1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Contas a Pagar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Contas a Pagar"

Transcrição

1 1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Contas a Pagar 24/03/2015

2 Empresas Participantes

3 Agenda 1. Estrutura da Área 2. Colaboradores 3. Volumetria 4. ERPs utilizados 5. Outros sistemas utilizados 6. Pagamentos por DOC/TED e transferência 7. Pagamentos por boletos 8. Pagamentos a pensionistas 9. Pagamentos a funcionários 10. Câmbios fechados ao mês 11. Procedimento para valores a menor a Invoice 12. Outras informações 13. Contatos

4 Estrutura da Área Em 93% das empresas respondentes os serviços de Contas a Pagar estão no escopo do CSC da empresa. São elas: Ambev, BRF, Camargo Corrêa, CCR, Fiat, FIERGS, Gerdau, Nestlé, Randon, Siemens, Solvay, Solví e TOTVS. Não 7% Sim 93% Gráfico 1 - Os serviços de Contas a Pagar estão no escopo do CSC? Apenas a CPFL não possui os serviços no escopo. Em análise para transferência.

5 Colaboradores Em média, 27 colaboradores desempenham as atividades de Contas a Pagar nos CSCs, com no mínimo 8 e, no máximo, 129 colaboradores Nestlé Solvay BRF Camargo Ambev Fiat Siemens CCR Solví Gerdau TOTVS FIERGS Randon Corrêa Gráfico 2 - Em caso positivo, quantas pessoas desempenham as atividades de Contas a Pagar no CSC? Nacional - 11 Analistas Financeiros PL e 01 Líder Financeiro, Internacional - 07 Analistas Financeiros PL e 01 Líder Financeiro. QL total 7 moeda interna, QL 2 moeda externa e QL 1 gestão. 4 pessoas para 6 empresas. Fornecedores nacionais 8 pessoas; Fornecedores internacionais 12 pessoas. 45 (15 LATAM e 30 NAFTA).

6 Volumetria Em média, as empresas respondentes realizam pagamentos no mês Fiat BRF Gerdau Ambev Camargo Corrêa Radon Nestlé Siemens Solvay FIERGS Solví TOTVS CCR Gráfico 3 - Qual é o volume médio de pagamentos realizados no mês? Fornecedores nacionais faturas/mês; Fornecedores internacionais faturas/mês.

7 ERPs utilizados 86% das empresas respondentes utilizam o sistema SAP. São elas: Ambev, BRF, Camargo Corrêa, CCR, CPFL, Fiat, Gerdau, Nestlé, Randon, Siemens, Solvay e Solví. 86% 14% SAP Protheus Gráfico 4 - Qual o sistema ERP utilizado neste processo? As empresas FIERGS e TOTVS utilizam o sistema Protheus.

8 Outros sistemas utilizados 69% das empresas respondentes utilizam outros sistemas além do ERP. Não 31% Sim 69% Intranet, Internet, MSOffice. Gráfico 5 - Além do ERP principal, existem outros sistemas utilizados no processo? Sistemas Bradesco Tributos; Banrioffice - BANRISUL. Sistemas de cadastro, workflow de viagens, Contas a Pagar legado, Sistema Terceirizado. Excel, office em geral, ferramenta de gestão chamado.

9 Outros sistemas utilizados 67% das empresas respondentes utilizam outros sistemas além do ERP. Não 33% Sim 67% Finnet/ Confirming. Orial. Gráfico 5 - Além do ERP principal, existem outros sistemas utilizados no processo? e-comex, Finavigate (sistema interno Siemens para controle de Intercompany). Readsoft, Comex. ITQ E OBB - Bradesco.

10 Pagamentos por DOC/TEC e transferência Em média, os pagamentos realizados por DOC/TED e transferência representam 74% do total. 99% 98% 95% 95% 87% 80% 76% 70% 70% 54% 50% 50% 44% Ambev FIERGS Randon Siemens Nestlé Camargo Corrêa Gerdau BRF TOTVS CCR Fiat Solvay Solví Gráfico 6 - Qual a porcentagem de pagamentos realizados por DOC/TED e transferência? DOC 25%, TED 15% e CRÉDITO EM CONTA 10%. A sistemática da empresa são pagamentos quinzenais, dias 10 e 25, por depósito bancário. O processo de pagamento consiste num percentual de 95% de DOCs/TEDs e transferências. Somente uma das empresas trabalha com pagamentos quinzenais por boletos bancários para as contas de energia.

11 Pagamentos por boletos Em média, os pagamentos realizados por boletos representam 22% do total. 56% 50% 50% 30% 30% 22% 13% 12% 5% 5% 5% 2% 1% Solví Fiat Solvay BRF TOTVS CCR Nestlé Camargo Corrêa Gerdau Randon Siemens FIERGS Ambev Gráfico 7 - Qual a porcentagem de pagamentos realizados via boletos? 5% considerando DDA e boletos físicos.

12 Pagamentos por boletos 73% das empresas respondentes realizam os pagamentos via boleto bancário por DDA. São elas: BRF, Camargo Corrêa, CCR, Fiat, Gerdau, Nestlé, Solvay e TOTVS. 73% 64% DDA Recebimento via Correio Gráfico 8 - Como são realizados os pagamentos via boleto bancário? As empresas Randon, Siemens e Solví realizam os pagamentos via boleto bancário apenas por recebimento via correio.

13 Pagamentos por boletos Em caso de DDA, qual o tratamento dado para este arquivo para pagamento? Arquivos recebidos via DDA, Varredura do Sacado ou recebimento físico do boleto, é importado ou inserido dentro de numa ferramenta no SAP para a associação automática dos códigos de barros do boletos, dentro de uma regra estabelecida para associação. Porém, os pagamentos não são através do DDA e sim por envio de arquivos de pagamentos aos bancos, o DDA é apenas para o recebimentos destes boletos. Todos os boletos que recebemos via arquivo DDA passam por uma checagem automática no SAP de: valor + referência + vencimento. Se todos os itens batem com as informações de lançamento SAP, o cód. de barras é cravado para pgto. Os demais, caem em uma planilha de inconsistência, onde é possível analisar boleto por boleto se a NF já foi lançada e se há divergência de dados. Infelizmente sobram algumas pendências, de notas não lançadas, estamos iniciando um processo de tratar mais a fundo esses casos, para não gerar protesto. O código de barras é lido de forma automática na fatura, geramos a proposta de pagamento de forma eletrônica.

14 Pagamentos por boletos Em caso de DDA, qual o tratamento dado para este arquivo para pagamento? O nosso Banco pagador captura os títulos de forma eletrônica e disponibiliza a informação via arquivo eletrônico. O nosso sistema SAP recebe o arquivo e valida as informações necessárias (CNPJ, vencimento, valor e número de nota fiscal) para veicular os boletos nos títulos existentes em aberto no sistema. Standard SAP. Os débitos são realizados em conta, e fazemos a gestão conciliando a conta banco com os registros em SAP. Considerando saldo zero sempre, ou seja, para cada débito automático é preciso um registro no SAP. O tratamento é dado por meio de arquivos eletrônicos junto ao banco com atualizações automáticas dentro do SAP. O titulo de DDA é gerado através do site da instituição bancária para pagamento, de acordo com a data de vencimento.

15 Pagamentos a Pensionistas Como são tratados os pagamentos a pensionistas? Todas são cadastradas no sistema da folha de pagamento com o percentual definido nos ofícios. Este pagamento é centralizado no CSC, enviado mensalmente para as pensionistas conforme dados bancários apresentados no ofício. Os pagamentos de pensões alimentícias são gerados arquivo de folha de pagamento pelo RH. Os pagamentos de pensões judiciais, são gerados os lançamentos manuais no SAP e os pagamentos são através de arquivo de pagamento gerados no SAP junto com os demais pagamentos a fornecedores. São realizados arquivos bancários pela equipe de folha de pagamento, não passam por Contas a Pagar. Os pagamentos a pensionistas são feitos através de desconto em folha do devedor e pagos diretamente ao beneficiário, previamente cadastrados no sistema. O processo é de responsabilidade do RH, via Folha de Pagamento. Parte por arquivo fornecedor, parte manual por borderô.

16 Pagamentos a Pensionistas Como são tratados os pagamentos a pensionistas? Há pagamentos manual e via depósito. A solicitação é feita via TICKET e se o favorecido possui conta poupança, o pagamento tem que ser manual já que não conseguimos depositar neste tipo de conta. Mas se o favorecido tem conta corrente o pagamento pode ser feito por depósito. Para pagamento a pensionistas, foi criado um desenvolvimento para criação das partidas em massa, devido ao grande volume existente nas empresas. Solicitação Manual autorizada pelo RH. Os registros são em sua maioria geridos diretamente pelo RH, porém, com registros também realizados pelo contas a pagar sem pedidos de compra. Pagamentos de pensionistas são tratados através de cargas emitidas pelo departamento de pessoal, e enviada para o Contas a Pagar como regularização, também temos a forma de envio como crédito em conta do próprio favorecido. Os títulos pagos aos pensionistas, são realizados no 2º dia útil de cada mês. São realizados através de DOC/ TED ou transferência, podendo ser para conta corrente ou poupança.

17 Reembolsos a Funcionários Como são tratados os reembolsos a funcionários? Lançamentos validados pelos gestores, uma vez lançados e aprovados no SAP, paga-se reembolsos diariamente. São através de uma ferramenta desenvolvida na Intranet a qual tem uma interface com o SAP, onde os pagamentos ocorrem pela geração de arquivo no SAP junto com os demais pagamentos a fornecedores. Cada empresa do grupo possui um procedimento. No caso dos reembolsos dos profissionais do CSC, o solicitante acessa o sistema de reembolso, preenche as informações e imprime um formulário. Este documento é aprovado e carimbado por seu superior imediato, mediante comprovantes anexos. Essa documentação é entregue ao financeiro, que realiza conferência dos documentos e faz o imput do reembolso no sistema. O Pagamento é realizado dentro de um ou dois dias.. Os reembolsos a funcionários são lançados no SAP pelo módulo de despesas de viagem e pagos via borderô eletrônico. Utilização de transação SAP PR05. Reembolsos decorrentes de despesas de viagens, locais, nacionais e internacionais, são feitos através de um sistema específico (Web Travel), no qual o funcionário realiza a prestação de contas. Reembolsos relacionados a benefícios (farmácia, ótica), são feitos através de solicitação em formulário específico, com crédito em conta corrente e folha de pagamento. Tesouraria: em espécie, até R$ 300,00. Depósito em conta: Acima de R$ 300,00.

18 Reembolsos a Funcionários Como são tratados os reembolsos a funcionários? Pagamento fornecedor, com sistema desenvolvido para contabilização. Para esses casos tratamos via T&E (Travel & Expenses), mas depois são registrados em SAP e os pagamentos são enviados via depósito. Após ocorrer o débito efetivo no extrato bancário da empresa, utilizamos uma transação específica desenvolvida no SAP para efetuar o registro contábil do reembolso a funcionários. Reembolso de Despesas Controladas pelo RH ( Interface de SAP). Existem 2 processos: um processo por meio de cartão corporativo, onde o funcionário arca com as despesas e posteriormente a empresa o reembolsa creditando diretamente a conta do colaborador. No segundo processo, o colaborador tem os gastos normais sem a utilização do cartão, e é reembolsado posteriormente diretamente em conta corrente através de relatórios e comprovantes das despesas. São confeccionados pelos nossos clientes os processos de pagamento no ERP SAP, anexando as notas originais de comprovante de pagamento justificando o valor a ser reembolsado. Os reembolsos podem ser praticados de duas maneiras, sendo: - através do setor de viagens, quando o funcionário realiza um compra/despesa ou viagem e solicita o reembolso (avulso); - através do setor administração de gente, nos casos de auxílio creche, subsídio, diferença no VT caso haja mudança de tarifa e os créditos já tenham sido repassados.

19 Câmbios fechados ao mês Foram realizadas, em média, 208 câmbios fechados no mês Fiat Siemens Gerdau Randon Nestlé Solvay Ambev Camargo Corrêa CCR Solví TOTVS FIERGS Gráfico 9 - Qual a volume médio de câmbios fechados realizados no mês? São casos pontuais para fechamento de câmbio. Os pagamentos são efetuados diretamente no exterior com contas próprias.

20 Procedimento para valores a menor que a Invoice Qual o procedimento adotado nos pagamentos do Mercado Externo de valores a menor que a Invoice? Não temos pagamento a menor de Invoices. Quando existe divergências, efetuamos as correções (documentos ou retificação das DIs conforme o caso). Para estes casos que as ordens vão a menor que a invoice, solicitamos um complemento do contrato x de Câmbio e com isso eles recebem o valor integral. As Declarações de Importação em toda sua totalidade são conferidas certificando Moeda, Valor, Fornecedor, Importador. Este confronto é feito entre E-comex e SISCOMEX. Assim todas invoices são pagas de acordo com saldo que possuem na Declaração de Importação, não sendo pagas à maior que o saldo disponível. Caso tenhamos uma credit note a ser aplicada, fechamos câmbios simultâneos. A nossa área de importação da unidade cria a partida no Orial com o valor líquido a ser pago. Comunicação com as Business Unit para abertura de claim e solicitação do crédito. Quando possível é feita a retificação do processo de desembaraço. Não se aplica, pois recebemos o valor para fechamento, conforme apontado na Invoice lançada pela unidade. Paga-se o valor acordado e não o valor descrito na invoice.

21 Outras informações Descreva aqui outras informações que considera relevante para o processo de Contas a Pagar. Tratativa de apontamentos e protestos. Pagamentos ref. Devolução de DOCs e TEDs. Pagamentos ref. a concessionárias. O Financeiro do CSC da Camargo Corrêa está dividido em três áreas de aproximadamente 30 pessoas, o Câmbio não está sob a mesma gestão de Contas a Pagar. Inclusão de lançamentos para pagamentos (Adiantamento, Juros e Multas, dividendos, taxa de expediente, etc.), fizemos um desenvolvimento no sistema para que estes tipos de pagamentos sejam implantados pelo solicitante com aprovação. Central de Atendimento - criamos uma central de atendimento para fornecedores e clientes internos com relação a confirmações e emissão de comprovantes de pagamentos e demais dúvidas relacionadas ao contas a pagar. Varredura - utilizamos a ferramenta de varredura para pagamento de concessionárias de serviços públicos. Acompanhamento semanal de protestos e pendências financeiras. Extração de relatórios gerenciais. Internacional registros no Siscoserv, controle e automatização do processo.

22 Outras informações Descreva aqui outras informações que considera relevante para o processo de Contas a Pagar. O alinhamento entre as áreas envolvidas no processo (cadastro de fornecedores, compras, requisitante do produto/serviço e Contas a Pagar). Atualmente possuímos grande demanda de atendimento a fornecedores e agendamento de impostos. No Contas a Pagar Internacional nós trabalhamos com Corretoras de Cambio, que nos auxilia no enquadramento das operações de cambio e SISCOSERV. Estamos em fase de implantação do sistema Super Cash do banco Santander, para a transmissão dos nossos arquivos referentes a tributos. Pagamento de Tributos e Concessionárias de forma eletrônica via SAP - Estamos em desenvolvimento deste projeto para a leitura dos códigos de barras destas modalidades de pagamento, bem como o envio nos arquivos eletrônicos ao banco. Envio de comprovantes de pagamento via - após a leitura dos arquivos retornos são gerados no SAP comprovantes para os pagamentos confirmados e os rejeitados ficam registrados numa transação de consulta que facilita a análise para correção e reprogramação do pagamento.

23 Contatos Empresa Respondente Ambev Diego Macedo G. Costa BRF Euflábio Riserio dos Santos Camargo Corrêa Crisleide com.br CCR Patrícia Kusdra CPFL Gustavo Ribeiro Dorneles Fiat Laurício Pinheiro de Freitas FIERGS Marco R. Viana Gerdau Carla Mello Cremonese Nestlé Simone Pereira Randon Ana Paula Morsch Siemens Mahomed Chahoud Neto (forn. internacionais) e Fernando Moreira (forn. nacinais) Solvay Fátima Rodrigues/ Isabel Comparini/ Bruno Santos/ Aldo Dallago mahomed.chahoud@siemens.com e fernando_moreira@siemens.com fatima.rodrigues@solvay.com/ isabel.comparini@solvay.com/ bruno.santos@solvay.com/ aldo.dallago@solvay.com Solví Edilene Teixeira eteixeira@solvi.com TOTVS Adriana/ Gisele adriana.rocha@totvs.com.br/ gisele.lima@totvs.com.br

24 1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Contas a Pagar Padrinho Apoio

1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria

1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria 1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria 07/04/2016 Empresas Participantes Agenda 1. Área de Tesouraria 2. Sistema Operacional 3. Fluxo de Caixa 4. Horário de Fechamento de Caixa 5. Previsão de

Leia mais

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal 2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal 09/06/2017 Empresas Participantes Digitação/ Lançamento de documentos Em 85% das empresas respondentes o processo de digitação e lançamento de documentos

Leia mais

2 ª Reunião Subgrupo Financeiro. Contas a Pagar

2 ª Reunião Subgrupo Financeiro. Contas a Pagar 2 ª Reunião Subgrupo Financeiro Contas a Pagar 06 de Junho de 2017 1 Empresas participantes 2 Processamento de pagamentos A volumetria de pagamentos processados varia entre 5,5mil e 240 mil. Qual o volume

Leia mais

1ª Reunião do Contabilidade Lançamentos Manuais

1ª Reunião do Contabilidade Lançamentos Manuais 1ª Reunião do Contabilidade Lançamentos Manuais 11/06/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Política e manuais de procedimentos padrões 2. Workflow de aprovação 3. Sistema operacional financeiro 4. Controles

Leia mais

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos 2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos 18/08/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Estrutura da Área 2. Processos no Escopo 3. Colaboradores 4. Área de Compras 5. Volumetrias Mensais 6. KPIs

Leia mais

1ª Reunião do RH Período de Apuração de Ponto

1ª Reunião do RH Período de Apuração de Ponto 1ª Reunião do RH Período de Apuração de Ponto 29/03/2016 Empresas Participantes Agenda 1. Área Responsável 2. Período de Apuração 3. Ajustes e Inputs do Ponto 4. Processamento / Pagamento das exceções

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL Código: PCP-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Contas a Pagar Data Elaboração: 10/05/2013 Revisão: 22/11/2016 R02 Elaborado por: Neide Facury Coord. Contas a Pagar Revisado por: Gabriele G. Heilig

Leia mais

4ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal

4ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal 4ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Recebimento Fiscal 18/11/2014 Agenda 1. Alocação de pessoas e volumetria 2. Grau de terceirização 3. Sistemas utilizados 4. Principais desafios 5. Outros 1. Alocação

Leia mais

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Protestos

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Protestos 2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Protestos 19/07/2016 Empresas Participantes Agenda 1. Intimações de Cartório 2. Área Responsável 3. Volume de Intimações de Cartório 4. Motivo de Intimações 5. Prazo

Leia mais

1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil

1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil 1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil 31/03/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Subprocesso dedicado à Análise Contábil 2. Responsável pela conciliação contábil 3. Sistema de Conciliação Contábil

Leia mais

Pagamentos a Fornecedores, Prestadores e Colaboradores. Sumário

Pagamentos a Fornecedores, Prestadores e Colaboradores. Sumário Sumário 1. Objetivo 02 2. Premissa 3. Cronograma de pagamentos 02 02 3.1. Datas para pagamento 03 4. Condições para realização de pagamento 04 5. Emissão da Autorização de fornecimento AF 05 6. Formas

Leia mais

3ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Pagamentos

3ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Pagamentos 3ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Pagamentos TOTVS S/A 26/08/2014 Agenda 1. Alocação de pessoas e volumetria 2. Grau de terceirização 3. Aprovações e Datas 4. Sistemas utilizados 5. Principais desafios

Leia mais

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior.

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior. Guia de consulta rápida TELA INICIAR. Módulo Vendas - Tela de atendimento (PDV), Calcula preços e emite propostas comerciais, Manutenção de orçamentos e ordens de serviços, Agenda de contatos, Cadastro

Leia mais

NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR

NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR 1. Do Objetivo: Determinar os procedimentos necessários para efetuar os pagamentos a fornecedores, prestadores de serviços, etc., na Globalweb Corp. 2. Do Uso: Este documento

Leia mais

Novartis Requisition-to-Pay Onboarding Package

Novartis Requisition-to-Pay Onboarding Package Novartis Requisition-to-Pay Onboarding Package - Temos o prazer de recebê-lo como nosso novo parceiro no grupo Novartis (Novartis, Sandoz e Alcon). Esta carta destina-se a ajudá-lo a compreender as nossas

Leia mais

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4

Leia mais

1ª Reunião Subgrupo Financeiro. Prazo de Pagamento

1ª Reunião Subgrupo Financeiro. Prazo de Pagamento 1ª Reunião Subgrupo Financeiro Prazo de Pagamento 20 de Março de 2017 1 Empresas participantes 2 Prazo de Pagamento Médio A média do prazo de pagamento a fornecedores indiretos no CSC das empresas participantes

Leia mais

MANUAL CARTÃO BB PESQUISA/CAPES. Sumário

MANUAL CARTÃO BB PESQUISA/CAPES. Sumário Sumário Introdução...2 1 Quem pode utilizar o Cartão BB Pesquisa/CAPES...2 2 Descrição...2 3 Adesão...2 4 Anuidade...2 5 Utilização...2 6 - Limite financeiro de utilização do cartão...3 7 - Limite de prazo

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação PROJETO INTEGRAÇÃO INTRANET/FINANCIERO E CONTABILIDADE

Departamento de Tecnologia da Informação PROJETO INTEGRAÇÃO INTRANET/FINANCIERO E CONTABILIDADE Departamento de Tecnologia da Informação PROJETO INTEGRAÇÃO INTRANET/FINANCIERO E CONTABILIDADE Este documento tem como objetivo detalhar tecnicamente a integração de dados da atual intranet para o sistema

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE GESTÃO - TESOURARIA

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE GESTÃO - TESOURARIA Código: PTE-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Tesouraria Data Elaboração: 11/03/2015 Revisão: - Elaborado por: Cintia Machado Coordenadora Tesouraria Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord. de

Leia mais

TOTVS - Microsiga Protheus Comércio Exterior

TOTVS - Microsiga Protheus Comércio Exterior 30/06/2011 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Novas funcionalidades... 3 1.2 Demurrage por Contêiner... 3 1.3 Importação por Conta e Ordem... 3 1.4 Workflor... 4 1.5 Custeio de Armazenagem...

Leia mais

1. CARTÃO CTA CORPORATE TRAVEL ACCOUNT

1. CARTÃO CTA CORPORATE TRAVEL ACCOUNT GUIA DE BOLSO CARTÃO CORPORATIVO CORPORATE TRAVEL ACCOUNT 1. CARTÃO CTA CORPORATE TRAVEL ACCOUNT O cartão Corporate Travel Account CTA é um meio eletrônico de pagamento, exclusivamente desenvolvido para

Leia mais

TABELA - BENEFÍCIOS. CONTA DEPOSITÁRIA - PRODUTO EXCLUSIVO ASSOCIADOS ANFAC Abertura da conta por Cliente - Cedente

TABELA - BENEFÍCIOS. CONTA DEPOSITÁRIA - PRODUTO EXCLUSIVO ASSOCIADOS ANFAC Abertura da conta por Cliente - Cedente CONVENIO ANFAC/BRADESCO TABELA - BENEFÍCIOS ASSOCIADO ANFAC TARIFA DO BANCO ECONOMIA DO ASSOCIADO COBRANÇA - REGISTRO DE TÍTULOS Banco D+1 Cobrança COM Registro R$ 2,81 R$ 11,00 R$ 8,91 Empresa Cobrança

Leia mais

DEPARTAMENTO FINANCEIRO PROCESSO

DEPARTAMENTO FINANCEIRO PROCESSO PAGAMENTO DE EMISSAO DE CHEQUES A FORNECEDORES PR/STE 06 Contabilidade Classifica NF e Recibos para pagamento. GERENCIADOR FINANCEIRO. São alimentados no gerenciador aqueles que tem Boletos ou dados para

Leia mais

Itens seguem discriminados em listagem anexa a presente IT. c) Exemplo de requisição de materiais Via almoxarifado:

Itens seguem discriminados em listagem anexa a presente IT. c) Exemplo de requisição de materiais Via almoxarifado: 1. OBJETIVO Conceito: Receber para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa; entregar os materiais mediante requisições autorizadas aos usuários da empresa; manter atualizados os registros

Leia mais

MANUAL. Cartão de Pagamento do Governo Estadual e Municipal

MANUAL. Cartão de Pagamento do Governo Estadual e Municipal 1 MANUAL Cartão de Pagamento do Governo Estadual e Municipal ÍNDICE Introdução Cartão de Pagamento do Governo Estadual e Municipal Público-alvo Descrição Formalização Anuidade Finalidade Atributos Limites

Leia mais

2ª Reunião do Contabilidade Atendimento à Auditoria

2ª Reunião do Contabilidade Atendimento à Auditoria 2ª Reunião do Contabilidade Atendimento à Auditoria 09/09/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Atendimento à Auditoria Externa 2. Controle de Entregáveis 3. Cronograma de Atendimento 4. Sistema de Controle

Leia mais

GESTÃO DE TÍTULOS E TAXAS NÁUTICO

GESTÃO DE TÍTULOS E TAXAS NÁUTICO 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer padronização para os processos desde o cadastro de títulos até a cobrança de cheques devolvidos bem como a transferência de titularidade, a fim de que todas as etapas do processo

Leia mais

CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO

CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado

Leia mais

MÓDULOS DO SISTEMA. Módulo Base Cadastros Básicos (Clientes, Fornecedores, Produtos etc.)

MÓDULOS DO SISTEMA. Módulo Base Cadastros Básicos (Clientes, Fornecedores, Produtos etc.) MÓDULOS DO SISTEMA Atualizado em setembro de 2018 Sistema Odin ERP O Sistema Odin é desenvolvido em Delphi e utiliza Oracle como banco de dados, tanto na sua versão comercial, quanto na versão XE (sem

Leia mais

Brasil - Tabela de Tarifas

Brasil - Tabela de Tarifas Brasil - Tabela de Tarifas Lista de Tarifas Unidade de Cobrança Periodicidade Valor Máximo Cadastro Confecção de Ficha Cadastral Por Cliente Por Evento R$ 32,00 Renovação da Ficha Cadastral Por Cliente

Leia mais

PACOTE PADRONIZADO DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS - PESSOA NATURAL

PACOTE PADRONIZADO DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS - PESSOA NATURAL PACOTE PADRONIZADO DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS - PESSOA NATURAL Vigência a partir de 18/07/2014 As tarifas listadas podem ser reduzidas parcial ou totalmente, a critério exclusivo do Banco BNP Paribas Brasil,

Leia mais

FINANCEIRO FLYTOUR VIAGENS

FINANCEIRO FLYTOUR VIAGENS FINANCEIRO FLYTOUR VIAGENS Documento atualizado em 01 de Setembro de 2015 Formas de Pagamento As modalidades de Financiamento disponíveis no Portal são: Cartões de Crédito Visa Mastercard Diners Elo Amex

Leia mais

Nível 1 horas Nível 2 Nível 3 Nível 4 SLA Resolução

Nível 1 horas Nível 2 Nível 3 Nível 4 SLA Resolução Nível 1 horas Nível 2 Nível 3 Nível 4 SLA Resolução Atendimento Consulta ao chamado - - 2 horas Atendimento Cadastro de usuário - - 1 dias Atendimento Reclamações - - 1 dias Atendimento Elogio - - 1 dias

Leia mais

Bradesco Celular. Transferências. Pagamentos. Produto Horário Limite Diário. Transação Horário Limite Diário ,00

Bradesco Celular. Transferências. Pagamentos. Produto Horário Limite Diário. Transação Horário Limite Diário ,00 HORÁRIOS E LIMITES DOS SERVIÇOS NOS CANAIS DE ATENDIMENTO Clique no nome do canal de atendimento e confira: Internet Fone Fácil Autoatendimento Bradesco Celular Transferências Bradesco Celular Ir para

Leia mais

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 3 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 3 3. Dados financeiros de cliente / fornecedor (1177)...

Leia mais

Lista de Tarifas Unidade de Cobrança Periodicidade Valor Máximo

Lista de Tarifas Unidade de Cobrança Periodicidade Valor Máximo Cadastro Confecção de Ficha Cadastral Por Cliente Por Evento R$ 32,00 Renovação da Ficha Cadastral Por Cliente A cada 360 dias R$ 40,00 Conta Corrente Manutenção de Conta Ativa Por Conta A cada 30 dias

Leia mais

Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas. Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita

Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas. Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita Respeitar os horários.! Estar atento. Adotar postura

Leia mais

Controle de Caixa. Financeiro - Tesouraria

Controle de Caixa. Financeiro - Tesouraria Financeiro - Tesouraria Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 1.2 Fluxo de Processo do Controle de Caixinha... 3 1.3 Controle de Caixinha... 3 1.4 Controle de Caixinha

Leia mais

1. CARTÃO CORPORATIVO CITI BUSINESS

1. CARTÃO CORPORATIVO CITI BUSINESS GUIA DE BOLSO CARTÃO CORPORATIVO CITI BUSINESS 1. CARTÃO CORPORATIVO CITI BUSINESS O cartão corporativo Citi Business é um meio de pagamento que tem por objetivo gerenciar os gastos com viagens de negócios

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE COBRANÇA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE COBRANÇA Código: PCR-02 MANUAL DE PROCEDIMENTOS Área Responsável: Crédito e Cobrança Data Elaboração: 18/02/2013 Revisão: 27/04/2016 R2 Elaborado por: Fernanda Firmado Coord. Crédito e Cobrança Revisado por: Gabriele

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

HORÁRIOS E LIMITES DOS SERVIÇOS NOS CANAIS DE ATENDIMENTO. Clique no nome do canal de atendimento e confira:

HORÁRIOS E LIMITES DOS SERVIÇOS NOS CANAIS DE ATENDIMENTO. Clique no nome do canal de atendimento e confira: HORÁRIOS E LIMITES DOS SERVIÇOS NOS CANAIS DE ATENDIMENTO Clique no nome do canal de atendimento e confira: Internet Fone Fácil Autoatendimento Bradesco Celular Bradesco Celular Ir para o início Transferências

Leia mais

E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa

E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa E-PROCUREMENT Revolucione o fluxo operacional de compras da sua empresa As funcionalidades englobam todo o fluxo operacional de compras: Request to Pay, com redução dos custos operacionais dos processos

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização É uma conta corrente empresarial totalmente gratuita e digital, com todas as ferramentas necessárias para a boa gestão do dia a dia bancário da sua empresa. Nosso Internet Banking,

Leia mais

Brasil - Tabela de Tarifas

Brasil - Tabela de Tarifas Brasil - Tabela de Tarifas Lista de Tarifas Unidade de Cobrança Periodicidade Valor Máximo Cadastro Confecção de Ficha Cadastral Por Cliente Por Evento R$ 45,00 Renovação da Ficha Cadastral Por Cliente

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Manual do Financeiro

Manual do Financeiro Manual do Financeiro Sumário Introdução....3 Geral.....4 Resumo....5 Empresas.....6 Cobrança Automatizada....7 Detalhamento da Empresa...9 Dar baixa em Cobrança....10 Fechamento e Boleto....11 Contas a

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

ATUAÇÃO NACIONAL E NA AMÉRICA LATINA

ATUAÇÃO NACIONAL E NA AMÉRICA LATINA SOBRE A EMPRESA 3 ATUAÇÃO NACIONAL E NA AMÉRICA LATINA Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul PORTFÓLIO MOBILIDADE SOLUÇÕES SOLUÇÕES SAP Solução para integrar e automatizar os processos de contas a pagar

Leia mais

DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG

DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG DÚVIDAS MÓDULO FINANCEIRO 1. O cadastro dos fornecedores deverá ser preenchido em todos os módulos? O cadastro de fornecedores deverá ser preenchido

Leia mais

Tabela de Serviços Banco Citibank S.A.

Tabela de Serviços Banco Citibank S.A. Tabela de Serviços Banco Citibank S.A. 1. Clientes Pessoas Jurídicas e Citi Markets Esta tabela reflete os preços máximos em reais estabelecidos pela instituição. Serviços conta corrente Forma de Cobrança

Leia mais

PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO:

PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO: PONTOS PARA DISCUTIR E ENVIAR AO GESTOR ANTES DA IMPLANTAÇÃO: ENVIAR ARQUIVO Preenchimento Informações.xls para os gestores dos CDs com antecedência. Após a implantação do sistema e virada em produção,

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

Processo: RECEBER TÍTULOS PAGAMENTOS EM DINHEIRO (RTD)

Processo: RECEBER TÍTULOS PAGAMENTOS EM DINHEIRO (RTD) Processo: RECEBER TÍTULOS PAGAMENTOS EM DINHEIRO (RTD) Processo RTC pagamento Questionar a forma de pagamento Cheque Forma de pagamento? Dinheiro Conferir os dados do título Autorização de débito Título

Leia mais

Gestão Financeira (Tesouraria)

Gestão Financeira (Tesouraria) Soluções Gestão Financeira (Tesouraria) Contas a Receber - Cobrança Registro de contrato de prestação de serviços com condições de cobrança; Controle de reajuste contratuais com periodicidade, índices

Leia mais

Rotinas Financeiras. Integração com o Sistema ERP. Descrição dos Controles e Rotinas Financeiras da Empresa e seu uso no sistema ERP.

Rotinas Financeiras. Integração com o Sistema ERP. Descrição dos Controles e Rotinas Financeiras da Empresa e seu uso no sistema ERP. Rotinas Financeiras Integração com o Sistema ERP Descrição dos Controles e Rotinas Financeiras da Empresa e seu uso no sistema ERP. Índice Introdução 3 Fluxo de Informações da Empresa 3 Movimentos Financeiros

Leia mais

Tabela de Tarifas e Comissões Bancárias

Tabela de Tarifas e Comissões Bancárias SAC Credicana: (18) 3321-1700 Ouvidoria Credicana: 0800 775 1700 Banco Central: 0800 979 2345 Estes telefones destinam-se ao atendimento de denúncias ou reclamações Valores vigentes a partir de 01/02/2017.

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº CONTABILIDADE IT. 30 06 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a realização das atividades de contabilização das receitas / despesas e controle da execução orçamentária. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

Tabela Geral de Tarifas

Tabela Geral de Tarifas Tabela Geral de Tarifas Resolução 3.919 de 25.11.2010 e Resolução 4.196 de 15.03.2013 do CMN Conselho Monetário Nacional e Banco Central Serviços Prioritários Cadastro Nomes dos Serviços Sigla no Extrato

Leia mais

Como trabalhar com o módulo contas a receber?

Como trabalhar com o módulo contas a receber? Como trabalhar com o módulo contas a receber? O módulo Contas a Receber é usado para controlar tudo relacionado ao recebimento de títulos. Dentre as principais formas de recebimento temos dinheiro, cheques,

Leia mais

ORIENTADOR DO SISTEMA. 1- Fechamento

ORIENTADOR DO SISTEMA. 1- Fechamento Rua Humaitá, 594 sala 1 e 2 Vila Almeida Indaiatuba SP. Tel. (19) 38943189 ORIENTADOR DO SISTEMA 1- Fechamento O fechamento ocorrerá no dia 25 de cada mês conforme acordado em contrato. O mesmo estará

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO

REGULAMENTO FINANCEIRO REGULAMENTO FINANCEIRO O IBGH INSTITUTO BRASILEIRO DE HOSPITALAR, Organização Social, qualificado pelo Decreto Nº 1580, DOE N 6437 de 10.05.2017, no exercício de suas atribuições e competências estatutárias,

Leia mais

RDV. Solução. Sumário

RDV. Solução. Sumário Soluções Solução Sumário Conheça a Make it Solução Make RDV Principais Características Visão geral do sistema Telas do sistema Licenciamento e Implementação Mais soluções Make it Nossos clientes RDV Acesse

Leia mais

ÍNDICE. Revisado por: Aprovado por: Elaborado por: Gerente do Setor Financeiro. Núcleo de Contas a Pagar

ÍNDICE. Revisado por: Aprovado por: Elaborado por: Gerente do Setor Financeiro. Núcleo de Contas a Pagar Setor: Financeiro Pág. 1 de 10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA / NÍVEL DE DISTRIBUIÇÃO... 2 3. SIGLAS UTILIZADAS... 2 4. GLOSSÁRIO / CONCEITOS... 2 5. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA... 3 6. DIRETRIZES

Leia mais

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes configurações:

Leia mais

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO Ref. - Assunto Página: 1 / 8 de Publicação: : Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro Aprovação Alessandro Millan Diretor

Leia mais

Info Basicas. Solicitação de Acessos METAFRAME

Info Basicas. Solicitação de Acessos METAFRAME Info Basicas Solicitação de Acessos METAFRAME Cooperativa: P.A.: Nome: CPF: Novo Usuário Usuário existente Página 1 Cobrança Bancária Sistema: METAFRAME COBRANÇA BANCÁRIA CONTRATOS DE GARANTIAS BORDEROS/TÍTULOS

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

Índice 1. EMPRESA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Configurações para Empresas Cadastros de Empresas...

Índice 1. EMPRESA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Configurações para Empresas Cadastros de Empresas... Financeiro Índice 1. EMPRESA... 1 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. Configurações para Empresas... 1 Cadastros de Empresas... 1 Relatórios Consolidados... 2 Integração entre os sistemas da Linha Business... Erro! Indicador

Leia mais

Formação Aplicação Tesouraria. Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009

Formação Aplicação Tesouraria. Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009 Formação Aplicação Tesouraria Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009 Agenda Introdução Objectivo Âmbito Aplicações Emissão de documentos Resumo Ideias-chave 2 Introdução Nova Allianz Principais

Leia mais

1ª Reunião do Subgrupo de Financeiro. Cobrança

1ª Reunião do Subgrupo de Financeiro. Cobrança 1ª Reunião do Subgrupo de Financeiro Cobrança 17 de Novembro de 2015 1 Empresas participantes 2 Ramo A maioria das empresas respondentes pertence ao ramo da indústria. São elas: Braskem, Bunge, EMS, FEMSA,

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA VERSÃO: 1

POLÍTICA CORPORATIVA VERSÃO: 1 1. Objetivos Apresentar os critérios e procedimentos para prestação de contas pelo uso de recursos financeiros da empresa. 2. Abrangência Todos os colaboradores da força de vendas. 3. Definições Recursos

Leia mais

Índice. Procedimento AdministraçãoA. e Controle de Cobrança

Índice. Procedimento AdministraçãoA. e Controle de Cobrança Camil Alimentos S/A Procedimento Administração e Controle de Cobrança Ref.: FIN-P-003/18 Reisão: 00 Emissão: 01/03/2018 Qtd. Pág.: 4 Elaborado: André Cepeda Reisado: Allan Wziontek e Sandro Façanha Aproado:

Leia mais

GUIA DO MÓDULO CHEQUES

GUIA DO MÓDULO CHEQUES Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/8 GUIA DO MÓDULO CHEQUES Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Lançamento de Cheques (4001)... 2 3. Contas para contabilização (4021)... 2 4. Depósito (4007)... 3

Leia mais

Gestão Empresarial PME GO UP

Gestão Empresarial PME GO UP Gestão Empresarial PME GO UP COM A SOLUÇÃO EM CLOUD, VOCÊ GARANTE SEGURANÇA, PERFORMANCE E DISPONIBILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO. A Senior dispõe de todas as soluções em cloud, atuando na modalidade SaaS,

Leia mais

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM Finalidade Estabelecer procedimentos para o reembolso consistente de despesas comerciais de colaboradores incorridas em nome da WMCCANN, empresa do

Leia mais

TOTVS Baixas a Pagar. Contas a Pagar - Financeiro

TOTVS Baixas a Pagar. Contas a Pagar - Financeiro TOTVS Baixas a Pagar Contas a Pagar - Financeiro Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 2 Baixas a Pagar... 3 2.1 Principais Parâmetros... 4 3 Baixa Manual... 4

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

Catálogo de Serviços disponíveis ao Corretor MetLife

Catálogo de Serviços disponíveis ao Corretor MetLife Catálogo de Serviços disponíveis ao Corretor MetLife 2015 1 Central de Exclusiva ao Corretor 2 Catálogo de Serviços - ao Corretor Processo > Portal SERVIÇOS ON LINE - PORTAL E CENTRAL DE ATENDIMENTO EXCLUSIVA

Leia mais

Brasil - Tabela de Tarifas

Brasil - Tabela de Tarifas Brasil - Tabela de Tarifas Lista de Tarifas Unidade de Cobrança Periodicidade Valor Máximo Cadastro Confecção de Ficha Cadastral Por Cliente Por Evento R$ 32,00 Renovação da Ficha Cadastral Por Cliente

Leia mais

CARTÃO BB PESQUISA FAPESP

CARTÃO BB PESQUISA FAPESP MANUAL DE ORIENTAÇÃO CARTÃO BB PESQUISA FAPESP ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO CARTÃO BB PESQUISA Este manual é um guia prático que contém orientações e passo a passo para auxiliar o pesquisador na utilização

Leia mais

Manifesto Destinatário

Manifesto Destinatário Manifesto Destinatário Por que devemos adotar este processo? Para evitar a autuação de não registro de documentos fiscais passível de multa e juros com valor fixo por documento não registrado. Para saber

Leia mais