SEM RADICALISMO POR THIAGO VENDRAMINI BÔNUS: EMAGRECIMENTO. Saúde Sem Radicalismo por Thiago Vendramini. compartilhe:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEM RADICALISMO POR THIAGO VENDRAMINI BÔNUS: EMAGRECIMENTO. Saúde Sem Radicalismo por Thiago Vendramini. compartilhe:"

Transcrição

1 1 SEM RADICALISMO POR THIAGO VENDRAMINI BÔNUS: EMAGRECIMENTO

2 ÍNDICE 2 INTRODUÇÃO 04 CUIDADOS INICIAIS 07 ATIVIDADE FÍSICA 09 EXERCÍCIO FÍSICO 11 RECOMENDAÇÕES 15 BÔNUS: EMAGRECIMENTO 16

3 THIAGO VENDRAMINI 3 Thiago Vendramini é fundador da empresa Pense Levemente, apaixonado por Educação Física e Saúde e interessado em inovações. Especialista em Medicina do Esporte e da Atividade Física e Especializando em Psicologia do Esporte. Me encontre nas Redes Sociais

4 INTRODUÇÃO 4 A prática de atividade física regular é indispensável para que o indivíduo adquira inúmeros benefícios nos aspectos físico, emocional, social e cognitivo. Durante algum tempo a atividade física praticada por amadores (não atletas) tinha finalidade exclusivamente estética, ou seja, era usada como ferramenta para atingir padrões de beleza corporal. Porém, com o aumento e a divulgação das pesquisas na área da saúde, cada dia mais as pessoas enxergam a atividade física além, se conscientizando de seus benefícios essenciais.

5 Em todas as fases da vida, a prática de exercícios físicos é fator fundamental para um estilo de vida mais feliz e saudável. Para a formação das habilidades motoras e sociais da pessoa, por exemplo, é recomendável que pratique atividades físicas desde a infância. Nessa fase, além do caráter, também se formam os hábitos que provávelmente a criança preservará no futuro. Estudos apontam que crianças e adolescentes que levam estilos de vida ativos tendem a se tornar adultos fisicamente ativos. Na fase adulta é comum as pessoas priorizarem sua vida profissional em detrimento da qualidade de vida pessoal, diminuindo ou até mesmo deixando de lado a prática de atividades físicas. O Ministério da Saúde levantou dados que comprovam que o sedentarismo aumenta conforme a pessoa envelhece. 5

6 Com o envelhecimento o metabolismo desacelera. O organismo diminui sua capacidade vital (circulação, respiração, articulações e a saúde dos ossos), comprometendo assim a mobilidade, a independência física do idoso e o seu bem-estar. Por isso, retardar os efeitos do envelhecimento é um desafio para os profissionais da área de saúde. A recomendação unânime entre os especialistas é a necessidade da prática de exercícios físicos regulares. Procure descobrir atividades no seu dia-a-dia em que concilie hábitos saudáveis com momentos de lazer, tarefas domésticas, relação com a família, etc. Por exemplo, troque um programa de televisão por um passeio no parque com sua família. O segredo é encontrar uma atividade física que te dê prazer, para que não seja um momento de sacrifício, mas de satisfação. Tenha em mente que nunca é tarde para iniciar uma vida saudável. Só depende de você!!! 6

7 Todos podem se beneficiar da prática regular de atividade física: crianças, adolescentes, adultos e idosos, pessoas com necessidades especiais, diabéticos, hipertensos, sempre com a orientação de um especialista que atenda às condições de cada indivíduo. Antes de começar qualquer atividade física é importante se atentar a algumas recomendações. 7 CUIDADOS INICIAIS Ir ao um bom Médico (Cardiologista). Por que é importante? Para que o médico avalie sua atividade cardíaca em situação de esforço e o libere para a prática de exercício físico. Procurar um Profissional de Educação Física qualificado para fazer uma avaliação física e desenvolver um programa de treinamento adequado. Ele deve saber alinhar os treinos com sua faixa etária, condição física e objetivos, para alcançar os melhores resultados sempre com segurança.

8 8 O sedentarismo e a obesidade estão entre os mais graves problemas de saúde em todo o mundo, tanto para países desenvolvidos quanto para os países em desenvolvimento. 51% DOS BRASILEIROS ESTÃO ACIMA DO PESO! Independente do peso corporal de cada pessoa, a atividade física regular já proporciona benefícios importantes. Um estudo recente divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil pode vir a se tornar o país mais obeso do mundo em 15 anos! Você fará parte?

9 ATIVIDADE FÍSICA 9 Caracteriza-se por qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que exigem um gasto de energia. Pelo menos 60% da população mundial não faz atividades físicas. (OMS) Tenha em mente que praticar pouca atividade física já é melhor do que não praticar nenhuma! Para pessoas sedentárias, é importante buscar acrescentar gradativamente à sua rotina alguns dos seguintes tipos de atividade física, e aos poucos adquirir um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA (AVD): SÃO ATIVIDADES COMUNS DO DIA A DIA. Andar a pé. Vá a pé quando for possível Subir e descer escadas Troque o elevador por escadas ATIVIDADES DOMÉSTICAS Cuide da sua propria casa pode ser mais prazeroso do que parece Se as compras forem pequenas, deixe o carro em casa.

10 ATIVIDADES RECREATIVAS 10 Passear com o cachorro é uma atividade inspiradora!!! Pular corda relembra a infância, é uma atividade divertida e desafiante! TRANSPORTE ATIVO Você pode usar a bicicleta para trabalhar ou passear! Qualquer atividade pode ser leve e prazerosa, desde que seja feita com dedicação. Entregue-se ao que está disposto a fazer e procure se alegrar ao invés de tratá-la como penitência. O benefício será instantâneo e o resultado virá!

11 EXERCÍCIO FÍSICO 11 O exercício físico se encaixa em uma subcategoria da Atividade Física; ele é uma atividade planejada, estruturada e repetitiva e tem propósitos claros como a manutenção e melhora de um ou mais componentes da aptidão física. (OMS, 2010) ATIVIDADE AERÓBICA Deve ser planejada por um Educador Físico competente que saiba manipular o volume, a intensidade e frequência, e entenda a importância de outros tipos de treinamentos como o fortalecimento muscular. Benefícios da atividade aeróbica: Melhora da condição cardiorrespiratória, prevenção contra doenças crônicas, melhora da saúde óssea, manutenção do peso corporal, ajuda diminuir a pressão arterial e colesterol. CORRIDA NATAÇAO CICLISMO Os esportes podem ser praticados sem o intuito competitivo, mas visando melhoras pessoais.

12 TREINAMENTO RESISTIDO (MUSCULAÇÃO): 12 Ideal para o aumento da força muscular, potência e ganho de massa muscular. O treinamento de força deve ser feito mesmo se o seu exercício principal for a atividade aeróbica. Esse tipo de treinamento é capaz de fortalecer os tendões e ligamentos diminuindo o risco de lesões, além de fortalecer os ossos, aumentar a massa muscular, ajudando assim a acelerar o metabolismo e facilitando o controle do peso corporal. Existem algumas formas de realizar esse tipo de treinamento. Como por exemplo: MUSCULAÇÃO TREINAMENTO FUNCIONAL Realizado muitas vezes ao ar livre MMT

13 ALOGAMENTO 13 Tem como objetivo ganhar amplitude de movimento, correção da postura e pode aliviar tensões. Com o alongamento é possível relaxar o corpo e a mente. Ainda existe um grande debate nas pesquisas sobre o alongamento, mas sua importância é incontestável. A respiração no momento do alongamento é de extrema importância, o ideal é respirar de forma tranquila e profunda. O alongamento pode ser feito como uma unidade de treino separada, em qualquer momento do dia, não necessariamente antes ou depois dos exercícios físicos. Atividades como Yoga e Pilates, são boas escolhas para desenvolver sua flexibilidade. Alguns seguimentos do Yoga valorizam o desenvolvimento espiritual, outro fator fundamental para uma saúde plena.

14 RECOMENDAÇÕES 14 Primeiro passo é ser avaliado por um cardiologista, sendo liberado procure um profissional de Educação Física. É importante que o praticante estabeleça metas realistas de curto, médio e longo prazo. E sempre procure retomar um estilo de vida saudável depois de alguma escorregada. Para American Heart Association existem algumas recomendações para o treinamento: Intensidade moderada: 30 minutos 5 vezes por semana total de 150 minutos. Se a atividade for de intensidade vigorosa: 25 minutos 3 vezes por semana com um total de 75 minutos. E para Atividade de fortalecimento com intensidade moderada a vigorosa 2 vezes por semana. Observação: No início de um programa de treinamento a frequência e a duração é mais importante do que a intensidade. Vale a pena se atentar a essas recomendações também: Faça o aquecimento antes de qualquer exercício. O alongamento é recomendado no mínimo 3 vezes na semana.

15 RECOMENDAÇÕES 15 Procure sempre pela melhora da qualidade dos exercícios e evolua gradativamente. Hidrate-se!! Não espere seu corpo te falar que está com sede! Segundo recomendações do Dr. Drauzio Varella a quantidade de líquido necessária para a hidratação é pessoal e deve ser feita de acordo com algumas situações, por exemplo a atividade física que está praticando, a temperatura e também como está sendo seu dia! Cuide de sua Alimentação e do Sono, ambos são de extrema importância para a melhora da saúde. Sempre que possível consulte um especialista na área. Faça mudanças gradativas no seu estilo de vida, pois mudanças radicais, em sua grande parte, não trazem bom efeito a longo prazo. Administre suas emoções! Não adianta abafá-las. Escute- -as e tente entendê-las.

16 BÔNUS: EMAGRECIMENTO 16 Para você que busca EMAGRECIMENTO é importante nesse processo ter como objetivo inicial e final a SAÚDE e por consequência disso a perda de peso. Sempre existirão dietas milagrosas ou treinos para secar a barriga, mas como dito anteriormente, atitudes radicais não trazem benefícios a longo prazo. Pensando nisso escrevi um post no blog, onde falo um pouco sobre um questionamento comum: Abdominal emagrece? Uma atitude muito sensata é investir em um bom profissional de Educação Física e Nutricionista para o auxiliar nessa construção de hábitos saudáveis. A dica mais valiosa que posso dar com tudo que já estudei é: Buscar um equilíbrio! Estamos completamente conectados com vários fatores que influenciam nossa saúde e bem-estar.

17 BÔNUS: EMAGRECIMENTO 17 Foque em uma atividade física regular e prazerosa, em uma alimentação saudável, em dormir bem, ouvir suas emoções. Vamos olhar para nossa saúde buscando colher benefícios físicos, mentais, emocionais e espirituais. O Emagrecimento em si é o balanço da Ingestão Calórica X Queima Calórica, mas é de extrema importância haver essa diminuição de gordura corporal sem depressão da saúde. Uma consequência da Saúde é a estética, mas a saúde não é necessariamente consequência da estética. Mesmo que você não goste de caminhada, corrida, musculação ou alguma atividade/esporte tradicional, não tem problema. O importante na atividade física é fazer algo que lhe de prazer e que você consiga dar continuidade nesse estilo de vida saudável.

18 BÔNUS: EMAGRECIMENTO 18 Neste vídeo falo um pouco sobre a escolha de uma atividade física ideal: Não tenha pressa para atingir resultados, mas também não procrastine seus planos. Tenha atitudes coerentes com seus objetivos e seja feliz! Quando você começar a usufruir os benefícios de caráter físico, mental e emocional da pratica regular de atividade física, você vai se convencer que deveria ter começado muito antes!

19 REFERÊNCIAS AVISO IMPORTANTE As informações contidas nesse e-book tem o caráter exclusivamente informativo e não substituem uma avaliação e prescrição profissional. Consulte seu médico antes de praticar qualquer atividade física. O autor não pode ser responsabilizado pela utilização indiscriminada e sem acompanhamento das informações que disponibiliza. Cada indivíduo tem características únicas que devem ser respeitadas.

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física Atividade física Uma vida mais ativa faz você se sentir melhor e mais saudável em qualquer idade. O segredo para isso é encontrar

Leia mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Páblius Staduto Braga da Silva Medicina do Exercício e do Esporte Hospital Nove de Julho Coordenador Médico

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO Elaboração: Maria Clara Noman de Alencar Colaboração: Equipe Tele-educação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais SUMÁRIO Introdução -------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Exercícios para uma vida saudável

Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável A falta de atividade física associada a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, estresse, tabagismo, entre outros, é o caminho

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Escola secundaria de Figueiró dos Vinhos Tema: Actividade física em populações especiais

Escola secundaria de Figueiró dos Vinhos Tema: Actividade física em populações especiais Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Disciplina de Prática de actividade física e desportiva Trabalho realizado por: Diogo Santos nº3 11ºD Data de inicio: 17/09/2014 Data de entrega: 15/10/2014 Diogo

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2)

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) DISCIPLINA: Educação Física CARGA HORÁRIA: 40hs PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior paulo.junior@santarosa.ifc.edu.br Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) OBSERVAÇÃO: Esses exemplos também

Leia mais

CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade

CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade Christina DCM Faria, P.T., Ph.D. Professora do Departamento de Fisioterapia Universidade Federal de Minas Gerais CUIDADOS COM A MOBILIDADE O que é

Leia mais

Treinamento Funcional

Treinamento Funcional Treinamento Funcional Sumário: Introdução... 02 O que é Treinamento Funcional?... 03 Atividades diárias e o Treinamento Funcional... 04 Como deve ser o Treinamento Funcional então?... 06 Características

Leia mais

EXERCÍCIO FÍSICO E IDOSOS

EXERCÍCIO FÍSICO E IDOSOS EXERCÍCIO FÍSICO E IDOSOS Dra. Maria Isabel Toulson Davisson Carrea Coordenadora do Observatório de Metabolismo e Nutrição Msc. Alessandra de Magalhães Campos Garcia Professora de Educação Física coordenadora

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,

Leia mais

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços.

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 10º Ano Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas

Leia mais

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR O QUE É? Os suplementos vão muito além do mundo esportivo, sendo qualquer substância que venha a suprir necessidades de nutrientes no organismo,

Leia mais

Emagrecimento Relâmpago. Resultados de 1 Ano de Academia em 5 Semanas

Emagrecimento Relâmpago. Resultados de 1 Ano de Academia em 5 Semanas Emagrecimento Relâmpago Resultados de 1 Ano de Academia em 5 Semanas Emagrecimento Relâmpago 1 ano de academia em 5 semanas! Com o programa Você vai saber tudo de Como Emagrecer Correndo, e alem de ganhar

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

O Profissional de Educação Física

O Profissional de Educação Física Força, FOCO e Fé!!! Sumário Introdução... 02 O Profissional de Educação Física... 03 Relação aluno x professor... 04 Existe um blog...... 06 Dicas para treinar com eficiência... 07 Conclusão... 09 Phantom

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido

Leia mais

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios??

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? RISCOS BENEFÍCIOS RISCO DE MORTE POR DOENÇAS 100 % CARDIOVASCULARES 80 Diminuição de 34% 66% 60 40 20 0 AGITA São Paulo Sedentário Pouco Ativo Ativo Muito

Leia mais

10 passos infalíveis para perder peso. Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740

10 passos infalíveis para perder peso. Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740 6 7 5 8 4 9 3 2 10 passos infalíveis para perder peso 10 1 Dr. Leonardo Castro CRM-MG 35740 TOME A DECISÃO...4 SAIBA ONDE VOCÊ ESTÁ E PARA ONDE QUER IR...5 PLANEJE-SE...6 TENHA UM COACH...7 NÃO SINTA FOME...8

Leia mais

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento.

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento. Atividade Física Corpo saudável é corpo em movimento. AtividAde física O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e é considerado um dos principais fatores de risco para

Leia mais

Atividade Física no processo de envelhecimento

Atividade Física no processo de envelhecimento 43 Atividade Física no processo de envelhecimento Barbara Lourenço Vargas Fernandes Não importa se a estação do ano muda... Se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta... Conserva a vontade

Leia mais

E APÓS UM INFARTO DO CORAÇÃO, O QUE FAZER? Reabilitação Cardiovascular

E APÓS UM INFARTO DO CORAÇÃO, O QUE FAZER? Reabilitação Cardiovascular E APÓS UM INFARTO DO CORAÇÃO, O QUE FAZER? Reabilitação Cardiovascular Reabilitação Cardiovascular Recomendação de Atividade Física Recomendação populacional Todo adulto deve realizar pelo menos 30 minutos

Leia mais

NUTRIÇÃO: MITOS E VERDADES SOBRE O EMAGRECIMENTO. Iogurte ajuda a eliminar peso?

NUTRIÇÃO: MITOS E VERDADES SOBRE O EMAGRECIMENTO. Iogurte ajuda a eliminar peso? O processo de emagrecimento é cercado informações que muitas vezes não são verdadeiras e, se seguidas, podem até mesmo dificultar o alcance dos seus objetivos e metas. Iogurte ajuda a eliminar peso? MITO!

Leia mais

ANÁLISE DA FAIXA ETÁRIA PREDOMINANTE DENTRE PRATICANTES DE CAMINHADA E CORRIDA EM ESPAÇO PÚBLICO

ANÁLISE DA FAIXA ETÁRIA PREDOMINANTE DENTRE PRATICANTES DE CAMINHADA E CORRIDA EM ESPAÇO PÚBLICO ANÁLISE DA FAIXA ETÁRIA PREDOMINANTE DENTRE PRATICANTES DE CAMINHADA E CORRIDA EM ESPAÇO PÚBLICO Marcos Roberto Kunzler 1 Aline Arebalo Vepo 1 Douglas Neves 1 Gabriéli Deponti Bombach 1 Wagner Costa Fernandes

Leia mais

TÍTULO: OS EFEITOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO NA PORCENTAGEM DE GORDURA EM IDOSOS

TÍTULO: OS EFEITOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO NA PORCENTAGEM DE GORDURA EM IDOSOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: OS EFEITOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO NA PORCENTAGEM DE GORDURA EM IDOSOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

ABRANGÊNCIA METODOLOGIA

ABRANGÊNCIA METODOLOGIA PNS Pesquisa Nacional de Saúde 2013 Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas, Brasil, grandes regiões e unidades da federação Volume 1 ABRANGÊNCIA A Pesquisa Nacional de Saúde 2013

Leia mais

Musculação na Infância e Adolescência

Musculação na Infância e Adolescência Musculação na Infância e Adolescência Sumário: Introdução... 02 O que é adolescência?... 04 Musculação na infância e adolescência... 05 Benefícios da musculação na infância e adolescência... 08 Cuidados

Leia mais

1. Benefícios da atividade física

1. Benefícios da atividade física 1. Benefícios da atividade física "ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO). O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde

Leia mais

12 dicas práticas para obter mais Qualidade de Vida. VIVER DE BLOG Página 1

12 dicas práticas para obter mais Qualidade de Vida. VIVER DE BLOG Página 1 12 dicas práticas para obter mais Qualidade de Vida VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Vivemos em uma época onde a grande maioria das pessoas está tão envolvida em uma rotina corrida que sequer têm tempo

Leia mais

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Objetivos de aprendizagem: Ø Descrever a importância dos exercícios aeróbios Ø Descrever sua prescrição de exercícios aeróbios Ø Seguir sua prescrição de exercícios

Leia mais

Qualidade de vida com Esporte na Unisul

Qualidade de vida com Esporte na Unisul Qualidade de vida com Esporte na Unisul A percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas,

Leia mais

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor O Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor é um programa de treinamento em 3 fases que orienta progressivamente

Leia mais

Exercícios devem vir antes do controle de colesterol e pressão, diz nova diretriz

Exercícios devem vir antes do controle de colesterol e pressão, diz nova diretriz Exercícios devem vir antes do controle de colesterol e pressão, diz nova diretriz oglobo.globo.com /sociedade/saude/exercicios-devem-vir-antes-do-controle-de-colesterol-pressao-diznova-diretriz-21180167

Leia mais

7 Passos Para Uma Vida Saudável

7 Passos Para Uma Vida Saudável 1 Índice Introdução... 3 1º Passo - Alimentação Balanceada... 4 2º Passo - Exercícios Físicos... 5 3º Passo Dormir Bem... 6 4º Passo - Boas Atitudes Comportamentais... 7 5º Passo - Largue Vícios Nocivos

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CAMINHADA ORIENTADA EM PARÂMETROS FISIOLÓGICOS E PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS 1

INFLUÊNCIA DA CAMINHADA ORIENTADA EM PARÂMETROS FISIOLÓGICOS E PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS 1 INFLUÊNCIA DA CAMINHADA ORIENTADA EM PARÂMETROS FISIOLÓGICOS E PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS 1 CHAVES, Ricardo - Lemes 2 TEIXEIRA, Bruno Costa 3 Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

Sistema muculoesquelético. Prof. Dra. Bruna Oneda

Sistema muculoesquelético. Prof. Dra. Bruna Oneda Sistema muculoesquelético Prof. Dra. Bruna Oneda Sarcopenia Osteoporose A osteoporose é definida como uma desordem esquelética que compromete a força dos ossos acarretando em aumento no risco de quedas.

Leia mais

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Disciplina de Estudo do Movimento Professor Ricardo Ramos Ano letivo 2014/2015 Módulo 4 Qualidades Físicas Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Aluno: N.º : Classificação:

Leia mais

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO Go Mag R do o Os Efeitos negativos da Obesidade na sua saúde e na sua vida: Menor expectativa de vida Baixa autoestima Mobilidade limitada Problemas nas articulações Ataque cardíaco Pressão alta 2R QUE

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar!

Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar! Você está cansado(a) de tentar emagrecer? Saiba o que a ciência já sabe que pode ajudar! ENDOCRINOLOGISTA CRM 110.130/SP 01 O básico para emagrecer funciona? Não só funciona, como é essencial! Coma a cada

Leia mais

Joelhos saudáveis Lesões mais comuns

Joelhos saudáveis Lesões mais comuns A idéia de praticar atividade física está relacionada à melhora na saúde, qualidade de vida e longevidade. Pessoas de todas as idades buscam nos esportes uma forma de liberar o estresse, aumentar a disposição

Leia mais

SAÚDE E PERFORMANCE. Darlan Souza. Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo O MELHOR PARA O SEU ESPORTE

SAÚDE E PERFORMANCE. Darlan Souza. Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo O MELHOR PARA O SEU ESPORTE SAÚDE E PERFORMANCE Darlan Souza Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo Pessoal, tudo bem! Criamos esse guia para facilitar seus

Leia mais

Viva ativo a sua maneira

Viva ativo a sua maneira Viva ativo a sua maneira Encontro Educacional 2 Este encontro apresenta Atividade física Confira os benefícios a saúde Todas as atividades são importantes Caminhadas em especial. Saiba mais! Como e quanto

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

SUMÁRIO. Dicas para aproveitar a melhor idade. Alimentação do Idoso. Atividade física na Terceira Idade. Doenças que acometem a Terceira Idade

SUMÁRIO. Dicas para aproveitar a melhor idade. Alimentação do Idoso. Atividade física na Terceira Idade. Doenças que acometem a Terceira Idade SUMÁRIO Dicas para aproveitar a melhor idade 03 Alimentação do Idoso 04 Atividade física na Terceira Idade 05 Doenças que acometem a Terceira Idade 06 Saúde na Terceira Idade 07 Dicas de Prevenção 08 Benefícios

Leia mais

Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 (1,5 ponto) As principais mudanças no corpo de uma pessoa ocorrem na adolescência. É nesta fase que as meninas e os meninos desenvolvem o amadurecimento

Leia mais

Saúde e sua relação com a atividade física

Saúde e sua relação com a atividade física Saúde e sua relação com a atividade física Conceito de saúde Definição da OMS (1974): saúde é o estado de mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade. Avanços

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & Niklis especializado em Eventos Esportivos, Eventos Corporativos, Atividades Físicas, Lazer e

A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & Niklis especializado em Eventos Esportivos, Eventos Corporativos, Atividades Físicas, Lazer e A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & Niklis especializado em Eventos Esportivos, Eventos Corporativos, Atividades Físicas, Lazer e Entretenimento. Sempre buscando a excelência sob todos

Leia mais

Uma vida plena passa necessariamente por uma vida mais saudável.

Uma vida plena passa necessariamente por uma vida mais saudável. Uma vida plena passa necessariamente por uma vida mais saudável. Com conteúdo dedicado a saúde e bem estar, o projeto oferece desde informação sobre prevenção de doenças, cuidados com a beleza e novas

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, Movimento e Linguagem na Era da Informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

COLÉGIO PREVEST. Atividade Física x Sedentarismo

COLÉGIO PREVEST. Atividade Física x Sedentarismo Conteúdo de Educação Física / 3 Bimestre Professora: Maurícia Cardoso COLÉGIO PREVEST Atividade Física x Sedentarismo Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que nos países desenvolvidos mais

Leia mais

e fique em forma! Por Dr. Lair Ribeiro

e fique em forma! Por Dr. Lair Ribeiro Estresse Cuide da Infantil saúde e fique em forma! Por Dr. Lair Ribeiro www.lairribeiro.com.br/ Sobre o autor Dr. Lair Ribeiro Pa lestra nte internaciona l, ex-diretor da Merck Sha rp & Dohm e e da Ciba

Leia mais

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa A famosa pressão alta está associada a uma série de outras doenças, como o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e morte súbita, entre

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO PARA A TERCEIRA IDADE (PITI) DA UNIJUÍ: EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA 1. Susana Da Silva De Freitas 2.

PROGRAMA INTEGRADO PARA A TERCEIRA IDADE (PITI) DA UNIJUÍ: EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA 1. Susana Da Silva De Freitas 2. PROGRAMA INTEGRADO PARA A TERCEIRA IDADE (PITI) DA UNIJUÍ: EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA 1 Susana Da Silva De Freitas 2. 1 Artigo desenvolvido para apresentação no Salão do Conhecimento de 2014

Leia mais

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS São Paulo, 27 de Junho de 2017 PROF. MS. PAULO COSTA AMARAL 1. Tecnologias Vestíveis (aparelhos que permite uma maior interação do usuário). 2. Body Weight Training (treinamento

Leia mais

Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável

Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável Projecto MobES - JUSTIFICAÇÃO Aumento da Esperança Média de Vida associa-se a: Prevalência de doenças crónicas; Custos na saúde. Inatividade Física

Leia mais

5 Passos para o emagrecimento eficaz

5 Passos para o emagrecimento eficaz 5 Passos para o emagrecimento eficaz Olá! Primeiro, permita-me apresentar... Me chamo Pâmala Mara, sou nutricionista, tenho 28 anos e sou de BH. Sou apaixonada pela minha profissão e acredito no potencial

Leia mais

As Atividades físicas suas definições e benefícios.

As Atividades físicas suas definições e benefícios. As Atividades físicas suas definições e benefícios. MUSCULAÇÃO A musculação, também conhecida como Treinamento com Pesos, ou Treinamento com Carga, tornou-se uma das formas mais conhecidas de exercício,

Leia mais

Alimentação e Exercício Físico

Alimentação e Exercício Físico II Workshop Alimentação e Exercício Físico 12 de Dezembro de 2016 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício

Leia mais

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que poderia melhorar no meu trabalho atual como Treinadora Pessoal para prestar um

Leia mais

DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES OBESOS E NÃO OBESOS: O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR

DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES OBESOS E NÃO OBESOS: O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES OBESOS E NÃO OBESOS: O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR Juliana Ewelin dos Santos 1 ; Sérgio Roberto Adriano Prati 2 ; Marina Santin¹. RESUMO: Essa pesquisa quase experimental

Leia mais

CARTILHA PRÁTICA PARA O CONTROLE DA OBESIDADE

CARTILHA PRÁTICA PARA O CONTROLE DA OBESIDADE CARTILHA PRÁTICA PARA O CONTROLE DA OBESIDADE NÚCLEO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE O que é obesidade? A obesidade é uma doença crônica, complexa e multifatorial, resultante da interação de genes, ambiente, estilos

Leia mais

EmagrecerESerFitness.com/MetodoEmagrecer17

EmagrecerESerFitness.com/MetodoEmagrecer17 1 Conteúdo Aviso Legal... 3 O segredo da dieta para emagrecer que funciona e nunca mais engordar... 4 Dica 1 - Divida sua dieta em ciclos... 5 Dica 2 - Coma muita proteína... 6 Dica 3 - Tomar um café da

Leia mais

APCEF-SAÚDE. Informativo da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Piauí

APCEF-SAÚDE. Informativo da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Piauí APCEF-SAÚDE Nº 02 Gestão: 2016/2018 - Setembro/2016 PRATICAR ESPORTES não é apenas resultados físicos Muito além da busca pelo corpo perfeito, pra car esportes é ter vida saudável. A beleza é consequência.

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

HIIT: 8 motivos para você praticá lo sempre!

HIIT: 8 motivos para você praticá lo sempre! HIIT: 8 motivos para você praticá lo sempre! Artigo publicado originalmente em: http://emagrecendo.info/q48/hiit/ HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, termo inglês para Treino Intervalado

Leia mais

Bons hábitos alimentares. Coma cinco vezes por dia (menor quantidade de alimentos por refeição).

Bons hábitos alimentares. Coma cinco vezes por dia (menor quantidade de alimentos por refeição). A adopção de uma dieta alimentar e equilibrada é uma das medidas mais importantes para a prevenção de alguns riscos de acidentes cardiovasculares (cardíacos, cerebrais, hipertensão, diabetes e obesidade).

Leia mais

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Prevenção da Artrose e Osteoporose Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Envelhecimento Aumento do número de idosos na população melhor expectativa de vida Política visando a promoção da saúde e melhoria

Leia mais

Dicas De Como emagrecer

Dicas De Como emagrecer Dicas De Como emagrecer Olá, você quer emagrecer vou te dar algumas dicas, para você perder peso rápido, vamos começar? 1) APRENDA EMAGRECER COM CAFÉ DA MANHÃ Não tomar o café da manhã é um dos principais

Leia mais

Caro leitor, você tem permissão para distribuir este ebook da forma. como desejar. Pode enviá-lo por , imprimi-lo, oferecê-lo como

Caro leitor, você tem permissão para distribuir este ebook da forma. como desejar. Pode enviá-lo por  , imprimi-lo, oferecê-lo como DIREITOS AUTORAIS Cristiano www.emagrecimentourgente.com Caro leitor, você tem permissão para distribuir este ebook da forma como desejar. Pode enviá-lo por e-mail, imprimi-lo, oferecê-lo como brinde,

Leia mais

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO E SEDENTÁRIOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO SF-36 RESUMO

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO E SEDENTÁRIOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO SF-36 RESUMO COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO E SEDENTÁRIOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO SF-36 Danilo Cardoso de Sá dos Santos Profa. Ma. Giseli de Barros Silva Centro Universitário

Leia mais

Visite:

Visite: Visite: http://mensagensdefenocelular.com.br/ Introdução: Um objetivo tão nobre como o de perder a gordura abdominal é antes de tudo, um passo importantíssimo para se conquistar mais saúde e qualidade

Leia mais

Influência Da Atividade Aeróbica Na Qualidade De Vida Do Idoso: Revisão Da Literatura

Influência Da Atividade Aeróbica Na Qualidade De Vida Do Idoso: Revisão Da Literatura Influência Da Atividade Aeróbica Na Qualidade De Vida Do Idoso: Revisão Da Literatura ¹ Liernandes Gouveia Dos Santos; ² Rui Araújo Junior ¹Liernandes Gouveia Dos Santos acadêmico de Educação Física Faculdade

Leia mais

Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios

Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios Objetivos de aprendizagem: Ø Definir avanços no seu programa de exercícios e explicar por que isso é importante Ø Identificar quando é seguro avançar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA RELAÇÃO DE RESUMOS DE MONOGRAFIAS E ARTIGOS DE PÓS- GRADUAÇÃO Lato sensu Curso: Atividades Motoras para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida/ 2002/2003 Nome Aluno(a)

Leia mais

E-book Emagreça comendo de tudo que você gosta

E-book Emagreça comendo de tudo que você gosta E-book Emagreça comendo de tudo que você gosta 8 métodos práticos para você conseguir www.saudenumaboa.com Como emagrecer sem academia? Dicas eficazes para você! Você já deve saber que aqui no Saudenumaboa.com

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

ESCOLA MAGNUS DOMINI

ESCOLA MAGNUS DOMINI ESCOLA MAGNUS DOMINI A PRESENÇA DA ATIVIDADE E DO EXERCÍCIO FÍSICO NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Beatriz Puppin da Costa Lara Araujo Piovezan Badan Maria Fernanda de Almeida Theodoro Rodrigo

Leia mais

Função dos Exercícios Localizados

Função dos Exercícios Localizados Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Função dos Exercícios Localizados São utilizados para manter e desenvolver a força e a resistência

Leia mais

25/04/2014 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE - EACH/USP. Educação Física/Cinesiologia. áreas. O que é atividade física?

25/04/2014 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE - EACH/USP. Educação Física/Cinesiologia. áreas. O que é atividade física? CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE - EACH/USP Disciplina de Fundamentos da Atividade Física Educação Física/Cinesiologia O estudo do movimento voluntário e intencional do corpo humano Conceitos e fundamentos

Leia mais

Apresentação. Prof. Michel Seraphim. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela FKB. Gestor da Academia Saúde e Movimento. Personal Trainer.

Apresentação. Prof. Michel Seraphim. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela FKB. Gestor da Academia Saúde e Movimento. Personal Trainer. Apresentação Prof. Michel Seraphim Licenciado e Bacharel em Educação Física pela FKB. Gestor da Academia Saúde e Movimento. Personal Trainer. Especialidade: Emagrecimento Reabilitação em dores musculares

Leia mais

os 10 mandamentos do corredor

os 10 mandamentos do corredor os 10 mandamentos do corredor Todo atleta de rotina ou de final de semana tem uma lista de mandamentos que devem ser seguidos para garantir a prática do exercício com tranquilidade. Os corredores são os

Leia mais

Prática Clínica Nutrição Esportiva

Prática Clínica Nutrição Esportiva Estratégias nutricionais para perda, manutenção e ganho de peso Profa. Raquel Simões Prática Clínica Nutrição Esportiva Manutenção do peso Saúde Desempenho esportivo Perda de peso (mais comum) Estética

Leia mais

Suco de Berinjela e Limão emagrece mito ou verdade?

Suco de Berinjela e Limão emagrece mito ou verdade? Suco de Berinjela e Limão emagrece mito ou verdade? Berinjela e limão emagrece, saiba como fazer, além de perder peso, há outros benefícios para nossa saúde! Será mesmo possível emagrecer com a Suco de

Leia mais

Manual de Instrução MULTIBANCO A MARCA DE TODOS OS ESPORTES

Manual de Instrução MULTIBANCO A MARCA DE TODOS OS ESPORTES mais de 20 anos A MARCA DE TODOS OS ESPORTES Manual de Instrução www.physicus.com.br/bolas www.physicus.com.br/shop www.physicus.com.br/locacao www.physicus.com.br/turismoecoesportivo» imprensa@physicus.com.br»

Leia mais

EmagrecerEserFitness.com/MetodoEmagrecer17

EmagrecerEserFitness.com/MetodoEmagrecer17 Conteúdo Aviso Legal... 3 1 Saiba qual é o seu peso ideal... 5 2 Defina quantas calorias você precisa por dia... 9 3 Monte a sua dieta em 3 passos... 12 Passo 1 Escolha os alimentos certos... 12 Passo

Leia mais

Dicas para você ter uma gravidez saudável

Dicas para você ter uma gravidez saudável 10 Dicas para você ter uma gravidez saudável 1Passe em consulta pré-gestacional antes - Receba orientações sobre a melhor idade para você gestar. - Inicie uso do ácido fólico antes da gestação. - Comece

Leia mais