Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal"

Transcrição

1 Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

2 Aula 5 Estágio da administração pública no Brasil em 1930: Abandono do modelo Patrimonialista e adoção do modelo Burocrático.

3 Questão de Concurso Sobre a história da Administração Pública brasileira, é correto afirmar que a Administração Pública brasileira foi marcada por três momentos: Administração Patrimonial, Burocrática e Gerencial. O patrimonialismo desapareceu ao longo da história da Administração Pública brasileira.

4 Questão de Concurso Sobre a história da Administração Pública brasileira, é correto afirmar que a Administração Pública brasileira foi marcada por três momentos: Administração Patrimonial, Burocrática e Gerencial. O patrimonialismo desapareceu ao longo da história da Administração Pública brasileira. Errada

5 Questão de Concurso CESPE PRF - Técnico Acerca do modelo patrimonialista de Estado, julgue: No Estado patrimonialista, caracterizado pela interseção entre os patrimônios público e privado, os bens e serviços públicos também constituem patrimônio do governante.

6 Questão de Concurso CESPE PRF - Técnico Acerca do modelo patrimonialista de Estado, julgue: No Estado patrimonialista, caracterizado pela interseção entre os patrimônios público e privado, os bens e serviços públicos também constituem patrimônio do governante. Correta.

7 Administração Patrimonialista A administração patrimonialista surgiu na Idade Média e predominou nas monarquias absolutistas do Século XV ao XVIII, confunde patrimônios públicos e privados e é típica dos Estados précapitalistas Quando o capitalismo e a democracia se tornaram dominantes no Século XIX, o mercado e a sociedade civil passaram a se distinguir do Estado, e a administração patrimonialista tornou-se inaceitável.

8 Administração Patrimonialista Na Administração patrimonialista o Estado funciona como uma extensão do poder do soberano ou do líder político, e os auxiliares diretos adquirem status de nobreza ou elite dirigente. As regras da administração pública acontecem em razão da vontade do dirigente principal, aí englobada a vontade do Estado, não havendo preocupação com o bem estar social.

9 Administração Patrimonialista Características A administração é do Estado, mas não é pública, não visa ao interesse público. Predomínio de práticas patrimonialistas e clientelistas. Nepotismo: trinômio statusparentesco-favoritismo. O Estado funciona como propriedade do rei ou do ditador. Os cargos públicos são ocupados pela nobreza ou pela elite.

10 Administração Patrimonialista A cultura patrimonialista já não existe como modelo predominante no Brasil, mas persiste como prática em alguns setores e regiões específicas. São formas atuais do patrimonialismo: o clientelismo e o fisiologismo, que continuam a existir no país, embora condenados

11 Administração Patrimonialista Clientelismo É um tipo de relação entre atores políticos que envolve concessão de benefícios, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto. O clientelismo foi muito usado pelo coronelismo até a segunda metade do século XX (voto de cabresto).

12 A evolução da gestão pública no Brasil O Estado brasileiro de 1822 a 1889 (monarquia), se caracterizava como patrimonialista liberal clássico. Esse modelo foi mantido no regime republicano até A nova república era oligárquica, elitizada, censitária.

13 República oligárquica República Café com Leite. Revezamento de Presidentes de SP e MG. Coronelismo Voto só das elites. Voto aberto Curral eleitoral Voto de cabresto

14 A evolução da gestão pública no Brasil a partir de 1930 O Estado brasileiro passou por uma profunda transformação com o início do processo de industrialização na década de 1930, aparecendo então o Estado intervencionista que passou a direcionar e fomentar o crescimento econômico. Surgiu a necessidade de reformar e modernizar a administração pública brasileira apesar da complexidade desta tarefa.

15 A evolução da gestão pública no Brasil O principal objetivo da reforma administrativa da década de 1930 foi o abandono de práticas patrimonialistas e clientelistas e a busca de maior eficiência nos serviços prestados ao cidadão.

16 A gestão pública no Brasil A primeira grande reforma administrativa no Brasil foi a adoção da administração burocrática clássica a partir da constituição de 1934.

17 Administração Burocrática Surge na administração pública na segunda metade do século XIX como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Max Weber ( ) consolidou os conceitos e descreveu esse tipo de administração no início do Século XX.

18 Administração Burocrática A Administração Burocrática Clássica baseia-se nos princípios da administração do exército prussiano, foi implantada nos principais países europeus no final do século XIX; nos Estados Unidos, no começo do Século XX; no Brasil em 1936 (BRESSER, 1995).

19 Questão de Concurso Prova: CESPE PRF - Técnico A erradicação do patrimonialismo no Brasil aconteceu com a reforma administrativa de 1930, que instituiu o modelo de administração burocrática na gestão governamental brasileira.

20 Questão de Concurso Prova: CESPE PRF - Técnico A erradicação do patrimonialismo no Brasil aconteceu com a reforma administrativa de 1930, que instituiu o modelo de administração burocrática na gestão governamental brasileira. Errada

21 A evolução da gestão pública no Brasil A reforma administrativa no Brasil se consolida através da criação em 1936 do Conselho Federal do Serviço Público Civil, que em 1938, foi substituído pelo DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público.

22 Questão de Concurso CESPE Polícia Federal - Agente A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

23 Questão de Concurso CESPE Polícia Federal - Agente A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek. Errada

24 A evolução da gestão pública no Brasil Na época a administração pública sofreu a influência da teoria da administração científica de Taylor, tendendo à racionalização mediante a simplificação, padronização e aquisição racional de materiais, revisão de estruturas e aplicação de métodos na definição de procedimentos.

25 A evolução da gestão pública no Brasil Nessa reforma foi instituída a função orçamentária como atividade formal e permanente vinculada ao planejamento. Na administração dos Recursos Humanos, o DASP representou a tentativa de formação da burocracia nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional.

26 A evolução da gestão pública no Brasil Embora tenham sido valorizados o concurso público e o treinamento, não se chegou a adotar consistentemente uma política de Recursos Humanos que respondesse às necessidades do Estado.

27 A evolução da gestão pública no Brasil Da Constituição de 1934 até Decreto-Lei 200 de 1967, predominou o modelo clássico de administração pública burocrática.

28 Aula 6 Reformas administrativas; Decreto Lei 200/67; Crise econômica de 1970.

29 A gestão pública no Brasil A primeira tentativa de reforma da burocracia aconteceu com o Decreto-Lei 200 de 1967 que documenta o esgotamento do modelo burocrático e é considerado como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil.

30 Questão de Concurso TRT/MT. Técnico Administrativo 2011 O Decreto-Lei nº 200/1967 baseou-se no diagnóstico de que a administração federal, na época, caracterizava-se por excessiva concentração de atribuições nos órgãos de cúpula.

31 Questão de Concurso TRT/MT. Técnico Administrativo 2011 O Decreto-Lei nº 200/1967 baseou-se no diagnóstico de que a administração federal, na época, caracterizava-se por excessiva concentração de atribuições nos órgãos de cúpula. Correta.

32 Questão de Concurso TRT/MT /2011 ANALISTA O Decreto Lei 200/1967 estabelece como principal medida a desconcetração administrativa, distinguindo as atividades de direção das de execução.

33 Questão de Concurso TRT/MT /2011 ANALISTA O Decreto Lei 200/1967 estabelece como principal medida a desconcetração administrativa, distinguindo as atividades de direção das de execução. Correta.

34 O esgotamento do Modelo Burocrático no Brasil A primeira tentativa de reforma da burocracia implantada na administração pública brasileira desde a década de 1930 aconteceu através do Decreto-Lei 200 de 1967 que marca o esgotamento do modelo burocrático.

35 A evolução da gestão pública no Brasil O Decreto-Lei nº 200/67 dispõe sobre a organização da Administração Federal e estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa. Também flexibilizou as relações de trabalho no setor público, permitindo a contratação de pessoal em regime celetista.

36 Decreto-Lei 200/67 Polícia Federal Art. 6º do Decreto-Lei 200/67: As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais: I - Planejamento. II - Coordenação. III - Descentralização. IV - Delegação de Competência. V - Controle.

37 Decreto-Lei 200/67 Polícia Federal Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada em três planos: a) dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução; b) da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio; c) da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.

38 Decreto-Lei 200/67 Polícia Federal Toda a ênfase foi dada à descentralização mediante a autonomia da administração indireta, a partir do pressuposto da rigidez da administração direta e da maior eficiência da administração descentralizada.

39 Decreto-Lei 200/67 Polícia Federal Nos anos 1970, as abordagens passam a integrar a questão do desenvolvimento econômico, e as reformas adquirem a função de criar uma base de apoio aos planos nacionais de desenvolvimento e modernização do Estado e do País.

40 A evolução da gestão pública Na década de 1970 o mundo e o Brasil passaram por sucessivas crises e dificuldades econômicas, o que exigiu uma busca de economicidade nos processos de modernização administrativa, colocando em questionamento a forma tradicional de organização e gestão governamental a partir do esgotamento do modelo burocrático de administração pública vigente (PIMENTA, 1998, MARINI, 2002).

41 A evolução da gestão pública Em 1979, no governo João Figueiredo, é criado o Programa Nacional de Desburocratização, com objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, e que pressupunha iniciativas envolvendo não só o Executivo, mas também Legislativo e Judiciário. Este programa foi interrompido com o advento do primeiro governo civil.

42 Administração Pública no Brasil Na década de 1980, com a crise econômica e financeira na administração pública e no país ocorrida no final da década de 1970, surge a necessidade de ajustes estruturais e adequações do orçamento aos níveis de receita disponível, e a consequente retirada do controle estatal de diversas atividades, levando à redução do papel do Estado.

43 O paradigma Pós-burocrático Constitui um meio termo entre a gestão burocrática e a administração gerencial. Corresponde a um conjunto de ideias contrárias às práticas burocráticas, e é baseado nos princípios da confiança, descentralização, flexibilidade, orientação para o cidadão e busca por resultados, (Paludo 2010).

44 Aula 7 A nova gestão pública: Foco na eficácia; Decreto /85: Democratização, descentralização e desconcentração da ação administrativa.

45 Nova Gestão Pública TRT/MT 2011 ANALISTA O modelo de administração gerencial no Brasil, teve seu auge na segunda metade dos anos 1990 visando ao processo de fortalecimento da responsabilização e autonomia dos níveis gerenciais e tentando implantar a gestão por resultados na administração federal.

46 Nova Gestão Pública TRT/MT 2011 ANALISTA O modelo de administração gerencial no Brasil, teve seu auge na segunda metade dos anos 1990 visando ao processo de fortalecimento da responsabilização e autonomia dos níveis gerenciais e tentando implantar a gestão por resultados na administração federal. Correta

47 Nova Gestão Pública O Decreto /85 sinaliza um novo modelo de gestão pública estabelecendo: A Democratização da ação administrativa pela redução do formalismo e dos controles. A Descentralização e a desconcentração da ação administrativa;

48 Administração Burocrática Luis Carlos Bresser Pereira - Ministro da Administração e Reforma do Estado ( ). Iniciou a Reforma da Gestão Pública de Publicou em 1980 o livro A Sociedade Estatal e a Tecnoburocracia entre muitos outros.

49 Nova Gestão Pública TRT/MT. Técnico Administrativo 2011 Por administração pública gerencial entende-se um modelo de gestão que privilegia a descentralização, a autonomia dos níveis gerenciais na aplicação da lei aos casos concretos e a desburocratização de toda a estrutura administrativa.

50 Nova Gestão Pública TRT/MT. Técnico Administrativo 2011 Por administração pública gerencial entende-se um modelo de gestão que privilegia a descentralização, a autonomia dos níveis gerenciais na aplicação da lei aos casos concretos e a desburocratização de toda a estrutura administrativa. Correta.

51 Nova Gestão Pública Conceito de descentralização: A descentralização no setor público pressupõe a existência de uma instituição, distinta do estado, investida de poderes de administração para executar uma atividade pública ou de utilidade pública.

52 Nova Gestão Pública Formas de descentralização Concessão: é a delegação da prestação de serviço público mediante concorrência. Exemplos: operação de rodovias, telecomunicações, distribuição de energia. Autorização: É um ato administrativo que outorga a alguém o direito de realizar certa atividade: Exemplo: licença para transporte escolar.

53 Nova Gestão Pública Permissão: é a delegação por ato administrativo, com delegação precária do serviço público e ocorre por contrato de adesão: Exemplos: transporte público, fornecimento de gás, serviços funerários.

54 Nova Gestão Pública Conceito de desconcentração A desconcentração abrange a abertura de novas unidades de atendimento para que o serviço oferecido esteja mais próximo do usuário cidadão. Na desconcentração a administração central executa o planejamento, a supervisão a coordenação e o controle das atividades e estabelece critérios, normas, programas e princípios que devem ser praticados pelas unidades desconcentradas.

55 Nova Gestão Pública Diretrizes estratégicas em 1988 No artigo 3º da Constituição Federal de 1988, temos a origem das diretrizes estratégicas da moderna administração pública no Brasil: Construir uma sociedade livre, justa e solidária Garantir o desenvolvimento nacional Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

56 Nova Gestão Pública Surge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia; esses fatores deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo burocrático.

57 Nova Gestão Pública A eficiência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário - torna-se então essencial.

58 Nova Gestão Pública A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

59 Nova Gestão Pública CESPE PRF - Técnico A nova gestão pública privilegia o incremento no desempenho voltado à satisfação da sociedade e à elevação da qualidade do serviço prestado, assemelhando-se, nesse aspecto, à gestão privada.

60 Nova Gestão Pública CESPE PRF - Técnico A nova gestão pública privilegia o incremento no desempenho voltado à satisfação da sociedade e à elevação da qualidade do serviço prestado, assemelhando-se, nesse aspecto, à gestão privada. Correta

61 Nova Gestão Pública A compreensão de que o maior desafio do setor público brasileiro é de natureza gerencial, levou a gestão pública a partir de 1995, à busca de um novo modelo de gestão focado em resultados e orientado para o cidadão.

62 Nova Gestão Pública CESPE PRF - Técnico Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995: O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) veio em resposta à crise generalizada do Estado brasileiro.

63 Nova Gestão Pública CESPE PRF - Técnico Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995: O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) veio em resposta à crise generalizada do Estado brasileiro. Correta

64 Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado No Brasil, a reforma do Estado ocorreu a partir de 1995 em meio a uma grande crise econômica que gerou hiperinflação. Problemas como o ajuste fiscal, a privatização e a abertura comercial foram atacados nesta reforma.

65 Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado CESPE PRF - Técnico No século XX, com a formação do grande Estado social e econômico, responsável pelos serviços de educação, cultura, saúde, previdência e outros, a administração burocrática foi essencial para garantir eficiência nesse novo cenário.

66 Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado CESPE PRF - Técnico No século XX, com a formação do grande Estado social e econômico, responsável pelos serviços de educação, cultura, saúde, previdência e outros, a administração burocrática foi essencial para garantir eficiência nesse novo cenário. Errada.

67 Questão de Concurso CESPE PRF - Técnico A coalizão entre órgãos públicos e privados e organizações sem fins lucrativos, com vistas a satisfazer necessidades mútuas, tem permitido que o governo alcance determinados objetivos políticos.

68 Questão de Concurso CESPE PRF - Técnico A coalizão entre órgãos públicos e privados e organizações sem fins lucrativos, com vistas a satisfazer necessidades mútuas, tem permitido que o governo alcance determinados objetivos políticos. Correta

69 Organizações Sociais Organizações Sociais (ONGs) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). As Organizações sociais têm como finalidade a resolução de algum problema da sociedade: econômico, racial, ambiental, e ou outro de interesse social ou a reivindicação de direitos e melhorias e a fiscalização do poder público.

70 Organizações Sociais Organizações Sociais (ONGs) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). Normalmente suprem as falhas do governo na assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e econômicos. As organizações sociais têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes.

71 Questão de Concurso CESPE PRF - Técnico Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995, julgue: Embora tenha sido apoiada pelo Centro Latino-Americano de Administração e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Reforma do Estado do Brasil não obteve apoio das Nações Unidas. Errada

72 Aula 8 Princípios e sistemas da administração federal.

73 Princípios constitucionais da administração pública Princípios são proposições que contêm as diretrizes de determinada área, e pelas quais seu desenvolvimento deverá se orientar.

74 Questão de Concurso CESPE Polícia Federal - Agente O princípio da presunção de legitimidade ou de veracidade retrata a presunção absoluta de que os atos praticados pela administração pública são verdadeiros e estão em consonância com as normas legais pertinentes. Errada

75 Presunção da legitimidade. Segundo o princípio da presunção (hipótese ou suposição) de legitimidade ou da veracidade, os atos praticados pela administração pública são verdadeiros quanto à certeza dos fatos, pois, em tese a administração age dentro dos limites da lei (princípio da legalidade).

76 Princípios constitucionais da administração pública O artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 diz que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

77 Princípio da legalidade Legalidade é estrita obediência à lei. Nenhum resultado poderá ser considerado bom e nenhuma gestão poderá ser reconhecida como de excelência à revelia da lei.

78 Princípio da legalidade A Administração Pública, através de suas autoridades e representantes, só pode realizar atos ou medidas que a lei ordena fazer.

79 Princípio da legalidade Resulta daí um sentido de garantia, certeza jurídica e limitação do poder contido nessa concepção do princípio da legalidade administrativa.

80 Princípio da legalidade Resulta daí um sentido de garantia, certeza jurídica e limitação do poder contido nessa concepção do princípio da legalidade administrativa.

81 Princípio da Impessoalidade Impessoalidade significa tratar todos os cidadãos sem discriminações e sem privilégios. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei.

82 Princípio da Impessoalidade A cortesia, a rapidez no atendimento, a confiabilidade e o conforto são requisitos de um serviço público de qualidade e devem ser prestados a todos os cidadãos-usuários indistintamente.

83 Princípio da moralidade administrativa Exercer a gestão pública com base em um código de princípios morais de aceitação pública. A probidade, que deve caracterizar a conduta e os atos das autoridades e agentes públicos.

84 Princípio da moralidade administrativa A improbidade administrativa tem um sentido forte de conduta que lesa as instituições públicas, que resulta em enriquecimento ilícito ou proveito próprio ou de outros no exercício de mandato, cargo, função, emprego público.

85 Princípio da Publicidade Ser transparente, dar publicidade aos fatos e dados. Essa é uma forma eficaz de indução ao controle social. Para Celso Lafer "numa democracia a visibilidade e a publicidade do poder são ingredientes básicos que permitem um importante mecanismo de controle.

86 Princípio da Publicidade A Constituição de 1988 alinha-se a essa tendência de publicidade ampla que deve reger as atividades da Administração, invertendo a regra do segredo e do oculto que predominava anteriormente.

87 Princípio da Publicidade O princípio da publicidade vale para todos os setores e todos os sistemas da atividade administrativa. Um dos desdobramentos desse princípio encontra-se no inc. XXXIII do art. 5º, que reconhece a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações do seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral.

88 Princípio da Eficiência Eficiência é fazer o que precisa ser feito com o máximo de qualidade ao menor custo possível. Não se trata de redução de custo, mas de buscar a melhor relação entre a qualidade do serviço público prestado e o correspondente gasto público exigido.

89 Princípio da Eficiência O princípio da eficiência determina que a Administração deve atuar de forma rápida e precisa, para produzir resultados que satisfaçam as necessidades da população.

90 Outros princípios da Administração Pública Princípio da Indisponibilidade O detentor da disponibilidade dos bens e direitos públicos é o estado, e não os seus servidores.

91 Outros princípios da Administração Pública Princípio da continuidade: Os serviços públicos não podem ser interrompidos porque atendem às necessidades da população. Princípio da finalidade: Os atos da administração pública devem atender ao interesse público.

92 Outros princípios da Administração Pública Principio da Razoabilidade Não cabe à Administração Pública decidir de maneira irracional, fora dos padrões de normalidade da sociedade;

93 Outros princípios da Administração Pública Principio da Proporcionalidade: Art. 2o, único, VI da Lei 9.784/99: adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

94 Outros princípios da Administração Pública Além desses princípios temos os princípios listados no Decreto-Lei nº 200 de 1967: Princípio do planejamento, da coordenação, da descentralização, da delegação, do controle e do procedimento licitatório, entre outros.

95 Outros princípios da Administração Pública Planejamento: estudo e estabelecimento das diretrizes e metas que deverão orientar a ação governamental, por meio de um plano geral de governo, programas globais, setoriais e regionais de duração plurianual, do orçamento-programa anual e da programação financeira de desembolso;

96 Outros princípios da Administração Pública Coordenação: harmonizar todas as atividades da Administração submetendoas ao que foi planejado e poupando desperdício. O objetivo é propiciar soluções integradas e em sincronia com a política geral e setorial do Governo;

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada

Gestão Pública Convergência Gestão Pública e Privada Convergência Gestão Pública e Privada -Globalização -Inovações Tecnológicas -Democracia -Cenário que culminou em uma tomada de decisão crucial Convergência Gestão Pública e Privada -Adaptação a Padronização

Leia mais

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Administração Pública. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Administração Pública Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O Estado É uma comunidade de homens fixada sobre um território com poder de mando, ação e coerção (ato de pressionar, induzir) constituída

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Conteúdo do edital 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração

Leia mais

TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TESTE DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Em relação ao modelo burocrático de administração pública no Brasil, é incorreto afirmar: A) a administração pública burocrática foi adotada para substituir

Leia mais

Administração Geral e Pública

Administração Geral e Pública Formas de Administração Pública Patrimonialista; Burocrática; Gerencial; e Paradigma Pós-burocrático. Patrimonialista: o Estado funciona como uma extensão do poder soberano e os servidores possuem estado

Leia mais

01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil.

01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. 01. (CESPE 2018 STM ANALISTA ÁREA ADMINISTRATIVA) Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil. A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite

Leia mais

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo 2ª Feira da Carreira Pública São Paulo A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO PROF. SERGIO JUND MESTRE EM ADM. PÚBLICA FGV/ EBAPE IESAP 2011 Prof. Sergio Jund 1 Doutrinas

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL

EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL AULA II EVOLUÇÃO DOS MODELOS OU FORMAS DE GESTÃO PÚBLICA PATRIMONIALISMO, BUROCRACIA E GERENCIAL Professor Granjeiro 1 As reformas experimentadas pela administração pública brasileira Marco histórico:

Leia mais

REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA REFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA ANALISTA JUDICIÁRIO: ÁREA ADMINISTRATIVA ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 1.1 Processo de planejamento.

Leia mais

Governos Militares:

Governos Militares: Governos Militares: 1964-1985 1964 Período Autoritário Desenvolvimentista Comestra Comissão Especial de Estudos da Reforma Administrativa Preparação de projetos para aumentar o rendimento e a produtividade

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili I. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA I. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A Administração (Pública) é o aparelhamento do Estado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANATEL 2012 01. O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados

Leia mais

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei Ciência Política I Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. De acordo com a Constituição Federal, constituem princípios aplicáveis à Administração Pública os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Tais princípios

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado Professor Luiz Antonio de Carvalho Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - 1995 lac.consultoria@gmail.com Objetivos da Reforma a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais

Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal, Mudança institucional, Goiás, Minas Gerais LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, ENTRAVES POLÍTCOS, NORMAS DE FINANÇAS E MUDANÇA INSTITUCIONAL Carolina Urbano Lacerda 1 Resumo 2 A implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) gerou mudança institucional?

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública 22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e administração pública gerencial. A administração

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002

CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002 CONCURSO PÚBLICO Aplicação: 10/3/2002 CARGO: CONSULTOR LEGISLATIVO ÁREA 1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CADERNO DE PROVA: SEGUNDA ETAPA PARTE II SENADO FEDERAL Concurso Público Aplicação: 10/3/2002 CARGO: CONSULTOR

Leia mais

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) SÃO PESSOAS JURÍDICAS SÃO ENTES FEDERATIVOS PREVISTOS NA CF/88 SÃO REGIDOS PREDOMINANTEMENTE PELO DIREITO CONSTITUCIONAL ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração... 57 Processos de coordenação

Leia mais

Outline da carta de Madri de 1998

Outline da carta de Madri de 1998 CLAD - Conselho Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento Outline da carta de Madri de 1998 Este outline foi preparado por Luiz Carlos Bresser- Pereira em 23.2.98 para servir de base para

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

Organização da Aula 2. Gestão do Orçamento Público. Aula 2. Contextualização

Organização da Aula 2. Gestão do Orçamento Público. Aula 2. Contextualização Organização da Aula 2 Gestão do Orçamento Público Aula 2 Base legal e orçamento público Princípios Constitucionais; Legislação e instrumentos legais de planejamento público orçamentário. Prof. Nivaldo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Estágios da Receita e Despesa Etapas da Despesa Parte 1 Professor Sergio Barata Etapas da Despesa MCASP 2017 Planejamento Fixação Descentralização ou Movimentação

Leia mais

Tratamento de documentos da execução orçamentária e financeira experiência da União. Dezembro/2018

Tratamento de documentos da execução orçamentária e financeira experiência da União. Dezembro/2018 Tratamento de documentos da execução orçamentária e financeira experiência da União Dezembro/2018 Cenário Fiscal 2 Cenário Fiscal 3 Cenário Fiscal 4 Cenário Fiscal 5 Cenário Fiscal 6 Cenário Fiscal 2016

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1. Administração Pública A Constituição da República Federativa do Brasil cuidou pormenorizadamente da administração pública, estabelecendo regras gerais e diversos

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Introdução: Serviço Público. Administração Pública. Contabilidade Pública. Regimes Contábeis.

Resumo Aula-tema 01: Introdução: Serviço Público. Administração Pública. Contabilidade Pública. Regimes Contábeis. Resumo Aula-tema 01: Introdução: Serviço Público. Administração Pública. Contabilidade Pública. Regimes Contábeis. Ainda hoje no Brasil, são raras as pesquisas e publicações na área da Contabilidade Pública

Leia mais

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de AP. 2. Princípios da AP. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da AP Brasileira.

Leia mais

MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL

MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL ESTÁCIO-CERS PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Jorge Munhós jorgemunhos@yahoo.com Facebook: jorgemunhos LIVROS

Leia mais

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PRINCÍPIOS AGENTES PÚBLICOS LEI 8112 IMPROBIDADE PROCESSO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Leia mais

Controle Interno na Administração Pública. Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor

Controle Interno na Administração Pública. Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor Controle Interno na Administração Pública Palestrantes: Aleni Cunha Isabel Martins Tércio Vitor Controle Interno A origem do controle está estabelecida na Lei 4.320/64. Constituição Federal de 1988. Lei

Leia mais

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Giuliano Menezes 01)Marque V ou F: a) O

Leia mais

Administração. (parte 2)

Administração. (parte 2) Administração Pública Administração Pública (parte 2) Max Weber (1964 1920) Inventou os conceitos de: Estado Poder Dominação Legitimidade Patrimonialismo Burocracia Weber: três formas de dominação legítima

Leia mais

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO.

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO. AULA Nº 1 PPA - LDO LOA Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br . PPA LDO LOA 2016 2016 2017 2017 2018 2018 2019 2019 Art. 167 (...) 1º Nenhum investimento cuja execução

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Princípios Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS 1. (2018 CESPE TCM-BA Auditor Estadual de Infraestrutura) A administração possui posição

Leia mais

II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais. Palestra. Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro. Prof. Dr. Fernando S.

II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais. Palestra. Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro. Prof. Dr. Fernando S. II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais Palestra Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro Prof. Dr. Fernando S. COELHO Jundiaí, 27 de novembro de 2014 1 O que abordarei nesta exposição?

Leia mais

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CESPE Prof. Marcelo Camacho

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CESPE Prof. Marcelo Camacho ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESPE Prof. Marcelo Camacho PROGRAMAÇÃO DAS AULAS TRE-PE ANALISTA JUDICIARIO AREA ADMINISTRATIVA AULA 1 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Conforme edital Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil

Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil UEG UnUCSEH CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Gestão de Excelência PQSP Programa de Qualidade no Serviço Público 2 Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil 3 Gestão Pública e seus diferentes modelos Patrimonialista

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Serviços Públicos (Lei 8.987/95) 1) Conceito: Segundo Hely Lopes Meirelles serviço

Leia mais

WELTOM CARVALHO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1ª Edição MAI 2013

WELTOM CARVALHO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1ª Edição MAI 2013 WELTOM CARVALHO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 110 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof. Weltom Alves de Carvalho Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, Governo e Administração Pública. 1.1 Conceitos. 1.2 Elementos. 2 Direito administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 37. O Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização GESPÚBLICA tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA GABARITO OFICIAL NOME: DATA: SERVIDOR DA UFMS ( ) NÃO SERVIDOR DA UFMS ( ) OBSERVAÇÃO:

Leia mais

As mudanças nas relações entre Estado e sociedade. A estrutura humana na máquina governamental

As mudanças nas relações entre Estado e sociedade. A estrutura humana na máquina governamental Tema As mudanças nas relações entre Estado e sociedade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades Elaboração, Gestão e Avaliação de Políticas

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 Capítulo 1 Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 1.1. Conceitos gerais... 1 1.2. Processo Administrativo... 6 1.3 Características das Organizações Formais

Leia mais

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Prevenção à Corrupção - NAOP CGU no Estado de Mato Grosso do Sul Junho de 2018 O Acesso à Informação

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

NOME DO PROFESSOR DISCIPLINA

NOME DO PROFESSOR DISCIPLINA NOME DO PROFESSOR DISCIPLINA CONTEÚDO TEMA 01 - CONSULPLAN 2017 - TRF - 2ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Enfermagem As normas que devem ser observadas pelos Magistrados no exercício típico de suas funções

Leia mais

REFORMA GERENCIAL NO BRASIL. Paula Freire 2015

REFORMA GERENCIAL NO BRASIL. Paula Freire 2015 REFORMA GERENCIAL NO BRASIL Paula Freire 2015 RÉGUA HISTÓRICA INÍCIO... Em 1995, Fernando Henrique Cardoso assume a Presidência da República. Convoca Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira para assumir

Leia mais

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21 CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21 DATA 30/08/16 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (MANHÃ) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Conceito de Direito Administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello: é o ramo do Direito Público que disciplina

Leia mais

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6

TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU Língua portuguesa e texto 15. Redação Oficial 5. Ética no serviço público 6 TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU 2013 DISCIPLINAS QUANT. DE PONTOS Língua portuguesa e texto 15 Redação Oficial 5 Conhecimentos Básicos Conhecimentos Específicos Ética no serviço público 6 Informática 6 Regimento

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG

PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERÊNCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL PAIR/MG pair-mg@proex.ufmg.br http://pair.ledes.net Políticas Públicas Políticas Públicas Um conjunto de

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1

Sumário. Capítulo 1. Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 Capítulo 1 Conceitos Gerais, Processo Administrativo e Características das Organizações Modernas... 1 1.1. Conceitos gerais... 1 1.2. Processo administrativo... 6 1.3. Características das Organizações

Leia mais

03/05/2017 MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO

03/05/2017 MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO 1. O regime jurídico administrativo é composto por inúmeras normativas que conferem unidade ao Direito Administrativo brasileiro. Majoritariamente, a doutrina apresenta

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Lei n 10.180-2001 Parte 2 Prof. Cláudio Alves O Sistema de Contabilidade Federal visa a evidenciar a situação orçamentária, financeira e patrimonial da União. O Sistema

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública 01. Com relação às características próprias da administração pública gerencial, considere: I. As decisões tomadas pelo governo devem ser submetidas à aprovação dos beneficiários,

Leia mais

Evolução do Estado Brasileiro

Evolução do Estado Brasileiro Evolução do Estado Brasileiro Século XX - continuada tentativa de modernização das estruturas e processos do aparelho de Estado. Mudanças pontuais X sistêmicas Resposta (tardia) às transformações mundiais.

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE!

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! EDITAL VERTICALIZADO Desenvolvido com base no edital de 2018 -- -- MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MPU Você já pensou

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo INSS/2016 Prof. Almir Morgado ESTADO PODER EXECUTIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GOVERNO ESTADO É a nação politicamente organizada. É composto de povo, território e governo soberano. Poderes

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Concentração x Desconcentração Centralização x Descentralização O DL 200/1967 dispõe sobre

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Administração. Administração Pública x Privada. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Administração Pública x Privada. Professor Rafael Ravazolo. Administração Administração Pública x Privada Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração CONVERGÊNCIAS E DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA A clara separação

Leia mais

Ficha 03 MEGP Prof. Carlos Xavier.

Ficha 03 MEGP Prof. Carlos Xavier. Ficha 03 MEGP 2014. Os fundamentos gerais estão mantidos com base nos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Apesar disso, foram incluídos os seguintes princípios:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO-FINANCEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO-FINANCEIRO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO-FINANCEIRO Prof. Associado José Mauricio Conti São Paulo, 4 de janeiro de 2017. PROPOSTA DE ATIVIDADES DE MONITORIA REALIZADAS

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS pág. 1 DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, Direitos sociais,

Leia mais

EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h)

EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h) EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA D 3.1 Debate Contemporâneo da Gestão Pública (16h) Professor : Fernando Luiz Abrucio Aula 1 03, 04 e 06 de outubro de 2011 AS BASES DA BUROCRACIA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA 1) Origens:

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

Concurso: EPPGG MPOG Aula 4. Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA

Concurso: EPPGG MPOG Aula 4. Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA Concurso: EPPGG MPOG Aula 4 Turmas 08 e 09 LEONARDO FERREIRA Conteúdo Programático Evolução dos modelos/paradigmas de gestão a nova gestão pública. Teoria das organizações aplicadas à Administração Pública.

Leia mais

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo

Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Desenvolvimento gerencial na administração pública do estado de São Paulo Mauro Maia Laruccia* OLIVEIRA, Laís Macedo de; GALVÃO, Maria Cristina Costa Pinto (Orgs.). Desenvolvimento gerencial na administração

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Novembro/2017 Página 1 de 9 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INTRODUÇÃO CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Leia mais

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar: LEI COMPLEMENTAR Nº 1.266, DE 15 DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre a criação da Agência Metropolitana de Sorocaba AGEMSOROCABA, nos termos da Lei Complementar nº 1.241, de 8 de de 2014, e dá providências correlatas.

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO-SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL (modalidade à distância)

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO-SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL (modalidade à distância) C A P E S FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR CAPES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CURSO

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Lei n 10.180-2001 Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 10.180-2001 discorre acerca do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal. Este Sistema tem por finalidade: I -

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS. Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires

DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS. Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires Regras que funcionam como parâmetros para a interpretação das demais normas jurídicas NORTEADORES/ORIENTADORES NÃO IMPÕEM UMA

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS

DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS Airton Roberto Rehbein Auditor Público TCE-RS Bacharel em Ciências

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I

DIREITO ADMINISTRATIVO I 1 DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2016 / 1 2 2.1 Origem, evolução histórica e autonomia; Como ramo do direito autônomo o direito administrativo surgiu em fins do século XVIII e início do século

Leia mais

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1.1 Introdução...16 1.2 Direito Público e Privado...16 1.3 Administração Pública...18 1.3.1 Conceito...18 1.3.2 Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico...18

Leia mais