Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili"

Transcrição

1 AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de São Paulo e tenho 35 anos. Atualmente sou Analista Legislativo atribuição técnico em material e patrimônio, na própria Câmara dos Deputados (aprovado em 6º lugar no concurso de 2007). Antes disso, fui Oficial da Marinha do Brasil, servia embarcado em navio, tendo exercido o cargo de Chefe de Máquinas por cerca de dois anos. Fazia cerca de 120 dias de mar por ano, o que não me deixava alternativa a não ser estudar sozinho... não era fácil! Bom, feitas as apresentações, creio que seja hora de começarmos o estudo. Iremos estudar uma disciplina passível de cobrança intensiva no certame para a Câmara dos Deputados, nos moldes do que se observou no recente concurso para a ANATEL. Nosso curso será construído com base em uma exposição bastante sólida da teoria, seguida de um trabalho intensivo de resolução de exercícios. Ao longo do curso, serão resolvidas cerca de 120 questões. Cada aula apresentará, em média, 40 questões. Vejamos como será a estrutura do curso: AULA 1 2 CONTEÚDO 1. Arquivística: princípios e conceitos. 2. Legislação arquivística. 3. Gestão de documentos. 3.1 Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos. 3.2 Classificação de documentos de arquivo. 3.3 Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo.

2 AULA 3 CONTEÚDO 4. Tabela de temporalidade de documentos de arquivo. 5. Triagem e eliminação de documentos e processos. 6. Preservação e conservação de documentos de arquivo. 7. Digitalização e microfilmagem de documentos. 8. Controle de qualidade da digitalização. A programação de nosso curso corresponde ao estado da arte da cobrança pelo CESPE, provável organizadora do certame, e foi atualizada com os tópicos recentemente cobrados no concurso para a ANATEL. Proponho, assim, que arregasse suas mangas e que, sem mais demora, ingresse comigo em uma aula demonstrativa! Ressalto que esta aula, por ser apenas uma demonstração da didática de nosso curso, é consideravelmente mais curta que as demais, ok? Ainda, friso que seu conteúdo aborda tópico da aula 03, que será visto posteriormente com profundidade.

3 I. TABELA DE TEMPORALIDADE 1 Os documentos administrativos passam por um processo cronológico, durante o qual a frequência de seu uso ou consulta vai diminuindo com o tempo. Esse é justamente o critério que faz esse documento fazer parte dos arquivos correntes, intermediários ou permanentes. A esta estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida dos documentos em três etapas, chamamos de Teoria das Três Idades, assim definida segundo a terminologia arquivística nacional: Teoria das Três Idades = teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário. Arquivo corrente (Primeira Idade) Produção do documento / tramitação / finalização do objetivo inicial / guarda. Arquivo Intermediário (Segunda Idade) Conservação por razões administrativas, legais ou financeiras. Arquivo Permanente (Terceira Idade) Conservação definitiva, em razão de seu valor. 1 O conteúdo sobre a Tabela de Temporalidade, nesta aula demonstrativa, possui cunho meramente introdutório. Na aula 03, veremos em profundidade este tópico, apresentando exemplo de Tabela de Temporalidade, Lista e Eliminação, bem como demais tópicos inerentes ao arquivo permanente.

4 Assim, mesmo quando um documento perde a sua utilidade administrativa, ele pode ainda ser guardado permanente ou definitivamente, caso permaneça as seguintes caraterísticas: Valor histórico; Valor probatório; e Valor informativo. Vejamos algumas questões sobre este assunto: 1. (CESPE / TRE GO / adaptada) A teoria das três idades é aquela que afirma que os documentos passam por diferentes fases, determinadas, por um lado, pela frequência de uso dos documentos pela entidade produtora ou acumuladora e, por outro lado, pela identificação dos valores primário e secundário presentes ou não nos documentos. Como vimos, a Teoria das Três Idades utiliza dois critérios para a classificação dos arquivos em correntes, intermediários e permanentes: frequência de uso dos documentos e identificação de seus valores primário e secundário. O enunciado está, portanto, certo. 2. (CESPE / STM / 2010) A teoria das três idades refere-se à sistematização do ciclo de vida dos documentos arquivísticos. O ciclo vital dos documentos é assim definido pela terminologia arquivística brasileira: Ciclo Vital dos Documentos = [corresponde às] sucessivas fases por que passam os documentos, da sua produção à guarda permanente ou eliminação.

5 Vemos, assim, que há uma íntima relação entre a Teoria das Três Idades e o Ciclo Vital dos Documentos. É através da dinâmica apresentada pelo ciclo vital dos documentos que a Teoria das Três Idades ganha forma. É pertinente relembrarmos a definição de gestão de documentos, conforme consta da Lei nº 8.159/91: Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. De forma simplificada, o esquema a seguir concatena as fases da gestão de documentos: Produção Criação / confecção / recebimento etc. Utilização Atividades de valor primário: tramitação e uso (protocolo, empréstimo, consulta etc.). Destinação Resultado da avaliação: recolhimento ao arquivo permanente ou eliminação. Dessa forma, ressalta-se que a atividade que antecede a decisão sobre a guarda permanente ou a eliminação de determinado documento é denominada avaliação. Avaliação Eliminação Guarda Permanente

6 A questão está certa. 3. (CESPE / ANATEL / 2014) Eliminação ou guarda definitiva são as duas possibilidades para a destinação de documentos de arquivo. A questão espelha de forma apropriada as decorrências lógicas da avaliação, conforme apresentado no esquema acima. A assertiva está, assim, correta. 4. (CESPE / TRE GO / 2009) A destinação de documentos é indicada pela tabela de temporalidade. São 4 as atividades administrativas típicas dos arquivos correntes: Atividades administrativas de arquivos correntes 1. Protocolo (recebimento, registro, autuação, classificação e controle da movimentação, expedição/distribuição) 2. Arquivamento 3. Empréstimo e consulta 4. Destinação A questão está referindo-se à destinação de documentos, última atividade listada acima. De modo bem simples, podemos nos referir à destinação como o juízo final de um documento: ou ele vai para o céu (é guardado temporária ou permanentemente, ou, ainda, é microfilmado) ou não vai (é eliminado). A destinação, obrigatoriamente, é precedida da fase de avaliação do documento, cujo objetivo é determinar seu o valor (permanente, temporário ou nenhum). Dois são os produtos da fase de avaliação de documentos. Estamos falando da tabela de temporalidade e da lista de eliminação:

7 PRODUTOS DA AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS Produto Tabela de Temporalidade Lista de eliminação Descrição É o instrumento que especifica os prazos de guarda dos documentos nos arquivos corrente e intermediário, bem como indica a destinação final (guarda permanente ou temporária, microfilmagem ou eliminação). O prazo de guarda começa a contar da data de sua produção. Trata-se da relação de documentos que serão eliminados. Podemos ver que o enunciado da questão está de acordo com o conteúdo a tabela acima. É a tabela de temporalidade que indica a destinação do documento, bem como os eventuais prazos de guarda. A afirmativa está, dessa forma, certa. Bom, ficaremos por aqui nesta aula demonstrativa. No próximo encontro, ingressaremos nos tópicos princípios e conceitos da arquivística, bem como legislação arquivística. Forte abraço e bons estudos!

8 QUESTÕES APRESENTADAS NESTA AULA 1. (CESPE / TRE GO / adaptada) A teoria das três idades é aquela que afirma que os documentos passam por diferentes fases, determinadas, por um lado, pela frequência de uso dos documentos pela entidade produtora ou acumuladora e, por outro lado, pela identificação dos valores primário e secundário presentes ou não nos documentos. 2. (CESPE / STM / 2010) A teoria das três idades refere-se à sistematização do ciclo de vida dos documentos arquivísticos. 3. (CESPE / ANATEL / 2014) Eliminação ou guarda definitiva são as duas possibilidades para a destinação de documentos de arquivo. 4. (CESPE / TRE GO / 2009) A destinação de documentos é indicada pela tabela de temporalidade.

9 GABARITO 1 - C 2 - C 3 - C 4 - C Sucesso!

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos 2.14 Noções de arquivologia. 2.14.1 Arquivística: princípios e conceitos. 2.14.2 Legislação arquivística. 2.14.3 Gestão de documentos. 2.14.4 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

Noções de Administração Geral (item 6) Auditor de Controle Externo TCE - PA Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Noções de Administração Geral (item 6) Auditor de Controle Externo TCE - PA Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para (área fiscalização) do Tribunal de Contas do Estado do Pará. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de São Paulo

Leia mais

Praticando Arquivologia

Praticando Arquivologia Praticando Arquivologia 1. (CESPE/SEDF/2017) Em relação aos conceitos e princípios da arquivística, julgue o item a seguir. De acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários

Leia mais

Administração Pública (Analista Judiciário TRT 8ª Região) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Administração Pública (Analista Judiciário TRT 8ª Região) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado (a) amigo (a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao esperado concurso para Analista Judiciário Área Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Meu nome é

Leia mais

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documentos informáticos, filmográficos e sonoros são modalidades de classificação quanto à natureza do assunto. Classificação quanto ao gênero: Escritos

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Prezado(a) amigo(a), Iniciamos aqui nossa jornada rumo a um excelente resultado na prova de Ciências da Administração, no concurso para o Tribunal de Contas do Município do Rio

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Prezado(a) amigo(a), Iniciamos aqui nossa jornada rumo a um excelente resultado na prova de Ciências da Administração, no concurso para o Tribunal de Contas do Município do Rio

Leia mais

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS Prof. Antonio Victor Botão GESTÃO DE INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO E DOCUMENTO termos polissêmicos = vários significados de acordo com a área que os utiliza.

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para

AULA DEMONSTRATIVA. É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Analista Legislativo atribuição técnico em material e patrimônio e Legislativo da. Meu nome é Renato

Leia mais

Noções de Administração de Recursos Materiais Analista Judiciário TRF 3ª Região Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Noções de Administração de Recursos Materiais Analista Judiciário TRF 3ª Região Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Analista Judiciário (área administrativa) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Meu nome é

Leia mais

Organização de Documentos

Organização de Documentos Organização de Documentos Gestão de Documentos Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com

Leia mais

Noções de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof.

Noções de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. AULA DEMONSTRATIVA Prezado (a) amigo (a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de

Leia mais

Arquivo corrente ou arquivo de primeira idade

Arquivo corrente ou arquivo de primeira idade 6) CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS OU TEORIA DAS 3 IDADES A teoria arquivística sistematiza o ciclo de vida dos documentos de arquivo em três fases distintas e complementares, caracterizadas por intervalo

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

Administração de Recursos Materiais Agente Administrativo da Polícia Federal Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Administração de Recursos Materiais Agente Administrativo da Polícia Federal Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado (a) amigo (a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao esperado concurso para Agente Administrativo da Polícia Federal Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de São Paulo

Leia mais

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA REVISÃO DE VÉSPERA (FEPESE/CELESC/2016) Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO 81. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) De Acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários ou permanentes. COMENTÁRIO:

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte.

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. 2 - Documento de arquivo é aquele registrado apenas no suporte papel. 3 - O arquivo é formado pela coleção

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Prezado(a) amigo(a), Iniciamos aqui nossa jornada rumo a um excelente resultado na prova de Noções de Administração, no concurso para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles

Leia mais

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07 PARECER CREMEC N º 14/2007 14/05/07 PROCESSO-CONSULTA: Protocolo CREMEC Nº 5.313/04 INTERESSADO: DIRETORIA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ ASSUNTO: TEMPO DE GUARDA E MICROFILMAGEM DE PRONTUÁRIOS MÉDICOS PARECERISTAS:

Leia mais

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo

Avaliação e eliminação de documentos de arquivo TREINAMENTO CADA Avaliação e eliminação de documentos de arquivo Abril 2017 O que é Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade? Plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos São

Leia mais

Política Institucional de Gestão

Política Institucional de Gestão Política Institucional de Gestão Documental Última Atualização em: 12.07.2011 Data de Impressão: 08-11-2011 Página: 1/6 Introdução De acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a gestão de documentos

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei 8.159/1991. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei 8.159/1991. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Lei 8.159/1991 Prof. Antonio Botão CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º É dever do Poder Público a gestão documental e a de proteção especial a documentos de arquivos,

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS (TEORIA DAS TRÊS IDADES) 3 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 4 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 1ª IDADE 2ª IDADE 3ª IDADE 5 (CESPE-UNB/SEE-DF)

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO S AGRADECIMENTOS... 7 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO... 17 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da comunicação

Leia mais

Arquivologia. Terminologia Arquivística

Arquivologia. Terminologia Arquivística Arquivologia Terminologia Arquivística Arquivologia - Informações gerais: A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO 1 - CERTO: Este é o conceito geral de documento. 2 - ERRADO: O documento de arquivo pode ser registrado em qualquer suporte, inclusive o papel, isto

Leia mais

Destinação de Documentos

Destinação de Documentos Arquivologia - Aula 11 - Aula Conteúdo 01 I. Arquivística: princípios e conceitos II. Legislação Arquivística III. Gestão de documentos (PARTE 1) 02 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

Arquivologia. O Documento de Arquivo

Arquivologia. O Documento de Arquivo Arquivologia O Documento de Arquivo O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados

Leia mais

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO 8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos de guarda (tempo

Leia mais

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA 7 Noções de arquivologia. 7.1 Arquivística: princípios e conceitos. 7.2 Legislação arquivística. 7.3 Gestão de Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 7.3.4 Tabela

Leia mais

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis C Miranda 51. Os documentos iconográficos são formados por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI Dispõe sobre a criação do Sistema de Gestão Documental da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

Administração Pública (Analista Judiciário TRE SP) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Administração Pública (Analista Judiciário TRE SP) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), Iniciamos aqui nossa jornada rumo a um excelente resultado na prova de Administração Pública, no concurso para Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral

Leia mais

ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL FEDERAL PORTARIA GABDPGF DPGU Nº 876, DE 25 DE AGOSTO DE 2017.

ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL FEDERAL PORTARIA GABDPGF DPGU Nº 876, DE 25 DE AGOSTO DE 2017. ATOS DO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL FEDERAL PORTARIA GABDPGF DPGU Nº 876, DE 25 DE AGOSTO DE 2017. Dispõe sobre instituir o Programa de Gestão Documental da Defensoria Pública da União (PGD-DPU).

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA 1 Regulamenta a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Faculdade Aldete Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 23 1.1. Introdução à arquivologia... 23 1.1.1. Evolução da comunicação e suportes da informação... 23 1.1.2. Arquivo... 24 1.1.2.1. Conceitos... 25 1.1.2.2.

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 28/2015 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Acervo Acadêmico da Universidade de Cruz Alta, ============================ O Conselho Universitário,

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA IES. Capítulo I Do objetivo

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA IES. Capítulo I Do objetivo A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento da Política de Manutenção e Guarda do Acervo da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

EDITAL MF ATA: Aulas 05 a 08

EDITAL MF ATA: Aulas 05 a 08 EDITAL MF ATA: Aulas 05 a 08 ARQUIVOLOGIA: Conceitos fundamentais de Arquivologia. 2. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: arquivos correntes e intermediário; protocolos; classificação

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 2. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão 4. RESULTADOS ESPERADOS O Programa de Assistência Técnica visa a alcançar, a curto e médio prazos, os seguintes resultados: a) Padronização

Leia mais

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - Aula 01 -

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - Aula 01 - 1 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Aula 01 - Prof. Renato Fenili 2 Pontos Fortes: JOÃO JOSÉ VIANA Classificação de Materiais Armazenagem e Recebimento Distribuição de Materiais 3 HAMILTON

Leia mais

Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia

Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia UFRPE 2016 Banca SUGEP Prova de Assistente Administrativo Tipo 1 Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia A questão 50 provavelmente foi a questão que apresentou o maior

Leia mais

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA ARQUIVOLOGIA TERMINOLOGIAS ARQUIVÍSTICAS DE ARQUIVOLOGIA CRISTIANO SILVA Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades

Leia mais

PROVA DISCURSIVA. Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, disserte acerca do seguinte tema:

PROVA DISCURSIVA. Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, disserte acerca do seguinte tema: PROVA DISCURSIVA Nesta prova, que vale setenta pontos, faça o que se pede, usando os espaços indicados no presente caderno para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para o CADERNO DE TEXTO DEFINITIVO

Leia mais

2. MÉTODO AUTOMÁTICO:

2. MÉTODO AUTOMÁTICO: 2. MÉTODO AUTOMÁTICO: Usa-se para arquivar nomes, evitando acumular pastas de sobrenomes iguais. Combina letras, números e cores. É utilizado na Europa e não é utilizado no Brasil. 3. SOUNDEX: Para os

Leia mais

Arquivologia. Arquivologia Professora Ana Claudia Dias

Arquivologia. Arquivologia Professora Ana Claudia Dias Arquivologia Professora Ana Claudia Dias Arquivologia História - Inicio na Grécia - arché / archeon - Marilena Leite Paes - Origem Latina - archivum - Ramiz Galvão Lei 8.159 de 8 de Janeiro de 1991 Decreto

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Prezado(a) amigo(a), Iniciamos aqui nossa jornada rumo a um excelente resultado na prova de Processo Administrativo, no concurso para a Analista de Tecnologia da Informação para

Leia mais

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Gestão Documental Gestão Documental é entendida como um conjunto de procedimentos, rotinas e operações técnicas

Leia mais

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012 Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI De 30 de julho de 2012 Dispõe sobre o estabelecimento da Política de Gestão de Documentos da Universidade Federal da UFFS O SECRETÁRIO ESPECIAL DE

Leia mais

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros. Prof.

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros.  Prof. Aula 00 ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 Noções de Arquivologia: conceitos fundamentais

Leia mais

É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para

É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Analista Legislativo atribuição técnico em material e patrimônio e Legislativo da. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili,

Leia mais

13) GESTÃO DE DOCUMENTOS

13) GESTÃO DE DOCUMENTOS 13) GESTÃO DE DOCUMENTOS O conceito de gestão de documentos arquivísticos passou a ser trabalhado após o advento da Segunda Guerra Mundial, quando ocorreu o fenômeno da explosão documental no âmbito das

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI Estabelece a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade

Leia mais

Questões comentadas de Arquivologia para concursos

Questões comentadas de Arquivologia para concursos APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 580 Questões Comentadas de Arquivologia Para Concursos acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br SUMÁRIO Apresentação...2 Conceitos Fundamentais... 3

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Acerca dos conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens a seguir. 51 De acordo com o princípio do respeito à ordem original, os documentos devem ser reclassificados com base no assunto, desconsiderando-se

Leia mais

Plano de Estudos. Turma Elite Câmara dos Deputados Instituto Cognos Fernando Mesquita. versão 1.2

Plano de Estudos. Turma Elite Câmara dos Deputados Instituto Cognos Fernando Mesquita. versão 1.2 Plano de Estudos Turma Elite Câmara dos Deputados 2015 versão 1.2 Fernando Mesquita 1 1 Português Ortografia oficial, letras e acentuação 1 1 Adm. Planejamento estratégico (1/5)* 1 1 DC Título I 1 1 Arquiv.

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Arquivo Central AC Unidade de Arquivo e Protocolo Setorial do CCET

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Arquivo Central AC Unidade de Arquivo e Protocolo Setorial do CCET Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Arquivo Central AC Unidade de Arquivo e Protocolo Setorial do CCET Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2012. Memo UAPSCCET n. 22/2012 Ao IBIO Assunto:

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 8 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE JUNHO DE 2006 Dispõe sobre a adoção

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 9 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 26, DE 6 DE MAIO DE 2008 Estabelece diretrizes

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19

SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS... 19 SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO... 11 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à Arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da Comunicação e Suportes

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto 1.799/1996. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto 1.799/1996. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Art. 1 A microfilmagem, em todo território nacional, autorizada pela Lei n 5.433, de 8 de maio de 1968, abrange os documentos oficiais ou públicos,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 19, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre os documentos públicos

Leia mais

Arquivologia. Prof. André Sandes

Arquivologia. Prof. André Sandes Arquivologia Prof. André Sandes (Cespe / DPU / Arquivista / 2016) 01. À medida que os documentos são mais utilizados, cresce o seu valor primário. Valor Documental Valor Primário Administrativo, fiscal

Leia mais

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes.

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes. Arquivologia 1 1. A espécie documental que registra a opinião fundamentada sobre matéria submetida à análise de determinada autoridade, emitida em seu nome pessoal ou no do organismo a que está ligada,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Em relação a protocolo, julgue os itens a seguir. 61 O recebimento, o registro, a classificação, a distribuição, o controle da tramitação e a expedição de documentos são atividades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ

REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO ARQUIVO GERAL DO CEFET-RJ CAPÍTULO I DOS

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem. 51 Documentos produzidos e(ou) recebidos pelos setores de atividades-meio da organização são

Leia mais

TRE-CE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 16

TRE-CE SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 16 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 16 Acentuação gráfica... 26 Homônimos e parônimos... 99 Classes de palavras (classificação, emprego

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019 CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019 Regulamenta a aplicação dos instrumentos de gestão documental e a destinação final de documentos arquivados no âmbito

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS COMPILADA VERSÃO ABRIL/2018. Função II Execução dos serviços públicos municipais

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS COMPILADA VERSÃO ABRIL/2018. Função II Execução dos serviços públicos municipais TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS COMPILADA VERSÃO ABRIL/2018 Função I Promoção de políticas e diretrizes de fomento e desenvolvimento econômico, social e cultural para o município SUBFUNÇÃO I: Desenvolver

Leia mais

ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS

ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS OS: 0079/7/16-Gil ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS MÓDULO 1 Prof. Heron Lemos Gabaritando a UFC 1 CONCURSO: GABARITANDO A UFC ASSUNTO: QUESTÕES DIVERSAS 01. (IFPE 2016 - Auxiliar administrativo) Considerando

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir. 51 O fundo de arquivo do Ministério Público do Estado do Piauí origina-se da aplicação do princípio

Leia mais

Maria Angélica Ferraz Messina-Ramos 25-26/08/2016. Boas práticas em Gestão Arquivos e documentos

Maria Angélica Ferraz Messina-Ramos 25-26/08/2016. Boas práticas em Gestão Arquivos e documentos edoc MG 2016 SOLUÇÕES CORPORATIVAS PARA GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES: DO AMBIENTE FÍSICO AO DIGITAL Maria Angélica Ferraz Messina-Ramos 25-26/08/2016 Boas práticas em Gestão Arquivos e documentos

Leia mais

Apresentação. Departamento de Arquivo Geral Universidade Federal de Santa Maria

Apresentação. Departamento de Arquivo Geral Universidade Federal de Santa Maria Apresentação O Informativo do Departamento de Arquivo Geral (DAG) tem o objetivo de divulgar a política de gestão arquivística e o funcionamento do sistema de arquivos da UFSM e, mais especificamente,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA Prof. Lino Madureira B - Bateria de Questões Universidades

ARQUIVOLOGIA Prof. Lino Madureira B - Bateria de Questões Universidades 1 organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores, para efeitos futuros: A) Gestão de documentos. B) Plano de organização. C) Arquivo. D) Fluxo documental.

Leia mais

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros. Prof.

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros.  Prof. Aula 00 ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 01 02 03 Noções de Arquivologia: Conceitos

Leia mais

Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2

Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2 Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2 Vamos aos artigos! Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas

Leia mais

Rodada #1 Arquivologia

Rodada #1 Arquivologia Rodada #1 Arquivologia Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada 1 Arquivística: introdução e conceitos básicos. Princípios. 2 Gestão da informação e de documentos. 2.1 Protocolo: recebimento, registro,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 7 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Dispõe sobre o uso da subclasse 080 - Pessoal Militar

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professor Darlan Eterno www.acasadoconcurseiro.com.br Arquivologia Aula XX Conceitos fundamentais de Arquivologia: teorias e princípios. Noções de Arquivologia Professor Darlan

Leia mais

ANEXO II. Servidores técnicos, docentes e terceirizados da UNIRIO.

ANEXO II. Servidores técnicos, docentes e terceirizados da UNIRIO. ANEXO II Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente Setor de Formação

Leia mais

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO 1 CONCEITOS BÁSICOS ARQUIVO É o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência e que comprovam as suas

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro

REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro Modernização do REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro Sérgio Jacomino Modernização do Registro de Imóveis brasileiro e-folivm comissão especial para a gestão documental do Foro Extrajudicial e-ri - Registro Eletrônico

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS SUMÁRIO. Língua Portuguesa

CÂMARA DOS DEPUTADOS SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas...3 Tipologia textual... 6 Significação literal e contextual dos vocábulos...

Leia mais

Aula 00. Arquivologia. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros. Prof.

Aula 00. Arquivologia. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros.  Prof. Aula 00 ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 01 02 03 Noções de arquivologia Parte 1. Arquivística:

Leia mais

GABARITO PÓS-RECURSO

GABARITO PÓS-RECURSO GABARITO PÓS-RECURSO Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Crefito2 NÍVEL MÉDIO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÃO GABARITO QUESTÃO GABARITO 1 A 21 A 2 A 22 D 3 B 23 C 4 A 24 A 5 C 25

Leia mais

POLÍTICA ARQUIVÍSTICA NA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE: UM PONTO DE VISTA GERENCIAL.

POLÍTICA ARQUIVÍSTICA NA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE: UM PONTO DE VISTA GERENCIAL. POLÍTICA ARQUIVÍSTICA NA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE: UM PONTO DE VISTA GERENCIAL. Cintia Aparecida Chagas Arreguy Renato Pinto Venâncio Universidade Federal de Minas Gerais A Prefeitura de Belo Horizonte

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia Noções de Arquivologia Prof. Vinícius Mitto Navarro Bacharel em Arquivologia (UFRGS) Pós em Gestão em Arquivos (UFSM) Mestrando em Patrimônio Documental (UFSM) vinicius.mitto@gmail.com 1 Teoria das Três

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros. Prof.

Aula 00. Lincoln Barros. ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros.  Prof. Aula 00 ARQUIVOLOGIA Aula Demonstrativa Professor: Lincoln Barros www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático Data 00 Noções de Arquivologia. XXXXXX 01 02 Noções

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.915/03 SIGA. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.915/03 SIGA. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal, e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Memorando 10 ( ) SEI / / pg. 1

Memorando 10 ( ) SEI / / pg. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Memorando nº 10/2019/UFPR/R/PRA/DELOG/DTPAG Aos(Às) Srs(as). Diretores, coordenadores e servidores de todas as unidades da Universidade Federal do Paraná Assunto: Orientações

Leia mais