Realização: Secretaria de Políticas de Previdência Complementar e Superintendência Nacional de Previdência Complementar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Realização: Secretaria de Políticas de Previdência Complementar e Superintendência Nacional de Previdência Complementar"

Transcrição

1 Realização: Secretaria de Políticas de Previdência Complementar e Superintendência Nacional de Previdência Complementar

2 Planejamento e Governança do Mais PREVI Programa Planejamento de Educação e Governança Financeira do e Mais Previdenciária PREVI Programa de Educação Financeira e Previdenciária

3 Planejamento e Governança Construção Construção do Programa de Educação Financeira e Previdenciária Decisão da Diretoria Executiva Criação do Grupo de Trabalho Plano Estratégico Projeto: Implantar o Mais PREVI Programa de Educação Previdenciária Plano Estratégico Projeto: Acompanhar o Programa de Educação Previdenciária Plano Estratégico Ação Estratégica: Fortalecer o Programa de Educação Previdenciária

4 Planejamento e Governança Metodologia O Plano Estratégico traça objetivos estratégicos. Para alcançar os objetivos, as áreas propõem Projetos e Ações estratégicas e/ou atualizam os Processos já implantados. Algumas Ações planejadas no passado, se constituem, hoje, em Projetos e, num futuro próximo, podem vir a ser Processos implantados. Ações estratégicas e Projetos têm início, meio e fim. O início é uma ideia, o meio é um plano, o fim é uma entrega. Um conjunto de ações sob o mesmo guarda-chuva é um Programa. Exemplo: A Assessoria Previdenciária era uma Ação planejada em Foi um Projeto em 2011 e hoje é um Processo de trabalho implantado. Houve necessidade de automatizar algumas fases do processo de Assessoria como agenda, módulo de análise e pesquisa de satisfação. Para tanto, foi elaborado um Projeto.

5 Planejamento e Governança Premissas Sinergia: As ações de Educação Previdenciária (EP) são formuladas coletivamente. As áreas atuam em sinergia. Transversalidade: O conceito de EP permeia as ações e os processos das áreas, desde a dimensão estratégica até a entrega ao participante. Qualidade percebida: As ações implementadas fazem diferença na vida do participante, que percebe a qualidade do serviço prestado. Comprometimento: EP se insere no Plano Estratégico 2012 como uma Ação Estratégica.

6 Planejamento e Governança Comprometimento Comprometimento da Diretoria Executiva, Coordenação: Diretoria de Seguridade, Área Líder: Gerência de Atendimento.

7 Planejamento e Governança Alinhamento Estratégico PLA Objetivo Estratégico: 6) Ampliar a relação de confiança, respeito e satisfação dos participantes com a PREVI. Diretrizes: - Aprimorar relacionamento através da transparência, educação previdenciária, comunicação, serviços, uso de novas tecnologias. - Fortalecer parcerias com as entidades e estreitar o relacionamento com o Banco. Proposta de Ação Estratégica: Fortalecer o Programa de Educação Previdenciária da PREVI.

8 Planejamento e Governança Sinergia Alinhamento Estratégico Gabin-Plane Assessoria Previdenciária Participação na Oficina Vida Ativa Área Líder: Gerat Gevar Captação Planos Eventos Gepes-BB Orientação sobre Perfis Preservação do SP Relatório Anual Site PREVI Saúde Financeira Opções de Financiamento Imobiliário Ascom Gesop Política de Investimentos Gepoc Gecot Indicadores de Educação Previdenciária Getho Gegap Geben Apresentação na Oficina Vida Ativa Multiplicadoria Capacitação / Cursos Perfis de Investimento Escritório de Projetos

9 Planejamento e Governança Aprovação Gabin + Getho validam os Projetos/Ações e Aderência ao PE Área Líder + Áreas Intervenientes definem Recursos e Prazos Escritório de Projetos processa a Matriz de Priorização Escritório de Projetos coordena o Plano Anual de Atividades Gerências propõem Projetos ou Ações Gestão de Projeto Diretoria Executiva decide Prioridades e Orçamento Ação Estratégica Objetivos Estratégicos

10 Dinâmica de Trabalho do Grupo EP Estruturação Grupo tem caráter propositivo e executivo, com decisões tomadas por consenso. Em andamento, a organização em Comitê. São convocados os gestores das áreas intervenientes. Técnicos indicados tomam conhecimento ou são eventualmente convocados. Documentos são arquivados em diretório compartilhado pelo grupo. Acompanhamento de execução (prazos e status) em planilha de Excel.

11 Grupo Responsável Atores Patrono (Sponsor): Diretor de Seguridade, patrono do Mais PREVI. Líder da Ação Estratégica de Educação Previdenciária: Analista da Área Líder, responsável pela pauta, convocação, análise e elaboração do cronograma preliminar, com base nos objetivos e respectivas macroatividades definidas pelo grupo. Áreas Intervenientes: Áreas Responsáveis: gestores e técnicos das áreas responsáveis pelas macroatividades, atividades e/ou ações. ÁreasdeApoio: técnicos das áreas convocados, exclusivamente, para execução de ações.

12 Grupo Responsável Atribuições Propor e promover ações de Educação Previdenciária; Planejar, propor e acompanhar ações integradas de comunicação e atendimento ao participante; Analisar e propor ações sobre Perfis de Investimento; Propor e promover ações envolvendo Educação e Consultoria Financeira.

13 Grupo Responsável Agenda Reuniões ordinárias: Calendário anual pré-definido. Reuniões específicas: Pontapé inicial (reunião de kick off do projeto); Reunião com o Escritório de Projetos; Reuniões operativas (atividades/ações, TI, homologações de sistema); Reuniões com patrono (sponsor).

14 Grupo Responsável Acompanhamento O controle das ações é feito por planilha de Excel, atualizada a cada entrega de ação ou a cada reunião ordinária. As áreas intervenientes acessam a pasta de trabalho, por compartilhamento.

15 Grupo Responsável Entregas Escritório de Projetos (Dipla/Gegap): Acompanha o cumprimento do cronograma de macroatividades e informa, periodicamente, o andamento das Ações Estratégicas e dos Projetos para a Diretoria Executiva. Entregas para o Escritório de Projetos: 1. Proposta de pré-projeto; 2. Declaração de Escopo; 3. Estimativa de Cronograma e Recursos; 4. Relatório de Acompanhamento da Ação Estratégica. Entregas para a Previc: Relatório de Execução.

16 Grupo Responsável Metas e Indicadores Como Metas qualitativas e quantitativas, temos: - Cumprimento dos prazos de cada ação; - Expectativa de abrangência da ação; - Quantidade de adesões a planos; - Aumento das contribuições facultativas e esporádicas; - Quantidade de serviços prestados; - Quantidade de aplicativos acessados. - Percentual de respostas positivas na pesquisa de satisfação (Muito Satisfeito + Satisfeito). OsIndicadores dizem respeito ao resultado apurado, em face da meta estipulada. Exemplo: Percentual de adesões efetivadas em face das adesões planejadas.

17 Programa Mais PREVI Ações implementadas Site PREVI Espaço Mais PREVI Vídeos explicativos Links Publicações Orientações Cursos on-line

18 Programa Mais PREVI Ações implementadas Site PREVI Espaço Mais PREVI Principais temas: Previdência Complementar Benefícios, Contribuições Salário de Participação Perfis de Investimento Planejamento Financeiro Pessoal, Matemática Financeira I e II Regimes de Tributação, Tabela Regressiva

19 Programa Mais PREVI Ações implementadas Apresentação do Relatório Anual Neste ano, 2012, foram realizados 12 eventos de apresentação dos resultados, nas principais cidades das 5 regiões do país, aos quais compareceram cerca de participantes. - Transmissão on-line pelo site PREVI. - Versão digital do Relatório Anual, com mensagens dos dirigentes, em vídeo.

20 Programa Mais PREVI Ações implementadas Equipe que apresenta os planos da PREVI nos eventos de posse de novos funcionários do BB. Todas as Gepes Regionais representadas. Adesões ao Plano PREVI Futuro nos eventos de posse: 89% em 2010 e 93% em 2011.

21 Programa Mais PREVI Ações implementadas Saúde Financeira Revista PREVI, coluna fixa no site e na rede interna. Caminhos para Aposentadoria Equilíbrio Financeiro:

22 Programa Mais PREVI Ações implementadas Cartilha eletrônica do Plano PREVI Futuro

23 Programa Mais PREVI Ações implementadas Guia virtual sobre Perfis de Investimento

24 Programa Mais PREVI Ações implementadas Preservação do Salário de Participação pelo autoatendimento do site Simulador calcula o Salário de Participação a preservar em tempo real. A opção é implantada, automaticamente, no mês seguinte ao da solicitação. Solicitações de Preservação: 2010: : De 01 a 05/2012: 2.153

25 Programa Mais PREVI Ações implementadas Assessoria Previdenciária - Análise individualizada, com projeções; - Cálculo simulado da aposentadoria; - Explicação sobre as variáveis do cálculo; - Orientações sobre as verbas rescisórias assessorias prestadas de 10/2010 a 05/2012.

26 Programa Mais PREVI Ações implementadas T & D - Capacitação Pedagógica para Formadores de Educadores: 43 educadores corporativos formados, sendo 35 para o curso Introdução à PREVI : e 8 para o curso Gestão de Projetos. - Curso de Gestão de Projetos: 500 pessoas treinadas. - Tópicos Essenciais de Previdência Complementar e Tópicos Avançados de Previdência Complementar: 110 pessoas treinadas.

27 Programa Mais PREVI Ações implementadas Programa de Preparação para Aposentadoria, do Banco do Brasil Participação na Oficina Vida Ativa Palestra interativa: "Entendendo o Processo de Aposentadoria PREVI / INSS LOCAL DATA QTD. PARTICIPANTES Brasília 03/02/ Recife 29/08/ Aracaju 15/09/ João Pessoa 23/09/ Fortaleza 15/02/ Auditoria-Rio 09/03/ Porto Alegre 18/04/ São Luís 09/05/ Rio de Janeiro 25/05/ TOTAL 598 Cartilha Caminhos para Aposentadoria colaboração.

28 Coordenador Marcel Joviniano Barros Diretor de Seguridade Área Líder - Gerat Leoni Teresinha Philippsen Gerente Executiva e.e. Líder da Ação Estratégica Vaniza Schuch Pinto Analista II Gestores e técnicos das áreas intervenientes: Ascom, Gabin-Plane, Geben, Gerat, Gesop, Gevar, Getho, Gecot, Gegap, Gepoc.

29 Agradecemos!

Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo

Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo Fevereiro de 2016 Contribuir para a melhor qualidade de vida de seus participantes, oferecendo produtos e serviços previdenciários

Leia mais

Revisão de Processos e Dimensionamento de Pessoal na Diretoria de Seguridade

Revisão de Processos e Dimensionamento de Pessoal na Diretoria de Seguridade Revisão de Processos e Dimensionamento de Pessoal na Diretoria de Seguridade AGENDA A Previ Gestão de Processos na Previ Case: Revisão de Processos e Dimensionamento de Pessoal na Diretoria de Seguridade

Leia mais

GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC. Câmara dos Deputados

GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC. Câmara dos Deputados GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC Câmara dos Deputados GOVERNANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS Comitê de Gestão Estratégica Escritório Corporativo de Gestão Estratégica Comitês Setoriais de Gestão Escritórios Setoriais

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

APLICANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE PÚBLICO. (Uma visão prática)

APLICANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE PÚBLICO. (Uma visão prática) APLICANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE PÚBLICO (Uma visão prática) Fernando Cássio Gerência de Relacionamento e Governança de TIC - GRG Diretoria de TIC Abordagens 1. Gestão do Conhecimento - conceitos;

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL Estudo de Caso Sobre o Vitória Apart Hospital Institucional Desde a sua fundação, em 2001, o Vitória Apart Hospital atua com o objetivo de

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO

PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO Prototipação de uma Solução Governamental PORTAL INTEGRADO DE COLABORAÇÃO Rede colaborativa para atuação dos servidores públicos e incentivo ao desenvolvimento de comunidades virtuais no âmbito dos governos

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Governança de TI e a gestão de demandas

Governança de TI e a gestão de demandas Governança de TI e a gestão de demandas Glória M. P.O. Damasceno 1, Núbia S. R. S. Santos 1, Vivian L. N. Araujo 1 1 Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói,

Leia mais

Vinculando Processos à Estratégia

Vinculando Processos à Estratégia Vinculando Processos à Estratégia A evolução da gestão de processos no Sicredi Plinio Regis Moraes da Cunha, CBPP Rodrigo Dias Marino, CBPP Irrestrito SICREDI FEITO POR PESSOAS, PARA PESSOAS Instituição

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Sustentabilidade Socioambiental Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Assessoria do Gabinete da Presidência Pré-aprovação Diretoria Colegiada Data de aprovação

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS (JULHO à DEZEMBRO DE 2017) I. Histórico e Contexto Em 2012, associações indígenas

Leia mais

4 5 AÇÃO LOCAL PERÍODO Reuniões periódicas da Diretoria Executiva Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho de Administração Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho Fiscal Durante

Leia mais

SP v1 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

SP v1 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS 1 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Responsabilidade... 3 3. Referência... 3 4. Definições... 3 5. Papéis e Responsabilidades... 4 6. Documentação de Controles Internos...5 7. Auto

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 NOSSO OBJETIVO Compartilhar a situação atual e as perspectivas das iniciativas do MEC que apoiam a implementação

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Gestão de Riscos Corporativos Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018 Missão Prover energia e serviços com excelência e de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico 2016-2019 Objetivos Estratégicos e Metas Revisão - Decreto 8.788 de junho/2016 Objetivos, Descrições e Conceitos Apex-Brasil Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos PRESIDENTE André Marcos

Leia mais

Programa de Integridade/ Compliance

Programa de Integridade/ Compliance Programa de Integridade/ Compliance Sumário Programa de Integridade... 3 Estrutura Organizacional... 4 Estrutura do Programa de Integridade... 6 1. Diretrizes Institucionais... 7 2. Governança Corporativa...

Leia mais

Gestão de Indicadores. 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC

Gestão de Indicadores. 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC Gestão de Indicadores 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC Setembro 2014 Empresas Participantes Agenda 1. Estrutura da Área 2. Indicadores 3. Desafios 4. Comentários Estrutura da Área Em grande parte

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

Ouvidoria - Geral da União. Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República.

Ouvidoria - Geral da União. Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República. Ouvidoria - Geral da União Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República. Produzir dados quantitativos e qualitativos acerca da satisfação

Leia mais

CALENDÁRIO TEMÁTICO 2015

CALENDÁRIO TEMÁTICO 2015 CALENDÁRIO TEMÁTICO 2015 29 janeiro, 2015 9 fevereiro, 2015 03 março, 2015 CONFERENCE CALL 16hs às17hs 12:30hs às 19:30hs Foco: Foco: Demonstrações Financeiras Foco: Revisão do Código das Melhores Práticas

Leia mais

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO:

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO: MISSÃO DO CARGO Responder pelas estratégias de campanhas, liderando as ações utilizando e desenvolvendo conhecimento específico sobre os temas ou casos bem como articulando parceiros, organizações da sociedade

Leia mais

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos Secretaria Executiva/MEC Histórico do Escritório de Processos Mapeamento de Sistemas na Diretoria de TI

Leia mais

ÍNDICE DA FINALIDADE... 2 DA GESTÃO DOS INVESTIMENTOS... 2 DA COMPOSIÇÃO DO COMITÊ DE INVESTIMENTO... 2 DAS ATRIBUIÇÕES... 3 DO FUNCIONAMENTO...

ÍNDICE DA FINALIDADE... 2 DA GESTÃO DOS INVESTIMENTOS... 2 DA COMPOSIÇÃO DO COMITÊ DE INVESTIMENTO... 2 DAS ATRIBUIÇÕES... 3 DO FUNCIONAMENTO... UNILEVERPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE INVESTIMENTO Aprovado pelo Conselho Deliberativo em 01/10/2010 ÍNDICE DA FINALIDADE... 2 DA GESTÃO DOS INVESTIMENTOS... 2 DA

Leia mais

Manual de Governança Corporativa

Manual de Governança Corporativa Documento: Área Emitente: Manual de Governança Corporativa Assessoria de Planejamento, Orçamento, Controle e Regulatório HISTÓRICO DAS REVISÕES Rev. nº. Data Descrição 01 19/12/2012 Segregação do Manual

Leia mais

BANCO DO BRASIL 4º Trimestre 2011

BANCO DO BRASIL 4º Trimestre 2011 BANCO DO BRASIL 4º Trimestre 2011 Aviso Importante Esta apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas, estimativas de crescimento, projeções de resultados e estratégias

Leia mais

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal Estratégia de Governança Digital do Governo Federal São Paulo, 24 de fevereiro de 2016 Agenda Contexto da TI na APF Estratégia de Governança Digital - Histórico - Conceito - Elaboração - Monitoramento

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI do MEC

Planejamento Estratégico de TI do MEC Planejamento Estratégico de TI do MEC Merched Cheheb de Oliveira Diretor Diretoria de Tecnologia da Informação Secretaria Executiva Ministério da Educação MEC E mail: merched.oliveira@mec.gov.br Outubro

Leia mais

O conjunto das gestões

O conjunto das gestões O conjunto das gestões Temos: Gestão da integração Gestão do escopo Gestão do tempo Gestão dos recursos Gestão dos custos Gestão da qualidade Gestão ambiental Gestão de pessoas Gestão das comunicações

Leia mais

DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC

DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC Cooperativismo É um sistema fundamentado na união voluntária de pessoas em torno de necessidades comuns. Busca prosperidade conjunta e se baseia no

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2

DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2 Resoluções Atricon 04 e 05/2014 Controle Interno dos Tribunais de Contas e dos Jurisdicionados Coordenador: Conselheiro Substituto

Leia mais

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS OBJETIVO ESTRATÉGICO PROGRAMAS ESTRATÉGICOS 6.1 Equipes de Alta Performance Ampliar o engajamento e motivação das equipes do Sistema

Leia mais

RESULTADO PREVI FUTURO NOSSO PLANO É REALIZAR OS SEUS.

RESULTADO PREVI FUTURO NOSSO PLANO É REALIZAR OS SEUS. RESULTADO PREVI FUTURO NOSSO PLANO É REALIZAR OS SEUS. Missão Garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável. Visão Ser a melhor administradora de

Leia mais

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins MISSÃO da Defensoria Pública do Estado do Tocantins 2 Assegurar

Leia mais

PAINEL 4 - A TRANSPARÊNCIA E O CONTROLE EM CADA ÓRGÃO ESTATUTÁRIO CASE VALIA. Maria Gurgel, Diretora-Presidente da Valia

PAINEL 4 - A TRANSPARÊNCIA E O CONTROLE EM CADA ÓRGÃO ESTATUTÁRIO CASE VALIA. Maria Gurgel, Diretora-Presidente da Valia PAINEL 4 - A TRANSPARÊNCIA E O CONTROLE EM CADA ÓRGÃO ESTATUTÁRIO CASE VALIA Maria Gurgel, Diretora-Presidente da Valia Rio de Janeiro-RJ, 29 de novembro de 2016 120 mil Participantes 5 Planos R$ 20 Bi

Leia mais

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática.

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. Do planejamento à gestão de projetos Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. O planejamento estratégico é um dos temas que mais circulam entre a alta gerência

Leia mais

Diretrizes de Comunicação de Projetos Sistema de Gestão da Qualidade

Diretrizes de Comunicação de Projetos Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 22 Sumário 1. DIRETRIZ DE COMUNICAÇÃO... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Público Alvo... 3 2. Modelos de Notificações das Informações... 3 2.1. AVALIAR A VIABILIDADE DO PROJETO... 3 2.1.1. Notificação

Leia mais

HEALTH WEALTH CAREER PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM PREVIDÊNCIA

HEALTH WEALTH CAREER PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM PREVIDÊNCIA HEALTH WEALTH CAREER PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM PREVIDÊNCIA 2017 QUEM SOMOS O programa de Desenvolvimento em Previdência conta com os mais de 30 anos de expertise da Mercer para promover treinamentos

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 4: PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 4: PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL 1 IC MÓDULO 27: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 4: PLANO AÇÕES MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL ANEXOS: 1 - Fluxograma do Sistema de Gestão do Clima Organizacional 2 - Plano de Ação de Melhoria

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 4: PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 4: PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL 1 MÓDULO 27: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 4: PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL ANEXOS: 1 - Fluxograma do Sistema de Gestão do Clima Organizacional 2 - Modelo do Plano de Ação

Leia mais

3ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC. Gestão de Projetos

3ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC. Gestão de Projetos 3ª Reunião Subgrupo Gestão do CSC Gestão de Projetos 16 de Junho de 2016 1 Empresas participantes 2 Agenda 1. Área Responsável 2. Número de Colaboradores 3. Metodologia 4. Softwares e Ferramentas 5. Escopo

Leia mais

Estruturação do Novo PDI UFOP

Estruturação do Novo PDI UFOP PROPLAD / UFOP Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Universidade Federal de Ouro Preto Estruturação do Novo PDI UFOP 2016-2026 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 23 de Outubro de 2016 PDI:

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

PROPOSTA DE PORTARIA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

PROPOSTA DE PORTARIA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PROPOSTA DE PORTARIA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PORTARIA N o XX, DE XX DE XXXXXX DE 2017 Regulamenta o programa de gestão, na modalidade de teletrabalho, através de escritório remoto, no âmbito das Superintendências

Leia mais

GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO

GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O Aprovado no ENCAT Pará, realizado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2002. Alterações aprovadas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1 - OBJETIVO... 3 2 - PREMISSAS... 3 3 - APLICABILIDADE... 4 4 PRINCÍPIOS DA... 4 5 PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES... 8 6 - REFERÊNCIAS... 11 2 APROVAÇÃO PERANTE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 17, DE 29 DE MAIO DE 2001 (Publicada no D.O.U de 10 de julho de 2001)

RESOLUÇÃO Nº 17, DE 29 DE MAIO DE 2001 (Publicada no D.O.U de 10 de julho de 2001) Página 1 de 5 RESOLUÇÃO Nº 17, DE 29 DE MAIO DE 2001 (Publicada no D.O.U de 10 de julho de 2001) O Conselho Nacional de Recursos Hídricos, no uso das competências que lhe são conferidas pela Lei nº 9.433,

Leia mais

ENCONTRO 4. Comitê Executivo 10/2018

ENCONTRO 4. Comitê Executivo 10/2018 ENCONTRO 4 Comitê Executivo 10/2018 SUMÁRIO 1. Contextualização 2. Comitê Executivo; 3. Proposta de Construção Coletiva do PDI; 4. Demandas e Tarefas para os Grupos de Trabalho; 5. Cronograma. COMITÊ EXECUTIVO

Leia mais

Instrução Normativa nº 1, de Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações e Plano Anual de Contratações

Instrução Normativa nº 1, de Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações e Plano Anual de Contratações Instrução Normativa nº 1, de 2018 Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações e Plano Anual de Contratações Agenda Instrução Normativa nº 1, de 2018 Plano Anual de Contratações Equipe de Planejamento

Leia mais

P R E V I C. Nº 9 Extra DATA: 19 de maio de 2016 BOLETIM DE SERVIÇO

P R E V I C. Nº 9 Extra DATA: 19 de maio de 2016 BOLETIM DE SERVIÇO BOLETIM BOLETIM DE DE SERVIÇO - Número 9 Extra 02 - - 03.02.2011 19/05/2016 - - Página Página 1 1 P R E V I C Nº 9 Extra DATA: 19 de maio de 2016 BOLETIM DE SERVIÇO BOLETIM DE SERVIÇO - Número 9 Extra

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ESTRATÉGIA E COMUNICAÇÃO DA BRASKEM S.A.

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ESTRATÉGIA E COMUNICAÇÃO DA BRASKEM S.A. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ESTRATÉGIA E COMUNICAÇÃO DA BRASKEM S.A. 1. Objetivos O Comitê de Estratégia e Comunicação ( CEC ou Comitê ) da Braskem S.A. ( Braskem ou Companhia ) é um órgão permanente

Leia mais

Política de Controles Internos e Gestão de Riscos

Política de Controles Internos e Gestão de Riscos Política de Controles Internos e Gestão de Riscos SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 3 2- ABRANGÊNCIA... 3 3- TERMOS E DEFINIÇÕES... 4 4- OBJETIVO... 6 5- DIRETRIZES PARA O CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS...

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI Plano de Trabalho. Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI Plano de Trabalho. Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI 2018-2019 Plano de Trabalho Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação Histórico de Versões Data Versão Descrição Autor 24/08/17 1.0 Primeira

Leia mais

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás 1. Antecedentes Global Communities está buscando empresas parceiras com experiência na elaboração

Leia mais

Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013

Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013 Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013 Sumário A. Introdução. B. Implementando o QAIP C. Avaliação da Qualidade Introdução - QAIP- Programa

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E ORÇAMENTO PLURIANUAL

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E ORÇAMENTO PLURIANUAL MANUAL DE ORGANIZAÇÃO COD. 100 ASSUNTO: DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 54, de 26/08/2015 VIGÊNCIA: 26/08/2015 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades relacionadas com o fortalecimento da vigilância, atenção

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 11 DE JUNHO DE 2019

DECRETO RIO Nº DE 11 DE JUNHO DE 2019 DECRETO RIO Nº 46079 DE 11 DE JUNHO DE 2019 Institui o Programa Cidade pelo Clima da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que

Leia mais

PUBLICADO DECRETO 8373 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 QUE INSTITUI ESOCIAL

PUBLICADO DECRETO 8373 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 QUE INSTITUI ESOCIAL Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2014. CIRCULAR 82/2014 JURÍDICO PUBLICADO DECRETO 8373 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014 QUE INSTITUI ESOCIAL Foi publico em 12 de dezembro de 2014, o Decreto 8373 de 11 de dezembro

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Marlene Silva YPÊ Curitiba 05/12/12 Quem Somos Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL 1 de 8 ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL 2 de 8 SUMÁRIO 1. Declaração 3 2. Estrutura do Gerenciamento de Capital 3 3. PGC - Definições da 5 4. PGC - Diretrizes para o Gerenciamento de Capital 5 5.

Leia mais

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - Objetivos - Evolução Grupo Governança Corporativa - Captura de Sinergias - Racionalização Processos - Viabilizar o Processo de Crescimento - Valorização dos Talentos Antecedentes

Leia mais

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO 3º SETOR

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO 3º SETOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO º SETOR IDI AQUI ESTÁ O RESULTADO ALCANÇADO POR SUA INSTITUIÇÃO E O GRAU DE MATURIDADE QUE ELA SE ENCONTRA: 0-50% Instituição Emergente 5-5% Instituição em Desenvolvimento

Leia mais

Implantação de modelo para governança e gestão de riscos baseado em processos

Implantação de modelo para governança e gestão de riscos baseado em processos Implantação de modelo para governança e gestão de riscos baseado em processos Gabriela Branco 1, Joana Siqueira 2, Anderson Amorin², Jussara Musse 1, Ângela Brodbeck 1, Maria Rita Jardim 1, Lívia Dely

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 01/06/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 REGRAS GERAIS... 3 5 RESPONSABILIDADES... 7 6 DISPOSIÇÕES FINAIS... 7

Leia mais

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42 Página 1 de 8 Índice Resumo: Estabelece as diretrizes para o engajamento com partes interessadas. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. PARTE INTERESSADA 3.2. ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CELESC S.A.

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CELESC S.A. 1. OBJETIVO Art. 1º O Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. CELESC será assessorado por quatro comitês: Comitê Jurídico e de Auditoria, Comitê Financeiro, Comitê Estratégico

Leia mais

Alinhamento com a Estratégia da Organização

Alinhamento com a Estratégia da Organização Para elaboração de um novo PD é necessário proceder com a avaliação do que foi planejado e/ou executado durante o período de vigência do último Plano Diretor, período 2012-2013. Para tanto é preciso esclarecer

Leia mais

Reunião de Planejamento

Reunião de Planejamento Reunião de Planejamento 2015-2018 Local Data Em Itu/SP, dia 22/10/2015, reuniram-se os diretores, conselheiros administrativos e conselheiros fiscais. Pauta: Deliberar sobre o planejamento e ações para

Leia mais

EMR. Portfólio de Serviços. Consultoria. Suporte. Treinamentos. Pós-vendas

EMR. Portfólio de Serviços. Consultoria. Suporte. Treinamentos. Pós-vendas EMR Portfólio de Serviços Consultoria Suporte Treinamentos Pós-vendas Serviços Philips Fundamentada em metodologias e normas reconhecidas nacional e internacionalmente, a Philips possui em seu portfólio

Leia mais

Política Territorial da Pesca e Aquicultura

Política Territorial da Pesca e Aquicultura Política Territorial da Pesca e Aquicultura Esplanada dos Ministérios, bloco D, CEP 70.043-900 - Brasília/DF Telefone: (61) 3218-3865 Fax (61)3218-3827 www.mpa.gov.br comunicacao@mpa.gov.br APRESENTAÇÃO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2018 CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

PLANO DE AÇÃO 2018 CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA PLANO DE AÇÃO 2018 Eis que o semeador saiu a semear. Jesus Versão 2018.3 2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA CONSELHO

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Capítulo 1 Objetivo do documento A Política de Conformidade (Compliance) da cooperativa estabelece princípios e diretrizes de conduta corporativa, para que todos os dirigentes, empregados

Leia mais

OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 06 e 07 de agosto de 2009 RELATÓRIO SÍNTESE

OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 06 e 07 de agosto de 2009 RELATÓRIO SÍNTESE OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 06 e 07 de agosto de 2009 RELATÓRIO SÍNTESE APRESENTAÇÃO Nos dias 6 e 7 de agosto de 2009 foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico da Diretoria de Recursos

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO

INSTRUMENTO NORMATIVO INSTRUMENTO NORMATIVO Área Gestora INTERMEDIUM DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS Produto / Atividade POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS FINANCEIROS Data Elaboração 31/07/2015 Edição 2ª 009

Leia mais

Objetivos. Público Alvo

Objetivos. Público Alvo Objetivos Desenvolver competências de gestão do fator humano na liderança de projetos. Compreender a natureza estratégica da gestão de mudanças a fim de reduzir antagonismos e ampliar o engajamento para

Leia mais

Análise da Contratação de Serviços de Atendimento ao Cliente de TI no Setor Público Utilizando a IN 02 e a IN 04: O Caso da CHESF

Análise da Contratação de Serviços de Atendimento ao Cliente de TI no Setor Público Utilizando a IN 02 e a IN 04: O Caso da CHESF Análise da Contratação de Serviços de Atendimento ao Cliente de TI no Setor Público Utilizando a IN 02 e a IN 04: O Caso da CHESF Daniel Câmara Gadê de Vasconcelos Engenheiro de Computação Especialista

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA N. 01/2016 SELEÇÃO DO PROGRAMA TRAINEE DO GRUPO SEPROD

EDITAL DE ABERTURA N. 01/2016 SELEÇÃO DO PROGRAMA TRAINEE DO GRUPO SEPROD EDITAL DE ABERTURA N. 01/2016 SELEÇÃO DO PROGRAMA TRAINEE DO GRUPO SEPROD A Gerência de Recursos Humanos do Grupo Seprod, com sede e foro em Dourados, na (UFGD) Unidade II, Bloco C, 1º piso, de acordo

Leia mais

8 Objetivo do Projeto Desenvolver os novos módulos SIC-Empresas, SIC-1010, SIC-ART, previstos para o ano de 2008 e realizar implementações evolutivas

8 Objetivo do Projeto Desenvolver os novos módulos SIC-Empresas, SIC-1010, SIC-ART, previstos para o ano de 2008 e realizar implementações evolutivas 1 Nome do Projeto 2 Código Sistema de Informações Confea/Crea SIC 3 Coordenador(a) 4 Tipo de Projeto Estratégico 5 Gestor(a) 6 Programa Flavio Henrique da Costa Bolzan Organização do Sistema 7 - Histórico

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e promover a implementação e articulação interprogramática das atividades relacionadas

Leia mais

Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para Março 2015

Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para Março 2015 Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para 2015 Março 2015 2015 ABERJE Tendências na Comunicação Corporativa no Brasil 2015 Concepção e planejamento: Prof. Dr. Paulo Nassar Coordenação: Carlos

Leia mais

BANCO DO BRASIL 3º Trimestre 2011

BANCO DO BRASIL 3º Trimestre 2011 BANCO DO BRASIL 3º Trimestre 2011 Aviso Importante Esta apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas, estimativas de crescimento, projeções de resultados e estratégias

Leia mais

PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR. Realização: Ibope

PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR. Realização: Ibope PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR Realização: Ibope A Fundação Victor Civita, que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico,

Leia mais

NADIME Núcleo de Apoio Didático e Metodológico. RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DE e INÍCIO DE

NADIME Núcleo de Apoio Didático e Metodológico. RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DE e INÍCIO DE RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DE 2010.2 e INÍCIO DE 2011.1 DATA ATIVIDADE ENCAMINHAMENTOS / OBSERVAÇÕES 05.08.10 Acompanhamento da visita de reconhecimento do MEC no curso de Sistemas de Informação. Nas

Leia mais

Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais

Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais Os processos de iniciação são os mesmos para empresas ETO e de produção seriada? Iniciação e Gestão de Portfólio Empresa de Produção seriada Empresa

Leia mais