Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler. Carvalho

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler. Carvalho"

Transcrição

1 Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler Prof(a) f() Tutor(a) () de Aprendizagem: Patricia ii Bll Bellotti Carvalho

2 Quais os conceitos da Disciplina de Empreendedorismo? Conhecer e refletir sobre o contexto empreendedor e integrar as teorias empreendedoras; d Diferenciar a dimensão conceitual do empreendedorismo; Reconhecer oportunidades, lidar com os desafios e as responsabilidades do negócio; Conhecer e identificar oportunidade de negócios nacionais e internacionaisi i

3 Quais os procedimentos em que devo agir em Empreendedorismo? Identificar, avaliar e buscar oportunidades de negócios; Utilizar dos conhecimentos adquiridos na produção de projetos individuais ou grupais; Analisar as informações necessárias para a resolução de problemas apresentados; Alocar talentos, recursos físicos financeiros e tecnológicos; Escolher e implementar estratégias de negócios; transformar ideias em negócios.

4 Quais as atitudes críticas devo ter em Empreendedorismo? Identificar, avaliar e buscar oportunidades de negócios; Utilizar dos conhecimentos adquiridos na produção de projetos individuais ou grupais; Analisar as informações necessárias para a resolução de problemas apresentados; Alocar talentos, recursos físicos financeiros e tecnológicos; Escolher e implementar estratégias de negócios; transformar ideias em negócios.

5

6 As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID Empreendedorismo no Brasil e no mundo: a revolução do empreendedorismo. UNID Processo empreendedor. Conceituandoempreendedorismo. UNID 1.3 Identificando ideias e oportunidade. UNID 1.4 Ciclo de vida das organizações.

7 Unidade 1.1 Conceituando empreendedorismo. Globalização. Mudanças nos cenários político, econômico e social. Características empreendedoras. Pessoas/equipes com características diferenciadas. Sebrae.

8 Unidade 1.1 Características do Empreendedor: Empreendedor Administrador Técnico

9 Unidade 1.2 Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos: 1. Iniciativa para inovar e paixão pelo que faz. 2. Utiliza recursos de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive. 3. É agente de mudanças. 4. Aceita assumir riscos e a possibilidade de errar. 5. Identifica e aproveita oportunidades. 6. Deixa um legado! Quer ser reconhecido, referenciado e imitado.

10

11 Unidade 1.2 Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano de negócios Determinar e captar os recursos necessários Gerenciar a empresa criada O quanto de investimento é o suficiente para o que você quer fazer com o seu negócio nos próximos 18 meses?

12 Unidade 1.3 Por que a ideiai é importante? t Ela atende qual demanda ou oportunidade? A quem se dirige? Qual o mercado potencial? Como vai funcionar? Quais são os resultados esperados? Quanto vai custar? Em quanto tempo?

13 INOVAÇÃO Inovação é o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza.

14 Oportunidade

15 Unidade Criatividade: Vem do ato de criar, de encontrar soluções novas em função das questões que aparecem em nosso dia-a-dia. 2 2 Originalidade: Capacidade do ser humano de se exprimir de forma original. 3 Inteligência: capacidade de relacionar ou associar conceitos, proporções e/ou coisas. Inovação é pensar sobre as pessoas, sobre as coisas, sobre as relações entre elas e resolver problemas de novas maneiras. É construir um mundo melhor gerindo recursos e talentos!

16

17 Unidade 1.4 O processo de crescimento das empresas é denominado por muitos especialistas como Ciclo de Vida das Organizações.

18 Unidade 1.4 Modelo Gerencial a) Empresa operada pelo proprietário; b) Transição para uma empresa administrada pelo proprietário; c) Empresa administrada pelo proprietário; d) Transição para uma administração profissional; Modelo de Greiner - Fases de Desenvolvimento das Empresas e) Administração profissional.

19 Quando a empresa muda de tamanho, muda também o papel do empreendedor, as habilidades exigidas e o jeito de liderar. Como você se mantém alerta para entender o contexto de fora e transformar as coisas do ld lado de dentro?

20