Gestão de Indicadores. 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Indicadores. 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC"

Transcrição

1 Gestão de Indicadores 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC Setembro 2014

2 Empresas Participantes

3 Agenda 1. Estrutura da Área 2. Indicadores 3. Desafios 4. Comentários

4 Estrutura da Área Em grande parte das empresas, o responsável pela área de Gestão do CSC é o Gerente da Área. Outro responsável apontado por uma empresa é o Gestor da Área. Na maioria delas, a área responde à Gerência do CSC. Em uma das empresas respondentes, a área responde à Superintendência de Operações. 14% 14% 14% 14% 57% Gerente da área Coordenador da área Supervisor da área Outro 86% Gerência do CSC Outro Gráfico 1 - Qual é a estrutura da área de Gestão do CSC da sua empresa: quem é o responsável pela área? Gráfico 2 - A quem a área responde?

5 Estrutura da Área Quais são as funções executadas na área? Análise, apuração e apresentação dos Indicadores do Centro de Serviços. Melhoria de processos. Criação e atualização dos SLAs. Gestão de Demanda: Gerir Catálogo de Serviços; Gerir Acordos de Nível de Serviço; Monitorar Capacidade de Entrega do CSC; Gerir Relacionamento com Clientes; Gerir Pesquisas de Qualidade. Gestão da Performance: Gerir Modelos e Relatórios; Desdobrar Metas Estratégicas; Manter Parâmetros; Gerir Indicadores de Produção Contínua; Monitorar e Avaliar Performance. Gestão de Processos e Melhoria Contínua: Monitorar Mudanças em Processos; Gerir Padrões de Documentação; Gerir Documentação de Processos; Promover Benchmarkings Periódicos; Gerir Programa de Melhoria Contínua. Processos Financeiros: Controle e Planejamento Orçamentário; Centralização dos Pagamentos; Geração de Indicadores Financeiros; Construção de modelos de controles orçamentários para Diretoria. Gestão de processos, indicadores, projetos, da satisfação dos clientes. Central de Atendimento.

6 Estrutura da Área Quais são as funções executadas na área? Gestão dos resultados (Indicadores e performance), fabrica de indicadores; Gestão da melhoria contínua; Comunicação do CSC; Central de Atendimento. Área de Gestão de Serviços Governança, Novas Demandas e Gestão do Conhecimento, Melhoria Contínua, Indicadores, Relacionamento e Central de Atendimento. Catálogo de Serviços; Melhoria contínua; Automação/estratégia; Sistema de Gestão de Qualidade SGQ; Orçamento; Alocação de Custos; Gestão da Mudança; Indicadores: Forecast, Dimensionamento, Controle de escala de trabalho, Aderência, M.I.S.(management information system), Gestão à vista, Control Desk. Melhoria contínua; Processo orçamentário; Cálculo e análise de ANS e ANS Reverso Controladoria (despesas, acompanhamento do orçamento, apuração do repasse de custos); Indicadores diversos (BSC, produtividade...); Reuniões de rotina (GEROT).

7 Colaboradores Quantos colaboradores trabalham nesta área (por função: indicadores, melhoria etc.)? Em média, são necessários 9 colaboradores para a realização das atividades da área. Na área temos 2 colaboradores que fazem todas as funções. 3 colaboradores. Coordenador - (Financeiro e Indicadores/Processo); Analista de Processos; Analista de Performance. Somente um para todas as funções. Gestão dos resultados: 1,5 FTE (Estagiário); Gestão da melhoria contínua: 1 FTE; Comunicação do CSC: 0,5 FTE; Central de Atendimento: 7 FTEs; Gestão de serviços: 2,5 FTEs. Governança 2, Novas Demandas 20, Melhoria Contínua 1* (em estruturação), Indicadores 1 e Central de Atendimento 19.

8 Estrutura da Área Quantos colaboradores trabalham nesta área (por função: indicadores, melhoria etc.)? Catálogo de Serviços/Gerenciamento de SLA's: 1HC; Melhoria contínua: 2HC; Automação/ estratégia: 1HC; Sistema de Gestão de Qualidade - SGQ: 1HC; Orçamento: 4HC; Alocação de Custos: 5HC; Gestão da Mudança: 1HC; Indicadores: 5HC; Gestão: 3HC. 1 supervisor; 1 analista; 1 estagiário. Analista e estagiário revezam atividades, sendo o primeiro com maiores responsabilidades. 83% 33% 33% 17% Administração Engenharia de Produção Contabilidade Sistemas de Informação Gráfico 3 - Qual é a formação/especialização dos colaboradores responsáveis por indicadores?

9 Indicadores Quantos indicadores são gerenciados pela área de Gestão do CSC? O número de indicadores gerenciados pela área varia entre 45 e 284, com uma média de 116 indicadores por empresa Indicadores. Financeiros; Operacionais; Diários dos chamados; Gerenciais indicadores (ANO e ANS). Indicadores Operacionais: 39 (são apurados para duas áreas, com planejamento de até 2015 acompanhar das demais áreas). Indicadores de Remuneração Variável (RV): 64 (são apurados para toda diretoria). Atendimento no prazo, Nível de Satisfação (taxa de retorno da pesquisa de satisfação), Custo por transação, Produtividade (por área e individual), Pessoas (Headcount, Turnover, Demografia). ANS (65); BSC (30); Produtividade (14); Diversos (15).

10 Indicadores Na maioria das empresas, a revisão dos indicadores é realizada anualmente ou quando necessário. 57% 29% 14% 14% Anual Quando necessário Semestral Mensal Gráfico 4 - Qual é a periodicidade de revisão dos indicadores (atualização de metas, fórmulas de cálculo etc.)?

11 Indicadores De que forma é feito o reporte dos resultados dos indicadores? MPR - Manager Performance Review; FD - Reunião com os Finance Directors de cada Business; Site Controllers - Reunião com os Controllers de cada Business; SSR - Shared Services Review - reunião interna. Ciclo de Gestão do CSC. Através de apresentação PPT disponibilizada na rede.. Através de relatório de resultados e apresentação de cada gestor dos seus resultados e planos de ação. Quadro de gestão a vista e televisores. Os indicadores de RV são disponibilizados em sistema (HYPERION); Os indicadores operacionais são disponibilizados por , em repositório padrão e em sistema. Atendimento no prazo e nível de satisfação, por meio de apresentação para todas as equipes, e os demais, em nível de gestão, por meio de apresentação em PowerPoint e planilhas de Excel. Publicação na biblioteca digital (intranet) e rede interna.

12 Indicadores Todas as empresas realizam o reporte dos resultados de indicadores mensalmente. Alguns indicadores possuem diferentes periodicidades de reporte. 100% 14% 14% 14% Mensal Semanal Trimestral Diário Gráfico 3 - Qual é a periodicidade desse reporte?

13 Indicadores A maioria das empresas define seus KPIs através de seus SLAs. Boa parte das empresas também realiza essa definição através de consultas a clientes internos. Todas as empresas realizam a apuração dos KPIs de forma manual. 57% das respondentes também realizam a apuração de forma automática em alguns casos. 86% 100% 57% 43% 43% 57% Através de SLAs Consultas a clientes internos Consultas a colaboradores das áreas Benchmarking De forma manual De forma automática Gráfico 5 - De que forma são definidos os KPIs? Gráfico 6 - Como é feita a apuração dos KPIs? Existe utilização de ferramenta de mercado para gestão de KPIs? Nenhuma empresa utiliza ferramentas de mercado para a gestão de KPIs.

14 Desafios Quais são os maiores desafios encontrados pela área no que diz respeito à gestão dos indicadores? Elaborar os Indicadores Manualmente dentro dos prazos estipulados. Integridade das informações dos fornecedores; Sistema para automatização e centralização dos indicadores. Consolidação muito trabalhosa e grande parte manual. Espera-se que a revisão que estamos fazendo irá trazer melhores indicadores.. Base das informações e tradução dos resultados em Planos de Ação. Confiabilidade das bases de dados; Alinhamento de SLA's com clientes; Padronização do processo de apuração dos indicadores. Integração de diferentes bases de dados; Para produtividade individual, equalização das transações (exemplo, qual a equivalência do cadastro de 1 item ao cadastro de 1 fornecedor ambas tarefas executadas pela equipe de Cadastros). Gestão a vista (online); Engajamento das áreas no acompanhamento dos indicadores.

15 Comentários - Alguns processos são automatizados, tais como atendimento de call-center e central de atendimento. - Estamos em processo de centralização na área de gestão de serviços dos indicadores de todas as áreas do CSC.

16 Contatos Empresa Respondente Alstom Matheus Campiteli da Silva FIRJAN Marcos Vinicius Grupo Orguel Daniel Marquetotti Lupatech Fabio D. Gross Sicredi César Bochi Lojas Renner Filipe Konzen ThyssenKrupp Daniel H. W. Santanna

17 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC Padrinho Apoio

Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Atendimento 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Julho 2015 Empresas Participantes Agenda 1. Central de Atendimento 2. Serviços atendidos pela Central de Atendimento 3. Quantidade de colaboradores 4.

Leia mais

1ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC. Indicadores

1ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC. Indicadores 1ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC Indicadores 25 de Fevereiro de 2016 1 Empresas participantes 2 Agenda 1. Gestão de Indicadores 2. Medição/ Acompanhamento por Indicadores 3. Geração de Dados para Indicadores

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos 2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos 18/08/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Estrutura da Área 2. Processos no Escopo 3. Colaboradores 4. Área de Compras 5. Volumetrias Mensais 6. KPIs

Leia mais

Atendimento. 2ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Atendimento. 2ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Atendimento 2ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Maio 2016 Empresas Participantes Processo de Absorção Aproximadamente 70% dos CSCs das empresas já passaram por algum processo de absorção de nova área

Leia mais

Qualidade da Central de Atendimento do CSC. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Qualidade da Central de Atendimento do CSC. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Qualidade da Central de Atendimento do CSC 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Março 2017 Empresas Participantes Características da área de Central de Atendimento 75% das empresas respondentes informaram

Leia mais

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão Empresa em Tempo Real Soluções em Software para Gestão Sistema de Gestão Empresarial Integrado Segmento Serviço e Comércio Infra-estrutura para alta performance ConsistGEM - Usuários Finais em Clientes

Leia mais

2ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC

2ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC 2ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC Indicadores 01 de Abril de 2015[EDITAR] 1 Empresas participantes 2 Agenda 1. Definição dos indicadores 2. Subdivisões/categorias de indicadores 3. Número de indicadores

Leia mais

SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT

SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT ESTUDO DE REMUNERAÇÃO 2016 SECRETARIAL Healthcare & Life Sciences & MANAGEMENT SUPPORT Secretarial & Management Support Specialists in human resources recruitment www.michaelpage.pt Estudo de 2016 Apresentamos-lhe

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

Perfil Profissional. Experiência Profissional. Ilegra Consultoria e Sistemas Projeto Agibank Setembro/2018 Novembro/2018. Função: Product Owner.

Perfil Profissional. Experiência Profissional. Ilegra Consultoria e Sistemas Projeto Agibank Setembro/2018 Novembro/2018. Função: Product Owner. Data de nascimento: 16/09/1982 Endereço: Rua Santa Catarina, Nº 2531 CNH: A/C Member PMI ID: 9382822 Canoas, Rio Grande do Sul - BRASIL WhatsApp/Contato: (51) 993724993 E-mail: joelfs1982@gmail.com https://www.linkedin.com/in/joelfraga/

Leia mais

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão Empresa em Tempo Real Soluções em Software para Gestão Sistema de Gestão Empresarial Integrado Segmento Serviço e Comércio Infra-estrutura para alta performance Arquitetura de Processamento Distribuído

Leia mais

THIAGO BERNARDES COUTO OBJETIVOS PROFISSIONAIS

THIAGO BERNARDES COUTO OBJETIVOS PROFISSIONAIS THIAGO BERNARDES COUTO Geral 35 anos, Solteiro, sem filhos Telefones 62 82653678 E-mail tbcouto@gmail.com Redes Sociais https://www.linkedin.com/in/thiago-bernardes-couto- 1542043a?trk=nav_responsive_tab_profile_pic

Leia mais

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão Empresa em Tempo Real Soluções em Software para Gestão Sistema de Gestão Empresarial Integrado Segmento Serviço e Comércio Infra-estrutura para alta performance ConsistGEM - Usuários Finais em Clientes

Leia mais

Inteligência Empresarial

Inteligência Empresarial SOLUÇÕES WK Inteligência Empresarial A Solução para da WK Sistemas contempla um conjunto de ferramentas que permitem integrar através de Dashboards e Relatórios personalizados informações das diversas

Leia mais

SISTEMA FIEP. Nosso I é de Indústria

SISTEMA FIEP. Nosso I é de Indústria SISTEMA FIEP Nosso I é de Indústria Vídeo de 1:35 SISTEMA INDÚSTRIA LIDERADO PELA CNI SISTEMA INDÚSTRIA 2 Colégio SESI Internacional + 4.000 Colaboradores + 90 Unidades 7 Institutos SENAI de Tecnologia

Leia mais

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão Empresa em Tempo Real Soluções em Software para Gestão Sistema de Gestão Empresarial Integrado Segmento Serviço e Comércio Infra-estrutura para alta performance ConsistGEM - Usuários Finais em Clientes

Leia mais

RPA ROBOTIC PROCESS AUTOMATION COMO OBTER O MELHOR RESULTADO?

RPA ROBOTIC PROCESS AUTOMATION COMO OBTER O MELHOR RESULTADO? COMO OBTER O MELHOR RESULTADO? DESAFIO... Automação de processos robótico (RPA) é o uso de software de inteligência artificial (robôs) para lidar com tarefas rotineiras que exijam precisão e velocidade.

Leia mais

3ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC. Gestão de Projetos

3ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC. Gestão de Projetos 3ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC Gestão de Projetos 16 de Junho de 2016 1 Empresas participantes 2 Agenda 1. Área Responsável 2. Número de Colaboradores 3. Metodologia 4. Softwares e Ferramentas 5. Escopo

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES COMO A JDE MUDOU SEU SUPPLY CHAIN E CONSEGUIU ATINGIR MAIS DE 2 MILHÕES E MEIO DE REAIS EM REDUÇÃO DE GASTOS

IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES COMO A JDE MUDOU SEU SUPPLY CHAIN E CONSEGUIU ATINGIR MAIS DE 2 MILHÕES E MEIO DE REAIS EM REDUÇÃO DE GASTOS IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES COMO A JDE MUDOU SEU SUPPLY CHAIN E CONSEGUIU ATINGIR MAIS DE 2 MILHÕES E MEIO DE REAIS EM REDUÇÃO DE GASTOS JDE, a Empresa O Supply Chain na JDE Brasil Importância de um Modelo

Leia mais

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas 17 de novembro de 2016 Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas Agenda Nossa missão Estrutura Processo Orçamentário Orçamento Matricial Despesas

Leia mais

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018 Missão Prover energia e serviços com excelência e de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017

Leia mais

Respondentes

Respondentes AMOSTRA Amostra 110 Respondentes 119 116-50 100 150 2003 2000 PORTE DA EMPRESA Faturamento Líquido Anual Grandes empresas são as responsáveis pela maioria das áreas de RI Mais de R$ 10 bi 44,50% R$ 5 bi

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 014

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 014 1/ 6 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão integral do PO, Indicadores e adequação dos registros e padrões. 02 Adequação as normas ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

Um Conjunto completo para a Inteligência do seu negócio

Um Conjunto completo para a Inteligência do seu negócio Adquira uma solução 100% desenvolvida para o Varejo que oferece Visibilidade, Transparência, Confiabilidade e Agilidade na tomada de decisões. Um Conjunto completo para a Inteligência do seu negócio GSInovar

Leia mais

EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD. Roberto Valério

EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD. Roberto Valério EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD Roberto Valério Gestão da Eficiência Modelo de Gestão de Rede Etapas de Análise, Planejamento e Desenvolvimento da Rede de Polos 1 2 3 4 Análise e Identificação de Oportunidades:

Leia mais

PESQUISA DE MATURIDADE CSC BRASIL 2015

PESQUISA DE MATURIDADE CSC BRASIL 2015 DE MATURIDADE CSC BRASIL 2015 2015 EVOLUÇÃO NO CONTEÚDO LIVRO DE MATURIDADE CSC BRASIL 2015 Na edição de 2015 a TOTVS Consulting obteve quase o dobro de participantes e aumentou a profundidade das perguntas.

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira

SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SIN) Profº Adalberto J. Tavares Vieira SISTEMA DE INFORMAÇÃO Ciência da informação é a ciência que estuda a informação desde a sua gênese até seu processo de transformação em conhecimento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009 A importância do Planejamento Financeiro 30 de outubro 2009 Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais 4. Conclusão Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados

Centro de Serviços Compartilhados Centro de Serviços Compartilhados Abril 2014 Apresentação da Consultoria Contextualização sobre o CSC Como realizamos o trabalho Contato A Equipe Nossos profissionais possuem formação acadêmica em instituições

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Capital

Estrutura de Gerenciamento de Capital Estrutura de Gerenciamento de Capital 1. DEFINIÇÃO DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL A Resolução nº 3.988/11 do Conselho Monetário Nacional, definiu o gerenciamento de capital como o processo contínuo de: I

Leia mais

i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI SIM, com metas acima de 02 anos (após 2018) 08

i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI SIM, com metas acima de 02 anos (após 2018) 08 1 i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI 1. A prefeitura municipal possui um PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação que estabeleça diretrizes e metas de atingimento

Leia mais

OM Contabilidade Ltda Portfólio Corporativo, Brasil, 2016

OM Contabilidade Ltda Portfólio Corporativo, Brasil, 2016 OM Contabilidade Ltda Portfólio Corporativo, Brasil, 2016 Perfil e Histórico Empresa estabelecida no Rio de janeiro com mais de 25 anos de experiência no cenário financeiro brasileiro e na contabilidade

Leia mais

X Centro de Serviços Compartilhados

X Centro de Serviços Compartilhados Prefácio A história dos Centros de Serviços Compartilhados começou a ser escrita no Brasil no final dos anos 1990, quando multinacionais instaladas aqui passaram a replicar um modelo que se mostrava bastante

Leia mais

1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil

1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil 1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil 31/03/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Subprocesso dedicado à Análise Contábil 2. Responsável pela conciliação contábil 3. Sistema de Conciliação Contábil

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

CASE OXITENO. Orçamento e BSC

CASE OXITENO. Orçamento e BSC CASE OXITENO Orçamento e BSC Índice Introdução 02 Histórico: O Processo de mudança na forma de gestão do Grupo 03 A implementação do Balanced Scorecard na Oxiteno 04 O Orçamento no novo modelo de Gestão

Leia mais

XV CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE do Rio Grande do Sul Agosto de 2015 Classificação da Informação: Uso Interno

XV CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE do Rio Grande do Sul Agosto de 2015 Classificação da Informação: Uso Interno XV CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE do Rio Grande do Sul Agosto de 2015 MAIS DO QUE NÚMEROS PA TO MT RO 3 milhões Associados Mais de 18 mil GO Colaboradores SP MS RJ PR RS Mais de 100 empresas Mais de 1.300

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2009

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2009 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2009 Área de Tecnologia da Informação: TI descentralizada (Equipes: Fras-le e Randon Implementos, além de recursos alocados nas demais empresas do Grupo); Falta de uma gestão de

Leia mais

Suprimentos WS. Processo de Gestão de Contratos na Wilson Sons: Inteligência de mercado aplicada a Suprimentos e Tecnologia como suporte na gestão.

Suprimentos WS. Processo de Gestão de Contratos na Wilson Sons: Inteligência de mercado aplicada a Suprimentos e Tecnologia como suporte na gestão. Suprimentos WS Processo de Gestão de Contratos na Wilson Sons: Inteligência de mercado aplicada a Suprimentos e Tecnologia como suporte na gestão. Objetivos Os 2 objetivos principais da apresentação Apresentar

Leia mais

A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais

A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais especializados e atualizados sobre as boas práticas do varejo mundial.

Leia mais

CONFIDENCIAL ESSILOR - Brasil CSC 04/17. Apenas para uso interno - Não divulgar, distribuir ou copiar. Cadastros Workshop Abril 2017

CONFIDENCIAL ESSILOR - Brasil CSC 04/17. Apenas para uso interno - Não divulgar, distribuir ou copiar. Cadastros Workshop Abril 2017 CONFIDENCIAL ESSILOR - Brasil CSC 04/17. Apenas para uso interno - Não divulgar, distribuir ou copiar Cadastros Workshop Abril 2017 CONFIDENCIAL ESSILOR - Brasil CSC 04/17. Apenas para uso interno - Não

Leia mais

Vision Training. FINANCEIRO 2 dias R$ 800,00 (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA)

Vision Training. FINANCEIRO 2 dias R$ 800,00 (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA) FINANCEIRO 2 dias R$ 800,00 (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA) 1º. Dia caixa, contas a pagar e contas a receber Emissão de notas fiscais, reenvio e cancelamentos; Monitoração das notas

Leia mais

FINANCEIRO (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA)

FINANCEIRO (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA) FINANCEIRO (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA) Caixa, contas a pagar e contas a receber duração 1 dia Emissão de notas fiscais, reenvio e cancelamentos; Monitoração das notas fiscais

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

Integração na Coleta de dados de Segurança Operacional Gerência Executiva de Segurança Operacional

Integração na Coleta de dados de Segurança Operacional Gerência Executiva de Segurança Operacional Integração na Coleta de dados de Segurança Operacional Gerência Executiva de Segurança Operacional O QUE SOMOS? Nome: Alexsandro Silva Função: Gerente de Qualidade Operacional Atividades: Responsável pelo

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital Sumário RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 3 1. INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

1ª Reunião do Contabilidade Lançamentos Manuais

1ª Reunião do Contabilidade Lançamentos Manuais 1ª Reunião do Contabilidade Lançamentos Manuais 11/06/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Política e manuais de procedimentos padrões 2. Workflow de aprovação 3. Sistema operacional financeiro 4. Controles

Leia mais

Governança em TI na UFF. Modelo de Gestão da STI. Henrique Uzêda

Governança em TI na UFF. Modelo de Gestão da STI. Henrique Uzêda Governança em TI na UFF Modelo de Gestão da STI Henrique Uzêda henrique@sti.uff.br 2011-2013 Universidade Federal Fluminense 122 cursos de graduação e 359 de pós-graduação ~ 45.000 alunos de graduação

Leia mais

CORREÇÕES DE PROVA. Comentários das Questões

CORREÇÕES DE PROVA. Comentários das Questões CORREÇÕES DE PROVA segunda feira, 16 de janeiro de 2017 às 10:54:39 PM Aluno: Conveniada: Turma: Disciplina: Samuel Aiala Ferreira IBS 0 Belo Horizonte IBS0/TMBAGPJ*1201 65 Gerenciamento de Programas Prova:

Leia mais

ATUAÇÃO. A Wiabiliza integra modelos Organizacionais, de Negócios e Pessoas, criando soluções sob medida em:

ATUAÇÃO. A Wiabiliza integra modelos Organizacionais, de Negócios e Pessoas, criando soluções sob medida em: ATUAÇÃO A Wiabiliza integra modelos Organizacionais, de Negócios e Pessoas, criando soluções sob medida em: REESTRUTURAÇÕES ORGANIZACIONAIS CADEIA DE GESTÃO DE CONTROLES E PROCESSOS GESTÃO DE RH INDICADORES

Leia mais

Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Atendimento 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Fevereiro 2016 Empresas Participantes Central de Atendimento 90% das empresas respondentes possuem uma Central de Atendimento no CSC de sua empresa. São

Leia mais

Gestão de Resultados Financeiros Grupo Lagoa. Sistemática de acompanhamento

Gestão de Resultados Financeiros Grupo Lagoa. Sistemática de acompanhamento Gestão de Resultados Financeiros Grupo Lagoa Sistemática de acompanhamento Metodologia de Acompanhamento O PDCA é a base da Sistemática de Acompanhamento. PADRONIZAÇÃO 8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA 2 ANÁLISE

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito 1. DEFINIÇÃO E TIPOS DE RISCO DE CRÉDITO A Resolução nº 3.721/09, do Conselho Monetário Nacional, definiu Risco de Crédito como a possibilidade de ocorrência

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS AGENDA Apresentação Institucional Planejamento Estratégico Acordo de Cooperação Gestão de Contratos de Equipamentos de TI Desenvolvimento da Solução Projetos

Leia mais

PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO

PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO Prototipação de uma Solução Governamental PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO Rede colaborativa para atuação dos servidores públicos e incentivo ao desenvolvimento de comunidades virtuais no âmbito dos governos

Leia mais

Política de Gerenciamento de Capital e Liquidez

Política de Gerenciamento de Capital e Liquidez Publicado em 1 de 7 Política de Gerenciamento de Capital e Publicado em 2 de 7 SUMÁRIO 1. Estrutura... 3 2. Definição do Processo de Gerenciamento de Capital... 3 3. Disposições Gerais do Gerenciamento

Leia mais

1ª Reunião Subgrupo de Contabilidade

1ª Reunião Subgrupo de Contabilidade 1ª Reunião Subgrupo de Contabilidade 28 de Julho de 2014 1 Empresas participantes 2 Agenda 1. Colaboradores 2. Terceirização 3. Monitoramento de ativos 4. Sistemas 5. Indicadores 6. Controle físico dos

Leia mais

MANUAL DE FUNÇÕES OMNI CONTROL

MANUAL DE FUNÇÕES OMNI CONTROL MANUAL DE FUNÇÕES OMNI CONTROL ÍNDICE Enquadramento Objetivos do Descritivo Funcional Estrutura do Manual de Funções Proposta de Alteração ÍNDICE Enquadramento Objetivos do Descritivo Funcional Estrutura

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 2018

GESTÃO DE CAPITAL 2018 GESTÃO DE CAPITAL 2018 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO CONTENDO A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL, EM CUMPRIMENTO AO ART. 56, 2º DA RESOLUÇÃO 4.557 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. Banco ABC

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL 1 de 8 ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL 2 de 8 SUMÁRIO 1. Declaração 3 2. Estrutura do Gerenciamento de Capital 3 3. PGC - Definições da 5 4. PGC - Diretrizes para o Gerenciamento de Capital 5 5.

Leia mais

Realização: Secretaria de Políticas de Previdência Complementar e Superintendência Nacional de Previdência Complementar

Realização: Secretaria de Políticas de Previdência Complementar e Superintendência Nacional de Previdência Complementar Realização: Secretaria de Políticas de Previdência Complementar e Superintendência Nacional de Previdência Complementar Planejamento e Governança do Mais PREVI Programa Planejamento de Educação e Governança

Leia mais

LEGEM O SOFTWARE É AUTOEXPLICATIVO E POSSUI UMA INTERFACE PRÁTICA E ADERENTE AOS PRINCIPAIS PADRÕES INTERNACIONAIS

LEGEM O SOFTWARE É AUTOEXPLICATIVO E POSSUI UMA INTERFACE PRÁTICA E ADERENTE AOS PRINCIPAIS PADRÕES INTERNACIONAIS SOLUÇÃO JURÍDICA LEGEM O SOFTWARE É AUTOEXPLICATIVO E POSSUI UMA INTERFACE PRÁTICA E ADERENTE AOS PRINCIPAIS PADRÕES INTERNACIONAIS MODERNA, A SOLUÇÃO INTEGRA TODAS AS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO JURÍDICO

Leia mais

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno Balanced Scorecard Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard Case Politeno Tsiane Poppe Araújo / Vera Pustilnik Novembro/2002 Planejamento Estratégico 1 Um pouco de História Planejamento

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito 1. DEFINIÇÃO E TIPOS DE RISCO DE CRÉDITO A Resolução nº 4.557 de fevereiro de 2017 do Conselho Monetário Nacional, define Risco de Crédito como a possibilidade

Leia mais

Política de Gente e Gestão - Metas 2014

Política de Gente e Gestão - Metas 2014 Política de Gente e Gestão - Metas 2014 Versão 3.0 1. Política de Metas... 2 2. Definições / Parâmetros... 2 2.1 Objetivos Estratégicos... 2 2.2 Projetos Estratégicos... 2 2.3 Indicadores... 2 2.4 Metas...

Leia mais

Gestão de Indicadores

Gestão de Indicadores Gestão de Indicadores TOTALMENTE INTEGRÁVEL AO ERP DA EMPRESA Elimine o retrabalho integrando, sem custo, o sistema de SGQ da Qualyteam ao banco de dados do seu software de gestão. SUPORTE ON-LINE SEM

Leia mais

Alinhamento com a Estratégia da Organização

Alinhamento com a Estratégia da Organização Para elaboração de um novo PD é necessário proceder com a avaliação do que foi planejado e/ou executado durante o período de vigência do último Plano Diretor, período 2012-2013. Para tanto é preciso esclarecer

Leia mais

c) Avaliação da capacidade dos controles internos administrativos

c) Avaliação da capacidade dos controles internos administrativos PARECER DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA a) Introdução Em cumprimento à disposição contida no inciso III, do artigo 15, do Estatuto da Fundação Habitacional do Exército, aprovado pela Portaria nº 1.300,

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada? Conheça

Leia mais

Vision Training. FINANCEIRO 2 dias R$ 800,00 (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA)

Vision Training. FINANCEIRO 2 dias R$ 800,00 (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA) FINANCEIRO 2 dias R$ 800,00 (CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER E TESOURARIA) 1º. Dia caixa, contas a pagar e contas a receber Emissão de notas fiscais, reenvio e cancelamentos; Monitoração das notas

Leia mais

1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria

1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria 1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria 07/04/2016 Empresas Participantes Agenda 1. Área de Tesouraria 2. Sistema Operacional 3. Fluxo de Caixa 4. Horário de Fechamento de Caixa 5. Previsão de

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL

DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL JANEIRO A DEZEMBRO DE 2012 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CAPITAL... 4 1. FINALIDADE... 4 2. RESPONSABILIDADE

Leia mais

Ângela Zerbielli Coordenadora de Indicadores em Qualidade Hospitalar

Ângela Zerbielli Coordenadora de Indicadores em Qualidade Hospitalar São Paulo/SP 2011 Dra. Flávia Maria Porto Terzian Superintendente Dr. Cláudio de Oliveira Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar Organização, Formatação e Diagramação Mirtes Salantier Romão Gerente

Leia mais

Plataforma Inovadora de Premiação por Pontos e Cartões

Plataforma Inovadora de Premiação por Pontos e Cartões Plataforma Inovadora de Premiação por Pontos e Cartões Agora ficará muito mais fácil estimular sua equipe e melhorar os resultados do seu negócio. Você alguma vez já pensou em criar um programa para incentivar

Leia mais

Qualidade. Gestão da. Qualidade. Qualidade Gestão da Qualidade SOLUÇÕES WK. Veja + wk.com.br/solucoes/qualidade GESTÃO DE DOCUMENTOS AÇÕES PREVENTIVAS

Qualidade. Gestão da. Qualidade. Qualidade Gestão da Qualidade SOLUÇÕES WK. Veja + wk.com.br/solucoes/qualidade GESTÃO DE DOCUMENTOS AÇÕES PREVENTIVAS SOLUÇÕES WK Gestão da As Soluções WK para Gestão da integram processos e rotinas para Controle da, Gestão de Não Conformidades, Ações Preventivas, Ações Corretivas, Autocontroles, Laudos e Gestão de Documentos,

Leia mais

Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados. Case Empresas Randon

Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados. Case Empresas Randon Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados Case Empresas Randon Douglas Bortolozzo 15 anos de experiência na área de TI Certificado ITIL V3 e ISO20000 Projetos, Modelos de Governança

Leia mais

Boas Práticas de RH UnimedBH. Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues

Boas Práticas de RH UnimedBH. Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues Boas Práticas de RH UnimedBH Data: 3 de maio Local: OCEMG Júnia Marçal Rodrigues Unimed-BH em números 5.684 médicos cooperados Atuação 34 municípios na região metropolitana de BH 4.003 colaboradores diretos

Leia mais

SISTEMA TRX REALTIME

SISTEMA TRX REALTIME SISTEMA REALTIME SISTEMA TRX REALTIME Características: Gerencia processos operacionais (ordens de serviço preventivas e corretivas) administrativos, financeiros e do empreendimento de forma simples e dinâmica;

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO GESTÃO INTEGRADA DE RISCO OPERACIONAL, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE Objetivo Este documento

Leia mais

FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV. EDITAL 001/2017

FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV. EDITAL 001/2017 1 FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA APARECIDAPREV EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE APARECIDA

Leia mais