Agenda. O que é Empreendedorismo; Empreendedorismo e Advocacia; Empreendedorismo na Prática; Perguntas e Respostas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agenda. O que é Empreendedorismo; Empreendedorismo e Advocacia; Empreendedorismo na Prática; Perguntas e Respostas."

Transcrição

1

2 Agenda O que é Empreendedorismo; Empreendedorismo e Advocacia; Empreendedorismo na Prática; Perguntas e Respostas.

3 Empreendedor... é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização.

4 O que é Empreendedorismo? O empreendedor é aquele que quebra a ordem corrente e inova, criando mercado com uma oportunidade identificada. JOSEPH SCHUMPETER (1949) Crédito Gestão imagem: e Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia

5 O que é Empreendedorismo? O empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. ISRAEL KIRZNER (1973) Crédito imagem:

6 O que é Empreendedorismo? Ambos são enfáticos em afirmar que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que as chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

7 A Revolução do Empreendedorismo O ensino de administração era voltado a este foco: Formar profissionais para administrar grandes empresas e não para criar empresas. Mudar a visão a respeito de determinado assunto, redirecionar ações e repensar conceitos levam algum tempo até que gerem resultados práticos.

8 A Revolução do Empreendedorismo São visionários. Eles tem visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida, e o mais importante: Eles têm habilidade de implementar seus sonhos. STEVE JOBS, fundador da Apple Crédito imagem: Face HD Wallpapers

9 A Revolução do Empreendedorismo Sabem tomar decisões. Eles não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator-chave para o seu sucesso. E mais: além de tomar decisões, implementam suas ações rapidamente. BILL GATES, fundador da Microsoft Crédito imagem:

10 A Revolução do Empreendedorismo São indivíduos que fazem a diferença. Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade. Sabem agregar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado MARK ZUCKERBERG, fundador do Facebook Crédito imagem:

11 A Revolução do Empreendedorismo Sabem explorar ao máximo as oportunidades. Para a maioria das pessoas, as boas ideias são daqueles que as vêem primeiro, por sorte ou acaso. Para os visionários (os empreendedores), as boas ideias são geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificaram algo prático para transformá-las em oportunidade, por meio de dados e informação PETER DRUCKER, professor e advogado. O pai da adiministração moderna.

12 A Revolução do Empreendedorismo São determinados e dinâmicos. Eles implementam suas ações com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade ímpar de fazer acontecer. Mantêm-se sempre dinâmicos e cultivam um certo inconformismo diante da rotina. SILVIO SANTOS, empresário e apresentador de televisão

13 A Revolução do Empreendedorismo São dedicados. Eles se dedicam 24h por dia, 7 dias por semana, ao seu negócio. Comprometem o relacionamento com amigos, com a família, e até mesmo com a própria saúde. São trabalhadores exemplares, encontrando energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente. São incansáveis e loucos pelo trabalho.

14 A Revolução do Empreendedorismo São otimistas e apaixonados pelo que fazem. Eles adoram o trabalho que realizam. E é esse amor ao que fazem o principal combustível que os mantém cada vez mais animados e autodeterminados, tornando-os os melhores vendedores de seus produtos e serviços, pois sabem, como ninguém, como fazê-lo. O otimismo faz com que sempre enxerguem o sucesso, em vez de imaginar o fracasso. Crédito imagem:

15 A Revolução do Empreendedorismo São independentes e constroem o próprio destino. Eles querem estar a frente das mudanças e ser donos do próprio destino. Querem ser independentes, em vez de empregados; querem criar algo novo e determinar os próprios passos, abrir os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerar empregos. HENRY FORD, fundador da Ford Crédito imagem:

16 A Revolução do Empreendedorismo Ficam ricos. Ficar rico não é o principal objetivo dos empreendedores. Eles acreditam que o dinheiro é consequência do sucesso dos negócios. LARRY PAGE, co-fundador da Google Crédito imagem: CBS Interactive 2013.

17 A Revolução do Empreendedorismo São líderes e formadores de equipe. Os empreendedores têm um senso de liderança incomum. E são respeitados e adorados por seus funcionários, pois sabem valorizá-los, estimulá-los e recompensá-los, formando um time em torno de si. Sabem que, para obter êxito e sucesso, dependem de uma equipe de profissionais competentes. Sabem ainda recrutar as melhores cabeças para assessorá-los nos campos onde não detêm o melhor conhecimento. A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns ABRAHAM LINCOLN Crédito imagem: Wikipedia.org

18 A Revolução do Empreendedorismo São bem relacionados (networking); São organizados. Os empreendedores sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto a clientes, fornecedores e entidades de classe. SIR RICHARD BRANSON, fundador Virgin Group. Tem um dos maiores networkings do linkedin.

19 A Revolução do Empreendedorismo Planejam, planejam e planejam. Os empreendedores de sucesso planejam cada passo de seu negócio, desde o primeiro rascunho do plano de negócios até a apresentação do plano a investidores, definição das estratégias de marketing do negócio etc., sempre tendo como base a forte visão de negócio que possuem.

20 A Revolução do Empreendedorismo Possuem conhecimento. São sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre um ramo de negócio, maior é sua chance de êxito. Esse conhecimento pode vir da experiência prática, de informações obtidas em publicações especializadas, em cursos, ou mesmo de conselhos de pessoas que montaram empreendimentos semelhantes. Gestão Créditoe imagem: Planejamento Flickr Shutterhacks Estratégico para Escritórios de Advocacia

21 A Revolução do Empreendedorismo Assumem riscos calculados. Talvez essa seja a característica mais conhecida dos empreendedores. Mas gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relação com desafios. E para o empreendedor, quanto maior o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora. Crédito imagem:

22 A Revolução do Empreendedorismo Criam valor para a sociedade. Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, com geração de empregos, dinamizando a economia e inovando, sempre usando sua criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas. Crédito imagem: Flikr barryskeates

23 O empreendedorismo no Brasil Década de 1990 e SEBRAE. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e criação de pequenas empresas. Oportunidade X Necessidade.

24 O empreendedorismo no Brasil Empreendedorismo de oportunidade Em que o empreendedor visionário sabe aonde quer chegar, cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa à geração de lucros, empregos e riqueza. Empreendedorismo de necessidade Em que o candidato a empreendedor se aventura na jornada empreendedora mais por falta de opção, por estar desempregado e não ter alternativa de trabalho. Nesse caso, esses negócios costumam ser criados informalmente, não são planejados de forma adequada e muitos fracassam bastante rápido, não gerando desenvolvimento econômico e agravando as estatísticas de criação e mortalidade de negócios.

25 O empreendedorismo no Brasil de OPORTUNIDADE de NECESSIDADE Em que o empreendedor visionário sabe aonde quer chegar, cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa à geração de lucros, empregos e riqueza. Em que o candidato a empreendedor se aventura na jornada empreendedora mais por falta de opção, por estar desempregado e não ter alternativa de trabalho. Nesse caso, esses negócios costumam ser criados informalmente, não são planejados de forma adequada e muitos fracassam bastante rápido, não gerando desenvolvimento econômico e agravando as estatísticas de criação e mortalidade de negócios.

26 Ser empreendedor? Copyright Fernando Santiago Finger

27 Empreendedorismo e advocacia EMPREENDEDOR ADMINISTRADOR TÉCNICO A personalidade empreendedora transforma a condição mais trivial em oportunidade excepcional. A personalidade administradora é pragmática. Sem o administrador, não haveria planejamento. O técnico sabe que, se não fosse por ele, haveria muita gente pensando e ninguém realizando.

28 Escritório de advocacia como negócio Como criar novos mercados? Com quais serviços devo competir? Quais atividades jurídicas estão envolvidas neste mercado? Como o escritório de advocacia pode se diferenciar e tornar a concorrência irrelevante?

29 Processo de Planejamento Estratégico Forças Fraquezas VALORES Missão Visão AMBIENTE EXTERNO Oportunidades Ameaças AMBIENTE INTERNO OBJETIVOS Projetos Ações Indicadores de Desempenho

30 Como se destar e obter sucesso no longo prazo? A concorrência traz a necessidade da busca por diferenciais, levando a evolução, a superação constante. A inovação tem o poder de alterar a posição relativa de uma empresa no mercado ante seus concorrentes. A busca por diferenciação no mercado é fundamental na conquista da liderança em qualquer atividade. Crédito imagem: practicalowl_flickr_creativecommons

31 Perspectivas Estratégicas Pensamento Estratégico Convencional Setor é pouco atraente Crescimento no setor como resultado das estratégias Pensamento Estratégico Diferenciado Como escapar do oceano vermelho de competição sangrenta e tornar os concorrentes irrelevantes? Como desbravar e explorar o oceano azul do espaço de mercado inexplorado? Crédito imagem: practicalowl_flickr_creativecommons

32 Modelo das 4 ações REDUZIR Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? ELIMINAR Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? Curva de Valor CRIAR Quais atributos nunca ofrecidos pelo setor devem ser criados? MELHORAR Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais?

33 Eliminar / Reduzir / Elevar / Criar ELIMINAR Astros circenses Espetáculos com animais Descontos para grupos Espetáculos em vários picadeiros ELEVAR Picadeiro único REDUZIR Diversão e humor Vibração e perigo CRIAR Tema Ambiente refinado Várias produções Músicas e danças artísticas

34 Planejamento estratégico: a capacidade empreendedora O que o planejamento estratégico não é: 1. Não é conjunto de truques, um punhado de técnicas. 2. Planejamento estratégico não é previsão. 3. O planejamento estratégico não lida com decisões futuras. Lida com a futuridade das decisões presentes. 4. Planejamento estratégico não é uma tentativa de eliminar riscos O planejamento estratégico prepara o negócio atual para o futuro. Ele pergunta: Qual deveria ser nosso negócio? e O precisamos fazer hoje para merecer o futuro?. O planejamento estratégico demanda decisões que envolvem risco. Requer um processo organizado de abdicação do ontem. E que o trabalho a ser feito para produzir o futuro desejado seja claramente definido e designado. O alvo do planejamento estratégico é ação agora.

35 Tendências do mercado jurídico 1. Vídeos 2. Aplicativos 3. Smartphones

36 Perguntas e Respostas

37 Muito obrigado pela participação Fernando Finger Santiago br.linkedin.com/in/fernandofsantiago

GESTÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para Escritórios de Advocacia. OAB / ESA São Paulo, 2014

GESTÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para Escritórios de Advocacia. OAB / ESA São Paulo, 2014 GESTÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para Escritórios de Advocacia OAB / ESA São Paulo, 2014 Empreendedor, Professor e Consultor. Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) Bacharel

Leia mais

1

1 1. Entendendo o mundo dos negócios EMPREENDEDORISMO Unidade 01 1.1 O que é um negócio Entendendo o mundo dos negócios 1.2 O dinâmico ambiente dos negócios 1.3 As oportunidades das pequenas empresas 1.4

Leia mais

EMPREENDEDORISMO RESUMO

EMPREENDEDORISMO RESUMO EMPREENDEDORISMO Luiz Antonio Bertoli de Oliveira Prof. Pablo Rodrigo Bes Oliveira Centro Universitário Leonardo Da Vinci UNIASSELVI Bacharelado em Administração (ADG 0257)- Módulo II 06/06/2013 RESUMO

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS

EMPREENDEDORISMO: TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO: TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS Autor: José Carlos Assis Dornelas, Editora Campus. São Paulo- SP PREFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO Empreender tem a ver com fazer diferente, antecipar-se aos

Leia mais

ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS Estratégia do Oceano Azul. Prof. Carlos Henrique Prim

ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS Estratégia do Oceano Azul. Prof. Carlos Henrique Prim ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS Estratégia do Oceano Azul Prof. Carlos Henrique Prim Estratégias Empresariais Oceanos Azuis versus Oceanos Vermelho (novos setores) (setores tradicionais) Estratégias Empresariais

Leia mais

A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NO DIA A DIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NO DIA A DIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NO DIA A DIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana Neumann Martins (1); Jacqueline Silva da Silva (2); Andreia Aparecida Guimaraes Strohschoen (3) Rogério José Schuck (4); João Jardim

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS Conhecer as características do comportamento empreendedor. Temas da Aula de

Leia mais

Empreendedorismo A Administração da revolução

Empreendedorismo A Administração da revolução EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 Timmons,

Leia mais

Visite nosso Site: Tel: St el l a Mar i s

Visite nosso Site:   Tel: St el l a Mar i s Visite nosso Site: www.escolagenesis.com. Tel: 3374-1990 St el l a Mar i s Comissão Organizadora Orientadores Aline Andrade Alexsandro Damásio Corina Vidal Flávia Luz Gilmara Souza Jaime Jacob Luciano

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Haroldo Solberg

Empreendedorismo. Prof. Haroldo Solberg Empreendedorismo Prof. Haroldo Solberg Introdução Por que o conceito de Empreendedorismo (entrepreneurship) no Brasil tem sido amplamente difundido somente a partir da década de 90? Estabilização da Economia,

Leia mais

Profª. Lílian lima/régis Gomes

Profª. Lílian lima/régis Gomes Profª. Lílian lima/régis Gomes 1. Origens do Empreendedorismo A palavra empreendedor tem origem francesa (entrepreneur) e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo de novo. Século XVII Primeiros

Leia mais

A Revolução do Empreendedorismo

A Revolução do Empreendedorismo A Revolução do Empreendedorismo A Revolução do Empreendedorismo As transformações do século XX. As invenções são fruto de inovação. As pessoas e equipes de pessoas com características especiais. Os empreendedores

Leia mais

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008 Empreendedorismo Profa. Ellen Francine Barbosa (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Questão fundamental Quais são seus planos profissionais? Vida Acadêmica Funcionário de Empresa

Leia mais

Copyright Empreendedorismo

Copyright Empreendedorismo Empreendedorismo Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la. O processo

Leia mais

Criando estratégias diferenciadas e novos mercados. Professor: Wellington Aleixo

Criando estratégias diferenciadas e novos mercados. Professor: Wellington Aleixo Criando estratégias diferenciadas e novos mercados Professor: Wellington Aleixo 2 Motivação 3 Dois mundos... 4 Oceano Vermelho Concorrência Feroz Demanda estacionada Comoditização Diminuição de Lucros

Leia mais

Como Montar um Escritório de Advocacia de Sucesso

Como Montar um Escritório de Advocacia de Sucesso Como Montar um Escritório de Advocacia de Sucesso Empreendedor, Professor e Consultor. Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de

Leia mais

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL PPGEP UFSM Inovação e Estratégia para a Competitividade Prof. Dr. Julio Cezar Mairesse Siluk W. CHAN KIM RENÉE MAUBORGNE A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Leia mais

Empreender. Exemplos de projetos criativos

Empreender. Exemplos de projetos criativos Empreender A chave para o sucesso profissional + Exemplos de projetos criativos José Dornelas www.josedornelas.com.br Empreendedorismo + Inovação = Prosperidade O velho modelo econômico (a era da manufatura)

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO SOU EMPREGÁVEL? EMPREENDEDO...QUÊ? EMPREENDER Deliberar-se a praticar; Propor-se; Tentar; Pôr em execução. Fonte: Aurélio Empreendedor Uma das definições mais antigas

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO O EMPREENDEDORISMO E OS EMPREENDEDORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Apresentar o empreendedorismo Conhecer a relação entre o empreendedorismo e a inovação

Leia mais

1. Empreendedorismo 2. Por dentro dos custos, despesas e preço de venda

1. Empreendedorismo 2. Por dentro dos custos, despesas e preço de venda 1. Empreendedorismo 2. Por dentro dos custos, despesas e preço de venda Missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO APLICANDO O EMPREENDEDORISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Conhecer as principais motivações para empreender Conhecer os tipos comuns de empreendedores

Leia mais

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO EMPREENDER PARA TRANSFORMAR INOVAR PARA COMPETIR Apresentação Nome: JOSÉ CARLOS CAVALCANTE Formação: Administrador de Empresas e Contador Pós-Graduação: Administração Financeira e Controladoria Cursos

Leia mais

Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.

Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo. EMPREENDEDORISMO CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO SEGUNDO ALGUNS AUTORES Palmer: risco calculado Tomar decisões sob diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.

Leia mais

Três Etapas para criar um Negócio. Capítulo 6. Matriz de Planejamento. Benchmarking. Capítulo 7. Blog do Leo leonardoaugustin.

Três Etapas para criar um Negócio. Capítulo 6. Matriz de Planejamento. Benchmarking. Capítulo 7. Blog do Leo leonardoaugustin. Três Etapas para criar um Negócio Capítulo 6 Identificar a Oportunidade do Negócio Desenvolver o Conceito do negócio Implantar o Empreendiment o Identificação de Oportunidades Fórmulas para Identificar

Leia mais

CONSULTORIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA OS NOVOS EMPREENDEDORES

CONSULTORIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA OS NOVOS EMPREENDEDORES CONSULTORIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA OS NOVOS EMPREENDEDORES Janaína Cristina Rodrigues da Silveira 1 Cassio Raimundo Valdisser 2 RESUMO: Este artigo tem como propósito avaliar de que

Leia mais

Voluntários Facilitadores Credenciados

Voluntários Facilitadores Credenciados Voluntários Facilitadores Credenciados fazendoacontecer.org.br /InstitutoFazendoAcontecer ww.josedornelas.com ismo Estilo gerencial Busca de oportunidades Mudança Inconformismo Fazer diferente Fazer acontecer

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Williana Souza, Ma.

EMPREENDEDORISMO. Williana Souza, Ma. EMPREENDEDORISMO Williana Souza, Ma. A era da economia, a era da internet, das startups e das redes sociais... Boas ideias + Know-How + Planejamento + Equipe motivada = = Negócios grandiosos em certo

Leia mais

TIPOS DE EMPREENDEDORES TÉCNICO EM LOGÍSTICA

TIPOS DE EMPREENDEDORES TÉCNICO EM LOGÍSTICA TIPOS DE EMPREENDEDORES TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 Leite e Oliveira (2007) classifica em dois tipos de : O por Necessidade (criam-se negócios por não haver outra alternativa) e o por Oportunidade (descoberta

Leia mais

Mês da Micro e pequena empresa

Mês da Micro e pequena empresa Mês da Micro e pequena empresa O QUE VOCÊ PRECISA PRA MELHORAR o seu negócio. ACESSE LOJASEBRAEAM.COM.BR PROGRAMAÇÃO UNIDADE CENTRO OUTUBRO / 2017 (AV. LEONARDO MALCHER, 924, CENTRO) CURSO DATA HORÁRIO

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO APLICANDO O EMPREENDEDORISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Discutir os impactos sociais e econômicos do empreendedorismo Conhecer as características

Leia mais

Disciplina: Política de Negócios e Empreendedorismo. Carga horária outras: 20 (ATPS e outras atividades)

Disciplina: Política de Negócios e Empreendedorismo. Carga horária outras: 20 (ATPS e outras atividades) Política de Negócios e Empreendedorismo Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Disciplina: Política de Negócios e Empreendedorismo Carga

Leia mais

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo.

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. 2.Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedorismo. 2.1 Papel do planejamento no

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Empreendedorismo. Aula 02 Perfil Empreendedor

Empreendedorismo. Aula 02 Perfil Empreendedor Empreendedorismo Aula 02 Perfil Empreendedor Prof. Wanessa (slides baseados prof. Dornelas) Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade

Leia mais

ABS & JP ILUMINALÇÃO EM LED PLACA SOLAR E COMPONENTES ELETRÔNICOS

ABS & JP ILUMINALÇÃO EM LED PLACA SOLAR E COMPONENTES ELETRÔNICOS ABS & JP ILUMINALÇÃO EM LED PLACA SOLAR E COMPONENTES ELETRÔNICOS Vendas de Lâmpadas de Led, Refletores, Placa Solar e componentes eletrônicos. 1 PARCEIROS NOS PROJETOS EMPRESAS PRECISAM DE PESSOAS E PESSOAS

Leia mais

Alessandro Almeida 20/08/ Semestre de 2013 CCO-NA3

Alessandro Almeida  20/08/ Semestre de 2013 CCO-NA3 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 20/08/2013 2 Semestre de 2013 CCO-NA3 Inscrições: http://www.bsp.edu.br/eventos/palestras/?id=920 Instituto Beleza Natural: Uma história que poderia ser sua!

Leia mais

Análise das características empreendedoras na formação e no desenvolvimento de novos negócios

Análise das características empreendedoras na formação e no desenvolvimento de novos negócios Análise das características empreendedoras na formação e no desenvolvimento de novos negócios Edson Luis Kuzma (UNICENTRO) edson.kuzma@gmail.com Camila Camargo Aguiar (UNOESC) camila.aguir@unoesc.edu.br

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Projeto Consultor

EMPREENDEDORISMO. Projeto Consultor EMPREENDEDORISMO Projeto Consultor Empreendedor Para Babson College, uma das universidades mais respeitadas no ensino de empreendedorismo, o empreendedor é aquele que tem a capacidade de ver o que está

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Mercado de trabalho Macroeconomia Inflação Dólar Petróleo Crise Oriente Médio

Leia mais

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios. (pessoas e processos)

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios. (pessoas e processos) Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (pessoas e processos) Prof. José Carlos Alves Roberto, Msc. Mitos sobre o empreendedor Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade:

Leia mais

O Empreendedor. Profa. Ellen Francine Profa. Simone Souza. SSC570 Empreendedorismo ICMC/USP

O Empreendedor. Profa. Ellen Francine Profa. Simone Souza. SSC570 Empreendedorismo ICMC/USP O Empreendedor Profa. Ellen Francine Profa. Simone Souza SSC570 Empreendedorismo ICMC/USP 1. O que é empreendedorismo? 2. O que é SER empreendedor? 3. O empreendedor nasce pronto? 4. Um empreendedor que

Leia mais

Criatividade e Inovação na Atuação no Secretariado. Márcia Siqueira Assessora Técnico e Profissional da FENASSEC

Criatividade e Inovação na Atuação no Secretariado. Márcia Siqueira Assessora Técnico e Profissional da FENASSEC Criatividade e Inovação na Atuação no Secretariado Márcia Siqueira Assessora Técnico e Profissional da FENASSEC O que é velho? O CIRCO Números tradicionais com animais, palhaços pintados, trapezistas,

Leia mais

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia

Empreendedorismo no Mercado de Seguros. Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Empreendedorismo no Mercado de Seguros Palestrantes: Bruno Kelly e Rodrigo Maia Novos Desafios do Corretor O conceito de venda mudou! - Empoderamento do Cliente - Maior Concorrência - Mercado em Mudança

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

Protagonismo Secretarial AULA 5. Temas: Comportamento Empreendedor Intraempreendedores

Protagonismo Secretarial AULA 5. Temas: Comportamento Empreendedor Intraempreendedores Protagonismo Secretarial AULA 5 Temas: Comportamento Empreendedor Intraempreendedores E qual deve ser o comportamento de um empreendedor? Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos mostram que o

Leia mais

Administração Legal e Tendências Jurídicas

Administração Legal e Tendências Jurídicas Administração Legal, Tendências Jurídicas e Rotinas Administrativas Prof. Fábio Lopes Soares 1 Mercado de Advocacia 422.000 advogados no mercado a) SP tem 151.100 advogados ou, 1 para 249,1 habitantes

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Aula 02 Características do Comportamento Empreendedor (CCEs)

Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Aula 02 Características do Comportamento Empreendedor (CCEs) Empreendedorismo Aula 02 Características do Comportamento Empreendedor (CCEs) Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br OBJETIVO CURSO Despertar / Acelerar / Fomentar.. o Espirito Empreendedor

Leia mais

COMO MUDAR SUA VIDA EMPREENDENDO!

COMO MUDAR SUA VIDA EMPREENDENDO! COMO MUDAR SUA VIDA EMPREENDENDO! DEYVISON FONSECA COMO MUDAR SUA VIDA EMPREENDENDO Esse e-book, vai despertar o empreendedor de suceso que há dentro de você, mostrando que qualquer tipo de pessoa pode

Leia mais

PROJETO DE EMPREENDEDORISMO

PROJETO DE EMPREENDEDORISMO PROJETO DE EMPREENDEDORISMO Conceitos de Empreendedorismo Professor: Charles Leite Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios

Leia mais

Intra empreendedorismo Eva Vieira

Intra empreendedorismo Eva Vieira Intra empreendedorismo Eva Vieira contato@evavieira.com.br Um empreendedor é uma pessoa imaginativa,caracterizada por uma capacidade de fixar alvos e objetivos Filion (1986) O empreendedor não perde a

Leia mais

Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção. Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente

Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção. Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente Inteligência em Compras Planejamento - Coleta - Análise

Leia mais

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico Empreendedorismo Aula 04 Planejamento Mercadológico SUMÁRIO AULA Pesquisa e análise de mercado Estratégias e ações para atingir o mercado Análise Concorrência Como criar negócios de alto crescimento Habitats

Leia mais

1

1 A importância da inovação, o caminho para o sucesso! Luiz Henrique Casaretti As coisas mudam, mesmo quando nós não queremos Por isso, precisamos agir como os golfinhos Se algo não funciona, procura algo

Leia mais

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM ADM Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 1 A constituição do talento humano Conhecimento SABER Aprender a aprender Aprender continuadamente Aumentar o conhecimento Habilidade SABER FAZER

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 Interculturalidade: tendências e perspectivas de atuação para o profissional de Secretariado Marcela Brito Uma breve reflexão... Eu não sou eu nem sou o outro Sou qualquer coisa de intermédio... Adriana

Leia mais

A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM. As 10 principais características da mulher empreendedora.

A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM. As 10 principais características da mulher empreendedora. A EMPRESARIAS QUE ENRIQUECEM As 10 principais características da mulher empreendedora. AS EMPRESÁRIAS QUE ENRIQUECEM Ser empreendedor não é condição exclusiva de empresários ou de quem está à frente de

Leia mais

E-commerce

E-commerce E-commerce QUEM SOU EU? CESAR Instituto privado, sem fins lucrativos e autossustentado que inova em produtos, serviços e empresas com TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação. Nossa missão é identificar,

Leia mais

Disciplina de Empreendedorismo. Autor: Marcel Ferrante Silva

Disciplina de Empreendedorismo. Autor: Marcel Ferrante Silva Disciplina de Empreendedorismo Autor: Marcel Ferrante Silva marcelf@gmail.com O que é empreendedorismo? Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos 2/2013 Fonte: www..josedornelas.com.br 2

Leia mais

INOVAÇÃO E GESTÃO DA MUDANÇA. Prof. Dr. Martius Vicente R. y Rodriguez

INOVAÇÃO E GESTÃO DA MUDANÇA. Prof. Dr. Martius Vicente R. y Rodriguez INOVAÇÃO E GESTÃO DA MUDANÇA Prof. Dr. Martius Vicente R. y Rodriguez martius@kmpress.com.br AGENDA Sociedade do Conhecimento Metodologia PPS Pessoas, Processos, Sistêmico. Gestão da Mudança Inovação Prática

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler

Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler Apresenta Fãs da Marca Por Rodrigo j Heckler Sobre este ebook Olá É com imensa alegria que começo a me conectar a você leitor através da série fãs da marca. Se você quer desenvolver algo único, deixar

Leia mais

Empreendedorismo. O que vc. faria?

Empreendedorismo. O que vc. faria? Empreendedorismo Empreendedorismo Empreendedorismo O que vc faria? Empreendedorismo Thái Quang Nghiã Com 21 anos fugiu de seu país e foi resgatado em 1979 Empreendedorismo Thái Eu comecei a minha vida

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

Disciplina de Empreendedorismo. Gestão Financeira Empreendedorismo Gestão Financeira Profº Andrizio Morais

Disciplina de Empreendedorismo. Gestão Financeira Empreendedorismo Gestão Financeira Profº Andrizio Morais Disciplina de Gestão Financeira 2013 Feedback A liderança empreendedora Ousadia e capacidade de assumir riscos Capacidade de negociar diplomaticamente Capacidade de gerenciar mudanças Líder empreendedor:

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: uma análise do perfil dos gestores

EMPREENDEDORISMO: uma análise do perfil dos gestores EMPREENDEDORISMO: uma análise do perfil dos gestores Linha temática: ÁREA IV: Desenvolvimento Econômico e Instituições Ana Paula Lüdtke 1, Marcelo Regis Röpke Lüdtke 2 Resumo: O trabalho tem o intuito

Leia mais

High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS

High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS QUEM SOMOS? A High presta serviços profissionais de controladoria, consultoria financeira e consultoria de negócios. Trabalhamos

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL PRODUTOS INOVAÇÃO PGQP Mensagem das lideranças Gestão e Inovação são os dois motores da organização moderna. No percurso de competição estes motores devem

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL

MBA GESTÃO COMERCIAL MBA GESTÃO COMERCIAL Gestão do Pipeline Planejamento de Vendas MBA GESTÃO COMERCIAL ABERTURA Estratégia e Inteligência Competitiva Universo Suspects Prospects Oportunidades Negociação Vendas Liderança

Leia mais

Principais Instrumentos Contábeis para Pequenas Empresas Comerciais

Principais Instrumentos Contábeis para Pequenas Empresas Comerciais Principais Instrumentos Contábeis para Pequenas Empresas Comerciais GOMES, Henrique Teixeira [1] FILHO, Sidnei Almeida Moreira [2] SIQUEIRA, Sirlene [3] GOMES, Henrique Teixeira; MOREIRA, Sidnei; SIQUEIRA,

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini

Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini Introdução Estatísticas do SEBRAE indicam que 60% das 500 mil pequenas e micro-empresas que são abertas todos os anos no Brasil fecham as portas

Leia mais

EI Empreendedores em Informática

EI Empreendedores em Informática Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível EI Empreendedores em Informática Terceiro nível Quarto nível» Quinto nível Luciane Meneguin Ortega

Leia mais

Desenv. Carreira Empreendedorismo. Evandro Deliberal

Desenv. Carreira Empreendedorismo. Evandro Deliberal Desenv. Carreira Empreendedorismo Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Empreendedorismo: Definição O que é? Como colocar em pratica Ciclo de vida Agenda

Leia mais

EMPREENDA NA ENFERMAGEM

EMPREENDA NA ENFERMAGEM EMPREENDA NA ENFERMAGEM Os 3 pilares para você se tornar um Enfermeiro Empreendedor B YMarcelino A D O R Enfermagem A MONTM INY Jeferson Empreendedora QUEM SOU EU? Oii, tudo bem? Vou começar me apresentando!

Leia mais

PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. Prof. Araken Patusca Linhares

PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. Prof. Araken Patusca Linhares PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA Prof. Araken Patusca Linhares UNIDADE I Surgimento do Empreendedorismo Postura e comportamento do Empreendedor A importância do Empreendedor na sociedade Motivação do

Leia mais

ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NO PROCESSO DE SUCESSÃO

ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NO PROCESSO DE SUCESSÃO ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NO PROCESSO DE SUCESSÃO NOSSA HISTÓRIA Empresa pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, há mais de 65 anos. Primeira empresa a realizar estudos científicos com especialistas

Leia mais

Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão.

Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão. Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão. Direcção de Desenvolvimento Agrário DIRDEA Msc. Eng. Agrónoma Elielda Fernandes elieldafernandes@sodepacangola.com Como ser

Leia mais

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos Giulliano Polito Os objetivos O objetivo Promover uma discussão sobre os motivos que levam o profissional de gestão de projetos a

Leia mais

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler. Carvalho

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler. Carvalho Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler Prof(a) f() Tutor(a) () de Aprendizagem: Patricia ii Bll Bellotti Carvalho Quais os conceitos da Disciplina de Empreendedorismo? Conhecer e refletir

Leia mais

RELISE PROCESSO EMPREENDEDOR: UMA ABORDAGEM SOBRE O COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS GESTORES EM UMA INCUBADORA UNIVERSITÁRIA 1 RESUMO

RELISE PROCESSO EMPREENDEDOR: UMA ABORDAGEM SOBRE O COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS GESTORES EM UMA INCUBADORA UNIVERSITÁRIA 1 RESUMO PROCESSO EMPREENDEDOR: UMA ABORDAGEM SOBRE O COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS GESTORES EM UMA INCUBADORA UNIVERSITÁRIA 1 Ana Paula Lüdtke 2 Marcelo Regis Röpke Lüdtke 3 RESUMO Este artigo teve

Leia mais

Plano de Negócios Mary Kay

Plano de Negócios Mary Kay Plano de Negócios Mary Kay Vendas diretas no Brasil 4,6 milhões de profissionais atuando no país R$ 41,3 bilhões em volume de negócios em 2015 O Brasil é 5º mercado de vendas diretas no mundo O Brasil

Leia mais

A Importância de ter Metas e Objetivos. Daiane Ramos

A Importância de ter Metas e Objetivos. Daiane Ramos A Importância de ter Metas e Objetivos Daiane Ramos Sobre o E-book Este E-book tem como objetivo oferecer algumas informações essenciais sobre Metas e Objetivos e também levar os leitores a conscientização

Leia mais

A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara.

A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara. COACHING A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara. O termo Coaching é, também, aplicado para definir um processo pautado em variadas técnicas

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL. Palestrante Márcia Siqueira

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL. Palestrante Márcia Siqueira COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL Palestrante Márcia Siqueira Proposta 1. Refletir sobre as competências profissionais que contribuirão para solidificação da identidade, fortalecimento e continuidade

Leia mais

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação

Os papéis estratégicos dos sistemas de informação Os papéis estratégicos dos Parte 3 Aula 6 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Introdução aos sistemas de informação Os podem alterar a forma como as organizações competem em seus mercados,

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

Qual o perfil ideal dos profissionais que as empresas estão buscando no mercado de trabalho?

Qual o perfil ideal dos profissionais que as empresas estão buscando no mercado de trabalho? Palestra Qual o perfil ideal dos profissionais que as empresas estão buscando no mercado de trabalho? São Paulo, outubro 2016. Palestrante Leonardo Martins Economista pela Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

Empreendedorismo. José Dornelas, Ph.D. Copyright 2003 Dornelas - Plano de Negócios Ltda. www.planodenegocios.com.br

Empreendedorismo. José Dornelas, Ph.D. Copyright 2003 Dornelas - Plano de Negócios Ltda. www.planodenegocios.com.br Empreendedorismo José Dornelas, Ph.D. A revolução do empreendedorismo O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 (Timmons,

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

Rodrigo Ramos

Rodrigo Ramos Rodrigo Ramos www.r2consult.com Rodrigo Ramos, Empreendedor, Administrador (UFF) com MBA em Gestão Estratégica (USP), atualmente trabalha com Consultoria/Coaching e Coordenação de Projetos. Trabalhar para

Leia mais

Empreendedorismo Em Tempos De Crise Professor Pós-Doutor Eduardo Maróstica Cursos, Workshops e Palestras Alphaville, 01/03/2016

Empreendedorismo Em Tempos De Crise Professor Pós-Doutor Eduardo Maróstica Cursos, Workshops e Palestras Alphaville, 01/03/2016 Empreendedorismo Em Tempos De Crise Professor Pós-Doutor Eduardo Maróstica Cursos, Workshops e Palestras Alphaville, 01/03/2016 Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Pós-Graduado

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Análise de Mercado Avaliando a Oportunidade de Negócio Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Avaliando Oportunidades O que sabemos sobre TI, empresas de sucesso, mercado e relacionamento

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 15 de Setembro de :35 - Última atualização Sex, 06 de Novembro de :16

Escrito por Administrator Ter, 15 de Setembro de :35 - Última atualização Sex, 06 de Novembro de :16 Você terá oportunidade de ler um artigo sobre a Crise. Um artigo que vai levar você a reflexão sobre os diferentes focos que a atual crise econômica mundial pode ter. Vamos tentar, ao invés de entender

Leia mais

Prof. Alessandra Miranda

Prof. Alessandra Miranda Prof. Alessandra Miranda Gestão Estratégica Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente: (1) senso de direção e continuidade a longo prazo; (2) flexibilidade

Leia mais

Marketing jurídico como diferencial de carreira

Marketing jurídico como diferencial de carreira Marketing jurídico como diferencial de carreira 19.Set.2008 Marco Antonio P. Gonçalves Por que marketing na advocacia? O que é marketing jurídico? Qual o papel do advogado no marketing jurídico? 1 Advogados

Leia mais

QUEM SOMOS? ESSE É O PROPÓSITO DA PERSONIFICAÇÃO EMPRESARIAL. INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS, MERCADOS E MARCAS

QUEM SOMOS? ESSE É O PROPÓSITO DA PERSONIFICAÇÃO EMPRESARIAL. INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS, MERCADOS E MARCAS QUEM SOMOS? Renascidos da fonte e forja criadora de mercados e legados, desenvolvemos uma disciplina única, eficiente, cocriativa e integrada que origina empresas, produtos e marcas conectadas com o mundo

Leia mais