First Line and Maintenance in Nonsquamous NSCLC: What Do the Data Tell Us?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "First Line and Maintenance in Nonsquamous NSCLC: What Do the Data Tell Us?"

Transcrição

1 Dr. Jean-Charles Soria: Olá e bem-vindos a este programa. Eu sou Jean-Charles Soria, Professor e Presidente do Programa de Desenvolvimento Precoce de Drogas na Universidade Paris-Sul, Instituto do Câncer Gustave Roussy, Villejuif, França. Eu gostaria de dar as boas-vindas a todos a este comentário de especialistas intitulado Tratamento de Primeira Linha e Manutenção do Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células do Tipo Não Escamoso: O Que Os Dados Nos Mostram? 4Este programa tem como objetivo melhorar os conhecimentos e o entendimento dos clínicos a respeito dos novos estudos clínicos cruciais em andamento sobre câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) e analisar seu desenho, a fim de poder identificar o tratamento apropriado para pacientes com CPNPC não escamoso, inadequado para agentes de alvo molecular.

2 Como vocês todos sabem, o CPNPC não escamoso representa um grupo heterogêneo de pacientes com diferentes doenças e diferentes opções de tratamento. Na era da triagem molecular, há alvos moleculares diferentes nos pacientes; alguns são mutuamente exclusivos, e alguns são concomitantes, mas o resultado final é que, para a maioria dos pacientes com CPNPC não escamoso, ainda não temos uma terapia de alvo molecular para cada um dos defeitos de alvo molecular prevalentes. Assim, tornou-se extremamente importante a capacidade de interpretar diferentes resultados de estudos clínicos que abrangem diferentes desenhos de estudos, a fim de que você, médico, tome as melhores decisões no gerenciamento dos pacientes. Como já mencionamos, é possível dividir o CPNPC não escamoso em vários pedaços de uma maçã ou torta, de acordo com os defeitos moleculares. Apenas 10 a 20% dos pacientes têm um potencial oncogênico para o qual há uma terapia de alvo molecular aprovada. Os outros 80% não têm uma terapia de alvo molecular aprovada, e este será o foco da discussão que se segue.

3 Existem várias orientações disponíveis para auxiliar no gerenciamento de pacientes com CPNPC. Entre elas estão, principalmente, as orientações americanas da Rede Nacional de Câncer, assim como as orientações da Sociedade Europeia de Oncologia Médica.

4 Entretanto, essas orientações são apenas um sistema global de ajuda. Essencialmente, elas listam as opções de tratamento existentes e, para cada paciente específico, ainda é necessário escolher uma dessas opções. Isso serve tanto para as orientações americanas quanto para as europeias.

5 Eu gostaria, agora, de falar sobre o foco desta apresentação. Atualmente, temos muitos desenhos de estudos diferentes, que precisamos entender para interpretar melhor os dados. Caso contrário, acabaremos comparando maçãs com laranjas. Precisamos ter a capacidade de distinguir os estudos em que 100% dos pacientes são, de início, designados aleatoriamente para seis ciclos de quimioterapia. Esses são os estudos feitos nos anos 90 até o início deste século. Depois, você tem uma segunda geração de estudos, em que os pacientes são, de início, designados aleatoriamente para seis ciclos de terapia, seguidos de manutenção ou não manutenção. Depois, temos a terceira geração de estudos, a nova série dos chamados estudos de manutenção. Nesses estudos, a randomização ocorre apenas em 40 a 60% dos pacientes que passaram por quatro ciclos iniciais de quimioterapia e tiveram uma doença estável ou uma resposta parcial e são, então, designados aleatoriamente para manutenção ou não manutenção. Esse último desenho vamos chamá-lo de desenho 3 é completamente diferente dos outros dois descritos anteriormente. A randomização não é feita logo de início, e a porcentagem de pacientes que, no final, são designados aleatoriamente para o estudo não é 100% do número inicial de pacientes que receberam terapia de indução.

6 Vamos examinar os diferentes estudos, e eu darei alguns exemplos claros e mais detalhes sobre esses três desenhos diferentes. O desenho do número 1 foi melhor exemplificado pela publicação de John Schiller e colegas no The New England Journal of Medicine, em Eles compararam quatro diferentes regimes de terapia de primeira linha à base de platina. Nesse cenário, os pacientes foram, de início, designados aleatoriamente para regime A ou regime B por até seis ciclos. Depois, eles compararam respostas objetivas, doença estável, sobrevivência livre de progressão e, por fim, sobrevivência geral. Foi uma terapia de indução inicial de seis ciclos sem manutenção.

7 Na segunda geração de estudos, mantemos o mesmo regime à base de platina. Aqui, os pacientes têm uma randomização inicial, seis ciclos de terapia em um braço e seis ciclos de terapia no outro braço; entretanto, aqui, os pacientes têm a possibilidade de ser designados aleatoriamente para receber terapia de manutenção ou não manutenção. Esses estudos têm utilizado, principalmente, manutenção com bevacizumab. O estudo mais recente desse desenho de randomização inicial seguida do padrão de tratamento de seis ciclos de indução e, depois, continuidade da manutenção é o estudo POINTBREAK.

8 Eu gostaria de fornecer alguns detalhes sobre o terceiro desenho, que é a série de estudos chamados de estudos de continuidade ou switch-maintenance. Nesse desenho, pacientes com CPNPC metastático ou em estágio IIIB recebem uma terapia de indução de, no máximo, quatro ciclos. Como vocês sabem, esse não é o padrão de tratamento; o padrão de tratamento é, geralmente, seis ciclos. Esse é o primeiro ponto que precisa-se ter em mente em estudos com esse desenho. Após quatro ciclos de indução, todos os pacientes com doença progressiva ou que morreram e é um número significativo de pacientes, variando entre 30 e 50% não são designados aleatoriamente para o estudo. Portanto, a randomização só é oferecida à categoria melhor selecionada de pacientes com CPNPC, aqueles com resposta parcial ou doença estável. Pacientes submetidos a controle da doença são, então, designados aleatoriamente para manutenção ou não manutenção ou para diferentes tipos de manutenção. No final, a randomização só ocorre em 50% ou, no máximo, 70% do número inicial de pacientes que receberam terapia de indução. Essa é a principal diferença intrínseca desse tipo de estudo.

9 Existem dois estudos recentes que, aparentemente, têm semelhanças, mas, de fato, quando se analisa detalhadamente seu desenho, são extremamente diferentes e muito difíceis de comparar. Um é o estudo bem recente POINTBREAK, que é um estudo de primeira linha randomizado, seguido de continuidade de terapia. O outro é o estudo AVAPERL, que, de fato, tem mais a ver com o estudo de desenho 3, mesmo se usasse um regime com platina, pemetrexed e bevacizumab, como o POINTBREAK.

10 Antes de entrarmos em detalhes sobre o POINTBREAK e o AVAPERL, vamos dar uma olhada geral nos estudos dos tipos desenho 1 e desenho 2. Esse slide apresenta um resumo dos estudos de desenho 1, nos quais havia uma randomização inicial comparando seis ciclos contra seis ciclos de diferentes regimes. Esses estudos foram feitos nos anos 90 até o início deste século. E durante esse período, a sobrevivência geral média variou entre 8 e 11 meses.

11 Depois, temos os estudos de desenho 2, nos quais ainda se randomizavam inicialmente seis ciclos contra terapia de indução de seis ciclos, mas, geralmente, acrescentava-se no braço experimental um novo composto, que em muitos casos era o bevacizumab. Uma vez completa a terapia de indução de seis ciclos, alguns pacientes continuam recebendo o composto experimental bevacizumab, enquanto outros não recebem mais o composto experimental. Na maioria dos casos, quando se dava continuidade ao composto experimental, não era uma randomização formal. A continuidade era apenas até que os médicos tomassem uma decisão. Ambas opções eram permitidas no desenho do estudo. Assim, os estudos de desenho 2 resultaram, pela melhoria do regime de quimioterapia e, provavelmente, pelo valor agregado do bevacizumab, em uma sobrevivência geral média mais na faixa entre 12 a 14 meses.

12 O estudo mais recente, que fica mais próximo do desenho 2 e tem atraído a atenção da comunidade médica, é o estudo POINTBREAK. O que é, exatamente, POINTBREAK? É um estudo em que o desfecho primário foi comparar a sobrevivência geral de duas abordagens. O primeiro braço foi uma randomização inicial de carboplatina, pemetrexed, mais bevacizumab. Previa-se que esse braço seria superior a um braço comparativo de uma terapia clássica histórica de carboplatina, paclitaxel, mais bevacizumab. Ambos braços receberam seis ciclos de terapia de indução, após os quais os médicos tiveram a possibilidade, no braço carboplatina, paclitaxel, mais bevacizumab, de continuar com bevacizumab, enquanto no braço carboplatina, pemetrexed, mais bevacizumab, os médicos puderam continuar com pemetrexed mais bevacizumab. [Nota do Editor: O Dr. Soria queria afirmar, na verdade, que ambos braços receberam quatro ciclos de terapia de indução.] Esse estudo foi mantido para demonstrar que o braço carboplatina, pemetrexed, mais bevacizumab resultaria em uma melhoria de três meses na sobrevivência geral, o desfecho primário.

13 O resultado principal desse estudo é claro de uma perspectiva estatística: Não existe vantagem de carboplatina, pemetrexed mais bevacizumab, em comparação com carboplatina, paclitaxel mais bevacizumab, em termos de sobrevivência geral. A sobrevivência geral média do braço contendo pemetrexed é 12,6 meses, enquanto a sobrevivência geral média do braço contendo paclitaxel é 13,4 meses. A razão de riscos é 1, então essas duas abordagens são equivalentes.

14 Agora, vamos aos estudos do tipo desenho 3, que estão listados neste slide. Como eu lhes disse, é uma espécie completamente diferente de estudos. Dos pacientes recebendo terapia de indução, apenas 50 a 60%, até aproximadamente 70%, dos pacientes vão acabar sendo designados aleatoriamente para terapia de manutenção. Como eu disse, pegam-se todos os pacientes e, depois, excluem-se 30 a 40% que progrediram e, então, designam-se aleatoriamente apenas aqueles que têm doença estável ou resposta parcial. Seleciona-se, assim, a melhor população.

15 Então, comparar, de um lado, o POINTBREAK, que comparou todos os pacientes, e o AVAPERL, que é esse tipo de estudo de terceira geração, do ponto de vista intelectual, é um grande viés. No AVAPERL, você está selecionando a melhor população, que se beneficiará da terapia. No AVAPERL, 376 pacientes receberam o regime de indução e, depois, apenas 67% deles foram designados aleatoriamente para terapia de manutenção, seja com pemetrexed mais bevacizumab ou com bevacizumab.

16 Havia uma clara vantagem em favor do pemetrexed mais bevacizumab contra o bevacizumab, com uma sobrevivência geral média de 15,7 meses a partir da indução. Mas comparar essa sobrevivência geral média no AVAPERL com a sobrevivência geral média no POINTBREAK não faz sentido, porque no AVAPERL foram selecionados os melhores pacientes.

17 Em breve, teremos mais dados disponíveis que, possivelmente, nos ajudarão nesse cenário. Os resultados tanto do estudo AvaALL quanto do ECOG 5508 serão disponibilizados nos próximos anos.

18 Agora, eu gostaria de concluir afirmando que, no cenário atual dos estudos sobre CPNPC não escamoso, é imprescindível que se entenda perfeitamente o desenho dos estudos. Não é porque os estudos têm um regime comum de quimioterapia e um agente antiangiogênico que se pode comparar uma sobrevivência geral média com outra. É realmente necessário analisar detalhadamente o desenho do estudo e se ele teve uma randomização inicial ou uma randomização após indução. Agora, eu gostaria de fechar agradecendo a todos por assistirem a este programa. Espero que vocês o tenham achado interessante e aprendido algumas questões importantes a respeito do desenho dos estudos em CPNPC.

19 Agradeço a todos. Essa transcrição foi editada em termos de estilo e clareza.

10. Congresso Unimed de AUDITORIA EM SAÚDE. Curso Pré-Congresso Oncologia e MBE Bevacizumab no câncer de pulmão NPC

10. Congresso Unimed de AUDITORIA EM SAÚDE. Curso Pré-Congresso Oncologia e MBE Bevacizumab no câncer de pulmão NPC 10. Congresso Unimed de AUDITORIA EM SAÚDE Curso Pré-Congresso Oncologia e MBE Bevacizumab no câncer de pulmão NPC Declaração de Conflitos de interesse Oncologista Clínico sócio de Serviço de Oncologia

Leia mais

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células Tratamento Sistêmico de Resgate no Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células Dr. Marcelo Rocha S. Cruz Oncologia Clínica Hospital São José São Paulo Índice Terapia de Manutenção: Quimioterapia Terapia de

Leia mais

Enquadramento e Racional

Enquadramento e Racional LungOS Advanced non-small cell Lung cancer treatment patterns and Overall Survival: real-world outcomes research study from the Southern Portugal Cancer Registry (ROR-SUL). Enquadramento e Racional O cancro

Leia mais

Por que aleatorizar? Cecilia Machado FGV-EPGE Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab.

Por que aleatorizar? Cecilia Machado FGV-EPGE Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab. Por que aleatorizar? Cecilia Machado FGV-EPGE Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab www.povertyactionlab.org Contexto do curso 1 - Monitoramento e Avaliação 2 Avaliação de programas 3 - Avaliação de impacto

Leia mais

10/04/2012 ETAPAS NO DELINEAMENTO DO ESTUDO EXPERIMENTAL:

10/04/2012 ETAPAS NO DELINEAMENTO DO ESTUDO EXPERIMENTAL: ESTUDOS EXPERIMENTAIS: A intervenção está sob controle do pesquisador. É possível portanto selecionar de forma aleatória quem vai receber ou não a intervenção. É considerado o delineamento ideal para avaliar

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia HEP Cassia Maria Buchalla

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia HEP Cassia Maria Buchalla UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia HEP 0176 2017 Cassia Maria Buchalla TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados agregados Dados individuais

Leia mais

Câncer de Pulmão Pequenas Células. Clarissa Mathias Núcleo de Oncologia da Bahia Hospital Português

Câncer de Pulmão Pequenas Células. Clarissa Mathias Núcleo de Oncologia da Bahia Hospital Português Câncer de Pulmão Pequenas Células Clarissa Mathias Núcleo de Oncologia da Bahia Hospital Português Categorias de Potencial Conflito de Interesse Patrocínio de transporte e/ou hospedagem em Congressos Indústria(s)

Leia mais

câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas?

câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas? Tratamento combinado em câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas? Dr. André Sasse Oncologista Clínico sasse@cevon.com.br Centro de Evidências em Oncologia HC UNICAMP Centro de Evidências

Leia mais

Epidemiologia Clínica

Epidemiologia Clínica Unidade de Pesquisa Clínica Epidemiologia Clínica Como realizar pesquisa clínica na prática R. Brian Haynes, David L. Sackett, Gordon H. Guyatt, Peter Tugwell Apresentado em 08 de Abril de 2009 Porto Alegre

Leia mais

Metodologia Científica I Roumayne Andrade

Metodologia Científica I Roumayne Andrade Metodologia Científica I 2018.1 Roumayne Andrade 1- Qual das alternativas a seguir NÃO é um dos elementos geralmente utilizados para definir uma questão clínica específica que pode ser estudada por meio

Leia mais

Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental

Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental Saúde Pública Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental Tema 8 Estudos em Epidemiologia Bloco 1 Danielle Cristina Garbuio Objetivo da aula Apresentar os principais desenhos de pesquisa em epidemiologia.

Leia mais

CHICAGO, 06 JUNHO DE 2017 ASCO 2017

CHICAGO, 06 JUNHO DE 2017 ASCO 2017 CHICAGO, 06 JUNHO DE 2017 ASCO 2017 Abstract 9000 Progression after the next line of therapy (PFS2) and updated OS among patients (pts) with advanced NSCLC and PD-L1 tumor proportion score (TPS) 50% enrolled

Leia mais

Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais

Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais Cirurgia da mama em casos de câncer de mama metastático: entendendo os dados atuais Giuliano Tosello 1/28 Câncer de mama - Estadio IV Conceitos: TNM Qualquer T (tumor primário), qualquer N (linfonodos

Leia mais

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos FACIMED 2012.1 Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos Estudos descritivos Relato de caso Série de casos Transversal Ecológico

Leia mais

Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais

Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais 1/40 Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais Enrico A. Colosimo-UFMG www.est.ufmg.br/ enricoc 2/40 Estudo Científico Pergunta Desenho Estudo Validade externa Validade interna(confundimento,

Leia mais

Noções de Epidemiologia

Noções de Epidemiologia Noções de Epidemiologia Prof. Dr. Cláudio Jerônimo da Silva * Introdução Saber selecionar um artigo tendo como base o assunto abordado e a metodologia utilizada, não é uma questão a ser estudada e entendida

Leia mais

Boas-vindas e Introdução

Boas-vindas e Introdução Ensaios clínicos ou tratamento padrão? Opções para leucemias Boas-vindas e Introdução Ensaios clínicos ou tratamento padrão? Opções para leucemias John P. Leonard, médico Reitor Associado de Pesquisa Clínica

Leia mais

KEYTRUDA pembrolizumabe

KEYTRUDA pembrolizumabe IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO KEYTRUDA pembrolizumabe APRESENTAÇÕES KEYTRUDA Solução injetável de - 100 mg de pembrolizumabe em embalagem com 1 frasco-ampola com 4 ml de solução (25 mg/ml). VIA INTRAVENOSA

Leia mais

PROTOCOLOS DO CEP/CEPON 2006

PROTOCOLOS DO CEP/CEPON 2006 PROTOCOLOS DO CEP/CEPON 2006 001/2006 Avaliação respiratória em pacientes submetidos à cirurgia para tratamento do câncer de mama Pesquisador Principal: Mirella Dias (orientadora) em 03/03/2006 002/2006

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR DCI nivolumab N.º Registo Nome Comercial Apresentação/Forma Farmacêutica/Dosagem PVH PVH com IVA Titular de AIM Frasco de

Leia mais

O PAPEL DOS ANTIANGIOGÊNICOS NO TRATAMENTO DOS ADENOCARCINOMAS DE PULMÃO NA SEGUNDA LINHA

O PAPEL DOS ANTIANGIOGÊNICOS NO TRATAMENTO DOS ADENOCARCINOMAS DE PULMÃO NA SEGUNDA LINHA O PAPEL DOS ANTIANGIOGÊNICOS NO TRATAMENTO DOS ADENOCARCINOMAS DE PULMÃO NA SEGUNDA LINHA Dra. Anna Paloma M. R. Ribeiro Membro da ASCO,ESMO, SBOC e IASLC Membro do GBOT ( Grupo Brasileiro de Oncologia

Leia mais

Paris, 22 de outubro de 2007

Paris, 22 de outubro de 2007 Paris, 22 de outubro de 2007 Taxotere recebe parecer positivo do Comitê de Produtos Médicos para Uso Humano (CHMP), que recomenda aprovação na União Européia para o tratamento de indução de câncer de cabeça

Leia mais

Avastin (bevacizumabe) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 25 mg/ml 4 ml e 16 ml

Avastin (bevacizumabe) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 25 mg/ml 4 ml e 16 ml Avastin (bevacizumabe) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 25 mg/ml 4 ml e 16 ml Avastin bevacizumabe Roche Antineoplásico APRESENTAÇÕES Solução para diluição para infusão. Caixa

Leia mais

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS.

Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Tipos de Publicação Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Conteúdo desta aula Definição e importância Tipos de publicação na LILACS Como identificar os Tipos

Leia mais

Desenhos de Estudo do Método Epidemiológico de Pesquisa MEP

Desenhos de Estudo do Método Epidemiológico de Pesquisa MEP Desenhos de Estudo do Método Epidemiológico de Pesquisa MEP Descritivos MEP (não testam hipóteses) Experimentais Analíticos (testam hipóteses) Observacionais Transversais (seccionais) Coorte (exposição

Leia mais

Tipos de Estudos Epidemiológicos

Tipos de Estudos Epidemiológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública Tipos de Estudos Epidemiológicos Prof. Macks Wendhell Gonçalves Msc. Quando recorrer às

Leia mais

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA APRESENTAÇÃO OPDIVO (nivolumabe) é apresentado na forma farmacêutica de solução injetável para infusão intravenosa na concentração de 10 mg/ml. É apresentado em frascos de 4 ml (40 mg) e 10 ml (100 mg)

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR DCI crizotinib N.º Registo Nome Comercial Apresentação/Forma Farmacêutica/Dosagem PVH PVH com IVA Titular de AIM 5479316

Leia mais

5. No resumo executivo do documento apresentado pela CONITEC lê-se: Os estudos incluídos apontam para benefício nesse contexto.

5. No resumo executivo do documento apresentado pela CONITEC lê-se: Os estudos incluídos apontam para benefício nesse contexto. Ref.: Consulta Pública n. 75 da Conitec : Brentuximabe vedotina para tratamento de pacientes com Linfoma de Hodgkin refratário ou recidivado após transplante autólogo de células-tronco no SUS Em relação

Leia mais

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA APRESENTAÇÃO OPDIVO (nivolumabe) é apresentado na forma farmacêutica de solução injetável para infusão intravenosa na concentração de 10 mg/ml. É apresentado em frascos de 4 ml (40 mg) e 10 ml (100 mg)

Leia mais

Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia. Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli

Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia. Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli Roteiro da Apresentação 1. Estrutura da Pesquisa Científica 2. Classificação dos estudos epidemiológicos 3.

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI

TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI CLASSIFICAÇÃO DOS ESTUDOS (LOBIONDO- WOOD, HABER, 2001) Experimentais Experimento clássico Experimento apenas depois Quase- Experimentais Grupo

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PESQUISA CLÍNICA

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PESQUISA CLÍNICA ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PESQUISA CLÍNICA Stephen B. Hulley, Thomas B. Newman e Steven R. Cummings Delineando a Pesquisa Clínica 2015; 4. ed. 02-13 Apresentação: Andressa Giordani Anatomia da pesquisa

Leia mais

Princípios de Bioestatística Desenho de Estudos Clínicos

Princípios de Bioestatística Desenho de Estudos Clínicos 1/47 Princípios de Bioestatística Desenho de Estudos Clínicos Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/47 Pesquisa Clínica Pergunta Tipo de Desenho Desenho Estudo Efeitos (coorte, idade,

Leia mais

CÂNCER DE PULMÃO. Células não-pequenas: doença metastática. Grupo Neotórax/Oncologia D or

CÂNCER DE PULMÃO. Células não-pequenas: doença metastática. Grupo Neotórax/Oncologia D or CÂNCER DE PULMÃO Células não-pequenas: doença metastática TATIANE MONTELLA BRUNA CARVALHO RAFAEL JACOB CARLOS GIL FERREIRA Grupo Neotórax/Oncologia D or OBSERVAÇÃO Não são objetivos dessas diretrizes recomendações

Leia mais

Desenhos de Estudos Epidemiológicos

Desenhos de Estudos Epidemiológicos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA DESENHOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS Desenhos de Estudos Epidemiológicos Profª. Amanda de Moura

Leia mais

Bioestatística F Desenho de Estudos na Área da Saúde

Bioestatística F Desenho de Estudos na Área da Saúde 1/24 Bioestatística F Desenho de Estudos na Área da Saúde Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/24 Perguntas Relevantes Os grupos são comparáveis? As variáveis de confusão foram medidas/controladas?

Leia mais

Cap. 5. Definindo a pergunta e desenvolvendo critérios para a inclusão de estudos. Fiorella Rehbein Santos

Cap. 5. Definindo a pergunta e desenvolvendo critérios para a inclusão de estudos. Fiorella Rehbein Santos Cap. 5 Definindo a pergunta e desenvolvendo critérios para a inclusão de estudos Fiorella Rehbein Santos Pontos-chave o Uma revisão clara e bem definida começa com uma pergunta bem formulada Nas revisões

Leia mais

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA APRESENTAÇÃO OPDIVO (nivolumabe) é apresentado na forma farmacêutica de solução injetável para infusão intravenosa na concentração de 10 mg/ml. É apresentado em frascos de 4 ml (40 mg) e 10 ml (100 mg)

Leia mais

Tratamento combinado nos tumores localmente l avançados: Qual o melhor esquema? Juvenal Antunes Oliveira Filho Oncocamp, Campinas, SP

Tratamento combinado nos tumores localmente l avançados: Qual o melhor esquema? Juvenal Antunes Oliveira Filho Oncocamp, Campinas, SP Tratamento combinado nos tumores localmente l avançados: Qual o melhor esquema? Juvenal Antunes Oliveira Filho Oncocamp, Campinas, SP Declaração de Conflitos de Interesses Participação do Advisory Board:

Leia mais

ICAP Journal Club. Artigo. Resumo do estudo

ICAP Journal Club. Artigo. Resumo do estudo ICAP Journal Club O Journal Club do ICAP foi criado para informar as equipes e os parceiros do ICAP sobre a literatura científica mais recente, fornecendo um resumo sucinto e uma análise crítica de estudos

Leia mais

Desenho de Estudos. Enrico A. Colosimo/UFMG enricoc. Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/28

Desenho de Estudos. Enrico A. Colosimo/UFMG  enricoc. Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/28 1/28 Introdução à Bioestatística Desenho de Estudos Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/28 Perguntas Relevantes Os grupos são comparáveis? As variáveis

Leia mais

Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)?

Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)? Qual a melhor combinação de quimioterapia quando associada à radioterapia para tumores localmente avançados (pulmão)? Dr. Ormando Campos Jr. Oncologista Clínico Conflito de Interesses Quimioterapia + Radioterapia.

Leia mais

RADIOTERAPIA EM TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO LOCALMENTE AVANÇADOS E IRRESSECÁVEIS (IVB): QUANDO EVITAR TRATAMENTOS RADICAIS?

RADIOTERAPIA EM TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO LOCALMENTE AVANÇADOS E IRRESSECÁVEIS (IVB): QUANDO EVITAR TRATAMENTOS RADICAIS? RADIOTERAPIA EM TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO LOCALMENTE AVANÇADOS E IRRESSECÁVEIS (IVB): QUANDO EVITAR TRATAMENTOS RADICAIS? HENRIQUE FARIA BRAGA 1,2 ; HELOISA DE ANDRADE CARVALHO 1 ; ANDRE TSIN CHIH CHEN

Leia mais

n Sub-títulos n Referências n Métodos: n O que você fez desenho do estudo n Em qual ordem n Como você fez n Por que você fez n Preparação

n Sub-títulos n Referências n Métodos: n O que você fez desenho do estudo n Em qual ordem n Como você fez n Por que você fez n Preparação Como redigir artigos científicos Antônio Augusto Moura da Silva SEXTA AULA n O que você fez, como fez para responder à pergunta n Detalhes avaliar o trabalho e repeti-lo n Idéia geral dos experimentos

Leia mais

Desenhos de estudos científicos. Heitor Carvalho Gomes

Desenhos de estudos científicos. Heitor Carvalho Gomes Desenhos de estudos científicos Heitor Carvalho Gomes 2016 01 01 01 Desenhos de estudos científicos Introdução Epidemiologia clínica (Epidemiologia + Medicina Clínica)- trata da metodologia das

Leia mais

Ensaios clínicos. Definições. Estudos de intervenção. Conceitos e desenhos

Ensaios clínicos. Definições. Estudos de intervenção. Conceitos e desenhos Ensaios clínicos Conceitos e desenhos Definições Basicamente, os estudos médicos são classificados em dois grandes grupos: Estudos observacionais Edson Zangiacomi Martinez Depto. de Medicina Social Faculdade

Leia mais

Estrutura, Vantagens e Limitações dos. Principais Métodos

Estrutura, Vantagens e Limitações dos. Principais Métodos Estrutura, Vantagens e Limitações dos Principais Métodos 1) Ensaio clínico Randomizado 2) Estudo de coorte 3) Estudo de caso controle 4) Estudo transversal 5) Estudo ecológico 1) Ensaio clínico Randomizado

Leia mais

Clinical trials. Estudos Experimentais (de intervenção) Ensaios clínicos. Ensaios clínicos. Tratamento do RN c/ Toxo congênita

Clinical trials. Estudos Experimentais (de intervenção) Ensaios clínicos. Ensaios clínicos. Tratamento do RN c/ Toxo congênita Ensaios clínicos Clinical trials Estudos Experimentais (de intervenção) Ensaios clínicos Investigação prospectiva do efeito relativo de uma intervenção terapêutica ou profilática em humanos. Prof. Dra

Leia mais

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358: ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:1547-59 Alexandre Alessi Doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

IMPLEMENTANDO ESTUDOS ADAPTATIVOS marcelo.vaz@marcelovaz.med.br Marcelo.vaz@iconclinical.com Uma empresa propõe uma associação de 3 princípios ativos para tratar sintomaticamente afecções das vias aéreas

Leia mais

Apresentação. Instituto Oncoclínicas

Apresentação. Instituto Oncoclínicas PÓS Destaques ASCO 2017 Apresentação A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) foi fundada em 1964 e, desde então, tornou-se a principal organização voltada para profissionais que lidam diariamente

Leia mais

Nos itens 19- cabelo I, 44- união de braços e pernas I e 56- roupas III, as freqüências foram superiores às de Goodenough e inferiores às de Harris.

Nos itens 19- cabelo I, 44- união de braços e pernas I e 56- roupas III, as freqüências foram superiores às de Goodenough e inferiores às de Harris. 140 A partir da análise qualitativa desses gráficos, pode ser observado que praticamente não houve diferenças nas curvas das três amostras nos itens: 1- cabeça, 4- olhos, 11- boca, 24- dedos, 30- braços,

Leia mais

CASOS CLÍNICOS IMUNOTERAPIA SUCESSOS E INSUCESSOS

CASOS CLÍNICOS IMUNOTERAPIA SUCESSOS E INSUCESSOS CASOS CLÍNICOS IMUNOTERAPIA SUCESSOS E INSUCESSOS Ana Caroline Zimmer Gelatti Oncologista Clínica Investigatora Centro de Pesquisa em Oncologia HSL PUC/RS Mestre em Medicina e Ciências da Saúde PUC/RS

Leia mais

06 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014 PROGRAMA

06 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014 PROGRAMA 06 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014 PROGRAMA 06/11/14 QUINTA-FEIRA 08:30 08:37 Cerimônia de Abertura 08:37 08:45 Filme em homenagem ao cirurgião oncologista Fernando Campello Gentil 08:45 09:00 Patologia molecular

Leia mais

Questão clínica: Tratamento/prevenção. Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1

Questão clínica: Tratamento/prevenção. Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1 Questão clínica: Tratamento/prevenção Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1 Questões referentes a tratamento e prevenção Diante do uso de um novo tratamento ou uma

Leia mais

NOVAS ESTRATÉGIAS DE RADIOTERAPIA NO TUMOR ESTADIO III DE PULMÃO. PAULO LÁZARO DE MORAES Abril 2013

NOVAS ESTRATÉGIAS DE RADIOTERAPIA NO TUMOR ESTADIO III DE PULMÃO. PAULO LÁZARO DE MORAES Abril 2013 NOVAS ESTRATÉGIAS DE RADIOTERAPIA NO TUMOR ESTADIO III DE PULMÃO PAULO LÁZARO DE MORAES Abril 2013 INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES UMA DAS MAIORES CAUSAS DE MORTE POR CÂNCER ¼ PACIENTES ESTADIO III MAIORIA >

Leia mais

Tipos de estudos epidemiológicos

Tipos de estudos epidemiológicos Tipos de estudos epidemiológicos Vítor Salvador Picão Gonçalves Universidade de Brasília Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária Laboratório de Epidemiologia Veterinária - EpiPlan Objetivos da aula

Leia mais

ENSAIOS CLÍNICOS CLÍNICO CLÍNICOS. Introdução. Definições

ENSAIOS CLÍNICOS CLÍNICO CLÍNICOS. Introdução. Definições ENSAIOS CLÍNICOS CLÍNICOS CLÍNICO Bioestatística e Ensaios Clínicos Introdução Edson Zangiacomi Martinez Depto. de Medicina Social Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Definições

Leia mais

Quimioterapia no tratamento dos gliomas de alto grau: Há algo além do temodal?

Quimioterapia no tratamento dos gliomas de alto grau: Há algo além do temodal? Quimioterapia no tratamento dos gliomas de alto grau: Há algo além do temodal? Dr. Markus Gifoni Oncologista Clínico Instituto do Câncer do Ceará Fortaleza 31/05/2013 Informações importantes Dr. Markus

Leia mais

Seção 2.1 Variáveis Categóricas

Seção 2.1 Variáveis Categóricas Seção 2.1 Variáveis Categóricas Sumário Uma variável categórica Estatísticas resumo: tabela de frequências, proporção Visualização: gráfico de barras, gráfico de pizza Duas variáveis categóricas Estatísticas

Leia mais

Comitês de Monitoramento de Dados e de Segurança

Comitês de Monitoramento de Dados e de Segurança Comitês de Monitoramento de Dados e de Segurança Apresentação: Natália Moreira Vieira RDC n 9 de 2015 (ANVISA) Dispõe sobre o Regulamento para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia Geral HEP-141. Maria Regina Alves Cardoso

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia Geral HEP-141. Maria Regina Alves Cardoso UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia Geral HEP-141 Maria Regina Alves Cardoso 2017 TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados agregados Dados

Leia mais

CEC de Pulmão: O que há de novo? Clarissa Mathias NOB e Hospital Português

CEC de Pulmão: O que há de novo? Clarissa Mathias NOB e Hospital Português CEC de Pulmão: O que há de novo? Clarissa Mathias NOB e Hospital Português Declaração de Potencial Conflito de Interesse Resolução CFM nº 1.595/2000 Categorias de Potencial Conflito de Interesse Patrocínio

Leia mais

DISCIPLINA ERM-0202 EPIDEMIOLOGIA (2016) Docentes: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio. Exercícios 2 Medidas de Ocorrência da doença: Mortalidade

DISCIPLINA ERM-0202 EPIDEMIOLOGIA (2016) Docentes: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio. Exercícios 2 Medidas de Ocorrência da doença: Mortalidade 1 DISCIPLINA ERM-0202 EPIDEMIOLOGIA (2016) Docentes: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio Exercícios 2 Medidas de Ocorrência da doença: Mortalidade 1. Em um país asiático com uma população de 6 milhões

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Imunoterapia em Outras Neoplasias Torácicas. Carolina Kawamura Haddad Oncologia Clínica

Imunoterapia em Outras Neoplasias Torácicas. Carolina Kawamura Haddad Oncologia Clínica Imunoterapia em Outras Neoplasias Torácicas Carolina Kawamura Haddad Oncologia Clínica 7.10.2017 Declaração de conflitos de interesse De acordo com a Norma 1595/2000 do Conselho Federal de Medicina e com

Leia mais

Discussão de Casos - Mutações ALK. Eduardo Cronemberger Oncologia clínica/ Pesquisa clínica PRONUTRIR e CRIO GBOT/LACOG Fortaleza-Ceará

Discussão de Casos - Mutações ALK. Eduardo Cronemberger Oncologia clínica/ Pesquisa clínica PRONUTRIR e CRIO GBOT/LACOG Fortaleza-Ceará Discussão de Casos - Mutações ALK Eduardo Cronemberger Oncologia clínica/ Pesquisa clínica PRONUTRIR e CRIO GBOT/LACOG Fortaleza-Ceará Conflito de interesses Não há conflito de interesses relacionado a

Leia mais

Caminhos Adaptativos e Acesso ao Paciente Há Lugar Para Novos Modelos de Pagamento?

Caminhos Adaptativos e Acesso ao Paciente Há Lugar Para Novos Modelos de Pagamento? Caminhos Adaptativos e Acesso ao Paciente Há Lugar Para Novos Modelos de Pagamento? Licencias adaptativas y acceso al paciente Existe un lugar para nuevos modelos de pago? Adaptive Pathways And Patient

Leia mais

PANORAMA DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL

PANORAMA DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL INTRODUÇÃO E O TUMOR FEMININO MAIS FREQUENTE EM TODO O MUNDO COM CERCA DE 1.4 MILHÕES DE DIAGNOSTICOS E 459 MIL MORTES SENDO 70 % DAS MORTES POR CA DE MAMA OCORREM EM MULHERES DE PAISES DE MEDIA E BAIXA

Leia mais

ANÁLISE POR ITENS DO RESUMO DOS TRABALHOS ORIGINAIS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ANÁLISE POR ITENS DO RESUMO DOS TRABALHOS ORIGINAIS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANÁLISE POR ITENS DO RESUMO DOS TRABALHOS ORIGINAIS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FASE 1- AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO RESUMO DO TRABALHO - PESO 0,7 (MÉDIA DAS NOTAS DE 2 AVALIADORES, PAREADOS ALEATORIAMENTE) 1.AVALIAÇÃO

Leia mais

Gaudencio Barbosa R4 CCP HUWC UFC

Gaudencio Barbosa R4 CCP HUWC UFC Gaudencio Barbosa R4 CCP HUWC UFC 06-2012 Carcinoma de células escamosas (CEC) em cabeça e pescoço corresponde a 10 a causa de cancer no mundo e 5% de todos os casos novos nos EUA Estadiamento preciso

Leia mais

Instruções para submissão de Projetos de Pesquisa

Instruções para submissão de Projetos de Pesquisa Instruções para submissão de Projetos de Pesquisa A AMIBnet é uma rede de pesquisa clínica colaborativa, com o objetivo de promover os cuidados e melhorar desfechos dos adultos e crianças criticamente

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DE MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MEIO HOSPITALAR DCI BEVACIZUMAB Medicamento Avastin Embalagem de 1 frasco contendo 4 ml de solução injectável doseada a 25 mg/ml 5252382

Leia mais

Chat com Annemeri Livinalli Dia 30 de julho de 2015

Chat com Annemeri Livinalli Dia 30 de julho de 2015 Chat com Annemeri Livinalli Dia 30 de julho de 2015 Tema: Como os pacientes oncológicos podem se beneficiar de estudos clínicos: mitos e verdades Total atingido de pessoas na sala: 23 usuários Limite permitido

Leia mais

Tipo histológico influencia no manejo local das metástases. Fabio Kater oncologista da BP oncologia

Tipo histológico influencia no manejo local das metástases. Fabio Kater oncologista da BP oncologia Tipo histológico influencia no manejo local das metástases Fabio Kater oncologista da BP oncologia Introdução Metástases cerebrais primários mais comuns Tumores mais frequentes do sistema nervoso central

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. Pesquisa Direta. Tipos de Pesquisas. Métodos de Pesquisa Direta 22/03/2014. Pesquisa de Campo (aplicada)

TIPOS DE PESQUISA. Pesquisa Direta. Tipos de Pesquisas. Métodos de Pesquisa Direta 22/03/2014. Pesquisa de Campo (aplicada) Direta TIPOS DE PESQUISA de Campo (aplicada) Prof.ª Andrea Vanzelli de Laboratório (básica) Direta Tipos de s s de Direta Descritivo Não interfere na realidade Indireta Experimental Há manipulação da realidade

Leia mais

Registro Brasileiros Cardiovasculares. REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica

Registro Brasileiros Cardiovasculares. REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica Registro Brasileiros Cardiovasculares REgistro do pacientes de Alto risco Cardiovascular na prática clínica Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Julho de 2011 Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Agosto

Leia mais

Estatística Médica Silvia Shimakura

Estatística Médica Silvia Shimakura Estatística Médica Silvia Shimakura silvia.shimakura@ufpr.br Laboratório de Estatística e Geoinformação Introdução Avanços na medicina são primeiramente relatados em artigos publicados em periódicos de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS BIOESTATÍSTICA Ementa: conceitos básicos; descrição e apresentação de dados; representação gráfica; análise descritiva; introdução

Leia mais

O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo. por SEMrush

O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo. por SEMrush O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo por SEMrush Tabela de conteúdo Introdução Para quem é esse guia? 1 2 3 4 5 Análise de conteúdo Auditoria de Conteúdo Otimização do Conteúdo

Leia mais

Radioterapia Adjuvante Isolada em Gliomas de Baixo Grau

Radioterapia Adjuvante Isolada em Gliomas de Baixo Grau Radioterapia Adjuvante Isolada em Gliomas de Baixo Grau Eduardo Weltman Hospital Israelita Albert Einstein Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Radioterapia Adjuvante Isolada em Gliomas de

Leia mais

CANCER DE BEXIGA Quimioterapia neo-adjuvante racional, indicações e complicações. Luiz Flávio Coutinho. Tiradentes 13/08/2016

CANCER DE BEXIGA Quimioterapia neo-adjuvante racional, indicações e complicações. Luiz Flávio Coutinho. Tiradentes 13/08/2016 CANCER DE BEXIGA Quimioterapia neo-adjuvante racional, indicações e complicações Luiz Flávio Coutinho Tiradentes 13/08/2016 Nomogramas: Sexo Idade Intervalo cirurgia Estágio Histologia Linfonodos Grau

Leia mais

10/07/2007. Bases de dados de diretrizes. Objetivos. Diretrizes Clínicas. Definição Diretrizes ou Protocolos

10/07/2007. Bases de dados de diretrizes. Objetivos. Diretrizes Clínicas. Definição Diretrizes ou Protocolos Diretrizes Clínicas Avaliação Crítica Bases de dados de diretrizes www.guidelines.gov (grátis) www.ebm-guidelines.com www.pubmed.gov (grátis) Definição Diretrizes ou Protocolos Objetivos Orientações sobre

Leia mais

ANEXO 1. Modelo Estruturado do Projeto de Pesquisa

ANEXO 1. Modelo Estruturado do Projeto de Pesquisa ANEXO 1 Modelo Estruturado do Projeto de Pesquisa Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA- TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: LINHA DE PESQUISA (vigente na FCMS/JF) Grande Área (CNPq):

Leia mais

Imunoterapia em pacientes com CPNPC EGFR mutados

Imunoterapia em pacientes com CPNPC EGFR mutados Imunoterapia em pacientes com CPNPC EGFR mutados Juliano Cé Coelho Oncologista clínico do Hospital do Câncer Mae de Deus Investigador da Unidade de Pesquisa em Oncologia HCPA Doutorando programa de ciências

Leia mais

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 INTRODUÇÃO Câncer de mama: resultante de proliferação incontrolável de células anormais. Origem:

Leia mais

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA APRESENTAÇÃO OPDIVO (nivolumabe) é apresentado na forma farmacêutica de solução injetável para infusão intravenosa na concentração de 10 mg/ml. É apresentado em frascos de 4 ml (40 mg) e 10 ml (100 mg)

Leia mais

Sobre Taxotere Taxotere encontra-se atualmente aprovado em cinco tipos diferentes de câncer, na Europa e nos EUA: Câncer de mama

Sobre Taxotere Taxotere encontra-se atualmente aprovado em cinco tipos diferentes de câncer, na Europa e nos EUA: Câncer de mama Taxotere (docetaxel) consegue revisão prioritária do FDA para tratamento prévio à quimio-radioterapia e cirurgia de carcinoma de Células Escamosas localmente avançado de cabeça e pescoço (CCECP) Revisão

Leia mais

Margens de Erro em Eleições 2012 e 2014

Margens de Erro em Eleições 2012 e 2014 Rio de Janeiro, 21 de Abril de 2016. Margens de Erro em Eleições 2012 e 2014 1 O Problema. Luiz Carlos da Rocha O método adotado pelas empresas que atuam nas pesquisas de opiniões políticas é a amostra

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. Profa. Carla Viotto Belli Maio 2019

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. Profa. Carla Viotto Belli Maio 2019 TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS Profa. Carla Viotto Belli Maio 2019 ESTUDOS DE CASO Características: Primeira abordagem Avaliação inicial de problemas mal conhecidos Formulação da hipóteses Enfoque em

Leia mais

Medidas de associação II: tratamento. Estudo dirigido. Lucia Campos Pellanda Departamento de saúde Coletiva UFCSPA

Medidas de associação II: tratamento. Estudo dirigido. Lucia Campos Pellanda Departamento de saúde Coletiva UFCSPA Medidas de associação II: tratamento. Estudo dirigido Lucia Campos Pellanda Departamento de saúde Coletiva UFCSPA Por exemplo, esperamos que as pessoas que receberam uma intervenção tenham MENOS EVENTOS

Leia mais

17/07/2017. Semiprobabilística. Amostra. Amostra Probabilística. Estatística. Amostra Não probabilística TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM NOÇÕES DE AMOSTRAGEM

17/07/2017. Semiprobabilística. Amostra. Amostra Probabilística. Estatística. Amostra Não probabilística TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM NOÇÕES DE AMOSTRAGEM Probabilística Não probabilística Semiprobabilística 17/07/2017 Técnica de gem Não Probabilística Semiprobabilistica probabilística 1 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM Estatística 2 Por conveniência Sistemática Por

Leia mais

Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística

Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística Este inquérito está inserido no trabalho de investigação Statistical interpretation of studies among doctors and medical students. Tem como objetivo

Leia mais

Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística

Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística Este inquérito está inserido no trabalho de investigação Statistical interpretation of studies among doctors and medical students. Tem como objetivo

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHOS

REGULAMENTO DE TRABALHOS Apresente seu Trabalho no 4º Simpósio Internacional de Terapia Manual Os 3 melhores trabalhos serão publicados na Revista Científica Inspirar Movimento e Saúde. O 1º Lugar Ganhará uma Bolsa de Estudos

Leia mais

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos.

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO De acordo com um estudo da TechNavio, a taxa de crescimento anual do mercado global de

Leia mais

Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística

Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística Questionário- Teste de Conhecimento de Bioestatística Este inquérito está inserido no trabalho de investigação Statistical interpretation of studies among doctors and medical students. Tem como objetivo

Leia mais