ANCORAGEM E EMENDA DE ARMADURAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANCORAGEM E EMENDA DE ARMADURAS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP - Campus de Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Civil Disciplina: ESTRUTURAS DE CONCRETO II NOTAS DE AULA ANCORAGEM E EMENDA DE ARMADURAS Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS (wwwp.feb.unesp.br/pbastos) Bauru/SP Março/2006

2 APRESENTAÇÃO Esta apostila tem o objetivo de servir como notas de aula na disciplina 1309 Estruturas de Concreto II, do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, da Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Bauru/SP. O texto apresenta as prescrições contidas na nova NBR 6118/2003 ( Projeto de estruturas de concreto Procedimento ) para a ancoragem e emenda de barras de aço da armadura. Inclui-se o cálculo e detalhamento da ancoragem da armadura longitudinal de tração nos apoios das vigas de concreto armado. Com o objetivo de contribuir com a formação do aluno, futuro engenheiro, procurou-se sempre apresentar os conceitos envolvidos, de modo a fundamentar as prescrições propostas pela nova norma. Os itens 1 e 2, especialmente, constam na apostila com esse propósito. Programa-se para o futuro acrescentar novos conceitos, bem como melhorar e aprofundar aqueles já apresentados. Quaisquer críticas e sugestões vindas dos alunos serão muito bem-vindas, pois com certeza essa contribuição resultará na melhoria da apostila. Agradecimento especial ao técnico Éderson dos Santos Martins, pela confecção de vários desenhos.

3 SUMÁRIO Pág. 1. ADERÊNCIA ENTRE CONCRETO E ARMADURA Aderência por Adesão Aderência por Atrito Aderência Mecânica Mecanismos da Aderência ADERÊNCIA E FENDILHAMENTO SITUAÇÃO DE BOA E DE MÁ ADERÊNCIA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA ANCORAGEM DE ARMADURA PASSIVA POR ADERÊNCIA Comprimento de Ancoragem Básico Disposições Construtivas Prolongamento Retilíneo da Barra ou Grande Raio de Curvatura Barras Transversais Soldadas Ganchos das Armaduras de Tração Armadura Transversal na Ancoragem Ancoragem de Estribos EMENDA DE BARRAS Emenda por Transpasse de Armadura Tracionada Proporção de Barras Emendadas Comprimento de Transpasse de Barras Isoladas Tracionadas Comprimento de Transpasse de Barras Isoladas Comprimidas Armadura Transversal nas Emendas por Transpasse de Barras Isoladas Armadura Principal Tracionada Armadura Principal Comprimida Armaduras Secundárias ANCORAGEM DA ARMADURA LONGITUDINAL DE FLEXÃO EM VIGAS 22 DE EDIFÍCIOS Decalagem do Diagrama de Força no Banzo Tracionado Modelo de Cálculo I Modelo de Cálculo II Ponto de Início de Ancoragem Armadura Tracionada nas Seções de Apoio Apoio com Momento Fletor Positivo Ancoragem da Armadura Longitudinal Positiva nos Apoios Extremos de 24 Vigas Simples ou Contínuas Apoio Intermediário de Vigas Contínuas Ancoragem de Armadura Negativa em Apoios Extremos QUESTIONÁRIO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR TABELAS ANEXAS... 36

4 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 1 ANCORAGEM E EMENDA DE ARMADURAS 1. ADERÊNCIA ENTRE CONCRETO E ARMADURA Uma ótima aderência entre a armadura e o concreto é de fundamental importância para a existência do concreto armado (trabalho conjunto entre os dois materiais), o que significa que não deve ocorrer escorregamento relativo entre o concreto e as barras de aço da armadura. O fenômeno da aderência envolve dois aspectos: o mecanismo de transferência de força da barra de aço para o concreto adjacente e a capacidade do concreto resistir às tensões oriundas dessa força. A transferência de força é possibilitada por ações químicas (adesão), pelo atrito e por ações mecânicas, e ocorre em diferentes estágios do carregamento e em função da textura da superfície da barra de aço e da qualidade do concreto. A aderência é dividida em três diferentes parcelas: por adesão, por atrito e mecânica. A classificação da aderência segundo as três parcelas é meramente esquemática, não sendo possível determinar cada uma delas isoladamente. 1.1 Aderência por Adesão Lançando-se o concreto fresco sobre uma chapa de aço (Figura 1), durante o endurecimento do concreto ocorrem ligações físico-químicas na interface do concreto com a chapa de aço, o que dá origem a uma resistência de adesão, indicada pela força R b1, que se opõe à separação dos dois materiais. R b1 Concreto Aço R b1 Figura 1 Aderência por adesão (FUSCO, 2000). 1.2 Aderência por Atrito Ao se aplicar uma força que tende a arrancar uma barra de aço inserida no concreto, verifica-se que a força de arrancamento (R b2 Figura 2) é muito superior à força R b1 relativa à aderência por adesão. Considera-se que a superioridade da força R b2 sobre a força R b1 é devida a forças de atrito que opõem-se ao deslocamento relativo entre a barra de aço e o concreto. A intensidade das forças de atrito depende do coeficiente de atrito entre os dois materiais e da existência e intensidade de forças de compressão transversais à barra (P t ), que podem surgir devido à retração do concreto ou por ações externas.

5 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 2 P t P t R b2 b Figura 2 Aderência por atrito (FUSCO, 2000). 1.3 Aderência Mecânica A aderência mecânica se deve às saliências ou mossas existentes na superfície das barras de aço de alta aderência, e às irregularidades da laminação, no caso das barras lisas. As saliências criam pontos de apoio no concreto, que dificultam o escorregamento relativo entre a barra de aço e o concreto (Figura 3). A aderência mecânica é a parcela mais importante da aderência total. Barras lisas R b3 Barras nervuradas R b3 Figura 3 Aderência mecânica (FUSCO, 2000). 1.4 Mecanismos da Aderência A resistência de aderência é determinada por meio de diferentes ensaios experimentais, sendo o mais comum deles o de arrancamento de uma barra de aço inserida dentro de um volume de concreto. A Figura 4 mostra três diferentes corpos-de-prova utilizados em ensaios de arrancamento, que determinam a resistência média global de aderência, valor que é suficiente para atender aos requisitos básicos de projeto.

6 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 3 Figura 4 Tipos de corpos-de-prova utilizados em ensaio de arrancamento para determinação da resistência de aderência (LEONHARDT & MÖNNIG, 1982). A Figura 5 mostra o diagrama esquemático tensão de aderência x deslocamento relativo ou escorregamento para uma barra com saliências, determinado em ensaio de arrancamento. O estágio I corresponde à aderência por adesão, cuja ruptura ocorre com um deslocamento relativo muito pequeno, o que implica que a adesão colabora apenas com uma pequena parcela para a resistência de aderência total. Após a resistência por adesão ser superada, a transferência da força de arrancamento ao concreto ocorre principalmente pela ação das saliências sobre o concreto (consolos de concreto Figura 6). resistência de aderência estágio IV estágio II estágio III estágio I deslocamento relativo Figura 5 Diagrama esquemático de tensão de aderência x escorregamento do ensaio de arrancamento (FIB, 1999).

7 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 4 No estágio II, a força de transferência é distribuída da barra ao concreto adjacente pela ação das saliências das barras, que causam a formação de fissuras em forma de cone, que iniciamse na parte superior das saliências, como se pode ver na Figura 6a. Nesse estágio os deslocamentos relativos ainda são pequenos, ocasionados pela deformação e esmagamento do concreto sob ação direta das saliências. As forças nas saliências são inclinadas em relação ao eixo da barra, e podem ser decompostas nas direções paralela e perpendicular ao eixo da barra. A soma das componentes paralelas iguala a força de aderência, e a componente perpendicular introduz tensões de tração circunferenciais no entorno da barra, que podem resultar fissuras longitudinais e radiais (comumente chamadas fissuras de fendilhamento Figura 7). O estágio III inicia com o surgimento da primeira fissura radial, e é também mantido pela ação das saliências sobre o concreto. No estágio IV podem ocorrer dois modos de ruptura. Se não existirem tensões de confinamento da barra ou se elas forem de baixa intensidade, as fissuras radiais propagam-se por toda a extensão do cobrimento de concreto, e a ruptura ocorre pela ação de fendilhamento do concreto (Figura 6a). Quando as tensões de confinamento são grandes o suficiente para prevenir o fendilhamento do cobrimento de concreto, a ruptura da aderência ocorre pelo arrancamento da barra do concreto, modificando o mecanismo de transferência de força de apoio das saliências no concreto para forças de atrito, em função da resistência ao cisalhamento dos consolos de concreto existentes (Figura 6b). componentes de força sobre a barra F forças sobre concreto fissuras a) Ruptura pelas fissuras de fendilhamento. componentes de força sobre o concreto F barra com saliência plano de ruptura b) Ruptura dos consolos por cisalhamento e conseqüente arrancamento da barra. Figura 6 Ação das saliências da barra de aço sobre o concreto e modos de ruptura (FUSCO, 2000).

8 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 5 Figura 7 Fissuras radiais de fendilhamento. A Figura 8 mostra diagramas força x deslocamento obtidos em ensaios de arrancamento de barras lisas e nervuradas, realizados por D ARGA et al. (1970). Os diagramas mostram que o deslocamento da seção inicial A ocorre desde o início da atuação da força de arrancamento, e o deslocamento da barra na seção B só ocorre com o aumento da força de arrancamento. A força de arrancamento ainda aumenta após toda a extensão da barra estar deslocando-se. Barras com saliências levam a um maior aumento da força de arrancamento que barras lisas, pela ação das saliências sobre o concreto. B Seção de saída A Seção de entrada F t F t B F t u F t Ft u F t1 A F t1 B A Barras lisas Deslocamentos Barras nervuradas Deslocamentos Figura 8 Comportamento de barras lisas e nervuradas em ensaio de arrancamento (FUSCO, 2000).

9 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 6 2. ADERÊNCIA E FENDILHAMENTO A Figura 9 mostra a direção das tensões principais de tração e de compressão para o caso de ancoragem reta e ancoragem por meio de placa de aço na extremidade da barra. A força de tração atuante na barra (R s ) é equilibrada pelas forças de compressão introduzidas no concreto na região da ancoragem. Na região de ancoragem reta as tensões inclinadas de compressão propagam-se pelo concreto a partir da extremidade da barra. R s R s Figura 9 Trajetórias das tensões principais em região de ancoragem de barra reta e com placa de ancoragem (LEONHARDT & MÖNNIG, 1982). O arrancamento da barra de aço do concreto mobiliza tensões tangenciais (τ b ) na interface aço-concreto (Figura 10), tensões diagonais de compressão (σ ce ) e tensões transversais de tração (σ tt ). Figura 10 Tensões atuantes na ancoragem por aderência de barra com saliências. (FUSCO, 2000). As tensões de tração aproximadamente perpendiculares à barra produzem no concreto um esforço de tração transversal denominado esforço de fendilhamento, que pode alcançar no máximo 0,25 da força de tração na barra (R s ). O esforço de fendilhamento pode dar origem às chamadas fissuras de fendilhamento, como aquelas mostradas nas Figuras 11 e 12.

10 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 7 Figura 11 Fissuras de fendilhamento na região de ancoragem sem armadura transversal. (LEONHARDT & MÖNNIG, 1982). Figura 12 Fendilhamento ao longo da barra ancorada (FUSCO, 2000). Para evitar este tipo de fissura por fendilhamento podem ser adotadas barras transversais (armadura de costura), colocadas ao longo das barras ancoradas por aderência, para combaterem as tensões transversais de tração e impedirem a ruptura longitudinal por fendilhamento. E também evitar que as fissuras alcancem a superfície do concreto, o que poderia comprometer a durabilidade da peça devido à corrosão da barra de aço ancorada. Se ocorrerem tensões de compressão transversais independentes daquelas oriundas da ancoragem, o problema do fendilhamento fica diminuído (Figura 13). Uma armadura em forma de hélice também pode servir para evitar as fissuras ao redor da barra.

11 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 8 Figura 13 Armadura para evitar fissuras de fendilhamento na ancoragem reta (FUSCO, 2000). Como afirma FUSCO (2000), o importante na ancoragem de barras tracionadas é garantir a manutenção da integridade das bielas diagonais comprimidas e assegurar que os esforços transversais de tração possam ser adequadamente resistidos. Nas vigas há um efeito favorável proporcionado pelas bielas comprimidas de concreto, devidas ao esforço cortante (Figura 14). Os estribos, mais próximos entre si, atuam como armadura de costura, resistindo às tensões transversais de tração. Figura 14 - Atuação favorável dos estribos para evitar fissuras por fendilhamento na região de ancoragem reta (FUSCO, 2000). 3. SITUAÇÕES DE BOA E DE MÁ ADERÊNCIA Ensaios experimentais mostraram que a resistência de aderência de barras posicionadas na direção vertical resulta ser significativamente maior que a resistência de aderência de barras posicionadas na horizontal. Para as barras horizontais, a distância ao fundo ou ao topo da fôrma determina a qualidade da aderência entre o concreto e a barra de aço. Assim ocorre porque, durante o adensamento e endurecimento do concreto, a sedimentação do cimento e principalmente o fenômeno da exsudação, tornam o concreto da camada superior da fôrma mais poroso, podendo diminuir a aderência à metade daquela das barras verticais. Em determinadas situações, que dependem basicamente da inclinação e da posição da barra da armadura na massa de concreto, a NBR 6118/03 (item 9.3.1) define situações chamadas boa e má aderência. Consideram-se em boa situação quanto à aderência os trechos das barras que estejam em uma das seguintes posições: a) com inclinação maior que 45 sobre a horizontal (Figura 15); b) horizontais ou com inclinação menor que 45 sobre a horizontal, desde que (Figura 15): - para elementos estruturais com h < 60 cm, localizados no máximo 30 cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais próxima;

12 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 9 - para elementos estruturais com h 60 cm, localizados no mínimo 30 cm abaixo da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais próxima. I α 45 II I α < 45 h - 30cm 30cm h < 60cm II I α < 45 30cm h - 30cm h 60cm Figura 15 Regiões de boa (I) e de má (II) aderência. Os trechos das barras em outras posições e quando do uso de fôrmas deslizantes devem ser considerados em má situação quanto à aderência. 4. RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA A determinação da resistência de aderência (NBR 6118/03, item 9.3) entre o concreto e a armadura é importante e necessário ao cálculo do comprimento de ancoragem e do comprimento de emenda das barras da armadura, como se verá adiante. A resistência de aderência depende da resistência do concreto, da rugosidade da superfície da barra, da posição da barra na massa de concreto (situação de aderência) e do diâmetro da barra. As nervuras na superfície da barra aumentam significativamente a resistência de aderência. Embora a distribuição da tensão de aderência sobre o comprimento de ancoragem seja não-linear (ver Figura 16), para aplicações práticas e de projeto, considera-se seguro considerar uma tensão média de valor constante. De acordo com a NBR 6118/03 (item ), a resistência de aderência de cálculo entre a armadura e o concreto, na ancoragem de armaduras passivas, deve ser obtida pela seguinte expressão: f bd = η 1. η 2. η 3. f ctd (Eq. 1) onde: f ctd = resistência de cálculo do concreto à tração direta: f ctd f 0,7 f 0,7. 0,3 ctk,inf ctm 3 2 = = = fck (f ck em MPa) γ c γ c γ c η 1 parâmetro que considera a rugosidade da barra de aço: η 1 = 1,0 para barras lisas;

13 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 10 η 1 = 1,4 para barras entalhadas; η 1 = 2,25 para barras nervuradas. η 2 parâmetro que considera a posição da barra durante a concretagem: η 2 = 1,0 para situações de boa aderência; η 2 = 0,7 para situações de má aderência. η 3 parâmetro que considera o diâmetro da barra: η 3 = 1,0 para φ < 32 mm; η 3 = (132 - φ)/100, para φ > 32 mm; com φ = diâmetro da barra em mm. A expressão de f bd é idêntica àquela constante do código MC-90 do CEB/FIP (1991). 5. ANCORAGEM DE ARMADURA PASSIVA POR ADERÊNCIA Define a NBR 6118/03 (item 9.4) que, todas as barras da armadura devem ser ancoradas de modo que os esforços a que estejam submetidas sejam integralmente transmitidos ao concreto, o que pode ser obtido simplesmente pela aderência entre o concreto e a barra de aço, por meio de dispositivos mecânicos, ou pela combinação de ambos. A ancoragem por aderência do esforço na barra pode ser por meio de um comprimento reto ou com grande raio de curvatura, seguido ou não de gancho (item ). A ancoragem com dispositivos mecânicos acoplados à barra (detalhado no item da NBR 6118/03) é utilizada principalmente nas peças de concreto protendido, como por exemplo com a utilização de uma placa de aço acoplada à extremidade da barra de aço (ver Figura 9). 5.1 Comprimento de Ancoragem Básico O comprimento de ancoragem de uma barra de aço depende da qualidade e da resistência do concreto, da posição e inclinação da barra na peça, da força de tração na barra e da conformação superficial da barra (saliências, entalhes, etc.). A ancoragem reta da barra, como mostrada na Figura 16, é econômica e simples de projetar e executar. O comprimento de ancoragem (comprimento da barra necessário para a transferência da força na barra para o concreto) é calculado admitindo-se que a tensão de aderência seja constante, o que não corresponde à realidade, como mostram os diagramas constantes da Figura 16, obtidos em ensaios experimentais de arrancamento. O comprimento de ancoragem básico de uma barra reta ( l b - item da NBR 6118/03) é definido como o comprimento reto de uma barra de armadura passiva necessário para ancorar a força limite A s f yd nessa barra, admitindo, ao longo desse comprimento, resistência de aderência uniforme e igual a f bd.

14 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 11 Figura 16 Diagrama de tensões de aderência na ancoragem reta de barra de aço. (LEONHARDT & MÖNNIG, 1982). Conforme a Figura 17, a força na barra (R st = A s f yd ) é equilibrada pela tensão de aderência aplicada ao concreto: R st = f bd. u. l b (Eq. 2) sendo u o perímetro da barra. Substituindo R st por A s f yd na Eq. 2, fica: A s. f yd = f bd. u. l b com u = π. φ e A s = π. φ 2 /4 tem-se: l b = π. φ f yd 4 f. π. φ bd 2 φ f yd l b = (Eq. 3) 4 f bd

15 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 12 Ø τ = f bd bd R st l b Figura 17 Comprimento de ancoragem básico de uma barra reta. A Eq. 3 é definida pela NBR 6118/03 como comprimento de ancoragem básico, isto é, o comprimento reto necessário para uma barra de armadura passiva ancorar a força limite A s f yd nessa barra, admitindo, ao longo desse comprimento, resistência de aderência uniforme e igual a f bd. As Tabelas anexas A-1 e A-2 fornecem o comprimento de ancoragem l b para armadura efetiva igual à armadura calculada (A s,ef = A s,calc ), para os aços do tipo CA-50 nervurado e CA-60 entalhado. Para determinação do comprimento de ancoragem deve-se considerar a situação de aderência e a existência ou não do gancho. A norma define o comprimento de ancoragem necessário (l b,nec - item ), que leva em consideração a existência ou não de gancho e a relação entre a armadura calculada (A s,calc ) e a armadura efetivamente colocada (A s,ef ). O seu valor é: l b,nec As,calc = α1 l b l b,mín (Eq. 4) A s,ef onde: α 1 = 1,0 - para barras sem gancho; α 1 = 0,7 - para barras tracionadas com gancho, com cobrimento no plano normal ao do gancho 3 φ ; l b = comprimento de ancoragem básico; A s,calc = área da armadura calculada; A s,ef = área da armadura efetiva. por: O comprimento de ancoragem deve atender ao comprimento de ancoragem mínimo, dado 0,3 l b l b,mín 10 φ (Eq. 5) 100 mm A norma permite, em casos especiais, considerar outros fatores redutores do comprimento de ancoragem necessário. 5.2 Disposições Construtivas À exceção das regiões situadas sobre apoios diretos (pilar por exemplo), as ancoragens por aderência devem ser confinadas por armaduras transversais ou pelo próprio concreto,

16 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 13 considerando-se este caso quando o cobrimento da barra ancorada for maior ou igual a 3 φ e a distância entre barras ancoradas for maior ou igual a 3 φ. Os itens e tratam de ancoragem de feixes de barras e de telas soldadas por aderência, respectivamente, e por ocorrerem com menor freqüência na prática, não serão abordados nesta apostila Prolongamento Retilíneo da Barra ou Grande Raio de Curvatura As barras de aço tracionadas podem ser ancoradas ao longo de um comprimento retilíneo ou com grande raio de curvatura em sua extremidade, de acordo com as condições a seguir: a) obrigatoriamente com gancho para barras lisas; b) sem gancho nas que tenham alternância de solicitação, de tração e compressão; c) com ou sem gancho nos demais casos, não sendo recomendado o gancho para barras de φ > 32 mm ou para feixes de barras. As barras comprimidas devem ser ancoradas sem ganchos, pois assim se diminui a possibilidade de flambagem da barra, o que poderia levar ao rompimento do cobrimento de concreto, como mostrado na Figura 18. Figura 18 O gancho na ancoragem de barra comprimida pode ocasionar o rompimento do cobrimento de concreto (LEONHARDT & MÖNNIG, 1982) Barras Transversais Soldadas Para aumentar a eficiência da ancoragem, a norma permite que sejam utilizadas várias barras transversais soldadas para a ancoragem de barras, desde que (Figura 19): a) diâmetro da barra soldada φ t 0,60 φ ; b) a distância da barra transversal ao ponto de início da ancoragem seja 5 φ ; c) a resistência ao cisalhamento da solda deve superar a força mínima de 0,3 A s f yd (30 % da resistência da barra ancorada).

17 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 14 l b,nec 5φ l b,nec 5φ l b,nec 5φ l b,nec 5φ Figura 19 Critérios para posicionamento de barras transversais soldadas à barra ancorada. Para barra transversal única, ver item da NBR 6118/ Ganchos das Armaduras de Tração Quando se fizer uso de ganchos nas extremidades das barras da armadura longitudinal de tração (Figura 20), os ganchos devem ter as seguintes características: a) semicirculares, com ponta reta de comprimento não inferior a 2 φ ; b) em ângulo de 45 (interno), com ponta reta de comprimento não inferior a 4 φ ; c) em ângulo reto, com ponta reta de comprimento não inferior a 8 φ. 8 Ø D Ø F t 6 Ø Ø F t 2 Ø Ø F t Figura 20 Características dos ganchos nas extremidades de barras tracionadas.

18 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 15 Para barras lisas, os ganchos devem obrigatoriamente ser semicirculares. O diâmetro interno da curvatura dos ganchos das armaduras longitudinais de tração deve ser pelo menos igual ao estabelecido na Tabela 1. Tabela 1 - Diâmetro dos pinos de dobramento (D). Bitola Tipo de aço (mm) CA-25 CA-50 CA-60 < 20 4 φ 5 φ 6 φ 20 5 φ 8 φ - Quando houver barra soldada transversal ao gancho e a operação de dobramento ocorrer após a soldagem, devem ser mantidos os diâmetros dos pinos de dobramento da Tabela 1, se o ponto de solda situar-se na parte reta da barra, a uma distância mínima de 4 φ do início da curva. Caso essa distância seja menor, ou o ponto se situe sobre o trecho curvo, o diâmetro do pino de dobramento deve ser no mínimo igual a 20 φ. Quando a operação de soldagem ocorrer após o dobramento, devem ser mantidos os diâmetros da Tabela Armadura Transversal na Ancoragem Ao longo do comprimento de ancoragem de barras com diâmetro φ < 32 mm deve ser prevista armadura transversal capaz de resistir a 25 % da força longitudinal de uma das barras ancoradas. Se a ancoragem envolver barras diferentes, prevalece para esse efeito, a de maior diâmetro. No item a NBR 6118/03 prescreve os critérios para a armadura transversal na ancoragem de barras com diâmetro igual ou superior a 32 mm Ancoragem de Estribos A ancoragem dos estribos deve necessariamente ser garantida por meio de ganchos ou barras longitudinais soldadas. Os ganchos dos estribos podem ser (Figura 21): a) semicirculares ou em ângulo de 45 (interno), com ponta reta de comprimento igual a 5 φ t, porém não inferior a 5 cm; b) em ângulo reto, com ponta reta de comprimento maior ou igual a 10 φ t, porém não inferior a 7 cm (este tipo de gancho não deve ser utilizado para barras e fios lisos). O diâmetro interno da curvatura dos estribos deve ser, no mínimo, igual ao índice dado na Tabela 2. Tabela 2 Diâmetro dos pinos de dobramento para estribos. Bitola Tipo de aço (mm) CA-25 CA-50 CA φ t 3 φ t 3 φ t 10 < φ < 20 4 φ t 5 φ t φ t 8 φ t -

19 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 16 No item a NBR 6118/03 prescreve como deve ser a ancoragem de estribos por meio de barras transversais soldadas. 10 φ t 7cm D D 5 φ 5cm t φ t φ t 45 5 φ 5cm D φ t Figura 21 Tipos de ganchos para os estribos. 6. EMENDA DE BARRAS As barras de aço (vergalhões) apresentam usualmente o comprimento de 12 m. Em elementos estruturais de comprimento superior a 12 m, como vigas e pilares por exemplo, torna-se necessário fazer a emenda das barras de aço. A NBR 6118/03 apresenta a emenda das barras no item 9.5, segundo um dos seguintes tipos: a) por traspasse (ou transpasse); b) por luvas com preenchimento metálico, rosqueadas ou prensadas; c) por solda; d) por outros dispositivos devidamente justificados. No caso das emendas b e c o concreto não participa da transmissão de esforços, podendo as emendas serem dispostas em qualquer posição. No caso a é necessário que o concreto participe na transmissão dos esforços. Nesta apostila serão mostradas apenas as características das emendas por transpasse, que são bem mais comuns na prática das estruturas de concreto.

20 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras Emenda por Transpasse de Armadura Tracionada No caso de emenda por transpasse de barras tracionadas, a emenda é feita pela simples justaposição longitudinal das barras num comprimento de emenda bem definido, como mostrado nas Figuras 22 e 23. A NBR 6118/03 (item 9.5.2) estabelece que a emenda por transpasse só é permitida para barras de diâmetro até 32 mm. Tirantes e pendurais também não admitem a emenda por transpasse. A transferência da força de uma barra para outra numa emenda por transpasse ocorre por meio de bielas inclinadas de compressão, como indicadas na Figura 23. Ao mesmo tempo surgem também tensões transversais de tração, que requerem uma armadura transversal na região da emenda. Figura 22 Aspecto da fissuração na emenda de duas barras. (LEONHARDT & MÖNNIG, 1982). l 0t Figura 23 Transmissão da força R s por bielas comprimidas inclinadas de concreto e tração transversal (LEONHARDT & MÖNNIG, 1982). As barras a serem emendadas devem ficar próximas entre si, numa distância não superior a 4 φ (Figura 24). Barras com saliências podem ficar em contato direto, dado que as saliências mobilizam o concreto para a transferência da força.

21 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 18 4 φ Figura 24 Espaçamento máximo entre duas barras emendadas por transpasse. O padrão de fissuração na ruptura de emendas depende do cobrimento de concreto nas duas direções, como mostrado na Figura 25. A ruptura do cobrimento na região da emenda ocorre de uma ou outra forma, dependendo do espaçamento entre as emendas. A resistência da emenda depende do comprimento de transpasse, do diâmetro e espaçamento das barras e da resistência do concreto. O aumento do comprimento de transpasse não aumenta a resistência da emenda na mesma proporção. c c s s e b 2,5 Ø c s 0,85 c b c 2 1 c s > 0,85 c b c s 4,0 c b fissura pré-ruptura 2 fissura na ruptura c s > 4,0 c b c s 8,0 c b Figura 25 - Padrão de fissuração em função da espessura do cobrimento. (FÉDERATION INTERNATIONALE DU BÉTON, 1999) Proporção de Barras Emendadas Como visto, a emenda de barras introduz tensões de tração e de compressão na região da emenda. Para evitar altas concentrações de tensão, deve-se limitar a quantidade de emendas numa mesma seção.

22 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 19 A NBR 6118/03 considera na mesma seção transversal as emendas que se superpõem ou cujas extremidades mais próximas estejam afastadas menos que 20 % do maior comprimento de transpasse, como indicado na Figura 26. l 01 > l02 < 0,2 l01 l02 Figura 26 Emendas supostas na mesma seção transversal. A proporção máxima de barras tracionadas da armadura principal emendadas por transpasse na mesma seção transversal do elemento estrutural deve obedecer o disposto na Tabela 3. Tabela 3 Proporção máxima de barras tracionadas emendadas. Tipo de carregamento Tipo de barra Situação Estático Dinâmico Em uma camada 100 % 100 % Alta aderência Em mais de uma camada 50 % 50 % Lisa φ < 16 mm 50 % 25 % φ 16 mm 25 % 25 % Quando se tratar de armadura permanentemente comprimida ou de distribuição, todas as barras podem ser emendadas na mesma seção transversal Comprimento de Transpasse de Barras Isoladas Tracionadas Quando a distância livre entre barras emendadas estiver compreendida entre zero e 4 φ, o comprimento do trecho de transpasse para barras tracionadas deve ser: l 0t α0t l b,nec l 0t,mín = (Eq. 6) l b,nec = comprimento de ancoragem necessário, como definido no item 5.1; onde: 0,3 α0t l b l 0t,mín 15 φ (Eq. 7) 200 mm l b = comprimento de ancoragem básico, como definido no item 5.1;

23 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 20 α 0t = coeficiente função da porcentagem de barras emendadas na mesma seção, conforme a Tabela 4. Tabela 4 Valores do coeficiente α 0t. Barras emendadas > 50 na mesma seção (%) Valores de α 0t 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 Quando a distância livre entre barras emendadas for maior que 4 φ, ao comprimento de transpasse deve ser acrescida a distância livre entre barras emendadas Comprimento de Transpasse de Barras Isoladas Comprimidas Nas emendas de barras de aço à compressão existe o efeito favorável da ponta da barra e, por este motivo, o comprimento da emenda não é majorado como no caso de emendas de barras tracionadas. Quando as barras estiverem comprimidas, como ocorre normalmente com as barras longitudinais dos pilares, adota-se a seguinte expressão para cálculo do comprimento de transpasse: l 0c l b,nec l 0c,mín = (Eq. 8) onde: 0,6 l b l 0c,mín 15 φ (Eq. 9) 200 mm l b = comprimento de ancoragem básico, como definido no item 5.1; l b,nec = comprimento de ancoragem necessário, como definido no item 5.1; Armadura Transversal nas Emendas por Transpasse de Barras Isoladas Com o objetivo de combater as tensões transversais de tração, que podem originar fissuras na região da emenda, a NBR 6118/03 recomenda a adoção de armadura transversal à emenda, em função da emenda ser de barras tracionadas, comprimidas ou fazer parte de armadura secundária Armadura Principal Tracionada Quando φ < 16 mm ou a proporção de barras emendadas na mesma seção for menor que 25 %, a área da armadura transversal deve resistir a 25 % da força longitudinal atuante na barra. Nos casos em que φ 16 mm ou quando a proporção de barras emendadas na mesma seção for maior ou igual a 25 %, a armadura transversal deve (Figura 27): - ser capaz de resistir a uma força igual à de uma barra emendada, considerando os ramos paralelos ao plano da emenda; - ser constituída por barras fechadas se a distância entre as duas barras mais próximas de duas emendas na mesma seção for < 10 φ (φ = diâmetro da barra emendada); - concentrar-se nos terços extremos da emenda.

24 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 21 Σ A st / 2 Σ A st / mm 1/3l 1/3l 0 0 l 0 Figura 27 Disposição da armadura transversal nas emendas de barras tracionadas Armadura Principal Comprimida Devem ser mantidos os critérios estabelecidos para o caso de armadura principal tracionada, com pelo menos uma barra de armadura transversal posicionada 4 φ além das extremidades da emenda, conforme mostrado na Figura 28. Σ A / 2 Σ A / 2 st st 150 mm 4φ 1/3l 1/3l 4φ 0 0 Figura 28 Disposição da armadura transversal nas emendas de barras comprimidas. l Armaduras Secundárias Quando φ < 16 mm ou a proporção de barras emendadas na mesma seção for menor que 25 %, a área da armadura transversal deve resistir a 25 % da força longitudinal atuante na barra. Os itens , e da NBR 6118/03 tratam, respectivamente, de emendas de feixes de barras por transpasse, emendas por luvas rosqueadas e emendas por solda. Esses tipos de emendas são menos comuns na prática das construções e não serão abordados nesta apostila.

25 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras ANCORAGEM DA ARMADURA LONGITUDINAL DE FLEXÃO EM VIGAS DE EDIFÍCIOS Neste item será visto como deve ser feito o detalhamento da armadura longitudinal de tração das vigas, ou seja, até que posição do vão as barras devem se estender, e também a ancoragem das barras que chegarem até os apoios intermediários e extremos. 7.1 Decalagem do Diagrama de Força no Banzo Tracionado O deslocamento ou decalagem do diagrama de forças R st (M d /z) deve ser feito para se compatibilizar o valor da força atuante na armadura tracionada, determinada no banzo tracionado da treliça de Ritter-Mörsch, com o valor da força determinada usando o diagrama de momentos fletores de cálculo. Para determinação do ponto de interrupção ou dobramento das barras longitudinais nas peças fletidas, o diagrama de forças R st (M d /z) na armadura deve ser deslocado, dando-se aos pontos uma translação paralela ao eixo da peça, de valor a l. A NBR 6118/03 prescreve o seguinte (item ): Quando a armadura longitudinal de tração for determinada através do equilíbrio de esforços na seção normal ao eixo do elemento estrutural, os efeitos provocados pela fissuração oblíqua podem ser substituídos no cálculo pela decalagem do diagrama de força no banzo tracionado. A decalagem pode ser substituída, aproximadamente, pela correspondente decalagem do diagrama de momentos fletores. O valor do deslocamento a l deve ser adotado em função do modelo de cálculo adotado no dimensionamento da armadura transversal Modelo de Cálculo I A equação para determinação do deslocamento a l a ser aplicado no diagrama de momentos fletores, para o modelo de cálculo I, é: VSd,máx al = d (1 + cot g α) cot g α (Eq. 10) 2 (VSd,máx V c) sendo: a l 0,5d no caso geral; a l 0,2d para estribos inclinados a 45. Para estribo vertical (α = 90 ) a Eq. 10 torna-se: d VSd,máx a l = (Eq. 11) 2 (V V ) Sd,máx c A decalagem do diagrama de força no banzo tracionado pode também ser obtida simplesmente aumentando a força de tração, em cada seção, pela expressão: MSd 1 R Sd,cor = + VSd ( cot g θ cot g α) (Eq. 12) Modelo de Cálculo II A equação para determinação do deslocamento a l a ser aplicado no diagrama de momentos fletores, para o modelo de cálculo II, é:

26 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 23 a l = 0,5 d (cot g θ cot g α) (Eq. 13) sendo: a l 0,5d no caso geral; a l 0,2d para estribos inclinados a 45. A decalagem do diagrama de força no banzo tracionado pode também ser obtida simplesmente aumentando a força de tração, em cada seção, pela Eq Ponto de Início de Ancoragem Define-se a seguir em que ponto ao longo do vão da viga se pode retirar de serviço a barra da armadura longitudinal tracionada de flexão, o que normalmente é feito na prática com o propósito de diminuir o consumo de aço na viga e, conseqüentemente, gerar economia. A NBR 6118/03 (item ) estabelece que a ancoragem por aderência de uma barra da armadura longitudinal de tração tem início na seção teórica onde sua tensão σ s começa a diminuir, ou seja, o esforço da armadura começa a ser transferido para o concreto. O comprimento da ancoragem deve prolongar-se pelo menos 10 φ além do ponto teórico de tensão σ s nula (Figura 29). Considerando o diagrama de forças R Sd = M Sd /z, decalado do comprimento a l, o início do comprimento de ancoragem da barra corresponde ao ponto A, devendo prolongar-se no mínimo 10 φ além do ponto B. Se a barra for dobrada, o início do dobramento pode coincidir com o ponto B. A norma permite a definição do ponto de interrupção das barras conforme o diagrama de momentos fletores, deslocado do valor de a l. Para isso é necessário definir como será composta a armadura longitudinal de tração, isto é, o número e o diâmetro das barras. O momento fletor máximo é dividido pelo número de barras, proporcionalmente às áreas das barras da armadura. l b,nec Barra 2 10 Ø al Barra 1 B A Barra 2 Barra 3 Barra 4 a l a l Barra 1 a l Barra 2 B Barra 3 A Barra 4 Barra 3 a l l b,nec l 10 Ø b,nec 10 Ø Figura 29 Cobertura do diagrama de força de tração solicitante pelo diagrama resistente.

27 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 24 Nos pontos intermediários entre A e B, o diagrama resistente deve cobrir o diagrama solicitante. No caso de barras alojadas nas mesas ou em lajes, e que façam parte da armadura da viga, o ponto de interrupção da barra é obtido pelo mesmo processo anterior, considerando ainda um comprimento adicional igual à distância da barra à face mais próxima da alma. 7.3 Armadura Tracionada nas Seções de Apoio Segundo a NBR 6118/03 (item ), os esforços de tração junto aos apoios de vigas simples ou contínuas devem ser resistidos por armaduras longitudinais, que devem satisfazer às condições descritas nos itens seguintes Apoio com Momento Fletor Positivo No caso de ocorrência de momentos fletores positivos no apoio, a armadura deve ser dimensionada para o esforço nessa seção. A ancoragem da armadura no apoio deve atender aos critérios descritos no item Ancoragem da Armadura Longitudinal Positiva nos Apoios Extremos de Vigas Simples ou Contínuas Apoio extremo pode ser definido como os apoios onde não ocorre a continuidade da viga, geralmente o primeiro e o último apoio (Figura 30). Apoio extremo Apoio interno Apoio extremo Figura 30 Definição de apoios extremos e internos de vigas. A ancoragem da armadura longitudinal positiva nos apoios extremos das vigas é muito importante para a sua segurança estrutural e, por isso, deve ser cuidadosamente avaliada. Nos apoios extremos, devido ao deslocamento no valor de a l do diagrama de momentos fletores, surge um momento fletor (Figura 31), geralmente positivo e que traciona a borda inferior do apoio, dado por: M d,apoio = V Sd. a l (Eq. 14) com: V Sd = força cortante solicitante de cálculo no apoio; a l = deslocamento do diagrama de momentos fletores na região do apoio. Para esse momento fletor no apoio deve-se dispor uma armadura resistente, a ser convenientemente ancorada no apoio. Tomando o equilíbrio das forças resultantes na seção de apoio, o momento fletor deve ser igual à força resultante na armadura multiplicada pelo braço de alavanca z: M d,apoio = R Sd. z (Eq. 15)

28 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 25 R Sd V Sd a l M d VSd M d Diagrama deslocado Figura 31 Momento fletor no apoio devido ao deslocamento a l do diagrama. Igualando M d,apoio da Eq. 15 com M d,apoio da Eq. 14 encontra-se: R Sd. z = V Sd. a l Fazendo o braço de alavanca z aproximadamente igual à altura útil d (z d) e isolando R sd encontra-se: R a = (Eq. 16) d l Sd V Sd A NBR 6118/03 (item ) dispõe que, em apoios extremos de vigas simples ou contínuas, para garantir a ancoragem da diagonal de compressão (bielas comprimidas), uma parte da armadura longitudinal tracionada do vão deve ser prolongada até o apoio, devendo ser capaz de resistir à força de tração, dada pela Eq. 16 acrescentada da força de tração que eventualmente possa existir solicitando a viga no apoio (N Sd ): a R Sd = l VSd + NSd (Eq. 17) d A área de armadura longitudinal a ancorar no apoio, necessária para resistir à força R Sd, é dada por: A s,anc RSd 1 a l = = VSd + NSd f f d yd yd (Eq. 18) Se a força normal N Sd não existir, a área de armadura a ancorar no apoio será:

29 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 26 A s,anc a V l Sd = (Eq. 19) d f yd A armadura a ser ancorada no apoio extremo deve ser composta por no mínimo duas barras, sendo geralmente aquelas dos vértices inferiores dos estribos, dimensionadas para resistirem ao momento fletor positivo do vão da viga, adjacente ao apoio extremo. A armadura calculada deve atender aos seguintes valores mínimos: 1 M vão As+,vão se Mapoio = 0 ou negativo de valor Mapoio 3 2 As,anc (Eq. 20) 1 M vão As+,vão se Mapoio = negativo de valor Mapoio > 4 2 com: M apoio = momento fletor no apoio extremo; M vão = máximo momento fletor positivo no vão adjacente ao apoio extremo; A s+,vão = armadura longitudinal tracionada do vão. A Figura 32 mostra as hipóteses admitidas na Eq. 20 para a armadura mínima a ser disposta nos apoios extremos. 1 a) A 3 s+,vão M apoio < 0,5 Mvão + M vão 1 b) A 4 s+,vão M apoio > 0,5 M vão + M vão Figura 32 Armaduras mínimas a serem consideradas nos apoios extremos das vigas.

30 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 27 As barras da armadura a ancorar no apoio, calculadas pelas Eq. 18 ou 19, obedecendo ao valor mínimo dado na Eq. 20, devem ser convenientemente ancoradas a partir da face interna do apoio (viga ou pilar, geralmente), com o comprimento de ancoragem básico (l b ) dado pela Eq. 3 e mostrado nas Tabelas A-1 e A-2 anexas (colunas sem gancho). Inicialmente procura-se estender as barras dentro do apoio num comprimento reto, como mostrado na Figura 33 para apoios consistindo de pilar ou viga. Para que isso seja possível, o comprimento de ancoragem efetivo do apoio (l b,ef = b c) deve ser maior que o comprimento de ancoragem básico (l b ), onde b é a largura do apoio e c é a espessura do cobrimento de concreto. b l b As,anc VIGA DE APOIO A s,anc c l b,ef l b b Figura 33 Ancoragem reta da armadura longitudinal calculada segundo o comprimento de ancoragem básico nos apoios extremos. Como geralmente a área de armadura efetivamente disposta no apoio não é exatamente igual à área da armadura a ancorar (A anc ), o comprimento de ancoragem básico deve ser corrigido, para um valor maior ou menor, proporcionalmente às áreas da armadura a ancorar (A s,anc ) e da armadura efetiva (A s,ef ): As,anc l b,corr = l b (Eq. 21) A s,ef Se a área de armadura efetivamente escolhida para ancorar no apoio (A s,ef ) for maior que a área de armadura necessária a ancorar (A anc ), o comprimento de ancoragem básico será diminuído na proporção entre A s,anc e A s,ef. Por outro lado, a armadura efetiva não deve ser menor que a armadura a ancorar (A s,anc ), pois esta armadura é a necessária para resistir à força R sd no apoio, dada pelas Eq. 16 e 17. A ancoragem reta mostrada na Figura 34 só é possível quando a largura do apoio na direção da viga é grande, e maior que o comprimento de ancoragem corrigido, isto é, l b,ef > l b,corr. O comprimento de ancoragem corrigido deve atender ao comprimento de ancoragem mínimo, dado por (NBR 6118/03, item ): r + 5,5 φ l b,corr l b,mín (Eq. 22) 6 cm com: r = D/2 = raio de dobramento (ver Tabela 1); φ = diâmetro da barra ancorada.

31 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 28 b l b,corr VIGA DE APOIO A s,ef A s,ef c l b,ef l b,corr b Figura 34 Correção do comprimento de ancoragem básico para comprimento de ancoragem corrigido em função de diferenças entre a armadura calculada e a armadura efetiva. Quando houver cobrimento da barra no trecho do gancho, medido normalmente ao plano do gancho, de pelo menos 70 mm, e as ações acidentais não ocorrerem com grande freqüência com seu valor máximo, o comprimento de ancoragem pode ser de r + 5,5 φ 6 cm. Quando o comprimento de ancoragem corrigido (l b,corr ) é maior que o comprimento de ancoragem efetivo do apoio (l b,ef ), a ancoragem reta não é possível. Neste caso, a solução mais simples e econômica é fazer gancho nas extremidades das barras, o que possibilita diminuir em 30 % o comprimento de ancoragem corrigido, em função do coeficiente α 1 igual a 0,7 dado na Eq. 4 quando for feito o gancho. Porém, deve-se verificar se a ancoragem com gancho é possível de ser feita no comprimento de ancoragem efetivo do apoio (l b,ef ). Ancoragens com gancho ocorrem quando o apoio tem comprimento de ancoragem efetivo pequeno, como pilares de pequenas dimensões (20 x 20 cm, por exemplo), ou a viga está apoiada ao longo da largura de um pilar com comprimento grande, ou no caso de viga apoiada sobre outra viga. Tomando o fator α 1 como 0,7 (ver Eq. 4) para considerar a existência do gancho, o comprimento de ancoragem com gancho é: As,anc l b,gancho = 0,7 l b (Eq. 23) A s,ef ou seja: r + 5,5 φ l b,gancho = 0,7 l b, corr (Eq. 24) 6 cm O comprimento de ancoragem com gancho (l b,gancho ) deve atender aos valores mínimos, como mostrado na Eq. 24. Se o comprimento de ancoragem com gancho resultar menor que o comprimento de ancoragem efetivo (l b,gancho l b,ef ), a ancoragem poderá ser feita. Na prática, como geralmente as medidas de l b,ef e l b,gancho são próximas, costuma-se estender as barras até próximo à face externa do apoio, isto é, faz-se l b,gancho = l b,ef, como indicado na Figura 35.

32 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 29 8 Ø D A s,ef Ø c l b,ef b Figura 35 Ancoragem com gancho quando o comprimento de ancoragem efetivo do apoio é menor que o comprimento de ancoragem reto. O gancho com ângulo de 90, como indicado na Figura 36 e no item 5.2.3, é o mais comum na prática, entre os três recomendados pela NBR 6118/03. Se ocorrer do comprimento de ancoragem com gancho ser maior que o comprimento de ancoragem efetivo do apoio (l b,gancho > l b,ef ), existem algumas aternativas para resolver o problema sem alterar as dimensões do apoio. Uma solução consiste em aumentar a quantidade de armadura ancorada no apoio, mantido o gancho nas extremidades das barras. Nessa solução, a área da armadura longitudinal que chega até o apoio é aumentada, para A s,corr, segundo a proporção entre o comprimento de ancoragem básico e o comprimento de ancoragem efetivo do apoio, levando em conta a existência do gancho. Tomando a Eq. 23 e fazendo o comprimento de ancoragem efetivo do apoio (l b,ef ) igual ao comprimento de ancoragem com gancho (l b,gancho ) a área de armadura a ancorar no apoio deve ser corrigida para: A s,corr 0,7 l b = As,anc (Eq. 25) l b,ef com: l b = comprimento de ancoragem básico (Eq. 3, Tabelas A-1 e A-2); l b,ef = comprimento de ancoragem efetivo do apoio; A s,anc = armadura necessária a ancorar no apoio (Eq. 18 ou 19). A armadura corrigida fica ancorada no comprimento de ancoragem efetivo do apoio (l b,ef ). Com gancho a 90 o arranjo da ancoragem fica como o indicado na Figura Ø D Ø A s,corr c lb,ef b Figura 36 Acréscimo de armadura longitudinal ancorada no apoio para A s,corr quando o comprimento de ancoragem efetivo do apoio é menor que o comprimento de ancoragem com gancho.

33 UNESP (Bauru/SP) Disciplina Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 30 Ao invés de se aumentar a armadura longitudinal que chega até o apoio para A s,corr, o que poderia encarecer a armação, há a possibilidade de manter a armadura efetiva a ancorar no apoio (A s,ef ) e acrescentar uma armadura longitudinal, na forma de grampos (ver Figuras 37 e 38), com o mesmo objetivo de aumentar a área de armadura ancorada no apoio. A área dos grampos é a diferença entre a armadura corrigida e a armadura efetiva: A s,gr = A A (Eq. 26) s,corr s,ef O comprimento longitudinal do grampo deve ser de no mínimo 95 φ gr, segundo indicação do manual da TQS (s/d). A Figura 38 mostra o detalhamento da armadura, com acréscimo de grampos. A distância vertical livre mínima entre os grampos deve ser de: 2 cm e v φgr (Eq. 27) 0,5 d máx,agr c 100 Øgr Grampos 8 Ø D Ø lb,ef As,ef b Figura 37 Ancoragem em apoio extremo com a utilização de grampos e armadura longitudinal efetiva com gancho. Entre as duas soluções, o projetista deve escolher se aumenta a armadura a ancorar ou acrescenta grampos, em função de qual delas apresentar o menor custo, levando-se em conta o consumo de materiais, de mão-de-obra, dificuldades construtivas, etc. Figura 38 Ancoragem com grampos e armadura longitudinal.

Ancoragem e Emenda de Armaduras

Ancoragem e Emenda de Armaduras UNESP - Bauru/SP Disciplina 1309 - Estruturas de Concreto II - Ancoragem e Emenda de Armaduras 1 Ancoragem e Emenda de Armaduras 1. ADERÊNCIA ENTRE CONCRETO E ARMADURA Uma ótima aderência entre a armadura

Leia mais

ESTUDO DAS VIGAS: DETALHAMENTO DAS ARMADURAS DE FLEXÃO

ESTUDO DAS VIGAS: DETALHAMENTO DAS ARMADURAS DE FLEXÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ESTUDO DAS VIGAS: DETALHAMENTO DAS ARMADURAS DE FLEXÃO Ilha Solteira-SP

Leia mais

CAPÍTULO 4: CISALHAMENTO

CAPÍTULO 4: CISALHAMENTO Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado Curso: Arquitetura e Urbanismo CAPÍTULO 4: CISALHAMENTO Profa. Rovadávia Aline

Leia mais

AULA: TORÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO

AULA: TORÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 313 ESTRUTURAS DE CONCRETO AULA: TORÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO ana.paula.moura@live.com

Leia mais

3. Dimensionamento ao cisalhamento.

3. Dimensionamento ao cisalhamento. cisalhamento ELU - 1 3. Dimensionamento ao cisalhamento. No capítulo anterior foi estudado o dimensionamento das seções transversais das vigas à flexão pura ou uniforme. Entretanto, nas vigas usuais, os

Leia mais

10 - DISPOSIÇÃO DA ARMADURA

10 - DISPOSIÇÃO DA ARMADURA 10 - DISPOSIÇÃO DA ARMADURA Fernando Musso Juniormusso@npd.ufes.br Estruturas de Concreto Armado 189 10.1 - VIGA - DISPOSIÇÃO DA ARMADURA PARA MOMENTO FLETOR Fernando Musso Juniormusso@npd.ufes.br Estruturas

Leia mais

2 Treliça de Mörsch 2.1. Histórico

2 Treliça de Mörsch 2.1. Histórico 2 Treliça de Mörsch 2.1. Histórico Quando é aplicado um carregamento a uma viga de concreto armado, desenvolvem-se campos de tensões de tração, os tirantes, e campos de tensões de compressão, as bielas.

Leia mais

Ligações entre elementos prémoldados. Prof. Arthur Medeiros

Ligações entre elementos prémoldados. Prof. Arthur Medeiros Ligações entre elementos prémoldados Prof. Arthur Medeiros CONSOLOS DE CONCRETO a 45 h CONSOLOS DE CONCRETO TENSÕES DE COMPRESSÃO a 45 h CONSOLOS DE CONCRETO TENSÕES DE TRAÇÃO a 45 h CONSOLOS DE CONCRETO

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS AO CISALHAMENTO

DIMENSIONAMENTO DE VIGAS AO CISALHAMENTO DIMENSIONAMENTO DE VIGAS AO CISALHAMENTO O dimensionamento de uma viga de concreto armado no estado limite último engloba duas etapas, cálculo da armadura transversal, ou armadura de cisalhamento, para

Leia mais

ENG 2004 Estruturas de concreto armado I

ENG 2004 Estruturas de concreto armado I ENG 2004 Estruturas de concreto armado I Flexão Cisalhamento em vigas Slide: 04_01 Flexão Cisalhamento em vigas Prof. Luciano Caetano do Carmo, M.Sc. Versão 2017-1 Bibliografia ABNT Associação Brasileira

Leia mais

Figura 1: Corte e planta da estrutura, seção transversal da viga e da laje da marquise

Figura 1: Corte e planta da estrutura, seção transversal da viga e da laje da marquise Exemplo 4: Viga de apoio de marquise 1. Geometria e resistências ELU: Torção Combinada, Dimensionamento 1,50 m h=0,50 m 0,10 m 0,20 m Espessura mínima da laje em balanço cf. item 13.2.4.1 e = 1, cf. Tabela

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 07

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 07 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 07 Sumário 1 Ancoragem... 3 1.1.1 Comprimento de ancoragem - Tração... 3 1.1.2 Comprimento de ancoragem Compressão... 4 1.1.3 Ancoragem nos apoios internos...

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS NORMAS FRANCESA E BRASILEIRA PARA O CÁLCULO DE VIGAS E LAJES EM CONCRETO ARMADO

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS NORMAS FRANCESA E BRASILEIRA PARA O CÁLCULO DE VIGAS E LAJES EM CONCRETO ARMADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Luiza Souza Vieira ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS NORMAS FRANCESA E BRASILEIRA PARA O CÁLCULO DE VIGAS E LAJES

Leia mais

Estruturas Especiais de Concreto Armado I. Aula 2 Sapatas - Dimensionamento

Estruturas Especiais de Concreto Armado I. Aula 2 Sapatas - Dimensionamento Estruturas Especiais de Concreto Armado I Aula 2 Sapatas - Dimensionamento Fonte / Material de Apoio: Apostila Sapatas de Fundação Prof. Dr. Paulo Sérgio dos Santos Bastos UNESP - Bauru/SP Livro Exercícios

Leia mais

A aderência mecânica, conseguida através de mossas ou saliências, é a mais eficiente de todas.

A aderência mecânica, conseguida através de mossas ou saliências, é a mais eficiente de todas. 7 ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E O AÇO 7.1 TIPOS DE ADERÊNCIA A aderência entre o concreto e o aço pode ser obtida: por adesão (Figura 7.1a); por atrito (Figura 7.1b); mecanicamente (Figura 7.1c) Figura

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I. Vigas. Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I. Vigas. Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I Vigas Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2017 Exemplo 2 Vão efetivo NBR 6118/2014,

Leia mais

ES-010. Técnicas de armar as estruturas de concreto. Introdução e Armaduras Passivas. Prof. João Carlos Della Bella Prof. Túlio N.

ES-010. Técnicas de armar as estruturas de concreto. Introdução e Armaduras Passivas. Prof. João Carlos Della Bella Prof. Túlio N. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES-010 Técnicas de armar as estruturas de concreto Introdução e Armaduras Passivas Prof. João Carlos

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROJETISTA CONCRETO ARMADO. ÊNFASE: Detalhamento de Estruturas

FORMAÇÃO DE PROJETISTA CONCRETO ARMADO. ÊNFASE: Detalhamento de Estruturas FORMAÇÃO DE PROJETISTA CONCRETO ARMADO ÊNFASE: Detalhamento de Estruturas Conteúdo Programático 1. DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS DAS ARMADURAS PASSIVAS Serão apresentados nesta parte os diversos tipos de barras

Leia mais

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados 4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados Os exemplos apresentados neste capítulo se referem a algumas vigas de edifícios de concreto armado que foram retiradas de projetos estruturais existentes

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I

Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I 0 Programa Analítico de Disciplina CIV354 Concreto Armado I Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Com o uso das rotinas de verificação de equilíbrio da seção sujeita aos esforços, obtêm-se as áreas de aço necessárias.

Com o uso das rotinas de verificação de equilíbrio da seção sujeita aos esforços, obtêm-se as áreas de aço necessárias. Dimensionamento Armadura Necessária O dimensionamento de cada uma das lajes/paredes é feito considerando os esforços sujeitos a combinação de flexo-tração, uma vez que as paredes adjacentes laterais provocam

Leia mais

6.) Dimensionamento no ELU - Flexão

6.) Dimensionamento no ELU - Flexão 6.) Dimensionamento no ELU - Flexão Para optar pelo dimensionamento a flexão - ELU - pela NB1/03, fornecemos no arquivo de critérios: Embora este item quase não tenha sofrido alteração de Norma, vamos

Leia mais

SOLICITAÇÕES TANGENCIAIS

SOLICITAÇÕES TANGENCIAIS Universidade Federal de Santa Maria ECC 1006 Concreto Armado A SOLICITAÇÕES TANGENCIAIS (por força cortante) Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva Comportamento de vigas sob cargas verticais P P DMF DFC Evolução

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO UFES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO DISCIPLINA Código Denominação Carga Horária Semestral Cr. Nat. CIV 07870 ESTRUTURAS DE CONCRETO I T: 30 h, L: 0 h, E: 30 h 4 OBR OBJETIVO DA DISCIPLINA

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Lista para a primeira prova. 2m 3m. Carga de serviço sobre todas as vigas: 15kN/m (uniformemente distribuída)

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Lista para a primeira prova. 2m 3m. Carga de serviço sobre todas as vigas: 15kN/m (uniformemente distribuída) ESTRUTURS DE CONCRETO RMDO Lista para a primeira prova Questão 1) P1 V1 P2 V4 P3 V2 V3 4m 2m 3m V5 P4 h ' s s b d Seção das vigas: b=20cm ; h=40cm ; d=36cm Carga de serviço sobre todas as vigas: 15kN/m

Leia mais

O Material Concreto armado

O Material Concreto armado Concreto Armado Propriedades dos materiais Caracterização do Concreto e do aço para aramaduras Eng. Wagner Queiroz Silva, D.Sc. UFAM O Material Concreto armado Cimento + Areia + Brita + Água = Concreto

Leia mais

LAJES COGUMELO e LAJES LISAS

LAJES COGUMELO e LAJES LISAS LAJES COGUMELO e LAJES LISAS Segundo Montoja são consideradas lajes cogumelo as lajes contínuas apoiadas em pilares ou suportes de concreto, ou seja, sem vigas. Podem ser apoiadas diretamente nos pilares

Leia mais

Torção em Vigas de Concreto Armado

Torção em Vigas de Concreto Armado Torção em Vigas de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo e-mail longohenrique@gmail.com T Sd Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017 Torção em

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA Módulo 3 Sumário Módulo 3 Dimensionamento das vigas a flexão 3.1 Dimensionamento de vigas de Perfil I isolado página 3 3.2 Dimensionamento

Leia mais

Detalhamento de Vigas Pré-tracionadas com Seção Composta Thiago Bindilatti Inforsato 1, Roberto Chust Carvalho 2, Marcelo de Araujo Ferreira 3

Detalhamento de Vigas Pré-tracionadas com Seção Composta Thiago Bindilatti Inforsato 1, Roberto Chust Carvalho 2, Marcelo de Araujo Ferreira 3 Detalhamento de Vigas Pré-tracionadas com Seção Composta Thiago Bindilatti Inforsato 1, Roberto Chust Carvalho, Marcelo de Araujo Ferreira Resumo 1 UFSCar / Departamento de Engenharia Civil / thiago@pretec.com.br

Leia mais

VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS

VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS 1- ARMADURA DE PELE (item 18.3.5) Quando a altura útil da viga ultrapassar 60cm e o aço da armadura de tração for CA-50 ou CA-60, deve dispor-se longitudinalmente

Leia mais

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 04

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 04 Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 04 1 www.saberesolve.com.br Curso de Edificações e Desenho Arquitetônico Sumário 1 Estado limite último Dimensionamento à Flexão... 3 2 Estado Limite de Serviço

Leia mais

Professor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP.

Professor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP. EXEMPLOS DE IGAS CISALHAMENTO E FLEXÃO Januário Pellegrino Neto 1 Proessor Associado da Escola de Engenharia Mauá CEUN-IMT; Proessor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica

Leia mais

Fundamentos de Estruturas

Fundamentos de Estruturas Fundamentos de Estruturas Definições Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida

Leia mais

Reforço com concreto e adição de armaduras

Reforço com concreto e adição de armaduras Reforço com concreto e adição de armaduras Reforço é a correção de problemas patológicos com aumento da resistência ou ampliação da capacidade portante da estrutura. O reforço de uma estrutura de concreto

Leia mais

Figura 8.1: Alguns tipos de ligações.

Figura 8.1: Alguns tipos de ligações. 8 Ligações Metálicas As ligações metálicas consistem em elementos de ligação, como enrijecedores, chapas de ligação, cantoneiras e consolos, e meios de ligação, como soldas, parafusos, barras redondas

Leia mais

Ligações por meio de consolos de concreto

Ligações por meio de consolos de concreto Ligações por meio de consolos de concreto Prof. Arthur Medeiros 2017.2 a 45 h a 45 h a 45 h a 45 h Hipótese de cálculo 1,0 < a/d 2,0 Viga em balanço 0,5 < a/d 1,0 Consolo curto Modelo matemático de duas

Leia mais

Tabela 1.1 FLEXÃO SIMPLES EM SEÇÃO RETANGULAR - ARMADURA SIMPLES

Tabela 1.1 FLEXÃO SIMPLES EM SEÇÃO RETANGULAR - ARMADURA SIMPLES Tabela. FLEXÃO SIMPLES EM SEÇÃO RETANGULAR - ARMADURA SIMPLES x c d C0 C C0 C C30 C3 C40 C4 0,0 03, 69,,9 4, 34,6 9,7,9 3, 0, 0,046 0,03 0,09 0,04,3 34,9 6, 0,9 7,4,0 3,,6 0, 0,047 0,03 0,00 0,06 3, 3,4

Leia mais

FLEXÃO COMPOSTA RETA E OBLÍQUA

FLEXÃO COMPOSTA RETA E OBLÍQUA Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado FLEXÃO COMPOSTA RETA E OBLÍQUA Profa. Rovadávia Aline Jesus Ribas Ouro Preto,

Leia mais

Estudo da Transferência da Força de Protensão para o Concreto em Peças Pré-tracionadas

Estudo da Transferência da Força de Protensão para o Concreto em Peças Pré-tracionadas Estudo da Transferência da Força de Protensão para o Concreto em Peças Pré-tracionadas João do Couto Filho (1); João Carlos Della Bella (2) (1) Engenheiro Civil Mestre em Engenharia pela EPUSP, Projetista

Leia mais

Sistemas Estruturais

Sistemas Estruturais Notas de aula Prof. Andréa 1. Elementos Estruturais Sistemas Estruturais Uma vez especificados os tipos de aço comumente utilizados em estruturas metálicas, determinadas as características geométricas

Leia mais

ESTRUTURAS ESPECIAIS. Dimensionamento de Escadas

ESTRUTURAS ESPECIAIS. Dimensionamento de Escadas ESTRUTURAS ESPECIAIS Dimensionamento de Escadas INTRODUÇÃO O tipo mais usual de escada em concreto armado tem como elemento resistente uma laje armada em uma só direção (longitudinalmente ou transversalmente),

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Narjana Rejane Matte ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO AFASTAMENTO ENTRE BARRAS DE AÇO EMENDADAS POR TRASPASSE SUJEITAS À COMPRESSÃO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Narjana Rejane Matte ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO AFASTAMENTO ENTRE BARRAS DE AÇO EMENDADAS POR TRASPASSE SUJEITAS À COMPRESSÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Narjana Rejane Matte ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO AFASTAMENTO ENTRE BARRAS DE AÇO EMENDADAS POR TRASPASSE SUJEITAS À COMPRESSÃO Santa Cruz do Sul 2015 2 Narjana Rejane Matte ANÁLISE

Leia mais

Resumo. Figura 1 Etapa do processo produtivo. Seção transversal. Palavras-chave

Resumo. Figura 1 Etapa do processo produtivo. Seção transversal. Palavras-chave Laje Alveolar Produzida Com Fôrma Fixa Ganho com a Utilização de Armadura de Cisalhamento Thiago Bindilatti Inforsato 1, Roberto Chust Carvalho 2, Marcelo de Araujo Ferreira 3 1 UFSCar / Departamento de

Leia mais

d- (0,5 ponto) Estabelecer o arranjo da armadura na seção transversal, indicando o estribo e seu espaçamento longitudinal. N d =1050 kn , donde

d- (0,5 ponto) Estabelecer o arranjo da armadura na seção transversal, indicando o estribo e seu espaçamento longitudinal. N d =1050 kn , donde Gabarito 4a. Prova a. Parte 5//006 TRU 04 / Construções em Concreto Estrutural C Professores: R. Bucaim, V. Zerbinati ( ) (.0 pontos): a. Questão: O pilar da figura pertence a um pórtico indeslocável lateralmente.

Leia mais

SUMÁRio ,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO. CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12

SUMÁRio ,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO. CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12 SUMÁRio,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12 1.1 Condições de equilíbrio na flexão simples 12 1.2 Cisalhamento nas vigas de

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONCRETO I

ESTRUTURAS DE CONCRETO I Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auilium Curso de Engenharia Civil ESTRUTURAS DE CONCRETO I Lajes Retangulares Maciças Prof. André L. Gamino Definição Os elementos estruturais planos

Leia mais

CÁLCULOS DE VIGAS COM SEÇÃO T

CÁLCULOS DE VIGAS COM SEÇÃO T CÁLCULOS DE VIGAS COM SEÇÃO T Introdução Nas estruturas de concreto armado, com o concreto moldado no local, na maioria dos casos as lajes e as vigas que as suportam estão fisicamente interligadas, isto

Leia mais

Reforço com concreto e adição de armaduras

Reforço com concreto e adição de armaduras Reforço com concreto e adição de armaduras Reforço é a correção de problemas patológicos com aumento da resistência ou ampliação da capacidade portante da estrutura. GENERALIDADES ASPECTOS DE PROJETO

Leia mais

DIMENSIONAMENTO À TORÇÃO

DIMENSIONAMENTO À TORÇÃO Volume 4 Capítulo 1 DIMENSIONMENTO À TORÇÃO Prof. José Milton de raújo - FURG 1 1.1- INTRODUÇÃO Torção de Saint' Venant: não há nenhuma restrição ao empenamento; só surgem tensões tangenciais. Torção com

Leia mais

ESTUDO DA CAPACIDADE PORTANTE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS À FLEXÃO COM DIFERENTES COMPRIMENTOS DE TRASPASSE NA ARMADURA PRINCIPAL

ESTUDO DA CAPACIDADE PORTANTE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS À FLEXÃO COM DIFERENTES COMPRIMENTOS DE TRASPASSE NA ARMADURA PRINCIPAL ESTUDO DA CAPACIDADE PORTANTE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS À FLEXÃO COM DIFERENTES COMPRIMENTOS DE TRASPASSE NA ARMADURA PRINCIPAL Alexandre Santos (1), Daiane dos Santos Silva Godinho (2) UNESC

Leia mais

4.14 Simbologia específica

4.14 Simbologia específica 4.14 Simbologia específica a distância entre pontos de momento fletor nulo a h espaçamento horizontal mínimo livre entre as faces das barras longitudinais, medido no plano da seção transversal a h,cal

Leia mais

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha.

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha. Introdução - Uma laje nervurada é constituida de por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pelas mesas. - Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e

Leia mais

Dimensionamento de Lajes ao Puncionamento

Dimensionamento de Lajes ao Puncionamento Dimensionamento de Lajes ao Puncionamento Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com q θ d h F Sd Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 018 Dimensionamento

Leia mais

1. Ligações em estruturas de aço

1. Ligações em estruturas de aço 1. Ligações em estruturas de aço Bibliografia: ABNT NBR 8800:2008 Projeto de estruturas de aço e de estrutura mista de aço e concreto de edifícios QUEIROZ, G.; VILELA, P. M. L. Ligações, regiões nodais

Leia mais

12 - AVALIAÇÕES. Fernando Musso Junior Estruturas de Concreto Armado 290

12 - AVALIAÇÕES. Fernando Musso Junior Estruturas de Concreto Armado 290 12 - AVALIAÇÕES Fernando Musso Junior musso@npd.ufes.br Estruturas de Concreto Armado 290 1ª AVALIAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO I 2012/1 26/04/2012 Para a questão a seguir, utilizar concreto com f ck

Leia mais

Estruturas de concreto Armado II. Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção

Estruturas de concreto Armado II. Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção Estruturas de concreto Armado II Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR

Leia mais

Lajes Nervuradas. Prof. Henrique Innecco Longo

Lajes Nervuradas. Prof. Henrique Innecco Longo Lajes Nervuradas Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017 Lajes Nervuradas - prof. Henrique Longo

Leia mais

Tecnologia da Construção I ARMADURAS. Conceitos. Função da Armadura 03/04/2017. Docente: Thalita Lima

Tecnologia da Construção I ARMADURAS. Conceitos. Função da Armadura 03/04/2017. Docente: Thalita Lima Tecnologia da Construção I ARMADURAS Docente: Thalita Lima Email: thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Março - 2017 Conceitos as armaduras são elementos destinados a dar resistência à estrutura de concreto

Leia mais

ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS

ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS AULAS 02 ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS Prof. Felipe Brasil Viegas Prof. Eduardo Giugliani http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/?subdiretorio=giugliani 0 AULA 02 CONCRETO ARMADO COMO ELEMENTO

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DAS ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS T

DIMENSIONAMENTO DAS ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS T DIMENSIONAMENTO DAS ARMADURAS LONGITUDINAIS DE VIGAS T Prof. Henrique Innecco Longo e-mail longohenrique@gmail.com b f h f h d d Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do

Leia mais

V d - força cortante no apoio; N d - força de tração eventualmente existente. O cálculo l é obtido de a através da verificação do esta sujeitos à forç

V d - força cortante no apoio; N d - força de tração eventualmente existente. O cálculo l é obtido de a através da verificação do esta sujeitos à forç Aplica-se às versões: EBv5, EBv5Gold, EBv6, EBv6 Assunto Como é calculada a ancoragem da armadura de tra Artigo Para vigas com apoios extremos curtos (seja apoi ocorrência de rupturas diagonais da seção

Leia mais

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05 Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05 1 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Detalhamento de barras de aço (cont.)... 3 1.1 Armadura Negativa... 3 1.2 Armadura para

Leia mais

DIMENSIONAMENTO 7 DA ARMADURA TRANSVERSAL

DIMENSIONAMENTO 7 DA ARMADURA TRANSVERSAL DIMENSIONAMENTO 7 DA ARMADURA TRANSERSAL 7 1/45 235 7.1 TRAJETÓRIAS DAS TENSÕES PRINCIPAIS P σ 2 σ σ 2 1 σ 1 σ 1 σ 1 σ 2 σ 2 σ 1 σ 1 Tensões exclusivas de flexão Concomitância de tensões normais (flexão)

Leia mais

5 Resultados Experimentais

5 Resultados Experimentais 5 Resultados Experimentais 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados os resultados medidos dos dois testes experimentais em escala real realizados para a comparação dos resultados teóricos. 5.2.

Leia mais

ESTUDO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS À FLEXÃO COM DIFERENTES COMPRIMENTOS DE TRASPASSE NA ARMADURA PRINCIPAL

ESTUDO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS À FLEXÃO COM DIFERENTES COMPRIMENTOS DE TRASPASSE NA ARMADURA PRINCIPAL ESTUDO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS À FLEXÃO COM DIFERENTES COMPRIMENTOS DE TRASPASSE NA ARMADURA PRINCIPAL RESUMO João Paulo Bretz Marcon (1), Bruno do Vale Silva (2) UNESC Universidade do Extremo

Leia mais

Estruturas de Aço e Madeira Aula 15 Peças de Madeira em Flexão

Estruturas de Aço e Madeira Aula 15 Peças de Madeira em Flexão Estruturas de Aço e Madeira Aula 15 Peças de Madeira em Flexão - Flexão Simples Reta; - Flambagem Lateral; - Flexão Simples Oblíqua; Prof. Juliano J. Scremin 1 Aula 15 - Seção 1: Flexão Simples Reta 2

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10 Sumário 1 Definições Iniciais... 3 2 Sapatas... 5 2.1 Tensões Admissíveis e área de Sapatas... 5 2.2 Condições de Rigidez... 7 3 Tarefa 10... 12 4 Apêndice...

Leia mais

PILARES EM CONCRETO ARMADO

PILARES EM CONCRETO ARMADO PILARES EM CONCRETO ARMADO DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO Pilares Elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes. (ABNT NBR

Leia mais

ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS

ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS AULAS 03 ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS Prof. Felipe Brasil Viegas Prof. Eduardo Giugliani http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/?subdiretorio=giugliani 0 AULA 03 ELEMENTOS ESTRUTURAIS ESPECIAIS

Leia mais

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2016 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 A figura acima mostra uma viga de comprimento L e rigidez à flexão EJ

Leia mais

5 Apresentação e Análise dos Resultados

5 Apresentação e Análise dos Resultados 5 Apresentação e Análise dos Resultados 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados e analisados os resultados obtidos nos ensaios dos seis consoles, comparando-os com os valores teóricos dos modelos

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica - Engenharia Civil PEF - Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações PECE ES025

Universidade de São Paulo Escola Politécnica - Engenharia Civil PEF - Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações PECE ES025 Universidade de São Paulo Escola Politécnica - Engenharia Civil PEF - Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ESTRUTURAS DE CONCRETO Exercício de Laje Professores: Túlio N. Bittencourt Exemplo

Leia mais

2 Revisão bibliográfica

2 Revisão bibliográfica 2 Revisão bibliográfica Este capítulo apresenta uma síntese dos assuntos considerados mais relevantes para a compreensão do fenômeno da aderência nas estruturas de concreto armado. Faz-se uma abordagem

Leia mais

Estruturas de concreto Armado II. Aula II Flexão Simples Seção Retangular

Estruturas de concreto Armado II. Aula II Flexão Simples Seção Retangular Estruturas de concreto Armado II Aula II Flexão Simples Seção Retangular Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR Apostila Projeto

Leia mais

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Profa. Rovadávia Aline Jesus Ribas Ouro Preto,

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO INTRODUÇÃO UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições Elementos constituintes das pontes

SUMÁRIO PREFÁCIO INTRODUÇÃO UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições Elementos constituintes das pontes SUMÁRIO PREFÁCIO... 27 INTRODUÇÃO... 31 UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições... 37 1.2. Elementos constituintes das pontes... 37 1.3. Elementos que compõem a superestrutura... 39 1.4. Seções transversais

Leia mais

Flexão. Tensões na Flexão. e seu sentido é anti-horário. Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras.

Flexão. Tensões na Flexão. e seu sentido é anti-horário. Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras. Flexão Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras. O estudo da flexão que se inicia, será dividido, para fim de entendimento, em duas partes: Tensões na flexão; Deformações

Leia mais

SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO. Generalidades. (Item 6.1 da NBR 8800/2008)

SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO. Generalidades. (Item 6.1 da NBR 8800/2008) SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO Ligações em Estruturas Metálicas MAJ MONIZ DE ARAGÃO Generalidades d (Item 6.1 da NBR 8800/2008) Item 6.1 NBR 8800 / 2008 Elementos de ligação:

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO EXERCÍCIOS PARA A TERCEIRA PROVA PARCIAL

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO EXERCÍCIOS PARA A TERCEIRA PROVA PARCIAL ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO EXERCÍCIOS PARA A TERCEIRA PROVA PARCIAL Questão 1 Dimensionar as armaduras das seções transversais abaixo (flexo-compressão normal). Comparar as áreas de aço obtidas para

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica - Engenharia Civil PEF - Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações

Universidade de São Paulo Escola Politécnica - Engenharia Civil PEF - Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações Universiae e São Paulo Escola Politécnica - Engenharia Civil PEF - Departamento e Engenharia e Estruturas e Funações - Conceitos Funamentais e Dimensionamento e Estruturas e Concreto: Vigas, Lajes e Pilares

Leia mais

ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO. (Continuação) Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva

ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO. (Continuação) Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO BLOCOS SOBRE ESTACAS (Continuação) Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva DETALHAMENTO DAS ARMADURAS PRINCIPAIS 0,85. φ φ estaca Faixa 1,. estaca Faixa pode definir o diâmetro

Leia mais

PROGRAMA PARA O CONCURSO DE PROFESSOR ADJUNTO SETOR DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E CONCRETO PROTENDIDO

PROGRAMA PARA O CONCURSO DE PROFESSOR ADJUNTO SETOR DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E CONCRETO PROTENDIDO PROGRAMA PARA O CONCURSO DE PROFESSOR ADJUNTO - 2010 SETOR DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E CONCRETO PROTENDIDO 1.- Introdução Além das exigências gerais do concurso, tais como, diploma de engenheiro

Leia mais

Professora: Engª Civil Silvia Romfim

Professora: Engª Civil Silvia Romfim Professora: Engª Civil Silvia Romfim CRITÉRIOS DE DIMENSIONAMENTO Flexão simples reta Flexão oblíqua Flexão composta Flexo-tração Flexo-compressão Estabilidade lateral de vigas de seção retangular Flexão

Leia mais

Estruturas de Aço e Madeira Aula 17 Peças de Madeira Ligadas por Parafusos e Pregos

Estruturas de Aço e Madeira Aula 17 Peças de Madeira Ligadas por Parafusos e Pregos Estruturas de Aço e Madeira Aula 17 Peças de Madeira Ligadas por Parafusos e Pregos - Generalidades sobre Ligações em Madeira; - Ligações com Pinos Metálicos; Prof. Juliano J. Scremin 1 Aula 17 - Seção

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS 9 LIGAÇÕES parte 2

ESTRUTURAS METÁLICAS 9 LIGAÇÕES parte 2 PUC Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Civil ESTRUTURAS METÁLICAS 9 LIGAÇÕES parte 2 Professor: Juliano Geraldo Ribeiro Neto, MSc. Goiânia, junho de 2016. 9.5 CONDIÇÕES

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Escola de Engenharia Curso: Engenharia Civil Disciplina: Estruturas de Concreto Armado I

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Escola de Engenharia Curso: Engenharia Civil Disciplina: Estruturas de Concreto Armado I PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Escola de Engenharia Curso: Engenharia Civil Disciplina: Estruturas de Concreto Armado I Vigas Detalhamento de Barras Longitudinais Prof. Chaer Goiânia-GO, fevereiro/2019

Leia mais

Posição da Marquise ao ser concretada. Armadura dobrada. Armadura de flexão com detalhe errado. Fissura. Escoramento. Zona morta Tração.

Posição da Marquise ao ser concretada. Armadura dobrada. Armadura de flexão com detalhe errado. Fissura. Escoramento. Zona morta Tração. EXEMPLO N O 130 ESTRUTURA : Marquise de um estádio esportivo FISSURAÇÃO : Fissura na linha bissetriz do canto da marquise. Ver Exemplo 9. Queda da marquise ao ser retirado o escoramento. ESQUEMA : 1 Armadura

Leia mais

10 ENECE 2007 Engenharia Estrutural - Preparandose para o futuro. A preparação da nova revisão da NBR

10 ENECE 2007 Engenharia Estrutural - Preparandose para o futuro. A preparação da nova revisão da NBR 10 ENECE 2007 Engenharia Estrutural - Preparandose para o futuro A preparação da nova revisão da NBR6118-2008 Eng. Fernando Rebouças Stucchi ENECE Outubro/2007 EPUSP/EGT Engenharia Resumo 1.Comentários

Leia mais

PEF Aula 05 Peças submetidas à flexão simples: solicitações tangenciais.

PEF Aula 05 Peças submetidas à flexão simples: solicitações tangenciais. Aula 05 Peças submetidas à flexão simples: solicitações tangenciais. 1. Introdução. Na aula anterior iniciou-se o estudo de solicitações normais com o caso de flexão normal simples. Torna-se necessário

Leia mais

Figura 1. As fissuras de flexão são as mais estudadas e mais medidas em laboratórios de estruturas.

Figura 1. As fissuras de flexão são as mais estudadas e mais medidas em laboratórios de estruturas. 1 / FISSURAÇÃO - FISSURAS DE FLEXÃO Figura 1 As fissuras de flexão são as mais estudadas e mais medidas em laboratórios de estruturas. Todas as normas de concreto armado apresentam formulações para calcular

Leia mais

O concreto armado é uma associação de concreto e aço que tem por finalidade aproveitar vantajosamente as qualidades desses dois materiais.

O concreto armado é uma associação de concreto e aço que tem por finalidade aproveitar vantajosamente as qualidades desses dois materiais. Materiais de Construção Araujo, Rodrigues & Freitas 90 6. Concreto Armado 1. Definição e Uso O concreto armado é uma associação de concreto e aço que tem por finalidade aproveitar vantajosamente as qualidades

Leia mais

Parafusos e barras redondas rosqueadas

Parafusos e barras redondas rosqueadas Parafusos e barras redondas rosqueadas Introdução Agora que você já estudou os critérios básicos determinados pela norma brasileira sobre ligações e também os procedimentos utilizados para ligações soldadas,

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA Módulo 4 Sumário Módulo 4 Dimensionamento de Pilares Mistos 4.1. Considerações Gerais página 3 4.2. Critérios de dimensionamento página 3 4.3. Dimensionamento

Leia mais

Condições específicas para o dimensionamento de elementos mistos de aço e concreto

Condições específicas para o dimensionamento de elementos mistos de aço e concreto Condições específicas para o dimensionamento de elementos mistos de aço e concreto Introdução O dimensionamento de elementos mistos de aço e concreto deve levar em conta as propriedades mecânicas e elásticas

Leia mais

Viga Parede Notas de aula Parte 1 VIGA PAREDE

Viga Parede Notas de aula Parte 1 VIGA PAREDE Prof. Eduardo C. S. Thomaz 1 VIGA PAREDE INTRODUÇÃO : Seguindo os conceitos da teoria de treliça ( biela tirante ), já muito usados no dimensionamento de estruturas de concreto armado, pode-se definir

Leia mais

01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas:

01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas: ENGENHEIRO CIVIL 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 01 A 20 01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas:

Leia mais

ES013. Exemplo de de um Projeto Completo de de um de deconcreto Armado

ES013. Exemplo de de um Projeto Completo de de um de deconcreto Armado Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES013 Exemplo de de um Projeto Completo de de um Edifício de deconcreto Armado Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

9.) Força Cortante e Torção Concomitantes - ELU

9.) Força Cortante e Torção Concomitantes - ELU 9.) Força Cortante e Torção Concomitantes - ELU Na combinação de força cortante e torção, é verificada a resistência compressão diametral do concreto conforme a expressão abaixo. Neste caso, o ângulo de

Leia mais