Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,"

Transcrição

1 Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas

2 O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas:

3 Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo de modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

4 Marcas Atualmente quando se fala em marca é comum referir-se a uma representação gráfica. No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica, comunica a promessa de um produto.

5 Marcas A marca busca associar a imagem à qualidade do produto; Uma marca pode formar um importante elemento temático para a publicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles: Cultura; Atributos; Benefício.

6 Marcas Marca é mais intangível do que tangível; Perceba as diferentes expressões no rosto.

7 Marcas Quando se compra produtos idênticos, o mais barato é sempre mais vendido, mas quando existem produtos iguais de marcas diferentes, o consumidor avaliará se a marca com preço mais alto, tem mais prestígio do que a outra marca, para decidir a sua compra.

8 Marcas Os profissionais de Marketing procuram criar imagens para seus produtos de forma a diferenciá-los da concorrência e para ajudar os consumidores a decidir pelo seu produto.

9 Marcas O termo marca pode ser desmembrado em vários componentes: Marca nominal: é a parte da marca que pode ser expressa em palavras; Símbolo de marca: desenho ou gráfico que identifica a marca

10 Marcas Marca registrada: exclusividade adquirida com o registro junto ao governo federal. Marca de serviço: é o registro de um serviço no governo federal; Marca comercial: é nome sob qual a empresa opera.

11 Extensão de marca A extensão de marca ocorre quando um fabricante atinge grande aceitação e notoriedade perante os consumidores e lançam produtos semelhantes com a mesma marca. Pontos positivos: agregar qualidade de um produto para todo o portfólio. Ponto negativo: o contrário. Dica: essa estratégia deve ser usada para produtos semelhantes.

12 Marca de família Empresas que lançam novos produtos a partir de um grande guarda-chuva de marca. Aproveitam o sucesso de uma marca para lançar novos produtos com a mesma marca.

13 Marcas múltiplas Marcas diferentes (concorrentes) de propriedade da mesma empresa. Vantagens: A soma das vendas das várias marcas; A batalha por espaços nas prateleiras; Atinge a parcela de consumidores que gostam de experimentar novidades.

14 Tipos de Marcas Marca do fabricante: é marca de propriedade e uso do próprio fabricante. Marca própria: de propriedade e uso do revendedor.

15 Tipos de marcas Marcas genéricas: produtos identificados por sua classe genérica, em geral são comercializados sem especificação de marca.

16 Interatividade O principal benefício adquirido ao registrar uma marca junto ao Governo Federal é: a) Melhoria na divulgação de seu produto; b) A exclusividade da marca e garantia que ninguém pode usá-la ou usar uma marca similar; c) Facilidade de identificação do produto; d) Possibilidade de exportação do produto; e) N.D.A.

17 Escolha da marca Um bom nome para a marca deve passar: Confiança; Qualidade; Segurança.

18 Escolha da marca Preocupações dos profissionais de Marketing: A marca deve indicar os benefícios oferecidos pelo produto; A marca deve ser positiva e fácil de lembrar; O nome deve ser coerente com a imagem do produto ou da empresa; O nome deve ser legalmente permitido; Deve ser fácil de traduzir e não ser ofensivo em outro idioma.

19 Administrando o valor da marca Para proteger sua marca as empresas devem registrar a marca e tudo aquilo que identifica seu produto ou serviço. As marcas registradas são identificadas com o símbolo: As marcas em processo de registro, com o símbolo: TM

20 Desenvolvendo a marca Uma marca forte é um dos ativos principais de qualquer empresa: Gradiente confirma venda da marca Philco por R$ 22 milhões

21 Desenvolvimento da marca Uma marca forte influência outros consumidores a experimentá-la e tornar fiéis os que são habituais. A organização que tem uma imagem sólida entre os consumidores consegue superar crises sem danos à imagem e sem grandes gastos de comunicação.

22 Desenvolvimento da marca A marca tem valor que pode ser medido pela: Lealdade dos consumidores à qualidade percebida; À lembrança do nome; Às associações que fazemos com outras marcas da mesma empresa.

23 Desenvolvimento da marca Para ter uma marca positiva os esforços de Marketing é na seguinte direção: Reforçar a lealdade à marca; Aumentar a participação no mercado; Possibilitar a cobrança de um preço maior pelo produto.

24 Desenvolvimento da marca Estender a marca para outros produtos, evitando o gasto com lançamentos; Alavancar as vendas de outros produtos da empresa; Integrar os programas de Marketing, melhorando a eficiência.

25 Desenvolvimento da marca

26 Os significados das marcas Marcas transmitem sentimentos, os profissionais trabalham-nas estrategicamente, para diferenciar os produtos na mente do consumidor.

27 Os significados das marcas A Coca-cola e a Pepsi são marcas rivais de produtos semelhantes. As imagens porém são distintas: A Coca-cola segmenta seu mercado por estilo de vida. Já a Pepsi foca em público mais jovem, ao mesmo tempo dirige a outras faixas etárias com o apelo à juventude.

28 Os significados das marcas Vi l d C l Viva o lado Coca-cola da Vida

29 Os significados das marcas A marca deve ser a síntese de todas as ações de Marketing; Deve passar a imagem de satisfazer a necessidade do consumidor; Em muitas categorias o consumidor compra a marca e não o produto.

30 Os significados das marcas Vantagens da marca para os consumidores: Identifica a origem e protege o consumidor; Permite a seleção de produto e sua faixa de preço; Muitos clientes valorizam mais o status sinalizado pela marca do que seus benefícios racionais; O consumidor prefere consumir produtos conhecidos.

31 Interatividade Podemos medir o valor de uma marca pela: a) Lealdade dos consumidores à qualidade percebida; b) Capacidade de divulgação da marca; c) Pela capacidade de distribuição do produto; d) Pelo desempenho da produção; e) Todas as alternativas estão corretas.

32 A História da Coca-cola (um case de sucesso) A invenção em 1886 do tônico para cérebro ; 99% da população mundial conhece a marca Coca- Cola; A Coca-cola pode ser encontrada em ambientes altamente simples e sofisticados; A invenção do nome; A adoção oficial da cor vermelha; A venda para Asa Griggs Candler por aproximadamente US$ ; Resumo geral.

33 Avaliando as marcas Ao avaliarmos marcas como ativos deve-se responder objetivamente a seguintes questões: Quanto a lealdade da marca: Quais são os níveis de lealdade da marca por segmento de mercado? Qual é a participação de mercado e as tendências de venda? O que indicam as pesquisas no segmento?

34 Avaliando as marcas Quanto ao conhecimento da marca: Como está o nível de conhecimento com relação às outras marcas? Qual é a tendência? Qual é o investimento necessário para melhorar o conhecimento da marca?

35 Avaliando as marcas Quanto a qualidade percebida: O que é importante para o consumidor? O que define qualidade nesta categoria e neste mercado? Como estão as margens? Como estão os preços? Qual é a tendência do mercado?

36 Avaliando as marcas Quanto as associações de marca: Quais são as imagens que a marca estimula? Esta imagem se traduz em vantagem competitiva? Como estamos posicionados em relação a outras marcas?

37 Avaliando as marcas Quanto a outros ativos da marca: Estamos protegidos por patentes e registros? Como é o relacionamento com os canais de distribuição? Este relacionamento dificulta a atuação de concorrentes?

38 Interatividade Ao avaliarmos uma marca quanto a sua qualidade devemos fazer questionamentos como: a) O que é importante para o consumidor? b) O que define qualidade nesta categoria de mercado? c) Como estão os preços? d) Qual a tendência do mercado? e) Todas as alternativas acima são pertinentes a questões de avaliação da marca.

39 Composto de produtos e linha de produtos O grupo de produtos oferecidos pelas empresas é conhecido como portfólio ou composto de produto. Linha de produtos é um grupo que compartilha as mesmas características, canais, clientes e usos.

40 Composto de produtos e linha de produtos Composto de produto da Tok&Stok:

41 Composto de produtos e linha de produtos Os profissionais de Marketing avaliam o composto de produto segundo sua: Extensão: quantidade de linhas de produtos comercializados; Profundidade: quantidade de itens de cada linha de produto; Consistência: esta análise mede a similaridade da linha de produtos quanto a aspectos como matéria- prima usada, linha de produção, etc.

42 Composto de produtos e linha de produtos

43 Composto de produtos e linha de produtos Dentro da linha de produtos, a empresa pode lançar variações do mesmo produto para melhorar as vendas. Ex.:

44 Estratégias de composto de produto As linhas de produtos e produtos individualmente estão sendo analisados sempre e dependendo da análise, a empresa pode decidir pela: Continuidade; Modificação (a busca da melhoria); Adição de novos produtos (aumentam a extensão e a profundidade do composto de produto); A remoção de produtos.

45 Estratégias de composto de produto As vantagens e desvantagens da remoção de produtos: Desvantagens: Desapontamento dos clientes fiéis; Possíveis arranhões na imagem da empresa; Desemprego o que provoca um clima ruim na organização

46 Estratégias de composto de produto Vantagens: Dedicação maior aos produtos mais rentáveis; Disposição maior de recursos para promoção de produtos rentáveis.

47 Estratégias de composto de produto

48 Interatividade Os profissionais de Marketing avaliam o composto de produto segundo sua extensão, profundidade e consistência. No item profundidade analisa-se: a) A quantidade de linhas de produtos comercializados; b) A quantidade de itens de cada linha de produto; c) A similaridade da linha de produtos quanto a sua matéria prima; d) A quantidade de recursos para sua fabricação; e) N.D.A.

49 ATÉ A PRÓXIMA!

PRODUTO: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo

PRODUTO: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo RESUMO O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas

Leia mais

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES Algumas consideradas mais significativas: Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix ( produto, preço, promoção e ponto de vendas/

Leia mais

O significado da Marca. MSc. Aline Corso

O significado da Marca. MSc. Aline Corso O significado da Marca MSc. Aline Corso 2020.alinecorso@cnec.br Vamos começar derrubando alguns mitos. Uma marca não é um logo. Uma marca não é um slogan. Uma marca não é uma identidade visual. Uma marca

Leia mais

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity Parte 4 Construindo Marcas fortes Cap. 9 - Criação de Brand Equity Agenda Marca conceito e importância Branding Gestão da Marca Brand equity; Decisões de Marca; Customer Equity. MARCA Nome, termo, sinal,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA OBJETIVOS AO POSICIONAR A MARCA Os profissionais de marketing utilizam a comunicação para informar, persuadir e seduzir os consumidores

Leia mais

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider.

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider. Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa kamila schneider Quanto custa? 14 julho2011 www.portalmercadobrasil.com.br Fator fundamental na hora

Leia mais

Criando uma promoção de vendas que funciona

Criando uma promoção de vendas que funciona Muita gente não sabe a hora certa ou como fazer uma promoção adequada às necessidades mercadológicas de suas empresas. Trata-se de uma estratégia de mercado que tem diferentes objetivos que devem ser bem

Leia mais

A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos

A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos 29 de Março de 2006 Joana Neves INSTITUTO DUPERIOR DE TECNOLOGIAS E GESTÃO DE PORTALEGRE Agenda Os Novos Motores do Turismo

Leia mais

Composto Mercadológico

Composto Mercadológico Composto Mercadológico Administrando PRODUTOS Existentes Capítulo 9 Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Editora Saraiva Churchill&Peter 9-1 Tabela 9.1 Categorias Básicas de Produtos de Consumo Categoria

Leia mais

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Sérgio Santos Setembro de 2012 1 Objetivos APRESENTAR ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO ESUAIMPORTÂNCIA APRESENTAR CONCEITOS DE

Leia mais

Cadeia de valor: agregando valor

Cadeia de valor: agregando valor MSc. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br www.paulorodrigues.pro.br Mestre em Engenharia de Produção A principal preocupação de empresas, tanto de produto como de serviços, tem se voltado para

Leia mais

MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA

MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA MARKETING NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS MURILO ALFREDO SITTA - Aluno do 10º semestre de Engenharia da Produção UNIFIA RESUMO O presente artigo tem como principal foco expor a função do profissional

Leia mais

Estratégias de Determinação de Preços. INCT Nanofarma

Estratégias de Determinação de Preços. INCT Nanofarma Estratégias de Determinação de Preços INCT Nanofarma PROFA. DRA. VANIA PASSARINI TAKAHASHI Elemento do mix mkt produz receita Flexível Alterado com rapidez Informa ao mercado o posicionamento de valor

Leia mais

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia. Prof. Dr.

FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração. EAD376 - Economia da Estratégia. Prof. Dr. FEA USP Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Departamento de Administração EAD376 - Economia da Estratégia Prof. Dr. James T C Wright Entrada e Saída (Capítulo 11) 1) Cite três tipos principais

Leia mais

Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER

Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite

Leia mais

Curso online de Matriz BCG

Curso online de Matriz BCG Curso online de Matriz BCG Não é necessário se cadastrar ou fazer provas. Você estuda e se certifica por isso. Bom aprendizado! Todos os direitos reservados CARGA HORÁRIA NO CERTIFICADO: 3 0 HORAS Conteúdo

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT ANÁLISE SWOT S W O T -STRENGHTS - WEAKNESSES - OPPORTUNITIES -THREATS Pontos Fortes Pontos Fracos A criação é atribuída a Kenneth Andrewse Roland Christensen(dois

Leia mais

Preço. Como precificar meus produtos e serviços?

Preço. Como precificar meus produtos e serviços? Preço Como precificar meus produtos e serviços? Precificação deve ser coerente com o a estratégia de marketing adotada e o custo associado. Ninguém precifica esperando prejuízo! Ao colocar um preço em

Leia mais

IDENTIDADE CORPORATIVA

IDENTIDADE CORPORATIVA IDENTIDADE CORPORATIVA Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Profa. Daniela Menezes

Profa. Daniela Menezes Unidade III PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profa. Daniela Menezes Quantificação de objetivos e desafios Quando uma empresa estabelece seus objetivos e desafios, necessariamente ela deverá passar por uma abordagem

Leia mais

APOSTILA Como criar uma marca de Moda. Mônica Penteado

APOSTILA Como criar uma marca de Moda. Mônica Penteado APOSTILA Como criar uma marca de Moda Mônica Penteado Uma MARCA se estabelece através de um tripé que a sustenta MARCA PRODUTO VENDA DA IMAGEM COMUNICAÇÃO Etapas de criação de uma marca 1.O que vamos desenvolver

Leia mais

Gerenciamento de Produtos,

Gerenciamento de Produtos, Unidade I Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas Prof a. Daniela Menezes Produto No coração de uma marca há um grande produto. O produto é um elemento chave na oferta ao mercado. Líderes de mercado

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1 Objectivos da Sessão Compreender o Conceito de Publicidade Análise da mensagem Publicitária Conceito de mensagem publicitária Tipos de mensagem publicitária Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade

Leia mais

Soluções para análise de crédito de grandes empresas

Soluções para análise de crédito de grandes empresas Soluções para análise de crédito de grandes empresas Inteligência que ajuda a eliminar os riscos e mostrar as oportunidades reais para sua empresa crescer. Crédito é uma ótima solução para o crescimento

Leia mais

ABRACOMEX. Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior

ABRACOMEX. Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior ABRACOMEX Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior 0800.7183810 Apresentação do Professor Alyssa Hopp www.linkedin.com/in/alyssahopp Jornalista (UFG/2009.2), Mestre em Comunicação Internacional

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE. Resumo da matéria. Segmentação e posicionamento do mercado Nome: Alexandra Paulo Nº21160.

ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE. Resumo da matéria. Segmentação e posicionamento do mercado Nome: Alexandra Paulo Nº21160. ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE Resumo da matéria Segmentação e posicionamento do mercado 15-10-2012 Nome: Alexandra Paulo Nº21160 Turma 11ºI Ìndice: Introdução... 2 Segmentação... 3 Posicionamento...

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

05/04/2015 MKI 1. Tópicos

05/04/2015 MKI 1. Tópicos Tópicos pg 1. Identidade Corporativa 2 2. Imagem Corporativa 3 3. Relação Com o Público 4 4. Publicidade Institucional 5 5. Marca 6 6. Definição 7 7. Atribuição da Responsabilidade 8 8. Proteção 9 9. Vanguarda

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO Título do projecto: Nome do responsável: Contacto telefónico Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características inovadoras (Descreva

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade

Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade Capítulo 5 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade slide 1 Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões: 1. O que é valor

Leia mais

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIA COMPETITVA É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I AVALIAÇÃO 01/10/2012 AVALIAÇÃO Testes pós-veiculação: 1. DART Day after recall test grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação. 2. Grupo de Controle de

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Prof Fabio Uchôas de Lima. 3 Gestão de Produtos

Prof Fabio Uchôas de Lima. 3 Gestão de Produtos Prof Fabio Uchôas de Lima 3 Gestão de Produtos O que é produto? Produto: refere-se a qualquer coisa que é oferecida ao mercado para ser adquirida, usada ou apreciada. Elementos que compõem a gestão do

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

05/03/2009. Comunicação Interna. Interna. Definição

05/03/2009. Comunicação Interna. Interna. Definição COMUNICAÇÃO INTERNA, INSTITUCIONAL E PARA O CONSUMIDOR Institucional Interna Endomarketing Interna Definição comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Prof. Ms.Cárbio Waqued

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Prof. Ms.Cárbio Waqued ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA Prof. Ms.Cárbio Waqued 1 DETERMINANTES DA ENTREGA DE VALOR AO CONSUMIDOR valor da imagem valor dos funcionários valor dos serviços valor do produto Custo monetário (preço) Custo

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 8 Rivalidade e Dinâmica Competitiva São José dos Campos, abril de 2011 Definições Concorrentes empresas que operam no mesmo mercado,

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado.

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. Neste e-book você vai encontrar: - Barreiras do mercado - O que são redes associativistas?

Leia mais

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO.

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Marketing: Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Como se faz isso? Identifica-se as necessidades e desejos dos clientes, através

Leia mais

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 1 2 Nessa aula vamos começar a conhecer as principais estratégias que sua empresa poderá adotar para competir no mercado. conhecer os níveis de planejamento e seus papéis na estratégia empresarial 3 1.

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL FATORES DE RISCO NUM NEGÓCIO

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL FATORES DE RISCO NUM NEGÓCIO ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL FATORES DE RISCO NUM NEGÓCIO FATORES O sucesso de um negócio pode depender de um conjunto de fatores que poderão beneficiar ou prejudicar o mesmo. Assim, importa ter em

Leia mais

Administração Mercadológica II

Administração Mercadológica II ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

Mix de Marketing Global (I) 4P Produto

Mix de Marketing Global (I) 4P Produto Mix de Marketing Global (I) 4P Produto Mix de Marketing Global Produto Preço Praça Promoção Mix de Marketing Global Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design Composto de Mkt: Produto R$16,75 R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal p das relações de troca que podem ser oferecidas

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof Walfredo Ferreira, out. 2014 1 SUMÁRIO Marketing na Empresa Global o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT]

João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT] 2012 João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT] CONTEÚDO Meio Envolvente... 2 Mercado... 3 A concorrência... 5 Clientes Consumidores... 6 Análise Interna... 7 Ameaças e Oportunidades (RESUMO)... 9 Analise

Leia mais

Ciclo de Vida dos Produto

Ciclo de Vida dos Produto Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Ciclo de Vida dos Produto cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos

Leia mais

Propriedade Intelectual

Propriedade Intelectual Propriedade Intelectual A Propriedade Intelectual é uma parte do Direito que proteja as criações humanas. Assim, tudo que é criado por alguém e que possa ser explorado comercialmente, pode ser protegido.

Leia mais

Composto de Mkt: Produto

Composto de Mkt: Produto Composto de Mkt: Produto Naotake Fukushima : UFPR : R$16,75 Naotake Fukushima : UFPR : R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal

Leia mais

Unidade II. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade II. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade II Marketing Profª. Daniela Menezes Revisão O que é marketing? Necessidades e desejos Escopo de Marketing Mercado Alvo e Segmentação Abordagens de Marketing Marketing de Gerações Mix de Marketing

Leia mais

Delta Cafés O Valor da Marca. Horeca Portugal. Portalegre NERPOR 28 Abril 2014

Delta Cafés O Valor da Marca. Horeca Portugal. Portalegre NERPOR 28 Abril 2014 Horeca Portugal Portalegre NERPOR 28 Abril 2014 vantagem competitiva Mudança no papel do consumidor de isolado para conectado de desconhecedor para informado de passivo para activo Acesso à informação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX 1. Descrição da Política 1.1- Definições Código de Ética: Compreende regras que orientam os colaboradores e diretores da OUROLUX sobre as condutas adequadas nos negócios. Tais

Leia mais

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 6 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br A BATALHA DE KURSK 1 Modelo de Porter As 5 forças Competitivas Estratégias Genéricas Propósito da Empresa

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

Programa de Revendedoras

Programa de Revendedoras Programa de as A MR Lodi Stone está no mercado há 14 anos produzindo produtos que são referência em qualidade e sofisticação no Brasil e diversos outros países. A MR Lodi Stone acredita na capacidade de

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

MARKETING DE VENDAS - PEPSICO

MARKETING DE VENDAS - PEPSICO MARKETING DE VENDAS - PEPSICO Rodrigo Pedrali Godoi Ivanildo Schiochetti Junior Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI RESUMO O objetivo desta pesquisa é mostrar como é utilizado o Marketing

Leia mais

DEPOIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING: AS MÉTRICAS. Beatriz Costa

DEPOIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING: AS MÉTRICAS. Beatriz Costa DEPOIS DO PLANEJAMENTO DE MARKETING: AS MÉTRICAS Beatriz Costa FAZER A GESTÃO DO PLANEJAMENTO DE MKT Estratégia Visão Ações e medições O QUE NÃO PODE SER MEDIDO, NÃO É GERENCIADO 1) VISÃO Planejar / Adquirir

Leia mais

GUIA SOBRE PRECIFICAÇÃO: APRENDA A PRECIFICAR OS PRODUTOS DO SEU E-COMMERCE!

GUIA SOBRE PRECIFICAÇÃO: APRENDA A PRECIFICAR OS PRODUTOS DO SEU E-COMMERCE! GUIA SOBRE PRECIFICAÇÃO: APRENDA A PRECIFICAR OS PRODUTOS DO SEU E-COMMERCE! 3 Introdução 5 Entenda a importância da precificação para seu e-commerce 10 Um passo atrás: como formar meu preço? 15 Precificação

Leia mais

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING para Negócios Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING COMUNICAÇÃO ARTE ou CIÊNCIA CIÊNCIA SOCIAL Capaz de

Leia mais

Ferramentas de Marketing

Ferramentas de Marketing Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing SMGShare Marketing Group Ferramentas de Marketing O SMG presta consultoria para a adoção de Ferramentas de Marketing, auxiliando na

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 5 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Leitura INDISPENSÁVEL para Próxima Aula MODELO ADAPTADO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À MICROEMPRESAS:

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica Antonio Cabral acabral@maua.br Roteiro Desafio; Sistemas; O custo e o valor do controle de processo; Mapeamento; Principais indicadores usados

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

Estratégia e Inteligência Competitiva

Estratégia e Inteligência Competitiva Estratégia e Inteligência Competitiva Processo da Estratégia. Mapeamento Estratégico. Análise do Mercado. Análise da Empresa. Análise de Valor. Análise de Potencial Estratégia e Inteligência Competitiva

Leia mais

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP SSC570 Empreendedorismo Marketing e Vendas Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PRECIFICAÇÃO Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PREÇO: É o valor monetário pelo qual comprador e vendedor estão dispostos a realizar uma troca comercial. Para o comprador: Valor monetário que

Leia mais

Marketing Aplicado a Negócios

Marketing Aplicado a Negócios Aula : CICLO DE VIDA DO PRODUTO 14/09/09 Um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo, ou uma necessidade. Os produtos incluem bem tangíveis, serviços, experiências,

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Gestão de Produto. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante

Gestão de Produto. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Gestão de Marketing Gestão de Produto Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão de Produto Nesta unidade, trabalharemos

Leia mais

Veja o gráfico a seguir. Ele mostra o histórico das vendas do produto.

Veja o gráfico a seguir. Ele mostra o histórico das vendas do produto. Módulo 2 Ciclo de Vida do Produto Os produtos são lançados, tendo sucesso começará a vender cada vez mais até atingir um pico de vendas e passará a cair. Usa-se em marketing a imagem de um ser vivo para

Leia mais

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto Gestão da Inovação Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto 1 Fonte Leitura para a aula REIS, Fernanda Oliveira Alves de. O ciclo de vida do produto e as estratégias de mercado na gestão

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Decisões Importantes no Marketing. Internacional. Decidir se deve ingressar no mercado internacional. Decidir em que mercados entrar

Decisões Importantes no Marketing. Internacional. Decidir se deve ingressar no mercado internacional. Decidir em que mercados entrar AULA 15 Marketing Decisões Importantes no Marketing Decidir se deve ingressar no mercado internacional Internacional Decidir em que mercados entrar Decidir sobre a maneira de ingressar no mercado Decidir

Leia mais

Questões Logísticas nas Guerras

Questões Logísticas nas Guerras Questões Logísticas nas Guerras Para onde e como deslocar as tropas? Que tipo de armas e equipamentos serão necessários? Quais as necessidades da tropa? Quem irá fornecer as armas, medicamentos, etc? Como,

Leia mais

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1 Desafios tributários para o crescimento sustentável Page 1 Estratégias de crescimento orgânico e inorgânico / A otimização do footprint das empresas via tributos Page 2 Planejamento Tributário Preventivo:

Leia mais

Reunião 8. O Plano de Marketing

Reunião 8. O Plano de Marketing Reunião 8 O Plano de Marketing Pauta O que é Marketing? O que é um plano de marketing? Como construir um plano de marketing? Marketing O marketing é o processo que busca identificar, quantificar e satisfazer

Leia mais

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES CLIENTE A definição do negócio deve partir de fora para dentro e do ponto de vista do cliente e não do produto/serviço que você pretende oferecer. mercado consumidor

Leia mais

Introdução PP. Aula 9: Anunciantes

Introdução PP. Aula 9: Anunciantes Introdução PP Aula 9: Anunciantes Conceito Cliente/empresa/organização/instituição ou pessoa que faz uso da propaganda para resolver algum problema de comunicação e atender a uma finalidade específica

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Marketing e Vendas Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

Marketing Verde e Responsabilidade Social. Aula 3. Tópicos que Serão Abordados. Contextualização. Instrumentalização

Marketing Verde e Responsabilidade Social. Aula 3. Tópicos que Serão Abordados. Contextualização. Instrumentalização Marketing Verde e Responsabilidade Social Aula 3 Prof. Me. Achiles B. Ferreira Junior 1 o Contextualização Apresentação dos tópicos a serem abordados, atualidades 2 o Instrumentalização Conceitos principais

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Universidade Federal de Santa Catarina Disciplina: Data Warehouse Alunos: Felipe Rodrigues, Lenoir Zamboni, Leonardo Fontes, Marcos Alexandre Introdução - Área específica de uma

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial. Professor Doutor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial. Professor Doutor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso MÓDULO 1 Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso Unidade de Ensino: Análise da Estratégia O Modelo de Porter Análise Estratégica Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo

Leia mais