ARQUIVOLOGIA. Exercícios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARQUIVOLOGIA. Exercícios"

Transcrição

1 ARQUIVOLOGIA Exercícios NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ARQUIVOLOGIA Conceito de Arquivo Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. Lei 8.159/1991 FUNÇÃO E FINALIDADES DO ARQUIVO Função do arquivo: A função básica do arquivo é tornar disponíveis as informações contidas no acervo documental sob sua guarda. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro : FGV, p. 20 Finalidades dos arquivos: A principal finalidade dos arquivos é servir à administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro : FGV, p (Cespe-UnB CNJ 2013) O arquivo do CNJ refere-se à acumulação ordenada dos documentos que surgem como resultado da realização da missão ou dos objetivos dessa instituição. 02. (Cespe-UnB MCTI 2012) O documento de arquivo é aquele acumulado, naturalmente, como resultado das atividades de uma organização pública ou privada. 03. (Cespe-UnB / Cnpq 2011) O documento de arquivo, produzido e(ou) recebido como decorrência natural do desenvolvimento das atividades de um órgão ou uma empresa, tem por função provar e testemunhar a ocorrência dessas atividades. 04. (Cespe-UnB EBC 2011) Um conjunto documental reconhecido como arquivo pode ser produzido por pessoa jurídica ou por pessoa física. 05. (Cespe-UnB / STM 2011) Denominam-se documentos de arquivo os documentos produzidos por uma entidade pública ou privada, ou por uma família ou pessoa, no transcurso das funções que justificam sua existência como tal. 06. (Cespe-UnB / MPU 2010) Um arquivo documental tem por objetivo servir como prova ou testemunho da ação de pessoas jurídicas ou físicas. 07. (Cespe-UnB Anatel 2012) Entre os suportes dos documentos de arquivo incluem-se o papel, a película fotográfica, o meio eletrônico e a película videográfica. 08. (Cespe-UnB EBC 2011) Mesmo produzidos em suportes diferentes do tradicional, que é o papel, os documentos videográficos e fotográficos devem ser considerados como parte do arquivo de uma organização. 09. (Cespe-UnB Abin 2010) Os documentos de arquivo, em qualquer suporte, são produzidos ou recebidos durante o desenvolvimento das atividades de pessoa física ou jurídica. 10. (Cespe-UnB / MPU 2010 Arquivista) O documento, para a disciplina arquivística, é a combinação do suporte com a informação nele registrada, utilizada como prova ou para consulta.

2 11. (Cespe-UnB - MS 2010 Arquivista) O termo suporte é utilizado em arquivologia para denominar qualquer material que contém informações registradas. 12. (Cespe-UnB TRE/BA 2010) O arquivo é constituído de documentos em variados suportes, entre outros: papel, papel fotográfico, película fotográfica e mídias digitais. 13. (Cespe-UnB - Pol. Federal - Papiloscopista 2012) A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. 14. (2008 / Cespe-UnB - FUNDAC-PB) Um arquivo tem como função principal tornar disponível as informações contidas no acervo documental. 15. (Cespe-UnB-INPI / 2006) O arquivo tem como função básica tornar disponíveis as informações contidas nos documentos mantidos sob sua guarda. 16. (Cespe-UnB Anatel 2012) A conservação e a manutenção de documentos de arquivo ocorrem em um primeiro momento, 17. (Cespe-UnB EBC 2011) A principal finalidade do arquivo é servir como fonte para pesquisa histórica. 18. (Cespe-UnB Abin 2010) A primeira finalidade dos arquivos é servir às atividades administrativas. 19. (Cespe-UnB - ANAC/2009) A função primária do arquivo é funcional, isto é, ser instrumento da administração. Em um segundo momento, considera-se o valor para a história e a cultura de uma sociedade. 20. (Cespe-UnB - FUB / 2009) Arquivar não significa somente guardar documentos para fins legais ou históricos, mas também para pesquisa e busca de informação racionalizada que auxilia na tomada de decisões que levam à eficiência administrativa. 21. (Cespe-UnB-MPE/AM / 2008) O arquivo, cujo principal objetivo é ser um instrumento de apoio à administração, constitui com o decorrer do tempo, base do conhecimento da história da instituição a que pertence. 22. (Cespe-UnB - SECAD-TO / 2008) A principal finalidade dos arquivos é servir à administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base para o conhecimento da história. Suporte dos documentos Suporte: Material no qual são registradas as informações. Dicionário de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional. p. 159 O arquivo pode guardar documentos em diversos suportes diferentes. Exemplos de suporte: papel, CD, disquete, DVD, fita de vídeo. CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS Teoria das 3 Idades Art. 8º Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes. Lei 8.159/ (Cespe-UnB EBC 2011) O sistema de arquivos da EBC é constituído por três fases: corrente, intermediária e permanente. 24. (Cespe-UnB / STM 2011 Analista Judiciário) A teoria das três idades refere-se à sistematização do ciclo de vida dos documentos arquivísticos.

3 25. (Cespe-UnB - SECAD-TO / 2008) Os arquivos podem ser divididos em: correntes, semipermanentes e permanentes. 26. (Cespe-UnB-TCE/AC / 2006) As fases do ciclo de vida de um arquivo são duas: corrente e permanente. 27. (Cespe-UnB-TRE/TO / 2005) Atualmente, com a evolução da arquivística, o ciclo vital dos documentos passa por 4 fases: arquivos setoriais, correntes, inativos e permanentes. Valor dos Documentos Valor Primário: - Documentos que servem de apoio às atividades da instituição; - Todo documento nasce com esse valor e depois o perde; - É um valor temporário Valor Secundário: - Documentos que preservam a memória/história da instituição; - Nem todo documento apresentará esse valor; - É um valor definitivo (permanente). 28. (Cespe-UnB Anac 2012) Os arquivos correntes armazenam documentos de valor secundário. 29. (Cespe-UnB Anatel 2012 Analista Administrativo) A fase corrente é definida de acordo com os valores históricos dos documentos. 30. (Cespe-UnB TJRR 2012) São considerados de valor permanente os documentos de valor administrativo e legal. 31. (Cespe-UnB Correios Arquivista/2011) A identificação do valor primário nos documentos implica a necessidade de mantê-los permanentemente. 32. (Cespe-UnB EBC 2011) Os documentos de arquivo são imprescritíveis, ou seja, não podem ser eliminados. Arquivo Corrente Arquivo de 1a Idade ou Corrente Constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro : FGV, p. 21 Art. 8º - 1º Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, sejam objeto de consultas freqüentes. Lei 8.159/ (Cespe-UnB ANP/2013 Arquivista) Quando o documento de arquivo tem uma grande possibilidade de uso, ele deve ser considerado como documento do arquivo corrente. 34. (Cespe-UnB TJRR 2012) Os documentos correntes correspondem aos documentos de arquivo que são objeto de consultas frequentes, devendo ser armazenados em local próximo de seus usuários diretos. 35. (Cespe-UnB / Cnpq 2011) O elevado valor primário dos documentos, que indica a necessidade de mantê-los próximos de seus usuários diretos, determina a presença desses documentos no arquivo corrente.

4 36. (Cespe-UnB EBC 2011) Documentos com alta frequência de uso ou com grande possibilidade de uso fazem parte de um arquivo corrente. 37. (Cespe-UnB SEGER-ES / 2011). Os arquivos correntes são aqueles formados pelos documentos arquivísticos encontrados nos setores de trabalho e que apresentam valor primário. 38. (Cespe-UnB SEGER-ES / 2011). O acesso aos documentos na fase corrente é aberto aos públicos interno e externo da organização. 39. (Cespe-UnB AGU 2010) O arquivo corrente é formado por documentos que estão em trâmite, mas que não são consultados frequentemente porque aguardam sua destinação final. 40. (Cespe-UnB ANEEL 2010 Arquivista) Os documentos que formam os arquivos correntes são encontrados nas unidades ou setores de trabalho de uma organização e são caracterizados por terem valor administrativo. 41. (Cespe-UnB - MPS / 2010) Fase corrente é a fase em que os documentos estão ativos, em curso e que ainda são muito consultados e, por isso, são conservados junto aos órgãos produtores. Arquivo Intermediário Arquivo de 2a Idade ou Intermediário Constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. Por isso, são também chamados de limbo ou purgatório. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro : FGV, p (Cespe-UnB SEGER-ES / 2011). A justificativa para a existência do arquivo intermediário é também econômica, isto é, ele existe para armazenar os documentos que, mesmo sem consulta muito frequente, precisam ser mantidos por questões técnicas, fiscais e(ou) legais. 43. (Cespe-UnB / STM 2011) Caso haja documentos que não sejam frequentemente consultados, eles devem, por questões econômicas, ser transferidos a outro espaço, que é conhecido como arquivo intermediário. 44. (Cespe-UnB DPU Arquivista) Os arquivos intermediários são formados por documentos semiativos, que não precisam ser mantidos próximos aos usuários diretos. 45. (Cespe-UnB MPU 2010) A função do arquivo intermediário é possibilitar o armazenamento de documentos que, embora usados com pouca frequência, devem ser mantidos, por questões legais, fiscais, técnicas ou administrativas. 46. (Cespe-UnB TRE/MT 2010) O arquivo intermediário justifica-se por questões econômicas. É uma forma de armazenamento de documentos mais barata que aquela feita nos setores de trabalho da organização. 47. (Cespe-UnB - Anatel/2009) - Os documentos produzidos e(ou) recebidos por uma unidade ou setor de trabalho de um órgão público que deixaram de ser frequentemente consultados, mas que ainda podem ser solicitados, deverão ser transferidos ao arquivo intermediário.

5 TABELA DE TEMPORALIDADE - INSTITUIÇÃO X Arquivo Permanente Arquivo de 3a Idade ou Permanente Constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, que se conservam em valor de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro : FGV, p (Cespe-UnB Anatel 2012) Os documentos de valor permanente, consoante legislação, não devem ser eliminados ou alienados. 49. (Cespe-UnB EBC 2011) Preserva-se a memória institucional por meio do arquivo permanente. 50. (Cespe-UnB / STM 2011) A fase permanente corresponde à fase em que os documentos são abrigados durante seu uso jurídico e sua tramitação legal. 51. (Cespe-UnB DPU 2010) Nos arquivos permanentes, os documentos existentes são passíveis de eliminação. 52. (Cespe-UnB - INCA 2010) Os conjuntos documentais de um hospital que são custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor e por possuírem acesso público, são denominados arquivos correntes. Avaliação de Documentos / Tabela de Temporalidade Avaliação é a definição dos prazos de guarda e da destinação final dos documentos. É realizada por uma Comissão de Avaliação e resulta na elaboração da tabela de temporalidade da instituição, que deverá ser aprovada por uma autoridade competente da instituição para que possa ser implementada no órgão. Tabela de Temporalidade É o instrumento que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos. É criada por uma Comissão de Avaliação de Documentos e deve ser aprovada por uma autoridade competente para ser aplicada na instituição. 53. (Cespe-UnB CNJ 2013) A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base na tabela de temporalidade que, além dos prazos de guarda nas idades corrente e intermediária, indica a eliminação ou guarda permanente dos documentos. 54. (Cespe-UnB Anatel 2012) Utilizando-se da tabela de temporalidade é possível administrar os prazos de guarda e a destinação final dos documentos de arquivo. 55. (Cespe-UnB Ibama 2012) A determinação dos prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário em uma tabela de temporalidade é feita, geralmente, na unidade de tempo ano. 56. (Cespe-UnB TJRR 2012) Constitui informação da tabela de temporalidade a determinação do tempo de guarda dos documentos nos arquivos intermediários. 57. (Cespe-UnB TRE-RJ 2012) A tabela de temporalidade é instrumento que possibilita a eliminação segura e responsável dos documentos de arquivo, visto que nela se especificam os prazos de guarda desses documentos bem como sua destinação final.

6 58. (Cespe-UnB EBC 2011 Arquivista) De acordo com a legislação em vigor, a EBC, por sua natureza, não precisa constituir uma comissão permanente de avaliação de documentos. 59. (Cespe-UnB / Cnpq 2011) A destinação final dos documentos de arquivo em uma tabela de temporalidade pode ser a sua eliminação ou guarda permanente. 60. (Cespe-UnB / STM 2011) A destinação final dos documentos indicada na tabela de temporalidade consiste na eliminação ou na guarda permanente. 61. (Cespe-UnB ABIN 2010 Arquivista) No âmbito da administração pública, a comissão de avaliação de documentos deve ser formada por um grupo multidisciplinar, encarregado da avaliação de documentos de um arquivo, que tenha como uma de suas atividades o estabelecimento de prazos de temporalidade para os documentos arquivísticos. 62. (Cespe-UnB Abin 2010) O instrumento que indica os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, resultado direto do processo de avaliação, é denominado código de classificação de documentos de arquivo da atividade-meio. Prazos de Guarda O prazo de guarda varia de documento para documento e estará expresso na tabela de temporalidade da instituição. 63. (Cespe-UnB-DFTrans Anal. Adm. / 2008) Os documentos de guarda temporária devem ser mantidos por cinco anos. 64. (Cespe-UnB-FUNCAP/PA / 2004) Todo documento com mais de cinco anos arquivado em um arquivo corrente deve ser eliminado. 65. (Cespe-UnB-MME/CPRM / 2004) O prazo máximo de retenção de documentos na fase corrente é de seis meses. 66. (Cespe-UnB-TRE-AL / 2004) O prazo indicado para o arquivamento de documentos na fase intermediária é de 10 a 20 anos. 67. (Cespe-UnB-MEC / 2003) Após cinco anos, os documentos da fase corrente devem ser completamente eliminados. 68. (Cespe-UnB-TRE/MT / 2005) Serão preservados, em caráter permanente, todo e qualquer documento com produção anterior ao século XIX. Cumprimento do Ciclo Vital (Transferência / Recolhimento / Eliminação) 69. (Cespe-UnB Anac 2012) De acordo com a tabela de temporalidade, os documentos de arquivo podem ser eliminados nas fases arquivísticas corrente, intermediária ou permanente. 70. (Cespe-UnB / Cnpq 2011) A transferência de documento do arquivo corrente para o arquivo intermediário é determinada pela diminuição da demanda desse documento, apesar de ele possuir valor administrativo, legal ou fiscal que justifique sua guarda. 71. (Cespe-UnB Correios 2011 Arquivista) O recolhimento de documentos dos arquivos correntes ao arquivo intermediário é definido na tabela de temporalidade.

7 72. (Cespe-UnB EBC 2011) A eliminação de documentos pode ser feita no arquivo corrente. 73. (Cespe-UnB EBC 2011 Arquivista) A atividade de entrada de documentos para guarda permanente é conhecida como transferência. 74. (Cespe-UnB / STM 2011 Analista Judiciário) A operação de entrada de um conjunto de documentos públicos em um arquivo permanente é denominada recolhimento. 75. (Cespe-UnB Abin 2010) Os documentos com valor histórico devem ser recolhidos aos arquivos intermediários, onde devem permanecer até a sua eliminação. 76. (Cesgranrio-BNDES / 2001) A tabela de temporalidade indica quais documentos devem ser recolhidos à fase intermediária. 77. (Cesgranrio-BNDES / 2001) A tabela de temporalidade organiza a transferência de documentos para o arquivo permanente. CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS Classificação dos arquivos quanto à Natureza dos documentos Chama-se de arquivo especial aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas fotografias, discos, fitas, clichês, microformas, slides, disquetes CD-ROM e que, por esta razão, merecem tratamento especial não só no que se refere ao seu armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle, conservação etc. Arquivo especializado é o que tem sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico, independentemente da forma física que apresentem, como, por exemplo, os arquivos médicos ou hospitalares, os arquivos de imprensa, os arquivos de engenharia e assim por diante. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro : Ed. FGV, p (Cespe-UnB EBC 2011) Arquivo de engenharia é considerado um tipo de arquivo especializado. 79. (Cespe-UnB EBC 2011) O arquivo de imprensa não é um arquivo especializado. 80. (Cespe-UnB EBC 2011) Fotografias, negativos e slides são exemplos de documentos dos arquivos especiais. 81. (Cespe-UnB - Sebrae/2008) O arquivo especializado se refere à existência de documentos de formas físicas diversas, como fotografias, discos, fitas, microfilmes e slides. 82. (Cespe-UnB-TJDFT / 2008) Quanto à natureza dos documentos, denomina-se arquivo especial o tipo de arquivo que guarda documentos com formas físicas variadas e que necessitam de armazenamento, registro, acondicionamento e conservação sob condições especiais. 83. (Cespe-UnB-Ancine / 2006) Dá-se o nome de arquivo especializado ao conjunto de documentos mantidos sob guarda do arquivo em condições especiais de armazenamento, acondicionamento ou conservação. 84. (Cespe-UnB-MDIC / 2006) Quanto à natureza dos documentos, são classificados como especializados aqueles arquivos que têm sob sua responsabilidade a guarda de

8 documentos que requerem tratamento diferenciado no armazenamento, no registro, no acondicionamento e na conservação, por causa de sua forma física. 85. (Cespe-UnB-TJPA / 2006) Em arquivos denominados especiais, são mantidos sob guarda documentos que resultam da experiência humana em um campo específico do saber. 86. (Cespe-UnB-ANS / 2005) O arquivo que tem sob sua guarda documentos que merecem tratamento especial de armazenamento, acondicionamento ou conservação é chamado arquivo especializado. 87. (Cespe-UnB-CREA-DF / 2003) Arquivos médicos são considerados especializados. 88. (Cespe-UnB-CREA-DF / 2003) Arquivos de engenharia são considerados especializados. Classificação dos arquivos quanto á Extensão de sua Atuação Quanto à abrangência de sua atuação, os arquivos podem ser setoriais e gerais ou centrais. Arquivos setoriais são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivos correntes. Os arquivos gerais ou centrais são os que se destinam a receber os documentos correntes provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma instituição, centralizando, portanto, as atividades de arquivo corrente. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, p (Cespe-UnB EBC 2011) Os arquivos setoriais cumprem funções de arquivo permanente e arquivo histórico. 90. (Cespe-UnB EBC 2011) Os arquivos gerais, em um sistema de arquivo, recebem os documentos correntes das diversas unidades de uma organização. 91. (Cespe-UnB / STM 2011) Os arquivos setoriais são aqueles que recebem documentos provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma organização. 92. (Cespe-UnB - SEAD/SES/FHS/SE ) - Os arquivos setoriais são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo permanente. 93. (Cespe-UnB - Min Saúde / 2008) O arquivo setorial é aquele estabelecido junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo corrente. 94. (Cespe-UnB - Sebrae/2008) O arquivo setorial é aquele estabelecido junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo corrente. Quanto ao gênero Textuais: Documentos escritos. Iconográficos: Documentos com imagens estáticas. Exemplos: fotografias, desenhos, negativos, diapositivos, gravuras. Cartográficos: mapas e plantas. Micrográficos: microfilmes. Sonoros: Documentos cuja informação esteja em forma de som. Filmográficos: Filmagens. Vídeos. Informáticos/Digitais: Documentos em meio digital.

9 95. (Cespe-UnB ANP/2013 Arquivista) O gênero de documentos iconográficos é formado por documentos contendo imagens estáticas. 96. (Cespe-UnB TJRR 2012) Fazem parte do gênero textual os documentos manuscritos, datilografados ou impressos. 97. (Cespe-UnB TJRR 2012) Entre os gêneros documentais considerados documentos de arquivo se incluem documentos tridimensionais, textuais, audiovisuais e cartográficos. 98. (Cespe-UnB TRE-RJ 2012) Os arquivos de uma organização podem conter diversos gêneros documentais, como o textual, o audiovisual e o cartográfico. 99. (Cespe-UnB Abin 2010) Mapas e plantas fazem parte do gênero documental conhecido como cartográfico (Cespe-UnB / MPU 2010) Os documentos do gênero iconográfico contêm imagens estáticas, tais como ampliações fotográficas, slides, diapositivos e gravuras (Cespe-UnB TRE/BA 2010) Os ofícios datilografados ou impressos, os mapas e as plantas fazem parte do gênero de documentos escritos ou textuais e são muito comuns nos arquivos permanentes (Cespe-UnB - Pol Federal - Escrivão / 2009) Uma base de dados desenvolvida em uma instituição pública deve ser considerada como parte dos arquivos dessa instituição (Cespe-UnB - TRE-GO/2009) - A legislação brasileira define arquivo como sendo o conjunto formado exclusivamente por documentos textuais (Cespe-UnB-DFTrans / 2008) Ofícios impressos, plantas de quadras residenciais e fotografias de pistas de circulação de veículos são classificados, quanto ao gênero, como documentos textuais, cartográficos e filmográficos, respectivamente (Cespe-UnB-MPE/RR / 2008) As fotografias são classificadas, quanto ao gênero, em documentos iconográficos (Cespe-UnB - Pref. Mun. Vitória-ES / Arquivista 2008) Documentos do gênero iconográfico são aqueles que contêm imagens estáticas. Quanto à natureza do assunto Sigilosos: Documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação. Ostensivos: Documentos cuja divulgação não prejudica a administração. PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro : FGV, p Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 1o Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos.

10 O grau de sigilo ultrassecreto pode ser renovado uma única vez, por mais 25 anos. Lei , de 18 de novembro de 2011 Art. 4º Para os efeitos deste Decreto, são estabelecidos os seguintes conceitos e definições: classificação: atribuição, pela autoridade competente, de grau de sigilo a dado, informação, documento, material, área ou instalação; desclassificação: cancelamento, pela autoridade competente ou pelo transcurso de prazo, da classificação, tornando ostensivos dados ou informações; reclassificação: alteração, pela autoridade competente, da classificação de dado, informação, área ou instalação sigilosos; Art. 24. Os documentos sigilosos em suas expedição e tramitação obedecerão às seguintes prescrições: I - serão acondicionados em envelopes duplos; II - no envelope externo não constará qualquer indicação do grau de sigilo ou do teor do documento; III - no envelope interno serão apostos o destinatário e o grau de sigilo do documento, de modo a serem identificados logo que removido o envelope externo; 107. (Cespe-UnB - Ibama 2012) Os documentos considerados sigilosos são classificados em ultrassecretos, secretos e reservados (Cespe-UnB DPU 2010) O procedimento de desclassificar documentos consiste em (A) separar fisicamente os documentos destinados a eliminação. (B) possibilitar o empréstimo de documentos em âmbito interno. (C) liberar à consulta os documentos de natureza especial. (D) facultar (liberar) o acesso aos documentos anteriormente classificados como sigilosos (Cespe-UnB - MEC/2009) As correspondências consideradas ostensivas são classificadas, pelo grau de sigilo, em sigilosas e ultrassecretas (Cespe-UnB - MCT/2008) A classificação de ostensivo é dada aos documentos de arquivo cuja divulgação não prejudica o órgão ou o ministério (Cespe-UnB-MPE/RR / 2008) Os documentos sigilosos devem ser de conhecimento restrito, e requerem medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação (Cespe-UnB - SEAD-UEPA / 2008) São denominados ostensivos os documentos que requerem cuidados extremos da unidade de arquivo na sua guarda e na sua divulgação (Cespe-UnB-MDIC / 2006) Os documentos cuja divulgação de seu conteúdo não apresenta qualquer restrição são classificados como ostensivos (Cespe-UnB-TST / 2008) Desclassificação é o ato pelo qual a autoridade competente estabelece o grau de sigilo de determinado documento (Cespe-UnB-TST / 2008) Na expedição e tramitação de documentos sigilosos, a unidade de arquivo e protocolo deve observar o acondicionamento desses documentos em envelopes duplos e indicar o grau de sigilo no envelope externo. Espécies / Tipologias documentais

11 Espécie é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Exemplos: boletim, certidão, declaração e relatório. Tipologia documental é a configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. Exemplos: boletim de ocorrência, boletim escolar, certidão de nascimento e declaração de bens. GONÇALVES, Janice. Classificar e ordenar documentos de arquivo. SP: Arquivo do Estado, 998. p (Cespe-UnB Anatel 2012 Analista Administrativo) Relatório de atividades anuais é um tipo documental (Cespe-UnB Capes Arquivista) Memorando, ofício e processo são exemplos de tipos documentais (Cespe-UnB Correios 2011 Arquivista) O plano de ação anual é uma espécie documental (Cespe-UnB EBC 2011 Arquivista) A instrução normativa é considerada um tipo documental (Cespe-UnB SEGER-ES / 2011) Relatório de atividades, ata de reunião de diretoria executiva e plano de ação do triênio são exemplos de tipologias documentais (Cespe-UnB Abin 2010) Carta, ofício, memorando, aviso, circular e relatório são exemplos de tipologias documentais existentes em órgãos públicos (Cespe-UnB AGU 2010) Ofício, memorando e aviso são exemplos de tipologias documentais (Cespe-UnB AGU 2010) O arquivo de um órgão pode ser formado por diversas espécies documentais (Cespe-UnB ANEEL 2010) Relatório de recolhimento do fundo de garantia por tempo de serviço é um exemplo de denominação de uma tipologia documental (Cespe-UnB DPU 2010 Arquivista) Considerando que a tipologia documental é a união entre a espécie do documento e a sua função, assinale a opção em que todos os itens citados correspondem a espécies documentais. (A) atestado, alvará de funcionamento e exposição de motivos (B) auto, exposição de motivos e precatório (C) ata de reunião, relatório de atividades e certidão (D) ato, consulta e relatório (E) certidão de nascimento precatório e convocação 126. (Cespe-UnB - Pol Federal - Escrivão / 2009) - Ofícios, memorandos, cartas e telegramas são tipologias documentais (Cespe-UnB - TRT 17ª Região / Arquivista) Relatório de atividades, negativo fotográfico, ata de reunião e cartão de visita são exemplos de tipologias documentais (Cespe-UnB-DFTrans Anal. Adm. / 2008) Ata de reunião, relatório de atividades e projeto de trabalho são exemplos de espécies documentais (Cespe-UnB-FUB Arquivista / 2008) Alvará, ata, auto, regulamento, solicitação e passaporte são exemplos de tipologias documentais.

12 130. (Cespe-UnB - MS/Téc. Sup. 2008) Pode-se considerar o relatório, a ata, o projeto, a carta e o formulário como exemplos de tipologias documentais (Cespe-UnB - Pref. Vila Velha-ES / Arquivista 2008) Pronunciamento, proposta, precatório, prestação de contas, laudo, instrução normativa, informe, convite e telegrama são exemplos de tipologias documentais (Unb/Cespe-UnB - MI / Arquivista ) Ata de reunião, relatório de atividades, cronograma, plano de ação e projeto são exemplos de tipologias documentais (Cespe-UnB-Antaq / Arquivista ) O relatório de atividades constitui uma espécie documental utilizada nas instituições públicas para o registro das atividades por elas desenvolvidas (Cespe-UnB-SGA-DF / Arquivista ) Define-se declaração de bens como tipologia documental porque nela se encontra a junção da espécie com a atividade que gerou o documento. PROTOCOLO Protocolo é o controle da tramitação dos documentos que tramitam no órgão, de forma a permitir a sua rápida localização e informação aos interessados. É uma atividade típica da fase corrente. MIRANDA, Élvis Corrêa. Arquivo para concursos. Brasília, (Cespe-UnB ANP/2013 Arquivista) Os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos por uma organização precisam, em algumas situações, passar por várias áreas para que decisões sejam tomadas em relação ao tema tratado no documento. Essa atividade é conhecida como tramitação (Cespe-UnB ANP/2013 Arquivista) A implantação do protocolo e a sua supervisão são atividades desenvolvidas pelo arquivo permanente (Cespe-UnB / Cnpq 2011) As atividades de protocolo são de responsabilidade da área relativa ao arquivo intermediário, a qual responde pela tramitação dos documentos dentro de um órgão ou uma empresa (Cespe-UnB / MPU 2010 Arquivista) O protocolo está vinculado técnica e administrativamente ao arquivo intermediário (Cespe-UnB - MCT/2008) A tramitação de documentos é o curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. É uma atividade de protocolo e está vinculada ao funcionamento dos arquivos correntes (Cespe-UnB-CNPq / 2003) A atividade de protocolo é responsabilidade típica do arquivo permanente. Atividades de protocolo - Recebimento (Recepção dos documentos) - Registro (Cadastro dos dados dos documentos) - Autuação (formação/abertura de processos) - Classificação (separação por assunto) - Expedição/Distribuição (encaminhamento ao destinatário) - Controle/Movimentação (controle da tramitação /andamento) PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática.3. ed. Rio de Janeiro : FGV, p

13 141. (Cespe-UnB Ancine 2012) A expedição de documentos é uma atividade exercida pelo protocolo (Cespe-UnB DPRF 2012) O protocolo é uma atividade vinculada aos arquivos correntes. Nele, são realizadas operações como recebimento, registro, classificação e expedição de documentos e do controle de sua tramitação (Cespe-UnB DPRF 2012) Uma das principais operações do protocolo é o registro, que identifica os elementos de controle do documento, o que possibilita, posteriormente, o acesso a esse documento (Cespe-UnB DPRF 2012) Após o recebimento de um documento no protocolo, é obrigatória a produção de, pelo menos, três cópias desse documento, de modo a facilitar a sua busca (Cespe-UnB - Pol. Federal - Papiloscopista 2012) A entrada ou a produção de um documento de arquivo em uma instituição deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificação de seus dados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitação (Cespe-UnB TJRR 2012) O recebimento e a classificação incluem-se entre as rotinas do protocolo, atividade exercida no âmbito dos arquivos correntes (Cespe-UnB TRE-RJ 2012) Sucedem ao recebimento do documento no protocolo as seguintes rotinas: difusão, avaliação e descrição (Cespe-UnB - Pol. Federal - Papiloscopista 2012) A entrada ou a produção de um documento de arquivo em uma instituição deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificação dos dados do documento, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitação (Cespe-UnB Correios 2011 Arquivista) A movimentação dos processos pelo órgão público ou empresa privada é feita a partir do protocolo, que faz o registro dessas movimentações e encaminha os documentos aos destinatários (Cespe-UnB / STM 2011 Analista Judiciário) As atividades do protocolo incluem recebimento de documentos, classificação, registro, distribuição e acompanhamento da tramitação (Cespe-UnB - MPS / 2010) Protocolo é o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos (Cespe-UnB / MPU 2010 Arquivista) O setor de protocolo também é responsável pelo recebimento, pela movimentação e expedição dos documentos. Documentação particular / sigilosa / ostensiva Não devem ser abertos e nem registrados pelo protocolo, devendo ser encaminhados diretamente aos destinatários: - Documentos particulares - Documentos sigilosos Devem ser abertos e registrados pelo protocolo: - Documentos ostensivos MIRANDA, Élvis Corrêa. Arquivologia para concursos. Brasília, 2007

14 153. (Cespe-UnB Anac 2012) As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas todas essas rotinas aos documentos de caráter particular (Cespe-UnB TRE-RJ 2012) O recebimento de documentos em um setor de protocolo compreende a separação da correspondência oficial da particular e a separação da correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso (Cespe-UnB EBC 2011 Arquivista) O procedimento a ser adotado no caso de recebimento de correspondência ostensiva é realizar sua abertura e proceder à leitura para encaminhamento (Cespe-UnB EBC 2011 Arquivista) A correspondência contendo informação sigilosa deve ser encaminhada ao destinatário sem que se tenha conhecimento de seu teor (Cespe-UnB SEDUC-AM) As correspondências ostensivas não podem ser abertas, e sim entregues diretamente ao destinatário (Cespe-UnB ANEEL 2010) A correspondência ostensiva é distribuída por esse órgão sem que os profissionais que atuam no setor de protocolo tenham conhecimento de seu teor. PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Fatores Físicos Principais fatores físicos prejudiciais à conservação dos documentos: umidade alta, ar seco, temperatura inadequada, exposição à luz natural ou artificial. BECK, Ingrid. Manual de conservação de documentos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, (Cespe-UnB Anac 2012) As condições ambientais de armazenamento de documentos em suportes especiais, tais como o fotográfico, são as mesmas dos documentos em suporte papel (Cespe-UnB MCTI 2012) As melhores condições ambientais para guarda de documentos em suporte papel consistem em temperatura baixa e umidade alta (Cespe-UnB TJRR 2012) O ar seco contribui para o enfraquecimento do papel (Cespe-UnB TJRR 2012) O calor constante preserva as fibras do papel (Cespe-UnB TRE-RJ 2012) As condições de armazenamento de documentos em papel distinguem-se das de documentos fotográficos, como o slide, o negativo e o papel fotográfico, dadas as diferenças de suporte, em especial as relativas às propriedades físicas dos materiais (Cespe-UnB Correios Arquivista/2011) Índices elevados de umidade contribuem para a conservação do papel, em razão das fibras de celulose nele existentes (Cespe-UnB Abin 2010) Os documentos produzidos em vários suportes devem ser armazenados em locais diferentes, conforme suas características físicas.

15 166. (Cespe-UnB Abin 2010) Devido à aplicação de modernas técnicas de preservação documental, a temperatura não é considerada um agente de deterioração de documentos de arquivo (Cespe-UnB ABIN 2010 Arquivista) O controle da temperatura e da umidade relativa do ar é fundamental para a preservação de documentos arquivísticos (Cespe-UnB ANEEL 2010 Arquivista) Os depósitos de arquivo devem prever locais específicos para armazenamento de cada tipo de suporte, de acordo com suas especificidades (Cespe-UnB DPU 2010 Arquivista) O calor e umidade excessivos são nocivos ao acervo. Deve-se, portanto, manter taxas muito baixas de umidade e temperatura no arquivo (Cespe-UnB DPU 2010 Arquivista) A luz natural, sobretudo a radiação ultravioleta, causa danos aos documentos (Cespe-UnB / MPU 2010 Arquivista) A fim de proteger os documentos da radiação ultravioleta (UV) da luz solar, devese monitorar os níveis de luminosidade do local e utilizar persianas, cortinas ou filtros nas janelas (Cespe-UnB / MPU 2010 Arquivista) É necessário controlar a temperatura e a umidade do ar nos depósitos de documentos (Cespe-UnB TRE/MT 2010) A conservação compreende os cuidados prestados aos documentos e, consequentemente, ao local de sua guarda. Fatores químicos Principais fatores químicos prejudiciais à conservação dos documentos: poeira, sujeira, fumaça, colas, fitas adesivas, objetos metálicos, alimentos. - A limpeza do piso / móveis deve ser feita com pano úmido/aspirador. - A higienização dos documentos deve ser feita com uma trincha ou flanela. BECK, Ingrid. Manual de conservação de documentos. Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, (Cespe-UnB - CNJ 2013) Evitar a perfuração e o uso de elementos metálicos é uma medida preventiva importante para a conservação de documentos de valor permanente (Cespe-UnB MCTI 2012) Os documentos de arquivo em suporte papel devem ser acondicionados em pastas suspensas ou caixas arquivo de papelão produzido com ph neutro (Cespe-UnB TJRR 2012) A limpeza dos documentos de arquivo pode ser feita com um pano umedecido com água sanitária (Cespe-UnB TRE-RJ 2012) O amarelecimento do papel é sinal de que o documento está em processo de deterioração (Cespe-UnB / Cnpq 2011) A higienização dos documentos, uma importante atividade de conservação de documentos de arquivo, pode ser realizada utilizando-se pano macio, escova ou aspirador de pó, e é recomendada, principalmente, em documentos considerados de guarda permanente.

16 179. (Cespe-UnB / STM 2011) A luz, o ar seco, a umidade, o mofo, a poeira e os gases são, a médio e longo prazo, altamente prejudiciais à conservação do acervo documental (Cespe-UnB - FUB / Arquivista) Vários fatores podem apressar o processo natural de deterioração dos documentos, sobretudo os índices extremos ou as flutuações de temperatura e umidade relativa do ar, o contato com poluentes atmosféricos e a exposição a radiações luminosas, como os raios ultravioleta (Cespe-UnB - Pol Federal - Escrivão / 2009) - A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variações de temperatura e a poeira são prejudiciais à conservação dos documentos (Cespe-UnB - TRE-GO/2009) - A limpeza do depósito do arquivo deve ser rigorosa para evitar a proliferação de fungos e insetos; o chão deve ser limpo com pano umedecido em uma mistura de água, solventes, cera e substâncias bactericidas. Uma vez por mês, pelo menos, as estantes devem ser limpas com a mesma mistura (Cespe-UnB-INSS / 2008) Na higienização dos documentos, além de remover a poeira, devem ser retirados objetos metálicos, como grampos, clipes e prendedores metálicos (Cespe-UnB - Min Saúde / 2008) A higienização e o acondicionamento são ações de conservação dos documentos (Cespe-UnB - Pref. Mun. Rio Branco-AC / 2007) Deve-se evitar a limpeza do piso, das estantes e dos móveis do arquivo para preservar os documentos. Fatores biológicos Principais fatores biológicos prejudiciais à conservação dos documentos: insetos, microorganismos, ratos, homem. Cuidados a serem observados ao se manusear os documentos: - Fotografias e negativos devem ser manuseados com luvas de algodão; - Anotações nos documentos devem ser feitas a lápis. BECK, Ingrid. Manual de conservação de documentos. Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS 186. (Cespe-UnB / STM 2011 Analista Judiciário) A principal causa dos danos que ocorrem nos materiais de um acervo documental é o manuseio indevido, tanto por usuários quanto por funcionários (Cespe-UnB-CLDF / 2006) O acondicionamento inadequado e o manuseio incorreto podem ser causas de danos aos documentos (Cespe-UnB-TRE/PA / 2005) Tanto funcionários quanto usuários devem ter conhecimento acerca das medidas referentes ao manuseio de documentos. Acondicionamento e Armazenamento Acondicionamento é a colocação do documento em embalagem com vistas a protegêlo. Armazenamento é a guarda do documento no local adequado (estantes, gavetas, arquivos...) ACONDICIONAMENTO E ARMAZENAMENTO DE DOCUMENTOS

17 189. (Cespe-UnB - Pol. Federal - Papiloscopista 2012) O acondicionamento que consiste na guarda dos documentos nos locais a eles designados e o armazenamento que se refere à embalagem do documento com vistas a protegê-lo e a facilitar seu manuseio são procedimentos fundamentais para a conservação e preservação dos documentos de arquivo. PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS EM MEIO DIGITAL A conservação de documentos digitais exige: - Realização de backup (cópia de segurança) constantes; - Atualização de mídias (suportes); - Atualização de formato / linguagem utilizada para a gravação do arquivo (Cespe-UnB / IFS 2011) A preservação dos documentos digitais tem como foco a manutenção da possibilidade de acesso a eles, o que, no entanto, pode implicar mudança de suporte e formato desses documentos, bem como atualização do seu ambiente tecnológico (Cespe-UnB TRE/MT 2010) A migração de suportes é uma técnica importante para combater a rápida obsolescência dos software e hardware, que compromete a preservação de documentos digitais. Princípio da organicidade O acervo deve refletir a estrutura interna e as competências / atribuições de seu órgão produtor, mantendo a inter-relação dos conjuntos de um fundo. Segundo este princípio, os documentos de arquivo mantêm estreita relação com os demais documentos pertencentes ao conjunto e com à entidade que os acumula. Um documento de arquivo retirado de seu conjunto perde muito do seu significado (Cespe-UnB - MCTI 2012) O documento de arquivo é aquele acumulado, naturalmente, como resultado das atividades de uma organização pública ou privada (Cespe-UnB - MCTI 2012) Arquivística é a disciplina que tem como objetivo tratar as coleções de documentos produzidos e(ou) recebidos pelas pessoas físicas ou jurídicas (Cespe-UnB DPF Papiloscopista 2012) O Arquivo do Departamento de Polícia Federal compõe-se de documentos colecionados referentes a assuntos de interesse dos servidores desse órgão (Cespe-UnB / Cnpq 2011) O caráter orgânico do arquivo é resultado da relação direta que os documentos estabelecem com as atividades desenvolvidas por um órgão ou uma empresa (Cespe-UnB Correios Arquivista/2011) A organicidade do arquivo se verifica na relação que os documentos mantêm entre si em decorrência das atividades do sujeito acumulador, seja ele pessoa física ou jurídica (Cespe-UnB EBC 2011) O caráter orgânico dos documentos de arquivo decorre do fato de que esses documentos são produzidos e recebidos, naturalmente, como resultado das atividades desenvolvidas em uma organização, seja ela pública ou privada (Cespe-UnB / STM 2011) Os documentos de arquivo mantêm relações orgânicas entre si.

18 199. (Cespe-UnB / STM 2011 Analista Judiciário) Informações orgânicas registradas, produzidas durante o exercício das funções de um órgão ou instituição, são objetos de trabalho dos arquivos e dos estudos da arquivologia (Cespe-UnB TRE/BA 2010) A vinculação que se estabelece entre os documentos de arquivo, no momento em que são criados ou recebidos, é chamada de orgânica (Cespe-UnB TRE/MT 2010) De acordo com o conceito de arquivo, uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física não é considerada arquivo (Funiversa MPGO Téc. Arquivo / 2010) Arquivos são coleções artificiais de documentos sobre determinado assunto (Cespe-UnB - TRE/MT / 2009) De acordo com o conceito de arquivo, uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física não é considerada arquivo (Cespe-UnB - TRE-MG/2009) - Uma característica do arquivo é a organicidade, que afirma que um documento se liga a outros do mesmo conjunto (Cespe-UnB-MPE/AM / 2008) As coleções de documentos de outras instituições adquiridas por órgãos públicos, por instituições de caráter público e por entidades privadas são consideradas arquivo (Cespe-UnB-MPE/RR / 2008) Uma coleção de manuscritos históricos reunidos por uma pessoa pode ser considerada arquivo (Cespe-UnB - SECAD-TO / 2008) Manuscritos colecionados por uma instituição podem ser considerados arquivos (Cespe-UnB-Anvisa / 2007) O caráter orgânico é uma das características básicas dos arquivos (Cespe-UnB-STM / 2004) O arquivo é constituído por coleções temáticas de documentos. Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras produtoras. De um modo geral, este princípio fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Fundo: Conjunto de documentos de uma mesma proveniência (instituição) Fundo aberto: Fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade. Fundo fechado: Fundo que não recebe mais acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade (Cespe-UnB Ancine 2012) O princípio da proveniência, quando aplicado aos arquivos da ANCINE, gera um conjunto de fundos documentais.

19 211. (Cespe-UnB - TJAL Arquivista / 2012) O princípio que deve ser aplicado na constituição de um fundo de arquivo é o (A) Da territorialidade (B) Das três idades (C) Da proveniência (D) Da ordem original (E) Da pertinência 212. (FCC TRF 6ª Reg Arquivista) Em arquivologia, fundo fechado é aquele (A) cuja unidade produtora foi suprimida. (B) cujos documentos foram eliminados após microfilmagem. (C) que só contém documentos em suporte-papel. (D) em que os documentos não mantêm relações orgânicas entre si. (E) que reúne apenas documentos textuais 213. (FCC TRT 11ª Reg Arquivista) Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa, conforme estabelece o princípio da (A) integridade. (B) inalienabilidade. (C) proveniência. (D) autonomia. (E) reintegração (UFT/Copese DP-TO Arquivista 2012) Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras: (A) Princípio do respeito à ordem original. (B) Princípio da reversibilidade. (C) Princípio da pertinência. (D) Princípio da proveniência (FCC TRT 23ª Reg 2011 Arquivista) Um fundo é aberto quando (A) a entidade produtora continua em atividade. (B) há espaço suficiente para armazenamento do acervo. (C) não sofre restrições de acesso. (D) seus documentos mais importantes ficam expostos. (E) seus documentos são desclassificados (Cespe-UnB - Polícia Federal - Escrião / 2009) O tamanho do acervo documental e a sua complexidade definem se o fundo de arquivo de uma instituição pública ou privada é um fundo fechado ou aberto (Gestão Pref. Contagem-MG Arquivista 2011) Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os termos aos conceitos. 1. Fundo 2. Fundo aberto 3. Fundo fechado ( ) Fundo que, em função da entidade produtora, não se encontra mais em atividade e não recebe acréscimos de documentos. ( ) Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. ( ) Fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

20 (A) (1) (3) (2) (B) (2) (1) (3) (C) (3) (1) (2) (D) (2) (3) (1) Princípio da Indivisibilidade Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, preservando a integridade do conjunto (Click Pref. Concórdia-SC Arquivista 2011) Principio que Impede a dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada, que comprometem a integridade arquivística: (A) Princípio de proveniência. (B) Princípio de cumulatividade. (C) Princípio de indivisibilidade. (D) Princípio de organicidade (Moura Melo Arquivista Pref. Itu-SP 2011) Princípio que impede a dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada, que comprometem a integridade arquivística: (A) Princípio de cumulatividade. (B) Princípio de proveniência. (C) Princípio de indivisibilidade. (D) Princípio de organicidade. Princípio do Respeito à Ordem Original Os documentos devem ser mantidos no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criaram. Não se explica quando os documentos na fase corrente não receberam uma organização adequada (UFT/Copese DP-TO Arquivista 2012) Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu: (A) Princípio do respeito à ordem original. (B) Princípio da reversibilidade. (C) Princípio da pertinência. (D) Princípio da proveniência Princípio da Territorialidade Os documentos devem ser mantidos no território (país ou região administrativa), onde foram acumulados. O valor deste princípio reside no fato de que os documentos de arquivo, para que sejam melhor entendidos, devem ser mantidos nos locais que influenciaram a sua produção (Cespe-UnB Ibama 2012) Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade. GESTÃO DE DOCUMENTOS Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Lei 8.159/1991 A gestão de documentos é dividida em três fases: produção, utilização e destinação.

ARQUIVOLOGIA - LISTA 01 / maratona

ARQUIVOLOGIA - LISTA 01 / maratona ARQUIVOLOGIA Exercícios NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ARQUIVOLOGIA Conceito de Arquivo Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO LISTA DE EXERCÍCIOS Nível Médio NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA OGIA TURMA DE EXERCÍCIOS Prof. Élvis C. Miranda MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - Cargo: Técnico Administrativo - 1 - Conceito

Leia mais

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA 7 Noções de arquivologia. 7.1 Arquivística: princípios e conceitos. 7.2 Legislação arquivística. 7.3 Gestão de Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 7.3.4 Tabela

Leia mais

Classificação dos Arquivos - Quadro Resumo

Classificação dos Arquivos - Quadro Resumo NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA - PROFESSOR DARLAN AULA 1 Arquivos: Conceitos e Definições Os arquivos podem ser definidos como o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA - PROFESSOR DARLAN AULA

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA - PROFESSOR DARLAN AULA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA - PROFESSOR DARLAN AULA 1 Arquivos: Conceitos e Definições Os arquivos podem ser definidos como o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições

Leia mais

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA (CESPE-UNB/SEE-DF/2017) Documentos informáticos, filmográficos e sonoros são modalidades de classificação quanto à natureza do assunto. Classificação quanto ao gênero: Escritos

Leia mais

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO

05/05/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ARQUIVO E SUA DOCUMENTAÇÃO 1 CONCEITOS BÁSICOS ARQUIVO É o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência e que comprovam as suas

Leia mais

Privados. Estágios de Evolução. Extensão ou Abrangência

Privados. Estágios de Evolução. Extensão ou Abrangência NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA- PROFESSOR DARLAN AULA 1 Arquivos: Conceitos e Definições 1) Setor de uma instituição; 2) Mobília empregada para guardar documentos, denominada arquivo de aço; 3) Entidade/Instituição

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA REVISÃO DE VÉSPERA (FEPESE/CELESC/2016) Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia Noções de Arquivologia Prof. Vinícius Mitto Navarro Bacharel em Arquivologia (UFRGS) Pós em Gestão em Arquivos (UFSM) Mestrando em Patrimônio Documental (UFSM) vinicius.mitto@gmail.com 1 Teoria das Três

Leia mais

Arquivologia. Prof. André Sandes

Arquivologia. Prof. André Sandes Arquivologia Prof. André Sandes (Cespe / DPU / Arquivista / 2016) 01. À medida que os documentos são mais utilizados, cresce o seu valor primário. Valor Documental Valor Primário Administrativo, fiscal

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA - PROFESSOR DARLAN AULA

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA - PROFESSOR DARLAN AULA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA - PROFESSOR DARLAN AULA 1 Arquivos: Conceitos e Definições 1) Consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter

Leia mais

ARQUIVOLOGIA CONCEITOS E PRINCÍPIOS TEÓRICOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA CONCEITOS E PRINCÍPIOS TEÓRICOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA CONCEITOS E PRINCÍPIOS TEÓRICOS Prof. Antonio Victor Botão CONCEITOS INFORMAÇÃO: resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente um acréscimo ao

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO 81. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) De Acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários ou permanentes. COMENTÁRIO:

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA- PROFESSOR DARLAN AULA

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA- PROFESSOR DARLAN AULA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA- PROFESSOR DARLAN AULA 1 Arquivos: Conceitos e Definições 1) Consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter

Leia mais

EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: 2. O

EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: 2. O EDITAL MF - ATA ARQUIVOLOGIA: Conceitos fundamentais de Arquivologia. 2. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: arquivos correntes e intermediário; protocolos; classificação e ordenação

Leia mais

Arquivologia. Terminologia Arquivística

Arquivologia. Terminologia Arquivística Arquivologia Terminologia Arquivística Arquivologia - Informações gerais: A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos 2.14 Noções de arquivologia. 2.14.1 Arquivística: princípios e conceitos. 2.14.2 Legislação arquivística. 2.14.3 Gestão de documentos. 2.14.4 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis C Miranda 51. Os documentos iconográficos são formados por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado

Leia mais

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão

ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS. Prof. Antonio Victor Botão ARQUIVOLOGIA - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS Prof. Antonio Victor Botão GESTÃO DE INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO E DOCUMENTO termos polissêmicos = vários significados de acordo com a área que os utiliza.

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Arquivologia. Classificação dos arquivos. Livro Eletrônico

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Arquivologia. Classificação dos arquivos. Livro Eletrônico CÂMARA DOS DEPUTADOS Arquivologia Classificação dos arquivos Livro Eletrônico SUMÁRIO 2....3 2.1. Classificação Quanto aos Estágios de Evolução dos Documentos...4 2.2. Classificação Quanto à Entidade Mantenedora...5

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 13/2016 CONSUNI Estabelece a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade

Leia mais

Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos

Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos 5) PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS O desenvolvimento da disciplina arquivística se fez por meio de uma série de princípios essenciais que se mostraram imprescindíveis ao longo do tempo no processo de gestão eficiente

Leia mais

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012

Secretaria Especial de Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI. De 30 de julho de 2012 Tecnologia e Informação INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SETI De 30 de julho de 2012 Dispõe sobre o estabelecimento da Política de Gestão de Documentos da Universidade Federal da UFFS O SECRETÁRIO ESPECIAL DE

Leia mais

EDITAL MF ATA: Aulas 05 a 08

EDITAL MF ATA: Aulas 05 a 08 EDITAL MF ATA: Aulas 05 a 08 ARQUIVOLOGIA: Conceitos fundamentais de Arquivologia. 2. O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: arquivos correntes e intermediário; protocolos; classificação

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte.

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES. 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES 1 - Documento é a informação registrada em um suporte. 2 - Documento de arquivo é aquele registrado apenas no suporte papel. 3 - O arquivo é formado pela coleção

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Gestão de Documentos. Classificação dos Documentos. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Gestão de Documentos. Classificação dos Documentos. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Gestão de Documentos Prof. Antonio Botão Gênero É a representação dos documentos nos mais variados suportes. Textuais (manuscritos, datilografados ou impressos) Audiovisuais (Filmográficos

Leia mais

Praticando Arquivologia

Praticando Arquivologia Praticando Arquivologia 1. (CESPE/SEDF/2017) Em relação aos conceitos e princípios da arquivística, julgue o item a seguir. De acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

Arquivologia. O Documento de Arquivo

Arquivologia. O Documento de Arquivo Arquivologia O Documento de Arquivo O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados

Leia mais

Arquivologia. Classificação de Arquivos e Documentos

Arquivologia. Classificação de Arquivos e Documentos Arquivologia Classificação de Arquivos e Documentos Classificação de Arquivos Os arquivos possuem diversas características diferentes. Considerando-as, podemos estabelecer classificações de acordo com:

Leia mais

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes.

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes. Arquivologia 1 1. A espécie documental que registra a opinião fundamentada sobre matéria submetida à análise de determinada autoridade, emitida em seu nome pessoal ou no do organismo a que está ligada,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS

ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS OS: 0079/7/16-Gil ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS MÓDULO 1 Prof. Heron Lemos Gabaritando a UFC 1 CONCURSO: GABARITANDO A UFC ASSUNTO: QUESTÕES DIVERSAS 01. (IFPE 2016 - Auxiliar administrativo) Considerando

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia AULA DEMONSTRATIVA Noções de Arquivologia Arquivística: princípios e conceitos. Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Aula 00 Aula

Leia mais

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO

REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO REVISÃO DO CONTEÚDO A PARTIR DE QUESTÕES - GABARITO 1 - CERTO: Este é o conceito geral de documento. 2 - ERRADO: O documento de arquivo pode ser registrado em qualquer suporte, inclusive o papel, isto

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. Prof. Élvis Miranda

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. Prof. Élvis Miranda NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis Miranda CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ARQUIVOLOGIA 3 ARQUIVO É o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência e que comprovam

Leia mais

Arquivologia. Arquivologia Professora Ana Claudia Dias

Arquivologia. Arquivologia Professora Ana Claudia Dias Arquivologia Professora Ana Claudia Dias Arquivologia História - Inicio na Grécia - arché / archeon - Marilena Leite Paes - Origem Latina - archivum - Ramiz Galvão Lei 8.159 de 8 de Janeiro de 1991 Decreto

Leia mais

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA ARQUIVOLOGIA TERMINOLOGIAS ARQUIVÍSTICAS DE ARQUIVOLOGIA CRISTIANO SILVA Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Professor: Fábio Maia

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Professor: Fábio Maia NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Professor: Fábio Maia 1) Arquivologia: é uma disciplina científica da Ciência da Informação. Arquivologia é a ciência que estuda teorias e métodos de organização e tratamento de

Leia mais

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Página 1 de 9 Como entender o Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Em 08 de julho de 2016

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA 1 Regulamenta a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Faculdade Aldete Maria

Leia mais

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Resolução nº 24, de 3 de agosto de 2006 CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos

Leia mais

MPU ARQUIVOLOGIA REVISÃO - AULA

MPU ARQUIVOLOGIA REVISÃO - AULA MPU ARQUIVOLOGIA REVISÃO - AULA 01 Prof. Darlan Eterno www.acasadoconcurseiro.com.br Arquivologia ARQUIVO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1. Definição: Consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos

Leia mais

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Gestão Documental Gestão Documental é entendida como um conjunto de procedimentos, rotinas e operações técnicas

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia

Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia UFRPE 2016 Banca SUGEP Prova de Assistente Administrativo Tipo 1 Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia A questão 50 provavelmente foi a questão que apresentou o maior

Leia mais

Arquivos: gestão e conservação

Arquivos: gestão e conservação Arquivos: gestão e conservação 11 Junho de 2011 Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Sugestões Técnicas Ano III FUNDOS DE ARQUIVO Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas

Leia mais

Rodada #1 Noções de Arquivologia

Rodada #1 Noções de Arquivologia Rodada #1 Noções de Arquivologia Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada ARQUIVOLOGIA: 1 Arquivística: introdução e conceitos básicos. Princípios. 2 Gestão da informação e de documentos. 2.1 Protocolo:

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 19, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre os documentos públicos

Leia mais

Política Institucional de Gestão

Política Institucional de Gestão Política Institucional de Gestão Documental Última Atualização em: 12.07.2011 Data de Impressão: 08-11-2011 Página: 1/6 Introdução De acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a gestão de documentos

Leia mais

Questões comentadas de Arquivologia para concursos

Questões comentadas de Arquivologia para concursos APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 580 Questões Comentadas de Arquivologia Para Concursos acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br SUMÁRIO Apresentação...2 Conceitos Fundamentais... 3

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir. 51 O fundo de arquivo do Ministério Público do Estado do Piauí origina-se da aplicação do princípio

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11 Temas: Conceitos de Arquivamento Até agora, estudamos sobre a forma correta de produzir e tramitar os documentos gerados em nosso dia-a-dia. A partir desta

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professor Darlan Eterno www.acasadoconcurseiro.com.br Arquivologia Aula XX Conceitos fundamentais de Arquivologia: teorias e princípios. Noções de Arquivologia Professor Darlan

Leia mais

Rodada #1 Arquivologia

Rodada #1 Arquivologia Rodada #1 Arquivologia Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada 1 Arquivística: introdução e conceitos básicos. Princípios. 2 Gestão da informação e de documentos. 2.1 Protocolo: recebimento, registro,

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS (TEORIA DAS TRÊS IDADES) 3 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 4 CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS 1ª IDADE 2ª IDADE 3ª IDADE 5 (CESPE-UNB/SEE-DF)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE DIRETRIZES PARA DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DA FUCRI/UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE DIRETRIZES PARA DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DA FUCRI/UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE COMISSÃO PERMANENTE DE GESTÃO DOCUMENTAL DIRETRIZES PARA DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DA FUCRI/UNESC Elaboração: Comissão Permanente de Gestão Documental (Portaria n.

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ARQUIVISTA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ARQUIVISTA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ARQUIVISTA 26. Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que defendia o sigilo eterno de documentos públicos, mas o Senado Federal o desaprovou. Em virtude

Leia mais

Alteração do Suporte Arquivos Permanentes

Alteração do Suporte Arquivos Permanentes Alteração do Suporte 1. (Cespe ANA 2006) A legislação autoriza a microfilmagem de documentos particulares e oficiais, arquivados estes, em órgãos federais, estaduais ou municipais em todo o território

Leia mais

Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2

Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2 Disposições da Lei 8.159/91 Parte 2 Vamos aos artigos! Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000. Fone: (35) 3299-1000 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 082/2016 PROGEPE Orientações

Leia mais

ARQUIVOLOGIA PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA DOS TRIBUNAIS E OUTROS ÓRGÃOS

ARQUIVOLOGIA PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA DOS TRIBUNAIS E OUTROS ÓRGÃOS GEORGE MELO RODRIGUES Coleção TRIBUNAIS e MPU Coordenador HENRIQUE CORREIA ARQUIVOLOGIA PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA DOS TRIBUNAIS E OUTROS ÓRGÃOS 5.ª edição revista, atualizada e ampliada 2017

Leia mais

12) ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE ARQUIVOS

12) ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE ARQUIVOS 12) ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE ARQUIVOS A organização e a administração de acervos arquivísticos demandam intenso esforço intelectual e físico por parte dos gestores e colaboradores que atuarão, diretamente,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem. 51 Documentos produzidos e(ou) recebidos pelos setores de atividades-meio da organização são

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles

Leia mais

Capítulo 1. Conceitos Fundamentais

Capítulo 1. Conceitos Fundamentais Capítulo 1 Conceitos Fundamentais Leis Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1.991. (dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.) Lei nº 5.433, de 08 de maio de 1.968; regulamentada pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CONSUNI), no uso de suas atribuições, principalmente no que se refere ao artigo 12, inciso I, do

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 8 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE JUNHO DE 2006 Dispõe sobre a adoção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB Estabelece a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Escola de Direito de Brasília

Leia mais

Arquivo corrente ou arquivo de primeira idade

Arquivo corrente ou arquivo de primeira idade 6) CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS OU TEORIA DAS 3 IDADES A teoria arquivística sistematiza o ciclo de vida dos documentos de arquivo em três fases distintas e complementares, caracterizadas por intervalo

Leia mais

MGS. Gestão de Documentos

MGS. Gestão de Documentos MGS CATÁLOGO DE SERVIÇOS Gestão de Documentos SUMÁRIO 1- Apresentação...4 2- Gestão de Documentos...5 3- Missão...6 4- Objetivos...6 5- Conceitos gerais...7 6- Legislação arquivística...8 7- Serviços

Leia mais

Destinação de Documentos

Destinação de Documentos Arquivologia - Aula 11 - Aula Conteúdo 01 I. Arquivística: princípios e conceitos II. Legislação Arquivística III. Gestão de documentos (PARTE 1) 02 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

ARQUIVOLOGIA PARA POLÍCIA FEDERAL CARGO PAPILOSCOPISTA PROFESSOR: MAYKO GOMES

ARQUIVOLOGIA PARA POLÍCIA FEDERAL CARGO PAPILOSCOPISTA PROFESSOR: MAYKO GOMES AULA 01 Demonstrativa ARQUIVOLOGIA PARA POLÍCIA FEDERAL Salve, concurseiros!!! Tudo bem com vocês? Vamos nos animar para os estudos, pois chegou a oportunidade de mudar de vida! Eu sou Mayko Gomes, professor

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA. Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA. Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação Arquivos: gestão e conservação 16 Janeiro de 2012 Sugestões Técnicas Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Ano III PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA Professor José Silvino Filho Consultor

Leia mais

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07 PARECER CREMEC N º 14/2007 14/05/07 PROCESSO-CONSULTA: Protocolo CREMEC Nº 5.313/04 INTERESSADO: DIRETORIA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ ASSUNTO: TEMPO DE GUARDA E MICROFILMAGEM DE PRONTUÁRIOS MÉDICOS PARECERISTAS:

Leia mais

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO

8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO 8) TABELA DE TEMPORALIDADE E PLANO DE DESTINAÇÃO A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos de guarda (tempo

Leia mais

ARQUIVOLOGIA Prof. Lino Madureira B - Bateria de Questões Universidades

ARQUIVOLOGIA Prof. Lino Madureira B - Bateria de Questões Universidades 1 organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores, para efeitos futuros: A) Gestão de documentos. B) Plano de organização. C) Arquivo. D) Fluxo documental.

Leia mais

2. ATOS DO DIRETOR-GERAL

2. ATOS DO DIRETOR-GERAL 2.1. INSTRUÇÃO NORMATIVA 2. ATOS DO DIRETOR-GERAL INSTRUÇÃO NORMATIVA DE 7 DE MARÇO DE 2010 O DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo

Leia mais

ÍNDICE DE TERMOS. Guia Guia de remessa

ÍNDICE DE TERMOS. Guia Guia de remessa ÍNDICE DE TERMOS Acervo documental Acesso à informação Arquivo Arquivo Central Arquivo Corrente Arquivo definitivo Arquivo geral Arquivo histórico Arquivo intermédio Arquivo público Auto de eliminação

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Em relação a protocolo, julgue os itens a seguir. 61 O recebimento, o registro, a classificação, a distribuição, o controle da tramitação e a expedição de documentos são atividades

Leia mais

Organização de Documentos

Organização de Documentos Organização de Documentos Gestão de Documentos Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/2009 CONSUNI Dispõe sobre a criação do Sistema de Gestão Documental da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação

Leia mais

TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS

TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS 1. Contexto Atualmente, já é grande a variedade de computadores, mídias digitais, formatos e softwares utilizados nos trabalhos

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei 8.159/1991. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei 8.159/1991. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Lei 8.159/1991 Prof. Antonio Botão CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º É dever do Poder Público a gestão documental e a de proteção especial a documentos de arquivos,

Leia mais

1 Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. (Lucas 16,10) E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará

Leia mais

13) GESTÃO DE DOCUMENTOS

13) GESTÃO DE DOCUMENTOS 13) GESTÃO DE DOCUMENTOS O conceito de gestão de documentos arquivísticos passou a ser trabalhado após o advento da Segunda Guerra Mundial, quando ocorreu o fenômeno da explosão documental no âmbito das

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA PARA DNIT ANALISTA ADMINISTRATIVO - ÁREA ADMINISTRATIVA TEORIA E EXERCÍCIOS PROFESSOR: MAYKO GOMES

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA PARA DNIT ANALISTA ADMINISTRATIVO - ÁREA ADMINISTRATIVA TEORIA E EXERCÍCIOS PROFESSOR: MAYKO GOMES AULA 00 - Conceitos Fundamentais de Arquivologia Olá, amigos concurseiros! Tudo bem? Estão animados para os estudos? Espero que estejam com muito gás, pois já temos uma grande notícia: finalmente foi publicado

Leia mais

2. MÉTODO AUTOMÁTICO:

2. MÉTODO AUTOMÁTICO: 2. MÉTODO AUTOMÁTICO: Usa-se para arquivar nomes, evitando acumular pastas de sobrenomes iguais. Combina letras, números e cores. É utilizado na Europa e não é utilizado no Brasil. 3. SOUNDEX: Para os

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Automação de Arquivo SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Introdução: Documentos Arquivísticos Produzidos e recebidos no decorrer das atividades de um órgão ou entidade, independentemente

Leia mais

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC VISITA TÉCNICA Código TTDD nº 063.1 1) IDENTIFICAÇÃO Local: CCH Setor: Escola de Educação Contato: Profª Sandra Albernaz de Medeiros Tel: 2542-1783 E-mail: cch_educacao@unirio.br; sandra.albernaz@globo.com

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. Prof. Élvis Miranda

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. Prof. Élvis Miranda NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis Miranda PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CORRESPONDÊNCIA Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas

Leia mais

Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Noções de Protocolo e Arquivo (Técnico Legislativo Câmara dos Deputados) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Técnico Legislativo da Câmara dos Deputados. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de São

Leia mais

10) CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS

10) CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS 10) CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS Conforme suas características e elementos essenciais, os documentos podem ser classificados de acordo com o gênero, a natureza do assunto, a forma, o formato, a espécie

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA IES. Capítulo I Do objetivo

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA IES. Capítulo I Do objetivo A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento da Política de Manutenção e Guarda do Acervo da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC

UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Arquivo Central AC VISITA TÉCNICA Código TTDD nº 063.1 1) IDENTIFICAÇÃO Local: Biblioteca Central da UNIRIO Setor: Biblioteca Central (BC) Contato: Diretora Márcia Valéria da Silva Brito Costa Ramal: 1864 / 1869 Arquivistas:

Leia mais