Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tipos de Publicação. Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS."

Transcrição

1 Tipos de Publicação Objetivo: Conhecer os Tipos de Publicação e os procedimentos para indexação LILACS. Conteúdo desta aula Definição e importância Tipos de publicação na LILACS Como identificar os Tipos de Publicação Usando Tipos de Publicação

2 O que é Tipo de Publicação? É um descritor que classifica o tipo de documento, atendo-se mais ao formato do que ao conteúdo em si. Os Tipos de Publicação (TP) são mais comumente encontrados em artigos de periódicos. Em alguns casos podemos identificar mais de um TP. Exemplos: CARTA e COMENTÁRIO RELATOS DE CASOS e REVISÃO Os Tipos de Publicação pertencem à categoria V - Características de Publicações do DeCS

3 Quando usar o Tipo de Publicação? O campo de Tipo de Publicação NÃO é obrigatório. Não colocar Tipo de Publicação nos seguintes casos: O TP não está especificado no artigo No artigo consta apenas Artigo Original ou Artigo de Pesquisa sem descrição do desenho da pesquisa O indexador não conseguir definir o TP correto

4 Por que usar o Tipo de Publicação? Para limitar a busca por um Tipo de Publicação específico apresentando como resultado apenas os documentos de seu interesse como REVISÃO, ENSAIO CLÍNICO, etc. 57 tipos de publicação são permitidos para LILACS considerando sua característica de publicações de literatura científica e técnica.

5 Tipos de Publicação permitidos para a LILACS Artigo Clássico Ensaio Clínico Fase III Narrativas Pessoais Artigo Corrigido e Republicado Ensaio Clínico Fase II Overall Artigo Histórico Ensaio Clínico Fase IV Publicação Comemorativa Artigo Introdutório Ensaio Clínico Fase I Publicação Duplicada Aulas Ensaio Clínico Publicação Retratada Bibliografia Entrevista Publicações Governamentais Biobibliografia Errata Relatório Técnico Biografia Estudo Comparativo Relatórios Anuais Carta Estudo em Gêmeos Relatos de Casos Casos Julgados Estudo Multicêntrico Research Support, N.I.H., Extramural Comentário Estudos de Avaliação Research Support, N.I.H., Intramural Conferência Clínica Estudos de Validação Research Support, Non-U.S. Gov't Conferência de Consenso Guia de Prática Clínica Research Support, U.S. Gov't, Non-P.H.S. Dicionário Guia Research Support, U.S. Gov't, P.H.S. Diretório In Vitro Retratação de Publicação Discursos Livros de Texto Revisão de Integridade Científica Editorial Manuais de Laboratório Revisão Ensaio Clínico Controlado Aleatório Manuais Tutorial Interativo Ensaio Clínico Controlado Metanálise Webcasts

6 Como identificar o Tipo de Publicação? Ver a classificação dos artigos no sumário da revista ajuda a identificar o TP correto. A maioria das revistas classificam os artigos no sumário, divididos por seções. Exemplo: Editoriais; Artigos de Revisão; Relatos de casos; Artigos originais; Cartas, etc. Muitos dos TPs usados pelos indexadores correspondem a esses tipos publicados nas revistas. Isso facilita bastante o trabalho do indexador. Confirmar a classificação na sessão Material e métodos do artigo.

7 Como identificar o Tipo de Publicação? RELATOS DE CASOS Deverá ser usado para documentos que apresentam caso clínico de um ou mais pacientes, contendo a descrição de características como sexo e idade. Se o estudo foi feito num grupo de muitos pacientes, descritos de maneira geral, não pode ser considerado como RELATOS DE CASOS. Podem ser usados tanto para estudos feitos em humanos como em animais (Veterinária), aplicando os Pré-codificados correspondentes: HUMANOS e/ou ANIMAIS, MASCULINO e/ou FEMININO e também os pré-codificados para idade (só para humanos) NÃO se deve usar RELATOS DE CASOS em estudos experimentais feitos em animais de laboratório.

8 Como identificar o Tipo de Publicação? REVISÃO Artigo ou livro publicado após exame da literatura existente sobre um determinado assunto. Pode incluir estudos clínicos, assim como pesquisa experimental ou relatos de casos. Os artigos de Revisão Sistemática são indexados com o TP REVISÃO. Verifique se houve estudo de metanálise, comum nesse tipo de estudo e, se for o caso, indexe também com o TP METANÁLISE. Revisões exigem poucos descritores, pois normalmente são estudos que abordam assuntos de forma geral.

9 Como identificar o Tipo de Publicação? REVISÃO + METANÁLISE Os artigos de revisão intitulados revisão sistemática e que incluem o gráfico de metanálise, devem ser indexados com esses dois tipos de publicação e mais os assuntos específicos do artigo. (Lewis, 2001) Revisões sistemáticas sem o gráfico de metanálise, são indexados somente com o TP REVISÃO.

10 Usando o Tipo de Publicação Diferença entre Descritor de Assunto e Tipo de Publicação O Descritor de Assunto representa o conteúdo do documento. Já o Tipo de Publicação representa o formato do documento. Tipo de Publicação Descritor de Assunto Os TPs são usados com muito mais frequência do que os Descritores de Assunto de mesmo nome no DeCS.

11 Usando o Tipo de Publicação Diferença entre Descritor de Assunto e Tipo de Publicação Se temos o título: As revisões sistemáticas e as metanálises na área de anestesiología. A indexação será: Descritores Primários LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO METANÁLISE COMO ASSUNTO ANESTESIOLOGIA Os estudos frequentemente encontrados como assunto são os ensaios clínicos, as metanálises e as revisões. Para identificá-los verificar cuidadosamente o título do artigo.

12 Usando o Tipo de Publicação ENSAIOS CLÍNICOS COMO ASSUNTO (Descritor) Esse descritor e seus termos específicos referem-se a temas sobre experimentos relatando um estudo clínico pré-planejado da segurança e eficácia de métodos diagnósticos, terapêuticos ou profiláticos. Pelo título do exemplo abaixo identifica-se que deve-se indexá-lo como Ensaios clínicos como assunto e no texto, encontra-se seu descritor específico:

13 Usando o Tipo de Publicação ENSAIOS CLÍNICOS (Tipo de Publicação) Artigos com formato de estudo clínico pré-planejado da segurança e eficácia de métodos diagnósticos, terapêuticos ou profiláticos O registro de Ensaios Clínicos é um indicador de que o artigo é um ensaio clínico. Verificar sempre ao final do resumo do artigo.

14 Usando o Tipo de Publicação ARTIGO HISTÓRICO Destina-se a artigos que abordam acontecimentos passados significativos, normalmente citando datas. Não confundir com TPs REVISÃO e BIOGRAFIA. Nos ARTIGOS HISTÓRICOS, devemos especificar o Précodificado de período cronológico, exemplo: HISTÓRIA DO SÉCULO XX. Dependendo da abordagem, devem ser acrescentados também os TPs CARTA ou EDITORIAL. Atribuir esse TP somente se de acordo com a definição DeCS!

15 Usando o Tipo de Publicação BIOGRAFIA Indexar biografias que incluam discussão sobre as contribuições individuais significativas para o campo da medicina ou ciência. Não indexar com esse TP se apenas uma notícia sobre algum feito de determinada pessoa. Ao descrever no LILDBI-Web, incluir: Nome do biografado ou pessoa famosa no campo Indivíduo como Tema; Descritor primário para a especialidade que o tornou famoso (com o qualificador /hist); Pré-codificados históricos apropriados; TP ARTIGO HISTÓRICO; País de origem ou naturalização no campo de Descritores Secundários. Tome cuidado com esses TPs! Atribuir esse TP somente se de acordo com a definição DeCS!

16 Usando o Tipo de Publicação ARTIGO CLÁSSICO Artigo que teve grande repercussão e que foi republicado na íntegra depois de algum tempo. Raramente são publicados. A revista normalmente já o denomina como Artigo Clássico e às vezes, traz um comentário do editor. Artigos identificados nas revistas como "Artigo Original" ou "Artigo Científico" não são ARTIGOS CLÁSSICOS. Atribuir esse TP somente se de acordo com a definição DeCS!

17 Usando o Tipo de Publicação ESTUDO COMPARATIVO Estudo de comparação entre duas técnicas, terapias ou procedimentos de tratamento. Ex: Radiografia simples de abdome no diagnóstico da impactação fecal em crianças com constipação intestinal: comparação entre três escores radiológicos Esteja atento ao Descritor Secundário ESTUDOS DE CASOS E CONTROLES. Estudos epidemiológicos observacionais nos quais grupos de indivíduos com determinada doença ou agravo (casos) são comparados com grupos de indivíduos sadios (controles) em relação ao histórico de exposição a um possível fator causal ou de risco. Atribuir esse TP somente se de acordo com a definição DeCS!

18 Usando o Tipo de Publicação IN VITRO Estudos realizados fora de qualquer organismo vivo. Ex: O fígado é retirado do rato e depois são inoculadas drogas para estudo. Tenha cuidado com os estudos microbiológicos de rotina em laboratórios. Esses não são IN VITRO. Atribuir esse TP somente se de acordo com a definição DeCS!

19 Vamos aprender a identificar os Tipos de Publicação? Exercício Tipos de Publicação

20 Ver mais MEDLINE Indexing Online Training Course Category V Publication Types Manual de Indexação de Documentos para a Base de Dados LILACS

Pré-codificados. Objetivo: Conhecer e aplicar os Pré-codificados na Indexação. Conteúdo desta aula

Pré-codificados. Objetivo: Conhecer e aplicar os Pré-codificados na Indexação. Conteúdo desta aula Pré-codificados Objetivo: Conhecer e aplicar os Pré-codificados na Indexação Conteúdo desta aula O que são Pré-codificados? Pré-codificados na LILACS Regras Gerais O que são Pré-codificados? São descritores

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

Começando a indexar. Objetivo: Aplicar os conhecimentos conceituais e práticos ao processo de indexação. Conteúdo desta aula

Começando a indexar. Objetivo: Aplicar os conhecimentos conceituais e práticos ao processo de indexação. Conteúdo desta aula Começando a indexar Objetivo: Aplicar os conhecimentos conceituais e práticos ao processo de indexação Conteúdo desta aula Definição de leitura técnica Etapas da leitura técnica Uso do DeCS Definição do

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

DeCS - Descritores em Ciências da Saúde

DeCS - Descritores em Ciências da Saúde DeCS - Descritores em Ciências da Saúde 5a. Reunião de Coordenação Regional da BVS 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde BIREME/OPAS/OMS, Área GIC da OPAS São Paulo, 14 de Setembro de

Leia mais

LILDBI WEB. Indexação

LILDBI WEB. Indexação Curso Metodologia LILACS LILDBI WEB Indexação Maria Anália da Conceição Sueli Mitiko Yano Suga Unidade LILACS BIREME/OPS/OMS analia@bireme.br (11)5576-9828 Definição Indexação: Processo pelo qual é descrito

Leia mais

Qualificadores. Objetivo: Conhecer os Qualificadores e aplicá-los na indexação LILACS

Qualificadores. Objetivo: Conhecer os Qualificadores e aplicá-los na indexação LILACS Qualificadores Objetivo: Conhecer os Qualificadores e aplicá-los na indexação LILACS Conteúdo desta aula Introdução Seleção Hierarquia Coordenação Sinônimos Descritores e qualificadores Idênticos Casos

Leia mais

Desenhos de estudos científicos. Heitor Carvalho Gomes

Desenhos de estudos científicos. Heitor Carvalho Gomes Desenhos de estudos científicos Heitor Carvalho Gomes 2016 01 01 01 Desenhos de estudos científicos Introdução Epidemiologia clínica (Epidemiologia + Medicina Clínica)- trata da metodologia das

Leia mais

Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental

Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental Saúde Pública Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental Tema 8 Estudos em Epidemiologia Bloco 1 Danielle Cristina Garbuio Objetivo da aula Apresentar os principais desenhos de pesquisa em epidemiologia.

Leia mais

Seleção de Documentos para LILACS

Seleção de Documentos para LILACS Seleção de Documentos para LILACS Objetivo: Conhecer os conceitos e os critérios de seleção de documentos para LILACS Conteúdos desta aula Apresentação O que incluir na LILACS Seleção de Documentos Escopo

Leia mais

Curso Metodologia LILACS. LILDBI WEB - Indexação

Curso Metodologia LILACS. LILDBI WEB - Indexação Curso Metodologia LILACS LILDBI WEB - Indexação OBJETIVO DA INDEXAÇÃO LILACS O objetivo da indexação LILACS é propiciar um alto grau de consistência e ampla recuperação das informações contidas nos documentos

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Lilia Maria Bitar Neves lilia@ufpr.br 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um determinado tema, processado

Leia mais

Procedimentos de análise e checagem de documentos

Procedimentos de análise e checagem de documentos Procedimentos de análise e checagem de documentos Objetivo: Aplicar procedimentos de análise e checagem de documentos prévios à descrição bibliográfica no LILDBI-Web. Conteúdos desta aula Prioridades de

Leia mais

Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde

Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde Como e onde buscar informação e evidência científica para as decisões em saúde Biblioteca Virtual em Saúde BVS BVS Brasil BVS Saúde Pública BVS Atenção Primária à Saúde (Telessaúde) Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS

Leia mais

Introdução à Indexação LILACS

Introdução à Indexação LILACS Introdução à Indexação LILACS Objetivo: Aplicar os procedimentos de indexação na literatura técnicocientífica em saúde usando a metodologia LILACS Conteúdo desta aula Origem da Indexação LILACS Importância

Leia mais

Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin

Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Criação de novos registros bibliográficos no FI-Admin Promoção: BVS- Economia da Saúde (ECOS) BIREME/OPAS/OMS São Paulo, 20 junho 2018 Lais

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa)

Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) 1 JUNHO na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Revisão e indexação de registros LILACS- Express e Marcação de registros para bases BVS (catalogação cooperativa) Promoção: BVS- Economia da

Leia mais

Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares.

Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Adequação da indexação de ensaios clínicos em periódicos de cardiologia na base de dados LILACS: resultados preliminares. Maria Anália da Conceição 1 ; Sueli MitikoYano Suga 2; Maria Eduarda S. Puga; 3

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Estudos epidemiológicos: Estudos de Caso-Controle Graduação em nutrição 2017 TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados

Leia mais

Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105:

Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105: Unidade de Pesquisa Clínica Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105: 740-43 Apresentado em 13 de Maio de 2009 Mireile

Leia mais

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Questão/Alternativa Correta: 1-D, 2-B, 3-A, 4-B, 5-C, 6-D, 7-A, 8-B, 9-C, -C, -D, - D, -D, -A, -E, -C, -A, -E, -D,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa * Os projetos de pesquisa devem seguir as normas da Comissão Científica da FAMED-PUCRS descrita abaixo: 1- Noções Gerais para Preparação de Protocolos de

Leia mais

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos FACIMED 2012.1 Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos Estudos descritivos Relato de caso Série de casos Transversal Ecológico

Leia mais

Tipos de estudos epidemiológicos

Tipos de estudos epidemiológicos Tipos de estudos epidemiológicos Vítor Salvador Picão Gonçalves Universidade de Brasília Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária Laboratório de Epidemiologia Veterinária - EpiPlan Objetivos da aula

Leia mais

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Questão/Alternativa Correta: 1-D, 2-B, 3-A, 4-B, 5-C, 6-D, 7-A, 8-B, 9-C, -C, -D, - D, -D, -A, -E, -C, -A, -E, -D,

Leia mais

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca AULA 3 Busca em bases de dados e estratégia de busca Objetivo Identificar aspetos gerais da busca em bases de dados e das estratégias de busca em fontes informacionais Conteúdos programáticos 1. Introdução

Leia mais

Fontes de Informação em Psicologia

Fontes de Informação em Psicologia WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Fontes de Informação em Psicologia Maria Imaculada Cardoso Sampaio isampaio@usp.br 07 de abril de de 2011 WORKSHOP USO DE EVIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA Vamos falar de:

Leia mais

Epidemiologia Analítica. AULA 1 1º semestre de 2016

Epidemiologia Analítica. AULA 1 1º semestre de 2016 Epidemiologia Analítica AULA 1 1º semestre de 2016 www.epi.uff.br Como o conhecimento médico é construído? O método Epidemiológico Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um

Leia mais

Avaliação Científica das Alegações

Avaliação Científica das Alegações Avaliação Científica das Alegações Prof. Dra. Cristina Stewart Bogsan FCF/USP 7 de Novembro de 2018 Agenda 01 Evidência Científica 02 Como identificar robustez 03 Como aplicar as evidências científicas

Leia mais

Introdução à busca de artigos científicos

Introdução à busca de artigos científicos Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009 Fontes de evidência Fontes primárias Bases de dados bibliográficas eletrônicas. Exemplos: Pubmed/MEDLINE,

Leia mais

ENSAIOS CLÍNICOS CLÍNICO CLÍNICOS. Introdução. Definições

ENSAIOS CLÍNICOS CLÍNICO CLÍNICOS. Introdução. Definições ENSAIOS CLÍNICOS CLÍNICOS CLÍNICO Bioestatística e Ensaios Clínicos Introdução Edson Zangiacomi Martinez Depto. de Medicina Social Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Definições

Leia mais

CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS

CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE *Tecnologia: qualquer conhecimento organizado e aplicado (Banta) CONSENSO EVIDÊNCIAS Classificação de confiabilidade dos resultados de trabalhos científicos

Leia mais

Conceito de evidência e Busca bibliográfica. 1º semestre de

Conceito de evidência e Busca bibliográfica. 1º semestre de Conceito de evidência e Busca bibliográfica 1º semestre de 2017 www.epi.uff.br O método Epidemiológico Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença Formulação de hipóteses

Leia mais

PROGRAMA STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE/2019 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

PROGRAMA STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE/2019 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PROGRAMA STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE/2019 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS BIOESTATÍSTICA Ementa: conceitos básicos; descrição e apresentação de dados; representação gráfica;

Leia mais

Revisão sistemática: o que é? Como fazer?

Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Revisão sistemática: o que é? Como fazer? Profa Dra Graciele Sbruzzi gsbruzzi@hcpa.edu.br Conteúdos Abordados - O que é revisão sistemática e metanálise? - Etapas para a construção de uma revisão sistemática

Leia mais

UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA

UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: SPREAD Ped Perfil epidemiológico da sepse em unidades de terapia intensiva pediátricas de hospitais brasileiros Pesquisador:

Leia mais

Regras para publicação Revista Brasileira Militar de Ciências (RBMC)

Regras para publicação Revista Brasileira Militar de Ciências (RBMC) Regras para publicação Revista Brasileira Militar de Ciências (RBMC) A revista aceitará materiais experimentais (com casuística) para publicação no campo relacionado, direta ou indiretamente, à atividade

Leia mais

Ensaios clínicos. Definições. Estudos de intervenção. Conceitos e desenhos

Ensaios clínicos. Definições. Estudos de intervenção. Conceitos e desenhos Ensaios clínicos Conceitos e desenhos Definições Basicamente, os estudos médicos são classificados em dois grandes grupos: Estudos observacionais Edson Zangiacomi Martinez Depto. de Medicina Social Faculdade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: TECNOLOGIA EM DENSITOMETRIA

PLANO DE TRABALHO: TECNOLOGIA EM DENSITOMETRIA PLANO DE TRABALHO: TECNOLOGIA EM DENSITOMETRIA PROFESSOR: Sandra Monetti Dumont Sanches 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da densitometria óssea com enfoque

Leia mais

Diretrizes para Autores. Abreviação oficial: Educ e Inc. ISSN versão impressa: X

Diretrizes para Autores. Abreviação oficial: Educ e Inc. ISSN versão impressa: X Diretrizes para Autores Abreviação oficial: Educ e Inc ISSN versão impressa: 2319-040X A revista Educação & Inserção é uma publicação com periodicidade bimestral e está aberta para a publicação e divulgação

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1. Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior

INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1. Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior INTRODUÇÃO À PESQUISA CLÍNICA MODULO 1 Dra Carla M. Guerra Instituto Prevent Senior ESCOLHA DO TEMA Tema principal Tema principal Item específico Tema principal Item específico Problema TRANSFORMAR

Leia mais

Planejamento da Elaboração de Índice

Planejamento da Elaboração de Índice UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Carla Viganigo Rangel de Castilhos Carolina Patrícia

Leia mais

Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões

Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões BIOESTATÍSTICA 1 BIOESTATÍSTICA Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões A estatística pode ser dividida

Leia mais

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE - Processo seletivo 2015 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

Estatística Vital Aula 1-07/03/2012. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB

Estatística Vital Aula 1-07/03/2012. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB Estatística Vital Aula 1-07/03/2012 Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB Programa proposto Noções de estatística descritiva Noções de probabilidade Noções de Intervalo de confiança

Leia mais

QUEM ESTÁ ENVOLVIDO LEGALMENTE NOS PROJETOS DE PESQUISA

QUEM ESTÁ ENVOLVIDO LEGALMENTE NOS PROJETOS DE PESQUISA QUEM ESTÁ ENVOLVIDO LEGALMENTE NOS PROJETOS DE PESQUISA Marcelo Drumond Jardini Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Franca Resolução 1/88 Art. 91 é atribuição do Comitê de Ética emitir

Leia mais

Revisão de Literatura: como fazer?

Revisão de Literatura: como fazer? Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Revisão de Literatura: como fazer? Enfa. Ms. Mônica Cristina Ribeiro A. A. de lima Ribeirão Preto 2017 REVISÕES REVISÕES Necessitam de métodos

Leia mais

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard

Curso de Metodologia Científica para Residentes. Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard Curso de Metodologia Científica para Residentes e Preceptores da SES/DF - 2008 Luiz Watanabe e Ana Márcia Gaudard PRÁTICA CLÍNICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA? EXPLOSÃO

Leia mais

Monitoramento da LILACS e de bases que adotam a Metodologia LILACS

Monitoramento da LILACS e de bases que adotam a Metodologia LILACS Monitoramento da LILACS e de bases que adotam a Metodologia LILACS Objetivo: Apresentar mecanismos de controle e monitoramento da base. Conteúdo desta aula Monitoramento de bases que adotam metodologia

Leia mais

Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar

Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar REDE BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA Tutorial de Descrição Bibliográfica Teses Psi versão preliminar (Anexo do Manual de Descrição Bibliográfica Série Periódica LILACS e INDEX Psi Periódicos)

Leia mais

Medidas de Ocorrência de Doenças: Morbidade

Medidas de Ocorrência de Doenças: Morbidade Ribeirão Preto, 2016 DISCIPLINA EPIDEMIOLOGIA Medidas de Ocorrência de Doenças: Morbidade Luiz Henrique Arroyo ROTEIRO DA AULA Conceitos básicos da epidemiologia o Epidemia, Endemia o Pandemia, Surto o

Leia mais

Descrição bibliográfica

Descrição bibliográfica Descrição bibliográfica Objetivo: Conhecer as instruções gerais de descrição bibliográfica para todos os tipos de documentos e aplicar o conhecimento adquirido para descrição bibliográfica de monográficos

Leia mais

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009

XIII Encontro Mineiro de Homeopatia. 04 à 06 de Setembro de 2009 XIII Encontro Mineiro de Homeopatia 04 à 06 de Setembro de 2009 Pesquisa em Bases de Dados sobre Homeopatia Acesso às Fontes Disponíveis na BVS Biblioteca Virtual em Saúde Rosângela Brambilla - Bibliotecária

Leia mais

Tipos de Estudos Epidemiológicos

Tipos de Estudos Epidemiológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública Tipos de Estudos Epidemiológicos Prof. Macks Wendhell Gonçalves Msc. Quando recorrer às

Leia mais

Tutorial de Pesquisa

Tutorial de Pesquisa Coordenação de Gestão de Pessoas Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas Escola Municipal de Saúde Núcleo de Documentação Tutorial de Pesquisa BVS SMS SP Secretaria Municipal de Saúde de São

Leia mais

First Line and Maintenance in Nonsquamous NSCLC: What Do the Data Tell Us?

First Line and Maintenance in Nonsquamous NSCLC: What Do the Data Tell Us? Dr. Jean-Charles Soria: Olá e bem-vindos a este programa. Eu sou Jean-Charles Soria, Professor e Presidente do Programa de Desenvolvimento Precoce de Drogas na Universidade Paris-Sul, Instituto do Câncer

Leia mais

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Flávia

Leia mais

Biblioteca de Coimbra Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Biblioteca de Coimbra Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Biblioteca de Coimbra Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Organizadores: Lilia Maria Bitar Neves, Douglas Alex Jankoski, Marcelo Schnaider, Josefina Guedes 015 Universidade Federal do Paraná Sistema de

Leia mais

medicamentos para uso na prática

medicamentos para uso na prática Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF0436 Fontes de informação sobre medicamentos para uso na prática clínica Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade

Leia mais

Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais

Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais 1/40 Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais Enrico A. Colosimo-UFMG www.est.ufmg.br/ enricoc 2/40 Estudo Científico Pergunta Desenho Estudo Validade externa Validade interna(confundimento,

Leia mais

ELEMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA: Desenhos de Pesquisa METODOLOGIA DA 30/01/2010. O tipo de pesquisa (desenho) serve a: Tipos de Pesquisa

ELEMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA: Desenhos de Pesquisa METODOLOGIA DA 30/01/2010. O tipo de pesquisa (desenho) serve a: Tipos de Pesquisa CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ELEMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA: Desenhos de Pesquisa Profa. MsC. Paula Silva de Carvalho Chagas Departamento

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA clauhart@terra.com.br Email: claudia.fernandes@ufpel.tche.br PREVALÊNCIA População examinada quanto a presença ou ausência de

Leia mais

Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências?

Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências? Evidências para Decisões em Saúde Curso avançado para Bibliotecários Principais Fontes de Informação em Saúde Onde encontrar as Evidências? Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS veabdala@paho.org Que evidência

Leia mais

Porto Alegre/RS

Porto Alegre/RS UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Carlos Isaia Filho LTDA. A Pesquisa Clinica e suas Fases Carlos Isaia Filho Unidade de Pesquisa Clínica CMR Da Molécula ao Mercado. Aproximadamente

Leia mais

PRIMEIRA JORNADA DE FISIOTERAPIA DE PARNAIBA EDITAL Nº 01, DE 01 DE JUNHO DE 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

PRIMEIRA JORNADA DE FISIOTERAPIA DE PARNAIBA EDITAL Nº 01, DE 01 DE JUNHO DE 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS PRIMEIRA JORNADA DE FISIOTERAPIA DE PARNAIBA EDITAL Nº 01, DE 01 DE JUNHO DE 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS A Comissão Científica da Primeira Jornada de Fisioterapia de Parnaíba (JOFIPAR),

Leia mais

Modelos de estudo em saúde

Modelos de estudo em saúde Estudos Epidemiológicos Estudos Clínicos Modelos de estudo em saúde Prof. Dra Marisa M. Mussi-Pinhata Estudos epidemiológicos: Conhecer a saúde da população, os fatores determinantes, a evolução do processo

Leia mais

Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos

Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos CONCEITOS BÁSICOS Variável

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO O projeto deve conter no máximo 15 laudas (considerando da introdução a resultados esperados), digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço

Leia mais

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula Revisão Sistemática e Metaanálise Aula 10 2016 Revisão tradicional x revisão sistemática Abrangente (vários enfoques) superficial Busca bibliográfica segundo critério do autor Seleção dos artigos segundo

Leia mais

1) Introdução à Epidemiologia 2) Epidemiologia e suas áreas de interesse 3) Medidas em epidemiologia 4) Freqüência absoluta versus relativa

1) Introdução à Epidemiologia 2) Epidemiologia e suas áreas de interesse 3) Medidas em epidemiologia 4) Freqüência absoluta versus relativa Saúde Coletiva e Ambiental Aula 7 Medidas da Saúde Coletiva Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de Referência: Medronho, 2008 (Cap. 2) UNIG, 2009.1 Sumário da Aula 1) Introdução à Epidemiologia 2) Epidemiologia

Leia mais

Pesquisa de literatura

Pesquisa de literatura Pesquisa de literatura Reaxys é um dos maiores repositórios de documentos da área química e oferece vários meios diferentes de encontrar literatura sobre temas relacionados à química. Este documento apresenta

Leia mais

METODOLOGIA EPIDEMIOLOGICA

METODOLOGIA EPIDEMIOLOGICA METODOLOGIA EPIDEMIOLOGICA CLASSIFICAÇÃO DOS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS: ESTUDOS DESCRITIVOS Os estudos descritivos objetivam informar sobre a distribuição de um evento, na população, em termos quantitativos.

Leia mais

Efetividade do uso de ozonioterapia em pacientes portadores de lombalgia

Efetividade do uso de ozonioterapia em pacientes portadores de lombalgia Efetividade do uso de ozonioterapia em pacientes portadores de lombalgia Instituição: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Fundação Oswaldo Cruz Autores: Leidy Anne Alves Teixeira, Maria

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos CONCEITOS BÁSICOS Variável

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos Coleta de dados Há várias maneiras

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais 10/09/2015 Renan Hiagon Objetivo Geral Capacitar profissionais e estudantes para atender a demanda por competência informacional na área

Leia mais

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande- FCM,

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande- FCM, EFICÁCIA DO TREINO COGNITIVO ASSOCIADO AO EXERCÍCIO FÍSICO SISTEMATIZADO SOBRE O DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS COM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE Ana Gonçalves Lima Neta

Leia mais

MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ

MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ 2018-2 Como é organizado o Curso de Medicina PROJETO PEDAGÓGICO INOVADOR. INFRA-ESTRUTURA ADEQUADA. CENÁRIOS DE PRÁTICA EM SAÚDE PRIORIZANDO A ATENÇÃO BÁSICA. CORPO DOCENTE QUALIFICADO.

Leia mais

Cap. 5. Definindo a pergunta e desenvolvendo critérios para a inclusão de estudos. Fiorella Rehbein Santos

Cap. 5. Definindo a pergunta e desenvolvendo critérios para a inclusão de estudos. Fiorella Rehbein Santos Cap. 5 Definindo a pergunta e desenvolvendo critérios para a inclusão de estudos Fiorella Rehbein Santos Pontos-chave o Uma revisão clara e bem definida começa com uma pergunta bem formulada Nas revisões

Leia mais

UNIDADE 7 SÍNTESES DE EVIDÊNCIAS PARA POLÍTICAS

UNIDADE 7 SÍNTESES DE EVIDÊNCIAS PARA POLÍTICAS UNIDADE 7 SÍNTESES DE EVIDÊNCIAS PARA POLÍTICAS COORDENAÇÃO GERAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS MINISTÉRIO DA SAÚDE

Leia mais

A análise da evidência para esta diretriz se baseia em dois processos. detalhados de revisão anteriores. O primeiro foi a conferência de consenso dos

A análise da evidência para esta diretriz se baseia em dois processos. detalhados de revisão anteriores. O primeiro foi a conferência de consenso dos Material Suplementar On-line MÉTODOS E PROCESSO A análise da evidência para esta diretriz se baseia em dois processos detalhados de revisão anteriores. O primeiro foi a conferência de consenso dos National

Leia mais

Patrício Costa. Escola de Ciências da Saúde Universidade do Minho

Patrício Costa. Escola de Ciências da Saúde Universidade do Minho Patrício Costa Escola de Ciências da Saúde Universidade do Minho Teoria Hipóteses Operacionalização de conceitos Selecção de inquiridos ou sujeitos Plano de investigação: observacional / Inquérito Condução

Leia mais

Unidade 3: Definindo o problema para política

Unidade 3: Definindo o problema para política Unidade 3: Definindo o problema para política Definir um problema Objetivos desta unidade Definir e descrever o problema relevante a ser abordado na política de saúde Iniciar a discussão sobre o marco

Leia mais

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Busca por informação e evidência científica na Biblioteca Virtual em Saúde Literacia da informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para acessar, avaliar,

Leia mais

um conceito Epidemiologia clínica: Ciência que faz predições contando e comparando eventos clínicos em indivíduos similares - fundamentos -

um conceito Epidemiologia clínica: Ciência que faz predições contando e comparando eventos clínicos em indivíduos similares - fundamentos - Epidemiologia clínica - fundamentos - Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 14/4/2014 17:28 1 2 Epidemiologia clínica: um conceito Ciência que faz predições contando e comparando eventos clínicos em indivíduos

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI

TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI CLASSIFICAÇÃO DOS ESTUDOS (LOBIONDO- WOOD, HABER, 2001) Experimentais Experimento clássico Experimento apenas depois Quase- Experimentais Grupo

Leia mais

OBJETIVOS DESTA UNIDADE

OBJETIVOS DESTA UNIDADE DEFINIR UM PROBLEMA OBJETIVOS DESTA UNIDADE Definir e descrever o problema relevante a ser abordado na política de saúde Iniciar a discussão sobre o marco teórico, caracterizacão, magnitude e causas do

Leia mais

Instruções aos autores

Instruções aos autores Instruções aos autores 1. INTRODUÇÃO A revista de CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILO-FACIAL da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco destina-se à publicação de trabalhos relevantes para

Leia mais

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica Sumário Prefácio... 17 Estrutura pedagógica... 23 PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica 1 Definições dos enfoques quantitativo e qualitativo, suas semelhanças e diferenças...

Leia mais

Desenho de Estudos. Enrico A. Colosimo/UFMG enricoc. Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/28

Desenho de Estudos. Enrico A. Colosimo/UFMG  enricoc. Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/28 1/28 Introdução à Bioestatística Desenho de Estudos Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/28 Perguntas Relevantes Os grupos são comparáveis? As variáveis

Leia mais

Resumos de Medicina Preventiva. Epidemiologia 1

Resumos de Medicina Preventiva. Epidemiologia 1 Resumos de Medicina Preventiva Epidemiologia 1 EPIDEMIOLOGIA O QUE É? epi = sobre; demos = povo; logos = estudo = sobre Traduzindo a expressão acima: Epidemiologia é o estudo da distribuição, da frequência

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia. Estudos Observacionais transversais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia. Estudos Observacionais transversais Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia Estudos Observacionais transversais Estudos Transversais Estudos Transversais - Os estudos transversais ou de prevalência

Leia mais

Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007

Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007 Seminário Library Connect em Portugal Porto, 24 de Abril de 2007 Eduardo Ramos Gerente de Desenvolvimento de Contas parao SuldaEuropa& Israel e.ramossilva@elsevier.com Agenda Embase.com O que é? Conteúdo

Leia mais

PESQUISA CLÍNICA (PESQUISA EM SERES HUMANOS) CNS/Res 196/1996

PESQUISA CLÍNICA (PESQUISA EM SERES HUMANOS) CNS/Res 196/1996 PESQUISA CLÍNICA (PESQUISA EM SERES HUMANOS) CNS/Res 196/1996 Pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou parte dele, incluindo o

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS BIOESTATÍSTICA Ementa: conceitos básicos; descrição e apresentação de dados; representação gráfica; análise descritiva; introdução

Leia mais

Programa Inova Fiocruz Produtos Inovadores Chamada Nº 4/2018

Programa Inova Fiocruz Produtos Inovadores Chamada Nº 4/2018 Programa Inova Fiocruz Produtos Inovadores Chamada Nº 4/2018 Anexo ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVA FIOCRUZ / VPPIS FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ VICE-PRESIDÊNCIA DE PRODUÇÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE VICE-PRESIDÊNCIA

Leia mais

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS

Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Uso de Evidências no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS Descoberta e avaliação de evidências para informar a tomada de decisão da gestão municipal de serviços e sistemas de saúde Verônica Abdala veronica.abdala@bireme.org

Leia mais

Avaliação de impacto de políticas públicas

Avaliação de impacto de políticas públicas Avaliação de impacto de políticas públicas Ernesto F. L. Amaral www.rand.org 1 Avaliação de políticas Melhorar projeto: estudar implementação, objetivos, correções de percurso, decisões sobre futuro Projeto

Leia mais

Metodologia Científica I Roumayne Andrade

Metodologia Científica I Roumayne Andrade Metodologia Científica I 2018.1 Roumayne Andrade 1- Qual das alternativas a seguir NÃO é um dos elementos geralmente utilizados para definir uma questão clínica específica que pode ser estudada por meio

Leia mais