ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV"

Transcrição

1 ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV 1. Introdução A Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, necessita locar espaços físico-esportivos que contemplem as instalações necessárias para o funcionamento de atividades acadêmicas (carga horária de disciplinas práticas) do Curso de Bacharelado em Educação Física. Para isso, foi criado um memorial onde serão descritos todos os ambientes necessários, bem como os materiais e instalações obrigatórias para o seu adequado funcionamento. Os espaços físico-esportivos a serem locados deverão apresentar todas as especificações citadas neste memorial. No caso do espaço físico não apresentar todas as especificações descritas, o proponente deve apresentar possíveis espaços alternativos, bem como sugestões de adequações necessárias aos espaços disponíveis. Neste caso, compete ao Departamento de Educação Física a indicação sobre a adequação destes espaços às necessidades do curso, devendo dar parecer à administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares. Caso haja necessidade de adequação do imóvel para o atendimento das especificidades discriminadas, a elaboração dos projetos e a execução da obra devem considerar as normas vigentes do Código de Obras e da Lei de Uso e Ocupação do Solo de Governador Valadares, as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, e demais normas técnicas para projetos e obras. Ressaltase a importância de serem cumpridas todas as normas, tanto para o desenvolvimento do projeto como para a execução da obra, tendo em vista à garantia de qualidade de ambas as etapas.

2 2 2. Ambientes Os ambientes a serem atendidos e suas respectivas especificações devem seguir as indicações do memorial descritivo. Para o funcionamento adequado das atividades acadêmicas do curso, devem-se cumprir com rigor todas as especificações, incluindo também os ambientes de apoio, como vestiários, almoxarifado, locais para guarda de material, estacionamento e etc. Toda a estrutura, incluindo os espaços físico-esportivos, deverá estar equipada com os mecanismos de acessibilidade. Cada ambiente possui breve descrição padrão, com informações pertinentes e especificações. 2.1 Ginásio Poliesportivo disciplinas, Handebol (2 horas semanais), Basquetebol (2 horas semanais), Voleibol (2 horas semanais), Futsal (2 horas semanais), Educação Física para Pessoas com Deficiência (2 horas semanais), Treinamento Esportivo (1 hora semanal), Esportes Diversificados (2 horas semanais) e Treinamento Aplicado ao Esporte Paralímpico (2 horas semanais). Especificações mínimas: O ginásio poliesportivo deve ser coberto, protegido da luz solar, com boa ventilação, conter demarcações oficiais dos quatro esportes principais (Futsal, Voleibol, Handebol e Basquetebol), assim como, deve possuir poste para rede de voleibol e/ou local para afixar os postes de voleibol, deve possuir tabela para basquete e/ou ter espaço para instalar a tabela. O espaço deve ser adequado para receber concomitantemente o número mínimo de 40 alunos, com espaço que possibilite colocação de banco sueco para acomodar os discentes durante as aulas práticas. Deve ainda possuir espaço livre para alocação com segurança de armários de aço, nos quais serão guardados materiais esportivos (exemplo: bolas, coletes, cones, rede de vôlei, entre outros).

3 3 2.2 Piscina Atividade: Ambiente destinado à realização de aulas práticas da disciplina Natação (2 horas semanais), Hidroginástica (1 hora semanal) e Estudos Avançados em Natação (1 hora semanal). Especificações mínimas: A piscina deve ter dimensões mínimas de 25 metros x 20 metros, 2 metros de profundidade máxima, oito raias com pelo menos 2 metros de largura, cabos de raias, indicadores de virada para o Nado Costas situados a 5 metros de cada extremidade da piscina e possuir blocos de partida. A área da piscina deve possuir vestiários separados para homens e mulheres, com duchas, lavatórios e vasos sanitários. Além disso, deve ser disponibilizado um local adequado, seguro e próximo à piscina para o armazenamento de materiais (pranchas, pull-boys, etc). 2.3 Sala de lutas disciplinas Lutas (2 horas semanais), Judô e Defesa Pessoal (1 hora semanal), Fundamentos da Ginástica I (2 horas semanais), Fundamentos da Ginástica II (2 horas semanais) e Fundamentos da Ginástica III (2 horas semanais). Especificações mínimas: O espaço deve comportar atividades com a presença concomitante de no mínimo 40 alunos. Deve possuir tatame oficial ou tatame de encaixe em EVA, com espessura mínima de 40 milímetros. É necessário espaço livre para alocação com segurança de armários para guarda de materiais, bem como materiais de ginástica (exemplo: steps, jumps, halteres, caneleiras, entre outros). 2.4 Salão de Dança disciplinas Expressão Rítmica e Corporal (2 horas semanais), Dança (2 horas semanais) e Recreação e Jogos (1 hora semanal). Alternativamente este espaço pode comportar as atividades das disciplinas Fundamentos da Ginástica I (2 horas semanais),

4 4 Fundamentos da Ginástica II (2 horas semanais) e Fundamentos da Ginástica III (2 horas semanais). Especificações mínimas: O espaço deve ser amplo, com dimensão aproximada de 120 m² para comportar atividades com a presença concomitante de 40 alunos. Deve possuir área livre e uma das paredes em espelho, ou capacidade para receber espelho. Deve possuir rede elétrica que permita instalação de aparelho de som, espaço seguro para alocação de armário de duas portas tipo escritório, quatro barras móveis, uma mesa e duas cadeiras, quadro branco pequeno em uma das paredes, suporte para guarda de colchonetes. O piso deve ser regular, com aderência compatível às atividades de dança, e de preferência que amorteça impactos, como piso de linóleo. 2.5 Laboratório disciplinas Cinesiologia (2 horas semanais), Biomecânica (2 horas semanais), Fisiologia do Exercício (2 horas semanais), Medidas e Avaliação em Educação Física (2 horas semanais), Socorros de Urgência (2 horas semanais) e Educação Física para Grupos Especiais (2 horas semanais). Especificações mínimas: O espaço deve ser amplo, com dimensão aproximada de 100 m² para comportar atividades com a presença concomitante de 40 alunos e a locação com segurança de materiais como: macas, esteiras, bicicletas, balanças, estadiômetros, entre outros materiais. Deve possui pontos de rede elétrica distribuído por todo o ambiente e possuir ar condicionado instalado ou ponto de 220V para instalação de ar condicionado. É ainda necessário espaço livre para alocação com segurança de armários para guarda de materiais. 2.6 Sala de Musculação Atividade: Ambiente destinado à realização de aulas práticas da disciplina Musculação (2 horas semanais). Alternativamente pode ser utilizada na disciplina Fundamentos da Ginástica I.

5 5 Especificações mínimas: A sala deverá conter espaço disponível para alocação de pelo menos três equipamentos para cada grupo muscular (peitoral, costas, abdômen, coxa e perna), quatro pares de halteres (1 a 10 kg) e um par de halteres (12-20 kg), pelo menos 800 kg em anilhas (anilhas de 2kg, 3k, 4kg, 5kg, 10kg, 15kg, 20kg, 25kg), suporte para três barras grandes (2,00m) e três barras pequenas (1,50m), 40 colchonetes, 20 bolas suíças, 20 steps, 20 jumps, duas fitas de treinamento em suspensão, uma bola bozu, dois discos de equilíbrio, cinco esteiras e cinco bicicletas ergométricas. Deve possuir vestiários separados para homens e mulheres, com duchas, lavatórios e vasos sanitários. Deve possuir ainda, espaço seguro para alocação de armários para guarda de materiais. 2.7 Pista de Atletismo Atividade: Ambiente destinado à realização de aulas práticas das disciplinas Atletismo (6 horas semanais). Especificações mínimas: A pista deverá ser de saibro, terra batida ou material sintético medindo 200 ou 400 m, com seis ou oito raias (cada uma medindo 1,22 m de largura). Deverá ter um setor para o salto à distância e triplo (caixa de areia medindo 6m x 4m e corredor de pelo menos 30 m), um setor para o arremesso do peso, um setor para o salto em altura, um setor para o salto com vara, um setor para o lançamento do dardo, uma gaiola para o lançamento do martelo e do disco, e um setor para o salto com vara. Deve possuir vestiários separados para homens e mulheres, com duchas, lavatórios e vasos sanitários. E ainda, possuir espaço seguro, de pelo menos 16 m 2, para guardar materiais. 2.8 Campo de Futebol Society Atividade: Ambiente destinado à realização de aulas práticas da disciplina Futebol (2 horas semestrais). Caso não possua Pista de Atletismo, o espaço pode ser disponibilizado em substituição à mesma para as aulas prática da disciplina Atletismo.

6 6 Especificações mínimas: O campo deve ter dimensões mínimas de 25 metros x 45 metros, de grama natural ou artificial. Deve possuir vestiários separados para homens e mulheres, com duchas, lavatórios e vasos sanitários. E ainda, possuir espaço seguro, de pelo menos 12 m 2, para guardar materiais.

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESTRUTURA CURRICULAR 1º PERÍODO 1 Biologia Celular 45 45 0 0 2 Introdução e História da Educação Física 60 60 0 0 3 Anatomia Humana Básica 90 30 60 0 4 Expressão Rítmica

Leia mais

2.5 CEPROL CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E DE LAZER PROFª. YVETTE GABRIEL ATIQUE QUADROS GERAIS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS DESCRIÇÃO

2.5 CEPROL CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E DE LAZER PROFª. YVETTE GABRIEL ATIQUE QUADROS GERAIS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS DESCRIÇÃO 106 2.5 CEPROL CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E DE LAZER PROFª. YVETTE GABRIEL ATIQUE Curso: Educação Física Área útil: 50.000m 2 QUADROS GERAIS 1 Academia de ginástica 01 2 Almoxarifado 02 3 Campo de futebol

Leia mais

DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO

DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO DIA 02/07 Terça-feira HORÁRIO MODALIDADE INSTITUIÇÃO LOCAL 08:00 ATLETISMO 100 M F 1ª BATERIA PISTA IF 08:00 NAT. 50 M LIVRE M 1ª

Leia mais

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 1ª SÉRIE MANHÃ 7h30min 3257 Metodologia do Handebol 3254 Metodologia do Atletismo / PISTA DE ATLETISMO 8h20min 9h10min 3257 Metodologia do Handebol 3259 Recreação e Lazer 3254 Metodologia do Atletismo

Leia mais

DISCIPLINAS ISOLADAS 2014/1

DISCIPLINAS ISOLADAS 2014/1 DISCIPLINAS ISOLADAS 2014/1 Disciplinas disponíveis para solicitação de matricula como isolada (mediante vaga) Curso: Bacharelado em Educação Física Fundamentos da Ginástica 1ª fase História da Educação

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 Educação Física Bacharelado 16/* 1 1070161 Atividades Complementares I 1 1070260 Bases Sócio-Culturais em Educação Física 60 80 1 1070261 História da Educação Física 30 10 1 1070262 Leitura,Comunicação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011

MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011 MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011 EDUCAÇÃO FÍSICA Anatomia Humana I 2 2 80 Bioquímica e Biologia Molecular 2 0 40 Filosofia e Sociologia 2 0 40 1º Fundamentos Metodológicos de Futebol I 2 2 80 Fundamentos

Leia mais

DISCIPLINAS DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINAS DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DISCIPLINAS DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Aprovada pela Resolução nº 27, de 04 de junho de 2013, do Conselho de Ensino. 1º

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS 2012 A Direção do Instituto Superior de Educação Professora Nair Fortes Abu-Merhy, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o presente regulamento.

Leia mais

DISCIPLINAS. Estagio Profissional - Atividades Lúdicas 02 32

DISCIPLINAS. Estagio Profissional - Atividades Lúdicas 02 32 MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdos Curriculares 1º SEMESTRE Socorros de Urgência I 02 40 Fundamentos da Anatomia Humana I 02 40 Fundamentos Biológicos I 02 40 Atividades

Leia mais

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. (3254) Metodologia do Atletismo PREFEITURA

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. (3254) Metodologia do Atletismo PREFEITURA 1ª SÉRIE MANHÃ Fisiologia Humana A Fisiologia Humana A (3259) Recreação e Lazer (3254) Atletismo PREFEITURA (3253) Ginástica (3259) Recreação e Lazer (3249) Crescimento e Desenvolvimento Motor (3254) Atletismo

Leia mais

FPbe Faculdade Peruíbe Curso de Educação Física

FPbe Faculdade Peruíbe Curso de Educação Física 1 CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: BACHARELADO 1º. PERÍODO Anatomia Humana 4 40 40 Biologia 2 20 20 Introdução à Educação Física e Esporte 2 40 Língua Portuguesa 2 40 Sociologia 2 40 Teoria e Prática

Leia mais

A Faculdade São José possui uma infraestrutura adequada para o curso de Licenciatura em Educação Física.

A Faculdade São José possui uma infraestrutura adequada para o curso de Licenciatura em Educação Física. INSTALAÇÕES FÍSICAS A Faculdade São José possui uma infraestrutura adequada para o curso de Licenciatura em Educação Física. Infraestrutura Física O espaço físico utilizado pelos cursos da Faculdade São

Leia mais

Grade Curricular por Créditos e Pré-Requisitos

Grade Curricular por Créditos e Pré-Requisitos Grade Curricular por Créditos e Data: 02/02/2018 Página: 1 Código: 2014 1 Horas- Aula Crédi tos 1º PERIODO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 08101 História e Filosofia da Educação e dos 72 3.00 -- 08102 Técnicas de Comunicação

Leia mais

Funcionários Terceirizados

Funcionários Terceirizados 1. Faixa etária de pessoas atendidas: Todas as idades 2. Bairros Atendidos TODOS 3. Existem critérios para que o espaço seja usado: Sim 3.1 No caso de sim, quais esses critérios: PRÁTICA ESPORTIVA 4. São

Leia mais

Centros de Iniciação ao Esporte

Centros de Iniciação ao Esporte MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE ESPORTE Centros de Iniciação ao Esporte Alexandre Fernandes Ono Coordenador Geral do Departamento

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581

RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581 RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, considerando a delegação deste Conselho

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física Cód. Disc. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2018 DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6249-1 Língua

Leia mais

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta Brasília, de Junho de 25. MODALIDADE: Voleibol CMT Colégio Militar Tiradentes Nº Nome Completo do Atleta 11 12

Leia mais

MATRIZ DeVry G5. 1º e 2º SEMESTRE MATUTINO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA E BACHARELADO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

MATRIZ DeVry G5. 1º e 2º SEMESTRE MATUTINO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA E BACHARELADO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 1º e 2º SEMESTRE MATUTINO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA E BACHARELADO MATRIZ DeVry G5 7h30 às 10h30 Fundamentos de Saúde Anatomia Geral Histo/Cito/Embr Bioquímica Fisiologia 3º SEMESTRE MATUTINO EDUCAÇÃO

Leia mais

07:00 / 22:00 GINÁSIO 02 BOCHA FECHADO FECHADO

07:00 / 22:00 GINÁSIO 02 BOCHA FECHADO FECHADO SEGUNDA FEIRA 04 DE NOVEMBRO PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA SEMANAL HORARIO LOCAL MODALIDADE CATEGORIA M/F ATIVIDADE M ETA SAÍDA 07:30 / 09:00 GINÁSIO 01 VOLEIBOL MASTER D1 F TREINO (REDE 2,24 ALT.) 13:30 / 15:00

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018 Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018 Matérias Comuns aos Cursos do ISE 1. Pensamentos Filosóficos e Ética 2. Leitura e Produção de Texto I 1º Matérias de Formação Básica e

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana Unidades Curriculares MATRIZ CURRICULAR Natureza 1º PERÍODO Núcleo Anatomia Humana Ampliada 4 73h20min Filosofia e Ética da Relação Ser Educação Fundamentos da Relação Ser Educação Ginástica I História

Leia mais

A DIRETORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLVE:

A DIRETORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLVE: PORTARIA Nº 025/2013/FEF SERVICO PÚBLICO FEDERAL DE 10 DE OUTUBRO DE 2013 Regulamenta o uso dos espaços e equipamentos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. A DIRETORA DA DA,

Leia mais

1-DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - LICENCIATURA E BACHARELADO ORD PERÍODO DISCIPLINA NOME CRÉDITOS CH

1-DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - LICENCIATURA E BACHARELADO ORD PERÍODO DISCIPLINA NOME CRÉDITOS CH Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional - CGCO Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA Módulo Ensino Disciplinas da grade do curso: 1-DISCIPLINAS

Leia mais

72 Fisiologia Humana. 360 Total. 72 Atividade Física e Saúde. 36 Projetos Integradores IV. 360 Total. 72 Optativa II

72 Fisiologia Humana. 360 Total. 72 Atividade Física e Saúde. 36 Projetos Integradores IV. 360 Total. 72 Optativa II MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Anatomia Humana 1º Termo Fundamentos históricofilosóficos da Metodologia da Pesquisa Fund. SócioHistóricosFilosóficos da Educação Comunicação e Expressão I

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.085

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.085 RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.085 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, considerando a delegação deste Conselho

Leia mais

5.8 Estrutura Curricular

5.8 Estrutura Curricular 5.8 Estrutura Curricular Sem. Eixo Disciplinas a/t a/p h/a Matérias Comuns aos Cursos do ISE 1. Pensamentos Filosóficos e Ética 2. Leitura e Produção de Texto I 1. Anatomia Geral 2. Citologia e Genética

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSCA GRADE 1 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2010 1º SEMESTRE 1425-1 ANATOMIA HUMANA I 3 60 30 30 10555-2 CULTURA TEOLOGICA 2 40 40-10713-9

Leia mais

1º PERÍODO SEG TER QUA QUI SEX * HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS SALA 330 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE SALA 330

1º PERÍODO SEG TER QUA QUI SEX * HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS SALA 330 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE SALA 330 1º PERÍODO * HISTÓRIA DA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS E SOCIEDADE E SOCIEDADE * HISTÓRIA DA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS * HISTÓRIA DA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS TEÓRICA SALA 228 TEÓRICA SALA 228 FUNDAMENTOS DA

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Bacharelado 2018

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Bacharelado 2018 Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Bacharelado 2018 1º Matérias Comuns aos Cursos do ISE Matérias de Formação Básica e Específica 1. Pensamentos Filosóficos e 40 - Ética 2. Leitura e Produção

Leia mais

Ata 002 / 2017 Estiveram presentes Jairo Korndoerfer, Marcelo Foerster, Rafael Gerst e Davi Luther. ASSUNTOS ABORDADOS:

Ata 002 / 2017 Estiveram presentes Jairo Korndoerfer, Marcelo Foerster, Rafael Gerst e Davi Luther. ASSUNTOS ABORDADOS: 59 Ata 002 / 2017 No dia seis do mês de Abril de dois mil e dezessete, às 18:30hrs, reuniu-se na sede Social do Clube 15 de Novembro, o comitê coordenador do Projeto Futuro reuniu-se para primeiras defnir

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA QUADRA POLIESPORTIVA COM VESTIÁRIOS

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura. Sem. Eixo Disciplinas h/a h. 1. Pensamentos Filosóficos e Ética

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura. Sem. Eixo Disciplinas h/a h. 1. Pensamentos Filosóficos e Ética Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura Matérias Comuns aos 1. Pensamentos Filosóficos e Ética 2. Leitura e Produção de Texto I Lázaro Eliana 1. Anatomia I Magdalen a Janaína 2. Bases

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R I C O É P A Í S S E M P O B R E Z A QUADRA ESCOLAR 02 CGEST - C Geral de Infraestrutura Educacional PLANTA BAIXA, CORTE A-B e DETALHES EST FORMATO A1 (841 X 594) R.01

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Currículo de Cursos por Período(Modelo UFES)

Universidade Federal do Espírito Santo Currículo de Cursos por Período(Modelo UFES) Curso: 253 - Educação Física - Bacharelado Nivel: Ensino Superior Grau Conferido: Bacharel em Educação Física Turno: Noturno Tipo: Curso Modalidade: Bacharelado Funcionamento: Em atividade Documento de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Campus: MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Goiânia Eseffego Curso: Educação Física Universidade Estadual de Goiás Modalidade: Licenciatura Resolução CsA n. 966/2016 Integralização

Leia mais

CURRÍCULO PLENO DO CURSO

CURRÍCULO PLENO DO CURSO Grau: Habilitação: Aprovação: GPS EDUCAÇÃO FÍSICA Total: Disc. Obrigatória: Disc. Optativa: Disc. Eletiva: Ativ. Complementar: GRADUADO(A) 3 1 GRADUAÇÃO BACHARELADO 16 96 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Leia mais

DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA

DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV EDUCAÇÃO FÍSICA. Licenciatura. COORDENADORA Maria Aparecida Cordeiro Sperancini

Currículos dos Cursos do CCB UFV EDUCAÇÃO FÍSICA. Licenciatura. COORDENADORA Maria Aparecida Cordeiro Sperancini 130 EDUCAÇÃO FÍSICA Licenciatura COORDENADORA Maria Aparecida Cordeiro Sperancini speranci@ufv.br 136 Licenciatura ATUAÇÃO O Licenciado em Educação Física terá formação para atuar: a) Em instituições públicas

Leia mais

ATLETISMO MASCULINO 100 M RASOS

ATLETISMO MASCULINO 100 M RASOS TABELA DOS JOGOS 1 ATLETISMO MASCULINO 100 M RASOS A competição envolvendo as modalidades de atletismo mesa acontecerá no dia 8 de junho na pista de atletismo da unidade CeCAES, respeitando o seguinte

Leia mais

FLUXOGRAMA CURRICULAR PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA

FLUXOGRAMA CURRICULAR PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA FLUXOGRAMA CURRICULAR PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA Período Código Disciplina Pré-requisito C/H - Teórica C/H - Prática C/H - Total Créditos 1º LE1.01 Análise e Produção Textual em Língua Portuguesa - 04-04

Leia mais

Currículo do Curso de Educação Física

Currículo do Curso de Educação Física Currículo do Curso de Bacharelado ATUAÇÃO A formação do Bacharel em concentra-se na área não- escolar e tem o objetivo de formar um profissional nos princípios da flexibilidade curricular, capaz de acompanhar

Leia mais

I - ATO AUTORIZATIVO EXPEDIDO PELO MEC, COM A DATA DE PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.

I - ATO AUTORIZATIVO EXPEDIDO PELO MEC, COM A DATA DE PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro, CEP: 56304-205 Petrolina-PE Home page: http://www.cefis.univasf.edu.br

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º PERÍODO LICENCIATURA

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º PERÍODO LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º PERÍODO LICENCIATURA Biologia e Bioquímica Ronaldo 09/abr 19h10 04/jun 19h10 18/jun 19h10 25/jun 19h10 Fisiologia Humana Ronaldo 10/abr 19h10 05/jun 19h10 12/jun 19h10 26/jun 19h10

Leia mais

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões.

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões. Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões Realização: Foco do Projeto O foco era oferecer aos alunos dos 4ºs. Anos

Leia mais

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA A proposta de implementação do Curso está organizada por disciplinas em regime de créditos com uma carga horária total de 3.370 horas relógio, sendo que, a hora/aula será de 45 (quarenta e cinco) minutos.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN FASE FINAL CURRAIS NOVOS/RN PROGRAMAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN FASE FINAL CURRAIS NOVOS/RN PROGRAMAÇÃO PROGRAMAÇÃO DATA HORA LOCAL ATIVIDADE RESPONSÁVEIS 27/06/07 08:00 às 18:00 CREDENCIAMENTO O CHEFE DA DELEGAÇÃO DEVERÁ SE DIRIGIR A SECRETARIA, MUNIDO COM OS CRACHÁS E XEROX DOS RGS DOS ATLETAS. DATA HORA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante Lote LOTE 01 Item(*) Código Especificação Unidade Marca Unitário Valor Total 00001 00026226 BOLA DE VOLEIBOL PRO 6.0-65-67CM. 260-280G. CÂMARA AIRBILITY. MATIZADA. MICROFIBRA. MIOLO SLIP STYSTEM REMOVÍVEL

Leia mais

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS NÚCLEO DE ESPORTES - ÁLVARES CABRAL Coordenador: Marcos Tadeu Carvalho Loureiro Email: mugmtel@hotmail.com Logradouro: Av Marechal Mascarenhas de Moraes, 2100 Bairro: Bento Ferreira CEP: 29050-626 Telefone:

Leia mais

160 Currículos dos Cursos do CCB UFV. EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Maicon Rodrigues Albuquerque

160 Currículos dos Cursos do CCB UFV. EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Maicon Rodrigues Albuquerque 160 Currículos dos Cursos do CCB UFV EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Maicon Rodrigues Albuquerque maixon@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 161 Bacharelado ATUAÇÃO A formação

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

Faça seu evento corporativo no Sesc. Sesc Venda Nova - Centro de Turismo

Faça seu evento corporativo no Sesc. Sesc Venda Nova - Centro de Turismo Faça seu evento corporativo no Sesc. Sesc Venda Nova - Centro de Turismo A UNIDADE Sesc venda nova Centro de Turismo O Sesc Venda Nova Centro de Turismo, fundado na década de 1950, possui piscinas (adulto

Leia mais

ESPAÇO DA PRAÇA. Página 1 PRAÇA DOS DESEJOS. Endereço: Av Américo Buaiz, s/n. Bairro: Enseada do Suá CEP:

ESPAÇO DA PRAÇA. Página 1 PRAÇA DOS DESEJOS. Endereço: Av Américo Buaiz, s/n. Bairro: Enseada do Suá CEP: PRAÇA DOS DESEJOS Endereço: Av Américo Buaiz, s/n Bairro: Enseada do Suá CEP: 29050-9002 1. De quanto em quanto tempo é feita a manutenção da praça Sempre que necessário 2. De quanto em quanto tempo é

Leia mais

A evolução urbana, humana e residencial!

A evolução urbana, humana e residencial! A evolução urbana, humana e residencial! O primeiro empreendimento do Cidade Jardim! Praia da Barra Península Perinatal Barra Reserva Jardim Hospital Sarah Rio Parque aquático Maria Lenk Reserva do Parque

Leia mais

Seletiva Nacional Gymnasiade PROGRAMAÇÃO

Seletiva Nacional Gymnasiade PROGRAMAÇÃO Seletiva Nacional Gymnasiade PROGRAMAÇÃO Sexta-feira 23/03/2018 Competições conforme programação específica a seguir. Solenidade de Abertura o Local: Ginásio de Esportes Pedro Del Antonia o Endereço: Rua

Leia mais

REFORMAS E MELHORIAS CEPMG-MOA

REFORMAS E MELHORIAS CEPMG-MOA Estado de Goiás Secretaria de Estado da Segurança Pública/Secretaria da Educação Polícia Militar Comando de Ensino Policial Militar Colégio da Polícia Militar Major Oscar Alvelos REFORMAS E MELHORIAS Prestação

Leia mais

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino NO ATLETISMO Cristiano Frota de Souza de Laurino INTRODUÇÃO ATLETISMO Esporte Olímpico Ampla variedade de modalidades Características biomecânicas diversas Lesões Intrínsecas predominantes Elevada prevalência

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV EDUCAÇÃO FÍSICA. Bacharelado. COORDENADORA Maria Aparecida Cordeiro Sperancini

Currículos dos Cursos do CCB UFV EDUCAÇÃO FÍSICA. Bacharelado. COORDENADORA Maria Aparecida Cordeiro Sperancini 130 Currículos dos Cursos do CCB UFV EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado COORDENADORA Maria Aparecida Cordeiro Sperancini speranci@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 131 Bacharelado ATUAÇÃO A formação do Bacharel

Leia mais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Apresentação Critérios para escolha dos melhores do ano, em cada modalidade, módulo e naipe, será de acordo com o Regulamento Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Curso: - EDUCAÇÃO FÍSICA - Bacharelado Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Curso Reconhecido pela Portaria nº 298 de 06/0/2009 do ME. Curso Criado pela Resolução 00/CEG/2005, 08/06/2005/UFSC.

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório,

Leia mais

60h. 60h. 60h. 60h. 60h. 60h. 60h Desenvolvimen to de Ações. 60h

60h. 60h. 60h. 60h. 60h. 60h. 60h Desenvolvimen to de Ações. 60h UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII GUANAMBI CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CARGA HORÁRIA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR TEMPO MÍNIMO TEMPO MÁXIMO 3.165

Leia mais

26/04/2018 Quinta-feira 11h30 Almoço de Confraternização e Recepção das Delegações

26/04/2018 Quinta-feira 11h30 Almoço de Confraternização e Recepção das Delegações RESUMO DA PROGRAMAÇÃO DO DO IFTO 26/04/2018 Quinta-feira 11h30 Almoço de Confraternização e Recepção das Delegações 26/04/2018 Quinta-feira 15h - Carreata de Mobilização do IV Jogos dos Servidores do IFTO

Leia mais

HORÁRIO (MANHÂ) - 1º SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

HORÁRIO (MANHÂ) - 1º SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA SALA 1 1º A SALA 3 1º E HORÁRIO (MANHÂ) - 1º SEMESTRE DE 2016 - EDUCAÇÃO FÍSICA Lingua Portuguesa Basquetebol Recreação Informática Atletismo Alex-Sandra Juninho Totó Rogério Quintanilha Pista de Atletismo

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488 RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, considerando a delegação deste Conselho

Leia mais

Laboratórios Instalações/equipamentos Localização Área em

Laboratórios Instalações/equipamentos Localização Área em Laboratórios Instalações/equipamentos Localização Área em m 2 Capacidade 1. Laboratório de Anatomia 14 mesas de mármore Tanques para cadáveres Museu de peças anatômicas naturais Modelos anatômicos artificiais:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTES E LAZER PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTES E LAZER PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ 1 TABELA DE JOGOS: PROGRAMA HORÁRIO ATLETISMO Véspera da Competição 15h00 Reunião Técnica 1ª etapa Dia 22/05/2010 / manhã Horário Provas Naipe Série 08h00 5.000m rasos Masculino Final 08h00 Salto em Altura

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Porto Tatames São José

Porto Tatames São José Catálogo de Produtos PISOS PRODUTO DESCRIÇÃO COD UM TAMANHO COR VALOR PISO GRAVATINHA 1127 PL 1,12m x 1,22m x 10mm PISO GRAVATINHA 1126 PL 1,12m x 1,22m x 10mm BEGE PISO PASTILHADO MOEDA 467 PL 50cm x

Leia mais

1º PERIODO MATUTINO - LICENCIATURA

1º PERIODO MATUTINO - LICENCIATURA 1º PERIODO MATUTINO - LICENCIATURA FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E TÉCNICOS DA GINÁSTICA Profa. Concurso Ginasio lutas Sala 6 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO- HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO Prof. FE Sala 6

Leia mais

Horário de Aulas 2018/2 EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Horário de Aulas 2018/2 EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO 1 e 2 PERÍODOS METODOLOGIA DA CIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA Prof.ª Kelly A. do Nascimento (Teórica) Sala B-203 ATLETISMO Prof. Fábio Soares Florindo (Prática) B-203 ou PISTA ESTUDOS DO LAZER (Teórica)

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física Currículo do Curso

Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física Currículo do Curso Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física 2006.1 Currículo do Curso Curso: Licenciatura em Educação Física CRIAÇÃO DO CURSO PORTARIA Nº 470/GR DE 07/10/74 RECONHECIMENTO DO CURSO PARECER -

Leia mais

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 28 A 30 DE JUNHO DE 2018 BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 2 COMISSÃO DE HONRA ROGÉRIO LUIS KERBER Diretor Geral SIRLEI DE FÁTIMA ALBINO Diretora de Desenvolvimento Educacional RODRIGO PEREIRA DE SOUZA Coordenador

Leia mais

CAPÍTULO Il DA ORGANIZAÇÃO. Setor 2 Salas de aulas: Judô, Laboratório de biomecânica, sala de dança, e tênis de mesa;

CAPÍTULO Il DA ORGANIZAÇÃO. Setor 2 Salas de aulas: Judô, Laboratório de biomecânica, sala de dança, e tênis de mesa; INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Credenciada pela Portaria MEC nº 594 de 28 de fevereiro de 2005 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO 1º PERÍODO bacharelado DES06327 CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO 1º PERÍODO bacharelado DES06327 CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTOS

Leia mais

CEU TRÊS LAGOS

CEU TRÊS LAGOS O CEU estará fechado no dia 19 e 20 de setembro para dedetização, manutenção e revisão de equipamentos conforme 6.570/14 CEU TRÊS LAGOS smeceutreslagos@prefeitura.sp.gov.br Estrada do Barro Branco, s/nº

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

PISCINA. HORARIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 08:00-09:00 Prat. In. à Natação Edson 09:00-10:00 Prat. In. à Natação Edson. In.

PISCINA. HORARIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 08:00-09:00 Prat. In. à Natação Edson 09:00-10:00 Prat. In. à Natação Edson. In. PISCINA 08:00-09:00 Prat. In. à Natação 09:00-10:00 Prat. In. à Natação 10:00-11:00 Salvamento Aqu. In. à Natação In. à Natação 11:00-12:00 Salvamento Aqu. 14:00-15:00 15:00-16:00 In. à Natação In. à Natação

Leia mais

Gerência de Compra SEMAP FORNECEDOR 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM UN 20

Gerência de Compra SEMAP FORNECEDOR 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM UN 20 1 1 16/00526 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM 0 2 PRANCHA INFANTIL PEQUENA PARA INICIAÇÃO A NATAÇÃO EM E.V.A AZUL COM 30MM 0 COM DOIS FUROS 3 PRANCHA ADULTO PARA

Leia mais

Caladinho Areal Caladinho Areal Caladinho

Caladinho Areal Caladinho Areal Caladinho Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UnilesteMG Curso: Educação Física Periodo: 1º Mat. Curriculo: 04 Mat TURMA DISCIPLINA C.H N de Aula PRÉREQUISITO PROFESSOR ANÁLISE FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL

SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL Nº 01 23/08/2013 2 COMITÊ DE HONRA GOVERNADORA DO ESTADO DO MARANHÃO Roseana Sarney Murad PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS Edivaldo Holanda Junior

Leia mais

Autorização Eletrônica PREGÃO. Endereço : AV. ASSIS DE VASCONCELOS - 7º ANDAR,359 SEGUNDA-FEIRA À SEXTA-FEIRA. Amanda Camila Cordeiro de Jesus CLP/DA

Autorização Eletrônica PREGÃO. Endereço : AV. ASSIS DE VASCONCELOS - 7º ANDAR,359 SEGUNDA-FEIRA À SEXTA-FEIRA. Amanda Camila Cordeiro de Jesus CLP/DA 1 1 18/00638 KIT DE PSICOMOTRICIDADE E MOBILIDADE INFANTIL KIT DE PSICOMOTRICIDADE E MOBILIDADE INFANTIL FORMADO COM 08 OU 06 ESTAÇÕES, SENDO: 47 BASES, 08 A 10 SEMICÍRCULOS DE TAMANHOS DISTINTOS, 04 A

Leia mais

Nº ATLETA DATA DE NASC MATRÍCULA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Nº ATLETA DATA DE NASC MATRÍCULA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 PRÓ-REITORIA DE ENSINO IV JOGOS DO IFCE - SOBRAL 0 MODALIDADE: BASQUETEBOL FEMININO Nº ATLETA DATA DE NASC MATRÍCULA 9 0 PRÓ-REITORIA DE ENSINO IV JOGOS DO IFCE - SOBRAL 0 MODALIDADE: BASQUETEBOL MASCULINO

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2018

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2018 CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2018 NÚCLEO DE ESTUDOS DE FORMAÇÃO GERAL 660 h 1. Anatomia do Movimento Humano 2. Crescimento e Desenvolvimento 3. Técnicas de Comunicação e Expressão 4. História

Leia mais

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular do Curso Matriz Curricular do Curso FACULDADE DE COLÍDER - FACIDER - CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Carga Horária: 3220 horas MATRIZ CURICULAR 2009/1 MATRIZ CURICULAR (adaptada) 2009/1 a 2013/1 Disciplina

Leia mais

1º PERÍODO SEG TER QUA QUI SEX * HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS SALA 330 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE SALA 330

1º PERÍODO SEG TER QUA QUI SEX * HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS SALA 330 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE SALA 330 1º PERÍODO * HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS PRÁTICAS PAVILHÃO DE ATLETISMO GIN. EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE * HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS PRÁTICAS TEÓRICA SALA 228 PAVILHÃO DE ATLETISMO GIN. EDUCAÇÃO

Leia mais

NOTA OFICIAL Nº 03/2016

NOTA OFICIAL Nº 03/2016 NOTA OFICIAL Nº 03/06 Prezados filiados, Campo Grande MS, 03 de Abril de 06. A Federação Escolar de Esportes de Mato Grosso do Sul vêm informar das seletivas para a Gymnasiade, que será realizada no período

Leia mais

Jogos Abertos 37º de Cambé - 17 a 29 de julho de

Jogos Abertos 37º de Cambé - 17 a 29 de julho de 37º de Cambé - 7 a 9 de julho de 08 - RELAÇÃO DE ATLETAS ( ) Basquetebol ( ) Futsal ( ) Handebol ( ) Voleibol Masculino Feminino Nº 0 0 03 04 05 06 07 08 09 0 3 4 ASSINATURA DO OBS. - O limite máximo de

Leia mais

EDITAL Nº 56/2019 RETIFICAÇÃO Nº 01

EDITAL Nº 56/2019 RETIFICAÇÃO Nº 01 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Gabinete da Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590

Leia mais

EDITAL DE RESULTADO DE RECURSOS DE GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS E RETIFICAÇÃO DE GABARITOS DIVULGADOS CONCURSO PÚBLICO 002/2017

EDITAL DE RESULTADO DE RECURSOS DE GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS E RETIFICAÇÃO DE GABARITOS DIVULGADOS CONCURSO PÚBLICO 002/2017 EDITAL DE DE RECURSOS DE GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS E RETIFICAÇÃO DE GABARITOS DIVULGADOS CONCURSO PÚBLICO 002/2017 A Secretaria Municipal de Gestão e Finanças da Prefeitura do Município de Araraquara,

Leia mais