JULIVAL SILVA ROCHA. Conselheiro Substituto TCE-PA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JULIVAL SILVA ROCHA. Conselheiro Substituto TCE-PA"

Transcrição

1 JULIVAL SILVA ROCHA Conselheiro Substituto TCE-PA

2 Espírito Rui Barbosa (O Justo e a Justiça Política) Julgamento de Jesus Cristo; O Direito daquela época já não se contentava com a mera publicidade.

3 Relação Publicidade Transparência É possível haver publicidade sem transparência? É possível haver transparência sem publicidade?

4 SUÉCIA Primeiro país que positivou o direito à transparência (acesso à informação) Lei de Liberdade de Imprensa (Freedom of the Press Act), promulgada em 1766.

5 Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão Art. 14.º Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, da necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a colecta, a cobrança e a duração. Art. 15.º A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.

6 Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948 Artigo 19 - Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão. Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos 1966 (artigo 19)

7 Cultura do Segredo O cidadão só pode solicitar informações que lhe digam respeito direto; Os dados podem ser ultilizados indevidamente; A demanda do cidadão é um problema; Cabe sempre à chefia decidir pela liberação ou não da informação; Os cidadãos não estão preparados para exercer o direito a uma Administração transparente.

8 Cultura da Transparência A demanda do cidadão é vista como legítima; O cidadão pode solicitar a informação pública sem necessidade de justificativa; São criados canais eficientes de comunicação entre governo e sociedade; São estabelecidas regras claras e procedimentos para a gestão das informações; Os servidores são permanentemente capacitados para atuarem na implementação da política de transparência.

9 Transparência e Controle Social no Brasil Constituição Federal art. 5.º, XXXIII, art. 31, 3.º, art. 37, 3.º, II, art. 70, art. 74, 2.º, e art. 216, 2.º LPNMA (Lei 6.938/81), LRF (Lei 101/2000, Lei 131/2009), LPA (Lei 9.784/99), LHD (Lei 9.507/97), LA (Lei 8.159/91), LCP (Lei 9.755/98) LSUS (Leis 8.080/90 e 8.142/90), EC (Lei /2001), LFUNDEB (Lei /2007)

10 Transparência na Gestão Pública Objetivo Garantir a todos os cidadãos acesso às informações que explicitam as ações a serem praticadas pelos governantes, tanto as em andamento como as executadas.

11 É Importante Salientar Transparência na Gestão Pública O cidadão tem o direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas. Em todos os níveis de governo, o cidadão possui direito ao pleno conhecimento dos atos do Poder Público.

12 F U N D A M E N T O S L E G A I S Lei Comp. 101/2000 Lei Comp. 131/2009 Dec 7.185/2010 Cria regras para Planejamento e Transparência, Controle e Fiscalização. Acrescenta dispositivos à LC 101/2000 e determina a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira. Dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle, no âmbito de cada ente da Federação.

13 Instrumentos Os planos Orçamentos Transparência na Gestão Pública Leis de Diretrizes Orçamentárias Relatório Resumido da Execução Orçamentária Relatório de Gestão Fiscal Bem como as prestações de contas e pareceres prévios emitidos pelos Tribunais de Contas.

14 Como Assegurar? Transparência na Gestão Pública Incentivo à participação popular e realização de audiências públicas; durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos. promoção de acesso, em tempo real, de informções sobre a execução orçamentária e financeira; sistema integrado de administração e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade.

15 Padrão mínimo de qualidade do SISTEMA Decreto 7.185/2010 liberação das informções em tempo real (até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no respectivo SISTEMA) integração por todas a entidades da Administração; informações de todos os Poderes, órgãos e entes da Federação de modo consolidado;

16 Padrão mínimo de qualidade do SISTEMA Decreto 7.185/2010 permissão de armazenamento, importação e exportação de dados; mecanismos que possibilitem a integridade, confiabilidade e disponibilidade da informação; informações sobre a execução orçamentária e financeira de forma detalhada.

17 Questionamentos Diante de todas as leis mencionadas, em que área deveria haver uma maior transparência? Qual foi o avanço da transparência na gestão pública?

18 Lei de Acesso a Informação (LAI): Relevância e Instrumentalização para Efetiva Implementação da Cultura de Acesso a Informação Edgard Augusto de Oliveira Analista de Finanças e Controle Controladoria Regional da União no Estado do Pará Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção

19 Declaração Interamericana de Princípios de Liberdade de Expressão 2000 Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção 2005

20 Evolução da regulamentação do direto de acesso à informação 1988 Constituição da República; 1995 Lei prazo para o fornecimento de certidões 2002 Decreto 4.553/2002 Lei do Sigilo Eterno 2004 Decreto Redução dos prazos de informações sigilosas 2005 Lei alvo de ADIN s 2012 Lei de Acesso à Informação (LAI)

21 Qual é a Importância do Acesso à Informação? Participação ativa da sociedade nas ações governamentais Democracia mais eficiente Prevenção da Corrupção Respeito aos direitos fundamentais Fortalecimento da Gestão Pública Melhoria do processo decisório

22 Lei de Acesso à Informação (LAI) Lei nº , de Executivo Federal Abrangência Judiciário Estadual/Distrital Legislativo Municipal Cortes de Contas e o Ministério Público; e Entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos para realização de ações de interesse público.

23 Dever do Estado Acesso à Informação Linguagem de fácil compreensão Garantir o direito de acesso à informação Procedimentos objetivos e ágeis Forma transparente e clara

24 DIREITO DO SOLICITANTE atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive sobre política, organização e serviços administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores. implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

25 Diretrizes da LAI Publicidade é preceito geral e sigilo é exceção Controle Social da administração pública Divulgação independe de solicitação Desenvolvimento da Cultura de Transparência Utilização de tecnologias da informação

26 INFORMAÇÕES RESTRITAS Informação Sigilosa É uma informação pública submetida temporariamente à restrição de acesso em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

27 INFORMAÇÕES SIGILOSAS E SEU GRAU DE CLASSIFICAÇÃO Pública Reservada (5 anos) Secreta (15 anos) Ultrasecreta (25 anos)

28 MODALIDES DE ACESSO À INFORMAÇÃO Transparência Ativa: Divulgação de informações por iniciativa do setor público, independente de qualquer solicitação Transparência Passiva: Divulgação de informações em atendimento às solicitações da sociedade.

29 Dever de divulgação requisitos mínimos Lei n /2011, art. 8.º competências e estrutura organizacional, endereços, telefones e horários de atendimento; quaisquer repasses ou transferências; registros das despesas (folha de pagamento); procedimentos licitatórios e contratos celebrados; dados gerais sobre programas, ações, projetos e obras; respostas a perguntas mais frequentes.

30 Todos os meios de divulgação sendo obrigatório o uso da internet INTERNET IMPRESSOS PRESENCIAIS TV E RÁDIO INOVAÇÕES sítio do município, links e bonners em sítios de interesse social do município, s para os cidadãos que se cadastrarem, formação de grupos de discussão etc. Diário Oficial, jornais, revistas, outdoors, cartazes, murais, folhetos, cartilhas etc. reuniões comunitárias e audiências públicas. horário eleitorais, publicidade e pronunciamentos oficiais. painéis eletrônicos na rua e em prédios públicos, cartilhas de cidadanias nas escolas (em todos os níveis de ensino)

31 Sítios da internet requisitos Informação objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão; possibilidade de gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos; possibilidade de acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquinas; divulgação em detalhes dos formatos utilizados para restruturação da informação;

32 Sítios da internet requisitos garantia da autenticidade e da integridade das informações; atualização das informações; instruções para comunicação por telefone ou pela internet; garantia de acessibilidade a pessoas com deficiência.

33 REGULAMENTAÇÃO DA LAI Cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, em legislação própria, obedecidas as normas gerais estabelecidas na LAI, definir regras específicas, especialmente: criação e ao funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); e procedimentos para interposição de recurso.

34 O QUE REGULAMENTAR NO MUNICÍPIO? Serviço de Orientação ao Cidadão (SIC) Regras para Recurso Monitoramento da Lei de Acesso Local Classificação e Sigilo

35 Falhas frequentes na divulgação mero antendimento à legislação relatórios sem atenção estética dificuldades de acesso páginas na internet com erros Informações incorretas, incompletas e desatualizadas

36 Falta de transparência - sanções As sanções institucionais da LRF: suspensão de transferências voluntárias, operações de crédito e garantias; as sanções pessoais da Lei 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa); as sanções pessoais do Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal); as sanções pessoais do Decreto-Lei nº 201/1967 (Lei de crimes dos prefeitos e vereadores); sanções pessoais da Lei /2000 (Lei de Crimes Fiscais).

37 Como Participar das Discussões sobre o uso do Dinheiro Público e como Controlar a sua Aplicação: Conselhos Municipais; Orçamento Participativo; Controle Social; Portal da Transparência; Órgãos de Fiscalização; Denúncias de Irregularidades; Cursos para a promoção do Controle Social.

38 TCE/PA

39 TCE/PA

40 TCE/PA

41 TCE/PA

42 TCE/PA

43 TCE/PA

44 TCEPA Tv. Quintino Bocaiúva, 1585 CEP Belém Pará JULIVAL SILVA ROCHA Conselheiro Substituto julival.rocha@tce.pa.gov.br FONE : (91)

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL Julival Silva Rocha Auditor do TCEPA GESTÃO TRANSPARENTE SAMUEL GESTÃO PÚBLICA Dever de prestar contas art. 70 da CF Gestão Transparente LRF Transparência da Gestão Pública

Leia mais

Lei de Acesso a Informação (LAI): Relevância e Instrumentalização para Efetiva Implementação da Cultura de Acesso a Informação

Lei de Acesso a Informação (LAI): Relevância e Instrumentalização para Efetiva Implementação da Cultura de Acesso a Informação Lei de Acesso a Informação (LAI): Relevância e Instrumentalização para Efetiva Implementação da Cultura de Acesso a Informação Julival Silva Rocha Auditor do TCEPA Edgard Augusto de Oliveira Analista de

Leia mais

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Prevenção à Corrupção - NAOP CGU no Estado de Mato Grosso do Sul Junho de 2018 O Acesso à Informação

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regula o acesso a informações prev isto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art. 37 e no 2º do art. 216 da Constituição Federal;

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015.

DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015. DECRETO MUNICIPAL Nº 032/2015 DE 20 DE OUTUBRO DE 2015. Regulamenta a Lei Federal n 12.527, de 18 de novembro de 2011, no âmbito do Poder Executivo Municipal, estabelecendo procedimentos e outras providências

Leia mais

Transparência no Setor Público: acessibilidade aos dados e informações do Setor Público

Transparência no Setor Público: acessibilidade aos dados e informações do Setor Público UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Transparência no Setor Público: acessibilidade aos dados e informações do Setor Público Programa de Pós Graduação em Administração Pública Cleber Tavares de Sales Mestre

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no

Leia mais

Transparência na Gestão dos Recursos Públicos. Abordagem na Lei da Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação

Transparência na Gestão dos Recursos Públicos. Abordagem na Lei da Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação Transparência na Gestão dos Recursos Públicos Abordagem na Lei da Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação Quanto maior for a exposição e a publicidade dos gastos e atos públicos, menor será

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 2. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 2. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão IV - informação primária, íntegra, autêntica e atualizada; V - informação sobre ativ idades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive

Leia mais

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Lei 12.527 de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Abrangência da Lei Art. 1 o Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com

Leia mais

3º GEPEA. Legislação e normas da USP para o Acesso à Informação Pública. Regis Lattouf PG

3º GEPEA. Legislação e normas da USP para o Acesso à Informação Pública. Regis Lattouf PG 3º GEPEA Legislação e normas da USP para o Acesso à Informação Pública Regis Lattouf PG 2 Lei de Acesso à Informação Pública Lei nº 12.527, de 18.11.11 Decreto Estadual nº 58.052, de 16.05.12 1. Breve

Leia mais

Lei de Acesso à Informação /11

Lei de Acesso à Informação /11 Lei de Acesso à Informação 12.527/11 Regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas (Art. 5º, XXXIII; Art. 37, 3º, II; Art. 216, 2º) Todos têm direito a receber dos

Leia mais

Lei de Acesso à Informação. Escola de Governo 18 de novembro de 2014

Lei de Acesso à Informação. Escola de Governo 18 de novembro de 2014 Lei de Acesso à Informação Escola de Governo 18 de novembro de 2014 Bases Legais LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO Artigo 19: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Todo ser humano tem direito à liberdade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG LEI Nº 2.323, DE 09 DE JUNHO DE 2017. DISPÕE SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO PORTAL TRANSPARÊNCIA NO ÂMBITO MUNICIPAL E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Rio Piracicaba, aprovou e o Prefeito Municipal,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 06/2013

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 06/2013 RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 06/2013 O Ministério Público do Estado do Paraná, pela Promotoria de Justiça da Comarca de Bom Jesus do Sul/PR, com fundamento no artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da

Leia mais

Modelo de transição no âmbito federal

Modelo de transição no âmbito federal Seminário sobre Encerramento de Mandato AEMERJ Modelo de transição no âmbito federal Marcelo Paluma Ambrózio Coordenador do NAOP CGU/Regional-RJ Rio de Janeiro, 07 de abril de 2016. A CGU A CGU é o órgão

Leia mais

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito CONTROLE SOCIAL Jornalista Elton Bozzetto Fone(51) 9666 5592 E-mail: eltonbozzetto@gmail.com DIRETO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo

Leia mais

TRANSPARÊNCIA A SERVIÇO DO CIDADÃO

TRANSPARÊNCIA A SERVIÇO DO CIDADÃO TRANSPARÊNCIA A SERVIÇO DO CIDADÃO O PAPEL DO CONTROLE INTERNO E DA TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA INDÍCE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO 2015 BRASIL: 76º COLOCAÇÃO Piorou 7 posições Divide essa posição com:

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 1. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /11 Lei de Acesso à Informação (LAI) Parte 1. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 1 Prof. Antonio Botão Regula o acesso a informações prev isto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art. 37 e no 2º do art. 216 da Constituição Federal;

Leia mais

Lei de Acesso a Informação pelos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional

Lei de Acesso a Informação pelos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional Lei de Acesso a Informação pelos Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional Engenheiro Civil José Gilberto P. Campos Superintendente de Integração do Sistema CONFEA Observações Os Conselhos de

Leia mais

Acesso à Informação Pública. Lei 12527

Acesso à Informação Pública. Lei 12527 Acesso à Informação Pública Lei 12527 A Lei Geral de Acesso à Informação (12.527 de Nov./2011) foi estruturada em seis capítulos: a) Das disposições gerais (arts. 1º a 5º); b) Do acesso a informações e

Leia mais

DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO Aspectos práticos da Lei n.º 12.527/2011 aplicados aos Municípios Ana Maria Janovik, Advogada e Coordenadora da Área de Direitos Coletivos e Sociais da DPM REGRAS SOBRE TRANSPARÊNCIA

Leia mais

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's. Gestão Responsável em último ano de mandato

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's. Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista de Controle Externo / TCM-PA Diretoria de Planejamento DIPLAN (91) 3210-7814 e 3210-7570 paolacals@gmail.com

Leia mais

O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE

O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE Dez diretrizes básicas Vivian do Carmo Bellezzia 1 ENTENDER A LÓGICA DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACESSO À INFORMAÇÃO DIRETRIZES:

Leia mais

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos

Lei de acesso a informações públicas: principais pontos > Íntegra do texto aprovado < 1. Quem deve cumprir a lei Órgãos públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos três níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal). Incluem-se

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARASSU LEI Nº /2011 = LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARASSU LEI Nº /2011 = LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARASSU LEI Nº 12.527/2011 = LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS Qualquer cidadão poderá solicitar informações à administração pública. Começou a vigorar a partir

Leia mais

Transparência Pública. Realizações Projetos e Perspectivas

Transparência Pública. Realizações Projetos e Perspectivas Transparência Pública Realizações Projetos e Perspectivas Marcos da Transparência no Brasil Acesso à informação como direito fundamental LRF Portal da Transparência Páginas de Transparência 2009 LAI remuneração

Leia mais

expert PDF Trial Transparência na Gestão dos Recursos Públicos. Uma abordagem na Lei da Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação Abril 2014

expert PDF Trial Transparência na Gestão dos Recursos Públicos. Uma abordagem na Lei da Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação Abril 2014 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos

Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos A transparência e o acesso à informação são essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.

Leia mais

Lei nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União

Lei nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União Lei nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Controladoria-Geral da União O acesso à informação é a regra. O sigilo é a exceção. Toda

Leia mais

Controle Informatizado de Dados do E.S. - CidadES Rodrigo Lubiana Zanotti

Controle Informatizado de Dados do E.S. - CidadES Rodrigo Lubiana Zanotti Controle Informatizado de Dados do E.S. - CidadES Rodrigo Lubiana Zanotti Secretário Geral de Controle Externo TCEES Sistema e-tcees Sistema Geo-Obras Controle Informatizado de Dados do Espírito Santo

Leia mais

Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet

Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet IV Encontro Estadual dos Observatórios Sociais APE Elisa Cecin Rohenkohl Contato: elisacr@tce.rs.gov.br Se eu tiver que escolher entre um governo sem jornais

Leia mais

-Transparência da Gestão Fiscal

-Transparência da Gestão Fiscal DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Controle da execução orçamentária Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Transparência da Gestão Fiscal

Leia mais

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E S C O L A D E G O V E R N O 0 7 D E D E Z E M B R O D E

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E S C O L A D E G O V E R N O 0 7 D E D E Z E M B R O D E LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E S C O L A D E G O V E R N O 0 7 D E D E Z E M B R O D E 2 0 1 5 LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO BASES LEGAIS Artigo 19: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Todo ser

Leia mais

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS (ARTS. 1º A 5º)...5 Acesso à Informação... 5 Abrangência da LAI...7 Princípios e Diretrizes da LAI... 8 Conceitos...9 Dever

Leia mais

Circular 304/2012 São Paulo, 27 de julho de Provedor/Presidente Administrador

Circular 304/2012 São Paulo, 27 de julho de Provedor/Presidente Administrador 1 Circular 304/2012 São Paulo, 27 de julho de 2012. Provedor/Presidente Administrador REF.: Lei de Acesso à Informação Prezados Senhores, Servimo-nos do presente para tecer alguns apontamentos relativos

Leia mais

ESAF Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a)

ESAF Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a) ESAF - 2014 Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a) Observância do sigilo como exceção. b) Utilização de meios

Leia mais

RESOLUÇÃO ATRICON Nº 01/2013

RESOLUÇÃO ATRICON Nº 01/2013 RESOLUÇÃO ATRICON Nº 01/2013 Estabelece RECOMENDAÇÕES aos Tribunais de Contas sobre procedimentos e ações de orientação, fiscalização e julgamento da transparência dos órgãos jurisdicionados, especialmente

Leia mais

Projeto Transparência e Cidadania na Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT

Projeto Transparência e Cidadania na Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT Projeto Transparência e Cidadania na Prefeitura Municipal de Cuiabá-MT Maio/2012 1. Apresentação Este projeto será executado pela Controladoria e Contabilidade do Município de Cuiabá e tem o propósito

Leia mais

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Diretoria de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União Lei 12.527/2011 Abrangência:

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPELA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESTADO DE SERGIPE FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPELA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPELA EXTRATO CONTRATO n 01/2018 PROCEDIMENTO LICITATÓRIO: INEXIGIBILIDADE N 01/2018 OBJETO: Contratação de empresa prestadora de serviços de assessoria e consultoria técnica

Leia mais

Seminário Nacional do Contencioso Administrativo Fiscal TRANSPARÊNCIA: Dicotomia entre o dever de resguardar o sigilo fiscal e a necessidade de

Seminário Nacional do Contencioso Administrativo Fiscal TRANSPARÊNCIA: Dicotomia entre o dever de resguardar o sigilo fiscal e a necessidade de Seminário Nacional do Contencioso Administrativo Fiscal TRANSPARÊNCIA: Dicotomia entre o dever de resguardar o sigilo fiscal e a necessidade de transparência. Conselho de Fazenda Estadual Estado da Bahia

Leia mais

MARÇO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES?

MARÇO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br MARÇO 2017 COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? A transparência é o acesso aos documentos e às

Leia mais

LUCAS NEIVA LEI /2011

LUCAS NEIVA LEI /2011 LUCAS NEIVA LEI 12.527/2011 2016 - Prefeitura de Paulínia Procurador Joana, moradora do Município ABC, apresentou pedido de acesso a informações à Pessoa Jurídica XYZ, concessionária de serviço público

Leia mais

CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI

CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI SOBRE O CONTEÚDO Detalhamento das despesas Item Assunto Orientação Referência Atendimento A informação deve possibilitar o acompanhamento da publicação 01 Data da

Leia mais

Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 1 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves

Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 1 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves Página1 Curso/Disciplina: Arquivologia Aula: Lei de Acesso à Informação Parte 1 Professor: Ana Cláudia Dias Monitora: Vanessa Alves Aula nº 16 Lei de Acesso à Informação Lei 12.527/11 e Decreto 7.724/12

Leia mais

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União

Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Controladoria-Geral da União Acesso a informação: Conceito Transparência Ativa ACESSO

Leia mais

AGOSTO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES?

AGOSTO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br AGOSTO 2016 COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? A transparência é o acesso aos documentos e às

Leia mais

Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011

Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011 Lei de Acesso à Informação Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 Abrangência órgãos e entidades públicas de todos os poderes edetodos os entes federativos entidades privadas sem fins lucrativos que recebem

Leia mais

ACESSO À INFORMAÇÃO. PALESTRANTES: Fábio Silveira de Oliveira Karlla Danielle Mendonça Salgado

ACESSO À INFORMAÇÃO. PALESTRANTES: Fábio Silveira de Oliveira Karlla Danielle Mendonça Salgado ACESSO À INFORMAÇÃO PALESTRANTES: Fábio Silveira de Oliveira Karlla Danielle Mendonça Salgado O ACESSO À INFORMAÇÃO DIREITO UNIVERSAL A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), adotada pela Assembleia

Leia mais

A Importância do Controle Interno na Administração Pública. Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA

A Importância do Controle Interno na Administração Pública. Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA A Importância do Controle Interno na Administração Pública Leônidas Monteiro Gonçalves Analista de Controle Externo TCE/PA A importância do Controle Interno na Administração Pública Fins do Estado - Satisfação

Leia mais

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte:

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: 1 Menu na barra cinza 1.1 Itens localizados no Menu na barra cinza Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: - Site da Prefeitura: link

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

Lei de Acesso à Informação /11

Lei de Acesso à Informação /11 Lei de Acesso à Informação 12.527/11 Regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas (Art. 5º, XXXIII; Art. 37, 3º, II; Art. 216, 2º) Todos têm direito a receber dos

Leia mais

Lei de Acesso à Informação /11

Lei de Acesso à Informação /11 Lei de Acesso à Informação 12.527/11 Regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas (Art. 5º, XXXIII; Art. 37, 3º, II; Art. 216, 2º) Todos têm direito a receber dos

Leia mais

CT Departamento de Gestão Social - Atualizada em abril /2016 CARTA TÉCNICA. Nome do documento: Publicação de Demonstrações Contábeis

CT Departamento de Gestão Social - Atualizada em abril /2016 CARTA TÉCNICA. Nome do documento: Publicação de Demonstrações Contábeis CARTA TÉCNICA Nome do documento: Publicação de Demonstrações Contábeis ENTIDADES QUE DEVEM REALIZAR A PUBLICAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Todas as entidades que receberam ou receberão recursos públicos

Leia mais

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL Julival Silva Rocha Auditor do TCEPA ESPÍRITO Rui Barbosa (O Justo e a Justiça Política) Julgamento de Jesus Cristo; O Direito daquela época já não se contentava com a mera

Leia mais

Política de Divulgação. de Informações

Política de Divulgação. de Informações Política de Divulgação de Informações Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/6 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...3 CAPÍTULO II - DA RESPONSABILIDADE...3

Leia mais

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS FÓRUM POPULAR DO ORÇAMENTO DO RIO DE JANEIRO LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor

Leia mais

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO?

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO? TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO Prof. Marcus Vinícius Veras Machado O QUE É ORÇAMENTO? Orçamento Pessoal Orçamento empresarial (Mão-de-Obra,

Leia mais

Transparência na Gestão Pública. Rodrigo Paiva

Transparência na Gestão Pública. Rodrigo Paiva Transparência na Gestão Pública Rodrigo Paiva TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder pública de forma clara e acessível. Materializa-se por meio da garantia

Leia mais

CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA. osbrasil.org.br

CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA. osbrasil.org.br CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA Conselho de Administração: Presidente: Ronaldo Tomazzoni Vice-presidente administrativo-financeiro: Mario Pontalti Vice-presidente institucional e de Alianças: Shirlei

Leia mais

Boletim Nº DEZEMBRO Como estão os Portais. Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura?

Boletim Nº DEZEMBRO Como estão os Portais. Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura? Boletim Nº DEZEMBRO 2013 www.observatoriopiracicaba.org.br Como estão os Portais de Transparência da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura? A transparência

Leia mais

COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA?

COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA? MAIO 2014 A transparência e o acesso aos documentos

Leia mais

Audiências Públicas em Piracicaba

Audiências Públicas em Piracicaba Boletim Nº MAIO 04 Audiências Públicas em Piracicaba www.observatoriopiracicaba.org.br UM IMPORTANTE ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NESTE BOLETIM VOCÊ ENCONTRA UM PANORAMA SOBRE AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS

Leia mais

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada.

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada. DECRETO Nº 21.756, DE 21 DE MAIO DE 2018. Aprova a Instrução Normativa SCS nº 02/2018 : O Prefeito Municipal de Colatina, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso IV, artigo 99

Leia mais

6 ~.l o LEI DE ACESSO À I~FORMAÇÃO: TEORIA E PRATICA EDITORA LUMEN JURIS STJ MARCIO CAMARGO CUNHA FILHO VíTOR CÉSAR SILVA XAVIER

6 ~.l o LEI DE ACESSO À I~FORMAÇÃO: TEORIA E PRATICA EDITORA LUMEN JURIS STJ MARCIO CAMARGO CUNHA FILHO VíTOR CÉSAR SILVA XAVIER 6 ~.l o MARCIO CAMARGO CUNHA FILHO VíTOR CÉSAR SILVA XAVIER LEI DE ACESSO À I~FORMAÇÃO: TEORIA E PRATICA EDITORA LUMEN JURIS Rio DE JANEIRO 2014 Copyright 2014 by Marcia Camargo Cunha Filho Vítor César

Leia mais

CGU. Acesso à informação. Mário Vinícius Spinelli Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas. Controladoria-Geral da União

CGU. Acesso à informação. Mário Vinícius Spinelli Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas. Controladoria-Geral da União CGU Acesso à informação Mário Vinícius Spinelli Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas Controladoria-Geral da União Outubro/2012 CGU Transparência Linha do Tempo 1.ª Consocial

Leia mais

Mesa 4. Transição de Governo : Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas

Mesa 4. Transição de Governo : Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas Mesa 4 Transição de Governo : Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas Transição de Governo Aspectos Gerais da transição Transição Processo Republicano incentivado pelo Governo Lula: -

Leia mais

Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Lei nº /2011. Controladoria-Geral da União

Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Lei nº /2011. Controladoria-Geral da União Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública Lei nº 12.527/2011 Controladoria-Geral da União Casa Civil Lei n.º 12.527/2011 Comando central da Lei O acesso à informação é a regra. O sigilo é a exceção.

Leia mais

Resolução Atricon nº 05/2016

Resolução Atricon nº 05/2016 Resolução Atricon nº 05/016 Aprova recomendações para verificação do cumprimento da legislação de transparência (LC 101/00, alterada pela LC 131/09, e Lei 1.57/11), conforme previsto no Acordo de Cooperação

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDAÇÃO Referência: Inquérito Civil n. 1.34.008.000263/2015-08 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, presentado pelo(a) Procurador da República signatário(a), vem, no exercício de suas atribuições constitucionais

Leia mais

Propostas para o Município

Propostas para o Município Piracicaba, 22 de outubro de 2011 Propostas e Moções aprovadas e Delegados eleitos pela 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Piracicaba (Consocial) realizada no dia 22 de outubro

Leia mais

Controladoria-Geral da União: Zelando pela boa aplicação dos recursos públicos. VALDIR AGAPITO TEIXEIRA Secretário Federal de Controle Interno

Controladoria-Geral da União: Zelando pela boa aplicação dos recursos públicos. VALDIR AGAPITO TEIXEIRA Secretário Federal de Controle Interno Controladoria-Geral da União: Zelando pela boa aplicação dos recursos públicos VALDIR AGAPITO TEIXEIRA Secretário Federal de Controle Interno Maio de 2013 O desafio do Controle é do tamanho do Brasil!

Leia mais

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento de Controle Social

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento de Controle Social A Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento de Controle Social Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 16.1 - Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação Conceito: ramo da ciência

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO

PLANO ANUAL DE TRABALHO PLANO ANUAL DE TRABALHO EXERCÍCIO DE 2016 CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CEDRO Apresentação A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DA INSTITUIÇÃO Com a edição da Lei Complementar

Leia mais

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei Ciência Política I Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

Governo Aberto Avanços e Desafios para a Administração Pública

Governo Aberto Avanços e Desafios para a Administração Pública Governo Aberto Avanços e Desafios para a Administração Pública Alzira Ester Angeli Secretária de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal - Adjunta maio/2013 Parceria para Governo Aberto

Leia mais

CONTROLE E TRANSPARÊNCI NA GESTÃO PÚBLICA

CONTROLE E TRANSPARÊNCI NA GESTÃO PÚBLICA Slide 1 CONTROLE E TRANSPARÊNCI NA GESTÃO PÚBLICA Maria Clara Bugarim Slide 2 Corrupção (34%) Saúde (16%) Desemprego (10%) Educação (8%) Violência (8%) Economia (5%) CORRUPÇÃO O MAIOR PROBLEMA DO PAÍS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO ANEXO ÚNICO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2018 MESES Janeiro a Janeiro a maio e novembro Estruturação da Unidade Central de Controle Interno responsável pelo Sistema de Controle Interno, dotando-a de

Leia mais

Economia do Setor Público 3º BI Orçamento Público e Responsabilidade Fiscal. Aspectos relevantes da Lei de Responsabilidade Fiscal para um economista

Economia do Setor Público 3º BI Orçamento Público e Responsabilidade Fiscal. Aspectos relevantes da Lei de Responsabilidade Fiscal para um economista Economia do Setor Público 3º BI Orçamento Público e Responsabilidade Fiscal Aspectos relevantes da Lei de Responsabilidade Fiscal para um economista LC 101/2000 - LRF CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP CUMPRIMENTO ÀS DETERMINAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

Portais municipais para divulgação eletrônica e transparência: um panorama do acesso digital à informação em municípios alagoanos.

Portais municipais para divulgação eletrônica e transparência: um panorama do acesso digital à informação em municípios alagoanos. Portais municipais para divulgação eletrônica e transparência: um panorama do acesso digital à informação em municípios alagoanos. Palavras-chave: Transparência; Portais Municipais; Lei de Acesso à Informação.

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES DA CODESP

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES DA CODESP POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES DA CODESP SUMÁRIO I - Objetivo.... 3 II - Abrangência....3 III - Embasamento legal.... 3 IV Conceito de Atos e Fatos Relevantes.... 3 V Diretrizes.... 4

Leia mais

PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO

PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO Questão 106 Prof. Manuel Piñon Trata-se, a princípio, de uma estatal não dependente, já que a assertiva fala em custear com recursos próprios

Leia mais

Câmara Municipal de São Sebastião da Grama

Câmara Municipal de São Sebastião da Grama RESOLUÇÃO Nº 002, DE 09 DE MARÇO DE 2016. Regulamenta o Acesso à Informação e cria o Sistema de Informação ao Cidadão SIC, nos regramentos encartados na Lei Federal n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS OBJETIVO GERAL Apresentar o Orçamento Participativo como um instrumento de democratização, que visa assegurar a participação direta da população (beneficiários)

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: São Paulo/São Paulo. Endereço do portal:

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: São Paulo/São Paulo. Endereço do portal: QUESTIONÁRIO 1 DE COLETA DE DADOS GRAU DE MATURIDADE do serviço prestado eletronicamente Aplicação direcionada aos portais institucionais oferecidos pelas prefeituras das capitais brasileiras IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS

LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS XXV CONGRESSO BRASILERIO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS V ENCONTRO NACIONAL DE VEREADORES Aracajú julho de 2010 LEI DA TRANSPARÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS François E.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 034/2016 DE 16 DE SETEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 034/2016 DE 16 DE SETEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 034/2016 DE 16 DE SETEMBRO DE 2016. Dispõe sobre parâmetros para o cumprimento da Lei 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação no âmbito do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 12ª

Leia mais

HÁ TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL NO RIO GRANDE DO NORTE? Célio Fábia Edimilson

HÁ TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL NO RIO GRANDE DO NORTE? Célio Fábia Edimilson HÁ TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL NO RIO GRANDE DO NORTE? Célio Fábia Edimilson 1. PROBLEMA, OBJETIVO e RELEVÂNCIA PROBLEMA: Há transparência municipal no Rio Grande do Norte (RN)? OBJETIVO: Analisar a existência

Leia mais

CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA

CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA Constituição Federal Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno

Leia mais

Arquivologia Prof. Darlan Eterno

Arquivologia Prof. Darlan Eterno Agente Administrativo Arquivologia Prof. Darlan Eterno Arquivologia LEI Nº 12527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do 3º do art.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ A N E X O I I D O E D I T A L N º 0 1 / 2 0 1 2 D O S C O N T E Ú D O S P R O G R A M Á T I C O S CARGO 401: SUBPROCURADOR DE CONTAS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Leia mais

SEFAZ Ética Lei Estadual nº /10 Profª Letícia Loureiro

SEFAZ Ética Lei Estadual nº /10 Profª Letícia Loureiro SEFAZ Ética Lei Estadual nº 13.596/10 Profª Letícia Loureiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética LEI Nº 13.596, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010 (publicada no DOE nº 248, de 31 de dezembro de 2010) Consolida

Leia mais

Ouvidoria-Geral da União. Transparência na Gestão, Prevenção e Combate à Corrupção

Ouvidoria-Geral da União. Transparência na Gestão, Prevenção e Combate à Corrupção Ouvidoria-Geral da União Transparência na Gestão, Prevenção e Combate à Corrupção OUVIDORIA PÚBLICA CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS Cidadão gestão controle Trabalho em 3

Leia mais

A preocupação da UFMG com o relacionamento e o atendimento das demandas de seus públicos pôde ser observada em várias ações da Universidade na gestão 2010-2014. Dentre os principais meios de relacionamento

Leia mais

Portal da Transparência do Governo Federal e LC 131/2009.

Portal da Transparência do Governo Federal e LC 131/2009. Portal da Transparência do Governo Federal e LC 131/2009 http://www.portaldatransparencia.gov.br/ Agenda Transparência Pública Objetivos Legislação Portal da Transparência do Governo Federal O que é Atendimento

Leia mais