8 Os contextos afectam os comportamentos dos indivíduos. Explica esta afirmação. O contexto de vida de cada um, o conjunto dos seus sistemas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "8 Os contextos afectam os comportamentos dos indivíduos. Explica esta afirmação. O contexto de vida de cada um, o conjunto dos seus sistemas"

Transcrição

1 1 Quais as principais características do modelo ecológico do desenvolvimento humano? A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara-o como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas: o meio transforma o indivíduo, que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica de Brofenbrenner privilegia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano. São diferentes e múltiplos os contextos em que o indivíduo se encontra integrado. Os contextos são sistemas inter-relacionados em que cada um destes sistemas está contido em sistemas mais abrangentes. 2 Identifica os contextos em que vivem os indivíduos. Cada um vive em diferentes contextos, uns mais próximos, outros mais distantes, onde vivemos e que de um modo mais ou menos directo influenciam a nossa vida. Numa perspectiva ecológica, os contextos onde participamos e com os quais temos relações, são concebidos como uma série de sistemas inter-relacionados. Daí surgem os vários contextos em que vivem os indivíduos: microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema. 3 Distingue microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema. Os microssistemas são os contextos mais imediatos, de maior proximidade, em que os indivíduos participam directamente. Do microssistema fazem parte os contextos onde as pessoas estabelecem relações face a face. Os indivíduos nestes ambientes interagem directamente e com continuidade, não apenas com outras pessoas que neles participam, mas também com os objectos e símbolos presentes. Do mesossistema fazem parte as interacções e os processos que ocorrem entre dois ou mais contextos do microssistema. Assim, o mesossistema refere-se aos contextos da inter-relação do microssistema, e deve ser tido em conta para se compreender o nosso processo de desenvolvimento, a forma como nos comportamos e o nosso modo de ver o mundo. O exossistema é também um sistema de relação entre contextos, neste caso entre contextos em que o sujeito participa directamente e contextos em que não participa.

2 O macrossistema constitui o sistema mais alargado em termos dos contextos de vida de qualquer individuo. Dele fazem parte os padrões socioculturais, as instituições políticas e sociais, os valores e significados partilhados, as crenças, os costumes e os estilos de vida, os recursos materiais e simbólicos que se encontram disponíveis num determinado contexto de desenvolvimento. O cronossistema permite incorporar no contexto de vida uma dimensão temporal esta dimensão inclui mudanças que podem ser tanto graduais como abruptas. As mudanças ao nível do cronossistema podem ter diferentes graus de consistência. 4 Os diferentes contextos são interdependentes. De que modo? Os sistemas em que se dividem os contextos de vida reflectem uma interligação. Os vários elementos concorrem para a conexão dos diferentes contextos de vida dos indivíduos e poderão, dependendo dos casos, contribuir para uma maior ou menor coerência da sua influência no desenvolvimento de cada um de nós. Os sistemas em que se dividem os contextos de vida reflectem essa interligação, pelo que os diversos níveis do contexto podem influenciar-se mutuamente e conjuntamente influenciarem a pessoa em desenvolvimento. A maneira como cada um resolve as convergências e os conflitos é muito variada. As mudanças que ocorrem influenciam continuamente o que se passa nos outros lugares, elementos e subsistemas. As influências que o contexto tem em cada um de nós são profundamente dinâmicas. A cada momento, uma configuração de influências mútuas é exercida em cada pessoa. Compreender como se processam estas influências é importante quando se pretende explicar o comportamento dos indivíduos de forma situada e contextualizada. 5 Analisa as interacções que ocorrem nos contextos. As interacções que ocorrem nos contextos são as inter-relações no interior de cada contexto, as inter-relações entre contextos e as inter-relações entre o individuo e os contextos. As inter-relações no interior de cada contexto são constituídas por subsistemas que interagem entre si. Cada um dos elementos que o constitui afecta todos os outros através da sua acção. Nas inter-relações entre contextos, os contextos não estão isolados uns dos outros, interagem afectando-se mutuamente. Bronfenbrenner definiu o mesossistema como o contexto que se constitui como ligação entre os microssistemas de cada um

3 Nas inter-relações entre o indivíduo e os contextos o individuo é activo, não sofrendo passivamente a influência dos contextos. A sua acção afecta, influencia os contextos, os ambientes em que participa, transformando-os. 6 Caracteriza rede social. Ao conjunto de ligações de uma ou mais redes pessoais ligadas dá-se o nome de rede social. A rede social é, essencialmente, o conjunto de ligações, relações e interacções particulares entre diferentes pessoas. As redes sociais podem ser mais estreitas ou mais alargadas, mais ou menos coesas, e mais ou menos capazes de providenciar apoio e mais ou menos necessitadas elas mesmas de suporte. Podem, como facilmente compreendemos, ter mais ou menos membros, ligados de forma mais ou menos próxima, serem locais onde o indivíduo pode buscar apoio, ou onde o indivíduo tem de prestar apoio. Todas as pessoas têm redes sociais diferentes que, não só não incluem os mesmos membros, como não mostram igual coesão entre eles. 7 Quais são os efeitos das redes sociais nos indivíduos? A rede social de uma pessoa pode exercer nela um impacto positivo, na medida em pode ajudar na redução de determinados problemas e situações das mais diversas naturezas. Pode também exercer um impacto negativo, na medida em que pode não se revelar suficiente para suprimir as necessidades do indivíduo. Os membros das redes sociais exercem a sua influência a diferentes níveis, podendo afectar os diferentes níveis do contexto. Mas as redes sociais têm uma poderosa influência no desenvolvimento e comportamento dos indivíduos, que vai para além da sua possibilidade de providenciar ou necessitar de apoio material instrumental ou apoio emocional ou afectivo. As redes sociais são fontes muito importantes de informação sobre o contexto, uma vez que disponibilizam interacções significativas que ocorrem situadas nos contextos de vida dos indivíduos, orientam-nos sobre como se devem comportar nos contextos, sobre o que deles é esperado, e o que significam determinados gestos e actividades. As interacções entre os membros das redes sociais ocorrem em contextos sociais informais ou formais. Existem diversos valores e normas que orientam e influenciam as interacções, que regulam os comportamentos das pessoas umas para com as outras. É inevitável compararmos os nossos comportamentos com os dos outros, tentarmos agir sobre eles e perceber se as reacções nos outros são de aprovação ou desaprovação.

4 8 Os contextos afectam os comportamentos dos indivíduos. Explica esta afirmação. O contexto de vida de cada um, o conjunto dos seus sistemas microssistema, macrossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema assim como as relações que estabelecem entre si e a sua configuração global, são fundamentais para compreender o desenvolvimento e os comportamentos dos seres humanos. No final da década de 90, Bronfenbrenner acrescentou algumas reformulações ao seu modelo ecológico do desenvolvimento. Considerou que teria de dar mais destaque ao papel do indivíduo, das suas características biopsicológicas no processo de desenvolvimento. O modelo passa a designar-se modelo bioecológico, dando mais importância aos processos que decorrem nos contextos mais próximos do indivíduo, os microssistemas, e que designa por processos proximais. Ainda que reconhecendo o incontornável papel dos contextos, Bronfenbrenner considera que o indivíduo tem um papel central no seu processo de desenvolvimento: não é um produto mecânico dos ambientes em que interage. Ele próprio participa na criação dos contextos, não se limitando a existir neles. A pessoa vai-se construindo como um ser único e singular através da relação recíproca e dinâmica que, ao logo do tempo, vai estreitando com os contextos. No desenvolvimento temos de considerar de forma dinâmica: A pessoa considerando as suas características pessoais, o seu contexto cultural e a sua história pessoal; O processo considerando as interacções recíprocas entre ambientes e pessoas; O contexto considerando o microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. O tempo considerando o tempo pessoal e a sequência histórica dos acontecimentos. Além disto, o autor considera que os contextos podem ser vividos de maneira diferente por pessoas diferentes. Assim, não se pode falar de contextos isolados, com características universais e que se apliquem a todos do mesmo modo. A informação do contexto, o que cada um percebe como sendo as exigências do contexto, os significados fornecidos e as interacções reforçadas têm uma influência que varia de pessoa para pessoa, o que faz com que o contexto seja contexto para alguém. A configuração global dos sistemas vai ser diferente de indivíduo para indivíduo, mesmo que os elementos do contexto se repitam. Assim como os contextos diferem de pessoa para pessoa, também a sua influência no indivíduo. Cada pessoa vive no seu ambiente, que partilha com outros, mas que se configura única na influência que tem para cada um.

5 9 O indivíduo pode exercer influência nos contextos em que está integrado? Justifica a tua resposta. Os seres humanos vivem em múltiplos contextos. Cada um de nós encontra uma série de diferentes contextos, uns mais próximos, outros mais distantes, onde vivemos e que de um modo mais ou menos directo influenciam a nossa vida. Todos os contextos influenciam o nosso desenvolvimento pessoal. Os contextos de vida de cada um não só não existem separados como, em cada momento, se influenciam mutuamente a diversos níveis. Os sistemas em que se dividem os contextos de vida contribuem para uma maior ou menor coerência do desenvolvimento de cada um de nós. Os diversos níveis do contexto podem influenciar-se mutuamente e conjuntamente influenciarem a pessoa em desenvolvimento. A maneira como cada um resolve as convergências e os conflitos é muito variada. Cada um traz consigo diferentes experiências e características pessoais, pode aceder a diferentes recursos e apoios, pode encontrar diferentes sentidos para o conflito. O resultado final vai depender de todos estes factores, dos processos de auto-organização do sujeito e das características do contexto-sujeito em relação. O contexto de cada um é um sistema muito amplo, influenciado continuamente pelo que se passa nos outros lugares, elementos e subsistemas. As influências que o contexto tem em cada um de nós são profundamente dinâmicas. A cada momento, uma configuração de influências mútuas é exercida em cada pessoa; compreender como se processam estas influências é importante quando se pretende explicar o comportamento dos indivíduos de forma situada e contextualizada. Nas inter-relações no interior de cada contexto cada contexto é constituído por subsistemas que interagem entre si. Temos o exemplo da família, veremos que no seu interior se desenvolvem dinâmicas próprias entre os membros, o pai, a mãe. Cada um dos elementos que o constitui afecta todos os outros através da sua acção. Nas inter-relações entre contextos os contextos não estão isoladas uns dos outros: interagem, afectando-se mutuamente. Segundo Urie Brofenbrenner este definiu mesossistema como o contexto que se constitui como ligação entre os microssistemas de cada um. E por fim, nas inter-relações entre o indivíduo e os contextos o indivíduo é activo, não sofre passivamente a influência dos contextos. A sua acção afecta, influencia os contextos, os ambientes em que participa, transformando-os.

6 10 Os indivíduos atribuem significados aos contextos. Explica esta afirmação. Em cada lugar do contexto existem normas e valores. Em todos estes lugares e interacções existem ainda histórias e significados, mais ou menos incutidos nos contextos. O modo como as pessoas se posicionam nos contextos vai depender da forma como interpretam as normas, os valores e os significados que circunscrevem as possíveis experiências e comportamentos. A recolha de informação contextual, que os indivíduos permanentemente realizam, serve para regular e adaptar as formas de ser, de sentir e de ajustar o nosso comportamento. A informação contextual, o que cada um percebe como sendo as exigências dos contextos, os significados fornecidos e as interacções reforçadas têm uma influência que varia de pessoa para pessoa. A forma como cada um experiencia os contextos vai fazer variar a influência que estas têm no desenvolvimento dos indivíduos. É a partir dessas interpretações que cada um vai encontrar maneiras de se posicionar nos contextos e de interagir com os outros, assim como de construir significados para as situações e para as experiências vividas neles. Mesmo quando os elementos do contexto se repetem, a configuração não é a mesma para cada um. As características de cada um são um dos elementos importantes a ter em conta quando se procura compreender o papel dos contextos no desenvolvimento e no comportamento individual. Cada um de nós possui características pessoais que poderão facilitar ou dificultar a relação que estabelecemos com determinados contextos, mas que não determinam essa mesma relação. A relação entre indivíduo e contexto é ela própria dinâmica, porque depende sobretudo da forma como as suas características interagem. Embora a influência dos diferentes níveis do contexto e da sua configuração global seja poderosa, o resultado final em termos do desenvolvimento pessoal vai depender das características pessoais dos indivíduos, do modo como estes encontram formas de interpretar e agir que favorecem sentidos e dinâmicas mais ou menos benéficos em termos de desenvolvimento. Isto mesmo ilustra a resiliência. 11 O desenvolvimento humano é resultado da interacção entre a pessoa, o processo, o contexto e o tempo. Explica. No desenvolvimento do indivíduo têm de se ter em conta quatro dimensões: a pessoa, o contexto, o processo e o tempo. O indivíduo tem um papel central no seu processo de desenvolvimento: não é um produto mecânico dos ambientes, dos lugares com que interage. É activo, participando na criação dos

7 próprios contextos. Cada pessoa, portadora de características próprias, entra ao longo do tempo em relação recíproca e dinâmica com os contextos emergindo as trajectórias de vida particulares de cada um. É assim que cada um de nós se vai construindo com um ser único, situado e singular.

A Perspectiva Ecológica do Desenvolvimento Humano de

A Perspectiva Ecológica do Desenvolvimento Humano de A Perspectiva Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner A Ecologia do Desenvolvimento Humano O Microsistema O Mesosistema O Exosistema O Macrosistema Copyright, 2008 José Farinha, Prof.

Leia mais

Ecologia do desenvolvimento humano

Ecologia do desenvolvimento humano Ecologia do desenvolvimento humano U. Bronfenbrenner 1 A abordagem sistêmica de Bronfenbrenner: modelo bioecológico Ecologia do Desenvolvimento Humano Estudo científico da acomodação progressiva, mútua,

Leia mais

A Perspectiva Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner

A Perspectiva Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner A Perspectiva Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner A Ecologia do Desenvolvimento Humano O Microsistema O Mesosistema O Exosistema O Macrosistema Copyright, 2005 José Farinha, Prof.

Leia mais

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE.

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. 1. Teorias que consideram que a sociedade é uma instância que se impõe aos indivíduos sendo estes produto dessa

Leia mais

Psicologia B Ano(s) de Escolaridade: 12º Época: Novembro Duração da Prova :

Psicologia B Ano(s) de Escolaridade: 12º Época: Novembro Duração da Prova : Disciplina: Psicologia B Ano(s) de Escolaridade: 12º Época: Novembro Duração da Prova : 90 + 30 MINUTOS I Este grupo é constituído por dez questões de escolha múltipla. Na sua folha de respostas indique

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 4º Teste Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreensão

Leia mais

Dinâmica interpessoal e de grupo

Dinâmica interpessoal e de grupo Dinâmica interpessoal e de grupo CTC75 Grau 2 28, 29, 30 Set. 2007 Paula Biscaia Licenciada em Educação Física Licenciada em Educação Física Licenciada em Psicologia (Área da Psicologia Desportiva) Mestre

Leia mais

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano)

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano) ANO : 12º PSICOLOGIA B Curso Científico-Humanístico p.1/4 COMPETÊNCIAS A UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a humano) TEMA 1: ANTES DE MIM A genética, o cérebro e a cultura (12 aulas de 90`) ADN, genes e cromossomas.

Leia mais

Seminário A infância em debate. Uma leitura a partir de Portugal: resposta educativa para as crianças dos 3 aos 6 anos. Salamanca 27 a 30 Abril 2015

Seminário A infância em debate. Uma leitura a partir de Portugal: resposta educativa para as crianças dos 3 aos 6 anos. Salamanca 27 a 30 Abril 2015 Seminário A infância em debate. Uma leitura a partir de Portugal: resposta educativa para as crianças dos 3 aos 6 anos. Salamanca 27 a 30 Abril 2015 Amélia de Jesus Marchão ameliamarchao@esep.pt 1 Objetivo

Leia mais

Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA PLANIFICAÇÃO ANUAL

Leia mais

A identidade como fator distintivo entre os seres humanos

A identidade como fator distintivo entre os seres humanos A identidade como fator distintivo entre os seres humanos Homem Unidade Diversidade Espécie humana Património genético único; tempo, sociedade e cultura diferentes Eu sou único Eu sou eu, diferente de

Leia mais

O currículo como processo de tomada de decisão

O currículo como processo de tomada de decisão Mestrado em Educação Desenvolvimento curricular em Matemática O currículo como processo de tomada de decisão Leonor Santos 2005-06 O currículo O currículo é um objecto que se constrói no processo de configuração,

Leia mais

i dos pais O jovem adulto

i dos pais O jovem adulto i dos pais O jovem adulto O desenvolvimento humano é um processo de mudanças emocionais, comportamentais, cognitivas, físicas e psíquicas. Através do processo, cada ser humano desenvolve atitudes e comportamentos

Leia mais

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes.

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes. Francisco Cubal Chama-se argumentação à actividade social, intelectual e discursiva que, utilizando um conjunto de razões bem fundamentadas (argumentos), visa justificar ou refutar uma opinião e obter

Leia mais

Informação-Prova de PSICOLOGIA B Prova º Ano de Escolaridade

Informação-Prova de PSICOLOGIA B Prova º Ano de Escolaridade ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOSÉ AFONSO Informação-Prova de PSICOLOGIA B Prova 340 2014 12º Ano de Escolaridade Objeto de avaliação A prova a que esta informação se refere incide nos conhecimentos e nas competências

Leia mais

Fases no processamento da informação Esquemas. Social

Fases no processamento da informação Esquemas. Social Cognição Social e pensamento social Cognição social Fases no processamento da informação Esquemas Copyright, 2005 José Farinha Cognição Social Definição: Processamento da informação social - pensamento

Leia mais

Para: Psicologia B. Escolas João de Araújo Correia. Objeto da Avaliação. Caracterização da Prova. Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Para: Psicologia B. Escolas João de Araújo Correia. Objeto da Avaliação. Caracterização da Prova. Informação - Prova de Equivalência à Frequência Psicologia B Prova 340 2016 Tipo de Prova Escrita Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Para: Reprografias Portal do Agrupamento Diretores de Turma Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Curso Profissional de Técnico de Multimédia Informação Prova da Disciplina de Física - Módulo: 1 Forças e Movimentos; Estática Modalidade da Prova: Escrita Ano

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência Disciplina: PSICOLOGIA B - FASE 2ª Ano(s) de Escolaridade: 12º ANO 2009/2010 Código: 340 Duração da Prova : 90 minutos Grupo I Este grupo é constituído por dez questões de escolha múltipla. Na sua folha

Leia mais

JORNADAS DE REFLEXÃO. 6 e 7 de Setembro 2012

JORNADAS DE REFLEXÃO. 6 e 7 de Setembro 2012 JORNADAS DE REFLEXÃO 6 e 7 de Setembro 2012 Formação Científica Sólida BOM POFESSOR Competências Pedagógicas Envolvimento e Sucesso dos Alunos CONCEITO DE ANDRAGOGIA PEDAGOGIA ANDRAGOGIA Educação de Adultos

Leia mais

A Família como sistema de interacções

A Família como sistema de interacções A Família como sistema de interacções Aspectos gerais Caracterização do sistema Níveis de abordagem do sistema Interaccional/funcional Estrutural Contextual Critérios de eficácia do funcionamento Copyright,

Leia mais

Aspectos de conteúdo. A Psicologia Social é a ciência dos fenómenos do comportamento inter-pessoal e inter-grupal

Aspectos de conteúdo. A Psicologia Social é a ciência dos fenómenos do comportamento inter-pessoal e inter-grupal Aspectos introdutórios rios Aspectos de conteúdo Copyright, 2005 José Farinha Natureza, objecto e âmbito da Psicologia Social Natureza A Psicologia Social é a ciência dos fenómenos do comportamento inter-pessoal

Leia mais

Elementos da narrativa. Acção. Tempo. Espaço. Personagens. Narrador. Modos de Expressão e representação. Narratário

Elementos da narrativa. Acção. Tempo. Espaço. Personagens. Narrador. Modos de Expressão e representação. Narratário Elementos da narrativa Acção Tempo Espaço Personagens Narrador Modos de Expressão e representação Narratário O texto narrativo Conta acontecimentos ou experiências conhecidas ou imaginadas, o que implica

Leia mais

Auditoria DISC. Juan Prueba

Auditoria DISC. Juan Prueba Auditoria DISC Juan Prueba 26/03/2016 1 Introdução à metodologia D.I.S.C. Este relatório baseia-se na metodologia D.I.S.C. e o seu objectivo é o de ajudar aos processos de progressão e selecção. D.I.S.C.

Leia mais

CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ANO LECTIVO 2007/2008

CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ANO LECTIVO 2007/2008 CASCD DE FARO CENTRO DE BEM ESTAR INFANTIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ANO LECTIVO 2007/2008 PROJECTO PEDAGÓGICO ATL Tarde Os bons filhos têm sonhos ou disciplina, os filhos brilhantes têm sonhos e disciplina.

Leia mais

SOCIALIZAÇÃO E CULTURA

SOCIALIZAÇÃO E CULTURA SOCIALIZAÇÃO E CULTURA CULTURA Sentido comum Sentido sociológico -indivíduo com conhecimentos em vários domínios do saber -quando o indivíduo é portador de cultura, que varia de grupo social -cada grupo

Leia mais

Anexo D. Guião de Entrevista. Medição do Grau de Uso das Práticas de. Gestão da Qualidade na Organização

Anexo D. Guião de Entrevista. Medição do Grau de Uso das Práticas de. Gestão da Qualidade na Organização Anexo D Guião de Entrevista Medição do Grau de Uso das Práticas de Gestão da Qualidade na Organização 151 Medição do Grau de Uso das Práticas de Gestão da Qualidade na Organização Guião de Entrevista Organizações:

Leia mais

Anexo A. Protocolo do Estudo de Caso

Anexo A. Protocolo do Estudo de Caso Anexo A Protocolo do Estudo de Caso 140 Protocolo do Estudo de Caso - Especificação do Processo de Recolha de Informação O processo de recolha de informação no decorrer do estudo de caso respeita a três

Leia mais

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S Ética e Moral EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S 2009/2010 Valores No mundo contemporâneo o Homem já não segue valores modelos mas cria os seus próprios valores em função

Leia mais

Enzimas e Actividade enzimática

Enzimas e Actividade enzimática Enzimas e Actividade enzimática Energia de activação de uma reacção Em todas as células de um organismo vivo ocorre um número infindável de reacções químicas. Estas reacções implicam a quebra, e posteriormente,

Leia mais

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo

Abril de 2008. Daniela Alexandra Diogo O Abril de 2008 Daniela Alexandra Diogo 16 1 Ambos os métodos podem criar severos danos ambientais, portanto, devem ser muito bem controlados. Conclusão Com este trabalho aprendemos que a água é muito

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais

A relação interpessoal: -Actuando Relações: Estratégias e Padrões Comunicativos

A relação interpessoal: -Actuando Relações: Estratégias e Padrões Comunicativos A relação interpessoal: -Actuando Relações: Estratégias e Padrões Comunicativos Características básicas A qualidade da relação Negociação da relações interpessoais Questões de base COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Leia mais

D FI F NIÇÃ Ç O F N U ÇÕ Ç E Õ S Prof. Bento

D FI F NIÇÃ Ç O F N U ÇÕ Ç E Õ S Prof. Bento ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR DEFINIÇÃO E FUNÇÕES DE TEORIA Prof. Bento QUESTÕES Pré-teste Doc. # 1 Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação UMA TEORIA É UMA EXPLICAÇÃO LÓGICA OU ABSTRACTA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS II CONGRESSO DE COMPORTAMENTO MOTOR O MODELO BIOECOLÓGICO DE BRONFENBRENNER

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS II CONGRESSO DE COMPORTAMENTO MOTOR O MODELO BIOECOLÓGICO DE BRONFENBRENNER UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS II CONGRESSO DE COMPORTAMENTO MOTOR O MODELO BIOECOLÓGICO DE BRONFENBRENNER Prof. Dr. Ruy J. Krebs UDESC - BRASIL TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO O INATO E O ADQUIRIDO

Leia mais

Modernidade e Modernidades. O fim da modernidade ou uma outra modernidade? Modernidade: uma ou várias?

Modernidade e Modernidades. O fim da modernidade ou uma outra modernidade? Modernidade: uma ou várias? Modernidade e Modernidades O fim da modernidade ou uma outra modernidade? Modernidade: uma ou várias? A crítica da Pós-modernidade Capitalismo tardio e a crítica de pós-modernidade A. GIDDENS: alta modernidade

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 8º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 8º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 8º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período SUSTENTABILIDADE NA TERRA 28 Compreender o significado dos conceitos: espécie, população, comunidade,

Leia mais

Sociedade e indivíduo. Cultura e socialização: cultura.

Sociedade e indivíduo. Cultura e socialização: cultura. Sociedade e indivíduo Cultura e socialização: cultura. Todo este património de artefactos materiais ou espirituais em que o Homem se movimenta e de que se serve para satisfazer as suas necessidades físicas,

Leia mais

OBRA SOCIAL PAULO VI. Vou ter um irmão. - Orientações para os pais

OBRA SOCIAL PAULO VI. Vou ter um irmão. - Orientações para os pais OBRA SOCIAL PAULO VI Vou ter um irmão - Orientações para os pais Introdução O nascimento de um irmão é um acontecimento de vida muito stressante para a criança pequena e as suas reacções a este acontecimento

Leia mais

Avaliando o desenvolvimento de competências em sala de aula Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br www.juliofurtado.com.br 1 Roteiro: O sentido de desenvolver competências Ensinar conteúdos X desenvolver

Leia mais

EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO

EXAME DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO Sala 21 09h00 11h00 PROVA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO O examinando deve escrever no mínimo 3 páginas e no máximo 6 páginas. Questionário Grupo I

Leia mais

Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE) Estudo psicométrico com crianças e jovens do Ensino Básico Português

Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE) Estudo psicométrico com crianças e jovens do Ensino Básico Português 25-27 Julho 2011 Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa Portugal Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE) Estudo psicométrico com crianças e jovens do Ensino Básico Português Nicole Rebelo,

Leia mais

ESTRATÉGIAS DA QUALIDADE

ESTRATÉGIAS DA QUALIDADE ESTRATÉGIAS DA QUALIDADE De acordo com nossa visão empreendedora, qual o cenário em que nos encontramos com relação a: Tecnologia disponível, Educação e informação, Política, Sociedade, Economia. ESTRATÉGIAS

Leia mais

Processos de influência social

Processos de influência social Processos de influência social Defição de influência social Modalidades/processos de IS Alguns estudos clássicos Sherif (1935, 1936) Asch (1955, 1956) Copyright, 2006 José Farinha Definição de influência

Leia mais

Boas Práticas nos Exames de Condução. A atenção do Examinador na Avaliação

Boas Práticas nos Exames de Condução. A atenção do Examinador na Avaliação Boas Práticas nos Exames de Condução A atenção do Examinador na Avaliação Factores Humanos na Condução de Veículos Workshop Via Azul Anabela Simões Introdução Factor humano Influência do elemento humano

Leia mais

EMPOWERMENT e SERVIÇO SOCIAL

EMPOWERMENT e SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA VISEU DEGCS LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL 3º ano OFICINA DO SERVIÇO SOCIAL V EMPOWERMENT e SERVIÇO SOCIAL Payne, Malcolm (2002) Teoria do Trabalho Social Moderno Capítulo

Leia mais

Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros

Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros Tipos de sistemas em função das suas inter-relações com o meio Sistema fechado Sistema isolado Sistema

Leia mais

1.ª Parte do Workshop "Planeamento e Avaliação de Projectos Sociais"

1.ª Parte do Workshop Planeamento e Avaliação de Projectos Sociais 1.ª Parte do Workshop "Planeamento e Avaliação de Projectos Sociais" O workshop decorreu no dia 11 de Abril de 2007 com horário compreendido entre as 10-13h e as 14-17h na sala de formação do Monte - ACE

Leia mais

VISÃO DE MUNDO E CTS

VISÃO DE MUNDO E CTS VISÃO DE MUNDO E CTS Visão de mundo A visão de mundo caracteriza-se como um conjunto pré-estabelecido de suposições que dá suporte para a formação da visão da realidade (CORBEN, 1991,1996) e constitui

Leia mais

O Comportamento do Consumidor engloba o estudo dos que compram, por que compram e onde compram.

O Comportamento do Consumidor engloba o estudo dos que compram, por que compram e onde compram. Refere-se ao aspecto de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço etc.) em itens relacionados ao consumo. O Comportamento do Consumidor engloba o estudo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Ano letivo de 2014/2015 Disciplina: PSICOLOGIA B 12º ANO Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Ano letivo de 2014/2015 Disciplina: PSICOLOGIA B 12º ANO Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Problemas da Psicologia Conteúdos Conceitos fundamentais Objectivos Capacidades Tempos 1. Como interagem os planos do biológico e do cultural para a constituição do ser humano? Unidade 1 A ENTRADA NA VIDA

Leia mais

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores.

Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Aprender a Fazer Produções Educacionais Curitiba, maio de 2007-05-23 Segue o texto do Dr. Mário Sérgio Vasconcelos para o I Encontro Temático de Marília. Seguir o padrão dos textos anteriores. Professor

Leia mais

Módulo 3 Técnicas para envolvimento. 3c Comunicação estratégica

Módulo 3 Técnicas para envolvimento. 3c Comunicação estratégica Módulo 3 Técnicas para envolvimento 3c Comunicação estratégica No Módulo 3c... Porquê e o que comunicar? Comunicação eficaz Uso de redes Ser estratégico Sessão de trabalho Porquê e o que comunicar? A comunicação,

Leia mais

LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes

LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes LIVRO PRINCÍPIOS DE PSICOLOGIA TOPOLÓGICA KURT LEWIN Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes PESSOA E AMBIENTE; O ESPAÇO VITAL Todo e qualquer evento psicológico depende do estado da pessoa e ao mesmo tempo

Leia mais

EXAME ENSINO PROFISSIONAL

EXAME ENSINO PROFISSIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES EXAME ENSINO PROFISSIONAL Disciplina: Física e Química Módulo: F1 Tipo de Prova: Escrita Duração: 90 minutos Ano letivo: 2012/2013 Conteúdos Objetivos Estrutura

Leia mais

AS RELAÇÕES ENTRE OS ORDENAMENTOS JURÍDICOS XV

AS RELAÇÕES ENTRE OS ORDENAMENTOS JURÍDICOS XV AS RELAÇÕES ENTRE OS ORDENAMENTOS JURÍDICOS XV I A pluralidade dos ordenamentos: - Um outro problema pertinente ao ordenamento jurídico é o das relações entre ordenamentos. Assim, para que possamos falar

Leia mais

Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007

Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007 Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007 25 de Novembro de 2009 A publicação Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007, apresenta,

Leia mais

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água.

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. PRECIPITAÇÃO SELECTIVA INTRODUÇÃO Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. O fenómeno de dissolução

Leia mais

Desenho de Software. Sumário

Desenho de Software. Sumário (QJHQKDULDGD3URJUDPDomR Desenho de Software Carla Ferreira Carla.Ferreira@dei.ist.utl.pt Sumário Objectivos Problemas Qualidades Técnicas Avaliação e Validação Casos Notáveis Exemplo Conclusões Desenho

Leia mais

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência Diagramas Os diagramas utilizados pela UML são compostos de nove tipos: diagrama de use case, de classes, de objecto, de estado, de sequência, de colaboração, de actividade, de componente e o de instalação/execução.

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 1 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Forma como construímos a nossa imagem a partir de conceitos que temos de nós mesmos, e de como os outros

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE. Aula 1 OS TRANSPORTES. José M. Viegas

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE. Aula 1 OS TRANSPORTES. José M. Viegas OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas ENQUADRAMENTO OS TRANSPORTES E O SEU ENQUADRAMENTO O transporte ao serviço da eficiência do sistema de actividades da sociedade: para que serve, o que consome, o que

Leia mais

Nada disto. Sintomas característicos:

Nada disto. Sintomas característicos: Nada disto. Sabemos hoje que a Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção tem uma base essencialmente neuropsicológica. Assim, compreendemos que o comportamento destas crianças resulta das suas

Leia mais

elaboração da aplicação, estamos dependentes do software usado pelo Helpdesk. Por exemplo, como usam activamente o sistema operativo Linux,

elaboração da aplicação, estamos dependentes do software usado pelo Helpdesk. Por exemplo, como usam activamente o sistema operativo Linux, Este documento contém os requisitos do projecto #FF0000. Esta secção descreve de forma resumida em que consiste o projecto e o que pode ser encontrado neste documento. 1.1 Objectivo Este documento fornece

Leia mais

Tendências do voluntariado empresarial estratégico

Tendências do voluntariado empresarial estratégico Grupo de Estudos do Voluntariado Empresarial Tendências do voluntariado empresarial estratégico Reinaldo Bulgarelli Txai Consultoria e Educação CVSP, 05 de outubro de 2011 NOSSA AGENDA DE TRABALHO: 8h30

Leia mais

O meio envolvente. Identificar partes interessadas ( stakeholders ) e sua influência Acções do gestor. Amílcar Ramos: ISCTE-Business School

O meio envolvente. Identificar partes interessadas ( stakeholders ) e sua influência Acções do gestor. Amílcar Ramos: ISCTE-Business School O meio envolvente O contexto externo da gestão Meio envolvente Competitivo (Imediato) análise das 5 forças de Michael Porter Meio envolvente Geral análise PESTAL Definir complexidade e mudança Identificar

Leia mais

Abordagem Ergonómica. dos Sistemas

Abordagem Ergonómica. dos Sistemas Abordagem Ergonómica dos Sistemas Conceito de ergonomia A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. O seu objectivo é elaborar, mediante a contribuição

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Discussão / debate. Análise de textos

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Discussão / debate. Análise de textos ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES SECUNDÁRIO DISCIPLINA: Psicologia B ANO:12 ANO 2010/2011 COMPETÊNCIAS UNIDADE 1: A Entrada na Vida Tema 1. Antes de Mim - Mostrar compreender o processo de

Leia mais

DE QUE MODO ACTUAM OS

DE QUE MODO ACTUAM OS PREDADORES ONLINE Quando as crianças utilizam ferramentas de comunicação na Internet, como salas de chat, correio electrónico e mensagens instantâneas, estão vulneráveis a interagir com predadores online.

Leia mais

Competir na Economia do Conhecimento

Competir na Economia do Conhecimento Competir na Economia do Conhecimento Formação Outdoor 17 de Outubro de 2007 S. Pedro de Moel Nesta acção de formação outdoor, de cariz comportamental, será dada ênfase ao trabalho em equipa, muito importante

Leia mais

Ano letivo de 2014/2015. Psicologia B 12º ano PLANIFICAÇÃO

Ano letivo de 2014/2015. Psicologia B 12º ano PLANIFICAÇÃO Direcção Regional de Educação do Norte Centro de Área Educativa de Bragança ESCOLA E B 2, 3 / S DE VILA FLOR 346 184 Ano letivo de 2014/2015 Psicologia B 12º ano PLANIFICAÇÃO Psicologia B - 12º ano TEMA

Leia mais

Instituto Superior Técnico

Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Unidade Curricular Competências Transversais - I Revisões 1. Diga qual importância da comunicação

Leia mais

Ressignificação da juventude

Ressignificação da juventude Ressignificação da juventude Seminário de Integração Favela-Cidade Regina Novaes. maio de 2012 MESA 5: Ressignificação da juventude A proliferação de atividades ilegais e o constante isolamento das favelas

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto Engenharia de Requisitos - análise A engenharia de requisitos (no contexto da engenharia de software) é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

NER - Plano de PSICOLOGIA B - 12º ano Ano letivo de 2015/2016

NER - Plano de PSICOLOGIA B - 12º ano Ano letivo de 2015/2016 MÓDULO 1 (1º Período) NER - Plano de PSICOLOGIA B - 12º ano Tema 1. EU NOS CONTEXTOS O modelo ecológico do desenvolvimento Compreender as capacidades do ser humano de relação com os contextos Caracterizar

Leia mais

Agradecimentos. Ao meu orientador, Prof. Doutor José António Espírito Santo, pela confiança que depositou no meu trabalho. e nas minhas capacidades,

Agradecimentos. Ao meu orientador, Prof. Doutor José António Espírito Santo, pela confiança que depositou no meu trabalho. e nas minhas capacidades, Agradecimentos Ao meu orientador, Prof. Doutor José António Espírito Santo, pela confiança que depositou no meu trabalho e nas minhas capacidades, pelo apoio incansável nos momentos mais aflitivos, pelas

Leia mais

1 Avaliação e Gestão do Desempenho

1 Avaliação e Gestão do Desempenho 1 Avaliação e Gestão do Desempenho Por António Pais Avaliação do Desempenho Qualquer acto de avaliação requer um termo de comparação, com base no qual se afere o grau de concordância entre os entes em

Leia mais

BIANCA LARISSA MENDES SILVA INDISCIPLINA NA PERSPECTIVA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NACIONAIS

BIANCA LARISSA MENDES SILVA INDISCIPLINA NA PERSPECTIVA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NACIONAIS BIANCA LARISSA MENDES SILVA INDISCIPLINA NA PERSPECTIVA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM BALANÇO DOS ESTUDOS NACIONAIS Londrina 2015 BIANCA LARISSA MENDES SILVA INDISCIPLINA NA PERSPECTIVA BIOECOLÓGICA

Leia mais

Comunidades de Prática

Comunidades de Prática Comunidades de Prática Prof., Dr. Introdução Aplicação Educação Computação Administração Três Períodos Cox (2005), Kimble (2006) 2/72 Comunidades de Prática Aprendizagem Situada Participação Periférica

Leia mais

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia.

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia. Entrevista A19 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos,

Leia mais

PROVA ESCRITA DE ANTROPOLOGIA 12º ANO

PROVA ESCRITA DE ANTROPOLOGIA 12º ANO ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO MANUEL DA FONSECA (Prova de Exame a nível de escola ao abrigo do Decreto-Lei nº 357/2007, de 29 de Outubro) Duração da Prova: Cursos científico-humanísticos 90 minutos + 30

Leia mais

BRASIL, MOSTRA A TUA CARA SOCIOLOGIA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 2º BIMESTRE

BRASIL, MOSTRA A TUA CARA SOCIOLOGIA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 2º BIMESTRE BRASIL, MOSTRA A TUA CARA SOCIOLOGIA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 2º BIMESTRE CARAS E CARAS As regiões brasileiras apresentam condições geográficas distintas, traços particulares de culturas e níveis desiguais

Leia mais

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa Nome da prova: Autor(es): Versão: Tipo de aplicação: População: Tempo de aplicação: Objectivos: Materiais incluídos no jogo (kit) completo: Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Portuguesa

Leia mais

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Iª JORNADAS IGOT DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Maria Helena Esteves 7 de Setembro de 2013 Apresentação O que é a Educação para a Cidadania Educação

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATISTICA. Unidade III Medidas de Posição

PROBABILIDADE E ESTATISTICA. Unidade III Medidas de Posição PROBABILIDADE E ESTATISTICA Unidade III Medidas de Posição 0 1 MEDIDAS DE POSIÇÃO As medidas de posições mais importantes são as medidas de tendência central e as medidas separatrizes. As medidas de tendência

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. 12.º Ano de Escolaridade. (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Duração da prova: 120 minutos 2007

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. 12.º Ano de Escolaridade. (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Duração da prova: 120 minutos 2007 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) PROVA 140/11 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 2.ª FASE PROVA ESCRITA DE PSICOLOGIA VERSÃO

Leia mais

OPQ Perfil OPQ. Relatório da Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 Outubro

OPQ Perfil OPQ. Relatório da Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 Outubro OPQ Perfil OPQ Relatório da Inteligência Emocional Nome Sample Candidate Data www.ceb.shl.com INTRODUÇÃO Este relatório descreve competências que são importantes para o desenvolvimento da Inteligência

Leia mais

Marketing no Desporto

Marketing no Desporto Marketing Desportivo Funchal, 23 de Abril 2007 Rui Pedro Caramez pcaramez@sapo.pt Marketing no Desporto O conceito emergente de mercado O novo papel do cliente de desporto Isolado Relacionado O Clube Desportivo

Leia mais

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA FILOSOFIA 1º VOLUME (separata) FILOSOFIA E A PERCEPÇÃO DO MUNDO Unidade 01 Apresentação O Começo do Pensamento - A coruja é o símbolo da filosofia. - A história do pensamento. O que é Filosofia - Etimologia

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

engenharia de requisitos

engenharia de requisitos 4. documentação 1 o processo de modelo de actividades de alto nível identificação, descoberta de requisitos análise e negociação de requisitos documento de requisitos documentação de requisitos validação

Leia mais

Acção Espaço Tempo Personagem Narrador

Acção Espaço Tempo Personagem Narrador Acção Espaço Tempo Personagem Narrador A acção é constituída por sequências narrativas (acontecimentos) provocadas ou experimentadas pelas personagens, que se situam num espaço e decorrem num tempo, mais

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE Análise do Ambiente DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar

Leia mais

Programa de Matemática 1.º ano

Programa de Matemática 1.º ano Programa de Matemática 1.º ano Introdução A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA

ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA Ariolino Neres Sousa Júnior * Devemos sempre realizar a hermenêutica jurídica? E para que? Essas são algumas das preocupações que permeiam o cotidiano da comunidade acadêmica

Leia mais

Curso-Piloto de Formação de Consultores de Negócios. Módulo 2 Compreender o próprio negócio

Curso-Piloto de Formação de Consultores de Negócios. Módulo 2 Compreender o próprio negócio José Soares Ferreira Projecto financiado com apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia? A fisiologia = natureza, função ou funcionamento, ou seja, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas

Leia mais