A PREVENÇÃO faz a diferença

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PREVENÇÃO faz a diferença"

Transcrição

1 Um Natal Saudável 1 Nesta época as famílias tendem para a abundância alimentar, utilizando alimentos calóricos, ricos em gorduras e outros muito ricos em açúcares. Com base na tradição e nos ditados populares de que um dia não são dias e comer pouco, mas um pouco de tudo cometem-se excessos que, por vezes, nos saem caros e levam tempo a recuperar. O controlo de ingestão de calorias é fundamental para evitar o aumento de peso que nem sempre é fácil perder.

2 Porque não ajustar a alimentação saudável à quadra natalícia? O Natal é uma época festiva de dois dias, 24 e 25 de Dezembro. Não é necessário cozinhar para toda a semana. Precauções: Planeie as Refeições Natalícias de forma equilibrada; Cozinhe apenas as quantidades suficientes, tendo em conta o número de pessoas, evitando as sobras, pois deixar a mesa composta com o que sobrou é uma verdadeira tentação que o vai prejudicar; Nos jantares de empresa e de amigos de Natal, que decorrem habitualmente em dezembro, pode optar por uma sopa ou salada como entrada (enquanto espera pelo prato principal!), tente incluir sempre salada ou hortícolas a acompanhar o prato de refeição, prefira uma fruta como sobremesa e lembre-se de moderar o consumo de álcool. O que interessa mesmo é o convívio. 2 Doces de Natal Inclua nas refeições apenas doces próprios da época, como as filhós, os sonhos ou rabanadas, o arroz doce ou a aletria, o bolo-rei ou o tronco de natal. A ideia é provar um pouco de cada um, ou seja, ingerir uma quantidade pequena em cada uma das refeições. Filhós, Rabanadas e Sonhos Opte por cozinhar as sobremesas tradicionais em sua casa para que possa fazer ajustes culinários mais saudáveis, como, por exemplo, a substituição e/ou redução de gorduras e açúcar. Contrariamente ao que se pensa, as filhós, rabanadas e os sonhos não têm quantidades elevadas de açúcar, são feitas à base de glúcidos complexos (farinha, que pode até ser integral) e lípidos (gordura utilizada na fritura). Experimente as nossas sugestões de ajuste culinários para tornar estas sobremesas menos calóricas:

3 Faça cada unidade de filhós ou sonho mais pequena, ou no caso das rabanadas prefira fatias de pão mais pequenas. Esta medida pode ajudar a comer menos. Experimente a sua receita de filhoses no forno. Deve fazer um teste porque as receitas são muito diversas, mas pode realmente resultar e reduzir o teor em gordura desta iguaria. No caso de manter a fritura, prefira um óleo resistente às altas temperaturas, como o óleo de amendoim. No caso das rabanadas, evite fritar e recorra a uma frigideira anti-aderente. Vai resultar muito bem. O valor energético do açúcar pode ser reduzido se utilizar açúcar light (com sucralose), ao qual se pode misturar a canela, o que reduz ainda mais a quantidade de açúcar. Outros No caso do arroz doce, aletria e tronco de natal as receitas culinárias tradicionais incluem sempre açúcar, no entanto este pode ser substituído por adoçante para culinária, o que irá reduzir substancialmente a energia. Pode optar por leite magro e no caso do tronco de natal escolha o cacau magro em pó e as natas magras. O bolo-rei é muito rico em frutos cristalizados e frutos oleaginosos, os primeiros ricos em açúcar e os segundos muito ricos em energia pelo seu elevado teor em gordura. O bolo-rainha é sempre uma opção com menor teor de açúcar dado que não tem fruta cristalizada. 3 Para ajudar a fazer a sua escolha juntamos uma tabela com as equivalências de adoçantes que pode utilizar nas suas receitas para substituição do açúcar comum. Equivalências 100g de açúcar 66g de açúcar light (mistura de sacarose e sucralose) 10g de adoçante para culinária (com aspartame e acessulfame-k)

4 No Natal Comer pouco, mas um pouco de tudo! Esta época é muitas vezes responsável pelo aumento médio de 0,5kg a 2,3kg de peso tão difíceis de perder! Como sabemos, mais vale prevenir do que remediar. Precauções/Recomendações: Inicie as refeições com uma boa entrada. A sopa ou uma salada são as melhores alternativas. Acompanhe com bastantes produtos hortícolas as refeições tradicionais: como o bacalhau com todos ; o polvo guisado ou assado com batata; o peru recheado, o cabrito assado com batata assada; ou mesmo a típica roupa velha. Faz mesmo parte da tradição incluir uma generosa quantidade de grelos, couve-galega ou portuguesa. Modere a adição de gorduras, nomeadamente o azeite. Apesar de ser uma excelente gordura é também rica em energia pelo que deve ser utilizada de forma moderada (cada colher de sopa de azeite tem cerca de 90 Kcal). Modere também o consumo de sobremesas fritas, como as azevias, filhós, rabanadas e sonhos. A fritura a que são sujeitos aumenta-lhes o valor energético. Consuma bebidas alcoólicas com moderação, pois acrescentam muitas calorias à refeição. Acompanhe a refeição com 1 ou 2 copos de vinho, evite os excessos e saboreie cada gole. Valores alimentares 4 Kcal Proteínas Glúcidos Lípidos Fatia de Bolo-Rei 1 fatia = 125g g 80.3g 5.6g Arroz doce 1 dose = 130g g 58.6g 4.8g Leite creme 1 dose = 120g g 23.4g 8.2g Rabanada 1 unidade = 130g g 41g 21.6g Filhós 1 unidade = 50g 262 4g 29.3g 14.3g Nota: A composição nutricional varia de acordo com a receita utilizada para casa sobremesa.

5 ALGUMAS SUGESTÕES DE EMENTA DE NATAL Entradas Opte por preparar uma entrada simples e pouco calórica à base de legumes, pois no início das refeições favorecem o processo digestivo e diminuem o apetite para os alimentos que vem a seguir. Sugestão 1 - Salada Mista - alface e couve roxa ripada com rúcula, tomate, beterraba e cenoura raladas (para dar um toque diferenciado temperar com azeite aromatizado com gotas de mel e vinagre de cidra). Sugestão 2 - Legumes salteados ao natural em fio de azeite e alho, com cogumelos, curgete e cenoura raladas, alho francês em rodelas finas. Prato de Peixe Escolha confeções simples, utilizando o de azeite como tempero nos cozidos ou como única fonte de gordura a adicionar aos assados ao natural. Promove uma melhor digestibilidade e se não for consumido em em excesso, não provoca sensação de estômago pesado. 5 Sugestão 1 - Bacalhau cozido com ovo cozido e hortaliças ou legumes cozidos e salteados em alho e azeite. Os pratos de bacalhau muito elaborados incluem usualmente gorduras em excesso tornando-se ricos em calorias e indigestos. Deve proceder a uma demolha eficaz, pois o consumo excessivo de sal encontra-se associado ao aumento da tensão arterial, pelo que se tiver problemas graves desta natureza, sugerimos o bacalhau fresco. Sugestão 2 - Polvo estufado assado ao natural (deverá levar uma pré-cozedura em agua e pouco sal), colocando um fio de azeite alho, cebola e salsa. Sirva com couve e cenoura cozidas. De salientar que é um alimento de fácil digestibilidade, apresentando uma boa fonte de proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B e apresenta um teor lipídico suportado em ácidos gordos ómega 3, contudo, relativamente a outros, apresenta um nível considerável de colesterol.

6 Prato de Carne Aposte em confeções simples e ao natural, utilizando as ervas aromáticas, o tomate fresco e os legumes frescos. Adicione o azeite em quantidade moderada e escolha uma carne do tipo magra e retirando o mais possível as gorduras visíveis antes de confecionar. Sugestão 1 - Peito de Perú Estufado simples, utilizando tomate fresco e sem refogar. Pode ainda rechear com cogumelos e legumes e aromatizados com gengibre. Pode acompanhar com arroz integral colorindo-o com uma quantidade reduzida de frutos secos e bagas vermelhas, que são fontes de antioxidantes, vitaminas e sais minerais. O gengibre auxilia na digestão das gorduras e funciona como um anti-inflamatório natural. Pode ainda acompanhar com uma salada mista. Sugestão 2 Cabrito assado ao natural, com ervas aromáticas e especiarias e acompanhar com batatadoce, curgete, beringela e abobora assadas e polvilhados de sementes de chia e sésamo (apenas utilizar uma media de 1 colher de chá da mistura das duas sementes por pessoa). Podendo usufruir de uma menor quantidade o hidrato de carbono (batata) por conjugação com alimentos que aceleram o trânsito intestinal e fornecem saciedade perlongada. 6 Sobremesas Sugestão 1 Rabanadas no forno a receita pode ser alterada, experimente diminuir o açúcar ou substituir por adoçante, utilize leite magro e leve ao forno ou em frigideira antiaderente em vez de proceder à fritura por imersão. Se reduzir cerca de 50g de açúcar numa sobremesa tradicional, irá diminuir cerca de 180 calorias no total. Sugestão 2 Arroz doce utilize leite magro, adicione pequena quantidade de creme vegetal magro em substituição da manteiga e utilize a erva-doce para reduzir no açúcar. O creme vegetal magro, embora seja uma gordura e deva ser utilizado com precaução, tem uma origem vegetal, que contem menor quantidade de gordura saturada e de colesterol, ao contrário da manteiga que tem uma origem animal e que está associada a aumentar os níveis de colesterol sanguíneo. Algumas especiarias, para além de adoçarem facilitam a digestão e previnem as infeções.

7 Consultas de Nutrição nos SSCGD Centro Clínicos: Consulta de Referenciação Prestadores Convencionados: necessita de Autorização Prévia Centro Clínico de Lisboa: Consulta Centro Clínico do Porto: Consulta 7 Boas Festas, com Saúde CANCRO DO COLO DO UTERO Av. João XXI, 63 2º andar Lisboa Telefone: dss-portal@cgd.pt

12 sugestões para um Natal mais saudável

12 sugestões para um Natal mais saudável 12 sugestões para um Natal mais saudável Feliz Natal WWW.NUTRIMENTO.PT 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 12 Sugestões para um Natal mais saudável 1. Inicie a véspera e o dia de Natal com um pequeno-almoço saudável

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj)

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj) Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de cenoura

Leia mais

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Sopa Sopa de abóbora com peru 4 Peru assado com esparguete e salada 1,3,12 Dieta Peru assado ao natural com esparguete e salada 1,3,5,6,12 Sopa Juliana de legumes com

Leia mais

Município de Valongo Ovolactovegetariana Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Ovolactovegetariana Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Bolonhesa de soja 1,3,6 Arroz com feijão encarnado, cogumelos, brócolos e abóbora Salada Salada de alface Sopa Sopa

Leia mais

Município de Estarreja Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Estarreja Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Prato Esparguete com carne de vaca picada 1,3 Estufado de cogumelos e legumes com massa cotovelinhos 1,3 Salada Salada de alface

Leia mais

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

COLÉGIO DE S. JOSÉ Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,12 Douradinhos no forno com arroz de cenoura e salada de Sobremesa alface 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 Fruta da época Feijoada

Leia mais

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Macedónia de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Esparguete à bolonhesa com salada de alface, cenoura e milho 1,3 Bolonhesa de soja 1,3,6 camponesa 1,3,5,6,7,8,12 Salmão lascado com

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 31 de outubro a 4 de novembro de Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 31 de outubro a 4 de novembro de Almoço Semana de 31 de outubro a 4 de novembro de 2016 Segunda Sopa Sopa de espinafres 1,3,5,6,7,8,12 604 144 3,2 25,1 1,5 3,1 0,5 0,4 Esparguete à bolonhesa c/ salada de alface e cenoura 1,3,12 1428 341 20,4

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Almoço Semana de 5 a 9 de outubro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 12 196 47 1,3 0,2 7,5 1,0 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 898 215 8,9 3,0 20,0 1,6 13,1

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Almoço Semana de 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015 Segunda Sopa Sobremesa Encerrado Sopa Sopa de repolho 12 185 44 0,9 0,1 7,7 1,3 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3

Leia mais

Receitas DE NATAL. Enjoy the journey

Receitas DE NATAL. Enjoy the journey Receitas DE NATAL A época natalícia é uma altura de amor, união familiar, gratidão, partilha, mas também um momento de consumo alimentar mais tradicional! Este ano, para quebrar o cliché do perú assado

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Creche Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Creche Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 9,12 163 39 1,6 0,2 5,1 0,7 0,9 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 811 194 8,6 2,7 17,4 1,7

Leia mais

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 1 A alimentação saudável depende de hábitos alimentares saudáveis: Diversidade da alimentação Número adequado de refeições

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Almoço De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Semana de 9 a 13 de janeiro de 2017 Segunda Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 151 36 1,6 0,3 4,6 0,3 0,7 0,2 Almôndegas de aves estufadas com molho

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 9,12 196 47 1,3 0,2 7,5 0,6 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3,5,6 923 221 9,7 3,1 19,8

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Almoço Semana de 1 a 1 de setembro de 2017 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,12 207 49 2,1 0,4 6,6 0,9 0,9 0,3 Bolonhesa de cavala 1,3,4,5,6 1038 246 7,7 0,4 26,7 1,1 17,0 0,4 ada ada de cenoura raspada 12

Leia mais

EB Nº2 REGUENGOS DE MONSARAZ ( ) RESTAURANTE Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Almoço

EB Nº2 REGUENGOS DE MONSARAZ ( ) RESTAURANTE Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Almoço Semana de 1 a 5 de abril de 2019 Sopa Sopa peixe com coentros 1,3,4,5,6,7,8,12 207 50 3,7 0,5 1,1 1,0 2,8 0,3 Jardineira de porco com salada de cenoura, milho e nabo 1464 349 15,6 4,5 27,6 2,6 22,6 0,8

Leia mais

WORKSHOP COZINHA RÁPIDA E SAUDÁVEL

WORKSHOP COZINHA RÁPIDA E SAUDÁVEL PAPAS DE AVEIA COM MAÇÃ E CANELA Tempo de preparação: 10 min Dose: 1 40 gr de flocos de aveia; 200 ml de leite magro ou de uma bebida vegetal à sua escolha; Casca de 1/2 limão; 1 maçã desidratada; Canela

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 2 Alegações Nutricionais e de Saúde 1 Para ajudar e facilitar as escolhas alimentares o mercado alimentar fornece informações adicionais que simplificam a seleção dos alimentos em função

Leia mais

Município de Valongo Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Almoço Semana de 10 a 14 de setembro de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DAS CAPELAS EMENTA VEGETARIANA Semana 1 Almoço

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DAS CAPELAS EMENTA VEGETARIANA Semana 1 Almoço Semana 1 Sopa Creme de cenoura e lentilhas 137,8 6,8 3,6 0, 19,3 2,9 5,7 Bolonhesa de soja com cogumelos, esparguete e salada de legumes 1,3,6 766,3 2,5 33,1,2 7,6 7, 17, Sopa Juliana de legumes 95,1 2,

Leia mais

C.M.BARREIRO. Semana de 4 a 8 de março de 2019 Almoço

C.M.BARREIRO. Semana de 4 a 8 de março de 2019 Almoço Semana de 4 a 8 de março de 2019 Sopa Creme de abóbora 96 2,0 15,7 2,9 Escalopes de vitela estufados c/ massa fusilli e esparregado 1,3,7 306 7,0 36,9 23 Vitela cozida com massa fisilli 1,3 257 6,3 28,6

Leia mais

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Semana de 17 a 21 de setembro de 2018 Sopa Creme de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Figurinhas de pescada com arroz colorido 1,2,3,4,5,6,7,8,9,12,14 Vegetariana Estufado de soja com legumes e batata cozida 6 Salada

Leia mais

Município de Viseu Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 de couve branca e feijão branco 1,3,5,6,7,8,12

Leia mais

APPACDM DA MAIA RESTAURANTE Semana de 11 a 15 de fevereiro de 2019 Almoço

APPACDM DA MAIA RESTAURANTE Semana de 11 a 15 de fevereiro de 2019 Almoço Semana de 11 a 15 de fevereiro de 2019 Sopa Creme de ervilhas, lombarda e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 596 143 5,4 0,9 18,7 1,5 3,2 0,8 Almôndegas de aves estufadas c/ esparguete e ervas de provença 1,3,6,12

Leia mais

Sopa Horta ,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1. Segunda-Feira. Salmão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas

Sopa Horta ,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1. Segunda-Feira. Salmão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Semana 12/09/2016 a 16/09/2016 Segunda-Feira Sopa Horta 599 143 7,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1 Prato mão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola Sobremesa Fruta da época (min.

Leia mais

Receitas Afrodisíacas para desfrutar a 2

Receitas Afrodisíacas para desfrutar a 2 Receitas Afrodisíacas para desfrutar a 2 A utilização de alimentos com características afrodisíacas remonta aos tempos da antiguidade e tem vindo a ser suportada por várias culturas ao longo da história.

Leia mais

Sopa Prato Vegetais Sobremesa Pão. Segunda-Feira

Sopa Prato Vegetais Sobremesa Pão. Segunda-Feira 1ªSemana 02/01/2017 a 06/01/2017 Segunda-Feira Sopa Prato Sobremesa 0 Sopa Couve branca 550 131 8,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 Hamburguer de vaca com esparguete Feijão verde, pimento e cenoura 973 232 5,9 0,9

Leia mais

Arroz de Vitela com Legumes

Arroz de Vitela com Legumes Arroz de Vitela com Legumes Carne de vitela para cozer 1 cebola 3 cravinhos 1 folha de louro 3 dentes de alho 2 chávenas de arroz 1 cenoura cortada em cubos 7 cogumelos frescos laminados Tomate maduro

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 17 a 21 de outubro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 17 a 21 de outubro de 2016 Almoço Semana de 17 a 21 de outubro de 2016 Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 151 36 1,6 0,3 4,6 0,3 0,7 0,2 Almôndegas de aves estufadas com molho de tomate e esparguete salteado 1,3,6,12 566 135 2,2 0,5

Leia mais

DIETA MEDITERRÂNICA - Lote 2

DIETA MEDITERRÂNICA - Lote 2 Semana 4 1 a 5 de outubro Sopa Abóbora com massinhas (1)(3) 648,9 155,1 3,5 0,6 26,7 4,2 0,3 3,3 FT Hambúrguer no forno com molho de cogumelos (1)(3)(6)(9)(7)(10)(12) e arroz branco com legumes salteados

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

CM REGUENGOS DE MONSARAZ Semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 VE (kj)

CM REGUENGOS DE MONSARAZ Semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 VE (kj) Semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019 Sopa Sopa cenoura com couve lombarda 1,3,5,6,7,8,12 160 38 1,3 0,2 5,0 1,3 1,0 0,2 Arroz de aves com salada de cenoura, milho e nabo Feijão branco com molho

Leia mais

Município de Valongo Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Almoço Semana de 5 a 9 de novembro de 2018 Sopa Sopa de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 167 40 1,8 0,3 4,7 0,6 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 806 191 5,7 1,7 24,2 1,6 10,0 0,9

Leia mais

Município de Valongo Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Almoço Semana de 26 a 30 de junho de 2017 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 209 50 2,2 0,3 6,6 0,8 0,9 0,3 Esparguete à Bolonhesa com soja 1,3,6,12 1126 266 4,5 1,1 40,9 1,4 14,6 0,8 ada ada de tomate 12 428

Leia mais

ESCOLAS C. M. FARO Semana de 3 a 4 de janeiro de 2019

ESCOLAS C. M. FARO Semana de 3 a 4 de janeiro de 2019 Semana de 3 a 4 de janeiro de 2019 Sopa Sopa juliana 137 32 1,1 0,1 4,0 1,5 1,0 0,1 Hambúrguer de aves estufado com massa farfalle 1,6,12 824 196 8,2 3,6 19,5 1,9 13,9 0,7 Hambúrguer de soja estufado com

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 17 a 21 de outubro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 17 a 21 de outubro de 2016 Almoço Semana de 17 a 21 de outubro de 2016 Sopa Creme de repolho Prato Peru estufado ao natural com esparguete 1,3,9 Salada Salada de alface, cenoura e milho Sopa Creme de couve-flor e feijão Prato Filete de

Leia mais

Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia!

Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia! Portugueses consomem, em média, 12 gr de sal por dia! Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é consumir no máximo 5gr = 6 de sal (2gr de sódio) por dia!!! gr de Sal!!! 1 colher de chá O que é

Leia mais

*.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 8,* *.(./(.*,& -&, "!% "!% "!% "!% "#$%"#&% "!% "!% 0 2/ /4 0/ 1/ /0 0/ -&, "!% "!% "!% "!% 02 0 / / 1/ / /1 /4

*.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 8,* *.(./(.*,& -&, !% !% !% !% #$%#&% !% !% 0 2/ /4 0/ 1/ /0 0/ -&, !% !% !% !% 02 0 / / 1/ / /1 /4 ! 5, 8 8* 9* *.(.(.*,& *! ///0/1//2/3/4/////0 *.(.(6.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 *&&*.(./(.*,& *! ///0/1//2/3/4/////0 *.(./(.*,& & ///0/1//2/3/4/////0 *.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 0 2/ /4 0/ 1/

Leia mais

C. M. PALMELA De 17 a 21 de setembro Almoço

C. M. PALMELA De 17 a 21 de setembro Almoço De 17 a 21 de setembro Sopa Sopa de brócolos e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 144 35 1,8 0,3 3,5 0,7 0,7 0,2 Prato Esparguete à bolonhesa (vitela) 1,3,5,6,7,8,12 1014 242 10,1 3,2 23,8 1,0 13,4 0,2 ada ada de

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Feriado. contaminações cruzadas. Para quem não é alérgico ou intolerante, estas substâncias ou produtos são completamente inofensivas.

Feriado. contaminações cruzadas. Para quem não é alérgico ou intolerante, estas substâncias ou produtos são completamente inofensivas. Semana de 30 de outubro a 3 de novembro de 2017 Sopa Sopa de feijão-verde Arroz de atum com ervilhas e milho 4 Salada Salada de pepino Sopa Sopa de alho-francês Arroz de frango e legumes estufados Feriado

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Município de Viseu Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Almoço

Município de Viseu Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Almoço Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 261 63 2,0 0,3 8,0 2,1 2,0 0,3 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 918 217 5,5 1,0 27,9 1,7 14,0 0,9 Soja estufada com cenoura,

Leia mais

Menos Sal, Mais Saúde

Menos Sal, Mais Saúde img. sxc.hu Informação facultada por: Serviço de Dietética e Nutrição designed by: CHAlg - GCOM 2014 Menos Sal, Mais Saúde Maio - Mês do Coração 13 de Maio Ervas Aromáticas e Especiarias Especiarias As

Leia mais

Município de Viseu Semana de 15 a 19 de outubro de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 15 a 19 de outubro de 2018 Almoço Semana de 15 a 19 de outubro de 2018 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 Sopa Sopa de couve branca e feijão

Leia mais

ESCOLAS C. M. FARO Semana de 17 a 21 de setembro de 2018 Semana de 29 de outubro a 2 de novembro de 2018 Semana de 10 a 14 de dezembro de 2018

ESCOLAS C. M. FARO Semana de 17 a 21 de setembro de 2018 Semana de 29 de outubro a 2 de novembro de 2018 Semana de 10 a 14 de dezembro de 2018 Semana de 17 a 21 de setembro de 2018 Semana de 29 de outubro a 2 de novembro de 2018 Semana de 10 a 14 de dezembro de 2018 Sopa Creme cenoura 204 49 1,9 0,3 6,7 0,8 0,9 0,1 Almôndegas de aves estufadas

Leia mais

Município de Valongo Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Almoço Semana de 3 a 7 de setembro de 2018 Sopa Sopa de abóbora 1,3,5,6,7,8,12 229 55 1,7 0,3 6,8 0,5 2,8 0,3 Sonhos de bacalhau com arroz branco 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 1651 396 24,2 2,9 39,6 0,6 4,2 1,1

Leia mais

Receitas de Natal. E-BOOK Pratos, Doces, Dicas Saudáveis Equipa de Nutrição

Receitas de Natal. E-BOOK Pratos, Doces, Dicas Saudáveis Equipa de Nutrição Receitas de Natal E-BOOK Pratos, Doces, Dicas Saudáveis Equipa de Nutrição Pratos Principais (pag.6) Doces de Natal em versão light (pag.9) Dicas para um Natal mais saudável (pag.14) 2 Não deve existir

Leia mais

ESCOLAS C.M.ODIVELAS REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço

ESCOLAS C.M.ODIVELAS REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço ESCOLAS C.M.ODILAS Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 - Segunda Líp. AG Sat. (kcal) Leite simples, pão de sementes com queijo flamengo 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 508 121 3,7 1,8 14,8 3,3 6,0 0,2

Leia mais

Receitas. Sustentáveis. Receitas. Sustentáveis

Receitas. Sustentáveis. Receitas. Sustentáveis Receitas Receitas Sustentáveis Sustentáveis Bolonhesa de lentilhas 70 g esparguete 1 dente de alho 40 g cenoura 140 g espinafres 50 g tomate maduro 40 g lentilhas secas Orégãos q.b. Manjericão q.b. 5 g

Leia mais

Município de Valongo Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Almoço Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Sopa Sopa de macedónia 1,3,5,6,7,8,12 169 40 1,7 0,3 5,2 0,3 0,9 0,2 Empadão de arroz com atum 4,5,6 981 234 6,5 0,6 31,1 0,3 12,0 0,6 ada ada de tomate 80 19 0,3 0,0

Leia mais

Livro de receitas para os novos

Livro de receitas para os novos Livro de receitas para os novos Ficha Técnica Título: Direcção Editorial: Concepção: Corpo Redactorial: Produção Gráfica: Propriedade: Redacção: Livro de Receitas para os mais novos Alexandra Bento Helena

Leia mais

Sopa Horta Segunda-Feira

Sopa Horta Segunda-Feira Sexta-Feira Quinta-Feira Quarta-Feira Terça-Feira Segunda-Feira Semana 12/09/2016 a 16/09/2016 Sopa Horta 599 143 Prato mão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola Sobremesa

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCO XAVIER Semana de 1 a 5 de Outubro de 2018 Almoço

COLÉGIO FRANCISCO XAVIER Semana de 1 a 5 de Outubro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de Outubro de 2018 Sopa Espinafres 12 3-15 331,4 87,8 2,7 3,4 0,4 11,5 2,1 3,0 Salada de atum com massa e macedónia cozida (ervilhas, cenoura 3-6 1104,0 263,9 13,3 9,9 1,2 29,9 2,6 3,2

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Almoço

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Almoço emana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 opa opa de macedónia 1,3,5,6,7,8,12 169 40 1,7 0,3 5,2 0,3 0,9 0,2 Hambúrguer de aves no forno com arroz 1,6,7,12 925 221 5,5 0,2 28,4 0,1 13,7 0,2 ada ada

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

Biblioteca da Universidade de Coimbra

Biblioteca da Universidade de Coimbra Escolas EB 1 e Jardins-de-Infância 8 Semana de 1 a 5 de Julho de 2019 Sopa de cenoura pão (glúten); manteiga 2,1 14,1 5,3 1,1 0,2 0,3 75,5 almôndegas estufadas [carne de vaca] com massa esparguete (aipo);

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Sopa Sopa de nabiças 1,3,5,6,7,8,12 144 34 1,8 0,3 3,5 0,8 0,7 0,2 Febras de porco estufadas c/ arroz de ervilhas e salada 765 182 5,2 1,2 20,9 0,3 12,6 0,3 de alface

Leia mais

COLÉGIO DE GAIA Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Pré-escolar / 1º Ciclo

COLÉGIO DE GAIA Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Pré-escolar / 1º Ciclo Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Sopa Sopa de alho-francês 1,3,5,6,7,8,9,12 Pescada gratinada com legumes (cenoura, brócolos e repolho), ovo e puré de batata 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14

Leia mais

Quinta-Feira 05/04/2018. Sexta-Feira 06/04/ H00 Iogurte de aromas Energia kcal 131,7. 15H00 Pão de mistura com compota Energia kcal 142,9

Quinta-Feira 05/04/2018. Sexta-Feira 06/04/ H00 Iogurte de aromas Energia kcal 131,7. 15H00 Pão de mistura com compota Energia kcal 142,9 Semana 4: de 02/04/2018 a 06/04/2018 Segunda-Feira 02/04/2018 Sopa Creme de cenoura Energia kcal 542,4 Proteína g 28,3 Prato Rancho da Horta (grão, macarronete, couve, cenoura e curgete) Hidratos Carbono

Leia mais

PARCERIAS: AGRADECIMENTOS

PARCERIAS: AGRADECIMENTOS PARCERIAS: AGRADECIMENTOS Agradecemos aos pais e familiares das crianças do Jardimde-Infância de Reguengos de Monsaraz pela participação nesta iniciativa assim como ao Agrupamento de Escolas de Reguengos

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Sopa Horta ,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1. Segunda-Feira. Salmão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas

Sopa Horta ,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1. Segunda-Feira. Salmão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Sexta-Feira Quinta-Feira Semana 12/09/2016 a 16/09/2016 Sopa Horta 599 143 7,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1 Prato mão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola Sobremesa Fruta da

Leia mais

Ranchinho de frango com legumes (grão, macarrão, massa, batata e legumes)

Ranchinho de frango com legumes (grão, macarrão, massa, batata e legumes) Semana 8: de 02/11/2015 a 06/11/2015 Segunda-Feira 02-11-2015 Sopa Creme de courgete com cenoura Energia kcal 630,2 Esparguete à Bolonhesa (carne picada mista com esparguete) Proteína g 28,1 Hidratos Carbono

Leia mais

APPACDM DA MAIA RESTAURANTE Semana de 31 de dezembro de 2018 a 4 de janeiro de 2019 Almoço

APPACDM DA MAIA RESTAURANTE Semana de 31 de dezembro de 2018 a 4 de janeiro de 2019 Almoço Semana de 31 de dezembro de 2018 a 4 de janeiro de 2019 Sopa 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Encerrada 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 ada 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sobremesa 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sopa

Leia mais

Sopa Horta ,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1. Segunda-Feira. Salmão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas

Sopa Horta ,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1. Segunda-Feira. Salmão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Semana 12/09/2016 a 16/09/2016 Segunda-Feira Sopa Horta 599 143 7,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1 Prato mão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola Sobremesa Fruta da época (min.

Leia mais

Segunda-Feira. Sopa Alho frances com cenoura ,8 1,2 11,9 1,9 3,5 2,6 FT Prato e Peru estufado com massa espiral de feijão.

Segunda-Feira. Sopa Alho frances com cenoura ,8 1,2 11,9 1,9 3,5 2,6 FT Prato e Peru estufado com massa espiral de feijão. Semana 12/09/2016 a 16/09/2016 Sopa Horta 599 143 7,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1 Prato mão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola Sobremesa Fruta da época (min. 3 variedades)

Leia mais

ESCOLAS C. M. SETÚBAL RESTAURANTE Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Almoço

ESCOLAS C. M. SETÚBAL RESTAURANTE Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Almoço Semana de 24 a 28 de junho de 2019 Sopa Creme de cenoura 382 91 2,2 0,3 14,9 1,3 2,1 0,2 Nuggets de frango no forno com arroz alegre e salada de alface e tomate 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,13,14 890 212 7,5

Leia mais

Nesta noite não faltam ainda os cantos populares, as sardinhadas, o caldo verde e o vinho.

Nesta noite não faltam ainda os cantos populares, as sardinhadas, o caldo verde e o vinho. Junho- São João O típico São João no Porto, que decorre na noite de 23 para 24 de Junho, é uma festa popular, em celebração do São João Batista. Esta é uma das maiores e mais divertidas festas da Europa,

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DA MAIA EMENTA VEGETARIANA Semana 1 Almoço

ESCOLA BÁSICA DA MAIA EMENTA VEGETARIANA Semana 1 Almoço EMENTA GETARIANA Semana 1 Sopa Creme de cenoura e lentilhas 137,8 6,8 3,6 0,4 19,3 2,9 5,7 Bolonhesa de soja com cogumelos, esparguete e salada de legumes 1,3,6 766,3 42,5 33,1 4,2 74,6 7,4 17,4 Sopa Juliana

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Sopa Sopa de nabiças 1,3,5,6,7,8,12 144 34 1,8 0,3 3,5 0,8 0,7 0,2 Febras de porco estufadas c/ arroz de ervilhas e salada de 765 182 5,2 1,2 20,9 0,3 12,6 0,3 alface

Leia mais

Salada de arroz com lascas de atum, ervilhas e cenoura ,2 0,8 21,9 12,4 2,2 0,7

Salada de arroz com lascas de atum, ervilhas e cenoura ,2 0,8 21,9 12,4 2,2 0,7 Semana 12/09/2016 a 16/09/2016 Segunda-Feira Sopa Horta 599 143 7,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1 Prato mão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola Sobremesa Fruta da época (min.

Leia mais

Sopa Horta ,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1. Segunda-Feira. Salmão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola

Sopa Horta ,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1. Segunda-Feira. Salmão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola Sexta-Feira Quinta-Feira Semana 12/09/2016 a 16/09/2016 Sopa Horta 599 143 7,7 1,2 14,6 3,6 3,4 2,1 Prato mão no forno c/ervas aromáticas e arroz de ervilhas Tomate, cenoura e cebola 648 155 9,2 1,7 10,5

Leia mais

Receitas saudáveis para a sua ceia de Natal

Receitas saudáveis para a sua ceia de Natal Receitas saudáveis para a sua ceia de Natal Prefácio pág. 2 Ementa de Natal pág. 3 Entradas pág. 4-9 Sopa pág. 10-11 Pratos pág. 12-16 Sobremesas pág. 17-24 Ceia pág. 25-32 Dicas para organizar a sua Ceia

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 5 a 9 de março de Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 5 a 9 de março de Almoço Semana de 5 a 9 de março de 2018 Sopa Sopa de espinafres 1,3,5,6,7,8,12 167 40 0,8 4,0 0,8 2,2 0,3 0,3 Chili de carne de vaca feijão, tomate e pimento c/ arroz 2465 588 27,3 76,8 1,4 18,5 4,9 0,6 e salada

Leia mais

EMENTA - Semana de 05 a 09 de fevereiro -

EMENTA - Semana de 05 a 09 de fevereiro - - Semana de 05 a 09 de fevereiro - Sopa Creme cenoura 408 97 5,0 0,7 10,9 1,4 1,5 0,0 Peito de frango com purê de maçã, esparguete e salada de cenoura 1,3,7,14 1917 453 7,8 1,4 59,4 4,9 33,8 1,2 Penne

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCO XAVIER Semana de 5 a 9 de Fevereiro de 2018 Almoço Faixa Etária (anos)

COLÉGIO FRANCISCO XAVIER Semana de 5 a 9 de Fevereiro de 2018 Almoço Faixa Etária (anos) Semana de 5 a 9 de Fevereiro de 2018 Sopa Creme de Legumes 3-15 493,8 118,0 3,7 5,5 0,7 13,3 3,5 4,1 Atum à bolonhesa com esparguete e couve-de-bruxelas cozida 1,4,5,6 3-6 2399,3 573,4 39,4 21,0 1,9 57,7

Leia mais

MUNICIPIO DE FELGUEIRAS RESTAURANTE Semana de 9 a 13 de abril de 2018 Almoço

MUNICIPIO DE FELGUEIRAS RESTAURANTE Semana de 9 a 13 de abril de 2018 Almoço Semana de 9 a 13 de abril de 2018 Sopa Sopa de curgete e cenoura 1,3,5,6,7,8,12 135 32 1,7 0,3 3,4 0,5 0,7 0,2 Ovos mexidos com fiambre e cogumelos c/ arroz branco 1,3,5,6 906 216 7,3 1,6 27,9 0,4 8,6

Leia mais

Sopa Creme de cenoura e espinafres

Sopa Creme de cenoura e espinafres Sopa Creme de cenoura e espinafres 45 minutos 200 g courgette ( courgette média) 50 g de batata ( batata média) 50 g de cenoura (2 cenouras médias) 00 g de cebola ( cebola média) 00 gramas espinafres 5,8

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Almoço Semana de 15 a 19 de Junho de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 12 196 47 1,3 0,2 7,5 1,0 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3 898 215 8,9 3,0 20,0 1,6 13,1

Leia mais

Sopa Creme de legumes ,2 12,1 1,7 3,5 2,6 FT. Segunda-Feira

Sopa Creme de legumes ,2 12,1 1,7 3,5 2,6 FT. Segunda-Feira Segunda-Feira Semana 09/11/2015 a 13/11/2015 Sopa Creme de legumes 533 127 8 1,2 12,1 1,7 3,5 2,6 Filetes de pescada crocantes no forno com arroz de ervilhas ervilhas, beterraba e Feijão Verde Sobremesa

Leia mais

SOPA OUTONO/INVERNO. Sopa de feijão com couve portuguesa. Uma sopa bem quentinha sabe mesmo bem no Inverno, sejam cremes, caldos ou sopas.

SOPA OUTONO/INVERNO. Sopa de feijão com couve portuguesa. Uma sopa bem quentinha sabe mesmo bem no Inverno, sejam cremes, caldos ou sopas. SOPA OUTONO/INVERNO Sopa de feijão com couve portuguesa Uma sopa bem quentinha sabe mesmo bem no Inverno, sejam cremes, caldos ou sopas. Uma sopa é um prato económico, cheio de nutrientes, reconfortante,

Leia mais

ESCOLAS C. M. ALBUFEIRA Semana de 14 a 18 de maio de 2018 Almoço

ESCOLAS C. M. ALBUFEIRA Semana de 14 a 18 de maio de 2018 Almoço Semana de 14 a 18 de maio de 2018 Sopa Alho francês 150 36 1,2 0,2 4,8 1,4 0,9 0,1 Calamares c/ arroz de cenoura e salada de tomate 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 805 192 7,4 0,9 25,5 1,0 4,6 1,1 Legumes

Leia mais

Açúcar (g) Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9, ,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Prato

Açúcar (g) Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9, ,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Prato Semana de 29 de maio a 1 de junho de 2017 Sopa Sopa de couve lombarda 1,3,5,6,7,8,9,12 210 50 2,2 0,3 6,6 0,1 0,9 0,3 Pescada à Gomes de Sá e salada de alface e cenoura raspada 3,4,9,12 404 97 2,9 0,5

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UM GUIA PARA ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E ACERTADAS

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UM GUIA PARA ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E ACERTADAS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UM GUIA PARA ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E ACERTADAS FICHA TÉCNICA Título: Alimentação Saudável, um guia para escolhas alimentares saudáveis e acertadas Autores: Sofia Edmundo,

Leia mais

.Município de Viseu Semana de 26 a 30 de novembro de 2018 Almoço

.Município de Viseu Semana de 26 a 30 de novembro de 2018 Almoço .Município de Viseu Semana de 26 a 30 de novembro de 2018 Sopa Creme de cenoura 1,3,5,6,7,8,12 Massa espiral com atum cenoura e milho 1,4 Soja estufada com cenoura, milho e massa espiral 1,3,6 Sopa Sopa

Leia mais

Sopa Couve lombarda ,4 1,4 13,3 2,3 4,2 2,1 FT Prato e Rancho (vaca, porco, macarronete e grão) Quinta-Feira.

Sopa Couve lombarda ,4 1,4 13,3 2,3 4,2 2,1 FT Prato e Rancho (vaca, porco, macarronete e grão) Quinta-Feira. 0 0 0 Semana 01/10/2015 a 02/10/2015 Sopa Couve lombarda 618 147 9,4 1,4 13,3 2,3 4,2 2,1 Rancho (vaca, porco, macarronete e grão) 1006 240 10,5 3,1 22,2 13,7 1,8 1,1 Couve roxa, repolho e brócolos Sobremesa

Leia mais

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey

Benefícios da Quinoa. Enjoy the journey Benefícios da Quinoa ORIGINÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, ESTE CEREAL DOS INCAS, É APONTADO COMO O MELHOR ALIMENTO DE ORIGEM VEGETAL PARA CONSUMO HUMANO DEVIDO À SUA RIQUEZA NUTRICIONAL. SE PRETENDE TER UMA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Mix kcal Filé de frango em cubos, mix de folhas, ricota, cenoura, tomate, parmesão ralado, molho especial e croutons.

Mix kcal Filé de frango em cubos, mix de folhas, ricota, cenoura, tomate, parmesão ralado, molho especial e croutons. Mix 1-360 kcal Filé de frango em cubos, mix de folhas, ricota, cenoura, tomate, parmesão ralado, molho especial e croutons. R$23 Mix 3-560 kcal Filé de salmão em cubos, mix de folhas, cenoura, azeitona,

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Almoço Semana de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016 Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 151 36 1,6 0,3 4,6 0,3 0,7 0,2 Lasanha de atum com cogumelos 1,3,4,5,6,7,8,9,11 887 212 8,1 1,4 18,0 0,2 16,3 0,7

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL ODIVELAS - VEGETARIANA REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço

CÂMARA MUNICIPAL ODIVELAS - VEGETARIANA REFEITÓRIO Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 Pequeno-almoço CÂMARA MUNICIPAL ODILAS - GETARIANA Semana de 8 a 12 de outubro de 2018 - Segunda (kcal) Bebida vegetal, pão sementes com creme vegetal 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 467 111 3,5 0,9 14,7 4,3 4,0 0,1

Leia mais

Sopa Abóbora com tomate Energia kcal 588,9. Proteína g 25,3 Prato Empadão de vitela e soja com puré de batata H.Carbono g 77,1

Sopa Abóbora com tomate Energia kcal 588,9. Proteína g 25,3 Prato Empadão de vitela e soja com puré de batata H.Carbono g 77,1 Semana 12: de 02/04/2018 a 06/04/2018 Segunda-Feira 02/04/2018 Sopa Abóbora com tomate Energia kcal 588,9 Proteína g 25,3 Empadão de vitela e soja com puré de batata H.Carbono g 77,1 Vegetais Salada de

Leia mais

Sopa Couve branca ,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 FT. Segunda-Feira. Empadão de atum com arroz e crosta de ovo. Prato e Vegetais

Sopa Couve branca ,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 FT. Segunda-Feira. Empadão de atum com arroz e crosta de ovo. Prato e Vegetais Semana 04/01/2016 a 08/01/2016 Segunda-Feira Sopa Couve branca 550 131 8,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 Empadão de atum com arroz e crosta de ovo Feijão verde, pimento e cenoura 749 179 6 Sobremesa Fruta da época

Leia mais

Segunda-Feira. Sopa Cenoura ,2 12,1 1,7 3,5 2,6

Segunda-Feira. Sopa Cenoura ,2 12,1 1,7 3,5 2,6 Segunda-Feira Semana 01/02/2016 a 05/02/2016 Sopa Cenoura 533 127 8 1,2 12,1 1,7 3,5 2,6 Arroz de peixe (pescada e ameijoa) malandrinho Alface, beterraba e milho de mistura 483 115 1 0 16 9 1 0,7 Pode

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 151 36 1,6 0,3 4,6 0,3 0,7 0,2 Almôndegas de vaca estufadas com molho de tomate e esparguete salteado 1,3,6,9,12 715 171 5,3 1,5

Leia mais

C.M.LAGOS Semana de 27 de Fevereiro a 03 de Março Almoço- semana 1

C.M.LAGOS Semana de 27 de Fevereiro a 03 de Março Almoço- semana 1 Semana de 27 de Fevereiro a 03 de Março Almoço- semana 1 Sopa Sopa de ervilhas e cenoura 411 106 3,3 0,5 15 7, 0,4 2, Hamburguer de aves (grelhado ou estufado) C/ Arroz branco E ada de 1692 410 12,9 1,9

Leia mais

1. Hambúrguer de aveia

1. Hambúrguer de aveia OFICINA CULINÁRIA OPÇÕES FIT PARA SEUS LANCHES E JANTAR RECEITAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS 1. Hambúrguer de aveia Ingredientes 500g de carne magra moída (patinho) 1 cenoura média ralada (pode ser com a casca)

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Sopa Creme de repolho Prato Carne de vaca estufada ao natural com esparguete 1,3,9 Salada Salada de alface, cenoura e milho Sopa Creme de couve-flor e feijão Prato Filete

Leia mais