tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular"

Transcrição

1 tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular

2 Comprar quilos e quilos de frango e batata doce. Eis a solução que você estava procurando para ganhar massa muscular. #Sóquenão. Apesar de ser uma alternativa um tanto importante, não deve ser única. O que quero dizer com isso é: a alimentação não ajuda a crescer sem os exercícios e os exercícios físicos não geram resultado sem alimentação. Um completa o outro. Há diferenças genéticas que influenciam no crescimento e fortalecimento dos músculos. Se você tem um biotipo que demonstra facilidade em definir o tônus muscular, o que normalmente acontece com homens devido a quantidade do hormônio testosterona, ganhar massa muscular sem a dieta adequada pode até funcionar com a prática de exercícios físicos que estimulem isso, mas o resultado pode ser muito melhor com uma alimentação adequada. Digo o mesmo para aquelas pessoas que encontram dificuldade em conseguir massa muscular. Apostar na alimentação associada à prática de exercícios que trabalham a contração muscular é ter o corpo mudando numa velocidade consideravelmente mais rápida. Eu preparei esse material com o objetivo de orientar quem está sem ideia de como começar, não sabe como funciona o processo de ganho de massa ou já usou algumas tentativas, mas não conseguiu atingir o objetivo. A proposta é munir vocês de informações sobre atitudes (treino, comportamento e alimentação) que influenciam no crescimento muscular. Uma boa leitura!

3 É uma informação óbvia, mas que você precisa entender como acontece para compreender o seu próprio corpo. Quando fazemos um treino localizado, como a musculação, há uma micro ruptura no músculo que está sendo contraído. Depois disso, o corpo entende que devemos recuperar as fibras e entra em processo de cicatrização. É aí que o músculo cresce. Portanto, o que não se machuca não precisa ser cicatrizado e, consequentemente, não cresce. Então, mexa-se! Não imagine que uma caminhada no parque ou um passeio uma vez na semana na academia vai te fazer crescer. Quando o assunto é treino, há algumas coisas que você pode fazer para acelerar esse processo se quer ganhar massa muscular satisfatoriamente, mas isso quem deve orientar é um profissional especialista, como personal trainers.

4 Há muita especulação em cima dos carboidratos não integrais (coitados), mas, apesar de serem prejudiciais se consumidos na quantidade errada, para quem sabe a dose certa e está buscando energiapara ganhar massa muscular eles são fundamentais. Dietas para conseguir músculos normalmente são hipercalóricas com carboidratos presentes, pois eles fornecem com maior velocidade a energia que os músculos precisam. Por isso, carboidratos em falta diminuem os estoques de energia o que pode levar à fadiga precoce e ao desgaste físico e emocional, ou seja: menos disposição para treinar e fazer o corpo crescer, além da diminuição na eficiência do processo de perda de gordura. PORÉM, o consumo excessivo pode favorecer o acúmulo de gordura no adômem, provocar alterações hormonais e, até mesmo, a facilitar a entrada de doenças crônicas como a diabetes. O carboidrato é encontrado no ovo, macarrão, pão, arroz, em biscoitos, queijos brancos, carnes magras (cozidas ou assadas) e raízes (mandioca, batata), mas não adianta saber onde encontrá-los se você não sabe a hora certa, o tipo (integral ou tradicional) e a quantidade de consumir. O Nutricionista é quem determina isso num plano alimentar, depois de avaliar todas as condições do paciente.

5 Não a toa, as proteínas são as queridinhas dos grupos marombas. Extremamente necessárias, elas fazem uma diferença enorme para a evolução do ganho de massa porque são responsáveis pela formação e reparação das fibras musculares - aquelas que foram perdidas durante o treino. Proteínas são compostas por uma combinação de aminoácidos e alguns deles contribuem para a contração muscular. As de origem animal (frango, carne bovina) são consideradas as mais eficazes para os músculos, mas é preciso ter cuidado na hora de escolher o que incluir no cardápio, pois muitas podem vir recheadas de gordura saturada e colesterol. E que tem a indicação mais adequada é, mais uma vez, o nutricionista. As fontes de proteína são carnes em geral (aves, suína, bovina), ovos, leites e seus derivados, pescados, suplementos, leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha), quinoa, entre outras.

6 Nem sempre há necessidade de incluir suplemento na dieta de alguém que quer ganhar massa muscular. Tudo depende das condições físicas e genéticas da pessoa e do quanto ela se mantém determinada com aquilo. Uma dieta boa, aliada ao treino certo, pode não precisar de suplementação se essa pessoa tiver um metabolismo acelerado. Já quem tem aparência magra, tem facilidade de perder peso, o suplemento pode ser essencial. Há aqueles, também, que querem mesmo marombar e, mesmo com os músculos aparentes, fazem uso de suplementos para crescer mais ainda. Quem quer potencializar o processo, dar um gás, o suplemento ajuda muito, mas não adianta querer começar querendo tomar tudo. A mistura Whey Protein, BCAA (aminoácidos), hipercalórico não precisa a princípio. Quem está começando deve ir para o básico. Um shake de Whey Protein e um BCAA, por exemplo. Se for muito magro, pode ser um BCAA e um hipercalórico. A escolha vai depender da avaliação de um nutricionista esportivo, até porque há uma grande variação de suplemetos. O que eu faço questão de frisar é: jamais tome suplemento sem orientação de um profissional da saúde.

7 A água é essencial tanto no processo de emagrecimento, quanto para ganhar massa muscular. Ela garante o bom funcionamento dos rins e bexiga, que são responsáveis pela eliminação das toxinas do corpo, e auxilia na digestão e na absorção, o que contribui para o processo de ganho de massa muscular, principalmente para quem toma suplementos. E por falar em suplementos, se você quer contar com a ajuda dele para ganhar massa muscular, vai precisar consumir mais água que aqueles tradicionais dois litros por dia. A quantidade muda conforme o tipo de exercício que é praticado, qual o suplemento que vai ser escolhido e o peso de cada pessoa. Quem toma suplemento e faz atividade física necessita beber mais ainda. Para isso, levamos em consideração: o peso, a duração da atividade e onde que a atividade é feita. As pessoas que fazem atividade ao ar livre (ciclismo, corrida, ou atividade exposta a luz solar), por exemplo, precisam beber uma quantidade de água diferente das que treinam em academias. Então, aquela ideia de que beber dois litros de água por dia é o suficiente não funciona para todos.

8 A pessoa acha que na academia é que o corpo está crescendo. Aí vai lá na academia e passa três horas treinando. Agora eu vou marombar! Não, não. Isso não funciona. No treino você está rompendo as fibras musculares, mas é nos outros horários, principalmente à noite, que o músculo está aumentando de tamanho. Exagerar não faz você ficar mais forte, muito pelo contrário. Passada a primeira hora de treino intenso, os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse que estimula o acúmulo de gordura) aumentam. O corpo também libera cortisol quando dormimos pouco. Isso favorece a perda de massa muscular e o ganho de gordura. Durante o sono o corpo produz o hormônio do crescimento (GH) e faz a síntese proteica, que é um processo essencial para o ganho de massa muscular. Por esses motivos que o descanso é extremamente necessário para quem busca hipertrofiar. Para quem está nesse processo, os minerais são indispensáveis, pois, como a maioria, é antioxidante. Eles ajudam a minimizar danos musculares causados pelos radicais livres. Além disso, minerais como magnésio, cálcio, potássio e sódio são responsáveis pela contração muscular. Na falta de qualquer um desses, pode haver cãibras ou fadiga muscular aguda, que provocam a diminuição na performance.

9 Atendimento no consultório de nutrição 'Omar de Faria' no Vista Shopping, sala 1302 (Rua das Figueiras, Lote 7 - Águas Claras/DF); Atendimento clínico esportivo na Golden Clinic (Edifício Júlio Adnet - Quadra Asa Sul/DF); Atendimento clínico esportivo em estética na Academia Select Fitness (Beverly Hills Plaza - Águas Claras/DF) Bacharel em Nutrição pela Universidade Católica de Brasília, em 2010; Pós graduado em Nutrição Clínica em Estética pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Gestão em Saúde, em 2013; Pós graduando em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria omarnutricionista Este material foi desenvolvido pela BSBCONNECT

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Palavra-chave: Ganhar massa muscular Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Quando inicia os treinos e toma a decisão de começar uma rotina saudável que visa a melhoria do corpo, sempre

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS Antes de falar sobre os 4 melhores suplementos é importante falar sobre alguns assuntos antes.

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas.

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Confira! Muitas dietas pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS VEJA O VÍDEO ORIGINAL Ter um bumbum bem grande, torneado e redondinho faz com que qualquer roupa

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Glicinatos, porque usa-los?

Glicinatos, porque usa-los? Glicinatos, porque usa-los? Benefícios da Glicina Sendo um dos aminoácidos mais versáteis, a glicina é indispensável para uma série de processos metabólicos; níveis adequados do aminoácido estão associados

Leia mais

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR O QUE É? Os suplementos vão muito além do mundo esportivo, sendo qualquer substância que venha a suprir necessidades de nutrientes no organismo,

Leia mais

Alimentação de atletas de aventura

Alimentação de atletas de aventura Alimentação de atletas de aventura A alimentação de um atleta de aventura acontece dia-a-dia e não só durante a prova. Cada etapa da dieta é responsável diretamente pela performance do atleta. E pode fazer

Leia mais

SUA SAÚDE AGORA.

SUA SAÚDE AGORA. Você está tentando emagrecer faz alguns meses. Entrou na academia, jura que está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não se mexe do lugar ou, no pior dos cenários, está apontando para

Leia mais

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos

Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos Não devemos basear a nossa alimentação em suplementos vitamínicos 2018-06-06 17:06:52 O consumo de vitaminas é crucial à sobrevivência, uma vez que auxiliam vários processos do nosso corpo e são fundamentais

Leia mais

Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar!

Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar! Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar! Lipomax Shake é um suplemento alimentar nutricional, polissacarídeo com vitamina C. As capsulas do Lipomax, promete absorver gordura dos alimentos

Leia mais

10 passos infalíveis para perder peso. Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740

10 passos infalíveis para perder peso. Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740 6 7 5 8 4 9 3 2 10 passos infalíveis para perder peso 10 1 Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740 TOME A DECISÃO...4 SAIBA ONDE VOCÊ ESTÁ E PARA ONDE QUER IR...5 PLANEJE-SE...6 TENHA UM COACH...7 NÃO SINTA FOME...8

Leia mais

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS.

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. Arroz Integral Uma das variedades preferidas pelas pessoas adeptas de um estilo de vida saudável, o arroz integral é muito nutritivo.

Leia mais

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais.

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. Com mais de uma década de existência, e mais de 200 produtos no mercado, a MEDIERVAS teve como ponto

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais,

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, as alterações no organismo, os critérios para janelas

Leia mais

EmagrecerESerFitness.com/MetodoEmagrecer17

EmagrecerESerFitness.com/MetodoEmagrecer17 1 Conteúdo Aviso Legal... 3 O segredo da dieta para emagrecer que funciona e nunca mais engordar... 4 Dica 1 - Divida sua dieta em ciclos... 5 Dica 2 - Coma muita proteína... 6 Dica 3 - Tomar um café da

Leia mais

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira!

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! Muitas pessoas não comem (ou não comiam) a berinjela devido seu sabor amargo, e eu sou um exemplo,

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação

Leia mais

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS A 100% FEDERAL WHEY DA FEDERAL NUTRITION É UM SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ DE FÁCIL DIGESTÃO, FORMULADO COM PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água.

Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. Sumário 7 SUPER DICAS DE COMO EMAGRECER RÁPIDO PARA O VERÃO... 1. Evite fazer dietas restritivas. 2. Comer bem. 3. Fazer caminhada. 4. Beba água. 5. Corte o açúcar. 6. Evite o consumo de alimentos industrializados.

Leia mais

Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias. Em que consiste a dieta do ovo cozido?

Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias. Em que consiste a dieta do ovo cozido? Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias Emagrecer rápido e com saúde é o desejo de muitas pessoas, não é verdade? E a dieta do ovo cozido pode ser a verdadeira solução se você está

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO Este guia prático visa uma busca rápida, para você saber qual a alimentação correta antes, durante e após um treino. O tipo de atividade, a duração e a intensidade

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

12 maneiras para perder peso sem ir à academia

12 maneiras para perder peso sem ir à academia 12 maneiras para perder peso sem ir à academia Nem todo mundo tem tempo de ir à academia e isso pode desanimar muita gente que deseja perder peso. É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Receitas Para Suplementa

Receitas Para Suplementa Receitas Para Suplementa Os melhores suplementos para ganhar massa não são exóticos, novos ou caros. Eles já existem há anos para quem quer ganhar massa, e são vendidos como milagrosos, únicos, cada um

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso!

Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso! Tudo sobre BCAA (Branch-Chain Amino Acids) - Uma análise científica além da minha opinião e sugestão de uso! Aminoácidos ramificados são três os essenciais: leucina, isoleucina e valina, cuja função no

Leia mais

Cardápios Hipertrofia

Cardápios Hipertrofia Cardápios Hipertrofia Estas informações são meramente educativas e deve sempre procurar um profissional qualificado para fazer um acompanhamento personalizado às suas necessidades. Os cardápios podem ser

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vida, emagrecimento e estética. Meu papel é fazer a diferença

Leia mais

ZINCO. Papel no organismo

ZINCO. Papel no organismo ZINCO Ter uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque: o zinco. "Esse mineral é essencial para que nosso corpo

Leia mais

BÔNUS 20 ALIMENTOS EMAGRECEDORES DO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO DIETA DAS SOPAS

BÔNUS 20 ALIMENTOS EMAGRECEDORES DO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO DIETA DAS SOPAS BÔNUS 20 ALIMENTOS EMAGRECEDORES DO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO DIETA DAS SOPAS Seja bem-vinda ao bônus especial 20 Alimentos Emagrecedores Você vai conhecer, a partir de agora, o poder dos alimentos emagrecedores.

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

ideias simples para inserir na sua rotina

ideias simples para inserir na sua rotina 14 ideias simples para inserir na sua rotina Alcançar o peso ideal pode ser um grande desafio, independente de quantos quilos você gostaria de perder. No entanto, tomar um passo de cada vez e fazer algumas

Leia mais

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento ALBUMINA Proteína do ovo como suplemento INTRODUÇÃO Composto 100% natural, obtido da pasteurização e da secagem instantânea da clara de ovo, sem qualquer tipo de conservantes. A proteína é o elemento fundamental

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

SAÚDE E PERFORMANCE. Darlan Souza. Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo O MELHOR PARA O SEU ESPORTE

SAÚDE E PERFORMANCE. Darlan Souza. Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo O MELHOR PARA O SEU ESPORTE SAÚDE E PERFORMANCE Darlan Souza Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo Pessoal, tudo bem! Criamos esse guia para facilitar seus

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

O que são nutrientes?

O que são nutrientes? Os nutrientes O que são nutrientes? São substâncias utilizadas pelo metabolismo do organismo essenciais ao seu funcionamento; Os alimentos contêm nutrientes que o organismo não consegue sintetizar, assim

Leia mais

Evolução dos Cardápios na Alimentação Escolar de SP

Evolução dos Cardápios na Alimentação Escolar de SP SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno Evolução dos Cardápios na Alimentação Escolar de SP Viviane Piatecka

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

Aviso Legal. Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar.

Aviso Legal. Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar. Aviso Legal Todas as dicas e conceitos apresentados neste livro têm como objetivo apenas informar e educar. Este livro foi disponibilizado com esse único objetivo e não tem intenção nenhuma de servir como

Leia mais

Artigo 1 - Detalhes. Título: Desafio: aprenda como engordar em uma semana (batata) 2 Como engordar com saude 3 Dieta para engordar rapido

Artigo 1 - Detalhes. Título: Desafio: aprenda como engordar em uma semana (batata) 2 Como engordar com saude 3 Dieta para engordar rapido Artigo 1 - Detalhes Título: Desafio: aprenda como engordar em uma semana (batata) URL Pretendida: Keyword Foco: Keywords Secundárias: Keywords Sinônimos: aprenda-como-engordar-uma-semana Como engordar

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Matéria publicada em 19 de Novembro de 2014 O diabetes é

Leia mais

A FH e eu. Hipercolesterolemia. Familiar

A FH e eu. Hipercolesterolemia. Familiar A FH e eu Hipercolesterolemia Familiar Viver com FH Quem tem pode crescer como qualquer outra pessoa e ter uma vida Saudável Só há umas coisas que temos de ter em atenção. Vamos então ver mais de perto

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR Autores: ASEVEDO, F. M.; MARIN, T. Resumo: O presente estudo teve como objetivo

Leia mais

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas,

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes Essas folhas devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas e fornecem vitaminas, minerais e outros componentes importantes

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela ALIMENTOS E NUTRIENTES 8º ano Profª Daniela Os alimentos como veículos de nutrientes É Importante sabermos diferenciar o significado de alimento do nutriente. Alimentos são os produtos que ingerimos. Nutrientes

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA.

Parte 2 do programa 5 HORAS PARA O SEU CORPO. NÃO EXISTE NADA SAUDÁVEL QUE IRÁ ACELERAR SEUS RESULTADOS ALÉM DE DISCIPLINA E SEGUIR O PROGRAMA. Este programa gratuito que irá ajudar você a conquistar o corpo que deseja faz parte de uma série de 3 etapas. A primeira etapa foi gravada em vídeo, mas devido a baixa qualidade, resolvemos fazer o mesmo

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

Nutricionista Bruna Maria Vieira

Nutricionista Bruna Maria Vieira Suporte Nutricional à Pacientes Neurológicos Nutricionista Bruna Maria Vieira Alimentação Saudável É o equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL Nº de Empresário Nome completo: Data: Telefone: e-mail: Data de nascimento: Idade: Sexo: Feminino Consome algum suplemento nutricional? Se sim, quantos? Sim Masculino Não Por

Leia mais

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Principais substâncias presentes na matéria viva Carboidratos 1 a 2% Sais minerais 1% Proteínas 10 a 15% Lipídios 2 a 3% Água 75 a 85% Composição

Leia mais

Orientações gerais para começar a perder peso

Orientações gerais para começar a perder peso Orientações gerais para começar a perder peso 1. Cardápio variado saúde; Refeições variadas garantem o consumo de todos os nutrientes necessários à boa As refeições principais devem conter, em quantidades

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

OS 5 ERROS NA PERDA DE GORDURA P O R A L E F C A R D O Z O

OS 5 ERROS NA PERDA DE GORDURA P O R A L E F C A R D O Z O OS 5 ERROS NA PERDA DE GORDURA P O R A L E F C A R D O Z O O SEU MERECE MUITO CORPO MAIS APROVEITE AO MAXIMO O SEU GUIA BASICO QUEM É ALEF CARDOZO? Opa, eae td bem? Me chamo Alef Cardozo, Sou Nutricionista

Leia mais

EmagrecerEserFitness.com/MetodoEmagrecer17

EmagrecerEserFitness.com/MetodoEmagrecer17 Conteúdo Aviso Legal... 3 1 Saiba qual é o seu peso ideal... 5 2 Defina quantas calorias você precisa por dia... 9 3 Monte a sua dieta em 3 passos... 12 Passo 1 Escolha os alimentos certos... 12 Passo

Leia mais

Conheça O Método Comprovado Para Perder de 5 a 10 kg em 21 Dias

Conheça O Método Comprovado Para Perder de 5 a 10 kg em 21 Dias Sumário 1 - Beber Muitos Líquidos Durante o Dia... 4 Liberado... 4 Proibido... 4 2 - Invista em um prato equilibrado e variado... 5 3 - Dormir Bem... 5 Benefícios... 6 4 - Adeus Gordura Trans... 6 Evite...

Leia mais

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N :

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : Ficha técnica SEMENTE DE CHIA REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171286346. EMBALAGEM: Plástica, metálica e papel. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

Dietas restritivas e alimentos milagrosos durante o tratamento do câncer: fique fora dessa!

Dietas restritivas e alimentos milagrosos durante o tratamento do câncer: fique fora dessa! Dietas restritivas e alimentos milagrosos durante o tratamento do câncer: fique fora dessa! Orientações aos pacientes 1 1ª Edição 2018 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/Ministério

Leia mais

EmagrecerESerFitness.com/FormulaBarrigaDefinida

EmagrecerESerFitness.com/FormulaBarrigaDefinida 1 2 Conteúdo Aviso Legal... 4 Como Perder A Barriga De Vez?... 5 Passo 1... 6 Passo 2... 7 Passo 3... 8 Passo 4... 9 Passo 5... 9 Recapitulando então...... 10 *Dica especial*... 11 Então...... 12 3 Aviso

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book.

Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book. Olá, BEM VINDO Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book. Sou empreendedor digital e um estudioso da ciência nutricional e das formas de se ter uma saúde

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

Alimentação com Saúde e Diversão. Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado!

Alimentação com Saúde e Diversão. Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado! Alimentação com Saúde e Diversão Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado! Diz o ditado que A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA. É por isso que uma de nossas primeira iniciativas é a de ajudar as

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO

PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO INTRODUÇÃO OBJETIVO Investigar os hábitos alimentares dos brasileiros que trabalham fora, durante o período de trabalho, comparando trabalhadores

Leia mais

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força.

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força. ISO WHEY É MAIS definição muscular e força. ISO WHEY é um suplemento hiperproteico desenvolvido a partir das proteínas isoladas do soro do leite (WPI) de alto valor biológico. Fornece um excelente aporte

Leia mais

Emagrecimento Relâmpago. Resultados de 1 Ano de Academia em 5 Semanas

Emagrecimento Relâmpago. Resultados de 1 Ano de Academia em 5 Semanas Emagrecimento Relâmpago Resultados de 1 Ano de Academia em 5 Semanas Emagrecimento Relâmpago 1 ano de academia em 5 semanas! Com o programa Você vai saber tudo de Como Emagrecer Correndo, e alem de ganhar

Leia mais

HIPERTROFIA: UM GUIA PARA QUEM QUER ALCANÇÁ-LA COM SUCESSO

HIPERTROFIA: UM GUIA PARA QUEM QUER ALCANÇÁ-LA COM SUCESSO HIPERTROFIA: UM GUIA PARA QUEM QUER ALCANÇÁ-LA COM SUCESSO 03 Introdução 05 Qual é o tipo de treino ideal? 12 Como a alimentação pode ajudar? 24 Qual suplemento tomar? 29 Conclusão 31 Sobre a Max Titanium

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Manual completo sobre o ganho de massa muscular

Manual completo sobre o ganho de massa muscular Manual completo sobre o ganho de massa muscular Tudo que você precisa saber sobre o ganho de massa muscular Sobre o autor Empreendedor digital e apaixonado por esportes, de família simples e com valores

Leia mais

Confira entrevista e veja as dicas do personal para obter um melhor resultado aliando o treino a uma alimentação saudável:

Confira entrevista e veja as dicas do personal para obter um melhor resultado aliando o treino a uma alimentação saudável: Pablo Shock formou-se em Educação Física pela Faculdade Social da Bahia. Tem experiência em atividades físicas e artes marciais e, atualmente, trabalha como Preparador Físico e Personal Trainer. Entre

Leia mais

SUL MINAS INGREDIENTES

SUL MINAS INGREDIENTES MINAS INGREDIENTES CATÁLOGO SUPLEMENTOS ALIMENTARES A linha NOS é produzida com matérias primas selecionadas de fabricantes internacionais qualificados e reconhecidos. Os produtos são enquadrados em uma

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

Chá de cavalinha para que serve? Emagrece? Emagreça 4 a 5kg por mês.

Chá de cavalinha para que serve? Emagrece? Emagreça 4 a 5kg por mês. Chá de cavalinha para que serve? Emagrece? Emagreça 4 a 5kg por mês. Chá de cavalinha para que serve? Você já se perguntou? Quero Dieta irá te responder! Ele serve para emagrecer queimando a gordura e

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO Por Alexandra Morassutti 2 SUMÁRIO 3 4 5 7 8 Alimentos que não podem faltar durante a gestação Por você e pelo bebê: coma o necessário durante a gravidez

Leia mais

CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS

CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS CARDÁPIO DIETA QUEBRA GORDURA SECAR 8 KG MÊS Esse é o cardápio da Dieta Quebra Gordura para emagrecer até 8 quilos em um mês! Se você quiser saber todas as dicas sobre a dieta está aqui DIETA QUEBRA GORDURA

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

Transcrição manual de vídeos

Transcrição manual de vídeos Transcrição manual de vídeos 1. PAGAMENTO R$ 1,00 a cada 100 palavras transcritas, pagamento por pacote, mínimo de 4500 palavras, ou R$ 45,00. Demanda necessária para o primeiro mês de trabalho: no mínimo

Leia mais