Estática do ponto material e do corpo extenso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estática do ponto material e do corpo extenso"

Transcrição

1 Estática do ponto material e do corpo extenso

2 Estática do ponto material e do corpo extenso Estática é a área da Física que estuda as condições de equilíbrio do ponto material e do corpo extenso.

3 Estática do ponto material e do corpo extenso Os princípios básicos estudados nesta anotação são empregados sobretudo pela Engenharia Civil. Seus projetos devem levar em conta as forças que atuarão na estrutura e como elas serão exercidas.

4 Ponto material e corpo extenso Na Física, chamamos de ponto material (PM) todo corpo que pode ter suas dimensões desprezadas, desde que isso não interfira na análise do problema.

5 Ponto material e corpo extenso Ao estudar o movimento de um carro ao longo de uma rodovia, podemos considerá-lo um ponto material. PM

6 Ponto material e corpo extenso No caso da foto anterior, podemos concentrar toda a massa do carro em um único ponto e estudar o movimento desse ponto. Se o corpo não sofre deformação quando está sob a ação de forças e se suas dimensões afetam a análise do problema, tal corpo é considerado um corpo extenso rígido.

7 Ponto material e corpo extenso Um carro como o do exemplo anterior deverá ser considerado um corpo extenso rígido quando, por exemplo, estiver sendo manobrado para ocupar uma vaga em um estacionamento.

8 Relembrando Força Resultante Para a obtenção da resultante de um sistema de forças valem as regras já estudadas para a soma de vetores. F 2 F 2 F 1 F 3 F 3 F 1 Pela regra do polígono F R F R = F 1 + F 2 + F 3 Se a extremidade da última força coincidir com a origem da primeira (polígono fechado), a resultante do sistema de forças será nula. F R = 0

9 Relembrando Força Resultante Podemos utilizar também a regra do paralelogramo, principalmente quanto temos duas forças: F 2 F 2 F R F 1 Pela regra do paralelogramo F 1 F R = F 1 + F 2

10 Relembrando Força Resultante Podemos também utilizar as componentes ortogonais nos eixos x e y: y F 1 F 2 F 2y F 1 F 2 θ F 2x x F 2x = F 2 cosθ F 2y = F 2 senθ F 3 F 3 F Rx = F 1 + F 2x FRx = F 2x F 1 F Ry = F 3 + F 2y FRy = F 2y F 3

11 Relembrando Força Resultante Então fica: y F Ry F R F R = F Rx + F Ry Onde: F Rx = ΣF x F Rx x F Ry = ΣF y Somatório Se ΣF x = 0 e ΣF y = 0, então F R = 0, portanto o corpo está em equilíbrio

12 Relembrando Trigonometria no triângulo

13 Relembrando Trigonometria no triângulo Na Física, a lei dos cossenos é muito utilizada para encontrar o módulo da resultante de duas forças com um ângulo qualquer entre elas: F 1 F R θ F 2 F R ² = F 1 ² + F 2 ² + 2. F 1. F 2. cosθ

14 Baricentro ou centro de gravidade (CG) Baricentro ou centro de gravidade (CG) é o ponto de aplicação da força gravitacional resultante, equivalente ao peso do corpo. CG P

15 Baricentro ou centro de gravidade (CG) Exemplos de figuras planas com espessura desprezível e distribuição homogênea de massa:

16 Movimento de translação e movimento de rotação Dizemos que um corpo rígido sofre um movimento de translação quando todos os pontos do corpo seguem trajetórias paralelas.

17 Movimento de translação e movimento de rotação No movimento de rotação de um corpo rígido, todos os pontos do corpo descrevem um movimento circular em torno de um mesmo ponto O. O O

18 Equilíbrio do ponto material Consideremos um ponto material em repouso sujeito a um sistema de forças F 1, F 2, F 3,, F n, conforme mostrado a seguir.

19 Equilíbrio do ponto material A condição necessária e suficiente para que esse ponto material permaneça em equilíbrio estático é que a resultante dessas forças seja nula: F 1 + F 2 + F F n = 0 ou F R = 0 Isso garante que o ponto material não sofrerá translação.

20 Equilíbrio do ponto material A condição necessária e suficiente para que esse ponto material permaneça em equilíbrio estático é que a resultante dessas forças seja nula: Se for utilizada a regra do polígono e este for fechado, então a força resultante é nula: F R = 0 ou Se for utilizada a decomposição de forças: ΣF x = 0 e ΣF y = 0, então F R = 0.

21 Equilíbrio do ponto material Aplicando a regra do polígono, para que a resultante seja nula devemos obter um polígono fechado. Então: Portanto, o ponto material analisado está em equilíbrio.

22 Exemplo 1 (Mack) No esquema representado, o homem exerce sobre a corda uma força de 120 N e o sistema ideal se encontra em equilíbrio. O peso da carga Q é: a) 120N. b) 200N. c) 240N. d) 316N. e) 480N.

23 Exemplo 2 (Cesgranrio) Na figura a seguir, uma esfera rígida se encontra em equilíbrio, apoiada em uma parede vertical e presa por um fio ideal e inextensível. Sendo o peso da esfera igual a 12 N e 20 N a força de tração no fio, encontre a força de apoio da parede da esfera e determine o valor do ângulo α.

24 Momento de uma força O momento de uma força aplicada a um corpo, em relação a um dado ponto, é a grandeza vetorial que nos dá uma ideia da tendência de aquela força provocar rotação do corpo em torno daquele ponto. Considere o corpo ao lado, que está sujeito à força F.

25 Momento de uma força O momento da força F em relação ao ponto O (polo) é dado por: M F = F d em que d é o braço da força.

26 Momento de uma força No SI, o momento de uma força é medido em Newton-metro (N m). O sinal positivo (+) ou negativo ( ) para o momento de uma força é dado de acordo com uma convenção.

27 Momento de uma força Podemos convencionar, por exemplo, que uma rotação no sentido horário terá momento positivo e uma rotação no sentido anti-horário terá momento negativo. Obtemos então: F 1 e F 4 terão momento positivo em relação ao ponto O. F 2 e F 3 terão momento negativo em relação ao ponto O.

28 Exemplo 3 A placa de madeira abaixo, de peso 50 N, está colocada em uma parede vertical, suspensa pelo prego em O e sujeita às forças indicadas na figura.

29 a) Determine o momento de cada uma das forças indicadas em relação ao ponto O. b) A placa de madeira gira em torno de O no sentido horário ou no sentido anti-horário? Justifique.

30 Algumas aplicações

31 Equilíbrio do corpo extenso rígido Consideremos um corpo extenso rígido sujeito a um sistema de forças F 1, F 2, F 3,, F n, como mostrado a seguir.

32 Equilíbrio do corpo extenso rígido Para garantir o equilíbrio estático desse corpo, devemos impor duas condições: A 1 a condição de equilíbrio visa impedir que o corpo sofra uma translação. A 2 a condição de equilíbrio visa impedir que o corpo sofra uma rotação.

33 Equilíbrio do corpo extenso rígido A 1 a condição de equilíbrio do corpo extenso rígido é a mesma usada para impor o equilíbrio do ponto material. Ou seja: F 1 + F 2 + F F n = 0 ou F R = 0

34 Equilíbrio do corpo extenso rígido Considerando a 1 a condição de equilíbrio para um sistema de forças coplanares, podemos obter duas equações escalares: ΣF (para cima) = ΣF (para baixo) F R = 0 e ΣF (para a direita) = ΣF (para a esquerda)

35 Equilíbrio do corpo extenso rígido A 2 a condição de equilíbrio do corpo extenso rígido deve impedir que o corpo sofra rotação ao redor de qualquer ponto. Assim: M F1 + M F2 + M F3 + + M Fn = 0 ou M R = ΣM = 0

36 Equilíbrio do corpo extenso rígido Considerando a 2 a condição de equilíbrio, para um sistema de forças coplanares, podemos obter uma equação escalar: ΣM = 0 ΣM (no sentido horário) = ΣM (no sentido anti-horário)

37 Exemplo 4 (Unicamp) O bíceps é um dos músculos envolvidos no processo de dobrar nossos braços. Esse músculo funciona num sistema de alavanca como é mostrado na figura a seguir.

38 O simples ato de equilibrarmos um objeto na palma da mão, estando o braço em posição vertical e o antebraço em posição horizontal, é o resultado de um equilíbrio das seguintes forças: o peso P do objeto, a força F que o bíceps exerce sobre um dos ossos do antebraço e a força C que o osso do braço exerce sobre o cotovelo. A distância do cotovelo até a palma da mão é a=0,30m e a distância do cotovelo ao ponto em que o bíceps está ligado a um dos ossos do antebraço é de d=0,04 m. O objeto que a pessoa está segurando tem massa M=2,0kg. Despreze o peso do antebraço e da mão. a) Determine a força F que o bíceps deve exercer no antebraço. b) Determine a força C que o osso do braço exerce nos ossos do antebraço.

39 Exemplo 5 (Puc/MG) Na figura desta questão, um jovem de peso igual a 600N corre por uma prancha homogênea, apoiada em A e articulada no apoio B. A prancha tem o peso de 900N e mede 9,0m. Ela não está presa em A e pode girar em torno de B. A máxima distância que o jovem pode percorrer, medida a partir de B, sem que a prancha gire, é: a) 1,75 m b) 2,00 m c) 2,25 m d) 2,50 m

40 Exemplo 6 (Ufg) Para manter erguido um dos lados de uma caixa, uma pessoa tem de aplicar uma força vertical de intensidade igual a 1.200N. Para minimizar esse esforço, ela usa uma barra rígida de comprimento L e massa desprezível, e um ponto de apoio entre ela e a caixa. Aplicando-se uma força vertical de intensidade F=200N na extremidade livre, o sistema é mantido em equilíbrio, com a barra na horizontal, conforme a figura.

41 a) Determine a razão d/l, na qual d é a distância entre o ponto de contato da barra com a caixa e o ponto de apoio. b) Calcule a intensidade da força de reação do ponto de apoio sobre a barra.

Estática do ponto material e do corpo extenso

Estática do ponto material e do corpo extenso Estática do ponto material e do corpo extenso Estática do ponto material e do corpo extenso Estática é a área da Física que estuda as condições de equilíbrio do ponto material e do corpo extenso. Estática

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 16 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. 29 31 Equilíbrio

Leia mais

em sua mão. Nela estão indicados os ossos úmero e rádio (que se articulam no cotovelo) e o músculo bíceps. M = 10 kg

em sua mão. Nela estão indicados os ossos úmero e rádio (que se articulam no cotovelo) e o músculo bíceps. M = 10 kg Exercício cícios: Est státic tica a do Corp orpo o Extenso rof.. Jerry 01. (UFRJ) figura 1 mostra o braço de uma pessoa (na horizontal) que sustenta um bloco de 10 kg em sua mão. Nela estão indicados os

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 16 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Exercícios

Leia mais

Estática. Vista da estrutura da ponte Golden Gate, São Francisco, Califórnia (EUA).

Estática. Vista da estrutura da ponte Golden Gate, São Francisco, Califórnia (EUA). Estática Todo o nosso estudo até agora foi dedicado quase que exclusivamente ao movimento. Passamos da Cinemática - descrição matemática dos movimentos - à Dinâmica, em que essa descrição se aprofunda

Leia mais

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! ESTÁTICA

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora!  ESTÁTICA ESTÁTICA 1 INTRODUÇÃO A Estática é a parte da Física que estuda corpos em equilíbrio, como por exemplo: pontes, edifícios, torres, etc. Para tal estudo teremos que nos preocupar com as condições que garantem,

Leia mais

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Ensino Fundamental e Ensino Médio COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I - 2008 Ensino Fundamental e Ensino Médio Aluno (a): nº Classe: 2-2 Lista de exercícios para estudos de recuperação de Física Trimestre: 2º Data: / /2008 1. (Ufpr)

Leia mais

Física D Semiextensivo v. 1

Física D Semiextensivo v. 1 Física D Semiextensivo v. 1 Exercícios 01) 01 02) B 03) A 01. Verdadeira. 02. Falsa. Pressão é uma grandeza escalar. 04. Falsa. Quantidade de movimento é grandeza vetorial. 08. Falsa. Impulso e velocidade

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Estudante: Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Período Letivo: 2/2015 Semestre: 2º Docente: MSc. Demetrius dos Santos Leão RA: Sala/ Turma: LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Decomposição de

Leia mais

Física D Extensivo V. 3

Física D Extensivo V. 3 Extensivo V. 3 Exercícios 0) D Equilíbrio estático (repouso) ou dinâmico (MRU). 0) E Se equilíbrio: F MRU (v constante e 0) r a repouso 03) A 04) C erceba pelo polígono formado pelos vetores que F + F

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 16 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Equilíbrio

Leia mais

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2 UERJ/DFNAE Física Geral - Lista 2-2018/2 1. Identifique as forças que atuam sobre os corpos indicados nas figuras. 2. Dois blocos de peso P, são mantidos em equilíbrio em um plano inclinado sem atrito,

Leia mais

1ª série - Exercícios 4ª etapa Professora: Carla Jorge. Dados: F 1 = 40 N F 2 = 5 N F 3 = 10 N F 1 F 2. 1,0 m X

1ª série - Exercícios 4ª etapa Professora: Carla Jorge. Dados: F 1 = 40 N F 2 = 5 N F 3 = 10 N F 1 F 2. 1,0 m X Aluno Matemática Física Turma 1ª série - Exercícios 4ª etapa Professora: Carla Jorge 1) A figura abaixo representa uma barra homogênea de comprimento 6,0 m e peso 10 N, apoiada num ponto O, como representa

Leia mais

UC: STC 6 Núcleo Gerador: URBANISMO E MOBILIDADES Tema: Construção e Arquitectura Domínio de Ref.ª:RA1 Área: Ciência

UC: STC 6 Núcleo Gerador: URBANISMO E MOBILIDADES Tema: Construção e Arquitectura Domínio de Ref.ª:RA1 Área: Ciência UC: STC 6 Núcleo Gerador: URBANISMO E MOBILIDADES Tema: Construção e Arquitectura Domínio de Ref.ª:RA1 Área: Ciência Sumário: Betão armado armadura aplicações Equilíbrio estático de um ponto material Momento

Leia mais

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2 UERJ/DFNAE Física Geral - Lista 2-2018/2 1. Identifique as forças que atuam sobre os corpos indicados nas figuras. 2. As massas e as coordenadas dos centros de massa de três blocos de chocolate são dadas

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Equilíbrio Estático Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: As condições que devem ser atendidas para um corpo ou uma estrutura

Leia mais

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s².

04- Uma escada homogênea de 40kg apóia-se sobre uma parede, no ponto P, e sobre o chão, no ponto C. Adote g = 10m/s². PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois atletas em lados opostos

Leia mais

Exercícios de estática/equilíbrio Sáb, 11 de Fevereiro de :16 - Última atualização Dom, 04 de Agosto de : , M n = ± F n.

Exercícios de estática/equilíbrio Sáb, 11 de Fevereiro de :16 - Última atualização Dom, 04 de Agosto de : , M n = ± F n. EQUILÍBRIO I) RESUMO SOBRE AS CONIDIÇÕES DE EQUILÍBRIO. 1º) Equilibrio de ponto material Condição: F 1x + F 2 x + f 3 x +... +F n x = 0 e F 1 y + F 2 y + F 3 y +... + F n y = 0 2º) Equilíbrio de corpos

Leia mais

gira sobre uma mesa horizontal sem atrito. Esse bloco está ligado a outro, de massa m 2

gira sobre uma mesa horizontal sem atrito. Esse bloco está ligado a outro, de massa m 2 1º ANO 1. (UFMS) Um automóvel de massa 10 3 kg percorre, com velocidade escalar de 20m/s, um trecho circular de raio 80m, numa estrada plana horizontal. O mínimo coeficiente de atrito entre os pneus e

Leia mais

Lista 02 (Estática) Capítulo 02

Lista 02 (Estática) Capítulo 02 Lista 02 (Estática) Capítulo 02 1) Expresse o vetor r, na forma cartesiana; depois determine sua intensidade e os ângulos diretores coordenados. (a) (b) 2) Expresse a força F como um vetor cartesiano;

Leia mais

Aproximação Interação rápida Afastamento v apr. = v F média = m( v/ t) = Q/ t v afas. = v duração do choque

Aproximação Interação rápida Afastamento v apr. = v F média = m( v/ t) = Q/ t v afas. = v duração do choque setor 1201 12010508 Aula 39 CHOQUE CONTRA OSTÁCULO IXO Aproximação Interação rápida Afastamento v apr. = v média = m( v/ t) = Q/ t v afas. = v Q = mv Q = mv v v Velocidade de aproximação Deformação Restituição

Leia mais

Princípios Físicos do Controle Ambiental

Princípios Físicos do Controle Ambiental Princípios Físicos do Controle Ambiental Capítulo 02 Conceitos Básicos Sobre Mecânica Técnico em Controle Ambiental 18/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Mecânica Mecânica: ramo da física dedicado

Leia mais

ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS. Exercícios

ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS. Exercícios ESÁICA DOS CORPOS RÍGIDOS Um caso particular de movimento é o repouso --- movimento nulo. Há repouso quando os agentes causadores do movimento se compensam ou equilibram. Daí se dizer que um corpo em repouso

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 09 EQUILIBRIO DE CORPOS EXTENSOS

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 09 EQUILIBRIO DE CORPOS EXTENSOS FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 09 EQUILIBRIO DE CORPOS EXTENSOS F Rotação 0 F Como pode cair no enem? (ENEM) Um portão está fixo em um muro por duas dobradiças A e B, conforme mostra a figura, sendo P o peso

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I EQUILÍBRIO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I EQUILÍBRIO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I EQUILÍBRIO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: As condições que

Leia mais

ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA: 24/11/16

ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA: 24/11/16 Campus Brasília-DF Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Profº: MSc. Demetrius dos Santos Leão NOTA (Valor: 2,0 pontos) Nome do aluno: RA: Turma: ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA:

Leia mais

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO 1. Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas na figura abaixo. O módulo da força resultante sobre a partícula é de: a) 5 N b) 24

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

entre a barra e o chão deve ser:

entre a barra e o chão deve ser: 1. Uma barra homogênea de comprimento L e peso P encontra-se apoiada na parede vertical lisa e no chão horizontal áspero formando um ângulo θ como mostra a figura acima. O coeficiente de atrito estático

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 09 EQUILÍBRIO DE PONTOS MATERIAIS

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 09 EQUILÍBRIO DE PONTOS MATERIAIS FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 09 EQUILÍBRIO DE PONTOS MATERIAIS Mola θ P Fio 1 2 1 T 1 F EL θ P 1 T 1 cos θ T 1 θ F EL T 1 sen θ P 1 (I) (II) T P T F P T P T F P Fixação 1) A estrutura abaixo está em equilíbrio,

Leia mais

Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma. Unidade I: força

Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma. Unidade I: força Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma Unidade I: força 0 3 EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 3.1 Introdução Quando algo está em equilíbrio significa que está parado (equilíbrio estático) ou

Leia mais

Tema: Estática. Goiânia, de de Aluno (a): Série: 1º Ano Turma:

Tema: Estática. Goiânia, de de Aluno (a): Série: 1º Ano Turma: Lista de Exercícios / Disciplina: Física Goiânia, de de 017. luno (a): Série: 1º no Turma: Tema: Estática qualquer que seja a profissão da tua escolha, o meu desejo é que te faças grande e ilustre, ou

Leia mais

Lista 5 Leis de Newton

Lista 5 Leis de Newton Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e

Leia mais

Formato: utilizar o editor de equações do word, fonte arial 12. Não serão aceitas resoluções em outro formato.

Formato: utilizar o editor de equações do word, fonte arial 12. Não serão aceitas resoluções em outro formato. APOSTILA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS, 1a UNIDADE Prof. Felix Silva Barreto Data de entrega: Até às 23:59 do dia 19/07/2016. Não serão aceitas resoluções enviadas após este horário. Enviar para

Leia mais

Lista11: Equilíbrio de Corpos Rígidos

Lista11: Equilíbrio de Corpos Rígidos Lista 11: Equilíbrio dos Corpos Rígidos NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.

Leia mais

Professora Florence. a) M = -3,75 N.m b) M = -2,4 N.m c) M = -0,27 N.m d) M = 3,75 N.m e) M = 2,4 N.m

Professora Florence. a) M = -3,75 N.m b) M = -2,4 N.m c) M = -0,27 N.m d) M = 3,75 N.m e) M = 2,4 N.m 1. De acordo com o estudo sobre a estática do corpo rígido, mais precisamente sobre momento de uma força, marque a alternativa que completa a frase abaixo. Quando um corpo extenso está sujeito à ação de

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P1-10/04/2008 - Gabarito 1. A luz amarela de um sinal de transito em um cruzamento fica ligada durante 3 segundos. A largura do cruzamento

Leia mais

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA Engenharia Civil Exercícios de Física de Física Ficha 8 Corpo Rígido Capítulo 6 Ano lectivo 010-011 Conhecimentos e capacidades a adquirir pelo aluno Aplicação das leis fundamentais da dinâmica. Aplicação

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [B] SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA Dados: m = 150 kg; g = 10 m/s ; b P = 0,5 m; b F = 3,0 m. A alavanca é interfixa, pois o apoio está entre a força potente v resistente P v F e força Se o trabalho

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 15 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Equilíbrio de

Leia mais

Estática. Prof. Willyan Machado Giufrida. Estática

Estática. Prof. Willyan Machado Giufrida. Estática Estática Conceito de Momento de uma Força O momento de uma força em relação a um ponto ou eixo fornece uma medida da tendência dessa força de provocar a rotação de um corpo em torno do ponto ou do eixo.

Leia mais

LISTA 2 1) Sabendo que ɑ= 50, determine a força resultante das três forças mostradas.

LISTA 2 1) Sabendo que ɑ= 50, determine a força resultante das três forças mostradas. LISTA 2 1) Sabendo que ɑ= 50, determine a força resultante das três forças mostradas. 2) Dois cabos ligados em C são carregados tal como mostra a figura. Sabendo que a tração no cabo AC é 1350 N e 675

Leia mais

Física D Extensivo V. 3

Física D Extensivo V. 3 Física D Extensivo V. 3 Resolva ula 9 ula 0 9.0) C 0.0) C M = F. d 00 = 50. d d = 0 5 5 d = 5 d,4 m d = 40 cm 0 y y = y = 0.0) I. Verdadeira erdadeira. componente do peso que efetivamente produz o torque

Leia mais

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO 3º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO 3º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO

Leia mais

Lista de exercícios 4

Lista de exercícios 4 4. O sistema da figura a seguir é composto por uma barra homogênea AB, onde está articulada em A e pesa 00 N. O objeto P pesa 50 N para que esse sistema permaneça estático. Analise os seguintes itens:

Leia mais

Ciência e Tecnologia de Materiais Prof a. Msc. Patrícia Corrêa

Ciência e Tecnologia de Materiais Prof a. Msc. Patrícia Corrêa 1. (R//b) Uma barra homogênea de peso igual a 50 N está em repouso na horizontal. Ela está apoiada em seus extremos nos pontos A e B, que estão distanciados de 2 m. Uma esfera Q de peso 80 N é colocada

Leia mais

efeito: movimento P = m. g

efeito: movimento P = m. g CAPÍTULO I 1 REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS I. FORÇA A. Conceito: Força é toda a grandeza capaz de provocar movimento, alterar o estado de movimento ou provocar deformação em um corpo. É uma

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI 1. Ao se fechar uma porta, aplica-se uma força na maçaneta para ela rotacionar em torno de um eixo fixo onde estão as dobradiças. Com relação ao movimento dessa porta, analise

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais / Cap.05 1 Objetivos deste capítulo Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P3 - Gabarito 1. Três partículas de massa m estão presas em uma haste fina e rígida de massa desprezível e comprimento l. O conjunto assim formado

Leia mais

FÍSICA Bruno Nascimento MOMENTO DE UMA FORÇA

FÍSICA Bruno Nascimento MOMENTO DE UMA FORÇA FÍSICA Bruno Nascimento MOMENTO DE UMA FORÇA QUESTÃO 01 Dois garotos brincam em uma gangorra de 10 m de comprimento que possui seu eixo de rotação exatamente em seu centro. Adotando a barra que compõe

Leia mais

Dinâmica Circular Força Centrípeta

Dinâmica Circular Força Centrípeta Dinâmica Circular Força Centrípeta Quando um móvel realiza um MCU, a resultante das forças que atuam nesse móvel é radial CENTRÍPETA, ou seja, tem a direção do raio da curva e sentido para o centro. Globo

Leia mais

Massa Específica (densidade absoluta) Unidades: g/cm 3 ou k g/m 3 Conversão: g/cm 3 k g/m 3 : 10 3

Massa Específica (densidade absoluta) Unidades: g/cm 3 ou k g/m 3 Conversão: g/cm 3 k g/m 3 : 10 3 HIDROSTÁTICA Massa Específica (densidade absoluta) µ = m V µ = 1g µ 1cm 3 = 7,8g µ = 19,3g 1cm 3 1cm 3 µ = 1g/cm 3 µ = 7,8 g/cm 3 µ = 19,3 g/cm 3 x 10 3 Unidades: g/cm 3 ou k g/m 3 Conversão: g/cm 3 k

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3ª SÉRIE ESTÁTICA - TORQUE

LISTA DE EXERCÍCIOS 3ª SÉRIE ESTÁTICA - TORQUE 1. (Uerj 2012) Uma balança romana consiste em uma haste horizontal sustentada por um gancho em um ponto de articulação fixo. A partir desse ponto, um pequeno corpo P pode ser deslocado na direção de uma

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

5 Forças em Dinâmica. 1 Princípio da inércia (primeira lei de Newton) 2 Princípio fundamental da Dinâmica (segunda lei de Newton)

5 Forças em Dinâmica. 1 Princípio da inércia (primeira lei de Newton) 2 Princípio fundamental da Dinâmica (segunda lei de Newton) F=m.a 5 Forças em Dinâmica A Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam. Significa que a força resultante F produz uma aceleração a com mesma direção

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 24 FORÇA CENTRÍPETA REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 24 FORÇA CENTRÍPETA REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 24 FORÇA CENTRÍPETA REVISÃO Fixação 1) Um pêndulo é abandonado na posição A e atinge a posição E, como mostra a figura abaixo. Assinale a alternativa que melhor indica a direção

Leia mais

Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido

Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido slide 1 Objetivos deste capítulo Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito do diagrama de corpo livre para um corpo rígido.

Leia mais

peso da barra: P = 15 N; comprimento do segmento AO: D A = 1 m; comprimento do segmento BO: D B = 0,5 m.

peso da barra: P = 15 N; comprimento do segmento AO: D A = 1 m; comprimento do segmento BO: D B = 0,5 m. Uma barra AOB homogênea de secção constante cujo peso é de 15 N é dobrada segundo um ângulo reto em O de maneira que AO = 1 m e BO = 0,5 m. Suspende-se a barra pelo ponto O, determinar: a) O ângulo α formado

Leia mais

REVISAO GERAL. GRANDEZA ESCALAR É caracterizada por um número real. Como, por exemplo, o tempo, a massa, o volume, o comprimento, etc.

REVISAO GERAL. GRANDEZA ESCALAR É caracterizada por um número real. Como, por exemplo, o tempo, a massa, o volume, o comprimento, etc. MECÂNICA APLICADA 5º Período de Engenharia Civil REVISAO GERAL GRANDEZA ESCALAR É caracterizada por um número real. Como, por exemplo, o tempo, a massa, o volume, o comprimento, etc. GRANDEZA VETORIAL

Leia mais

Mecânica Geral. Apostila 5: Estática do Corpo Rígido. Professor Renan Faria

Mecânica Geral. Apostila 5: Estática do Corpo Rígido. Professor Renan Faria Mecânica Geral Apostila 5: Estática do Corpo Rígido Professor Renan Faria 1 Condições de Equilíbrio para Corpos Rígidos Para um corpo rígido estar em equilíbrio (estático ou dinâmico) é necessário duas

Leia mais

CAPÍTULO I REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS

CAPÍTULO I REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS CAPÍTULO I REVISÃO DE MECÂNICA GERAL CONCEITOS BÁSICOS I. FORÇA A. CONCEITO: Força é toda a grandeza capaz de provocar movimento, alterar o estado de movimento ou provocar deformação em um corpo. É uma

Leia mais

Solução

Solução Uma barra homogênea e de secção constante encontra-se apoiada pelas suas extremidades sobre o chão e contra uma parede. Determinar o ângulo máximo que a barra pode formar com o plano vertical para que

Leia mais

b) a intensidade da força de contato entre A e B.

b) a intensidade da força de contato entre A e B. LISTA DE ATRITO 1. (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força de atrito entre o bloco de massa de 10 kg e o plano horizontal de apoio. Os fios e as polias são ideais e adota-se g = 10 m/s

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Conceito de Momento de uma Força O momento de uma força em relação a um ponto ou eixo fornece uma medida da tendência dessa força de provocar a rotação de um corpo em torno do

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

Avaliação: EXERCÍCIO ON LINE 2º Bimestre. Curso: 3ª SÉRIE TURMA: 3101 / 3102 DATA:

Avaliação: EXERCÍCIO ON LINE 2º Bimestre. Curso: 3ª SÉRIE TURMA: 3101 / 3102 DATA: Avaliação: EXERCÍCIO ON LINE 2º Bimestre DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR(A): ANDERSON CUNHA Curso: 3ª SÉRIE TURMA: 3101 / 3102 DATA: NOME: Nº.: 1) (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força

Leia mais

Resultante Centrípeta

Resultante Centrípeta Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

Aula 3 Equilíbrio de uma partícula

Aula 3 Equilíbrio de uma partícula Aula 3 Equilíbrio de uma partícula slide 1 Condição de equilíbrio de uma partícula Para manter o equilíbrio, é necessário satisfazer a primeira lei do movimento de Newton: onde ΣF é a soma vetorial de

Leia mais

FORÇA TICA FORÇA A RESULTANTE

FORÇA TICA FORÇA A RESULTANTE ESTÁTIC TIC Estuda a causa dos movimentos, sem se preocupar com os movimentos. FORÇ gente capaz de produzir variações no estado de movimento de um corpo e ou produzir deformações neste corpo. É uma grandeza

Leia mais

FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton

FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton PROF. OSCAR FORÇA E MOVIMENTO Leis de Newton Qual é o fator responsável pela sensação de perigo para alguém que está no último carro de uma montanha russa? Uma força aceleração. atuando sobre o quilograma

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1

Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 Resolução de Questões de Provas Específicas de Física Aula 1 1. João fez uma pequena viagem de carro de sua casa, que fica no centro da cidade

Leia mais

TORQUE Prof. Daniel Almeida

TORQUE Prof. Daniel Almeida TORQUE Prof. Daniel Almeida FÍSICA, 1ª Série do Ensino Médio Estática e Torque Efeito de rotação das forças Momento ou Torque da força: Grandeza física que pode causar uma rotação num corpo, alterar a

Leia mais

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 26/Fev/2018 Aula 3

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 26/Fev/2018 Aula 3 26/Fev/2018 Aula 3 3. Leis de Newton (leis do movimento) 3.1 Conceitos básicos 3.2 Primeira lei (inércia) 3.2.1 Referenciais de inércia 3.3 Segunda lei (F=ma) 3.4 Terceira lei (reação) 3.4.1 Peso e peso

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: EDSON JOSÉ Considere: g = 10 m/s 2 Lista de exercícios 5 1. As figuras abaixo mostram as forças que

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos Tópicos Abordados Nesta Aula Cálculo de Força Resultante. Operações Vetoriais. Lei dos Senos. Lei dos Cossenos. Grandezas Escalares Uma grandeza escalar é caracterizada

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 10 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Mecânica A teoria do movimento é denominada MECÂNICA CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Estática É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO

Leia mais

TC de Revisão Cap. 19

TC de Revisão Cap. 19 TC de Revisão Cap. 19 1. (UFRGS) A barra da figura é um corpo rígido de peso desprezível, apoiada no ponto P. Qual o módulo da força que mantém a barra em equilíbrio mecânico na posição horizontal? 2.

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS 01 NOTA DE AULA 0 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 01) Coordenador: PROF. EDSON VAZ CAPÍTULOS: 05 e 06 CAPÍTULO 5 FORÇA

Leia mais

Importante: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME:

Importante: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.

Leia mais

Prof. Márcio Marinho LEIS DE NEWTON

Prof. Márcio Marinho LEIS DE NEWTON 1º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho 1 2 3 4 1º ano FÍSICA Prof. Márcio Marinho APLICAÇÕES DAS 5 6 MAIS QUESTÕES 01-(UFB) Determine a intensidade, direção e sentido do vetor aceleração de cada corpo a seguir,

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 9 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Capítulo 2 Vetores 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Eistem dois tipos de grandezas: as escalares e as vetoriais. As grandezas escalares são aquelas que ficam definidas por apenas um número real, acompanhado

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH 1) Um paraquedista salta de um avião e cai até sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que

Leia mais

Mecânica Geral. Prof. Evandro Bittencourt (Dr.) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC. 27 de fevereiro de 2008

Mecânica Geral. Prof. Evandro Bittencourt (Dr.) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC. 27 de fevereiro de 2008 Mecânica Geral Prof Evandro Bittencourt (Dr) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC 7 de fevereiro de 008 Sumário 1 Prof Evandro Bittencourt - Mecânica Geral - 007 1 Introdução 11 Princípios Fundamentais

Leia mais

Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite. 1 de setembro de Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos:

Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite. 1 de setembro de Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos: Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite 1 de setembro de 2016 1 Plano da aula. Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos: Determinação do torque pelos métodos da decomposição

Leia mais

O pêndulo simples é constituído por uma partícula de massa

O pêndulo simples é constituído por uma partícula de massa AULA 42 APLICAÇÕES DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES OBJETIVOS: APLICAR A TEORIA DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES A PÊNDULOS 42.1 PÊNDULO SIMPLES: O pêndulo simples é constituído por uma partícula de massa

Leia mais

MECÂNICA 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1

MECÂNICA 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 MECÂNICA 1 RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em simplificaaulas.com RESULTANTE DE FORÇAS R = F i MOMENTO

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Revisão de Matemática Faremos aqui uma pequena revisão de matemática necessária à nossa matéria, e sem a qual poderemos ter dificuldades em apreender os conceitos básicos e

Leia mais

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado.

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado. Apostila de Revisão n 4 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 2M311 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 4. Corpo Rígido 4.1. Torque análise semiquantitativa, na Primeira Etapa, e quantitativa, na

Leia mais

Considerando a variação temporal do momento angular de um corpo rígido que gira ao redor de um eixo fixo, temos:

Considerando a variação temporal do momento angular de um corpo rígido que gira ao redor de um eixo fixo, temos: Segunda Lei de Newton para Rotações Considerando a variação temporal do momento angular de um corpo rígido que gira ao redor de um eixo fixo, temos: L t = I ω t e como L/ t = τ EXT e ω/ t = α, em que α

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LEIS DE NEWTON I

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LEIS DE NEWTON I GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LEIS DE NEWTON I ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE 2016 1º ANO 1 2 3 4

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Física Lista de exercícios para a P2 - Física 1 1. Dois corpos A e B, de massa 16M e M, respectivamente, encontram-se no vácuo e estão separados

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO 1 Um bloco de massa m = 10 kg, inicialmente a uma altura de 2 m do solo, desliza em uma rampa de inclinação 30 o com a horizontal. O bloco é seguro

Leia mais