SUPLEMENTAÇÃO Vs DOPING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUPLEMENTAÇÃO Vs DOPING"

Transcrição

1 SUPLEMENTAÇÃO Vs DOPING Suplementos Alimentares São substâncias produzidas quimicamente que complementam os benefícios oferecidos pelos alimentos. São compostos naturais que podem fornecer proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. A maioria dos suplementos alimentares tem seu uso liberado, pois não oferecem risco à saúde; porém, devem ser consumidos de acordo com o que está na embalagem. Devem ser tomados principalmente junto com as refeições porque esse é o horário ideal, pois o corpo absorve os nutrientes de forma eficaz graças ao sistema digestivo que é estimulado pela comida. As pessoas que desejam iniciar o uso de suplementos alimentares devem verificar os nutrientes que o constituem e quais são as doses diárias que devem ser consumidas. Além disso, o médico deve ser procurado para realizar exames que possam detectar o risco de ingerir determinadas substâncias. Podem ocorrer problemas na função renal e problemas cardíacos. Outros problemas que podem ser causados pelo uso indiscriminado dos suplementos são o suor excessivo, insônia, dor e cansaço e aceleração do batimento cardíaco. Os suplementos deveriam ser utilizados somente por aqueles com deficiência nutritiva que não são supridos pela alimentação. Porém, como se tornou uma prática comum, deve ser consumido de forma moderada com produtos que sejam adequados ao seu tipo físico. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados em adolescentes, porque eles estão em fase de crescimento e não possuem as condições corretas para absorver essa grande carga nutricional. O uso indiscriminado por eles pode causar déficit no desenvolvimento. Para aqueles que buscam suprir as necessidades desses nutrientes, devem possuir uma alimentação equilibrada e de boa qualidade e devem evitar vícios, como álcool e drogas, porque eles retiram os nutrientes provenientes da alimentação. CURIOSIDADES Categorias dos Suplementos Suplementos Hipercalóricos: Esse tipo de suplemento tem um alto valor energético e são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais. Suplementos Proteicos: Auxiliam na formação de músculos e são compostos por aminoácidos essenciais ao organismo. Suplementos Termogênicos: Ajudam no crescimento do metabolismo e na perda de massa gorda, auxiliando no peso adequado.

2 Suplementos Antioxidantes: Como possuem nutrientes antioxidantes, ajudam na limpeza do organismo. Também ajudam a eliminar os radicais livres. Suplementos Polivitamínicos e Minerais: Utilizado por pessoas com deficiência nos nutrientes. Suplementos hormonais: Esses suplementos devem ser usados com cuidado e com a supervisão de um médico. Estimulam a produção de hormônios. Anabolizantes São hormônios feitos de forma sintética, utilizados para o crescimento de tecidos do corpo com base no crescimento das células. São ingeridos, principalmente, por pessoas que desejam aumentar os músculos e a força física. A maioria dos usuários de anabolizantes é homem: entre 16 e 30 anos. O órgão mais afetado pela utilização dessas substâncias é o fígado, o que acarreta em hepatomas e câncer no fígado. Entretanto, muitas pessoas utilizam de forma extrema essas substâncias, a fim de obter um resultado mais rápido e isso causa sérios efeitos colaterais como: acne; calvície; impotência sexual; insônia; crescimento de pelos; distúrbios menstruais e testiculares; problemas nos tendões e ligamentos; limitação do crescimento; dentre outros. Os anabolizantes podem ser encontrados de quatro formas: cremes, supositórios, cápsulas e injetáveis. É uma substância muito usada por atletas para aumentar a resistência e a força; porém, elas são proibidas no esporte. Ou seja, o atleta que realiza o exame antidoping e é detectada a substância anabolizante, pode ser desclassificado e sofrer penalidades. O prejuízo trazido pelo consumo dos anabolizantes depende de diversos fatores. Dentre eles, a forma como são tomados, as dosagens, o período em que são utilizados, a idade e o sexo e o estado de saúde de quem o utiliza. O uso indiscriminado dessas substâncias pode acarretar também problemas no fígado e no rim, derrame cerebral, disfunção sexual, alterações de comportamentos e nervosismo. Há também o risco de contágio com doenças infecciosas, porque há o uso de esteroides com seringas não esterilizadas. A venda de substâncias contrabandeadas é um problema que nem sempre é solucionado pelas autoridades competentes. Essa comercialização é feita em anúncios na internet com a venda de supostos produtos estrangeiros que, na verdade, são produzidos em fábricas clandestinas no Brasil. Atualmente, foi criada a WADA (World Anti Doping Agency) que é uma entidade que agrega laboratórios, cientistas e médicos de vários países com o intuito de coletar e detectar novas substâncias ilícitas.

3 CURIOSIDADES Tipos de Anabolizantes Deca-Durabolin (NANDROLONA) É um tipo de anabolizante injetável, utilizado para a obtenção de massa muscular e é conhecido também como Nandolona, seu princípio ativo. É um dos anabolizantes mais utilizados no Brasil. Durateston É um tipo de esteroide injetável, é composto por 4 tipos de testosterona, que são: Decanoato de testosterona, Fenilpropianato de testosterona, Isocaproato de testosterona e Proprianato de testosterona. Winstrol (STANOZOLOL) É um anabolizante que pode ser encontrado na forma injetável ou em comprimidos. É um tipo androgênico (hormônio masculino) de forma moderada que é convertido em estrógeno (hormônio feminino). GH (SOMA TROFINA) É conhecido como o hormônio do crescimento e se trata de um composto de 191 aminoácidos. É um medicamento novo, caro e de curta validade. Pode causar deformidades em dedos, mandíbulas, dores nas articulações e nos músculos e alteração óssea do crânio. As vantagens que são oferecidas para quem utiliza GH é sua capacidade de fortalecer os órgãos, aumento do desempenho atlético e o aumento de massa sem gordura. Hemogenim (OXIMETOLONA) É um tipo de anabolizante em forma de comprimido que pode ficar no corpo por até 2 meses. É utilizado principalmente por culturistas e fornece ao usuário força e massa corporal. É um tipo androgênico transformado em estrógeno. Clembuterol Trabalha como estimulante de propriedades semelhantes à adrenalina. É um tipo termogênico e atua no corpo por 48 horas. Anavar (OXANDROLONA) Aumenta a explosão muscular e é um tipo androgênico convertido em estrógeno. Proviron (MESTEROLONA) Ele evita que um esteroide masculino seja transformado em um feminino e auxilia na redução dos efeitos colaterais (quando é associado a um esteroide).

4 As diferenças entre suplemento, bomba e doping Estamos em plena época do Pan-Americano e a palavra doping já aparece. Ao mesmo tempo, você, que toma sua creatina, escuta da sua mãe que isso é bomba, enquanto você jura ser só um suplemento para crescer e ficar igual ao fortão da academia, que jura comer só frango, batata doce e beber muita água. Então, vamos esclarecer o que é o que e quais as consequências do uso de cada "classe" dessas substâncias. Vamos começar com o doping - ou dopagem, pelo órgão oficial brasileiro, a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), ou dope, pela Academia Brasileira de Letras. Eu gosto de doping: universal, internacional, todo mundo entende. Doping é o ato de usar qualquer substância que aumente a performance do atleta e existe uma lista destas substâncias. A WADA (World Anti-Doping Agency) caracteriza doping como a violação de uma ou mais regras que fazem parte do Código Anti-doping. Essa lista compreende desde o uso de substâncias proibidas (como anabolizantes, diuréticos, drogas e eritropoetina) até tráfico ou posse dessas substâncias. Se alguém da equipe é cúmplice no uso de doping, isso também configura violação do Código. Até o fato do atleta não conseguir ser localizado entre competições, para realizar testes "fora-de-competição", também é uma violação do código. Qualquer substância que o atleta faça uso é de inteira responsabilidade dele. Porém, muitos atletas não usam substâncias proibidas, mas ainda assim testam positivo para doping, porque usaram algum suplemento contaminado com, principalmente, anabolizantes ou estimulantes. Suplemento não é considerado doping. Mas todo cuidado é pouco porque, dependendo da origem do suplemento, existe uma grande chance de contaminação. No Brasil, a Anvisa se encarrega de regulamentar e fiscalizar os suplementos, que ela chama de "alimentos para atletas". Em outros países, como nos Estados Unidos, o órgão que regulamenta os suplementos não é o mesmo que regulamenta remédios e drogas, então o nível de fiscalização diminui e é comum a contaminação nos suplementos. Portanto, a WADA não recomenda o uso de suplementos para evitar que o atleta seja pego num teste sem culpa no cartório. Ao mesmo tempo, vários artigos meus já mostraram como, muitas vezes, um atleta vai precisar de suplemento, seja para atingir o total de proteínas e calorias do dia, seja para ganhar massa muscular ou para aumentar a tolerância aos treinos. Nesse ponto, eu sou a

5 favor da prescrição de suplementos nacionais, por conta da regulação que a Anvisa faz. Ainda assim, volto a repetir que uma dieta balanceada é o melhor recurso ergogênico e que, antes de usar qualquer suplemento, é necessário o ajuste do que o atleta come. Até aqui, falamos de atletas de alto rendimento, mas a realidade é que muitas pessoas que praticam exercício de forma recreativa (sem intenção de competir) usam suplementos, na maior parte das vezes por conta própria e sem orientação, e muitos começam a usar bomba para emagrecer ou ganhar massa muscular mais rápido. O termo bomba geralmente é usado quando nos referimos aos anabolizantes. E, como já escrevi, anabolizantes são doping. Usar anabolizantes para "crescer" é usar uma droga com vários efeitos colaterais de modo fútil, pois essas substâncias são carregadas de efeitos colaterais graves. Não compensa pagar o preço de aumentar as chances de infarto e câncer. Ainda assim, muitas, várias pessoas usam sem nem saber a procedência do que estão usando.

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR O QUE É? Os suplementos vão muito além do mundo esportivo, sendo qualquer substância que venha a suprir necessidades de nutrientes no organismo,

Leia mais

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS A 100% FEDERAL WHEY DA FEDERAL NUTRITION É UM SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ DE FÁCIL DIGESTÃO, FORMULADO COM PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Por definição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa

Por definição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa Por definição, suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que sua ingestão, a partir da alimentação,

Leia mais

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS DADOS Neste capítulo, são discutidos os resultados, através da análise dos dados obtidos e da comparação dos estudos científicos apresentados na revisão da literatura. No que respeita

Leia mais

Esteróides Anabolizantes

Esteróides Anabolizantes EDUCAÇÃO FÍSICA Apostila 8 Esteróides Anabolizantes Os esteroides anabolizantes, suas funções e efeitos Nessa unidade veremos um assunto polêmico e controverso. Os esteroides anabolizantes são substâncias

Leia mais

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Nutrição e Detox Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Mestre em Alimentos e Nutrição (PPGAN -UNIRIO) Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN- UNIRIO O QUE É DESTOXIFICAÇÃO? Destoxificacao ou

Leia mais

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Palavra-chave: Ganhar massa muscular Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Quando inicia os treinos e toma a decisão de começar uma rotina saudável que visa a melhoria do corpo, sempre

Leia mais

Escolha uma vitamina OU um mineral e descreva:

Escolha uma vitamina OU um mineral e descreva: Escolha uma vitamina OU um mineral e descreva: D) risco de excesso e deficiência. VITAMINA E: a) Atletismo b) É antioxidante e actua protegendo a membrana celular; reduz e retarda lesões nos tecidos musculares;

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

TÍTULO: ESTEROIDES ANABÓLICOS ANDROGÊNICOS: MECANISMO DE AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS

TÍTULO: ESTEROIDES ANABÓLICOS ANDROGÊNICOS: MECANISMO DE AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS 16 TÍTULO: ESTEROIDES ANABÓLICOS ANDROGÊNICOS: MECANISMO DE AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES

Leia mais

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING USO CLÍNICO (TERAPÊUTICO) 1. Reposição hormonal Hipogonadismo masculino (doença hipofisária ou testicular) Hipossexualidade feminina (após ovariectomia)

Leia mais

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas.

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Confira! Muitas dietas pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS Antes de falar sobre os 4 melhores suplementos é importante falar sobre alguns assuntos antes.

Leia mais

Aula 02. Enem

Aula 02. Enem Aula 02 Enem - 2017 Enem - 2014 Suplementos são, na maioria das vezes, vitaminas, minerais e aminoácidos que completam a alimentação; importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes

Leia mais

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação

Leia mais

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo?

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo? O aumento dos índices relacionados ao excesso de peso, à obesidade e a doenças como a diabetes ao longo dos últimos anos levantou a questão se de fato a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente

Leia mais

ENERGÉTICOS - VITAMINAS. Suplementos Alimentares

ENERGÉTICOS - VITAMINAS. Suplementos Alimentares AL I DA D E G ENERGÉTICOS - VITAMINAS D A QU Suplementos Alimentares ARANT I Além de ser vital para regular a pressão arterial, mantendo o sistema nervoso saudável, a vitamina D entra em ação para absorver

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1 Prof. Daniele Duó Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos O QUE É SAÚDE? Saúde é um estado de completo

Leia mais

Proviron. Bayer S.A. Comprimidos 25 mg mesterolona

Proviron. Bayer S.A. Comprimidos 25 mg mesterolona Proviron Bayer S.A. Comprimidos 25 mg mesterolona 1 Proviron mesterolona APRESENTAÇÃO: Proviron é apresentado na forma de comprimido simples, com 25 mg de mesterolona, em embalagens contendo 2 blísteres

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 11 SISTEMA ENDÓCRINO Como pode cair no enem Os mecanismos de autorregulação que levam à homeostase, para garantir um equilíbrio dinâmico, implicam retroalimentação (feedback),

Leia mais

SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATLETAS E LEGISLAÇÃO

SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATLETAS E LEGISLAÇÃO SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATLETAS E LEGISLAÇÃO Profa Fernanda Moura Suplementos alimentares Utilizados desde a antiguidade; Atletas da Grécia utilizavam cogumelos alucinógenos, sementes de plantas,

Leia mais

CACTACEAE HYLOCEREUS UNDATUS

CACTACEAE HYLOCEREUS UNDATUS Conheça o poderoso CACTACEAE HYLOCEREUS UNDATUS Saiba como esta planta está revolucionando a fórmula de emagrecimento! Afinal o que é esta planta e como está revolucionando a forma de emagrecimento? São

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

Suplementos alimentares

Suplementos alimentares Suplementos alimentares O FDA, órgão do governo norte-americano referendado por diversos países, define suplementos alimentares como qualquer substância dietética utilizada pelo homem para complementar

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Perguntas Frequentes / FAQ. 2. Como são realizados os controles nos competidores? 3. Os exames são feitos somente quando há suspeitas?

Perguntas Frequentes / FAQ. 2. Como são realizados os controles nos competidores? 3. Os exames são feitos somente quando há suspeitas? Perguntas Frequentes / FAQ 1. Qual é a definição de dopagem no mundo esportivo? Considera- se dopagem a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo,

Leia mais

Dra Luciana Rossi Nutricionista CRN3 6683

Dra Luciana Rossi Nutricionista CRN3 6683 Alta Performance Dra Luciana Rossi Nutricionista CRN3 6683 Head Coach Departamento de Psicologia Departamento de Nutrição Departamento Técnico Departamento de Preparação Física Competição Karatê 54 atletas

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS VEJA O VÍDEO ORIGINAL Ter um bumbum bem grande, torneado e redondinho faz com que qualquer roupa

Leia mais

Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar!

Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar! Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar! Lipomax Shake é um suplemento alimentar nutricional, polissacarídeo com vitamina C. As capsulas do Lipomax, promete absorver gordura dos alimentos

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR Autores: ASEVEDO, F. M.; MARIN, T. Resumo: O presente estudo teve como objetivo

Leia mais

Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso!

Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso! Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso! Aminoácidos ramificados são três os essenciais: leucina, isoleucina e valina, cuja função no

Leia mais

Como Emagrecer com Saúde

Como Emagrecer com Saúde Introdução: Este guia foi elaborado com muito carinho por nossa equipe para ajudar as pessoas que desejam perder peso com saúde. Se tiver dúvidas, por favor entre em contato por nosso email sac@suanatureza.com.br

Leia mais

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais.

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. Com mais de uma década de existência, e mais de 200 produtos no mercado, a MEDIERVAS teve como ponto

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E

CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E ADOLESCÊNCIA OMS: 10 a 19 anos Estatuto da criança e do adolescente:

Leia mais

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO RECOMENDAÇÃO - AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE ATLETA 60-70% CHO ENDURANCE - 1,2 1,4g/ kg PTN FORÇA -

Leia mais

CITRUS AURANTIUM EXTRATO SECO

CITRUS AURANTIUM EXTRATO SECO CITRUS AURANTIUM EXTRATO SECO Min. 6% de Sinefrina Nome Científico: Citrus aurantim L. Família: Rutaceae. Parte Utilizada: Fruto. Solvente de Extração: Água e Etanol. Introdução Espécies do gênero Citrus

Leia mais

Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance. Dra. Sueli Longo CRN3-3599

Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance. Dra. Sueli Longo CRN3-3599 Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance Dra. Sueli Longo CRN3-3599 Quanto de exercício físico estamos realizando? Em 2016, cerca de uma em cada três mulheres (32%) e um em

Leia mais

NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES

NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Departamento de Educação Física NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES Disciplina Nutrição aplicada à Educação Física e ao Esporte Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior HISTÓRICO

Leia mais

Muito Além do peso. Nosso corpo é dividido basicamente em 4 componentes que podemos medir, onde cada um

Muito Além do peso. Nosso corpo é dividido basicamente em 4 componentes que podemos medir, onde cada um Pierre Maestri / Muito Além do Peso / 2 Muito Além do peso Nosso corpo é dividido basicamente em 4 componentes que podemos medir, onde cada um deles tem um papel fundamental em nosso corpo. Classificamos

Leia mais

Fonte de vitamina K: Diabético pode comer mamão? Seg, 19 de Junho de :56 - Última atualização Seg, 19 de Junho de :00

Fonte de vitamina K: Diabético pode comer mamão? Seg, 19 de Junho de :56 - Última atualização Seg, 19 de Junho de :00 Sabemos que a alimentação de diabéticos pode ser um pouco mais restrita, mas sabemos também que as frutas são boas aliadas para o bom funcionamento do organismo. Alguns alimentos são reconhecidos como

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo,

Leia mais

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10.

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. Ficha técnica AZ Vit Suplemento Vitamínico Mineral REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS: 7898171287350 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:00 NUTRIçãO E SUPLEMENTAçãO NO DESPORTO (SET 2016) LISBOA A nutrição é um dos fatores com maior peso na saúde e, aliada à atividade física, contribui para a manutenção de um peso e composição corporal adequados,

Leia mais

Advertências e precauções Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar Deca-Durabolin.

Advertências e precauções Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar Deca-Durabolin. Folheto informativo: Informação para o doente Deca-Durabolin 25 mg/ml solução injectável Deca-Durabolin 50 mg/ml solução injetcável Nandrolona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas Dieta Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ENDÓCRINO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Endócrino Existem no nosso organismo várias glândulas endócrinas (produzir e secretar hormônios para dentro do sangue). Hormônios: substâncias químicas

Leia mais

Tribuna da Imprensa (RJ) 11/01/2005 Ciência Anabolizantes não melhoram desempenho na atividade física

Tribuna da Imprensa (RJ) 11/01/2005 Ciência Anabolizantes não melhoram desempenho na atividade física Tribuna da Imprensa (RJ) 11/01/2005 Ciência Anabolizantes não melhoram desempenho na atividade física Aqueles que insistem em malhar com a força de aditivos têm agora mais uma boa chance para deixar isso

Leia mais

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS NO EXERCÍCIO Profa. Raquel Simões Reserva de CHO Principal fonte de energia Estoques corporais 200-300g de glicogênio muscular (cerca 15 g/kg de músculo) Glicogênio i hepático

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Deca-Durabolin 100, 100 mg/1 ml solução injectável Decanoato de nandrolona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:00 NUTRIçãO E SUPLEMENTAçãO NO DESPORTO (OUT 2015) PORTO A nutrição é um dos fatores com maior peso na saúde e, aliada à atividade física, contribui para a manutenção de um peso e composição corporal adequados,

Leia mais

ZINCO. Papel no organismo

ZINCO. Papel no organismo ZINCO Ter uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque: o zinco. "Esse mineral é essencial para que nosso corpo

Leia mais

As funções das proteínas no organismo :

As funções das proteínas no organismo : PROTEINAS As funções das proteínas no organismo : As principais funções das proteínas - Construção de novos tecidos do corpo humano. - Atuam no transporte de substâncias como, por exemplo, o oxigênio.

Leia mais

Alimentação Preventiva e Saúde

Alimentação Preventiva e Saúde PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Alimentação Preventiva e Saúde Monique de Barros Elias Campos

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO COM NUTRILITE É SIMPLES.

SUPLEMENTAÇÃO COM NUTRILITE É SIMPLES. SUPLEMENTAÇÃO COM NUTRILITE É SIMPLES. NUTRILITE O MELHOR DA CIÊNCIA E O MELHOR DA NATUREZA QUEM CONHECE SABE A DIFERENÇA Mais de 60% dos brasileiros não consomem a quantidade ideal de frutas e verduras

Leia mais

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A Bioquímica Da Célula Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A importância da água em nossa vida A água é indispensável para o nosso planeta. Foi através dela que surgiram as primeiras

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

COMO CHEGAR De metro: estação Saldanha (linha amarela ou vermelha), ou estação S. Sebastião (linha Azul ou vermelha)

COMO CHEGAR De metro: estação Saldanha (linha amarela ou vermelha), ou estação S. Sebastião (linha Azul ou vermelha) NUTRIçãO E SUPLEMENTAçãO NO DESPORTO (MAR 2016) LISBOA A nutrição é um dos fatores com maior peso na saúde e, aliada à atividade física, contribui para a manutenção de um peso e composição corporal adequados,

Leia mais

ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água.

ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. Abiogênese ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. É essencial para dissolver e transportar

Leia mais

DOPING. Francisco Pinto

DOPING. Francisco Pinto DOPING Francisco Pinto DEFINIÇÃO Administração ou uso por parte de qualquer atleta de qualquer substância fisiológica tomada em quantidade anormal ou por via anormal sendo a única intenção a de aumentar

Leia mais

tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular

tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular Comprar quilos e quilos de frango e batata doce. Eis a solução que você estava procurando para ganhar massa muscular. #Sóquenão. Apesar de ser uma

Leia mais

Nutrição EDUCAÇÃO FÍSICA. Apostila 9. A importância dos alimentos em nossas atividades

Nutrição EDUCAÇÃO FÍSICA. Apostila 9. A importância dos alimentos em nossas atividades EDUCAÇÃO FÍSICA Apostila 9 Nutrição A importância dos alimentos em nossas atividades Cada vez mais se torna necessário compreendermos o funcionamento do nosso corpo e tudo que podemos fazer para mantê-lo

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

Professora do Curso de Nutrição - FACISA/UNIVIÇOSA. 5

Professora do Curso de Nutrição - FACISA/UNIVIÇOSA.   5 AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA ACADEMIA DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MG Vania Pereira Pacheco 1, Luana da Silva Pereira 2, Denise de

Leia mais

Prática Clínica Nutrição Esportiva

Prática Clínica Nutrição Esportiva Estratégias nutricionais para perda, manutenção e ganho de peso Profa. Raquel Simões Prática Clínica Nutrição Esportiva Manutenção do peso Saúde Desempenho esportivo Perda de peso (mais comum) Estética

Leia mais

DICAS FÁCEIS PARA ACELERAR A QUEIMA DE GORDURA - MESMO PARADO

DICAS FÁCEIS PARA ACELERAR A QUEIMA DE GORDURA - MESMO PARADO 4 DICAS FÁCEIS PARA ACELERAR A QUEIMA DE GORDURA - MESMO PARADO É POSSÍVEL EMAGRECER SEM SOFRER? Você deve estar cansado de ouvir que para queimar gordura tem que queimar mais calorias do que ingere, e

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO (a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR (a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão está relacionada aos seguintes conteúdos: Capítulo 02 Os tecidos do corpo humano

Leia mais

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O que é usado para curar e promover a saúde pode ter efeito contrário sem orientação médica ou farmacêutica. Todo medicamento, por mais simples que pareça, pode

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

ideias simples para inserir na sua rotina

ideias simples para inserir na sua rotina 14 ideias simples para inserir na sua rotina Alcançar o peso ideal pode ser um grande desafio, independente de quantos quilos você gostaria de perder. No entanto, tomar um passo de cada vez e fazer algumas

Leia mais

Alimentação de atletas de aventura

Alimentação de atletas de aventura Alimentação de atletas de aventura A alimentação de um atleta de aventura acontece dia-a-dia e não só durante a prova. Cada etapa da dieta é responsável diretamente pela performance do atleta. E pode fazer

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador AUGUSTO BOTELHO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador AUGUSTO BOTELHO PARECER Nº, DE 2005 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 124, de 2005, que altera o art. 2º da Lei nº 9.965, de 27 de abril de 2000, que restringe a venda de esteróides

Leia mais

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no SISTEMA ENDÓCRINO Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são substâncias químicas que equilibram

Leia mais

Introdução à Nutrição

Introdução à Nutrição Introdução à Nutrição Professora: Rafaela Rosa Nutricionista CRN3 28448 Profissional de Educação Física CREF 2193 G/MS Pós- graduada em Fisiologia do Exercício Pós Graduanda em Alimentos Funcionas aplicados

Leia mais

SUA SAÚDE AGORA.

SUA SAÚDE AGORA. Você está tentando emagrecer faz alguns meses. Entrou na academia, jura que está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não se mexe do lugar ou, no pior dos cenários, está apontando para

Leia mais

OBSERVAÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES PELOS PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS EM UMA ACADEMIA

OBSERVAÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES PELOS PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS EM UMA ACADEMIA OBSERVAÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES PELOS PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS EM UMA ACADEMIA Allison Lucena Vilar 1 ; Rodrigo Cordeiro de Medeiros 2 1 Faculdade Maurício de Nassau, allisonlucena_@hotmail.com

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele Goji berry ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico O fruto ainda diminui as celulites, tem ação anticancerígena e previne doenças cardiovasculares Matéria publicada em 30 de Setembro de 2014

Leia mais

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e SISTEMA EXCRETOR 1 Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e extremamente tóxica para as células, esmo em

Leia mais

BÔNUS 20 ALIMENTOS EMAGRECEDORES DO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO DIETA DAS SOPAS

BÔNUS 20 ALIMENTOS EMAGRECEDORES DO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO DIETA DAS SOPAS BÔNUS 20 ALIMENTOS EMAGRECEDORES DO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO DIETA DAS SOPAS Seja bem-vinda ao bônus especial 20 Alimentos Emagrecedores Você vai conhecer, a partir de agora, o poder dos alimentos emagrecedores.

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Junho/2018 A importância da boa alimentação Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

SUPLEMENTOS ALIMENTARES x CONSUMO

SUPLEMENTOS ALIMENTARES x CONSUMO Graduado em Nutrição UnB (2001) Especialista em Nutrição Esportiva Univ. Gama Filho (2007) Sócio-proprietário da Clínica 449 Ponto de Estágio Curricular UnB desde 2011 Praticante de Corrida de Rua e Triatlo

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 2º ano Portefólio de Psicopatologia Ana Carrilho- 11ºB

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 2º ano Portefólio de Psicopatologia Ana Carrilho- 11ºB Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 2º ano Portefólio de Psicopatologia Ana Carrilho- 11ºB Este trabalho sobre Doping enquadra-se no modulo 4- comportamentos aditivos; O doping é uma droga,

Leia mais

Glândulas exócrinas e endócrinas

Glândulas exócrinas e endócrinas Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas Tipos de Glândulas Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.ex: Glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas,...

Leia mais

Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book.

Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book. Olá, BEM VINDO Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book. Sou empreendedor digital e um estudioso da ciência nutricional e das formas de se ter uma saúde

Leia mais

7FATORES queprovocam acalvìcie

7FATORES queprovocam acalvìcie 7FATORES queprovocam acalvìcie COVER 1500W X1950HPX. 5W X6.5HIN. PORQUEAQUILOQUEVOCÊCOMEPODEESTAR PORTRÁSDAPERDADECABELO 1 - Dietas que bloqueiam nutrientes Dietas aparentam ser sempre boas, afinal, perder

Leia mais

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira!

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! Muitas pessoas não comem (ou não comiam) a berinjela devido seu sabor amargo, e eu sou um exemplo,

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em

Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em Receitas Para Dieta Dietas são regimes alimentares feitos com o intuito de perder, manter ou até mesmo ganhar peso. Normalmente dietas são usadas em conjunto com a prática de exercícios físicos para se

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2009

PROJETO DE LEI N o, DE 2009 PROJETO DE LEI N o, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção) Acrescenta dispositivos a Lei nº 11.343/2006, no que toca a esteróides androgênicos ou peptídeos anabólicos, na forma desta lei. O Congresso Nacional

Leia mais