Unidade I. Comunicação Aplicada. Profª. Carolina Lara Kallás

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I. Comunicação Aplicada. Profª. Carolina Lara Kallás"

Transcrição

1 Unidade I Comunicação Aplicada Profª. Carolina Lara Kallás

2 A disciplina A disciplina está dividida em quatro unidades: I - Conceitos e história da comunicação. Meios de comunicação II - Conceitos básicos de linguagem g e semiótica. Funções da comunicação. III - O poder da comunicação.indústria cultural. Reconstrução da realidade. IV - Comunicação Empresarial. Imagem institucional.

3 Diversos Conceitos sobre Comunicação 1. Conceito Etnológico Comunidade Comunicação vem da palavra communis, dando a idéia de comunidade. Ou seja, a Comunicação acontece quando duas ou mais pessoas são comuns ou utilizam códigos comuns entre si para : trocar, enviar, receber e entender as mensagens utilizando códigos e signos similares. Portanto, comunicar significa: dar ou tomar conhecimento de algo, trocar informações, participar e transmitir.

4 Diversos Conceitos sobre Comunicação 2. Conceito Biológico Sistema Nervoso Nesse conceito, a comunicação é relacionada à atividade sensorial e nervosa do ser humano. Segundo Wilbur Schramm, a comunicação segue a seguinte ordem: a) Coleta de informações pela atividade nervosa. b) Armazenagem da informação. c) Disposição da informação. d) Circulação das informações para os centros de ação. e) Preparo de ordens que resultam no envio das mensagens.

5 Diversos Conceitos sobre Comunicação 3. Conceito Histórico Cooperação A Comunicação nesse conceito é baseada na cooperação e ela funciona como instrumento de equilíbrio entre a humanidade. Ou seja, podemos repassar e transformar o conhecimento adquirido pelos nossos ancestrais, ampliando as possibilidades de coexistência mais pacifica entre os homens.

6 Diversos Conceitos sobre Comunicação 4. Conceito Sociológico Integração O papel da comunicação é de transmissão de significados entre pessoas, possibilitando assim a sua integração social. A comunicação nos possibilita a constante interação com o mundo e com as pessoas que nos cercam. Integração entre o mundo interno e externo. Relações intrapessoais e interpessoais.

7 Diversos Conceitos sobre Comunicação 5. Conceito Antropológico Cultura Precisamos primeiro ressaltar que sem o desenvolvimento dos meios de comunicação e dos médiuns lingüísticos, ou seja, letras e desenhos que formam a escrita seria muito mais difícil de estudarmos os homens e suas origens. É através dos meios de comunicação e da escrita que obtemos informações sobre nossos antepassados. Portanto, o conceito antropológico diz respeito à cultura.

8 Diversos Conceitos sobre Comunicação 5. Conceito Antropológico A comunicação é o veiculo de transmissão que forma a bagagem cultural do individuo. É através dela que recebemos as tradições, as regras e o entendimento do que a nossa sociedade espera de nós.

9 Comunicação A Comunicação humana envolve a troca de informações utilizando sistemas simbólicos como ferramentas. O que são os sistemas simbólicos? Os sistemas simbólicos são as junções de fonemas ou de letras que formam a palavra e a escrita. Uma composição de cores, sons ou imagens também pode formar um sistema simbólico. Linguagens sincréticas: junções de cores, sons, formas e palavras. Exemplo: site

10 Só os textos e as palavras comunicam? Tudo Comunica!!! Podemos dizer que existem dois tipos de linguagens: A Linguagem Verbal (palavras e escrita). A Linguagem não verbal (cores, formas, gestos, olhares, vestuários, o modo como falamos e nos expressamos, etc). Veremos agora os componentes da comunicação:

11 Formas e componentes da comunicação Código Emissor Mensagem Receptor Meio

12 Formas e componentes da comunicação Fazem parte da mensagem: 1) O Código: è o conjunto de signos convencionais, por exemplo, a língua, utilizados na representação da mensagem. Esses códigos, como observamos anteriormente necessitam ser comuns ao receptor para que ele possa entender a mensagem. A compreensão e a interpretação da mensagem estão diretamente ligadas ao repertório de quem as recebe.

13 Formas e componentes da comunicação Os códigos utilizados dependem também do contexto ou do meio ambiente no qual eles são utilizados. 2) Meio de comunicação: É o canal pelo qual o emissor transmite a mensagem ao receptor.

14 Meios de Comunicação Sonoro (Telefone, Rádio) Escrita (Jornais,Revistas,etc.) Audiovisual (Televisão e Cinema) Multimídia (Diversos meios simultaneamente) Hipermídia NTICs, CD-ROM, TV Digital, Internet, etc.

15 Modelos de comunicação Vertical De cima para baixo; Unilateral; Comunicação de mão única; Autoridade. Horizontal Sociedade Participativa e interdependente; Valorização do potencial humano; Comunicação de mão dupla; Alteridade.

16 Comunicação de Massa É um sistema produtivo que visa gerar e consumir idéias. As pessoas aceitam as mensagens sem pré-julgamento. Objetivo: consumo. Não existe troca (mão dupla) as pessoas apenas recebem as informações. Palavras chaves: Manipulação e Indústria Cultural.

17 Comunicação Segmentada É um desdobramento da comunicação em massa. Utiliza os meios de comunicação tradicionais. Diferença da comunicação em massa: A comunicação segmentada é direcionada a grupos específicos de acordo com as características e preferências do consumidor.

18 Interatividade A Comunicação ocorre: a) Num único sentido: emissor para o receptor. b) Exclusivamente pela linguagem verbal. c) Por meio de sistemas simbólicos que podem ser ou não verbais. d) Somente quando duas pessoas falam a mesma língua, ou seja, utilizam o mesmo código. e) Apenas pelos meios de comunicação.

19 Principais marcos da Comunicação e do Marketing Brasões Símbolos que representam a identidade. Cruzadas descobrimento e posse de terras 1450 Invenção da Imprensa Gutenberg 1529 Panfletos Reforma Protestante Lutero ª Congregação g de Propaganda Contra Reforma - Papa Clemente VIII 1750 Revolução Industrial

20 Principais marcos da Comunicação e do Marketing º Jornal Brasileiro Gazeta do Rio de Janeiro 1891 Cartazes Toulouse Lautrec 1917 / 1945 Propaganda Política Regimes Totalitários - Hitler 1922/23 1ª Rádio Brasileira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro 1945 * Final da 2ª Guerra Mundial transição V C

21 Principais marcos da Comunicação e do Marketing 1950 * Televisão 1º Anunciante Brasileiro (Persianas Columbia) 1960 Internet (Estratégia Militar) 1960 * 4 P s preço, praça, produto e promoção. Basic Marketing - Jerome Mc Carthy 1970 * Planejamento Estratégico (missão, visão) 1980 * Crises Morais (Marketing Verde)

22 Principais marcos da Comunicação e do Marketing 1990 Internet nas mãos do consumidor (informações mais acessíveis) 1990 * Era do Cliente (Vantagem Competitiva) 2000 * Democratização dos meios de informação (Marketing Holístico) A Comunicação sempre existiu, desde os A Comunicação sempre existiu, desde os primeiros agrupamentos humanos. A Modernidade apenas problematizou a comunicação.

23 História da Comunicação Anos de 50 e 60 Foco: preocupação com o conhecimento e com tudo o que rodeia o homem. Conquistas e preocupação com o ambiente físico. Urbanismo, Racionalização do trânsito e planejamento. Visão funcionalista: o homem deve servir a sociedade para o desenvolvimento da mesma.

24 História da Comunicação Anos 70 Valorização do ambiente social. Estudo das relações de interdependência no ambiente social. O homem é visto como um ser social. O homem é produto e produtor da cultura. Mudança no conceito de Cultura.

25 História da Comunicação Anos 80 O homem volta a se preocupar com o ambiente físico mas não só com a sua funcionalidade, ele se preocupa com a consciência ambiental. Crise do petróleo. Necessidade de repor o que tiramos da natureza. Início do Boom tecnológico. Existe uma dualidade : de um lado a critica ao consumo em massa e de outro a necessidade de produzir cada vez mais para atender os consumidores.

26 História da Comunicação Anos 90 Internet (disponível aos consumidores) Era do cliente estudo do pós compra e da satisfação do cliente. Vantagem competitiva por meio da fidelização do cliente e da construção de valores ligados a responsabilidade social. (Branding empresarial) Anos 2000 Democratização dos meios de comunicação e descentralização da informação.

27 Interatividade Sobre a História da Comunicação podemos afirmar que: a) A primeira congregação de propaganda foi criada por Lutero na Reforma protestante. b) Na década de 50 havia uma influência da visão funcionalista da sociedade. c) Os panfletos foram criados pelo Papa Clemente VIII para propagar a fé no mundo. d) Na década de 70 o homem se preocupava apenas com o ambiente físico e funcional da sociedade. e) A propaganda política começou a existir só depois da década de 60.

28 Tipos de Comunicação Segundo Pierre Levy, a comunicação pode ser dividida em três tipos principais: 1. Comunicação: Um X Um. 2. Comunicação: Um para Todos. Comunicação de massa 3. Comunicação: Todos para Todos.

29 Evolução tecnológica e Comunicação Alta velocidade de informações Globalização (diversos códigos) Relação tempo X espaço As relações de tempo e espaço foram completamente modificadas no âmbito social, hoje em dia a informação não depende mais do deslocamento de uma pessoa, de um cavalo ou do correio. Ao fazer parte da rede ela perde a relação p p ç de tempo espaço e deslocamento, podemos acessar informações a qualquer hora em qualquer lugar.

30 Meios de Comunicação Os meios de comunicação criaram uma nova realidade social de causas e efeitos no comportamento humano. Quando estudamos os meios de comunicação em massa não estudamos apenas o objeto. Estudamos a nova realidade social criada por esse meio de comunicação, seus reflexos e conseqüências no nosso dia a dia, na sociedade e nas diversas dimensões do real.

31 Função dos meios de comunicação Reguladores Sociais 1. Informar. 2. Transmitir sentido. 3. Compensar ou aliviar carências e fracassos dos ouvintes. 4. Fonte de orientação e conselho:

32 Meios de comunicação Influenciam diretamente nosso comportamento e nossas opiniões, tanto nos aspectos positivos como nos aspectos negativos. Preenchem nossas necessidades. Ex.: Jornal Necessidades racionais informação; Necessidades não-racionais contatos e prestigio social.

33 Os meios de comunicação e as carências humanas Rádio e TV: Companhia; Difusão de notícias; Publicidade. Válvula de escape que oferece uma compensação relaxante para o crescente estresse da vida moderna. As revistas populares cumprem mais ou As revistas populares cumprem mais ou menos as mesmas funções.

34 Os meios de comunicação e as carências humanas Telenovelas e Cinema: Identificação; Experimentação de surpresas e sentimentos; Sensação de compartilhar seus problemas com alguém; Referência de vida. Todos estes itens fazem parte da Indústria Cultural ou Industria do Entretenimento.

35 Interatividade Podemos afirmar que: a) Os meios de comunicação não influenciaram o modo de vida das pessoas; b) A evolução tecnológica fez com que o homem utilizasse menos a comunicação; c) Antigamente só existia a comunicação Um para Todos ; d) As revoluções tecnológicas além de criarem novos produtos criam novas realidades sociais; e) A realidade social é independente dos meios de comunicação.

36 Diferenças Comunicação Pessoal : Feedback Mão Dupla Diferentes entre si Meios de comunicação em massa : Um único sentido. Mão Única

37 Apocalípticos e Integrados Apocalípticos Influência da Escola de Frankfurt. Analisam a parte negativa da comunicação em massa. Dizendo que a mesma é direcionada para o consumo. Industria Cultural Theodor Adorno. Integrados Analisam a parte positiva dos meios de comunicação em massa. Democratização e descentralização da informação.

38 Linguagem Hipóteses sobre o surgimento da fala humana: Imitações dos sons da natureza; Exclamações espontâneas (verbalização Exclamações espontâneas (verbalização de uma sensação uso de onomatopéias). Ex.: Ah, Ai, Grr.

39 Língua Língua: 1) Órgão muscular localizado na boca. 2) Idioma: refere-se a um conjunto de palavras e expressões utilizadas por um povo ou uma nação. Contem suas regras próprias (gramática). As línguas não são estáticas e se modificam com o tempo. Dialetos.

40 Linguagem É um sistema de signos utilizado como meio de comunicação. Pode ser verbal (escrita e fala). Não verbal (gestos, símbolos e imagens). É a capacidade ou a faculdade de exercitar a comunicação. Forma de comunicação usada por humanos. Em lingüística, a ciência que estuda a g, q linguagem, é tradicional defini-la como uma sistema de signos vocais arbitrários usados para a comunicação humana.

41 Elementos de linguagem São: gestos, sons, palavras, sinais, símbolos, etc. Esses elementos são usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos. Qualquer que seja o caso de se comunicar, seja com as mãos, batendo palmas, com gestos, cores ou palavras, utilizamos o signo como ponte entre os objetos e o conceito dos mesmos.

42 Signo É algo que representa alguma coisa para alguém. Signo é todo objeto perceptível que, de alguma maneira, remete a outro objeto, toma o lugar de outra coisa. Representa ou significa algo. Códigos Conjuntos organizados de signos. Ex: a língua portuguesa, o código Morse, os sinais de trânsitos, o sistema Braile para cegos

43 Materialização Simbólica Se pudéssemos influir diretamente nas mentes de outras pessoas, não precisaríamos de signos para transmitir nossa idéias e emoções.daí a necessidade de significar nosso mundo interior para poder compartilhá-lo. lo É por meio da materialização simbólica que nos comunicamos. Cada signo é uma ponte, um elo. É a representação de alguma coisa e não a coisa em si. O conjunto desses signos forma a linguagem.

44 Interatividade Sobre linguagem podemos dizer: a) A linguagem é apenas o idioma, a língua que a pessoa fala; b) Os apocalípticos vêem o lado positivo dos meios de comunicação de massa; c) Os integralistas vêem o lado negativo dos meios de comunicação de massa; d) O signo é o próprio objeto; e) A materialização simbólica é a forma pela qual nos comunicamos, o signo é a representação de algo, o meio pelo qual representamos os objetos, idéias e sentimentos.

45 Reflexão Será que o modo como nossa sociedade usa sua comunicação social responde às necessidades das pessoas reais? Os meios de comunicação ajudam na tomada de decisões importantes? Estimulam o crescimento da consciência crítica e da capacidade de participação questionando os regimes políticos e as estruturas sociais? De que forma os meios de comunicação manipulam os signos? Essa manipulação ocorre também através do meio simbólico?

46 ATÉ A PRÓXIMA!

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 1 Índice 1. O Que é Comunicação?...3 1.1. Características... 3 1.2. Formas e Componentes da Comunicação... 3 1.3. Conceitos Básicos... 4 1.3.1. Conceito etimológico... 4 1.3.2.

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro TEXTO-BASE: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 ...Vem do latim communicatio = atividade realizada

Leia mais

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos)

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing/Processos Gerenciais UC: Comunicação e Expressão COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) A comunicação verbal baseia-se na interação

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

Comunicação Visual. Introdução

Comunicação Visual. Introdução Comunicação Visual Introdução Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem. Para que a comunicação exista é necessária a existência

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico MEIOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A comunicação corresponde à troca de informações na empresa.

Leia mais

ÍNDICE. COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20

ÍNDICE. COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20 INTRODUÇÃO 7 ÍNDICE PREFÁCIO 15 INTRODUÇÃO 17 COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20 CAPÍTULO 1 SIGNO E COMUNICAÇÃO 1. O HOMEM E OS SÍMBOLOS 27 Dois mundos 27 Semiologia 29 Semiótica

Leia mais

Comunicação / Informação / Dados

Comunicação / Informação / Dados Comunicação / Informação / Dados Pensa-se que já os nossos antepassados Homo Sapiens já comunicavam através da linguagem. A linguagem é uma capacidade estritamente humana. Linguagem É a faculdade de um

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS Gerenciamento de Projetos A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO: Uma boa comunicação no ambiente de Projeto resultará em uma equipe motivada; Ampliam-se as chances de sucesso

Leia mais

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING para Negócios Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING COMUNICAÇÃO ARTE ou CIÊNCIA CIÊNCIA SOCIAL Capaz de

Leia mais

Teorias da Comunicação Prof. Günter W. Uhlmann 2007

Teorias da Comunicação Prof. Günter W. Uhlmann 2007 Prof. Günter W. Uhlmann 2007 www.institutosiegen.com.br 1 Comunicação: (K. Merten 1977) É um processo pelo qual uma informação ou mensagem é transmitida de um emissor a um receptor. É uma troca de informações.

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

LAZER E CULTURA DIGITAL

LAZER E CULTURA DIGITAL GESTÃO DESPORTIVA E DO LAZER LAZER E CULTURA DIGITAL Prof. Carlos Café Dias Da cultura oral e escrita à cultura das mídias digitais EVOLUÇÃO DA CULTURA A era digital e as novas tecnologias revolucionaram

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE Análise Crítica da Mídia 1932 1 C 1932 2 A 1932 3 A 1932 4 A 1932 5 C Animação 1937 1 E 1937 2 B 1937 3 C 1937 4 D 1937 5 C 1937 6 D Comunicação e Sociedade 1949

Leia mais

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas A Teoria Crítica e as Teorias Críticas As Teorias Críticas Clássicas apresentam uma contestação aos métodos utilizados pelas pesquisas administrativas Têm o marxismo como base filosófica e ideológica Teoria

Leia mais

EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO

EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO Faculdade de Artes e Humanidades EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO 16 de Junho de 2016 Sala 21 09h00 11h00 Duração: 120 minutos Faculdade

Leia mais

Apresentação da matéria. Ing. Yamila Díaz Suárez

Apresentação da matéria. Ing. Yamila Díaz Suárez Apresentação da matéria Ing. Yamila Díaz Suárez Objectivo da matéria Estudar as manifestações compostas de texto, imagem, gráficos, efeitos sonoros e visuais e animações, que se apresentam ao utente por

Leia mais

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Conteúdo Nesta aula, você estudará: A comunicação excelente nas empresas. A importância da comunicação para a imagem

Leia mais

Linguagem. Prof. Veríssimo Ferreira

Linguagem. Prof. Veríssimo Ferreira Linguagem Prof. Veríssimo Ferreira Linguagem Sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos comunicativos. Linguagem Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los.

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1 Objectivos da Sessão Compreender o Conceito de Publicidade Análise da mensagem Publicitária Conceito de mensagem publicitária Tipos de mensagem publicitária Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade

Leia mais

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA OUTUBRO 2016

Leia mais

ESTESIA E CINESTESIA

ESTESIA E CINESTESIA ESTESIA E CINESTESIA AISTHESIS (do grego) refere-se a sensível, sensitivo. Estesia é o estado de mobilização sensorial ao qual nosso organismo é submetido para perceber as coisas que nos cercam. Anestesia

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

Administração Pública Comunicação

Administração Pública Comunicação Administração Pública Comunicação Comunicação Corporativa Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública Comunicação COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Ferramentas, Comunicação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Comunicação Empresarial. Prof.: : Alexandre Lozi

Comunicação Empresarial. Prof.: : Alexandre Lozi Comunicação Empresarial Prof.: : Alexandre Lozi Helton Klinthon Lucas Arantes Danilo Divanni Joselito Vila Boa Rafael Comunicação nas empresas Comunicação empresarial Definição: - Comunicação empresarial

Leia mais

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor Praça Promoção COMUNICAÇÕES INTEGRADAS DE MARKETING (CIM) Abrange

Leia mais

Módulo 3 Técnicas para envolvimento. 3c Comunicação estratégica

Módulo 3 Técnicas para envolvimento. 3c Comunicação estratégica Módulo 3 Técnicas para envolvimento 3c Comunicação estratégica No Módulo 3c... Porquê e o que comunicar? Comunicação eficaz Uso de redes Ser estratégico Sessão de trabalho Porquê e o que comunicar? A comunicação,

Leia mais

Como empreender em Comunicação na Era Digital?

Como empreender em Comunicação na Era Digital? Como empreender em Comunicação na Era Digital? Excesso de informação. Economia da atenção. Como se comunicar nesse ambiente? Como integrar e humanizar a comunicação, multiplicando conhecimentos e inspirando?

Leia mais

A COMUNICAÇÃO HUMANA

A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA 2 DEFINIÇÃO É uma série dinâmica e contínua de eventos nos quais uma intenção é criada e transmitida. Para que a comunicação seja efetiva, o significado aprendido pela pessoa que houve,

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Senac. Atividade Projeto Integrador. Comunicação Empresarial. Alunos: Venicyus Venceslencio. Geovane Alves.

Faculdade de Tecnologia Senac. Atividade Projeto Integrador. Comunicação Empresarial. Alunos: Venicyus Venceslencio. Geovane Alves. Faculdade de Tecnologia Senac Gestão em Tecnologia da Informação Atividade Projeto Integrador Comunicação Empresarial Alunos: Venicyus Venceslencio Geovane Alves Gabriel Napolis Jakson Tavares Goiânia.

Leia mais

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA

RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA LASSWELL... Pioneiro T. HIPODÉRMICA: visão linear do processo Meios de Comunicação para guiar/direcionar

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? A comunicação e o processo de negociação. O ambiente empresarial e o aspecto da comunicação. O emissor e o receptor

Leia mais

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda 1º Período Código Conteúdos T S PD LB CP ES OR HH3 História Contemporânea OC4 Economia Política da OC6 Leituras em Filosofia OC2 Sonora

Leia mais

Mídia. Profª Claudia R. Bouman

Mídia. Profª Claudia R. Bouman Mídia Profª Claudia R. Bouman Mídia Mídia = media plural de medium, que em latim significa meio; meio de comunicação Mídia = é onde está o grosso do dinheiro do anunciante Meio = meios de comunicação (TV,

Leia mais

A comunicação humana envolve a troca de informações, utilizando sistemas simbólicos 1 como ferramentas para esse fim.

A comunicação humana envolve a troca de informações, utilizando sistemas simbólicos 1 como ferramentas para esse fim. UNIDADE I 1. O Que é Comunicação? A comunicação humana envolve a troca de informações, utilizando sistemas simbólicos 1 como ferramentas para esse fim. 1.1 Características A comunicação é uma via de mão

Leia mais

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação

INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação Modelagem conceitual para sistemas de hipertexto INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA: diferentes fases de comunicação Profa. glima@eci.ufmg.br A Tradição Oral A fala enunciada pela voz humana é rica em informações

Leia mais

O VALOR DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

O VALOR DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR O VALOR DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR DRA MARLENE MARCHIORI MMARCHIORI A comunicação representa um aspecto extremamente amplo tanto da vida das pessoas como das organizações.

Leia mais

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I Ambiente de Marketing Parte 01 O Marketing facilita a produção e o consumo DISCREPÂNCIAS DE QUANTIDADE: Os produtores preferem fabricar e vender em grandes quantidades. Os consumidores preferem comprar

Leia mais

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira Signo Prof. Veríssimo Ferreira Signo Numa perspectiva bem ampla, podemos entender como signo tudo aquilo que substitui alguma coisa para alguém. Unidade Perceptível Unidade, perceptível pelos sentidos,

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

Realização. Apoio. Page 1

Realização. Apoio. Page 1 Realização Apoio Page 1 Palestrante Ana Pimenta Jornalista com mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade de Brasília, Trabalhou como assessora em órgãos do governo federal e distrital.

Leia mais

TÍTULO: SILVIO SANTOS VEM AI... QUANTO VALE UM SHOW? CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: ARTES VISUAIS

TÍTULO: SILVIO SANTOS VEM AI... QUANTO VALE UM SHOW? CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: ARTES VISUAIS TÍTULO: SILVIO SANTOS VEM AI... QUANTO VALE UM SHOW? CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: ARTES VISUAIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): GREIZIELE GUIMARAES CARNEIRO

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos, Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas: Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo

Leia mais

FÁBIO LÚCIO GOMES LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

FÁBIO LÚCIO GOMES LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FÁBIO LÚCIO GOMES LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Objetivos da Aula Conhecer os fundamentos conceituais da linguagem; Compreender os tipos de linguagem; Aplicar os conhecimentos adquiridos em sala. Estrutura do

Leia mais

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker OS SEIS ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO FALHAS NA COMUNICAÇÃO... E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA??? QUE INTERPRETAÇÃO VOCÊ FAZ

Leia mais

ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Julian Dutra Sociologia Abril de 2017

ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL. Julian Dutra Sociologia Abril de 2017 ESCOLA DE FRANKFURT, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL Julian Dutra Sociologia Abril de 2017 A Escola de Frankfurt Em 1923, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Walter Benjamin e Herbert

Leia mais

NG5 Tecnologias de Informação e Comunicação DR1-Comunicações Rádio

NG5 Tecnologias de Informação e Comunicação DR1-Comunicações Rádio Sociedade, Tecnologia e Ciência EFA 28 De Janeiro De 2016 NG5 Tecnologias de Informação e Comunicação DR1-Comunicações Rádio AEOH Índice 1 Tendo em conta o tema, o trabalho consiste na investigação/recolha

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: EV 6.

AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: EV 6. AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina: EV 6.º ano 2014/2015 METAS DE APRENDIZAGEM OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONTEÚDOS ATIVIDADES

Leia mais

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Existem várias formas de comunicação. Quando o homem A! se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal,

Leia mais

Aula 3 - Primeiros conceitos de comunicação e mídia e sua relação com a cultura.

Aula 3 - Primeiros conceitos de comunicação e mídia e sua relação com a cultura. Cultura, comunicação e mídia Profa. Maria Bernardete Toneto Aula 3 - Primeiros conceitos de comunicação e mídia e sua relação com a cultura. O que é comunicação? O conceito de comunicação é difícil de

Leia mais

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha Língua Portuguesa Funções da Linguagem Prof. Luquinha Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer)

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Plano de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação e Marketing Plano de Comunicação e Marketing A boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização Introdução A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência,

Leia mais

Semiótica: Conceitos Preliminares

Semiótica: Conceitos Preliminares 1 INF1403 Método de Inspeção Semiótica: Conceitos Preliminares Professora: Clarisse Sieckenius de Souza 20/04/2011 2 Recordando a comparação de 2 teorias de IHC Engenharia Cognitiva (Norman, 1986) OBJETIVO

Leia mais

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves Teoria da Comunicação Professor Marlos Pires Gonçalves O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : 1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

Linguagem e comunicação interpessoal

Linguagem e comunicação interpessoal Linguagem e comunicação interpessoal Aspectos pragmáticos uso da linguagem Aspectos contextuais Significado social do sentido Elementos não verbais da comunicação COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL Design de Comunicação,

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO

EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO Faculdade de Artes e Humanidades EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO 13 de Junho de 2017 Sala 25 11h00 13h00 Duração: 120 minutos Faculdade

Leia mais

5 As entrevistas. 5.1 Sobre os entrevistados

5 As entrevistas. 5.1 Sobre os entrevistados 5 As entrevistas 5.1 Sobre os entrevistados Para a presente dissertação de Mestrado foram entrevistados dez fotógrafos atuantes no mercado. A amostra foi composta por sete homens e três mulheres, cuja

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos.

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. CHEFIA E LIDERANÇA Liderança A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. Liderança Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para

Leia mais

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. Maria Lúcia Santaella Braga (Catanduva, 13 de agosto de 1944). Pesquisadora brasileira e professora titular

Leia mais

Alianças às tradições

Alianças às tradições Alianças às tradições PRÊMIO ABERJE 2010 Categoria: Comunicação Integrada CENÁRIO A Vale adotou em 2009 o posicionamento de marca Vale. Cada vez mais verde. E amarela. Investiu US$ 166 milhões em ações

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

8 Paulo Sergio de Camargo

8 Paulo Sergio de Camargo 3 Introdução De simples brincadeira de salão, a linguagem corporal, cujo estudo cresce a cada dia em nosso país, passou a ser apresentada como curiosidade nas páginas de entretenimento de revistas e jornais,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Comunicação como Ferramenta de Gestão. Professora Amanda Lima Tegon.

Gestão de Pessoas. Comunicação como Ferramenta de Gestão. Professora Amanda Lima Tegon. Gestão de Pessoas Comunicação como Ferramenta de Gestão Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Administração COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO A comunicação está presente em todas

Leia mais

Comunicação e Atendimento

Comunicação e Atendimento Comunicação e Atendimento Meios de Comunicação Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Comunicação e Atendimento MEIOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A comunicação corresponde à troca de

Leia mais

Artefatos culturais e educação...

Artefatos culturais e educação... Artefatos culturais e educação... USO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFª. JOICE ARAÚJO ESPERANÇA Vídeos: artefatos culturais? Vídeos Filmes Desenhos animados documentários Propagandas Telenovelas

Leia mais

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos.

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Linguagem e Cultura Conceituação Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Cultura é todo saber humano, o cabedal de conhecimento de um

Leia mais

Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar

Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar Comunicação e Aprendizagem A arte de Comunicar O entusiasmo colocado na resolução de um problema que se consegue resolver é contagioso, reforça a confiança e é motivador para novos êxitos. Reagir com indignação

Leia mais

AULA 4 Dia 27 de março. Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna

AULA 4 Dia 27 de março. Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna 1 AULA 4 Dia 27 de março Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna 2 3 Complexidade do Processo Para as pessoas que não têm muito contato com a Gestão de Processos, todo processo parece

Leia mais

Comunicação Interna nas Organizações. Foi proposto na disciplina de marketing interno, a realização de um

Comunicação Interna nas Organizações. Foi proposto na disciplina de marketing interno, a realização de um Resumo Foi proposto na disciplina de marketing interno, a realização de um trabalho sobre variáveis de pessoal-mix. A variável que vou aprofundar neste trabalho é de comunicação. A comunicação interna

Leia mais

Gestão da Comunicação Integrada

Gestão da Comunicação Integrada Gestão de Marketing Gestão da Comunicação Integrada Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão da Comunicação

Leia mais