HIDROGINÁSTICA SHALLOW-WATER *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HIDROGINÁSTICA SHALLOW-WATER *"

Transcrição

1 HIDROGINÁSTICA SHALLOW-WATER * O QUE É HIDROGINÁSTICA SHALLOW É um programa de exercícios aquáticos praticados na parte rasa da piscina,com pés apoiados no chão ou em flutuação, sendo composta de movimentos rítmicos, coreografados ou não, utilizando-se o efeito da resistência e flutuação da água com ou sem auxílio de acessórios, como sobrecarga de trabalho. OBJETIVOS DA AULA - Emagrecimento Geral; - Fortalecimento e Resistência Muscular; - Condicionamento Físico Geral; - Melhora da Flexibilidade; - Melhora do Equilíbrio e Coordenação; - Diminuição do Estresse; - Reabilitação Física; QUEM PODE PRATICAR A AULA? A hidroginástica pode ser praticada por ambos os sexos, qualquer idade, por atletas, indivíduos com alguma restrição médica (ex: cardíacos, hipertensos etc..), obesos, sedentários e até mesmo gestantes. CÃIBRAS MUSCULARES A maioria dos nadadores ou praticantes de hidroginástica já experimentou cãibra, seja nos pés, pernas ou braços. O estado que é espontâneo e extremamente doloroso, acontece pela contração de um ou de diversos músculos. A cãibra pode aparecer por nenhuma razão aparente e afeta a ambos, os condicionados e os não condicionados fisicamente. Ela se manifesta após a utilização prolongada de um determinado músculo ou grupo de músculos. O melhor método de se aliviar a contração dolorosa é extender o músculo (geralmente fazendo o movimento contrário do que a câimbra está * Artigo disponível on line via:

2 puxando), exemplo: se for na panturrilha, apoiar o pé na parede ou ter alguém empurrando os dedos em direção aos joelhos, para tentar alongar o músculo. Massagear ou friccionar firmemente a região algumas vezes também ajuda. A cãibra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular. Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se extender novamente. Esta situação está intimamente relacionada a cãibra. Segundo o Dr. Raimundo Marques Nascimento, Cardiologista e Presidente do Sociedade Brasileira de Cardiologia, para as pessoas que costumam ter cãibras nos exercícios recomendam-se a ingestão de água de côco ou uma banana antes (pelo menos uma hora) da prática de exercícios, para minimizar deficiências de potássio no organismo. Fonte: A ciência do ensino da natação - Mervyn L. Palmer,1990 VARIAÇÕES (ESTRATÉGIAS) DE AULAS DE HIDROGINÁSTICA Hoje em dia, se procurarmos aulas de hidroginástica em academias e clubes, poderemos nos surpreender com a variedade de atividades desenvolvidas nestas aulas. Veja abaixo o que selecionamos como exemplo pra você: Hidroginástica Shallow-water (pé no chão) - Aero-hidro (ou coreo-hidro): hidroginástica coreografada (combina exercícios e blocos depois junta tudo ao final) ou não sem qualquer acessório, priorizando a queima de gordura; - Hidro-local: Hidroginástica feita com sobrecarga (palmares, espaguetes, caneleiras e halteres), priorizando força muscular; - Hidro-tubomania: aula de hidro feita somente com a ajuda do espaguete; - Hidro-mix: Aula de hidro misturando tudo ex. aeróbicos e localizados, com vários materiais; - Hidro-kickboxe (ou coreo-kick-boxe, Hidro-aero-fight, etc...): hidroginástica combinada com exercícios de artes marciais, muitos chutes e socos - característica dessa aula é a potência muscular. - Hidro-gap: Hidroginástica localizada priorizando exercícios de força para glúteo, abdômen e perna; - Hidro-interval: Hidroginástica intervalada - intercala exercícios de recuperação pausa ativa (30" -1") e anaeróbios (45"-1' ) (aula mais intensa) (segundo a profa. Vera Lúcia Gonçalves) - Leia mais: Treinamento Intervalado na Hidroginástica

3 - Hidro-abdômen (ou hidro-ab): Hidroginástica localizada priorizando exercícios de resistência de força para músculos da região abdominal; - Hidro-circuito (aeróbio, anaeróbio ou misto): Aula de hidroginástica em formato de circuito (exercícios em estações), priorizando força ou condicionamento; - Hidro-suspensa: aula de hidro feita no raso, na sua maioria em suspensão (pé fora do chão, com ajuda de flutuadores). - Hidro-power: Aula que prioriza a força muscular, com a utilização de aparelhos como: aquafins, palmares, halteres acrílicos, caneleiras, etc... (não é recomendado para pessoas com problemas articulares) - Hidro-esporte (em módulos ou circuito): Aula de Hidro que simula vários esportes diferentes, com movimentos e fundamentos executados com similaridade dos esportes como: voleibol, futebol, tênis, basquete, natação, hóquei, etc. E com a vantagem de serem feitos com segurança (ótimo para recuperação de atletas - condicionamento geral). As músicas utilizadas, lembram as modalidades executadas. - Hidro-Rubber-band: Aula desenvolvida com a ajuda de uma resistência de borrada (rubber-band), sendo uma aula que conta com a resistência da água e do aparelho. - Hidro-step (contínuo ou intervalado, em circuito): aula de hidroginástica feita sobre em um Step Aquático, ótimo para melhorar a coordenação geral, mas não é bom exercício para melhorar VO2 máx. - Fight funny (Ac. Biorítmo): Espécie de treinamento militar aquático e divertido. Os alunos utilizam vários acessórios, como as tonozeleiras, que criam resistência à água enquanto os alunos atravessam a piscina saltando, simulam remadas dentro de um barco, polichinelos, etc... - Hidro-Capoeira: Aula que simula exercícios e golpes de capoeira feitos em sala de aula. É muito divertida. - Hidro-bike ou Hidro-pedal (contínuo, intervalado ou em circuito): Hidroginástica simulando aula de "spinning". - Duplo F(Ac. Biorítmo): Baseado nos princípios de Pilates, trabalha a contração isométrica da musculatura, mantendo-se na posição por cerca de 1/2 minuto e com respiração controlada. Músicas New Age. - Hidro-Duplas: Aula executada com a ajuda de um parceiro na aula. Podem ser utilizados espaguetes, rubber-bands, mãosdadas, pranchas, etc. Obs: tentar formar pares dentro do mesmo nível de treinamento. - Hidro ball- Aula de hidro criativa com músicas energéticas. Execíicios de local e balanceios somente com bolas de borrachas leves. (sugestão: Prof. Mesquita - Tatuí SP) - Hidro-Zen: aula que visa uma maior conscientização corporal através de exercícios de relaxamento, alongamento e respiratórios. Músicas New Age. (sugerida pela Profa. Linda Moreira)

4 - Hidro-ancorada: Aula toda desenvolvida com pelo menos 1 pé tocando o chão. (Sugestão: Profa. Vera Lúcia Gonçalves) - Hidro-Slide: Aula toda desenvolvida com movimentos de arrasto dos pés no chão. (baixa intensidade). (Sugestão: Profa. Vera Lúcia Gonçalves) - Hidro-Power-Flow: Hidroginástica com yoga. Esta aula simula e utiliza movimentos da yoga. Seu maior propósito é o controle da respiração, concentração e força através do método. (Sugestão: Profa. Vera Lúcia Gonçalves) - Coreo-Swim: Aula que mistura movimentos da hidroginástica e natação. Combina-se movimentos de braço da natação com uma perna da hidro por exemplo. (Sugestão: Profa. Vera Lúcia Gonçalves) - Deep-water (fundo - em flutuação) - Aero-deep: aula de Deep Water com exercícios de deslocamentos variados, priorizando a queima de gordura e melhora do condicionamento; - Coreo-deep: Aula de Deep Water com coreografias misturandose deslocamentos, movimentos de natação, localizados e criatividades mil; - Deep-local: aula de Deep Water com exercícios localizados sem colocar o pé no chão, priorizando resistência de força muscular; - Deep-triathlon: aula de Deep Water com simulação de Triathlon (exercícios de natação, ciclismo e corrida), prioriza queima de gordura e condicionamento geral; - Deep-abdômen: Aula de D.Water localizada priorizando exercícios de resistência de força para abdômen; - Deep-gap: Aula de D.Water localizada, priorizando exercícios de resistência de força para glúteo, abdômen e perna; - Deep-pedal (ou Hidro-pedal): aula de D.Water simulando uma aula de "Spinning" (bicicleta) na água, com determinação de percursos e estações; - Deep-mix : Mistura de ex. aeróbicos e localizados na Deep Water priorizando força e condicionamento físico - vários materiais. - Deep-bootCamp: Aula de D.W. onde o aluno terá vários desafios como se fosse um preparativo para o exército (feita dentro e fora da piscina, carregando materiais, pessoas, nados, mergulhos, corridas, abdominais, subidas em boias e obstáculos (aula não indicada para iniciantes); - Deep-tubomania: aula de D.W somente com a ajuda de espaguetes; - Deep-running circuit: Corrida feita em cada raia um tipo de corrida. O aluno deve respeitar a intensidade da corrida estabelecida na Tabela de Borg e o movimento específico. (ex: Raia 1 - corrida básica com braços alternados de da Tabela de Borg. Raia 2 - corrida sprint em 17, etc).

5 ALONGAMENTOS - Aqualong: Aula priorizando exercícios de flexibilidade e relaxamento; - Watsu: Aula de hidroginástica/terapia, onde o aluno recebe o relaxamento e alongamentos passivos. Fonte: DIANA PRIMO

6 Índice O QUE É HIDROGINÁSTICA SHALLOW... 1 OBJETIVOS DA AULA... 1 QUEM PODE PRATICAR A AULA?... 1 CÃIBRAS MUSCULARES... 1 VARIAÇÕES (ESTRATÉGIAS) DE AULAS DE HIDROGINÁSTICA... 2 Hidroginástica Shallow-water (pé no chão)... 2 ALONGAMENTOS... 5

Aula constituída por sessões de exercícios de resistência muscular localizada. Utilizam-se vários instrumentos para poder tonificar todo o corpo.

Aula constituída por sessões de exercícios de resistência muscular localizada. Utilizam-se vários instrumentos para poder tonificar todo o corpo. - GAP Três letras que significam definição de músculos e queima de gorduras, especialmente nas regiões alvo. Uma aula de ginástica localizada, em que a tonificação muscular é focada nos 3 grupos musculares:

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

QUADRO DE HORÁRIOS QUA QUI SEX SÁB. Power Strech - Power Strech - Power Strech. Alongamento Box Circuit Alongamento Box Circuit

QUADRO DE HORÁRIOS QUA QUI SEX SÁB. Power Strech - Power Strech - Power Strech. Alongamento Box Circuit Alongamento Box Circuit BARRA QUA QUI SE Power Strech Power Strech Power Strech Box Circuit Box Circuit Box Circuit 11:00 Mix Dance Dança do Ventre Mix Dance Dança do Ventre Mix Dance 12:00 SALÃO ll 15:00 Abdominal Aerodance

Leia mais

Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP

Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP O objetivo da disciplina é promover a atividade física no âmbito universitário, diversificar a formação acadêmicoprofissional dos alunos

Leia mais

Modalidades Aero Jump - Alongamento - Aples I - Esporte Kids Aples II -Mix Esportivo - Avaliação Físico-funcional - Futsal - Ginástica Localizada -

Modalidades Aero Jump - Alongamento - Aples I - Esporte Kids Aples II -Mix Esportivo - Avaliação Físico-funcional - Futsal - Ginástica Localizada - 2 Modalidades Aero Jump - Benefício: Condicionamento cardiovascular, emagrecimento, tonificação dos membros inferiores e abdômen, fortalecimento muscular. Contra indicado: Pessoas com patologias articulares

Leia mais

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS São Paulo, 27 de Junho de 2017 PROF. MS. PAULO COSTA AMARAL 1. Tecnologias Vestíveis (aparelhos que permite uma maior interação do usuário). 2. Body Weight Training (treinamento

Leia mais

Eu aproveito a minha aposentadoria.

Eu aproveito a minha aposentadoria. Eu aproveito a minha aposentadoria. http://www.cataflampro.com.br Eu aproveito a minha aposentadoria. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, melhore a força das

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

Meu trabalho exige de mim fisicamente.

Meu trabalho exige de mim fisicamente. Meu trabalho exige de mim fisicamente http://www.cataflampro.com.br Meu trabalho exige de mim fisicamente Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios menos intensos, alongue

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

CATÁLOGO FITNESS ACESSÓRIOS DE YOGA, PILATES E FUNCIONAL

CATÁLOGO FITNESS ACESSÓRIOS DE YOGA, PILATES E FUNCIONAL CATÁLOGO FITNESS ACESSÓRIOS DE YOGA, PILATES E FUNCIONAL Mormaii Fitness Ao longo das mais de três décadas no mercado, a empresa brasileira Mormaii criou um mix de produtos superior a 5 mil itens. Entre

Leia mais

- Alpha Kids (Nível I) - - Alpha Kids (Nível II) -

- Alpha Kids (Nível I) - - Alpha Kids (Nível II) - - Alpha Baby - Programa destinado a crianças de 12 meses a 3 anos, com objetivo de integrar a família por meio de exercícios, brincadeiras, princípios de estimulação e princípios pedagógicos. DIAS NÍVEL

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA MILITAR

Leia mais

exercícios, brincadeiras, princípios de estimulação e princípios pedagógicos. Matrícula 100% da mensalidade (50% na inscrição e 50% no desligamento).

exercícios, brincadeiras, princípios de estimulação e princípios pedagógicos. Matrícula 100% da mensalidade (50% na inscrição e 50% no desligamento). - Alpha Baby Programa destinado a crianças de 12 meses a 3 anos, com objetivo de integrar a família por meio de exercícios, brincadeiras, princípios de estimulação e princípios pedagógicos. NÍVEL Nível

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

GUIA DE MODALID MOD ADES ALID

GUIA DE MODALID MOD ADES ALID GUIA DE MODALIDADES 2019 - Alpha Baby - Programa destinado a crianças de 12 meses a 3 anos, com objetivo de integrar a família por meio de exercícios, brincadeiras, princípios de estimulação e princípios

Leia mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Páblius Staduto Braga da Silva Medicina do Exercício e do Esporte Hospital Nove de Julho Coordenador Médico

Leia mais

Local das salas: Espaço Socioesportivo ATC Matrícula 100% da mensalidade (50% na inscrição e 50% no desligamento).

Local das salas: Espaço Socioesportivo ATC Matrícula 100% da mensalidade (50% na inscrição e 50% no desligamento). MODALIDADES GUIA DE MODALIDADES 2016 Cursos Sociais CURSO DIAS HORÁRIO IDADE NÍVEL VALOR SEXO LOCAL PROFESSOR 09:00 às 10:00 10 a 12 anos 4º e 5º ano (com teste) Acima de 15 anos Iniciante Adulto (sem

Leia mais

- Play Baby - 14:00 às 14:45 10 a 16 meses. 14:45 às 15:30 17 a 24 meses 15:30 às 16:15 25 a 36 meses

- Play Baby - 14:00 às 14:45 10 a 16 meses. 14:45 às 15:30 17 a 24 meses 15:30 às 16:15 25 a 36 meses - Play Baby - Programa destinado a crianças de 10 meses a 3 anos, com objetivo de integrar a família por meio de exercícios, brincadeiras, princípios de estimulação e princípios pedagógicos. 09:00 às 09:45

Leia mais

O MAIOR CLUBE POLIESPORTIVO DA AMÉRICA LATINA

O MAIOR CLUBE POLIESPORTIVO DA AMÉRICA LATINA O MAIOR CLUBE POLIESPORTIVO DA AMÉRICA LATINA Mais de 20 modalidades voltadas para a saúde e bem-estar do associado e com grandes oportunidades para se comunicarem e interagirem com o público, garantindo

Leia mais

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a).

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). http://www.cataflampro.com.br Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios de alongamento,

Leia mais

Prof. Esp. Ricardo de Barros

Prof. Esp. Ricardo de Barros Prof. Esp. Ricardo de Barros Riccardo Rambo Potencial motor do organismo humano Sistema nervoso central, sistema neuromuscular e sistema de abastecimento energético Estrutura morfo-funcionalespecializada

Leia mais

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório Testes Metabólicos Avaliação do componente Cardiorrespiratório É a habilidade do organismo humano em suprir aerobicamente o trabalho muscular associado à capacidade dos tecidos em utilizar o oxigênio na

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA CIVIL

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo.

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. http://www.cataflampro.com.br Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mova-se

Leia mais

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE = latim Capacitate, que significa qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para um determinado fim; habilidade; aptidão Segundo Gundlach (1968), as Capacidades Motoras

Leia mais

APTIDÃO FÍSICA. Composição Corporal. Aptidão. A aptidão relacionada a saúde inclui os seguintes componentes: Aptidão

APTIDÃO FÍSICA. Composição Corporal. Aptidão. A aptidão relacionada a saúde inclui os seguintes componentes: Aptidão COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADOS A SAÚDE A aptidão relacionada a saúde é definida por uma capacidade de realizar atividades diárias com vigor e esta relacionada a um menor risco de doença crônica.

Leia mais

Estou um pouco acima do peso.

Estou um pouco acima do peso. Estou um pouco acima do peso. http://www.cataflampro.com.br Estou um pouco acima do peso. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, faça algo para sua força e coordenação

Leia mais

Orientações para o Treino da Resistência no Montanhismo

Orientações para o Treino da Resistência no Montanhismo Orientações para o Treino da Resistência no Montanhismo Vantagens da Adequação do Treino aos Objectivos Desempenho aumento da capacidade física e rendimento; Eficiência melhoria da relação entre o esforço

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Fases de uma Periodização 23/8/2010. Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP. 1 Macrociclo = 6 meses Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

Fases de uma Periodização 23/8/2010. Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP. 1 Macrociclo = 6 meses Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Sistemas Energéticos Recuperação pós-exercício Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP Glicogênio Muscular após ativ. intervalada Glicogênio muscular após ativ. contínuas e prolongadas Remoção

Leia mais

CURSOS SOCIAIS CURSO DIAS HORÁRIO IDADE NÍVEL VALOR SEXO LOCAL PROFESSORA. 08:00 às 09:30 Acima de 15 anos Iniciante II (com teste) R$ 250,00

CURSOS SOCIAIS CURSO DIAS HORÁRIO IDADE NÍVEL VALOR SEXO LOCAL PROFESSORA. 08:00 às 09:30 Acima de 15 anos Iniciante II (com teste) R$ 250,00 GUIA DE MODALIDADES 2015 CURSOS SOCIAIS CURSO DIAS HORÁRIO IDADE NÍVEL VALOR SEXO LOCAL PROFESSORA 09:00 às 10:00 10 a 12 anos 4º e 5º ano (com teste) acima de 15 anos Iniciante Adulto (sem teste) 15:00

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS

EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS Prof. Drt. Mauro Guiselini Prof. Ft. Rafael Guiselini EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS Exercícios Mul%Funcionais Educa%vos Básico Auxilio Reação NeuroMuscular EME - CONCEITO São Exercícios Mul0Funcionais

Leia mais

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi Pilates Funcional Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas

Leia mais

POWER TRAINING. Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50.

POWER TRAINING. Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50. Origem POWER TRAINING Peculiaridades Finalidade Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50. O PT constitui-se de quatro tipos distintos de exercícios: - Exercícios de halterofilismo:

Leia mais

Central de Cursos. Prof. Msc Fabrizio Di Masi

Central de Cursos. Prof. Msc Fabrizio Di Masi Central de Cursos Prof. Msc Fabrizio Di Masi * Graduado em Educação Física UFRJ; * Mestre em Ciência da Motricidade Humana; * Doutorando do PPGEnfBio/UNIRIO; * Docente da UFRRJ; * LFDH/DEFD/UFRRJ; * Autor

Leia mais

2ª a 6ª feira 16:00h ás 21:00h Ana Celia / Laiara Brinquedoteca xxx Sabado 09:00h ás 12:00h Ana Celia / Laiara Brinquedoteca xxx

2ª a 6ª feira 16:00h ás 21:00h Ana Celia / Laiara Brinquedoteca xxx Sabado 09:00h ás 12:00h Ana Celia / Laiara Brinquedoteca xxx HORARIOS DAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO DE ESPORTE E RECREAÇÃO Modalidades / Atividades Dia Horario Responsavel Local Observações 1 Abdominal 20:00h ás 20:30h Alongamento 07:30h ás 08:00h Camilla 2 07:30h

Leia mais

Gerência de Compra SEMAP FORNECEDOR 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM UN 20

Gerência de Compra SEMAP FORNECEDOR 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM UN 20 1 1 16/00526 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM 0 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM 0 COM DOIS FUROS 3 PRANCHA ADULTO PARA

Leia mais

Treinamento Esportivo.com

Treinamento Esportivo.com Treinamento Esportivo.com 2009 w w w. t r e i n a m e n t o e s p o r t i v o. c o m Página 0 APRESENTAÇÃO Este circuito de peso corporal surgiu anos atrás quando comecei a trabalhar com atletas de tênis

Leia mais

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Exercícios Aquáticos NATAÇÃO Natação Esportes aquáticos Hidroginástica Deep water Acqua jogger Hidrobike Hidroginástica Deep Water Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Princípios do treinamento

Leia mais

Área dos Conhecimentos. 7º Ano. 3º Período

Área dos Conhecimentos. 7º Ano. 3º Período Área dos Conhecimentos 7º Ano 3º Período Capacidades motoras Todos nós possuímos capacidades motoras ou físicas e é através delas que conseguimos executar ações motoras, desde as mais básicas às mais complexas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR.

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. Todo planejamento deve iniciar-se através da identificação das variáveis intervenientes no processo de preparação da estrutura do treinamento.

Leia mais

O Pilates dispõe de uma série de equipamentos que auxiliam na realização dos exercícios.

O Pilates dispõe de uma série de equipamentos que auxiliam na realização dos exercícios. O Pilates dispõe de uma série de equipamentos que auxiliam na realização dos exercícios. No Pilates de solo ou MAT Pilates os equipamentos mais utilizados são: Bola Suiça Existem vários tipos (tamanho)

Leia mais

Ginástica e a Educação Física no Brasil

Ginástica e a Educação Física no Brasil Ginástica e a Educação Física no Brasil Modelos ginásticos influenciaram as práticas corporais brasileiras ; Rui Barbosa considerou o método sueco o mais apropriado - modelo educacional; Método francês

Leia mais

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA INCOMPLETA PAUSA COMPLETA INTERVALADO REPETIÇÕES RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA

Leia mais

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA A capacidade do organismo de resistir à fadiga numa actividade motora prolongada. Entende-se por fadiga a

Leia mais

Abordagem do Pilates em Fisioterapia

Abordagem do Pilates em Fisioterapia Programa de Educação Continuada em Saúde Abordagem do Pilates em Fisioterapia INSTITUTO QUALIENF CURSOS www.qualienfcursos.com.br 2 Conteúdo Programático: 1 INTRODUÇÃO AO MÉTODO PILATES... 3 2 HISTÓRIA

Leia mais

O Treino da Resistência Aeróbia na Escola

O Treino da Resistência Aeróbia na Escola O Treino da Resistência Aeróbia na Escola Leiria, 27 de Janeiro 2006 Análise da Situação Aumento da obesidade juvenil 1 terço das crianças (dos 7 aos 11 anos) é obesa Sedentarismo juvenil Jogam mais computador

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez PREPARAÇÃO FÍSICA Qualidades físicas e métodos de treinamento PREPARAÇÃO FÍSICA ou Treinamento Físico Conceito: componente que compreende os meios utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas

Leia mais

Função dos Exercícios Localizados

Função dos Exercícios Localizados Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Função dos Exercícios Localizados São utilizados para manter e desenvolver a força e a resistência

Leia mais

Atividades. Departamento de Esportes

Atividades. Departamento de Esportes Atividades Departamento de Esportes HORÁRIOS DE FÉRIAS - JULHO 2017 Atletismo - Horário normal Adulto 07:00 às 08:30 3ª e 6ª/Pista de Cooper Juliana Avaliação Física agendamento na recepção da academia

Leia mais

https://exerciciosaerobicosplus.com.br Como Reduzir a Barriga e as Coxas? Os primeiros sinais de obesidade são o aparecimento de gorduras localizadas na barriga e nas coxas. Na primeira, na forma dos conhecidos

Leia mais

Treinamento Funcional

Treinamento Funcional Treinamento Funcional Sumário: Introdução... 02 O que é Treinamento Funcional?... 03 Atividades diárias e o Treinamento Funcional... 04 Como deve ser o Treinamento Funcional então?... 06 Características

Leia mais

PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO

PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO P E R S O N A L T R A I N E R V I R T U A L PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO P E R S O N A L T R A I N E R V I R T U A L PROGRAMA DE CAMINHADAS 9 SEMANAS PARA VOCÊ SAIR DO SEDENTARISMO PERSONAL

Leia mais

JUMP Actividades de Grupo Pré-Coreografadas

JUMP Actividades de Grupo Pré-Coreografadas Actividades de Grupo Pré-Coreografadas Telma Gonçalves Metodologia do Jump 2 1 Breve História... 1911-1938 USA 1975 Albert E. Carter Rebound for Better Health NASA 3 Segurança Características Eficiência

Leia mais

HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NICANOR DA SILVEIRA DORNELLES 1 VERONICA SILVA RUFINO DORNELLES 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 O presente estudo tem como objetivo fazer um

Leia mais

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior

Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Métodos treinamento das valências físicas relacionadas à Saúde Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Princípios científicos do treinamento Princípio da Individualidade biológica cada pessoa nasce com uma

Leia mais

Tema: Gestão de Ginásios

Tema: Gestão de Ginásios Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Data de entrega: 23/01/2015 Disciplina de Gestão de instalações desportivas Diogo Santos Página 1 Escola secundária

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES FITNESS 2018

CADERNO DE ATIVIDADES FITNESS 2018 1 CADERNO DE ATIVIDADES FITNESS 2018 2 Índice Programação Fitness...03 Programação Bike...04 Programação Fitness Bem-Viver...04 Programação Fitness Prédio da Sauna...04 Dança...05 Cardio...05 Programação

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

CURSO - TREINAMENTO FUNCIONAL PARA SURFISTAS

CURSO - TREINAMENTO FUNCIONAL PARA SURFISTAS CURSO - TREINAMENTO FUNCIONAL PARA SURFISTAS Prof. Esp. Aline Cristina Alegro Prof. Esp. Marcus Vinicius Simão. Graduados em Educação Física Especialistas em Treinamento funcional Conceito Avaliar, planejar

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza

Prof. Ms. Sandro de Souza Prof. Ms. Sandro de Souza As 5 leis básicas do Treinamento de Força 1º - ANTES DE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR, DESENVOLVA FLEXIBILIDADE Amplitude de movimento Ênfase na pelve e articulações por onde passam

Leia mais

ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV

ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV 1. Introdução A Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus

Leia mais

Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento

Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento Método Alternado por segmento É a forma tradicional do treinamento de musculação, sendo mais indicado à iniciantes e/ou na complementação de outras atividades.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI122 Ginástica I

Programa Analítico de Disciplina EFI122 Ginástica I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 3

Leia mais

4.7 ARTIGO DE REVISÃO: OS BENEFÍCIOS E TÉCNICAS DO STEP TRAINING NAS ACADEMIAS

4.7 ARTIGO DE REVISÃO: OS BENEFÍCIOS E TÉCNICAS DO STEP TRAINING NAS ACADEMIAS 4.7 ARTIGO DE REVISÃO: OS BENEFÍCIOS E TÉCNICAS DO STEP TRAINING NAS ACADEMIAS Disciplina: Produção Acadêmica IV Curso: Educação Física Gênero: Artigo de revisão Aluno: Murilo Cândido Alves Simão 1 Professora-orientadora:

Leia mais

9 exercícios para um abdômen trincado

9 exercícios para um abdômen trincado 9 exercícios para um abdômen trincado Aqui * Os melhores exercícios para definir o abdômen. * Exercícios para queimar a gordura localizada. Definir o abdômen é muito fácil, basta fazer os exercícios certos

Leia mais

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO 2017 SOBRE O AUTOR: Prof. Esp. Geilson Ferreira Personal Trainer; Pós-Graduado em Musculação e Treinamento Personalizado; Autor do e-book: Treinamento de Resultados

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO MARINHA (12 s).

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À SAÚDE E AO CONDICIONAMENTO FÍSICO

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À SAÚDE E AO CONDICIONAMENTO FÍSICO EMENTA FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADA À SAÚDE E AO CONDICIONAMENTO FÍSICO DISCIPLINA: Fisiologia neural: estrutura, funcionamento e adaptações ao treinamento EMENTA: Arranjo funcional das unidades motoras

Leia mais

TÍTULO: INFLUENCIA DO HIIT NA MASSA E MEDIDAS CORPORAIS RESISTENCIA MUSCULAR E AGILIDADE

TÍTULO: INFLUENCIA DO HIIT NA MASSA E MEDIDAS CORPORAIS RESISTENCIA MUSCULAR E AGILIDADE TÍTULO: INFLUENCIA DO HIIT NA MASSA E MEDIDAS CORPORAIS RESISTENCIA MUSCULAR E AGILIDADE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Hidroginástica. Na FEF/Unicamp, como parte integrante do Projeto

Hidroginástica. Na FEF/Unicamp, como parte integrante do Projeto CAPÍTULO 4 Hidroginástica Na FEF/Unicamp, como parte integrante do Projeto Aprender a Nadar, a Hidroginástica vem sendo oferecida como atividade de Extensão. Sua presença contribui mais uma vez para o

Leia mais

Exercícios para uma vida saudável

Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável A falta de atividade física associada a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, estresse, tabagismo, entre outros, é o caminho

Leia mais

MOVE NATAÇÃO. Treino 1 intermediário. Objetivo: Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração. 400 metros sendo:

MOVE NATAÇÃO. Treino 1 intermediário. Objetivo: Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração. 400 metros sendo: MOVE NATAÇÃO Treino 1 iniciante Treino 1 intermediário Treino 1 avançado Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração 75 metros crawl 25 metros perna de crawl 4x Condicionamento cardiorrespiratório

Leia mais

AQUAGYM GINÁSIO AQUÁTICO

AQUAGYM GINÁSIO AQUÁTICO GINÁSIO AQUÁTICO AQUAGYM GINÁSIO AQUÁTICO O Aquagym - Ginásio aquático é composto por oito equipamentos exclusivos e patenteados que permitem a realização de exercícios cardiovasculares e de musculação

Leia mais

Educação Física Pitágoras

Educação Física Pitágoras Educação Física Pitágoras Metodologia do Ensino da Natação Prof.(a) Christiane Salum M. Simões CARGA HORÁRIA: 80 HORAS (TEÓRICA/PRÁTICA) 4h semanais SEXTA: DE 19 às 22:40 EMENTA: Atividades Aquáticas

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA FEDERAL

Leia mais

PISCINA MUNICIPAL DE VAGOS

PISCINA MUNICIPAL DE VAGOS Condições gerais das modalidades Documentação necessária para crianças: Fotocópia do B.I. e Cartão de contribuinte/c.c. do encarregado de educação Fotocópia do Boletim de nascimento/b.i./c.c. da criança/jovem

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

. Musculação / Cardiovascular. Treino Funcional. Treino Personalizado. Aulas de grupo:

. Musculação / Cardiovascular. Treino Funcional. Treino Personalizado. Aulas de grupo: . Musculação / Cardiovascular. Treino Funcional. Treino Personalizado. Aulas de grupo: GIRL POWER STEP LOCAL PILATES GAP DINÂMICO STRETCHING LOCALIZADA ZUMBA MOTHERS IN SHAPE GIMNODESPORTIVO DO COLÉGIO

Leia mais

MISSÃO VISÃO VALORES LOCALIZAÇÃO E CONTATOS

MISSÃO VISÃO VALORES LOCALIZAÇÃO E CONTATOS CARTA QUALIDADE A Piscina Municipal de Peniche é propriedade do Município de Peniche, sendo a Câmara Municipal, representada pelo seu Presidente, a entidade competente e responsável pela sua administração

Leia mais

Porto Tatames São José

Porto Tatames São José Catálogo de Produtos PISOS PRODUTO DESCRIÇÃO COD UM TAMANHO COR VALOR PISO GRAVATINHA 1127 PL 1,12m x 1,22m x 10mm PISO GRAVATINHA 1126 PL 1,12m x 1,22m x 10mm BEGE PISO PASTILHADO MOEDA 467 PL 50cm x

Leia mais

- REMADA EM MAQUINA CONVERGENTE PEGADA FECHADA: 8 a 10 repetições (3x) - PUXADOR ALTO COM PEGADOR TRIANGULO: 8 a 10 repetições (3x)

- REMADA EM MAQUINA CONVERGENTE PEGADA FECHADA: 8 a 10 repetições (3x) - PUXADOR ALTO COM PEGADOR TRIANGULO: 8 a 10 repetições (3x) DESAFIO VITA VERÃO PROGRAMA DE 4 DIAS DE TREINO DE FORÇA PARA HOMENS TREINO A - REMADA EM MAQUINA CONVERGENTE PEGADA FECHADA: 8 a 10 repetições (3x) - PUXADOR ALTO COM PEGADOR TRIANGULO: 8 a 10 repetições

Leia mais

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2)

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) DISCIPLINA: Educação Física CARGA HORÁRIA: 40hs PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior paulo.junior@santarosa.ifc.edu.br Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) OBSERVAÇÃO: Esses exemplos também

Leia mais

TEORIA DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO

TEORIA DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO Fontes energéticas ATP ATP - CP Carboidratos Glicose (Glicólise) Glicogênio Gordura TG (Lipólise) AGL Proteínas (Proteólise) AA SISTEMA ALÁTICO ATP: ± 3 CP: ± 10 Sistema ATP CP: ± 15 (primeiros 25 metros)

Leia mais

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP Atividade Física uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP 1 2 Esta cartilha visa transmitir informações para ajudá-lo quanto à prática de atividade física. Tratam-se de orientações gerais, que

Leia mais

MODALIDADES ESPORTIVAS DE HORÁRIOS 2017

MODALIDADES ESPORTIVAS DE HORÁRIOS 2017 MODALIDADES ESPORTIVAS DE HORÁRIOS 2017 Atletismo Adulto 07:00 às 08:30 3ª e 6ª/Pista de Cooper Juliana Avaliação Física agendamento na recepção da academia Acima de 14 anos 08:00/09:00/10:00/11:00 6ª

Leia mais

FITNESSGRAM MENSAGENS ACTIVIDADE APTIDÃO AERÓBIA FORÇA MUSCULAR, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE COMP. CORPORAL NÚCLEO DE EXERCÍCIO E SAÚDE

FITNESSGRAM MENSAGENS ACTIVIDADE APTIDÃO AERÓBIA FORÇA MUSCULAR, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE COMP. CORPORAL NÚCLEO DE EXERCÍCIO E SAÚDE Manual de Aplicação de Testes 35 APTIDÃO AERÓBIA FORÇA MUSCULAR, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE COMP. CORPORAL ACTIVIDADE ZONA SAUDÁVEL Precisa Bom Óptimo Os meus Melhorar resultados Vaivém Nº Voltas Actual

Leia mais

Combinação das cargas de treinamento no processo de preparação desportiva Carga ondulatória durante o processo de preparação desportiva...

Combinação das cargas de treinamento no processo de preparação desportiva Carga ondulatória durante o processo de preparação desportiva... Treinamento desportivo 13 Sumário INTRoDUÇÃO...19 1 Princípios científicos da preparação desportiva...21 preparação desportiva, leis e regras... 21 princípios pedagógicos da preparação desportiva... 21

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves 2012 PLANEJAMENTO DE TRABALHO PERIODIZAÇÃO Periodização é o planejamento geral do tempo disponível para o treinamento, de acordo com as

Leia mais

ATIVIDADES FITNESS 2018

ATIVIDADES FITNESS 2018 1 ATIVIDADES FITNESS 2018 2 Índice Programação Fitness aulas na academia...03 Programação aulas no prédio da sauna/ Bike/ Bem-Viver...04 Flexibilidade e Postura e condicionamento...05 Dança/ Cardio/Bem

Leia mais