TÉCNICAS DE VENDAS. Processo de Vendas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÉCNICAS DE VENDAS. Processo de Vendas"

Transcrição

1 Processo de Vendas O processo de vendas pode ser imaginado como uma cadeia, com cada um de seus elos devendo ser fechado com sucesso, ou o vendedor fracassará em conseguir o pedido..

2 Processo de Vendas As oito etapas do processo de vendas são: 1)Prospecção 2)Pré-aproximação 3)Abordagem 4)Avaliação de Necessidades 5)Apresentação 6)Respondendo às objeções 7)Conquistando compromissos 8)Acompanhamento

3 Processo de Vendas PROSPECÇÃO A prospecção é o método ou sistema pelo qual os vendedores aprendem os nomes das pessoas ou empresas que precisam do produto ou serviço e dispõem de recursos para compra-lo. Duas etapas: - identificar possíveis compradores. - qualificar os possíveis clientes (probabilidade)

4 Processo de Vendas Identificação de clientes em perspectiva - Indicações de clientes - Indicações de fontes internas da empresa - Indicações de agências externas. - Catálogos publicados. - Redes organizadas por vendedores. - Visitas inesperadas

5 Processo de Vendas - Qualificação de clientes potenciais Para qualificar um cliente potencial, o vendedor deve determinar se o possível cliente é bom. Para isso, o cliente potencial deve satisfazer três condições: O cliente precisa dos produtos que estão sendo vendidos. O cliente pode comprar os produtos. O cliente é receptivo às visitas do vendedor.

6 Processo de Vendas PRÉ-APROXIMAÇÃO (PREPARAÇÃO DA VENDA) - Atividades de coleta de informações realizadas pelos vendedores para conhecer os fatos relevantes concernentes aos clientes potenciais, suas necessidades e situação. - Com base nessas informações, os vendedores planejam suas apresentações de vendas,

7 Processo de Vendas Pesquisa de clientes O vendedor deve saber tudo que for possível sobre os negócios do cliente potencial seu porte, suas atuais práticas de compras, a localização de suas instalações, os nomes de seus executivos e, o mais importante, os nomes das pessoas que tomam decisões de compras e os daquelas que tem influência nas compras.

8 Processo de Vendas Plano de apresentação para clientes - Definir a meta da visita - Necessário em média 4 visitas para fechamento.

9 Processo de vendas Abordagem - A abordagem ou aproximação real. - É importante um agendamento, isso aumenta as chances de o representante de vendas obter a atenção do comprador durante o encontro. Uma boa abordagem transmite uma impressão favorável ao comprador e estabelece um certo grau de entendimento entre o vendedor e o comprador.

10 Processo de vendas A AVALIAÇÃO DE NECESSIDADES As empresas compram produtos e serviços para atender necessidades ou para resolver problemas. Numa situação empresarial, as compras sempre são relacionadas à necessidade de melhorar o desempenho.

11 Processo de vendas Existem diversos tipos de perguntas que os vendedores podem utilizar para incentivar os compradores a revelar e discutir suas necessidades: Perguntas situacionais. Perguntas para descobrir problemas. Perguntas sobre o impacto de problemas. Perguntas sobre o valor da solução. Perguntas confirmatórias.

12 Exercícios 1) De acordo com o processo de vendas, podemos afirmar: a) A etapa de prospecção é onde se identifica os possíveis compradores, contudo não é feita ainda a qualificação dos possíveis clientes. b) A etapa da pré-aproximação ou pré-abordagem consiste na atividade de coleta de informações realizadas pelos vendedores com o intuito de conhecer os fatos relevantes dos clientes potenciais..

13 Exercícios 1) De acordo com o processo de vendas, podemos afirmar: c) A abordagem consiste na aproximação real, onde atualmente não se tem mais como fator relevante o agendamento. d) A avaliação das necessidades só se faz necessária quando trata-se de um cliente antigo da organização. e) n.d.a.

14 Processo de Vendas A apresentação Trata-se acima de tudo uma discussão dos recursos, vantagens e benefícios do produto e/ou serviço que os clientes indicaram como importantes. - Podem ser: oral, por escrito, material de apoio, auxílios visuais.

15 Processo de Vendas A meta da apresentação é fazer com que o vendedor convença os clientes de que seus produtos ou serviços atenderão suas necessidades de maneira que os dos concorrentes. Apresentação de vendas preparadas - Dá confiança aos novos vendedores. - Pode utilizar técnicas de vendas já testadas que se mostram eficazes. - Proporciona alguma segurança de que toda a história será contada. - Simplifica enormemente o treinamento em vendas.

16 Processo de Vendas O desenvolvimento de apresentações eficazes Mantenha a apresentação simples. Fale a língua do cliente potencial. Ressalte a aplicação do produto ou serviço em relação à situação do cliente potencial. Acima de tudo, procure a credibilidade em todos os momentos

17 Processo de Vendas RESPONDENDO ÀS OBJEÇÕES Objeções são encontradas em praticamente todas as apresentações. Elas devem ser bem recebidas porque indicam que o cliente potencial tem interesse na proposta.

18 Processo de Vendas Existem diversas técnicas importantes que devem ser utilizadas ao se responder a uma objeção do comprador: Ouça o comprador. Esclareça a objeção. Respeite a preocupação do comprador. Responda a objeção.

19 Processo de Vendas Os tipos mais comuns de objeções e as estratégias específicas para lidar com elas são discutidos a seguir: Objeções de preço ou valor. Objeções sobre produtos/serviços. Objeções de protelação. Objeções ocultas.

20 Processo de Vendas CONQUISTANDO COMPROMETIMENTO Em algum momento depois que o vendedor convenceu o comprador que seu produto merece pelo menos alguma atenção, o vendedor deve solicitar ao comprador que execute uma ação que o aproxime mais da realização da venda. Isso é denominado conquistar comprometimento.

21 Processo de Vendas ACOMPANHAMENTO Os vendedores precisam entender que a venda não acaba quando conseguem o pedido. Os bons vendedores fazem acompanhamento de diversas maneiras.. Um bom acompanhamento é a chave para se obter uma clientela leal, que, em última análise, resulta numa boa receita para o vendedor.

22 Vendas de Serviços Diferenças importantes entre venda de produto e serviço - Produtos: mercadorias produzidas antes de serem vendidas. Possibilita a execução do controle de qualidade antes da entrega ao cliente. - Serviços: venda ocorre antes da produção.

23 Vendas de Serviços Diferenças importantes entre venda de produto e serviço - Produto: consumidor pode ter contato físico com a mercadoria antes de ter a posse - Serviços: o consumidor compra uma promessa de entrega de Serviços. Ex.: aulas, shows, aviao.

24 Técnicas de Vendas Características dos serviços Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços que são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço. Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).

25 Técnicas de Vendas Características dos Serviços Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes. Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente. Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de coprodução.

26 Tipos de serviço Serviço de Consumo São aqueles prestados diretamente ao consumidor final. Nesta categoria eles subdividem-se em: a) De conveniência ocorre quando o consumidor não quer perder tempo em procurar a empresa prestadora de serviços por não haver diferenças perceptíveis entre elas. Ex: jardinagem

27 Tipos de serviço b) De escolha caracteriza-se quando alguns serviços têm custos diferenciados, de acordo com a qualidade e tipo de serviços prestados, prestígio da empresa, etc. Neste caso compensará ao consumidor visitar diversas firmas na busca de melhores negócios. Ex: Companhias Aéreas.

28 Tipos de serviço c) De especialidade são aqueles altamente técnicos e especializados. O consumidor neste caso fará todo o esforço possível para obter serviços de especialistas. Ex: Um especialista neurológico.

29 Serviço - Importância da qualidade - Pontualidade do serviço - Diversidade dos serviços bancários

30 Exercícios 1) Como características principais de serviços, podemos mencionar: a) Participação, simultaneidade e tangibilidade b) Intangibilidade, simultaneidade e afastamento do cliente no processo c) Invariabilidade, participação e tangibilidade d) Intangibilidade, simultaneidade e participação e) N.d.a.

31 Vendas - técnicas - Identificar as melhores técnicas de vendas é o sonho de todos os vendedores. Mas não existem técnicas infalíveis. - O objetivo é conquistar o maior percentual possível de conversões em vendas.

32 Venda - Técnica - Técnica AIDA 4 passos: - Atenção - Interesse - Desejo - Ação

33 Venda - Técnicas - Coaching em Vendas O vendedor não oferece as resposta, mas estimula o cliente a desenhar e construir uma solução, que atenda as suas necessidades e que se adeque as soluções propostas pelo cliente.

34 Venda - Técnicas - O Vendedor Coach deve coletar as informações necessárias ao entendimento do cenário em que o cliente está inserido. - Busca identificar o perfil do cliente e suas principais características e reações, identificar e fazer com que o cliente reflita mais e entenda que seu problema pode ser maior do que imagina, percebendo a importância e impactos. do problema.

35 Venda - Técnicas - Finalmente conduzir o cliente para a solução. As perguntas levam o cliente a pensar no seu problema de forma mais profunda e na provável solução. Para que conclua, por si só, que a solução que o Vendedor Coach vai apresentar é a melhor para ele.

36 Motivação Motivação para vendedores - Metas - Desafios - Palestras motivacionais - Remuneração Manejo de carteira de pessoa fisica

37 Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física - Administração dos clientes

38 Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física - Identificar as características e dividi-los em grupos - Mais rentáveis - Direcionamento dos produtos/serviços - Direcionamento de ofertas e midias

39 Exercícios 1) O manejo da carteira de clientes busca: a) Eliminar os clientes fora do perfil da organização b) Captar clientes novos c) Eliminar clientes inadequados e captar novos adequados d) Administrar da melhor maneira os atuais clientes da organização, buscando maximizacao de resultados e) N.d.a.

40 Exercícios 1) Em um treinamento interno para a equipe de atendimento de uma agência bancária, um consultor afirmou que uma etapa importante na realização de uma venda é a préabordagem, que consiste na(o) a) utilização da técnica AIDA (despertar atenção, manter o interesse, aumentar o desejo e motivar para a ação).

41 Exercícios b) aprendizagem sobre a empresa ou grupo de consumidores que se constituem em clientes potenciais. c) prospecção dos clientes potenciais, definindo as indicações por níveis de interesse e capacidade financeira.

42 Exercícios d) reconhecimento dos sinais de compra emitidos pelos clientes potenciais, como gestos e comentários positivos. e) acompanhamento da satisfação dos clientes potenciais, observando se os mesmos repetem a compra.

43 Vendas - técnicas - Identificar as melhores técnicas de vendas é o sonho de todos os vendedores. Mas não existem técnicas infalíveis. - O objetivo é conquistar o maior percentual possível de conversões em vendas.

44 Venda - Técnica - Técnica AIDA 4 passos: - Atenção - Interesse - Desejo - Ação

45 Venda - Técnicas - Coaching em Vendas O vendedor não oferece as resposta, mas estimula o cliente a desenhar e construir uma solução, que atenda as suas necessidades e que se adeque as soluções propostas pelo cliente.

46 Venda - Técnicas - O Vendedor Coach deve coletar as informações necessárias ao entendimento do cenário em que o cliente está inserido. - Busca identificar o perfil do cliente e suas principais características e reações, identificar e fazer com que o cliente reflita mais e entenda que seu problema pode ser maior do que imagina, percebendo a importância e impactos. do problema.

47 Venda - Técnicas - Finalmente conduzir o cliente para a solução. As perguntas levam o cliente a pensar no seu problema de forma mais profunda e na provável solução. Para que conclua, por si só, que a solução que o Vendedor Coach vai apresentar é a melhor para ele.

48 Motivação Motivação para vendedores - Metas - Desafios - Palestras motivacionais - Remuneração Manejo de carteira de pessoa fisica

49 Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física - Administração dos clientes

50 Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física - Identificar as características e dividi-los em grupos - Mais rentáveis - Direcionamento dos produtos/serviços - Direcionamento de ofertas e midias

51 Exercícios 1) Em um treinamento interno para a equipe de atendimento de uma agência bancária, um consultor afirmou que uma etapa importante na realização de uma venda é a préabordagem, que consiste na(o) a) utilização da técnica AIDA (despertar atenção, manter o interesse, aumentar o desejo e motivar para a ação).

52 Exercícios b) aprendizagem sobre a empresa ou grupo de consumidores que se constituem em clientes potenciais. c) prospecção dos clientes potenciais, definindo as indicações por níveis de interesse e capacidade financeira.

53 Exercícios d) reconhecimento dos sinais de compra emitidos pelos clientes potenciais, como gestos e comentários positivos. e) acompanhamento da satisfação dos clientes potenciais, observando se os mesmos repetem a compra.

54 Vantagem Competitiva -Aumento dos esforços da organização para se manter no mercado -Esforços para aumentar a participação no mercado

55 Vantagem Competitiva Mecanismos que as tornem mais competitivas Estratégias que propiciem diferenciais competitivos

56 Vantagem Competitiva Conceito: Vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes, geralmente demonstrada pelo desempenho econômico sistematicamente superior ao dos demais competidores.

57 Vantagem Competitiva Características: 1.difícil de imitar 2.única 3.sustentável 4.superior à competição 5.aplicável a múltiplas situações

58 Vantagem Competitiva Exemplos: foco no cliente, valor para o cliente qualidade superior do produto distribuição ampla valor marca e reputação positiva da empresa técnicas de produção com baixo custo patentes, direitos autorais subsídios e monopólio (proteção governo) equipe gerencial e de funcionários superior

59 Análise de Swot Características gerais: Swot - Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É o chamado diagnóstico estratégico.

60 Análise de Swot Ambiente interno: aspectos que estão em meu controle (controláveis). -Exemplo: equipe motivada, equipe treinada, máquinario. Ambiente externo: aspectos que fogem do controle da empresa (incontroláveis) -Exemplo: falência de um concorrente direto, surgimento novo concorrente.

61

62 Análise de Swot - É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão

63 Ferramentas estratégicas -Matriz BCG Ë uma análise gráfica. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto -Uma das formas mais usuais de representação da integração da empresa nas envolventes externas e internas.

64 Ferramentas estratégicas -Matriz BCG Bruce Henderson Boston Consulting Group 2 Dimensões: (y) taxa de crescimento do mercado (x) participação de mercado

65 Matriz BCG

66 Exercícios TÉCNICAS DE VENDAS 1) São dimensões da matriz SWOT: a) competências distintivas; limitações críticas; análise interna; análise ambiental. b) estratégias de crescimento; estratégias de estabilidade; estratégias genéricas; estratégias funcionais.

67 Exercícios TÉCNICAS DE VENDAS c) expansão da economia; alta rotatividade de funcionários; reduzida taxa de crescimento do setor; produtos de alta qualidade. d) pontos fortes; pontos fracos; oportunidades; ameaças. e) atratividade da indústria; posição competitiva; taxa de crescimento do mercado; participação no mercado.

68 Exercícios TÉCNICAS DE VENDAS 2) Cesgranrio A análise de cenários externos é necessária no ambiente organizacional, devendo tornar-se rotineira, ou seja, deve estar incorporada ao dia a dia das empresas que pretendem administrar estrategicamente o seu negócio. A empresa que se organiza estrategicamente transforma ameaças em oportunidades.

69 Exercícios TÉCNICAS DE VENDAS a) as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são previstas com certa antecedência. b) as turbulências do mercado são minimizadas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus possíveis impactos.

70 Exercícios TÉCNICAS DE VENDAS c) a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas. d) a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva fundamental para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua. e) uma empresa que se organiza estrategicamente não sofre impactos decorrentes das forças que atuam no macroambiente.

71 Satisfação e Retenção de Clientes O Marketing reinicia suas atividades quando muitos pensam que ele já concluiu o seu papel.

72 Satisfação e Retenção de Clientes - Tão importante quanto vender é manter o cliente (retenção) - Grande quantidade de oferta de diferentes produtos

73 Satisfação e Retenção de Clientes Satisfação do cliente consiste na sensação de prazer ou de decepção resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador.

74 Satisfação e Retenção de Clientes Os clientes estarão satisfeitos quando suas expectativas forem atendidas e estarão encantados quando suas expectativas forem superadas. Clientes satisfeitos permanecem fiéis por mais tempo, compram mais, são menos sensíveis a preços e fazem propaganda boca-a-boca positiva sobre a empresa.

75 Satisfação e Retenção de Clientes.

76 Satisfação e Retenção de Clientes Fidelização relacionada a retenção Muitos autores estabeleceram uma relação direta entre retenção de clientes, frequência e repetição de compra.

77 Satisfação e Retenção de Clientes O que satisfaz um cliente? -Produto atraente? -Bom preço? -Bom atendimento?

78 Satisfação e Retenção de Clientes - Cliente satisfeito = negócios futuros - Como encantar o cliente?

79 Satisfação e Retenção de Clientes -Essência da venda encontra-se no bom atendimento.

80 Satisfação e Retenção de Clientes -Feedback

81 Feedback Pocesso de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma pessoa. Feedback não é uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, mas sim um retorno que alimenta (validando ou invalidando) um dado comportamento ou realização com base em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.

82 Feedback Feedbacks versam sobre: desempenho, conduta e resultados obtidos através de ações realizadas. O objetivo fundamental do feedback é ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho e performance (desempenho ao longo do tempo).

83 Feedback -Importante ferramenta de verificação de açoes e de marketing de relacionamento

84 Exercícios 1) Em relação a satisfação, podemos afirmar: a)é definida como a avaliação objetiva, buscando avaliar apenas o bem em si ou o serviço, b) Contempla ou não as necessidades dos cliente c) Não leva em consideração as expectativas dos clientes.

85 Exercícios d) Busca avaliar somente os resultados financeiros da empresa. e) Faz-se necessário somente em organizações públicas.

86 Atendimento Pessoal Aspectos específicos 1)Cordialidade TÉCNICAS EM VENDAS Para ser cordial, é necessário ser educado, deixar o cliente falar sem interrompê-io e prestar atenção no que ele fala. O atendente deve manter o controle emocional. Atenda cada pessoa com interesse, personalizando o atendimento

87 TÉCNICAS EM VENDAS Atendimento Pessoal 2) Organização -Instrumentos adequados -Atitude

88 TÉCNICAS EM VENDAS Atendimento Pessoal 3) Precisão De nada adiantam a cordialidade e a organização se faltar o essencial: a precisão das informações fornecidas aos clientes e usuários. Para que isso ocorra, os catálogos devem ser sempre atualizados.

89 TÉCNICAS EM VENDAS Atendimento Pessoal 4) Tolerância -O atendente deve aceitar o que o cliente está falando mesmo sem concordar, evitando conflitos. -Evitar conflitos

90 TÉCNICAS EM VENDAS Atendimento Pessoal 6) Objetividade, clareza e concisão O atendente deve ser direto, objetivo e claro em suas respostas ao cliente, e se ater ao foco do que está sendo perguntado. Deve fornecer informações precisas e sucintas com atenção e gentileza.

91 TÉCNICAS EM VENDAS Atendimento Pessoal 7) Discrição O atendente deve ser prudente, ter discernimento, sensatez quando fornece uma informação ao cliente. É necessário manter-se reservado sobre o que o cliente lhe diz.

92 Atendimento Pessoal 8)Conduta TÉCNICAS EM VENDAS - Conhecer e respeitar as normas internas. - Postura profissional, representante da organização. -Conhecimento da cultura da empresa/instituição, - A conduta de qualquer funcionário/servidor deve ser a mesma dentro e fora de seu ambiente de trabalho.

93 Atendimento Pessoal 9)Atenção e Interesse TÉCNICAS EM VENDAS - Uma pessoa atenciosa demonstra consideração e personaliza o atendimento. * Busque compreender o que a pessoa está procurando ou desejando resolver. * Questione o usuário demonstrando interesse, se não compreender o que ele deseja. Coloque-se no lugar do cliente/cidadão.

94 TÉCNICAS EM VENDAS Atendimento Pessoal Para que serve o atendimento? Recepcionar - Receber as pessoas, passar uma imagem positiva e prestar um bom serviço. Informar Esclarecer as dúvidas. Orientar Indicar opções e ajudar a tomar decisões. Filtrar Diagnosticar as necessidades dos públicos. Amenizar Acalmar os ânimos e fazer esperar. Agilizar Evitar perda de tempo..

95 Público Publico pode ser: -Interno -Externo TÉCNICAS EM VENDAS

96 TÉCNICAS EM VENDAS Atendimento Pessoal Atitudes a serem evitadas durante o atendimento Demonstrar irritação, cansaço, preocupação (se tem algum problema particular, resolva-o quando sair do ambiente de trabalho); Utilizar linguagem técnica, pouco conhecida. Utilize linguagem clara e simples. Interromper a fala do cliente; Demonstrar insegurança;

97 TÉCNICAS EM VENDAS Atendimento Pessoal Atitudes a serem evitadas durante o atendimento Dizer a frase: NÃO SEI... Caso não saiba de uma informação, peça um instante ao cliente e procure informar-se.

98 Processo TÉCNICAS EM VENDAS

99 TÉCNICAS EM VENDAS Elementos da comunicação 1)Emissor 2) Receptor 3) Código (sistema de sinais) 4) Canal de comunicação. 5) Ruído,(Tudo aquilo que afeta o canal)

100 TÉCNICAS EM VENDAS Tipos de comunicação -Verbal -Escrita -Não verbal

101 Equipe TÉCNICAS EM VENDAS São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses individuais

102 TÉCNICAS EM VENDAS Individuos em membros da equipe - Partilham suas ideias para a melhoria do que fazem e de todos os processos do grupo; - Respeitam as individualidades e sabem ouvir; - Comunicam-se ativamente; - Desenvolvem respostas coordenadas em benefícios dos propósitos definidos;

103 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros equipe -Constroem respeito, confiança mútua e afetividade nas relações; -Participam do estabelecimento de objetivos comuns; -Desenvolvem a cooperação e a integração entre os membros.

104 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe Fatores que interferem no trabalho em equipe - Estrelismo; - Ausência de comunicação e de liderança; - Posturas autoritárias; - Incapacidade de ouvir; - Falta de treinamento e de objetivos; - Não saber quem é quem na equipe.

105 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe São características das equipes eficazes: -Comprometimento dos membros com um propósito comum e significativo; -Metas -Defesa de idéias, de forma respeitosa; - Grande habilidade para ouvir;

106 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe - Questões comportamentais são discutidas abertamente; - Nível de confiança elevado; - Confiança em seus líderes, - Flexibilidade (execução de tarefas). - Conflitos - analisados e resolvidos; - Ação contínua em busca do auto desenvolvimento.

107 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe Tipos de Equipe Equipe de soluções de problemas: Equipes de trabalho autogerenciadas: Equipes multifuncionais:

108 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios 1)Durante o desempenho de suas atribuições, o servidor público muitas vezes precisa atender diretamente o cidadão. Na relação direta com o indivíduo que está sendo atendido, o servidor responsável pelo atendimento deve observar uma série de requisitos para desempenhar de forma correta seu trabalho. Qual das opções listadas a seguir corresponde a um desses requisitos? a) Ouvir o cidadão.

109 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios a) Ouvir o cidadão. b) Usar palavras inadequadas. c) Agir com sarcasmo e prepotência. d) Discutir com quem está sendo atendido. e) Apresentar aparência desleixada.

110 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios 2) Postura de atendimento é o tratamento dispensado às pessoas. Está relacionado ao funcionário em si, com as suas atitudes e o seu modo de agir com quem está sendo atendido naquele momento. Para bem atender, o profissional deverá a) sempre compreender e atender as necessidades de quem está sendo atendido e fazer o correto encaminhamento das questões levantadas.

111 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios b) entender o lado humano e justificar as falhas da organização a partir da explicação de que errar é humano. c) manter estado de espírito positivo e ter atitudes inadequadas no momento, procurando criar atmosfera de intimidade e proximidade com o outro. d) ter uma postura física adequada, mantendo semblante rígido e agindo de forma calculista.

112 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios e) manter uma boa apresentação, cuidando sempre da higiene pessoal. Os homens e as mulheres deverão sempre estar com os cabelos curtos.

113 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios

114 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe PERSONALIDADE E RELACIONAMENTO De acordo com diferentes manifestações de personalidade, uma pessoa pode demonstrar insegurança, perturbação, agressividade, ansiedade, neurose, frustração e mais. Ao contrário, pode manifestar segurança, autocontrole, autoconfiança, sociabilidade e mais.

115 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe Pessoas debilitadas emocionalmente sempre manifestam sentimentos, atitudes e pensamentos negativos, podendo desenvolver transtornos de personalidade.

116 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe Idiossincrasias CUIDADO! Relacionamentos nos conhecermos, para conhecermos os demais.

117 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe RELACIONAMENTO A maneira de lidar com diferenças individuais cria certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, no relacionamento interpessoal, no comportamento organizacional e na produtividade.

118 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe RELAÇÕES INTERPESSOAIS As relações interpessoais surgem quando iniciamos o processo de autoconhecimento. Estudando nossos sentimentos e nossos conflitos internos, podemos modificar o ambiente de trabalho, nosso mundo exterior, e resolver conflitos e problemas que enfrentamos no dia-adia, seja na empresa, no ambiente organizacional ou em família

119 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe DICAS PARA ESTIMULAR UM BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: - Desenvolver um espírito de cooperação e trabalho em equipe; - Fazer pesquisas periódicas de clima organizacional; - Dar oportunidades para se vivenciar crises e limitações pessoais no ambiente corporativo;

120 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe - Manter um canal de comunicação aberto com a equipe, como forma de minimizar tensões e fantasias acerca dos relacionamentos; - Desenvolver uma gestão mais participativa e com portas abertas; - Desenvolver um diálogo franco e aberto com todos os membros da equipe, facilitando o feedback.

121 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe COMPORTAMENTO RECEPTIVO E COMPORTAMENTO DEFENSIVO Comportamento defensivo - mecanismo de defesa Quanto mais defensivo - menos capaz de perceber e aceitar objetivos, valores e emoções que o emissor está tentando transmitir.

122 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe COMPORTAMENTO RECEPTIVO E COMPORTAMENTO DEFENSIVO Comportamento receptivo quanto mais um clima for receptivo ou ausente de defesa, menos o receptor distorcerá o conteúdo da comunicação.

123 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe EMPATIA A empatia é uma forma de compreensão definida como a capacidade de perceber e de compreender as emoções de uma outra pessoa Empatia nas relações pessoas Empatia nas relações empresariais

124 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe COMPREENSÃO MÚTUA tipo de relacionamento onde as partes compreendem bem os valores, deficiências e virtudes do outro

125 TÉCNICAS EM VENDAS Indivíduos em membros de equipe Comportamento Interpessoal Variáveis: - Envolvidos - Circunstâncias - Local - Cultura, -Educação

126 TÉCNICAS EM VENDAS Trabalho em Equipe Fator comunicação: -Considerado um dos principais fatores para o bom relacionamento interpessoal nas equipes de trabalho

127 TÉCNICAS EM VENDAS Trabalho em Equipe Barreiras de Comunicação: - Preconceito - Grosseria - Teimosia - Sensibilidade exagerada - Percepções diferentes - Valores diferentes - Interesses diferentes

128 TÉCNICAS EM VENDAS Trabalho em Equipe Comportamentos nocivos: -Abuso de poder, autoritarismo -Insegurança -Desrespeito -Menosprezo a idéias -Rejeição constante -Aceitação absoluta -Urgência

129 TÉCNICAS EM VENDAS Trabalho em Equipe Dificuldades mais observadas nos relacionamentos interpessoais: 1)Falta de objetivos pessoais; 2)Falta de prioridade 3)Dificuldade de ouvir

130 TÉCNICAS EM VENDAS Trabalho em Equipe Nível da Tarefa: o que podemos observar Nível Sócioemocional:sensações, sentimentos gerados pela convivência

131 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios 1) Um dos fatores de qualidade no atendimento ao público é a empatia. Empatia é a) a capacidade de transmitir sinceridade, competência e confiança ao público. b) a capacidade de cumprir, de modo confiável e exato, o que foi prometido ao público.

132 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios c) o grau de cuidado e atenção individual que o atendente demonstra para com o público, colocando-se em seu lugar para um melhor entendimento do problema. d) a intimidade que o atendente manifesta ao ajudar prontamente o cidadão. e) a habilidade em definir regras consensuais para o efetivo atendimento.

133 TÉCNICAS EM VENDAS Exercícios

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

Gestão Pública. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Gestão Pública. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Gestão Pública São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses individuais

Leia mais

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Professora Elaine Barros ATENDIMENTO focado em vendas 1. 2. 3. 4. Marketing em empresas de serviços; Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

Instituto Mentor Coach IMC

Instituto Mentor Coach IMC COACHING DE VENDAS Instituto Mentor Coach IMC Uma Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo país. Trainers altamente capacitados com grande experiência nas mais

Leia mais

1. O atendimento bancário pode ser classificado como

1. O atendimento bancário pode ser classificado como Marketing Rebecca Guimarães 1. O atendimento bancário pode ser classificado como um tipo específico de SERVIÇO. Como tal, apresenta uma série de características que posicionam esse produto nessa categoria.

Leia mais

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção Para que serve o Planejamento Estratégico? PCP Planejamento de Controle da Aula 04 Profº. Ronaldo Oliveira contato@ronaldooliveira.com.br O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

Gestão Estratégica de Serviços

Gestão Estratégica de Serviços Gestão Estratégica de Serviços O que é Serviço? Gummerson Um serviço é algo que pode ser comprado ou vendido mas não pode ser derrubado com os pés. * (software) Bens x Serviços Bens são produzidos O objetivo

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

. Fraseologia adequada e expressões indesejáveis

. Fraseologia adequada e expressões indesejáveis Objetivo: Criar uma conscientização prática, através de exemplos, técnicas, gestão de relacionamento e reconhecimento de perfis de clientes para a excelência no atendimento. Público-Alvo: atendentes, balconistas,

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

ATENDIMENTO: ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ

ATENDIMENTO: ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ ATENDIMENTO: Ato ou efeito de atender; Maneira como habitualmente são atendidos os usuários de determinado serviço. Dicionário

Leia mais

FRUSTAÇÕES SÃO CONSEQUENCIAS DE: FALTA DE CRIATIVIDADE FALTA DE OTIMISMO FALTA DE TRABALHO DURO

FRUSTAÇÕES SÃO CONSEQUENCIAS DE: FALTA DE CRIATIVIDADE FALTA DE OTIMISMO FALTA DE TRABALHO DURO A ARTE DE OUVIR NÃO! FAZ PARTE DA ROTINA DE QUALQUER VENDEDOR LEVAR VÁRIOS NÃOS PRECISAMOS CONTORNAR UMA OBJEÇÃO ANTES DO SIM CONHECIMENTO E TÉCNICAS MOTIVAÇÃO E BRILHO NOS OLHOS VOCÊ SERÁ IMBATÍVEL!!!!

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Prof. Alessandra Miranda

Prof. Alessandra Miranda Prof. Alessandra Miranda Gestão Estratégica Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente: (1) senso de direção e continuidade a longo prazo; (2) flexibilidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Clima Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CLIMA ORGANIZACIONAL Principais definições Toro (2001): consiste nas percepções compartilhadas

Leia mais

Sejam Muito Bem-Vindos!!! Saiba Como Aumentar as Suas Conversões com Passos Simples

Sejam Muito Bem-Vindos!!! Saiba Como Aumentar as Suas Conversões com Passos Simples Sejam Muito Bem-Vindos!!! Saiba Como Aumentar as Suas Conversões com Passos Simples FOCO NO CLIENTE # O foco no cliente ajuda você a atingir as suas metas. # Descubra o que os clientes querem e ofereça

Leia mais

Human Opus ng eti mark

Human Opus ng eti mark Assessment Assessment Ferramenta Conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, avaliar competências, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento. As melhores ferramentas de análise de perfil comportamental

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind

obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Treinamento TÉCNICAS DE VENDAS Conceito de Vendas: É o processo pessoal ou impessoal de persuadir um possível cliente a

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Sucessão em Empresa Familiar

Sucessão em Empresa Familiar Sucessão em Empresa Familiar Daqui a um Ano você vai desejar ter começado Hoje!!!! Daniel Corrêa julho/2016 Daqui a um Ano você vai desejar ter começado Hoje!!!! Daniel Corrêa Coach E-mail: daniel.correa@camposcampos.com.br

Leia mais

TREINAMENTO COMERCIAL

TREINAMENTO COMERCIAL TREINAMENTO COMERCIAL Potencializando a Equipe de Vendas Conceitos Equivocados Sou atendente e não vendedora; Não reconhecer a área de vendas como profissão; Não tenho dom de vender. Potencializando a

Leia mais

A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara.

A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara. COACHING A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara. O termo Coaching é, também, aplicado para definir um processo pautado em variadas técnicas

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 OBJETIVO PRINCIPAL: Construção de conhecimentos sobre o COMPORTAMENTO HUMANO; Discernimento nas RELAÇÕES HUMANAS;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Prof. Ms.Cárbio Waqued

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Prof. Ms.Cárbio Waqued ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA Prof. Ms.Cárbio Waqued 1 DETERMINANTES DA ENTREGA DE VALOR AO CONSUMIDOR valor da imagem valor dos funcionários valor dos serviços valor do produto Custo monetário (preço) Custo

Leia mais

EXCELÊNCIA. "Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência."

EXCELÊNCIA. Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência. APRESENTAÇÃO O Instituto VOCÊ foi idealizado em 1996 por Bento Augusto, com o objetivo de levar o conhecimento de técnicas da Programação Neurolinguística (PNL) ao maior número de pessoas, para que elas

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. UNIMED Vale do Aço. Prof. Wagner Padua Filho

Excelência no Atendimento ao Cliente. UNIMED Vale do Aço. Prof. Wagner Padua Filho Excelência no Atendimento ao Cliente UNIMED Vale do Aço Prof. Wagner Padua Filho O mundo em mudanças Mudanças de hábitos, atitudes, comportamentos e conhecimentos Novas tecnologias Novos produtos e serviços

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes.

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes. O Gestor Escolar Histórias de um Construtor de Pontes robson@professorrobsonsantos.com.br Imagens do Gestor O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente

Leia mais

ATENDIMENTO COM QUALIDADE

ATENDIMENTO COM QUALIDADE ATENDIMENTO COM QUALIDADE Instrutora: Jordana Luz Nahsan ATENDIMENTO COM QUALIDADE CONTEÚDO: Encantando o Cliente; Identificando necessidades; Momento da Verdade; Habilidades do bom atendente; Relação

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

FIOCRUZ AULÃO FIOCRUZ FIOCRUZ

FIOCRUZ AULÃO FIOCRUZ FIOCRUZ AULÃO 1. Uma empresa do setor de serviços está organizando se para ampliar a oferta de seus serviços ao mercado. Para isso, está estruturando equipes que atuarão em diferentes projetos. O líder de cada

Leia mais

Conclusões e Recomendações 6.1 Conclusões

Conclusões e Recomendações 6.1 Conclusões 6 Conclusões e Recomendações 6.1 Conclusões Ao término deste estudo, pode-se afirmar que não só foi cumprido o objetivo principal proposto com a identificação dos elementos dos serviços prestados naquela

Leia mais

Curso online de Matriz BCG

Curso online de Matriz BCG Curso online de Matriz BCG Não é necessário se cadastrar ou fazer provas. Você estuda e se certifica por isso. Bom aprendizado! Todos os direitos reservados CARGA HORÁRIA NO CERTIFICADO: 3 0 HORAS Conteúdo

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

Uma avaliação de Jose Teste para o cargo de Tecnico em Automação Industrial

Uma avaliação de Jose Teste para o cargo de Tecnico em Automação Industrial Uma avaliação de para o cargo de Tecnico em Automação Industrial Preparada para Caliper Estrategias Humanas do Brasil Ltda. 26 de agosto de 205 Perfil Caliper concluído em 26 de agosto de 205 Caliper Estratégias

Leia mais

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Mais de 70% das grandes empresas aplicam instrumentos ligados a Gestão de Clima Organizacional. As pequenas e médias empresas tem aumentado cada vez mais a participação

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE ESTÁGIOS QUE O CONSUMIDOR DEVE ATRAVESSAR ANTES DA COMPRA GOSTAR DE VOCÊ ESCUTAR VOCÊ ACREDITAR EM VOCÊ COMPRAR PERSPECTIVA DO CLIENTE 1 - Abertura 2 - Investigação

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE

O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE O MAIOR CANAL DE VENDAS DO MUNDO ONLINE Entre os 5 maiores canais de Negócios do Youtube no Brasil. facebook.com/ederson.une facebook.com/fabiano.laurindo.54 facebook.com/fernandokibing instagram.com/tiagoalmeida_oliveira

Leia mais

Política de Relacionamento BASF Previdência

Política de Relacionamento BASF Previdência Política de Relacionamento BASF Previdência Sumário Apresentação... 3 Finalidade... 4 A quem se aplica... 4 Diretrizes... 4 Canais de relacionamento... 5 Requisitos BASF Previdência para um atendimento

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

COMO MITIGAR RISCOS NA ATIVIDADE DE ATENDIMENTO? Magdarlise Dal Fiume Germany Administradora, especialista em Gestão de Serviços

COMO MITIGAR RISCOS NA ATIVIDADE DE ATENDIMENTO? Magdarlise Dal Fiume Germany Administradora, especialista em Gestão de Serviços COMO MITIGAR RISCOS NA ATIVIDADE DE ATENDIMENTO? Magdarlise Dal Fiume Germany Administradora, especialista em Gestão de Serviços Kotler prega que todo cliente quer um bom relacionamento e que, todo bom

Leia mais

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos Projetos é o melhor ambiente para geração de crises e conflitos, pois: Tudo é controlado. Existem muitas partes interessadas.

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

Apostila do curso de. Matriz BCG

Apostila do curso de. Matriz BCG Apostila do curso de Matriz BCG 1- O que é Matriz BCG 2- Significado de cada Quadrante 3- Análise dos Quadrantes 4- A Importância da Matriz BCG nas Empresas Modelo do Certificado de Conclusão O Certificado

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

CURSO ONLINE: MATRIZ BCG

CURSO ONLINE: MATRIZ BCG CURSO ONLINE: MATRIZ BCG A matriz BCG é um modo de análise criada por Bruce Henderson para uma empresa de consultoria americana chamada Boston Consulting Group no ano de 1970. O objetivo da matriz era

Leia mais

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

7 Passos da Venda Diferenciada. Josiane Barbosa Diretora Executiva de vendas

7 Passos da Venda Diferenciada. Josiane Barbosa Diretora Executiva de vendas 7 Passos da Venda Diferenciada Josiane Barbosa Diretora Executiva de vendas Domine todos os passos para que você não perca seu maior talento em virtude de uma falha A falta de planejamento traz

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro OPQ Perfil OPQ Relatório de Inteligência Emocional Nome Sample Candidate Data www.ceb.shl.com INTRODUÇÃO Este relatório descreve as competências-chave para o da Inteligência Emocional (IE), que se pode

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Comunicação de Más Notícias em Recursos Humanos Ana Silva Cristiana Ramos Isa Viamonte

Comunicação de Más Notícias em Recursos Humanos Ana Silva Cristiana Ramos Isa Viamonte Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos Comunicação de Más Notícias em Recursos Humanos Ana Silva Cristiana Ramos Isa Viamonte Tópicos a abordar: Comunicação nas Organizações Comunicação de Más Notícias

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações.

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. Nesta aula: Conceitos Dimensões Condução de programa de gestão de desempenho

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

PALESTRANTE

PALESTRANTE PALESTRANTE Conexão Animal & Sucesso Pessoal Contrate o Palestrante que trará melhor RESULTADO para seu próximo evento! SOBRE O PALESTRANTE: Adriano Simões é médico veterinário e palestrante comportamental

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

Técnicas de Marketing Ativo

Técnicas de Marketing Ativo Técnicas de Marketing Ativo Marketing Ativo Marketing ativo consiste na realização de ligações para seus clientes, oferecendo seus produtos, tirando dúvidas, informando preços e promoções. Vantagens da

Leia mais

O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS

O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA VIVER SEU PROJETO DE VIDA E NÃO O PROJETO DOS OUTROS AGENDA APRESENTAÇÃO COACHING AUTOCONHECIMENTO E AUTODESENVOLVIMENTO PERFIL COMPORTAMENTO SISTEMA REPRESENTATIVO PERSONALIDADE

Leia mais

GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS. O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana!

GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS. O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana! GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana! SUMÁRIO SOBREO O AUTOR... 2 INTRODUÇÃO... 3 PRINCÍPIOS BÁSICOS...

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

# VENDAS PROFESSOR GUALBER CALADO

# VENDAS PROFESSOR GUALBER CALADO O MUNDO MUDOU... E VOCÊ? Globalização Concorrência maior e mais acirrada Novas Tecnologias Novo perfil do consumidor O Cliente manda! Novas necessidades e desejos Vamos rever nossos métodos, estratégias,

Leia mais

Gustavo Simões. Max Pires. Rafael Lessa. Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento.

Gustavo Simões. Max Pires. Rafael Lessa. Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento. Max Pires Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento. Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, ele é especialista no encantamento

Leia mais