5, 15 e 30 anos.

16 2015 FCC TCE-CE Analista de Controle Externo A Lei de Acesso à informação, Lei n /2011, a) autoriza o órgão público a fazer exigências ao requerente referente aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. b) não abrange as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos. c) não prevê o desenvolvimento do controle social como uma diretriz. d) abrange somente a Administração direta e indireta do Poder Executivo. e) regula como direito obter tanto informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, quanto informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos, entre outras.

17 2015 FCC CNMP Analista do CNMP - Arquivologia No cumprimento da Lei de Acesso à Informação, os órgãos públicos devem manter sítios oficiais na internet, observando, entre outros requisitos, a) garantir a autenticidade e a integridade das informações disponíveis para acesso. b) fixar a via eletrônica como canal único de comunicação com os interessados. c) admitir a gravação de relatórios que facilitem a análise das informações, desde que em formato-texto. d) omitir pormenores em relação aos formatos utilizados na estruturação da informação. e) impedir o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos.

18 2015 FCC TCM-GO Auditor de Controle Externo A Lei Federal no /2011 destina-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação. No entanto, reservou um capítulo específico para regular as hipóteses de restrição de acesso à informação e os respectivos procedimentos. Nos termos desse capítulo específico da Lei de Acesso à Informação, a) o prazo máximo de restrição de acesso à informação classificada como ultrassecreta será de 30 (trinta) anos, a partir da data de sua produção. b) as informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos poderão ser objeto de restrição de acesso mediante decisão conjunta do Presidente da república e do Presidente do Congresso Nacional. c) o prazo máximo de restrição de acesso à informação classificada como secreta será de 15 (quinze) anos, a partir da data de sua produção. d) a classificação do sigilo de informação no grau de ultrassecreto, no âmbito da Administração Pública Federal, é de competência exclusiva do Presidente da República e do Presidente do Congresso Nacional. e) o prazo máximo de restrição de acesso à informação classificada como reservada será de 10 (dez) anos, a partir da data de sua produção.

19 2015 FCC TRT - 3ª Região (MG) Analista Judiciário I. As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição. II. Os órgãos e entidades públicas respondem diretamente pelos danos causados em decorrência da divulgação não autorizada ou utilização indevida de informações sigilosas ou informações pessoais, cabendo apuração de responsabilidade funcional nos casos de dolo ou culpa. III. Constitui conduta ilícita, que enseja responsabilidade do agente público ou militar, recusar-se a fornecer informação requerida nos termos da Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa. Está correto o que consta em: a) II e III, apenas. b) I, II e III. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) III, apenas.

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Lei 12.527 de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Abrangência da Lei Art. 1 o Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com

Leia mais

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos > Íntegra do texto aprovado < 1. Quem deve cumprir a lei Órgãos públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos três níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal). Incluem-se

Leia mais

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO ESPECIAL - - Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso à Informação - Professor: Marcos Girão - O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 1 CF/88 ACESSO À INFORMAÇÃO Constituição Federal de 1988 Art. 5º (...)

Leia mais

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO ESPECIAL - - Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso à Informação - Professor: Marcos Girão - O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 1 CF/88 ACESSO À INFORMAÇÃO Constituição Federal de 1988 Art. 5º (...)

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 027/2015 ESTADO DO MARANHÃO Dispõe Sobre O Acesso À Informação No Âmbito do Município de Senador La Rocque e dá Outras Providencias. O PREFEITO MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE, FRANCISCO NUNES DA

Leia mais

Arquivologia Prof. Darlan Eterno

Arquivologia Prof. Darlan Eterno Agente Administrativo Arquivologia Prof. Darlan Eterno Arquivologia LEI Nº 12527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRACÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRACÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL LEI Nº. 3028/2012, DE 18 DE JULHO DE 2012 Regula o acesso à informação no âmbito do Município de Barracão. APARICIO MENDES DE FIGUEIREDO, Prefeito Municipal de Barracão, no uso das atribuições legais que

Leia mais

Circular 304/2012 São Paulo, 27 de julho de Provedor/Presidente Administrador

Circular 304/2012 São Paulo, 27 de julho de Provedor/Presidente Administrador 1 Circular 304/2012 São Paulo, 27 de julho de 2012. Provedor/Presidente Administrador REF.: Lei de Acesso à Informação Prezados Senhores, Servimo-nos do presente para tecer alguns apontamentos relativos

Leia mais

Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011

Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011 Lei de Acesso à Informação Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 Abrangência órgãos e entidades públicas de todos os poderes edetodos os entes federativos entidades privadas sem fins lucrativos que recebem

Leia mais

Acesso à Informação. Lei nº /2011. Norma 0330-NA-1-01/07 (publicada em 30 de novembro de 2012)

Acesso à Informação. Lei nº /2011. Norma 0330-NA-1-01/07 (publicada em 30 de novembro de 2012) Acesso à Informação Lei nº 12.527/2011 Norma 0330-NA-1-01/07 (publicada em 30 de novembro de 2012) Apresentação A Lei 12.527/2011, sancionada em 18 de novembro de 2011, tem o propósito de regulamentar

Leia mais

DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO

DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO DESTAQUE PARA OS EXEMPLOS PRÁTICOS ENVOLVENDO AS EMPRESAS E O GOVERNO ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL A Lei 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidenta da República, Dilma Rousseff,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000. Fone: (35) 3299-1000 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 082/2016 PROGEPE Orientações

Leia mais

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Controladoria-Geral da União Acesso a informação: Conceito Transparência Ativa ACESSO

Leia mais

LEI N.º 1.332/14 De 15 de dezembro de 2014

LEI N.º 1.332/14 De 15 de dezembro de 2014 LEI N.º 1.332/14 De 15 de dezembro de 2014 Regula o acesso à informação no âmbito do município de Vale do Sol Art. 1 o Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelo município de Vale do

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DO OURO CNPJ: / Fone/Fax: (0XX87)

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DO OURO CNPJ: / Fone/Fax: (0XX87) DECRETO Nº 028/2014 EMENTA: Regulamenta o acesso a Informação Pública pelo Cidadão (Lei Federal Nº 12.527/2011), no âmbito do Poder Executivo Municipal, cria normas e procedimentos e da outras O Prefeito

Leia mais

O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO.

O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO. O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO. COSTA, Sonia; CARVALHO, Priscila Freitas de; FRANÇA, Patrícia Machado Goulart; MOREIRA, Luciane Alves; NOGUEIRA, Rafael de Castro;

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LEOPOLDINA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LEOPOLDINA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO LEI Nº 1612/2017 REGULA O ACESSO A INFORMAÇÕES PREVISTO NO INCISO XXXIII DO ART. 5º, NO INCISO II DO 3º DO ART. 37 E NO 2º DO ART. 216 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NA LEI Nº 12.527 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011,

Leia mais

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Diretoria de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União Lei 12.527/2011 Abrangência:

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Subchefia para Assuntos Jurídicos Civil LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Mensagem de veto Vigência Regulamento Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE LINDÓIA

CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE LINDÓIA PROJETO DE RESOLUÇÃO N 03/2016 Dispõe sobre a regulamentação da Lei Federal n 12.257/2011 e o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC, no âmbito da Câmara Municipal de Lindóia e estabelece outras providências

Leia mais

NORMA DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA - NOR 904

NORMA DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA - NOR 904 NORMAS GERAIS COD. 900 ASSUNTO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 102, de 19/11/2015. ATUALIZAÇÃO: OS SECEX nº 11, de 11/05/2017. VIGÊNCIA: 16/05/2017. NORMA DE TRATAMENTO

Leia mais

Lei de Acesso à Informação. Escola de Governo 18 de novembro de 2014

Lei de Acesso à Informação. Escola de Governo 18 de novembro de 2014 Lei de Acesso à Informação Escola de Governo 18 de novembro de 2014 Bases Legais LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Artigo 19: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Todo ser humano tem direito à liberdade

Leia mais

O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE

O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE Dez diretrizes básicas Vivian do Carmo Bellezzia 1 ENTENDER A LÓGICA DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACESSO À INFORMAÇÃO DIRETRIZES:

Leia mais

Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos

Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos A transparência e o acesso à informação são essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.

Leia mais

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E S C O L A D E G O V E R N O 0 7 D E D E Z E M B R O D E

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E S C O L A D E G O V E R N O 0 7 D E D E Z E M B R O D E LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E S C O L A D E G O V E R N O 0 7 D E D E Z E M B R O D E 2 0 1 5 LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO BASES LEGAIS Artigo 19: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Todo ser

Leia mais

Seminário Nacional do Contencioso Administrativo Fiscal TRANSPARÊNCIA: Dicotomia entre o dever de resguardar o sigilo fiscal e a necessidade de

Seminário Nacional do Contencioso Administrativo Fiscal TRANSPARÊNCIA: Dicotomia entre o dever de resguardar o sigilo fiscal e a necessidade de Seminário Nacional do Contencioso Administrativo Fiscal TRANSPARÊNCIA: Dicotomia entre o dever de resguardar o sigilo fiscal e a necessidade de transparência. Conselho de Fazenda Estadual Estado da Bahia

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.153, DE 2011

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.153, DE 2011 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.153, DE 2011 Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 41, de 2010 (nº 219, de 2003, na Casa de origem). A Comissão Diretora apresenta a redação final do Projeto de Lei

Leia mais

Curso Resultado. Lei Ordinária , de 18 de novembro de 2011 Publicada no DOU de

Curso Resultado. Lei Ordinária , de 18 de novembro de 2011 Publicada no DOU de Lei Ordinária 12.527, de 18 de novembro de 2011 Publicada no DOU de 18.11.2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5, no inciso II do 3 do art. 37 e no 2 do art. 216 da Constituição

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO JULHO 2015

RELATÓRIO ESTATÍSTICO JULHO 2015 RELATÓRIO ESTATÍSTICO JULHO 2015 VÁRZEA GRANDE MT 2015 1 EXPEDIENTE LUCIMAR SACRE DE CAMPOS Prefeita de Várzea Grande/MT MARCIA FRANÇOSO Controladora Geral do Município IVANILDE NOGUEIRA RAMOS VAZ Ouvidora

Leia mais

ATOS DO PODER LEGISLATIVO LEI N º , DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011

ATOS DO PODER LEGISLATIVO LEI N º , DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 ATOS DO PODER LEGISLATIVO LEI N º- 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do 3o do art. 37 e no 2o do art. 216 da Constituição

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Mensagem de veto Vigência Regulamento Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII

Leia mais

Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Lei nº /2011. Controladoria-Geral da União

Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Lei nº /2011. Controladoria-Geral da União Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública Lei nº 12.527/2011 Controladoria-Geral da União Casa Civil Lei n.º 12.527/2011 Comando central da Lei O acesso à informação é a regra. O sigilo é a exceção.

Leia mais

Coordenação-Geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento. Legislação relacionada à Lei do Acesso à Informação

Coordenação-Geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento. Legislação relacionada à Lei do Acesso à Informação Coordenação-Geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento Legislação relacionada à Lei do Acesso à Informação ÍNDICE Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011... 04 Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012...

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Mensagem de veto Vigência Regulamento Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII

Leia mais

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's. Gestão Responsável em último ano de mandato

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's. Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista de Controle Externo / TCM-PA Diretoria de Planejamento DIPLAN (91) 3210-7814 e 3210-7570 paolacals@gmail.com

Leia mais

LAI Lei nº /2011

LAI Lei nº /2011 LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO LAI Lei nº 12.527/2011 Regulamentada pelo Decreto 7.724/2012 1 SECRETARIA DE PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS - SPCI CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Acesso à Informação

Leia mais

Minuta de Decreto Marco Civil da Internet

Minuta de Decreto Marco Civil da Internet Minuta de Decreto Marco Civil da Internet Regulamenta a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 para tratar das exceções à neutralidade de rede e indicar procedimentos para a guarda de dados por provedores

Leia mais

Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público Prof. Rafael Ravazolo

Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público Prof. Rafael Ravazolo Assistente Técnico Administrativo Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público Prof. Rafael Ravazolo Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento de Controle Social

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento de Controle Social A Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento de Controle Social Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 16.1 - Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação Conceito: ramo da ciência

Leia mais

Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 Lei de Acesso à Informação (LAI);

Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 Lei de Acesso à Informação (LAI); Proposto por: Equipe do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) PRESTAR INFORMAÇÃO AO CIDADÃO Analisado por: Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) Aprovado por: Assessor da Ouvidoria Geral do Poder Judiciário

Leia mais

Ofício nº 274 /2013-GP Recife, 03 de Abril de 2013.

Ofício nº 274 /2013-GP Recife, 03 de Abril de 2013. Ofício nº 274 /2013-GP Recife, 03 de Abril de 2013. Excelentíssimo Senhor, VEREADOR VICENTE ANDRÉ GOMES MD. Presidente da Câmara Municipal do Recife Senhor Presidente, Tenho a honra de encaminhar a Vossa

Leia mais

Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo SAP-SP. Enfermeiro. Edital de Abertura de Inscrições CCP N 008 de

Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo SAP-SP. Enfermeiro. Edital de Abertura de Inscrições CCP N 008 de Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo SAP-SP Enfermeiro Edital de Abertura de Inscrições CCP N 008 de 9-1-2018 JN053-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Secretaria da Administração

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 065/11/ PROCESSO Nº 5191/2017.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 065/11/ PROCESSO Nº 5191/2017. ETEC DE ILHA SOLTEIRA - ILHA SOLTEIRA CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Nº 065/11/2017 - PROCESSO Nº 5191/2017. AUTORIZAÇÃO GOVERNAMENTAL CONTIDA NO ARTIGO 11 DA LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

A Presidente do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, no exercício de suas atribuições legais e regimentais.

A Presidente do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, no exercício de suas atribuições legais e regimentais. PORTARIA Nº CRC-CE 0269/2016 APROVA O REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE TRANSPARÊNCIA (CPT) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ. A Presidente do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE

Leia mais

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DE PEDRA BRANCA, Estado da Paraíba, usando

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DE PEDRA BRANCA, Estado da Paraíba, usando PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRA BRANCA DECRETO Nº / 2015 Regulamenta o Acesso à Informação Pública pelo cidadão no âmbito do Poder Executivo, cria normas e procedimentos, e dá providências correlatas O PREFEITO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO EDITAL Nº 01/2018 FELIZ A PROMOTORA DE JUSTIÇA DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Instituto Comunitário das Variedades Vegetais

UNIÃO EUROPEIA Instituto Comunitário das Variedades Vegetais UNIÃO EUROPEIA Instituto Comunitário das Variedades Vegetais DECISÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO INSTITUTO COMUNITÁRIO DAS VARIEDADES VEGETAIS de 25 de Março de 2004 sobre a execução do Regulamento

Leia mais

Ao efetivar o direto de acesso, o Brasil:

Ao efetivar o direto de acesso, o Brasil: Ao efetivar o direto de acesso, o Brasil: Consolida e define o marco regulatório sobre o acesso à informação pública sob a guarda do Estado; Estabelece procedimentos para que a Administração responda a

Leia mais

Acesso à Informação no Brasil

Acesso à Informação no Brasil Direito Universal Acesso à Informação no Brasil Transparência Ativa Eventos Materiais de Inte Acesso à Informação no Brasil Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 Regula o acesso a informações previsto

Leia mais

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA JOÃO LELES AFO TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária

Leia mais

DECRETO Nº , DE 23 DE MAIO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 23 DE MAIO DE 2013. DECRETO Nº 18.302, DE 23 DE MAIO DE 2013. Regulamenta a política de acesso às informações públicas no âmbito do Município de Porto Alegre, bem como institui regras específicas complementares às normas

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CREA-PA MANUAL DE PROCEDIMENTOS Lei No.12.527/2011 Dec.7.724/2012 Ouvidoria 2012. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA-PA NOMENCLATURA: (Art.3º.

Leia mais

JULIVAL SILVA ROCHA. Conselheiro Substituto TCE-PA

JULIVAL SILVA ROCHA. Conselheiro Substituto TCE-PA JULIVAL SILVA ROCHA Conselheiro Substituto TCE-PA Espírito Rui Barbosa (O Justo e a Justiça Política) Julgamento de Jesus Cristo; O Direito daquela época já não se contentava com a mera publicidade. Relação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI Nº. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Nº O CONGRESSO NACIONAL decreta: Dispõe sobre a oferta de produtos ou serviços e a solicitação de donativos de qualquer espécie por meio de chamadas telefônicas ou mensagens de texto ou

Leia mais

INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O

INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O INSTRUÇÃO PROMOTOR NATURAL: O inquérito civil e o procedimento preparatório serão presididos pelo membro do Ministério Público a quem for conferida essa atribuição, nos termos da normatização de regência.

Leia mais

ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS RN 412/16 CANCELAMENTOS DE PLANOS DE SAÚDE

ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS RN 412/16 CANCELAMENTOS DE PLANOS DE SAÚDE ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS RN 412/16 CANCELAMENTOS DE PLANOS DE SAÚDE Foi publicada no Diário Oficial da União - DOU de 11/11/16 a RN 412/16 que dispõe sobre a solicitação de cancelamento do contrato do

Leia mais

Rodada #1 Sistema Processo Judicial Eletrônico

Rodada #1 Sistema Processo Judicial Eletrônico Rodada #1 Sistema Processo Judicial Eletrônico Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada SISTEMA PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO: Lei nº 11419, de 19/12/2006, e Resolução do CNJ 185, de 18/12/2013. a. Teoria

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Conforme edital Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Voltar Imprimir "Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado." LEI Nº 12.618 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Regula o acesso a informações no âmbito do Estado da Bahia, conforme prevê o

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre a solicitação de cancelamento do contrato do plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato coletivo

Leia mais

Política de Controle a Potenciais Conflitos de Interesse - Research Código da circular: BA-51 Data da publicação: 03/01/2017

Política de Controle a Potenciais Conflitos de Interesse - Research Código da circular: BA-51 Data da publicação: 03/01/2017 Resumo Descritivo Dispõe sobre os principais conflitos de interesse nas atividades da área de Research da Itaú Corretora Valores Mobiliários S.A. (Itaú Corretora). Índice 1. Objetivo 2. Público Alvo 3.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de Eunápolis 1 Sexta-feira Ano IX Nº 4102 Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Portaria de Nº 06, de 09 de abril de 2018 - Dispõe sobre a Abertura de Processo Administrativo

Leia mais

SUMÁRIO: 1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. CONCEITOS BÁSICOS 4. PROCEDIMENTOS TRANSPARÊNCIA ATIVA 5. PROCEDIMENTOS TRANSPARÊNCIA PASSIVA 6

SUMÁRIO: 1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. CONCEITOS BÁSICOS 4. PROCEDIMENTOS TRANSPARÊNCIA ATIVA 5. PROCEDIMENTOS TRANSPARÊNCIA PASSIVA 6 ISO 91 1 / 11 SUMÁRIO: 1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. CONCEITOS BÁSICOS 4. PROCEDIMENTOS TRANSPARÊNCIA ATIVA 5. PROCEDIMENTOS TRANSPARÊNCIA PASSIVA 6. RESPONSÁVEIS EM FOMENTAR AÇÕES DE TRANSPARÊNCIA

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Licitações Municipais (Termo de Referência, Comissão e Sanções) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 09h

Leia mais

3º GEPEA. Legislação e normas da USP para o Acesso à Informação Pública. Regis Lattouf PG

3º GEPEA. Legislação e normas da USP para o Acesso à Informação Pública. Regis Lattouf PG 3º GEPEA Legislação e normas da USP para o Acesso à Informação Pública Regis Lattouf PG 2 Lei de Acesso à Informação Pública Lei nº 12.527, de 18.11.11 Decreto Estadual nº 58.052, de 16.05.12 1. Breve

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÕES ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÕES ESTADO DA BAHIA DECRETO N.º 238/2016 DE 03 de agosto de 2016 Revoga o Decreto de nº 194/2016, de 29.06.2016, conforme abaixo. O PREFEITO MUNICIPAL DE POÇÕES-, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, e:

Leia mais

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES I CONGRESSO DE PREGOEIROS DA AMAZÔNIA Paulo Sérgio de Monteiro Reis Belém Pará 2009 Art. 40. O edital conterá... e indicará, obrigatoriamente,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO nº 16/2016

RECOMENDAÇÃO nº 16/2016 Autos nº 1.14.012.000020/2012-42 Espécie: Inquérito Civil Público ICP Assunto: Recomenda ao Município de Irecê a adoção de medidas e a instalação de instrumentos que permitam o controle social do horário

Leia mais

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO 1 CONCEITOS BÁSICOS ARQUIVO É o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência e que comprovam as suas

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ANEXO B MODELOS

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ANEXO B MODELOS ANEXO B MODELOS Modelo nº 01 Proposta Comercial [EM PAPEL TIMBRADO DA PROPONENTE] Proposta Comercial para o Lote nº [ ] A Proponente [ ], [qualificação completa], por seu representante, Não apresenta Proposta

Leia mais

Acesso à Informação Lei

Acesso à Informação Lei Acesso à Informação Lei 12.527 J U N / 1 7 S A N D R A M A R I A D U A R T E D E A S S U M P Ç Ã O A S S U M P C A @ U F B A. B R A N A C A R I N A M. A L M E I D A D E M E L O C A R I N A @ U F B A. B

Leia mais

Câmara Municipal de São Sebastião da Grama

Câmara Municipal de São Sebastião da Grama RESOLUÇÃO Nº 002, DE 09 DE MARÇO DE 2016. Regulamenta o Acesso à Informação e cria o Sistema de Informação ao Cidadão SIC, nos regramentos encartados na Lei Federal n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011

Leia mais

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens

Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens AULA 11 Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

Guia. 2ª versão. Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação

Guia. 2ª versão. Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação Guia 2ª versão Publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos sobre a Lei de Acesso à Informação A. Introdução No contexto da implementação da Lei de Acesso

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra omissão do órgão quanto ao pedido de acesso. --

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra omissão do órgão quanto ao pedido de acesso. -- Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Referência: 46800.000623/2014-71 Assunto: Restrição de acesso: Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a): Recurso contra omissão do órgão quanto

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE MARAU EXPEDIENTE ACERVO ENTIDADE SUMÁRIO. PODER EXECUTIVO DE MARAU 2 Atos Oficiais 2 Leis 2 Outros Atos 7

DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE MARAU EXPEDIENTE ACERVO ENTIDADE SUMÁRIO. PODER EXECUTIVO DE MARAU 2 Atos Oficiais 2 Leis 2 Outros Atos 7 Sexta-feira, 13 de outubro de 2017 Ano I Edição nº 03 Página 1 de 8 SUMÁRIO PODER EXECUTIVO DE MARAU 2 Atos Oficiais 2 Leis 2 Outros Atos 7 EXPEDIENTE O Diário Oficial do Município de Marau, veiculado

Leia mais

Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências.

Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. Resolução nº 121, de 5 de outubro de 2010 Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

PROJETO BÁSICO COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 09/2014 PROCESSO Nº 19/2014

PROJETO BÁSICO COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 09/2014 PROCESSO Nº 19/2014 PROJETO BÁSICO COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 09/2014 PROCESSO Nº 19/2014 1. OBJETO: Aquisição de Pastas Suspensas para organização de arquivo deslizante 2. ESPECIFICAÇÕES E QUANTIDADES ITEM DESCRIÇÃO UNIDADE QUANTIDADE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 203 /2011

PORTARIA NORMATIVA Nº 203 /2011 Publicada no DOE de 11/05/2011 PORTARIA NORMATIVA Nº 203 /2011 A PRESIDENTE da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - Fundação CASA-SP, no uso de sua competência, e Considerando

Leia mais

Lei de Acesso à Informação

Lei de Acesso à Informação Lei de Acesso à Informação Professora Bruna Refosco www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação DISPOSIÇÕES GERAIS A QUEM SE APLICA??? (art.1º) Executivo/Legislativo/Judiciário Adm. Direta Adm. Indireta

Leia mais

PORTARIA SMS Nº 459, DE

PORTARIA SMS Nº 459, DE PORTARIA SMS Nº 459, DE 22-03-2017 Dispõe sobre a classificação, quanto ao risco sanitário, das atividades codificadas conforme a Classificação Nacional de Atividade Econômica - CNAE cuja Licença Sanitária

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 001 Lei 8429/92 Improbidade Administrativa PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas 1. Dentre as possíveis sanções pela prática

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL Bolsa para o curso Advocacy e Políticas Públicas, a ser realizado em Brasília pelo Programa de Educação Continuada (PEC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o apoio do Alana,

Leia mais

Princípios da Administração Pública

Princípios da Administração Pública Princípios da Administração Pública PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Conceito: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II da CF). O Princípio da legalidade

Leia mais

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS Atlas Seguros Consultores e Corretores de Seguros, S.A. 12 de maio de 2017 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO E ÂMBITO... 3 3. REGRAS E PROCEDIMENTOS... 3 4.

Leia mais

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU 1. (CESPE) - 2009 - IBRAM-DF Advogado O Ministério Público da União está legitimado para promover o inquérito civil e a ação civil pública visando proteção

Leia mais

RELATÓRIO DE PEDIDOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO UFMG

RELATÓRIO DE PEDIDOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO UFMG RELATÓRIO DE PEDIDOS DE ACESSO A INFORMAÇÃO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO UFMG 2014 A Lei de Acesso à Informação A Lei de Acesso à Informação (LAI) Lei 12.527/2011 foi sancionada em 18 de novembro de

Leia mais

Após, em resposta ao recurso interposto em 1ª instância, a requerida reprisou, nos mesmos termos, os argumentos apresentados na decisão anterior:

Após, em resposta ao recurso interposto em 1ª instância, a requerida reprisou, nos mesmos termos, os argumentos apresentados na decisão anterior: Em atenção a resposta apresentada em 25/05/2016, protocolo n 16853.002592/2016-79, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação vem diante deste Ministério da Fazenda, com todo acatamento e respeito,

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso da competência privativa que lhe confere o art. 71, incisos I e III, da Constituição do Estado,

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso da competência privativa que lhe confere o art. 71, incisos I e III, da Constituição do Estado, DECRETO Nº 1.048, de 4 de julho de 2012 Regulamenta, no âmbito do Poder Executivo, os procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso.

Leia mais

ANEXO I TABELA DE CUSTAS E HONORÁRIOS DOS ÁRBITROS

ANEXO I TABELA DE CUSTAS E HONORÁRIOS DOS ÁRBITROS ANEXO I TABELA DE CUSTAS E HONORÁRIOS DOS ÁRBITROS Consoante dispõe o Regulamento de Arbitragem, doravante denominado simplesmente Regulamento, os custos dos procedimentos arbitrais comportam 1 : 1. TAXA

Leia mais

DECRETO N.º DECRETA: CAPÍTULO II DISPOSIÇÕES GERAIS

DECRETO N.º DECRETA: CAPÍTULO II DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO N.º 1.135 Regula o procedimento de acesso a informações públicas, classificação e reclassificação de informações sigilosas, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município de Curitiba,

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Sem restrição.

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Sem restrição. Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Referência: 53850.003281/2013-31 Assunto: Restrição de acesso: Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Sem restrição.

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PORTARIA N 252 30 DE ABRIL DE 2013 O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), nomeado por Decreto da Presidência

Leia mais

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO 1 ART. 42 - VEDAÇÕES de 1º de maio a 31 de dezembro: Contrair obrigação de despesa, nos últimos 8 meses, que não possa ser cumprida (paga)

Leia mais

GIS-P-ISP-09. Procedimento de Classificação da Informação

GIS-P-ISP-09. Procedimento de Classificação da Informação Revisão: 01 Folha: 1/ 13 Revisado em: 24/06/2013 GIS-P-ISP-09 Procedimento de Classificação da Informação Revisão: 01 Folha: 2/ 13 Revisado em: 24/06/2013 FOLHA DE CONTROLE Histórico de Revisões Data Versão

Leia mais

1. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTO

1. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO EDITAL Nº 01/2013 SANTA CRUZ DO SUL O 2º PROMOTOR DE JUSTIÇA DA

Leia mais