A GESTÃO DE PROJETOS. Marcelo Amaral, D.Sc.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A GESTÃO DE PROJETOS. Marcelo Amaral, D.Sc."

Transcrição

1 A GESTÃO DE PROJETOS Marcelo Amaral, D.Sc.

2 Objetivo e Temas Objetivo - apresentar uma visão sintética sobre a metodologia convencional de gestão de projetos. Temas/Estrutura 1- A Gestão, o Ciclo de Vida e o Contexto 2- As Áreas de Conhecimento 3- A Metodologia de Gestão 4- A Central de Gestão de Projetos

3 Temas 1- A Gestão, o Ciclo de Vida e o Contexto 2- As Áreas de Conhecimento 3- A Metodologia de Gestão 4- A Central de Gestão de Projetos

4 Definição O projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único (DUNCAN, 1996, 4). O projeto é um processo temporário para entregar uma ou poucas unidades de um único produto ou serviço com recursos limitados (GELES et al., 2000: 92). Os projetos podem ser organizados em um programa ou divididos em componentes menores, chamados de subprojetos.

5 Definição Temporários - Têm começo e fim bem definidos, é finito, independente de ser curto ou longo. O fim do projeto ocorre quando os seus objetivos são alcançados ou quando não poderão mais ser atingidos. Único - Significa que o produto ou serviço produzido é diferente de todos os outros, mesmo que seja algo que semelhante a outros produtos, pois a presença de fatores repetitivos não muda a característica de unicidade do esforço global.

6 Projetos x Atividades Continuadas O trabalho dentro das organizações é executado por pessoas, restringido por recursos limitados, planejado, executado e controlado. As operações continuadas, quando atingem seus objetivos, criam um novo grupo de objetivos e o trabalho continua.

7 A Gestão de Projetos É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para organizar as atividades. Visando atingir ou exceder as necessidades e expectativas das partes envolvidas quando aos resultados do projeto. Envolve o equilíbrio entre demandas concorrentes, como escopo, prazo, custo e qualidade, além de diferentes expectativas e necessidades concretas das partes envolvidas.

8 O Ciclo de Vida do Projeto Define o trabalho técnico a ser realizado em cada fase e quais recursos estarão envolvidos. Determina os procedimentos de transição para o ambiente de operação continua (hands-off). É preciso distinguir o ciclo de vida do projeto do ciclo de vida do produto.

9 Exemplo: Construção Civil 1. Viabilidade - Envolve a formulação do projeto, estudos de viabilidade, formulação e aprovação da estratégia, e tomada a decisão de continuidade. 2. Planejamento e projeto Envolve o projeto básico, o custo e cronograma, as condições contratuais, e o planejamento detalhado. 3. Produção - Fabricação, entrega, obras civis, instalação e teste. 4. Adaptação e lançamento do produto - Onde as instalações são colocadas em plena operação.

10 Exemplo: Software modelo espiral com 4 ciclos inseridos em 4 quadrantes 1. Ciclo de prova de conceito (proof-of-concept) - Onde é capturado os requerimentos de negócio, definido os objetivos, produzido o desenho conceitual do sistema, construída a prova, produzidos os planos de teste de aceitação, conduzida as análises de risco e feitas as recomendações. 2. Ciclo de implementação - Onde se produz os requerimentos do sistema, define-se objetivos para a primeira implementação, produz-se o desenho lógico do sistema, projeta-se e constrói a primeira implementação, produz-se planos de teste do sistema, avalia-se e faz-se recomendações.

11 Exemplo: Software modelo espiral com 4 ciclos inseridos em 4 quadrantes 3. Segundo ciclo de implementação - Onde se produz os requerimentos dos subsistemas, define-se os objetivos para a segunda implementação, produz-se o desenho físico do sistema, constrói-se a segunda implementação, produz-se os planos de teste do sistema, avalia-se e fazse recomendações. 4. Ciclo final - Onde completa-se os requerimentos, produz-se o desenho final do sistema, constrói-se a implementação final, e conduz-se os testes de unidade, de subsistema, de sistema e de aceitação.

12 O Contexto do Projeto Habilidades gerenciais Contabilidade e finanças, marketing e vendas, P&D, fabricação e distribuição; planejamento; estruturas organizacionais e administração de pessoal; gerência das relações de trabalho. Habilidades genéricas Liderança, influência na organização, capacidade de comunicação e capacidade de negociação e de solução de problemas.

13 O Contexto do Projeto A cultura da organização também influência o projeto. Uma organização com cultura empreendedora pode ser mais favorável ao desenvolvimento de uma equipe que propõe uma abordagem não usual ou de alto risco. Um gerente de projeto com estilo participativo seja capaz de encontrar problemas numa organização hierárquica rígida.

14 Temas 1- A Gestão, o Ciclo de Vida e o Contexto 2- As Áreas de Conhecimento 3- A Metodologia de Gestão 4- A Central de Gestão de Projetos

15 A Gestão das Áreas de Conhecimentos A gestão de projetos pode ser entendida como a gestão de diversos aspectos, o que envolve a uma série de conhecimentos como: escopo, integração, custo, tempo, risco, qualidade, recursos humanos, comunicação, aquisições e outros.

16 A Gestão do Escopo Definir e controlar o que está ou não incluído no projeto, tendo em vista a elaboração progressiva das características do produto. Quando adequadamente definido, o escopo do projeto deve permanecer constante, ainda que os detalhes do produto possam ser alterados. Abrange os processos para assegurar que no projeto esteja contemplado todo o trabalho necessário para atingir de forma bem sucedida o objetivo almejado.

17 A Gestão do Escopo Os principais processos são: 1) Iniciação - É comprometimento da a organização com o início do projeto ou de sua a próxima fase. 2) Planejamento É o desenvolvimento de uma declaração escrita do escopo como base para decisões futuras do projeto. 3) Detalhamento - É a subdivisão dos principais subprodutos do projeto em componentes menores. 4) Verificação - É a formalização da aprovação do escopo. 5) Controle de mudanças.

18 A Gestão do Tempo Relacionada os processos necessários para assegurar que o projeto seja implementado no prazo previsto.

19 A Gestão do Tempo Os processos principais são: 1) A definição de quais atividades específicas devem ser realizadas para se produzir os diversos subprodutos. 2) O seqüenciamento das atividades para identificar e documentar as relações de dependência. 3) A estimativa de duração das atividades para estimar o período de tempo necessário para a implementação. 4) O desenvolvimento do cronograma, para analisar a seqüência, a duração e os requisitos de recursos; 5) O controle do cronograma, para controlar as mudanças no cronograma

20 A Gestão do Custo Refere-se aos processos necessários para assegurar que as atividades sejam realizadas dentro do orçamento aprovado. Deve considerar os efeitos das decisões do projeto no custo final do produto, como, por exemplo, limitar o número de revisões visando reduzir os custos.

21 A Gestão do Custo Os principais processos são: 1) Planejamento dos recursos - Para determinar quais recursos (humanos, materiais e tecnológicos) e suas quantidade serão necessárias. 2) A estimativa dos custos da utilização destes recursos ao longo do processo. 3) A preparação do orçamento - Para alocar as estimativas de custos aos itens. 4) O controle dos custos - Para realizar a verificação de conformidade e controlar as mudanças no orçamento.

22 A Gestão de Risco Inclui os processos envolvidos na identificação, análise e resposta aos riscos do projeto, buscando a maximização dos resultados de eventos positivos e minimização das conseqüências de eventos negativos.

23 A Gestão de Risco Os processos principais são: 1) A identificação - Listar quais os riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentar as características de cada um. 2) A quantificação - Avaliar os riscos e suas interações visando avaliar possíveis conseqüências. 3) O desenvolvimento das respostas - Visando definir as melhorias necessárias para o aproveitamento de oportunidades e respostas às ameaças. 4) O controle das respostas - Para responder à sua evolução no decorrer do projeto.

24 A Gestão da Qualidade Inclui os processos requeridos para garantir que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido. Entende-se que a qualidade é a totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de satisfazer necessidades, declaradas ou implícitas. É a necessidade de traduzir as necessidades implícitas em necessidades declaradas, através da gestão do escopo.

25 A Gestão da Qualidade Os principais processos são: 1) Planejamento - Visa identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma de satisfazê-los. 2) Garantia - Visa avaliar o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade. 3) Controle - Para monitorar os resultados específicos do projeto e determinar se eles estão de acordo com os padrões e identificar as formas para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.

26 A Gestão da Qualidade A abordagem da gestão da qualidade do PMBOK procura ser compatível com os padrões da ISO, com as abordagens recomendadas por Deming, Juran, Crosby e com o conceito de Gerência da Qualidade Total (TQM). A gestão moderna da qualidade complementa a moderna gestão do projeto, ambas reconhecem a importância de 4 pontos.

27 A Gestão da Qualidade 1) Satisfação do cliente - Que é entender, gerenciar e influenciar as necessidades do cliente, combinando conformidade com especificação (o que projeto deve produzir o que foi dito que ele produziria). 2) Prevenção ao invés de inspeção - Pois o custo de evitar erros é menor que o custo de corrigí-los. 3) Responsabilidade da gerência - Pois o sucesso exige a participação da equipe, mas a responsabilidade em alocar os recursos para se ter êxito é da gerência. 4) Processos dentro de etapas, como o ciclo planejar, fazer, checar e agir (plan-do-check-act) que tem similaridade com os processos de uma fase do projeto.

28 A Gestão dos Recursos Humanos Inclui os processos requeridos para possibilitar a participação efetiva das pessoas envolvidas. Os processos são: 1) Planejamento organizacional - Para identificar, documentar e designar as funções, relacionamentos e responsabilidades. 2) Montagem da equipe - Para alocar os recursos humanos necessários. 3) Desenvolvimento da equipe Visa desenvolver habilidades individuais e do grupo para melhorar o desempenho do projeto.

29 A Gestão das Comunicações Abrange os processos requeridos para garantir a apropriada coleta, distribuição, armazenamento e controle das informações do projeto.

30 A Gestão das Comunicações œ ŒŽœœ œ Œ Š œ œ Š Ž Š Ž Šœ Œ ž ŒŠ³äŽœ Ž œž Ž Ž Š Š³äŽœ Ž œœ Žœ Ž ŽŒŽ Žœ Ž Œ ž ŒŠ³äŽœ ŽŒŽœœ Šœ šžž ŽŒŽœœ Š Ž šžš Š³ šžš ŽŒŽœœ Š Ž Œ œœ œž ŽŒ œ ž ³ Šœ Š³äŽœ œš œ Š Šœ Š³äŽœ ŽŒŽœœ Šœ Š ŠŸ œ Ž Š ŽšžŠ Ž Š Ž ŽœŽ Ž Ž Š Ž œœž Š Šœ Š³äŽœ Ž ŽœŽ Ž šžž Œ ž Ž Š à œ Ž œ žš³ Ž ³ Ž Žœœ Ž ŽŸ œäžœ ŒŽ Š Ž Š œ Š Ÿ Ž Š Žž Ž œœž Š Š³äŽœ Š Š Š Š Š Œ Œ žœ Ž ž Š ŠœŽ ž Ž Ž

31 A Gestão de Aquisições Diz respeito aos processos necessários à obtenção de bens e serviços externos à organização executora.

32 A Gestão de Aquisições œ Œ Š œ ŒŽœœ œ œ Š Ž Š Ž Ž Ž Š šžž Œ Š Š Ž šžš Ž Š Š³ Œž Ž Š œ ŽšžŽ Ž œ ž Ž Ž ŒŠ œ ŽŒŽ Žœ Ž Œ Š œ Ž ³ Ž œ Šœ œš Ž œ Šœ Ž ŽŒ Ž Œ Ž Š Š Š ŒŠ Š ŒŠœ Œ Š³äŽœ Ž Ž³ ŒŠ Šœ Œ Ÿ Ž Œ Š³ Ž Ž³ Ž ŽŒŽ Žœ œœ Ž œ ŽŒŽ Žœ œ Š³ œ Œ Š œ œš Ž Ž Œ Š œ Ž ŠŒ Š Ž Œ œ ŽŒŽ Žœ ŒŽ Š Ž Œ Š Ž Š Ž šž Š Œ Š Œ ž Š Žœ ž³ Ž Ž œ Ž Ž Žœ

33 A Gestão da Integração Abrange os processos requeridos para assegurar que os diversos elementos do projeto estão adequadamente coordenados visando atingir os objetivos do projeto. Trata também da integração entre: o projeto e as operações continuadas da organização o escopo do produto e do escopo do projeto os subprodutos de diferentes especialidades funcionais a gestão das expectativas daqueles envolvidos no projeto (stakeholders), que podem ter visões e objetivos diferentes e conflitantes.

34 A Gestão da Integração Os principais processos de integração são: 1) Desenvolvimento do plano do projeto Para agregar os resultados dos outros processos de planejamento, construindo um documento coerente e consistente. 2) Execução do plano do projeto - Visa levar à cabo o projeto através da realização das atividades nele incluídas. 3) Controle geral de mudanças - Para coordenar as mudanças através do projeto inteiro.

35 Temas 1- A Gestão, o Ciclo de Vida e o Contexto 2- As Áreas de Conhecimento 3- A Metodologia de Gestão 4- A Central de Gestão de Projetos

36 A Metodologia Convencional Baseada nos padrões do PMI (PMBOK). Projetos podem ser decompostos em fases, que podem decompostas em processos, que por sua são definidos como uma série de atividades que geram um resultado.

37 Os Processos Processos são elementos discretos com interfaces bem definidas. Tipos de processos: 1) Processos da gestão de projetos - Relacionados com a descrição e a organização do trabalho do projeto. 2) Processos facilitadores ou orientados ao produto - Relacionados com a especificação e a criação do produto do projeto, e variam de acordo com o ciclo de vida e a área de aplicação. Devem ser realizados em paralelo aos processos da gestão.

38 A Interação entre Processos Existe uma interação, uma interdependência e uma sobreposição entre os processos. P.e.: o escopo do projeto não pode ser definido sem o conhecimento de como o produto deve ser criado. Cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos ou grupos de indivíduos, pode ocorrer pelo menos uma vez em cada fase do projeto e interagem com outros processos, criando relações de dependências.

39 A Gestão dos Processos A equipe de gestão deve identificar e gerenciar todos os processos que são necessários para assegurar o sucesso do projeto. O desempenho do projeto deve ser medido regularmente para se identificar as variações do plano visando evitar desperdício de recursos e tempo. P.e.: manter a data de término de uma atividade que está em atraso, pode requerer aumento da equipe ou a necessidade de horas extras, o que impacta o orçamento.

40 Os Processos de Gestão de Projetos Ž œž Š Š œ Ž ž œ Ž ŒŽœœ œ Œ Š³ œš Ž ŒŠ œž ž Ž ž ŠœŽ ŽŸŽ Œ Ž³Š Š Ž Š Ž Ÿ ŸŽ Š Ž Š Ž Š Ž ž ŽœšžŽ Š Ž Š Š Š Š Š Š œž Š œ Ž Ÿ œ šžž Ž Ž Š Š Ž œ ¹ Œ Š Ž ŽŒž³ Ÿ ŸŽ Œ Ž Š Žœœ Šœ Ž ŽŒž œ œ Š Š ŽŠ Š Š Ž Š Ž Ž ŠŸŠ Š³ Žœœ ŠœœŽ ž Š šžž Šœ Ž Šœ Žœ œž Š Šœ ŒŽ Š Ž Š Š Š ŠŒŽ Š³ Ž ž ŠœŽ Ž Ž ŒŽ Š Ž Š Š Š Š

41 Os Processos de Gestão de Projetos Os grupos processos que podem se confundir com as fases do projeto. Iniciação Controle Encerramento Planejamento Desenvolvimento

42 O Processo de Iniciação A repetição do processo de iniciação, na abertura de cada fase, auxilia a manter o projeto com o foco nas necessidades de negócio que justifica a sua existência e garante seja interrompido, caso tais objetivos não mais existam ou se o projeto tornou-se incapaz de satisfazêlos.

43 Os Processos de Planejamento Devem fornecer detalhes do trabalho a ser feito na fase corrente, para assegurar a correta execução, e fornecer ou melhorar a descrição do trabalho a ser desenvolvido nas fases seguintes (planejamento em ondas sucessivas). Estes processos de planejamento podem interagir várias vezes durante qualquer fase de um projeto e incluem 10 atividades, a saber:

44 Os Processos de Planejamento 1) Planejamento do escopo - Visa desenvolver uma declaração escrita do escopo, como base para futuras decisões no projeto. 2) Detalhamento do escopo - Subdivide os principais subprodutos do projeto em componentes menores e melhor gerenciáveis. 3) Definição das atividades - Identifica as atividades específicas que devem ser realizadas para produzir os diversos subprodutos. 4) Seqüenciamento das atividades - Identificar e documentar as dependências entre as atividades.

45 Os Processos de Planejamento 5) Estimativa da duração das atividades - Estima o trabalho e os prazos que serão necessários para completar as atividades individuais. 6) Desenvolvimento do cronograma - Cria o cronograma do projeto a partir da análise da seqüência das atividades, suas durações e as necessidades de recursos. 7) Planejamento dos recursos - Determina as pessoas, equipamentos e materiais necessários e as quantidades. 8) Estimativa dos custos - Desenvolve uma estimativa dos custos dos recursos necessários para completar as atividades do projeto.

46 Os Processos de Planejamento 9) Orçamento dos custos - Aloca a estimativa dos custos globais aos itens de trabalho individuais. 10) Desenvolvimento do plano do projeto - Agrega os resultados dos outros processos de planejamento construindo um documento coerente e consistente.

47 Os Processos de Planejamento Planejamento do Escopo Detalhamento do Escopo Definição das Atividades Planejamento dos Recursos Seqüência das Atividades Estimativa de Duração Estimativa dos Custos Desenvolvimento do Cronograma Orçamento dos Custos Desenvolvimento do Plano do Projeto

48 Os Processos de Controle Abrangem os seguintes processos: 1) Controle geral de mudanças - Para coordenar as mudanças através de todo o projeto. 2) Controle de mudanças do escopo - Controla as mudanças no escopo. 3) Controle do cronograma - Controla as mudanças no cronograma. 4) Controle dos custos - Controla o orçamento. 5) Controle das respostas aos riscos - Monitora os riscos durante o curso do projeto.

49 Os Processos de Controle 6) Controle da qualidade - Monitora resultados para determinar se atingem padrões adequados e agir para neutralizar as causas de desempenhos insatisfatórios. 7) Relato de desempenho - Coleta e divulga informações de desempenho (relatórios, medidas e estimativas). Relato de Desempenho Controle Geral de Mudanças Controle de Mudança do Escopo Controle da Qualidade Controle do Cronograma Controle de Resposta ao Risco Controle dos Custos

50 Os Processos de Encerramento Podem ser entendidos como 2 processos paralelos: 1) Encerramento administrativo - Gera, reúne e dissemina informações para formalizar o término da fase ou projeto 2) Encerramento dos contratos - Para completar e liquidar o contrato, incluindo a resolução de qualquer item pendente. Encerramento Administrativo Encerramento Administrativo

51 Os Processos Facilitadores Os processos facilitadores do planejamento são: 1) Planejamento da qualidade - Identifica os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinar como satisfazê-los. 2) Planejamento organizacional - Identifica, documenta e atribui papéis, responsabilidades e relações hierárquicas no projeto. 3) Montagem da equipe - Para conseguir que os RHs necessários sejam designados e alocados ao projeto. 4) Planejamento das comunicações - Determina as necessidades das partes envolvidas quanto à informação e comunicação.

52 Os Processos Facilitadores Ž ŒŠ³ œ œœ œ Ž Ž Š œ œœ œ Ÿ ŸŽ œ Ž Ž Œž Ž Š Šœ ŒŠ ŠŒ Ž Çœ ŒŠœ Ž ŒŠ Š ž žš ŒŠ³ œ œœ œ ŸŠ Š œ œœ œ œžšœ Ž Š³äŽœ Ž Œ ž Ž œœçÿž œ Œ œžšû¹ Œ Šœ ŽœŽ Ÿ Ÿ Ž Šœ Žœ œ Šœ Š œ œœ œ Ž Ž œ Šœœ œ ŽŒŽœœ œ Š Š Š ŸŽ Š Ž Ž ž Š Žœ Ž Žœ œ Šœ œ Š ŽŠ³Šœ Š Ž Š Ž Šœ Ššž œ ³äŽœ Ž Ž Ž Šœ Ššž œ ³äŽœ Ž Š Š³ Šœ Ššž œ ³äŽœ Œž Ž Š œ Žšž œ œ œ ž œ Ž œž Ÿ ³ œ Š œž Ž Š šž œ Ž Šœ Žœ œœçÿž œ Ž ŽŒ Ž

53 Os Processos Facilitadores Os processos facilitadores da execução são: 1) Verificação do escopo Visa a aceitação formal dos resultados do projeto. 2) Garantia da qualidade - Avaliação regular do desempenho geral, com o objetivo de prover confiança de que o projeto satisfaz os padrões estabelecidos de qualidade. 3) Desenvolvimento da equipe - Para desenvolver habilidades das pessoas e da equipe enquanto grupo, com o objetivo de melhorar o desempenho.

54 Os Processos Facilitadores 4) Distribuição das informações - Disponibiliza as informações necessárias para as partes envolvidas no momento adequado. 5) Pedido de propostas - Para obter propostas de fornecimento dos produtos e/ou serviços pretendidos. 6) Seleção de fornecedores - Para escolher entre os possíveis fornecedores. 7) Administração dos contratos - Para gerenciar os relacionamentos com os fornecedores.

55 A Gestão dos Processos Embora seja possível fazer uma delimitação entre os grupos de processos da gestão de projetos, estes são articulados e contínuos, e acontecem várias vezes durante o projeto. A interação entre os processos pode ser direta e clara, ou incerta e sutil. P.e.: uma mudança de escopo quase sempre afeta o custo do projeto, mas pode ou não afetar o moral da equipe e a qualidade do produto.

56 O Conteúdo dos Processos Considerando estas ligações, pode-se descrever cada processo em termos de: Insumos - Como documentos ou itens documentáveis que influenciarão o processo Ferramentas e Técnicas - Como mecanismos aplicados às entradas para criar as saídas Resultados - Como documentos ou itens documentáveis resultantes do processo

57

58 Temas 1- A Gestão, o Ciclo de Vida e o Contexto 2- As Áreas de Conhecimento 3- A Metodologia de Gestão 4- A Central de Gestão de Projetos

59 A Central de Gestão de Projetos Project Management Office Trata-se de um grupo (célula, núcleo, departamento ou outro), formado por profissionais que visam atender as necessidades de gestão de projetos da organização tanto em termos de conhecimento quanto de prática. As atribuições e funções variam de organização para organização mas algumas características comuns podem ser identificadas.

60 Reúnem as Seguintes Funções Oferecer suporte à equipe do projeto, pois as pessoas alocadas na CGP podem tornar a vida dos demais membros do projeto mais fácil, assumindo: tarefas administrativas, como prestação de contas, convênios e outras facilidades; a formatação de cronogramas, relatórios de atividades; além da manutenção da visibilidade do projeto. Prover à organização especialistas no tema que podem ser mentores em projetos trazendo sua experiência de projetos anteriores.

61 Reúnem as Seguintes Funções Desenvolver estudos e aplicação das ferramentas, e manter padronização e harmonização da metodologia de gestão de projetos em toda a organização. Prover treinamento em gestão de projetos, incluindo material técnico de referência. Prover gerentes experientes de possam ser deslocados para executar os projetos na falta de um gerente com perfil adequado ou em caso de problemas na condução do projeto.

62 CGP Virtual Funciona sem espaço físico pré-definido para trabalho, possibilitando que trabalho seja distribuído porém com resultados integrados. Forte infra-estrutura de TI, baseado em sw de GP, workflow e trabalho colaborativo, como o Microsoft Project Central e no Autodesk Buzzsaw. Oferecem um ambiente de troca entre o time e com o cliente São o repositório de informações no projeto Permitem que o trabalho seja fisicamente distribuído Administram por resultados

63 Estágios da CGP (RODRIGUES et al., 2002) 1) Estação Meteorológica Apenas informa o andamento dos projetos mas não tem como influenciá-los. Não existe na organização a homogenização da metodologia 2) Torre de Controle Estabelece a metodologia, define os papéis e responsabilidades, além dos processos internos. 3) Pool de Recursos Oferece aos gerentes as condições e recursos para gerenciar o projeto levando em conta a habilidade e perfil de cada um Para organizações cujo negócio é fazer projetos

64 Estágios da CGP

65 Comentários Finais A apresentação faz uma revisão teórica sobre o tema gestão de projetos, com o objetivo apresentar a metodologia convencional do PMI. É importante ressaltar alguns pontos do trabalho: As definições de projeto do PMBOK, onde um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único, e de GELES et al. (2000, 92), que define o projeto como um processo temporário para entregar uma ou poucas unidades de um único produto ou serviço com recursos limitados.

66 Comentários Finais O conceito de ciclo de vida do projeto, que é a definição do trabalho técnico a ser realizado em cada fase e quais recursos estarão envolvidos. Os projetos são realizados em organizações e devem levar em conta sua estrutura e cultura. A gestão de projetos pode ser entendida como a gestão de diversos aspectos ou conhecimentos, como: escopo, integração, custo, tempo, risco, qualidade, recursos humanos, comunicação, aquisições e outros.

67 Comentários Finais Os conhecimentos são aplicados através de atividades ou processos organizados em grupos processos e que podem ser classificados em duas categorias: 1) processos da gestão de projetos (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento), que se relacionam com a descrição e a organização do trabalho do projeto. 2) processos facilitadores ou orientados ao produto, que se relacionam com a especificação e a criação do produto do projeto, e variam de acordo com o ciclo de vida e a área de aplicação.

68 Comentários Finais Os grupos de processos da gestão de projetos são articulados e contínuos e acontecem várias vezes durante o projeto. As atividades e os processos se sobrepõem, ocorrendo em intensidade variável ao longo de cada fase do projeto, formando grupos de processos, onde os processos individuais são ligados por seus insumos e resultados.

69 Comentários Finais Os processos identificados e as interações entre eles se aplicam à maioria dos projetos durante a maior parte do tempo. Contudo, nem todos serão necessários e nem todas as interações se aplicam a todos os projetos. Cada processo/atividade pode ser descrita em termos de: 1)insumos, como documentos ou itens documentáveis que influenciarão o processo. 2)ferramentas e técnicas, como mecanismos aplicados às entradas para criar as saídas. 3)resultados, como documentos ou itens documentáveis resultantes do processo.

70 Comentários Finais O conceito de Central de Gestão de Projetos (Project Management Office), que é um grupo (célula, núcleo, departamento ou outro), formado por profissionais que visam atender as necessidades de gestão de projetos da organização tanto em termos de conhecimento quanto de prática cujas atribuições e funções variam entre organizações.

71 Obrigado!! Š ŒŽ Š Š Š ŒŽ ŽŠ Ž Œ

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Disciplina de Engenharia de Software

Disciplina de Engenharia de Software Disciplina de Engenharia de Software Windson Viana de Carvalho Rute Nogueira Pinto [windson,rute]@lia.ufc.br Mestrado em Ciência da Computação UFC Produzido em 19/07/2004 Alterado em 23/10/2006 por Rossana

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

TAP Termo de Abertura do Projeto

TAP Termo de Abertura do Projeto GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS TAP Termo de Abertura do Projeto Prof. Luciel H. de Oliveira ELABORAÇÃO DO POS PROJECT OVERVIEW STATEMENT OU PROJECT CHARTER Termo de Abertura do Projeto (TAP) Prof. Luciel

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 23.06.2008 L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia

Leia mais

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK Visão geral do PMBOK PMI - Project Management Institute William Lopes de Oliveira Objetivo do PMBOK Identificar e descrever o conhecimento e as práticas aplicáveis na maioria das vezes na maioria dos projetos

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um projeto? PROJETO é o oposto de ROTINA Projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único. Projeto é um processo único, consistente

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

A GESTÃO DE PROJETOS. Marcelo Amaral, D.Sc.( 1 )

A GESTÃO DE PROJETOS. Marcelo Amaral, D.Sc.( 1 ) GESTÃO DE PROJETOS Marcelo maral, D.Sc.( 1 ) Este artigo apresenta uma visão sintética sobre a metodologia convencional de gestão de projetos. Estruturado a partir do PMBOK ( 2 ) leva em conta os seguintes

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Ciclo de vida de um projeto O ciclo de vida do projeto muitas vezes também é chamado de metodologia. Em linhas gerais, são as orientações do que

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu VISÃO GERAL DO PMBOK Profª Andrea Padovan Jubileu Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos (PMBOK Guide) Gestão de Projetos Ger. de Integração do Projeto Ger. do Escopo do Projeto Ger. de Tempo do Projeto

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto

Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Curso Disciplina Tema Professor MBA em Gestão de Projetos Gerência do Tempo do Projeto Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Luciano Frontino de Medeiros Introdução

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@feol.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Docente: Fábio Santos Moreira Versão 1 Agosto de 2011 Ao final do semestre, você deverá ser capaz de: Compreender os conceitos básicos sobre gerenciamento de projetos; Reconhecer

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

Gerência de Escopo do Projeto

Gerência de Escopo do Projeto Jan / 2003 Processo usado para identificar todo o trabalho requerido para concluirmos o projeto com sucesso Capítulo 5 - PMBOK PMI - Project Management Institute Iniciação Planejamento de Escopo Definição

Leia mais

AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX JUNIOR SILVA SUZARTH, ANDERSON SOUZA NASCIMENTO

AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX JUNIOR SILVA SUZARTH, ANDERSON SOUZA NASCIMENTO TÍTULO: GERENCIAMENTO DE PROJETOS: CONCEITOS E FERRAMENTAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade em Projetos

Gerenciamento da Qualidade em Projetos Gerenciamento da Qualidade em Projetos v. 60.0 2015 Prof. André Valle 1/36 Objetivos Definir os elementos relacionados com os processos de qualidade de um projeto. Estabelecer um paralelo entre a teoria

Leia mais

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Curso: Elaboração de Projetos 12 de novembro de 2015 Prof: Marcos Assis Mauro Silveira O

Leia mais

O ciclo de vida do projeto

O ciclo de vida do projeto 1 O ciclo de vida do projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

Gestão de Projetos 05/05/2013

Gestão de Projetos 05/05/2013 Gestão e Avaliação de Projetos Unidade 05 Processos de Gerenciamento de Projetos de um Projeto humberto@humbertoarantes.com.br www.humbertoarantes.com.br Para que serve o Termo de Abertura de Projeto?

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 11/09/2017 Thiago

Leia mais

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu GESTÃO DE PROJETO PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto Profª Andrea Padovan Jubileu PMO (Project Management Office) Escritório para gerenciamento de projetos ou escritório

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS. Profª. Mônica Maria Gonçalves

GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS. Profª. Mônica Maria Gonçalves GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS Profª. Mônica Maria Gonçalves OPINIÃO Quando um projeto é bem estruturado e se desenvolve tranqüilamente, seus desafios podem ser estimulantes e prazerosos. Mas sendo mal

Leia mais

Planejamento e Gestão de Projetos

Planejamento e Gestão de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Visão geral da disciplina Outubro/2007

Leia mais

Gerência de Projetos Introdução

Gerência de Projetos Introdução Gerência de Projetos Introdução sergio.angelim@cesar.org.br O que é um projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Criação do Termo de Abertura Ciclo padrão de planejamento e Integração do Plano de Projeto. Controle e Monitoramento do Projeto

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 25.07.2011 PARTE 1 PMBOK 1. Grupo de Processos de Inicialização 2. Grupos de processos de planejamento 2 Grupo de

Leia mais

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F.

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F.

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

Engenharia de Software Gestão de Projeto

Engenharia de Software Gestão de Projeto Engenharia de Software Gestão de Projeto Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Abril 2018 1 O que é Planejar? É pensar no futuro antes de agir, com método, de forma contínua e sistemática, buscando

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de de TI Experiência da COPEL SIMPROS 2001 Paulo Henrique Rathunde phr@copel.com Agenda Introdução Gerência de Definição dos Processos Implantação Reflexões 2/33 São Paulo, Brasil 17-20/09/2001

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Guia PMBOK Project Management Body of Knowledge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Project Management Institute O Project Management Institute é uma entidade

Leia mais

Gestão de Projetos. Alberto Felipe Friderichs Barros

Gestão de Projetos. Alberto Felipe Friderichs Barros Gestão de Projetos Alberto Felipe Friderichs Barros O enxugamento dos quadros de pessoal e o aumento da necessidade de especialização técnica têm levado muitas empresas a recrutar no mercado profissionais

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Seja a mudança que você quer ver no mundo Mahatma Ghandi 2 Principais variáveis de um projeto 3 Características e benefícios

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Nome: André Luís Belini

Leia mais

CONTPATRI Plano de Garantia de Qualidade. Versão 1.1

CONTPATRI Plano de Garantia de Qualidade. Versão 1.1 CONTPATRI Plano de Garantia de Qualidade Versão 1.1 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 04/05/2013 1.0 Verificação do documento Emerson José Porfírio 21/04/2013 1.0 Elaboração do documento

Leia mais

Planejamento e gestão do projeto. Prof. Dr Alexandre H. de Quadros

Planejamento e gestão do projeto. Prof. Dr Alexandre H. de Quadros Planejamento e gestão do projeto Prof. Dr Alexandre H. de Quadros Projeto Empreendimento temporário com o intuito de criar um produto ou serviço único. Tem começo e fim bem definidos. (PMBOK). Serviços

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE Rosana Braga ICMC/USP Processo de Software DEFINIÇÃO CONSTRUÇÃO PRODUTO DE SOFTWARE MANUTENÇÃO Análise Planejamento Eng. Requisitos Projeto Codificação Teste Entendimento

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANEJAMENTO 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO GESTÃO DE PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Visão Geral da Gestão de Projetos

Visão Geral da Gestão de Projetos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Visão Geral da Gestão de Projetos Régis Kovacs Scalice, Prof. DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO AUTOR(ES) : João

ESPECIFICAÇÃO DE PROJETO AUTOR(ES) : João AUTOR(ES) : João AUTOR(ES) : João NÚMERO DO DOCUMENTO : VERSÃO : 1.1 ORIGEM STATUS : c:\projetos : Acesso Livre DATA DO DOCUMENTO : 22 novembro 2007 NÚMERO DE PÁGINAS : 13 ALTERADO POR : Manoel INICIAIS:

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO Profª Andrea Padovan Jubileu O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Temporário Cada projeto

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Apresentação Conteúdo Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Conteúdo Contexto do termo de abertura do projeto Processo do termo de abertura do projeto Contexto

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessário para gerenciar o término pontual do projeto.

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 01

Evandro Deliberal     Aula 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 01 Agenda Definição de projeto. Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar Módulo 5 11 2 2 5 5 APPCC 3 3 4 4 10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar 1. Escopo 2.Responsabilidade da direção 3.Requisitos de documentação 4.Gestão de recursos 5.Realização do produto 6.Medição,

Leia mais