1. Hambúrguer de aveia

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1 OFICINA CULINÁRIA OPÇÕES FIT PARA SEUS LANCHES E JANTAR RECEITAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS 1. Hambúrguer de aveia Ingredientes 500g de carne magra moída (patinho) 1 cenoura média ralada (pode ser com a casca) Aveia em flocos finos Cheiro verde picadinho á gosto Sal à gosto (não exagere) 1 cebola média picadinha (pode usar cebola roxa) 2 dentes de alho picadinhos Misturar todos os ingredientes e modelar os hambúrgueres do tamanho desejado. Colocar um a um em um saco plástico descartável e levar para congelar. No momento de preparar é só tirar do freezer e levar direto para a frigideira com um fio de azeite. Dica: para não queimar vá respingando água durante o preparo até atingir o ponto desejado. Para ficar uma refeição completa, o hambúrguer pode ser consumido com pão integral ou batata doce e uma salada de folhas com legumes e tomate. Conservação: os hambúrgueres podem ficar congelados por até 30 dias.

2 2. Fusili integral ao pesto com tomate 250g de macarrão tipo fusili integral cozido al dente 1 xícara de tomates cereja cortado ao meio Pesto: ½ xícara de azeite extra virgem 1/2 xícara de folhas de manjericão (reserve algumas inteiras, para finalizar o prato) 6 dentes de alho inteiros, sem casca 1/2 xícara de nozes picadas Modo de Preparar: 1. Bater no liquidificador ou mixer, o azeite, o alho e as folhas de manjericão; 2. Acrescente as nozes picadas, tempere com sal e pimenta e reserve por 15 minutos; 3. Despeje o pesto sobre a massa numa travessa, mexendo para incorporar bem o molho; 4. Enfeite com os tomates e as folhas de manjericão e sirva frio. Rendimento: 3 porções.

3 3. Overnight Iogurte natural desnatado (200mL) 1 colher de sobremesa de mel ½ banana picada em cubos pequenos (pode substituir por manga, kiwi, mamão) 1 colher de sopa de chia 2 colheres de granola não adoçada Adoce o iogurte com mel. Em um recipiente de vidro com tampa ou pote descartável, intercale camadas de iogurte, granola, banana e chia. Leve à geladeira e consuma no dia seguinte.

4 4. Salada no pote 1ª Camada 1 colher sopa de Mostarda Suco de 1 limão 2 colheres de sopa de azeite extra virgem 1 colher de chá de mel Sal à gosto (não exagere) 2ª Camada 1 colher de sopa de grão de bico ½ unidade de tomate picado ½ cenoura ralada 3ª Camada Duas folhas de alface crespa higienizadas Folhas de rúcula higienizadas Modo de preparo: Faça a desinfecção do pote de vidro em água fervente. Depois de seco, inicie a montagem da salada com o molho, o grão, os vegetais e por último as folhas. Tampe adequadamente e guarde na geladeira. Conservação: o pote deve ser mantido na geladeira e pode ser armazenado por até 5 dias.

5 5. Crepe integral de frango 1 xíc. chá de leite desnatado 1 unidade de ovo 2 Col. sopa farinha de trigo integral 2 Col. sopa farinha de aveia 1 colher de chá de gergelim Sal a gosto Recheio 1 cebola pequena ralada 1 pitada de colorau em pó 300g de peito de frango Pimenta-do-reino a gosto 200g de requeijão light 100g de milho verde (opcional) Sal refinado a gosto Salsa fresca a gosto Modo de preparo: Massa: Bata tudo no liquidificador (menos o gergelim, adicione depois) e faça os discos em frigideira antiaderente com um fio de azeite ou na máquina de crepe e reserve. Recheio: Higienizar a salsa e picar. Tempere o peito de frango com o sal, a pimenta, a cebola ralada e o colorau. Depois de cozido, desfie o frango, junte a salsa picada e o milho. Na massa pronta, espalhe o requeijão e o frango desfiado. Feche o crepe, deixe na chapa por dois minutos para aquecer o recheio e sirva. Dica: acompanhar com molho vermelho de tomates frescos.

6 6. Crepioca Caprese 1 ovo 1 colher de sopa de massa pronta para tapioca 30g de queijo branco Folhas de manjericão ½ unidade de tomate fatiado Modo de preparo: misture o ovo com a massa pronta de tapioca, sal e salsa picadinha. Despeje a massa em frigideira antiaderente com um fio de azeite, virando a massa para grelhar dos dois lados. Recheie com queijo, folhas de manjericão e tomate. 7. Suco funcional 02 unidades de maracujá ¼ de beterraba (30g) 10 folhas de hortelã 1 litro de água Açúcar demerara (opcional) Modo de Preparo: Bater tudo no liquidificador, peneirar e servir gelado. Rendimento: 1,200 litros. Porção: 1 copo de 200ml

7 8. Maionese de tofu com cheiro verde 500g de tofu 1 maço de cheiro verde 2 colheres de sopa de azeite extra virgem Sal à gosto (não exagere) Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Pode ser consumido com saladas e com sanduíches.

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