Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II"

Transcrição

1 Resumos de Psicologia do Desenvolvimento II Conceitos gerais do desenvolvimento Desenvolvimento Mudanças qualitativas: Mudanças estruturais (Piaget). Ex: Passar do gatinhar ao andar. Mudanças quantitativas: Ex. Falar melhor e com vocabulário mais complexo. Questões principais Desenvolvimento Cognitivo Estas estruturas lógicas passam por várias fases, ocorrem mudanças qualitativas até conseguirmos pensar o mundo do ponto de vista lógico. Piaget não quer saber nada do:

2 (O que se sabe) (Como se faz) (A cognição sobre a cognição) Mas sim, como é que eu conheço o mundo de um ponto de vista lógico. Maturação: Para Piaget, a maturação está relacionada com o desenvolvimento (embriogénese). Através da maturação que vai sofrendo ao nível do Sistema Nervoso, do próprio corpo, etc., o sujeito vai-se desenvolvendo. Totalidade: O desenvolvimento, para Piaget, é total, não se dá numa só estrutura num determinado momento e ocorre de dentro para fora. Esta totalidade pressupõe uma sequência, isto é, o passado tem influência no presente. Nenhuma criança passa de um estádio para outro sem que o primeiro esteja bem consolidado. Exercício e experiência adquirida: Agir sobre o meio à sua volta. A criança não se limita a explorar o mundo e a forma como este funciona, mas constrói activamente uma realidade com base nas suas experiências sobre o meio. O desenvolvimento cognitivo resulta desta construção activa da realidade. Papel da experiência: Experiência Física: Permite-me agir directamente sobre o objecto e sou capaz de me apoderar dele e de o representar mentalmente. Experiência Lógico-Matemática: Já se centra nas acções que podem modificar o objecto. Aqui, eu pondero que acção posso ter sobre aquele objecto. É mais abstracta, quais as possibilidades que existem para explorar aquele objecto. a

3 Qual dos dois conhecimentos e mais desenvolvido? E no lógico-matemático, pois são dimensões intrínsecas em todas as acções, são também dimensões intrínsecas à maioria das suas actividades cognitivas, actividades estas que consistem por exemplo em, classificações, seriações, quantificações, correspondências, inclusões, etc. Interacção e transmissão social: Aparece associada em primeiro lugar à educação: interfere no desenvolvimento. Por outro lado, aparece associada à linguagem. Mas, mais uma vez, isto não explica totalmente o desenvolvimento. Estas interacções criam situações de conflito pois pode não existir consenso numa conversa. Equilibração: (processo activo e de auto-regulação): A equilibração é o factor de desenvolvimento piagetiano por excelência. Do ponto de vista cognitivo estamos em equilíbrio mas por alguma razão, entramos em conflito, ou seja, a forma como percebia determinada realidade deixa de fazer sentido e gera-se um conflito cognitivo, depois a criança vai desenvolver esse conflito cognitivo, procurando uma nova solução para o problema. Na procura de um novo equilíbrio a criança constrói um novo esquema cognitivo mais avançado (equilibração majorante), sendo que existe uma motivação interna para o desenvolvimento de novas estruturas. A equilibração só se chama majorante se se formar um esquema cognitivo mais avançado, para isso a criança tem que interpretar, para conseguir criar esquemas cognitivos mais avançados (não se pode fazer isto apenas por condicionamento, é preciso construir a lógica para conseguir interpretar e construir esse novo esquema).

4 Assimilação: A incorporação de conhecimento nas estruturas pré-existentes. Acomodação: A adaptação das estruturas pré-existentes ao nosso conhecimento. Portanto, o conhecimento anterior não desaparece com o novo. É esta adaptação por parte da criança que leva a que se atinja esse equilíbrio superior: o equilíbrio majorante. Preciso de uma âncora para o novo conhecimento que adquiro, mas essa âncora anterior não desaparece, é apenas ajustada, acomodada. (Como é que o ser humano ao longo da ontogénese conhece o mundo?) Quatro grandes formas que podemos caracterizar: Evolui assim, mas em cada estádio passa por um nível de preparação e, mais tarde de acabamento. Piaget não explica como as estruturas cognitivas funcionam num dado contexto. Piaget estudou mais o sujeito epistémico que o sujeito psicológico.

5 Sujeito epistémico: caracterizado como teórico, abstracto, é o modo como o indivíduo vai construir conhecimento do mundo ao longo do seu desenvolvimento. Sujeito psicológico: Sujeito real com capacidades cognitivas mas também é influenciado por outras variáveis. Sucessão invariante para todos ao longo do tempo: Apenas o ritmo pode variar. Carácter integrador: O estádio seguinte integra/incorpora o anterior, há expensão para níveis mais elevados de funcionamento cognitivo (vai no sentido de maior equilíbrio e mobilidade). Estrutura de conjunto: Estruturas formais descritivas. Os esquemas lógicos de cada um dos níveis tem uma lógica interna que se define numa estrutura formal, a estrutura do conjunto. Nível de preparação e acabamento: Formação ou génese das estruturas e formas de equilíbrio finais. Desfasamentos horizontais: (Dentro do mesmo estádio) Ex. A criança já é operatória concreta numas mas não em outras. Desfasamentos verticais: (Estádios diferentes). O mesmo esquema vai ser construído a níveis mais elevados, mais complexos. Estruturalista: O conhecimento é sempre organizado. As estruturas têm uma lógica interna. Desenvolvimentista: Nenhum conhecimento começa ex abrupto (por geração espontânea) Construtivista: Conhecer é agir sobre a realidade.

6 Estádio Idade Conceitos base O que muda Adualismo inicial: os bebes não Reflexos I Exercício dos reflexos se distinguem do meio Reflexos: Base do Esquemas práticos desenvolvimento cognitivo II As primeiras adaptações adquiridas: reacções circulares mamárias 1M 4M O 1 M Repetição das acções origina: - As primeiras adaptações realmente adquiridas; - Os primeiros hábitos alimentares. Reacção circular primária: - Circular: Comportamentos que se repetem. - Primária: Comportamentos que exercem sobre o próprio corpo. Estádios I e II Comportamentos pré-inteligentes Sem intencionalidade Sem diferenciação entre meios e fins Condutos francamente aprendidas, já não faz sentido pensar em programação biológica mas sim em assimilação e acomodação psicológica

7 Estádio Idade Conceitos base Inteligência Novidade cognitiva III Reacções circulares secundárias: Adaptações sensóriomotoras intencionais: reacções circulares secundárias Estádio IV Coordenação dos esquemas secundários e aplicação a situações novas 4M 8M 8M 12M Circular- Comportamentos que se repetem; Secundária: Exercem-se sobre o meio exterior (objectos que povoam o contexto em que o bebé vive. Comportamentos tendencialmente inteligentes: - Manifestam já intencionalidade - Coordenação de meios (movimentos de flexão e extensão das pernas) para atingir certos fins (reproduzir espectáculo interessante) - Início furtuito Comportamentos inteligentes: - Manifesta intencionalidade; - Procura atingir fim fixado para si, não a repetição de algo que era interessante; - Clara distinção entre meios e fins. Aplicação de esquemas ao meio exterior; perpetua acontecimentos externos interessantes. Emerge a intencionalidade. Aplicação de esquemas secundários a situações novas.

8 Estádio Idade Conceitos base Esquemas V Reacções circulares Condutas típicas deste estágio: terciárias: Descoberta de novos meios por experimentação activa/ reacções circulares terciárias 12M 18M Circular: Comportamentos que se repete. Terciária: Variações nas repetições para ver o que daí resulta. Criança é um pequeno cientista. Conduta do suporte; Conduta do cordel; Conduta do bastão VI Invenção de novos meios por combinação mental 18/24 M 30M Estádio de experimentação activa. Prevê o resultado de uma acção motora antes de a executar. Executa em termos mentais ou representativos o que já fazia antes em termos motores. Representação ou pensamento. Transição para estádio préoperatório. Capaz de chegar a novos esquemas cognitivos não por experimentação mas por descoberta súbita, ou seja, por invenção mental ou insight. As invenções já não se efectuam de modo prático, mas de forma mental.

9 Estádio Idade Conceito Explicação I e II Nenhum comportamento Quando desaparece, aniquilam em vez de especial face ao objecto. mudarem de posição e continuarem a Não há permanência do existir. objecto. III IV 0 4M 4M-8M 8M-12M Início da permanência Procura activa dos objectos desaparecidos Deixa procurar um objecto que desaparece totalmente do seu campo visual; Procura um objecto que tem uma parte visível; reconstituição de um todo (invisível) a partir de uma parte visível. Bebé procura activamente o objecto desaparecido; Não acompanha deslocamentos visíveis; Erro A não B. V VI 12M-18M 18/20M 24/30M Toma em conta os deslocamentos visíveis Toma em conta dos deslocamentos invisíveis Tem em conta dos deslocamentos sucessivos percebidos no campo visual; procura o objecto na posição que resulta do último deslocamento visível. Procura objecto desaparecido mesmo quando este sofre diversos deslocamentos invisíveis.

10 Sistema de transformações que coordena diversas operações, segundo quatro propriedades lógicas: Composição - O bebé compõe o deslocamento, somando movimentos: A + B + C, etc. Para ele explorar precisa desta ideia, não consegue planear acções sem as concretizar. No entanto, não são ainda operações, é o nascer da actividade operatória. O bebé soma esquemas. Isto acontece porque o bebé não tem flexibilidade: ou concretiza ou não existe. Operação directa: deslocamento de A para B, pode ser composta com deslocamento de B para C. Uma operação inversa: A para B corresponde a um retorno de B para A. Em composição, estas operações anulam-se. Reversibilidade - O bebé não a consegue antecipar, adquire-a através da prática. Identidade - Uma operação idêntica ou nula, a criança não se mexe. Quer prolongar a acção, assimilar esquemas e ficar naquele sítio. Não aprende nada novo, lida com o zero Associatividade - A criança desloca-se de um ponto para o outro, mas nem sempre pelo mesmo caminho, varia. Começo da interiorização dos esquemas e solução de alguns problemas com paragem da acção e compreensão da busca. Generalização do grupo prático dos deslocamentos com incorporação, no sistema, de alguns deslocamentos não perceptíveis. Este estádio é denominado de pré-inteligente, visto que é desprovido de qualquer tipo de pensamento ou representação. É aqui que a inteligência se começa a formar. Piaget

11 considera-o um dos estádios mais importantes, já que, se eu não tiver as bases que me permitam desenvolver, a inteligência não se desenvolverá correctamente. É um estádio muito prático. Outra razão da importância deste estádio é o facto do que aqui se desenvolve, serve de base para futuros estádios. Contribui para se alcançar o equilíbrio majorante: esse equilíbrio superior. Quando adquiro algo novo, o que já existe não desaparece, apenas se ajusta. É no sensório-motor que nasce o pensamento e o raciocínio. Ausência do pensamento ou representação. Ausência de linguagem e conceitos. Ausência de função simbólica. Ausência do passado e do futuro. Ausência de distinção entre objectos estáveis e acontecimentos transitórios. Indiferenciação entre o eu e o não eu. É um estádio de ausências, apesar de também aparecerem coisas importantes. Não é muito consensual como se desenvolve a criança, se de dentro para fora ou o inverso, já que Piaget e Vygotsky têm perspectivas distintas. Ao pensamento é dada uma maior importância, a linguagem aparece posteriormente. Isto é um exemplo da perspectiva Piagetiana: o desenvolvimento processa-se do interior (pensamento) para o exterior (linguagem). Em Vygotsky é o oposto, a linguagem assume uma posição de destaque (aspecto exterior); as palavras e significados estão no exterior e depois são apreendidas, ou seja, o desenvolvimento processa-se do exterior para o interior. (Ausência de linguagem e conceitos). A função simbólica está estreitamente relacionada com a representação e relação dos objectos. Se não fossem as mudanças que ocorrem nesta fase, não seria possível mais tarde o desenvolvimento desta função simbólica. Actividade lúdica é essencial para o desenvolvimento e assume especial importância nesta fase, visto que este estádio é muito prático. Não há desenvolvimento para além do espaço onde o bebé está, segundo ele próprio. O bebé fecha-se e centra-se nesse meio. O espaço e os objectos dependem apenas do presente. (Ausência do passado e do futuro). O bebé vai construindo a sua identidade à medida que constrói o objecto, sente essa necessidade. Esta indiferenciação acompanha o bebé até ao final deste estádio, onde aí se

12 distingue completamente dos objectos. É um processo gradual e lento. Nessa altura, a criança tem um espaço próprio independente do espaço do objecto. (Indiferenciação entre o eu e o não eu ). Presença do objecto: Se não está presente fisicamente, não existe. Percepção: É neste estádio que tem mais importância. Após isso, ela (a importância) diminui porque já não estou tão dependente da presença física dos objectos. Resolução de tarefas: O bebé vai conseguir arranjar formas de atingir os seus fins. Aqui já há uma intenção, marca uma passagem do pré-inteligente para o inteligente, em termos de actos. Através da interacção física com o meio, a criança constrói um conjunto de estruturas sensório-motoras, espácio-temporais e de causalidade, que constitui o grupo prático de deslocamentos (inteligência sem representação nem conceitos) lógica de acção. Esquemas inatos actividade reflexa. Actos pré-inteligentes. É através deles que a criança chega ao conhecimento. A criança vai assimilá-los e são a base para a resolução de tarefas. Ex: preensão, sucção. (2 a 7 anos) Principais características: Estádio com representações muito baseadas na percepção, contudo já tem pensamento (acções mentais), enfase nos aspectos perceptivos

13 1) Egocentrismo intelectual 2) Ausência de categorias lógicas 3) Centração Indiferenciação perspectiva do próprio e do outro O mundo não se distribui em categorias lógicas gerais mas em elementos particulares, individuais baseados na experiência pessoal; Raciocínio pré-conceptual (pré-conceitos) Ex. Prova das 3 montanhas Ex. Prova das classificações 4) Ausência de reversibilidade do pensamento acções mentais, não operatório Representações baseadas em configurações estáticas (próximas da percepção); Triunfo da afirmação sobre a negação (percepção sobre a inferência ou construção) Ausência de reversibilidade Ausência de reversibilidade 1ª fase: Pensamento simbólico (2-5 anos) 2ª fase: Pensamento intuitivo (5/6 7 anos) Egocentrismo intelectual Animismo: Tendência para perceber objectos como seres vivos (sentimentos e intenções). Artificialismo: Tudo é resultado da acção construtora do homem; Finalismo: Tudo tem uma função e uma finalidade que justifica a sua existência; não existe a possibilidade de acaso na natureza. Declínio do egocentrismo intelectual Criança atinge maior generalidade; intuição articulada; início de reversibilidade. Ainda domínio dos aspectos figurativos do pensamento em detrimento dos operativos. Ex. prova e afirmação/negação

14 Conservação de quantidades contínuas Conservação do compriment o Conservação de quantidades numéricas Conservaçõe s Seriações Classificaçõe s

15 Operações concretas: Operações: acções interiorizadas, reversíveis Concretas: Embora executadas a um nível interno ou mental, aplicam-se a conteúdos concretos.

16 Descentração: A criança já consegue entender vários pontos de vista e dimensões. Perspectivismo:. Reversibilidade:

17 Coordenação entre afirmações e negações: A criança tem que inferir, tem que construir. A criança já coordena estes dois tipo: - Afirmação (o que lhe é dado directamente) - Negação (o que ela infere, constrói) Prova de afirmação-negação: Quantas moedas eu tenho a mais: +1 pré-operatória +2 operatória concreta

18 Subordinação de configurações relativamente às transformações: Presa mais nas transformações do que nas configurações. Distinção entre transformações relevantes e irrelevantes:

19 Transformações vistas em termos de relações autónomas, não de relação pessoal

20 Adolescência (11/12 anos) Liberta-se dos constragimentos7limitações do pensamento concreto vão poder operar sobre conteúdos abstractos ou formais, estas estruturas são as mais avançadas. O pináculo do desenvolvimento cognitivo está assim na adolescência (no final), onde todos os enriquecimentos ao longo da vida baseiam-se em operações formais. Piaget descreveu um processo de desenvolvimento que caracteriza formas diferentes de ver o mundo. Inteligência externa, operativa e prática Inteligência interna, operatória e abstracta

21 Alguns esquemas do operatório formal: Inverte o sentido entre o real e o possível: Combinatório: A criança no operatório formal usa um método sistemático para experimentar todas as combinações possíveis. Ela consegue perceber que há várias combinações possíveis Tem pensamento combinatório.

22 Proposicional: Hipotético-dedutivo: Dissociação de factores ou variáveis envolvidas na produção de um certo fenómeno: Qual dos factores determina o movimento de oscilação? O comprimento do fio. O sujeito dissocia estas variáveis e consegue determinar qual é a variável em causa. Uma criança operatória concreta não consegue isolar estas variáveis. No estádio formal, a criança consegue pensar de acordo com os princípios da lógica.

23 É na teoria da epistemologia (forma como o sujeito conhece o mundo) genética (génese e desenvolvimento das estruturas) que Piaget fala da formação e desenvolvimento das formas de conhecer. O que se desenvolve? Estruturas lógicas, a forma de conhecer o mundo do ponto de vista lógico. Como se desenvolve? Esquemas cognitivos da inteligência sensório motora, levam a esquemas práticos que por sua vez levam a inteligência prática e depois a passagem pelos esquemas cognitivos típicos de cada estágio. Piaget disse que as interacções sociais eram importantes especialmente as interacções sociais entre pares porque estas geram mais frequentemente conflito cognitivo, sendo que o sujeito sente-se mais à vontade para discordar do que numa interacção vertical. Mas Piaget não explicou muito mais.

24 (o próprio sujeito tem com as suas acções) Primeiro começa numa origem social (interindividual) mas há uma passagem para o intraindividual (o sujeito em acção sobre o meio).

25 Estudo (Menéres e Peixoto) As interacções são elementos constitutivos do desenvolvimento. Contudo estas interacções (simétricas) potenciam mas não garantem os conflitos cognitivos e confrontos directos resolução activa. É mais provável surgir desenvolvimento cognitivo numa interacção simétrica.

26

27 A teoria da mente é uma crítica à teoria de Piaget. Vem da área da filosofia da mente. Sendo a mente um sistema representativo, constituída por estados internos/ estados mentais. Mas como é que esta capacidade de compreender os estados mentais em nós e nos outros emerge e se desenvolve? Os chimpanzés têm ou não uma teoria da mente?

28

29 Mas isto acontece de repente? Como é que isto se desenvolve? Teoria da simulação: A criança vai vivendo acontecimentos semelhantes, e percebe o que está a acontecer no outro. A experiência vai permitir compreender nos outros aquilo que ela já compreende em si. Está relacionado com os neurónios espelho. A compreensão que a criança vai desenvolver sobre a mente baseia-se inicialmente no desejo (teoria do desejo). Posteriormente isso muda, vai começar a acumular experiência que não são incorporadas na teoria do desejo.

30 Criando assim uma teoria onde o comportamento é orientado pelo desejo e pelas crenças. O desenvolvimento para Piaget resulta da interacção dos factores biológicos e ambientais. Mas Vigotsky acrescenta que o desenvolvimento deve ser compreendido à luz da cultura. Pois a cultura permite a apropriação de esquemas cognitivos que nos permitem moldar o mundo.

31 Zona que surge a partir do que a criança já consegue fazer sozinha até o que a criança consegue fazer com ajuda. Para Vigotsky tal como para Piaget o desenvolvimento não pode ser explicado por imitação, etc. Lei geral do desenvolvimento: O desenvolvimento das funções psicológicas superiores tem uma origem social, resulta da interacção com o outro.

32 Plano Individual Plano intraindividual Pontos de contacto Perspectiva genética Abordagem desenvolvimentista essencial para a compreensão dos fenómenos. Abordagem dialéctica Interacção contínua de processos distintos mas interdependentes: Assimilação- acomodação/interiorizaçãoexteriorização Visão não reducionista Inteligência, forma de organização e adaptação ao meio, não redutível a conjuntos reflexos, nem às primeiras manifestações externas em que essas formas de organização muitas vezes se expressam Visão não dualista O sujeito individual e o seu contexto físico e social não são dicotomias ou polaridades independentes e isoladas, são antes realidades interdependentes e relacionais Importância da acção Na génese das diversas formas de inteligência e de todas as funções da consciência. Primazia dos processos Não dos produtos do desenvolvimento. Pouca simpatia pelos testes psicométricos. Foco nas mudanças qualitativas Ex. Operações formais/operações concretas Memória natural/ memória mediada

33 Origem do conhecimento/ Motor do desenvolvimento Pontos de ruptura Piaget: O próprio (Psicogénese): Equilibração majorante (progressão para formas mais avançadas de pensar resulta sobretudo de reestruturações internas). Método de análise Vigotsky: O outro (Sociogénese): Scaffolding (progressão para formas mais avançadas de pensar resulta sobretudo de ajudas externas). Partilham abordagem genética enquanto método da compreensão dos fenómenos psicológicos. Estudo dos processos de desenvolvimento, não tanto para os resultados externos. Piaget (método clínico): Capta a emergência e génese das competências estruturais da criança. Relação valorizada Aprendizagem e desenvolvimento Vigotsky (método microgenético): Especialmente adaptado para se examinar quando é que certas competências intelectuais, ou o uso de certas estratégias de resolução de problemas beneficiam de um apoio de outro que sabe mais. Piaget: Simétrica (igualdade, respeito mútuo, cooperação). Vigotsky: Assimétrica (aquisições feitas a partir de uma definição formal e precisa fornecida por professores ou adultos ZDP). Piaget: Desenvolvimento condição prévia da aprendizagem. Vigotsky: Aprendizagem condição prévia do desenvolvimento.

34

35 Para compreender o desenvolvimento moral, Piaget utilizou dois métodos: - A observação - A entrevista Para Piaget: toda a moral consiste num sistema de regras, sendo da essência da moralidade estudar o respeito que o indivíduo vai adquirindo por esses regras. Moralidade heterónoma Aborda as regras de forma rígida e absoluta As regras vêm das figuras de autoridade (polícia, pais, professores) Julga os protagonistas segundo as consequências sem ter em conta as intenções Sanções expiatórias consideradas mais justas Moralidade Autónoma Baseia-se na cooperação e respeito mútuo Admite que as regras são modificáveis em função das necessidades e do contexto As intenções são mais importantes do que os resultados materiais As sanções mais justas são as sanções por reciprocidade

36

37

38

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo ATIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO Mestrado em Psicologia da Educação Ano Lectivo 2011/2012 PRINCIPAIS TEORIAS: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Rede7 Mestrado em Ensino do Inglês e Francês no Ensino Básico ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos Pressupostos básicos Conceitos

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

Desenvolvimento como unidade progressiva:

Desenvolvimento como unidade progressiva: PIAGET DESENVOLVIMENTO É um conceito que se refere ao conjunto de transformações do ser humano ao longo da sua vida. É um processo que se inicia no momento da concepção e termina com a morte, e em que

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014 Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET Nasce em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Falece em Genebra, na Suíça em 1980. Biólogo. Suíço. Estuda formas de conhecimento. Paula Freire Teoria

Leia mais

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA

PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA PIAGET TEORIA PSICOGENÉTICA As peculariedades do pensamento e da lógica das crianças despertaram o interesse de Jean Piaget. Ao agir sobre o meio o indivíduo incorpora a si mesmo elementos que pertencem

Leia mais

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Desenvolvimento Cognitivo: A Epistemologia Genética de Jean Piaget Apontamentos biográficos Pressupostos básicos Conceitos

Leia mais

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal Psicologia da Inteligência Epistemologia geral Epistemologia genética Qual é a gênese das estruturas lógicas do pensamento da criança? Como elas funcionam? Epistemologia fundada no desenvolvimento mental

Leia mais

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY

VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY Piaget Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Leia mais

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP

A teoria genética de Piaget. Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP A teoria genética de Piaget Professora Cibelle Celestino Silva IFSC USP Jean Piaget (1896-1980) biólogo suíço estudou a interação de moluscos com o meio ambiente Jean Piaget (1896-1980) os moluscos, como

Leia mais

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget.

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. ARTIGO 13 As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Ana Lúcia Jankovic Barduchi Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora

Leia mais

» Linguagem. Desenvolvimento de linguagem - introdução

» Linguagem. Desenvolvimento de linguagem - introdução Conhecendo como a criança se desenvolve * entender e perceber o desenvolvimento desviante Profa. Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP *

Leia mais

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua.

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua. (1970) Jean Piaget Caráter interdisciplinar epistem- familiaridade com uma matéria, entendimento, habilidade, conhecimento científico, Ciência epistemologia reflexão geral em torno da natureza, etapas

Leia mais

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget Epistemologia Genética Epistemologia genética Teoria sobre a gênese e do desenvolvimento cognitivo da criança (em específico,

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA

PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA PORTFÓLIO TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA CATARINA SILVA UM POUCO SOBRE MIM 3270 MODELOS PSICOLÓGICOS E FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOCUMENTOS DA MATÉRIA Modelos Psicológicos e fases de desenvolvimento

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI SEGUNDA AULA: 1. Sócio-Interacionismo Lev Vygotsky importância das trocas sociais para a aprendizagem; linguagem como possibilitadora da elaboração do pensamento. 2. Interacionismo/Contrutivismo

Leia mais

A Docente. Boas Vindas! Psicologia da EducaçãoII

A Docente. Boas Vindas! Psicologia da EducaçãoII A Docente Professora: Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da EducaçãoII Profa. Elisabete Martins da Fonseca Boas Vindas! Conquistar por si mesmo um certo saber, com a realização de pesquisas livres,

Leia mais

PIAGET Teoria Psicogenética PIAGET

PIAGET Teoria Psicogenética PIAGET PIAGET PIAGET Teoria Psicogenética Como chegamos a conhecer algo? Como os homens constroem o conhecimento? Categorias básicas de pensamento: Tempo, espaço, causalidade e quantidade Explica porque as crianças

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 4º Teste Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreensão

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência Disciplina: PSICOLOGIA B - FASE 2ª Ano(s) de Escolaridade: 12º ANO 2009/2010 Código: 340 Duração da Prova : 90 minutos Grupo I Este grupo é constituído por dez questões de escolha múltipla. Na sua folha

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1

Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1 Desejo, afetividade e aprendizagem na perspectiva de Piaget 1 Luciane Magalhães Corte Real Nesta caminhada teórica, pontuamos a importância do afeto na possibilidade da construção das estruturas cognitivas.

Leia mais

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky Profa. Elisabete Martins da Fonseca Recapitulando... Em nossa última aula apresentamos as contribuições de Jean Piaget. Lançamos uma reflexão

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA. Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro

Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA. Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro Unidade I PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro Ementa Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Jean Piaget (1896-1980) e de seus desdobramentos nas dimensões socioafetivas

Leia mais

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana Inteligência Artificial Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana 1 Construção de conhecimento Epistemologia é uma disciplina da Filosofia que se ocupa em investigar a natureza

Leia mais

Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências

Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências ARE COLLEGES CONCERNED WITH INTELECTUAL DEVELOPMENT? Joe W. McKinnon e John W. Renner (Universidade de Oklahoma) American

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

A METACOGNIÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA

A METACOGNIÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA A organização do conhecimento na resolução de em física A qualidade da organização do conhecimento é uma característica que diferencia favoravelmente os especialistas dos iniciados e que os leva a conseguir

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE- UFAL - UNCISAL RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Novembro/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FUNDEPES/COPEVE-UFAL UNCISAL

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB A epistemologia genética de Jean Piaget Resumo Quem foi Piaget? - Nasceu na Suíça

Leia mais

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Objetivo 2 Discutir diversas concepções sobre o desenvolvimento da

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY MARIA ESTER MORITZ PSICOLINGUÍSTICA Conhecer as origens, o objeto de estudo

Leia mais

Importância do estudo de McKinnon e Renner

Importância do estudo de McKinnon e Renner Um estudo da capacidade de pensamento lógico nos calouros dos cursos de ciências ARE COLLEGES CONCERNED WITH INTELECTUAL DEVELOPMENT? Joe W. McKinnon e John W. Renner (Universidade de Oklahoma) American

Leia mais

Unidade: Cognitivismo. Unidade I:

Unidade: Cognitivismo. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: Cognitivismo COGNITIVISMO: A PSICOLOGIA DE JEAN PIAGET 1 Epistemologia Genética. Jean Piaget (Suíça, 1896-1980), desenvolveu intensa atividade de pesquisa, sendo considerado o precursor

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

Definição de Inteligência, de Jean Piaget

Definição de Inteligência, de Jean Piaget Definição de Inteligência, de Jean Piaget Discussão 1: Definição de Inteligência* * Manuscrito da gravação de Jean Piaget à Rádio Suíça Romande em 06 de março de 1951 O texo foi traduzido do Francês por

Leia mais

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre A TEORIA DO CAMPO COGNITIVO DE KURT LEWIN AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL Copyright, 2014 José

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de avaliação

Leia mais

Psicologia da Educação

Psicologia da Educação 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Síntese da Psicologia da Aprendizagem Relação com o filme Quanto vale ou é por quilo? Trabalho realizado por:

Leia mais

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer Período sensório motor Desde o nascimento até os 2 anos de idade Ocorre uma grande evolução neste período Ações

Leia mais

A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento. Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016

A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento. Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016 A Criança e o Entendimento da Morte: estágios da compreensão e do desenvolvimento Amanda Dupin Terapeuta Ocupacional Novembro de 2016 [Morte] "É quando não aguentamos." (Daniel Castro, 7 anos - pág. 79)

Leia mais

23/04/2014. PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo. Estágio sensório motor (0-2 anos) PIAGET: estágios do desenvolvimento

23/04/2014. PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo. Estágio sensório motor (0-2 anos) PIAGET: estágios do desenvolvimento FNC - CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem PIAGET: estágios do desenvolvimento PIAGET: Estágios do desenvolvimento cognitivo Profa. Miriam Araújo 1. Estágio Sensório-Motor

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA Leila Pessôa Da Costa (PG - PCM/UEM) Minicurso INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo discutir o desenvolvimento

Leia mais

Fases no processamento da informação Esquemas. Social

Fases no processamento da informação Esquemas. Social Cognição Social e pensamento social Cognição social Fases no processamento da informação Esquemas Copyright, 2005 José Farinha Cognição Social Definição: Processamento da informação social - pensamento

Leia mais

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET

TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET TENDÊNCIAS PEDAGÍGOCAS SEGUNDO PIAGET Piaget chama de epistemologia a sua teoria porque está centralizada no conhecimento científico. O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz

Leia mais

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CONSTRUTIVISMO INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E MORALIDADE PROCESSOS COGNITIVOS

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CONSTRUTIVISMO INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E MORALIDADE PROCESSOS COGNITIVOS Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CONSTRUTIVISMO INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E MORALIDADE PROCESSOS COGNITIVOS 1 Todas as pessoas precisam ser educadas

Leia mais

8 Os contextos afectam os comportamentos dos indivíduos. Explica esta afirmação. O contexto de vida de cada um, o conjunto dos seus sistemas

8 Os contextos afectam os comportamentos dos indivíduos. Explica esta afirmação. O contexto de vida de cada um, o conjunto dos seus sistemas 1 Quais as principais características do modelo ecológico do desenvolvimento humano? A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara-o como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL

AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DE JEROME BRUNER E DAVID AUSUBEL PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UALG APRENDIZAGEM HUMANA

Leia mais

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 1- A Teoria da aprendizagem social de Bandura deriva dos trabalhos behavioristas, mas se distingue deles ao revelar o mecanismo de aprendizagem vicariante ou por imitação. Bandura colocou em dúvida a hipótese

Leia mais

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente.

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente. A mente, sistema de construção do mundo A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não copia a informação interpreta-a. A informação em si não possui qualquer

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 2º Teste Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreensão

Leia mais

Acadêmicos: Luis Szczuk Paloma Diedrich Shayda Muniz

Acadêmicos: Luis Szczuk Paloma Diedrich Shayda Muniz Acadêmicos: Luis Szczuk Paloma Diedrich Shayda Muniz O ser humano, estando em contato com o mundo, necessita estar captando e reagindo aos estímulos que estão no ambiente, necessita transformá-los mentalmente

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS

DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS Clara Brener Mindal UFPR clarabrenermindal@ufpr.br Resumo: O minicurso trabalha jogos e brincadeiras

Leia mais

Os Quatro Estádios de Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget

Os Quatro Estádios de Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget Os Quatro Estádios de Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) psicólogo suíço, deu uma contribuição muito significativa para a nossa compreensão do desenvolvimento mental,

Leia mais

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa Aprendizagem e Neurodiversidade Por André Luiz de Sousa Você provavelmente já se perguntou: o que é a aprendizagem? Como aprendemos? Neste breve texto, falaremos um pouco sobre este assunto. A aprendizagem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE DESAFIADOR NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE DESAFIADOR NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE DESAFIADOR NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM Ana Paula Lopes anaplopes25@gmail.com Fabiana Cristina da Silva Mendes fabi_cris2009@hotmail.com Jaynelu de Macedo Arantes Siqueira

Leia mais

Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro

Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro Aula anterior Desenvolvimento motor da linguagem, da inteligência e afetivo: dos 0 aos 3 anos de idade. Aula 2 Desenvolvimento motor Linguagem Identidade

Leia mais

Socialização: características, mecanismos e agentes

Socialização: características, mecanismos e agentes Socialização: características, mecanismos e agentes Socialização (conceito): processo dinâmico através do qual os indivíduos aprendem valores, as regras e as práticas próprias da sociedade em que vivem.

Leia mais

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens

Leia mais

Tópicos em Ensino de Física

Tópicos em Ensino de Física AULA 3 Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia Cognitivismo

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR 346184 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA PLANIFICAÇÃO ANUAL PSICOLOGIA B 12º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 1 TEMA 5. PROBLEMAS

Leia mais

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE.

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. 1. Teorias que consideram que a sociedade é uma instância que se impõe aos indivíduos sendo estes produto dessa

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Didática da Matemática A Teoria da Atividade. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ 1 Objeto da Didática Matemática

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo

3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo 3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo UNIDADE 1 A entrada na vida Qual é a especificidade do ser? Tema 1 Antes de mim: A genética. O cérebro. A cultura

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Jean Piaget (1896-1980) FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores.

Leia mais

com que seja possível, dia após dia, reconhecer que continuamos a ser a mesma pessoa e eu o mundo ainda é o nosso mundo.

com que seja possível, dia após dia, reconhecer que continuamos a ser a mesma pessoa e eu o mundo ainda é o nosso mundo. 1-Mostra como a dimensão social e cultural é determinante no processo de tornar-se humano. Para se tornar humano, este tem que passar por processos de aprendizagens de formas partilhadas e reconhecíveis

Leia mais

Aspectos de conteúdo. A Psicologia Social é a ciência dos fenómenos do comportamento inter-pessoal e inter-grupal

Aspectos de conteúdo. A Psicologia Social é a ciência dos fenómenos do comportamento inter-pessoal e inter-grupal Aspectos introdutórios rios Aspectos de conteúdo Copyright, 2005 José Farinha Natureza, objecto e âmbito da Psicologia Social Natureza A Psicologia Social é a ciência dos fenómenos do comportamento inter-pessoal

Leia mais

Docente: Professora Sofia Reis Discentes: Ana Sofia Ferreira, nº 4268 Alexandra Marques, nº 4423 Raquel Silva, nº 4410 Sónia Parracha, nº

Docente: Professora Sofia Reis Discentes: Ana Sofia Ferreira, nº 4268 Alexandra Marques, nº 4423 Raquel Silva, nº 4410 Sónia Parracha, nº Docente: Professora Sofia Reis Discentes: Ana Sofia Ferreira, nº 4268 Alexandra Marques, nº 4423 Raquel Silva, nº 4410 Sónia Parracha, nº Nasceu no Norte de Itália, na cidade de Chiaravalle a 31 de Agosto

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de Duração da Prova 120 minutos

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de Duração da Prova 120 minutos Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de 2015 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de

Leia mais

FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem

FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem DUK, Cynthia.Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: MEC/Secretaria da Educação Especial, 2005. CONCEPÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Avaliação Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens e para

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA PLANIFICAÇÃO ANUAL

Leia mais

Psicopedagoga Evelyn Leite

Psicopedagoga Evelyn Leite PROVAS OPERATÓRIAS Psicopedagoga Evelyn Leite Professora de Língua Portuguesa; Especialista em Psicopedagoga clínica e institucional; Direção CAAPCI - Centro de Atendimento e Assessoria em Psicologia e

Leia mais

2. TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET

2. TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES Cíntia Maria Basso 1. INTRODUÇÃO Neste artigo, sistematizarei alguns pressupostos básicos das teorias do desenvolvimento de Piaget, Wallon e Vygotsky.

Leia mais

RESENHA. DONGO-MONTOYA, Adrián Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Piaget. São Paulo: Editora da UNESP, 2009, 222 p.

RESENHA. DONGO-MONTOYA, Adrián Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Piaget. São Paulo: Editora da UNESP, 2009, 222 p. RESENHA DONGO-MONTOYA, Adrián Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Piaget. São Paulo: Editora da UNESP, 2009, 222 p. Josana Ferreira Bassi de Moura 1 Qual a importância de se dedicar, ainda e sempre,

Leia mais

A Acção e os Valores

A Acção e os Valores Módulo II A Acção Humana e os Valores Vimos no módulo anterior que a Filosofia se apresenta como reflexão crítica sobre o homem enquanto inserido num complexo tecido de relações com o mundo (natural e

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

A cultura. A importância da cultura no processo de humanização

A cultura. A importância da cultura no processo de humanização A cultura A importância da cultura no processo de humanização A cultura A capacidade do Homem de se adaptar ao meio, transformando-o, distingue-o dos outros animais. Para aprender e desenvolver a capacidade

Leia mais

André Filipe dos Santos Coelho Número 7 Turma B

André Filipe dos Santos Coelho Número 7 Turma B 1 A mente só se compreende se tivermos em conta a sua dimensão biossococultural. Explica o sentido desta afirmação. A complexidade humana só pode ser compreendida se tivermos em conta as dimensões biológica

Leia mais

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA É útil diferenciar duas formas distintas do conhecimento prévio de um aluno: 1º) os conceitos que o aluno assimila naturalmente, através da sua interacção com o meio conceitos espontâneos 2º) os conceitos

Leia mais

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano)

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano) ANO : 12º PSICOLOGIA B Curso Científico-Humanístico p.1/4 COMPETÊNCIAS A UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a humano) TEMA 1: ANTES DE MIM A genética, o cérebro e a cultura (12 aulas de 90`) ADN, genes e cromossomas.

Leia mais

Modelo neural hierárquico para obtenção de comportamento adaptativo em um agente robótico

Modelo neural hierárquico para obtenção de comportamento adaptativo em um agente robótico Modelo neural hierárquico para obtenção de comportamento adaptativo em um agente robótico Eduardo W. Basso ewbasso@inf.ufrgs.br Semana Acadêmica 2005 PPGC UFRGS Motivação Desenvolvendo sistemas inteligentes

Leia mais

no comportamento Fenótipo Preformismo Epigénese Filogénese Ontogénese Neotenia Inacabamento Neurónio Sinapse Cérebro Áreas préfrontais

no comportamento Fenótipo Preformismo Epigénese Filogénese Ontogénese Neotenia Inacabamento Neurónio Sinapse Cérebro Áreas préfrontais Escola Secundária Dr. José Afonsoo Informação - Prova de Equivalência à Frequência PSICOLOGIA B Prova 340/ 2016 12 º ano de escolaridade O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência

Leia mais

Experiências de Piaget

Experiências de Piaget Experiências de Piaget Conclusões Como forma de complementar o trabalho de vocês sobre as experiências de Piaget são apresentadas algumas conclusões piagetianas a respeito de cada experiência. Tais conclusões

Leia mais